quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Juju Salimeni será ring girl de evento com Macaco x Galeto na luta principal

Fight Master Combat terá lutas e música no dia 7 de dezembro, em São Paulo

Por Rio de Janeiro
2 comentários
Marcado para o dia 7 de dezembro em São Paulo, o Fight Master Combat anunciou Juju Salimeni como ring girl da noite. A loira será responsável por anunciar para o público os intervalos entre os rounds de um evento que terá o ex-UFC e Pride Jorge Patino Macaco contra o ex-TUF Brasil 1 Wagner Galeto na disputa do título dos leves.
Juju Salimeni ring gilr FMC (Foto: Divulgação)Juju Salimeni com a roupa de ring gilr do FMC (Foto: Divulgação)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Juju Salimeni ring gilr FMC (Foto: Divulgação)Juju Salimeni faz pose com placa bem-humorada (Foto: Divulgação)
Além de seis lutas de categorias diferentes, o primeiro evento do FMC terá atrações musicais, como a banda Cone Crew Diretoria, Fernandinho Beat Box e um line-up de DJs. O local do evento será a quadra da Escola de Samba Águia de Ouro.
Juju Salimeni ring gilr FMC (Foto: Divulgação)Juju Salimeni em foto ao melhor estilo 'momento de concentração' (Foto: Divulgação)

Coliseu fecha com musa Aryane, mas dirigente diz que atletas são os astros

Debate sobre importância da ´ring girl´ nos eventos de MMA ganha força. Organizador diz que ´menina da placa´ é atração à parte nas competições

Por Maceió-AL
Comente agora
Aryane Steinkopf ring girl mma (Foto: Reinaldo Gama / Divulgação)Aryane Steinkopf é a musa do Coliseu (Foto: Reinaldo Gama / Divulgação)
Uma polêmica divide os apaixonados pelo MMA. Há quem defenda que a escolha da ´ring girl´ principal  de uma competição é tão importante quanto o card. Com uma gata capaz de atrair mídia e holofotes, a disputa desperta interesse até em quem considera o esporte violento. Outros, mais ligados à essência da modalidade, são moderados em relação ao papel das musas.
Em Alagoas, o acerto da modelo capixaba Aryane Steinkopf com o Coliseu deu visibilidade ao evento, mas, para o organizador Marcos Paulo da Costa, os astros são os atletas.
- Sou até suspeito para falar, porque cuido da parte das lutas, mas nesse debate entre ´ring girl´ e lutadores, afirmo que o show é preparado para os atletas. A musa é muito importante, desperta a atenção do público, mas a considero uma atração à parte. É um mito no esporte dizer que a ring girl ganha mais que o lutador. Isso não é verdade. O Coliseu dá todo o valor ao atleta e à arbitragem também, fundamentais para o sucesso do evento – opina Marcos.
Aryane Steinkopf malhação academia (Foto: Reprodução Ego)Aryane Steinkopf é modelo
(Foto: Reprodução Ego)
Com Aryane confirmada entre as atrações, a VIII edição da competição de MMA em Alagoas já tem data e local marcados.
- Com destaque para o combate entre Paulo Bananada e Gilberto Durinho, o Coliseu vai ser realizado pela oitava vez no dia 5 de dezembro, no Ginásio do Sesi, em Maceió - informa Marcos.
Sobre a parceria com a modelo, o organizador disse que foi uma combinação de sucesso.
- Eleito o melhor evento de 2012 no Brasil, o Coliseu foi buscar a melhor ring girl do ano. A parceria foi renovada e ela também será atração na nossa edição de dezembro.

A modelo também fez muitos elogios ao evento de Alagoas.
- O Coliseu é o melhor de todos os eventos de MMA que já participei. Quero agradecer pelo carinho  e espero poder contar com os alagoanos para ser considerada a melhor ring girl do Brasil também em 2013.
Aryane Steinkopf Ring Girl (Foto: Divulgação)Aryane Steinkopf faz sucesso no octógono (Foto: Divulgação)

Com novo estilo e aparentando cansaço, Belfort chega a Goiânia

Trajando blazer e blusa social, lutador é cercado por fãs e pede ajuda à equipe do UFC para deixar o aeroporto em direção ao hotel

Por Goiânia
182 comentários
DESEMBARQUE VITOR BELFORT (Foto: Adriano Albuquerque)Vitor Belfort desembarca em Goiânia para luta de
sábado (Foto: Adriano Albuquerque)
Precisamente às 9h34m da manhã o voo vindo do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, tocou o solo de Goiânia trazendo Vitor Belfort, Cezar Mutante e sua equipe para a disputa do UFC Fight Night no Combate: Belfort x Henderson no próximo sábado. Mas quem imaginava que a saída do veterano brasileiro seria rápida, se enganou. Trajando um elegante blazer e uma camisa social, diferindo do estilo apresentado nos outros eventos brasileiros dos quais fez parte, quando vestia uma camisa com seus patrocinadores, Vitor Belfort demorou muito para deixar a área de desembarque, acompanhado do pupilo Cezar Mutante e de Gilbert Durinho, seu treinador de jiu-jítsu. Somente após esperar por mais de 25 minutos pelas malas e tirar fotos com vários fãs ainda na esteira de bagagem, Belfort pode sair para o saguão do aeroporto.
Aparentando cansaço após quase onze horas de viagem de Miami até a capital goiana, o lutador foi cercado por uma grande número de fãs, e pacientemente atendeu a todos por cerca de cinco minutos, até pedir ajuda à equipe do UFC que estava no Aeroporto Santa Genoveva para recepcioná-lo. Rapidamente os membros da equipe desvencilharam o lutador dos fãs, e ele seguiu rapidamente para a van que o levaria ao hotel. Foi possível ver que, além da imagem de uma cruz raspada no cabelo em uma das laterais da cabeça, o lutador apresenta um raio raspado na outra lateral.
DESEMBARQUE Cezar Mutante (Foto: Adriano Albuquerque)Cezar Mutante desembarcou junto com Vitor Belfort e Gilbert Durinho (Foto: Adriano Albuquerque)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA 
Pouco antes de entrar no veículo, cerca de 35 minutos depois de desembarcar, o lutador disse que só estava concentrado na sua luta e que ainda não sabia aonde iria treinar na cidade.
- Vocês fazem muitas perguntas.... - disse, rindo, antes de entrar na van.
DESEMBARQUE VITOR BELFORT (Foto: Marcelo Russio)Detalhe de um raio no corte de cabelo de Vitor Belfort (Foto: Marcelo Russio)
UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson
9 de novembro, em Goiânia
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Dan Henderson
Cezar Mutante x Daniel Sarafian
Rafael Feijão x Igor Pokrajac
Paulo Thiago x Brandon Thatch
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare
Rony Jason x Jeremy Stephens
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Sam Sicilia
Thiago Bodão x Omari Akhmedov
Thiago Tavares x Justin Salas
Adriano Martins x Daron Cruickshank
José Maria Sem Chance x Dustin Ortiz

Já na fisioterapia, Lucas Mineiro quer retornar ao UFC em Jaraguá do Sul

Em recuperação de lesão no polegar, peso-galo almeja volta ao octógono do Ultimate em fevereiro, no evento que tem Lyoto Machida na luta principal

Por Rio de Janeiro
9 comentários
Fora do "UFC Fight Night no Combate: Belfort x Henderson" neste sábado, em Goiânia, já que está na fase de fisioterapia do tratamento para se recuperar da lesão no polegar sofrida após a vitória sobre Ramiro Henandez, em setembro, Lucas Mineiro não quer saber de se lamentar e já mira na próxima oportunidade de subir no octógono do Ultimate. Se pudesse escolher, pelo menos o local e a data, o peso-galo já teria definido sua preferência: Jaraguá do Sul, Santa Catarina, no evento do dia 8 de fevereiro, quando Lyoto Machida fará a luta principal contra Gegard Mousasi.
- Eu quero que a minha volta ao octógono seja em casa, Jaraguá do Sul, para receber o apoio e a energia do público, ver a minha família lá e dar mais um passo para ter uma carreira vitoriosa e duradoura no UFC. Lutar no Brasil vai ser ótimo para começar o ano com o pé direito, e, também para iniciar o meu objetivo do ano, que é o top 10 da categoria. Essa vai ser a meta para 2014.
Lucas Mineiro Pesagem UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Lucas Mineiro quer voltar ao octógono em fevereiro, em Jaraguá do Sul (Foto: Rodrigo Malinverni)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA 
Já em clima de retrospectiva de final de ano, o lutador fez um balanço positivo do início da sua trajetória no UFC nesta temporada. Apesar do resultado negativo diante do compatriota Edson Barboza, em janeiro, quando ainda competia na categoria dos pesos-leves (até 70kg) e sofreu um nocaute técnico, Lucas Mineiro comemora o começo da ascensão na divisão dos galos (até 66kg), onde venceu Ramiro Hernandez por finalização. No meio do caminho, ele também derrotou Jeremy Larsen, por nocaute, na "Luta da Noite" do primeiro evento em Jaraguá.
- Esse ano foi espetacular e tenho certeza de que vou guardar todos os momentos, acontecimentos e aprendizados desse primeiro ano de UFC. A primeira luta não teve o resultado que eu esperava, mas a volta por cima veio com a descida de categoria e com as boas vitórias. Estou cada vez mais confiante de que acertamos nessa escolha e agora é procurar novos objetivos - disse o lutador.
Lucas Mineiro, de 24 anos, é atleta da Chute Boxe Diego Lima / Macaco Gold Team e possui um cartel de 14 vitórias e uma derrota. Com apenas dois anos como profissional de MMA, Mineiro vem ganhando destaque na nova divisão e é uma boa promessa do Brasil.

