sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Luxemburgo pede que jogadores resgatem a identidade do Grêmio

Conversa com o novo grupo incluiu promessa de classificação à Libertadores

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
luxemburgo treino olímpico grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Treinador espera o retorno da "marca" do Grêmio
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Assim que foi apresentado oficialmente como novo técnico do Grêmio, ainda na quinta-feira, Vanderlei Luxemburgo teve uma conversa com os jogadores, antes do treino inaugural de sua passagem pelo clube gaúcho. Em meia-hora ele evitou aprofundar questões táticas, priorizando o contexto no qual se insere: é preciso resgatar a identidade do Grêmio, disse Luxemburgo.
O treinador gremista quer comandar uma equipe semelhante àquelas que enfrentou pelo Palmeiras, pelo Corinthians ou pelo Flamengo entre a década de 1990 e o início do novo século. E prometeu classificação à Taça Libertadores, objetivo maior do Grêmio, que pretende disputá-la em 2013, já na Arena em construção. A favor de Luxa, vale lembrar que o técnico adotou discurso semelhante ao chegar na Gávea, no fim de 2010, e conseguiu cumpri-lo, levando o time ao torneio continental de 2012 após boa campanha no Brasileirão passado.
- Ele falou bastante para a gente pegar a identidade do clube. O que mais me marcou foi ele ter falado com muita convicção que vai deixar o time na Libertadores. Esse é um objetivo nosso e temos condições de conseguir isso - afirmou o volante Fernando, para completar:
- Ele passou várias coisas para a gente, falou do projeto dele, deixou bem claro que é um técnico vencedor, e ele tem muito a nos ajudar. Hoje no treino pudemos ver que ele é muito tático, entende muito disso, tenho certeza que ele vai trazer coisas boas para o Grêmio.
E nesta sexta foi a vez da parte tática, tanto na conversa como também no treino da tarde. Ao final, Gilberto Silva disse que a amostragem é pequena para se avaliar, e ressaltou a necessidade de tempo para adaptação:
- Hoje (sexta) tivemos a oportunidade de trabalhar com todo o grupo, ele procurou manter a equipe do Gre-Nal, fez alguns ajustes, mas foi bem tranquilo. É lógico que só com mais trabalho ele vai conseguir implantar a forma de trabalhar dele, e para os jogadores se adaptarem também vamos precisar de um tempinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário