quarta-feira, 27 de novembro de 2013

seedorf botafogo gol atlético-prA tendência de momento é que Botafogo e Seedorf se separem amigavelmente no fim do ano. O clube e o craque falam línguas diferentes quando tratam de alguns temas. A passagem do holandês por General Severiano provocou mudanças sensíveis no Botafogo. Seedorf opinava sobre tudo. Certa vez, vendo um banner de Manga ("o melhor da história")  num dos corredores do Engenhão, reclamou que aquilo deveria ser mudado para estimular o presente, "temos que falar do Jefferson, motivar os jogadores de hoje". Obcecado por vitórias e foco, Seedorf sugeriu uma mudança no hino do clube - queria tirar a palavra "perder" dos versos "não podes perder, perder pra ninguém". Para o holandês, o ideal seria usar "vencer" de alguma forma. A sensação no clube é que o "terremoto" provocado pelo craque foi positivo, sacudindo jogadores e derrubando acomodações. Mas o desgaste ficou tão grande quanto o salário do camisa 10, e é bem possível que o contrato de Seedorf - que vai até o meio de 2014 - seja abreviado. Talvez, e só talvez, uma vaga na Libertadores mude esse cenário.

‘Boa quinta-feira’


qui, 21/11/13
por ultimmato |
categoria Brittney Palmer
Dupla de Arianny Celeste nos principais eventos do Ultimate, Brittney Palmer tem uma legião de fãs nas redes sociais. E todos eles puderam ver uma foto da loira seminua postada por ela mesmo nesta tarde.
- Boa quinta-feira – escreveu Brittney.
Ex-contratada do WEC, Brittney Palmer foi contratada pelo UFC no início da década junto com os principais lutadores da extinta organização. Ela tem 24 anos e nasceu em San Diego, nos Estados Unidos.

Ring girl, Myrlla Pinheiro promete abrilhantar Fight Team Junior Oliveira

Competição será realizada dia 30. A bela morena será uma das atrações do evento, que vai contar com vários lutadores de artes marciais mescladas

Por Porto Velho
4 comentários
Myrlla já tem experiência como ring girl (Foto: Reprodução/Facebook)Myrlla já tem experiência como ring girl
(Foto: Reprodução/Facebook)
No próximo sábado, dia 30, Vilhena vai receber mais um espetáculo de lutas de MMA. A cidade será a sede do Fight Team Junior Oliveira. Abrilhantando ainda mais o evento, estará a modelo Myrlla Pinheiro.
Natural de Porto Velho, a morena de curvas torneadas será ring girl no campeonato que terá lutas de MMA e K1, em dois cards divididos por categoria, e que promete agitar o público presente nas arquibancadas ao redor do octógono.
Beleza pura
Para manter a boa forma, Myrlla pratica musculação e atividades aeróbicas há cerca de sete anos. Hoje, com 25 anos, ela malha todos os dias da semana, durante uma hora. Supino, leg press, voador, bicicleta, agachamento, entre outros tantos exercícios, fazem com que a morena tenha conquistado o espaço como modelo fitness e ring girl.
Como ídolo no MMA, Myrlla Pinheiro é fã do lutador, ex-campeão mundial e considerado como um dos melhores de todos os tempos, Anderson Silva.

- Gosto muito do MMA e também admiro muito ele, que eleva o nome do nosso país para todo o mundo – disse.
Sobre o Fight Team Junior Oliveira, Myrlla acredita que será um grande evento, devido à divulgação e ao crescimento da modalidade em todo o estado.
Myrla Pinheiro (Foto: Arquivo/Facebook)Myrlla Pinheiro (Foto: Arquivo/Facebook)
- Tenho certeza de que a competição vai bombar. Vai ser uma grande festa que irá movimentar a cidade inteira. Eu já até participei de outros acontecimentos por lá, mas acho que esse vai ser o maior.
Como ring girl, Myrlla vai deixar muitos homens boquiabertos, nos intervalos das lutas. Serão 69kg, divididos em 1,66m.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Rondônia, clique em globoesporte.globo.com/ro.

No Coliseu, ring girl Aryane Steinkopf vai ser uma das atrações da pesagem

Combates estão marcados para o dia 5, no Ginásio do Sesi, em Maceió

Por Maceió-AL
Comente agora
Aryane Steinkopf Ring Girl (Foto: Divulgação)Aryane Steinkopf faz sucesso no Coliseu (Foto: Divulgação)
A VIII edição do Coliseu Extreme Fight está marcada para o próximo dia 5, no Ginásio do Sesi, em Maceió. Nesta quarta-feira, a assessoria de imprensa do evento confirmou que a pesagem dos lutadores será no dia 4, às 19h (de Alagooas), no Shopping Parque Maceió. Além dos lutadores, as ring girls Aryane Steinkopf, eleita musa do MMA em 2012, e Kelly Bueno, modelo gaúcha contratada recentemente, são atrações para os fãs do MMA.
- Sem dúvida essa é a hora mais aguardada pelo público, em que damos início ao evento, com a apresentação dos atletas e das ring girls - destaca Mario Lôbo, organizador do Coliseu.
Mario Lobo e Paulo Bananada (Foto: Divulgação)Mario Lobo e Paulo Bananada (Foto: Divulgação)
Na pesagem, é aguardado com expectativa o reencontro de Paulo Bananada (Team Nogueira | MTC) e Gilbert Durinho (Blackzilians | Belfort Team), que não se enfrentaram na VII edição por Durinho não ter batido peso. Os lutadores trocaram acusações e aumentaram a rivalidade para o confronto do dia 5. Esta vai ser a principal luta do card.
Armênio
Outro combate esperado na próxima edição do Coliseu destaca o alagoano Armênio Neto (Nobrega Team) e o paraense Alexandre Leão (Machida Team). Armênio conquistou bons resultados no MMA europeu e volta ao estado para lutar diante de sua torcida, na categoria até 77kg.

Atração
A modelo Aryane Steinkopf tem uma legião de fãs pelo país e se tornou uma das grandes atrações do Coliseu. A presença dela no evento foi comemorada pelos organizadores.
- Aryane é uma grande estrela e, com certeza, traz um brilho especial ao Coliseu. Não foi escolhida à toa a mellhor ring girl de 2012 – comentou o organziador Marcio Mrotzeck, ligado ao marketing do evento.
Aryane, musa do Coliseu (Foto: Reinaldo Gama/Divulgação)Aryane, musa do Coliseu (Foto: Reinaldo Gama/Divulgação)
Card oficial do Coliseu VIII
Super Luta até 73 kg
Paulo “Bananada” Gonçalves da Silva (Team Nogueira | MTC) x Gilbert “Durinho” Burns (Blackzilians | Belfort Team)
Disputa de cinturão até 61 kg: Leandro Higo (Team Nogueira / Pitbull Brothers) x Antonio Titan (Marajo Brothers Team)
Até 77 kg - Armênio Neto (Nobrega Team) x Alexandre Leão (Machida Team)
Até 70 kg - Paullemir da Silva Alves (Ricardo Feitosa/ Titãs) x Luiz Bruno Oliveira (Hikari)
Até 66 kg - João Prudêncio da Silva (Adois Fight) x Edcarlos Lima (Gracie Barra Alagoas)
Até 61 kg - Eduardo “Maquina da dor” Silva (Full House) x Alexandre Lima Oliver (Velame Team/ Champion Nordeste)
Até 77 kg - Nilton “Cachorrão” (Adois Fight) x João Paulo “JP” Moura (Chute Fight)
Até 70 kg - Ivo Bezerra da Silva Neto (Ricardo Feitosa | Titãs) x Ricardo Rodrigues Gomes (Hikari)
Até 66 kg - Edcarlos “Peixe” Ferreira (Adois Fight) x Rogério Pereira de Souza (Chute Fight)

