terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pelé 'apaga fogueira' com Fifa, e Blatter confirma encontro com Dilma

Rei representa governo brasileiro na Bola de Ouro e procura intermediar acordo: 'Dilma nos deu autorização para conversar com Blatter '

Por Rafael Maranhão Direto de Zurique, Suíça
Pelo que representa para o futebol, a presença de Pelé na premiação mais importante da modalidade era mais do que esperada. Mas na Kongresshaus, em Zurique, o ex-craque não era apenas convidado. Era representante do governo brasileiro para a Copa de 2014. Ao lado do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que confirmou viagem ao Brasil em março para encontro com Dilma Rousseff, Pelé disse que estava trabalhando para melhorar a relação por vezes estremecida entre o governo e a entidade.
- Estou aqui para apagar a fogueira. Vim como um voluntário, porque adoro o Brasil. Houve alguns problemas, que sabemos quais são. Problemas de comunicação, talvez um pouco políticos, mas a presidenta Dilma nos deu autorização para conversar com o presidente Blatter e estivemos reunidos com ele para que tudo saia bem. Tenho certeza de que sairá - afirmou Pelé.
Shakira e Pelé na premiação da FIFA ao lado de Blatter (Foto: AFP)Blatter e Pelé, com Shakira no meio: Rei tenta aproximar governdo brasileiro da Fifa  (Foto: AFP)
Blatter disse acreditar que as questões ainda pendentes, sobretudo a da Lei Geral da Copa do Mundo, serão resolvidas na sua viagem ao Brasil, mas admitiu que a preocupação persiste.
- A lei não é da Fifa, é uma lei nacional. Vamos ver como podemos fazer. É uma preocupação ainda, mas estou confiante de que encontraremos a solução. Temos programada uma visita oficial à presidenta Dilma Rousseff em março para ver como podemos finalizar todos os temas que estão em discussão.
Durante a entrega da Bola de Ouro, Pelé subiu ao palco e, em inglês, fez um convocação para o Mundial de 2014.
- Em nome do governo brasileiro quero convidá-los para a festa da Copa do Mundo no Brasil. Quero vê-los lá - afirmou o tricampeão mundial, que mais tarde, lembrou ter trabalhado na organização de outros Mundiais. - Ajudei o comitê japonês e também os Estados Unidos, que fizeram uma Copa impecável, estive na África... Por que não iria trabalhar para que no meu próprio país as coisas saiam bem?
Pelé também aproveitou para elogiar Neymar. Quando dava entrevistas ao lado de Joseph Blatter, na entrada da Kongresshaus, o jogador do Santos passou por eles e foi abraçado por Pelé.
- Muito prazer, sou Pelé - disse, apertando a mão de Neymar, que caiu na gargalhada.
- É uma honra para nós, brasileiros, ter o Neymar participando de uma festa como essa. O Brasil deve ficar muito feliz, porque esses garotos fazem uma promoção não apenas do futebol, mas do país também - completou o ex-craque.

Reforços aparecem entre titulares em treino do Vasco em Atibaia

Rodolfo e Thiago Feltri são escalados em equipe que deve enfrentar o Comercial em jogo-treino desta quinta-feira

Por Gustavo Rotstein Atibaia, SP
Nesta terça-feira, quarto dia de treinos da pré-temporada em Atibaia (SP), Cristóvão Borges esboçou a equipe do Vasco que vai enfrentar o Comercial, em jogo-treino que acontece nesta quinta-feira. Numa atividade técnica em campo reduzido, o técnico lançou os reforços Rodolfo e Thiago Feltri entre os titulares.
A equipe titular foi escalada da seguinte forma: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Allan e Bernardo; Diego Souza e Alecsandro.
Enquanto isso, Juninho Pernambucano, que se apresentou nesta terça, atuou na equipe reserva. Jumar, que se recupera de torção no tornozelo esquerdo, e Eduardo Costa, com dores nas panturrilhas, foram poupados e fizeram trabalho de musculação.

Vasco acerta contratação de argentino Matías Abelairas

Revelado pelo River Plate, meio-campo de 26 anos é esperado em Atibaia (SP) ainda nesta terça-feira. Clube ainda negocia com Dátolo

