segunda-feira, 28 de maio de 2012

Joel vê treino de longe e em silêncio, e Ibson descontrai com filhos

Jogador recebe visita dos filhos dos filhos Ibson Junior e Alicia e da mulher

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
17 comentários
Joel (Foto: Agência O Globo)Joel acompanha de longe do treino do Fla no Ninho
do Urubu (Foto: Agência O Globo)
A reapresentação do Flamengo depois do empate por 3 a 3 com o Internacional no sábado foi de treino físico para todo o grupo. Sentado numa cadeira próxima a uma tenda de um dos patrocinadores, o treinador acompanhou de longe e em silêncio a movimentação dos jogadores.
- Acho que o Joel está chateado pelo resultado. Nós também temos que ficar chateados. Vencíamos de 3 a 1, cedemos o empate - afirmou Kleberson.
O momento de descontração ficou por conta de Ibson, que teve a companhia da mulher, Cinthia, e dos filhos Ibson Junior e Alicia. Pai coruja, o jogador brincou com as crianças depois da atividade.
Ibson fez sua reestreia no sábado e sofreu o pênalti que originou o gol de Ronaldinho Gaúcho.
Depois do treino desta segunda-feira, o time treinará em tempo integral nesta terça, também no Ninho do Urubu. A equipe volta a campo no dia 6 de junho, às 21h50m (de Brasília), para encarar a Ponte Preta no Moisés Lucarelli.
Ibson com a filha (Foto: Agência O Globo)Ibson com a filha no treino do Flamengo (Foto: Agência O Globo)

Polícia vai ao Fla, mas apenas para agendar visita de crianças carentes

Camburão aparece no Ninho do Urubu e policiais da UPP da Cidade de Deus buscam informações para projeto social

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
45 comentários
Um camburão da Polícia Militar na entrada do Ninho do Urubu na tarde desta segunda-feira logo chamou a atenção de quem chegava ao centro de treinamento em Vargem Grande por volta de 15h. Mas não se tratava de reforço policial por conta de medo de protesto de torcedores. Dois policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, buscavam informações de como fazer para levar crianças carentes de um projeto social da comunidade de Jacarepaguá para assistir a um treinamento do Flamengo.
polícia no CT do Flamengo  (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Policiais da UPP da Cidade de Deus visitaram o CT do Flamengo nesta segunda-feira (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
Os policiais foram orientados a procurar um responsável na Gávea para saber da possibilidade de um agendamento para uma visita.
Depois do domingo de folga, os jogadores treinam na tarde desta segunda-feira no Ninho do Urubu. Ronaldinho Gaúcho foi liberado para visitar a mãe, dona Miguelina, em Porto Alegre, e tem reapresentação prevista para o treino da manhã desta terça-feira.

Dedé realiza exercícios com bola no campo e deve voltar na quarta rodada

Sem dores desde a semana passada, zagueiro vascaíno dá partida à nova fase na preparação física, que deve durar cerca de uma semana

Por André Casado Rio de Janeiro
28 comentários
Dedé deu um passo importante e também o mais largo em sua recuperação física do edema ósseo na perna esquerda, que não o incomoda mais desde a semana passada. Na tarde desta segunda-feira, dia de folga para o time, o zagueiro do Vasco apareceu no campo de São Januário às 15h05m e realizou um trabalho físico de pouco menos de uma hora, ao lado do meia Abelairas, que também se recondiciona após lesão, e um dos auxiliares de preparação física do clube.
Dedé no treino do Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Dedé participa de treino em São Januário junto com Abelairas (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Como prova de que está confiante, o Mito repetiu diversos movimentos de jogo, pulou para cabecear e bateu bola com o argentino. Além disso, concluiu mais de 20 vezes o pequeno circuito físico ao qual foi submetido, sob forte sol. Ele não veste chuteira e camisa de jogo desde o dia 3 de abril, na vitória por 2 a 1 sobre o Alianza Lima, do Peru, pela primeira fase da Libertadores, competição da qual o Vasco foi eliminado pelo Corinthians, nas quartas.
Ele terá tempo para estar bem de novo. O Dedé não se poupa, vai em todas as bolas. Para estar limitado, não vai dar certo"
Cristóvão Borges
Esse ensaio no gramado até já foi tentado duas vezes, mas em ambas, no dia posterior, Dedé se apresentou com dores, retrocedendo o caso, o que o fez perder a reta final do semestre, incluindo jogos decisivos do Carioca. Rodolfo e Renato Silva têm segurado a barra na defesa. A tendência é que a atividade desta tarde se repita até o início da próxima semana, para que a forma física esteja apurada e que haja certeza de que o problema não voltará.
Portanto, se tudo correr bem, ele deverá jogar só na quarta rodada do Brasileirão, contra o Bahia, daqui a 13 dias. Participar do duelo com Náutico, na quarta-feira anterior (dia 6), está descartado pelo departamento médico, que prega a cautela durante todo o tratamento.
Técnico do Vasco, Cristóvão Borges admitiu que só conta com o Mito diante dos baianos, no estádio Pituaçu, em Salvador, terra do comandante, onde o time venceu por 2 a 0 em 2011.
- Agora, não adianta ter pressa. Vamos observá-lo, é uma lesão chata realmente. Tive algo parecido quando jogador e sei como é. Ele terá tempo para estar bem de novo. O Dedé não se poupa, vai em todas as bolas. Para estar limitado, não vai dar certo - disse.
Dedé no treino do Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Dedé repetiu movimentos do jogo, saltando para cabecear bolas (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Troféu Armando Nogueira
28/05/2012 08h00 - Atualizado em 28/05/2012 09h27

