quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Veja os locais de venda e os preços dos ingressos para o Capixaba Fight

Valores das entradas giram em torno de 40 e 10 reais (arquibancada / meia-entrada) para ver o evento de MMA, que acontece no dia 13 de setembro, em Guarapari

Por Guarapari, ES
Dudu Bastos x Paulo Zé Doido é a luta principal do Capixaba Fight (Foto: Montagem sobre fotos de arquivo pessoal)Dudu Bastos x Paulo Zé Doido é a luta principal do Capixaba Fight (Foto: Arquivo pessoal)
Faltam menos de duas semanas para a 1ª edição do evento de MMA Capixaba Fight e a organização comemora o sucesso nas vendas de ingressos. De acordo com o manager da franquia de lutas do Espírito Santo, Leandro Pereira, grande parte das entradas já foram vendidas. 
Mesmo assim os organizadores do Capixaba Fight não quiseram divulgar a quantidade de ingressos que foram colocados à venda. Apenas foi revelado que a capacidade total do ginásio do Sesc, local do evento, possui 5 mil lugares e que a expectativa é de lotação máxima. Além disso, foi informado que os ingressos de meia-entrada já estão quase todos esgotados.
Os ingressos para o Capixaba Fight estão sendo vendidos nos valores de R$ 40,00 (cadeira/VIP) e R$ 20,00 (arquibancada). Estudantes com comprovante de escolaridade, idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência (incluindo acompanhantes) pagam meia-entrada. Além dos quatro locais de venda, localizados nos municípios de Vila Velha e Guarapari, os ingressos para o Capixaba Fight também podem ser adquiridos no site oficial do evento: www.capixabafight.com.br.
Confira os pontos de venda de ingressos do Capixaba Fight:
Academia Fit Box - Avenida Antonio Guimarães, s/n (Avenida F), bairro Itapebussu, Guarapari (Tel: 3262-4798)
Impacto Suplementos - Avenida Praiana, Nº 987, Praia do Morro, Guarapari (Tel: 3362-4807)
Academia Vitória Combat - Rua Castelo Branco, Nº 500, Praia da Costa, Vila Velha (telefone: 3033-5157)
Morceli Locadora - Av. Praiana, Praia do Morro, Guarapari
A 1ª edição do Capixaba Fight está confirmada para o dia 13 de setembro, a partir das 16h, no ginásio do Sesc, em Guarapari, no Espírito Santo. A luta principal reúne Dudu Bastos e Paulo "Zé Doido" Machado.
Confira o card completo do evento
Capixaba Fight 1
13 de setembro de 2014, em Guarapari (ES)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: Dudu Bastos x Paulo "Zé Doido" Machado
Peso-pena: Elvis Silva x Jonas Coelho
Peso-pena: Tony Bergamo x Mayk "Peruquinha" Castro
Peso-galo feminino: Karol Rosa x Jessica Andrade
Peso-palha feminino: Jessica Delboni x Amanda "Sardinha" Torres
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Ângelo "Zé Doidinho" Machado x Edgard dos Anjos
Peso-galo: Ralph Neves x Fabrício Silva
Peso-mosca: Matheus "Magrinho" Paolielo x Lee Haney
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Patricio, sobre Curran: "Muito difícil separar o profissional do pessoal"

Desafiante ao cinturão dos penas do Bellator diz que motivação para a luta contra campeão chegou a ser um problema, já que se machucou nos treinos

Por Rio de Janeiro
A revanche que Patricio Pitbull tanto queria enfim acontecerá nesta sexta-feira, no Bellator 123, em Uncasville, Connecticut (EUA). Desde a polêmica derrota para Pat Curran por decisão dividida dos jurados, em janeiro do ano passado, o peso-pena brasileiro sonha em reencontrar o americano dentro da arena circular. O duelo chegou a ser marcado anteriormente, mas teve de ser adiado por conta de uma lesão do campeão, o que iniciou uma tensa troca de ofensas entre eles por meio das redes sociais. E Patricio tem noção de que precisa saber separar as coisas.
- É um negócio em que é muito difícil separar o profissional do pessoal. Realmente os ânimos passaram do limite. Ele falou muito coisa indevida, eu revidei, e acho que ninguém estava certo. Em alguns pontos eu falei o que achava que era justo. Tenho consciência de que não posso levar isso para a luta, porque quanto menos emoções eu tiver nesse combate, menos erros vou cometer. Tenho tentado esquecer tudo o que aconteceu - disse, por telefone, ao Combate.com.
Patricio Pitbull Bellator (Foto: Reprodução / Instagram )Patricio Pitbull ao lado de uma van com sua imagem estampada (Foto: Reprodução / Instagram )
Na época da lesão na panturrilha sofrida por Curran, Patriciou suspeitou da veracidade dos fatos, o que irritou o campeão. O brasileiro foi xingado e revidou. A motivação para enfrentar o americano só foi crescendo durante todo esse tempo. O lado negativo disso preocupou Patricio em determinado momento.
- Na verdade isso chegou até a ser um problema. Essa luta era para ter sido em junho, então eu vinha treinando desde o meu casamento, que foi em dezembro. Minha última luta foi no fim do ano passado. Em junho eu estava na minha melhor forma, mas o Curran lesionou a panturrilha. O Bellator, com o CEO antigo (Bjorn Rebney), prometeu me dar a luta no dia 25 de julho, mas perto da data me falou que não teria mais, porque o Curran não tinha assinado contrato e não respondia os e-mail nem atendia o telefone. Continuei treinando, aí fecharam para 5 de setembro. Eu estava tão motivado para a luta que dei mais do que podia. Me machuquei muito, cheguei a quebrar dedos do pé direito e do esquerdo. Tive que parar um pouco, esfriar a cabeça e botar o corpo no lugar. Aí deixei tudo certo para chegar bem no dia da luta - afirmou.
Quanto menos emoções eu tiver nesse combate, menos erros
vou cometer"
Patricio Pitbull, sobre Pat Curran
A maior motivação de Patricio, no entanto, não é se vingar de Curran com uma vitória.
- A minha vontade maior é realizar meu sonho e ser campeão do Bellator, com certeza.
Patricio Pitbull realizou o fim de sua preparação nos EUA. A confiança do potiguar de 27 anos está lá em cima, mas ele não menospreza o adversário.
- É difícil saber como ele vem. Sei como eu estou. Mas ele é um cara duro, nunca vem destreinado. Acredito que vai ser a luta mais dura da minha vida. E sei que desta vez vou sair campeão do Bellator - garantiu.

Múmia Damm


qui, 04/09/14
por Ivan Raupp |
categoria Rodrigo Damm, UFC
Na batalha para perder os últimos gramas até a pesagem oficial desta quinta-feira, Rodrigo Damm mostrou todo seu esforço ao publicar uma foto no Twitter. O peso-leve (até 70kg) se enrolou todo em toalhas e se comparou a uma múmia. Na sexta, ele enfrenta Al Iaquinta no “UFC: Jacaré x Mousasi”, em Ledyard, no estado de Connecticut (EUA).
- Na guerra é assim, amigo! Vale até ficar como uma múmia! Osssss! @ufc #forcapravencer #vencerdesafio #rumoavitoria – escreveu Damm.
damm

