quinta-feira, 19 de maio de 2011

SporTV contrata ex-jogador Müller para comentar jogos da Série B

Tetracampeão mundial vai estrear neste sábado, às 16h20, na transmissão do jogo Portuguesa x Náutico, duas equipes que vê como favoritas ao titulo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro, RJ
ex-jogador muller programa gazeta tv (Foto: Marcelo Ferrelli / Gazeta Press)Müller hoje  (Foto: Marcelo Ferrelli / Gazeta Press)
O ex-jogador Müller, bicampeão mundial pelo São Paulo e campeão mundial pela Seleção Brasileira nos EUA em 1994, é a nova atração do SporTV para as transmissões da Série B deste ano.  Aos 45 anos, o ex-jogador recentemente veio a público admitir que atravessa dificuldades financeiras por ter perdido tudo que acumulara ao longo de duas décadas no futebol. Ele mora de favor na casa do amigo Pavão, também ex-atleta.
- Tenho essa chance novamente e vou fazer o melhor possível. Recebo esse convite com muita alegria e satisfação. Agradeço ao SporTV pela oportunidade e força que está me dando - disse Müller.
O ex-ídolo da torcida são-paulina estreia neste sábado, às 16h20, comentando Portuguesa x Náutico, jogo que vê com altas expectativas:
-  Acho que a Portuguesa e o Náutico são os grandes favoritos ao título por terem os elencos mais fortes. A Portuguesa “bateu na trave” no ano passado e, com certeza, vai subir neste ano. Mas a Série B é um campeonato bastante equilibrado, com muitas equipes com jogadores novos.
Müller não fica em cima do muro na hora de citar outras possíveis surpresas na competição:
- O São Caetano sempre mantém a regularidade, apesar de no ano passado ter perdido força na reta final da competição. Também acredito que o Americana vá aparecer bem. Na verdade, as equipes com maior poder de investimento para formar seus elencos saem sempre em vantagem. Mas, independente do lado financeiro, conta muito a competência na hora de formar um time. E quem souber montar um conjunto equilibrado para uma competição longa como a Série B larga com vantagem - explica.
Nesta sexta-feira, às 14h, Müller estará ao lado de Caio Ribeiro no programa "Arena SporTV", comandado por Maurício Noriega. A edição especial vai enfocar o Campeonato Brasileiro que começa neste sábado, radiografando cada um dos 20 participantes, e também fazendo um panorama da Série B.

Fred, sobre a convocação: ‘Honrarei nosso país, como fiz em 2006’

Atacante foi convocado na manhã desta quinta-feira por Mano Menezes para os amistosos contra Holanda e Romênia, ambos realizados no Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Foram 28 nomes na lista do técnico Mano Menezes. Entre a divulgação de um e outro, a esperança. Até que foi anunciado que o atacante Fred, do Fluminense, estava convocado para os amistosos contra a Holanda, no dia 4 de junho, no Serra Dourada, em Goiânia, e diante da Romênia, quatro dias depois, no Pacaembu, em São Paulo. Feliz com a notícia, o jogador não perdeu tempo e, através de seu Twitter, mandou a seguinte mensagem:
Fred comemora convocação para seleção (Foto: Divulgação / Site Oficial do Fluminense)Fred comemora convocação para seleção na Granja Comary (Foto: Divulgação / Site Oficial do Fluminense)
 - Agradeço a Deus, família e companheiros, que sempre estão ao meu lado. Honrarei nosso país, como fiz na Copa de 2006 - disse.
Depois, Fred falou também através da assessoria de imprensa do Flu.
- Sempre fico ansioso nas convocações. Espero sempre ser chamado. Sabia que era só me concentrar aqui no Fluminense que a oportunidade iria aparecer. Estou preparado e muito mais motivado e maduro. E, é claro, esperançoso em voltar a marcar um gol com a camisa da seleção - afirmou, para em seguida completar.
- Essa convocação me dá um gás extra para a disputa do Brasileiro. Fico mais forte e me sinto melhor. E estar na lista é bom para mim e para os meus companheiros, que, daqui a pouco, também terão uma chance na Seleção.
Na mensagem pelo Twitter, Fred deixa um link para a página da sua assessoria de imprensa. No endereço, um vídeo do gol do camisa 9 durante a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Na ocasião, o artilheiro fez o seu na vitória por 2 a 0 sobre a Austrália, ainda na fase de grupos.
O presidente tricolor, Peter Siemsen, também ficou muito satisfeito com a convocação.
- Foi um grande presente para a torcida brasileira, tricolor e todos nós. É um atacante extraordinário e só tem a acrescentar à Seleção Brasileira. Foi uma escolha muito acertada do Mano Menezes - garantiu.
Artilheiro do Campeonato Carioca com dez gols, Fred está em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, local do período de treinos do Fluminense visando o Brasileirão.O atacante retorna no sábado com o restante da delegação. No domingo, a equipe estreia contra o São Paulo, em São Januário. Mas, com a convocação, o jogador está fora do jogo contra o Cruzeiro, no Rio de Janeiro, pela terceira rodada da competição nacional.

