quinta-feira, 20 de março de 2014

Justiça revoga prisão de mais dois vascaínos por briga na Arena Joinville

Um deles é Leone Mendes, que atacou um torcedor do Atlético-PR com barra de ferro

Por Joinville, Santa Catarina
45 comentários
Leone Mendes da Silva torcedor do Vasco preso em Santa Catarina (Foto: Divulgação)Leone Mendes da Silva torcedor do Vasco preso em Santa Catarina (Foto: Divulgação)
A Justiça catarinense revogou a prisão preventiva de mais dois torcedores do Vasco envolvidos na briga entre torcidas na Arena Joinville, durante jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, em dezembro. A audiência aconteceu nesta quarta-feira, na mesma cidade.
Assim que saiu a o resultado, Leone Mendes da Silva, de 23 anos, e Arthur Barcelos Lima Ferreira, de 26, foram soltos. Os dois respondem processo por tentativa de homicídio e outros crimes. Eles eram os únicos torcedores envolvidos na confusão generalizada que ainda estavam presos na Penitenciária Agrícola de Joinville. Leone foi o responsável pelo ataque a um homem com uma barra de ferro e chocou o país com as imagens.
De acordo com a Justiça, nesta quarta-feira, foram ouvidos dois policiais militares que atenderam a ocorrência e o delegado responsável pelo caso. Antes da decisão final, ainda serão mais ouvidas testemunhas. Enquanto isso, os vascaínos terão de cumprir medidas cautelares. Outros 17 torcedores já foram soltos pela Justiça entre janeiro e fevereiro.
Entenda o caso
A briga generalizada entre torcidas aconteceu no dia 8 de dezembro em jogo entre Atlético-PR e Vasco. Quatro pessoas ficaram feridas, um deles em estado grave diagnosticado com fratura no crânio. A confusão paralisou a partida aos 17 minutos do primeiro tempo. Os torcedores feridos foram encaminhados a hospitais da região e liberados dias depois.
No dia da confusão, três torcedores do Vasco foram presos em flagrante por tentativa de homicídio. Em 19 de dezembro, a Polícia Civil fez uma operação denominada "Cartão Vermelho" para cumprir 28 mandados de prisão preventiva.

Atual número 1 do mundo no jiu-jítsu planeja estrear no MMA em agosto

Gabi Garcia revela três convites para lutar. Ela diz que fãs imploram por luta contra Ronda Rousey: 'Em todo lugar que vou, só querem falar sobre isso'

