domingo, 7 de outubro de 2012

Exame aponta lesão no joelho, e
Valdivia está fora do Brasileirão

Previsão de recuperação é de dois meses, e meia chileno desfalca
o Palmeiras na reta final da luta contra o rebaixamento no nacional

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
208 comentários
O Palmeiras ficou sem Valdivia para a reta final do Brasileirão. O meia machucou o joelho esquerdo na derrota por 3 a 0 para o São Paulo, no último sábado, no Morumbi, e um exame feito neste domingo constatou lesão no ligamento colateral medial. Com previsão de recuperação de dois meses, o jogador dificilmente voltará a campo antes da última rodada, dia 2 de dezembro, desfalcando o Verdão na luta contra o rebaixamento à Série B.
Valdivia pode até mesmo voltar a jogar apenas em 2013, uma vez que a esperança do clube em contar com o jogador seria numa eventual final da Copa Sul-Americana - a competição termina no dia 12 de dezembro. A informação foi divulgada pelo site oficial do clube.
Após uma dividida com o zagueiro Edson Silva, Valdivia bateu o joelho no chão e sentiu muitas dores, mas continuou em campo por cerca de 15 minutos. No entanto, teve de deixar o gramado por não aguentar mais caminhar.
Valdivia, São Paulo e Palmeiras (Foto: Alex Silva / Agência Estado)Valdivia chegou a ser socorrido por Rogério Ceni (Foto: Alex Silva / Agência Estado)
Na saída de campo, Valdivia precisou ser carregado pelo atacante Obina e por um massagista do Palmeiras. O Mago fez tratamento com gelo ainda no vestiário do Morumbi, antes de deixar o estádio com o joelho enfaixado. Caminhando com o auxílio de uma muleta e acompanhado por um segurança, foi embora em silêncio, com cara de poucos amigos.
O Choque-Rei era o oitavo jogo seguido do jogador. Recentemente, ele admitiu que vinha atuando com muitas dores musculares. O lance no clássico, porém, foi tratado como uma infelicidade.

Teve Isso! Choro de craque, greve de maqueiros e faixa em prédio vizinho

Curiosidades do futebol brasileiro no fim de semana têm ainda goleada inusitada, ídolo cavalheiro e reencontro entre pai e filho no alambrado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
36 comentários
O domingo de eleições deixou o fim de semana futebolístico mais curto. As rodadas de todos os campeonatos pelo Brasil foram fechadas no sábado. Nem por isso os boleiros deixaram de protagonizar lances emocionantes, curiosos, inusitados e engraçados. Confira!
Lágrimas do craque
Após abrir o placar na goleada do Atlético-MG sobre o Figueirense por 6 a 0, no Independência, com um golaço, Ronaldinho Gaúcho chorou no gramado. Ele se agachou no campo e logo foi abraçado pelos companheiros. Com os olhos cheios de lágrimas, o craque olhou e apontou para o céu. A emoção transbordou pela perda do padrasto recentemente e a doença de sua mãe, Dona Miguelina. Com uma atuação de destaque, R49 ainda fez mais dois gols, sendo um de falta e outro de pênalti, além de dar o cruzamento para o zagueiro Réver marcar e o passe para Bernard balançar a rede.
Seedorf cavalheiro
Ao sair para o intervalo no clássico entre Botafogo e Fluminense, no Engenhão,  Seedorf acabou ajudando uma repórter, que estava caindo na beira na pista de atletismo, a se levantar. Na hora de descer a escada que dá no vestiário, ele olhou para torcida, cerrou o punho e pediu vibração dos torcedores. Apesar do apoio, o Glorioso perdeu por 1 a 0 para o Tricolor, que continua na liderança do Campeonato Brasileiro, com 62 pontos. Já o Botafogo é o sétimo com 40 pontos.
Reencontro entre pai e filho
Antes da partida entre Náutico e Corinthians, o volante Paulinho, do Timão, reencontrou o seu pai, que mora na cidade de Pesqueira, localizada a 200km do Recife, no alambrado do Estádio dos Aflitos. Os dois não se falavam há mais de dois anos e ficaram bastante emocionados ao se reverem. Os pais do jogador se separaram quando ele ainda era muito pequeno. Para Paulinho, a alegria só não foi maior porque o Corinthians acabou derrotado por 2 a 1. É o mundo da bola reaproximando famílias.
Fogo amigo
O Joinville, que ainda luta pelo acesso para a elite do futebol brasileiro, apenas empatou fora de casa em 1 a 1 com o Barueri, que está na penúltima posição com 18 pontos. O resultado poderia ser ainda pior para o clube catarinense graças a uma falha do goleiro Ivan. Após receber a bola numa cobrança de lateral, ele acabou se enrolando ao tentar sair jogando e a entregou nos pés de Magrão, que deu um giro e chutou, mas a bola saiu pela linha de fundo. Com o resultado, o JEC chegou aos 48 pontos, na sexta posição.
Na hora certa e no lugar certo
Na luta pelo título da Série B do Campeonato Brasileiro, o Criciúma empatava em casa com o Ceará até os 48 minutos do segundo tempo. Foi quando o atacante Zé Carlos dividiu a bola com o goleiro Dionantan e chutou para marcar o gol da vitória do Tigre por 2 a 1. Enquanto Bruno Mineiro e Fred são os artilheiros da Série A com 14 gols, Zé Carlos já balançou as redes adversárias 22 vezes na Série B. Com o triunfo, o Criciúma continua na segunda colocação com 58 pontos, dois a menos que o Vitória-BA.
Chuva de gols
Atlético-PR e América-MG se enfrentaram no Ecoestádio, em Curitiba, num horário pouco habitual, às 14h. No entanto, isto não impediu que as duas equipes, que ainda lutam por uma das quatro vagas na elite do futebol brasileiro em 2013, fizessem uma partida emocionante com muitos gols, várias viradas e com o resultado decidido nos instantes finais. O jogo seguia empatado até os 49 minutos do segundo tempo, quando Paulo Baier fez o gol que garantiu a vitória do Furacão por 5 a 4 após um tremendo bate-rebate na pequena área do Coelho.
Homenagem à Rainha da TV
Antes do clássico contra o Palmeiras, no Morumbi, o São Paulo fez mais uma homenagem a Hebe Camargo, que faleceu na semana passada. O filho da apresentadora, Marcelo Camargo, recebeu do locutor do estádio uma camisa tricolor em tributo à mãe chamada de "sexta estrela são-paulina". O tributo se deu ao som de “Como é Grande o Meu Amor por Você”, música de Roberto Carlos. Ao fim, outro presente: vitória por 3 a 0.
Homenagem Hebe, São Paulo e Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Homenagem Hebe, São Paulo e Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Demitido de madrugada e por telefone
Após a goleada de 5 a 1 sofrida para a Portuguesa, no Canindé, que manteve o  Sport na zona do rebaixamento com 27 pontos, o técnico Waldemar Lemos foi demitido por telefone na madrugada de sábado. O treinador disse que a diretoria do Leão não explicou o motivo da decisão. Ele negou ter problemas com o elenco e lamentou, afirmando que não esperava que a diretoria rubro-negra desse fim ao trabalho que ele estava realizando no clube.
Novo protesto
Ao contrário do jogo contra o Atlético-GO, na última rodada, nos Aflitos, a torcida do Náutico não pôde protestar contra a arbitragem na partida com o Corinthians. Como a diretoria alvirrubra vetou qualquer manifestação nas arquibancadas, alguns torcedores recorreram a um prédio vizinho ao estádio do Timbu para estender uma faixa e protestar. O alvo, dessa vez, foi o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que ameaçou punir o clube e o próprio Náutico.
Protesto contra o Náutico e CBF nos Aflitos (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Protesto contra o Náutico e CBF nos Aflitos (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Greve de maqueiros e gandulas
Na partida entre Ipatinga e Guarani, no Estádio Lamegão, pela Série B, o empate por 0 a 0 foi o que menos chamou a atenção. Uma greve por causa do atraso no pagamento dos salários provocou a falta de maqueiros e até gandulas no estádio. Sem ninguém para fazer o serviço, os próprios funcionários da divisão de base do Ipatinga exerceram a função de maqueiro, mas sem muita habilidade. Uma cena realmente inusitada. O Ipatinga está na lanterna da competição com 18 pontos, enquanto o Bugre está em décimo segundo lugar, com 37 pontos.
Carreata do Galo
Centenas de torcedores do Atlético-MG fizeram uma carreata para acompanhar o percurso do ônibus alvinegro da Cidade do Galo até o estádio Independência antes da partida contra o Figueirense. A empolgação era percebida não só pelo número de atleticanos, mas pela empolgação com a qual “escoltavam” o veículo. Uma grande mancha em preto e branco, com camisas e bandeiras, se estendeu por várias avenidas da grande Belo Horizonte. O apoio deu resultado, já que o Galo goleou o Figueirense por 6 a 0.
Carreata do Atlético-mg (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Carreata do Atlético-MG (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
Goleada inusitada
Um placar incrivelmente incomum aconteceu neste sábado, em jogo válido pelo Campeonato Tocantinense sub-19. No Estádio Zizão, em Miranorte-TO, o CREM venceu a Escola Paraíso por, acredite, 10 a 7. Com os dois times sem chances de classificação, a bola rolou livre, leve e solta. Solta até demais. Uma goleada diferente, no mínimo.

