quinta-feira, 15 de setembro de 2011

'Não vou deixar de ser Fla', diz Zico, que responde a Luxa e Capitão Léo

Maior ídolo do clube acha que técnico não sabe da real situação: 'Gostaria de ver como ele reagiria se sofresse inquérito da instituição Flamengo'

Por Márcio Mará Rio de Janeiro
Ao chegar ao hall de entrada do CFZ, a loja que vende camisas tem estampada na vitrine os modelos retrô do Flamengo com assinatura de Zico bordada e outro, com imagem do Galinho, que tem os seguintes dizeres: "Na minha veia corre o sangue vermelho e preto." Ou seja: mesmo amargurado com o atual Flamengo, nada mudou no coração de Zico. O Galinho, obviamente, continua Flamengo. Ainda que, dentro da diretoria, sofra forte oposição: o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, o Capitão Léo, ex-chefe de torcida organizada, segue nas críticas ao maior jogador da história do clube.
Alvo de inquérito por denúncias até agora não comprovadas de irregularidades na assinatura do contrato do Flamengo com o CFZ que estabelecia série de parcerias,  o Galinho deixou claro seu desgosto profundo com o clube de coração. E, apesar de a todo momento tentar evitar respostas diretas ao Capitão Léo - "na Justiça o que ele tinha que falar não falou" -, tal como nos gramados, Zico não fugiu das divididas e usou de ironia sobre as últimas declarações do opositor.  O amigo Vanderlei Luxemburgo, que considerou inoportuna as críticas de Zico e Junior ao atual Flamengo após uma derrota e perto do clássico com o Botafogo, também não escapou de uma resposta.
Zico durante entrevista (Foto: Marcio Mará / Globoesporte.com)Com a bandeira rubro-negra ao fundo, Zico diz que nem ele nem Junior jamais quiseram estar acima da instituição Flamengo. Mas ferida feita pelo clube vai durar a cicatrizar  (Foto: Marcio Mará / Globoesporte.com)
- É um direito dele achar isso. E ninguém aqui está acima da instituição. Eu gostaria de ver um dia como ele reagiria se sofresse inquérito da instituição Flamengo... Não é problema pessoal com A ou B. É com um dos poderes mais importantes do clube, o Conselho Fiscal. E não existe hora inoportuna para isso. Fui chamado de ladrão por um dos principais poderes do clube. Acho que ele não está a par da real situação.
Zico diz que não vai deixar de ser rubro-negro. Mas a ferida vai demorar a cicatrizar. E ironizou a declaração de Capitão Léo de que ele, Junior e os demais da geração de 1981, a mais vitoriosa da história do clube, estariam com ciúmes do atual elenco.
- Ah, estamos sim, estamos com um ciúme danado... Pô, que ciúme, negócio assim assustador. Tô muito preocupado com isso.
GLOBOESPORTE.COM: Perdeu a vontade de torcer pelo Flamengo, Zico?
ZICO: Vejo só pela televisão, só não vou mais a estádio. Eu não vou deixar de ser Flamengo nunca. Isso aí não tem jeito. Agora, uma coisa é você acompanhar, estar mais interessado, como estive outras vezes, e outra coisa é acompanhar agora. Você não pode estar satisfeito com um clube que, como diz um amigo meu de muitos anos... No frigir dos ovos, eu fui chamado de ladrão dentro do Flamengo. A verdade é essa, nua a crua. Fui chamado de ladrão pelo Conselho Fiscal, não provaram nada e não vão provar nada. Eu e meu filho. Então querem o quê? Vou ficar rindo? Não me interessa se é esse ou aquele. Fui motivo de inquérito pela instituição Flamengo. E eu tenho que me defender perante a instituição. Não importa quem esteja lá dentro. E outra coisa: tudo o que alguns falam agora não adianta nada, porque na Justiça não falaram nada. Ele foi lá para a Justiça, disse que não falou nada, que a imprensa mentiu, deturpou as palavras dele. Então, na hora que isso for falado agora, não adianta para nada.
Mas isso é definitivo ou pode mudar?
-  Claro que na vida pode mudar.  Na vida tudo muda. Mas tenho certeza que vai levar tempo. Ferida não cicatriza de uma noite pro dia, não.
O problema é com quem está lá, não é?
