sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sempre criticada, zaga tricolor ganha elogios de Abel Braga: 'Foi decisiva'

Treinador lembra que, além do bom desempenho defensivo, dupla Anderson e Leandro Euzébio garantiu a vaga com gol de empate e pênalti bem cobrado

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
As críticas são constantes. Mas, pelo menos no primeiro grande teste da temporada, a zaga do Fluminense parece ter sido aprovada. Além do bom desempenho defensivo no clássico contra o Botafogo (que teve empate por 1 a 1 no tempo normal e vitória tricolor por 4 a 3 nos pênaltis), a dupla de defesa também fez a diferença no ataque. Dos pés de Leandro Euzébio saiu o gol de empate. Já a Anderson coube a responsabilidade de marcar o último gol na disputa de penalidades. Razões suficientes para arrancarem elogios e sorrisos do técnico Abel Braga.
- A atuação foi muito boa. Minha zaga foi decisiva. É difícil parar um time com Loco Abreu, Elkeson, Andrezinho, Herrera... Não é fácil, não. Além de irem bem atrás, um zagueiro empatou o jogo e o outro cobrou o pênalti decisivo - festejou Abel, lembrando ainda que na hora dos erros a equipe precisa se analisada como um todo.
- Trabalhamos sempre em cima do grupo. Eu nunca fiz crítica alguma diretamente à defesa e não a farei. Individualmente, jamais. Quando ganhamos, ganham todos. E quando perdemos também. Temos de pensar sempre em equipe.
O elenco do Fluminense se reapresenta nesta sexta-feira, às 16h30m (de Brasília), nas Laranjeiras, já de olho na decisão da Taça Guanabara. A partida diante do Vasco será no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. O Tricolor não conquista o primeiro turno do Campeonato Carioca desde 1993.

Edinho sofre pancada no pé direito
e vira dúvida para a final da Taça GB

Volante tricolor se reapresenta nesta sexta se queixando de dores no local e será reavaliado no treino de sábado. Araújo também preocupa a comissão

Por Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Após a classificação diante do Botafogo, o grupo do Fluminense se reapresentou na tarde desta sexta-feira, nas Laranjeiras. Como de praxe, os jogadores que atuaram 90 minutos ficaram na academia realizando um leve treino físico regenerativo. Mas um nome já preocupa a cabeça do técnico Abel Braga. Edinho recebeu uma forte pancada no pé direito em disputa de bola com o atacante Caio já no fim da semifinal e amanheceu sentindo dores no local. Ele iniciou o tratamento intensivo, mas é dúvida para a final da Taça Guanabara contra o Vasco, às 16h do próximo domingo. Caso o volante não tenha condições de jogo, Abelão terá de optar entre Jean e Valencia.
Outro jogador que ainda inspira cuidados é Araújo. Ele sente dores musculares na coxa esquerda e tampouco tem sua escalação garantida. Além dele, Wellington Nem também vem sendo constantemente avaliado em função de dores no tornozelo. Contra o Botafogo, chegou a tomar infiltração para jogar. No entanto, reapresentou-se bem nesta sexta.
Enquanto os titulares eram reavaliados, os reservas, sob olhares atentos de Abel Braga, realizaram um treino tático em campo reduzido. Entre os jogadores estavam Rafael Sobis e Wagner, que iniciaram o ano no time considerado ideal pelo treinador, mas nessa quinta não foram sequer relacionados para o banco de reservas. A dupla luta para recuperar o espaço perdido. E a oportunidade pode voltar a pintar justamente na final.
Fluminense e Vasco disputam o título da Taça Guanabara no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. Caso a partida termine empatada, o campeão será decidido nas cobranças de pênalti.

Denunciado, Rafael Moura corre o risco de pegar gancho de até 12 jogos

He-Man foi expulso contra o Americano. Fred e Edinho também são denunciados por terem recebido o vermelho no clássico com o Vasco

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Além de Fred e Edinho, que foram denunciados por causa do cartão vermelho que receberam contra o Vasco e serão julgados no dia 1º de março, o Fluminense corre o risco de ter mais um jogador punido. O atacante Rafael Moura, acusado de agredir um adversário na partida do Tricolor contra o Americano. O julgamento do He-Man será dia 28 de fevereiro, na próxima terça-feira, e ele corre o risco de pegar até 12 jogos de gancho. As informações são do site “Justiça Desportiva”.
Rafael Moura foi expulso aos 30 minutos da segunda etapa. Ele protegia a bola com o corpo e jogou o braço para trás. O zagueiro Adalberto caiu no chão alegando que fora atingido com uma cotovelada no rosto, mas depois assumiu que o choque foi em seu braço.
Como os julgamentos de Fred, Edinho e He-Man serão depois da final da Taça Guanabara, todos estão liberados para disputar a decisão, neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Vasco, no Engenhão. Caso algum deles seja punido, terá que cumprir na Taça Rio.