Já na fisioterapia, Lucas Mineiro quer retornar ao UFC em Jaraguá do Sul

Em recuperação de lesão no polegar, peso-galo almeja volta ao octógono do Ultimate em fevereiro, no evento que tem Lyoto Machida na luta principal

Por Rio de Janeiro
9 comentários
Fora do "UFC Fight Night no Combate: Belfort x Henderson" neste sábado, em Goiânia, já que está na fase de fisioterapia do tratamento para se recuperar da lesão no polegar sofrida após a vitória sobre Ramiro Henandez, em setembro, Lucas Mineiro não quer saber de se lamentar e já mira na próxima oportunidade de subir no octógono do Ultimate. Se pudesse escolher, pelo menos o local e a data, o peso-galo já teria definido sua preferência: Jaraguá do Sul, Santa Catarina, no evento do dia 8 de fevereiro, quando Lyoto Machida fará a luta principal contra Gegard Mousasi.
- Eu quero que a minha volta ao octógono seja em casa, Jaraguá do Sul, para receber o apoio e a energia do público, ver a minha família lá e dar mais um passo para ter uma carreira vitoriosa e duradoura no UFC. Lutar no Brasil vai ser ótimo para começar o ano com o pé direito, e, também para iniciar o meu objetivo do ano, que é o top 10 da categoria. Essa vai ser a meta para 2014.
Lucas Mineiro Pesagem UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Lucas Mineiro quer voltar ao octógono em fevereiro, em Jaraguá do Sul (Foto: Rodrigo Malinverni)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA 
Já em clima de retrospectiva de final de ano, o lutador fez um balanço positivo do início da sua trajetória no UFC nesta temporada. Apesar do resultado negativo diante do compatriota Edson Barboza, em janeiro, quando ainda competia na categoria dos pesos-leves (até 70kg) e sofreu um nocaute técnico, Lucas Mineiro comemora o começo da ascensão na divisão dos galos (até 66kg), onde venceu Ramiro Hernandez por finalização. No meio do caminho, ele também derrotou Jeremy Larsen, por nocaute, na "Luta da Noite" do primeiro evento em Jaraguá.
- Esse ano foi espetacular e tenho certeza de que vou guardar todos os momentos, acontecimentos e aprendizados desse primeiro ano de UFC. A primeira luta não teve o resultado que eu esperava, mas a volta por cima veio com a descida de categoria e com as boas vitórias. Estou cada vez mais confiante de que acertamos nessa escolha e agora é procurar novos objetivos - disse o lutador.
Lucas Mineiro, de 24 anos, é atleta da Chute Boxe Diego Lima / Macaco Gold Team e possui um cartel de 14 vitórias e uma derrota. Com apenas dois anos como profissional de MMA, Mineiro vem ganhando destaque na nova divisão e é uma boa promessa do Brasil.

Disputa de cinturão entre Mario Israel e Renato Moicano será em Campos

Jungle Fight anuncia luta pelo título dos pesos-galos como atração principal da noite da edição 61 do evento, que será realizado dia 23 de novembro

Por Rio de Janeiro
1 comentário
Pela primeira vez na cidade de Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro, o Jungle Fight anunciou nesta terça-feira as quatro primeiras lutas da edição 61 do evento, que será realizada dia 23 de novembro, no ginásio Waldir Pereira (Didi). E, como atração principal da noite, a disputa do cinturão dos pesos-galos (até 61kg) entre o campeão Mario Israel e o desafiante Renato Moicano.
Esta será a primeira vez que Israel vai defender o título, conquistado no Jungle Fight 56, quando venceu Reginaldo Vieira, em agosto. Já o invicto Renato Moicano se credenciou para disputar o cinturão após vencer Nilson "Feijão" no Jungle Fight 55.
Mario Israel x Renato Moicano Jungle Fight  (Foto: Editoria de Arte)Mario Israel x Renato Moicano (Foto: Editoria de Arte)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA 
Entusiasmado em levar o Jungle Fight para outra cidade do interior do Rio de Janeiro, Wallid Ismail se mostra bastante confiante em manter o alto nível dos lutadores que tradicionalmente se apresentam na organização.
- É muito importante consolidarmos a força de todos municípios do Rio de Janeiro, não só da capital. Temos muitos atletas de qualidade espalhados pelo estado e em Campos não é diferente. É um grande prazer levar o Jungle Fight para lá. O evento vai ser de altíssimos nível - afirmou o presidente da organização.
A coluta principal do evento será entre Jonas Bilharinho, que volta de lesão após sete meses, e o estreante Alberto Pantoja, também na categoria dos galos. Nos outros duelos anunciados nesta terça-feira, Ary Santos enfrenta Rogério Karranca na divisão dos leves e Leandro Sete Bala pega Luis Japeri também na categoria até 70kg.
Jungle Fight 61
23 de novembro de 2013, em Campos dos Goytacazes (RJ)
CARD OFICIAL (sujeito a alterações)
Mário Israel x Renato Moicano - válido pelo cinturão dos pesos-galos
Jonas Bilharinho x Alberto Pantoja
Ary Santos x Rogério Karranca
Leandro "Sete Bala" x Luis Japeri