Por Rio de Janeiro
166 comentários
Gabi Garcia, jiu-jítsu (Foto: Arquivo Pessoal)Gabi Garcia em momento raro fora dos treinos
de jiu-jítsu ou MMA (Foto: Arquivo Pessoal)
Os fãs já se acostumaram a ver brasileiros campeões mundiais de jiu-jítsu em ação no MMA, como Ronaldo Jacaré, Demian Maia, Roger Gracie, entre outros. Com as mulheres, entretanto, essa transição é praticamente inexistente. Principal expoente da arte suave feminina no momento, Gabi Garcia quer mudar essa história. Oito vezes campeã do mundo - quatro na categoria acima de 74kg e quatro no absoluto -, ela agora traçou novos desafios para si mesma e já sonha em lutar no UFC.
Ir para o MMA não era um dos objetivos da atleta de 1,87m e que já chegou a pesar mais de 100kg. Justamente pelo porte físico, seria difícil conseguir lutas nas artes marciais mistas. Mas aos poucos Gabi percebeu que seria possível. Mudou radicalmente os hábitos alimentares e hoje apresenta um corpo mais atlético. O sucesso assombroso no jiu-jítsu, além de duas conquistas no ADDC, começou a render convites para o MMA. E a atleta que representa a Alliance e o Corinthians decidiu assumir esse desafio. Para deixá-la na ponta dos cascos, uma equipe de mestres formada por Fabio Gurgel (jiu-jítsu), Washington Silva (boxe), Fernando Maestro (muay thai) e Edson Gonçalves (MMA em geral).
Em entrevista ao Combate.com, Gabi Garcia contou um pouco sobre a grande mudança que aconteceu na sua vida e a dificuldade e os conflitos diários da perda de peso. Ela também fez uma análise sobre o nível técnico do jogo de solo no MMA feminino atualmente e disse que Ronda Rousey não teria colecionado tantas chaves de braço para o currículo caso as principais brasileiras do jiu-jítsu já estivessem no UFC. Confira o bate-papo:
Combate.com: Você tem postado fotos mostrando que já está treinando a parte de trocação. É um indício de que você vai mudar para o MMA em breve ou ainda é só uma fase de experimentação?
Gabi Garcia: Ano passado eu ganhei o meu oitavo título mundial, o quarto no absoluto, e eu vinha ganhando tudo, vivendo uma fase boa desde a última derrota. Eu amo jiu-jítsu, treino jiu-jítsu todos os dias, mas eu queria uma nova experiência, um novo desafio na minha vida. Na verdade eu sempre fui grande e tal e acha que seria difícil entrar no MMA por causa da categoria e tudo mais. Então, eu fui para a China lutar o ADCC, fui e voltei com ele no mesmo voo... Eu sempre fui uma pessoa que não cuidava da alimentação, fazia (dieta) muito radical, depois subia e baixava... E decidi que vou levar uma vida mais saudável, manter a dieta, mesmo sendo uma peso-pesado. Eu também queria aprender coisas novas, tanto no jiu-jítsu quanto em outras artes. Aprender boxe, muay thai... Queria tirar 2014 para aprender. Só que isso foi se tornando algo maior, pelo nome que tenho até. Eu não tinha pretensão de lutar (MMA), mas agora já surgiram lutas para mim. Então, não estou apenas treinando, virou para mim um desafio. Vou lutar mesmo este ano.
Gabi Garcia, jiu-jítsu (Foto: Arquivo Pessoal)Gabi Garcia vem treinando chutes para elevar técnica no MMA (Foto: Arquivo Pessoal)
E já tem alguma previsão para essa estreia?
A data vai depender de mim, pois quero entrar para lutar bem treinada, quero entrar confiante porque... Todo mundo me pergunta: "Gabi, de onde vêm suas vitórias?" É da minha confiança. Quando piso no tatame, tenho confiança de que ninguém treinou mais do que eu. E quero ter isso no MMA. E por isso eu achava que era fácil, pois sou a "Gabi casca grossa", como dizem, porque gosto de treinar, gosto de lutar. Mas quando comecei a treinar MMA, boxe e muay thai, é muito difícil. Eu digo que essas pessoas que estão no MMA são muito guerreiras, pois tomar soco na cara não é para qualquer um. Então, não é só na hora da luta, o treinamento é muito difícil. Estou tendo muita dificuldade de aprendizado na parte de andar do boxe. Eu achava que os movimentos de chute seriam ruins para mim, por eu ter a perna pesada, mas é algo que estou descobrindo que está muito legal. Alguns organizadores de evento vieram conversar comigo, com meus técnicos, e falaram que têm a luta. Só que eu quero estar pronta. Não adianta dizer que vou lutar em abril, em junho e não estar pronta. Mas provavelmente será em agosto, é uma data que está nos nossos planos, nos planos dos organizadores. Vou fazer esse desafio na minha carreira. Pode ser que eu engrene no MMA, mas pode ser também que não seja isso, mas está valendo a pena esse novo aprendizado.
Gabi Garcia, jiu-jítsu (Foto: Arquivo Pessoal)Gabi Garcia já chegou a pesar 125kg e agora
mostra o corpo sarado  (Foto: Arquivo Pessoal)
Você machucou o joelho esquerdo na semana passada. Essa lesão vai atrasar os seus planos para estrear no MMA?
Isso é até legal de falar porque o atleta se cobra muito. Eu venho em uma fase da minha vida em que estou de dieta constantemente e não estou fazendo nada de absurdo para ficar com o corpo que estou. E antigamente eu fazia várias loucuras para ficar com o corpo legal, já que a tendência da família é engordar. Se eu parar agora... Eu sou muito ansiosa, eu começo a comer, e isso é muito ruim. Minha preocupação, quando me machuquei na sexta, era parar de treinar. E as pessoas falar: "Ah, Gabi, mas você treina demais, isso foi overtraining". E na verdade o treino para mim é um escape de todos os problemas que tenho, da minha ansiedade. Então eu tenho que lutar contra a balança. Quando me machuquei, fui para o hospital e o médico veio me dar o remédio, o soro, eu perguntei se me faria inchar. Na verdade, foi um descuido no treino que acontece. Eu nunca tinha me machucado gravemente nesses 21 anos de carreira, nunca passei por uma cirurgia séria. No primeiro exame tinha dado que era no menisco, e no exame que fiz segunda-feira deu que era uma lesão no ligamento colateral do posterior, mas não é tão grave e posso continuar treinando, com fisioterapia três vezes por semana. Quando saiu o laudo eu já estava treinando escondida, treinando a parte superior. Meu medo era parar de treinar. Isso só me mostrou que a gente tem que ter a cabeça boa e que não estou com a cabeça tão boa neste momento. Me bateu um desespero, pois a gente depende muito do corpo, e quando veio o resultado do laudo eu fiquei mais tranquila e sabendo que posso treinar.
Então pode-se dizer que a data de estreia não mudou?
A previsão era agosto mesmo. Não tem como ser antes, eu não vou estar pronta tecnicamente para lutar. Vou lutar em abril o Abu Dhabi Pro, evento de jiu-jítsu que sou a dona do cinturão, isso era uma coisa que me preocupava também, mas vou lutar (MMA) em agostou ou setembro, não atrasou a minha estreia.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
o que a gente quer é que abra a categoria no UFC e em eventos grandes. Então, vou tentar baixar o máximo que eu conseguir, estou nessa luta diária. Está sendo muito difícil, mas acho que vai valer a pena"
Gabi Garcia, número 1 do mundo no jiu-jítsu
Os convites são para lutar no Brasil ou no exterior?
Um evento do Brasil, um que vai acontecer no Japão e um nos Estados Unidos. Mas quero primeiro fazer umas lutas no Brasil antes de ir lá para fora.
Hoje temos poucas lutas de MMA feminino nos principais eventos acima do peso-leve (até 70,8kg). Com 1,87m e muita força física, até que categoria você conseguiria chegar?
Lá fora tem bastante luta entre meninas mais pesadas, isso a gente já estava correndo atrás. Eu sempre fui grande. Eu brinco que nunca fui pequena, e sim que eu era criança (risos). Se eu ficar muito magra, muito seca, vou ficar com uns 90 quilos. No máximo uns 85 ou 86kg é o que consigo chegar fisiologicamente. Estou tentando baixar o máximo que eu conseguir. Tem meninas pesadas lá fora, tem eventos com meninas pesadas. Mas o que a gente quer é que abra a categoria no UFC e em eventos grandes. Então, vou tentar baixar o máximo que eu conseguir, estou nessa luta diária. Está sendo muito difícil, mas acho que vai valer a pena.
Você citou que poderia chegar a 85kg. O limite do peso-médio é 84,4kg. Nessa categoria daria para lutar?
Hum... Eu vou tentar, eu vou tentar. Há um tempo já que estou em uma dieta muito rígida e estou sentindo um pouco essa dieta, mas quero começar a treinar perto do peso que eu vá lutar. Porque não adianta eu treinar de um jeito agora e na luta chegar com outro peso, me sentir fraca. Foi até o que aconteceu com o Roger Gracie e com outros atletas que baixam de categoria. E não é isso que eu quero. Quero me adaptar a um peso e ficar nesse peso. No jiu-jítsu já mudou muito, estou muito mais rápida, com muito mais agilidade, estou me sentindo muito. Para o muay thai também. Mas eu tenho que chegar no meu mínimo de peso e vai ser difícil. se eu não chegar no peso-médio, tem a categoria de cima (meio-pesado), onde até a Amanda Lucas, a filha do George Lucas (cineasta americano), é dona de um cinturão. A última menina que me ganhou já tem 16 lutas no MMA e é peso-pesado. Tem bastantes meninas lá fora, e o que a gente quer mostrar é que tem atletas para lutar.
Gabi Garcia, jiu-jítsu (Foto: Arquivo Pessoal)Treino duro para Gabi Garcia chegar ao nível físico que deseja (Foto: Arquivo Pessoal)
No MMA masculino há muitos brasileiros faixas-pretas campeões mundiais e isso não aconteceu ainda com as mulheres. Por quê?
Para a mulher é tudo mais difícil, né? Eu gosto muito de lutar, de me desafiar. Não tenho medo de perder, isso eu aprendi muito na vida. Acho que essa transição... E tem o medo. Eu também tenho medo. Hoje eu posso me dar ao luxo de lutar MMA porque eu tenho os títulos que eu queria ter. Então, posso tirar este ano para me dedicar ao MMA. E nos próximos anos, se não der certo, eu posso voltar e continuar minha carreira no jiu-jítsu. Mas acho que essa transição (das lutadoras de jiu-jítsu) vai acontecer porque está explodindo agora o MMA feminino. Mais para frente as meninas vão para o MMA, conheço várias que já estão treinando. A Talita Treta... A Michelle Nicolini vai lutar. Muitas meninas estão indo, e isso vai ser uma consequência.
Você tem conversado com colegas de academia? Há outras meninas interessadas em ir para o MMA?
Ando conversando, sim, com bastante gente, até tentando convencer algumas (risos). Mas muitas não querem e preferem seguir só o caminho do jiu-jítsu. O que dá certo, pois eu consigo viver do jiu-jítsu. Mas para mim é um desafio pessoal. Não pelo dinheiro, embora eu saiba que paga mais, mas eu consolidei o meu nome dentro do jiu-jítsu e poderia continuar, fazer minha carreira. No entanto, é um desafio para eu lá frente sentir aquela vontade de vencer um Mundial de novo, lutar de novo jiu-jítsu, ou vou me dar bem no MMA e lutar no UFC. Porque hoje em dia o que está na minha cabeça é ganhar um cinturão do UFC e nada tira isso da minha mente. É do sonho de cada um. Eu vejo lá na academia as meninas falando de MMA e parece que está aflorando em todas essa vontade. Eu já comecei a treinar. Na hora que tiver a oportunidade, vou lutar.
Gabi Garcia, jiu-jítsu (Foto: Arquivo Pessoal)Gabi Garcia entre o ex-presidente do Timão Andres
Sanches e Anderson Silva (Foto: Arquivo Pessoal)
O que você acha do jiu-jítsu aplicado no MMA feminino? O nível técnico está bom?
Olha, eu não estou achando (risos). Não estou achando. Não sei se são as lutas que são casadas para isso, mas tem muita menina boa de jiu-jítsu que, se treinasse trocação, daria muito mais trabalho. Acho que estão faltando meninas boas, graduadas, que venham do jiu-jítsu para fazer frente. Na minha opinião, se a Ronda lutasse contra uma Luana (Alzuguir), a Michelle Nicolini, a Kyra Gracie, que são mais ou menos do peso dela, ou até contra a Cris (Cyborg), seria outra luta. Estou achando muito ruim o nível técnico nas lutas de MMA do UFC. A Ronda vem do judô e aplica a chave de braço, que também tem no judô, mas estão faltando meninas aí... Acho que daqui a pouco a gente vai acabar migrando e vai ser o diferencial.
Falando na Ronda, ela é atualmente a atual estrela do MMA feminino e é conhecida uma chave de braço até hoje indefensável. Você já parou para analisar esse golpe dela? Qual é o antídoto?
Vou te falar que toda luta que vejo da Ronda, ela comete muitas falhas. Mas ela nunca pegou uma menina muito boa de jiu-jítsu. Ela dá muito as costas quando vai quedar. A Ronda tem uma queda muito boa, mas dá muito as costas. Aquela chave de braço é um golpe que ela realmente executa muito bem, mas se ela pegar uma menina do jiu-jítsu... Todo mundo me cobra para lutar com ela, mas não vai existir essa possibilidade (por causa da diferença de peso). Em todo lugar que eu vou, é só sobre isso que as pessoas querem falar. Não vai ser possível, mas existem outras meninas que acho que, se conseguirem treinar, vão lutar bem com ela. No momento, não vai ter uma menina que lute e ganhe da Ronda pela experiência e por tudo que ela está fazendo. E nem tirar os méritos dela. Eu, como fã de MMA feminino, gostaria muito de ver Ronda contra Cris Cyborg. Acho que essa chave de braço nem ia acontecer (risos). Só (luto contra a Ronda) se ela quiser. Se ela quiser uma luta casada em um peso que eu consiga bater, aí eu luto com ela. Se ela quiser lutar um dia comigo, estou totalmente à disposição.
Acredita que ela se daria bem no ADCC?
Olha... Não (risos). Ela poderia fazer frente com algumas meninas, mas se pegar uma Luana Alzuguir, uma Michelle Nicolini, uma Beatriz Mesquita, ela não se sairia tão bem assim, não.

Arianny Celeste faz ‘selfie’ e brinca com lhama em Machu Pichu


seg, 10/03/14
por ultimmato |
categoria Arianny Celeste
A ring girl mais famosa do mundo está de férias, mas não larga as redes sociais. Arianny Celeste, musa do UFC, viajou para Machu Pichu, no Peru, e foi explorar o local. Ao chegar ao pico mais alto da trilha, postou um ‘selfie’ em seu site pessoal. Em seguida, registrou uma brincadeira com um lhama.

Arianny Celeste dá resposta a Ronda Rousey após provocação em revista

Ring girl foi citada pela lutadora, que disse ter tido vontade de vencê-la em um ranking das mulheres mais sexies do mundo feito por revista americana

Por Rio de Janeiro
294 comentários
Após ficar em 29º lugar no ranking das mulheres mais sexies de 2013 da revista americana "Maxim", e ver a ring girl Arianny Celeste ficar em 18º, a campeã feminina dos pesos-galos do UFC, Ronda Rousey, deu uma entrevista à publicação, e não poupou ninguém. Após criticar a brasileira Cris Cyborg, chamando-a de "uma vergonha para o MMA feminino", as Olimpíadas, dizendo que "nunca deram a mínima para mim após eu deixar de ser atleta olímpica" e as ring girls, afirmando que "a razão para elas não serem chamadas para estrelar filmes é que, apesar de bonitinhas, não têm nenhum talento", a lutadora respondeu, ao ser perguntada sobre quem acha que estava melhor colocada que ela no ranking da revista que não deveria estar, que gostaria de ter ficado em melhor posição que Arianny Celeste.
Arianny Celeste e Ronda Rousey  (Foto: Editoria de Arte)As musas Arianny Celeste e Ronda Rousey se alfinetaram através da imprensa (Foto: Editoria de Arte)
- Teria sido engraçado se eu tivesse ganhado de Arianny Celeste, porque teria sido como um triatleta vencendo corredores em uma maratona. Algo como: 'Ha-ha, seu trabalho é mostrar os peitos, e eu faço isso melhor que você'. Talvez eu consiga ano que vem. Ela só pode envelhecer até lá, enquanto eu estou chegando ao meu auge.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Em entrevista à rádio "MMA Junkie" no último sábado, a ring girl finalmente respondeu à provocação da lutadora.
- Eu não gosto da forma como ela se promove. Não acho que seja um bom exemplo para as mulheres. Acho que as mulheres devem das força umas às outras. Fui citada pessoalmente por ela, mas nem a conheço. Só a vi duas vezes. Ela falou algumas coisas na entrevista à "Maxim", e muita gente viu uma referência a mim. Mas eu não interpretei assim. O fato é que ela abriu o caminho para as mulhers no MMA, assim como eu fiz com as ring girls do UFC. Ela deveria reconhecer isso e ser uma pessoa legal.

Barão acha que volta em junho ou julho e que Assunção merece chance

Brasileiros devem se enfrentar na próxima disputa de cinturão dos galos. Campeão comemora card do UFC em Natal e sonha em lutar na cidade

Por Natal
Renan Barão está feliz da vida com a ida do UFC para sua cidade, Natal. O campeão dos galos da organização tem ajudado os amigos nos treinos na equipe Kimura, como Jussier Formiga e Ronny Markes, que vão lutar neste domingo, e tem visto o assédio dos fãs aumentar ainda mais, principalmente em sua terra:
- Isso é por causa do crescimento do esporte. Graças a Deus o UFC veio para cá e vai abrir muitas portas. Os fãs vão ter a oportunidade de assistir ao UFC de perto. É interessante para a cidade, e a Prefeitura está dando o maior apoio aos atletas. Estou muito feliz. O pessoal me conhece bastante aqui. Eu passo nos cantos, e o pessoal chama para tirar foto, fala que está sempre acompanhando. É muito legal o crescimento do MMA aqui - disse, em entrevista ao Combate.com.
Renan Barão treino MMA em Natal (Foto: Rodrigo Malinverni)Renan Barão após treino de MMA na Kimura, em Natal (Foto: Rodrigo Malinverni)
Barão lutou pela última vez no início de fevereiro, quando venceu Urijah Faber por nocaute técnico. Ele espera retornar ao octógono daqui a cerca de três meses:
- Provavelmente no final de junho ou começo de julho já vou estar preparado. Quando o UFC me chamar, vou estar preparado para poder mostrar meu trabalho da melhor maneira possível.
O adversário ainda não está definido, mas tudo indica que será o brasileiro Raphael Assunção, que ainda não perdeu desde que baixou dos penas para os galos. Para Barão, o compatriota é merecedor da chance:
Montagem MMA - Renan Barão e Raphael Assunção (Foto: Reprodução/UFC)Renan Barão e Raphael Assunção devem se
enfrentar na sequência (Foto: Reprodução / UFC)
- Acho que sim. Ele vem de seis vitórias consecutivas. Eu estou treinando e vou estar preparado para defender meu cinturão contra quem eles colocarem.
Home Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

Fora Assunção e Dominick Cruz, que está constantemente lesionado, Barão vê mais alguns nomes como possíveis oponentes num futuro próximo:
- Tem vários ali. O (Michael) McDonald pode voltar, tem o Mike Easton, que é um cara forte. Vários nomes estão surgindo, e acho que tenho muita lenha para queimar ainda. Estou sempre treinando para estar um passo à frente.
E para a felicidade de Barão ficar completa em relação a Natal, só falta o UFC marcar uma luta dele na cidade:
- Seria um sonho que se tornaria realidade. Eu gostaria muito de poder lutar aqui, para o meu povo potiguar e para os meus amigos que estão sempre me acompanhando. Seria maravilhoso. Espero que o UFC volte aqui e que eu possa estar representando minha equipe e o povo potiguar.
Renan Barão e Jussier Formiga (Foto: Rodrigo Malinverni)Renan Barão e Jussier Formiga no treinamento (Foto: Rodrigo Malinverni)
O "UFC: Shogun x Henderson 2" será realizado neste domingo, em Natal, a partir das 17h (de Brasília). O canal Combate transmite o evento ao vivo, e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real.
UFC Fight Night no Combate: Shogun x Henderson 2
23 de março de 2014, em Natal
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Dan Henderson
Peso-médio: Cezar Mutante x CB Dollaway
Peso-leve: Léo Santos x Norman Parke
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Gian Villante
Peso-leve: Michel Trator x Mairbek Taisumov
Peso-pena: Rony Jason x Steven Siler
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Diego Brandão x Will Chope
Peso-médio: Ronny Markes x Thiago Marreta
Peso-mosca: Jussier Formiga x Scott Jorgensen
Peso-meio-médio: Thiago Bodão x Kenny Robertson
Peso-pena: Godofredo Pepey x Noad Lahat
Peso-meio-pesado: Francimar Bodão x Hans Stringer

'UFC gosta do meu trabalho. Sempre enfrentei caras duros', diz Formiga

Peso-mosca, que encara Jorgensen domingo, explica queda de rendimento após entrar na organização e conta que errou no camp para Benavidez

Por Natal
Jussier Formiga já foi considerado por muitos o melhor peso-mosca do mundo e chegou a ter um cartel de 14 vitórias e apenas um revés. Após a ida para o UFC, no entanto, houve uma queda de rendimento, e em três lutas sofreu duas derrotas (John Dodson e Joseph Benavidez) e venceu uma (Chris Cariaso). Com mais um compromisso pela frente, no card de Natal deste domingo, contra Scott Jorgensen, ele explicou que isso se deu por conta da qualidade dos adversários e do evento:
- A vida de um lutador é feita de vitórias e derrotas. Passei um bom tempo sendo o número 1 do mundo (nos moscas), não tirando o mérito dos caras que estão na minha frente hoje (no ranking), que são muito bons. Mas é isso mesmo. No UFC o nível é bastante alto. O top 10 da minha categoria tem caras muito duros, bem nivelados entre eles. O que diferencia um do outro às vezes é muito pequeno. Estou fazendo meu trabalho e quero ganhar meu espaço e estar no top 5 da categoria - disse, em entrevista ao Combate.com.
Jussier Formiga treino MMA em Natal (Foto: Rodrigo Malinverni)Jussier Formiga no treino de MMA na Kimura, em Natal (Foto: Rodrigo Malinverni)
Formiga mais uma vez pegará um oponente que é bem conhecido no mundo do MMA e está bem ranqueado - Jorgensen é o número 13, fato que ele comemora, enquanto ele é o sexto.
- De certa forma procuro acreditar que o UFC gosta muito do meu trabalho. Sempre enfrentei caras duros. O Scott é um cara extremamente gabaritado, que vem do WEC. Eu já o acompanho há bastante tempo e me sinto privilegiado por estar lutando contra ele. É um cara casca-grossa. O UFC deve gostar bastante do meu trabalho, pois está sempre me dando atletas de ponta para enfrentar, e fico muito feliz por mais essa oportunidade - disse.
O UFC deve gostar bastante do meu trabalho, pois está sempre me dando atletas de ponta para enfrentar, e fico muito feliz por mais essa oportunidade"
Jussier Formiga
Na última luta, Formiga caiu para Benavidez por nocaute técnico no primeiro round. Segundo ele, houve um erro de estratégia durante todo o período de treinamento:
- Eu errei com o Benavidez porque ele é um cara ambidestro. Fiz um camp voltado mais para lutar contra um cara destro, mas ele trocou de base na luta e estava me complicando um pouco quando jogava de canhoto. Ele conseguiu trocar e, no momento em que me acertou, estava de canhoto. Ele foi melhor no dia. Mas não achei ruim eu ter perdido a última luta, achei bom, porque muitas vezes na derrota a gente absorve uma boa vitória.
E o atleta da Kimura / Nova União é só alegria na hora de comentar o fato de lutar em sua cidade pela primeira vez no Ultimate:
- Estou feliz demais, é muito gratificante. Você chegar ao UFC já é uma felicidade imensa. Saber que você está no UFC e lutando na sua cidade é maravilhoso para qualquer atleta. Fico lisonjeado. O UFC está sendo bastante divulgado, e a galera está sempre mandando aquela energia positiva. Se Deus quiser vou dar um grande show para a galera de Natal.
Jussier Formiga treino MMA em Natal (Foto: Rodrigo Malinverni)Formiga vai enfrentar Scott Jorgensen neste domingo (Foto: Rodrigo Malinverni)
Com Formiga x Jorgensen no card preliminar, o "UFC: Shogun x Henderson 2" será realizado neste domingo, em Natal, a partir das 17h (de Brasília). O canal Combate transmite o evento ao vivo, e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real.
UFC Fight Night no Combate: Shogun x Henderson 2
23 de março de 2014, em Natal
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Dan Henderson
Peso-médio: Cezar Mutante x CB Dollaway
Peso-leve: Léo Santos x Norman Parke
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Gian Villante
Peso-leve: Michel Trator x Mairbek Taisumov
Peso-pena: Rony Jason x Steven Siler
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Diego Brandão x Will Chope
Peso-médio: Ronny Markes x Thiago Marreta
Peso-mosca: Jussier Formiga x Scott Jorgensen
Peso-meio-médio: Thiago Bodão x Kenny Robertson
Peso-pena: Godofredo Pepey x Noad Lahat
Peso-meio-pesado: Francimar Bodão x Hans Stringer

