De um lado,
Cavani.
Do outro, Falcao Garcia. À sombra de cada um dos artilheiros, os
empresários Mino Raiola e Jorge Mendes, respectivamente. A movimentação
de Monaco e
Paris Saint-Germain
no mercado europeu de transferências para a temporada 2013/14 mostra a
força que dois dos empresários mais poderosos do continente depositaram
no Campeonato Francês que começa nesta sexta-feira - o PSG inicia a
defesa do título contra o Montpellier, às 15h30m (de Brasília),
com transmissão ao vivo do SporTV e cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com.
Jorge Mendes, de 47 anos, empresário e conselheiro número 1 de
Cristiano Ronaldo e José Mourinho, foi quem convenceu Falcao García,
James Rodríguez, João Moutinho, Ricardo Carvalho e recentemente o
brasileiro Fabinho a assinarem contrato com Monaco, um clube que tem uma
média de público de cinco a dez mil espectadores por jogo.
Mino Raiola, de 46 anos, é um empresário italiano, naturalizado
holandês. Apesar de não ser o agente oficial de Cavani, o enigmático
baixinho exerceu forte influência para o artilheiro da última temporada
do "calcio" sair do Napoli para o PSG. Nos últimos anos, conduziu
Ibrahimovic por cinco grandes clubes europeus, em transferências que
movimentaram cerca de 170 milhões de euros, mais de meio bilhão de
reais. Na sua lista de clientes, aparece com destaque também o
compatriota Balotelli, de quem intermediou a mudança do Manchester City
para o Milan em janeiro passado, além dos brasileiros Maxwell e o
holandês Van Der Wiel, ambos do Paris Saint-Germain.
Cavani e Ibrahimovic no treino PSG: influência direta do italiano Mino Raiola (Foto: Divulgação / Site PSG)
Com a força dos dois empresários, PSG e Monaco atraíram mais atenção
ainda ao Campeonato Francês de 2013/14. Na última temporada, o time da
capital montou seu esquadrão investindo forte em contratações.
Capitaneadas por Ibrahimovic, as negociações levaram para a equipe os
brasileiros Thiago Silva e Lucas e até mesmo o inglês Beckham. Mas, com a
volta à primeira divisão, o Monaco tratou de dividir os holofotes. Sua
principal aquisição foi Falcao García, ex-Atlético de Madri, conduzido
ao Principado por € 60 milhões (cerca de R$ 183 milhões), a maior
transação da pré-temporada até o clube de Nasser Al-Khelaifi responder à
altura com Cavani, que custou € 64 milhões (cerca de 194 milhões) e
virou a quarta maior da história.
Jorge Mendes, um diplomata que move milhões
Capa da revista francesa "L'Equipe" dá destaque
ao "agente muito especial" Jorge Mendes: poderoso
no mercado (Foto: Reprodução / Revista L'équipe)
A relação entre o Monaco e o empresário Jorge Mendes é especial e dura
mais de 16 anos. Começou em 1997, quando o português acertou a
transferência de um jogador da terceira divisão para o clube do
Principado. Esse jogador era Costinha, que depois se tornou numa peça
fundamental do Porto e da seleção treinada na época pelo brasileiro Luiz
Felipe Scolari.
- Ele já tinha 22 anos e ainda jogava na terceira divisão portuguesa,
no Nacional da Ilha da Madeira. Eu tinha acabado de entrar para o mundo
do futebol, e nós não conseguíamos encontrar um clube da primeira
divisão em Portugal para o Costinha. O presidente do Monaco na época,
Campora, perguntou o que é que tinha a ganhar com a compra de um jogador
da terceira divisão portuguesa? Consegui que o Costinha ficasse por
experiência no Monaco. Após o terceiro dia, ligaram de volta propondo um
contrato de cinco anos - contou Jorge Mendes em recente entrevista ao
jornal francês "L’Equipe".
Dessa forma, segundo o empresário, era consumada uma transferência
inédita no futebol: um jogador da terceira divisão portuguesa que ia
para um clube influente do futebol europeu. Um ano antes, em 1996, Jorge
Mendes fundara a Gestifute, que atualmente gere as carreiras de mais de
80 jogadores de futebol e outras dezenas indiretamente. Foi ele quem
levou Felipão ao comando do Chelsea, em 2008, acertando em seguida a
transferência de Deco, do Porto para o clube de Londres. Mas as suas
minas de ouro atualmente são Cristiano Ronaldo, José Mourinho e Radamel
Falcão, astro maior do novo Monaco.
Todos querem fazer negócios com o Mendes. Se pudéssemos, trataríamos muito mais com ele"
Luis Felipe Vieira, presidente do Benfica
A influência de Jorge Mendes no mundo do futebol não conhece
fronteiras. Reportagens na imprensa europeia contam que o empresário
gasta € 10 mil em faturas telefônicas por mês e um milhão de euros em
viagens por ano. No seu dia-a-dia, é normal ter jornadas que parecem
coisa de maluco, como fazer bate-volta ao México só para assistir a um
jogo de futebol e depois jantar em Madri com Cristiano Ronaldo. Um dia,
tomou café da manhã com o ex-presidente do Barcelona, Joan Laporta,
almoçou em Londres com Roman Abramovich, bilionário russo dono do
Chelsea, e jantou em Lisboa com Luis Felipe Vieira, presidente do
Benfica. Rotina agitada que parece normal para o homem que foi
reconhecido em 2010, 2011 e 2012 como o empresário do ano pela Globe
Soccer Awards.