Carina Damm encara Daiane Firmino no SFT 2, nesta sexta, em São Paulo

Lutadora capixaba foi confirmada no card da 2ª edição do evento de MMA Standout Fighting Tournament, que acontece no Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista

Por Indaiatuba,SP
Comente agora
Carina Damm, lutadora capixaba de MMA (Foto: Divulgação/Alex Gouvea)Carina Damm, lutadora capixaba de MMA (Foto: Divulgação/Alex Gouvea)
Após vencer Roberta "Marreta" por nocaute técnico, no MMA Super Heroes 2, em São Paulo, no último sábado, a lutadora capixaba Carina Damm encara mais um desafio, menos de uma semana depois de sua segunda vitória consecutiva na carreira. A atleta do Espírito Santo vai enfrentar Daiane "Dai Fox" Firmino no evento paulista Standout Fighting Tournament 2 (SFT 2), que acontece nesta sexta-feira, às 21h, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Treinando no interior paulista, em Indaiatuba, ao lado do marido, o também lutador Luís "Sapo" Santos, a capixaba se mostra motivada em atuar novamente em tão pouco tempo, além de analisar a adversária, que faz a sua segunda luta na carreira. Curiosamente, Daiane Firmino venceu em sua estreia no MMA a última adversária de Carina Damm, que possui um cartel de 20 vitórias e 10 derrotas.
- Eu sei que o forte dela é o jiu-jítsu e que ela vem de uma boa escola, a Macaco Gold Team. Sei também que a Daiane teve uma vitória relâmpago por nocaute recentemente. Ela deve estar bem afiada também em pé, mas eu fiz um grande treinamento para este combate. Venho treinando há meses sem parar e acredito muito que faremos um grande show na sexta.
Contando com a presença de grandes nomes do MMA nacional, como Flávio Álvaro, o ex-UFC Luís "Banha" Cane, Udi Lima, Edson Conterrâneo e Alan "Puro Osso", além da capixaba Carina Damm, o Standout Fighting Tournament 2 acontece nesta sexta-feira, a partir das 21h, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Confira o card oficial do Standout Fighting Tournament 2
SFT 2
29de novembro de 2013, Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Luiz "Banha" Cane x Fabio Silva - luta principal - peso-meio-pesado (até 93 kg)
Flávio Álvaro x Udi Lima - co-luta-principal - peso-leve (até 70 kg)
Edson Conterrâneo x João Isidoro - peso-pesado (até 120 kg)
Diogo Cavalcanti x Paulo Silva - peso-combinado de 73 kg
Allan "Puro Osso" x Alex Silva - peso-galo (até 77,1 kg)
CARD PRELIMINAR
Marcos Babuíno x Caco Trator - peso-pena (até 66 kg)
Claudio Godoy x Marcio Teles - peso-meio-pesado (até 93 kg)
Carina Damm x Daiane Firmino - peso-pena-feminino (até 60 kg)
Cemir Alves x Serginho Vieira - peso-pena (até 66 kg)
Walter Bruce x Allan Popeye - peso-leve (até 70 kg)

Lutadores se encaram em 'Media Day' com atletas do TUF Finale 18

Em evento morno, lutadores falam sobre experiências dentro do reality show e analisam participação feminina na casa

Por Las Vegas, EUA
Comente agora
O UFC promoveu nesta quarta-feira, 27 de novembro, um encontro entre os lutadores do card principal do TUF 18 Finale e a imprensa - o chamado ‘Media Day'. O evento aconteceu no Mandalay Bay Convention Center, em Las Vegas, EUA, e reuniu poucos jornalistas, talvez em função de hoje ser véspera de feriado nos EUA (nesta quinta-feira eles comemoram o ‘Dia de Ação de Graças’ ou Thanksgiving).
Durante aproximadamente uma hora e meia os lutadores responderam perguntas dos jornalistas e puderam falar um pouquinho sobre as expectativas para o card de sábado. Enquanto Gray Maynard foi um dos primeiros a chegar, Nate Diaz chegou com um atraso de 20 minutos,  o que levou os jornalistas a se perguntarem se ele realmente compareceria ao evento - para quem não lembra ele e o irmão Nick Diaz são conhecidos por sua aversão à imprensa.
UFC Encaradas TUF (Foto: Evelyn Rodrigues)Gray Maynard e Nate Diaz encaram no evento (Foto: Evelyn Rodrigues)
Enquanto Nate e Gray tinham espaços  individuais, um grande quiosque foi montado para os finalistas do TUF 18. Os protagonistas da final masculina, Chris Holdsworth e David Grant, eram dois dos mais procurados e se dividiam entre responder perguntas sobre a participação no reality show e o fato de as mulheres terem roubado a cena nesta edição.
- Fomos um pouco ofuscados pelo fato de esse ser o primeiro reality show com duas treinadoras mulheres e também com lutadoras  femininas participando do programa. Acho que a edição também favoreceu as meninas, mas eu já esperava por isso. Fico feliz de ter me sobressaído e chegado até a final em um TUF histórico como esse, que certamente será lembrado como um marco no esporte. - disse Holdsworth, finalista do time de Miesha Tate.
A poucos metros de distância, o representante do time de Ronda Rousey na final, David Grant, fazia uma análise sobre a sua passagem pelo programa:
UFC Encaradas TUF (Foto: Evelyn Rodrigues)Finalistas do TUF 18, Chris Holdsworth e David Grant se encaram (Foto: Evelyn Rodrigues)
- No final das contas fazer parte da casa foi um privilégio. Mesmo com todo o drama que esta edição teve, eu conheci amigos que vou levar para a vida toda. Essa coisa de você conviver esse tempo todo com esses lutadores, dormir e acordar no mesmo quarto, acompanhar os treinos, treinar junto, pode mexer com a sua cabeça, mas se você passar por isso bem, você consegue passar por qualquer coisa! - afirmou Grant.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA 
Já Julianna Peña, primeira finalista feminina do TUF, respondeu a muitas perguntas relacionadas à sua mania de perseguição dentro da casa e ao favoritismo de Miesha Tate por ela:
UFC Encaradas Julianna Pena e Jessica Rackoczy TUF (Foto: Evelyn Rodrigues)Julianna Peña posou ao lado de Jessica Rakoczy, uma das semifinalistas do TUF 18 junto com Raquel Pennington (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Assistir o programa me surpreendeu, principalmente porque todo mundo falou que eu tinha mania de perseguição. Também vi muita gente falando mal de mim pelas costas, mas quanto a essa coisa de favoritismo foi mais da edição mesmo e fez parte mais do começo da casa. Eu já tinha treinado com a Miesha e ela se dedicou muito à minha primeira luta, depois não teve nada disso. As pessoas tinham ciúmes da minha relação com ela, mas as câmeras não mostraram tudo. Várias vezes a Miesha e o Brian Caraway me mandavam sair de perto e parar de falar com eles, mesmo de brincadeira. Independente disso, eu cheguei na final por mérito próprio. - afirmou.
O UFC vai anunciar apenas hoje durante o "The Ultimate Fighter” quem será a segunda finalista feminina do programa e, justamente por isso, tanto Jéssica Rackoczy quanto Raquel Pennington,  semifinalistas do reality, participaram do evento com a imprensa. Com três atletas para duas vagas, a tradicional encarada não aconteceu. Em vez disso, as lutadoras apenas posaram para fotos uma ao lado da outra, com Julianna Peña ao centro.  Neste momento ficou visível o desconforto de Raquel, que chegou a cruzar os braços, mostrando-se pouco à vontade à frente das câmeras.
O TUF Finale 18 acontece neste sábado, 30 de novembro, no Mandalay Bay Convention Center, em Las Vegas e terá Gray Maynard X Nate Diaz como duelo principal. A 18ª temporada do The Ultimate Fighter é exibida todas as quartas-feiras no canal Combate às 0h (horário de Brasília).
TUF 18 Finale
30 de novembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Gray Maynard x Nate Diaz
Julianna Peña x Jessica Rakoczy ou Raquel Pennington
Chris Holdsworth x David Grant
Jessamyn Duke x Peggy Morgan
Akira Corassani x Maximo Blanco
Rani Yahia x Tom Niinimaki
Jared Rosholt x Walter Harris
Sean Spencer x Drew Dober
Josh Sampo x Ryan Benoit

Viscardi Andrade enfrenta o sueco Nicholas Musoke em Jaraguá do Sul

Brasileiro busca segundo triunfo em dois combates no UFC. Evento será realizado no dia 15 de fevereiro e terá Lyoto x Mousasi na luta principal

Por Rio de Janeiro
29 comentários
Semifinalista do TUF Brasil 2, Viscardi Andrade é mais um brasileiro a estar presente no card de Jaraguá do Sul-SC, dia 15 de fevereiro. Depois de estrear no UFC com vitória por nocaute técnico sobre Bristol Marunde, o meio-médio (até 77kg) terá pela frente o sueco Nicholas Musoke. A informação foi confirmada pelo Combate.com com fontes próximas à organização. A atração principal é o duelo peso-médio (até 84kg) entre Lyoto Machida e Gegard Mousasi.
Montagem Viscardi e Nicholas Musoke (Foto: Editoria de artev)Viscardi Andrade x Nicholas Musoke: duelo está marcado para fevereiro (Foto: Editoria de Arte)
Aos 29 anos, Viscardi tem um cartel de 17 vitórias e cinco derrotas e está invicto há sete lutas. Ele foi derrotado por William Patolino na semi do TUF, mas os duelos dentro da casa não contam de forma oficial. Viscardi, por sinal, encarou Patolino com a mão quebrada.
Já Musoke, de 27 anos, acumula 11 vitórias, duas derrotas e um "no contest" (luta sem resultado) na carreira. O sueco estreou no UFC com triunfo por finalização sobre Alessio Sakara, na categoria dos médios. Para este duelo, ele retorna ao seu peso original, o dos meio-médios.
UFC: Machida x Mousasi
15 de fevereiro de 2014, em Jaraguá do Sul-SC
CARD DO EVENTO (até agora)
Lyoto Machida x Gegard Mousasi
Ronaldo Jacaré x Francis Carmont
Viscardi Andrade x Nicholas Musoke
Cristiano Marcello x Joe Proctor

Bryan Caraway: 'O TUF 18 mostrou quem Ronda Rousey realmente é'

Namorado de Miesha Tate, peso-galo acredita que atitudes da campeã mostradas na TV durante o reality show a fizeram perder fãs para a rival

Por Las Vegas, EUA
44 comentários
Namorado de Miesha Tate, o peso-galo do UFC Bryan Caraway tem uma opinião muito particular sobre Ronda Rousey, que foi uma das treinadoras da 18ª edição do reality show "The Ultimate Fighter". Para ele, que foi um dos treinadores-assistentes da equipe comandada por Tate, as atitudes de Ronda Rousey no programa fizeram com que ela perdesse fãs para Tate.
FRAME UFC TUF Ronda desafio das técnicas (Foto: Reprodução)Ronda Rousey faz um gesto obsceno para Miesha Tate no desafio das técnicas do TUF 18 (Foto: Reprodução)
- Eu acredito muito que Ronda perdeu fãs. Acho que as coisas voltaram a ficar mais equilibradas agora. O UFC faz um excelente trabalho de relações públicas. eles são muito fortes nisso. Ronda era a clássica loura americana, medalhista olímpica e vinha vencendo todas as rivais no primeiro round. Eles pensaram: "Ela vale ouro, vamos colocá-la na casa e moldá-la para ser o que queremos que seja." Por sua personalidade, ela tem credenciais e beleza para vender bem. Foi um belo trabalho do UFC, mas acho que foi mostrado ao público o tipo de pessoa que ela é. Acho de verdade que ela perdeu um bom número de fãs que realmente acompanham o MMA para Miesha - disse, em entrevista ao site "MMA Mania".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para Caraway, a exposição que o TUF trouxe para as atletas foi desastrosa para Rousey.
- Eu acho que ela foi muito mais exposta do que jamais imaginou ser, e isso fez a balança começar a ir para o lado de Miesha no que diz respeito a ser admirada pelos fãs. Sei que Miesha não é a favorita dos fãs. Ronda tem 350 mil seguidores ou algo assim, e muitas dessas pessoas não seguem o esporte tão de perto. Sabem que ela é medalhista olímpica, é bonitinha e é campeã do UFC. Eles vêem essas credenciais e suas conquistas e acham que ela é o máximo. O problema é que eles não a conheciam pessoalmente, e agora puderam ver um pouco de como ela age e se comporta. Acho que isso rendeu muitos fãs para Miesha - finalizou.

Após baque, Rony Jason se muda para Natal em busca de 'bons ventos'

Campeão do TUF Brasil, cearense volta a treinar com irmãos Patricio e Patricky 'Pitbull' após derrota no UFC. 'Vou voltar ao meu lado mais agressivo', diz lutador

Por Natal
9 comentários
Rony Jason, lutador do UFC, em Natal (Foto: Jocaff Souza)Rony Jason volta a morar em Natal para treinar com os irmãos Pitbull (Foto: Jocaff Souza)
A derrota aos 40 segundos de luta, no UFC Fight Night 32, realizado em Goiânia, no início deste mês, ainda deixa Rony Jason atônito. O lutador da Team Nogueira perdeu para o norte-americano Jeremy Stephens após receber um chute certeiro que o atingiu na cabeça, perdendo a invencibilidade de três vitórias.
Recuperado do baque forte, Rony esteve em Natal na última semana e disse ao GLOBOESPORTE.COM que vai se mudar para a capital potiguar ainda este ano. O objetivo? Recuperar a auto-estima e a confiança dentro do octógono e estar ao lado da mãe, dos dois filhos e amigos, em especial os irmãos Patricio e Patricky “Pitbull” Freire, integrantes do Bellator.
- Não estou saindo da Team Nogueira. Estou apenas agregando mais valores, que é a Pitbull Brothers. Essa parceria, que já existia antes, vai me ajudar novamente. Eu vou estar em casa, porque, como se fala na minha cidade, 'galo de casa canta mais forte' - disse Rony.
Depois da derrota, aprendi muita coisa. Acho que bons ventos virão"
Rony Jason, lutador do UFC
O lutador é natural de Quixadá, no interior do Ceará, e atualmente vive no Rio de Janeiro, onde treina na Team Nogueira, dos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro. No início da carreira, morou por muito tempo em Mossoró, distante 285 quilômetros de Natal. Lá, conheceu Patricio e Patricky Pitbull e construiu uma amizade além do octógono. Os "irmãos" se falam o tempo todo, mas os diversos compromissos profissionais impedem um convívio mais próximo. Por isso, a ideia de respirar novos ares surgiu entre os amigos para que o Jason retome um estilo de luta mais forte.
- Vou voltar ao meu lado mais agressivo de luta e serei o 'Jason', literalmente. Ninguém nunca pode prever resultado de luta, mas pode acreditar que, todas as vezes que eu entrar naquele octógono, sempre vou buscar a vitória, independentemente do que possa acontecer. Quando eu perdi, eu vi quem eram os meus amigos e agora eu posso dizer quem está ao meu lado - explica.
Rony Jason ao lado de Patricio e Patricky 'Pitbull' e Beth Correia, em Natal (Foto: Jocaff Souza)Em Natal, Rony Jason esteve com os amigos Patricio e Patricky 'Pitbull' e Bethe Correia (Foto: Jocaff Souza)