Ranking com pontuação #10


ter, 05/11/13
por Klima Pessanha |
Cain Velásquez conquistou mais uma vitória sobre Junior Cigano e saltou da 29ª posição para a 17ª para entrar no top 20 do ranking com pontuação peso por peso. O triunfo sobre o brasileiro no UFC 166 rendeu ao americano 280 pontos – 200 pela vitória, 50 pelo nocaute técnico e 30 pelo fato de Cigano ser um top 10 em sua categoria.
Outubro também foi bom para Daniel Cormier. Ainda invicto na carreira, o campeão do Grand Prix dos pesados do Strikeforce derrotou Roy Nelson no mesmo UFC 166 e agora, com 1.240 pontos, chegou ao quinto lugar.
Após estrear como meio-médio, Hector Lombard conquistou mais 125 pontos e estreou no ranking da categoria na quarta colocação. O ex-campeão dos médios do Bellator tem apenas Ben Askren, Georges St-Pierre e Douglas Lima à sua frente.
O ranking com pontuação #10 não conta ainda os resultados de novembro. Ou seja, as colocações de Michael Chandler e Pat Curran, derrotados no Bellator de sábado, vão cair bastante na próxima atualização.
Confira os rankings (colocação anterior entre parênteses – quando houver mudança):
Peso por peso
1 – Jon Jones: 1.955 pontos
2 – José Aldo: 1.620
3 – Michael Chandler: 1.295
4 – Glover Teixeira: 1.250
5 – Daniel Cormier: 1.240 (8)
6 – Demetrious Johnson: 1.220 (5)
7 – Renan Barão: 1.155
8 – Ben Askren: 1.135 (9)
9 – Anderson Silva: 1.125 (10)
10 – Ben Henderson: 1.110 (6)
11 – Khabib Nurmagomedov: 1.100
12 – David Rickels: 1.055 (18)
13 – Georges St-Pierre: 1.030 (15)
14 – Chris Weidman: 1.005 (17)
15 – Chad Mendes: 995 (13)
16 – Shinya Aoki: 985 (12)
17 – Cain Velásquez: 980 (29)
18 – Pat Curran: 975 (14)
19 – Francis Carmont: 960
20 – Douglas Lima: 945 (16)
Peso-pesado
1 – Daniel Cormier: 1.240
2 – Cain Velásquez: 980 (4)
3 – Travis Browne: 890 (2)
4 – Junior Cigano: 825 (3)
5 – Stipe Miocic: 710 (6)
6 – Shawn Jordan: 580 (5)
7 – Alistair Overeem: 515
8 – Fabrício Werdum: 475 (9)
9 – Stefan Struve: 475 (8)
10 – Josh Barnett: 460
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Alexander Volkov (610 – precisa de mais três lutas no Bellator para entrar)
Peso-meio-pesado
1 – Jon Jones: 1.955
2 – Glover Teixeira: 1.250
3 – Ovince St-Preux: 855
4 – Gegard Mousasi: 780
5 – Phil Davis: 775
6 – Alexander Gustafsson: 700
7 – Rashad Evans: 455
8 – Dan Henderson: 340 (9)
9 – King Mo: 325 (10)
10 – James Te Huna: 325 (11)
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Atila Vegh (1.070 – precisa de mais uma luta no Bellator para entrar); Jimi Manuwa (755 – precisa de mais duas lutas no UFC para entrar); Emanuel Newton (560 – precisa de uma luta no Bellator para entrar)
Peso-médio
1 – Anderson Silva: 1.125
2 – Chris Weidman: 1.005
3 – Francis Carmont: 960
4 – Ronaldo Jacaré: 890
5 – Brad Tavares: 525 (7)
6 – Luke Rockhold: 510 (8)
7 – Costa Phillippou: 480 (9)
8 – Mark Muñoz: 480 (6)
9 – Chris Camozzi: 460 (11)
10 – Michael Bisping: 450 (13)
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Ronny Markes (600 – precisa de mais uma luta no UFC para entrar); Derek Brunson (500 – precisa de mais uma luta no UFC para entrar)
Peso-meio-médio
1 – Ben Askren: 1.135
2 – Georges St-Pierre: 1.030
3 – Douglas Lima: 945
4 – Hector Lombard: 910 (*)
5 – Johnny Hendricks: 900 (4)
6 – Rick Hawn: 825
7 – Andrey Koreshkov: 770 (5)
8 – Adlan Amagov: 760 (13)
9 – Nick Diaz: 715 (7)
10 – Jake Ellenberger: 700 (8)
* Estava no peso-médio
Peso-leve
1 – Michael Chandler: 1.295
2 – Ben Henderson: 1.110
3 – Khabib Nurmagomedov: 1.100
4 – David Rickels: 1.055 (5)
5 – Anthony Pettis: 915 (6)
6 – Edson Barbosa: 855 (7)
7 – Gilbert Melendez: 835 (8)
8 – Donald Cerrone: 695 (12)
9 – Rafael dos Anjos: 680
10 – Will Brooks: 630*
* Completou cinco lutas seguidas no Bellator e uma no Dream e ganhou condição de entrar no ranking
Peso-pena
1 – José Aldo: 1.620
2 – Chad Mendes: 995
3 – Shinya Aoki: 985*
4 – Pat Curran: 975 (3)
5 – Daniel Straus: 920 (4)
6 – Frankie Edgar: 775 (5)
7 – Alexandre Popó: 690 (6)
8 – Patrício Pitbull: 670 (13)
9 – Steven Siler: 650 (7)
10 – Ricardo Lamas: 625 (9)
* Estava no peso-leve
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Magomedrasul Khasbulaev (930 – precisa de mais duas lutas no Bellator para entrar); Rony Jason (700 – precisa de mais uma luta no UFC para entrar)
Peso-galo
1 – Renan Barão: 1.155
2 – Dominick Cruz: 855
3 – Bibiano Fernandes: 720
4 – Urijah Faber: 705 (5)
5 – Michael McDonald: 660 (4)
6 – Erik Perez: 545 (7)
7 – TJ Dillashaw: 520 (6)
8 – Luis Betão Nogueira: 510 (11)
9 – Roland Delorme: 470 (8)
10 – Iuri Marajó: 430 (9)
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Dudu Dantas (730 – precisa de mais duas lutas no Bellator para entrar)
Peso-mosca***
1 – Demetrious Johnson: 1.220
2 – John Lineker: 1.210
3 – Joseph Benavidez: 945
4 – John Moraga: 860
5 – Ali Bagautinov: 685
6 – Tim Elliott: 650
7 – John Dodson: 625 (11)
8 – Mitsuhisa Sunabe: 500 (10)
9 – Sean Santella: 470 (7)
10 – Joshua Sampo: 460 (9)
Peso-galo feminino
1 – Ronda Rousey: 1.140
2 – Jessica Eye: 825 (*)
3 – Liz Carmouche: 695 (2)
4 – Sarah McMann: 555 (3)
5 – Lauren Taylor: 550
6 – Cat Zingano: 550
7 – Alexis Davis: 495 (4)
8 – Jessica Andrade: 475 (9)
9 – Sarah Kaufman: 450 (7)
10 – Miesha Tate: 395 (8)
* Estreou no peso-galo do UFC
Relembrando os critérios:
Disputas de título no UFC e dos pesados do Strikeforce e superluta entre campeões do UFC:
- Em caso de vitória: + 200 pontos (+ 50 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota*: – 200 pontos (- 50 pontos em caso de finalização ou nocaute)
* Em disputas de cinturão, o desafiante que for derrotado não perde pontos pelo revés, apenas os pontos relativos ao bônus. No caso de campeão x campeão, o derrotado só terá descontado 200 pontos se perder o cinturão. Se não perder, o valor da derrota é – 140 (- o bônus por nocaute ou finalização, se houver).
Superluta (de campeões do UFC contra não campeões) do UFC, disputa de cinturão interino do UFC ou disputa de título no Bellator, no Strikeforce, no WEC, no Sengoku, no Dream e no ONE FC:
- Em caso de vitória: + 140 pontos (+ 35 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota: – 140 pontos (- 35 pontos em caso de finalização ou nocaute)
Luta sem valer título no UFC e no peso-pesado do Strikeforce:
- Em caso de vitória: + 100 pontos (+ 25 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota: – 100 pontos (- 25 pontos em caso de finalização ou nocaute)
Luta no Bellator, Strikeforce, WEC, Sengoku, Dream ou ONE FC:
- Em caso de vitória: + 75 pontos (+ 15 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota: – 75 pontos (- 15 pontos em caso de finalização ou nocaute)
Luta de outros eventos:
- Em caso de vitória: + 60 pontos (+ 10 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota: – 60 pontos (- 10 pontos em caso de finalização ou nocaute)
Mais quatro itens importantes:
- Em caso de empate, o lutador vai receber 50% da pontuação que receberia se tivesse vencido. Em “no contests” não há pontuação.
- Para entrar na lista são precisos pelo menos quatro lutas seguidas no UFC nos últimos quatro anos ou seis seguidas nos eventos listados na segunda faixa de mais importantes do mundo. Se houver combates intercalados entre as organizações principais e outras menores, vou analisar caso a caso, dando sempre preferência aos melhores eventos do mundo.
- Também para entrar no ranking, o lutador precisará ter obrigatoriamente 50% dos pontos conquistados no UFC, no Bellator, no Strikeforce, no WEC, no Sengoku, no Dream e no One FC (este último passa a contar a partir de janeiro de 2013). Por exemplo, se o atleta fez 200 pontos no UFC e 700 em outros eventos, a sua pontuação no ranking será 400 (200 do UFC + 200 dos eventos menores, descartando 500 pontos que ficaram fora dos 50%). Isso evita um pouco que lutadores que faziam um combate por mês contra atletas de menor gabarito levem vantagem sobre os dos principais eventos, que lutam bem menos e pegam adversários mais fortes.
- Atletas que mudarem de categoria só aparecem na nova divisão depois que fizeram uma luta.
Desde fevereiro temos também o seguinte:
- Vitórias sobre lutadores do Top 20 peso por peso vão render mais 50 pontos de bonificação. Vitórias sobre atletas Top 10 de cada categoria valerão mais 30 pontos. Só é possível ter um desses dois bônus, com prioridade para o maior, é claro.
*** Como o peso-mosca é bem recente no UFC, tem poucos lutadores e não existe no Bellator, não usei o critério dos 50% dos pontos obrigatórios conquistados e mínimo de lutas disputadas nas principais organizações no ranking da categoria. Entretanto, para entrar no peso por peso, os critérios valem, e por isso alguns lutadores ficaram fora.
Mas para entrar no ranking do peso-mosca, o lutador precisa ter no mínimo dez lutas na carreira, pelo menos uma vitória no UFC ou então já ter sido campeão de algum dos principais eventos que têm essa categoria.
**** No peso-galo feminino, os eventos top de linha – os que geram pontuação máxima – são UFC, Strikeforce, Bellator e Invicta FC.
***** Mais eventos adicionados ao segundo escalão: devido à parceria com o Dream, o One FC se consolida de vez como principal organização de MMA asiática e também passa a fazer parte do segundo escalão. O mesmo acontece com o WSOF, principalmente depois da aquisição do AFC. Ou seja, vitórias em disputa de título podem valer até 175 (140 pelo triunfo mais 35 pelo nocaute ou finalização) ou 90 (75 + 15) em lutas “normais”. As lutas nesses eventos só passam a contar esses pontos, entretanto, depois que houver a primeira disputa de cinturão nas respectivas categorias.
Para quem ainda não entendeu, o ranking elaborado é como o ranking de entrada da ATP, a Associação de Tenistas Profissionais. No próximo mês, vou publicar a atualização, e os atletas que tiveram vitórias em novembro de 2009, por exemplo, vão perder pontos. Assim como os que sofreram derrotas naquele mês vão recuperar os que perderam. E por aí vai. O ranking será dinâmico e pode mudar a posição do lutador. Mesmo quando ele não lute, mas sim por causa de um resultado de quatro anos atrás.
Vale reforçar: este não é um ranking histórico, não é um ranking que conta todos os resultados das carreiras dos lutadores. Apenas tenta situar o desempenho deles em um passado recente.
Curiosidades sobre pontuações de lutadores fora da lista, dúvidas, sugestões e críticas, estou no @kli_MMA no Twitter.

