quarta-feira, 9 de maio de 2012

De virada, Vitória elimina o Botafogo e faz festa baiana no Engenhão
Time sai atrás no placar, mas se recupera e consegue vencer por 2 a 1. Rival nas quartas de final da Copa do Brasil será o Coritiba
 
 
A CRÔNICA
por Thales Soares
O cenário não era favorável ao Vitória. Havia empatado em 1 a 1 em casa e saiu atrás no segundo jogo. Mas o time teve força e disposição para virar e superar o Botafogo por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Engenhão, e conseguir a classificação para enfrentar o Coritiba nas quartas de final da Copa do Brasil. O confronto já começa a ser disputado na próxima semana, e o sorteio do mando de campo será realizado nesta quinta, na sede da CBF.
O resultado dá mais motivação ao Vitória para a disputa da final do Campeonato Baiano, domingo, contra o Bahia, no Estádio Pituaçu, quando também entrará em campo precisando vencer, já que o empate dá o título ao rival. Ao Botafogo resta a melancolia de uma decisão contra o Fluminense na qual precisa fazer três gols de diferença para levar a disputa para as cobranças de pênaltis.
Lucas, Botafogo x Vitória (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)Expulso na final do Carioca, Lucas levou mais um cartão vermelho (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)
Mas conseguir a vaga nas quartas de final não foi uma tarefa das mais simples para o Vitória. Sem Antônio Carlos e Fellype Gabriel, vetados na concentração, o Botafogo precisava de um empate sem gols ou de uma vitória simples, e o time parecia jogar com tranquilidade. Entre vaias e aplausos a Lucas e Elkeson, perseguidos desde a derrota para o Fluminense, o começo até foi animador para o clube carioca.
Aos 11 minutos, Maicosuel fez grande jogada e deixou Loco Abreu livre, mas o uruguaio chutou mal de direita e mandou a bola para fora. O Vitória também atacou, afinal, só se classificaria vencendo ou com um empate por dois ou mais gols. Mas o primeiro lance perigoso do clube baiano saiu de um chute do goleiro do Botafogo, Jefferson, que acertou a cabeça de Geovanni, mas na volta acabou indo para fora.
No entanto, em um novo chutão para a frente, Rodrigo não conseguiu cortar e a bola foi para Elkeson, que mesmo caído conseguiu chutar para abrir o placar. Na comemoração, o jogador do Botafogo desabafou, já que vinha sendo vaiado pelos torcedores. Depois do gol, o Botafogo recuou como havia acontecido contra o Fluminense. O Vitória passou a ser mais perigoso, principalmente nas bolas cruzadas. Aos 36, Jefferson saiu mal, Neto Baiano cabeceou e Lucas salvou em cima da linha.
Pênalti e expulsão
No fim do primeiro tempo, numa jogada parecida, Jefferson ficou no meio do caminho, pedindo falta de Neto Baiano, e Uelliton cabeceou para Lucas impedir novamente o gol. Desta vez, no entanto, com a mão. O árbitro Paulo César de Oliveira deu pênalti e expulsou o jogador - que vinha de cartão vermelho no primeiro jogo da final do Carioca. Mas o goleiro alvinegro defendeu a cobrança de Neto Baiano, aos 48 minutos, e evitou o empate.
Os técnicos fizeram mudanças no intervalo. Oswaldo de Oliveira colocou Gabriel no lugar de Felipe Menezes para ocupar a lateral direita. Já Ricardo Silva tirou Geovanni para a entrada de Dinei. O Vitória aproveitou a vantagem de ter um jogador a mais para pressionar.
Pedro Ken, Botafogo x Vitoria (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)Jogadores do Vitória comemoram, e Loco Abreu lamenta (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)
O empate não demorou a acontecer. Aos 12 minutos, Gabriel e Marcelo Mattos bobearam, Pedro Ken aproveitou e acertou um belo chute para colocar o Vitória no jogo. Por pouco, o time baiano não virou, aos 17, com cabeçadas seguidas de Rodrigo, defendida por Jefferson, e Uelliton.
A situação ficou completamente favorável ao Vitória, e as bolas alçadas se transformaram em desespero para o Botafogo. Até que, depois de várias tentativas, o time conseguiu a virada, aos 24, com um gol de cabeça do baixinho Tartá. O jogo ganhou contornos de drama quando Pedro Ken foi expulso diretamente aos 31, por falta violenta em Renato. O Botafogo, então, partiu com tudo para o ataque na busca por dois gols. Estreante, Vítor Júnior entrou no lugar de Marcelo Mattos. Maicosuel e Loco Abreu tiveram grandes chances, mas o Botafogo sequer conseguiu o gol de empate. Festa baiana no Engenhão.