A parceria com os irmãos Pitbull vai contar ainda com a participação do treinador de MMA Mário Novaes e de jiu-jitsu Netinho Pegado, pai do campeão dos pesos galo do UFC, Renan Barão. Sem previsão para um novo combate, já que foi punido pela Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) com sete meses fora do octógono, o campeão da primeira edição do The Ultimate Fighter Brasil já iniciou os trabalhos, mesmo com a mudança de cidade ainda em processo.
- Eu gosto de treinar com os irmãos Pitbull porque eles são 'casca dura' e servem como um norte para mim. Se eu consigo fazer treinos duros com eles, eu tenho certeza que posso fazer boas lutas contra qualquer adversário. O que vai agregar nesse momento é estar próximo da minha família, para recarregar as minhas baterias. Vai me deixar um cara mais tranquilo para conquistar as vitórias. Depois da derrota, aprendi muita coisa. Acho que bons ventos virão - concluiu.

Sem mágoas, Toquinho comemora acerto com o WSOF: 'Aliviado'

Após ser demitido do UFC por reincidência em conduta antidesportiva, meio-médio revela que único peso agora é para voltar a ser campeão

Por Rio de Janeiro
32 comentários
Após ser anunciado oficialmente como atleta do World Series of Fighting (WSOF), Rousimar Toquinho pôde respirar aliviado com relação ao seu futuro como atleta profissional de MMA. Vivendo dias de angústia desde a sua demissão do Ultimate devido a conduta antidesportiva na vitória sobre Mike Pierce, no UFC: Maia x Shields, em 9 de outubro, o peso-meio-médio afirmou nesta terça-feira que não restou nenhuma mágoa com Dana White ou com aqueles que o criticaram. Para o lutador, o único "peso" que ficou é o da responsabilidade em se tornar novamente campeão.
- Eu me sinto aliviado por ter finalmente assinado com o WSOF. Agradeço ao UFC por ter me proporcionado uma vida mais tranquila para mim e para a minha família, mas a única mágoa que eu tenho é comigo mesmo por não ter conseguido mostrar o meu talento de uma forma mais completa. Agora, o peso da pressão por não ter um lugar para competir se foi e ficou apenas o peso de ter a responsabilidade de voltar a ser campeão em uma grande organização como o WSOF - disse Toquinho em entrevista, por telefone, com o Combate.com.
MMA Rousimar Toquinho Twitter (Foto: Reprodução / Twitter )Toquinho assina contrato com o WSOF, onde quer se tornar campeão dos meio-médios (Reprodução / Twitter)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Até mesmo com seu novo patrão, Ray Sefo, o criticando, já que afirmou ser necessário uma ajuda psicológica ao brasileiro, Toquinho diz que só resta agradecer aos poucos que o apoiaram no momento mais difícil da carreira.  Com a conhecida tranquilidade apresentada durante as conversas com os jornalistas, o lutador só subiu o tom de voz quando precisou responder àqueles que o acusaram de ser desleal nos treinamentos.
- Eu só tenho que agradecer aos que me apoiaram nesse momento difícil. Já aqueles que me criticaram, apenas que Deus possa fazer eles enxergarem que eu sou uma boa pessoa e um atleta respeitoso. É mentira dizer que sou desleal com meus colegas de treinos. Todo mundo sabe disso. Agora, se quiserem me conhecer de verdade, é só aparecer aqui na Team Nogueira para ver como são meus treinamentos - respondeu Toquinho ao ser lembrado da declaração de seu ex-treinador, Murilo Bustamente, que afirmou ter vários atletas lesionados nos treinos.
Toquinho x Mike Pierce UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)Toquinho foi demitido do UFC ao segurar por muito tempo uma chave de perna em Mike Pierce, no UFC: Maia x Shields, em Barueri (Foto: Rodrigo Malinverni)
Ainda sem data ou adversário definido para sua estreia no WSOF, Rousimar Toquinho revelou ter ajuda de um psicólogo em sua preparação e deixou no ar um leve tom de esperança sobre um futuro retorno ao UFC.
- O Alex Davis, meu empresário, ainda não me passou nada sobre futuro adversário, mas sei que é um contrato de quatro lutas em 18 meses. Ele disse que conversou com o Ray Sefo sobre o acompanhamento psicológico que eu faço já há algum tempo e isso não foi um problema. Agora, sobre futuro, vamos ver o que vai acontecer - disse o peso-meio-médio da Team Nogueira.
Aos 33 anos, Rousimar Toquinho possui um cartel de 15 vitórias e cinco derrotas como profissional de MMA. Antes de assinar com o WSOF, o lutador viu algumas portas se fecharem por conta da repercussão negativa de sua demissão do UFC. Bjorn Rebney, CEO do Bellator, alegou preservação da segurança dos atletas para a não contratação do brasileiro.

McGregor a Diego Sanchez: 'Só não foi cortado por defender com o nariz'

Irlandês e americano trocam provocações pelas redes sociais, e confronto pode estar sendo preparado para acontecer na Irlanda no próximo ano

Por Las Vegas, EUA
40 comentários
Um novo confronto explosivo pode estar diante de Diego Sanchez. O americano de origem mexicana, que foi derrotado em uma luta épica contra Gilbert Melendez no UFC 166, vem trocando provocações com o irlandês Conor McGregor pelas redes sociais, o que indica que um confronto entre eles pode estar perto de ser acertado. Sanchez declarou em sua conta no Twitter que aguarda uma luta em breve.
Montagem Conor McGregor e Diego Sanchez (Foto: Getty Images)Conor McGregor e Diego Sanchez trocam provocações e podem lutar em 2014 na Irlanda (Foto: Getty Images)
- Quero logo uma luta! Estou certo que terei um adversário após a luta entre Nate Diz e Gray Maynard. Queria enfrentar Diaz, mas provavelmente será Gray.
Em seguida, Sanchez  desafiou o irlandês:
- Você estaria pronto para lutar em Dallas, em março?
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
McGregor devolveu:
- Minha volta acontecerá em Dublin, na Irlanda, ano que vem. Já está acertado. McGregor x Sanchez. Irlanda x México. Vamos fazer.
Diaz respondeu:
- A questão é simplesmente você querer subir a ladeira - numa alusão ao irlandês ter apenas duas lutas no UFC e ter pela frente um veterano da organização.
McGregor respondeu, provocando.
- A única razão pela qual você não foi cortado e ainda não ter ido para o Bellator junto com os outros ultrapassados é sua capacidade de defender golpes com o nariz. 0-4 - finalizou, insinuando que Sanchez tem quatro derrotas seguidas - considerando os revezes para Gilbert Melendez e Jake Ellenberger - e que ele teria perdido para Takanori Gomi e Martin Kampmann, lutas as quais o americano venceu, mas que tiveram seus resultados contestados.