Armandão: Lucas marca duas vezes e é eleito o craque da rodada#2

Com ótima atuação diante do Coritiba, lateral-direito dá a volta por cima e coloca o Botafogo na liderança do Campeonato Brasileiro 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
147 comentários
Em ótimo jogo neste domingo, no Couto Pereira, o Botafogo saiu perdendo, mas buscou a virada e bateu o Coritiba por 3 a 2. Méritos do lateral-direito Lucas, que foi decisivo no triunfo do Glorioso, ganhou nota 9,0 e acabou eleito o craque da segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, o jogador, obviamente, entrou na seleção do Troféu Armando Nogueira. O prêmio tem o objetivo de apontar os melhores da competição com base nas avaliações feitas por comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. No ano passado, o craque da disputa foi o atacante Neymar - com média de 6,98.
Após duas expulsões – uma na Copa do Brasil contra o Vitória e outra no primeiro jogo da decisão do Carioca 2012 diante do Fluminense – Lucas, enfim, parece ter dado a volta por cima e feito as pazes com a torcida. Na partida deste fim de semana, o camisa 2 foi o grande responsável pelo triunfo de sua equipe. O Coxa saiu na frente logo no início. Lincoln abriu o placar aos 30 segundos de jogo. Ainda na primeira etapa, o Botafogo virou com gols de Lucas e Vitor Júnior. No entanto, o time mandante ainda recuperou a igualdade na etapa final, com Lucas Mendes. Mas o lateral-direito do Alvinegro, em dia inspirado, garantiu a vitória do Glorioso, marcando aos 40 minutos e colocando o clube na liderança do Campeonato Brasileiro.
Quem também foi muito bem e já dá mostras de que neste ano terá um bom desempenho é o atacante Luis Fabiano, do São Paulo. O jogador, que já havia entrado na seleção da rodada anterior, repetiu a dose. Outro destaque foi o meia-atacante Danilinho, do Atlético-MG. Inspirado, o atleta garantiu a vitória de sua equipe diante do Corinthians, em Minas. Para fechar, o meia Dátolo, do Internacional, foi o grande nome do heroico empate de 3 a 3 entre o Colorado e o Flamengo, no Engenhão.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.
Seleção da 2ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
GOLEIRO
A missão não era das mais fáceis. Por mais que o Santos tivesse entrado em campo sem Neymar e Ganso, jogar na Vila Belmiro e encarar o forte elenco alvinegro foi um duro teste para o goleiro Magrão, do Sport. Mas ele se saiu bem e fechou o gol com uma defesa difícil e mais três intervenções importantes no jogo. Nem mesmo Alan Kardec conseguiu furar o bloqueio do arqueiro, que recebeu nota 7,5 no empate por 0 a 0. Vale destacar também dois goleiros de clubes mineiros que ajudaram Cruzeiro e Atlético-MG. Fábio segurou a pressão do Náutico no empate por 0 a 0, nos Aflitos, e Giovanni fez o que pôde para parar o ataque do Corinthians. Enquanto Fábio pegou um chute à queima-roupa de Araújo, Giovanni salvou um arremate de Willian quase na marca do pênalti. Os dois receberam nota 7,0.
LATERAL-DIREITO
O craque da rodada do Brasileirão surgiu do improvável. Com a pontaria em dia e dois gols na vitória do Botafogo sobre o Coritiba, no Couto Pereira, Lucas recebeu nota 9. O jogador conseguiu brecar grande parte das investidas do time adversário e foi extremamente eficiente nas jogadas ofensivas do Alvinegro.
ZAGUEIROS
A zaga da rodada é formada por Réver, Atlético-MG, e Edu Dracena, do Santos. O primeiro se sobressaiu na vitória do Galo diante do Corinthians. Um dos destaques da equipe, o zagueiro e capitão se desdobrou para evitar os chutes de média e longa distância do time adversário. Além disso, também deu a assistência para o único da gol partida e por isso ganhou nota 7,5. Pelo Peixe, Edu Dracena também merece ser lembrado. Com muita experiência, o atleta demonstrou segurança e soube liderar o setor defensivo Santos, que saiu da partida contra o Sport sem ser vazado.
LATERAL-ESQUERDO
O lateral Márcio Azevedo também garantiu seu posto na seleção da rodada. Pela raça e entrega, o jogador do Botafogo ganhou nota 7,0, pois foi fundamental no triunfo do Alvinegro por 3 a 2 sobre o Coritiba, no Couto Pereira. O camisa 87 iniciou a jogada do segundo gol do Glorioso. Juan (Santos), Pará (Grêmio) e Lucas Mendes (Coritiba) também foram bem na rodada.
VOLANTE
Preenchendo bem os espaços na marcação, Túlio conseguiu manter o bom nível apresentado na estreia do Figueirense no Campeonato Brasileiro. Em desvantagem no início do segundo tempo contra o Fluminense, o time catarinense contou com a experiência do volante. Ele precisou de apenas 13 minutos para encontrar espaço entre os volantes da equipe adversária e tocar para Caio, ex-Botafogo, marcar o primeiro gol do Alvinegro na partida, e deixar tudo igual: 1 a 1. Depois disso, cada equipe marcou mais uma vez e o jogo terminado empatado em 2 a 2.
MEIAS
Com 8,0 de avaliação, Dátolo e Danilinho foram apontados como os melhores da posição na rodada. Desfalcado, o Internacional chegou a estar perdendo para o Flamengo por 3 a 1. Porém, quando tudo indicava que o Colorado sairia de campo derrotado, entrou em ação o meia colorado. Grande nome do time gaúcho na partida, o jogador foi o autor do gol que definiu o empate em 3 a 3 neste sábado, no Engenhão. Principal articulador do Atlético-MG no duelo contra o Corinthians, o meia Danilinho deu bom ritmo ao jogo. Com um gol de cabeça no segundo tempo, o baixinho de 1,67m venceu o goleiro Cássio, fez o gol da vitória do Galo e também garantiu seu lugar. Bida (Atlético-GO), Lincoln (Coritiba) e Escudero (Atlético-MG) são os demais apoiadores que tiveram destaque na segunda rodada.
ATACANTES
Um golaço de bicicleta, marcado por Alecsandro, decretou a vitória do Vasco sobre a Portuguesa no Canindé. O camisa 9 fez uma grande exibição na casa do adversário e, em um lance muito bonito, ajudou o time da Colina a somar mais três pontos na competição. Pelo Fluminense, Marcos Júnior foi o grande nome do time das Laranjeiras na rodada. No Engenhão, o atacante abriu o marcador no empate por 2 a 2 entre o Tricolor e o Figueirense. Após bate-rebate na área adversária, a bola sobrou limpa para o jogador chutar de canhota e anotar seu primeiro gol em Campeonatos Brasileiros. No gol de Wagner, o segundo do Flu, também foi decisivo, ao dar a assistência, e por isso ganhou 7,5. A vitória do São Paulo sobre o Bahia por 1 a 0 teve o carimbo do artilheiro tricolor. No Morumbi, Luís Fabiano (que ganhou a nota 7,5) teve uma atuação de regular para boa e anotou o único gol do jogo. Pela segunda vez consecutiva, o Fabuloso aparece na lista dos melhores jogadores da rodada do Troféu Armando Nogueira.

Lembra dele? Agora como treinador, ex-vascaíno Luisinho conquista a A3

Volante revelado pelo Fogão e que venceu tudo com a camisa do Vasco, Luisinho Quintanilha leva Rio Branco a título inédito e sonha com mais