UFC anuncia luta entre Maldonado e Stringer no card do Rio de Janeiro

Meio-pesados se enfrentam no Maracanãzinho no dia 25 de outubro

Por Rio de Janeiro
O Ultimate anunciou mais um combate para o card do UFC 179, dia 25 de outubro, no Maracanãzinho. Os pesos-meio-pesados Fábio Maldonado e Hans Stringer vão se enfrentar, após anúncio feito no site oficial da organização. De acordo com o evento, os lutadores ainda não assinaram o contrato, mas aceitaram verbalmente o duelo.
Montagem Fabio Maldonado e Hans Stringer, UFC (Foto: Editoria de Arte)Fabio Maldonado e Hans Stringer se enfrentam no UFC 179 (Foto: Editoria de Arte)
Maldonado tem 21 vitórias e sete derrotas na carreira e vem de revés para Stipe Miocic por nocaute, aos 35 segundos do primeiro round, em luta realizada na categoria dos pesados, quando o Caipira de Aço substituiu Junior Cigano em cima da hora e aceitou subir de peso para fazer a luta principal, em São Paulo, dia 31 de maio. Como meio-pesado, o brasileiro venceu seus últimos tres oponentes: Gian Villante, Joey Beltran e Roger Hollett.
Stringer, por sua vez, tem 22 triunfos e cinco derrotas. Pelo Ultimate, o holandês lutou apenas uma vez, quando superou Francimar Bodão por decisão dividida, em Natal. Ele não perde há sete lutas, com cinco vitórias e dois empates.
UFC 179
25 de outubro de 2014, no Rio de Janeiro (RJ)
CARD DO EVENTO
Peso-pena: José Aldo x Chad Mendes
Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Phil Davis
Peso-mosca: Wilson Reis x Scott Jorgensen
Peso-pena: Jeremy Stephens x Lucas Mineiro*
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Hans Stringer
Peso-pena: Felipe Sertanejo x Andre Fili
Peso-meio-médio: Neil Magny x William Patolino
Peso-leve: Fabrício Morango x Josh Shockley

Gustafsson responde a Johnson: "Estarei pronto para você em janeiro"

Peso-meio-pesado sueco nega estar se escondendo e põe luta contra americano nas mãos do UFC: "Mal posso esperar para assinar o contrato"

Por Rio de Janeiro
O lutador sueco Alexander Gustafsson enfim respondeu aos desafios do americano Anthony Johnson nesta quinta-feira. O líder do ranking peso-meio-pesado do UFC foi às redes sociais para dizer que aceita enfrentar o quinto colocado, em combate que o presidente da companhia, Dana White, já admitiu que interessa à organização. Em recuperação de cirurgia no joelho, porém, Gustafsson quer enfrentar o americano em janeiro - coincidentemente ou não, mesma época em que o campeão da divisão, Jon Jones, enfrenta Daniel Cormier.
- Anthony Johnson, não tem ninguém se escondendo de ninguém aqui. Nós dois somos lutadores profissionais, e lutar é o que fazemos para viver. Sei que é frustrante não receber uma resposta quando se está desafiando alguém, portanto, não vou rejeitá-lo. Eu vou estar completamente recuperado dentro de duas semanas, então, qualquer hora em janeiro e adiante, eu estarei pronto para enfrentar VOCÊ. Agora, depende do UFC fazer essa luta. Mal posso esperar para assinar o acordo de luta, meu amigo, e mostrar a você como que é um campo de batalha - escreveu Gustafsson em sua conta no site "Mikz".
Montagem Alexander Gustafsson e Anthony Johnson (Foto: Editoria de Arte)Alexander Gustafsson a Anthony Johnson: "Ninguém está se escondendo" (Foto: Editoria de Arte)
O peso-meio-pesado sueco estava escalado para enfrentar Jon Jones no UFC 178 de 27 de setembro, mas uma lesão no joelho o tirou de ação e do torneio cerca de dois meses antes da luta. Daniel Cormier o substituiu, mas a luta entre ele e Jones foi adiada para 3 de janeiro de 2015 quando o campeão sofreu uma lesão no joelho e no tornozelo. Gustafsson reclamou que estaria pronto para enfrentar Jones nessa época, mas White se defendeu dizendo que foi o próprio sueco quem se retirou da luta contra o campeão.
O sueco tem 16 vitórias e duas derrotas na carreira, e vem de triunfo sobre Jimi Manuwa por nocaute técnico no segundo round, em março passado, em Londres. Anthony Johnson, por sua vez, tem 18 vitórias e quatro derrotas no cartel, mas vem numa série de oito vitórias consecutivas desde que deixou a categoria dos pesos-meio-médios (até 77kg) e subiu aos meio-pesados (até 93kg). Em duas lutas desde seu retorno ao UFC neste ano, Johnson venceu ambas, a últimas delas por nocaute contra Rogério Minotouro em apenas 44s.

Com Shogun cotado para card no Brasil, Lyoto pode lutar na Austrália

Shogun x Manuwa tem chance de ser duelo principal em 8/11, provavelmente em Minas. UFC considera Machida para card em Sydney, no mesmo dia

Por Rio de Janeiro
Lyoto Machida pesagem UFC 175 (Foto: Evelyn Rodrigues)Lyoto pode lutar na Austrália no mesmo dia do card
no Brasil, 8 de novembro (Foto: Evelyn Rodrigues)
O UFC do dia 8 de novembro, que provavelmente será realizado em Uberlândia-MG, está perto de ter sua luta principal definida: Maurício Shogun x Jimi Manuwa. O plano inicial do Ultimate, no entanto, não era esse. Lyoto Machida chegou a ser o mais cotado para assumir o posto, mas o card acabou tomando novo rumo. Agora, a organização trabalha com outra possibilidade para o peso-médio, a de fazer o duelo principal do evento em Sydney, na Austrália, no mesmo dia, conforme apurou o Combate.com.
A luta que o UFC queria para o Brasil era Lyoto Machida x Luke Rockhold, mas os fãs de MMA parecem estar mais interessados em ver o americano ex-campeão do Strikeforce contra Michael Bisping, por conta da rivalidade entre os dois. CB Dollaway, então, surgiu como alternativa para enfrentar Lyoto e é quem lidera a corrida no momento.
O problema maior se deu com o card da Austrália. Dana White, presidente do UFC, tornou pública a vontade de promover Hector Lombard x Tyron Woodley na luta principal, mas Woodley não aceitou a oferta, ao contrário do seu companheiro de time. Poucos nomes sobraram para Lombard, que é naturalizado australiano e presença certa no card. Quem aparece atualmente com boas chances de enfrentá-lo é o canadense Jordan Mein, que é considerado promissor, mas ainda sem força suficiente para liderar um evento. Foi aí que o UFC passou a considerar Lyoto.
No caso de Shogun, a organização inicialmente trabalhou para colocá-lo contra Jimi Manuwa no Rio de Janeiro, em 25 de outubro, mas depois segurou o lutador para 8 de novembro, já que, com Lyoto podendo competir em Sydney, o lugar principal do card no Brasil ficaria vago. E o meio-pesado já havia lutado na Austrália no fim do ano passado, quando nocauteou James Te Huna, ou seja, não seria uma novidade para o público de lá.
As últimas definições dos casos de Lyoto e Shogun acontecerão nos próximos dias.
F

rank Mir aceita fazer luta de “despedida” de Minotauro no Brasil

Ex-campeão dos pesados, americano de 35 anos revela que só volta a lutar em 2015 e que topa fazer o terceiro duelo contra o brasileiro, caso o UFC concorde

Por Mogi das Cruzes, SP
 
O americano Frank Mir afirmou que aceita ser o adversário de Rodrigo Minotauro na luta que pode marcar a despedida do brasileiro do octógono. Em visita ao Brasil para uma série de compromissos com patrocinadores, o atleta esteve em Mogi das Cruzes-SP e revelou que só vai voltar a lutar em 2015 e ainda não faz planos para a aposentadoria.

- Eu sei que o Nogueira (Minotauro) quer fazer a última luta comigo. Para mim não tem problema em fazer esse terceiro combate, mas o UFC tem de concordar. Algumas pessoas dizem que por tê-lo vencido duas vezes não teria porque arriscar, mas não vou negar essa luta. Sei que ele vai querer que seja no Brasil e não nos Estados Unidos, mas tudo bem, tenho fãs aqui e não seria um território totalmente inimigo – disse descartando o estilo provocador de Chael Sonnen.

As quatro derrotas seguidas para Junior Cigano, Cormier, Barnett e Overeem fizeram Mir tirar um ano para repensar a carreira, mas sem previsões de aposentadoria. Aos 35 anos, ele revelou que não há lutas agendadas e que só vai voltar no ano que vem. Sem projetar confrontos ou escolher adversários, o americano revelou que a família será fundamental para que ele decida o momento de encerrar a carreira.