Fluminense lança novos uniformes com cenário medieval dos guerreiros

Nova coleção estreará domingo, contra o São Paulo, na 1ª rodada da Série A

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
 Cenário medieval, um ambiente propício para a exibição dos guerreiros. Foi com um palco em alusão ao apelido da equipe que os jogadores do Fluminense desfilaram com a nova “armadura”.
Nesta quinta-feira, no Salão Nobre das Laranjeiras, o goleiro Ricardo Berna, os laterais-direitos Mariano e Wallace, e a dupla de zaga Gum e Leandro Euzébio, que desceram a Serra para participar do evento, além dos apoiadores Marquinho e Tartá, ambos fora do período de treinos da Granja Comary, em Teresópolis, para se recuperarem de lesões, vestiram o novo uniforme da equipe e desfilaram. A cerimônia foi apresentada pela modelo e cantora tricolor, Dora Vergueiro.
jogadores apresentam novo uniforme do Fluminense (Foto: Divulgação)Marquinho, Ricardo Berna e juniores exibem o novo uniforme do Fluminense (Foto: Divulgação)
A nova coleção, lançada em parceria com a fornecedora de material esportivo para a temporada 2011/12, inclui dois uniformes de goleiro (um azul e outro branco), a camisa tricolor e a camisa branca. O terceiro modelo, predominantemente grená, não será alterado agora. A camisa tricolor  apresenta mangas inteiras em grená e tem bordada a Taça Olímpica de 1949 na barra, além de duas faixas brancas nas laterais da camisa. Na parte interna da gola aparece um trecho do hino do clube: "retumbante de glórias".
GALERIA DE FOTOS: Veja mais imagens do novo uniforme
Em relação à camisa branca, o modelo tem ombros e costas com detalhes em verde e grená. A linha de uso casual e os acessórios completam o lançamento, como modelos para mulheres, crianças e até uma mochila oficial. As camisas contam com o escudo de campeão brasileiro do ano passado. A coleção passará a ser utilizados já no próximo domingo, na estreia do Campeonato Brasileiro, no jogo contra o São Paulo, em São Januário.
jogadores apresentam novo uniforme do Fluminense (Foto: Divulgação)Mariano posa com o uniforme número 2. Marquinho
tira nova foto com o tricolor (Foto: Divulgação)
- Para o Fluminense hoje é uma data muito especial. É a demonstração que o resultado de nossas ações é fruto de um planejamento e projeto pensado. É o início de um novo campeonato, com novo uniforme e que marca também o início de trabalho de uma nova gestão do clube - declarou o vice-presidente de marketing do clube, Idel Halfen.
A venda nas lojas autorizadas está marcada para o final de maio. Os uniformes podem ser adquiridos a partir de R$179,90.

Dagoberto pede atitude: 'É hora de falar pouco e encarar a realidade'

Atacante pede união para o time sair da difícil situação em que se encontra e ressalta que o São Paulo tem todas as chances de brigar pelo Brasileirão

Por Marcelo Prado São Paulo
Um dos jogadores com maior tempo de casa no São Paulo (chegou ao clube em 2007), o atacante Dagoberto reconheceu que a crise chegou ao clube. As eliminações no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil geraram protestos da torcida na porta do CT da Barra Funda e complicaram a situação do técnico Paulo César Carpegiani, que quase foi demitido. Para o camisa 25, só há uma solução para reverter esse processo: falar pouco e trabalhar muito.
- Temos de parar de dar desculpas e encarar a realidade, que é de cobrança. Tem de se calar para resolver a situação. Falar não vai resolver nada. Temos de passar por tudo isso com união, senão os boatos aumentam, a crise aumenta. Temos de ser homens, porque nos momentos bons é fácil. A torcida não merece o que está acontecendo – afirmou o jogador, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, no CT.
Dagoberto disse que a torcida tem todo o direito de protestar, mas passou do limite ao chutar o carro do lateral Jean. O atacante, aliás, foi um dos poucos poupados pelos membros de uma torcida organizada, durante a derrota para o Avaí, por 3 a 1, na semana passada, em Florianópolis.
Temos de passar por tudo isso com união. Senão os boatos aumentam, a crise aumenta. A torcida não merece o que está acontecendo"
Dagoberto
- Sofremos duas eliminações em que tínhamos objetivos traçados. Ninguém vai lembrar que fomos bem no primeiro tempo contra o Santos. Vão lembrar que eles foram campeões e pronto. Vão lembrar do campeão da Copa do Brasil e não que perdemos para o Avaí. Mas se eles passam algumas situações, aí perde a razão - disse Dagol.
- Mas eles (torcedores) tomam chuva, frio, pagam ingresso, então vai de nós revertermos essa situação. Uma conquista lá na frente vai ter um sabor especial – emendou.
O atacante, inclusive, disse que o time tem forças para reagir e que vai brigar pelo título do Campeonato Brasileiro.
- Hoje é fácil analisar com o momento. Hoje falam do Santos, do Cruzeiro, do Inter, do Grêmio. Mas o São Paulo é forte e vai chegar bem lá na frente – ressaltou.
 