Senado aprova, e Lei Geral segue
para sanção da presidente Dilma

Projeto é aprovado com o mesmo texto da Câmara. Artigo que proibiria bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa de 2014 segue suspenso

Por Fabrício Marques Brasília
Ana Amélia, Lei geral da Copa (Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado)Ana Amélia durante a votação da Lei Geral no
Senado (Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado)
A Lei Geral da Copa, que define as regras estabelecidas pelo governo para a realização do Mundial de 2014 no Brasil, foi aprovada na noite desta quarta-feira no plenário do Senado Federal. Não houve alterações no mérito do texto aprovado pela Câmara dos Deputados e segue suspenso o artigo do Estatuto do Torcedor que proíbe a permanência nos estádios de "bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência". A Lei vai agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.
Depois de um acordo com as lideranças do governo no Senado, a relatora do projeto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, Ana Amélia (PP-RS), apresentou em seu voto o mesmo texto que passou pela Câmara, acatando apenas emendas de redação com pequenas correções que não alteram o mérito da matéria.
Ana Amélia, reclamou de pouco tempo para análise do projeto no Senado, mas reconheceu que era necessário aprovar a Lei agora por conta da proximidade da Copa das Confederações.
- É preciso uma deliberação do Congresso Nacional pelo menos um ano antes da Copa das Confederações. Não foi dada a chance ao Senado de apreciar e aperfeiçoar o texto aprovado pela Câmara. O que estamos fazendo é simplesmente homologando uma decisão do Poder Executivo - declarou.
A relatora disse ainda que pretendia manter a validade do Estatuto do Torcedor em seu relatório e proibir o consumo de bebida nos estádios durante a Copa, mas foi convencida a não alterar o texto da Câmara por conta do acordo firmado entre o governo brasileiro e a Fifa em 2007.
- Foi uma escolha complicada entre proibir a bebida com eu desejava ou respeitar um contrato internacional que se fosse quebrado o Brasil ficaria em uma situação de falta de credibilidade - disse a senadora que ressaltou ainda que a liberação para a venda de bebida nos estádios terá que ser negociada pela Fifa diretamente com os estados que possuem leis próprias sobre o assunto e só valerá para o período da Copa.
O mesmo voto da senadora Ana Amélia foi seguido pelos relatores nas outras três comissões por onde a Lei tramitaria: Blairo Maggi (PR-MT), da comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; Francisco Dornelles (PP-RJ), da comissão de Assuntos Econômicos; e Vital do Rêgo (PMDB-PB), da comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Debate acirrado
Eduardo Braga, Lei geral da Copa (Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado)Eduardo Braga comemora aprovação da Lei Geral
(Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado)
Após os votos dos relatores, diversas emendas de plenário foram apresentadas para votação separada. Foram sugeridas mudanças como a destinação de um percentual de ingressos gratuitos para estudantes, reserva de ingressos para portadores de deficiência e o fim da premiação para ex-campeões das Copas de 1958, 62 e 70.
Também foram apresentadas emendas sobre o tema mais polêmico da Lei - o consumo de bebida alcoólica nos estádios durante a Copa. Vários senadores se pronunciaram na tribuna do plenário favoráveis à proibição do consumo. Foram cerca de 3 horas de debate.
Depois de muita discussão, os parlamentares decidiram votar nominalmente em conjunto as principais alterações propostas. O placar ficou em 40 a 20 para a rejeição aos destaques que alterariam o mérito do projeto e o texto foi aprovado integralmente, como o que passou pela Câmara no fim de março.
- Ganhamos a votação. Democracia é assim. A Lei Geral da Copa está aprovada e se encerra a discussão sobre a insegurança jurídica. Agora o Brasil pode apresentar-se para a Fifa com as suas regras resolvidas e todas as condições aprovadas pelo Congresso Nacional - comemorou o líder do governo no Senado e articulador da aprovação, Eduardo Braga (PMDB-AM).
Apesar da ampla maioria ter sido a favor do projeto, alguns senadores lamentaram a aprovação da Lei Geral da Copa.
- Foi um processo totalmente atropelado e o mais lamentável é a inclusão da bebida alcoólica. É a nossa submissão a interesses de uma entidade internacional. Outras nações realizaram Copa do Mundo e não tiveram esse nível de submissão que nós estamos tendo - protestou o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
Plenário do Senado, Lei geral da Copa (Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado)Plenário do Senado durante votação da Lei Geral da Copa (Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado)
Entenda abaixo os principais pontos da Lei Geral da Copa:
Bebidas alcoólicas
O texto aprovado suspende o artigo do Estatuto do Torcedor que proibiria a permanência de bebidas alcoólicas dentro dos estádios. A partir daí, existem duas interpretações. Para o governo, isso automaticamente suspende qualquer legislação estadual que proíba a venda, e implica no cumprimento das garantias dadas à Fifa. Para os líderes, a redação exigirá negociações com estados e com o Ministério Público.
Ingressos
Foi criada uma categoria especial de ingressos. A chamada categoria 4, de entradas a preços populares, prevê que pelo menos 300 mil ingressos na Copa do Mundo e e 50 mil na Copa das Confederações serão vendidos com prioridade a estudantes, idosos e beneficiários do Bolsa-Família. Pelo menos 10% dos ingressos de todos os jogos da seleção brasileira pertencerão a esta categoria.
A previsão - que não está na lei - é de que os ingressos custem cerca de US$ 25. A distribuição será feita a partir de sorteios públicos, acompanhados por um auditor credenciado pelo governo. O projeto suspende as leis estaduais e municipais que prevejam qualquer tipo de desconto - incluindo meias-entradas estudantis - mas mantém o direito previsto no Estatuto do Idoso, com exceção aos ingressos populares.
Direito intelectualA Lei Geral da Copa prevê um rito especial para o registro de marcas relativas à Fifa e à Copa de 2014 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), órgão do governo que trata das questões de patentes. A Fifa terá prioridade no registro de marcas e símbolos relacionados ao evento, como os mascotes e os emblemas tanto da entidade como do Mundial. Os prazos para confirmação do registro serão menores do que os praticados atualmente, e a Fifa fica isenta de algumas taxas que seriam cobradas pelo instituto.
Restrição comercialO texto prevê que a delimitação das áreas de restrição por parte da Fifa no entorno dos espaços da Copa "não prejudicará as atividades dos estabelecimentos regularmente em funcionamento, desde que sem qualquer forma de associação aos Eventos".
Estas zonas terão, no máximo, um raio de dois quilômetros - a definição exata será negociada pela Fifa com os governos estaduais e municipais, mediante ajuda do governo federal.
Captação de imagens, radiodifusão e credenciamentoO projeto prevê total liberdade da Fifa em relação aos direitos de imagem e transmissão dos eventos. Cabe exclusivamente à Fifa, por exemplo, definir o credenciamento da imprensa que acompanhará os jogos. A entidade deverá apenas apresentar um manual com os critérios para o credenciamento com seis meses de antecedência.
Também está prevista uma qualidade mínima para os flagrantes dos jogos que serão fornecidos aos veículos de comunicação que não estejam transmitindo a Copa, mas queiram produzir matérias jornalísticas sobre o assunto.
Sanções civis
A Lei Geral define punições para cambistas e até quem for pego fazendo propaganda nas áreas em torno dos estádios e mesmo nas ruas que dão acesso aos jogos. Fica proibida até a realização de promoções que envolvam o uso de ingressos. A transmissão pública dos jogos não pode envolver a cobrança de ingressos ou ser associada à promoção comercial de algum produto. Quem for pego fazendo qualquer uma destas atividades será obrigado a indenizar a Fifa.
Vistos de entradaPraticamente qualquer pessoa ligada à Copa do Mundo, inclusive torcedores com ingresso adquirido, tem entrada garantida no país - salvo exceções já previstas hoje em lei brasileira, como pessoas consideradas nocivas "à ordem pública ou aos interesses nacionais". Nessa categoria podem ser enquadrados, por exemplo, os tradicionais hooligans.
Os pedidos de visto serão tratados com prioridade e não terão custo a quem pedi-los. A autorização terá duração máxima até dezembro de 2014. Também será obrigatório que as emissões sejam feitas apenas por meio eletrônico.
Responsabilidade civilO texto prevê que a União "assumirá os efeitos da responsabilidade civil perante a FIFA (...) por todo e qualquer dano resultante ou que tenha surgido em função de qualquer incidente ou acidente de segurança relacionado aos Eventos, exceto se e na medida em que a FIFA ou a vítima houver concorrido para a ocorrência do dano."
A Advocacia Geral da União (AGU) será responsável por emitir um parecer com as especificações sobre o tema.
Permanência nos estádiosO projeto suspende diversos artigos do Estatuto do Torcedor, e reescreve alguns. É o caso, por exemplo, das condições de permanência nos estádios. Como na lei brasileira, fica proibido o porte de qualquer objeto que possibilite atos de violência, o uso de bandeiras ou símbolos discriminatórios e até "entoar xingamentos ou cânticos discriminatórios, racistas ou xenófobos."
Também ficam proibidos fogos de artifício e a invasão de campo. Foi incluida também a proibição de "instrumentos dotados de raio laser", que geram diversos trantornos em estádios por todo o mundo. Quem não cumprir as regras pode ser expulso do estádio e de outros locais relacionados ao evento.
Novos crimesExigência da Fifa, a lei cria novos crimes relacionados à Copa do Mundo, além de endurecer a punição da pirataria. Quem falsificar ou mesmo usar indevidamente qualquer símbolo oficial da Fifa ou do Mundial pode ser condenado a até um ano de prisão, além de multa. A pena é a mesma para quem vender o produto ou armazená-lo.
Também se torna crime o chamado marketing de emboscada. Segundo a lei, ele ocorre quando alguém associa indevidamente uma marca ou símbolo ao evento (marketing de associação) ou mesmo usa o evento para expor uma marca ou símbolo não relacionado à Fifa ou ao Mundial (marketing por intrusão). Episódios de ambos os casos ocorreram, por exemplo, na África do Sul. Os dois crimes podem ser punidos com até um ano de cadeia e multa. Os três crimes criados na Lei Geral só existirão na legislação brasileira até o fim de 2014.
Outros itensFoi incluída na Lei Geral da Copa a previsão de uma campanha social durante a Copa. O tema será "Por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência e sem racismo" e prevê a realização de acordos entre a Fifa e o governo para definir os pontos da campanha - que podem incluir até a troca de armas por ingresso, em uma campanha pelo desarmamento.
Outro item incluído foi a premiação a ex-campeões das Copas de 1958, 62 e 70. Prevista em um projeto lei enviado pelo ex-presidente Lula ao Congresso, a iniciativa foi incorporada à Lei Geral, e prevê um prêmio de R$ 100 mil a todos os jogadores titulares e reservas das seleções daquele ano, ou aos seus descendentes. Entre eles, quem estiver com em situação financeira ruim, terá direito a um auxílio-mensal, que eleve a renda até o teto do benefício em vigor na Previdência Social.
A Câmara também liberou o uso de aeroportos militares por aeronaves civis durante os eventos, o que deve ajudar no controle do tráfego aéreo durante o período. E, por fim, determinou que as férias escolares de 2014 incluam todo o período da Copa, além de manter a previsão do projeto original de que os dias de jogos do Mundial possam ser feriados ou terem ponto facultativo.