- Duas coisas eu vou considerar para a aposentadoria. A primeira é se eu começar a perder para lutadores que ninguém conhece, sem expressão. A segunda, e mais importante, é que meus filhos estão crescendo. Eu tenho jogos de beisebol para acompanhar e compromissos na escola deles. Tem um momento em que vou querer ficar mais com eles e a vida de lutador dificulta isso. É provável que aconteça quando eles começarem a entrar na adolescência – explicou o ex-campeão do UFC, que tem três filhos, de 10, 8 e 5 anos.
Frank Mir UFC Mogi das Cruzes (Foto: Bruno Rocha)Após quatro derrotas seguidas, Mir afirmou que ainda não definiu data para a aposentadoria (Foto: Bruno Rocha)

Velásquez x Werdum

Mir aposta em um combate equilibrado na disputa do cinturão dos pesados entre Cain Velásquez e Fabrício Werdum, no dia 15 de novembro, na Cidade do México, no UFC 180. O americano reconhece que seu compatriota é um fenômeno como lutador, tem bom preparo físico, mãos pesadas e é um wrestler melhor. Mesmo assim, vai encontrar um adversário muito duro no chão e que vem mostrando bom desempenho na luta em pé.

- Se o Velásquez levar o Werdum para o chão, vai encontrar o melhor cara do jiu-jítsu da divisão. Em pé o Werdum fez uma luta muito boa contra o Travis (Browne), que é um cara alto e de boa envergadura. Algumas pessoas subestimam a luta do Werdum em pé, por ele ser muito bom no chão. Mas estou curioso para ver qual será a estratégia do Velásquez para esse duelo – comentou o americano que vê semelhanças no estilo dele e de Werdum, mas considera o brasileiro melhor na luta agarrada.
UFC Dana White Cain Velasquez e Fabricio Werdum (Foto: Reprodução / Twitter)Cain Velásquez e Fabrício Werdum vão duelar pelo cinturão dos pesados no UFC 180 (Foto: Reprodução / Twitter)

Se Velásquez conseguir manter o cinturão, Mir aposta que o ex-campeão Junior Cigano, pode recuperar o título dos pesados. Segundo ele, esse combate exige que Velásquez seja intenso nos cinco rounds para desgastar o brasileiro aos poucos.

- Com o Junior, a qualquer momento a luta pode acabar. É sempre um duelo muito assustador para o Cain, apesar de ele ter quebrado o Júnior da última vez. Quando ele acerta aquele direto certeiro... nós vimos na primeira luta como foi.
Jones x Cormier
UFC Daniel Cormier luta Frank Mir AP (Foto: AP)Derrotado por Cormier, Mir não aposta no algoz contra Jon Jones (Foto: AP)
Na disputa entre Jon Jones e Daniel Cormier, prevista para janeiro de 2015, Mir vê menos chances para o seu algoz no combate de 2013. Pelas diferenças no porte físico e estilo de luta, o americano acredita que Cormier só teria alguma chance em um combate de três rounds, não em cinco, como vai ocorrer.

- Eu não acho que o juiz vai permitir que o Cormier coloque o Jon contra a grade por cinco rounds. Se ele tentar acertar um soco, a cabeça de Jones provavelmente estará muito distante, por ele ser bem maior. Podemos comparar com o Rashad Evans, que é menor, bom wrestler, e bem mais rápido que o Cormier. Se o Rashad não conseguiu, não sei como o Cormier conseguiria. Eu acho que ele pode até usar a luta agarrada para colocar o Jon para baixo, mas e depois? Ele terá de tentar finalizar a luta, mas não será simples. Acho que para ganhar por pontos isso também não seria suficiente.

Para Mir, Alexander Gustafsson é quem tem as melhores credenciais para vencer Jon Jones. Ele destacou que o sueco foi o único que muita gente considerou vitorioso em uma luta contra o atual campeão dos meio-pesados e que pode enfrentá-lo de igual para igual.
MMa no Brasil
Frank Mir UFC Mogi das Cruzes (Foto: Thayana Alvarenga)Frank Mir está em São Paulo para uma série de compromissos (Foto: Thayana Alvarenga)
Frank Mir chegou ao Brasil na quarta-feira e vai participar de um seminário sobre MMA em Mogi das Cruzes. Além disso, ele está empenhado na parceria que a Confederação Brasileira de MMA está estabelecendo com a Associação Mundial de MMA (WMMAA, na sigla em inglês) que busca reunir os praticantes da modalidade e organizar as disputas no mundo todo.

A ideia é que todos os atletas que iniciem a carreira no Brasil encontrem uma forma de buscar apoio e não dependam exclusivamente dos promotores dos eventos. Como na estrutura atual cada organização tem seus próprios lutadores, os que não encontram espaço nos grandes eventos sofrem para seguir a carreira no MMA.

- O Brasil tem excelentes lutadores e nós não conhecemos. Algumas organizações dominam o esporte e acaba virando um verdadeiro caos. Com um ranking que reúna todos os atletas, independente da organização, fica mais fácil conhecer os lutadores e revelar novos talentos – disse Mir.

Ultimate marca John Lineker x Ian McCall para 8 de novembro, no Brasil

Evento deve acontecer na cidade de Uberlândia (MG), mas UFC ainda não confirmou o local. Duelo de pesos-moscas é a segunda luta anunciada no card

Por Rio de Janeiro
O UFC anunciou nesta quinta-feira, através de seu site oficial, o combate entre John Lineker e Ian McCall, pelos pesos-moscas (até 57kg), no dia 8 de novembro, no Brasil. Apesar da organização ainda não ter confirmado o local, provavelmente a cidade de Uberlândia (MG) receberá o duelo entre os números 6 e 3 da categoria, respectivamente.
Montagem John Lineker e Ian McCall, UFC (Foto: Editoria de Arte)John Lineker e Ian McCall vão lutar no dia 8 de novembro (Foto: Editoria de Arte)
Lineker tem 24 vitórias e sete derrotas na carreira e vem de triunfo sobre Alptekin Ozkilic em sua última luta, por nocaute técnico, em julho deste ano. Já McCall tem um cartel de 13 triunfos, quatro reveses e um empate. Em seus últimos dois compromissos, ele bateu Iliarde Santos e Brad Pickett, ambos por decisão unânime.
Além de John Lineker x Ian McCall, o card do dia 8 de novembro também já tem anunciada a luta entre Rafael Feijão e Ovince St. Preux.
UFC Fight Night
8 de novembro de 2014, em Uberlândia (MG)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-pesado: Rafael Feijão x Ovince St. Preux
Peso-mosca: John Lineker x Ian McCall

Acusações contra lutador de MMA Thiago Silva são retiradas nos EUA

Segundo porta-voz da promotoria, ex-esposa do atleta não cooperou com investigação e deixou país. Advogado de Silva comemora fim de "pesadelo"

Por Las Vegas
Thiago Silva ufc (Foto: Reprodução Facebook)Thiago Silva está livre das acusações de agressão
com arma de fogo (Foto: Reprodução Facebook)
As acusações contra o lutador de MMA Thiago Silva foram retiradas nesta quinta-feira nos EUA. O atleta, preso em fevereiro após aparecer armado numa academia em Fort Lauderdale e ameaçar sua ex-esposa de morte, está livre das acusações de agressão agravada com arma de fogo.
O site "TMZ Sports" foi o primeiro a noticiar a retirada das acusações. O advogado de Thiago Silva, Scott Saul, confirmou a informação ao Combate.com e disse que seu cliente sempre foi inocente:
- Sim, todas as acusações foram retiradas. Thiago está aliviado e muito feliz por colocar um fim nesse pesadelo. Ele só quer saber de seguir em frente com a sua vida - disse Saul.
De acordo com Kim Fontana, porta-voz da promotoria pública de Broward County, a vítima do caso, Thaysa Silva, não cooperou com a investigação e teria se mudado para fora dos EUA. Por isso, as acusações foram retiradas.
Thiago Silva já respondia às acusações em liberdade desde que pagou fiança, em 7 de março. A acusação inicial de tentativa de homicídio também já havia sido retirada. O atleta tinha retorno às lutas marcado para 29 de agosto, no evento Fight Time, mas foi forçado a desistir do combate por lesão. Ele foi demitido pelo UFC no mesmo dia em que sua prisão foi anunciada, e o presidente da companhia, Dana White, afirmou que ele jamais lutaria novamente no Ultimate.