Por Gustavo Rotstein Atibaia, SP
Matías Abelairas River Plate (Foto: Getty Images)Matías Abelairas pelo River Plate: cara nova do
Vasco em 2012 (Foto: Getty Images)
O Vasco acertou a contratação de seu terceiro reforço para a temporada 2012. O meio-campo Matías Abelairas, argentino de 26 anos, foi aprovado nos exames médicos e é esperado ainda nesta terça-feira em Atibaia (SP), onde a equipe realiza pré-temporada. Ele pode ser apresentado nesta quarta e deve assinar contrato de um ano de duração.
Formado nas divisões de base do River Plate, o jogador deixou o clube em junho do ano passado e desde então não disputa uma partida oficial, embora tenha feito testes no Glasgow Rangers, da Escócia. Ele chegou, inclusive, a cogitar encerrar a carreira.
Em agosto de 2010, Abelairas sofreu uma cirurgia no joelho. No fim do ano passado o jogador foi oferecido ao Vasco, que analisou suas imagens e decidiu iniciar as negociações. No entanto, por causa do tempo de inatividade, ainda não se sabe se terá condição de estar em forma para a estreia do Vasco na Libertadores, dia 8 de fevereiro, contra o Nacional do Uruguai.
O Vasco ainda negocia com o também argentino Jesús Dátolo, de 27 anos, que pertence ao Espanyol, que já aceitou fazer o empréstimo de graça. Neste momento o Cruz-Maltino negocia os valores com o jogador, que no Brasil é representado por José Fuentes, mesmo procurador de Juninho Pernambucano.

Wayne Rooney exalta gol do ano, de Neymar: 'Passou por seis! Foi incrível'

Inglês, que também concorreu ao prêmio Ferenc Puskas, revela que viu a jogada de Neymar pela primeira vez no evento e ficou impressionado

Por GLOBOESPORTE.COM Zurique
neymar bola de ouro fifa prêmio (Foto: AFP)Neymar recebe troféu no Fifa Gala (Foto: AFP)
Autor de um dos gols mais fantásticos de 2011, Wayne Rooney não se incomodou em perder o título do troféu Ferenc Puskas de gol do ano para o brasileiro Neymar. Aliás, o inglês também se rendeu ao talento do atacante do Santos. O camisa 10 do Manchester United admitiu que ainda não tinha visto o lance pelo qual Neymar recebeu o troféu, mas se impressionou com a jogada ao assisti-la no evento da Fifa em Zurique.
O golaço, marcado na derrota santista para o Flamengo por 5 a 4 pelo Campeonato Brasileiro, em 7 de julho do ano passado, chamou a atenção do centroavante inglês. Segundo ele, o que Neymar fez foi "incrível" e acabou merecendo o troféu, mesmo desbancando sua bicicleta e o lance individual de Messi (assista aos gols de Neymar, Rooney e Messi no Brasil Mundial FC).
- Não fiquei desapontado por perder. Foi a primeira vez que vi o gol do Neymar. Ele conseguiu passar por seis adversários! É incrível - comentou.
Rooney, é claro, também comentou o prêmio de honra dado a Sir Alex Ferguson por toda a sua contribuição ao futebol, aproveitando para deixar de lado as especulações sobre qualquer tipo de problema de relacionamento entre os dois.
- Para mim, Ferguson é o melhor treinador de todos os tempos. O seu desejo de vencer e dedicação são incríveis, foram a principal razão pela qual vim para o Manchester United. É óbvio que gostaria de jogar na equipe dele até ao fim da minha carreira - completou o atacante, que também foi um dos escolhidos para a seleção do ano da Fifa.

Vice do Palmeiras descarta Carlos Alberto: ‘Tornou-se muito caro’

Valores e propensão a lesões são motivos da desistência, que será endossada após novo parecer médico. Clube negocia com o argentino Ismael Sosa