- Todos querem fazer negócios com o Mendes. Se pudéssemos, trataríamos muito mais com ele - comentou Luis Felipe Vieira.
Mino Raiola, a verdadeira Gioconda em Paris
Mino Raiola não é tão midiático ou influente quanto Jorge Mendes no
mercado do futebol, mas a distância entre os dois já foi maior. O
empresário italiano conquistou terreno nos últimos anos com a
transferência de Ibrahimovic do Internazionale para o Barcelona e depois
para o Milan. Ninguém entendeu como, mas Raiola conseguiu introduzir
uma cláusula no contrato do sueco com os catalães em que o empresário
ganharia € 1,2 milhões por ano até 2014. Uma quantia que ainda beneficia
o italiano, mesmo o sueco estando atualmente no PSG.
No verão passado, Raiola conquistou mais notoriedade animando um
mercado atípico, pouco movimentado e marcado pela falta de liquidez dos
grandes clubes. O agente tirou partido do mau momento financeiro do
Milan e levou Ibrahimovic para o Paris Saint-Germain por € 21 milhões.
Na hora de brigar pelo salário do sueco em Paris, o empresário comparou o
atacante à Monalisa, quadro do italiano Leonardo Da Vinci, em exibição
no museu do Louvre na capital francesa.
- Ibra é como a Gioconda, uma peça rara, e por isso muito custosa - disse Raiola aos jornalistas na ocasião.
Balotelli sorri com o empresário Mino Raiola: parceria italiana no mercado (Foto: Divulgação)
A frase se tornou célebre e, pouco depois, Ibra assinou contrato
milionário com o PSG por três temporadas, ganhando cerca de € 14 milhões
por ano. Em janeiro, Raiola voltou a agitar o mercado, mediando a
transferência de Balotelli para o Milan. Uma negociação que ele próprio
tornou possível, convencendo o Manchester City a aceitar a forma de
pagamento dos € 23 milhões em cinco vezes pelo clube rubro-negro. O
empresário tem a confiança dos grandes clubes italianos e também uma
grande influência no mercado holandês e francês, onde tem a sede da sua
empresa, a "Sportsman", precisamente no Principado de Montecarlo.
Raiola também atendeu o pedido do Robinho para sair do Manchester City,
ajudando a levar o brasileiro para o Milan. Foi ele também que mediou a
passagem do francês Paul Pogba do Manchester United para o Juventus.
Em pouco tempo, Mino Raiola multiplicou a sua influência no mercado
francês, cujo crescimento se dá graças às injeções de capital russo e do
Oriente Médio. Raiola também é responsável pela carreira do talentoso
meia Étienne Capoue, do Toulouse e da seleção francesa, e tem uma
enigmática relação comercial com o talento do PSG, Blaisse Matuidi, com
quem trabalha indiretamente, mas sem qualquer formalidade legal.
Jorge Mendes tem uma grande vantagem, que é o Mourinho. É um grande
empresário que gere a carreira de grandes jogadores de um pequeno país
como Portugal. Eu? Eu sou italiano, holandês, brasileiro, tcheco…"
Mino Raiola, empresário
Raiola tem livre acesso ao vestiário do Paris Saint-Germain em todos os
jogos do time. Passeia normalmente pela zona mista do Parque dos
Príncipes, junto aos jogadores, como se fosse um membro qualquer do
clube. Fala com torcedores, jornalistas e staff. O italiano não tem
qualquer intenção de esconder a sua influência no clube de Nasser
Al-Khelaïfi, que em apenas 18 meses se tornou num dos mais importantes
da Europa com a sua contribuição.
Mino Raiola se define como um homem que "cria o mercado". Na realidade,
as jogadas criativas deste empresário italiano o colocaram na lista dos
agentes mais influentes do mundo na companhia de Pini Zahavi e Jonathan
Barnett. Porém, o número um continua sendo Jorge Mendes, que gere uma
empresa com um valor de mercador de cerca de 500 milhões de euros, algo
digno de um clube de futebol.
- Ele tem uma grande vantagem, que é o Mourinho. É um grande empresário
que gere a carreira de grandes jogadores de um pequeno país como
Portugal. Eu? Eu sou italiano, holandês, brasileiro, tcheco… - afirmou
Mino Raiola em entrevista à edição de abril da conceituada revista
"France Football".
Se no ano passado o empresário entrou com toda a força no mercado
francês, movimentando os passes de Ibra, Pogba, Maxwell, Capoue e até
Matuidi, que dispensou os serviços do maior empresário de jogadores
franceses, Jean-Pierre Bernès, para poder trabalhar com Raiola, este ano
o italiano está gerindo tudo com muita calma e paciência. Ainda falta
mais de um mês e meio para o fim da janela do mercado na Europa, mas
Jorge Mendes já movimentou € 130 milhões só no Monaco. Com Ibra e
Balotelli firmes em seus clubes (PSG e Milan), Raiola conseguiu
"encaixar" Cavani no clube da capital. Agora, é esperar a próxima mexida
de peças.
ERRATA: foi publicado inicialmente nesta matéria
que Jorge Mendes é o empresário do zagueiro Thiago Silva, mas o jogador
do PSG é agenciado por Paulo Tonietto. O erro foi ao ar às 19h45m e
corrigido às 22h26m.