Curtinhas: Anderson Silva faz treino de jiu-jítsu com time de Ramon Lemos

Novas lutas anunciadas para eventos do UFC em Atlanta e em Singapura; lesões mudam combates programados para Brisbane e Sacramento

Por Rio de Janeiro
87 comentários
Anderson Silva treino jiu-jítsu Atos (Foto: Reprodução/Twitter)Anderson Silva junto à equipe Atos após treino de
jiu-jítsu (Foto: Reprodução/Twitter)
Com um mês faltando para sua revanche contra o americano Chris Weidman, o lutador brasileiro Anderson Silva está afiando seu jiu-jítsu para neutralizar o forte jogo de chão do atual campeão dos pesos-médios do UFC. O ex-dono do cinturão publicou uma foto em seu Twitter ao lado do treinador Ramon Lemos e do bicampeão mundial de jiu-jítsu na faixa-preta André Galvão após um treino na equipe da dupla, Atos Jiu-Jítsu.
- Treino de jiu-jítsu com meus amigos e irmãos da Atos. Muito bom, estou muito feliz. Obrigado, irmãos - escreveu o Spider, em inglês, para seus seguidores.
Anderson Silva e Chris Weidman se enfrentam pela segunda vez no dia 28 de dezembro, no evento principal do UFC 168, em Las Vegas.
Ex-TUF estreia no UFC
A lesão sofrida pelo peso-meio-médio Andreas Stahl abriu espaço para o ex-TUF Ben Wall estrear no UFC. Integrante do TUF: The Smashes, série que colocou lutadores australianos contra atletas britânicos, Wall competiu no reality show como peso-leve e foi eliminado nas quartas de final, contra o eventual vice-campeão Colin Fletcher. Invicto em oito lutas como profissional, com sete vitórias e um empate, o australiano lutará em seu país natal, no evento de Brisbane no próximo dia 6 de dezembro, contra Alex Garcia.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
John Moraga fora de evento
O evento do UFC no dia 14 de dezembro em Sacramento, EUA, sofreu mais um desfalque. Após as saídas de Kelvin Gastelum, Jamie Varner e dos lutadores do evento principal, Anthony Pettis e Josh Thomson, nesta terça-feira foi a vez de o peso-mosca John Moraga deixar a luta contra Darren Uyenoyama por causa de uma lesão sofrida durante os treinos. De acordo com o site "MMA Junkie", em seu lugar, entra o estreante Alp Ozkilic, americano natural de Missouri, com oito vitórias e uma derrota no cartel.
Duas novas lutas em Atlanta
O UFC anunciou duas novas lutas para o torneio de Atlanta, em 15 de janeiro, que terá Costa Philippou e Luke Rockhold no evento principal. Um dos novos confrontos é entre os pesos-médios Yoel Romero e Derek Brunson, e o outro é entre os pesos-leves Vinc Pichel e Garett Whiteley.  Romero e Brunson buscam suas terceiras vitórias seguidas no UFC: o primeiro venceu Clifford Starks e Ronny Markes em seus dois últimos combates, e o segundo vem de triunfos sobre Chris Leben e Brian Houston. Já os pesos-leves buscam voltar à coluna de vitórias após derrotas em suas estreias no Ultimate: Pichel foi derrotado por Rustam Khabilov em dezembro de 2012, e Whiteley perdeu para Alan Nuguette em outubro passado, em Barueri.
Card de Singapura enche
O primeiro evento do UFC em 2014 será sua estreia em Singapura, e o card teve quatro novas lutas anunciadas nesta terça-feira. A maioria dos lutadores é estreante e de origem asiática. Entre os pesos-leves, o austríaco Mairbek Taisumov enfrenta o sul-coreano Tae Hyun Bang, ambos novatos no Ultimate. No peso-pena, o havaiano Max Holloway, já com seis lutas pela organização, dá as boas vindas ao filipino Will Chope. No peso-galo, dois novos combates: o havaiano Dustin Kimura, já com duas lutas no UFC, enfrenta o estreante Jon De Los Reyes, de Guam, e num duelo de estreantes, o singapuriano Royston Wee encara o filipino David Galera. Confira o card atualizado:
UFC: Ellenberger x Saffiedine
4 de janeiro de 2014, em Singapura
CARD DO EVENTO
Jake Ellenberger x Tarec Saffiedine
Tatsuya Kawajiri x Hacran Dias
Hyun Gyu Lim x Kiichi Kunimoto
Kyung Ho Kang x Shunichi Shimizu
Katsunori Kikuno x Quinn Mulhern
Max Holloway x Will Chope
Dustin Kimura x Jon De Los Reyes
Royston Wee x David Galera
Mairbek Taisumov x Tae Hyun Bang

Divulgado pôster do UFC 169, com os números de Barão e Cruz destacados

Luta principal põe frente a frente duas das maiores invencibilidades do MMA no momento, Aldo e Lamas ficam e segundo plano na divulgação

Por Las Vegas, EUA
119 comentários
Foi divulgado nesta quarta-feira o pôster do UFC 169, que acontece dia 1 de fevereiro em Newark, nos EUA. O evento, que acontece tradicionalmente na véspera do Super Bowl,  terá duas disputas de cinturão, e fará na sua luta principal o duelo entre duas das maiores invencibilidades do MMA na atualidade. Dominick Cruz, o campeão linear dos pesos-galos, invicto há seis anos, enfrentará Renan Barão, campeão interino da categoria, invicto há oito anos.
pôster cartaz UFC 169 Cruz e Barão (Foto: Divulgação)Pôster do UFC 169 mostra números impressionantes de Dominick Cruz e Renan Barão (Foto:Divulgação/UFC)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Na outra disputa de cinturão, este dos penas, José Aldo e Ricardo Lamas lutarão no co-evento principal da noite. A luta ficou em segundo plano na divulgação.

Após nocaute sobre Hendo, Belfort curte férias em família nas Bahamas

Lutador viaja para local paradisíaco com a esposa, Joana Prado, e os filhos

Por Rio de Janeiro
22 comentários
Trabalho realizado com sucesso, merecidas férias em local paradisíaco como recompensa. Após se tornar o primeiro lutador a nocautear Dan Henderson, feito que conseguiu no UFC em Goiânia, no último dia 9, Vitor Belfort repetiu o que vem fazendo nos últimos anos e viajou para descansar com a esposa, Joana Prado, e os filhos, Davi, Vitória e Kyara. Desta vez, o paraíso escolhido foram as Bahamas. Vitor e Joana postaram fotos da viagem nas redes sociais. Se Dana White cumprir a promessa, o próximo compromisso do peso-médio no octógono será a disputa do cinturão da categoria, contra o vencedor da revanche Chris Weidman x Anderson Silva.
Vitor Belfort e família nas Bahamas (Foto: Reprodução / Instagran)Vitor Belfort e família chegam às Bahamas (Foto: Reprodução / Instagram)
Joana Prado Instagram (Foto: Reprodução / Instagram)Joana Prado posta foto do visual do quarto (Foto: Reprodução / Instagram)
Joana Prado Twitter (Foto: Reprodução / Twitter)Vitor e os filhos na varanda do quarto (Foto: Reprodução / Twitter)
Vitor Belfort e família nas Bahamas (Foto: Reprodução / Instagran)Belfort e o filho Davi na cozinha de um restaurante (Foto: Reprodução / Instagram)