Por Diego Ribeiro São Paulo
Carlos Alberto (Foto: Ag. Estado)Carlos Alberto, por enquanto, seguirá no Vasco, que
detém seus direitos federativos (Foto: Ag. Estado)
A diretoria do Palmeiras desistiu de um acerto com o meia Carlos Alberto, do Vasco. Além da pubalgia detectada nos exames médicos do jogador, a falta de um acerto financeiro com o clube carioca foi decisiva para o encerramento das negociações. O Verdão espera apenas o laudo final do departamento médico, nesta terça-feira, para endossar a desistência.
O vice-presidente Roberto Frizzo esperava um acerto para segunda-feira, quando teria uma reunião com o vice vascaíno José Hamilton Mandarino. Na conversa com o dirigente carioca, porém, houve divergência no acerto dos valores a serem pagos – o Verdão queria um empréstimo gratuito e participação do Vasco no pagamento dos salários. O clube cruz-maltino pretendia pagar uma parte menor dos vencimentos de Carlos Alberto.
– Ele manifestou o desejo de jogar aqui, o Felipão aceitou. Fomos até o Vasco, o presidente Roberto Dinamite liberou, depois tivemos os valores e negociamos. Mas depois os valores começaram a mudar, houve esse desencontro que inviabilizou a negociação. Começou de um jeito e foi mudando para números que se tornariam muito caros. Por isso está praticamente descartado – afirmou Roberto Frizzo.
A diretoria do Palmeiras considerou muito cara a contratação do meia, não só pelos números propostos pelo Vasco, mas também pelo risco de se ter um jogador às voltas com lesões. Por conta disso, o contrato preparado para Carlos Alberto seria de produtividade, com a possibilidade de o Verdão dispensá-lo em caso de indisciplina, sem a necessidade de pagar multa rescisória.
Talvez a gente use esses recursos em contratações de outros jogadores. Temos posições em que precisamos de reforços."
Roberto Frizzo
– Ele se queixava de dores e, de tanta vontade de atuar aqui, resolveu fazer os exames por conta própria. Vamos esperar os laudos, temos de nos preocupar com o ser humano, mas o problema foi com os valores, que ficaram muito altos – explicou o dirigente alviverde.
O Palmeiras consultou um médico especialista na região do quadril para analisar a situação de Carlos Alberto. A princípio, o profissional liberou o meia para a prática do esporte. Mesmo assim, o clube já avisou que vai utilizar seus recursos para preencher posições mais carentes do elenco.
– Talvez a gente use esses recursos em contratações de outros jogadores. Temos posições em que precisamos de reforços – avisou Frizzo.
O clube contratou três reforços para a temporada: o lateral-esquerdo Juninho, o meia-atacante Daniel Carvalho e o zagueiro Adalberto Román. Outro que negocia é o atacante argentino Ismael Sosa, que joga no Gaziantepspor-TUR.

'Aos 36 anos, não posso salvar a pátria de ninguém', avisa Angelim

De férias em Juazeiro do Norte, zagueiro garante que será apenas mais
um no seu novo clube, ainda indefinido. 'Eu estou aberto a negociações'