Comissão atlética exige antidoping de Toquinho antes de estreia no WSOF

Lutador leva equipe a Las Vegas para cumprir exigência. Organização tem plano de emergência para caso de o brasileiro ter licença de lutador negada

Por Las Vegas
  •  
MMA Rousimar Toquinho Twitter (Foto: Reprodução / Twitter )Rousimar Toquinho, quando assinou o contrato
com o WSOF (Foto: Reprodução / Twitter )
O lutador brasileiro Rousimar "Toquinho" Palhares passou por um exame antidoping a pedido da Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC), duas semanas antes de sua estreia no World Series of Fighting. De acordo com o site "MMA Fighting",Toquinho fez exame de urina na segunda-feira, em Las Vegas, cidade que sediará o WSOF 9, torneio no qual o peso-meio-médio fará a luta principal, contra Steve Carl, pelo cinturão da categoria.
A comissão pediu o exame porque o lutador brasileiro foi flagrado com níveis elevados de testosterona em sua penúltima luta, contra Hector Lombard, em dezembro de 2012, na Austrália. Ele foi suspenso por nove meses pela transgressão, e em outubro passado voltou aos combates com uma vitória sobre Mike Pierce. Todavia, devido a uma polêmica sobre o tempo que segurou a chave de calcanhar que finalizou o americano, Rousimar Toquinho acabou demitido do UFC e achou sua nova casa no WSOF.
De acordo com o presidente da comissão, Francisco Aguilar, o exame foi pedido algumas semanas antes, mas dificuldades em localizar Toquinho no Brasil alongaram o processo. O vice-presidente executivo do WSOF, Ali Abdel-Aziz, disse ao "MMA Fighting" que o lutador concordou em levar sua equipe a Las Vegas e terminar seu camp de treinos na cidade para colaborar com a comissão.
- Eu apóio os testes 100%, acho que todos os lutadores deveriam ser testados, mas por favor, me dê um aviso, especialmente quando você sabe que o lutador está no Brasil, ou pelo menos recomende alguém no Brasil para me ajudar - argumentou Abdel-Aziz.
Os resultados do exame devem ficar prontos num prazo de sete a 10 dias. De acordo com Abdel-Aziz, o WSOF deve ser notificado dos resultados no dia 28 de março, véspera do evento em Las Vegas. A organização tem como plano de emergência, caso o exame volte positivo e Toquinho tenha sua licença de lutador negada, promover Tyler Stinson, escalado para enfrentar Josh Burkman no mesmo evento, para a luta contra Carl.
- Eu tenho quase 100% de certeza que ele vai estar limpo. Nós queríamos ter mais tempo de aviso, mas não estou preocupado com o Rousimar estar limpo. Ele estava limpo na última luta dele. Tenho muita certeza que ele é um lutador limpo, mas se algo de errado acontecer, tenho um suplente para (enfrentar) Steve Carl. Steve Carl vai lutar de qualquer maneira - garantiu Abdel-Aziz.

Humildade e suor: receita da fábrica dos campeões de MMA de Natal

Academia Kimura / Nova União aposta na ausência de vaidade e no companheirismo para forjar talentos e descobrir futuros campeões