-  Claro. Totalmente. E problema sério. Não é problema pequeno. Qualquer cidadão encararia como sério. Então não quero que me cobrem nada.
Depois de sua declaração e a do Junior, em que mostraram descontentamento com o Flamengo, o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, Capitão Léo...
- O que ele falar, para mim não serve para nada porque na Justiça o que ele tinha que falar não falou, e eu tenho o depoimento dele. Então, acabou. Eu não respondo nada. Pra mim, não interessa o que ele falar agora...
Ele disse que a geração de 81, campeã do mundo, está com ciúmes da atual e torce contra o Flamengo, como a Seleção Brasileira de 70 fez por muitos anos...
- Ah, estamos sim, estamos com um ciúme danado... Pô, que ciúme, negócio assim assustador. Tô muito preocupado com isso. Não vou nem dirigir o Iraque por causa disso mais...
O Capitão Léo ainda falou que a sua família torceu contra o Flamengo, para o Guarani, porque um de seus filhos torce para o Bugre...
- Diz para ele que contra o Guarani foi 5 a 0 lá dentro do Guarani, no Brinco de Ouro, no Campeonato Brasileiro. Foram três, com três abobrinhas lá dentro. Foi lá. Acho que foi com o Telê... O pior foi ter dado alegria pra esses caras... Isso é que é duro. (Na verdade, o Flamengo goleou por 5 a 1 em 1988 e Zico marcou um gol. O Galinho marcou três contra o time campinense no Brinco de Ouro em 1982, na histórica vitória de virada por 3 a 2)
Estão chegando os 30 anos da conquista do Mundial de Clubes, em 13 de dezembro. Como vai ser isso? Você e Junior já deixaram clara a decepção com quem dirige o Flamengo de hoje. Como serão as comemorações?
- Com esta direção, zero. Qualquer coisa que tenha esta direção, estou fora de tudo. Comemoração foi em 1981, quando tinha que comemorar. Comemorei em Tóquio, no Havaí, na praia, com roda de samba... Comemorei muito.
Camisa do Flamengo para um jogo comemorativo ninguém veste?
- Zero, zero.
Mas pretende um jogo com os veteranos, Fla-Master, algo nesse sentido?
- Não sei, não sei. Aí depende de todo mundo, se todo mundo estará por aí. Estou com meu trabalho agora, com a seleção do Iraque.
O Capitão Léo falou ainda que você e o Junior querem ser maiores que o Flamengo, que o Flamengo não é o Santos, que tem o Pelé maior que o clube...
- Chega, né? Não falo mais nada. Eu queria que ele falasse na Justiça, isso ele não fez.  Agora, ele pode falar o que quiser. É problema dele.
Houve forte repercussão nas redes sociais, e a maioria dos rubro-negros a seu favor...
- O Flamengo está representado por essas pessoas. Culpa do Flamengo, não é culpa minha. Se  um cara desses é o porta-voz do Flamengo, o problema é do Flamengo. Que arque com o seu porta-voz. Se tem gente acima que deva falar pelo Flamengo e é ele que fala, que o clube arque com isso... O pior é que ele acusou a imprensa e a imprensa ainda libera o espaço pra ele, que diz que a imprensa é mentirosa...
O Vanderlei Luxemburgo deu uma declaração há pouco de que achou em momento  inoportuno, logo após uma derrota, as suas declarações e as do Junior. Que se o problema é pessoal com a Patrícia Amorim ou o Michel Levy, vocês não deveriam generalizar, e que ninguém deve estar acima da instituição. Disse também que o clube precisa da torcida de vocês...
- É um direito dele achar isso. E ninguém aqui está acima da instituição. Eu gostaria de ver um dia como ele reagiria se sofresse inquérito da instituição Flamengo... Não é problema pessoal com A ou B. É com um dos poderes mais importantes do clube, o Conselho Fiscal. E não existe hora inoportuna para isso. Fui chamado de ladrão por um dos principais poderes do clube. Não tem nada a ver ser ou não ser a melhor hora, a hora certa, se é depois de derrota, perto de clássico. O problema não é com A ou B, que fique bem claro isso. É bom separar as coisas: jogo de futebol, torcida... Acho, sinceramente, que o Vanderlei não está a par da real situação.