Emerson celebra acerto com o Corinthians: ‘Estou amarradão’

Atacante fecha até o fim de 2013 e exalta força do Timão: 'Contagiante'

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Emerson no treino do Fluminense (Foto: Agência Photocâmera)Emerson no treino do Fluminense
(Foto: Agência Photocâmera)
Um clube ambicioso e movido por uma apaixonada torcida. Emerson não fugiu dos clichês para celebrar o acerto até o fim de 2013 com o Corinthians. Bem-humorado e empolgado com o acerto, o atacante repetiu outros jogadores e demonstrou ansiedade para entrar no “bando de loucos”. Ele se apresenta na segunda-feira.
- Estou amarradão – disse o jogador de 32 anos, em entrevista por telefone.
Em São Paulo, ele vai reencontrar Adriano, com quem formou dupla de ataque em parte do Campeonato Brasileiro de 2009. Depois de deixar o Rubro-Negro no meio da competição, jogou no Al Ain e voltou para o Fluminense em julho de 2010. Marcou dez gols na conquista do título, o mais importante deles o último, na vitória por 1 a 0 sobre o Guarani.
A saída do Tricolor, no entanto, não foi das mais amigáveis. A diretoria o dispensou sob alegação de constantes indisciplina. A última delas ao cantar no ônibus do Flu a música do Bonde do Mengão sem freio. Sheik confirmou o episódio, mas não poupou a diretoria e o ex-companheiro Fred das críticas. Durante a entrevista abaixo, o jogador evita citar o nome do ex-clube e manda um recado à diretoria tricolor na última pergunta.
Confira a entrevista completa:
Jogar nos dois times mais populares do Brasil é sinônimo de pressão. Por que aceitou a proposta do Corinthians?
EMERSON: Será um grande desafio. É um time que tem tudo a ver comigo e isso me deixa tranquilo. Tive uma identificação muito forte com a torcida do Flamengo, que também é de massa. Agora novamente volto para um clube de muita pressão. É diferente do último (Fluminense), que não tem torcida de massa e nem muita pressão. É contagiante demais acertar com o Corinthians.
E como seria um Sheik louco?
Todo mundo tem um pouco de loucura. Será que eu sou também? Não aceito perder, assim como a torcida do Corinthians. Essa é uma loucura minha. Estou amarradão. Não vejo a hora de entrar nesse bando.
Tudo bem que o Adriano está machucado e só estreia, no mínimo, em setembro. Mas como será reeditar a dupla Sheik e Imperador?
É um cara que tem uma carreira bonita no futebol, tive oportunidade de atuar junto e deu certo. Fizemos parte do título brasileiro do Flamengo em 2009. Mas também há outros jogadores que disputam posição no ataque. Quero trabalhar e buscar espaço aos poucos.
Não aceito perder, assim como a torcida do Corinthians. Essa é uma loucura minha"
Emerson
O Corinthians investiu pesado no Brasileiro e chega com pinta de favorito. Já dá para imaginar o tri  brasileiro?
Na hora de decidir o clube, o investimento pesou muito. Quem vem para brigar? Quem vem para ficar em décimo? O desejo era ganhar títulos, assim como foi no exterior e aqui no Brasil. Pesaram na escolha o projeto e a ambição do Corinthians.
O Ronaldo participou da negociação?
Não, mas soube que ele apoiou e isso me motiva. Pela figura que ele representa é sempre bom ter o aval.
Você nunca escondeu a predileção por morar no Rio, até por causa da proximidade dos filhos. Como será viver em São Paulo?
Conheço a cidade, morei alguns anos da juventude. Mas para quem já viveu no Japão não se adaptar a São Paulo é brincadeira!
Pouca gente lembra, mas você foi do São Paulo no início da carreira...
Foi uma passagem rápida. Fiz dez jogos no time principal e fui vendido (para o Japão). Respeito o clube, mas não tive identificação.
Apesar de ter construído toda a carreira em centros poucos conhecidos, você voltou ao Brasil e coleciona êxitos e cobiça das principais equipes do país. Por quê?
Embora algumas pessoas tentem atrapalhar o trabalho das outras sempre prevalece o dia a dia. Sempre fui responsável e respeitei os companheiros. Futebol não tem jeito. Você faz uma coisa aqui e do outro lado do mundo ficam sabendo. A maioria me conhece e sabe que sou bom profissional. A verdade venceu mais uma vez.

