quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Desfalques preocupam Cristóvão para início da temporada

Treinador lamenta ausências de jogadores machucados que não realizam treinos com a equipe do Vasco em Atibaia

Por Gustavo Rotstein Atibaia, SP
Eder Luis treino em Atibaia (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Eder Luis só tem feito trabalho na academia
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
O time que Cristóvão Borges colocará em campo no jogo treino desta quinta-feira, contra o Comercial-SP, deverá ser aquele que fará a estreia no Campeonato Carioca. Mas certamente não é aquele com o qual o treinador planejava iniciar as competições de 2012. Desde que começou a pré-temporada, o Vasco vem sofrendo com ausências por lesões, o que preocupa o comandante.
Romulo e Eder Luis começaram o ano machucados. O volante tem um edema ósseo no pé direito desde o ano passado e ficará cerca de três semanas fora dos gramados. Eder Luis sofreu uma cirurgia no pé esquerdo em novembro e tem chance até de perder a estreia do Vasco na Libertadores, dia 8 de fevereiro, contra o Nacional do Uruguai. No primeiro dia de treinos em Atibaia (SP), Jumar sofreu uma torção no tornozelo esquerdo e desde então não treina com bola. Eduardo Costa tem sido poupado das atividades mais pesadas por causa de dores nas duas panturrilhas.
- Isso é algo que me preocupa bastante, porque atrapalha nossa preparação. Meu desejo era contar com todos e, assim, poder escolher quem estivesse em melhor condição. Não sei com quem poderei contar até o início da temporada, mas felizmente o Vasco tem uma boa base que vem do ano passado - frisou Cristóvão Borges.

Já na cidade do interior paulista o Vasco ganhou Juninho Pernambucano, que se apresentou na última terça-feira e desde então treina com bola. O recém-contratado Matías Abelairas não joga há mais de seis meses e, por isso, precisa recuperar o condicionamento. Já o meio-cam

Daniele Hypolito brilha, e meninas garantem Brasil em Londres-2012

Com exibição segura, equipe deixa decepcionante ano de 2011 para trás e disputará evento pela terceira vez consecutiva. Veterana se destaca na trave

Por Cahê Mota Especial para o GLOBOESPORTE.COM, em Londres
Logo após suas duas quedas na trave, Jade Barbosa chorou e rezou: “Por favor, Senhor, por favor”. Naquele momento, a falha deixava o Brasil fora do grupo que garantia a vaga por equipes na ginástica artística nos Jogos de Londres. Mas o país ainda tinha Daniele Hypolito. À veterana, coube toda a pressão de deixar para trás um 2011 decepcionante, com campanhas ruins no Mundial e no Pan de Guadalajara. E na North Greenwich Arena, na própria capital inglesa, a ginasta, terceira colocada no classificação geral, não decepcionou. Com exibição perfeita, deixou o país com 217.985 pontos, em quarto lugar e com a vaga nas Olimpíadas de Londres.
Jade Barbosa Ginástica (Foto: AP)Equipe brasileira comemora ida às Olimpíadas (Foto: AP)
Além do Brasil, Itália, Canadá e França garantiram o retorno a Londres daqui a seis meses. Bélgica, Holanda, Coreia do Sul e Espanha vão ter que esperar até Rio-2016. A equipe brasileira ficou em primeiro na trave, segundo no solo, quinto nas barras e sexto na trave. No dia anterior, a equipe masculina, sem Diego Hypolito, viu a vaga escapar.
Daiane dos Santos conseguiu um lugar na final no solo, em sétimo lugar. Daniele, em nono, também vai para a disputa, já que, com três ginastas entre as primeiras colocadas, a Itália teve de ceder uma vaga. Jade Barbosa se classificou para a final do salto.
Ethiene Cristina Gonser Franco Ginástica (Foto: AP)Ethiene reza durante a disputa (Foto: AP)
Confiança desde o primeiro aparelho
O Brasil entrou no ginásio para competir sabendo exatamente o que seria preciso para se garantir nos Jogos. Membro do último dos quatro grupos de apresentação, a equipe começou a competição com uma boa notícia: a Espanha, uma das principais concorrentes, não foi bem em sua exibição e a esta altura já estava eliminada, na quinta posição – superada pela zebra Bélgica. Itália, Canadá e França, como esperado, já tinham feito sua parte.
Logo no primeiro aparelho, as brasileiras deram mostras de que a noite seria boa. Com exibições seguras, terminou o solo já na terceira colocação. Campeã mundial em 2003, Daiane dos Santos foi muito aplaudida durante sua apresentação, onde apresentou os conhecidos duplo twist carpado e esticado. A maior nota, porém, foi de Jade Barbosa, com 14.691.
No aparelho seguinte, o salto, o Brasil manteve o bom rendimento e a terceira colocação. Especialista, Jade refugou na primeira tentativa, mas não deu chances para o azar nas duas seguintes e conquistou 14.766. Mais tranquilas após a boa participação nos dois aparelhos mais fortes, restou às outras brasileiras manter o ritmo nas barras assimétricas, deixando o Brasil em quarto lugar no início do último aparelho.
Na trave, Jade caiu duas vezes, e a vaga ficou ameaçada. Em seguida, com a colega chorando ao lado, Daniele Hypolito foi para sua tentativa. Com uma exibição perfeita, garantiu a pontuação necessária e garantiu o Brasil em Londres.
Em Pequim, o Brasil chegou a final e alcançou o melhor resultado de sua história com o oitavo lugar. Em Londres, a competição da ginástica acontece entre os dias 30 de julho e 7 de agosto.
Daniele Hypolito abraça Georgette Vidor para comemorar (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Daniele Hypolito abraça Georgette Vidor na comemoração (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)

Flamengo envia contrato para Traffic, e Assis avisa: ‘O limite é agora’

Irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho cobra agilidade na solução dos atrasados do atacante e diz que propostas pelo craque estão 'fervendo'

Por Richard Souza e Thiago Lavinas Rio de Janeiro
Ronaldinho no treino do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo)R10 treina em Londrina com salários atrasados e
sem saber se joga no dia 25 (Foto: Cezar Loureiro)
O irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, Roberto Assis, deu o aviso: se o pagamento dos cinco meses de salários atrasados do atacante não ocorrer até a estreia do Flamengo na Libertadores - no dia 25 de janeiro - o camisa 10 não entrará em campo para enfrentar o Real Potosí, na Bolívia. Por conta do imbróglio entre Fla e Traffic, que suspendeu o depósito da parte que lhe cabe, o jogador tem R$ 3,75 milhões a receber. Para que o dinheiro caia na conta do craque, o contrato que oficializa a parceria tem de ser assinado.
Diante da pressão de Assis, o departamento jurídico do Flamengo diz que acelerou a apreciação da minuta que recebeu, fez suas considerações, e a devolveu aos advogados da empresa de marketing esportivo no fim da tarde desta quarta-feira. O vice-presidente jurídico do clube, Rafael de Piro, responsável pela análise, não dá detalhes sobre as observações, mas assegura que a solução está muito próxima.
- Passamos para eles as nossas considerações. São questões pontuais que não influenciam o contrato na essência, mas são questões que julgamos importantes para o Flamengo. Se a Traffic acolher nossas considerações, amanhã (quinta) isso estará resolvido. Agora, aguardamos a resposta para sentar e assinar. Não encaro o posicionamento do Assis como pressão, mas como um questionamento justo. Nossa pressa é porque de fato esse assunto vem levando muito tempo e temos pressa em resolver.
Está fervendo. Tudo de fora. Tem proposta firme da Itália, da Espanha e de um mercado menor. E uma daqui para jogar a Libertadores, que não estamos considerando porque acho que não ficaria bem para o Ronaldo"
Assis
O empresário cobra agilidade. Com o Rubro-Negro em crise e sem dinheiro, ele teme que as cobranças e críticas fiquem todas sobre o irmão.   
- O limite é agora. Se não resolver agora, o que fazemos? Esperamos mais um ano? Não teve contratações, estão perdendo jogadores, não resolveram o Thiago Neves e o Love. E vai sobrar tudo nas costas dele (Ronaldinho). É importante saber que tem um prazo para resolver antes do início da Libertadores.