Nem já causa dor de cabeça a Abel: 'Não adianta nada ir para o sacrifício'

Técnico tricolor coloca em dúvida a escalação do atacante na decisão da Taça Guanabara 2012 e sinaliza Jean como possível substituto de Edinho

Por Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
O treinamento do próximo sábado, nas Laranjeiras, será decisivo para a definição da equipe titular que o Fluminense levará a campo na final da Taça Guanabara diante do Vasco. Temendo problemas médicos, o técnico Abel Braga avisou que ainda precisa analisar a situação de pelo menos três jogadores: Edinho, Araújo e Wellington Nem. O último, no entanto, parece ser a maior dor de cabeça do treinador.
Abel Braga  Fluminense (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)Abel Braga analisa a prancheta no treinamento do Fluminense: técnico pode ser obrigado a fazer alterações na equipe para a final da Taça Guanabara (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)
Destaque do Tricolor na reta final da fase de grupos, Nem conquistou sua vaga na equipe titular com gols e boas atuações. Mas um problema no tornozelo direito quase tirou o jovem de 20 anos na semifinal contra o Botafogo. Uma injeção antes da partida garantiu a escalação do jogador, mas a lesão pode acabar o tirando da grande decisão.
- Prevejo muitos problemas para esse jogo. Quase não vamos ter tempo para treinar. O maior reforço será o descanso e a alimentação. Não sei também como Wellington Nem vai estar no dia da final. O esforço dele para enfrentar o Botafogo foi muito grande. E ainda assim ele não rendeu como poderia. Temos que avaliar bem essa escalação. Não adianta nada ir para o sacrifício. Não dá para ser o heroi solitário. Temos de ter 11 herois em campo e mais sete no banco prontos para decidir. Vamos avaliar até o dia do jogo, mas não garanto que o Nem vai jogar - avisou Abelão.
Além de Wellington Nem, o Flu tem ainda dois outros possíveis desfalques patra a partida: o volante Edinho, que levou uma pancada no pé direito, e o atacante Araújo, com dores na coxa esquerda. Para a possível vaga do camisa 5, Abelão sinalizou com a entrada de Jean.
Não sei também como Wellington Nem vai estar no dia do jogo. O esforço dele para enfrentar o Botafogo foi muito grande. E ainda assim ele não rendeu como poderia. Temos que avaliar bem essa escalação".
Abel Braga
- Estou muito contente com a equipe. O Jean, por exemplo, é um garoto que vem pedindo passagem nos treinamentos. Ainda não pensei em nada para o jogo de domingo. Talvez haja alguma mudança tática, mas ainda sim tenho de esperar o treinamento de sábado para ver quem estará à disposição e o que poderei fazer - avisou.
Fluminense e Vasco decidem a Taça Guanabara no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. O Tricolor, que não conquista a competição desde 1993, deve ir a campo com a seguinte escalação: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho (Jean), Diguinho, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem (Rafael Moura ou Rafael Sobis) e Fred.

Artilheiro de um toque só, Alecsandro vive mística do 9 na temporada

Atacante do Vasco, que marcou nove vezes em nove partidas disputadas no ano, pede para ser cobrado se parar de fazer gols

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Segundo a numerologia, o nove representa o fim de um ciclo e o início de outro. As pessoas sob sua regência buscam a perfeição. Definições que se encaixam perfeitamente a Alecsandro. No começo de uma nova temporada pelo Vasco, o atacante mudou seu posicionamento e passou a atuar mais fixo na área. Vestindo a camisa 9, precisou de apenas nove toques na bola para marcar nove gols em nove partidas. O último deles abriu caminho para a virada que resultou em vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, pela semifinal da Taça Guanabara (assista ao vídeo com todos os gols do artilheiro no Campeonato Carioca).
Seja pelo Campeonato Carioca ou pela Libertadores, Alecsandro atuou de forma menos participativa, mas altamente decisiva. E, segundo ele, são por atuações como a da última quarta-feira que ele deve e precisa ser cobrado pela própria torcida do Vasco.
- Em algumas posições, tudo bem se o atleta for mal em uma ou duas partidas. Mas o jogador que veste a camisa 9 tem que provar em todos os jogos, e não é apenas aqui no Vasco. Tenho a consciência de que enquanto estiver fazendo gols, a torcida vai me amar. Mas quando não fizer, vou sofrer críticas. Os torcedores precisam entender de uma vez por todas que o 9 não tem que ser craque ou dar toque de letra, e sim marcar gols. Espero continuar assim. Quando eu não fizer gols, que me cobrem. Mas não me cobrem quando eu passar muito tempo sem tocar na bola - destacou.
Alecsandro vasco x Nacional do Uruguai (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Alecsandro comemora seu gol sobre o Nacional
na Libertadores (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
Uma análise dos nove gols marcados por Alecsandro em 2012 mostra que em todos ele precisou de apenas um toque para balançar a rede. Todas as conclusões ocorreram dentro da área, sendo que duas cobranças de pênalti. Foram ainda dois gols com a perna esquerda, quatro com a perna direita e uma cabeçada.
Mas Alecsandro sabe que a torcida não se importa tanto com tática ou com a forma como os gols são marcados. O atacante entende que estará eternamente sob a pressão de não falhar, mas ao mesmo tempo garante estar preparado.
- O torcedor já provou que não vive de passado. Mesmo tendo marcado gols em finais da Copa do Brasil ainda pegaram no meu pé na final do Brasileiro do ano passado. Estou ajudando o Vasco a buscar títulos mais uma vez, e os torcedores estão felizes comigo. Espero que seja assim por muito tempo - afirmou.