Kleber pede fim das 'picuinhas' e promete mudança de postura

Em entrevista ao site oficial do Palmeiras, atacante admite que precisa se doar mais ao clube e cobra atitude semelhante dos companheiros

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Kleber do Palmeiras durante entrevista (Foto: Diego Ribeiro / GLOBOESPORTE.COM)Kleber pediu o fim das 'picuinhas' no Palmeiras
(Foto: Diego Ribeiro / GLOBOESPORTE.COM)
O atacante Kleber volta ao time do Palmeiras no jogo contra o Avaí, domingo, em Florianópolis, falando em “mudança de atitude”. O Gladiador, que não atuou contra Botafogo e Cruzeiro (por lesão no joelho) e Inter (suspenso), diz que é hora de deixar as “picuinhas” de lado e pensar somente na equipe. A declaração foi feita em entrevista ao site oficial do clube. Kleber não explica quais seriam essas “picuinhas”, mas exaltou a “lavagem de roupa suja” feita entre elenco e diretoria, na terça-feira.
- A gente precisa parar de reclamar, parar com algumas picuinhas, com coisas pequenas que ficamos levando e guardando. Isso prejudica, por isso vamos esquecer e pensar mais no Palmeiras – declarou o jogador
Kleber se disse feliz por voltar ao time. Foram dois jogos fora por lesão e um por suspensão. Ele prometeu se doar mais em campo.
- Vou voltar e mudar a postura. Estava pensando em casa e tenho certeza que chegou a hora de mudar. O Kleber vai ser um jogador diferente do que vinha sendo. Chegou a hora de se doar mais – disse Kleber.
- Precisamos mudar nossa atitude e ir para cima da vitória. Eu, particularmente, serei um jogador diferente daqui para frente e espero que todos pensem assim – emendou o jogador.
Sobre a reunião entre o presidente Arnaldo Tirone e membros da diretoria com o elenco, na última terça-feira, Kleber disse que considerou o papo proveitoso.
O Kleber vai ser um jogador diferente do que vinha sendo. Chegou a hora de se doar mais"
Kleber, falando em terceira pessoa
- A conversa foi muito boa para gente expor algumas coisas. O presidente e a diretoria também colocaram alguns pontos do que eles têm visto do lado de fora. Posso dizer que a diretoria tem se esforçado muito para nos ajudar. E nós, jogadores, sabemos que o esforço tem sido grande por parte da direção. Até por isso, precisamos dar o nosso melhor.
A reunião de terça-feira terminou com um pacto pela classificação para a Libertadores de 2012. O Palmeiras venceu apenas um dos últimos dez jogos no Brasileirão, e caiu para oitavo lugar.
- Precisamos realmente mudar e sabemos que a fase agora é decisiva. Não podemos deixar escapar até mesmo a chance de disputar a Libertadores. Vamos dar um gás nessas 15 rodadas que faltam e colocar o coração na ponta da chuteira, comer grama e jogar com amor e inteligência. Queremos subir na tabela e para isso vamos tentar dar uma arrancada já a partir desse domingo – disse Kleber.
Tesão
O Gladiador admitiu que o time se deixou abater pelos recentes resultados ruins e cobrou mais empenho dos companheiros. Ele não falou em racha no grupo, mas reconheceu que é hora de todos “pensarem mais no Palmeiras”.
- Precisamos ter um espírito diferente. Às vezes faltam poucas coisas, que é desatenção. E não só desatenção, mas às vezes um pouco de tesão. Aquele espírito de ganhar uma bola, de dividir forte sem ser desleal, de dar um carrinho a mais... Às vezes a gente fica chateado com algumas coisas e esquece de outras que são muito maiores. A gente esquece do clube, que é maior do que todos nós; esquece do torcedor... A gente precisa pensar mais no Palmeiras, na torcida e também em nós mesmos, nas nossas famílias, no que a gente quer para a nossa carreira – desabafou Kleber.
 

Inter acha difícil manter Damião, e empresário prevê valor histórico

Multa rescisória é superior a R$ 100 milhões de reais. Centroavante se valoriza a cada partida

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
A lambreta de Leandro Damião no jogo contra a Argentina, nesta quarta-feira, em Córdoba, quase aumentou para 41 itens a lista de gols do centroavante em 2011. A bola parou na trave, mas valeu, em termos de valorização, como se tivesse entrado. O nome do jogador voltou a ser comentado mundo afora. A valorização do atleta aumenta a cada partida.
Antes do jogo na Argentina, o presidente do Inter, Giovanni Luigi, já previa dificuldades em manter Damião em 2012. O clube elabora um projeto de marketing para aumentar as chances de permanência. Mas está longe de dar isso como garantia à torcida.
A multa rescisória de Leandro Damião é de 50 milhões de euros – R$ 118,5 milhões. O clube já rejeitou propostas que se aproximaram de R$ 47,4 milhões. A diretoria não tem uma noção exata do valor de mercado que o camisa 9 alcançou depois da bicicleta contra o Flamengo, dos dois gols na decisão da Recopa, do primeiro gol pela Seleção Brasileira e das três bolas na rede contra o Palmeiras. Mas acredita que ainda está inferior à multa.
- Não acredito nisso. Sabemos que o mercado europeu não paga valores muito altos por atletas sul-americanos. Eles preferem esperar que o jogador vá para lá, fique uns dois anos e aí seja revendido – disse Luigi.
A diretoria sabe que a janela de janeiro paga, geralmente, menos do que a de agosto, fechada pelo Inter para os interessados em Damião. Mas já avisa que é inevitável vender um atleta no início do ano, e não existe nome mais natural do que o centroavante.
- Não vendemos ninguém em agosto. Não poderemos fugir da próxima janela – completou Luigi.
Leandro Damião comemora gol do Internacional sobre o Flamengo (Foto: Roberto Vinicius / Agência Estado)Damião tem 40 gols na temporada: lambreta ficou no quase (Foto: Roberto Vinicius / Agência Estado)
Enquanto isso, o empresário de Leandro Damião, Vinícius Prates, prevê um valor histórico para a venda do goleador. Ele acredita que as cifras envolvidas pelo menos se aproximem dos US$ 32 milhões da negociação de Denílson, do São Paulo, para o Betis, da Espanha, em 1998 – em valores atuais, são R$ 54 milhões.
- Ele vai ficar num patamar do negócio mais lucrativo do Rio Grande do Sul. A próxima janela é de reposição, e os clubes não costumam fazer investimentos altos. Mas sabemos a valorização. Acho que ele chega perto do patamar da venda do Denílson – afirmou Prates à Rádio Gaúcha.
A venda mais lucrativa que o Inter já fez foi de outro atacante formado em suas categorias de base. Em 2007, Alexandre Pato rumou para o Milan por US$ 20 milhões – atuais R$ 34,2 milhões.