Assis quer deixar claro que espera que o torcedor entenda a situação e que não culpe R10 caso a novela termine sem um final feliz.
- Não é o Assis que quer dinheiro. Só quero que o contrato seja assinado. Que o que foi combinado seja cumprido. Ele está lá treinando, se empenhando, se apresentou com 9% de percentual de gordura. Agora o Flamengo precisa fazer a parte dele.
O empresário admite que Ronaldinho tem propostas, inclusive de um clube brasileiro.
- Não está quente. Está fervendo. Tudo de fora. Tem proposta firme da Itália, da Espanha e de um mercado menor. E uma daqui para jogar a Libertadores, que não estamos considerando porque acho que não ficaria bem para o Ronaldo.

Café, ansiedade, tristeza e alívio: o último dia de Marcos como Santo

Globoesporte.com acompanha cada passo do ídolo palmeirense antes, durante e depois de sua primeira entrevista como goleiro aposentado

Por Sergio Gandolphi São Paulo
Quarta-feira, 7h40 da manhã, o despertador avisa: hora de levantar, Marcos!
Após poucas horas de sono, chegou o dia que o camisa 12 do Palmeiras tanto evitava: o de se aposentar oficialmente. O Globoesporte.com passou boa parte da quarta-feira ao lado do, agora, ex-goleiro. Acompanhou passo a passo o dia do jogador que ficou marcado por defesas milagrosas e ganhou o apelido de "santo" por isso.

O "dia" da despedida de Marcos começou na noite anterior, na sala de sua casa. Por volta das 22h, ele recebeu o amigo Juan Brito, ex-funcionário do marketing do Palmeiras, que hoje gerencia seus contratos pessoais. O encontro era para falar dos seus patrocínios pontuais, fechados apenas para o evento que seria realizado nesta quarta, e para conhecer a ordem do cerimonial.
Mas Marcos (ainda) não estava preparado para aquilo. Após alguns minutos de conversa, o goleiro, bom de papo, começou a relembrar histórias dos seus 18 anos de Palmeiras. E chorou... As lágrimas foram tão intensas que a conversa foi interrompida até que o "eterno" camisa 12 do Palmeiras tivesse condições de pronunciar palavras outra vez.
Eu chorei muitas vezes na minha carreira"
Marcos
- Eu chorei muitas vezes na minha carreira. Depois daquele jogo contra o Coritiba (derrota por 6 a 0, no Couto Pereira) eu chorei muito e pensei em parar antes (do término do contrato). Deixei para chorar e curtir essa fossa nessa semana que esperei entre o anúncio da minha aposentadoria e a entrevista. Não seria legal chorar na coletiva, porque não tenho motivos - explicou Marcos.
Marcos dormiu pouco na noite que antecedeu sua última entrevista como jogador do Palmeiras. Acordou cedo, tomou banho e saiu de casa, deixando a esposa Sônia, com quem é casado há 13 anos, e a filha Ana Júlia, de oito anos, ainda na cama.
Mesmo acostumado com grandes partidas e com a pressão, Marcos desceu ao térreo do seu prédio nervoso. No dia anterior, ele havia sido levado para o ginásio na Academia de Futebol do Palmeiras, para ver a estrutura que estava sendo montada.
- Tenho de confessar: estou nervoso, viu! Fui ontem (terça) ver a estrutura e parece coletiva de grandes shows. Estou ensaiando esse discurso, mas não sei o que vai acontecer na hora.
PITSTOP
Para minimizar a ansiedade, uma parada em uma padaria próxima à casa do goleiro para o café da manhã. Ao longo da carreira, a primeira refeição do dia sempre foi feita na Academia de Futebol, pouco antes dos treinos. Um dos hábitos que carrega é tomar bastante café ao longo do dia.
Esta preferência chegou até a causar polêmica em 2000, quando o camisa 12 foi flagrado bebendo café durante a partida contra o The Strongest (BOL), pela fase de grupos da Libertadores, no Palestra Itália - vitória por 4 a 0. No jogo na Bolívia, o time da casa, irritado, comemorou um dos gols como se estivesse bebendo café.
- Só pegou mal aquela vez, porque foi interpretado como falta de respeito. Mas eu sempre bebia café nos jogos, ainda mais nas partidas à noite, até porque a iluminação do Palestra Itália não era boa. Depois daquele dia, nunca mais bebi café em campo, só no intervalo. Mas que é um vício que eu tenho, isso é.
Agora aposentado, o café da manhã de Marcos foi reforçado nesta quarta. Pão de queijo, croissant, café com leite, suco de laranja... Depois de muitos anos, o goleiro confessa que deixou - momentaneamente - de lado a preocupação com o peso.
Ele sempre lutou contra a balança, especialmente depois que as dores no joelho tornaram-se mais constantes. Sempre após os treinos no campo, o goleiro precisava estender o trabalho na esteira, ou na bicicleta.
- Fica complicado manter a forma se você não pode correr na esteira, por exemplo. Bicicleta não é a mesma coisa... Se eu corresse, no dia seguinte eu não aguentava andar de dor. Agora é diferente, não preciso mais estar na forma de antes. Quando eu saí de férias, estava pesando 100kg. Agora, devo estar com muito mais - contou ele, que passou parte das férias em Oriente, cidade no interior de São Paulo onde nasceu e onde vive sua mãe até hoje.
ÚLTIMA VEZ
Por volta das 10h15 Marcos chegou à Academia de Futebol do Palmeiras. A previsão de início da sua entrevista era 11h30, mas ele chegou cedo para atender alguns patrocinadores pessoais antes de entrar em cena.
O camisa 12 deu autógrafos, tirou fotos, assistiu a um vídeo com dezenas de defesas espetaculares ao longo da sua carreira, e não escondeu o nervosismo. Precisou sentar-se em alguns momentos, por causa de uma queda de pressão. Ele estava prestes a ter o seu primeiro contato com a imprensa desde que o fim da carreira foi anunciado pelo gerente de futebol do clube, César Sampaio, na semana passada.
A ansiedade aumentou por conta do atraso do presidente Arnaldo Tirone, que só chegou ao CT por volta das 11h30, e do vice de futebol Roberto Frizzo, o último a aparecer, 11h50.
Ao longo da semana, Marcos ficou fechado em sua casa. Não queria falar com nenhum veículo de comunicação com exclusividade, para não causar injustiça. Preferiu o silêncio até o meio-dia desta quarta-feira, quando pronunciou-se oficialmente sobre o fim de uma carreira que teve 530 jogos pelo Palmeiras e 12 conquistas.
Ao som do hino do Palmeiras, em uma gravação feita por ele, pelo camisa 10 Valdivia e pelo ex-jogador Edmundo, Marcos subiu ao palco cercado por fotógrafos e diante de um auditório lotado de jornalistas, convidados e conselheiros.
BOM DE PAPO
Marcos durante despedida no Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Marcos se emociona ao falar do pai
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Marcos não economizou nas palavras em sua última entrevista. Conversou com a imprensa durante uma hora na coletiva e falou separadamente com diversos veículos de comunicação. Passou mais de três horas relatando a semana que passou, desde a reapresentação do Palmeiras até os planos para sua vida de aposentado.
Sorriu, contou histórias, ficou mudo e só deixou o choro escapar quando foi questionado sobre o pai, que faleceu no fim de 2008, pouco antes da vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o Santos, na Vila Belmiro, quando Bruno o substituiu à altura.
- Foi muito duro aquele momento - disse.
Na arquibancada do ginásio, alguns ex-jogadores do clube ficaram sentados assistindo ao papo com o Santo. Os ex-volantes Galeano e César Sampaio e o ex-atacante Euller, todos presentes na vitoriosa campanha da Libertadores-99, além do goleiro Sérgio, foram até lá prestigiar o amigo.
- Não é fácil parar, a mudança é muito grande. É preciso ter planejamento, para que o baque seja menor - contou Euller, que abandonou os gramados no início de 2011, no América-MG.
AMÉM
Por volta de 15h45 e só com o café da manhã na barriga, Marcos terminou a maratona de entrevistas individuais. Foi cercado por funcionários do Palmeiras, que o cumprimentaram, antes de seguir o caminho de volta para casa. A partir daquele momento, o local que antes era o seu dia a dia, passará a ser apenas um espaço para visitas.
- Agora está feito, mas ainda bem que deu tudo certo, consegui conter o choro na maioria dos momentos. Só quando falaram do meu pai que não teve como. Agora vou acompanhar tudo no noticiário, para saber se fui bem. Sou um aposentado, posso ficar bastante tempo em frente da televisão - brincou.
Sonia, a esposa, e Ana Julia, a filha, terão Marcos em casa a partir de agora (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Sonia, a esposa, e Ana Julia, a filha, terão Marcos em casa agora (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Quando chegou ao prédio, no bairro de Perdizes, às 16h15, a esposa já estava o esperando na porta. Aos 38 anos, o São Marcos troca a santidade para os palmeirenses para tornar-se o marido da Sônia e o pai da Ana Júlia e do Lucca.
- Vou aproveitar a família agora. Vamos ver até quando eles vão me aguentar dentro de casa - completou.