Prass treina pênaltis na Colina, mas como batedor

Goleiro tem bom aproveitamento em dia de regenerativo para os titulares

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Em dia de treino regenerativo em São Januário, os titulares ficaram na academia fazendo exercícios físicos, enquanto os reservas foram a campo fazer uma atividade tática. Nada de muito importante acontecia em campo até que soou o apito final do treino. Foi quando Fernando Prass decidiu treinar pênaltis, mas em vez de ir para o gol, se posicionou na marca da cal. O goleiro treinou a pontaria contra seus colegas. E se saiu bem. De sete cobranças, acertou cinco, tendo uma defendida e uma batida para fora.
Prass no treino  (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Prass vira cobrador de pênaltis no treino (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
O Vasco traçou um planejamento leve para esta semana. Depois do regenerativo desta sexta, o time vai fazer um rachão no sábado para se poupar para a final de domingo, contra o Fluminense. Segundo o preparador físico Rodrigo Poletto, essa é a hora de economizar o esforço.
- Esse é o momento de encher o tanque. Os jogadores têm que treinar mais forte, se recuperar e guardar energia. É a hora da decisão.
Vasco e Fluminense se enfrentam neste domingo, no Engenhão. A decisão da Taça Guanabara tem início às 16h (horário de Brasília).

Da cabine ao campo, Cristóvão vive expectativa do primeiro título

Auxiliar de Ricardo Gomes na conquista da Copa do Brasil, treinador do Vasco sonha com a Taça Guanabara em decisão deste domingo

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Cristóvão Borges no treino do Vasco (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Cristóvão sonha com título da Taça Guanabara
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Cristóvão Borges celebrou com o Vasco a conquista da Copa do Brasil no ano passado. Mas neste domingo, estará pela primeira vez à beira do campo como treinador principal numa decisão. O auxiliar de Ricardo Gomes, que se recupera de um Acidente Vascular Cerebral sofrido em agosto do ano passado, vive a expectativa da partida contra o Fluminense, que pode adicionar a Taça Guanabara à sua galeria.
- Quando se fala em título, vem logo à minha cabeça a Copa do Brasil, e sei como é bom. Qualquer um que está numa disputa como essa sabe que o gosto que tem e como é importante. Mesmo que seja a decisão de um turno, é bom ter no currículo e eu vou comemorar se ganhar - disse.
Apesar da situação inédita na carreira, Cristóvão Borges garantiu que não vai mudar seus hábitos e os treinamentos da equipe até a hora de a bola rolar no Engenhão, neste domingo.
- Vou procurar manter a rotina. Quanto menos mexer, melhor. Nossa campanha tem sido boa não somente pelas vitórias que conquistamos, mas pela forma como o grupo se posiciona no dia a dia. Até o jogo é difícil fazermos um treino específico, mas há tempo para corrigir algumas coisas - observou o treinador vascaíno.
 

Dedé troca semifinal do Flu por bolo: ‘Vi só os melhores momentos’

Zagueiro diz que estava no aniversário de uma amiga na quinta-feira à noite e sai em defesa do companheiro Rodolfo: 'Ele é fundamental'

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Dedé no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Dedé faz musculação no treino desta sexta-feira
(Foto: Marcelo Sadio/Site Oficial do Vasco)
O Vasco garantiu sua vaga na final da Taça Guanabara na quarta-feira, depois de vencer o Flamengo por 2 a 1. Na quinta, Fluminense e Botafogo disputaram a segunda vaga na decisão. Os jogadores cruz-matinos tiveram a chance de parar diante da TV para assistir a esse jogo. Mas um deles, pelo menos, trocou o programa por outro mais doce. Dedé revelou que não conseguiu ver a partida por conta de outro compromisso.
- Foi aniversário de uma amiga minha. Fiquei comendo bolo. Não vejo muitos jogos. Vi só os melhores momentos - disse.
O fato de não ter visto o jogo não minimiza a vontade do zagueiro em vencer a final. Aliás, Dedé até exagera ao falar da importância do título da Taça Guanabara e chega a comparar a final do turno com o torneio mais importante do calendário do futebol mundial.
- Eu, que vim de time pequeno, encaro o estadual como Copa do Mundo. Valorizo muito e tenho muita vontade de conquistá-lo. Tenho os pés no chão para tentar ganhar. Passei por um time pequeno em que era muito mais difícil de chegar a uma final e era o que todos sonhavam. Se ganharmos, vai ser um título muito marcante para mim.
Ao seu lado na final, Dedé terá Rodolfo, que foi contratado neste ano para fazer dupla com o Mito. O jogador, entretanto, ainda não caiu nas graças da torcida e, não fosse o gol perdido por Deivid, poderia sofrer com a pressão por ter errado no lance que originou o passe de Léo Moura. O camisa 26, porém, sai em defesa de seu parceiro.
- Ele é muito bom zagueiro, excelente zagueiro. Temos muito o que crescer. Tivemos pouco tempo para treinar algumas coisas defensivas e por isso aconteceu o que aconteceu. Léo Moura foi muito inteligente. O Rodolfo vinha passando mal a noite toda, mas foi na superação. Tem muita qualidade. Acho que ele é fundamental.
Vasco e Fluminense se enfrentam neste domingo, no Engenhão. A decisão da Taça Guanabara tem início às 16h (horário de Brasília).