'Neymar não será chamado a depor', diz procurador sobre clipe Kong

Procurador disse que ele e Mr. Catra não têm participação na autoria.
Alexandre Pires foi denunciado por suposta discriminação racial

Por Palmira Ribeiro Do G1
10 comentários
O procurador da República Frederico Pellucci informou na tarde desta quarta-feira (9) que o Ministério Público Federal não irá intimar para prestar esclarecimentos o jogador Neymar e o funkeiro Mr. Catra porque eles não têm participação na autoria no clipe da música Kong, do cantor Alexandre Pires.
- Neymar e Mr. Catra não serão intimados. O procedimento é de Uberlândia e desconheço o fato. Eu ouvi apenas um lado da história, que foi o autor da música e agora o Ministério Público Federal vai colher mais informações de representantes das classes, que em tese são vítimas do resultado do clipe, para poder chegar a alguma conclusão - declarou Frederico Pellucci.
No dia 26 de abril a ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão da Presidência da República denunciou que "o vídeo de Alexandre Pires utiliza clichês e estereótipos contra a população negra" e que "reforça estereótipos equivocados das mulheres como símbolo sexual". Na manhã desta quarta-feira a assessoria do cantor Alexandre Pires se pronunciou por meio de nota ao G1 que o cantor se “sentiu profundamente chocado”.
O cantor já esteve em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no dia 3 de maio para prestar depoimento ao Ministério Público. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público Federal, Alexandre Pires compareceu à sede do órgão na cidade, onde prestou esclarecimentos e que ainda não há nenhum posicionamento sobre a investigação, pois os fatos estão sendo apurados. Na ocasião o cantor disse que o conteúdo é desprovido de menções racistas ou sexistas.

Com show de Riquelme, Boca bate
o Unión Española e vai às quartas

Craque faz um gols e dá duas assistências na vitória do time argentino no Chile, por 3 a 2. Rival nas quartas de final sai do duelo entre Flu e Inter