Na volta para casa, astros encontram um novo Campeonato Brasileiro

Ronaldinho, Liedson, Juninho e outros repatriados terão de se adaptar a uma competição transformada desde 2003, início dos pontos corridos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Eles saíram, rodaram o mundo, e encontraram a casa reformada. A edição de 2011 da principal competição do país tem como atrativo o retorno de nomes de impacto, como Ronaldinho Gaúcho, Luís Fabiano, Liedson, Juninho Pernambucano. Isso sem falar em outros cotados para voltar, como o zagueiro Juan, do Roma, e o meia Diego, do Wolfsburg. Todos terão de se adaptar a algumas peculiaridades do 'novo' Brasileirão. Nos pontos corridos daqui, clubes de tradição são rebaixados, favoritismos não se confirmam, a surpresa dá as caras rodada sim, rodada também. Basta dizer que há seis campeões diferentes em oito anos do novo formato.
montagem luis fabiano liedson ronaldinho gaúcho juninho pernambucano (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)Juninho, Fabuloso, Liedson e R10 encontram  nova realidade (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, acostumou-se a estar na parte de cima da tabela na Espanha e na Itália. Depois de ser campeão espanhol duas vezes pelo Barcelona, além de jogar em uma pequena parte da recente conquista do Milan, o jogador disputará pela primeira vez uma competição brasileira com formato europeu. Em 2000, no último Brasileirão que disputou, seu Grêmio chegou até a semifinal depois de se classificar em décimo lugar na primeira fase. Uma recuperação que o modelo atual não permite. Hoje, chegar a novembro fora da zona da Libertadores com a camisa de um grande clube significa cobranças.
Brasileirão teve seis vencedores diferentes em oito anos de pontos corridos. Sete campeões já foram rebaixados
Neste ano, Ronaldinho defenderá um clube que é o retrato das oscilações típicas do Brasileirão. Campeão em 2009, o Flamengo lutou contra o rebaixamento até a penúltima rodada de 2010.
Para se ter uma ideia do choque que o astro enfrentará, nas taças erguidas pelo Barça nas temporadas 2004/2005 e 2005/2006, o Real Madrid era o único rival na luta pela conquista, como quase sempre. O terceiro colocado – respectivamente Villarreal e Valencia – não chegou nem perto de ameaçar. A diferença para esses “coadjuvantes de luxo” foi de 19 pontos em 2005 e 13 pontos em 2006. Um abismo que no Brasil só aconteceu uma vez nos pontos corridos, na primeira edição, quando o Cruzeiro alcançou 100 pontos contra 87 do Santos e 78 do São Paulo.
No ano passado, só dois pontos separaram o campeão Fluminense do terceiro colocado, o Corinthians (65 a 63). Em 2009, o Flamengo ergueu a taça com 67 pontos, dois a mais que Inter e São Paulo. Ronaldinho se diz confiante para encarar o equilíbrio da competição.
-  Hoje em dia sou um dos mais velhos do grupo, é um momento diferente na minha carreira. E voltei ao Brasil com o objetivo de conquistar títulos. Vivo a expectativa de poder ajudar o Flamengo a fazer um excelente Campeonato Brasileiro como foi no Carioca - comenta, referindo-se ao recente título invicto.
Pentacampeão francês pelo Lyon, Juninho Pernambucano é outro que terá pela frente uma competição quase irreconhecível. O meia deixou o Vasco logo depois da conquista do Brasileiro de 2000, o quarto do clube. Com a mudança na contagem da CBF e os resultados dali em diante, o Vasco atualmente está atrás de Palmeiras (8), Santos (8), Flamengo (6) e São Paulo (6), além de ter a companhia do Corinthians na lista dos que têm quatro. Enquanto o Reizinho brilhava na França, São Januário se afastou das conquistas. Juninho tenta ajudar a mudar o incômodo retrospecto do clube nos pontos corridos. A melhor colocação foi o sexto lugar em 2006.
Tecnicamente, o futebol brasileiro é muito melhor"
Juninho Pernambucano
Em 2008, o Vasco foi rebaixado. Juntou-se ao grupo dos campeões nacionais que mudaram de divisão ao longo dos oito anos de pontos corridos – Bahia, Guarani, Grêmio, Corinthians, Coritiba e Atlético-MG foram os outros que sofreram.
Assim como Ronaldinho, Juninho está otimista para o desafio maior do que aquele que encontrou na França e no Qatar.
- Tecnicamente, o futebol brasileiro é muito melhor. O jogador que não gostar de treinar vai perder ritmo e sofrer com essa dificuldade. Mas não é o meu caso. Sempre gostei de treinar e o mais importante não é a quantidade de treinos, e sim a qualidade. Se você perguntar para quem trabalha comigo, todos vão dizer que eu posso jogar no futebol brasileiro. Mas o ideal é esperar e não falar antes - comenta.
Mudanças além da questão técnica
Além das reviravoltas na classificação ano a ano, as estrelas encontrarão um campeonato mais caro. Liedson, Juninho, Ronaldinho e Luís Fabiano deixaram o país numa época em que o maior salário nacional era o de Romário, que ganhava pouco mais de R$ 500 mil no Vasco em 2000 – valor que diminuiu para cerca de R$ 300 mil na transferência para o Fluminense. Hoje, quase todos os grandes clubes possuem pelo menos um jogador neste patamar. Fred, Neymar, Kleber, D’Alessandro, Felipe...não faltam exemplos de milionários da bola pelo país.
Adriano no treino do Corinthians (Foto: Ag. Estado)Em 2009, Adriano voltou ao Brasil e levou Fla ao topo. Timão investe forte para sair da fila(Foto: Ag. Estado)
A administração, no entanto, ainda é de terceiro mundo. As dívidas crescem ano a ano. Passivos trabalhistas aumentam no ritmo das cobranças por resultados. Mas, às vezes, contratações certeiras salvam um ano. Foi o caso de Adriano no Flamengo em 2009. O atacante fez 19 gols na campanha do título. O Fluminense campeão de 2010 também estava longe de ser um time barato.
Pressionado depois da eliminação na Libertadores, o Corinthians investiu alto. Sem Adriano, machucado, o principal nome é Liédson. O atacante é outro iniciante no novo modelo de Brasileirão. Pegou só o começo da mudança de formato. Depois de ajudar o Flamengo a escapar do rebaixamento com 14 gols em 2002, foi seduzido por melhores perspectivas no Corinthians, vice-campeão naquele ano. Mas sua trajetória no Brasileirão de 2003 durou pouco. Foram 18 jogos e 10 gols. Partiu rapidamente para o Sporting. Nos sete anos de Campeonato Português, não foi campeão. Mas se manteve sempre entre os quatro primeiros. Um desempenho que, no Brasil, seria considerado invejável. Aqui, nenhum clube conseguiu se manter no topo de 2003 a 2010.
De todos os medalhões que voltam, Luís Fabiano é o mais "experiente" no modelo. Jogará no time do insatisfeito Rivaldo, outro sem conhecimento de causa quando o assunto é Brasileirão por pontos corridos. Já o Fabuloso tem uma breve história para contar neste formato. Com 30 gols, foi vice-artilheiro em 2003. Depois, transferiu-se para o Porto depois de cinco gols em oito jogos no primeiro turno da edição de 2004. Na época, o São Paulo ainda se preparava para virar a potência do tri em 2006/2007/2008. Agora, o atacante retorna com a responsabilidade de recuperar o prestígio do Tricolor, que ano passado ficou pela primeira vez fora da zona da Libertadores.
- Salvador eu não sou. Ninguém ganha sozinho. Conta com a ajuda de todos. Venho para contribuir e para fazer gol, que é o que eu sei fazer - comenta o Fabuloso.

