sábado, 17 de março de 2012

No 100º jogo de Damião, fábrica de gols do Inter atropela Juventude: 7 a 0
Camisa 9 marca dois, assim como estreante Jajá Coelho. Dátolo, Oscar e Jô completam o placar fantástico da partida, após goleada pela Libertadores
 
 
A CRÔNICA
por Tomás Hammes
A festa era para ser de Leandro Damião, que completou seu 100º jogo com a camisa do Inter. O atacante fez sua parte, ao marcar duas vezes. Mas os companheiros quiseram aparecer bem no baile. Na terça-feira, o time já tinha mostrado sua força, ao golear por 5 a 0  o Strongest, pela Libertadores. E na tarde deste sábado, não deu outra: atropelou o Juventude por 7 a 0, no Beira-Rio.

Além do camisa 9, Jajá Coelho, que fez sua primeira partida pelo clube, marcou dois gols. Dátolo, Oscar e Jô fizeram os outros. Com o resultado, a equipe mantém os 100% de aproveitamento na Taça Farroupilha – segundo turno do Gauchão –, assumindo a liderança do Grupo 1.
O Inter agora volta a pensar na Libertadores. Na quarta-feira, às 19h45 (horário de Brasília), o time enfrenta o The Strongest na temida altitude de 3.600m de La Paz. O Juventude só jogará no sábado, às 21h, contra o Ypiranga.
Damião, sempre ele
Embalado pela goleada sobre o The Strongest  na Libertadores no meio da semana, o Inter começou o confronto diante do Juventude atrás de mais uma vitória. Nos primeiros minutos de jogo, apenas o time de Dorival Júnior atacava. Aos seis minutos, após confusão na área da equipe de Caxias, a bola sobrou para Leandro Damião. O artilheiro pegou embaixo da bola e mandou por cima do gol.
O domínio territorial colorado, entretanto, durou pouco tempo. Dois minutos depois, o sistema defensivo errou. Elton tocou para trás. Índio não conseguiu pegar a bola, que sobrou para Jonatas Belusso. O atacante do Juventude arriscou, mas o lance foi para fora. O time visitante seguiu no ataque. O ex-colorado Elder Granja cruzou na medida para Belusso. O camisa 7 cabeceou para baixo e Muriel fez um milagre, salvando o Inter.
Após o perigo, os vermelhos voltaram ao ataque. Dagoberto pegou uma bola fora da área e bateu forte. Follmann fez linda defesa e mandou para escanteio. O time colorado cobrou rápido. Dátolo bateu na cabeça de Damião. O camisa 9 subiu mais alto que os defensores do Ju e não perdoou, abrindo o placar aos 16 minutos.
dátolo damião inter juventude gauchão (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Dátolo e Damião comemoram um dos gols da implacável goleada colorada (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
O gol não acomodou os mandantes. Em jogada de Oscar para Dagoberto, o atacante adiantou, mas ainda teve tempo para passar para Damião. O goleador cabeceou, mas Follmann ficou com a bola. O Inter insistiu. Logo em seguida, Elton deu grande arrancada e serviu Dagoberto, que arriscou. O goleiro do Ju fez bela defesa e impediu o segundo gol.
O jogo ficou movimentado. Era lance atrás de lance. O Juventude também tentava. Mithyuê girou sobre Bolatti e arrematou. A bola saiu por cima do gol de Muriel. Depois foi a vez de Oscar arriscar de canhota, mas a bola saiu pelo lado direito de Follmann. O contragolpe do time de Caxias do Sul foi com Elder Granja, que fez mais um cruzamento preciso na cabeça de Belusso. O atacante buscou o ângulo, mas Muriel defendeu. Antes de acabar o primeiro tempo, após Damião perder a bola, o lance sobrou para Oscar, que soltou a bomba. Follmann, um dos nomes da partida, fez mais uma grande intervenção.