Quase 2kg acima do limite, Do Bronx falha em pesagem para luta com Lentz

Ronaldo Jacaré e Gegard Mousasi passam sem problemas pela balança e confirmam a luta principal do UFC: Jacaré x Mousasi, nesta sexta-feira

Por Mashantucket, EUA
Em uma pesagem de encaradas mornas, o brasileiro Charles do Bronx acabou roubando a cena negativamente. O peso-pena não conseguiu vencer a batalha contra a balança e ficou cerca de 1,8kg acima do limite da divisão, com 68kg. Ele tinha três horas para tentar atingir a marca, mas desistiu e será multado em 20% da bolsa. Seu adversário, Nik Lentz, não teve o mesmo problema, assim como todos os outros atletas do evento. Ronaldo Jacaré e Gegard Mousasi, que farão a luta principal, confirmaram o combate e trocaram sorrisos e cumprimentos na hora da encarada.
Ronaldo Jacare Souza e Gerard Mousasi ufc (Foto: Getty Images)Ronaldo Jacare e Gegard Mousasi bateram o peso (Foto: Getty Images)
Charles Oliveira UFC (Foto: Getty Images)Charles Do Bronx olha para a balança: quase 2kg
acima (Foto: Getty Images)
Pelo coevento principal, Alistair Overeem ficou mais de 7kg mais leve que seu rival Ben Rothwell. Também nos pesos-pesados, Matt Mitrione e Derrick Lewis, após se pesarem, trocaram provocações na hora da encarada e foram separados pelo presidente do Ultimate, Dana White. Os moscas John Moraga e Justin Scoggins passaram pela pesagem com tranquilidade, assim como os pesos-leves Joe Lauzon e Mike Chiesa.
Nas lutas do card preliminar, os brasileiros Rafael Sapo e Rodrigo Damm, que enfrentam Chris Camozzi e Al Iaquinta, respectivamente, conseguiram bater o peso de suas categorias e confirmaram seus combates. Ambas as encaradas foram respeitosas, assim como as protagonizadas por Chris Beal e Tateki Matsuda, e Sean Soriano e Chas Skelly.
Apesar do problema de Do Bronx com o peso, Nik Lentz aceitou enfrentá-lo em peso casado, e o combate segue na programação. O Combate transmite o evento ao vivo e na íntegra nesta sexta-feira, a partir de 19h30 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha em Tempo Real. Veja os pesos registrados pelos lutadores na pesagem desta quinta:
UFC: Jacaré x Mousasi
5 de setembro de 2014, em Mashantucket (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-médio (até 84,4kg): Ronaldo Jacaré (83,9kg) x Gegard Mousasi (84,4kg)
Peso-pesado (até 120,7kg) : Alistair Overeem (112,5kg) x Ben Rothwell (119,7kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Matt Mitrione (115,7kg) x Derrick Lewis (119,7kg)
Peso-leve (70,8kg): Joe Lauzon (70,3kg) x Mike Chiesa (70,8kg)
Peso-pena (66,2kg): Nik Lentz (66,2kg) x Charles do Bronx (68kg*)
Peso-mosca (57,2kg): John Moraga (57,2kg) x Justin Scoggins (57,2kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-leve (70,8kg): Al Iaquinta (70,3kg) x Rodrigo Damm (70,8kg)
Peso-médio (84,4kg): Rafael Sapo (83,9kg) x Chris Camozzi (84,4kg)
Peso-galo (61,7kg): Chris Beal (61,2kg) x Tateki Matsuda (61,2kg)
Peso-pena (66,2kg): Sean Soriano (65,8kg) x Chas Skelly (65,8kg)
* Do Bronx cedeu 20% do valor de sua bolsa a Lentz por não ter batido o peso

Neymar inova com passe de cambalhota e surpreende em treino

Atacante prende a bola com os pés e tenta encontrar Diego Tardelli mais bem posicionado em atividade. Jogador foi confirmado como novo capitão da Seleção

Por Miami, EUA
Anunciado pelo técnico Dunga como capitão da seleção brasileira, o atacante Neymar aprontou mais uma das suas no treino desta quinta-feira, na Universidade da Flórida. Apertado por dois marcadores, o jogador deu uma cambalhota com a bola presa aos pés ao tentar passar uma bola para Diego Tardelli. O passe saiu errado, mas a surpresa foi geral.
Luiz Gustavo e o próprio Diego Tardelli abriram um largo sorriso com a tentativa do jogador do Barcelona. Durante toda a atividade desta quinta-feira, Neymar mostrou um vasto repertório de passes e dribles em seus companheiros.
Neymar, treino Brasil (Foto: Bruno Domingos / Mowa press)Neymar, treino Brasil (Foto: Bruno Domingos / Mowa press)


Nesta sexta-feira, às 22h (de Brasília), o Brasil vai enfrentar a Colômbia, no Sun Life Stadium, em Miami. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GloboEsporte.com. O site também acompanha a partida em Tempo Real.

Outro retorno: Felipe deve formar comissão técnica de Joel Santana

Ídolo vascaíno, que completou 37 anos esta semana, espera convite oficial do clube para trabalhar como auxiliar no Vasco. Dívida com "Maestro" deve ser recomposta

Por Rio de Janeiro
Felipe Vasco x Coritiba (Foto: Agência Estado)Felipe beija a cruz de malta no último título: a Copa do Brasil de 2011 (Foto: Agência Estado)
Se não tem Juninho, que declinou de convite para treinar o Vasco, ao menos pode ter outro ídolo: Felipe. O ex-jogador, que completou 37 anos esta semana, deve voltar para o Vasco junto com Joel Santana. O técnico e a diretoria do clube se reúnem esta noite para fechar a quinta passagem do veterano treinador por São Januário. A surpresa é o convite para o ex-jogador Felipe, que se aposentou dos gramados no fim do ano passado. Pode ser a primeira experiência do "maestro" depois de parar de atuar.
No início do ano, após anunciar aposentadoria, Felipe comentou que ainda poderia exercer a função de treinador. O ídolo esteve perto de voltar ao Vasco, mas as negociações não avançaram e ele preferiu encerrar a carreira. O eterno camisa 6 vascaíno foi assistir a algumas partidas em São Januário. O retorno de Felipe deve contribuir também para uma recomposição da alta dívida do clube com o ex-atleta. Entre salários e direitos de imagem, o Vasco devia R$ 1,1 milhão, segundo balanço financeiro de 2013.
- Acho que posso exercer outra função, como treinador. Tenho boa leitura de jogo e nesse último ano conversei muito com Vanderlei (Luxemburgo). Ele é muito bom, sabe como mudar uma partida. Acho que sou parecido. Acho que seria um bom técnico - disse Felipe no início do ano, após anunciar o fim da carreira. À época, ele até brincou que seria da comissão técnica de Cristóvão Borges, que depois foi parar no Fluminense.
O caso de Felipe é semelhante ao de Joel. O técnico conseguiu bloqueio do Vasco recente e recebeu cerca de R$ 800 mil. O valor é referente a um débito de sua última passagem. O clube assinou confissão de dívida que serviu de instrumento para ação do técnico em 2010. No início, o débito total era de R$ 840 mil. Com a outra passagem – Joel treinou o Vasco em 2000 e depois voltou em 2004 –, após pagamentos de algumas parcelas, a dívida chegou a quase R$ 900 mil. A gestão de Dinamite pôs em dúvida a prova do treinador, baseada em confissão de dívida assinada pela diretoria do ex-presidente Eurico Miranda. Mas assim como no caso de Romário, que ainda tem a receber do Vasco mais de R$ 10 milhões, a Justiça deu ganho de causa a Joel.