Slater paga multa de R$ 8,1 mil pelas dez ondas que surfou sozinho no Rio

Decacampeão mundial, americano se diz frustrado com a eliminação na terceira fase, mas minimiza liderança do ranking: ‘Ainda é muito cedo’

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Foram dez ondas, sozinho, sempre escoltado por um jet ski. A sessão de 1h30m, depois da derrota na terceira fase, custou a Kelly Slater US$ 5 mil (R$ 8,1 mil). Ao saber que seria multado, o americano decacampeão mundial nem ligou. Após uma semana no Rio de Janeiro, aquela era uma rara oportunidade de ter as ondas só para ele.
Kelly Slater no Rio Pro de surfe (Foto: Ag. Estado)Slater recusa a ajuda o jet ski para sair da água (Foto: Ag. Estado)
De acordo com as regras da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), cada onda surfada fora da bateria, vestindo a camiseta de lycra da competição, custa US$ 500 (R$ 810) ao surfista. A multa será descontada da premiação que Slater receberá - US$ 9,5 mil (R$ 15.390) por ter parado na terceira fase.
O americano já tinha dado de ombros para a possibilidade de ser multado. Só queria saber dos poucos minutos de privacidade.
- Ontem nós remamos para surfar aqui e não tinha ninguém na água. Depois que entramos, vieram umas 25 pessoas. Entendo, mas é frustrante.
No mar, Slater teve tempo de sobra para pensar sobre a corrida pelo título mundial. Tempo, por sinal, é uma palavra constante em seu vocabulário. Aos 39 anos, chega a debochar quando perguntam sobre sua carreira. Em vez disso, prefere fazer contas.
- Eu tenho um descarte. Joel e Mick têm um também. Jordy agora tem dois, eu acho. Ainda é muito cedo. É difícil dizer o que vai acontecer nos próximos campeonatos. O que tenho que fazer é passar baterias e ganhar eventos.
O decacampeão mundial se despediu do Rio na 13ª colocação. Foi derrotado pelo compatriota Bobby Martinez. Há tempos não sabia o que era dar adeus tão cedo.
- É o pior resultado que tive em mais de um ano. Estou um pouco frustrado. Ondas como essa podem ser um pouco difíceis. E se você não entra bem, a chance de o adversário conseguir aumenta. Bobby é um dos melhores em ondas como essas.
A eliminação na terceira fase não muda em nada, segundo ele, os planos sobre a temporada. Perguntado se disputará todo o circuito mundial, debochou.
- É o que planejo. Falei algo diferente disso?

Fred, Thiago Neves e Fábio são as novidades de Mano na Seleção

Treinador chama 28 jogadores para os amistosos contra a Holanda e Romênia, no Brasil. Homenageado, Ronaldo Fenômeno será o 29º atleta

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Rio de Janeiro
O técnico Mano Menezes convocou 28 jogadores para os amistosos contra a Holanda, no dia 4 de junho, no Serra Dourada, em Goiânia, e diante da Romênia, quatro dias depois, no Pacaembu, em São Paulo. As principais novidades da lista do treinador são o goleiro Fábio, do Cruzeiro, Thiago Neves, do Flamengo, e Fred, do Fluminense. Ronaldo Fenômeno será o 29º atleta chamado pelo treinador para a despedida no confronto na capital paulista.
Após a partida diante da Romênia, no dia 7 de junho, Mano Menezes cortará seis atletas e divulgará a lista de convocados para a Copa América no Pacaembu, em São Paulo. A estreia da Seleção será no dia 3 de julho, contra a Venezuela, em La Plata.
- Optamos por fazer uma lista com 28 nomes por questões regulamentares. Precisamos oficializar 14 dias antes para os clubes para a questão de treinamentos. Teríamos que fazer a convocação no dia 2 de junho, que causaria uma certa dificuldade. Antecipamos, fizemos uma lista de 28. Pós segundo jogo, nós vamos convocar 22 jogadores para a Copa América, com uma possibilidade que não faz parte da lista, que é Paulo Henrique Ganso. Ele teve uma lesão e queremos ter uma segurança maior para tomar essa decisão - disse o comandante canarinho.
montagem Fred Tgiago Neves Fábio convocados (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Fred, Thiago Neves e Fabio: novidades de Mano (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Os jogadores da Seleção Brasileira vão se apresentar em Goiânia no dia 1º de junho, no Hotel Castro´s. O grupo fará três atividades no Serra Dourada, local do confronto. Logo após a partida diante dos holandeses, a delegação segue para São Paulo. Já com a presença de Ronaldo, Mano comandará um treino no CT Joaquim Grava, do Corinthians, e outro no Pacaembu.
Ronaldo dará uma coletiva no hotel da Seleção Brasileira, em São Paulo, pouco antes do almoço. Segundo a assessoria de imprensa da CBF, o jogador entrará na partida durante o primeiro tempo. No intervalo do confronto, uma homenagem será feita ao Fenômeno. A programação dos eventos ainda será divulgada pela entidade.
Confira a lista de convocados de Mano Menezes para os amistosos no Brasil:
GoleirosJulio César (Inter de Milão)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Grêmio)
Fábio (Cruzeiro)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter de Milão)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano (Barcelona)
Zagueiros
Lúcio (Inter de Milão)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Luisão (Benfica)
Volantes
Lucas Leiva (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Henrique (Cruzeiro)
Anderson (Manchester United)
Meias
Elano (Santos)
Elias (Atlético de Madri)
Lucas (São Paulo)
Thiago Neves (Flamengo)
Jadson (Shakhtar Donetsk)
Atacantes
Robinho (Milan)
Neymar (Santos)
Alexandre Pato (Milan)
Nilmar (Villarreal)
Leandro Damião (Internacional)
Fred (Fluminense)