Com Fred entre os titulares, Abelão confirma o Flu para enfrentar o Bahia

Cortado da Seleção Brasileira por lesão, camisa 9 treina outra vez e vai para o jogo. Rodrigo entra na vaga de Diogo, e Wallace substitui Mariano

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Adepto do mistério antes de algumas partidas, o técnico Abel Braga resolveu abrir mão da tática nesta quinta-feira. No coletivo realizado nas Laranjeiras, Abelão comandou um coletivo e confirmou a escalação do Fluminense para enfrentar o Bahia, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em Pituaçu, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cortado da Seleção Brasileira graças a um pequeno edema na coxa direita, Fred treinou normalmente outra vez e vai formar a dupla de ataque tricolor com Ciro pela terceira partida seguida. Na última quarta-feira, o camisa 9 participou da atividade da manhã e foi liberado à tarde por causa do desgaste da viagem para a Argentina.
Suspensos, o lateral-direito Mariano e o volante Diogo serão substituídos por Wallace e Rodrigo, respectivamente. O time titular foi escalado por Abel com a seguinte formação: Diego Cavalieri, Wallace, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Rodrigo, Marquinho e Lanzini; Ciro e Fred. Os reservas formaram com: Ricardo Berna, Souza, Elivélton, Márcio Rosário e Jefferson; Diguinho, Fernando Bob e Deco; Martinuccio, Rafael Sobis e Rafael Moura.
Fred treino Fluminense (Foto: Photocâmera)Fred participa do treinamento nas Laranjeiras e está confirmado para domingo (Foto: Photocâmera)
Rafael Moura faz três gols; Deco se destaca
No meio do treino, Abel fez algumas mudanças. Martinuccio e Sobis foram para a equipe principal nas vagas de Lanzini e Ciro, que passaram a correr ao redor do gramado. Logo depois, Rafael Moura substituiu Fred. O He-Man, aliás, foi um dos destaques do coletivo. Ele marcou três vezes, sendo dois gols pelos reservas e um para os titulares. O coletivo terminou 2 a 2. O outro gol dos titulares foi marcado por Carlinhos. Outro destaque ficou por conta de Deco, que distriubuiu belos lançamentos para seus companheiros.
Fora do coletivo, jogadores que estão voltando de lesões, como Araújo, Matheus Carvalho e Valencia, realizaram trabalhos físicos sob a supervisão do preparador Marcelo Chirol.
Após quatro vitórias seguidas, sobre São Paulo, Atlético-GO, Cruzeiro e Corinthians, o Fluminense buscará a quina no próximo fim de semana. Com 37 pontos, o Tricolor ocupa a quinta posição no Campeonato Brasileiro.

Árbitros aplicam 60% mais cartões vermelhos na Série B que na Série A

Juiz Péricles Bassols aponta para diferença técnica, e Marcelo Cordeiro diz: 'A interpretação é diferente. O árbitro tem mais cuidado na Primeira Divisão'