Por Natal
Se lhe for pedido para descrever a academia de uma das mais importantes equipes de MMA do Brasil, como você começaria? Provavelmente com um octógono, depois uma sala de musculação bem aparelhada, uma área com sauna, piscina e banheiras térmicas e um tatame amplo, além de ar-condicionado e muitos campeões se preparando para defender seus cinturões. Pois bem: esqueça tudo isso, a não ser a última parte. A academia Kimura / Nova União, de Natal, é a antítese do que foi descrito acima. A equipe do Combate.com esteve na sede de um dos maiores celeiros de talentos e de campeões do MMA nacional, e acompanhou um treino de mais de duas horas comandado pelo técnico Jair Lourenço, e com as presenças de nada menos que dois atletas que lutarão no UFC Natal, que acontece no próximo domingo, na capital potiguar (Ronny Markes e Jussier Formiga). O que foi mostrado foi uma aula de simplicidade, respeito e companheirismo.
Rodrigo Malinverni MMA academia (Foto: Marcelo Russio)Placa que mostra a entrada da Kimura Nova União em Natal (Foto: Rodrigo Malinverni)
A chegada já foi surpreendente. Em uma rua da região central de Natal, a academia só pode ser vista pela presença de uma placa indicando-a. A entrada, como todo o restante, é simples. Em uma pequena recepção, o meio-pesado Ronny Markes, que lutará no UFC Natal, conversa com alguns atletas e alunos enquanto assiste ao Globo Esporte em uma pequena TV instalada na parede. A reportagem é recebida com um sorriso do lutador, que convida todos a entrar. Seis passos depois, estamos dentro da área de treinos.
Rodrigo Malinverni MMA lojinha (Foto: Marcelo Russio)Loja de produtos da Kimura que funciona logo na
entrada da academia (Foto: Rodrigo Malinverni)
O técnico Jair Lourenço recebe a equipe com a simpatia habitual. Deixa todos à vontade para fotografar e observar os treinos, e apresenta boa parte de seus alunos, exaltando as suas qualidades. Entre todos, incluindo o campeão dos pesos-galos do UFC, Renan Barão, um se destaca. O jovem Chumbinho, ou Lázaro Matheus Souza Cardoso, de apenas 15 anos de idade. Tido como uma das maiores esperanças da Kimura Nova União, o menino treina duro com Cláudia Gadelha, lutadora do Invicta e que busca um lugar na categoria dos pesos-palha do UFC.
Aqui é a minha casa. Eu surgi através do Jair, que é um pai para mim. Ele me deu a oportunidade de poder estar onde estou hoje"
Renan Barão, lutador
Debaixo do teto de alumínio e com quatro ventiladores funcionando para amenizar o forte calor, Chumbinho e mais quase 40 atletas suam e treinam duro sob as ordens e o olhar de Jair Lourenço. Nos intervalos, o mestre leva água aos lutadores que estão mais cansados. A ação é repetida pelos demais, inclusive Renan Barão. Esse é, na opinião de Lourenço, o diferencial da equipe, que foi fundada por ele em 12 de outubro de 1993 e que, três anos depois, associou-se à equipe de André Pederneiras, a Nova União.
- Nosso espírito aqui é de cuidar um do outro. A partir do momento que você cuida de você e dos seus amigos, o espírito de união é muito forte. A gente se gosta e se cuida. Não tem isso de inveja. Estrela só tem no céu, eu sempre digo isso. Os meninos do UFC aqui limpam o tatame, levam água, ajudam pra ninguém cair do tatame, entra no sparring contra os mais pesados, de 90kg, pra ajudar o cara. Isso é o mais importante daqui. Às vezes acontece de alguém se machucar, mas é muito difícil. Eu sempre mando ter cuidado com a mão, com a rivalidade no treino, que acontece e é até sadio que tenha, mas dentro de um limite, sem querer machucar ou humilhar o outro. Isso aqui não existe, e se existir eu corto. Já existiu e eu sei que ainda vai existir algumas vezes, mas quando eu noto, eu corto o cara, baixo a bola dele, e se não funcionar, eu mando embora. Todo mundo tem o direito de errar. Se for o caso, eu converso, dou conselho, até suspendo. Mas se não tiver jeito, eu mando seguir o caminho dele.
Rodrigo Malinverni MMA (Foto: Marcelo Russio)Jair Lourenço dá água a um de seus alunos no intervalo do treino na Kimura (Foto: Rodrigo Malinverni)
O tamanho da academia já não comporta tantos lutadores. O treino de sparring - uma simulação de combate - tem que ser organizado para que todos possam treinar. Chumbinho participa ativamente, e quando está esperando a vez de voltar - só há lugar para quatro atletas em cada metade do tatame - busca sentar-se ao lado de Barão, como um aprendiz. Conversa com o ídolo, imita seus gestos e olha para onde o caampeão olha.
Rodrigo Malinverni MMA (Foto: Marcelo Russio)Chumbinho senta-se ao lado do ídolo Renan Barão em uma pausa dos treinos (Foto: Rodrigo Malinverni)
- Meus ídolos são Anderson Silva e Renan Barão. Quando eu estou treinando o Formiga e o Barão me ajudam muito - diz o menino, ainda tímido. Vindo do judô e treinando há cerca de três anos na Kimura, Chumbinho está sendo preparado para estrear no MMA no fim do ano, quando já tiver 16 anos. Criado pela avó, que ele diz apoiar sua escolha, apesar de temer que ele sofra alguma lesão, Lázaro imagina que ficará nervoso na estreia, mas não nega que seu sonho é ser lutador de MMA.
Rodrigo Malinverni MMA (Foto: Marcelo Russio)Lutadores ajudam um companheiro que mostra estar
cansado durante o treino (Foto: Rodrigo Malinverni)
O treino continua, e os próprios lutadores dizem quando ficam sem parceiro para a movimentação. Com o braço levantado, quem está sem companhia chama a atenção, e rapidamente algum outro atleta chega para que o treino não pare. Do lado de fora, os que estão descansando e esperando a vez dão instruções e incentivam quem está levando a pior. Com roupa de treino, Jair Lourenço oferece suco de uva à reportagem e conversa animadamente enquanto dá instruções aos alunos.
A falta de espaço para que o treino tenha mais qualidade e desgaste menos os lutadores fez com que Lourenço tomasse uma decisão: pegar um empréstimo para comprar um terreno maior e ampliar a Kimura. Aumentar a academia significa dar mais qualidade ao seu grupo, mas o mestre sabe que haverá armadilhas pelo caminho.
É uma academia simples, não tão bem aparelhada, mas a gente tem o diferencial, que são atletas com bastante disposição e força de vontade"
Jussier Formiga, lutador
- A simplicidade das pessoas eu acho que sim, é um diferencial nosso. Se for falar da estrutura, eu queria ter algo melhor. Sempre sonhei com isso. Daqui a trêsmeses estaremos com uma estrutura nova. Fiz um financiamento de 40 anos para pagar... (risos). Agora vamos poder ter uma estrutura boa, com octógono, piscina, banheira de desidratação, sauna, preparação física, um tatame bem maior. Mas a amizade que as pessoas têm aqui é realmente um grande diferencial. Mas a academia vai crescer, se Deus quiser. Claro que ter muita gente na sua academia te faz perder o contato com todos. Talvez a principal armadilha seja essa. Quando o negócio cresce muito, fica muito solto. Você perde o contato visual com todos, de ver o treino de perto e com atenção. Mas o que me fez mudar mesmo é a quantidade de pessoas. Em um treino como o que nós fizemos hoje (ontem), tinha mais de 40 pessoas treinando. O espaço ficou pequeno. No início eu não me preocupava muito com isso, porque não precisávamos de tanto espaço. Com 15 pessoas para lutar e 15 para ficar no meio, aguardando, o treino acaba durando três horas. Só quatro podem treinar, para não haver risco de choque. Com um tatame maior, com octógono ou ringue, eu posso botar oito ou nove para lutar ao mesmo tempo. Isso vai diminuir o tempo de treino e desgastar menos os lutadores. Passando muito tempo na academia, com esse calor, há desidratação e isso atrapalha o rendimento durante o dia. Quem treina pela manhã não consegue treinar à tarde. Antigamente, com esse mesmo espaço, a gente não tinha nem manopla. Não existia manopla em Natal. A gente batia manopla no chinelo e batia saco. Esse era o treino. Ninguém tinha luva de MMA, ia todo mundo na mão mesmo. Hoje já temos lojas que vendem material em Natal e algumas empresas produzem o material. O início foi bem precário, bem arcaico. Mas sempre tivemos força de vontade - diz Jair Lourenço.
O treino vai chegando ao fim, e Chumbinho, como os demais lutadores, já mostra sinais de cansaço. Enquanto os últimos sparrings são feitos, duas alunas secam o suor do tatame, enquanto outros arrumam as áreas que não serão mais usadas. Alguns lutadores que já terminaram seus treinos continuam na academia, conversando uns com os outros. Enquanto falava com a reportagem, Chumbinho era filmado e fotografado pelos mais velhos, que brincavam que ele ficaria famoso.
Rodrigo Malinverni MMA (Foto: Marcelo Russio)Aos 15 anos, Chumbinho posa para foto. O menino é apontado como promessa (Foto: Rodrigo Malinverni)
- O apelido de Chumbinho pegou. Foi o mestre Jair Lourenço que me deu, e todo mundo começou a me chamar assim. Eles dizem que é por causa do meu tamanho e porque eu sou forte pra minha idade. Eu aprendi tudo que eu sei com o mestre. Se não fosse ele me ensinar, hoje eu estaria apanhando de todo mundo aqui (risos). Eu ainda apanho, porque eles são melhores, mas de vez em quando eu dou um calor no pessoal(risos). É uma alegria estar com os melhores, porque só se aprende quando se treina com alguém melhor que você. Aqui são todos irmãos para mim, mas o treino é duro, não tem moleza não... Me aceitaram como um irmão - brinca o menino, ensaiando um sorriso de orgulho.
É mérito de todos, até daquele que limpa o chão, que te dá água no intervalo do treino. É fruto dessa união que a gente tem aqui"
Ronny Markes, lutador
O sentimento de família é também uma espécie de âncora de Lourenço. Apesar de receber inúmeras propostas para deixar o país, ele garante que é feliz em Natal e na sua academia, e só cogitaria deixar tudo para trás se a proposta fosse alta a ponto de não ir sozinho.
- Sou muito feliz aqui, demais. Já tive várias propostas para ir para os EUA e Europa, mas mandei muitos no meu lugar porque não tive coragem de ir. Eu amo muito a minha cidade. Tenho minha família e meus filhos que eu quero que cresçam junto com a família. E eu sei que, se eu encerrar aqui, vou acabar com o sonho de muita gente. Há mais de dez anos eu recebo propostas, mas imagine se eu aceitasse uma que eu recebi há seis anos, que era um valor muito alto. Se eu tivesse ido, talvez hoje não tivvesse um Barão no UFC, um Ronny Markes ou um Formiga. Um dia eu posso até ir embora, mas só vou se tiver uma estrutura financeira realmente grande para eu levar pelo menos uns 15 ou 20 comigo. Tem muita gente aqui que tem um futuro brilhante pela frente, mas que precisa de incentivo e de ajuda. Sem a gente aqui para ajudar vai ser mais difícil. Eu amo todos aqui de coração. Daria minha vida por um monte deles.
Rodrigo Malinverni MMA (Foto: Marcelo Russio)A equipe Kimura Nova União posa para foto após o treino da última terça-feira (Foto: Rodrigo Malinverni)
Feliz como um pai ao fim do treino de seus filhos, Jair garante que um de seus maiores orgulhos é ver o sucesso dos seus pupilos. Especialmente daqueles que foram desacreditados.
- Meu grande orgulho foi ver muita gente que ninguém acreditava chegar aonde está chegando. Quando o Barão perdeu a primeira luta, não faltou gente para me dizer que ele não tinha futuro, que amarelou, que travou. Eu disse que era exatamente por isso que ele tinha futuro. Todos sabiam que ele era bom, e eu disse que bastava esperar ele ter 17, 18 anos para amadurecer e superar a derrota. Botei ele para lutar campeonato de jiu-jítsu para ganhar ritmo de luta, que era o que faltava a ele, e depois ele nunca mais perdeu. O Chumbinho teve muita dificuldade quando era menorzinho. Passou fome, não cresceu muito por isso, mas hoje ele está se desenvolvendo e é muito forte. Pega duro com os caras aqui, e o pessoal se espanta com a força dele. Tenho certeza que ele tem um futuro brilhante pela frente, se continuar sendo aplicado nos treinos. Ele olha tudo, pergunta muito, está sempre querendo aprender. Isso, pra mim, é uma satisfação.
Rodrigo Malinverni MMA academia (Foto: Marcelo Russio)Academia impecavelmente limpa após o treino. Ao
fundo, troféus dos alunos(Foto: Rodrigo Malinverni)
No fim do treino, por volta de 14h30m, os últimos alunos deixam a academia. O tatame está impecavelmente limpo, não há nenhum traço de esparadrapo no chão, tudo está impecavelmente organizado - trabalho dos alunos, que arrumam tudo no lugar antes de irem embora. Os valores transmitidos pelo professor são refletidos na academia. Saudado por cada um com um cumprimento marcial - a saudação do judô - Jair Lourenço encerra a entrevista pelo começo, contando a história da Kimura.
- Começamos a Kimura eu, Marcelo Jornal, que é um irmão nosso e que hoje expandiu a Kimura pra Maceió, onde ele mora, Boi e Kerson Bueno. Éramos faixas azuis de jiu-jítsu e abrimos porque não tínnhamos onde treinar. Éramos um grupo de amigos que queria treinar todos os dias. O que era para ser só para a gente começou a ter procura, outros amigos e mais pessoas nos procuraram pra treinar e a coisa foi crescendo. Começou com jiu-jítsu, mas eu já lutava MMA e outros foram começando a querer treinar MMA também. Em 1996 nós nos unimos à Nova União através do professor Guilherme Santos, que é um aluno antigo do Dedé Pederneiras de Fortaleza. Eu lutei um torneio aqui, fiz três lutas na noite e ganhei uma moto. Vendi a moto para ir ao Rio para conhecer algumas academias, mas não me identifiquei com nenhuma delas, tinha um pessoal meio poderoso lá. Nao curti o jeito do pessoal puxar os treinos e os atletas também. Quando eu voltei, muito triste, o Guilherme me perguntou se eu tinha gostado de lá e eu falei que não tinha visto nenhuma que fosse do jeito que eu queria. Aí ele me disse: "Você não foi ao lugar certo. Me disse para ir à academia do André Pederneiras, e que eu iria mudar a minha opinião. Eu acreditei de cara, porque o Guilherme é como se fosse um irmão meu. Três meses depois eu fui ao Rio com ele e conheci o Dedé, e foi paixão mesmo, até hoje. Amo muito aquele velho (risos). Estamos juntos até hoje, e pretendo ficar junto o resto da vida. Nós dois de bengala e juntos (risos).
O "UFC: Shogun x Henderson 2" será realizado neste domingo, em Natal, a partir das 17h (de Brasília). O canal Combate transmite o evento ao vivo, e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real.
UFC Fight Night no Combate: Shogun x Henderson 2
23 de março de 2014, em Natal
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Dan Henderson
Peso-médio: Cezar Mutante x CB Dollaway
Peso-leve: Léo Santos x Norman Parke
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Gian Villante
Peso-leve: Michel Trator x Mairbek Taisumov
Peso-pena: Rony Jason x Steven Siler
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Diego Brandão x Will Chope
Peso-médio: Ronny Markes x Thiago Marreta
Peso-mosca: Jussier Formiga x Scott Jorgensen
Peso-meio-médio: Thiago Bodão x Kenny Robertson
Peso-pena: Godofredo Pepey x Noad Lahat
Peso-meio-pesado: Francimar Bodão x Hans Stringer