‘Sinto-me pressionado desde que assumi a Seleção’, afirma Mano

Técnico não acredita que Copa América, sua primeira competição oficial,
vá lhe trazer mais cobrança do que o normal. Estreia é no dia 3 de julho

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca São Paulo
Mano menezes brasil convocação (Foto: Mowa Press)Mano Menezes convocou 28 jogadores nesta quinta
(Foto: Mowa Press)
Os próximos desafios da Seleção Brasileira são os amistosos contra Holanda, dia 4, em Goiânia, e Romênia, dia 7, em São Paulo, mas o maior desafio da era Mano Menezes será mesmo a Copa América, de 1º a 24 de julho. Será uma pressão de verdade, mas o técnico canarinho já se sente assim desde o começo.
- Sinto-me relativamente pressionado desde o dia que assumi o comando da Seleção Brasileira. Mas pressionado a fazer um bom trabalho e estabelecer parâmetros confiáveis – disse o treinador, que estreia com o Brasil no dia 3 de julho, contra a Venezuela, em La Plata.
Sem medo da cobrança que pode receber em caso de fracasso na competição sul-americana, Mano Menezes busca apoio no retrospecto recente.
- Já ganhamos Copa perdendo a Copa América. E já perdemos Copa ganhando Copa América e Copa das Confederações – resumiu, lembrando que o Brasil fracassou nos Mundiais de 2006 e 2010 após ganhar os torneios menos relevantes.
Mas isso não significa que a Copa América da Argentina não é prioridade. Sim, é. Até por isso Mano Menezes quer aproveitar os seus primeiros jogos em solo brasileiro, contra Holanda e Romênia, para criar um “ambiente favorável”.
- É diferente jogar no Brasil, porque o torcedor é mais inquieto. Mas é importante a torcida assumir a sua parcela e criar um ambiente favorável. Às vezes não está gostando, mas mesmo assim é preciso apoiar – finalizou o comandante.
Nesta quinta-feira, Mano Menezes convocou 28 jogadores para esses dois amistosos. Desses, 22 serão escolhidos no dia 7 de junho, após a partida contra a Romênia, para a disputa da Copa América.

Bernardinho tem dúvida sobre o time titular para estreia da Liga Mundial

Com jogadores em estágios diferentes de condicionamento, técnico pode dar chance ao oposto Wallace para jogar ao lado de Serginho, Giba e Murilo

Por Helena Rebello Saquarema, RJ
Com jogadores em diferentes condições físicas, já que os primeiros a chegarem ao Centro de Treinamento de Saquarema já treinam há quase um mês, Bernardinho ainda tem dúvidas sobre o time que será titular na estreia da Liga Mundial. Por enquanto, o técnico se diz certo apenas quanto à escalação dos ponteiros e do líbero.
Bernardinho com jogadores no treino da seleção de vôlei (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Bernardinho orienta os jogadores no treino da seleção (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
- Vamos ver nos dois jogos-treinos, mas confesso que ainda não sei. Provavelmente Murilo e Giba serão titulares. Mário Júnior foi muito bem em 2010, mas o Serginho é o titular. Tenho dúvidas nas outras posições. Eles chegaram em estágios diferentes, e ainda é preciso colocá-los na mesma sintonia, mesmo patamar. O Lucão chegou com um problema no ombro, e o Rodrigão não está na melhor forma. O Gustavo já está bem, mas está voltando agora. O Bruno chegou na semana passada, e o Marlon está treinando há mais tempo. Sem abandonar os resultados, aos poucos vamos buscando a formação ideal – disse.
A surpresa na equipe verde e amarela pode ser a escalação de Wallace. Maior pontuador da última Superliga pelo campeão Sesi, o oposto agradou e pode ganhar a vaga de Leandro Vissotto.
Wallace no treino da seleção de vôlei (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Wallace vem agradando o técnico da seleção
(Foto: Alexandre Arruda / CBV)
- Ele chegou muito confiante pelo final da Superliga – afirmou o treinador.
Bernardinho acredita que os adversários também não devem começar o torneio com titulares absolutos, e aposta na união para que o Brasil se mantenha focado e compense o pouco tempo de preparação.
- Em função de esta temporada ser muito longa, com competição até novembro, talvez muitas equipes não partam com força máxima desde o primeiro momento. Este ano não consegui trabalhar bem a base, alguns jogadores ainda estão ressentindo a parte física. Por isso precisamos ficar o máximo de tempo juntos, conversar muito e treinar sem correr riscos.
Ao lado de Porto Rico, Estados Unidos e Polônia, o Brasil está no Grupo A da Liga Mundial. A seleção viaja para San Juan no dia 23 e, no dia 27, estreia contra os donos da casa.