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro
portuguesa x náutico (Foto: Futura Press)Gutemberg de Paula é criticado por jogadores da
Portuguesa nos Aflitos (Foto: Futura Press)
A luta pelo G-4, a fuga da zona de rebaixamento, briga por uma condição melhor na tabela... características comuns em um campeonato de futebol por pontos corridos. Mas será que essa disputa pode afetar de maneira diferente duas divisões de um determinado campeonato? No Brasileirão deste ano, pelo menos, há uma diferença grande nos cartões aplicados pelos árbitros. Atualmente, na Série A foram 65 vermelhos contra 104 da Segundona - ambas têm 23 rodadas disputadas, porém, na elite dois jogos adiados ainda estão pendentes. Nervosismo maior? Critério diferente da arbitragem?
Para o árbitro Péricles Bassols, da federação do Rio de Janeiro, não há uma tendência a punir mais em determinada competição, no entanto, ele crê que as características do torneio exigem maior severidade por parte dos homens do apito.
- Na verdade, cada jogo tem sua particularidade. As divisões têm uma diferença técnica natural entre os jogadores. Cada jogo tem um DNA, e o árbitro apenas interpreta. É um desenrolar do próprio jogo, e a parte técnica contribui. O gramado também influencia, torna o jogo mais truncado, com mais contato e, consequentemente, mais cartões. Não tem muita matemática - disse Bassols, que na Série A apitou sete partidas e aplicou cinco vermelhos e na B expulsou dois atletas em dois jogos.
O comentarista do canal SporTV e ex-árbitro Leonardo Gaciba aponta para outro viés, mas concorda com a mudança do cenário de uma competição para outra.
- Na Série B, os árbitros novos são testados e normalmente a média de cartões é mais alta com quem está começando, além das características da competição – disse.
Veja a análise de Gaciba no blog
O lateral-esquerdo da Portuguesa Marcelo Cordeiro, expulso por Gutemberg de Paula Fonseca em uma partida polêmica contra o Náutico, na 20ª rodada, acredita que a troca de divisão interfere na forma com que a parte disciplinar é conduzida. O jogador, que disputou a Série A pelo Botafogo em 2010, aponta para um cuidado maior com a imagem em caso de possíveis erros do juiz.
- Acredito que na Série B eles são mais rigorosos. Talvez por ter mais jogadores famosos eles aliviam na Série A e acabam levando na conversa. Provavelmente eu e o Ferdinando não teríamos sido expulsos se fosse na Série A. Em um Corinthians x Flamengo ele seria mais cuidadoso, até pela repercussão de um erro em um jogo desses - disse o lateral, que não foi expulso no Brasileiro do ano passado e levou vermelho, segundo o árbitro, por reclamação na partida contra o Náutico.
Cordeiro critica ainda um possível exagero de autoritarismo quando os árbitros acostumados a apitar a Primeira Divisão conduzem jogos na Segunda.
- Árbitros acostumados à Série A apitam como querem na Série B. Eles não aceitam que falem com eles. Dependendo do juiz não tem nem diálogo. A interpretação é diferente. O árbitro tem mais cuidado na Série A.
Rio mais rigoroso
Estado (número de árbitros) Jogos apitados Cartões amarelos Cartões vermelhos
São Paulo (13) 57 256 13
Rio de Janeiro (9) 47 293 16
Rio Grande do Sul (7) 35 187 8
Bahia (6) 20 122 8
Curiosamente, o número de amarelos é muito parecido nas duas séries, diferentemente do que acontece com os vermelhos. Ao todo foram 1183 na Segunda Divisão contra 1167 da Primeira – em caso de dois amarelos e a consequente expulsão por vermelho, é contabilizado apenas o vermelho no balanço final para efeito de suspensão.
Apesar de uma diferença mínima em relação aos amarelos, somando os números dos árbitros das federações nas divisões citadas, os cariocas lideram com sobras - na média, o Rio também está na frente, com 6,2 cartões por jogo. Rio de Janeiro e São Paulo, com mais representantes, participaram de mais partidas (veja na tabela ao lado os quatro estados com mais jogos apitados). Para Péricles Bassols, não há uma tendência específica em cada escola.
- A diferença depende da exigência da partida e a interpretação do árbitro. Não acredito que tenha a ver com diferença na forma de trabalhar. O jogo é que diz se terá mais cartões ou não.
Gaciba, por sua vez, acredita que o ideal é uma "sintonia entre as comissões" para atingir uma padronização e evitar diferenças nas interpretações.

Borges descarta mudar estilo por Seleção: 'Meu marketing são os gols'

Atacante admite que esperava ser chamado para amistoso contra a Argentina. Apesar da frustração, ele segue sonhando com uma convocação

Por Adilson Barros Santos, SP
Borges gol Santos (Foto: Ag. Estado)Borges comemora um de seus 16 gols no Brasileiro,
contra o Flamengo (Foto: Ag. Estado)
O atacante Borges, do Santos, admite que esperava ser chamado para o amistoso do Brasil contra a Argentina, disputado na última quarta-feira, em Córdoba (ARG). O técnico Mano Menezes, da Seleção Brasileira, convocou apenas jogadores que atuam no Brasil, mas não levou o principal goleador do Campeonato Brasileiro, com 16 gols. Apesar da frustração momentânea, o camisa 9 do Peixe assegura que não irá forçar a barra e se tornar um jogador “marqueteiro”, como sugeriu Muricy Ramalho, treinador santista.
Muricy diz que se Borges fizesse um pouco mais de marketing pessoal poderia ser lembrado na Seleção. O atacante, porém, diz que esse não é seu estilo.
- O maior marketing que eu posso fazer é continuar marcando os meus gols. Cada atleta tem a sua maneira de ser. Conheço alguns que podem passar o dia todo dando entrevistas, fazem de tudo para aparecer. Eu prefiro continuar jogando. Nos últimos cinco anos, venho mantendo um bom desempenho. Se continuar com essa média, minha oportunidade vai aparecer.
Borges não acha que tenha sido preterido por Mano Menezes por causa de sua idade. Ele completa 31 anos em outubro. Na Copa do Mundo de 2014, ele terá 33 (três meses depois da final, fará 34), apesar de errar nas contas e diminuir sua idade em um ano.
- Chegar à Copa com 32 anos é normal. Temos visto isso o tempo todo. Jogador de 33, 34 e até 35 anos jogando o Mundial. É tudo uma questão de ter oportunidade. Se um dia aparecer, vou procurar mostrar o meu valor e fazer o meu melhor.