Rumo ao cinturão do WSOF, Marlon Moraes agora pensa no UFC: 'Sonho'

Chamado de 'novo Frankie Edgar', lutador brasileiro evita ser comparado ao amigo e ídolo, a quem está ajudando como treinador auxiliar no TUF 19

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Marlon Moraes WSOF MMA (Foto: Lucas Noonan/WSOF)Marlon Moraes (Foto: Lucas Noonan / WSOF)
Marlon Moraes apresentou uma evolução impressionante nas últimas lutas e já é tratado, principalmente nos EUA, como uma promessa da categoria dos galos (até 61kg). Na primeira entrevista que deu ao Combate.com, há oito meses, quando tinha apenas uma luta no World Series od Fighting, o brasileiro foi honesto ao dizer que ainda não se sentia preparado para o UFC. Agora, com mais três boas vitórias no currículo, ele mudou a forma de pensar, mesmo ressaltando que o foco atual é o cinturão do WSOF:
- Eu tenho evitado essa pressão. Todo mundo me pergunta quando vou para o UFC. Infelizmente não depende só da minha vontade. O World Series é um evento grande e paga muito bem. Tenho contrato com eles, me deram a oportunidade. Quero ganhar esse cinturão e cumprir meu contrato. Quando acabar, vamos ver se continuo ou se vou para o UFC. É o meu sonho - disse, em nova entrevista.
Aos 25 anos, Marlon tem mais duas lutas no contrato com o WOSF, sendo que a próxima será pelo título dos galos, provavelmente no dia 29 de março de 2014. O adversário não está definido, e pode sair do duelo entre Cody Bollinger, expulso por Dana White do TUF 18 após desistir de bater o peso, e outro nome ainda não anunciado.
Enquanto aguarda essa definição, o brasileiro vai ajudando Frankie Edgar como treinador auxiliar dele no The Ultimate Fighter 19, que está sendo gravado em Las Vegas e estreia na televisão somente nos primeiros meses do ano que vem. Marlon gostou muito do que viu:
Não penso muito nele não. Penso mais em mim mesmo. Quero sempre melhorar e aprender com ele nos treinamentos, com o Edson (Barboza) também. Tenho que fazer o meu jogo, melhorar em todos os aspectos e ser um lutador de MMA completo"
Marlon, sobre comparação com Frankie Edgar
- Estou ajudando o Frankie na parte de trocação na casa. Nosso treinador de muay thai não pôde vir no início porque estava com problema no visto. Eu voltei da luta e fiquei aqui três semanas como treinador assistente. Foi uma experiência boa. Vi de perto o sonho dos lutadores de chegar ao UFC. Você fica dentro da casa, não pode falar com ninguém, tem que lutar contra os caras que dormem na cama ao lado. É um programa bem difícil. Só me faz respeitar os caras que estão lá.
Por falar em Frankie Edgar, Marlon tem sido comparado ao parceiro de treinos por conta de seu estilo de luta. Mas ele não quer ser o "novo Frankie Edgar", apesar de idolatrar o amigo:
- Não penso muito nele não. Penso mais em mim mesmo. Quero sempre melhorar e aprender com ele nos treinamentos, com o Edson (Barboza) também. Tenho que fazer o meu jogo, melhorar em todos os aspectos e ser um lutador de MMA completo.
Para Marlon, Frankie vai vencer o terceiro duelo contra BJ Penn, o outro técnico do TUF 19. Nas duas vezes anteriores, o primeiro também derrotou o rival:
Marlon Moraes, Ray Sefo e Frankie Edgar treino MMA (Foto: Divulgação / Facebook Oficial)Marlon com Ray Sefo (presidente do WSOF) e Frankie no TUF 18 (Foto: Divulgação / Facebook Oficial)
- É uma luta boa para ele. O Frankie é um grande nome do esporte, já lutou pelo cinturão inúmeras vezes. É um nome grande e tem que fazer grandes lutas. O BJ Penn é um bom adversário para ele. O jogo não casa bem para o BJ. O Frankie tem tudo para conquistar mais uma vitória.
E o brasileiro confirmou o que Dana White já havia adiantado: houve um nocaute espetacular nas eliminatórias para entrar na casa, podendo ter superado até o de Uriah Hall sobre Adam Cella nas oitavas de final do TUF 17 em termos de brutalidade:
- Posso adiantar que tem caras muito bons, principalmente de wrestling. E com certeza o nocaute foi impressionante. Na minha opinião, superou o do Uriah Hall sim. Todo mundo ficou bem preocupado com o cara que foi nocauteado.

UFC divulga Manuwa como substituto de Minotouro contra Gustafsson

Nigeriano naturalizado inglês vai enfrentar o sueco em evento de Londres

Por Rio de Janeiro
63 comentários
Se Rogério Minotouro se machucou e não tem condições de enfrentar Alexander Gustafsson no evento do Ultimate marcado para Londres, a organização encontrou uma solução "caseira" para resolver o problema. Depois de três vitórias em três lutas e invicto com 14-0 no cartel, o nigeriano Jimi Manuwa, será o adversário do sueco em 8 de março. O anúncio foi feito de forma oficial na noite desta terça-feira.
montagem UFC Alexander Gustafsson x Jimi Manuwa (Foto: Editoria de Arte)Alexander Gustafsson x Jimi Manuwa será a luta principal em Londres (Foto: Editoria de Arte)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Jimi Manuwa é profissional de MMA desde julho de 2008, Desde então, derrotou todos os seus adversários por nocaute (13 vezes) ou por finalização (uma vez). No Ultimate, suas vítimas foram Kyle Kingsbury, Cyrille Diabaté e Ryan Jimmo.
Alexander Gustafsson vem de derrota em luta disputadíssima contra Jon Jones no UFC 165, no dia 21 de setembro. Manuwa terá tempo menor de recuperação. Ele lutou no dia 26 de outubro contra Jimmo. Por enquanto, a luta entre o sueco e o nigeriano é a única luta anunciada para o evento.

UFC 169 terá Cruz x Barão na luta principal, e não Aldo x Lamas

Ultimate anuncia que unificação do cinturão dos galos será o destaque da noite em 1º de fevereiro. Disputa do título dos penas fica com o coevento principal

Por Rio de Janeiro
41 comentários
"O evento principal do UFC 169 será uma luta de campeão contra campeão: Cruz x Barão. Aldo x Lamas será coevento principal". Desta forma o Ultimate anunciou a ordem das duas lutas de destaque do show marcado para 1º de fevereiro, em Newark (EUA). Os dois duelos já estavam marcados oficialmente e havia a expectativa de que a disputa do título dos penas fecharia a noite.
Dominick Cruz é o atual campeão peso-galo do Ultimate. Após dois anos afastado do octógono se recuperando de lesão, ele foi posto contra a parede pelo presidente do UFC, Dana White, que cogitou a possibilidade de entregar o cinturão definitivamente para o Renan Barão, o campeão interino, se o americano não retornasse no início de 2014.
montagem UFC Renan Barão e Dominick Cruz (Foto: Getty Images)Renan Barão e Dominick Cruz com os seus cinturões (Foto: Getty Images)
Aos 26 anos, Barão possui um cartel de 31 vitórias, uma derrota e um "no contest" (luta sem resultado). O atleta da Nova União venceu as cinco lutas que disputou no Ultimate e conquistou o cinturão interino da divisão após vencer Urijah Faber por decisão unânime dos juízes no UFC 149, dia 21 de julho de 2012. Desde então, ele venceu Michael McDonald e Eddie Wineland, em fevereiro e setembro deste ano, respectivamente.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Já Dominick Cruz, de 28 anos, possui 19 vitórias e uma derrota na carreira. O atleta da Alliance MMA conquistou o cinturão dos galos em 16 de dezembro de 2010, ao derrotar Scott Jorgensen por decisão unânime dos jurados. Em julho e outubro de 2011, o lutador defendeu o título diante de Urijah Faber e Demetrious Johnson, quando saiu vencedor também por decisão unânime.
José Aldo e Ricardo Lamas, assim como Barão e Cruz, também são oriundos do extinto WEC, evento adquirido pelo UFC em 2010. Aos 27 anos, Aldo estreou no Ultimate em abril de 2011, quando derrotou Mark Hominick por decisão unânime, no UFC 129, mantendo o cinturão dos penas conquistado ainda na organização anterior. Após isso, o atleta da Nova União colocou o título em jogo diante de Kenny Florian, Chad Mendes, Frankie Edgar e recentemente, contra Chan Sung Jung, no UFC 163. O brasileiro possui um cartel de 23 vitórias e apenas uma derrota.
José Aldo e Ricardo Lamas (Foto: Getty Images)José Aldo e Ricardo Lamas vão disputar o título dos penas (Foto: Getty Images)
Ricardo Lamas, de 31 anos, conquistou o direito de disputar o cinturão dos penas após vencer as quatro lutas que fez no UFC. O atleta venceu Matt Grice e Cub Swanson em 2011, Hatsu Hioki em 2012 e Erick Koch, em janeiro deste ano. O americano possui 13 vitórias e duas derrotas na carreira.
UFC 169
1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)
CARD DO EVENTO
Dominick Cruz x Renan Barão
José Aldo x Ricardo Lamas
Frank Mir x Alistair Overeem

Com tropas na plateia, Rafael Sapo e Kennedy batem peso para luta no UFC

Brasileiro fecha a cara na encarada, e americano logo se vira para o público. Ronny Markes e Amanda Nunes também batem seus respectivos pesos