Por Murilo Borges e Heitor Esmeriz Americana, SP
13 comentários
Os olhos de quem já viu de perto a Taça Libertadores da América e foi testemunha ocular de uma das maiores viradas da história do futebol brasileiro. Os gestos de quem sabe bem o caminho para se quebrar um tabu de 21 anos sem títulos. Discurso de liderança, tão fundamental para vencer dois Brasileiros ou um tricampeonato estadual que nunca antes fora conquistado. De quebra, cabelos brancos que lhe credenciam à passagem de ex-jogador para treinador. Basta pouco mais de uma hora de conversa para perceber que os pés de Luís Carlos Quintanilha seguem tão quentes como se ainda calçasse chuteiras.
Carioca revelado nas categorias de base do Botafogo, Luisinho foi um volante que passou a vida inteira rodeado por troféus. Em General Severiano, ajudou o clube a quebrar o jejum de títulos no fim dos anos 80. De casa nova, viveu o auge da carreira no Vasco, camisa que vestiu entre 1991 e 2000 e lhe deu todos os títulos possíveis. Jogou também por Celta de Vigo, Corinthians e Seleção Brasileira. Hoje, o quase cinquentão Luisinho segue espalhando sua fama de pé-quente. Em seu primeiro trabalho como treinador, levantou a Série A3 do Campeonato Paulista, quebrando o jejum de 98 anos do Rio Branco sem títulos.
Luisinho Quintanilha, técnico do Rio Branco (Foto: Heitor Esmeriz / Globoesporte.com)Luisinho Quintanilha fala sobre o sucesso na carreira profissional (Foto: Heitor Esmeriz / Globoesporte.com)
– Pode dizer que sou positivo. Demorei a ganhar os títulos. Comecei a carreira no Botafogo, ganhei um torneio nos juniores, mas o clube vivia aquele jejum. Pensava em ganhar um título pelo Botafogo, e conseguimos em 1989, contra o Flamengo. Depois, veio o bicampeonato em 1990. No ano seguinte, eu fui para o Vasco, e daí veio uma sequência. É aquela coisa do pé-quente, da sorte. Estava em uma grande equipe, mas também me preparei – disse o agora técnico ao GLOBOESPORTE.COM.
Mas esta fama de sortudo nem sempre acompanhou Luisinho. Volante de bom poder de marcação, virou profissional em 1982, um daqueles anos de jejum do Botafogo. As temporadas passavam e nada de o tabu acabar. Coube a Maurício encerrar com esta sina de maus resultados. Com gol do atacante, o Bota fez 1 a 0 no Flamengo e levantou o Campeonato Carioca de 1989, a primeira taça do time alvinegro em 21 anos. Na temporada seguinte, veio o bicampeonato, desta vez em cima do Vasco. Esta partida, aliás, seria uma das últimas do meio-campista com a camisa botafoguense. Apesar de o coração de torcedor continuar em General Severiano, seu futuro seria para sempre ligado a outro alvinegro.
Colecionador de títulos no Vasco
Contratado para reforçar a marcação do meio-campo do Vasco, Luisinho precisou de poucos jogos para conquistar o coração da torcida e ter a certeza que a mudança de clube foi acertada. No primeiro duelo contra o Botafogo, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o volante foi um dos principais destaques da vitória por 3 a 0. Sorato e Bebeto marcaram os gols da vitória, mas Luisinho viveu um momento único.
– No final do jogo, embaixo do setor em que a torcida do Botafogo ficava no Maracanã, tomei uma bola na lateral, limpei o Renato Gaúcho e passei pelo Paulo Roberto. As duas torcidas gritaram o meu nome. Tenho um carinho especial pelos dois times. Sou botafoguense, o clube é a minha casa, até porque cheguei com 13 anos de idade. E o Vasco foi criando uma identificação pelo tempo. Foram dez anos muito vencedores. Desde que eu cheguei ao Vasco, em 1991, até a aposentadoria, em 2000, vesti a camisa do clube em todos os anos, mesmo jogando por Celta e Corinthians.
A identificação não é só por tempo de casa, mas também por título. Se passou em branco na primeira temporada, Luisinho participou da conquista do primeiro tricampeonato carioca da história do Vasco, entre 1992 e 1994. De volta após passagens relâmpagos por Celta e Corinthians, o volante ainda levantou seis troféus como jogador do Gigante da Colina: Brasileiros de 1997 e 2000, Carioca de 1998, Libertadores de 1998, Rio-São Paulo de 1999 e Mercosul de 2000. Destes, o mais especial é o Brasileirão de 1997, vencido em cima do Palmeiras.
– Estava com 32 anos e pensei: é a minha chance. Era um time fantástico: Juninho, Pedrinho, Felipe, Edmundo, Evair, Mauro Galvão. Queria é fazer meu papel no meio-campo e botar a faixa de campeão. O elenco era muito forte. Tinha Válber, Vágner e Carlos Germano também – recorda Luisinho, que ainda se lembra do temperamento intempestivo de Edmundo, que terminou o torneio como artilheiro, com 29 gols.
– Meu relacionamento com o Edmundo é maravilhoso até hoje, mas em 97 tivemos um processo difícil dentro do grupo do Vasco. Chegou um momento em que o chamei para tomar um chope comigo e o Mauricinho (atacante). Ele estava mais agitado do que o normal, e ajudamos a focar de novo. Disse que ele seria o artilheiro do Brasileiro, e foi mesmo.
Luisinho Quintanilha, técnico do Rio Branco (Foto: Heitor Esmeriz / Globoesporte.com)Luisinho disputou oito jogos e marcou um gol pelo
Brasil (Foto: Heitor Esmeriz / Globoesporte.com)
Experiências rápidas por Celta, Corinthians e Seleção

O casamento de Luisinho com o Vasco só deu tempo em dois semestres. Primeiro, em 1993, quando o volante foi contratado pelo Celta de Vigo e jogou alguns meses na Espanha. Não se adaptou, mas pelo que considera pensamento pequeno de seus companheiros. Também não teve sucesso nos meses que vestiu a camisa do Corinthians e disputou o Campeonato Brasileiro de 1994.
– Na concentração, os jogadores brincavam com os resultados. Uma vez a gente enfrentou o Valencia e ficaram falando: "E aí, vamos perder de quanto hoje?". Aquilo me deixava irritado demais, não engolia aquilo. Tanto que fiquei alguns meses e voltei para o Brasil para disputar o tricampeonato carioca pelo Vasco. Depois tive a chance de voltar para a Espanha, mas surgiu uma oportunidade no Corinthians. A adaptação foi difícil, mas chegamos à final do Brasileiro, contra aquele time fantástico do Palmeiras. Chegamos, fomos vice-campeões, mas quis voltar ao Rio.
A passagem pelo Celta, aliás, foi o que causou o fim do ciclo de Luisinho na Seleção Brasileira. Foi convocado pela primeira vez em setembro de 1992 e estreou em uma vitória por 4 a 2 sobre a Costa Rica. Titular na US Cup, marcou um gol no empate por 3 a 3 com a Alemanha, mas se despediu na semifinal da Copa América de 1993, com a derrota para a Argentina nos pênaltis.
– Troquei o Vasco, que sempre brigava por títulos, por um time que disputava para não cair no Espanhol e longe da visão do Parreira. Logo depois, saiu a convocação para as Eliminatórias de 1994 e eu não estava. Mas não tenho mágoa. Abriram espaço para outros jogadores que não eram convocados, como o Mazinho. No fim foi legal participar de um grupo com Raí, Careca, Branco, Jorginho e outros.
Juninho Pernambucano no embarque do Vasco para Argentina (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Juninho Pernambucano foi cliente de Luisinho
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Despedida com título e carreira rápida como agente
O encerramento da carreira profissional foi até forçado. Em 1999, Luisinho passou por três cirurgias no tornozelo e atrasou seu retorno ao Vasco em um ano. Só voltou a ficar à disposição de Oswaldo de Oliveira, então treinador do clube, na metade de 2000. Não houve tempo para brigar pela vaga de titular, mas pelo menos conseguiu levantar as duas últimas taças da carreira.
– Participava daquele grupo, mas não jogava mais. Era um time muito forte, difícil de se recuperar a posição. Pelo menos encerrei com dois títulos. No jogo final com o Palmeiras, pela Mercosul, nem fiquei no banco. Depois, teve a final da Copa João Havelange, que só aconteceu em janeiro por causa da queda de São Januário. Voltamos a treinar depois do Natal só para aquele jogo. Deu certo. A sorte bateu na porta.
O hiato entre a aposentadoria como jogador e o início da nova carreira durou um mês. Acostumado a defender o Vasco, Luisinho teve que lutar contra aquele time que o acolhera nos últimos dez anos.
– Fiz prova na Fifa para ser agente e iniciei logo com o processo do Juninho Pernambucano, que queria sair do Vasco para jogar no Lyon. Fiquei chateado com o Eurico Miranda, por uma conversa ruim que tivemos, e daí entrei com ainda mais vontade de vencer aquele caso. No fim, fizemos um acordo, mas tínhamos que ser firmes.
Luisinho Quintanilha, técnico do Rio Branco (Foto: Heitor Esmeriz / Globoesporte.com)Após sucesso em campo, Luisinho sonha com glórias no banco (Foto: Heitor Esmeriz / Globoesporte.com)
Nova etapa, agora como professor