Por GLOBOESPORTE.COM Santiago
Com fama de carrasco brasileiro na Taça Libertadores da América, o Boca Juniors vai voltar a cruzar o caminho de um time do país no torneio. Na noite desta quarta-feira, a equipe argentina visitou o Unión Española no Estádio Santa Laura, no Chile, e venceu com autoridade por 3 a 2, com pitadas de genialidade de Riquelme, que fez um gol e deu duas assistências, para Insaurralde e Mouche marcarem. Pineda e Jaime descontaram para os anfitriões. Os xeneizes, que já haviam levado a melhor no jogo de ida, por 2 a 1, na Bombonera, garantiram a vaga nas quartas de final e agora esperam quem passar do confronto entre Fluminense e Internacional, que se enfrentam na quinta-feira, no Engenhão.
Riquelme, União Espanhola x Boca Juniors  (Foto: Reuters)Com duas assistências e um gol, Riquelme comemora na vitória do Boca no Chile (Foto: Reuters)
Se o Fluminense avançar, o Boca reencontra o tricolor na Libertadores. Na primeira fase, o time argentino perdeu na Bombonera por 2 a 1, mas ganhou por 2 a 0 no Engenhão. Na hipótese de classificação tricolor, a segunda partida seria no Rio. Caso o Inter passe, os xeneizes decidirão a vaga nas semifinais em Buenos Aires.
Garçom, Riquelme abre a contagem no Chile
Escolhido para substituir o centroavante do Boca Santiago Silva, vetado com uma lesão muscular na perna direita, Mouche teve a primeira chance do jogo. Logo aos 30 segundos, ele subiu livre na área e cabeceou no meio do gol, para sorte do goleiro Lobos. Os anfitriões responderam rápido com Jaime, autor do gol chileno na Argentina. Ele invadiu a área pela direita e chutou cruzado, rente à trave de Orión.
Mas a equipe da casa se mostrou muito nervosa na partida, insistindo sem sucesso no jogo aéreo e vendo o adversário tomar conta do meio de campo. Aos 15, Riquelme cobrou escanteio na cabeça de Schiavi, que testou forte, Lobos defendeu parcialmente no susto, e Cordero salvou em cima da linha. Dez minutos depois, não teve jeito. Em jogada ensaiada, Riquelme demonstrou sua genialidade. Em cobrança de falta na lateral direita do campo, enquanto todos esperavam o chuveirinho na área, ele cruzou rasteiro no segundo pau, e Insaurralde apareceu livre para marcar.
Por coincidência, o mais consciente do Unión Española era um argentino: o meia Vecchio. Aos 30 e aos 39, em jogadas individuais, ele abriu espaço e arriscou bons chutes de fora da área. A pressão chilena aumentou nos minutos finais do primeiro tempo. Herrera chegou a carimbar a trave após rebote de Orión, mas o árbitro já havia marcado impedimento de Leal no início do lance. Pouco antes do intervalo, Díaz ajeitou na área e Jaime chutou de primeira, nas mãos do goleiro do Boca.
Juan Manuel Isaurraldes gol Boca Juniors (Foto: Reuters)Abraçado a Schiavi, zagueiro Isaurralde comemora seu primeiro gol na Libertadores (Foto: Reuters)
Pintura e nova assistência de Riquelme definem vitória
Se a torcida chilena esperava uma reação na etapa final, ficou decepcionada. Logo aos quatro minutos, Ampuero deu uma bobeada incrível na defesa e deixou Riquelme de frente para o goleiro. Esperto, o craque esperou a passagem de Mouche e só rolou para ele completar para a rede. O atacante teve a chance de fazer o segundo aos 15: Cvitanich deu uma de Riquelme e descolou um ótimo passe para Mouche na área, mas ele chutou em cima de Lobos.
Um minuto depois, Pineda, que entrou no segundo tempo e já havia testado Orión em um chute de longe, diminuiu o placar. Ele pegou a sobra de um cruzamento e chutou colocado, no ângulo esquerdo do Boca. Mas não deu nem tempo de comemorar muito. Aos 22, num contra-ataque rápido, Riquelme invadiu a área, passou por três e chutou na saída do goleiro, fazendo o terceiro dos argentinos.
Mas, na sequência, um pênalti de Insaurralde em Vecchio recolocou o Unión Española no jogo. Na cobrança, Orión defendeu o chute de Herrera, mas nada pôde fazer no rebote, e Jaime diminuiu aos 25 minutos. O time da casa pressionou no fim, e Currimilla e Vecchio obrigaram o goleiro xeneize a fazer duas grandes defesas. No fim, ainda deu tempo da torcida argentina gritar "olé" no Santa Laura.