Por Fort Campbell, EUA
42 comentários
O brasileiro Rafael Sapo bateu o peso com tranquilidade e confirmou a luta contra Tim Kennedy no "UFC Fight for the Troops 3", que ocorre nesta quarta-feira, em Fort Campbell (EUA). Ele pesou 84,1kg, enquanto o oponente americano bateu 84,4kg, exatamente o limite da categoria dos médios (já com os 450 gramas de tolerância). Na hora da encarada, Sapo fechou a cara, e Kennedy, sorrindo, tratou de se virar para o público antes mesmo de o matchmaker (casador de lutas) Sean Shelby intervir. O público desta terça-feira, por sinal, foi basicamente formado pelas tropas da base militar de Fort Campbell, que representa o Exército americano.
FRAME pesagem UFC Kenedy x Natal (Foto: Reprodução / Combate)Rafael Sapo comemora ao bater o peso (Foto: Reprodução / Combate)
Entre os "intrusos" na plateia, estava Glover Teixeira. O próximo adversário de Jon Jones acompanhou o amigo Ronny Markes, que pesou 84,1kg e vai enfrentar o americano Yoel Romero também no card principal. Romero marcou 83,9kg na balança.
Glover Teixeira lá na plateia pesagem UFC  (Foto: Reprodução / Twitter)Glover Teixeira no meio das tropas americanas na
base de Fort Campbell (Foto: Reprodução / Twitter)
Quem subiu primeiro na balança pelo Brasil foi Amanda Nunes. A peso-galo pesou  61,7kg, limite da divisão dos galos, enquanto sua adversária, a holandesa boa de trocação Germaine de Randamie, bateu rigorosamente a mesma coisa.
Todos os demais atletas também bateram o peso. Os únicos que precisaram da toalha e ficaram nus foram o peso-galo Francisco Rivera e o meio-médio Seth Baczynski.
Quanto às encaradas, nenhuma teve problema maior. A única que contou com alguma provocação foi entre o americano Jorge Masvidal e o russo Rustam Khabilov, que trocaram várias palavras durante a encarada e depois dela também, apotando o dedo um para o outro.
O "UFC Fight for the Troops 3", que também pode ser chamado de "UFC Fight Night 31", será realizado na noite desta quarta, em Fort Cambell. O canal Combate transmite o evento a partir das 18h15m (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real. O site transmite em vídeo a primeira luta do card, entre os médios Derek Brunson e Brian Houston.
FRAME pesagem UFC Kenedy x Natal (Foto: Reprodução / Combate)Encarada de Tim Kennedy e Rafael Sapo (Foto: Reprodução / Combate)
UFC Fight for the Troops 3 (UFC Fight Night 31)
6 de novembro, em Fort Campbell (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-médio (até 84,4kg): Tim Kennedy (84,4kg) x Rafael Sapo (84,1kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Liz Carmouche (61,2kg) x Alexis Davis (60,8kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Ronny Markes (84,1kg) x Yoel Romero (83,9kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Jorge Masvidal (70,5kg) x Rustam Khabilov (70,3kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Colton Smith (70,5kg) x Michael Chiesa (70,8kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-leve (até 70,8kg): Bobby Green (até 70,3kg) x James Krause (até 70,5kg)
Peso-galo (até 61,7kg): George Roop (61,5kg) x Francisco Rivera (61,7kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Dennis Bermudez (66,2kg) x Steven Siler (66,2kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Amanda Nunes (61,7kg) x Germaine de Randamie (61,7kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Chris Camozzi (84,4kg) x Lorenz Larkin (83,9kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Yves Edwards (70,8kg) x Yancy Medeiros (70,8kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Neil Magny (77,6kg) x Seth Baczynski (77,6kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Derek Brunson (84,4kg) x Brian Houston (83,9kg)

Se bater Hendo, Vitor pega vencedor de Weidman x Spider, confirma Dana

Derrota para o americano, no entanto, mesmo que seja na categoria de cima, tira do brasileiro a chance de disputar o cinturão dos médios do Ultimate

Por Rio de Janeiro
246 comentários
Dana White finalmente esclareceu a situação atual de Vitor Belfort no UFC. Depois de desconversar diversas vezes, o presidente do Ultimate confirmou que o brasileiro é o candidato número 1 para enfrentar o vencedor da revanche entre Chris Weidman e Anderson Silva, que ocorre no UFC 168, dia 28 de dezembro, pelo cinturão dos médios. Para que isso aconteça, no entanto, o carioca precisa vencer Dan Henderson neste sábado, em Goiânia. A luta, mesmo sendo na categoria de cima, a dos meio-pesados (até 93kg), vai interferir diretamente na vida de Belfort, uma vez que Dana também garantiu que, se ele perder, sai da corrida pelo título até 84kg.
- Sim, eu diria que sim (Vitor é o número 1 para enfrentar o vencedor de Weidman x Spider). Definitivamente - disse o chefão ao ser questionado pelo Combate.com durante teleconferência de imprensa na noite desta terça-feira, depois de afirmar que a derrota o tira do topo.
UFC Vitor Belfort e Luke Rockhold (Foto: Eduardo Valente / Agência Estado)Belfort vem de nocautes sobre Michael Bisping e Luke Rockhold (Foto: Eduardo Valente / Agência Estado)
Dana explicou que a diferença de peso das categorias não conta muito para este caso específico, uma vez que tanto Belfort quanto Henderson conseguem lutar nas duas:
- Vitor tem que vencer a luta. Esta é uma daquelas lutas... Vitor está subindo para os meio-pesados (93kg) e vai enfrentar outro cara que consegue bater o peso dos médios (84kg). Eles só decidiram não cortar peso e lutar com 93kg.
Dan Henderson, por sua vez, pode ter problemas ainda mais sérios em caso de uma derrota, que seria a terceira consecutiva dele, fato inédito na carreira do veterano de 43 anos. Ele já vem de reveses para Lyoto Machida e Rashad Evans, ambos por decisão dividida dos jurados. O presidente do UFC respondeu de forma afirmativa se Hendo poderia se aposentar:
Vitor está melhor agora do que nunca. O Vitor de hoje não tem nada a ver com o de antigamente. Houve muita especulação sobre a parte mental do Vitor na luta. E ultimamente vimos que ele, mentalmente, é um monstro"
Dana White
- Sim, possivelmente. Seria a terceira derrota dele seguida. E com essa idade... Ele possivelmente pensaria em se aposentar.
Dana rasga elogios a Belfort
O brasileiro foi bastante elogiado por Dana, que comentou o que espera do duelo. Para o patrão, Belfort está na melhor fase da carreira, tanto física quanto mentalmente:
- Vitor Belfort tem sido inacreditavelmente explosivo e estado bem em todas as áreas. Tem nocauteado com chutes rodados. Ele é muito perigoso. Quase finalizou Jon Jones. Vitor está melhor agora do que nunca. O Vitor de hoje não tem nada a ver com o de antigamente. Dan Henderson, por outro lado, teve lutas duras recentemente. Mas Henderson ainda é um daqueles caras que tem poder de nocaute e pode mudar uma luta com um soco. Ele tem bom wrestling. Houve muita especulação sobre a parte mental do Vitor na luta. E ultimamente vimos que ele, mentalmente, é um monstro. Meu ponto é que Henderson é ótimo wrestler e pode trazer problemas a Vitor. Vai ser uma luta interessante.
O canal Combate transmite o "UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson" a partir de 20h30m (horário de Brasília) deste sábado, e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real. O site transmite em vídeo o primeiro duelo do card, entre José Maria "Sem Chance" e Dustin Ortiz.
UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson
9 de novembro, em Goiânia
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Dan Henderson
Cezar Mutante x Daniel Sarafian
Rafael Feijão x Igor Pokrajac
Paulo Thiago x Brandon Thatch
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare
Rony Jason x Jeremy Stephens
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Sam Sicilia
Thiago Bodão x Omari Akhmedov
Thiago Tavares x Justin Salas
Adriano Martins x Daron Cruickshank
José Maria Sem Chance x Dustin Ortiz

Agora em português: Joel vai para Angola e não vê problema com língua

Técnico foi sondado pelo Vasco após saída de Autuori e lembra que não pôde assumir o time por causa do compromisso com a federação do país africano

Por Rio de Janeiro
76 comentários
Joel Santana - Globo Esporte (Foto: Reprodução / TV Globo)Joel viaja para Angola e vai conversar com os
dirigentes locais (Foto: Reprodução / TV Globo)
Aos 64 anos, Joel Santana se prepara para tocar um novo projeto na carreira. Com passagens por Arábia Saudita, Japão, África do Sul e títulos conquistados com grandes equipes do Brasil, o desafio agora será em Angola. O treinador tem viagem marcada para o país africano na próxima quinta-feira e vai ouvir o que os dirigentes da federação local têm a dizer para saber se tocará de fato o projeto à frente da seleção até a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

- Vou para lá ver a situação, já estou há mais de cinco meses conversando. E vamos lá para ter uma ideia do que existe e do que pode e não pode fazer. Mas não tem nada de contrato, é só visitar. Estou indo por uma situação acima de tudo que o povo angolano quer investir no futebol. O crescimento lá é grande, com várias empresas nossas (brasileiras) trabalhando. Acho que daqui a pouco tempo vai ser um dos grandes países no futebol. Lá tem bom material humano - disse, por telefone.