A vitória como agente e os clientes famosos (além de Juninho, trabalhou com Pedrinho e Odvan) não iludiram Luisinho. Havia uma voz dentro de si que lamentava a distância do gramado. Depois de sete anos, o ex-volante ouviu os apelos interiores e formou-se como treinador de futebol no Rio de Janeiro. Após estágios com Vanderlei Luxemburgo, Ricardo Gomes, PC Gusmão, Oswaldo de Oliveira e Antônio Lopes, recebeu a primeira oportunidade: o time júnior do Nova Iguaçu.
No meu primeiro jogo pelo Vasco contra o Botafogo, ganhamos por 3 a 0. No final do jogo, embaixo do setor que a torcida do Botafogo ficava no Maracanã, tomei uma bola na lateral, limpei o Renato Gaúcho e passei pelo Paulo Roberto. As duas torcidas gritaram o meu nome. Tenho um carinho especial pelos dois times"
Luisinho
– O Zinho me ligou e fez o convite. Na minha cabeça, eu queria o profissional, até por ver os caras que jogaram comigo, como o Jorginho, treinando time de cima. Mas aceitei e comecei o trabalho em julho do ano passado. A garotada ganhou a Taça Guanabara neste ano, mas eu saí uma semana antes, porque queria mais.
O algo a mais veio em forma de experiência no início de 2012. A saída de Cilinho fez Luisinho abraçar o projeto do Rio Branco, que tentava se levantar após anos de insucessos. A equação foi perfeita: a soma de um técnico sonhador e um time em busca de glórias passadas resultou em uma campanha quase perfeita. Com 13 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas com o novo treinador, o Tigre conquistou a Série A3 do Paulista e, além de levantar a primeira taça de sua história, voltou a sonhar disputar a elite do Paulistão em 2014, quando completa 100 anos.
– Lembro que cheguei numa quinta, conquistamos a primeira vitória no sábado e já treinamos de novo no domingo. As coisas foram acontecendo naturalmente. No jogo final, a energia era tão positiva que os torcedores vieram nos buscar aqui na concentração duas horas antes do jogo. Foi uma campanha brilhante.
Sem saber se permanecerá no Rio Branco, Luisinho sonha com voos maiores. Se foi pé-quente para acabar com um jejum de 21 anos no Botafogo, participar do primeiro tricampeonato carioca do Vasco e ajudar o clube a vencer sua única Libertadores, o sucesso é o mínimo que espera.
Luisinho Quintanilha, técnico do Rio Branco (Foto: Heitor Esmeriz / Globoesporte.com)Luisinho passará alguns dias no Rio antes de decidir o futuro (Foto: Heitor Esmeriz / Globoesporte.com)

Jobson é emprestado pelo Botafogo ao Barueri por seis meses

Com contrato até 2015, atacante estava afastado por indisciplina. 'Agradeço ao Barueri pela confiança. Lá terei mais oportunidades', diz

Por Thales Soares Rio de Janeiro
80 comentários
Jobson no treino do Botafogo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Jobson passou por Atlético-MG e Bahia em 2011
(Foto: Jorge William / Ag. O Globo)
O Botafogo vai emprestar Jobson por seis meses ao Barueri, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. O atacante, que tem contrato até junho de 2015, estava afastado do elenco e vinha treinando separadamente. Seu último jogo foi no dia 1º de abril, no empate por 1 a 1 com o Fluminense. O jogador, inclusive, já embarcou para São Paulo, onde fará exames médicos antes de assinar contrato.
- Não quero falar muito do Botafogo. Agradeço ao Renê (diretor de futebol e ex-goleiro) e ao Barueri pela confiança. Foi um clube que agradou por ter uma estrutura de times da Série A. Lá terei mais oportunidades e poderei dar uma sequência maior ao meu trabalho - afirmou o jogador à Rádio Tupi.
Aos 24 anos, Jobson voltou a atuar pelo Botafogo em março, depois de cumprir uma suspensão por doping. Neste ano, ele já havia sido suspenso depois de discutir com o fisiologista Altamiro Bottino. Depois, foi afastado por indisciplina, por faltas seguidas, que atrapalharam sua recuperação física, de duas lesões musculares.
O técnico Oswaldo de Oliveira afirmou, antes da divulgação do empréstimo, que o Botafogo continuava de portas abertas, mas que Jobson deveria se dar uma oportunidade.
- Ele não tem se comportado da forma que deveria se comportar. O Botafogo tem feito o maior esforço para que ele se reintegre e aproveite a virtude que possui, e isso tem tempo limitado. Não vai durar para sempre. A vida dura por muito mais tempo, mas o tempo para o atleta de futebol desfrutar é limitado. E, quando passa, não adianta arrependimento, não adianta fazer cirurgia plástica - afirmou, em entrevista ao "Arena SporTV".
No ano passado, Jobson passou por Atlético-MG e Bahia, também por empréstimo. Em ambos, passou por problemas disciplinares. Enquanto esperava seu retorno ao Botafogo, o atacante foi julgado e suspenso pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) por mais seis meses.
Nessa volta ao Botafogo, Jobson disputou seis jogos e marcou apenas um gol, na vitória por 2 a 0 sobre o Duque de Caxias, no Engenhão, pelo Campeonato Carioca. O clube é dono de 60% de seus direitos econômicos, e o restante pertence ao Brasiliense, que ainda precisa autorizar o empréstimo ao Barueri para a negociação ser concluída.
O Barueri se reforçou recentemente com outro jogador que trocou a Série A pela Série B: Marcelinho Paraíba, ex-Sport. O time perdeu em casa para o Vitória e empatou com o ASA nesse início de competição.