Vasco entrega comprovantes de pagamentos a Bernardo à Justiça

Possível reintegração do jogador ao elenco pode sofrer resistência por descontentamento de alguns companheiros

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
O Vasco enviou na tarde desta sexta-feira à Justiça do Trabalho os comprovantes de pagamento a Bernardo. O jogador decidiu abrir um processo contra o clube no dia 15 de fevereiro cobrando salários, luvas e depósito do Fundo de Garantia atrasados. No entanto, o clube afirma ter quitado todos os débitos com o meia e aguarda a decisão do juiz responsável pelo caso.
Na última quinta-feira começou a contar o prazo estabelecido pela Justiça para que o Vasco comprovasse estar em dia com os vencimentos de Bernardo. No entanto, o departamento jurídico do clube decidiu se antecipar e entregar os documentos no dia seguinte.
- Já demos entrada nos documentos e agora vamos esperar a decisão da Justiça. O próximo passo é o advogado do Bernardo observar todo o processo e decidir se mantém ou retira a ação - afirmou Aníbal Rouxinol, více-presidente jurídico do Vasco.
Assim, é possível que Bernardo seja reintegrado ao Vasco. O jogador foi afastado dos treinamentos até que a situação seja resolvida, mas se retorna também dependerá dos demais jogadores cruz-maltinos. Alguns se mostraram insatisfeitos com a atitude do companheiro e podem oferecer resistência à reintegração.
O advogado de Bernardo ainda não descarta a retirada do processo, caso seja a vontade de jogador. No entanto, prefere aguardar o posicionamento da Justiça do Trabalho em relação aos documentos a serem apresentados pelo Vasco.

Marcelo de Lima Henrique apita a final da Taça GB

Sorteio nesta quinta definiu o árbitro da decisão de domingo entre Vasco e Fluminense, no Engenhão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A grande decisão da Taça GB, entre Vasco e Fluminense, já tem a arbitragem definida: Marcelo de Lima Henrique apitará o clássico, que será realizado domingo, às 16 horas, no Engenhão. O vencedor jjá estará garantido na final do Campeonato Carioca.
O trio principal será completado por Rodrigo Pereira Joia (como assistente 1) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (assistente 2). Já o quarto árbitro nº 1 será Agnaldo Xavier Farias e o nº 2, Luiz Cláudio Regazone.
O Vasco se credenciou à decisão do primeiro turno do Estadual ao bater o Flamengo por 2 a 1 na semifinal de quarta-feira. Na quinta, foi a vez do Flu eliminar o Botafogo. O Tricolor carimbou seu passaporte à final da Taça GB derrotando o rival nos pênaltis (4 a 3), após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Às vésperas da final da Taça GB,
Hugo visita a Colina para dar sorte

Pé-quente, menino deficiente visual acompanhou o treino do time cruz-maltino na manhã desta sexta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
As emoções não param na vida do pequeno Hugo. Após ter sido homenageado por Alecsandro na quarta-feira e ter vivido um dia de astro nessa quinta, o menino de sete anos visitou São Januário na manhã desta sexta-feira. Considerado pé-quente, ele foi passar energias positivas para o time que decide o título da Taça Guanabara, neste domingo, a partir das 16h, contra o Fluminense, no Engenhão.
Hugo é deficiente visual e sempre entra em campo de mãos dadas com Fernando Prass. Antes do clássico com o Flamengo, ele disse que Alecsandro marcaria um gol, desde que comemorasse em sua homenagem. Dito e feito. O atacante cruz-maltino marcou e cumpriu a promessa feita ao novo xodó do time comemorando com uma das mãos tapando os olhos.
bruno torcedor cego vasco  (Foto: Jorge William/Globo)De camisa do Vasco, Hugo visitou São Januário nesta sexta-feira (Foto: Jorge William/Globo)

Preparador revela ‘dores normais’ de Eder Luis e evita dar prazo para volta

Rodrigo Poletto diz que trabalho integrado com bola tem feito a diferença

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Rodrigo Poletto, preparador do Vasco  (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)O preparador do Vasco Rodrigo Poletto crê que
incômodo de Eder Luis é algo normal
(Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)
Eder Luis subiu para treinar no campo de São Januário, nesta quinta-feira, junto com os outros jogadores que não participaram do clássico contra o Flamengo (os titulares ganharam o dia de folga). Mas, em um dos primeiros exercícios, fez sinal que estava sentindo um incômodo. Segundo o preparador físico Rodrigo Poletto, não foi nada fora do normal. O profissional diz que o atacante está em um processo de readaptação e, por isso, evita dar um prazo para volta.
- A gente está avaliando ele treino a treino. Estamos fazendo um trabalho de espaço reduzido com ele para que volte a se acostumar com a bola. Temos feito vários trabalhos desse tipo. Ele tem evoluído bem, mas claro que tem sentido alguns incômodos. Por isso que a gente prefere não dar um prazo. Ele tem reclamado de algumas dores porque está se readaptando. Isso é uma questão natural. Não adianta dar dez dias se ele não se sentir confiante, não se sentir confortável. Se fosse só a parte física, seria mais fácil. Mas tem a questão da adaptação. Por isso, fazemos a avaliação com ele dia a dia para saber como ele evolui – explicou.
Rômulo, que teve um edema ósseo no pé direito, e Allan, com um estiramento na coxa esquerda, também seguem entregues à preparação física. O primeiro ainda não tem previsão de volta aos campos, mas o segundo deve estar liberado já na próxima semana.
- O Rômulo tem feito trabalhos físicos e com a fisioterapia, mas não está liberado para trabalhos com bola. O Allan já deve estar com a gente na segunda-feira. Volta a trabalhar com bola e precisa de um treinamento de pelo menos uma semana para poder atuar.
Preparação diferente garante bom início
O bom condicionamento físico do time do Vasco tem chamado a atenção no início deste ano. Contra o Flamengo, a equipe conseguiu levar o jogo em um ritmo acelerado no primeiro tempo e, no fim do segundo, teve forças para buscar o gol da virada. Segundo Poletto, isso foi possível graças a uma mudança de filosofia da preparação no início da temporada.
- É um trabalho mais integrado. A gente une a parte física com a parte técnica. É uma maneira de iniciar a temporada melhor. Existia uma filosofia de treinar a parte física e a parte técnica separado, mas mudamos isso. No calendário brasileiro, como a gente tem um espaço muito curto para trabalhar, a gente acha que é uma maneira de se treinar melhor. Tem que treinar de maneira que se prepare para o jogo. O jogador se sente atée melhor e rende mais assim.
Para a final da Taça Guanabara, contra Fluminense ou Botafogo (os dois times se enfrentam nesta quinta), no próximo domingo, no Engenhão, Rodrigo diz que a estratégia da preparação física é bem simples.
- Esse é o momento de encher o tanque. Os jogadores têm que treinar mais forte, se recuperar e guardar energia. É a hora da decisão.
 