Ex-BBB Amanda Gontijo será ring girl no Jungle Fight 67, em Foz do Iguaçu

Musa do Big Brother Brasil 14 é mais uma musa do reality show a atuar como 'moça da placa' no evento, depois de Maria, Fani e Cacau, entre outras

Por Rio de Janeiro
154 comentários
Seguindo a tradição de apostar em ex-participantes do Big Brother Brasil como ring girls, o Jungle Fight terá a mineira Amanda Gontijo como convidada na edição de número 67 do evento, no próximo dia 29 de março, em Foz do Iguaçu-PR. A modelo e estudante de Engenharia Civil vai carregar as placas indicativas de round ao lado de Geisa Vitorino e Syllvia Andrade, ring girls oficiais do show.
Amanda Gontijo ex-BBB ring girl Jungle Fight (Foto: Divulgação)A ex-BBB Amanda Gontijo posa com o uniforme de ring girl do Jungle Fight (Foto: Fred Pontes/Divulgação)
A ruiva de 1,75m e 23 anos, natural de Divinópolis, foi um dos destaques da 14ª edição do BBB. Entre as mulheres que deixaram a casa do Big Brother Brasil e se tornaram ring girls do Jungle Fight, estão a a vencedora da 11ª edição do reality show, Maria Melilo, a carioca Fani Pacheco e Cacau Colucci. A última a integrar o time de "moças das placas" foi Marien Carretero, no Jungle Fight 65.
MOSAICO - Ex-BBB Amanda Gontijo será ring girl no Jungle Fight 67, em Foz do Iguaçu (Foto: Fred Pontes / Divulgação)Uniformizada, ex-BBB Amanda brinca com boneco e provoca na academia XGym (Foto: Fred Pontes / Divulgação)
O Jungle Fight 67 destaca a disputa do cinturão dos pesos-galos da organização, entre Mário Israel e Jonas Bilharinho. Confira abaixo o card completo:
JUNGLE FIGHT 67
29 de Março de 2014, em Foz do Iguaçu-PR
CARD DO EVENTO
Mario Israel (Top Life Amazonas) x Jonas “Speed” Bilharinho (Team Nogueira)
Richard Godoy (Thai Brasil - Foz do Iguaçu) x Fabian Quintanar (Chakal MX Team-MEX)
Aldo Villalba (Fight Center Gym-PAR) x Brandon Gushiken (Chakal & Ludus Fight Team-EUA)
Alan Miguel (Fight Club BFC) x Rivaldo Junior (Top Life Amazonas)
Leandro Vasconcelos (SST - Foz do Iguaçu)  x Bruno Silva (XGym)
Willian Vogado (SST - Foz do Iguaçu) x Gabriel Silva (XGym)
Rafael Dias (FCSCB Team) x Apostolis de Andrade Halianis (CM System)
Cesar Arzamendia (Figh Center Gym-PAR) x Paulo Durão (KRTeam/ Nova União Portugal)

Com lesões no bíceps e canela, Hendricks vai passar por cirurgia

Operação será apenas no braço direito; previsão é de que campeão dos pesos-meio-médios do UFC volte a treinar em cerca de dois meses

Por Rio de Janeiro
33 comentários
A lesão sofrida por Johny Hendricks menos de duas semanas antes do UFC 171 era mais séria do que ele imaginava. O lutador revelou, em entrevista à emissora de rádio americana "KROQ", que sofreu um rompimento no bíceps direito e vai passar por cirurgia na região na segunda-feira. Além disso, o novo campeão sofreu uma fratura fina na canela esquerda ainda no primeiro round.
UFC  Johny Hendricks e Robbie Lawler (Foto: Agência Getty Images)Johny Hendricks agravou lesão no bíceps direito e sofreu fratura na canela durante sua luta contra Robbie Lawler no UFC 171 (Foto: Agência Getty Images)
A lesão no braço, que fez Hendricks considerar desistir do combate contra Robbie Lawler no sábado passado, requere cirurgia, e o peso-meio-médio vai operar na próxima segunda-feira. Ele deve iniciar fisioterapia na região quatro semanas depois, e tem previsão de volta aos treinos em mais quatro semanas, daqui a cerca de dois meses. A fratura na canela também vai exigir um tempo longo de recuperação, embora sem necessidade de cirurgia.
Apesar das lesões, Johny Hendricks venceu uma acirrada luta contra Robbie Lawler por decisão unânime no UFC 171, sábado passado, em Dallas, para conquistar o cinturão vago por Georges St-Pierre.

Rony Jason: 'Aprendi que tenho que esperar o inesperado do adversário'

Lutador desabafa sobre derrota para Stephens, diz que não se arrepende
de ter extravasado após a luta e explica que ainda é da Team Nogueira