28/05/2012 15h36 - Atualizado em 28/05/2012 18h59

Itaquera: Timão fecha acordo para telão gigante e provoca São Paulo

Animação mostra tela de 3.400m² na área externa do estádio, com imagens da torcida alvinegra. Dentro, placar dá Corinthians 2 x 0 Tricolor

Por Alexandre Lozetti e Leandro Canônico São Paulo
543 comentários
O Corinthians está prestes a dar mais um presente para a Fiel: um telão de nada menos 3.400m² (170m x 20m) para o estádio que constrói em Itaquera. O acordo para o painel, que ficará na fachada leste (veja no vídeo ao lado), é com a mesma empresa (Osram) que fornecerá o equipamento de iluminação da arena corintiana.
A mesma empresa deverá fornecer o placar eletrônico. Na imagem divulgada pelo clube, há nele uma provocação ao São Paulo, com o placar de 2 a 0 para o Corinthians.
A animação de como ficará o telão mostra imagens da torcida corintiana, no caso da campanha da República Popular do Corinthians. Nela, o marketing alvinegro quis mostrar que seus 30 milhões de torcedores são maiores do que a população de países como Holanda, Portugal e Austrália.
Segundo os idealizadores da grande tela, de perto será possível apenas ver um vidro. Nada mais. Mas de longe haverá a projeção de diversas imagens ligadas ao clube. No vídeo é possível ver também alguns telões na área externa do estádio, mas esses serão colocados depois da Copa do Mundo de 2014.
Imagens do projeto do telão na Arena Corinthians (Foto: Reprodução)Corinthians 2 x 0 São Paulo: animação da arena de Itaquera provoca Tricolor no placar (Reprodução)
Na animação do telão gigante há outra curiosidade. Na hora que a imagem vai para dentro da arena, o placar de jogo marca Corinthians 2 x 0 São Paulo. Recentemente, no próprio clube, há quem defenda que o time do Morumbi ultrapassou o Palmeiras no posto de maior rival do Timão.
O valor desse grande acordo com a Osram não foi divulgado, mas a empresa será a principal parceira do Corinthians na iluminação do palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. O estádio estará pronto em dezembro de 2013 e o jogo de estreia do Mundial será no dia 12 de junho de 2014, com a Seleção Brasileira em campo.
A obra da Arena Corinthians completa um ano na próxima quarta-feira. Segundo a construtora responsável, o projeto chegará ao fim deste mês 38% concluído. E a meta até o final deste ano é atingir 60%.
Imagens do projeto do telão na Arena Corinthians (Foto: Reprodução)Telão gigante na lateral da Arena Corinthians poderá ter imagens da torcida (Foto: Reprodução)

Anderson Silva revela lesão no
joelho, mas acredita em recuperação

Campeão dos médios diz que se machucou durante o treino, mas garante
que vai enfrentar Sonnen: 'Dia 7 de julho estarei cumprindo meu trabalho'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
111 comentários
Anderson Silva revelou nesta segunda-feira que lesionou recentemente o joelho durante uma sessão de treinamento. No entanto, ele se mostrou tranquilo, acreditando que terá tempo suficiente para se recuperar, uma vez que o duelo contra Chael Sonnen está marcado para o dia 7 de julho. Durante cerimônia em que recebeu o título de Embaixador do Taekwondo no Brasil, realizada no Centro do Rio de Janeiro, o atleta comentava a briga no Twitter entre os compatriotas Vitor Belfort e Wanderlei Silva, quando deixou escapar que está tratando a lesão:
Anderson Silva vira embaixador do taekwondo no Brasil (Foto: Matheus Tiburcio / Globoesporte.com)Anderson Silva se tornou Embaixador do Taekwondo no Brasil (Foto: Matheus Tiburcio / Globoesporte.com)
- O Vitor se machucou, mas é normal isso acontecer. Espero que eles (Vitor e Wanderlei) voltem a se entender logo. Eu, por exemplo, machuquei o joelho no treino, mas ainda dá tempo de me recuperar. Ele talvez não consiga.
Após a grande e rápida repercussão de sua declaração, o lutador minimizou o fato no Twitter:
- Gente, meu joelho vai muito bem, obrigado. Fiquem tranquilos, dia 7 de julho estarei cumprindo meu trabalho. Osss - escreveu.
Em entrevista recente ao SPORTV.COM, Spider afirmou que, em relação à primeira luta contra Sonnen, em agosto de 2010, quando foi dominado mas venceu por finalização no fim do quinto round, tirou de lição que jamais lutaria machucado novamente. Na ocasião, após a vitória, o brasileiro revelou que havia fissurado uma costela dias antes do combate:
FRAME luta Anderson Silva Sonnen teaser (Foto: Reprodução)Spider x Sonnen: tão esperada revanche pode estar
em perigo de não acontecer? (Foto: Reprodução)
- Tirei que nunca mais vou lutar machucado. Já fiz muito isso durante muitos anos da minha vida, mas não preciso mais. Não tenho mais nada a provar para ninguém, independentemente de derrota ou vitória. Hoje o que tento fazer é manter a hegemonia que foi deixada para a gente, pela família Gracie, depois com o Pedro Rizzo, Marco Ruas, André Pederneiras, Hugo Duarte e outros grandes nomes do nosso MMA. Sou um patrimônio brasileiro em relação à luta, então tenho que honrar isso e estou muito feliz por poder continuar essa história.
A revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen, em 7 de julho, será realizada em Las Vegas, na atração principal do UFC 148. Caso o Spider não consiga se recuperar a tempo, vai se tornar outro enorme problema para o Ultimate, que teve de lidar nos últimos dias com a lesão de Vitor Belfort. O carioca foi retirado da luta contra Wanderlei Silva no UFC 147, em 23 de junho.

Caso Oscar: Inter espera acerto com o São Paulo até sexta-feira

Departamento jurídico dos clubes terá reunião nesta semana

Por Diego Guichard Porto Alegre
7 comentários
O fim da novela Oscar está mais próximo. Os departamentos jurídicos de Inter e São Paulo terão reunião durante a semana para chegar a um acerto final. O clube gaúcho espera pelo fim do imbróglio até sexta-feira.
A formalização passará por um acerto financeiro entre os clubes. Embora o departamento jurídico colorado não revele valores, o Inter pagaria cerca de R$ 15 milhões ao Tricolor paulista para selar de vez o acordo e não mais correr o risco de ver o atleta impossibilitado pela Justiça de atuar com a camisa do clube.
Atualmente, Oscar integra o grupo da Seleção Brasileira. No amistoso de sábado contra a Dinamarca, entrou em campo com a 10 e fez jus ao número: participou dos três gols na vitória por 3 a 1.
oscar brasil dinamarca (Foto: Mowa Press)Oscar usou a camisa 10 e foi um dos destaques contra a Dinamarca (Foto: Mowa Press)
Entenda o caso
Em 2009, Oscar entrou na Justiça contra o São Paulo alegando que, quando tinha 16 anos, foi coagido pela diretoria tricolor a assinar um contrato com validade de três temporadas, o que é proibido pela Fifa. O jogador ganhou o julgamento em primeira instância e, com uma liminar a seu favor, virou dono de seus direitos federativos. Porém, o clube paulista conseguiu recorrer da decisão e derrubar a liminar.
Desde então, Oscar e São Paulo travam uma batalha judicial há cerca de seis meses, com infrutíferas tentativas de acordo. Em junho de 2010, o meia conseguiu sua liberação e assinou com o Internacional, clube que pagou € 3 milhões (R$ 7,2 milhões) por 50% dos seus direitos federativos. Mas uma decisão da 16ª Vara do Trabalho de São Paulo devolveu o vínculo do atleta ao Tricolor do Morumbi.
Depois de 47 dias, Oscar teve seu contrato reativado na CBF e voltou a jogar pelo Inter somente graças a um habeas corpus concedido pelo ministro relator, Guilherme Caputo Bastos. Na primeira partida, no jogo de ida da decisão do Gauchão, o meia fez gol contra o Caxias e não conteve a emoção. Caiu no gramado chorando.