Amigo diz que problema de St-Pierre
é a pressão e crê em aposentadoria

Brasileiro Bruno Tostes, que treina com GSP, conta que canadense está estressado com compromissos profissionais e assédio: 'Não consegue dormir'

Por Rio de Janeiro
50 comentários
Problema de saúde do pai? Nascimento de um filho? Briga na Justiça por dinheiro com a ex-empresária? Todos esses foram apontados na central de boatos como causas da crise vivida por Georges St-Pierre, que o fez anunciar uma pausa na carreira por tempo indeterminado logo após a controversa vitória sobre Johny Hendricks no UFC 167. No entanto, pessoas próximas ao campeão dos meio-médios (até 77kg) garantem que o real problema é bem menos grave. De acordo com o brasileiro Bruno Tostes, que vez por outra participa das preparações de GSP como treinador de jiu-jítsu e já até se hospedou por meses na casa dele, a grande inimiga do canadense é a pressão. Há mais de cinco anos defendendo o cinturão do Ultimate, St-Pierre está estressado com tantos compromissos profissionais, o grande assédio que sofre no dia a dia e a responsabilidade de carregar o título. Ele sente falta de privacidade.
Georges St-Pierre MMA UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Georges St-Pierre com o rosto machucado após vencer Johny Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Ele já conquistou todos os recordes do UFC. Não tem mais nada para provar. Ele já está há muito tempo com essa pressão na cabeça dele, pressão de luta. Em mais da metade do ano ele está lutando, com gente na cola dele, filmando o cara. Não consegue ir a restaurante, tem que dar entrevista, tirar fotos com as pessoas. Chega uma hora em que o cara se sente mal com isso. Tem também tudo o que ele representa para o Canadá, pressão em cima dele, pressão dos patrocinadores por causa da imagem que ele precisa ter. A gente já sabia que ele queria baixar essa pressão - disse Bruno, em entrevista por telefone ao Combate.com.
O cara está querendo relaxar a mente. O problema pessoal que
ele diz ter é que não consegue dormir por causa dessa pressão de ser o campeão, de ter sempre que provar que é o melhor"
Bruno Tostes, sobre o amigo St-Pierre
- Os problemas são esses mesmo. Exatamente esses. Não tem criança, não tem pai doente, problema com a ex-empresária... É tudo especulação. O cara está querendo relaxar a mente. O problema pessoal que ele diz ter é que não consegue dormir por causa dessa pressão de ser o campeão, de ter sempre que provar que é o melhor. Tem que estar sempre treinando, e já tem anos que o cara está nessa pilha. A gente, que está perto dele, sabe que esse é o maior fator - completou.
Bruno Tostes contou que o problema está longe de ser algo simples para Georges St-Pierre, tanto que acredita que o amigo canadense está se aposentando de vez:
- Eu não acho que ele vai voltar logo. Ele vai dar uma pausa boa. Esses caras que estão chegando para pegar o cinturão dele estão vindo com tudo. Acho que ele está se aposentando. Tudo pode mudar, mas esse é o meu pensamento. Acho que, na cabeça dele, já deu. Conheço ele e sou amigo de pessoas muito próximas dele, que treinam com ele direto. Pode acontecer de conversar com o Dana (White, presidente do UFC) e o pessoal lá e voltar a lutar no próximo ano. Mas pelo que sei é isso mesmo. O cara já conquistou tudo e não tem nada a provar.
A decisão foi tomada por GSP antes mesmo da luta contra Johny Hendricks, mas uma derrota poderia ter mudado a cabeça do campeão:
Bruno Tostes UFC MMA (Foto: Ivan Raupp)O brasileiro Bruno Tostes (Foto: Ivan Raupp)
- Eu fiquei sabendo na luta mesmo, quando ele falou, mas o time inteiro já sabia (da pausa na carreira). Bem antes de o camp começar, o time já sabia. Mas se ele tivesse perdido a luta, ele não iria se aposentar. A única coisa que faria ele voltar é se ele perdesse a luta.
E o brasileiro não entende o porquê de tanta polêmica envolvendo o resultado do duelo. Na opinião dele, St-Pierre venceu mais rounds do que Hendricks:
- Tem gente que fala: "Como ele pode se aposentar depois de uma luta dessa?". Mas eu não acho que ele perdeu a luta. Acho que ele ganhou. Se for olhar pelo ponto de vista de alguém ligado ao esporte, vai entender que você vai pontuar round a round. São cinco rounds diferentes para se pontuar. Falaram que a cara dele ficou marcada, mas na última luta (contra Nick Diaz) ficou marcada também. Ele saiu com a cara arrebentada. E ele bateu mais do que o Hendricks, só que não conseguiu arrumar o nocaute. Para você tirar o cinturão do campeão, tem que bater muito no cara, deixar ele sem reação nenhuma. E no último round o St-Pierre estava tranquilo, na pilha da luta ainda.

Shane Del Rosario tem parada cardíaca e fica em estado crítico

Empresário do lutador divulgou comunicado afirmando que o peso-pesado sofreu o ataque cardíaco em casa e está na unidade coronariana do hospital

Por Rio de Janeiro
37 comentários
Na manhã desta terça-feira, Shane Del Rosario teve um ataque cardíaco em sua casa e foi levado para o hospital com parada cardíaca. Segundo informações no Twitter de Jason House, empresário do lutador, o peso-pesado foi ressucitado na sala de emergência do hospital até voltar ao ritmo cardíaco e à pressão arterial normal. No momento, o lutador se encontra na unidade coronariana para pacientes críticos.
MMA Lutador Shane Del Rosario (Foto: Getty Images)Shane Del Rosario teve ataque cardíaco e está em estado crítico no hospital (Foto: Getty Images)
Abaixo o comunicado de Jason House:
"Declaração oficial: Shane Del Rosario sofreu um colapso cardiovascular catastrófico na manhã desta terça-feira em sua casa. Ele foi levado ao hospital com parada cardíaca. Ele foi ressucitado na sala de emergência e retornou ao ritmo cardíaco e pressão sanguínea normais. Ele está agora na unidade coronariana para pacientes críticos. Nossas orações estão com ele e sua família".  
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do MMA e UFC
Shane Del Rosario, de 30 anos, estava escalado para o UFC 168, dia 28 de dezembro, em Las Vegas, contra o brasileiro Guto Inocente. Entretanto, uma lesão o retirou da luta, que posteriormente foi cancelada, já que o brasileiro também se machucou. Ele possui um cartel de 11 vitórias e duas derrotas.