Wanderlei revela que pode voltar para os meio-pesados: 'A dieta é um saco'

'Cachorro Louco', que fez as últimas quatro lutas no peso abaixo, diz que
está à disposição do UFC para qualquer substituição por motivo de lesão

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
51 comentários
Wanderlei Silva se consagrou no MMA competindo na divisão até 93kg do Pride, chamada de peso-médio, onde obteve vitórias sobre grandes nomes como Rampage Jackson, Kazushi Sakuraba, Dan Henderson e Ricardo Arona. Em 2007, o "Cachorro Louco" foi para o UFC e seguiu nos 93kg, categoria lá chamada de meio-pesado, mas o desempenho abaixo do esperado o fez baixar de peso em 2010, para os médios, que no Ultimate tem o limite de 83,9kg. Desde então, foram quatro lutas, com duas vitórias, sobre Michael Bisping e Cung Le, e duas derrotas, para Chris Leben e Rich Franklin*, esta última no UFC 147, em junho passado. Esses anos não foram suficientes para que ele se acostumasse com o sofrimento da grande perda de peso. Por isso, Wanderlei já cogita retornar à sua categoria de origem.
- Estou pensando em voltar para a categoria dos meio-pesados. A dieta é um saco, né?! - revelou o lutador, em entrevista por telefone ao SPORTV.COM.
Wanderlei Silva e Rich Franklin na pesagem do UFC (Foto: Washington Alves / inovafoto)Wanderlei Silva e Rich Franklin na pesagem do UFC 147, em BH (Foto: Washington Alves / inovafoto)
Ele faz mistério e não dá pistas sobre quando e contra quem volta a lutar no octógono, mas se diz pronto para substituir alguém que sofra alguma lesão de última hora:
- Estou descansando um pouco, na verdade. Estou treinando, mas não em ritmo de competição. Com o corpo sadio, mantendo o carro bem ligado, porque do jeito que está a coisa... O Bonnar acabou de ser chamado para lutar contra o melhor do mundo. São muitos atletas se lesionando. Então, tudo pode acontecer. Fico pronto em três semanas. Para qualquer emergência estarei à disposição.
* Nota da redação: a luta contra Rich Franklin não ocorreu pelos médios, mas em um peso combinado de 86,2kg. Isso porque o americano foi escalado de última hora para substituir Vitor Belfort, que lesionou a mão, e não teria tempo suficiente para chegar ao peso de 83,9kg.

Patricia Amorim, Andrade e Marcos Braz não conseguem se eleger no Rio

Presidente do Flamengo tentava o terceiro mandato de vereadora. Multicampeão Andrade tem boa votação, mas bate na trave. Ex-vice vai mal

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
80 comentários
Patricia Amorim, flamengo (Foto: Flickr / AmbevBrasil)Patricia Amorim tentava o terceiro mandato
(Foto: Flickr / AmbevBrasil)
Os candidatos ligados ao Flamengo não foram felizes nas eleições municipais deste domingo, no Rio de Janeiro. Patricia Amorim, presidente do clube, tentava o terceiro mandato de vereadora mas não foi feliz. Sua coligação,  PMDB-PSC, conseguiu eleger 15 vereadores, mas a flamenguista acabou na 19ª posição. Patricia teve 11.687 votos. Resta a esperança de alguns dos eleitos serem aproveitados em secretarias pelo prefeito Eduardo Paes, do PMDB, abrindo assim novas vagas para candidatos do mesmo partido.
Andrade, multicampeão como jogador e técnico do Rubro-Negro, chegou perto, mas não pôde comemorar. O Tromba, que teve o apoio de Zico ao longo de sua campanha, ficou à frente de muitos candidatos eleitos, com 16.609 votos. Entretanto, seu partido, o PSDB, só conseguiu votação para eleger seus dois primeiros candidatos. Andrade acabou em terceiro. Ele é o primeiro da fila caso algum dos eleitos por seu partido seja chamado para assumir outro cargo.
Outro rubro-negro que tentou a sorte na eleição foi Marcos Braz (PSB), ex-vice de futebol do clube. Ele teve 2.268 votos e ficou longe de conseguir uma vaga.