Com 100%, Peixe avança na Copinha e encara o Guarani na próxima fase

Santos elimina Inter de Limeira com vitória por 3 a 0 e espera decisão do local onde será o jogo com o time de Campinas, pela Copa São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM Limeira, SP
O Santos está classificado para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A vaga foi conquistada após uma tranquila vitória por 3 a 0 sobre o Inter de Limeira, na noite desta quarta-feira, no interior paulista. Os gols do Peixe foram marcados por Leandrinho, Bruno Lamas e Zé Carlos.
Na primeira fase, o Santos, com nove pontos, teve 100% de aproveitamento. E com a liderança do Grupo Q, o Peixe encara agora o Guarani, melhor segundo colocado. O Inter de Limeira, mesmo com duas vitórias e seis pontos, está eliminado por conta do baixo saldo de gols.

O Santos dominou completamente o primeiro tempo do duelo. Mas parou na boa atuação do goleiro Felipe Freire, do Inter de Limeira. Não fosse ele, a etapa inicial teria terminado com goleada. Mesmo assim, o Peixe abriu o marcador aos 29 minutos, com Leandrinho, após passe de Neilton.
Confira a página especial da Copa São Paulo
Embora o Inter de Limeira tenha voltado para o segundo tempo com uma postura melhor, o Santos logo ampliou o marcador e acabou com qualquer sonho de reação do time do interior. Aos seis minutos, Bruno Lamas marcou de cabeça. O Peixe ainda aumentou a vantagem aos 45, com Zé Carlos.
Na outra partida do Grupo Q, também na cidade de Limeira, o Vitória-PE fez 4 a 1 no Assu-RN. Os gols do time pernambucano foram marcados por Érico. Sim, todos foram dele. A equipe potiguar diminuiu com Mythiael. As duas equipes também estão eliminadas da competição de futebol júnior.
 

Botafogo vai pagar à vista, e lateral-esquerdo Rojas já celebra acerto

Chileno deve assinar contrato de três anos com o clube carioca

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
jose rojas universidad de chile engenhão (Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)José Rojas foi capitão do Universidad de Chile em
2011 (Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)
Depois de semanas de conversas e contrapropostas, o Botafogo ofereceu o pagamento à vista por Rojas, mas com uma redução do valor da multa rescisória de cerca de R$ 2,2 milhões, aceito pela diretoria da Universidad de Chile, que se reuniu nesta quarta-feira. O lateral-esquerdo já foi informado do desfecho e falou como jogador do Alvinegro à rádio Cooperativa, de seu país.
- Estou feliz pelo que pode acontecer, mas com sentimentos diferentes por todos os momentos que passei na La U. Estou feliz por esse novo desafio. Vou com a intenção de crescer e espero estar muito tempo no Brasil - afirmou.
O Alvinegro ofereceu um parcelamento em quatro vezes e ouviu uma negativa da primeira vez. Mas a diretoria do atual campeão da Copa Sul-Americana reconsiderou após a contraproposta, e o anúncio oficial pode sair já nesta quinta. Os salários estão acertados e giram na casa dos R$ 80 mil. Rojas é capitão da La U, tem 28 anos e pode jogar como zagueiro também, o que contornaria outra necessidade.
A partir deste aval dos chilenos, é questão de tempo até o Glorioso combinar o depósito, iniciar a troca de documentos e receber o jogador para exames médicos no Brasil. O Campeonato Carioca começa no dia 22 para o Botafogo, e a inscrição de Rojas teria de ser feita logo para garanti-lo na Taça Guanabara. Como estava em ação até o Natal com a equipe que o revelou, o provável reforço chegaria em boas condições físicas.
Rojas chega ao Botafogo para preencher o lugar deixado por Cortês, vendido ao São Paulo. O chileno foi contratado para ser titular na equipe. Marcio Azevedo ficará como opção no banco.

Olé-SP derrota o Flu e os dois se classificam no Grupo C da Copinha

Time paulista vence por 3 a 2 e termina como líder da chave. Tricolor vai para a segunda fase como um dos oito segundos melhores colocados

Por GLOBOESPORTE.COM Ribeirão Preto, SP
Bom para os dois times, mas não faltou luta. O Olé Brasil-SP derrotou o Fluminense, por 3 a 2, nesta quarta-feira, no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto (SP), resultado que classificou as duas equipes para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior (assista aos gols do jogo no vídeo ao lado). Com a vitória, o time paulista chegou a sete pontos, terminou a primeira fase como o líder do Grupo C e agora enfrentará o Uberlândia-MG na luta por uma vaga na terceira fase. O Tricolor das Laranjeiras ficou em segundo, com seis pontos, e ainda não sabe qual será o seu próximo adversário.
O campo encharcado prejudicou muito as ações das duas equipes, mesmo assim houve boas chances de gol para ambos os lados. Aos 5 minutos, o Flu teve ótima chance com Marcos Junio, mas quem acabou abrindo o marcador foi o Olé, dois minutos depois, em cabeçada de Kaique, que subiu mais que Fabinho e colocou a bola no canto esquerdo de Silézio.
O Tricolor não se intimidou e nem se acomodou, já que o resultado negativo ainda o classificava. Aos 15, quase Leo Lelis empatou de cabeça. Mas o gol do time carioca só veio aos 21, após várias tentativas. Depois de Higor tentar marcar por cobertura, Assis cortar de cabeça e a bola tocar no travessão, Michael chutou de pé esquerdo para marcar: 1 a 1. A luta contra o campo e pelo segundo gol continuou e a melhor chance foi para o time paulista, aos 26, quando Silézio fez duas defesas seguidas.
Na etapa final, o Olé chegou logo ao segundo gol, por intermédio do lateral-esquerdo Mancini, filho do técnico do Cruzeiro, Vagner Mancini. Após cobrança de escanteio do bom meia Jean Carlo, ele cabeceou para marcar. O Fluminense não se entregou e tentou o empate, mas esbarrava nas péssimas condições do gramado e na defesa do time paulista.
fluminense x  olé copa são paulo (Foto: Agência Estado)Marcos Junio passa por Baratella e leva o Flu ao ataque, em lance do primeiro tempo (Foto: Agência Estado)
O time carioca apertava, mas o paulista era muito perigoso nos contra-ataques. Porém, o terceiro gol do Olé veio em cobrança de falta, feito pelo zagueiro Willian, contando com grande colaboração do goleiro Silézio.
O resultado ainda dava a classificação para o Fluminense, mas a equipe carioca não desistiu de buscar o gol e Rafael Assis, pouco depois de entrar em campo no lugar de Marcos Junio, fez um belo gol, ao se livrar de um zagueiro e bater por cima de Leo para fazer o segundo. Nos últimos momentos ficou a tensão para o lado do Olé, que não podia levar o terceiro, mas sua defesa resistiu bem e a classificação veio com a vitória de 3 a 2.

Larissa Riquelme desfila com a camisa do América-PE

Musa paraguaia está em Pernambuco para participar de evento do tradicional clube do estado

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
A musa das Américas é do América-PE. Pelo menos na noite desta quarta-feira, a modelo paraguaia Larissa Riquelme deixou o vermelho e branco da seleção do seu país de lado e usou o verde e branco do Mequinha. Larissa desfilou com a nova camisa do América-PE e se mostrou à vontade com o manto alviverde.