Por Diego Morais Direto de Juazeiro do Norte, CE
Olhos atentos de um magro de 1,79m. Não tão alto assim para um zagueiro que se torna gigante nas disputas de bola em campo, mas se apequena frente à estátua de 27 metros de Padre Cícero, localizada no Horto, em Juazeiro do Norte, no Ceará.
- Aqui é minha área. Estou em casa. Daqui do Horto a vista é muito bonita. Dá para ver o (Estádio) Romeirão e até minha casa. Sempre que estou aqui, a felicidade é muito grande. Em Juazeiro, a minha felicidade é plena - declara Ronaldo Angelim.
Ronaldo Angelim em Juazeiro do Norte, no horto do Padre Cícero (Foto: Roberto Leite)Ronaldo Angelim em Juazeiro do Norte, no horto do Padre Cícero (Foto: Diego Morais/Globoesporte.com)
Aos 36 anos, ele está de volta ao lar. Em Juazeiro, a 495 quilômetros de Fortaleza, estão suas raízes, sua família, amigos de infância e a fé em seu "padim" Padre Cícero.
- Padre Cícero já me ajudou muito. Já fez várias coisas por mim. Então, sempre que posso, venho até aqui agradecer - conta.
Pelo menos uma vez por ano, o destino de Angelim é Juazeiro. A cidade é um verdadeiro santuário na região do Cariri cearense, para onde 2,5 milhões de romeiros seguiram no último ano, segundo dados da Secretaria de Turismo e Romaria do município.
Juazeiro do Norte recebeu 2,5 milhões de romeiros em 2011. Foi o recorde absoluto na história da cidade. (Foto: Eduardo Queiroz / Agência Diário)Juazeiro recebeu 2,5 milhões de romeiros em 2011, o recorde (Foto: Eduardo Queiroz / Agência Diário)
Apesar de estar em casa, Ronaldo Angelim não quer, necessariamente, jogar por lá. Mas não faltaram propostas dos times locais. O Icasa tentou um contato, mas não evoluiu. O Guarani de Juazeiro, atual vice-campeão cearense, ofereceu um contrato de produtividade: R$ 5 mil por mês e mais R$ 3 mil por gol feito.
- Não é todo dia que eu faço meus golzinhos - diverte-se Angelim.
A primeira proposta para a temporada 2012 poderia ter sido a do Fortaleza. No entanto, o contato que seria feito diretamente pelo presidente Osmar Baquit foi adiado por Angelim.
Posso ir para qualquer clube do Brasil, sem problemas. Só não quero ir para fora do país. No restante, está tranquilo"
Ronaldo Angelim
- Ele ligou para mim, mas eu disse que agora não. Ainda estou me recuperando de uma pancada que tomei no joelho, numa partida beneficente em Morada Nova. Mas agora já estou quase bem. Acho que terei meu futuro decidido ainda nesta semana - afirma o jogador.
O futuro de Ronaldo Angelim é incerto. A única certeza é que quer ainda jogar por, pelo menos, mais dois anos. Devido ao problema que teve durante o jogo beneficente, chegou a desligar o celular para não ter contatos com outros clubes. No entanto, a segunda semana de janeiro começa diferente e com novas perspectivas.
- Agora meus celulares já estão ligados novamente. Eu estou aberto a negociações e sei que vou jogar em algum clube por mais um ou dois anos. Tenho raízes fortes em Juazeiro, mas posso ir para qualquer clube do Brasil, sem problemas. Só não quero ir para fora do país. No restante, está tranquilo.
Acerto com o Fortaleza pode sair, mas Angelim não iria só
Ronaldo Angelim no Fortaleza (Foto: Agência Diário)Ronaldo Angelim ainda pode acertar com o Leão
(Foto: Agência Diário)
Angelim ainda pode acertar com o Fortaleza. O zagueiro não descarta atuar por um de seus times de coração (o Flamengo é o outro) na temporada 2012. Mas, para fechar com o Tricolor do Pici, o jogador quer um projeto ambicioso e que faça o time entrar para valer nas competições.
- Eu gosto muito do Fortaleza, mas a situação deles na Série C foi bem complicada. O presidente tem boa vontade, boa proposta, mas o torcedor tem que entender que, aos 36 anos, eu não posso salvar a pátria de ninguém. Tenho que ir para o Fortaleza, se for o caso, para ser mais um jogador, não para resolver todos os problemas do time. Isso é papel da diretoria, fazendo contratações e trazendo outros bons nomes para o time ficar forte.
O Fortaleza já contratou 14 atletas para 2012. O nome mais conhecido, até agora, é o do atacante Rômulo, ex-Cruzeiro e Grêmio.
'Magro de Aço' guarda recordações e outro apelido do Flamengo
Ronaldo Angelim saiu do Fortaleza com a alcunha de "Magro de Aço", pelo porte físico e pela postura em campo. No entanto, no Rio de Janeiro, recebeu outro apelido: Papada.
Ronaldo Angelim Flamengo 2 x 1 Grêmio 06/12/2009 (Foto: Reuters)Ronaldo Angelim comemora gol do título em 2009
(Foto: Reuters)
- O Luxemburgo me chamava de Papada, mas só nos treinos. No jogo era Angelim. Eu brincava mais com o Renato Abreu e o Fabiano Oliveira de acertar a bola no travessão. Quando acontece uma coisa boa, aqui em Juazeiro, a gente tem mania de dizer 'Ai, papada'. Aí eu repetia muito essa expressão lá e acabou pegando - brincou.
O zagueiro guarda muitas recordações do Rio. No Flamengo, realizou um sonho de infância. Vestiu a camisa rubro-negra e ainda foi autor do gol do título brasileiro em 2009, na vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Grêmio. Ronaldo Angelim chegou em 2006 e se despediu da Gávea no fim da última temporada.
Na casa do Padre Cícero, o jogador reza, acende velas, dá autógrafos, atende fãs e olha para o alto com orgulho. Em meio aos ex-votos (pinturas ou objetos que representam uma intenção religiosa) que os romeiros trazem para pagar suas promessas ao 'padim', há uma camisa do Flamengo pendurada em um quadro, ao lado de uma do Icasa e outra da Seleção Brasileira.
Camisa do Flamengo autografada por diversos jogadores do elenco de 2009 (Foto: Reprodução / TV Verdes Mares)Camisa do Fla autografada por diversos jogadores do elenco de 2009 (Foto: Reprodução / TV Verdes Mares)
-  Agora eu estou na história do clube. Isso vai ficar pra sempre. Não tem jeito. Ter feito o gol, depois de 17 anos sem o Flamengo conquistar o título brasileiro. Claro que não foi só eu, mas posso garantir que estava no lugar certo, na hora certa - emociona-se o zagueiro.

Guardiola diz que produzir talentos é mais importante do que ganhar títulos

Técnico exalta base do Barça, afirma não considerar-se o melhor e diz que não fez muito para ajudar Messi: 'Ele é produto do sucesso dos pais dele'