Eder Luis prevê Grêmio cauteloso na Colina: 'Roth não é bobo'

Atacante pede vitória para time ter chance de assumir a liderança. Equipe só perdeu um jogo em São Januário neste Campeonato Brasileiro

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Eder Luis no treino do Vasco (Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET )Eder Luis em treino do Vasco
(Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET )
Neste sábado, às 18h (de Brasília), em São Januário, o Vasco recebe o Grêmio. Segundo colocado no Campeonato Brasileiro, o time perdeu apenas uma partida em casa - 3 a 0 diante do Cruzeiro - na competição. Por causa de tudo isso, o atacante cruz-maltino Eder Luis aposta que o time gaúcho adotará uma postura mais cautelosa na Colina.
Eder não acredita que o duelo do primeiro turno, que terminou 1 a 1, no estádio Olímpico, pode ser um parâmetro para o jogo deste sábado. O camisa 7 lembrou que o Vasco fez um grande jogo mas não conseguiu a vitória, mas disse que não é interessante lamentar pontos perdidos.
- Acho que o Grêmio não deve ir para cima do Vasco em São Januário. O Celso Roth não é bobo. Será uma outra história em relação ao primeiro jogo. Alguns jogadores deles mudaram, e acho que estamos mais seguros agora. Não podemos lamentar os pontos que perdemos. O importante é que estamos a um ponto do líder e vamos jogar em casa em busca da vitória.
Para conseguir mais um bom resultado dentro de São Januário, Eduardo Costa aposta na força do elenco do Vasco, já que mais uma vez o time não poderá contar com dois de seus principais jogadores: Felipe e Juninho. O volante disse que a concorrência faz os jogadores se empenharem ainda mais nas partidas.
- Nosso elenco tem feito a diferença. Para se manter em cima, é necessário ter um grupo forte. Somos mais competitivos por causa dessa concorrência interna forte.

Neymar evita falar de Ceni e diz que faltou entrosamento para a Seleção

Craque deixa aeroporto ao ser questionado sobre declarações do goleiro tricolor e diz que a Seleção jogará melhor contra a Argentina em Belém

Por Sergio Gandolphi São Paulo
neymar desembarque seleção brasileira (Foto: Sergio Gandolphi/Globoesporte.com)Neymar no desembarque da Seleção, em Cumbica
(Foto: Sergio Gandolphi/Globoesporte.com)
Noventa segundos. Este foi o tempo que demorou o desembarque de Neymar, em São Paulo, depois do empate sem gol entre Brasil e Argentina, no Superclássico das Américas, em Córdoba-ARG, na quarta à noite. O atacante do Santos respondeu perguntas sobre o jogo do Brasil, o clássico sobre o Santos, mas quando o assunto foi a polêmica com Rogério Ceni, ele saiu andando.
Na segunda-feira, durante o programa "Bem, Amigos", do Sportv, questionado sobre a maneira como os adversários marcavam Neymar, e sobre o número de faltas que o atacante recebe, Rogério Ceni disse que em muitas situações o atacante simula. O assunto ganhou repercussão ao longo da semana, fazendo com que o estafe de Neymar publicasse em seu site oficial um texto classificando o camisa 1 do São Paulo como "chato".
No desembarque nesta quinta, Neymar não falou sobre o assunto. Quando foi questionado sobre a polêmica com o são-paulino, deixou o aeroporto rumo ao carro que o levaria direto para Santos, cercado por dois segurança do clube. Respostas? Apenas sobre Seleção Brasileira e o clássico do fim de semana contra o Corinthians, no Pacaembu.
- O nosso time criou, mas achei que faltou um pouco de entrosamento, que a gente só vai adquirir com o tempo. Mas tenho certeza que vai melhorar (para o próximo jogo), porque somos trabalhadores e estamos sempre em busca disso - avisou o atacante, que ainda não marcou desde o nascimento de seu filho, Davi Lucca.
Clássico
No próximo fim de semana, Neymar vai reencontrar em campo a dupla de volantes da Seleção Brasileira na quarta-feira: Ralf e Paulinho. Os dois terão a missão de parar o craque do Santos no duelo contra o Corinthians, no Pacaembu. E a partida já começou a ser discutida nos bastidores do grupo brasileiro que foi à Argentina.
- Eu já brinquei com eles e disse que eu vou pra cima. Eles brincaram e pediram para eu aliviar, mas eu disse que não posso, preciso vender o meu peixe - completou o camisa 11 do Santos.

'Osvaldo não sairá de graça do Ceará', garante Evandro Leitão

Presidente afirmou que o Vovô não sairá perdendo na negociação e que qualquer time do mundo terá que falar primeiro com o Alvinegro

Por Gioras Xerez Fortaleza
presidente do Ceará Evandro Leitão, Ceará (Foto: Gioras Xerez/ Globoesporte.com)Presidente falou que Ceará não ficará no prejuízo
(Foto: Gioras Xerez/ Globoesporte.com)
No início da semana, surgiu a informação de que o Corinthians já estava de olho na jovem revelação do Campeonato Brasileiro de 2011, o atacante Osvaldo, do Ceará . O jogador, de 24 anos, vem sendo observado pela diretoria de futebol do Timão. Até o momento, porém, o clube não fez nenhuma proposta para ter o jogador a partir de janeiro de 2012.
Para pôr fim às especulações sobre a possível saída do jogador antes do término do Brasileirão e da possibilidade de o Ceará sair perdendo na negocição, o presidente do Vovô, Evandro Leitão foi taxativo.