Confira a galeria de fotos de Larissa Riquelme em Pernambuco
Larissa Riquelme - América-PE (Foto: Aldo Carneiro)A paraguaia Larissa Riquelme veste a camisa 10 do América-PE (Foto: Aldo Carneiro)
Quando a musa pisou na passarela, os homens presentes ao local do evento enlouqueceram. Desacostumada ao forte calor nordestino, Larissa Riquelme pegou uma blusa do América-PE e enxugou o suor do rosto. Em seguida, jogou a camisa para os espectadores do desfile. No palco, disse que estava feliz por voltar ao Brasil e agradeceu o carinho dos brasileiros.
Larissa Riquelme - América-PE (Foto: Aldo Carneiro)Larissa Riquelme com direito a samba na terra do frevo (Foto: Aldo Carneiro)
Antes de chegar ao teatro reservado para o desfile, Larissa Riquelme postou uma foto no Twitter dando um aperitivo para os torcedores. A modelo despontou para o mundo durante a Copa de 2010, na África do Sul.
Larissa Riquelme camisa América de Pernambuco (Foto: Reprodução)Larissa Riquelme no hotel, antes do desfile (Foto: Reprodução)
Também pelo Twitter, Larrisa Riquelme comentou a visita ao Brasil: "Adoro o Brasil e o português", disse, referindo-se ao idioma. Ela também disse que o Recife era um lugar "hermoso" (belo).
Larissa Riquelme - América-PE (Foto: Lula Moraes/GloboEsporte.com)Larissa Riquelme: caras e bocas com o uniforme do América-PE (Foto: Lula Moraes/GloboEsporte.com)

Funcionário mais antigo do Maracanã morre aos 84 anos

Isaías Ambrósio será velado na 1ª Igreja Batista de Vila Kennedy. Enterro acontecerá nesta quinta, no cemitério Jardim da Saudade, em Paciência

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Isaías Ambrósio, Sr. Maracanã (Foto: Divulgação)Isaías Ambrósio era o funcionário mais velho do
Maracanã (Foto: Divulgação)
Morreu na tarde dessa quarta-feira, aos 84 anos, Isaías Ambrósio, que era o funcionário mais antigo do Maracanã, com número de matrícula 0009. Antes de se tornar o guia da visitação ao estádio, trabalhou como pedreiro, telefonista e segurança. A relação dele era tão intensa com o local que até seu segundo casamento foi celebrado nas dependências do Maracanã.

Isaías Ambrósio nasceu em Bauru, morou no Rio de Janeiro e trabalhou no Maracanã até 2004. Atualmente vivia em Niterói. Em 2000, na ocasião do cinquentenário do estádio, recebeu o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e a Medalha Pedro Hernesto.

O corpo de Isaías será velado na 1ª Igreja Batista de Vila Kennedy. O enterro será nesta quinta-feira, no cemitério Jardim da Saudade, em Paciência, ainda sem horário definido.

Taubaté marca nos acréscimos,
se classifica e elimina o Vasco

Paulistas conseguem liderança do Grupo O aos 46 minutos da segunda etapa. Cariocas não conseguem entrar entre os melhores segundos colocados

Por GLOBOESPORTE.COM Taubaté, SP
Ao Vasco bastava apenas um empate para garantir a liderança do Grupo O e conseguir a classificação para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. E esse era o cenário até os 46 minutos do segundo tempo. Vasco e Taubaté empatavam por 1 a 1, quando Ramon arriscou um cruzamento para a área. A bola desviou na zaga vascaína e encobriu o goleiro Jordy, sacramentando o placar por 2 a 1. Antes disso, Dieysson abriu o placar, e Raí empatou para os paulistas.
O Taubaté fica com a liderança da chave e enfrentará, na abertura do mata-mata, o vencedor do Grupo P. Já o Vasco vê a sua caminhada chegar ao fim já que não conseguiu ficar entre os oito melhores segundos colocados.
O Vasco foi melhor na partida e teve novamente Jhon Cley como o melhor em campo. O apoiador criou as principais jogadas ofensivas e iniciou o lance que originou o gol. Ele tem se destacado tanto, que o técnico Cristóvão Borges chegou a ligar para Galdino, treinador dos juniores, e elogiou a promessa.
Já o Taubaté, que em momento algum da partida desistiu, não teve um destaque individual. O grupo tentou o tempo inteiro o gol da vitória e foi premiado pela dedicação e pela insistência. O Vasco chegou a ter três chances claras de matar o jogo, mas perdeu todas e foi punido com a derrota.
Vasco marca em lance isolado
O primeiro tempo lembrou os dois jogos iniciais do Vasco na Copinha. O time começou acuado, errando muitos passes e demonstrando certo nervosismo. Alheio a isso, o Taubaté tentava chegar ao ataque na base do toque de bola. Mas foi o Vasco que assustou primeiro. Em lance isolado, Cícero, de cabeça, colocou uma bola no travessão do goleiro Yuri.
Os donos da casa continuaram pressionando e tentando manter o controle do jogo. Mas, novamente em lance isolado, o Vasco abriu o placar. Jhon Cley, principal jogador do Vasco na Copinha, arrancou pela esquerda, passou por um marcador e deu passe na medida para Dieysson soltar uma bomba e fazer explodir a torcida vascaína.
A partir daí, o jogo ficou truncado até o Taubaté novamente tentar se impor. Foram duas boas chances seguidas, ambas com Gilson. O jogador desceu pela direita e arriscou dois chutes. No primeiro, o desvio não foi o suficiente para surpreender Jordy, que realizou boa defesa. No segundo, a trajetória mudou, e a bola explodiu na trave. Antes do fim, Jhon Cley novamente apareceu. Em outra boa jogada, cruzou para Cícero obrigar Yuri a realizar difícil defesa.
Gol espírita sacramenta a vitória
O segundo tempo começou ainda mais truncado. O Vasco fazia a bola correr, administrando o resultado, enquanto o Taubaté se esforçava para chegar ao gol de empate. A torcida presente no Joaquinzão só levantou da arquibancada aos 14 minutos, quando Cícero teve a chance de matar o jogo. Ele recebeu livre, tentou encobrir Yuri, mas bateu para fora.
Depois de perder chances claras, o Vasco foi punido. Minutos depois, em cobrança de falta, Raí colocou a bola no cantinho do goleiro Jordy e empatou o jogo, colocando fogo na disputa pela vaga.
O jogo seguiu disputado até o fim. O Vasco teve três boas chances para sacramentar o jogo, mas esbarrou na incompetência dos finalizadores e na boa fase do goleiro Yuri. E o Taubaté chegou à vitória, em lance despretensioso. Ramon tentou levantar a bola em direção à área e contou com desvio salvador da defesa vascaína. O gol mantém vivo o sonho do clube de conseguir seu primeiro título da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

'Ex-peladeiro', Allan sonha brilhar na Libertadores e chegar à Olimpíada

Jogador elege meio-campo como posição pela qual deseja brigar por espaço e se firmar no Vasco em 2012

Por Gustavo Rotstein Atibaia, SP
allan max vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Allan treina com o Vasco em Atibaia
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Com uma velocidade impressionante, Allan quase vezes conseguiu escapar do cerco dos companheiros que tentavam dar a tradicional ovada para celebrar seu aniversário, no último domingo. Aplicada ao futebol, essa característica foi muito útil para que o meio-campo alcançasse destaque na última temporada. No início de 2012, o jogador de 21 anos reúne muitos planos e acredita que eles podem ser alcançados com o amadurecimento de três anos na equipe principal do Vasco.
- Como se diz na gíria, eu era um pouco peladeiro. Agora acho que me posiciono melhor e ajudo mais o time. Fui ajustando isso com o auxílio do Ricardo Gomes, do Cristóvão Borges e dos jogadores mais experientes. Minha correria no domingo foi para não levar a ovada, mas isso vem desde criança pela vontade de vencer e de jogar bola - destacou.
Com essa maior consciência em campo, Allan chegou à Seleção Brasileira sub-20, pela qual conquistou o Mundial no ano passado. Em 2012, suas perspectivas são de mais títulos pelo Vasco e a convocação para os Jogos de Londres.
- Quero fazer um excelente trabalho na Libertadores e no Carioca para ser lembrado pela Seleção Olímpica. Este ano vai ser importante para eu me firmar como titular e seguir assim até o fim - disse.
Com a suspensão de Fagner – expulso no último jogo do Vasco pela Copa Sul-Americana de 2011 –, provavelmente será Allan o lateral-direito titular da equipe na partida de estreia da Libertadores, contra o Nacional do Uruguai, dia 8 de fevereiro. Ele se diz disposto a atuar novamente improvisado, mas deixa clara sua preferência pela posição de origem.
- É importate para o jogador ter versatilidade, mas também é legal ser reconhecido pela sua posição de origem.