O último trabalho com uma seleção foi antes da Copa de 2010, com a África do Sul, quando Joel comandou a equipe local e foi alvo de brincadeiras pela pronúncia da língua inglesa. Desta vez, vai lidar com jogadores que falam português, o que não vê como uma grande vantagem.

- Futebol é universal. O que rola na África do Sul rola na Angola, na China, no Japão... Por causa disso ensinei a vocês como ganhar dinheiro (risos). Ninguém fala que trabalhei na Arábia e sobrevivi - explicou Joel, que abusa do uso do inglês em um comercial de xampu anticaspa.
Joel Santana SporTV News (Foto: Divulgação SporTV)Joel Santana recebeu oferta do Vasco, mas teve de recusar (Foto: Divulgação SporTV)
No meio do caminho das conversas com os angolanos, Joel teve nova oportunidade de assumir uma equipe no futebol brasileiro. O Vasco o procurou para acertar, e o convite foi prontamente negado.

- Eu estava para ir (para o Vasco) desde o Paulo Autuori, e depois fechei esse acordo. Aconteceu uma coisa que pensei que não ia acontecer. Não tenho nada com essa situação (da saída de Dorival Junior). Como vou firmar uma coisa e não cumprir? Depois vão falar que o brasileiro continua sem palavra.

O dia foi corrido. Entre uma ligação matinal durante seus exercícios físicos e outra na hora do almoço, o treinador atendeu a imprensa com bom humor. E não pensa em encerrar a carreira tão cedo. Questionado se esse pode ser último trabalho como técnico, brincou.

- Rapaz, quer encerrar minha carreira agora? Me arruma um emprego para ir para o Real, para o Barcelona... Como vou botar comida em casa? Estou com meia zero (tem 64 anos), meia bomba, mas para com isso. Sou melhor que muitos de 20, 30 que contam histórias para vocês (risos).

...

Restam 2 mil ingressos para o possível jogo do título do Cruzeiro

Últimos bilhetes para a partida de domingo, que custam entre R$ 200 e R$ 300, serão vendidos nesta quarta, a partir das 10h, no Mineirão

Por Belo Horizonte
Venda Ingressos Cruzeiro fila de compra (Foto: Rafael Araujo)Torcida fez fila para a compra de ingressos nesta
terça-feira (Foto: Rafael Araújo)
Restam pouco mais de dois mil ingressos para o jogo entre Cruzeiro e Grêmio, neste domingo, às 17h (de Brasília), no Mineirão. A venda recomeça nesta quarta-feira, a partir das 10h, apenas na bilheteria sul do Mineirão. Segundo o Cruzeiro, já foram adquiridas 47.728 entradas para a partida que pode dar o título ao time celeste. Além desses, os 7,7 mil bilhetes da Minas Arena (camarotes e cadeiras vip) também estão esgotados.
Faltam ainda a ser vendidos 585 bilhetes no setor inferior vermelho, ao preço de R$ 300, e 1687 ingressos do setor laranja superior a R$ 200. Os demais setores já estão nas mãos dos torcedores. No primeiro dia de venda na bilheteria do Mineirão para não sócios do Cruzeiro, nesta terça, quando houve confusão durante a manhã, 16 mil ingressos estavam à disposição, e quase todos foram comprados.
Outros 1,8 mil bilhetes, destinados aos torcedores do Grêmio, serão vendidos somente no dia do jogo.
O Cruzeiro lidera o Campeonato Brasileiro com 68 pontos, 13 a mais do que o segundo colocado, Atlético-PR. Se a Raposa vencer no domingo e os paranaenses tropeçarem diante do São Paulo, em Curitiba, os mineiros vão comemorar o tricampeonato brasileiro com cinco rodadas de antecipação.

Instalação da cobertura da Arena Palmeiras entra na última etapa

Antiga arquibancada do placar do estádio Palestra Itália recebe viga mestra de sustentação, e estrutura deve ser finalizada até o fim do ano

Por São Paulo
Enquanto dirigentes do Palmeiras e da WTorre travam batalha nos bastidores por causa do contrato de concessão do antigo estádio Palestra Itália, as obras de reforma no local, agora chamado de Allianz Parque, seguem normalmente. Nesta terça-feira, a construtora iniciou a instalação da última viga mestra que vai sustentar a cobertura da casa alviverde.
Com 95 metros de comprimento e três metros de altura, a estrutura pesa 75 toneladas e encerrará, no fim do ano, a cobertura dos 45 mil lugares do estádio. Somente após o processo ser finalizado na antiga arquibancada do placar que as obras chegarão ao gramado, já que todo o processo de montagem é feito no espaço em que ficava o antigo campo de jogo.
  •  
Arena Palestra Allianz Parque (Foto: Divulgação / WTorre)Estádio do Palmeiras recebe última etapa de instalação da cobertura (Foto: Divulgação / WTorre)
Além da última viga, a construtora mantém ritmo acelerado no acabamento do estádio e na instalação das telhas metálicas – serão 17 mil metros quadrados no total. O detalhe foi escolhido para dar mais conforto aos torcedores do Palmeiras, com isolamento térmico e proteção acústica.
Com previsão de reinauguração para o primeiro trimestre de 2014, as obras no estádio do Verdão estão 70% concluídas.
Arena Palestra Allianz Parque (Foto: Divulgação / WTorre)Instalação da última viga mestra deve ser concluída no fim de 2013 (Foto: Divulgação / WTorre)
Arena Palestra Allianz Parque (Foto: Divulgação / WTorre)Arena Palmeiras tem previsão de inauguração para o primeiro trimestre de 2014 (Foto: Divulgação/WTorre)

Alerta ligado: Fla frustrou torcida nos 3 últimos jogos com o Goiás no Maraca

Retrospecto tem dois empates traumáticos (um após abrir 3 a 0 e outro em jogo que poderia levar o time à liderança na reta final do Brasileiro ) e uma derrota de virada

Por Rio de Janeiro
O Flamengo pode até perder por 1 a 0 para o Goiás, nesta quarta-feira, que fica com a vaga na final da Copa do Brasil (venceu por 2 a 1 em Goiânia, relembre os gols ao lado). O adversário não terá Walter, seu principal jogador, e Hugo, grande articulador de jogadas do meio-campo esmeraldino. O panorama é favorável, porém o Maracanã, palco do jogo e considerado a casa rubro-negra, reserva lembranças não muito agradáveis para os flamenguistas diante do Goiás. Nos últimos três confrontos entre os clubes no estádio, todos pelo Campeonato Brasileiro, só frustrações.
Em 2008, a briga era pelo G-4. Depois de início avassalador, o Flamengo, que poderia terminar a rodada no terceiro lugar, cedeu empate e terminou em quinto. Poucas rodadas depois, acabou fora da Libertadores. No ano seguinte, a torcida rubro-negra entrou no Maracanã certa de que o time deixaria o gramado líder do Brasileirão. Bastava vencer, já que momentos antes o Botafogo havia derrotado o então primeiro colocado, o São Paulo. O anúncio da vitória alvinegra, aliás, deu início a uma festa alucinante. No fim, silêncio, vaias e nada de gols. E na última temporada do "velho Maraca", em 2010, um Flamengo destroçado por perdas e uma eliminação traumática na Libertadores foi derrotado por 2 a 1.
reação esmeraldina
Em 30 de novembro de 2008, pela penúltima rodada do Brasileiro, o Flamengo entrou no Maracanã na quinta colocação e precisava de uma vitória, aliada a tropeços dos concorrentes Cruzeiro e Palmeiras, para entrar no G-4. Deu certo secar: a Raposa perdeu para o Inter, em Porto Alegre, e o Verdão empatou com o Vitória por 0 a 0, em Salvador. E melhor, com 35 minutos de jogo no Rio, o Fla já vencia por 3 a 0, com gols de Obina (dois) e Juan. Duas falhas de Jaílton ainda no primeiro tempo, com um pênalti cometido e um erro em jogo aéreo, recolocaram o Goiás no páreo. Na etapa final, uma pane coletiva do sistema defensivo permitiu o empate.
mosaico, recorde e tropeço
O Flamengo vivia uma das maiores reações de história. De time destinado a brigar contra o rebaixamento a candidato ao título. E naquele 22 de novembro, a torcida rubro-negra, embalada por três vitórias consecutivas e diante da primeira chance de o time assumir a liderança, quebrou o recorde de público, registrando 78.639 pagantes. Foi um show na arquibancada, com direito a um mosaico que dizia: "A maior torcida do mundo faz a diferença". Nesse dia, ela não fez. O time perdeu inúmeras oportunidades, ficou no 0 a 0, saiu vaiado e não deixou a vice-liderança. Dois fins de semana depois, porém, contra o Grêmio, o Rubro-Negro levou o hexacampeonato e pôs fim a jejum de 17 anos.
O triste fim de um ídolo
Flamengo e Goiás faziam seu último jogo antes da pausa para a Copa do Mundo de 2010, no dia 5 de junho daquele ano. O Rubro-Negro vinha de três duros golpes. Havia sido eliminado na Libertadores, Adriano optara pelo Roma e Vagner Love tinha se despedido no jogo anterior, vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras com gol dele. O Rubro-Negro abriu o placar, mas tomou a virada e perdeu por 2 a 1. Bruno teve má atuação e falhou feio no segundo gol. Mal sabia o goleiro que não teria uma chance de se redimir. Foi seu último jogo pelo Flamengo. Em julho, durante a interrupção provocada pelo Mundial da África do Sul, Bruno foi preso por envolvimento no desaparecimento de Eliza Samudio, sua ex-amante.