Ofuscado por espanhóis, Rossi admite se aposentar: 'Direi em junho'

Após quarto lugar deste ano, piloto italiano diz que só pretende continuar
nas pistas se for capaz de competir em pé de igualdade com adversários

Por Roma
9 comentários
Valentino rossi gp da australia 2013 (Foto: Getty Images)Em 4º no campeonato deste ano, Rossi admite
cogitar aposentadoria em 2014 (Getty Images)
Após terminar a temporada 2013 da MotoGP em quarto, Valentino Rossi estabeleceu um prazo para pensar sobre uma possível aposentadoria ao final do próximo campeonato. O italiano, detentor de sete títulos da competição, vai tomar uma decisão em junho, com base em seu desempenho nas seis primeiras corridas de 2014. O piloto de 34 anos só pretende continuar na ativa se for capaz de competir diretamente com os espanhóis que ocuparam o pódio deste ano. Marc Márquez, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa, respectivamente, lideraram o ranking do torneio.
- Se estarei aqui e vou continuar correndo, preciso ficar à frente em 2014, mais próximo dos três primeiros. De fevereiro a junho, as provas da pré-temporada e as seis primeiras corridas serão cruciais para a minha decisão de continuar ou parar de correr na MotoGP ao final do campeonato. Eu gostaria de seguir por mais uns dois anos, mas apenas se puder ser competitivo - disse Valentino, em entrevista à televisão italiana.
Valentino preferiu não entrar em detalhes sobre o fim da parceria de 14 anos com o engenheiro australiano Jeremy Burgess, que começou na estreia do piloto nas 500cc, em 2000, e também culminou na conquista de seus sete títulos da MotoGP. A imprensa estrangeira chegou a sugerir que o desempenho ruim do italiano, que voltou à Yamaha este ano, após duas temporadas correndo pela Ducati, seria resultado de um desgaste na relação com Burgess.
- Explicar agora os tantos detalhes sobre o que estava mal entre nós dois poderia ser um problema. Assim, é até melhor que todos pensem que se trata do mau humor do piloto - disse o italiano, que só subiu ao lugar mais alto do pódio uma vez nas últimas três temporadas, com a vitória do GP da Holanda, este ano.
motovelocidade valentino rossi Alcaniz  (Foto: Agência Reuters)Valentino Rossi só pretende continuar na ativa se for competitivo (Foto: Agência Reuters)

Erro de procedimento pode ter causado acidente, diz Defesa Civil

Coordenador explica que manobra errada do guindaste ou peso da estrutura içada podem ser os fatores para a tragédia na Arena Corinthians. Perícias seguem quinta

Por São Paulo
539 comentários
Jair da Defesa Civil acidente obras Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)Jair Paca de Lima fala sobre perícia inicial na Arena (Foto: Rodrigo Faber)
Após a Odebrecht e Andrés Sanchez, representante do Corinthians, darem uma coletiva para falar sobre a tragédia com duas mortes na Arena, a primeira inspeção no local do acidente já foi realizada. Jair Paca de Lima, coordenador da Defesa Civil, disse que ainda é cedo para conclusões, mas acredita que a tragédia pode ter sido provocada por um erro de procedimento.

- A minha primeira impressão é de que foi um erro de procedimento. Este pode ter relação com um erro de manobra do guindaste ou por conta do peso da estrutura que estava sendo içada. Mas só vamos ter algo mais conclusivo depois das outras perícias. O afundamento de solo, pelo que conversamos com as pessoas da Odebrecht, está inicialmente descartado - explicou Lima.
 
As avaliações seguirão nesta quinta-feira, com a visita da Polícia Científica. Já foi determinada a interdição de 30% da área leste, local do acidente, que equivale a 10% da obra total do estádio. Como a Arena é modular, não há risco nenhum para as outras áreas, que voltarão às atividades a partir de segunda-feira, após cumprimento do luto de três dias úteis.

Apesar de Lima ter falado sobre a possibilidade de o peso da estrutura içada ter provocado o acidente, Frederico Barbosa, gerente operacional da Odebrecht, disse em coletiva que o guindaste usado suportava três vezes o peso da peça. Este guindaste que caiu era considerado o maior do Brasil, com 114 metros de altura e com capacidade de suportar 1.500 toneladas, como mostrou reportagem do GloboEsporte.com em agosto de 2012.
- A operação estava correta, o guindaste içou a peça, era parte do procedimento, não foi feito nada fora do que estava programado. Esperamos o momento ideal para a operação, tinha parado de chover, as condições estavam boas. Agora vamos esperar a perícia para uma resposta correta. Este guindaste tem capacidade para um peso três vezes superior.
Andrés Sanches também preferiu não tirar conclusões precipitadas.
- Se cedeu, se caiu, a perícia é quem vai dizer. Ainda não temos condições de falar.
A fatalidade se deu porque três estruturas metálicas caíram na parte traseira do estádio em construção, nesta quarta-feira. Elas foram atingidas por um guindaste que estava colocando a última treliça, de 500 toneladas, sobre o prédio leste. O painel de LED que fica na parte externa do local também foi danificado.
acidente estádio Corinthians obras corpo (Foto: AFP PHOTO/LANCEPRESS)Corpo de uma das vítimas é carregado pelos homens do resgate (Foto: AFP PHOTO/LANCEPRESS)

Tragédia na Arena Corinthians: estruturas desabam e matam dois

Motorista e montador são atingidos por peça metálica que despencou de guindaste durante içamento. Obra está interditada

Por São Paulo
2537 comentários
Uma tragédia abalou nesta quarta-feira o palco de abertura da Copa do Mundo de 2014. Três estruturas metálicas da Arena Corinthians caíram na parte de trás do estádio em construção, causando a morte de duas pessoas. As estruturas foram atingidas por um guindaste que estava colocando a última treliça, de 500 toneladas, sobre o prédio leste. O painel de LED que fica na parte externa do local também foi danificado. O estádio teria de ser entregue até o fim deste ano.
O chefe do Corpo de Bombeiros, Major Mauro Lopes, em entrevista à Rádio Jovem Pan, havia anunciado a morte de três pessoas, mas, posteriormente, corrigiu, afirmando que foram dois mortos: o motorista de caminhão, Fábio Luiz Pereira, de 42 anos, e o montador Ronaldo Oliveira Santos, de 44. O acidente ocorreu por volta da hora do almoço e por isso o local tinha um fluxo menor de operários. A obra já foi interditada pela Odebrecht, construtora responsável pela obra. Serão três dias úteis de luto, e os trabalhos retornam na próxima segunda-feira.


O Corinthians  e a construtora emitiram nota oficial lamentando o acidente e prometendo amparo às famílias das vítimas.
"A Odebrecht Infraestrutura e o Sport Club Corinthians Paulista lamentam informar que no início da tarde de hoje um acidente na obra da Arena Corinthians provocou o falecimento de dois trabalhadores – Fábio Luiz Pereira, 42, motorista/operador de Munck da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, montador da empresa Conecta.</i>
<i>Pouco antes das 13 horas, o guindaste, que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio, tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste – atingindo parcialmente a fachada em LED. A estrutura da arquibancada não foi comprometida. Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor Sul do estádio. Equipes do corpo de bombeiros estão no local. No momento, todos os esforços estão concentrados para oferecer assistência total às famílias das vítimas".
Estruturas metálicas caem na Arena Corinthians (Foto: Rodrigo Muniz)Estruturas metálicas caem na Arena Corinthians (Foto: Danilo Magri)










O guindaste que caiu era considerado o maior do Brasil, com 114 metros de altura e com capacidade de suportar 1.500 toneladas, como mostrou o GloboEsporte.com em reportagem em agosto de 2012. O prestador de serviços Rodrigo Muniz, que estava a serviço no local mais cedo, registrou o guindaste horas antes do acidente. Confira abaixo o antes e o depois da tragédia.
Info_Acidente-arena_Corinthians (Foto: Infoesporte)



















Outras obras de construção de arenas para a Copa do Mundo tiveram acidentes fatais. Em junho de 2012, um carpinteiro caiu de uma laje no Mané Garrincha, em Brasília. Em março deste ano, na arena de Manaus, um pedreiro foi encontrado morto. Em janeiro, um funcionário que trabalhava na manutenção do sistema de iluminação da Arena do Grêmio morreu eletrocutado. As obras da Allianz Arena, do Palmeiras, também tiveram um acidente fatal, em abril deste ano. Os estádios do Verdão e do Grêmio, no entanto, não serão utilizados no Mundial.
ERRATA: Baseado na entrevista do Major do Corpo de Bombeiros, Mauro Lopes, o GLOBOESPORTE.COM publicou inicialmente que três operários morreram na tragédia. Posteriormente, Lopes informou que foram dois mortos. A informação, publicada às 13h13, foi corrigida às 13h38.