Brasil Afora: Ypiranga quer 'costurar' os adversários em Pernambuco

Dono de uma inusitada mascote, Ypiranga, de Santa Cruz do Capibaribe, promete se tornar a potência do interior pernambucano

Por Elton de Castro Recife
Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube, nome grande como as pretensões do clube em 2012 (Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube,
nome grande como as pretensões do clube
Numa cidade do Agreste pernambucano, futebol e moda fazem um casamento quase perfeito. Chuteiras coloridas, cabelos ousados, uniformes feitos por estilistas fazem dos gramados uma verdadeira passarela.
Santa Cruz do Capibaribe, cidade a 186Km do Recife - uma das principais representantes do polo têxtil de Pernambuco -, é berço da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube, mais conhecido como a Máquina de Costura pernambucana.
O apelido não se deu pelo fato de a equipe 'costurar' seus adversários, mas, sim, por um grande apelo popular. A população de Santa Cruz do Capibaribe tinha o desejo de fazer do clube uma verdadeira bandeira da cidade. Para se ter uma ideia da importância da indústria têxtil para a cidade, atualmente o município abriga cerca de 10 mil fábricas de pequeno e grande porte, que empregam aproximadamente 110 mil pessoas, número que supera a quantidade de habitantes, que, segundo dados do IBGE, é de 87.538 mil. Para atingir a mão de obra necessária, a cidade trouxe trabalhadores das cidades vizinhas.
Por conta disso, a cada dia os representantes da equipe percebiam a necessidade de aproximar a equipe com a realidade da cidade. Além disso, os torcedores exigiam que o clube tivesse maior identificação com a região. A cobrança foi tanta que o Ypiranga incorporou a máquina de costura ao símbolo da equipe. Na opinião do presidente do clube, Flávio Pontes, a iniciativa fez com que a cidade se sentisse parte da equipe.
- A colocação da máquina de costura no símbolo da equipe foi uma solicitação da sociedade, que pretendia se sentir representada. A mudança fez o carinho do povo da cidade aumentar muito.
O clube que viu a cidade nascer ao seu redor
A história do clube é algo que contraria a lógica. Fundado em 3 de julho de 1938, o Ypiranga nasceu antes mesmo da emancipação política de Santa Cruz do Capibaribe, que só aconteceu em 29 de dezembro de 1953. No escudo, onde hoje habita uma máquina de costura, a equipe ostentava uma olaria, fruto da influência dos engenhos locais.
Aos poucos, a cidade foi se erguendo ao redor da agremiação, que viu o município se tornar uma das principais fontes da economia do Agreste pernambucano, sendo alavancado pela confecção. Contudo, o crescimento urbano não refletia em um aumento de torcedores do clube. Era necessário fazer algo para transformar o Ypiranga no verdadeiro representante dos santa-cruzenses.
A Máquina de Costura
A Máquina de costura, 'mascote' do Ypiranga (Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)A máquina de costura, 'mascote' do Ypiranga
(Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)
Mesmo tendo nascido em 1938, o clube só conseguiu se profissionalizar em 1993. Na ocasião, ficou decidido que o Ypiranga teria que mudar sua identidade visual, com o intuíto de atrair mais torcedores. Foi aí que um concurso cultural elegeu a Máquina de Costura.
A iniciativa deu certo. Junto com o aumento de torcedores, o clube passou a desenvolver seu patrimônio, que já conta com um estádio para sete mil pessoas, uma sede social, um centro esportivo, com piscina semiolímpica, quadra poliesportiva e espaço para shows.
Como não poderia deixar de ser, o uniforme do clube é feito nas fábricas da própria cidade, algo que barateia os custos da camisa. Para Flávio Pontes, dentro de pouco tempo o Ypiranga será a grande potência do interior.
- Estamos trabalhando para fazer a estrutura do clube melhorar. Com isso, esperamos revelar alguns jogadores para fazer do nosso clube a grande potência do interior. E isso será alavancado pelo nosso polo têxtil.
Estádio Otávio Limeira Alves, casa do Ypiranga-PE (Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)Estádio Otávio Limeira Alves, casa do Ypiranga-PE (Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)
Promessa de time forte em 2012
A modesta sala de troféus do Ypiranga (Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)A modesta sala de troféus do Ypiranga
(Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)
Se fora das quatro linhas o clube já demonstra que pode ser grande, dentro de campo a Máquina de Costura ainda não engrenou. O maior feito da equipe foi a conquista da Copa Pernambuco em 1994, mas, no que depender do presidente do clube, 2012 promete.
- Vamos montar uma equipe para chegar entre as quatro melhores do Pernambucano. Quero 'me classificar' para a Série D e, quem sabe, beliscar uma Copa do Brasil.
Para isso, Flávio Pontes trouxe o técnico Dado Cavalcante, que já teve passagens no Santa Cruz e América-RN e promete um bom investimento na equipe que disputará o Estadual.
- Quero investir algo em torno de R$ 700 mil neste Estadual. Espero contar com o apoio dos nossos patrocinadores para montarmos o melhor time do interior. Não vamos entrar no campeonato para brincar, queremos voos mais altos.
Na opinião do treinador, o clube tem totais condições de fazer frente aos clubes da capital. De acordo com Dado Cavalcante, o Ypiranga entra no Pernambucano para encarar qualquer adversário em condições de igualdade.
- Nosso objetivo principal é conquistar uma vaga na Série D, mas vamos enfrentar todos os adversários para vencer. Não importa se é clube grande ou pequeno. Estamos montando um bom elenco e acreditamos no projeto montado pela diretoria. Não viria se fosse para fazer figuração.
Para fazer do Ypiranga uma 'máquina de costura' também dentro dos gramados, a diretoria promete investir forte nas contratações. O atacante Ludemar, que defendeu o Santa Cruz na Série D, é a primeira delas.
Para o treinador, se o clube pensa em fazer um bom campeonato deverá montar um bom elenco.
- Teremos que gastar um pouco mais no time. Temos a pretensão de fazer frente aos grandes e não podemos montar um grupo fraco. Por isso estamos fazendo alguns esforços nas contratações.
O técnico, que jura não ser ligado à moda, promete que o Ypiranga vai atrair os holofotes no Pernambucano 2012.
- Vamos longe, vamos supreender todos. Pode anotar aí...
Presidente Flávio Pontes ao lado do técnico Dado Cavalcanti (Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)Presidente Flávio Pontes ao lado do técnico Dado Cavalcanti (Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)

'Só saio de lá sem o cinturão morto', diz Aldo em treino aberto do UFC Rio

Público comparece em bom número e acompanha toda a movimentação de Anthony Johnson, Chad Mendes, Vitor Belfort e José Aldo na Barra da Tijuca