Por Natal
16 comentários
O peso-pena Rony Jason vinha em uma ótima sequência no UFC até ser surpreendido por um chute alto de Jeremy Stephens em sua última luta, golpe que o levou a nocaute com menos de 1 minuto. O cearense conta que teve grande aprendizado com a derrota, principalmente em relação ao que esperar dos seus oponentes. Contra o americano, Rony diz ter se preocupado somente com as mãos dele, sem dar atenção às pernas:
RONY JASON (Foto: Ivan Raupp)Loiro de novo, Rony Jason faz trabalho na bicicleta na Pitbull Brothers (Foto: Ivan Raupp)
- Eu estava preparando um golpe. Treinei muito boxe, vi que os chutes dele não me preocupavam. Isso eu aprendi na luta: sempre esperar o inesperado do seu oponente. Quem assiste à luta do Steven Siler sabe que ele chuta mal. Ele chuta no máximo na altura do peito e raramente dá chute alto. Sempre me preocupei muito com as mãos dele no treino. Então, a minha mão baixa era de propósito, porque queria que ele me golpeasse, ou com golpe em linha ou com cruzado de direita, porque eu iria sair respondendo para pegar de encontro. Nunca imaginei que ele poderia me dar um chute. Tanto que baixei a cabeça o máximo possível, porque imaginei que viria um cruzado. No primeiro contato que a gente teve, o meu cruzado passou lambendo a cabeça dele. Até meu professor de boxe estava no córner, o Erivan (Conceição), e falou "Minha nossa!", porque se pega ele teria sido nocauteado. E no momento do nocaute o meu cruzado estava a dois dedos do queixo dele. Se ele não tivesse chutado naquele momento, possivelmente eu teria nocauteado. Mas de "se" ninguém vive. Por isso aprendi que tenho que esperar o inesperado do meu adversário - disse o campeão do primeiro The Ultimate Fighter Brasil, em entrevista ao Combate.com.
Não me arrependo, mas também não acho que foi certo o que eu fiz. Ali foi um momento onde tentei extravasar. A gente do UFC sempre vive com a corda no pescoço"
Rony Jason, sobre ter quebrado parede
Após a derrota, Rony deixou o octógono revoltado e muito triste consigo mesmo e descarregou as emoções com uma cotovelada numa parede de acrílico nos bastidores do UFC em Goiânia. O resultado foi a quebra da parece e alguns cortes no braço esquerdo do lutador, que lhe renderam vários pontos. Ele desabafou sobre o episódio:
- Não me arrependo, mas também não acho que foi certo o que eu fiz. Ali foi um momento onde tentei extravasar. A gente do UFC sempre vive com a corda no pescoço. Com mais duas vitórias eu poderia estar disputando cinturão. Perdi uma e estou em tempo de ser demitido. Então você imagina mil coisas na sua cabeça. Era muita responsabilidade. Tenho dois filhos para criar, tenho minhas dívidas, tenho que pagar meu aluguel e minhas contas, água, carro, luz. Fora que fiquei imaginando quantas pessoas eu tinha decepcionado, a minha equipe, os meus treinadores. Uma das poucas alegrias da minha cidade (Quixadá-CE) é quando eu ganho, os caras fazem carreata e tudo. Então, fiquei muito triste. Foi uma maneira minha de desabafo, de arrependimento comigo mesmo. Sonhei tanto com aquela luta, que seria uma grande luta, nem que eu perdesse no final. Queria que fosse um pau da porra, porque sei que o Jeremy é um cara duro e experimentrado. Eu queria me ver brigando com um cara brigador. Ainda sonho com uma luta dessas antes da minha aposentadoria daqui a dez anos.
RONY JASON (Foto: Ivan Raupp)Rony treina com Luis Predador, trazido da Team Nogueira do Rio (Foto: Ivan Raupp)
Ao contrário das últimas lutas, Rony Jason desta vez fez a preparação inteira para o duelo contra Steven Siler em Natal, na Pitbull Brothers, academia dos irmãos Patricio e Patrick Pitbull, em vez de ir para a Team Nogueira, no Rio de Janeiro. Mas ele garante que foi uma questão de aclimatação, já que vai lutar em casa, e que segue atleta da equipe de Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro. Também existem outras razões:
- Primeiramente porque meu anjo da guarda, Bruno Machado, está alçando voos mais altos, mérito totalmente dele, e está dando aulas em Abu Dhabi. Ele foi fazer o que sabe de melhor, que é preparar campeões. Segundo que Patricio veio para cá, Patricky e Gasparzinho já moram aqui, Leandro Higo também veio. Apesar da Team Nogueira ter grandes atletas, sou mais familiarizado com esses lutadores. Leandro é o melhor peso-galo do Brasil, Patricio é o melhor pena do mundo, e Patricky é um dos melhores dos leves. E Gasparzinho tem um dos melhores jogos de muay thai. Trouxemos agora o Luis Predador da Team Nogueira, o Tourão no kickboxing, e também no boxe o pai do Renan Barão, Netinho. O Neguinho, preparador que trouxe de Quixadá-CE, e o meu irmão, que pela primeira vez está me ajudando no camp. Após dez anos de dependência química, ele deu a volta por cima e hoje está comigo. Ganhei o TUF me espelhando nele, e hoje ele está fazendo o camp junto de mim.
RONY JASON (Foto: Ivan Raupp)O braço esquerdo de Rony com as cicatrizes do
ferimento de Goiânia (Foto: Ivan Raupp)
Sobre o americano Siler, que será seu adversário neste domingo, no Ginásio Nélio Dias, Rony Jason comemora o fato de enfrentar mais um lutador que tem certo nome na categoria. E recorda mais uma vez o último combate para fazer novo desabafo:
- O UFC só tem me dado pessoas duras, e fico feliz com isso. Quanto mais duros meus adversários, mais duro é o treinamento e mais duro eu vou ficar. Depois da minha última luta, pedi muitas desculpas nas minhas redes sociais. Depois os meus amigos conversaram comigo e realmente não preciso pedir desculpas. Fui fazer o meu trabalho, e infelizmente não deu certo. Masfico feliz pelas escolhas das minhas lutas. Muita gente falou que só peguei meia-boca no UFC e, quando peguei um cara duro, fui nocauteado. Um cara desse não pode nem ser chamado de repórter, porque não foi a um treino meu, não viu nada. Treinei três meses, perco em média 13kg para lutar, então o sofrimento é muito grande. Para o cara abrir a boca e falar mal de mim. Não tenho que pedir desculpas. Fico triste, nunca vou entrar ali para perder. Meu próximo adversário é Steven Siler. Vou entrar do mesmo jeito que entrei, com a mesma cabeça. Se for para ficar com a mão baixa, vou ficar, se for para trocar de base, vou trocar. Foi assim que cheguei ao UFC e é assim que pretendo ficar. Se eu sair do UFC do jeito que entrei, vou ficar feliz do mesmo jeito, porque não deixei de ser o Rony melhor.
Com Rony Jason x Steven Siler no card principal, o "UFC: Shogun x Henderson 2" será realizado neste domingo, em Natal, a partir das 17h (de Brasília). O canal Combate transmite o evento ao vivo, e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real.
UFC Fight Night no Combate: Shogun x Henderson 2
23 de março de 2014, em Natal
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Dan Henderson
Peso-médio: Cezar Mutante x CB Dollaway
Peso-leve: Léo Santos x Norman Parke
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Gian Villante
Peso-leve: Michel Trator x Mairbek Taisumov
Peso-pena: Rony Jason x Steven Siler
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Diego Brandão x Will Chope
Peso-médio: Ronny Markes x Thiago Marreta
Peso-mosca: Jussier Formiga x Scott Jorgensen
Peso-meio-médio: Thiago Bodão x Kenny Robertson
Peso-pena: Godofredo Pepey x Noad Lahat
Peso-meio-pesado: Francimar Bodão x Hans Stringer

Cartaz do UFC 173 tem Weidman e Lyoto Machida de 'caras pintadas'

Lutadores aparecem com bandeiras de EUA e Brasil pintadas nos corpos

Por Las Vegas
Pôster UFC 173 Chris Weidman Lyoto Machida (Foto: Reprodução/Twitter)Pôster do UFC 173 (Foto: Reprodução/Twitter)
O Ultimate divulgou na noite desta quarta-feira o pôster oficial do UFC 173, evento de 24 de maio em Las Vegas que destaca a disputa do cinturão dos pesos-médios entre o americano Chris Weidman, atual campeão, e o brasileiro Lyoto Machida. Os dois lutadores aparecem com os rostos pintados com as bandeiras de seus respectivos países, Estados Unidos e Brasil.
A ideia original, quando Vitor Belfort ainda era o desafiante de Weidman, era que os dois aparecessem envolvidos pelas bandeiras dos países, como foi revelado numa foto publicada por Belfort nas redes sociais. Com a mudança de oponente, o UFC mudou o conceito.
O torneio do dia 24 de maio tem outros dois confrontos entre brasileiros e americanos: o coevento principal, entre os pesos-pesados Junior Cigano e Stipe Miocic, e o confronto entre os pesos-leves Mike Chiesa e Francisco Massaranduba, previsto para o card preliminar. Confira o card atualizado do evento:
UFC 173
24 de maio de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Chris Weidman x Lyoto Machida
Peso-pesado: Júnior Cigano x Stipe Miocic
Peso-galo: TJ Dillashaw x Takeya Mizugaki
Peso-leve: Jamie Varner x James Krause
Peso-pena: Doo Ho Choi x Sam Sicilia
Peso-galo: Chris Holdsworth x Kyung Ho Kang
Peso-leve: Michael Chiesa x Francisco Massaranduba
Peso-leve: Tony Ferguson x Katsunori Kikuno
Peso-leve: Piotr Hallman x Yves Edwards
Peso-meio-médio: Danny Mitchell x Li Jiangliang