Marco Aurélio rebate Andrés: ‘Meu estádio não tem carnê para pagar’

Ex-cartola e hoje membro da oposição do Tricolor, Cunha comenta as críticas do ex-presidente corintiano à promoção de ingressos do São Paulo

Por São Paulo
Ex-dirigente do São Paulo e membro da chapa que busca suceder Juvenal Juvêncio na presidência do clube, na eleição de abril de 2014, Marco Aurélio Cunha não perdeu a oportunidade de comentar as críticas que Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, fez à promoção de ingressos do São Paulo no Campeonato Brasileiro, nesta segunda-feira.
– Digo a ele que nós temos estádio pago, sem investidores. Assim, temos autonomia e direito para estipular os preços dos ingressos. Quem não deve, não teme – afirmou Cunha, na noite desta terça-feira, em evento da chapa de Kalil Rocha Abdalla, candidato de oposição na eleição presidencial do São Paulo, marcada para abril de 2014.
Marco Aurélio Cunha e Kalil Rocha Abdalla São Paulo (Foto: David Abramvezt)Marco Aurélio Cunha e Kalil Rocha Abdalla, durante evento em São Paulo (Foto: David Abramvezt)
Fora da diretoria são-paulina desde o início de 2011, Marco Aurélio Cunha e Andrés, que deixou a presidência no fim de 2011, travaram várias discussões quando ambos eram cartolas de São Paulo e Corinthians, respectivamente. E a rivalidade continua intacta.
O São Paulo não precisa arrumar dinheiro. O meu estádio não tem carnê das Casas Bahia para pagar todo mês, assim como o dele"
Marco Aurélio Cunha, em resposta a
Andrés Sanchez
– O São Paulo não precisa arrumar dinheiro. O meu estádio não tem carnê das Casas Bahia para pagar todo mês, assim como o dele.
Principal aliado e cabo eleitoral do candidato da oposição à presidência do São Paulo, Kalil Rocha Abdalla, Marco Aurélio, que vai ser o responsável pelo futebol em caso de eleição da chapa, foi quem mais discursou no evento, em um bar da Vila Madalena, Zona Oeste da capital paulista, que reuniu conselheiros e sócios do Tricolor. O encontro organizado por Kalil contou também com a presença de José Eduardo Mesquita Pimenta, Fernando Casal de Rey, dois ex-presidentes do São Paulo.
Kalil também foi indagado sobre as declarações de Andrés Sanchez. O candidato à presidência do São Paulo criticou o ex-mandatário corintiano:
– Ele devia cuidar da vida dele e não fazer considerações sobre o São Paulo.
No pleito, em abril do ano que vem, Kalil Rocha Abdalla, ex-diretor jurídico do São Paulo na administração de Juvenal Juvêncio, vai enfrentar Carlos Miguel Aidar, o indicado pelo atual presidente à sucessão.

Dirigente nega sondagem da China e diz que Luis Fabiano fica para 2014

'Nossa intenção é manter o Luis Fabiano. Ele é diferenciado numa posição em que se escasseiam os grandes jogadores', diz vice-presidente tricolor

Por São Paulo
Luis Fabiano São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Luis Fabiano, do São Paulo
(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Luis Fabiano, que fará 33 anos nesta sexta-feira, é peça importante no planejamento do São Paulo para 2014. Quem garante é o vice-presidente do clube, João Paulo de Jesus Lopes. Em entrevista à Rádio Globo, o dirigente negou que o Tricolor tenha sido sondado por um clube da China sobre a situação do atacante e garantiu que ele não deixará o Morumbi em breve.
- É evidente que, à medida em que se aproxima a janela de transferências, o mercado esquenta, mas não recebemos sondagem por ele. Nossa intenção é manter o Luis Fabiano. Ele é diferenciado numa posição em que se escasseiam os grandes jogadores - disse Jesus Lopes, que admitiu que o rendimento do atacante deixou a desejar por conta de problemas de lesão.
- Muricy e sua comissão estão fazendo de tudo para colocá-lo em forma física e técnica. Se a temporada 2013 não foi das melhores, tenho certeza que 2014 pode ser melhor, principalmente pela presença do Muricy.
Luis Fabiano não tem escalação garantida para o jogo desta quarta-feira, contra o Nacional de Medellín, na Colômbia, pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana. Ele disputa com Aloísio e Ademilson duas vagas no ataque.
Recentemente, os nomes de Fred e Vágner Love foram especulados no São Paulo, justamente numa possível substituição a Luis Fabiano. Jesus Lopes negou a possibilidade e classificou os dois atacantes como "problemas".

Fifa veta Fernandinho do Mundial, mas Galo mantém esperança

Entidade afirma que jogador foi inscrito depois do fim da janela de transferências internacionais. Atlético ainda acredita em reviravolta

Por Belo Horizonte
Fernandinho Votação 480 (Foto: Bruno Cantini / Flickr Atlético-MG)Fernandinho se tornou titular absoluto do Galo
(Foto: Bruno Cantini / Flickr Atlético-MG)
O Atlético-MG pode não contar com Fernandinho na disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Marrocos. A Fifa decidiu que a inscrição do jogador na competição intercontinental é irregular, porque ele teria sido transferido para o Atlético-MG depois do encerramento da janela de transferências internacionais. A entidade máxima do futebol enviou um documento para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicando o veto à participação do jogador. A CBF encaminhou o documento para a Federação Mineira de Futebol (FMF), que repassou o ofício para o Atlético-MG.

A CBF, por meio da assessoria de comunicação, confirmou o envio do documento para a FMF. O presidente da federação mineira, Paulo Schettino, explicou que recebeu o documento e afirmou que ele vetava a participação de Fernandinho no Mundial, mas não comentava sobre a participação de Emerson e Dátolo, que também chegaram ao Galo no meio da temporada.
Já fizemos nossa manifestação e estamos confiantes de que o jogador possa atuar no Mundial. A Fifa vai avaliar e a previsão é que no final de novembro tenhamos essa definição"
Lásaro Cunha, diretor jurídico do Atlético-MG
- Recebemos o documento. Ele só fala no Fernandinho. Diz que a Fifa indeferiu e fala que a inscrição foi feita depois do prazo determinado - disse Schettino.

O diretor jurídico do Atlético-MG, Lásaro Cunha, no entanto, acredita que o jogador pode, sim, disputar a competição intercontinental. Ele explicou que o clube já prepara uma argumentação para apresentar à Fifa e tentar regularizar a situação até o dia 23 de novembro, quando o Galo tem que enviar a lista definitiva com os 23 jogadores que disputarão o Mundial.

- Esse é um processo complexo, no qual existem várias manifestações das entidades e do clube. Um órgão da CBF enviou um ofício que apenas compõe uma parte desse processo. Apresentamos nossas razões com considerações desse órgão que, na sequência, encaminhou à Fifa. Já fizemos nossa manifestação e estamos confiantes de que o jogador possa atuar no Mundial. A Fifa vai avaliar e a previsão é que no final de novembro tenhamos essa definição.

Entenda o caso

O entrave existe porque a Fifa acredita que o meia foi inscrito depois do fim da janela de transferências internacionais. O Atlético-MG alega que o inscreveu antes da data – 19 de julho – no Desportivo Brasil, clube da Traffic, e só depois o jogador se transferiu para o Galo. Isso caracterizaria uma transação nacional. A CBF, no entanto, alega que a transferência do jogador chegou apenas no dia 22 de julho, depois do prazo determinado.
A CBF reconhece a transferência nacional de Fernandinho do Desportivo Brasil para o Atlético-MG, por isso o jogador pode atuar normalmente no Campeonato Brasileiro. Entretanto, a Fifa não reconhece a transferência como válida para a disputa do Mundial de Clubes.

O Atlético-MG enviou na última quinta-feira uma pré-lista com 35 jogadores que podem disputar o Mundial de Clubes. E o nome de Fernandinho, atual titular absoluto da equipe de Cuca, estava nela. A lista definitiva, agora sem o nome do atacante, deve ser enviada para a Fifa no dia 23 de novembro.