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Nem mesmo o mau tempo afugentou os fãs de MMA da Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para acompanhar os treinos abertos dos quatro lutadores que farão as duas lutas principais do UFC Rio no próximo sábado, dia 14 de janeiro. O evento terá transmissão ao vivo na íntegra do Combate, e das três últimas lutas do card principal da TV Globo.
- Não quero menosprezar ninguém, mas esse cinturão ninguém tira de mim. Só saio de lá de cima sem ele morto. Lutar em casa e defender o meu filho, que é esse cinturão, é muito especial. Não tem chance de eu perder essa luta - disse José Aldo, campeão dos penas do UFC, após o seu treino.
jose aldo chad mendes ufc treino livre praia (Foto: André Durão / Globoesporte.com)José Aldo e Chad Mendes posam no treino aberto do UFC Rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O evento, aberto ao público, teve a presença de lutadores como Junior Cigano - campeão dos pesos pesados do UFC -, Wanderlei Silva - técnico do TUF Brasil - e Diego "Ceará" Brandão, vencedor do TUF 14 nos EUA, entre outros.
AriannyCeleste chandella powell ufc treino livre praia (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Arianny e Chandella: ring girls do UFC no treino aberto
do UFC Rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O primeiro lutador a subir ao palanque para realizar seu treino aberto foi o americano Anthony Johnson, anunciado pela ring girl Arianny Celeste. O lutador foi auxiliado pelo brasileiro Jorge Santiago em sua movimentação, e mostrou muita força nos takedowns e elasticidade nos chutes altos. O ex-meio-médio se adaptou bem ao novo peso, e pretende seguir na categoria dos médios - até 84kg. Seu cartel na carreira é de dez vitórias e três derrotas.
- Acho que a experiência do Vitor não fará tanta diferença na luta. Vitor é humano, e eu não temo nenhum ser humano no mundo. Estou pronto para vencer aqui no Rio - disse Johnson após o seu treino.
O segundo lutador a subir ao palanque foi o também americano Chad Mendes, adversário de José Aldo na disputa do título dos pesos penas. Invicto no MMA, com 11 vitórias em 11 lutas, Mendes tem no wrestling a base de sua luta. O treino de boxe, de manopla de boxe e contragolpes mostrou a preocupação do americano com a agressividade do brasileiro. Em seguida, o encurtamento de distância e os takedowns mostraram a força e a categoria de Mendes no seu principal estilo.
chad mendes ufc treino livre praia (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Chad Mendes treina na Praia do Pepê, na Barra
da Tijuca (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- Não me preocupo com a pressão da torcida. É uma luta para a qual me preparei a minha vida inteira. Estou empolgado em estar no Rio de Janeiro disputando o título contra um astro como José Aldo. Estou pronto para tudo. Já enfrentei faixas pretas de jiu-jítsu, como Rani Yahya e fui bem.
Técnico de Mendes, o brasileiro Fábio Pateta destacou o nível de preparação do seu pupilo e disse que ele pode surpreender a torcida brasileira.
- Chad está muito bem preparado, fez treinos excelentes e vamos levar esse cinturão. Não viemos aqui para brincar. O Chad está se sentindo muito bem, está adaptado e tenho certeza que ele dará um show.
anthony johnson ufc treino livre praia (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Anthony Johnson treina na praia do Pepê, na Barra
da Tijuca (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O primeiro brasileiro a subir ao palanque foi o carioca Vitor Belfort, que foi ovacionado pelos fãs presentes à praia da Barra da Tijuca. Ao contrário dos americanos, Vitor iniciou seus trabalhos com movimentos de wrestling, e não de boxe. Os movimentos de boxe vieram em seguida, com o auxílio do especialista em muai thay Ray Sefo. Vitor tem 20 vitórias e nove derrotas na carreira, mas vem de seis vitórias nas últimas sete lutas. Só Anderson Silva conseguiu parar o Fenômeno nos últimos quatro anos.
- Só queria agradecer a todos que fazem parte do UFC e do MMA no Brasil. É um momento especial e importante para todos no nosso esporte. O que eu tenho que fazer é dar o meu melhor para os que investem na minha carreira, que são os fãs. O meu trabalho é dar o meu melhor, e é isso que eu vou fazer. Estou como uma flecha mirando o alvo - dise Belfort após o treino.
vitor belfort ufc treino livre praia (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Vitor Belfort no treino aberto do UFC Rio na Praia do
Pepê (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Encerrando os treinos abertos, o campeão dos penas do UFC, José Aldo subiu ao palanque e começou seus trabalhos de socos com o seu técnico, André Pederneiras. Em seguida, socos e chutes com uma movimentação leve acompanhado por Pedro Rizzo.
- As expectativas são as melhores, o Aldo está superpreparado. Agora é a expectativa de lutar. Por enquanto, Aldo está chegando bem no peso, perde dez quilos para as lutas e deve ficar no peso pena por algum tempo. Mas se vier uma proposta boa para mudar de peso, quem sabe? O treino aberto, hoje, é mais importante para popularizar o esporte e tornar o MMA mais conhecido pelo grande público - disse Pederneiras.
jose aldo chad mendes ufc treino livre praia (Foto: André Durão / Globoesporte.com)José Aldo treina com seu técnico, André Pederneiras, na
Praia do Pepê (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Aldo, que causou alvoroço entre os presentes ao anunciar que haveria distribuição de ingressos para a pesagem, que acontece na próxima sexta-feira na Arena da Barra a partir de 16h, agradeceu a presença de todos e garantiu que manterá o título no Brasil.
- Ter esse público maravilhoso ao lado da gente é muito importante. Não tenho que me preocupar com ninguém, para mim essa é a luta, e ninguém me tira essa vitória - disse após o seu treino e antes de encarar Chad Mendes no centro do palco.
O UFC 142 será realizado na Arena da Barra e destaca a luta pelo cinturão do peso pena entre o atual campeão José Aldo e o desafiante Chad Mendes. A TV Globo e o canal Combate transmitem ao vivo. O SPORTV.COM acompanha todo o evento em Tempo Real. Confira o card completo:
CARD PRINCIPAL
José Aldo Jr. x Chad Mendes
Vitor Belfort x Anthony Johnson
Rousimar "Toquinho" Palhares x Mike Massenzio
Erick Silva x Carlo Prater
Edson Barboza Jr. x Terry Etim
CARD PRELIMINAR
Thiago Tavares x Sam Stout
Ednaldo "Lula" Oliveira x Gabriel Napão
Yuri "Marajó" Alcântara x Michihiro Omigawa
Ricardo Funch x Mike Pyle
Felipe "Sertanejo" Arantes x Antonio "Pato" Carvalho

Marcos é ‘beatificado’ por torcedor, mas diz que procissão é exagero

Palmeirense se veste de Papa e chama a atenção em entrevista coletiva do ‘Santo’. Primeiro evento será no sábado, antes de amistoso com o Ajax

Por Diego Ribeiro São Paulo
Padre na despedida de Marcos do Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Torcedor fanático foi até a coletiva de Marcos
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Se Marcos é considerado “Santo” pela torcida do Palmeiras, um “Papa” improvisado tratou de iniciar nesta quarta-feira o processo de canonização do goleiro, que anunciou aposentadoria e explicou em entrevista coletiva os motivos de seu adeus. O torcedor Pepe Reale se vestiu de Bento XVI e saiu entregando folhetos com os 12 mandamentos de São Marcos e os 12 milagres operados pelo ídolo – ambos alusivos ao número que o goleiro mais gostou de utilizar durante sua carreira. A iniciativa é séria e será enviada ao Vaticano.
– Vamos iniciar um processo de beatificação, e a partir daí chegamos à canonização, que é o mais alto. Entramos em contato com o Vaticano e vamos juntar os documentos necessários para tornar isso uma realidade – afirmou o torcedor.
Dois mil e doze é considerado o “ano santo” para os palmeirenses que participam da iniciativa. O primeiro ato será a procissão por São Marcos de Palestra Itália, na manhã deste sábado. A convocação ocorre em massa por meio de redes sociais, e são esperados mais de cinco mil torcedores para o evento. A caravana sai pela manhã do Palestra e vai em direção ao Pacaembu, onde o Palmeiras enfrenta o Ajax-HOL em amistoso que começa às 17h (de Brasília).
Esses caras estão loucos, de brincadeira. Pergunte para a minha mulher se tenho de ser canonizado?"
Marcos
Alguns dos atos propostos pelo grupo já foram absorvidos pela diretoria e devem ser anunciados em breve: a confecção de um busto na nova Arena Palestra e o título de sócio perpétuo do clube. A camisa 12 deve ser aposentada, e só depende de um acerto com o departamento jurídico.
– O bom é que não temos um idealizador. Todos os palmeirenses se uniram por esse ideal, apesar do ambiente que vivemos hoje no clube. Teremos 12 atos nesse ano, como a canonização, o busto, entre outros – explicou Pepe Reale.
Homenageado, Marcos se sentiu orgulhoso da lembrança, mas disse que não merecia tanto. Para o torcedor palmeirense, merecia até mais. O “Santo” respondeu em tom de brincadeira.
– Esses caras estão loucos, de brincadeira. Pergunte para a minha mulher se tenho de ser canonizado? (risos). Só você sabe, né Sônia? Eu não vou poder participar da procissão, mas é uma homenagem legal. Eu fico é com vergonha, porque dão muito mais moral para mim do que eu mereço – destacou Marcos.
Confira abaixo os 12 mandamentos de São Marcos:
1 - Não serás desleal com teu adversário
2 - Jamais se curvarás e lutarás, por toda a sua vida, contra os malefícios dos Corinthios Gambáticos da Marginal Sem Número
3 - Não te sentirás melhor do que ninguém
4 - Honrarás teu manto alviverde, como a ti mesmo
5 - Amarás ao Palmeiras sobre todas as coisas
6 - Carregarás em suas mãos os corações dos milhões de torcedores palmeirenses
7 - Não trocarás teu amado clube por trinta dinheiros
8 - Despertarás o respeito da torcida adversária
9 - Elogiarás teu próximo sem esperar retribuição
10 - Liderarás teu grupo mantendo a amizade e o respeito de todos
11 - Não vestirás outra camisa que não seja o manto sagrado esmeraldino do Palmeiras
12 - Defenderás a meta palmeirense com todo o fervor de sua alma palestrina!