Com média de idade de 21,9, Seleção ganha corpo nos Estados Unidos

Goleiro Jefferson, aos 29 anos, é o mais velho do grupo relacionado por Mano Menezes. Lucas, do São Paulo, é o mais novo da equipe, com 19

Por Márcio Iannacca Direto de Washington, EUA
32 comentários
Mano Menezes, Brasil x Dinamarca (Foto: Mowa Press)Mano Menezes durante o amistoso contra a
Dinamarca, no último sábado (Foto: Mowa Press)
Na partida contra a Dinamarca, em Hamburgo, na Alemanha, a média de idade  do time que iniciou o jogo foi de 22,6. Em campo, vitória da Seleção Brasileira por 3 a 1. Agora, na quarta-feira, por conta da possível saída de Lucas, de 19 anos, para a entrada de Neymar, de 20, o percentual vai subir para 22,7. Um número expressivo para o grupo que sonha com o inédito ouro nos Jogos de Londres e o título da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.
E foi justamente esse um dos temas levantados por Mano Menezes após o desempenho do time no triunfo do último sábado sobre os dinamarqueses. Na opinião do treinador, com a conquista dos resultados positivos e o convívio dos mais novos com os mais experientes, a confiança vai aumentando jogo a jogo.
- Desde a primeira convocação temos o cuidado de separar um percentual de atletas com idade para as Olimpíadas. Mesmo que eles não tivessem atuado, eles vão participando desse ambiente, vão fazendo parte do grupo... A intenção é que eles adquiram maturidade porque qualidade nós sabemos que esses jogadores possuem – avaliou o comandante canarinho, que contando os 22 relacionados tem um grupo com média de idade de 21,9.
Para a Copa América de 2011, disputada na Argentina, Mano mesclou a garotada com remanescentes do fiasco da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Resultado? Mais uma eliminação precoce e críticas em profusão. Ciente de que o caminho a ser tomado deveria ser outro, o comandante seguiu com a mescla, mas disposto a mudar a cara do time canarinho. Nomes como Lúcio, Maicon e Elano ficaram para trás na preferência do comandante.
Mano aproveitou para explicar ainda o critério que utilizou para montar a defesa do Brasil no amistoso contra a Dinamarca: a mistura de jovens e “veteranos” nos setores da zaga.
- Tivemos o cuidado de mesclar o Marcelo, o Juan, o Thiago Silva e o Danilo. Criamos um equilíbrio defensivo. O Juan tem boa capacidade de imposição como zagueiro. Aconteceu um casamento bom no setor – afirmou o treinador.
Já pelo primeiro amistoso da Seleção antes das Olimpíadas, Mano mostrou que já tem praticamente definido o trio de atletas acima dos 23 anos que pretende levar para os Jogos. Thiago Silva é certo na convocação do dia 6 de julho. David Luiz, que permaneceu com o grupo nos Estados Unidos mesmo sem ter condição de jogo, também está bem cotado. A boa atuação de Juan como titular contra a Dinamarca pode até mudar as intenções do treinador, mas o defensor do Chelsea segue como preferido.
Hulk ganhou pontos com os dois gols, principalmente por conta das seguidas lesões de Alexandre Pato, que tem idade olímpica, mas não consegue ter uma sequência de partidas. Com isso, a disputa do atacante do Porto é com o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid. O goleiro Jefferson, o outro atleta com idade acima dos 23 anos, só ocupará uma das vagas se Rafael Cabral, do Santos, e Neto, da Fiorentina, não corresponderem nos próximos jogos do time canarinho.
thiago silva david luiz brasil aeroporto (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Thiago Silva e David Luiz podem formar dupla de
zaga nos Jogos de Londres (Rafael Ribeiro / CBF)
O treinador também já deu o tom do estilo que pretende ver nas lideranças grupo canarinho daqui em diante.
- Eu falava sobre liderança na Seleção com os jogadores e dizia: a capacidade de liderança não é dar soco na mesa, xingar... É dar respostas fortes nos momentos mais importantes.
Certo mesmo é que, em caso de bom desempenho em Londres, a base do time que vai jogar as Olimpíadas será mantida pelo treinador. Como ele tem dito nos últimos meses, 80% do grupo dos Jogos deve disputar a Copa no Brasil.

Nascidos após a morte de Senna, pilotos brasileiros correm em Ímola

Durante etapa da Fórmula Renault Alps, quinteto formado por garotos entre 15 e 17 anos visita estátua em homenagem ao tricampeão mundial de F-1