Depois de Stoner, Valentino Rossi nega aposentadoria das corridas

Italiano criticou matéria de jornal inglês que apontava seu adeus das pistas

Por SporTV.com Bologna, Itália
Comente agora
Valentino Rossi etapa de Jerez da MotoGP (Foto: AFP)Valentino Rossi ainda não teve um bom resultado
na temporada (Foto: AFP)
Os rumores de aposentadoria atacaram mais um piloto do Mundial de Motovelocidade. Dessa vez o nove vezes campeão mundial Valentino Rossi foi o alvo das especulações, mas o italiano tratou de desmentir que esta será sua última temporada na MotoGP. O contrato com a Ducati coincidentemente termina no fim do ano.
Segundo uma matéria do jornal inglês The Telegraph, Rossi não havia renovado com a escuderia por mais dois anos e não teria intenção de permanecer na equipe. Citando supostas fontes próximas ao piloto, a reportagem decretava que o italiano se aposentaria neste ano.
No entanto, Rossi negou, em seu Twitter, as informações vindas da Inglaterra.
- Não tenho nenhuma intenção de me retirar no final da temporada. Isso é só uma notícia inventada - garantiu, mesmo tendo obtido sua melhor posição no ano em Estoril: apenas um sétimo lugar.
Conversando na rede social com fãs, o italiano até brincou com a situação. O piloto lembrou do rival Casey Stoner, que também foi alvo de especulações sobre sua aposentadoria.
- A próxima coisa que as "pessoas informadas" dirão é que eu e Casey Stoner vamos nos aposentar e montar uma fazenda juntos. Nunca se sabe o que eles vão inventar - ironizou.

De biquínis, cheerleaders 'importadas' chamam atenção no Slam de Pequim

Na quarta etapa do Circuito, patrocinador leva dançarinas de outros países. Em Sanya e Xangai, apenas asiáticas - e de shorts - animavam o público

Por SporTV.com Pequim
18 comentários
Entre um jogo e outro do Grand Slam de Pequim, quarta etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, várias dançarinas fazem a alegria dos torcedores – sobretudo dos homens - nas arquibancadas. Um detalhe, porém, chama a atenção: nenhuma das cheerleaders na capital chinesa é asiática. As meninas foram contratadas e “importadas” por uma marca de bebidas energéticas, patrocinadora do evento.
Cheerleaders volei de praia Grand Slam de Pequim (Foto: Divulgação / FIVB)Cheerleaders estrangeiras animam a torcida no Grand Slam de Pequim (Foto: Divulgação / FIVB)
Cheerleaders volei de praia Grand Slam de Pequim (Foto: Divulgação / FIVB)Dançarinas usam apenas biquínis verde água com bolinhas brancas (Foto: Divulgação / FIVB)
Nas duas etapas anteriores, também na China, havia apenas cheerleaders orientais. O visual também era diferente. Em Sanya e Xangai, o figurino das moças era composto de shorts e top, enquanto as dançarinas em Pequim usam apenas biquínis com estampa de bolinhas. Recentemente, em entrevista ao SPORTV.COM, as atletas Xue e Zhang Xi – medalha de ouro em duas etapas do Circuito Mundial nesta temporada - comentaram que o país está muito mais aberto e aceita bem as roupas curtas no ambiente do vôlei de praia.

- Hoje em dia a China está muito mais aberta. As pessoas entendem que os biquínis são nosso uniforme porque trabalhamos na praia e também torcem por nós – contou Xue.
Montagem Cheerleaders etapas de Sanya e Xangai (Foto: Montagem com fotos da FIVB)Em Sanya e Xangai, apenas orientais - de shorts - animavam o público (Foto: Montagem com fotos da FIVB)

Wanderlei, sobre rumores: 'Ninguém que nocauteia o Belfort se aposenta'

Com bom humor, lutador dá resposta a boatos de que vai pendurar as luvas após a luta contra Vitor no Brasil e relembra dura que deu em Chael Sonnen

