quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Hamilton adota "pé atrás" com Nico: "Confiança é palavra forte demais"

Após ter sido prejudicado pelo companheiro de equipe em Spa-Francorchamps,
piloto inglês afirma que confiar não faz parte do universo dos esportes a motor

Por Monza, Itália
Duas semanas depois do intenso duelo travado em Spa-Francorchamps, Nico Rosberg e Lewis Hamilton continuam sendo bombardeados por perguntas sobre o polêmico toque que tirou da Mercedes a vitória quase certeira no GP da Bélgica. Com os ânimos acalmados, os companheiros de equipe defendem um discurso de harmonia e reconciliação. Entretanto, Hamilton admite que estará com o "pé atrás" em relação ao companheiro na etapa deste fim de semana, o GP da Itália, em Monza. Questionado se voltará a confiar no alemão, o inglês foi bastante claro:

- Confiança é uma palavra forte demais e não é algo que eu possa aplicar às corridas do automobilismo. Naturalmente, eu e Nico estamos correndo há muito tempo e acredito que temos que criar uma base sólida para trabalharmos juntos. (...) Quando você está duelando com seu companheiro de equipe, são adversários ferrenhos. Mas é realmente importante manter o respeito e eu tive o prazer de trabalhar com poucos pilotos, e cada um deles foi difícil de encarar, de maneiras diferentes. Acho que, no geral, nós não tivemos muitos problemas na maior parte do tempo. E é assim que eu espero que possamos avançar - afirmou Lewis, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira.
O espanhol Fernando Alonso ficou entre os dois pilotos da Mercedes na coletiva desta quinta-feira (Foto: Getty Images)O espanhol Fernando Alonso ficou entre os dois pilotos da Mercedes na coletiva desta quinta-feira (Foto: Getty Images)



Apontado pela própria Mercedes e pela opinião pública como culpado pelo toque em Lewis ainda na segunda volta do GP da Bélgica, Nico Rosberg disse que aproveitou o intervalo antes de Monza para refletir sobre a situação. O alemão, que foi multado pelo incidente, reconheceu que não ficou orgulhoso de sua conduta na pista e disse que compreendeu as vaias que recebeu da torcida durante o pódio da etapa belga.

- Eu definitivamente não fiquei orgulhoso pela maneira como as coisas aconteceram em Spa. Eu realmente quero contribuir para o meu esporte, entre aspas, porque eu quero que seja o esporte mais divertido do mundo. Se eu puder ser capaz de contribuir para isso ao longo da temporada, então ficarei feliz. (...) É claro que não foi uma sensação agradável ouvir as vaias para mim. Mas eu entendo, porque os fãs queriam assistir a uma corrida emocionante e a uma grande batalha entre Lewis e eu, mas isso não aconteceu. Eu entendo a insatisfação e aceito isso - lamentou o líder do campeonato.

Em Monza, a Mercedes apostará em boxes totalmente divididos entre as equipes dos dois pilotos. Apesar disso, Lewis e Nico acreditam que o espírito de coletividade não será afetado, e que os mecânicos conseguirão trabalhar em conjunto em momentos de maior sufoco, como nos pit stops. O discurso da dupla é de não voltar a prejudicar o desempenho da escuderia alemã em detrimento da rivalidade interna. Na Bélgica, a RBR e o australiano Daniel Ricciardo acabaram aproveitando o incidente entre os dois pilotos para conquistar a vitória.
Em Monza, Lewis Hamilton diz que confiança não faz parte do universo da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)Em Monza, Lewis Hamilton diz que confiança não faz parte do universo da Fórmula 1 (Getty Images)
- Temos uma equipe muito profissional e eles só querem ganhar. Então, eles vão trabalhar duro, o máximo que puderem. Além disso, os mecânicos dos boxes trabalham coletivamente para os pit stops. Eu acho que todo mundo estará trabalhando a todo vapor neste fim de semana. Eles sabem que temos a chance de emplacar uma dobradinha no pódio e também de somar pontos importantes para o Mundial de Construtores, então acho que darão tudo de si - avaliou Lewis.

- De forma geral, eu acho que temos presenciado uma rivalidade saudável ao longo da temporada, inclusive dentro da equipe. É por isso que estamos onde estamos. Nós temos o melhor carro e temos a melhor equipe neste momento. Isso é porque trabalhamos bem juntos, como um time. Se o grupo não funcionasse bem junto, não seria possível dominar o campeonato como estamos fazendo agora. Então, acho que essa é a melhor prova de que conseguimos fazer isso - completou Nico.

Alonso recusa papel de "embaixador da paz" 

A chuva de perguntas dos jornalistas sobre o incidente de Spa respingou até mesmo em Fernando Alonso. O espanhol da Ferrari foi questionado sobre a possibilidade de exercer o papel de "embaixador da paz" entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Em 2007, o bicampeão mundial teve uma passagem turbulenta pela McLaren, então equipe de Hamilton, e teria ficado incomodado com um suposto favorecimento do time ao piloto inglês. Mas, atualmente, os dois pilotos são bons amigos no circo da Fórmula 1. Mesmo assim, Alonso prefere não tomar partido na briga interna que esquentou a disputa pelo título desta temporada.

- Ah, eu definitivamente não posso ser embaixador da paz. É verdade que em 2007 não funcionou como queríamos. Mas, como já disse muitas vezes, não foi por causa de um problema com Lewis. Tínhamos uma relação muito profissional e éramos pessoas muito competitivas dentro do mesmo time. Não deu certo porque a equipe... Eu não estava feliz com algumas das filosofias, e preferi aproveitar a chance de ir para outro lugar no ano seguinte. Mas hoje, eu e Lewis ainda temos um ótimo relacionamento, e tenho certeza que ele e Nico vão superar isso. Eles estão em posição privilegiada, que é ter condições para lutar pelo título mundial. Os pilotos que estão fora dessa briga vão tentar aproveitar ao máximo esta bela batalha. O esporte é feito deste tipo de coisa. Eles têm um belo problema: lutar pelo título - brincou Alonso.
Ex-companheiro, Fernando Alonso diz que Lewis Hamilton conseguirá superar crise com Nico Rosberg (Foto: Getty Images)Ex-companheiro, Alonso diz que Lewis Hamilton conseguirá superar crise com Nico Rosberg (Foto: Getty Images)



GP DA ITÁLIA - FIQUE LIGADO NOS HORÁRIOS!
Horários GP Itália (Foto: Editoria de arte)

A TV Globo transmite ao vivo o GP da Itália, válido pela 13ª etapa da temporada 2014, neste domingo, 7 de setembro, a partir das 8h35 (horário de Brasília). No sábado, o canal passa os momentos decisivos da sessão que define o grid de largada no sábado, às 9h40. O SporTV exibe o treino classificatório na íntegra às 9h, além das atividades livres no circuito de Monza. Nico Rosberg e Lewis Hamilton (Mercedes) brigam pela taça. Daniel Ricciardo (RBR) corre por fora. Confira a classificação completa.
gp italia circuito formula 1 (Foto: Editoria de Arte)






Nenhum comentário:

Postar um comentário