Ainda curtindo férias pós-Jon Jones, Vitor Belfort vai à praia com a família

Nos EUA, carioca posta foto no Twitter ao lado de Joana Prado e dos filhos

Por SporTV.com Rio de Janeiro
77 comentários
Vitor Belfort ainda está curtindo férias após o duelo contra o americano Jon Jones, no UFC 152, no último dia 22, quando foi derrotado por finalização. O lutador carioca tem aproveitado o tempo livre para ficar com a família e postou neste domingo uma foto em uma praia dos Estados Unidos, ao lado da esposa, Joana Prado, e dos filhos, Davi, Kyara e Vitória.
Vitor Belfort ao lado esposa Joana Prado e dos filhos em praia dos EUA (Foto: Reprodução / Twitter)Vitor Belfort com a esposa, Joana Prado, e os filhos em praia dos EUA (Foto: Reprodução / Twitter)

Dennis Hallman revela problemas pessoais que o tiraram do UFC

Lutador precisava do dinheiro da bolsa para poder brigar pela guarda da filha com a ex-mulher, a quem ele acusa de ter problemas com vício em drogas

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
4 comentários
Dennis Hallman mma UFC (Foto: Divulgação/UFC)Dennis Hallman foi demitido pelo UFC após não poder
lutar contra Thiago Tavares (Foto: Divulgação/UFC)
Depois de se apresentar com cerca de 3,5kg acima do peso para o "UFC: Browne x Pezão", o que fez a Comissão Atlética de Minnesota impedi-lo de lutar contra o brasileiro Thiago Tavares, o veterano Dennis Hallman finalmente revelou os problemas pessoais pelos quais passou nos últimos meses. As dificuldades o atrapalharam na preparação para o combate e forçaram Dana White a demití-lo, mesmo pagando a bolsa de vitória ao lutador. Em entrevista dada ao ex-lutador Frank Trigg, do programa "MMA Oddsbreaker", Hallman finalmente pôs fim ao mistério.
- Estive envolvido em uma disputa brutal pela guarda da minha filha com a minha ex-mulher, que passa por problemas com drogas. Tive sérios problemas nervosos durante o corte de peso, e só queria lutar para ter o dinheiro necessário para conseguir recuperar a minha filha.
Informados sobre os problemas de Hallman, e também cientes da proibição de o atleta lutar no evento, o matchmaker Joe Silva e o presidente Dana White decidiram pagá-lo com a bolsa por vitória, para que ele tivesse condições de assumir os gastos com o processo pela guarda da filha. Mas não tiveram opção a não ser demití-lo.
Joe Silva teria dito a Hallman que, se ele se apresentasse bem em eventos menores e batesse o peso em todas as suas lutas, teria chances de voltar ao UFC no futuro. Hallman, que luta profissionalmente desde 1996, tem 36 anos de idade, e um cartel de 68 lutas na carreira, com 51 vitórias, 14 derrotas, dois empates e uma luta sem resultado.

Marcelo Oliveira celebra vitória, mas reconhece: 'Acabou sendo sofrido'

Técnico admite que Vasco não soube aproveitar vantagem numérica, mas volta a lembrar retrospecto do Atlético-GO contra times no topo da tabela

Por GLOBOESPORTE.COM Goiânia
12 comentários
Um jogador a mais em campo, apoio da torcida longe de casa e pressão sobre o rival. Porém, mesmo assim, com alguns sustos na defesa. A vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Atlético-GO (veja os lances no vídeo ao lado), na tarde deste sábado, no Serra Dourada, foi sofrida, e o técnico Marcelo Oliveira atribuiu a dificuldade encontrada no jogo à precipitação do time. Ele elogiou os jogadores que entraram no segundo tempo, casos de Felipe, Marlone e Fellipe Bastos.
- O futebol hoje é muito físico. Você com um jogador a mais, supõe-se que tenha uma vantagem imensa, técnica e tática também. Nós não soubemos aproveitar essa vantagem no primeiro tempo, estávamos um pouco precipitados no último passe, fazendo alguns lançamentos, e pior é que com chances do adversário chegar uma ou duas vezes. Após as mudanças, houve uma pressão muito maior, e aí perdemos gols. Algumas oportunidades bem claras onde a gente bateu para cima, ou um pouco prensado. Acabou sendo um pouco sofrido, mas vitória é vitória, temos que celebrar - analisou o comandante.
O treinador também lembrou o retrospecto do Atlético-GO para valorizar seu suado triunfo. O adversário rubro-negro, apesar de estar na briga contra o rebaixamento, tem atrapalhado os times que estão brigando pelas primeiras posições do campeonato. A equipe já venceu o Fluminense, o São Paulo e já empatou com o Atlético-MG fora de casa, por exemplo.
Marcelo Oliveira, Atlético-Go e Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Marcelo Oliveira faz sinal de positivo, apesar da demora para sair o gol (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
- O Atlético-GO, como levou o gol muito tarde, ficou ali atrás com duas linhas de quatro, fechando, causando as maiores dificuldades possíveis para o Vasco. E é uma característica deles no campeonato apertar contra os grandes, ou pelo menos os que estão lá na frente.

Com 50 pontos, o Vasco segue em quarto lugar no Campeonato Brasileiro, quatro pontos à frente do São Paulo, primeiro time fora do G-4 e próximo compromisso da equipe, quarta-feira, às 21h50, em São Januário. Na briga pelo título, porém, o time está 12 pontos atrás do líder Fluminense, que voltou a vencer no fim de semana e continua sobrando.

Marlone admite ansiedade na estreia e tem iniciativa elogiada pelo técnico

Meia joga por 30 minutos na vitória sobre o Atlético-GO, cria chances
em meio à pressão, mas leva até cartão amarelo por simular falta

Por GLOBOESPORTE.COM Goiânia
14 comentários
No misto de pressão e nervosismo do Vasco para furar a retranca do Atlético-GO, nesse sábado, no Serra Dourada, e vencer por 1 a 0 (confira os melhores momentos) Marlone estreou nos profissionais também com sua dose de ansiedade. Entrou aos 17 minutos do segundo tempo, no lugar de Carlos Alberto, e teve tempo para fazer um pouco de tudo em campo, para começar a escrever sua história: jogada individual, conclusões a gol e até levar um cartão amarelo.
Logo em seu primeiro lance, o meia, recém-promovido das categorias de base do clube, fintou o zagueiro pelo lado direito da área e bateu para o meio, sem que um companheiro chegasse para concluir. Pouco depois, desperdiçou uma chance, ao errar um voleio. Mais tarde, em meio ao abafa cruz-maltino, caiu no gramado e foi advertido por uma suposta simulação de falta.
- A gente fica um pouco ansioso, é estreia, né? Mas graças a Deus saio com a vitória nesse jogo. O Vasco é isso aí - resumiu Marlone, tímido, antes de ir para o vestiário.
Números da estreia de Marlone:

Finalizações: 2
Passes errados: 1
Roubadas de bola: 1
Faltas cometidas: 2
Faltas recebidas: 2
O técnico Marcelo Oliveira elogiou a iniciativa da promessa, a quem já havia elogiado e buscou no elenco dos juniores às pressas para compor a relação para o duelo com o Dragão. O novo camisa 31 (número que foi de Juninho em 2000) havia feito um golaço contra a Ponte Preta, terça-feira, pela Copa do Brasil Sub-20, e, a princípio, não voltaria agora.
- Carlos Alberto estava desgastado, o campo é fofo e o clima é bem seco. Marlone entrou, teve boa movimentação, procurou as jogadas, teve chances de bater duas vezes a gol. Estou satisfeito. É um garoto que vai crescer bastante e nos ajudar - aposta.
Quando vê Juninho ser decisivo ao mesmo tempo em que surgem garotos como Marlone, Jhon Cley e Luan, que vem aproveitando bem as chances no Vasco, a animação do chefe cresce ainda mais, a ponto de projetar um trabalho vencedor nas próximas competições.
- Essa mescla de experientes e jovens com vigor, poder físico e vontade, pode fazer do Vasco um time competitivo e cada vez mais capaz de ser campeão - disse.
Marlone foi citado, inclusive, como um dos potenciais substitutos do próprio Carlos Alberto, que recebeu seu terceiro cartão amarelo na partida e está suspenso do jogo contra o São Paulo, que está quatro pontos atrás, nesta quarta-feira, às 22h, em São Januário.
Marlone, Atlético-Go e Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Marlone teve estreia participativa no segundo tempo contra o Atlético-GO (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)

Vascaínos comparam abraço de Juninho e Felipe com o de Edmundo e Romário


sáb, 06/10/12
por meiodecampo |
categoria Vasco da Gama
A vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO trouxe aos vascaínos, além das comemorações pelo resultado, lembranças do passado. O gol do triunfo no Serra Dourada teve passe de Felipe, finalização de Juninho e abraço da dupla na comemoração. A cena fez a torcida recordar do abraço entre Edmundo e Romário, após um dos três gols sobre o Manchester United, durante o Mundial de Clubes da Fifa no ano 2000.
Na época, Edmundo e Romário eram desafetos e não tinham uma boa relação dentro e fora de campo. Já o caso de Juninho e Felipe é um pouco diferente. Os dois meias não têm uma relação próxima, mas não tem problemas no relacionamento profissional. Compare as fotos:

Thiago Silva: 'Não estamos
na Seleção de sacanagem'

Capitão da equipe de Mano revela que atuou machucado pelo Brasil e diz
'que a torcida brasileira era mal acostumada e por isso vaia o grupo atual'