- Já estou cansado de responder essas perguntas. Volto a dizer que a preferência de negociação é do Ceará. Até o dia 31 de dezembro de 2011, nós temos preferência para comprá-lo ou não. Se um clube quiser o Osvaldo terá que procurar o Ceará primeiro. Se o Corinthians ou qualquer clube do mundo chegar com R$ 50 milhões para ter o jogador, não vai comprá-lo, pois a negociação terá que passar por nós - disse o dirigente.
Para contratar o atacante, o Corinthians terá de negociar com o Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, clube que detém os direitos dele até julho de 2014 – ele está emprestado ao Ceará até o encerramento do Brasileirão. O jogador está avaliado em cerca de R$ 3,5 milhões.

Com atraso do voo na Argentina, R10 freta avião para voltar ao Rio

Camisa 10 do Fla comunica ao gerente de futebol, Isaías Tinoco, sobre retorno da Seleção. Ele se reapresenta nesta sexta, junto a Renato e Thiago Neves

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
O gerente de futebol do Flamengo, Isaías Tinoco, recebeu duas notícias importantes nesta quinta-feira. Pela manhã, ele soube que seu primeiro neto, Miguel, estava prestes a vir ao mundo. No fim da tarde, foi a vez de Ronaldinho Gaúcho telefonar para explicar o motivo de não ter desembarcado no Rio juntamente com Renato, Thiago Neves e outros jogadores que estavam com a Seleção Brasileira no empate em 0 a 0 com a Argentina, em Córdoba, na noite de quarta-feira.
- O Ronaldo me ligou no fim da tarde. Como o voo que eles voltariam atrasou, ele retornou para o hotel, e fretou um avião para viajar para o Rio. A imprensa mundial estava esperando ele no aeroporto, mas não existe problema. Ele, Renato e Thiago Neves estavam liberados.
Antes de desistir do voo atrasado, Ronaldinho chegou a ir ao aeroporto, na Argentina. Lá, foi assediado por todo o tipo de fãs, inclusive uma madre, que pediu para tirar fotos com o craque rubro-negro. Com o aumento da procura dos torcedores, R10 optou por seguir para um hotel.
ronaldinho gaúcho madre (Foto: Jorge Eduardo/Rádio Globo)No aeroporto argentino, Ronaldinho recebeu assédio até de uma madre (Foto: Jorge Eduardo/Rádio Globo)
Thiago Neves e Renato, por sua vez, esperaram no local. Os dois desembarcaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim na tarde desta quinta-feira com três horas de atraso. Os jogadores se reapresentarão nesta sexta, às 15h30m, no Ninho do Urubu.
Sem os três jogadores, Vanderlei Luxemburgo comandou treino físico e técnico na tarde desta quinta. O técnico ainda não definiu o time que enfrentará o Botafogo, domingo, no Engenhão.
No fim do dia, para alívio do gerente Isaías Tinoco, Ronaldinho e Miguel passam bem.
M

aradona e Trezeguet perdem em estreias oficiais nos Emirados Árabes

Al Wasl e Baniyas são derrotados na primeira rodada da Copa Etisalat

Por GLOBOESPORTE.COM Abu Dhabi, nos Emirados Árabes
Maradona no jogo do Al Wasl contra o Al Jazira (Foto: EFE)Maradona orienta o Al Wasl contra o Al Jazira, em
Abu Dhabi: segunda derrota (Foto: EFE)
Novas estrelas do futebol nos Emirados Árabes, Diego Maradona e David Trezeguet estrearam mal em competições oficiais no país nesta quinta-feira: o Al Wasl, treinado pelo argentino, e o Baniyas, que conta com o francês no ataque, foram derrotados na primeira rodada da Copa Etisalat (equivalente à Copa do Brasil local).
Após dois amistosos com o Al Wasl de pré-temporada (vitória de 3 a 1 sobre o Ittihad Kalba e derrota por 2 a 1 para o Dibba Fujairah), Maradona viu sua equipe ser derrotada por 4 a 3 pelo Al Jazira (atual campeão nacional), em Abu Dhabi. O argentino Donda fez três gols para o Al Wasl, mas o brasileiro Baré decretou a vitória do ex-clube de Abel Braga em casa aos 50 do segundo tempo.
- Foi um jogo diferente pela presença do Maradona. Havia muitas equipes de TV, muitos jornalistas. Pessoas que não costumam ir a jogos de futebol que foram só para acompanhar a estreia dele. Foi algo que chamou a atenção. Alguns jogadores do nosso time foram falar com ele antes do jogo. Algo bem informal, nada de cerimônia de apresentação. O contato foi rápido, mas ele pareceu bem atencioso - disse Baré.
BRASIL MUNDIAL FC: Maradona demonstra categoria na beira do gramado. Veja!
O Baniyas, que é treinado pelo brasileiro Jorvan Vieira (campeão da Copa da Ásia com o Iraque em 2007), não teve sorte no seu primeiro jogo com Trezeguet em campo: 4 a 1 para o Al Shabab, treinado por Paulo Bonamigo e atual campeão do torneio.
-  Foi uma boa estreia. Nosso time saiu atrás no placar, mas não deixou se abater e criou diversas oportunidades de gol ainda no primeiro tempo. Era fundamental começarmos com o pé direito neste importante torneio que conquistamos na última temporada. Apenas dois clubes avançarão de fase e vamos em busca de uma dessas duas vagas em nosso grupo. Nossa dupla de ataque formada por Ciel e Júlio César, autor de dois gols, está bem entrosada e temos tudo para fazer uma grande temporada nos Emirados Árabes - afirmou Bonamigo.
O Al Wasl de Maradona volta a campo na próxima quinta contra o Emirates Club, em casa, pela segunda rodada da Copa Etisalat. No mesmo dia, a equipe de Trezeguet recebe o Ajman em Abu Dhabi.
David Trezeguet no jogo do Baniyas  (Foto: Divulgação)Trezeguet em ação pelo Baniyas: goleada logo de cara para o Al Shabab (Foto: Divulgação)