Por Rafael Maranhão Direto de Zurique, Suíça
Treinador do melhor time do mundo e também melhor treinador do mundo, Josep Guardiola e seu Barcelona ganham todos os títulos e prêmios que os outros gostariam de ter. Mas o espanhol garante que a maior conquista dele e do clube está dentro de casa, nas divisões de base.
- Claro que todos queremos ganhar, mas vencer ou perder é do jogo. O mais importante, o grande prêmio é que quase todos os jogadores da equipe são criados dentro do clube. Que o treinamento dos meninos de 11 anos seja parecido com o dos profissionais, que todos já sejam criados dentro dessa cultura, com uma implicação pessoal e afetiva, isso é a diferença. Claro que é muito importante a ajuda que os jogadores que vêm de fora nos dão, mas que tantos sejam crias do Barcelona é mais importante do que os títulos - afirmou.
guardiola bola de ouro fifa (Foto: Reuters)Guardiola ergue o troféu de melhor treinador do mundo (Foto: Reuters)
Ao conquistar pela primeira vez o prêmio de melho treinador do ano, nesta segunda-feira, em Zurique, o treinador do Barcelona fez um agradecimento emocionado no palco ao seu auxiliar Francesc "Tito" Vilanova. Guardiola disse que um técnico de futebol não faz seu trabalho sozinho e que nem mesmo é possível escolher o melhor de sua profissão.
- Nessa premiação estão os treinadores que mais venceram, não necessariamente os melhores. Existem tantos fatores por trás disso que não é possível saber ao certo quem é o melhor técnico do mundo. Temos sorte de trabalhar em clubes que podem investir alto - disse.
Messi, Guardiola e Xavi na coletiva da Fifa da Bola de Ouro (Foto: EFE)Messi, Guardiola e Xavi na coletiva da Bola de Ouro da Fifa (Foto: EFE)
Além do auxiliar, Pep Guardiola também quis dividir os méritos com seus jogadores e citou a presença de oito jogadores do seu elenco entre os 23 concorrentes da Bola de Ouro.
- Estes jogadores são fantásticos. Eles não precisam de um treinador para motivá-los, eles amam o futebol e competem contra eles mesmos. É por isso que um atleta como Xavi joga futebol há tanto tempo no mais alto nível. Essa é a chave. Você nunca vai se tornar um jogador de alto nível por tanto tempo se não se dedicar.
Ao falar sobre Lionel Messi, eleito pelo terceiro ano seguido o melhor do mundo, Guardiola disse que grandes craques não precisam da ajuda de treinadores.
- Eu posso ajudá-los por um ano ou dois, mas Messi já foi criado assim. Ele é produto do sucesso dos pais dele - disse, sorrindo.

Assis estipula prazo e R10 pode ficar fora da estreia na Libertadores

Sem o pagamento da dívida de R$ 3,75 milhões, camisa 10 não enfrentaria o Potosí. Vice jurídico do Fla diz que acordo com a Traffic está próximo

Por Janir Júnior, Richard Souza e Thiago Lavinas Rio de Janeiro
Ronaldinho no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Ainda sem receber, R10 participa de coletivo em
Londrina (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Flamengo e Traffic garantem estar perto de um acordo. Mas após mais uma promessa não cumprida para quitar a dívida, a paciência de Assis está chegando ao fim. E o irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho já mandou o aviso: se o pagamento não acontecer até a estreia do Flamengo na Libertadores - no dia 25 de janeiro - o camisa 10 não entrará em campo para enfrentar o Real Potosí, na Bolívia.
Ronaldinho Gaúcho não recebe o salário completo há cinco meses, desde que a Traffic interrompeu o depósito da parte que lhe cabe – 75% do valor. A dívida já está em R$ 3,75 milhões. O acordo firmado no dia 28 de dezembro para a permanência do atacante no Flamengo previa o pagamento na última segunda-feira. O que não aconteceu. Nesta terça-feira, o vice-presidente jurídico do clube, Rafael de Piro, falou que a novela está perto do fim, mas não estipulou um prazo para um desfecho positivo e, consequentemente, o pagamento. Vinte e quatro horas depois da assinatura do contrato, a Traffic vai quitar a dívida com o jogador.
Assis não gostou da nova indefinição. E resolveu jogar mais duro. Por isso, estipulou o prazo. O camisa 10 também teria propostas para deixar o clube. Na Traffic, a esperança é que há tempo suficiente para resolver o problema. E a situação depende, atualmente, do Flamengo.
- O contrato foi mandado para o Flamengo na semana do Natal. Estamos aguardando as considerações do clube. Nos falamos com frequência - disse Rafael Botelho, jurídico da Traffic.
O clube espera resolver o imbróglio até sexta-feira. Nesta terça, o diretor da Traffic, Fernando Gonçalves, conversou por videoconferência com dirigentes rubro-negros. A presidente Patricia Amorim está otimista.

- Não posso falar muito de uma coisa que ainda não aconteceu. Houve uma reunião sobre isso com o Fernando, da Traffic. As coisas estão andando  - afirmou, por telefone.
Questionada se temeu perder Ronaldinho no fim de 2011 por conta do atraso, reconheceu que sim.