Hamilton adota "pé atrás" com Nico: "Confiança é palavra forte demais"

Após ter sido prejudicado pelo companheiro de equipe em Spa-Francorchamps,
piloto inglês afirma que confiar não faz parte do universo dos esportes a motor

Por Monza, Itália
Duas semanas depois do intenso duelo travado em Spa-Francorchamps, Nico Rosberg e Lewis Hamilton continuam sendo bombardeados por perguntas sobre o polêmico toque que tirou da Mercedes a vitória quase certeira no GP da Bélgica. Com os ânimos acalmados, os companheiros de equipe defendem um discurso de harmonia e reconciliação. Entretanto, Hamilton admite que estará com o "pé atrás" em relação ao companheiro na etapa deste fim de semana, o GP da Itália, em Monza. Questionado se voltará a confiar no alemão, o inglês foi bastante claro:

- Confiança é uma palavra forte demais e não é algo que eu possa aplicar às corridas do automobilismo. Naturalmente, eu e Nico estamos correndo há muito tempo e acredito que temos que criar uma base sólida para trabalharmos juntos. (...) Quando você está duelando com seu companheiro de equipe, são adversários ferrenhos. Mas é realmente importante manter o respeito e eu tive o prazer de trabalhar com poucos pilotos, e cada um deles foi difícil de encarar, de maneiras diferentes. Acho que, no geral, nós não tivemos muitos problemas na maior parte do tempo. E é assim que eu espero que possamos avançar - afirmou Lewis, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira.
O espanhol Fernando Alonso ficou entre os dois pilotos da Mercedes na coletiva desta quinta-feira (Foto: Getty Images)O espanhol Fernando Alonso ficou entre os dois pilotos da Mercedes na coletiva desta quinta-feira (Foto: Getty Images)



Apontado pela própria Mercedes e pela opinião pública como culpado pelo toque em Lewis ainda na segunda volta do GP da Bélgica, Nico Rosberg disse que aproveitou o intervalo antes de Monza para refletir sobre a situação. O alemão, que foi multado pelo incidente, reconheceu que não ficou orgulhoso de sua conduta na pista e disse que compreendeu as vaias que recebeu da torcida durante o pódio da etapa belga.

- Eu definitivamente não fiquei orgulhoso pela maneira como as coisas aconteceram em Spa. Eu realmente quero contribuir para o meu esporte, entre aspas, porque eu quero que seja o esporte mais divertido do mundo. Se eu puder ser capaz de contribuir para isso ao longo da temporada, então ficarei feliz. (...) É claro que não foi uma sensação agradável ouvir as vaias para mim. Mas eu entendo, porque os fãs queriam assistir a uma corrida emocionante e a uma grande batalha entre Lewis e eu, mas isso não aconteceu. Eu entendo a insatisfação e aceito isso - lamentou o líder do campeonato.

Em Monza, a Mercedes apostará em boxes totalmente divididos entre as equipes dos dois pilotos. Apesar disso, Lewis e Nico acreditam que o espírito de coletividade não será afetado, e que os mecânicos conseguirão trabalhar em conjunto em momentos de maior sufoco, como nos pit stops. O discurso da dupla é de não voltar a prejudicar o desempenho da escuderia alemã em detrimento da rivalidade interna. Na Bélgica, a RBR e o australiano Daniel Ricciardo acabaram aproveitando o incidente entre os dois pilotos para conquistar a vitória.
Em Monza, Lewis Hamilton diz que confiança não faz parte do universo da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)Em Monza, Lewis Hamilton diz que confiança não faz parte do universo da Fórmula 1 (Getty Images)
- Temos uma equipe muito profissional e eles só querem ganhar. Então, eles vão trabalhar duro, o máximo que puderem. Além disso, os mecânicos dos boxes trabalham coletivamente para os pit stops. Eu acho que todo mundo estará trabalhando a todo vapor neste fim de semana. Eles sabem que temos a chance de emplacar uma dobradinha no pódio e também de somar pontos importantes para o Mundial de Construtores, então acho que darão tudo de si - avaliou Lewis.

- De forma geral, eu acho que temos presenciado uma rivalidade saudável ao longo da temporada, inclusive dentro da equipe. É por isso que estamos onde estamos. Nós temos o melhor carro e temos a melhor equipe neste momento. Isso é porque trabalhamos bem juntos, como um time. Se o grupo não funcionasse bem junto, não seria possível dominar o campeonato como estamos fazendo agora. Então, acho que essa é a melhor prova de que conseguimos fazer isso - completou Nico.

Alonso recusa papel de "embaixador da paz" 

A chuva de perguntas dos jornalistas sobre o incidente de Spa respingou até mesmo em Fernando Alonso. O espanhol da Ferrari foi questionado sobre a possibilidade de exercer o papel de "embaixador da paz" entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Em 2007, o bicampeão mundial teve uma passagem turbulenta pela McLaren, então equipe de Hamilton, e teria ficado incomodado com um suposto favorecimento do time ao piloto inglês. Mas, atualmente, os dois pilotos são bons amigos no circo da Fórmula 1. Mesmo assim, Alonso prefere não tomar partido na briga interna que esquentou a disputa pelo título desta temporada.

- Ah, eu definitivamente não posso ser embaixador da paz. É verdade que em 2007 não funcionou como queríamos. Mas, como já disse muitas vezes, não foi por causa de um problema com Lewis. Tínhamos uma relação muito profissional e éramos pessoas muito competitivas dentro do mesmo time. Não deu certo porque a equipe... Eu não estava feliz com algumas das filosofias, e preferi aproveitar a chance de ir para outro lugar no ano seguinte. Mas hoje, eu e Lewis ainda temos um ótimo relacionamento, e tenho certeza que ele e Nico vão superar isso. Eles estão em posição privilegiada, que é ter condições para lutar pelo título mundial. Os pilotos que estão fora dessa briga vão tentar aproveitar ao máximo esta bela batalha. O esporte é feito deste tipo de coisa. Eles têm um belo problema: lutar pelo título - brincou Alonso.
Ex-companheiro, Fernando Alonso diz que Lewis Hamilton conseguirá superar crise com Nico Rosberg (Foto: Getty Images)Ex-companheiro, Alonso diz que Lewis Hamilton conseguirá superar crise com Nico Rosberg (Foto: Getty Images)



GP DA ITÁLIA - FIQUE LIGADO NOS HORÁRIOS!
Horários GP Itália (Foto: Editoria de arte)

A TV Globo transmite ao vivo o GP da Itália, válido pela 13ª etapa da temporada 2014, neste domingo, 7 de setembro, a partir das 8h35 (horário de Brasília). No sábado, o canal passa os momentos decisivos da sessão que define o grid de largada no sábado, às 9h40. O SporTV exibe o treino classificatório na íntegra às 9h, além das atividades livres no circuito de Monza. Nico Rosberg e Lewis Hamilton (Mercedes) brigam pela taça. Daniel Ricciardo (RBR) corre por fora. Confira a classificação completa.
gp italia circuito formula 1 (Foto: Editoria de Arte)






Em rotina especial de treinos, Renato Augusto celebra evolução no Timão

Destaque do Corinthians nos últimos jogos, meia supera "rotina" de lesões com trabalhos específicos no CT e exalta ajuda de fisioterapeutas

Por São Paulo
 
“Primeiro que chega, último que sai”: esse é o lema de Renato Augusto no Corinthians. Destaque do Timão na vitória por 3 a 1 sobre o Bragantino, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, quando abriu o placar e deu assistências para os outros dois gols, o meio-campista vem trabalhando sob uma rotina diferente em relação ao restante do elenco. Para manter a forma e evitar mais lesões, o meia ganhou atenção especial da comissão técnica e, principalmente, da equipe de fisioterapeutas.