Resultados da autópsia no corpo de Andy Irons são adiados mais uma vez

Novo pedido da família do surfista adia em 30 dias a divulgação

Por GLOBOESPORTE.COM Kauai, Havaí
Os resultados da autópsia no corpo do havaiano Andy Irons, morto em novembro, foram adiados novamente. A informação é da rede de TV havaiana KHON2. De acordo com a reportagem, a família pediu mais 30 dias, a contar desta quinta-feira. Em dezembro, a viúva, Lyndie Irons, conseguiu um adiamento para o dia 20 de maio. Ela alegava que a imprensa estava sendo agressiva e tentando manchar a imagem de seu marido.
O tricampeão mundial (2002 a 2004) foi encontrado morto no dia 2 de novembro, em um quarto de hotel em Dallas. No dia 31 de outubro, ele deixou Porto Rico - onde, doente, desistiu da etapa do Mundial -, depois de contar à família que estava com febre de dengue. Foi analisado por um médico, que o recomendou a ir a um hospital, mas o surfista decidiu voltar para o Havaí.
Antes de chegar a Dallas, fez uma conexão em Miami e, segundo relatos da revista “Go Outside”, para não perder o voo rumo a Honolulu, virou a noite em uma festa.
No primeiro pedido de adiamento, Lyndie argumentava que ela e o bebê são dependentes financeiramente da imagem do surfista.
- Pelo fato de ele ser uma celebridade, muitos veículos de imprensa estão sugerindo que a morte dele tenha sido provocada pelo uso de drogas. A imprensa está sendo tão agressiva na cobertura que tem ligado repetitivamente para ela e para a família e até acamparam em frente à casa da Lyndie, causando transtorno a ela e ao bebê – dizia o primeiro pedido da família, em dezembro.
 

Copa 2014: velha cobertura do Maracanã começa a ser demolida

Estádio receberá jogos da Copa das Confederações de 2013, além da abertura e final do Mundial de 2014

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Dois dias depois da apresentar o projeto da nova cobertura do Maracanã, a secretaria de Obras do Rio de Janeiro começou a demolição da velha marquise nesta quinta-feira. A nova cobertura do estádio, que receberá jogos da Copa das Confederações de 2013, além da abertura e final do Mundial de 2014, usará a água da chuva para irrigar o gramado e alimentar os banheiros. Projeto visa economizar 50% do consumo de água.
GALERIA: Confira as imagens do projeto do novo Maracanã
obras na cobertura do Maracanã (Foto: Genílson Araújo / Ag. O Globo)Obras na cobertura do Maracanã (Foto: Genílson Araújo / Ag. O Globo)

Santos planeja retardar apresentação de Neymar e Elano à Seleção

Clube pode fazer pedido formal à CBF para ter atletas na segunda semifinal da Libertadores

Por Julyana Travaglia Santos, SP
Neymar e Elano comemoram gol do Santos contra o Once Caldas (Foto: Eliaria Andrade / Ag. O Globo)Neymar e Elano comemoram gol do Santos
(Foto: Eliaria Andrade / Ag. O Globo)
A diretoria do Santos estuda a possibilidade de pedir à CBF para que as apresentações de Neymar e Elano à Seleção Brasileira sejam atrasadas. O time de Mano Menezes, que fará dois amistosos contra Holanda e Romênia nos dias 4 e 7 de junho, respectivamente, se apresentará ao treinador no próximo dia 1º. A data coincide com a segunda partida que o Peixe fará pela semifinal da Taça Libertadores – o adversário pode ser Cerro Porteño ou Jaguares.

- Eles (CBF) vão ter o bom senso de liberar os jogadores, caso preciso. Ainda é extraoficial, até porque a convocação aconteceu agora há pouco – afirmou Nei Pandolfo, gerente de futebol do Santos.

Caso o Santos avance à final da Libertadores, o pedido para a saída dos atletas do time nacional deve ser mantido. No entanto, a diretoria evita, no momento, cogitar essa possibilidade e prefere esperar a definição da vaga.

Bota admite erro de planejamento e corre para contratar jogadores

Seedorf e Gilberto seguem em pauta, apesar das dificuldades encontradas nas negociações. Dirigente pede paciência à torcida