Cobiçada por Vasco e Flu, Taça Guanabara já está na sede da Ferj

Troféu de 13 quilos será entregue ao campeão do primeiro turno do estadual neste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Pesando entre 12 e 13 quilos, a Taça Guanabara já está na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), no Maracanã, Zona Norte da cidade. O troféu deste ano foi criado pelo artista plástico Kiko Azevedo.
O campeão do primeiro turno do Campeonato Carioca será conhecido neste domingo, quando os finalistas Vasco e Fluminense se enfrentam no Engenhão. Esta será a segunda vez que as duas equipes decidem o torneio - a anterior foi em 1994.
taça guanabara (Foto: Úrsula Nery/Agência Ferj)Taça Guanabara foi criada pelo artista plástico Kiko Azevedo (Foto: Úrsula Nery/Agência Ferj)

Bruno brinca sobre 'novela Wesley': 'Colocou uniforme, já é do Palmeiras'

Ainda sem contrato, meia fez musculação e treinou com futuros companheiros. Goleiro dá as boas-vindas ao jogador do Werder Bremen-ALE

Por SporTV.com São Paulo
Ainda sem contrato com o Palmeiras, o meia Wesley se apresentou na Academia de Futebol nesta sexta-feira e fez musculação junto com os titulares da equipe. Apesar da contratação do atleta ainda não ter sido confirmada oficialmente pelo clube, o goleiro Bruno dá as boas-vindas ao possível companheiro.
- Eu não fiquei sabendo muito dos bastidores, a gente não sabe muito o que está acontecendo, mas colocou o uniforme, já é do time, né? (risos) Não tem jeito. Já entrou na brincadeira do pessoal, já está lá dentro com a gente zoando e brincando. Então, não tem mais como - disse em entrevista exclusiva ao "Tá na Área".
Em sua primeira aparição no clube paulista, Wesley conheceu a equipe e reencontrou antigos companheiros de trabalho, como Chico. O meia e o volante jogaram juntos no Atlético-PR em 2009. Bruno garante que o meia foi muito bem recebido e já participou de brincadeiras com os outros jogadores.
- Quando chega alguém mais novo no elenco a gente tenta falar mal um do outro para trazê-lo para o nosso lado, o lado do bem e o lado do mal. A gente estava mais brincando com ele. Mas ele é muito legal, ele vai se encaixar muito bem aqui, com certeza.
Wesley na Academia de Futebol do Palmeiras (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)Wesley fez exercícios na Academia de Futebol do Palmeiras (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)
O goleiro torce para que o Palmeiras e a equipe alemã cheguem em um consenso e o jogador possa estrear logo pelo Verdão.
- Espero que em uma semana ele já esteja jogando com a gente. Ele é um grande reforço para o nosso time, todo mundo sabe da qualidade dele. Ele fez temporadas excelentes no Santos, então eu acho que vai ser um reforço excepcional.
Os direitos econômicos do jogador do Werder Bremen, da Alemanha, são de 6 milhões de euros (R$ 13,8 milhões), dividido em três parcelas. O presidente Arnaldo Tirone revelou nesta quinta-feira que havia encontrado um investidor para ajudar no pagamento da primeira parcela de 2 milhões de euros.

Patricia liga para Deivid, dá apoio e diz: ‘O Flamengo é que deve a você’

Presidente faz contato com atacante, passa confiança depois do gol perdido diante do Vasco e reconhece dívida financeira com o jogador

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
O semblante já trazia um pouco mais de leveza, com direito a um sorriso de canto de boca. Pouco antes de deixar o Ninho do Urubu depois do treino do Flamengo na manhã desta sexta-feira, Deivid encostou o carro para atender ao telefone celular. Do outro lado da linha estava a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, que ligou para o atacante para dar apoio e transmitir confiança para o jogador por conta do gol perdido na semifinal com o Vasco. A dirigente também reconheceu a dívida que o clube tem com Deivid.
- Não é você que deve ao Flamengo, mas sim o Flamengo que deve a você - disse Patricia Amorim pelo telefone.
Deivid do Flamengo fala ao telefone (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)Deivid fala ao telefone com a presidente Patricia Amorim (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)
Há cerca de um mês, os advogados do jogador entraram com ação na 37ª Vara Cível do Rio de Janeiro pela empresa D9 Marketing e Consultoria Desportiva LTDA, que tem Deivid como sócio. É por esta empresa que o atacante recebe o pagamento dos direitos de imagem, que significam a maior parte do salário.
No processo nº 0032741-71.2012.8.19.0001, Deivid cobra o pagamento dos direitos de imagem e uma indenização por dano moral, num débito que, segundo contas feitas pelos representantes do atleta, totalizam R$ 6,46 milhões. Porém, o clube alega que o valor da dívida seria algo em torno de R$ 4,75 milhões.
No telefonema com Patricia Amorim, que durou cerca de cinco minutos e foi repleto de apoio por parte da presidente, o atacante repetiu seguidas vezes a palavra “obrigado”, prometeu dar a volta por cima e elogiou Patricia:
- Só cabe a mim reverter essa situação, é o que vou fazer. Você mesmo assumiu um clube com problemas, está tentando resolver e recebe muitas críticas.
Depois do jogo de quarta-feira, quando perdeu uma chance incrível de colocar o Flamengo em vantagem no placar, Deivid afirmou que recebeu diversas ligações de amigos do Santos, Cruzeiro e outros clubes. O atacante revelou que só conseguiu dormir às 8h de quinta.
Nesta sexta, um dia depois da saraivada de críticas e ironias, e de ter tomado a iniciativa de conceder entrevista coletiva, Deivid já demonstrava maior tranquilidade.
- Depois do jogo foi o pior momento, por tudo que a partida envolvia e representava. Agora, é seguir em frente, já estou um pouco mais tranquilo, as coisas passam - completou Deivid.