Renato admite estar cansado da rotina, mas reconhece que os benefícios compensam. Bruno Mazziotti, José Alberto Fregnani Gonçalves, Paulo Rogério Vieira e Caio Maurício Sampaio Mello são os fisioterapeutas responsáveis por manter o meia 100%. 
O camisa 8 inicia os trabalhos no CT Joaquim Grava antes dos companheiros todos os dias. São 25 minutos de atividades intensas, que visam à resistência física. Após o treino, mais uma hora para treino de manutenção fisioterápica. Com isso, as lesões que o tiraram da equipe no ano passado ficaram para trás. 
Renato Augusto no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Rotina é desgastante, mas vem trazendo benefícios para Renato (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)
- É um trabalho muito importante para mim, bem diferente do que os outros estão fazendo. É claro que, às vezes, também fico de saco cheio. Sou ser humano. Mas tenho de fazer. O Corinthians está me dando essa estrutura, estou conseguindo evoluir e feliz com o meu rendimento - afirmou o jogador, em entrevista coletiva nesta quinta-feira. 
Renato Augusto já havia sido destaque no empate por 1 a 1 com o Fluminense, no último domingo, quando deixou a defesa adversária no chão e apenas abriu espaço para Romarinho finalizar e marcar o único gol do Timão na partida. A confiança para se manter entre os titulares e manter a sequência de jogos na equipe, ele assegura, só aumenta. 
- Não passa mais na minha cabeça ficar fora de um jogo, a não ser que o treinador queira. Até brinquei com o Bruno (Mazziotti) que com o trabalho que venho fazendo, se ficasse fora, poderiam reclamar com ele. (risos). É um trabalho em conjunto que está dando certo. Só tenho a agradecer - completou. 
O Corinthians volta a campo no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), contra o Criciúma, fora de casa. Com Lodeiro a serviço da seleção uruguaia, na Ásia, Renato deve ser mantido entre os titulares. Jadson provavelmente voltará à equipe, uma vez que Luciano está suspenso.

Neymar inova com passe de cambalhota e surpreende em treino

Atacante prende a bola com os pés e tenta encontrar Diego Tardelli mais bem posicionado em atividade. Jogador foi confirmado como novo capitão da Seleção

Por Miami, EUA

Anunciado pelo técnico Dunga como capitão da seleção brasileira, o atacante Neymar aprontou mais uma das suas no treino desta quinta-feira, na Universidade da Flórida. Apertado por dois marcadores, o jogador deu uma cambalhota com a bola presa aos pés ao tentar passar uma bola para Diego Tardelli. O passe saiu errado, mas a surpresa foi geral.
Luiz Gustavo e o próprio Diego Tardelli abriram um largo sorriso com a tentativa do jogador do Barcelona. Durante toda a atividade desta quinta-feira, Neymar mostrou um vasto repertório de passes e dribles em seus companheiros.
Neymar, treino Brasil (Foto: Bruno Domingos / Mowa press)Neymar, treino Brasil (Foto: Bruno Domingos / Mowa press)


Nesta sexta-feira, às 22h (de Brasília), o Brasil vai enfrentar a Colômbia, no Sun Life Stadium, em Miami. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GloboEsporte.com. O site também acompanha a partida em Tempo Real.

Rivaldo, Ronaldo, R10... Vitinho vê fim da maldição olímpica: "Vamos ganhar"

Atacante da seleção brasileira sub-21 e do CSKA acredita em grupo formado por Gallo. Vida na Rússia, Botafogo e crise no futebol brasileiro são temas da entrevista

Por Doha, Catar
Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Neymar são jogadores que Vitinho admira e viu tentarem, sem sucesso, conquistar o ouro olímpico para o Brasil. Craques que, no caso dos três primeiros, já ganharam até Copa do Mundo, mas não a tão sonhada medalha. Pois a vez de Vitinho tentar se aproxima. O atacante do CSKA, da Rússia, faz parte da seleção brasileira sub-21 que Alexandre Gallo prepara como base para os Jogos Rio 2016.
Em Doha, no Catar, a equipe realiza uma série de amistosos que servem para testes e para buscar entrosamento. Vitinho foi titular na vitória por 4 a 0 sobre o time sub-22 do Catar, na quarta-feira, e se diz muito confiante no grupo. Se outras gerações talentosas não ganharam, é porque algo bom pode estar guardado para a atual.
- A gente tem que levar nessa linha. Se não aconteceu, são outros que vão conquistar essa medalha. Eles já conquistaram Mundial, então essa inédita vai ter que ser por nós.
Vitinho, Brasil (Foto: Richard Souza)Vitinho é um dos destaques do time sub-21 do Brasil que está no Catar (Foto: Richard Souza)