Infográfico mostra como aconteceu o acidente na Arena Corinthians

Guindaste içava última parte da cobertura no lado leste do estádio da abertura da Copa do Mundo. Peça que desabou tinha 420 toneladas

Por São Paulo
364 comentários
info acidente arena corinthians - 2 (Foto: arte esporte)

CEO do COL indica que acidente não ameaça a abertura da Copa em SP

Obras estão paralisadas e voltam na próxima segunda-feira. Fifa busca mais informações e, em comunicado, garante que segurança é prioridade

Por São paulo
389 comentários
O CEO do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL), Ricardo Trade, indicou que a Arena Corinthians não corre o risco de perder a partida de abertura do Mundial. Em entrevista à agência “Reuters” após a tragédia desta quarta-feira que resultou em duas mortes no estádio, ele disse também que por enquanto não tem como avaliar se o acidente causará atraso nas obras.
- Não tem nada a ver uma coisa com a outra. É impossível fazer qualquer previsão neste momento de que isso (acidente) vai atrasar alguma coisa. De qualquer maneira, a gente não pode pensar que, se atrasar três meses, o estádio vai estar fora da Copa do Mundo - disse Trade à "Reuters", por telefone, ao ser perguntado se o estádio poderia perder a partida de abertura da Copa.
Acidente estádio corinthians itaquerão (Foto: Sérgio Quintella / Agência estado)Fifa se pronuncia sobre acidente que resultou em mortes no estádio da Copa (Foto: Sérgio Quintella / Agência estado)

As obras estão paralisadas e retornam na próxima na segunda-feira. Apesar de o prazo final para a Fifa receber os estádios prontos ser até dezembro de 2013, ele garantiu que há tempo suficiente para a conclusão da arena a tempo para o Mundial.
Poucos minutos antes, a Fifa e o COL emitiram um comunicado oficial na tarde desta quarta-feira sobre o acidente na Arena Corinthians. As entidades que organizam o Mundial evitaram entrar em detalhes, já que pretendem primeiro levantar mais informações sobre a tragédia, mas afirmaram que a segurança é de alta prioridade e enviaram suas condolências às famílias dos trabalhadores que morreram no local.
- A segurança dos trabalhadores é de alta prioritária para a FIFA, para o COL e para o Governo Federal. Sabemos que a segurança de todos os trabalhadores tem sido sempre de suma importância para todas as construtoras encarregadas da construção dos 12 estádios da Copa do Mundo da FIFA 2014. As autoridades locais irão investigar os motivos que levaram a este trágico acidente – diz o comunicado das duas entidades.
Acidente na Arena Corinthians (Foto: Gerson Mendes Faria)Acidente na Arena Corinthians não muda os planos para a abertura da Copa, diz CEO do COL(Foto: Gerson Mendes Faria)

O acidente
Três estruturas metálicas da Arena Corinthians caíram na parte traseira do estádio em construção, causando a morte de duas pessoas. As estruturas foram atingidas por um guindaste que estava colocando a última treliça, de 500 toneladas, sobre o prédio leste. O painel de LED que fica na parte externa do local também foi danificado. O estádio teria de ser entregue até o fim deste ano.
O chefe do Corpo de Bombeiros, Major Mauro Lopes, em entrevista à Rádio Jovem Pan, havia anunciado a morte de três pessoas, mas, posteriormente, corrigiu, afirmando que foram dois mortos: o motorista de um caminhão e o operador do guindaste. Segundo a Polícia Militar, ainda há mais uma pessoa presa nas ferragens. O acidente ocorreu por volta da hora do almoço e por isso o local tinha um fluxo menor de operários.
Veja o comunicado na íntegra
"A FIFA e o Comitê Organizador Local lamentam, com grande tristeza, as mortes dos trabalhadores no local da Arena do Corinthians, em São Paulo.  Queremos enviar nossas sinceras condolências às famílias dos trabalhadores que morreram tragicamente hoje. 
A segurança dos trabalhadores é de alta prioritária para a FIFA, para o COL e para o Governo Federal. Sabemos que a segurança de todos os trabalhadores tem sido sempre de suma importância para todas as construtoras encarregadas da construção dos 12 estádios da Copa do Mundo da FIFA 2014. As autoridades locais irão investigar os motivos que levaram a este trágico acidente.
Por favor, entenda que não estamos na posição de fazer comentários adicionais, já que estamos esperando por mais detalhes. Assim que a FIFA e o COL receberem mais informações, enviaremos uma atualização".

Familiares e alvinegros velam o ídolo Nilton Santos em General Severiano

Enciclopédia recebe homenagens na sede do clube alvinegro, na Zona Sul do Rio, e será enterrado nesta quinta-feira às 16h, no cemitério São João Batista, em Botafogo

Por Rio de Janeiro
28 comentários
As portas do Salão Nobre do Botafogo receberam às 20h15m desta quarta-feira pela última vez um dos maiores ídolos do clube, Nilton Santos, que morreu esta tarde aos 88 anos após uma infecção pulmonar e uma longa luta contra o mal de Alzheimer. Ele estava internado desde sábado à noite na Fundação Bela Lopes, no Rio de Janeiro (veja vídeo especial sobre o ídolo).
O corpo da Enciclopédia do Futebol foi carregado para dentro de General Severiano ao som do hino do clube e coberto pela bandeira com a Estrela Solitária. Parentes, amigos e torcedores velam Nilton Santos até 0h. Depois, as portas serão reabertas às 7h. O ex-lateral-esquerdo deixa a sede alvinegra às 15h e vai para o cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde será enterrado.
Velório Nilton Santos Botafogo (Foto: Fred Huber)O caixão com o corpo de Nilton Santos no Salão Nobre do Botafogo (Foto: Fred Huber)
O momento de abertura do caixão foi de grande emoção. Muitos torcedores se aproximaram do ídolo, cada um a seu modo, para prestar uma homenagem ou apenas para olhar. O vice de futebol Chico Fonseca disse que a história de Nilton Santos se confunde com a do Botafogo.

- Hoje é um dia triste para o clube. O Nilton Santos e o Botafogo se confundem, são uma coisa só. A história dele ficará eternizada.

Ex-companheiros da Enciclopédia também foram a velório homenagear o amigo, como Djalma, que conheceu Nilton Santos em 1947 no Botafogo, e o ex-goleiro Adalberto, campeão carioca em 1957.

- Além de um grande jogador, era um grande amigo e uma grande pessoa. Fizemos muitas viagens juntos pelo clube. O ruim de viver muito é ver amigos assim indo embora. O Nilton Santos amava tanto o Botafogo que jogaria de graça pelo clube - disse Djalma.

Nilton Santos vivia em uma clínica no Rio e regularmente era visitado por pessoas do clube. Um costume era levar as taças conquistadas pelo time para ele abençoar. Um dos prazeres no fim da vida o craque era sair da clínica para almoçar, e na sobremesa tomar sorvete de flocos.

O presidente Maurício Assumpção não pôde comparecer ao evento porque embarcou nesta quarta para a Suíça, onde participa de uma reunião na Fifa. Alguns jogadores alvinegros, como Rafael Marques e o volante Gabriel, se manifestaram através das redes sociais para deixar uma homenagem ao ídolo do Botafogo.