Por Alexander Grünwald São Paulo
2 comentários
Categoria de entrada do automobilismo europeu, destinada aos jovens que sonham chegar à Fórmula 1, a F-Renault Alps visitou neste fim de semana o autódromo de Ímola, na Itália. Um lugar que, para os fãs de todo o mundo, ficou marcado pela morte de um dos maiores pilotos de todos os tempos: o tricampeão de F-1 Ayrton Senna. No entanto, para os 34 inscritos da categoria na temporada 2012, o brasileiro é apenas um ícone baseado em vídeos e histórias contadas pelos seus pais. Afinal, nenhum deles era sequer nascido quando a Williams de Senna chocou-se com a curva Tamburello naquele primeiro de maio de 1994.
Brasileiros da Fórmula Renaul Alps visitam monumento a Ayrton Senna em Imola (Foto: Diederik van der Laan / Divulgação)Pilotos brasileiros visitam monumento a Ayrton Senna em Imola (Foto: Diederik van der Laan / Divulgação)
Pouco antes dos primeiros treinos para a terceira rodada dupla deste ano, o esquadrão brasileiro da Fórmula Renault Alps visitou a estátua posicionada na curva fatal em homenagem ao lendário competidor, que venceu nesta pista em três ocasiões: 1988, 1989 e 1991. Foi um momento de reflexão para os cinco meninos de 15 a 17 anos que cresceram ouvindo relatos sobre as façanhas do piloto, mas que confessam uma certa dificuldade em dimensionar o ídolo.
- É difícil ter a real noção. Mas já vi muitos vídeos e entrevistas, e isso basta pra eu saber que ele foi o melhor de todos. Neste autódromo dá para lembrar dele todo o tempo. Além da estátua em homenagem, havia muitos cartazes e fotos espalhados pelo paddock, algo muito legal – diz Felipe Fraga, de 16 anos, que tem como ídolos o alemão Sebastian Vettel "pelo estilo que guia um carro de F-1" e o compatriota Rubens Barrichello, a quem considera "excepcional pela forma como acerta um carro de corrida e pela pessoa que é fora das pistas".
Brasileiro Guilherme Silva da Fórmula Renaul Alps visita monumento a Ayrton Senna em Imola (Foto: Diederik van der Laan / Divulgação)Fã do tricampeão, Guilherme Silva se emocionou
em Ímola (Foto: Diederik van der Laan / Divulgação)
Guilherme Silva, campeão da temporada 2011 da Fórmula Futuro, prefere não apontar um ídolo entre a atual geração da Fórmula 1. O mineiro admite que passa horas diante do computador vendo os feitos de dois ícones do automobilismo brasileiro, Ayrton Senna e Nelson Piquet. Para ele, a visita a Ímola foi como um encontro com uma referência que ele não conheceu, mas a quem considera “o único piloto completo, dentro e fora do carro”.
- Foi um momento ruim e bom ao mesmo tempo. Porque eu estava no local onde um ídolo morreu, mas tendo a honra de conhecer aquele lugar tão famoso e comentado. Na viagem para Ímola eu assisti ao documentário do Senna, mas não sabia que tinha uma estátua, além de tantas bandeiras do Brasil e declarações em diversos idiomas coladas na curva Tamburello. Naquela época o piloto fazia diferença. Senna, com seu talento e carisma, e Piquet, com sua ousadia, eram especiais. Não tem como falar mal deles – afirma o competidor de 17 anos.
Um sinal, porém, de que as referências às vezes mudam está nos capacetes dos garotos. Nenhum deles carrega o amarelo como cor predominante, ao contrário do fenômeno que deu o tom das pinturas adotadas pela turma que ingressou no kart na época em que Ayrton Senna era o piloto a ser batido na Fórmula 1. Para os jovens pilotos de hoje em dia, a figura do tricampeão é mais associada aos valores propagados após a sua morte, e que servem de base para as ações do instituto presidido por sua irmã, Viviane Senna.
Idolatria que ultrapassa fronteiras
Gustavo Lima é o caçula da turma que representa o Brasil na F-Renault Alps. Aos 15 anos, o brasiliense destaca o interesse dos estrangeiros pelo tricampeão, e relata sua devoção ao piloto, contando como faz para conhecer mais sobre a carreira de Ayrton Senna – tio de Bruno, que atualmente compete na mesma equipe Williams que ele defendia quando sofreu o acidente fatal.
Piloto Gustavo Lima estreia na Fórmula Renault Alps em Monza, na Itália (Foto: Divulgação)Mesmo sendo fã declarado de Senna, Gustavo Lima, de 15 anos, usa um capacete verde (Foto: Divulgação)
- Apesar de ter nascido depois da morte dele, tento buscar tudo sobre o Ayrton. Já vi o filme 12 vezes, tenho alguns livros, gosto bastante de ver os vídeos na internet, inclusive os de entrevistas. Eu me inspiro muito no Senna, em sua dedicação e amor pelo que fazia. Meus companheiros de equipe também me perguntaram sobre ele, todos sabem o que aconteceu nesta pista. Visitamos a estátua do Senna, vimos as flores e bandeiras do Brasil que as pessoas colocaram ali perto, e foi muito emocionante – conta Lima.
O grupo de brasileiros – que foi um quarteto nas duas primeiras rodadas, em Monza (Itália) e Pau (França) – ganhou um quinto elemento em Ímola: Gabriel Casagrande, que disputaria o campeonato inglês, mas teve que mudar os planos diante da não realização do torneio, anunciada às vésperas da primeira prova. Além dele, o time conta com Victor Franzoni, mais jovem vencedor de uma corrida de carros no Brasil, numa prova da Fórmula Futuro, em 2011.
Na pista, entretanto, o fim de semana de Ímola não foi tão positivo para os pilotos brasileiros, que destacaram as altas velocidades alcançadas e as poucas áreas de escape do circuito italiano. Na rodada dupla dominada pelo francês Norman Nato, que abriu boa margem na liderança do campeonato, Fraga foi o melhor brasileiro na prova 1, em 11º lugar, enquanto Guilherme Silva conquistou a sétima posição na segunda prova. Silva é também o brasileiro mais bem colocado no campeonato. Ele ocupa a oitava posição, com 26 pontos, 11 a mais que Fraga, que é o 13º. Os demais brasileiros ainda não pontuaram nesta temporada. A próxima rodada da Fórmula Renault Alps será disputada no dia 24 de junho em Spa-Francorchamps, circuito que recebe o GP da Bélgica de Fórmula 1.
Brasileiros da Fórmula Renaul Alps visitam monumento a Ayrton Senna em Imola (Foto: Diederik van der Laan / Divulgação)Brasileiros da F-Renault tiraram fotos junto à estátua de Senna (Foto: Diederik van der Laan / Divulgação)

Velásquez: 'Não ficarei feliz enquanto não conquistar o cinturão de volta'

Americano bateu Antônio Pezão no UFC 146, no último sábado, e quer reconquistar o cinturão dos pesados, que era seu até novembro de 2011

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
78 comentários
Após a vitória contra Antônio Pezão, no último sábado, pelo UFC 146, Cain Velásquez se voltou para sua nova batalha. O americano de origem mexicana quer reconquistar o cinturão dos pesados, que era seu até novembro de 2011, quando foi derrotado pelo brasileiro e atual campeão, Junior Cigano.
- A vitória é só um passo na direção certa. Obviamente, não estou onde quero estar. Quero cinturão na minha cintura novamente, e não ficarei satisfeito enquanto não o tiver - disse Velásquez após a luta, ao ser questionado como se sentia.
Cain Velasquez Junior Cigano pesagem UFC nova (Foto: Reprodução Combate)Cain Velásquez e Junior Cigano se enfrentaram no fim do ano passado (Foto: Reprodução Combate)
Dana White, presidente do UFC, não quis se comprometer durante a coletiva após o evento e declarar quando o combate aconteceria, mas se mostrou inclinado a realizá-lo:
- Acho que é uma boa ideia. Não sei quando será, mas gosto dessa luta. Veremos o que acontece. Cain merece a próxima luta. Vocês querem que eu dê o local, a data... Eu não sei ainda - respondeu Dana White, que afirmou depois que gostaria de fazer a revanche num estádio de futebol no Brasil.

Após lesão de Damm, Pepey bate
Vina e é o primeiro finalista do TUF

Confrontos das semifinais são decididos por Dana White. Lutador do Time Wanderlei garante presença no card principal do UFC 147, que será em BH