Mexicano Pérez testa Ferrari de 2009 em Fiorano e é elogiado por dirigente

Piloto deu 46 voltas sob olhares de Luca Baldisserri, diretor da Academia

Por GLOBOESPORTE.COM Maranello, Itália
Sergio Pérez teste Ferrari Fiorano (Foto: Divulgação)Pérez testa a Ferrari em Fiorano (Foto: Divulgação)
Revelação da temporada 2011 da Fórmula 1 com a Sauber, Sergio Pérez andou pela primeira vez com um carro da Ferrari nesta quinta-feira, em Maranello, no circuito particular de Fiorano. O mexicano faz parte da Academia de Pilotos da equipe italiana e usou um F60 da temporada 2009. Ele deu 46 voltas, marcou o tempo de 1m00s650 e ficou bastante entusiasmado com o teste. Entretanto, ele não pensa em uma vaga no time a curto prazo.
VOANDO BAIXO: assista a um trecho do teste de Pérez com a Ferrari de 2009
- Foi um dia realmente especial para mim. Quero agradecer a Ferrari por me dar esta chance de melhorar e aprender, dados as oportunidades limitadas de testes durante o ano. Pilotar este carro era um sonho para mim e também importante para a minha carreira, aprendendo a lidar com um time com abordagem diferente. Acho que ainda tenho muito a crescer e este é meu objetivo atual. É impossível dizer como as coisas avançarão. Meu sonho é ser campeão e seria ótimo se acontecesse em uma equipe como essa. O trabalho no simulador, os encontros com os engenheiros e todas as atividades me ajudarão a melhorar no resto do ano e no futuro - disse Pérez.
Sergio Pérez teste Ferrari Fiorano (Foto: Divulgação)Sergio Pérez ganhou elogios de Luca Baldisserri, diretor da Academia de Pilotos da Ferrari (Foto: Divulgação)
Além do mexicano, o francês Jules Bianchi também andou nesta quinta-feira em Fiorano. Ele deu 70 voltas e marcou o tempo de 1m00s213. Entretanto, ele seguiu um programa diferente de Pérez, de acordo com Luca Baldisserri, diretor da Academia de Pilotos da Ferrari.
- Fizemos dois programas diferentes com Pérez e Bianchi. Sergio impressionou mesmo em sua primeira vez com a Ferrari. Ele provou ser agressivo e rápido desde o início e se adaptou bem em um curto período de tempo. É muito maduro para sua idade, mostrando uma compreensão à frente de seu período de carreira. Com Bianchi, que está conosco desde 2010, usamos um carro com sensores para estudar a relação entre a pista e o simulador - afirmou.

Velocidade e roupas de látex


qua, 14/09/11
por Mizarela |
categoria Sem categoria
Namorada de Lewis Hamilton, campeão da Fórmula 1 em 2008, Nicole Scherzinger colocou o inglês em maus lençóis nesta quarta-feira. Em entrevista à rádio inglesa Capital FM, a cantora americana de 33 anos fez uma inusitada revelação ao ser perguntada se já havia vestido um dos macacões de corrida ou um dos capacetes do inglês.
- Não, mas ele já usou uma das minhas roupas de látex – disse Scherzinger.
Scherzinger, atualmente, trabalha como jurada da versão americana do programa X Factor. Ela entrou no lugar de Cheryl Cole, esposa do jogador Ashley Cole, que desistiu de participar apenas quatro dias após o anúncio de sua participação. O próximo desafio de Hamilton na Fórmula 1 é o GP de Cingapura, no dia 25 de setembro.
Não é o primeiro atleta a passar por esta situação embaraçosa. David Beckham, astro do futebol inglês e atualmente no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, revelou um segredo íntimo em 2002. Casado com a cantora Victoria, ex-Spice Girls, o meia revelou que gostava de usar suas calcinhas.