E os 12 milagres de São Marcos de Palestra Itália:
16/5/1992 - Estreia na equipe profissional. Vitória por 4 a 0, no amistoso diante da Esportiva de Guarantiguetá, no estádio Dario Rodrigues Leite
22/7/1992 - Campeão Paulista sub-20. Vitória diante do Botafogo de Ribeirão Preto, no estádio Santa Cruz, por 3 a 2
19/5/1996 - Defende o primeiro pênalti como goleiro da equipe profissional, em partida válida pelo Campeonato Paulista diante Botafogo-SP, no estádio Palestra Itália
10/10/1996 - Reserva de Velloso, é convocado pela primeira vez pelo técnico Zagallo para a Seleção Brasileira
5/5/1999 - Nasce o mito São Marcos. Diante do Corinthians, na primeira partida válida pelas quartas de final da Taça Libertadores, faz uma atuação espetacular, opera verdadeiros milagres, garante a vitória palmeirense por 2 a 0 e é batizado pela mídia e torcida com o apelido
12/5/1999 - No jogo de volta das quartas de final da Taça Libertadores, após derrota para o Corinthians por 2 a 0 no tempo normal, defende a cobrança de pênalti de Vampeta e vê Dinei acertar a trave, classificando o Palmeiras para a próxima fase da competição
16/6/1999 - Na decisão da Taça Libertadores contra o Deportivo Cali (COL), diante da torcida palmeirense no estádio Palestra Itália, novamente em decisão por pênaltis, brilha a estrela do goleiro, sagrando-se campeão continental, após chute para fora do atacante Zapata. Nesse dia também é eleito o melhor jogador da competição
6/6/2000 - Palmeiras e Corinthians, mais uma vez, decidem vaga às finais da Taça Libertadores nas cobranças de pênaltis. Brilha a estrela do goleiro, que defende a última cobrança do ídolo alvinegro Marcelinho Carioca e garante o Palmeiras pela segunda vez consecutiva na final da competição
30/6/2002 - Sagra-se campeão da Copa Mundo como titular da seleção brasileira
20/1/2003 - Recusa proposta milionária do Arsenal da Inglaterra e é peça fundamental na volta do Palmeiras à elite do Campeonato Brasileiro, conquistando a Série B
4/5/2008 - Fecha o gol e sagra-se campeão paulista
12/5/2009 – Defende três penalidades diante do Sport, em plena Ilha do Retiro, e classifica o Palmeiras para às quartas de final da Taça Libertadores

Flu envia proposta por Thiago Neves e espera resposta do Al Hilal-SAU

Patrocinador já acertou com o jogador e está em contato com os árabes. Em nota oficial, meia nega e reitera vontade de continuar no Flamengo

Por Edgard Maciel de Sá Mangaratiba, RJ
thiago neves seleção brasileira (Foto: Mowa Press)Thiago Neves está entre Flamengo e Fluminense
(Foto: Mowa Press)
O interesse não é novidade, mas está perto de virar realidade. Diante da demora do Flamengo em anunciar a permanência de Thiago Neves, o Fluminense resolveu entrar definitivamente na jogada. Em reunião realizada na última terça-feira, no Rio de Janeiro, o jogador acertou os detalhes do contrato com a patrocinadora do clube, e o presidente da mesma, Celso Barros, enviou uma proposta ao Al Hilal, da Árábia Saudita, dono de 90% parte dos direitos econômicos do apoiador - os 10% restantes pertencem ao Rubro-Negro. Agora, o clube das Laranjeiras espera a resposta dos árabes, que deve sair nos próximos dias.
Nesta quarta, Thiago e o empresário dele, Léo Rabello, divulgaram uma nota oficial sobre o caso (veja a íntegra abaixo). No texto, o meia nega o acerto com o Flu e reitera a vontade de jogar no Rubro-Negro.
Além do Flamengo e do Fluminense, o São Paulo também estava interessado na contratação do jogador, mas a negociação não seguiu adiante. Se por um lado a torcida se mostra dividida em relação ao retorno do ex-camisa 10, a aprovação do grupo tricolor diante da prossível contratação é praticamente unânime. Com duas passagens pelas Laranjeiras, Thiago Neves é amigo pessoal dos principais líderes do elenco, como o atacante Fred, o goleiro Ricardo Berna e o apoiador Marquinho. O meia, inclusive, passou o último Réveillon ao lado do camisa 9 e de Rafael Moura em Angra dos Reis e, segundo amigos próximos, está empolgado com a possibilidade de voltar a vestir a camisa tricolor. No discurso oficial, o empresário Leo Rabello cansou de repetir que no Brasil Thiago só jogaria no Flamengo. Longe dos holofotes, porém, o agente ligava seguidamente para Celso Barros a fim de saber o real interesse tricolor na possível negociação.
A contratação de Thiago Neves, no entanto, pode acarretar na saída de um de seus amigos no elenco tricolor: Marquinho. O jogador recebeu uma proposta de empréstimo por seis meses do Roma, da Itália, e ainda uma sondagem do futebol chinês. A princípio, a diretoria tricolor não aceitou liberá-lo, mas as conversas continuam e a chegada de mais um apoiador - além de Marquinho, o elenco atualmente conta com Deco, Lanzini, Souza, Wagner e Lucas Patinho - pode acelerar o processo. O empresário do atleta, Márcio Rivellino, que não tem bom relacionamento com o clube desde a saída de Muricy Ramalho, em março do ano passado, não esconde de ninguém que deseja ver o apoiador longe das Laranjeiras. A tendência é que a situação seja resolvida ainda nesta semana.
Revelado pelo Paraná, Thiago estourou com a camisa do Fluminense nas temporadas 2007 e 2008, quando marcour três gols na final da Libertadores vencida pela LDU, do Equador. O apoiador ainda retornou às Laranjeiras por empréstimo no primeiro semestre de 2009 antes de defender o Flamengo na temporada passada. No exterior, ele vestiu ainda as camisas do próprio Al Hilal, da Arábia Saudita, e do Hamburgo, da Alemanha.
A íntegra da nota de Thiago Neves:
A Systema, através do agente Léo Rabello, e Thiago Neves esclarecem que continuam aguardando o desfecho das negociações entre Flamengo e Al Hillal, da Arábia Saudita, e garantem que não iniciaram negociação com qualquer outro clube brasileiro até o momento. Léo Rabello e Thiago Neves aproveitam a oportunidade para voltar a manifestar confiança no acordo entre dirigentes rubro-negros e árabes, o que tornaria possível a viagem do jogador para Londrina para participar da pré-temporada do elenco.
“Estamos indignados com notícias e informações de que estivemos na sede do patrocinador do Fluminense para tratar da transferência do Thiago Neves para o clube. Temos muito respeito pelo Fluminense, pelo presidente da empresa que patrociona o clube e por sua torcida, mas não vamos estudar outras propostas enquanto não se esgotarem as negociações com o Flamengo”, afirma Léo Rabello.