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
10 comentários
Com 15 minutos de jogo (final olímpica) eu senti uma lesão e ainda joguei contra a Suécia, logo após as Olimpíadas"
Thiago Silva, sobre problema na coxa direita na final dos Jogos Olímpicos
Pressão. A palavra mais citada atualmente para definir o momento da Seleção e do técnico Mano Menezes. Homem de confiança do treinador, Thiago Silva pede calma. Capitão e valorizado com a transferência do Milan para o Paris Saint-Germain por R$ 110 milhões, o zagueiro acabou ficando fora das partidas contra África do Sul, em São Paulo, e China, no Recife, por causa de uma lesão muscular sofrida na final olímpica e que só foi curada após os amistosos. Da França, viu o Brasil vencer sendo vaiado em casa e teve que explicar aos novos companheiros o motivo de tantas críticas. Mais: a cobrança em cima de Neymar tem preocupado o atleta, que teme pelo fim da alegria do camisa 11 do Santos.
- Falei que a torcida brasileira era mal acostumada e por isso vaiava o grupo atual. Um craque nasce a cada dez anos ou mais. Não se nasce um Pelé, um Romário ou um Ronaldo todo ano. Tivemos todos esses craques e, agora, nós temos o Neymar. E é muito triste quando se vaia o nosso melhor jogador. Ele faz de tudo para dar alegria ao povo, é um cara alegre e temos que passar isso para ele também. Ele pode perder a alegria de jogar futebol.
Logo aos 15 minutos do primeiro tempo da final das Olimpíadas de Londres, contra o México, em Wembley, Thiago sentiu um problema muscular. Mesmo assim, o defensor seguiu em campo e concluiu os 90 minutos do duelo que culminou com a derrota da seleção brasileira por 2 a 1 e a perda da medalha de ouro. Quatro dias depois, mesmo com dores na coxa direita, ele voltou a defender a seleção brasileira em amistoso contra a Suécia, em Estocolmo, e agravou o problema. Mas por que se arriscar em um jogo que não valia três pontos? O “Monstro” tem a resposta na ponta da língua: pressão sobre a Seleção, ameaças de demissão a Mano e criticas de todos os lados.
Mosaico Thiago Silva (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Fluminense, Milan, PSG e Seleção: Thiago Silva se consolida entre os melhores do mundo (Fotos: Agências)
Por conta da situação complicada, a estreia do zagueiro pelo PSG só ocorreu no dia 18 de setembro, pela Liga dos Campeões, um mês após o duelo contra os suecos. No confronto diante do Dínamo de Kiev, no Parc des Princes, triunfo por 4 a 1, com um gol do "Monstro" ainda no primeiro tempo.
- Com 15 minutos de jogo eu senti uma lesão e ainda joguei uma partida contra a Suécia, logo após as Olimpíadas. Vi que o pessoal estava precisando de mim e me propus a fazer esse sacrifício. Logo após a derrota para o México, a pressão em cima do grupo era grande. Não poderia falar que não queria jogar... Foi tudo pensando no grupo, não deixaria os meus companheiros na mão e muito menos o treinador - disse.
Apesar de não ter participado dos amistosos contra a África do Sul e China, Thiago Silva acompanhou o desempenho da Seleção. No primeiro duelo, vitória por 1 a 0 e vaias dos torcedores no Morumbi. Na outra partida, triunfo por 8 a 0 sobre os asiáticos. Mas foi o apupo dos paulistanos que incomodou o capitão do time canarinho.
- Fico triste porque temos feito tudo com prazer, com a maior disposição. Não estamos ali de sacanagem ou por dinheiro. Estamos ali porque amamos a nossa Seleção, o nosso país - desabafou o zagueiro.
Durante a entrevista, Thiago Silva também falou do retorno de Kaká, com quem atuou no Milan por vários anos, à seleção brasileira e da difícil adaptação à capital francesa. Acostumado a Milão, o jogador ainda tem sofrido em Paris, principalmente com o idioma. Confira abaixo os principais trechos do bate-papo com defensor brasileiro.
Não estamos ali (na Seleção) de sacanagem ou por dinheiro"
Thiago Silva
GLOBOESPORTE.COM: Como você vê o retorno de Kaká à Seleção?
THIAGO SILVA
: É um jogador diferenciado, fez história no futebol. Não foi o melhor do mundo à toa, já mostrou toda a sua qualidade dentro de campo. Será mais um jogador para dividir a responsabilidade. A pressão é grande, ele é experiente e vai nos ajudar muito. Não tem jogado muito pelo Real, mas se foi convocado é porque a comissão técnica confia no trabalho dele. Com essa convocação espero que ele tenha mais oportunidades no Real. O último jogo dele foi contra a Holanda, na Copa de 2010, onde fomos derrotados. É um cara do bem, e espero que nesse retorno ele nos ajude na caminhada rumo ao Mundial.
Como viu as vaias dos torcedores paulistanos para a Seleção durante o amistoso contra a África do Sul, em setembro?
Fico triste porque temos feito tudo com prazer, com a maior disposição. Não estamos ali de sacanagem ou por dinheiro. Estamos ali porque amamos a nossa Seleção, o nosso país. Quando jogamos na Europa, independentemente se somos brasileiros ou não, ganhamos o apoio de todas as partes. Ficamos chateados com isso, mas só vai mudar com vitórias. Temos que acreditar em nosso potencial, escutar o que falam de bom. O que falam de ruim deve entrar por um ouvido e sair pelo outro. Teremos uma prévia de tudo na Copa das Confederações e precisamos saber lidar com tudo isso.
Os atletas de outros países que atuam com você na França acham estranho a seleção brasileira ser vaiada dentro de casa?É o que fico mais chateado. As pessoas que não têm nada a ver com a gente, que não tem nada a ver com o Brasil, gostam de nós. Quando jogamos no país deles, tudo muda. Na cidade do Ibrahimovic, em Malmo, e na Polônia, seremos bem recebidos. Quando achamos que seremos bem recebidos no Brasil, somos criticados, vaiados, chamados de pipoqueiros. Não gostamos, mas temos que saber lidar com isso. Jogadores de outras nacionalidades acham tudo isso muito estranho.
É preciso mais paciência por conta da renovação da Seleção?A nossa seleção tem qualidade apesar de ter vários jogadores jovens. A pressão é grande porque a reformulação é grande. Mudamos quase um time inteiro da Copa do Mundo para cá. Temos que ter paciência. Falei aos meus companheiros de clube (PSG) que a torcida brasileira era mal acostumada e por isso vaiava o grupo atual. Um craque nasce a cada dez anos ou mais. Não se nasce um Pelé, um Romário ou um Ronaldo todo ano. Tivemos todos esses craques e, agora, nós temos o Neymar. E é muito triste quando se vaia o nosso melhor jogador. Ele faz de tudo para dar alegria ao povo, é um cara alegre e temos que passar isso para ele também. Ele pode perder a alegria de jogar futebol.
thiago silva PSG treino (Foto: Agência AP)Thiago Silva durante treino do PSG (Foto: Ag. AP)
Durante a execução do hino nacional brasileiro no confronto a China, em Pernambuco, os jogadores ficaram abraçados o tempo todo. O que achou daquela atitude do grupo naquele momento?Foi um negócio legal, interessante, até pelo que eles passaram. O que passamos, me incluo nisso, foi um momento triste de jogar em nosso país e ser vaiado. Foi bacana mudar de cidade e ser bem recebido, ver todos cantando o hino... O grupo deve ter conversado de ficar mais junto, mais próximo, de estar mais focado. Nem sempre a vitória por 1 a 0 está boa para o nosso povo. Querem espetáculo, toque de letra, bicicleta, mas no futebol de hoje não é tão fácil. Hoje em dia, se você piscar é derrotado, surpreendido. Temos que acreditar mais em nós, escutar menos os que não acreditam em nosso trabalho.
Na final das Olimpíadas, você sentiu um problema muscular e, mesmo assim, seguiu em campo. Por que tomou tal atitude?Com 15 minutos de jogo eu senti uma lesão e ainda joguei uma partida contra a Suécia, logo após as Olimpíadas. Vi que o pessoal estava precisando de mim e me propus a fazer esse sacrifício. Logo após a derrota para o México, a pressão em cima do grupo era grande. Não poderia falar que não queria jogar... Foi tudo pensando no grupo, não deixaria os meus companheiros na mão e muito menos o treinador, que sempre me deixou à vontade para expressar a minha opinião. Eu me sinto um líder dessa Seleção em função do respaldo que o Mano tem me dado. Não poderia deixá-lo na mão. Sabemos que a pressão sobre o treinador era grande naquele momento e fiz de tudo para ajudar
Saindo da Seleção para o PSG, você marcou um gol logo em sua estreia pelo clube. Foi melhor do que esperava?Não esperava que fosse dessa forma, muito menos fazendo gol. É difícil para um zagueiro fazer gols. e logo na estreia eu fiz um. Foi melhor do que eu imaginava.
Como está a sua adaptação em Paris?Vou ser bem sincero. É complicado. Não estou bem ambientando na cidade ainda. Não achei casa. Essa semana é que eu vi uma que eu gostei, minha esposa gostou. Estamos estudando uma proposta para fazer ao proprietário para ver se essa questão se resolver o mais rápido possível. É uma cidade bem bonita, mas é bem difícil a vida em Paris.
E o idioma?Não temos tradutor até porque não precisamos muito. Quase todo o elenco fala italiano. Muitos vieram da Itália. Com os outros, a comunicação, às vezes, é por mímica. Estou fazendo aula para aprender um pouco mais, para pedir uma comida. Brinquei com o pessoal essa semana porque estou comendo sempre a mesma coisa no hotel. Quando eu saio, não passo fome, mas não como o que eu quero (risos). Está sendo bem interessante. Espero que daqui para frente seja ainda melhor.
Seu contrato vale até 2016. Depois, volta ao Flu?
- Se falar que eu não penso, vou estar dando uma de mentiroso. Não sei se vai ser logo após o fim de meu contrato aqui. Se vou renovar ou não, se vou para outro lugar ou não. Já falei algumas coisas com o meu empresário, disse que o pensamento é encerrar a carreira onde tudo começou para o futebol. Depois da doença, o Fluminense foi o clube que me deu respaldo para eu jogar (NR: Thiago teve tuberculose quando defendeu o Dínamo de Moscou, antes de ser contratado pelo Tricolor, em 2006).
Thiago Silva com a camisa da seleção (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)Thiago exibe a camisa das Olimpíadas: capitão e homem de confiança de Mano  (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Pacotão: rodada#28 tem recorde
de média de público do Brasilerão

Clássico entre São Paulo e Palmeiras é o mais cheio, e a
jornada tem melhor parcial de pagantes do torneio: 17.533