Colorado arrasador

Assim como o fim do primeiro tempo, a segunda etapa começou com oportunidades para os dois lados. Primeiro foi com Jardel, que arriscou, mandando por cima da meta de Muriel. O Inter, mais organizado, quase ampliou pouco depois com Dátolo, que limpou e chutou forte. Follmann salvou mais uma vez. No rebote, Damião tentou e o goleiro operou novo milagre.
O Inter seguiu no ataque. Nei arrancou pela direita e foi atropelado na entrada da área por Everton. Leandro Vuaden o puniu com o cartão amarelo. Dátolo foi o encarregado em cobrar a falta. O gringo botou na área, a bola passou por todos os jogadores e morreu no fundo das redes, aos 11 minutos do segundo tempo. Aí, o Colorado se empolgou. Oito minutos depois, aos 19, Oscar cruzou da direita. Damião dominou, girou e chutou. O centroavante contou com o desvio do adversário, que tirou Follmann de ação, marcando o terceiro gol.
Dia também de Jajá
O Juventude tentava não se entregar e buscava ao menos o primeiro gol para tentar uma reação, mas nada dava certo. A esperança ainda diminuiu depois que Eraldo recebeu livre na área. O atacante virou o corpo e arrematou. Com o pé, Muriel salvou. No rebote, a bola acertou a boca de Fabrício e saiu para escanteio.
Pouco depois, aos 31, Jajá Coelho, que mal havia entrado na partida, mostrou que seria também o seu dia. Após passe de Dagoberto e ver a saída do gol de Follmann, o estreante da tarde teve tranquilidade ao deslocar o goleiro do Juventude e marcar o quarto gol. E o camisa 17 mostrou ter estrela. Aos 36, mandou uma bomba, acertando Oscar. Na volta, a bola voltou para o meia-atacante. O arremate novamente saiu forte, mas, desta vez, entrou: 5 a 0 Colorado, para delírio da torcida.
Os gols não diminuíram o ímpeto colorado. Era gol atrás de gol. No minuto seguinte, Jô recebeu do estreante e ficou sozinho na área. O atacante não desperdiçou: 6 a 0. Mas ainda havia tempo para mais. Contundente, o Inter seguiu ameaçando. Jajá passou para Oscar. O camisa 16 esperou a saída de Follmann e deu números finais ao confronto. Após aplicar 5 a 0 no The Strongest, na terça-feira, o Inter termina a semana com uma nova goleada: 7 a 0 sobre o sempre complicado Juventude. Com 12 gols em uma semana, a torcida saiu do estádio bem rouca e feliz.

Marta 'diz não' a Michel Teló, e, entre Barça e Real, prefere o Corinthians

Rainha explica que não dança 'Ai, se eu te pego' por timidez, fica em cima do muro ao eleger o melhor time espanhol, mas reitera seu amor pelo Timão

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Marta comemora gol da Seleção com dança (Foto: Getty Images)Marta dança com Cristiane em jogo da Seleção
(Foto: Getty Images)
A jogadora Marta, que atualmente defende o Tyresö, da Suécia, parece não ser muito fã da música do cantor Michel Teló. Em entrevista publicada neste sábado pelo jornal "Marca", a brasileira disse que nunca quis comemorar um gol fazendo a coreografia da música "Ai, se eu te pego".
- Não creio, me daria muita vergonha. Minhas comemorações são mais espontâneas, é o que aparece na hora, mas sempre com garra e força, com a explosividade do momento - explicou.
Ao ser perguntada sobre quem é melhor, Barcelona ou Real Madrid, a camisa 10 da Seleção Brasileira preferiu "eleger" o seu clube de coração.
- São duas equipes muito boas, cada uma com seu estilo. Gosto de ver o bom futebol e os dois times o praticam. Não conseguiria eleger. O que posso dizer é que sempre fui fã do Corinthians - lembrou.
Já na eterna disputa entre Messi e Cristiano Ronaldo pelo posto de melhor do mundo, a rainha não teve dúvidas.
- Messi é o melhor jogador do mundo com uma larga diferença, mas Cristiano também é um excelente jogador, a quem também podemos nos espelhar para aprender. Sempre que vejo futebol, tento aprender com jogadores e jogadoras. Nunca dou-me por satisfeita - garantiu.