Estrela dos saltos radicais pula de árvore e mergulha no Rio Amazonas

Dez vezes campeão mundial, Orlando Duque encara desafio na Floresta Amazônica

Por São Paulo
Comente agora
 Orlando Duque salto de penhasco selva (Foto: Fabio Piva / Divulgação)Orlando Duque saltou de árvore de 35m de altura (Foto: Fabio Piva / Divulgação)
A floresta não é o ambiente comum de Orlando Duque. Aos 39 anos, o colombiano é a estrela do Cliff Diving, os saltos de penhascos. Dez vezes campeão mundial, ele encarou um desafio diferente neste mês. Duque passou dez dias na Floresta Amazônica para encontrar árvores gigantes de até 35m de altura e mergulhar no Rio Amazonas - normalmente os penhascos do Cliff Diving têm cerca de 25m.
Em vez da brisa marinha, o colombiano se deparou com mosquitos, animais exóticos, muito calor, lugares desconfortáveis para dormir e longas viagens de canoa. Duque acredita que os perrengues valeram a pena.
- Viajar pela Amazônia é um sonho se tornando realidade. É uma experiência que eu vou guardar no meu coração pra sempre. Eu sempre quis pular de plataformas naturais e nada poderia ser melhor do que saltar dessas árvores gigantes localizadas em uma das reservas naturais mais importantes do mundo - disse Duque. 
 Orlando Duque salto de penhasco selva (Foto: Fabio Piva / Divulgação)Orlando Duque tem dez títulos mundiais do salto de penhasco (Foto: Fabio Piva / Divulgação)
A ideia da estrela dos saltos em penhasco surgiu em uma expedição semelhante, em uma reserva indígena colombiana. Acompanhado do amigo Eber Pava, também saltador, Orlando Duque teve contato com índios e explorou partes virgens da Floresta Amazônica.
- Sair da cidade e ter um pouco de tempo para dividir com as tribos indígenas e suas tradições, feitiços e explorar lugares que nunca tinham sido descobertos foi uma experiência incrível. Além disso, navegar em rios destes três países e me desconectar da rotina foi bem reconfortante. Os pernilongos, o calor... deixei na Amazônia muito sangue, muito suor e levei comigo a chance de aproveitar a natureza, de conhecer os índios e a chance de ver como é bom viver só com o básico, e isso é inesquecível - disse Duque.
Depois da aventura na Floresta Amazônica, o colombiano se prepara para a abertura da temporada 2014 de Cliff Diving, no dia 10 de maio, em Havana, Cuba. A final da competição será realizada em Niterói, no dia 19 de outubro.
orlando duque salto no rio amazonas (Foto: Fabio Piva / Divulgação)Orlando Duque saltou no Rio Amazonas (Foto: Fabio Piva / Divulgação)

orlando duque salto no rio amazonas (Foto: Fabio Piva / Divulgação)Orlando Duque tem dez títulos mundiais (Foto: Fabio Piva / Divulgação)

orlando duque salto no rio amazonas (Foto: Fabio Piva / Divulgação)O colombiano Orlando Duque é um astro do salto em penhasco (Foto: Fabio Piva / Divulgação)

 
 

Grêmio cala caldeirão do Newell's nos acréscimos, empata e segue líder

Tricolor toma gol aos 33 minutos do segundo tempo, seu primeiro na Libertadores, mas reage e marca aos 46 com zagueiro Rhodolfo

Por Direto de Rosário, Argentina
  • o nome do jogo
    Rhodolfo
    O zagueiro teve uma atuação segura na defesa, tanto nas bolas aéreas quanto no combate, e foi decisivo ao marcar já nos acréscimos, de cabeça.
  • garçom
    Barcos
    O atacante continua sem marcar na Libertadores e perdeu uma chance de ouro, frente ao goleiro. Mas foi seu o cruzamento na medida para Rhodolfo.
  • incrível
    11 do 2º tempo
    O placar apontava 0 a 0, quando Ponce cabeceou, Grohe desviou a bola, e ela bateu no trav.essão e perto da linha. O atacante chegou a comemorar.
O Grêmio pode ter levado o seu primeiro gol na Libertadores, mas não saiu com derrota na noite desta quarta-feira, no Estádio Marcelo Bielsa. Mesmo vazado após três partidas invicto, em chute de Maxi Rodriguez aos 33 minutos do segundo tempo, o Tricolor foi capaz de reagir e fazer o 1 a 1 aos 46 minutos, em cabeceio certeiro de Rhodolfo. Que calou o caldeirão do Newell's Old Boys e retomou a liderança do Grupo 6, que começava a cair no colo dos "leprosos".

Assim, após quatro rodadas, o Grêmio vai a oito pontos, deixa o Newell's em terceiro com apenas cinco. Nacional-COL, o próximo rival, tem sete. O lanterna é o Nacional-URU, com um. O time de Enderson Moreira poderá até perder na Colômbia e deixar para decidir a vaga na Arena contra os uruguaios, na rodada final.
Mas, agora, as equipes dão um tempo na Libertadores. No sábado, o Newell's Old Boys visita o Argentinos Juniors pela nona rodada do campeonato local, em que está a três pontos dos líderes Colón e Estudiantes. Na próxima quarta, em seu retorno ao Grupo 6, visita o Nacional-URU. Já o intervalo tricolor é maior. Só volta ao torneio continental no dia 2 de abril, diante do Nacional-COL, em Medellín. Neste domingo, recebe o Juventude pelas quartas de final do Gauchão, em jogo único para definir o semifinalista do estadual.
Luan jogo Grêmio e Newell's Old Boys  (Foto: AP)Luan teve boa atuação em Rosário (Foto: AP)



Grêmio com Dudu e sem medo
Existem confrontos com cara, cor e forma de Libertadores. Pois Newell's e Grêmio se apresentaria como um desses duelos. Pela disposição das equipes, o tira-teima fora moldado como uma decisão de torneio. Afinal, o resultado encaminharia o destino de ambos na competição.
Ao estilo ousado já deflagrado por Enderson Moreira desde janeiro, a equipe gaúcha não se acanhou. Luan esteve próximo a Barcos, como no segundo tempo de pressão no 0 a 0 da Arena, na semana passada. Pela esquerda, Dudu, eleito substituto do lesionado Zé Roberto, era o responsável por puxar os contra-ataques na base das arrancadas. Só que o 'caldeirão fervia'. Como uma orquestra sincronizada, servia como combustível para a atuação argentina.
Dudu jogo Grêmio e Newell's Old Boys  (Foto: AFP)Dudu foi a novidade de Enderson (Foto: AFP)
Em uma arrancada na diagonal, Figueroa pôs os ingredientes iniciais na partida, com uma batida da entrada da área. Concentrado, Marcelo Grohe fez uma daquelas defesas dignas de propaganda para goleiros ao espalmar para fora. O Newell's tocava a bola, apresentava a escola da posse de bola, 'tiki-taka' introduzido ainda pelo técnico Gerardo Martino, antecessor de Alfredo Berti, hoje no Barcelona.
O susto tricolor foi acalmado com Luan, com um chute rasteiro perigoso da intermediária, aos 19. Depois, foi a vez de Pará mostrar que o Grêmio estava na partida. Cobrou boa falta, mas viu Guzmán executar defesa segura. Dudu já havia desperdiçado oportunidade, quando Figueroa bateu de primeira, de dentro da área, fazendo tremer os cerca de 200 gremistas na arquibancadas que representavam a nação tricolor. Outra vez, Grohe mostrou-se soberano, cada mais maduro, ao evitar o que seria a vantagem dos donos da casa. Um símbolo do próprio Grêmio, que, embora alguns sustos, mostrou-se segura no primeiro tempo.

Duro golpe aos 33 minutos
E, quando nem Grohe salva, surge a trave para reparar erro de Wendell, que, aos dois minutos da etapa final, errou domínio de bola e entregou-a a Bernardi. O chute explodiu no poste. O verdadeiro milagre do camisa 1, no entanto, viria aos 11. Após cobrança de falta da direita, o centroavante Ponce, de apenas 16 anos, teve a certeza que aceitaria as redes. Só que o arqueiro gremista desviou com a ponta dos dedos.

Do outro lado, Guzmán também mostrava o motivo pelo qual havia sido eleito na Arena como o melhor da partida, na última semana. Espalmou perigosos arremates de Ramiro e Riveros, em sequência. Só que o Newell’s não desanimava, cozinhava a defesa gremista. Trezeguet e Orzán haviam substituído Ponce e Banega, respectivamente, para melhorar o ímpeto ofensivo.
Marcelo Grohe jogo Grêmio e Newell's Old Boys  (Foto: AFP)Marcelo Grohe, impecável (Foto: AFP)



Rhodolfo, o herói

Deu certo. Após confusão dentro da grande área, em que defesa tricolor não conseguiu afastar, a bola sobrou limpa para Maxi, o melhor da equipe argentina, bater da zona da penalidade. Desta vez, não havia Grohe para salvar. Gol do camisa 11, que se lançou no gramado como se fosse um título. Não foi para tanto. Mas a liderança, num grupo tão apertado e chamado de "mortal", é quase isso. Vale muito. Restou ao Grêmio correr atrás.
Enderson passou para alteração emergencial. Sacou Edinho para o ingresso de Alan Ruiz. Depois, Everaldo substituíra Pará. A torcida da Lepra – apelido – pulava, subia nas grades, vibrava. Até que Barcos, num último suspiro, fez cruzamento certeiro para Rhodolfo completar para as redes e deixar tudo igual. Com isso, o Tricolor depende apenas de si para se garantir na próxima fase.