A confiança do atacante, que tem 20 anos, está em alta. Apesar de ter jogado pouco na última temporada, sua primeira pelo clube russo, está pronto para dias melhores em sua equipe e na Seleção.
Em entrevista ao GloboEsporte.com, Vitinho também falou sobre a pressão que espera em 2016 e defendeu o talento do jogador brasileiro. Para ele, o fracasso do Brasil na Copa do Mundo e a derrota por 7 a 1 para a Alemanha arranham, mas não tiram o prestígio do nosso futebol. A vida na Rússia e a crise financeira do Botafogo, seu ex-clube, também foram temas da conversa.
Confira a íntegra da entrevista:
Falta pouco mais de um ano e meio para a Olimpíada no Rio. Queria que chegasse logo para se garantir no time, para jogar?
Dois anos passam rápido, mas muita coisa acontece. Então, quando tem essa oportunidade, tem que dar o máximo, mostrar que quer participar, que quer estar nesse torneio, que é muito importante para o Brasil, para nossa carreira, uma medalha que o Brasil ainda não conquistou. Ficamos ansiosos, mas tem muita coisa para rolar ainda. Faremos o máximo para ganhar a vaga, para estar mais próximo, conquistar o professor, e em 2016 poder atuar pela Seleção.
gallo vitinho brasil x catar   (Foto: Richard Souza)Gallo e Vitinho em amistoso contra o Catar (Foto: Richard Souza)
O Gallo falou que está se formando um grupo forte, unido. Agora estão sendo realizados esses amistosos aqui no Catar. Está sentindo que este grupo está ganhando forma?
A gente meio que já se conhece, já atuamos contra, já joguei com o Vinícius, com o Dória. Então a gente sabe a características de cada um. Essa fase é para entrosamento, para entender o estilo de jogo que o Gallo quer. Essa fase é para juntar, para mostrar como é o grupo, como vamos nos dar. A gente se dá muito bem, estamos sempre sorrindo, descontraindo. Essa fase é basicamente para isso.
Muito se falou que depois do que aconteceu com o Brasil na Copa do Mundo em casa, e a próxima competição coincidentemente também será no Brasil, que a pressão sobre vocês vai ser ainda maior. Além de nunca ter conquistado o ouro olímpico, vai ser uma competição no Rio. É por aí? Espera isso?
Pressão sempre vai existir. Porque a gente também veste o símbolo do Brasil, né? (bate com a mão direita sobre o escudo da Seleção na camisa). É um país que, independentemente do que aconteceu, é muito respeitado pelos adversários. O que aconteceu na Copa é algo que ninguém esperava, uma surpresa para todos. A pressão vai existir, até por não ter essa medalha ainda. Todo mundo tem que começar a se preparar, tem um tempo para saber se vai estar ou não, mas todos têm que se preparar porque vai ser normal. Todos já passam pressão nos clubes, ainda mais quem joga no Brasil. Tem que ver como algo natural, jogar o futebol que o Brasil sempre jogou, alegre, divertido, com responsabilidade. E não tentar levar essa pressão muito para si. Tem que ser natural isso.
Se formos campeões (olímpicos) vai ser como uma renovação. O povo vai ficar mais feliz. Para esquecer um pouco (o fracasso na Copa), a nossa vitória é fundamental.
Vitinho
É uma forma de apagar o que foi a Copa? Tem a ver?
Tem, lógico que tem. É porque o Brasil está há alguns anos sem ganhar a Copa. Conquistou a Copa das Confederações (em 2013), mas por nunca ter conquistado o ouro e passar por esse momento da Copa, se formos campeões vai ser como uma renovação. O povo vai ficar mais feliz. Para esquecer um pouco, a nossa vitória é fundamental.
Você saiu com 18 anos do Botafogo, vivia grande fase, mas passou por um ano difícil no CSKA. Foram poucos jogos, só no último mês de agosto fez seu primeiro gol. São novos ares? Está mais à vontade?
No início foi difícil pela fase que eu vivia no Botafogo, jogando bem. Fui com o intuito de seguir jogando bem, só que são momentos diferentes, foram etapas diferentes. Senti um pouco isso. Por estar jogando bem (no Botafogo), isso me abateu muito no início. Hoje, mais ambientado com o grupo, sei como acontece, está mais fácil. Me sinto mais à vontade para jogar. O ano passado foi um ano de aprendizado, amadurecimento. Aprendi muita coisa para o meu futebol que tinha dificuldade na Rússia. Está sendo um momento mais tranquilo para mim. Tenho mais liberdade no jogo, me sinto mais à vontade. Antes, era pressionado, com medo, com receio. Me sinto mais leve para jogar.
Como é sua vida lá? Quem mora com você? Quem te ajudou nesse pior momento?
Como lá você tem um limite, tento levar minha esposa (Thayane), minha filha (Manuela, de um ano), minha sogra, meu empresário. Agora eles voltaram e vão meus amigos. No início, eu fiquei muito sozinho. Ficava eu e meu motorista, eu e meu empresário. São muitos dias sozinho, você passa a ficar triste, não conversa. Fica entediado. Agora, não. Estou levando minha família, mais gente, meus amigos vão lá para casa. Tentei povoar para ter descontração, ficar mais à vontade, sentir como se estivesse no Brasil. No tempo que passei sozinho vi que não dava. É muito difícil ficar longe de todo mundo. E lá sozinho, na época do frio, você não sai muito de casa, fica sem fazer nada, sem jogar. Acaba pensando muita besteira. Foi um momento difícil, mas gora está sendo mais tranquilo.
Que besteiras pensou?
Ah, eu estava bem (no Brasil). Então você pensa: caramba, será que foi a escolha certa? Passa isso pela cabeça, ainda mais para quem é jovem. Mas hoje tenho outro entendimento das coisas. Se passei aquilo, foi para aprender. Valeu a pena o esforço.
Mas se arrependeu?
Não, não me arrependo. Porque tudo que tenho hoje, a tranquilidade que posso dar para a minha família, para o meu pai, a escola do meu irmão (Vagner, de 11 anos), foi graças ao CSKA. Sou grato por terem acreditado no meu trabalho. Não me arrependo de nada que eu fiz.
Entre as besteiras, pensou em voltar ao Brasil?
No início a gente pensa em voltar porque a vida fora do Brasil é complicada. Isso passa na cabeça de todos no início, aqueles que saíram novos. Você pensa: o que estou fazendo aqui? É bom para o amadurecimento, foi uma experiência boa para mim. Estou mais maduro.
Robben e Vitinho jogo Bayern de Munique contra CSKA (Foto: EFE)Vitinho persegue Robben em jogo da última Liga dos Campeões da Europa (Foto: EFE)
Mas nem tudo foi ruim até aqui no CSKA. Você jogou a Liga dos Campeões...
É um momento único, até pela idade. Sou novo. Saí novo do Brasil e minha segunda partida na CSKA foi contra o Bayern de Munique, que era o atual campeão. Era aquele encantamento, você fica olhando, não acredita no início. Agora vou ter a chance de jogar novamente, contra eles de novo (risos). É um momento único para todo jogador participar dessa competição. Junto com a Copa do Mundo é o que tem de melhor para os jogadores.
Enquanto esperava para fazer a entrevista li que o Seedorf disse certa vez que você tem talento para vender. Quando o cara passa por um momento difícil como foi para você no CSKA, chega a duvidar do próprio talento?
Eu penso assim: se esses craques (Rivaldo, Ronaldo, R10) não ganharam, estão deixando para a gente (risos). Não dava para eles ganharem tudo, tinham que deixar para quem está chegando. É dessa forma que devemos pensar. Se não ganharam até agora, é porque nós, que estamos chegando para ser a nova geração da Seleção, vamos ganhar.
Vitinho
Não. Duvidar do meu talento eu nunca duvido. Acho que muitos queriam ter. Agradeço pelo talento, por poder jogar futebol. Esse pensamento não deve passar na cabeça de ninguém. É como se fosse um pecado. Jamais pensaria isso.
Você falou do encantamento com a Liga dos Campeões. Você encantou no Botafogo. Esse encanto passou ou só está escondido?
Nesse meu reinício, nesse ano que passou, começa tudo novo. Estou tentando levar tudo que fazia para poder ser aquele mesmo Vitinho. Jogando, alegre, divertido, que deu alegrias ao Botafogo jogando, ajudei bastante. Tento fazer tudo que fiz com a mesma dedicação, com a mesma humildade para retomar aquela fase.
Continua falando com o Seedorf? Tem contato com ele?
Depois que saí, mantive contato com a maioria, mas com ele não tinha. Éramos muito amigos, mas quando saí não tive mais contato.
Em algum momento a postura dele em relação a você atrapalhou? Aquela coisa de dizer que te protegia, de tirar de entrevistas...
Não. É que quando a gente está bem, todo mundo comenta e tal. Sempre falam alguma coisa. Muitos jogadores se perdem, acham que já conquistaram tudo. Nunca tive esse pensamento, e ele me tirando desses momentos foi meio que proteção. Mas tinha na cabeça o que fazer, as coisas certas. Pensava que ali era só o começo. Aquilo era para ele mostrar que estava junto. Ele sempre foi assim em todos os momentos lá. E para mim foi bacana, gostei do que ele fez, não me atrapalhou em momento nenhum. Sempre tive uma boa relação com ele.
vitinho Seedorf  botafogo oswaldo de oliveira (Foto: Alexandre Cassiano/Agência Globo)Com Seedorf em treino do Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano/Agência Globo)