Por SporTV.com Rio de Janeiro
94 comentários
Wanderlei Silva ufc pesagem mma (Foto: Getty Images)Wanderlei: aposentadoria perto? Vai depender da
atuação no Brasil, segundo ele (Foto: Getty Images)
Perto de completar 36 anos e com um longo currículo de 47 lutas nas costas, Wanderlei Silva enfrenta o clássico dilema: a aposentadoria está perto? Conforme apurou o SPORTV.COM com fontes ligadas ao Ultimate, o "Cachorro Louco" estava considerando pendurar as luvas depois do duelo contra Vitor Belfort no UFC 147, no Brasil, no dia 23 de junho. Em nova entrevista exclusiva, ele não descarta essa possibilidade, uma vez que, segundo o próprio, tudo vai depender da performance que apresentar dentro do octógono. Mas foi o bom humor, como sempre, que sobrou na hora de enviar uma resposta aos rumores.
- Como vou te dizer? Estou em uma situação... O povo quer ver show. Achei que iria fazer minha última luta no Japão. Aí entrou o pessoal da Alemanha, da Austrália e de outros lugares pedindo para fazer no país deles. Estou me sentindo muito bem. Tenho que repetir o que falei antes da minha última luta (veja aqui). Só minha performance pode me dizer se posso continuar ou não. Ninguém que nocauteia o Belfort se aposenta (risos) - previu, por telefone.
No ar com o The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões todo domingo pela TV Globo, logo após o "Fantástico", o treinador do time azul do reality show comentou as frequentes provocações e ironias direcionadas a Vitor Belfort, técnico do time verde. De acordo com Wanderlei, o rival dá motivos para ele "pode sacanear":
Vitor Belfort Wanderlei Silva TUF Brasil (Foto: Divulgação - TUF Brasil)Wanderlei Silva discute com Vitor Belfort durante o TUF Brasil (Foto: Divulgação - TUF Brasil)
- Não precisa de inspiração (risos). Na verdade, o cara vive no mundo dele. Cada um tem um ponto de vista, ele tem o dele, que é muito diferente do meu. E isso abre um leque muito grande para poder sacanear. O cara é uma comédia. Ele pensa assim: "Sou um cara admirado, boa pinta, todo mundo puxando meu saco...". Aí ele fica desse jeito. O cara é "meu Deus do céu...".
O cara é uma comédia. Ele pensa assim: 'Sou um cara admirado, boa pinta, todo mundo puxando meu saco...'. Aí fica desse jeito"
Wanderlei Silva, sobre o desafeto Vitor Belfort
Se Vitor não costuma responder às provocações, Wanderlei Silva tem provado do próprio veneno de outra maneira. O falastrão Chael Sonnen, desafeto principalmente de Anderson Silva, também costuma perturbar a paz do "Cachorro Louco", a quem já chamou de "inválido". Para o popular ex-campeão do Pride, o americano passou do limite:
Home Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

- Ele extrapolou faz horas. O homem tem que respeitar o outro e tem que se fazer respeitar. Quando ele falta com o respeito com você, abre um precedente muito grande. Ele é muito folgado.
Mas Wanderlei já teve seu momento, e que momento, de ir à forra contra Sonnen. Logo depois da primeira luta entre o falastrão e o Spider, no segundo semestre de 2010, Wand o encontrou e aproveitou a situação para lhe dar uma bela "chamada", por conta das críticas que ele vinha fazendo ao Brasil e aos lutadores do país. E tudo isso foi estrategicamente filmado.
Blog do Sensei SporTV: Wanderlei Silva já deu dura em Sonnen. Veja o vídeo!
FRAME Wanderlei dando dura em Sonnen MMA (Foto: Reprodução Youtube)Falastrão Chael Sonnen fica sem reação ao ouvir bronca de Wanderlei (Foto: Reprodução Youtube)
- A gente estava em uma homenagem no Senado do Texas. Estávamos eu, o Dana White, ele (Sonnen), e outros lutadores. A gente entrou na van, e até lá eu não o tinha encontrado ainda. Aí lembrei que esse cara falava um monte de merda. E ia ficar assim? Aí falei para um cara ligar a câmera, que eu ia dar uma dura nele. E falei aquilo para o cara (Sonnen), que ele falava mal dos caras pelas costas e que tinha que ter respeito. Ele sabe que estava errado, porque falava besteira. Ele ia falar o quê? - relembrou o curitibano.