- Lógico que a gente teme. Imagina perder o Ronaldo. Ele tem uma força muito grande de multiplicação no mundo inteiro. Ele marcou uma virada nossa
Ronaldinho Gaúcho tem ficado fora da confusão e está treinando firme. Chegou para a pré-temporada bem melhor do que no ano passado e está mais magro, com 80kg e 9% de percentual de gordura. Mas a crise financeira tem deixado pesado o clima no clube. Depois da declaração do vice-presidente de finanças do Flamengo, Michel Levy, de que “um ou dois marqueteiros estão fazendo barulho”, os jogadores se recusaram a dar entrevistas nesta terça-feira.

Golaço de Hernanes classifica o Lazio paras as quartas da Copa da Itália

Equipe da capital italiana abre dois gols de vantagem, permite o empate, mas graças ao brasuca, segue na briga pelo título

Por GLOBOESPORTE.COM Roma
Hernanes, Lazio x Hellas Verona (Foto: Getty Images)Hernanes tenta levar o Lazio para o ataque
(Foto: Getty Images)
Com um lindo gol de Hernanes aos 45 do segundo tempo, o Lazio venceu o Verona, da Segunda Divisão, por 3 a 2, nesta terça-feira, e avançou às quartas de final da Copa da Itália. O adversário saíra do duelo entre Milan e Novara, que se enfrentarão no próximo dia 18 em Milão.
Aos 44 minutos do primeiro tempo, André Dias apareceu surpreendentemente livre dentro da pequena área. O escanteio foi cobrado e o brasuca tocou para o gol sem dificuldade. Na segunda etapa, aos 12 minutos, Rocchi recebeu na área, dominou a bola no peito com categoria e chutou. A bola bateu na defesa e surpreendeu o goleiro, que estava adiantado.
A classificação do Lazio parecia garantida, mas os visitantes conseguiram se recuperar. Berrettoni diminuiu aos 16. O atacante, que entrou após o intervalo, apareceu sozinho dentro da área, recebeu cruzamento e marcou de cabeça. D'Alessandro empatou aos 29 minutos depois de receber a bola nas costas de André Dias e chutar cruzado.
Aos 45 minutos, Hernanes se transformou no herói da partida. O meia cobrou uma falta na entrada da área com perfeição, a bola fez curva incrível e foi parar no ângulo esquerdo do goleiro para delírio dos poucos torcedores que estavam no Estádio Olímpico.

Larissa Riquelme vai chegar mais cedo ao Recife

Por conta de problemas na agenda da paraguaia, América-PE antecipa para esta quarta-feira lançamento da camisa para o Pernambucano

Por Lula Moraes Recife
Larissa Riquelme vai chegar mais cedo ao Recife. Por conta de um problema na agenda da paraguaia, o América-PE antecipou o lançamento da camisa para o Campeonato Pernambucano. O evento, então marcada para sexta-feira, será realizado nesta quarta-feira. O desfile de Larissa acontecerá às 20h, no teatro da Boa Vista, na Rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife.
Larissa Riquelme no jogo (Foto: Reuters)Larissa Riquelme mostra como se destacou como torcedora  (Foto: Reuters)
- Nós íamos fazer na quarta mesmo. Já estava previsto. Mas, como a Federação Pernambucana de Futebol também tinha marcado uma solenidade, decidimos transferir para sexta. Só que o agente disse que sexta é impossível, porque ela tem compromisso no Paraguai. Pensamos em transferir para depois da próxima semana, mas ela preferiu fazer agora mesmo - explicou o presidente do América, João Moreira.
Como a modificação do evento foi em cima da hora, o teatro Boa Vista foi escolhido para sediar o evento. Pesou o fato de ter estrutura já pronta, além da proporção que a campanha de marketing do clube tomou com o anúncio da participação da musa da Copa do Mundo da África do Sul.
- Vai ser no teatro, porque estamos sem tempo para montar estrutura. O teatro já tem camarim, iluminação e acomodações confortáveis para todo mundo. Montar uma estrutura na nossa sede iria ser uma operação de guerra e preferimos ajusta para o teatro mesmo - finalizou o cartola.