Contra o Corinthians, Botafogo-SP prepara homenagem a Sócrates

Time que revelou "Magrão" vestirá réplica do uniforme usado na década de 70, época em que o camisa 8 brilhou nos gramados do país

Por GLOBOESPORTE.COM Ribeirão Preto, SP
Socrates (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Socrates (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)
O Botafogo prepara uma homenagem ao ex-jogador Sócrates, revelado no time de Ribeirão Preto, e que morreu no dia 4 de dezembro de 2011.
De acordo com a assessoria de imprensa do clube, um uniforme, nos moldes do que foi usado pelo próprio Magrão na década de 70, foi confeccionado especialmente para esta partida, já que o Corinthians foi o time em que o "Doutor" fez mais sucesso.
O diretor de marketing do Botafogo, Rogério Barizza, faz mistério e diz que manterá o segredo até o início da partida.
- Será uma surpresa para quem assistir ao jogo. Posso adiantar que está linda e que está sendo feita uma justa homenagem a um grande jogador e homem que deixa saudades em todos os botafoguenses e corintianos.
O Botafogo enfrenta o Corinthians neste sábado, no Pacaembu, às 18h30, com transmissão do PFC e pelo Tempo Real, do globoesporte.com.
Sócrates bandeira Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Torcida do Corinthians faz homenagem ao Doutor da bola (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Luxemburgo pede que jogadores resgatem a identidade do Grêmio

Conversa com o novo grupo incluiu promessa de classificação à Libertadores

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
luxemburgo treino olímpico grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Treinador espera o retorno da "marca" do Grêmio
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Assim que foi apresentado oficialmente como novo técnico do Grêmio, ainda na quinta-feira, Vanderlei Luxemburgo teve uma conversa com os jogadores, antes do treino inaugural de sua passagem pelo clube gaúcho. Em meia-hora ele evitou aprofundar questões táticas, priorizando o contexto no qual se insere: é preciso resgatar a identidade do Grêmio, disse Luxemburgo.
O treinador gremista quer comandar uma equipe semelhante àquelas que enfrentou pelo Palmeiras, pelo Corinthians ou pelo Flamengo entre a década de 1990 e o início do novo século. E prometeu classificação à Taça Libertadores, objetivo maior do Grêmio, que pretende disputá-la em 2013, já na Arena em construção. A favor de Luxa, vale lembrar que o técnico adotou discurso semelhante ao chegar na Gávea, no fim de 2010, e conseguiu cumpri-lo, levando o time ao torneio continental de 2012 após boa campanha no Brasileirão passado.
- Ele falou bastante para a gente pegar a identidade do clube. O que mais me marcou foi ele ter falado com muita convicção que vai deixar o time na Libertadores. Esse é um objetivo nosso e temos condições de conseguir isso - afirmou o volante Fernando, para completar:
- Ele passou várias coisas para a gente, falou do projeto dele, deixou bem claro que é um técnico vencedor, e ele tem muito a nos ajudar. Hoje no treino pudemos ver que ele é muito tático, entende muito disso, tenho certeza que ele vai trazer coisas boas para o Grêmio.
E nesta sexta foi a vez da parte tática, tanto na conversa como também no treino da tarde. Ao final, Gilberto Silva disse que a amostragem é pequena para se avaliar, e ressaltou a necessidade de tempo para adaptação:
- Hoje (sexta) tivemos a oportunidade de trabalhar com todo o grupo, ele procurou manter a equipe do Gre-Nal, fez alguns ajustes, mas foi bem tranquilo. É lógico que só com mais trabalho ele vai conseguir implantar a forma de trabalhar dele, e para os jogadores se adaptarem também vamos precisar de um tempinho.