Ernani Pires Ferreira, a Voz do Jockey, morre aos 77 anos no Rio de Janeiro

Locutor estava internado no Hospital Espanhol e sofreu um ataque cardíaco

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Conhecido como “A voz do Jockey Club”, o locutor Ernani Pires Ferreira morreu na madrugada deste sábado, no Rio de Janeiro, aos 77 anos. Narrador oficial das provas de turfe no Jockey Club Brasileiro durante quatro décadas e considerado por muitos o maior do mundo nesta atividade, ele estava internado no Hospital Espanhol, no Centro. Vítima de um edema pulmonar e uma sequência de paradas cardíacas, morreu por volta das 2h30m. O velório e o sepultamento ainda não têm horário definido, mas devem ocorrer neste domingo. O velório será no Jockey, na Gávea, e o enterro, no cemitério do Caju.
 No vídeo ao lado, exibido no "Fantástico" em 2008, Ernani conta sua vida em 15 segundos, apostando em sua marca registrada como locutor: a velocidade.
Com uma história que se confunde com a do turfe nacional, Ernani ficou conhecido como a voz do Grande Prêmio Brasil, no Jockey do Rio. Durante 15 anos, comandou o quadro “Barbadas”, no Globo Esporte, da TV Globo, apostando no bom humor para transmitir as notícias do turfe. O locutor costumava aparecer na tela fantasiado, sempre de forma irreverente.
Ernani chegou a ser apontado pelo Livro dos Recordes como o locutor mais rápido do mundo. Em 1983, ele superou o ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy, que figurava no Guiness como o homem que falava de forma mais veloz. O brasileiro se sentiu desafiado e registrou a locução com 322 palavras por minuto.
Ernani Pires Ferreira locutor do Jockey Club (Foto: Fernando Maia / Ag. O Globo)Ernani Pires: quatro décadas como locutor do Jockey Club (Foto: Fernando Maia / Ag. O Globo)
Misto gelado: Flu se mostra apático e é facilmente batido pelo Macaé
Sem Deco, Fred, entre outros, Tricolor passa longe do rendimento na Libertadores ao ser presa fácil para o time do norte do estado: 3 a 1
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Com a decisão de poupar jogadores para evitar desgaste, o Fluminense foi a campo neste sábado, em Moça Bonita, usando um time misto. Mas foi um misto gelado, sem sabor. O Tricolor mostrou muitas falhas, teve uma atuação apática e foi facilmente batido pelo Macaé, por 3 a 1, com gols de Pipico, Wallacer e Josiel, em partida válida pela quarta rodada da Taça Rio. Matheus Carvalho descontou, já aos 44 minutos do segundo tempo.
Foi a primeira vitória do Macaé na história do confronto, agora com cinco partidas. Josiel, que estreou apenas na penúltima rodada da Taça Guanabara, já acumula sete gols, todos marcados nos últimos quatro jogos. O artilheiro Alecsandro, do Vasco, tem nove.
Sem Deco, Leandro Euzébio, Fred, Diguinho, Thiago Neves e Edinho, os dois últimos vetados pelo departamento médico, o Flu passou longe de ser o time que tem 100% de aproveitamento na Libertadores. Organizado, o Macaé mostrou os motivos pelos quais é o líder do Grupo A, agora com 12 pontos, tendo vencido seus quatro jogos pelo segundo turno do Campeonato Carioca. Botafogo, que tem sete pontos, e Flamengo, com seis, jogam neste domingo, mas não poderão alcançar o líder.
O retrato da péssima atuação tricolor foi a desorganização defensiva. Nos três gols sofridos, os jogadores do Macaé aparecem totalmente livres para fazer a conclusão. O Fluminense permanece com três pontos no Grupo B. Ainda sonha com as semifinais da Taça Rio, mas vê a meta cada vez mais distante e, dependendo de uma combinação de resultados, pode terminar a rodada como lanterna.