Copa Brasil de Motocross: tri-vice quer nova revanche com Joaninha

Marcelo Simões treina forte para encerrar a hegemonia do pentacampeão

Por Breno Dines Rio de Janeiro
Marcelo Simões motocross (Foto: Rafael Barato ) Ao lado do pai, Simões foi para Ribeirão Preto
treinar para a Copa Brasil (Foto: Rafael Barato )
Se tem alguém com o grito de campeão entalado na Copa Brasil de Motocross Estilo Livre é Marcelo Simões. Nas últimas três edições da competição, o paulista de 27 anos chegou perto da vitória no Rio de Janeiro. Só foi parado por Gilmar Flores, o Joaninha. Neste fim de semana, na Praia da Barra da Tijuca, Simões vai ter uma nova chance de superar o pentacampeão da prova. O SporTV transmite ao vivo as eliminatórias no sábado e a TV Globo, as finais, dentro do Esporte Espetacular, no domingo.
Grandes rivais, Simões e Joaninha também são companheiros de equipe, mas só se encontram nas competições e em demonstrações. Mais de 1600 km separam o paulista de Herculândia (SP) da fera de Sinop (MS). Sem saber o que esperar de novidades do pentacampeão, Marcelo vem treinando em casa e, em Ribeirão Preto, com o também companheiro de time Fred Kyrillos.
Marcelo Simões motocross (Foto: Rafael Barato )Com o companheiro Kyrillos atrás, Simões executa um "Super Man Seat Grab"  (Foto: Rafael Barato )
- Comecei a fazer o backflip (mortal para trás) em 2010, sofri uma queda e rompi os ligamentos dos dois joelhos. Agora estou arriscando manobras diferentes, mais técnicas, que são mais perigosas e com muita extensão - disse Simões.
Além de Marcelo e Kyrillos, outros dez especialistas do motocross estilo livre terão a chance de impedir o hexacampeonato de Joaninha no próximo domingo. Uma das novidades desse ano será a presença do americano Wiley Fullmer, de 24 anos.
- Quando fui competir contra o Wiley no México, ele sofreu uma lesão e acabou virando juiz no campeonato. É um forte candidato ao título. O Wiley tem um estilo muito diferente, muito elástico e entorta muito nas manobra. Ele consegue passar do limite, deixando as manobras mais difíceis - elogiou Simões.
Marcelo Simões motocross (Foto: Rafael Barato )Simões vai apostar em manobras técnicas para superar Joaninha no Rio de Janeiro (Foto: Rafael Barato )

Gina Carano brinca e dá gravata em apresentador em promoção de filme

Lutadora é a protagonista do filme 'Haywire', que estreia dia 20 nos EUA

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Enquanto aguarda a estreia de "Haywire", do qual é protagonista, a lutadora de MMA Gina Carano vem participando de vários eventos para promover o filme, que será lançado no próximo dia 20 nos EUA. Nesta terça-feira, durante mais uma ação promocional, ela brincou com o apresentador de TV americano Mario Lopez e lhe aplicou uma gravata para mostrar alguns dos movimentos que faz no cinema, fazendo a alegria dos fãs em volta. Carano postou o registro em sua conta no Twitter.
Gina Carano dando uma gravata em um apresentador de TV (Foto: Divulgação/Twitter)

Campeão no octógono, Cigano tem dia de aluno de surfe no Rio

Dono do cinturão dos pesados do UFC participa de aulão comandado pelo professor Ricardo Bocão junto de crianças da Rocinha

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
MMA na praia com Junior Cigano (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Cigano ao lado da criançada na praia
(Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Júnior Cigano deixou as luvas de lado e teve um dia de aluno na praia do Pepê, no Rio de Janeiro. O campeão dos pesados do UFC, acompanhado da ring girl Arianny Celeste e do peso-leve Gray Maynard, participou de uma atividade comandada pelo professor Ricardo Bocão. Junto deles, alunos do projeto Rocinha Surfe Escola.
- É uma honra estar aqui com o professor Bocão. Acho importante o UFC trazer as nossas crianças para mostrar o que elas sabem fazer. Sou péssimo surfista, mas vou tentar dar o meu melhor - disse Cigano antes da aula.
Cigano está no Rio também para acompanhar a edição de sábado do UFC, na Arena da Barra, e que terá José Aldo defendendo seu cinturão dos penas diante de Chad Mendes.
MMA na praia com Junior Cigano (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Junior Cigano mostra que também tem ginga de surfista  (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
- Sou 100% José Aldo. Tem que respeitar o Mendes, mas o Jr. é um dos melhores do mundo no que faz e tem plenas condições de manter o título.
Gray Maynard, que ajudou José Aldo na preparação para o UFC 142, no Rio de Janeiro, não se animou muito em entrar no mar.
- Eu prefiro encarar um lutador peso-pesado do que esse marzão enorme. Já surfei algumas vezes, mas o mar ainda me assusta um pouco. Prefiro lutar contra pessoas e não contra o oceano - declarou o americano.
A Rocinha Surfe Escola foi fundada em 1994. Bocão teve a idéia quando as crianças da Rocinha ficavam pedindo pranchas emprestadas a ele no caminho para a praia. A partir daí, ele resolveu reunir cinco crianças e dar aula para elas. Desde então, não parou mais.