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
18 comentários
Por conta das eleições municipais, a rodada#28 do Campeonato Brasileiro começou na quinta-feira e foi encerrada no último sábado. As torcidas compareceram em massa, e a jornada teve a melhor média de público do torneio: 17.533 . A vitória do São Paulo sobre o Palmeiras foi a partida com mais pagantes, 34.941. Além dos gols de Luis Fabiano, os torcedores presenciaram a pintura da rodada. O volante Denilson soltou uma bomba e acertou o ângulo de Bruno, que foi o goleiro com mais defesas difíceis: cinco.
Sem vencer há quatro jogos, o Atlético-MG goleou o Figueirense por 6 a 0 com uma atuação de gala de Ronaldinho Gaúcho. O craque foi nome do jogo com três gols e duas assistências. Porém, o camisa 49 do Galo foi quem mais errou passes na rodada. Dos 41 toques que tentou, o meia-atacante falhou em 11 oportunidades. A boa vitória do clube mineiro serviu para não deixar o líder Fluminense abrir distância na tabela de classificação. No clássico carioca, o Tricolor bateu o Botafogo por 1 a 0 e manteve a vantagem de seis pontos para o Galo, o segundo colocado. Autor do único gol do duelo, o capitão Fred esteve impedido em quatro oportunidades e foi o recordista no quesito.
O empate sem gols entre Flamengo e Bahia poderia ter sido diferente se o goleiro Marcelo Lomba não tivesse feito a defesa da rodada e salvado a equipe baiana no Engenhão. Pelo lado rubro-negro, um dos destaques do time foi Wellington Silva. Com sete faltas sofridas, o lateral-direito foi o atleta mais caçado dentro de campo e ainda se destacou com os cinco desarmes que realizou. Em ótima fase, Bruno Mineiro marcou três vezes na goleada da Portuguesa contra o Sport por 5 a 1 e tornou-se um dos artilheiros da Série A na partida com o menor público da rodada: 2.054 pagantes.Estatística pacotão da 28ª rodada brasileirão 2012 (Foto: arte esportte)

golaco (Foto: Infoesporte)
Luis Fabiano se destacou na vitória do São Paulo contra o Palmeiras por 3 a 0, mas foi o volante Denilson que assinou a obra-prima da jornada. O camisa 15 são-paulino aproveitou uma bola cortada pela defesa palmeirense e soltou um pombo sem asa do meio da rua. A bola entrou no ângulo esquerdo do goleiro Bruno, que tentou, mas não conseguiu
realizar a defesa.
defesa (Foto: Infoesporte)

No empate sem gols entre Flamengo e Bahia, o goleiro Marcelo Lomba foi uma verdadeira muralha e fez a defesa mais incrível da rodada. Após confusão na grande área baiana, Ibson chutou, a bola desviou, e o arqueiro se esticou para salvar o Tricolor. A sequência da jogada foi interrompida. Impedido, o lateral-direito Wellington Silva tenta participar da jogada, que é anulada.
mico (Foto: Infoesporte)

Na luta para se manter na elite do futebol brasileiro, o Coritiba conseguiu vencer a Ponte Preta em casa, com um gol de Deivid. A vida dos paranaenses teria sido mais fácil se o peruano Raúl Ruidíaz não tivesse abusado do preciosismo na hora de finalizar. O atacante aproveitou uma bobeada da defesa campineira e ganhou do marcador. Na hora do chute, tentou dar um lençol Ferron e desperdiçou uma chance de ouro para o Coxa.
sarrafo (Foto: Infoesporte)
No duelo entre São Paulo e Palmeiras, o lateral-direito Artur entrou de carrinho no atacante Osvaldo e acertou a canela do jovem. O camisa 17 do time do Morumbi sofreu um corte na perna, e o palmeirense foi advertido com um cartão amarelo no primeiro tempo. Logo no início da etapa final, o lateral cometeu outra falta no são-paulino, recebeu o segundo cartão e foi expulso.
header drible 2 (Foto: infoesporte)

O Figueirense foi goleado por 6 a 0. Porém, o lateral-esquerdo Helder conseguiu chamar a atenção em uma bela jogada que realizou pela esquerda. O camisa 6 deu uma linda caneta em Rafael Marques e cruzou fechado. A bola enganou o goleiro Victor, bateu no travessão e saiu da área atleticana.
header ator pacotao (Foto: infoesporte)




Além de matador, Luis Fabiano mostrou a sua veia artística no duelo contra o Palmeiras. Em dividida com Maurício Ramos, Fabuloso simulou uma falta e caiu com as mãos no rosto. O árbitro Paulo Cesar de Oliveira mandou o jogo seguir e não marcou a penalidade na jogada.

Nota 10: Com atuação espetacular, Ronaldinho é o craque da rodada#28

Meia do Atlético-MG relembra melhores tempos da carreira, marca três
gols, dá duas assistências e garante a primeira nota máxima de 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
45 comentários
Foi uma atuação para relembrar os melhores tempos da carreira. O espetáculo apresentado por Ronaldinho Gaúcho no Independência, na goleada de 6 a 0 do Atlético-MG sobre o Figueirense, fez o torcedor reviver momentos geniais do "Dentuço". O primeiro gol, em um chute incrível, como fez na Copa do Mundo de 2002 contra a Inglaterra, no jogo mais importante dele pela Seleção. No segundo, a cobrança de falta por baixo da barreira, como já havia feito pelo Barcelona e na melhor atuação dele com a camisa do Flamengo. E no quinto do Galo, um lançamento característico do gênio, olhando para um lado e tocando para o outro. Nota 10 para o Gaúcho, a primeira máxima dada no Troféu Armando Nogueira 2012.
E não se pode deixar passar em branco a atuação de Bruno Mineiro, da Portuguesa. O artilheiro do Brasileirão ao lado de Fred, do Fluminense, com 14 gols, deixou a sua marca três vezes na goleada sobre o Sport por 5 a 1. Recebeu nota 9,0. Lucas, do São Paulo, foi o melhor em campo na vitória do Tricolor sobre o Palmeiras por 3 a 0, com dribles e jogadas que levaram a defesa do Verdão à loucura. Nota 8,5 na opinião dos avaliadores do Armandão.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 1/3 do Brasileirão - 13 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.
SELEÇÃO DA RODADA 28ª RODADA  2 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

GOLEIRO:
A vitória do Fluminense sobre o Botafogo teve participação fundamental de Diego Cavalieri. O goleirão pegou muito e garantiu o resultado do líder do Brasileirão no clássico com grandes defesas (confira a melhor delas no vídeo ao lado). Nota 8,5 para o paredão tricolor. Outro que teve boa participação debaixo dos postes foi Felipe, do Flamengo, que recebeu nota 7,5 pela atuação no empate contra o Bahia por 0 a 0, na quinta-feira.

LATERAL-DIREITO:
Carlos César entrou no segundo tempo da partida, mas foi tempo suficiente para fazer um belíssimo gol (confira no vídeo ao lado), que deu números finais à goleada do Atlético-MG sobre o Figueirense. Sem comprometer na defesa, o lateral manteve o bom rendimento de Marcos Rocha, titular da posição e recebeu nota 7,0. Outros que merecem menção são Pará, do Grêmio, e o improvisado Paulo Miranda, do São Paulo, com a mesma nota de Carlos César.