Neymar conquista confiança de catalães em cem dias de Barcelona

Boas atuações na Europa levam brasileiro a ser apontado como merecedor de classificação como um dos três finalistas do prêmio de melhor do mundo da Fifa

Por Barcelona, Espanha
 
Os gritos dirigidos a Neymar por torcedores na porta no CT do Barcelona no primeiro dia de treinos do brasileiro em 29 de julho eram de euforia, entusiasmo e curiosidade para ver de perto o novo reforço do time, protagonista da Copa das Confederações, então recém-conquistada pela Seleção. Mas, fora do ambiente do clube, havia também ceticismo em relação ao ex-jogador do Santos, e os questionamentos pareciam prontos a atrapalhar a adaptação ao novo país, cultura e clube. Cem dias depois, os muitos dribles, as seguidas boas atuações e os ainda que poucos gols foram suficientes para fundir os dois lados, mudando o cenário (assista ao vídeo acima e veja as opiniões de alguns fãs catalães). As dúvidas desapareceram, e agora são poucos os que não têm a certeza absoluta de que o Barça fez um ótimo negócio.
Para os torcedores do Barcelona, o camisa 11 é o jogador em melhor forma do time. O único ponto de questionamento é a dupla com Messi, que ainda não funcionou tão bem quanto o esperado. Os dois jogadores têm brilhado individualmente, sobretudo na ausência um do outro. Mas, juntos, pouco têm produzido. Impressionados com os números e poder de decisão de Neymar, os torcedores ouvidos em Barcelona pelo GloboEsporte.com defendem a presença do camisa 11 até entre os três finalistas do prêmio da Bola de Ouro.
Neymar comemoração Barcelona jogo Real Madrid (Foto: Reuters)Neymar aplaude os incentivos: resposta imediata à recepção calorosa dos catalães (Foto: Reuters)





Muitos passes, poucos gols

Em quinze jogos oficiais pelo Barcelona, Neymar fez quatro gols, dois deles nos principais rivais do time na Espanha: Real e Atlético de Madrid. O gol contra a equipe treinada por Simeone foi decisivo na conquista do título da Supercopa - o empate de 1 a 1 no jogo de ida, fora de casa, garantiu o troféu depois do 0 a 0 no Camp Nou. Nas assistências, o brasileiro lidera as estatísticas no Campeonato Espanhol com sete passes decisivos: três para Messi e Sánchez e um para Pedro marcar. Os torcedores só pedem que o craque continue jogando como tem feito até ao momento.
- Estou muito contente com o rendimento do Neymar, esperava um pouco mais de gols, mas acho que isso nem é o mais importante. Ele fez muitas assistências, ajudou o time e tem sido decisivo. Está no bom caminho e no futuro, acho que pode igualar Lionel Messi - comentou o engenheiro de 37 anos, Miguel Ferrer.
A adaptação de Neymar ao Barcelona foi tão rápida que surpreendeu os europeus em geral. A seu favor, o ex-santista tinha um time bem estruturado, um grupo unido e jogadores disponíveis para o acolherem. Do outro lado da balança, pesava a difícil competição dentro do vestiário. A concorrência era o grande desafio. Messi é o craque do time, ajuda, mas é competitivo e sabem todos o que o rodeiam que perde a paciência facilmente com falhas dos companheiros.
Neymar treino Barcelona (Foto: AP)Neymar treina no Barcelona ao lado de Messi: parceria (Foto: AP)

Pedro pode não ter os dotes de Neymar, mas é eficaz. Sánchez estava no time há dois anos e recebera injeção de confiança de Tata Martino. E ainda tem Fàbregas, jogador de classe, pretendido por meia Europa durante a janela de transferências. A primeira missão de Neymar era conquistar a titularidade e convencer Tata de que era imprescindível para o time. A meta foi alcançada ao fim de um mês e meio no clube. Neymar começou jogando pela primeira vez contra o Ajax, na estreia na Liga dos Campeões, em 18 de setembro. Até agora, o atacante disputou 12 de 15 partidas entre os 11 iniciais e apenas três como reserva. Consciente da concorrência, driblou a pressão e impressionou os companheiros.
- Ele é muito jovem, um garoto, mas cresce a passos muito largos. Tem caráter e autoconfiança dos craques. Seu jogo é muito bom e tem condições para ser um atacante muito importante na história do Barcelona - elogiou Fàbregas numa entrevista ao jornal "Marca" após fazer o gol da vitória sobre o Celtic por 1 a 0, pela Liga dos Campeões, em jogada iniciada por Neymar.
Neymar também recebeu elogios de Alexis Sánchez e dos rivais europeus. Casos dos treinadores do Ajax e do Milan, que admitiram que Neymar era uma nova dor de cabeça para os adversários.
- Com Neymar, o Barcelona melhorou no ataque, ele dá mais rapidez e verticalidade ao time, afirmou Allegri antes do jogo da ida com o Milan.
 
Para o jornalista catalão Jordi Grau, da "TV3", o segredo da rápida adaptação de Neymar foi a própria qualidade do camisa 11. O repórter destaca a gestão realizada por Tata Martino, mas atribuiu o mérito ao brasileiro (assista ao vídeo ao lado e veja as opiniões do espanhol).
- A vinda do Neymar para o Barcelona se transformou na melhor notícia da temporada. Para além dos números, ele resolveu problemas, sobretudo esse atual, que é a queda de rendimento de Lionel Messi. O mérito é todo dele, que é um futebolista extraordinário. Acho que a Copa das Confederações o ajudou a amadurecer. A gestão do Tata Martino também foi muito boa, porque primeiro lhe concedeu alguns minutos e lhe deu responsabilidade aos poucos - afirmou o jornalista, que segue diariamente a atualidade do Barcelona.
candidato a bola de ouro

As boas atuações de Neymar, sobretudo na segunda metade do ano, garantiram a sua presença na lista dos 23 melhores jogadores do mundo. No dia 9 de dezembro serão conhecidos os três finalistas da Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador do ano. Na ótica dos torcedores do Barcelona, o brasileiro merece entrar no pódio. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi parecem ter dois lugares "praticamente" garantidos, como acontece desde 2008. Mas a terceira cadeira ainda está livre. Eleito o craque europeu da temporada passada, Ribéry é o mais cotado para ocupar a vaga, mas as chances de o camisa 11 entrar na lista vêm ganhando destaque nos principais veículos de comunicação do continente.
- Acho que ele merece pela boa temporada que fez no Santos, pela grande exibição na Copa das Confederações e por tudo aquilo que tem feito no Barça. Globalmente, ele é sim um dos três melhores do mundo e merece essa distinção - afirmou David Casas, operador de som de 24 anos.
- Atualmente, Neymar é o melhor jogador do Barça, ele poderia entrar na lista junto a Cristiano Ronaldo e Messi - opinou a estudante Laura Reinfrande de 22 anos.
Neymar comemoração gol do Barcelona jogo Real Madrid (Foto: EFE)Neymar é abraçado após abrir o placar no clássico contra o Real: gol decisivo para aumentar moral (Foto: EFE)

O repórter Jordi Grau também defende a presença de Neymar na lista e exclui Cristiano Ronaldo da corrida.
- Os três jogadores que este ano têm méritos para estar na final da Bola de Ouro são o Ribery, que ganhou o “triplete” com o Bayern de Munique, Lionel Messi, porque venceu o Campeonato Espanhol com mais de 100 pontos, e o terceiro é Neymar, pelo salto de qualidade que deu na Europa e pela conquista da Copa das Confederações. O quarto, em minha opinião, seria Cristiano Ronaldo, porque, apesar de ter conseguido um número de gols brutal, nada venceu essa temporada com o Real Madrid e a com a sua seleção, que ainda nem garantiu a qualificação para a Copa do Mundo do Brasil.
dupla sem sincronia

O único senão dos primeiros 100 dias de Neymar na Catalunha é a funcionalidade da dupla com Lionel Messi. Apesar dos três passes para gols do argentino, é precisamente nos jogos em que o camisa 10 não está que o brasileiro brilha mais. Foi assim contra o Celtic pela Liga dos Campeões, diante do Valladolid, no Campeonato Espanhol, e no jogo da ida da Supercopa da Espanha, frente ao Atlético de Madrid, quando o melhor do mundo foi substituído por lesão.
A relação entre os dois é boa. Por culpa dos problemas físicos do Messi, ainda não conseguimos ver os dois juntos no máximo rendimento. Já construíram alguns gols, já fizeram grandes jogos individuais, mas falta ver uma grande partida dos dois jogando juntos"
Jordi Grau, jornalista catalãoi
Na presença de Messi, nos últimos jogos, contra Real Madrid e Espanyol, Neymar também se sobressaiu, com gol e assistência, e foi o argentino que não esteve nos seus dias. Em contrapartida, quando a estrela do camisa 10 brilha, como aconteceu contra Ajax e Milan pela Champions, a atuação do brasileiro é menos reluzente. Para Jordi Grau, o tema não é preocupante e está pendente das lesões que esta temporada afetam o melhor do mundo.
 - A relação entre os dois é boa. Por culpa dos problemas físicos do Messi, ainda não conseguimos ver os dois juntos no máximo rendimento. Já construíram alguns gols, já fizeram grandes jogos individuais, mas falta ver uma grande partida dos dois jogando juntos - afirmou o jornalista.
Contra o Milan, uma de suas vítimas preferidas, Messi chega motivado para se recuperar de uma sequência de lesões que o atrapalharam nas últimas semanas. O argentino fez seis gols em sete jogos contra os italianos. Neymar ainda tenta balançar a rede pela primeira vez na Liga dos Campeões. Mas, mesmo que não marque, o brasileiro tem seus trunfos para se sair bem. E crédito sobrando.
Neymar e Messi comemoração Barcelona jogo Real Madrid (Foto: Reuters)Neymar comemora gol com Messi: entrosamento ainda não é o esperado pela torcida (Foto: Reuters)