Santos prepara DVD de pancadas em Neymar, que treina faltas a exaustão

Clube vai 'denunciar' rodízio em cima do craque, que quer virar especialista no fundamento. Dossiê será enviado para Comissão de Arbitragem

Por Marcelo Hazan Santos, SP
O Santos cansou de ver seu principal craque apanhando na maioria dos jogos e decidiu se movimentar. Nos bastidores, o clube prepara um DVD reunindo faltas em cima de Neymar, para "denunciar" o rodízio de pancadas no atacante, artifício usado pelos adversários para segurar a joia, fato que já foi alertado por Muricy Ramalho e Arouca.
A previsão é de que o material seja finalizado na próxima segunda-feira, quando será enviado para a Comissão de Arbitragem. Posteriormente, o dossiê será divulgado para Fifa, Conmebol e Federação Paulista de Futebol (FPF).
neymar SANTOS X COMERCIAL (Foto: Fernando Coca/Agência Estado)Neymar sofreu dez das 19 faltas cometidas pelo Comercial (Foto: Fernando Coca/Agência Estado)
Na vitória do Santos por 2 a 0 sobre o Comercial, Neymar voltou a sofrer com as pancadas. No total, foram dez faltas só em cima dele, mais da metade das 19 cometidas pelo time do interior.
Foi justamente esta partida que motivou o presidente Luis Alvaro Ribeiro a pedir a produção do vídeo, já que na ocasião o mandatário visitou o vestiario do Peixe.
- Fui e vi a situação em que ele estava, olhei a perna do jogador e não acreditei. Se fosse meu filho, eu entrava em campo contra o adversário - comentou.
Ao mesmo tempo em que sofre com as faltas, Neymar treina para passar a tirar proveito do fundamento. É comum após as atividades no CT Rei Pelé o atacante ficar além do tempo cobrando bolas paradas.
Se conseguir virar craque também neste quesito, o camisa 11 pode usar o novo recurso para "intimidar" os adversários a não baterem mais nele.
- Quero sempre me aperfeiçoar em todos os fundamentos do futebol. Mas a cobrança de falta é meu principal foco agora, porque quero me tornar um especialista. É o que eu mais quero aperfeiçoar, para que eu possa fazer mais gols pelo Santos - projeta o craque, com 103 gols na carreira.
Tantas pancadas, inclusive, fizeram a joia adotar um tratamento especial de agulhamento seco, na sua reapresentação, nesta última quinta-feira. Mesmo assim, o craque está confirmado para outra partida, contra a Ponte Preta, neste sábado, às 18h30m, na Arena Barueri, pela décima rodada do Campeonato Paulista.

Após interferência de Juvenal, CBF libera Lucas, mas vai processar Leão

Dirigente são-paulino ficou indignado depois que vascaíno Dedé foi autorizado a atuar no domingo e fez pressão sobre Federação Paulista

Por Marcelo Prado São Paulo
Lucas no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Lucas vai comandar o ataque no clássico contra
o Palmeiras (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
A torcida do São Paulo ganhou uma boa notícia na tarde desta sexta-feira. O meia Lucas, que foi convocado pelo técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, para o amistoso de terça-feira contra a Bósnia, foi liberado pela CBF para disputar o clássico contra o Palmeiras, que será realizado no domingo, às 16h, em Presidente Prudente.
Segundo a entidade, que divulgou um comunicado em seu site, "a liberação do jogador foi dada sob o compromisso assumido pela Federação Paulista de que Lucas se apresente para o treino da Seleção na segunda-feira, marcado para as 20h (16h de Brasília), em St. Gallen, na Suiça, cidade onde será disputado o amistoso".
CBF entrará com ação contra Leão
Na manhã desta sexta-feira, o caso já havia se transformado em uma grande polêmica após a entrevista coletiva do técnico Emerson Leão, que afirmou que a entidade que comanda o futebol havia pedido a Lucas para que ele levasse o terceiro cartão amarelo na partida contra o Bragantino, realizada na última quarta. Dessa maneira, ele estaria suspenso do clássico. As afirmações do treinador foram respondidas pelo diretor de seleções da CBF, Andrés Sanches, em entrevista ao programa "Arena Sportv".
- (Leão) é irresponsável por falar uma coisa destas. Ele vinha tão bem como treinador, mas acho que voltou ao passado. Ele que me dê o nome de quem foi (que teria feito o pedido a Lucas), que será demitido na hora da CBF.
Apesar de ter liberado Lucas, a CBF deixou claro que não aceitará as acusações de Leão e que entrará na segunda-feira com uma representação contra o treinador no STJD: "Mesmo com a liberação, a representação da CBF contra o técnico Leão no STJD, devido a declarações infundadas sobre Lucas, está mantida", diz o texto.
Pressão de Juvenal resolve questão
Até quinta-feira, o clube do Morumbi estava conformado por não poder contar com um dos seus principais jogadores. No dia em que Lucas foi convocado, a diretoria fez uma consulta informal à CBF, que havia avisado que não seria aberta a exceção. No entanto, a revolta tomou conta de Juvenal Juvêncio e seus representantes a partir do momento em que Dedé foi liberado para jogar no fim de semana, sob alegação de que o zagueiro do Vasco estaria disputando uma decisão (da Taça Guanabara), diferentemente do são-paulino, cujo clássico é válido pela fase de classificação do Campeonato Paulista.
A partir daí, Juvenal Juvêncio resolveu agir. De quinta-feira até a tarde desta sexta-feira, foram pelo menos 20 ligações para o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero, com quem ele fala apenas o necessário. A conversa foi dura, e o presidente tricolor exigiu que o dirigente entrasse em ação para defender um clube que é seu afiliado. Nesta sexta, Marco Polo enviou um ofício ao diretor de seleções, Andrés Sanches, que havia declarado à tarde que o atleta não seria liberado. Lucas, então, teve sua participação no clássico autorizada, o que foi celebrado como vitória pelos lados do Morumbi sobre o desafeto e ex-presidente do Corinthians.

Ao saber da liberação de Lucas, Leão comemorou:
- Usaram o bom senso e a inteligência. Para um treinador que tinha grandes problemas, ganhar a presença do Lucas é um reforço e tanto.