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
30 comentários
O peso-pena Godofredo Pepey está a apenas uma vitória de assinar o tão sonhado contrato com o UFC. No episódio deste domingo exibido pela TV Globo, o cearense derrotou Marcos Vina por finalização e avançou para a final peso-pena do TUF Brasil. Seu adversário, a princípio, era Rodrigo Damm, mas o capixaba teve um grave problema no rim e não pôde participar do combate. Vina foi o escolhido pela direção do Ultimate para substituí-lo e não aproveitou a segunda chance que teve no programa. A outra semifinal da categoria vai confrontar Rony Jason e Hugo Wolverine.
Todos os duelos das semifinais foram escolhidos pelo presidente do UFC, Dana White, que retornou ao Brasil para acompanhar as quatro lutas. No próximo domingo haverá o primeiro combate entre pesos-médios: Daniel Sarafian x Serginho Moraes. O outro combate da categoria será entre Cezar Mutante e Thiago Bodão.
pepey tuf (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Pepey é declarado o vencedor da semifinal contra Vina e está na final do TUF (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
O episódio
As duas equipes foram reunidas para o anúncio formal da troca envolvendo seis lutadores. Como fora comunicado antes internamente em cada uma delas, Marcos Vina, Renée Forte e Delson Pé de Chumbo, pelo Time Wanderlei, e Godofredo Pepey, Serginho Moraes e Thiago Bodão, pelo Time Vitor, vão ter de vestir a cor rival.
Belfort ressaltou a importância das mudanças para que a competição continue da melhor forma possível. Se permanecesse como estava, a equipe verde ficaria com sete lutadores nas semifinais - contra apenas um do Time Wanderlei -, e os atletas teriam de enfrentar colegas de equipe. Mas nem todo mundo gostou.
- É uma humilhação, né, cara? Acho que não precisava disso. Era uma coisa que dava para ser mudada - disse Vina.
Após o procedimento das trocas, em que os lutadores selecionados vestiram a camisa de suas novas equipes, Vitor Belfort anunciou uma outra surpresa: os confrontos das semifinais já foram decididos, e as escolhas foram feitas pelo presidente do UFC, Dana White.
Belfort então revelou os duelos no peso-pena: Godofredo Pepey pega Rodrigo Damm; e Rony Jason encara Hugo Wolverine. No peso-médio, Wanderlei Silva comunicou que Daniel Sarafian duela com Serginho Moraes, e Cezar Mutante enfrenta Thiago Bodão. A primeira semifinal seria entre Pepey e Damm.
Com as trocas já consolidadas, os times passaram a treinar com os novos integrantes. A troca de experiências recomeçou, e todos passaram a acreditar que poderiam evoluir para a próxima luta.
Entretanto, um problema inesperado ocasionou uma reviravolta no peso-pena. As imagens flagraram Rodrigo Damm chorando em um dos quartos.
- Senti um apertão ali nas costas, uma dor. Para mim é muito triste, pelo que estava acontecendo, pelo que eu estava vendo ali. Pela experiência que já tenho, pensei: "Vão me tirar da competição" - disse Damm.
Cezar Mutante comunicou a Rodrigo Damm que ele deveria ir para o hospital e que já havia um carro esperando por ele. Tudo isso na véspera da pesagem para a luta contra Pepey.
- Torço para que ele volte, que lute comigo na semifinal. Amanhã é a pesagem, então eu torço para que aconteça isso - declarou Pepey.
Na manhã seguinte, Wagner Galeto avisou a Pepey que não haveria mais a pesagem e que novas instruções seriam dadas na academia. Lá, Vitor Belfort conversou com Rodrigo Damm e disse que no momento o mais importante era pensar na saúde dele.
O rim de Damm não suportou bem o esforço feito pelo lutador para a perda de peso, e ele não teve condições de participar do combate. Assim, os pesos-penas eliminados foram avisados que deveriam iniciar uma preparação, principalmente para cuidar da alimentação, como se fossem lutar. Já Pepey achava que o mais justo era que ele próprio fosse direto para a decisão da categoria:
- Vou bater meu peso, fazer minha responsabilidade. Se for para lutar, não tem problema. Mas o justo mesmo é eu ganhar por W.O. e passar para a final.
Mas a direção do UFC determinou que houvesse um substituto. E Marcos Vina foi o escolhido para encarar Pepey.
No dia da pesagem, Pepey foi o primeiro a subir na balança e bateu 66,1kg. Vina, na sequência, pesou 66,2kg.
vina tuf (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Vina, substituto de Rodrigo Damm, cumprimenta o técnico Vitor Belfort (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Dana White acompanha o combate
Surpresa na área. Dana White voltou ao Brasil para acompanhar as lutas das semifinais.
- Se você olhar para a história, alguns dos melhores lutadores vieram do Brasil, os melhores lutadores peso-por-peso são do Brasil, todas as lendas do MMA são do Brasil. E acredito que o reality show vai criar o próximo campeão mundial - opinou o dirigente.
dana white tuf (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Dana White chega para acompanhar as semifinais
do TUF Brasil de perto (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Com os lutadores já no octógono, Dana entrou na área de luta e avisou que os combates, a partir daquele momento, seriam de até três rounds, e não mais de dois, como vinha acontecendo.
Com autorização do árbitro Mario Yamasaki, a luta começou com Marcos Vina tomando a iniciativa. Mas logo depois, Godofredo Pepey agarrou o rival pela cintura e o forçou a ir para o chão. O cearense caiu na guarda de Vina e levou o curitibano para as grades. Lá, Pepey acertou alguns socos no ground and pound e tentou avançar para a meia-guarda. Mas Vina usou as pernas para tentar raspar e quase chegou às costas. Mas com o giro que deu, conseguiu mesmo foi inverter a posição.
Com as costas no chão, Godofredo Pepey utilizou sua guarda agressiva de jiu-jítsu e logo partiu para uma kimura. Vina defendeu, mas, ao invés de voltar para a trocação como pediram seus técnicos, voltou para o ground and pound. Ainda por baixo, Pepey fez novo ataque, desta vez com um triângulo e depois com uma chave de braço partind odo triângulo. Mas Vina acertou bons socos no ground and pound e obrigou o rival a desistir das chaves.
pepey vina tuf (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Pepey tenta aplicar uma chave em Vina na semifinal dos pesos-penas (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Pepey se defendeu e fez novo ataque com uma kimura. A chave desta vez estava bem ajustada. Vina fez cara de dor, mas resistiu bravamente e aproveitou vacilo do cearense para pegar as costas do rival. Pepey girou e novamente conseguiu ficar por cima. Desta vez, ele deixou Marcus Vina se levantar, e ambos voltaram para a trocação.
Em um movimento belíssimo, semelhante ao que o japonês Ryo Chonan usou no Pride para derrubar Anderson Silva e aplicar uma chave de calcanhar no brasileiro, Pepey entrelaçou suas pernas nas de Vina, colocou o adversário no solo mais uma vez e atacou o pé do rival. O curitibano girou com calma e defendeu com tranquilidade. Depois, deu uma pedalada perto do peito do cearense, que acusou o golpe e caiu para trás. Vina trabalhou o ground and pound, foi para as costas e tentou um mata-leão. Pepey defendeu, girou e ficou por cima novamente. O round terminou com os dois bem cansados.
pepey vina tuf (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Pepey encaixa a kimura em Vina e garante a finalização e a vitória na semifinal (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Após o intervalo, Godofredo Pepey voltou mais animado para o segundo período e logo acertou um bom direto e aplicou um slam para colocar Marcos Vina no chão. O cearense passou um minuto acertando socos e cotoveladas sem muita força e depois arriscou mais uma vez a kimura, desta vez da meia-guarda. Vina defendeu e ainda ficou por cima.
O combate, então, ficou bastante travado, com cada um travando os braços do outro. Até que Pepey fez novo ataque com a kimura. E desta vez não teve jeito. Vina suportou até onde deu, mas gritou de dor e obrigou Mario Yamasaki a interromper o combate, decretando a vitória para Pepey por finalização, garantindo sua vaga na final do TUF Brasil.
- É um dia inesquecível na minha vida. Deus me abençoou mais uma vez. Mesmo que o sofrimento seja muito, você nunca pode se entregar. Prometi isso para minha irmã, e foi o que fiz - disse Pepey, chorando, após a luta.
Já Vina, também emocionado, lamentou ter desperdiçado a segunda chance que teve no reality:
- Estou me sentindo a pior pessoa do mundo hoje. A oportunidade veio. Sabia que não estava 100% preparado. Mas fiz meu papel. Fiz meu melhor, mas fui finalizado.