Sem jogo pela Libertadores no meio da semana, o Flu volta a entrar em campo no próximo sábado, para enfrentar o Bonsucesso, novamente em Moça Bonita, às 16h. No dia seguinte, o Macaé visita o Americano no Godofredo Cruz.
pipico josiel Fluminense x macaé (Foto: WallaceTeixeira/Foto Arena/Agência Estado)Jogadores do Macaé comemoram o primeiro gol (Foto: WallaceTeixeira/Foto Arena/Agência Estado)
O Fluminense até que começou bem, criando chances e ficando mais com a bola no ataque. Mas, aos poucos, o time de Abel passou a sofrer com a marcação do Macaé e com os inúmeros erros de passe. As jogadas tricolores pelas laterais surgiam até em bom número, mas quase em todas os chuveirinhos na área eram anulados pela bem posicionada zaga macaense. Sem Deco, o Flu sentia muito a falta de um organizador. Lanzini errava demais, assim como Souza. No ataque, Rafael Moura fazia uma partida para esquecer. A luz de esperança era Wellington Nem, com a movimentação de sempre.
O Macaé, por sua vez, jogava organizado, saindo para o ataque sem correr riscos na defesa. E não demorou para abrir o placar. Foi aos 12 minutos, quando Carlos Alberto cruzou da esquerda, Valencia não acompanhou a marcação, e Pipico, sozinho, cabeceou para o chão, sem defesa para Diego Cavalieri: 1 a 0. Faltou pouco para o time do norte do estado ampliar - Pipico foi lançado em profundidade, Anderson ficou no meio do caminho, e o atacante tocou de cabeça encobrindo Cavalieri, que saiu em velocidade do gol. Mas a bola foi fraca, e Anderson conseguiu fazer a corrida de recuperação e tirar a bola em cima da linha.
Entregue, o Flu só encontrava Nem num dia bom. O baixinho buscava sempre o gol, com dribles e toques rápidos. Mas He-Man e Lanzini não contribuíam. Nem quase marcou após dominar e chutar rápido, de dentro da área. Luis Henrique fez boa defesa. Apático, o Flu era presa muito fácil. Já no final da primeira etapa, André Gomes passou como quis por Jean e mandou uma bomba de pé esquerdo, obrigando Cavalieri a fazer boa defesa.
Wellington Nem Fluminense x macaé (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)Wellington Nem tenta, mas não é o dia do Fluminense (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)
Zaga do Fluminense vacila
Na saída para o intervalo, Souza disse que a única razão para a atuação ruim do Flu era o estado do gramado de Moça Bonita. O piso não era mesmo dos melhores, tanto que, logo aos dez segundos na segunda etapa, Matheus Carvalho - que entrou na vaga de Bruno - deixou Rafael Moura na cara do gol. No momento do chute, a bola subiu numa falha, e a conclusão saiu de canela, por cima do travessão.
Mas o Macaé não se incomodou com o gramado irregular. Voltou com a mesma postura para a segunda etapa e ampliou a contagem aos 11 minutos. Pipico cruzou, e a dupla de zaga tricolor, grudada em Josiel, não conseguiu o corte. A bola sobrou limpa para Wallacer, sozinho na entrada da área, bater para fazer 2 a 0.
A sorte também não estava do lado do Flu. O retrato foi uma sequência de chutes à queima-roupa de Jean, já dentro da área, que o goleiro Luis Henrique e o zagueiro Douglas Assis salvaram. A segunda cartada de Abel para mexer com o rendimento do time foi a entrada da Wagner no lugar de Lanzini. Não adiantou.
O Macaé aproveitou a terrível partida da zaga tricolor para fazer mais um. Aos 33 minutos, Josiel, livre, leve e solto, cabeceou e fez 3 a 0. Na base do desespero, o Flu foi para cima e fez o gol de honra aos 44 minutos, com Matheus Carvalho, que bateu de pé direito na saída do goleiro.
No show de apatia tricolor, o Macaé aproveitou e construiu mais um degrau na luta para chegar às semifinais da Taça Rio.