Volante do Rio Verde-GO é detido após ser confundido com assaltante

Indignado com mal-entendido, Márcio Senna reage e responde por desacato. Jogador saía de clínica de fisioterapia quando foi abordado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio Verde, GO
O volante Márcio Senna, do Rio Verde-GO, foi detido na tarde desta sexta-feira. O jogador foi confundido com um assaltante ao sair da clínica de fisioterapia onde fazia tratamento para se recuperar de lesão. A poucos metros da clínica, bandidos roubaram cerca de R$ 25 mil de um prédio e conseguiram fugir. Rendido por policiais, Márcio Senna se mostrou indignado com a situação e foi detido por desacato (veja o vídeo).
- Apontaram a arma na minha cabeça. Me confundiram com um assaltante. Falaram que era para eu passar o ‘malote’, me fizeram deitar no chão e falaram que eu era bandido. Outras pessoas me viram e disseram que não eu não era o assaltante – disse Márcio Senna.
O jogador ficou ferido após o desentendimento, assim como um policial. Depois da a confusão, Márcio Senna foi levado para a Delegacia.
- Existem várias formas corretas de se reagir em uma situação como essa. O jogador poderia ter ido à delegacia ou ao Ministério Público. Não se deve desafiar um policial – justificou o Capitão Luiz Carlos Moraes.
Márcio Senna é irmão do volante Marcos Senna, ex-atleta do Corinthians e que atua desde 2002 no Villaeral-ESP. Marcos Senna se naturalizou espanhol e foi campeão europeu com a Fúria, em 2008

Mandante do jogo, Flamengo-PB leva um único torcedor para o Almeidão

Jobson Silva aguentou as brincadeiras amistosas da torcida do Galo. Torcedor solitário compareceu a todos os jogos do clube no Paraibano

Por Larissa Keren João Pessoa
Um fato incomum aconteceu no jogo entre o Flamengo-PB e o Treze pelo Campeonato Paraibano de Futebol, na última quinta-feira. O rubro-negro de João Pessoa jogava em casa, no Estádio Almeidão, mas era a torcida trezeana quem fazia a festa no estádio. Aliás, dos pouco mais de 200 torcedores que viram o Treze vencer por 3 a 1, apenas um estava ali para incentivar o xará do famoso carioca.
O apaixonado em questão é Jobson Silva, que passeava tranquilamente entre a torcida alvinegra, mas sem escapar de algumas brincadeiras amistosas por parte dos galistas.
torcedor do Flamengo-PB (Foto: Larissa Keren)Jobson Silva era torcedor isolado do mandante do jogo; ao fundo, a torcida visitante (Foto: Larissa Keren)
O rubro-negro é fiel ao time do coração e compareceu a todas as partidas do Fla no Paraibano.  Mas existe um motivo para toda esta paixão: Jobson é filho do massagista do Flamengo, Maurício Silva.
- Acompanho meu pai em todos os jogos, mas venho também por amor ao Flamengo – disse.
Na verdade, o rapaz é torcedor do Flamengo do Rio de Janeiro e aproveitou a coincidência de nomes e o fato de seu pai trabalhar onde trabalha para torcer pelo homônimo pessoense.
- Eu torço pelos dois. O Flamengo daqui e o do Rio. Os dois times estão no meu coração – declara.
Massagista do Fla, Maurício Silva (Foto: Larissa Keren)Maurício Silva, massagista e pai do único torcedor
do clube (Foto: Larissa Keren)
Apesar de declarar seu amor pelo Flamengo, Jobson está insatisfeito com a classificação do clube no Campeonato Paraibano. Em três jogos na competição, o time de João Pessoa, que foi fundado há apenas dois anos e estreia em 2012 na 1ª divisão, ainda não conseguiu pontuar e amarga a lanterna do Estadual. Ele até deu palpites para que o técnico Danilo Baratinha melhore o time.
- O time precisa melhorar muito. Temos que fazer mais gols, nosso ataque está muito ruim – afirmou.
Irina Shayk posa sensual e diz: "Os meninos nunca gostaram de mim na escola"
A modelo e namorada de Cristiano Ronaldo é cada a "FHM" de março
QUEM Online; Fotos Reprodução

   Reprodução
Irina Shayk provoca em novo ensaio. A modelo e namorada de Cristiano Ronaldo estampa a capa e o recheio da edição de março da "FHM" sul-africana. Em uma das imagens ousadas, a top aparece escondendo os seios apenas com as mãos.
Em conversa com o revista, Irina, uma das mulheres mais bonitas e requisitadas do mundo da moda, contou um pouco sobre a juventude e confessou que não era vista como sexy na vida estudantil. "Os meninos nunca gostaram de mim na escola. Eles zombavam de mim porque eu tinha a pele escura. [Eles] tiravam o sarro de mim por ser tão alta e magra."
   Reprodução 
Apesar de estar com o coração ocupado, a top explicou o que ela mesma vê como algo atraente em alguém. "Você precisa ser você mesmo, natural, do jeito que é. É a coisa mais atraente do mundo", afirmou ela que antes de começar a trabalhar nunca havia cogitado a hipótese de ser modelo. "Eu nunca pensei na carreira de modelo e foi uma total surpresa para mim quando eu ganhei o concurso e me tornei Miss Chelyabinsk."

Na entrevista, ela também comparou os russos com os americanos. "As pessoas na América são muito emocionais. O povo russo pode ser um pouco frio, mas talvez seja o inverno muito frio..."
 Reprodução 

   Reprodução