Por Thiago Fernandes Porto Feliz, SP
A torcida do Botafogo está impaciente por reforços. Desde que o time foi eliminado da Copa do Brasil até agora, foram quase trinta dias de treino e nenhum novo nome em General Severiano. Certa de algumas contratações, como Gilberto, do Cruzeiro, e Andrezinho, do Inter, a diretoria não avançou tanto na negociação com outros nomes. E admite o erro. O gerente de futebol, Anderson Barros, diz que a equipe segue atrás de outros atletas, mas os mantém em sigilo e evita fazer promessas.
Seedorf comemora título do Milan (Foto: Reuters)Segundo o Botafogo, Seedorf gostou da proposta do clube (Foto: Reuters)
- A gente admite que errou ao não negociar com mais força com as outras opções. Nos prendemos muito em algumas situações. Infelizmente, as coisas não correram como a gente esperava. Vamos acelerar as negociações agora. Temos consciência de que o time precisa de reforços, mas vamos seguir na nossa linha. Temos um time bom, mas que precisa de mais algumas peças para o Brasileiro.
Anderson pede um crédito à torcida e relembra o bom trabalho feito no ano passado, quando o time foi campeão carioca e disputou uma vaga na Libertadores até os últimos jogos do Brasileiro.
- A torcida cobra e pode cobrar desde que seja de forma pacífica. Mas tem que lembrar que, no ano passado, muitas pessoas não acreditavam no clube e fomos campeões cariocas e fizemos uma boa campanha. Temos tentado manter os grandes nomes no time, como Loco, Jefferson e Herrera, e tentado trazer outros. O mercado está delicado, mas ninguém quer acertar mais do que a gente mesmo.
Entre os grandes nomes que o clube quer está o do holandês Seedorf, do Milan. O dirigente diz não entender o motivo pelo qual é questionada a tentativa do Botafogo em contratar o meia.
- O próprio Seedorf convidou o clube para uma reunião em que estiveram presentes os diretores de comercial e de marketing dele. O próprio jogador aprovou a nossa proposta. Não tem porque ficar falando disso. Qual o crime que o Botafogo faz em tentar um jogador como ele? Pode ser que não acerte, mas temos a obrigação de tentar.
Veja as situações dos jogadores especulados no clube:
Nomes conhecidos que o clube segue atrás: Seedorf e Gilberto
O Cruzeiro não quer liberar Gilberto, mas o clube ainda tem esperanças de conseguir o jogador. Em relação a Seedorf, o grande adversário é o Manchester City, da Inglaterra. Se o jogador não for para a terra da rainha, virá para o Brasil. Com isso, o Botafogo se torna uma forte opção, apesar de enfrentar as concorrências de Flamengo e Corinthians.
Nomes que interessavam, mas que o clube desistiu: Naldo, Reis, Ciro, Ricardinho, Andrezinho e Valdivia
O jogador do Palmeiras declarou que gostaria de ficar no Verdão. Por isso, sua negociação se complicou. Naldo e Reis viriam para compor elenco, mas o clube pretende ir atrás de outras peças. Em relação a Ciro, o Sport não aceitou a proposta feita pelo Glorioso. Ricardinho era uma aposta de Caio Junior, mas o clube acredita que ele não se encaixa no perfil do time. Andrezinho interessava, mas a mudança de comando no Inter dificultou a negociação.
Nomes especulados, mas sem interesse: Edno, Morais, Miralles e Caio
Anderson Barros garante que o clube não teve interesse em nenhum dos jogadores, apesar de reconhecer potencial em alguns deles.

Felipão é suspenso por seis partidas pelo TJD e leva multa de R$ 40 mil

Danilo e Deola também pegam ganchos de um e dois jogos, respectivamente. Porém, trio está liberado para estreia do Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Luiz Felipe Scolari felipão palmeiras (Foto: Agência Estado)Luiz Felipe Scolari pega seis jogos de gancho
(Foto: Agência Estado)
Os palmeirenses não conseguiram fugir das penas nos julgamentos desta quinta-feira. O técnico Luiz Felipe Scolari, o zagueiro Danilo e o goleiro Deola receberam suspensões do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Paulista de Futebol (FPF). As informações são do site "Justiça Desportiva".
A pena mais severa foi aplicada ao treinador alviverde, que além de pegar seis partidas de gancho, terá de pagar multa de R$ 40 mil. Por conta das críticas ao árbitro Paulo Cesar de Oliveira, Felipão foi enquadrado nos artigos 258 e 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que se referem, respectivamente, a conduta anti-desportiva e ofensa à honra.
O caso de Deola, porém, é mais inusitado. O goleiro virou réu por ter publicado no Twitter uma ironia à arbitragem da semifinal contra o Corinthians. Ele alegou que o comentário foi postado por sua esposa, que cuida do perfil do jogador na rede social. Mesmo assim, também caiu no artigo 258 e não escapou da pena: duas partidas de suspensão.
Danilo, que estava sendo julgado por uma dividida com Liedson no mesmo confronto, que resultou na expulsão do beque, ficará apenas um jogo ausente.
Todos os ganchos têm de ser cumpridos nas competições da FPF e o Verdão ainda pode recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Desse modo, as baixas do Palmeiras para a estreia no Brasileiro serão apenas os jogadores no departamento médico. Dentre eles, Wellington Paulista, Valdivia e Cicinho. Os comandados de Felipão encaram o Botafogo neste domingo, às 16h, em São José do Rio Preto.

Guiñazu assina renovação com o Inter até 2014

D’Alessandro só deverá regularizar novo contrato na próxima semana

Por clicRBS e Zero Hora Porto Alegre
Guinazu no treino do Internacional (Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)Guinazu em treino do Internacional
(Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)
Os torcedores ainda assistirão a muitas partidas de Guiñazu pelo Inter. Na tarde desta quinta-feira, o argentino se reuniu com o diretor de futebol Newton Drummond, por volta das 15h30m, e ampliou o contrato por outras duas temporadas, até o fim de 2014.
Símbolo de raça para o clube, Guiñazu já conta com 202 partidas pelo Inter. No início do ano, o volante foi quem mais se destacou nos testes físicos de resistência. E, aos 32 anos, mantém a boa forma. Nas duas últimas temporadas, foi assediado pelo São Paulo.
Já D’Alessandro só deverá oficializar a renovação na próxima semana. Mesmo que já esteja acertado com o Inter, o argentino aguarda o retorno do empresário Matias Aldão da Europa. D’Ale assinará até 2015. Em entrevista realizada no fim da tarde de quarta-feira, o meia havia declarado que faltavam detalhes a serem acertados.
- Não sei se assinarei nos próximos dias, mas não deve ter qualquer problema. Temos coisas de contrato para acertar ainda. Meu empresário já esteve em Porto Alegre, terá de voltar, mas não devemos ter problema algum. O importante é que temos muita vontade de seguir trabalhando juntos.