ZAGUEIRO:
Há de se destacar o desempenho defensivo do Atlético-MG, que não passou perigo diante do Figueirense. Além disso, o zagueiro Réver ainda subiu ao ataque para guardar o dele na goleada, completando assistência primorosa de Ronaldinho. Nota 7,5 para o xerife do Galo. Companheiro de zaga na seleção da rodada é Jean Rolt, do Náutico, que teve trabalho diante do Corinthians e se saiu bem, destacando-se ainda por um lançamento espetacular para o gol de Kieza. O defensor do Timbu recebeu nota 7,0 e garantiu o lugar dele entre os melhores da rodada. Destaques ainda para Werley, do Grêmio, e Rafael Marques, do Atlético-MG, ambos com nota 7,0.
LATERAL-ESQUERDO:
Kleber foi um dos principais nomes do Internacional no empate com o Santos em 1 a 1. O jogador esteve bem na defesa, mas se destacou principalmente nas ações ofensivas do Colorado. No primeiro gol do Inter, recebeu bola na esquerda e deu belo passe para Dátolo cruzar para Cassiano marcar. O lateral ainda criou outras boas chances, como no cruzamento para Forlán, em bola que passou próximo à meta do Peixe. Nota 7,0 para ele pela boa atuação. Outro jogador da posição que esteve bem foi Junior Cesar, do Atlético-MG, que recebeu a mesma avaliação (7,0).
VOLANTE:
Foram muitos jogadores que receberam nota 7,5 na posição. Mas o destaque ficou mesmo com Marco Antônio, do Grêmio. O meia, que jogou improvisado como volante, se desdobrou na marcação e se saiu bem, mas foi melhor ainda no apoio ao ataque. Uma cobrança de falta na trave, chutes perigosos e ainda um belo lançamento para o gol de Marcelo Moreno, o primeiro do Tricolor (confira no vídeo ao lado). Outros volantes que receberam a mesma avaliação foram Serginho (Atlético-MG), Gabriel (Botafogo), Hélder (Bahia) e Souza (Grêmio).
MEIAS:
Foi um espetáculo à parte. A atuação de Ronaldinho Gaúcho diante do Figueirense vai ficar na memória dos atleticanos por muito tempo. O resultado final de 6 a 0, deve-se em muito ao toque genial do "Dentuço" na partida. Foram passes incríveis, golaços e muitos dribles, que fizeram o torcedor relembrar o craques em seus melhores tempos. A nota 10, a primeira na atual temporada, foi o resumo de tudo que fez em campo neste sábado. Outro meia que se destacou foi Moisés, da Portuguesa. Ao lado de Bruno Mineiro, ele infernizou a defesa do Sport e ainda marcou um gol, deixando zagueiro e goleiro no chão. Nota 8,0 para ele. Foram bem ainda Juninho (Vasco), Marquinhos (Grêmio) e Seedorf (Botafogo), todos com nota 7,5.
ATACANTES:
A goleada da Lusa sobre o Sport na quinta-feira teve a marca de Bruno Mineiro. Impiedoso, o artilheiro do Brasileirão ao lado de Fred, do Fluminense, chegou aos 14 gols na competição com os três marcados nesta rodada. Uma atuação de gala do matador, que rendeu nota 9,0. No clássico paulista, dois jogadores fizeram a festa diante do Palmeiras. O Verdão não conseguiu parar Lucas, que desmontou o sistema defensivo do rival com dribles e jogadas desconcertantes. Nota 8,5 para o craque, que ainda quase marcou um golaço, em chute que bateu na trave e voltou nos pés de Luis Fabiano. Autor de dois gols, o artilheiro Tricolor garantiu nota 8,0.

Após fim do jejum de pódios, Massa diz: 'Ainda tenho muito a fazer na F-1'

Brasileiro da Ferrari larga em décimo, chega em segundo no
GP do Japão e volta a subir ao pódio após quase dois anos

Por GLOBOESPORTE.COM Suzuka, Japão
60 comentários
Felipe Massa deu um passo importante na busca para garantir um lugar na Ferrari na próxima temporada. Com uma bela exibição no GP do Japão deste domingo, partiu da décima posição do grid para receber a bandeirada em segundo, atrás do vencedor Sebastian Vettel, da RBR. Com o resultado, Massa encerrou um jejum de quase dois anos (35 corridas) sem subir ao pódio. A última vez havia sido no dia 24 de outubro de 2010, com o terceiro lugar no GP da Coreia. Perguntado se o resultado deve ajudar a assegurar a vaga no time de Maranello, Massa não titubeou.
- Acredito que sim. Estava precisando de um resultado assim. Fazia um tempo grande que eu não subia no pódio. Isso mostra que ainda tenho muito o que fazer aqui na Fórmula 1. Tenho muitos bons resultados pela frente, e isso é importante para o meu futuro. Fico feliz, emocionado e mais motivado – comemorou.
Felipe Massa chega em segundo no GP do Japão e encerra jejum de pódios (Foto: EFE)Felipe Massa chega em segundo no GP do Japão e encerra jejum de pódios (Foto: EFE)
O brasileiro fez uma ótima largada. Aproveitou o incidente entre Fernando Alonso e Kimi Raikkonen para ganhar posições, e depois teve reflexo para desviar do batida de Mark Webber e Romain Grosjean na primeira curva, pulando para a quarta posição logo de cara. Na sequência, imprimiu um ritmo forte e voltou à frente de Jenson Button e Kamui Kobayashi após a primeira rodada de pit stops. Confira os melhores momentos no vídeo.
- Estou muito feliz. Foi uma corrida sensacional. Mesmo largando em décimo eu tinha certeza de que tinha um bom carro. Consegui fazer uma boa largada e passei por cima dos acidentes. O ritmo foi muito bom desde o início. Fui capaz de acelerar e superar Jenson e Kamui. A corrida foi muito melhor do que eu esperava.
Com o resultado, Massa chegou aos 69 pontos e tomou a nona posição do Mundial de Pilotos de Sergio Pérez (Sauber), que não pontuou em Suzuka. A Fórmula 1 volta já na próxima semana para o GP da Coreia. Assim como a corrida de Suzuka, a prova em Yeongam também será na madrugada. A TV Globo transmite a 16ª etapa da temporada 2012 ao vivo a partir das 3h de domingo (horário de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Vettel vence e cola de vez em Alonso em dia de pódio de Massa e Koba

No GP do Japão, espanhol da roda na largada e vê alemão ficar a quatro pontos no campeonato. Brasileiro é 2º e quebra jejum de dois anos sem pódio