Tem acompanhando o momento financeiro crítico do Botafogo?
O Botafogo sempre teve esse problema financeiro, desde a época em que eu jogava lá. As pessoas que assumem o clube não têm culpa do que acontece, são dívidas antigas, de outros comandos. Mas os jogadores têm esse pensamento até certo ponto. Quando chega a atingir a parte financeira, fica difícil para os dois, e aí é complicado. Estava acompanhando. Conseguia ver os jogos no fim de semana, porque costumam ser mais cedo. Esse momento do Botafogo não é de agora. É difícil falar porque só quem é jogador e está ali sabe como é. O Botafogo, desde a época em que eu estava, nunca tirou o pé por causa dos problemas financeiros. Mas chega uma que os jogadores já não têm mais paciência, fica difícil para a direção e os jogadores.
Depois do 7 a 1 na Copa, começou a se falar que o talento do jogador brasileiro acabou, que a base não forma bem. Para um cara que é talentoso, que é de habilidade, como é ouvir isso? Concorda?
Quando esse tipo de coisa acontece alguém sempre tem que falar alguma coisa. E acabam dando opiniões que não têm lógica. Acho que não tem nada a ver. As coisas não acontecem por acaso. Se o Brasil teve de perder daquele jeito, é para poder melhorar, para poder aprender, recomeçar a formação. Lá na Rússia todos os caras que jogam comigo querem ser brasileiros. Quando a gente brinca de altinha, dizem que são brasileiros. Todo mundo fala isso. Você vê que o que aconteceu tinha que acontecer para poder reformular. E isso não foi só com o Brasil. A Espanha foi eliminada na primeira fase da Copa do Mundo. O Barcelona era o melhor time. Isso é de momento, todos passam por momento difícil. Não vai ser só com o Brasil. Temos de ver dessa forma. Se os brasileiros pensarem assim, que o talento acabou, fica difícil. A gente que é jogador nunca vai pensar. Vamos pensar em vencer, em botar nossa bandeira na parte mais alta da tabela.
O jogador brasileiro sempre vai ter esse encanto. Não adianta. É essa alegria de jogar futebol que mostrou na época do Pelé, do Ronaldo, do Rivaldo, Ronaldinho. Se pegar o talento, se quer falar de talento, vai procurar o Brasil em primeiro lugar para falar de talento. O talento do Brasil nunca vai morrer.
Vitinho
Jogador brasileiro ainda é o mais talentoso? É o mais especial?
Se você pegar na lista dos melhores do mundo, né? O número de brasileiros é maior do que de qualquer outro país. Então o jogador brasileiro sempre vai ter esse encanto. Não adianta. É essa alegria de jogar futebol que mostrou na época do Pelé, do Ronaldo, do Rivaldo, Ronaldinho. Se pegar o talento, se quer falar de talento, vai procurar o Brasil em primeiro lugar para falar de talento. O talento do Brasil nunca vai morrer.
Você citou Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho. São caras que já jogaram os Jogos Olímpicos e não conseguiram ganhar. Você, como torcedor, admirador desses jogadores, fica se perguntando como eles não conseguiram ganhar o ouro olímpico, já que são tão talentosos. E a cada quatro anos persiste essa busca pela medalha inédita.  
Eu penso assim: se esses craques não ganharam, estão deixando para a gente (risos). Não dava para eles ganharem tudo, tinham que deixar para quem está chegando. É dessa forma que devemos pensar. Se não ganharam até agora, é porque nós, que estamos chegando para ser a nova geração da Seleção, vamos ganhar. A gente tem que levar nessa linha. Se não aconteceu, são outros que vão conquistar essa medalha. Eles já conquistaram Mundial, então essa inédita vai ter que ser por nós.

Auditor que julgou Grêmio pede licença após supostos posts racistas

Graiche havia postado reprodução de imagens que ironizavam pessoas negras; presidente do STJD, Caio Rocha confirma a instauração de uma sindicância

Por Rio de Janeiro
Postagem de auditor do STJD gerou polêmica nas redes sociais (Foto: Reprodução)Postagem de auditor do STJD gerou polêmica nas redes sociais (Foto: Reprodução)
O auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) Ricardo Graiche pediu licença do cargo nesta quinta-feira, após supostos posts de cunho racista de sua autoria terem circulado nas redes sociais. Responsável por um dos cinco votos que excluíram o Grêmio da Copa do Brasil, na quarta-feira, por injúrias raciais de torcedores contra o goleiro Aranha, do Santos, o magistrado será investigado pela corregedoria do tribunal pelas postagens.
Graiche enviou um documento endereçado a Fabrício Dazzi, presidente da Comissão Disciplinar do STJD, em que pede, em forma de "antecipação", abertura de procedimento especial de inquérito e licenciamento imediato do cargo de auditor da 3ª Comissão Disciplinar, para que "o processo tenha garantida total transparência".
- Para que eu possa explicar e esclarecer todos os fatos, que em nenhum momento se revestem do manto do racismo ou da injúria racial - defendeu-se no documento.
O presidente do STJD, Caio Rocha, confirmou a instauração de uma sindicância, também por meio de uma nota. Nela, Caio Rocha diz que, caso as suspeitas se confirmem, seriam "incompatíveis, pelo menos em tese, com a conduta ilibada que a Lei exige dos membros da Justiça Desportiva".
ricardo graiche stjd licença (Foto: Reprodução)Documento em que Ricardo Graiche pede licença do STJD (Foto: Reprodução)

As imagens foram publicadas em 2012 no perfil oficial de Graiche. Em uma delas, uma criança negra aparece enrolada em um rótulo de refrigerante, seguida da pergunta: “Quer um gole?”  e uma risada do auditor. Em outra postagem, ele ri de um homem negro que aparece pendurado em um poste de luz, supostamente fazendo ligações clandestinas de energia elétrica, com a inscrição #somostodosmacacos. Ele também postou uma foto da mão de um negro simulando um chocolate.
Logo após a repercussão das imagens, Graiche deletou sua conta no Facebook e apagou as publicações. De acordo com a assessoria de imprensa do STJD, o auditor não irá se pronunciar sobre o caso. Em entrevista ao GloboEsporte.com na tarde desta quinta-feira, o corregedor do STJD, Ronaldo Botelho, descarta qualquer mudança no resultado do julgamento que puniu o Grêmio. Segundo o corregedor, o material será analisado, e Graiche será ouvido para esclarecer os fatos.
- Eu preciso saber em que condições isso ocorreu, se foi ele mesmo quem postou, em que circunstâncias. A tendência é que o inquérito seja aberto, mas só posso confirmar isso depois dessa investigação - disse.
Caso o inquérito seja aberto, o corregedor terá 60 dias para concluí-lo. Caso a irregularidade seja constatada, ele oferecerá denúncia à procuradoria.
Fotos facebook racismo auditor Ricardo Graiche grêmio (Foto: Reprodução)Fotos em rede social de Ricardo Graiche foram apagas após repercussão (Foto: Reprodução)

No México, Assis brinca sobre futuro de R10: "Tem proposta até da lua"

Irmão confirma interesse da Índia pelo craque, despista sobre América-MEX e diz que destino do ex-camisa 10 do Atlético-MG será definido em breve

Por GloboEsporte.com
Sem contrato desde o dia 28 de julho, quando deixou o Atlético-MG, Ronaldinho ainda não sabe por qual clube seguirá a carreira. Porém, seu irmão e empresário, Roberto Assis, revela que opções não faltam na mesa do craque. Do México, em contrato por telefone com o GloboEsporte.com, o agente até brincou com o número de ofertas que o meia já recebeu:
- Tem proposta até da lua!
FRAME - assis Ronaldinho gaúcho coletiva (Foto: reprodução Rede Globo)Assis em uma das muitas coletivas realizadas para falar do futuro do irmão (Foto: reprodução Rede Globo)



Assis e Ronaldinho estão no país para um evento, o que gerou muita especulação de uma possível ida do jogador para o futebol mexicano, mais precisamente para o América-MEX. Amigos do atleta chegaram a publicar em redes sociais mensagens de despedida, dando a entender que o meia ficaria por bastante tempo no México. O empresário, porém, despistou sobre a possibilidade do irmão atuar por lá:
ronaldinho gaucho evento (Foto: Reprodução)Cartaz apresenta presença de Ronaldinho no México (Foto: Reprodução)
- Estamos aqui para participar de um evento da Telmex, empresa do bilionário da comunicação Carlos Slim que se chama “México Século XXI”. Está aqui a Hillary Clinton, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, o ator Antonio Banderas, o Ronaldo... Estamos aqui supertranquilos. Não viemos negociar.
Quando perguntado sobre uma possível proposta de uma nova liga criada na Índia, que recentemente acertou a contratação dos craques Del Piero e Trezeguet, além do treinador Zico, Assis confirmou o interesse:

- Recebemos convite deste projeto da nova liga. Um projeto de curto prazo. Não há nenhuma resposta em definitivo, mas gostamos muito do que ouvimos.

A Indian Super League (ISL) foi criada pela empresa inglesa IMG para tentar popularizar o futebol no país. Serão oito clubes, cada um representando uma região do país, com sete estrangeiros, um treinador conhecido e uma “estrela” do futebol mundial. A competição começa em outubro, com todos times se enfrentando em um turno único. O torneio, que terá semifinais e final, vai até o 22 de dezembro.

Por fim, Assis garantiu que em breve o destino de seu irmão será revelado:

- Tem muita coisa se definindo ainda nos mercados mundo afora. Estamos ouvindo a todos. Em breve, teremos novidades.