Campeão no octógono, Cigano tem dia de aluno de surfe no Rio

Dono do cinturão dos pesados do UFC participa de aulão comandado pelo professor Ricardo Bocão junto de crianças da Rocinha

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
MMA na praia com Junior Cigano (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Cigano ao lado da criançada na praia
(Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Júnior Cigano deixou as luvas de lado e teve um dia de aluno na praia do Pepê, no Rio de Janeiro. O campeão dos pesados do UFC, acompanhado da ring girl Arianny Celeste e do peso-leve Gray Maynard, participou de uma atividade comandada pelo professor Ricardo Bocão. Junto deles, alunos do projeto Rocinha Surfe Escola.
- É uma honra estar aqui com o professor Bocão. Acho importante o UFC trazer as nossas crianças para mostrar o que elas sabem fazer. Sou péssimo surfista, mas vou tentar dar o meu melhor - disse Cigano antes da aula.
Cigano está no Rio também para acompanhar a edição de sábado do UFC, na Arena da Barra, e que terá José Aldo defendendo seu cinturão dos penas diante de Chad Mendes.
MMA na praia com Junior Cigano (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Junior Cigano mostra que também tem ginga de surfista  (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
- Sou 100% José Aldo. Tem que respeitar o Mendes, mas o Jr. é um dos melhores do mundo no que faz e tem plenas condições de manter o título.
Gray Maynard, que ajudou José Aldo na preparação para o UFC 142, no Rio de Janeiro, não se animou muito em entrar no mar.
- Eu prefiro encarar um lutador peso-pesado do que esse marzão enorme. Já surfei algumas vezes, mas o mar ainda me assusta um pouco. Prefiro lutar contra pessoas e não contra o oceano - declarou o americano.
A Rocinha Surfe Escola foi fundada em 1994. Bocão teve a idéia quando as crianças da Rocinha ficavam pedindo pranchas emprestadas a ele no caminho para a praia. A partir daí, ele resolveu reunir cinco crianças e dar aula para elas. Desde então, não parou mais.

Apesar da chuva, Arianny Celeste garante: 'Brasileiros são mais quentes'

Ring girl do UFC participa de aula de surfe com crianças da Rocinha, mas prefere não entrar na água por causa da água fria: 'Quero sol no Rio'

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
MMA na praia com Junior Cigano (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Arianny Celeste conferiu a temperatura
da água (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Arianny Celeste voltou a desfilar sua graça e sensualidade no Rio de Janeiro. A ring girl já está em terras brasileiras para mais uma edição do UFC, a segunda dela e do evento na Cidade Maravilhosa. Ao lado de Júnior Cigano e Gray Maynard, a americana participou nesta terça-feira de uma aula de surfe com crianças do projeto Rocinha Surfe Escola. Feliz com mais uma visita ao país, a musa do octógono se rendeu ao calor do público local, afirmando que nenhum povo é tão quente como o brasileiro.
- Os fãs brasileiros são tão apaixonados, malucos. Tudo ao mesmo tempo. Lembro quando viemos em agosto a energia na arena foi incrível. Foi o evento que mais me diverti em toda a minha carreira no UFC. Muito diferente dos Estados Unidos. Os brasileiros são mais quentes e felizes - disse a morena.
Apesar do calor humano que tanto admira no Brasil, Arianny sentiu falta do sol em sua segunda visita ao país e espera, que até o fim da viagem, consiga pegar um pouco do bronzeado brasileiro.
- Esperava mais calor. O tempo me surpreendeu, da outra vez senti mais calor. Adoro o Brasil, espero que faça um sol para que possa aproveitar - afirmou.
MMA na praia com Junior Cigano (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Arianny Celeste na praia do Pepê (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Arianny participou normalmente da aula na areia, mas não se aventurou na hora de ir para a água. Alegou que estava muito frio. Mas pelo menos pose de surfista ela fez, como mostra a foto abaixo.
Arianny Celeste mma (Foto: Amanda Kestelman / GLOBOESPORTE.COM)Arianny Celeste lamentou o tempo chuvoso no Rio (Foto: Amanda Kestelman / GLOBOESPORTE.COM)
O UFC 142 será realizado na Arena da Barra e destaca a luta pelo cinturão do peso pena entre o atual campeão José Aldo e o desafiante Chad Mendes. A TV Globo e o canal Combate transmitem ao vivo. Confira o card completo:
CARD PRINCIPAL
José Aldo Jr. x Chad Mendes
Vitor Belfort x Anthony Johnson
Rousimar "Toquinho" Palhares x Mike Massenzio
Erick Silva x Carlo Prater
Edson Barboza Jr. x Terry Etim
CARD PRELIMINAR
Thiago Tavares x Sam Stout
Ednaldo "Lula" Oliveira x Gabriel Napão
Yuri "Marajó" Alcântara x Michihiro Omigawa
Ricardo Funch x Mike Pyle
Felipe "Sertanejo" Arantes x Antonio "Pato" Carvalho