Por GLOBOESPORTE.COM Suzuka, Japão
104 comentários
E não é que a sorte, grande companheira durante toda temporada 2012, resolveu dar as costas a Fernando Alonso em Suzuka? As bandeiras amarelas, que atrapalharam seu treino classificatório no sábado, eram apenas o indício de um fim de semana de prejuízo para o líder do campeonato. “Quem sabe temos mais sorte no domingo”, disse Alonso. Doce ilusão. O espanhol exagerou na largada, tocou a roda traseira esquerda na asa dianteira de Kimi Raikkonen, teve o pneu furado e acabou abandonando a prova.
A sorte, que parecia estar com o piloto da Ferrari, mudou de lado: foi para Sebastian Vettel. O alemão da RBR - que havia contado com a quebra de Lewis Hamilton para vencer a prova anterior, em Cingapura - foi perfeito no GP do Japão: fez a pole, manteve a ponta na largada, liderou a prova inteira, fez a melhor volta e venceu, completando o chamado “Grand Chelem”, algo raro na F-1 (foi a segunda de Vettel, a primeira dele foi no GP da Índia de 2011). De quebra, fez diferença de 29 pontos para Alonso praticamente virar pó.
Restando cinco provas para acabar a temporada, o placar é de 194 x 190 para o espanhol. Com Lewis Hamilton e Raikkonen distantes na classificação, os dois bicampeões do grid agora devem protagonizar um duelo particular para ver quem fica com o terceiro título mundial. Confira a classificação completa.
Felipe massa sebastian vettel kamui kobayashi pódio gp do japão (Foto: Agência Reuters)Bandeira do Brasil voltou ao pódio da Fórmula 1 com segundo lugar de Massa no Japão (Foto: Reuters)
Dia ruim para Alonso, mas ótimo para Felipe Massa. O brasileiro cruzou em segundo e voltou a sentir o sabor do champanhe no pódio após um jejum de quase dois anos (35 corridas), desde o terceiro lugar no GP da Coreia, em outubro de 2010. Massa fez uma largada espetacular, se livrou das confusões na primeira curva e pulou da décima para a quarta posição. Em seguida, ganhou as posições de Kamui Kobayashi e Jenson Button na primeira rodada de pit stops para subir para segundo. Resultado importante para o piloto, que buscava um resultado expressivo para impressionar a Ferrari e garantir a renovação de contrato para 2013.
Para delírio da apaixonada torcida japonesa, Kobayashi segurou a pressão de Button nas voltas finais, completou a prova em terceiro e subiu ao pódio pela primeira vez na carreira. Ele se tornou o primeiro piloto do país a subir ao pódio desde Takuma Sato no GP dos EUA de 2004 e o primeiro em Suzuka desde Aguri Suzuki, em 1990.
Bruno Senna não teve o mesmo sucesso de Massa neste domingo. Perdeu o bico da Williams após um toque na Mercedes em Nico Rosberg na largada e teve que ir aos boxes na primeira volta. Em razão do incidente, foi punido com um drive-through e precisou visitar os boxes novamente. Com a corrida prejudicada logo de cara, terminou apenas na 14ª posição.
A Fórmula 1 volta já na próxima semana para o GP da Coreia. Assim como a corrida de Suzuka, a prova em Yeongam também será na madrugada. A TV Globo transmite a 16ª etapa da temporada 2012 ao vivo a partir das 3h de domingo (horário de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
 Alonso abandona na largada
Se Alonso reclamou de azar no treino de sábado, imagina neste domingo. Logo na largada, o espanhol rodou e deixou a prova. Ele não deu espaço para Raikkonen, encostou no aerofólio dianteiro do finlandês e furou o pneu traseiro esquerdo da Ferrari. Rosberg se envolveu em um incidente com Bruno e também abandonou. O brasileiro perdeu o bico da Williams e teve que seguir para os boxes. Grosjean - que já foi suspenso por uma prova por provocar um acidente na largada de Spa - voltou a aprontar. Acertou a RBR de Webber na primeira curva, prejudicando a prova dos dois. O francês foi punido com um stop and go (parada obrigatória de 10s nos boxes). E no meio de tanta confusão, quem se deu bem foi Massa. Ele viu Grosjean tocar em Webber à sua frente, mas conseguiu desviar a tempo e pulou da décima para a quarta colocação. Button também lucrou: passou de oitavo para terceiro.
alonso comemorando fórmula 1 japão (Foto: AP)Após toque com Raikkonen, Alonso fura pneu e abandona GP do Japão logo na largada (Foto: AP)
Com tanto tumulto logo de cara, o safety car precisou entrar em ação. Na relargada, Vettel manteve a ponta mais uma vez com tranquilidade, seguido por Kobayashi e Button. Sergio Pérez tentou ultrapassar o quinto colocado Raikkonen na primeira curva, mas levou um “chega para lá” e saiu da pista. Massa se manteve em quarto.
Massa ganha posições nos boxes
Button foi o primeiro do pelotão da frente a trocar pneus, na 15ª volta, e Kobayashi foi para os boxes na volta seguinte. Nesse momento, Massa assumiu a segunda posição, atrás de Vettel. O brasileiro imprimiu uma boa sequência de voltas rápidas, parou nos boxes na 18ª volta e retornou à frente do inglês da McLaren e do japonês da Sauber. Enquanto isso, o alemão da RBR aproveitou as trocas de posições dos rivais para abrir boa vantagem na liderança.
Pérez abandonou a prova na 20ª volta. O mexicano da Sauber se enrolou ao tentar ultrapassar, justamente, Hamilton, piloto que substituirá na McLaren em 2013. Enquanto isso, na quarta posição, Button informava à equipe que sofria com problemas no câmbio de seu carro. Senna, que vinha fazendo uma corrida de recuperação, precisou pagar um drive-through em razão do toque em Rosberg na largada e voltou a perder algumas posições.
Na 32ª volta, Kobayashi fez sua segunda parada nos boxes. Button, Massa e Vettel foram para os pits nas voltas seguintes e nada mudou entre os quatro primeiros colocados. O britânico da McLaren então começou a caça ao japonês da Sauber por um lugar ao pódio.
 Kobayashi segura pressão de Button
Nas últimas voltas, Button chegou a reduzir a diferença de 4s para 1s5, mas não conseguiu superar Koba, que ficou com o terceiro lugar no pódio. Enquanto isso, Vettel completou seu passeio por Suzuka com tranquilidade, cruzando a linha de chegada 20s à frente de Massa. Hamilton completou a prova em quinto, seguido por Raikkonen, Nico Hulkenberg, Pastor Maldonado e Webber. Daniel Ricciardo fechou zona de pontuação, menos de um segundo à frente de Michael Schumacher.
Confira o resultado final do GP do Japão, 15ª etapa da temporada:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1h28m56s242
2 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 20s639
3 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 24s538
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 25s098
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 46s490
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 50s424
7 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 51s159
8 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 52s364
9 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 54s675
10 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m06s919
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m07s769
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m23s400
13 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 1m28s600
14 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 1m28s700
15 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 1 volta
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
17 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
19 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta

Não completaram:
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - na 39ª volta
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - na 34ª volta
Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - na 19ª volta
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - na 1ª volta
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - na 1ª volta
Melhor volta - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m35s774
Clique na imagem e veja a galeria de fotos do GP do Japão:
chamada galeria fórmula 1 japão 2 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)