Vítima da guerrilha, colombiano está fora da Copa Brasil de motocross

Sebastian Mejia, terceiro colocado no ano passado, não virá ao Rio, porque o caminhão com todo o equipamento dele foi roubado pelos guerrilheiros

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Sebastian motocross (Foto: Divulgação)O piloto colombiano Sebastian 'Tatan' Mejia
(Foto: Divulgação)
A lista de atletas para a sexta edição da Copa Brasil de Motocross Estilo Livre, que será realizada de sexta a domingo, no Rio de Janeiro, sofreu um desfalque de última hora. A razão é inusitada e não tem nada a ver com esporte: o colombiano Sebastian Mejia, também conhecido como Tatan, terceiro colocado na edição de 2010, afirmou que teve o caminhão que transportava seus equipamentos roubado por guerrilheiros colombianos.
Em e-mail escrito em inglês na última segunda-feira (9) e enviado à organização da prova, Mejia pediu desculpas por não poder participar e disse que já acionou as autoridades colombianas para tentar reaver o que foi roubado.
- Infelizmente, o caminhão onde todo o meu equipamento estava sendo transportado foi roubado pela guerrilha. Estou trabalhando com as autoridades para ver se conseguimos achar as coisas. Por essa razão, não poderei viajar neste fim de semana ao Rio. Peço desculpas pelo inconveniente e espero que entendam o que estamos vivendo aqui na Colômbia - escreveu.
Tatan Mejia (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)Tatan Mejia em ação na Copa Brasil de 2010
(Foto: Fabio Minduim/Divulgação)
Dois grupos guerrilheiros atuam há anos no território colombiano: o Exército de Libertação Nacional (ELN) e o maior e mais conhecido deles, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). As duas facções surgiram na década de 1960 com fins políticos, mas logo passaram a espalhar o terror pelo país, através de roubos, assassinatos e sequestros. Uma das reféns mais famosas da guerrilha foi a senadora franco-colombiana Ingrid Betancourt, libertada em 2008 pelas Farc, depois de seis anos no cárcere, numa operação acompanhada atentamente pelo mundo todo.
A Copa Brasil de Motocross Estilo Livre é uma das atrações do Verão Espetacular. No sábado, acontecem as eliminatórias, às 9h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. No domingo, os seis pilotos classificados voltam à arena montada na praia da Barra da Tijuca para a final, que será exibida pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Túlio assina com o CSE-AL, clube de presidente botafoguense e radialista

'Pela primeira vez um presidente terá o prazer de narrar um gol meu', diz Túlio, que espera levar o novo clube ao primeiro título alagoano na história

Por Rodrigo Sirico Rio de Janeiro
O atacante Túlio Maravilha, 42 anos de idade, já tem uma nova camisa para vestir nos próximos três meses. Na busca pelo milésimo gol da carreira (tem 975, segundo suas contas), Túlio vai disputar o Campeonato Alagoano pela equipe do CSE, clube de Palmeira dos Índios, cidade a 125 km da capital Maceió. O atacante foi recebido com festa ainda no aeroporto, deu uma entrevista coletiva, e depois partiu para ser apresentado na cidade de origem do CSE.
- Estou muito feliz, tive uma recepção muito calorosa. Foi a primeira vez que um atleta de alto nível deu entrevista no aeroporto de Maceió. Usei a mesma sala que a presidente Dilma Rousseff e Lula usaram quando estiveram aqui. Fui muito bem recebido, muitos botafoguenses, inclusive o presidente do CSE, Antônio Oliveira, que é alvinegro. Ele é também radialista, da Rádio Difusora de Palmeira dos Índios. Pela primeira vez um presidente terá o prazer de narrar um gol meu - contou, por telefone, um entusiasmado Túlio Maravilha.
tulio maravilha cse (Foto: Felipe Araújo/Primeira Edição)Túlio Maravilha concede entrevista coletiva em Alagoas (Foto: Felipe Araújo/Primeira Edição)
A intenção de Túlio é fazer sua estreia já neste domingo, na rodada de abertura do Campeonato Alagoano, quando o CSE encara o Coruripe, em Palmeira dos Índios. Para isso, entretanto, é preciso que sua inscrição esteja regularizada na CBF. O contrato de três meses de duração deve abranger 18 jogos oficiais, mais eventuais amistosos.
- O contrato pega os dois turnos do Alagoano. Se formos para as finais, e se Deus quiser vamos, a gente conversa - acrescentou o atacante, lembrando que tem a missão de ajudar o CSE a conquistar seu primeiro estadual na história.
Túlio, que já foi vereador em Goiânia, não esqueceu de fazer o meio-campo com os políticos locais na chegada a Alagoas. O atacante ressalta que recebeu um telefonema de felicitações do governador Teotônio Vilela Filho e fará uma homenagem ao prefeito de Palmeira dos Índios na primeira vez que marcar.
tulio maravilha cse (Foto: Felipe Araújo/Primeira Edição)Túlio veste camisa e boné do CSE
(Foto: Felipe Araújo/Primeira Edição)
- O primeiro gol já tem nome: James Ribeiro, que é o prefeito de Palmeira dos Índios. Cada gol meu ele vai ganhar mais 20 votos - brincou Túlio.
Por fim, Túlio garantiu não haver problema em defender um clube com uniforme e escudo inspirados no Fluminense.
- É tranquilo, já joguei no Fluminense em 1999, sem problema. O Túlio Maravilha na verdade é do Brasil. Mas é claro que todos sabem que sou botafoguense - finalizou.
Segundo suas contas, Túlio tem 975 gols na carreira. A intenção do atacante é chegar à marca de 993 para, então, retornar ao Botafogo, clube com o qual tem maior identificação e pelo qual obteve maior sucesso. Há um acordo com a diretoria do Glorioso para que os sete gols que completariam 1.000 sejam marcados com a camisa alvinegra.

Uma novela a menos: Fla assina com Jean Chera por três anos

Meia, de 16 anos, treina com a equipe juvenil. Rubro-Negro adquire 50% dos direitos econômicos do jogador. 'Honrarei o manto', diz o jovem

Por Richard Souza Rio de Janeiro
jean chera flamengo (Foto: Divulgação)Jean Chera veste camisa de treino do Flamengo
(Foto: Ademir Quintino / Divulgação)
Uma novela que começou em novembro do ano passado chega ao fim. O meia Jean Chera, de 16 anos, assinou contrato com o Flamengo por três temporadas e já treina com a equipe juvenil do Rubro-Negro. O vínculo foi firmado nesta terça-feira. O clube adquiriu metade dos direitos econômicos. Os outros 50% pertencem ao atleta.
- Estou muito feliz por retornar ao país e principalmente por defender um clube da grandeza e da representatividade do Flamengo. Agradeço às pessoas que fizerem de tudo para que eu vestisse a camisa rubro-negra. Principalmente a presidente Patricia Amorim, o técnico Vanderlei Luxemburgo e toda diretoria do clube que acredita e aposta no meu futebol. A nação rubro-negra pode ter certeza de que honrarei o manto. Flamengo é Flamengo e estou me sentindo em casa. Quero vencer na carreira com essa camisa - disse Jean Chera.

O acerto com o Flamengo chegou a ser colocado em dúvida pelo advogado de Chera, Régis Villas Boas, na semana passada. O Rubro-Negro pedia garantias em relação à saída dele do Santos e sobre a transferência para a Europa.
Clube formador, o Santos tem direito a receber uma indenização do Flamengo, já que o primeiro contrato profissional de Chera foi firmado com os cariocas. O jogador atuou no clube paulista dos nove aos 15 anos de idade. 
Considerado a maior promessa do Santos depois de Neymar, Jean Chera deixou o Peixe no início de 2011, quando seu pai não concordou com a proposta do clube. O meia se transferiu para o Genoa, da Itália, mas voltou ao Brasil por não ter se adaptado à vida na Europa.

Brasileirão é eleito o terceiro melhor campeonato de 2011 pela IFFHS

Campeonato Espanhol lidera lista, e Primeira Divisão Inglesa fica com a segunda colocação

Por Agência de notícias Berlim
Alex, Emerson e Júlio César, jogadores do Corinthians, com a taça de campeão brasileiro 2011 (Foto: Wagner Bordin / SporTV.com)Título do Brasileirão de 2011 foi disputado até a
última rodada (Foto: Wagner Bordin / SporTV.com)
O Campeonato Brasileiro é o terceiro mais competitivo do mundo em 2011, de acordo com estudo feito pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), enquanto o Espanhol foi eleito o melhor. Assim como na edição passada, a Primeira Divisão espanhola mantém a liderança, mas a vantagem sobre o Campeonato Inglês, na segunda colocação, diminuiu.

Desde 1991, o IFFHS faz o ranking dos campeonatos nacionais mais fortes, com base nos resultados dos clubes em torneios nacionais e internacionais.

Classificação:
1. Espanha - 1.194 pontos
2. Inglaterra - 1.103
3. Brasil - 889
4. Portugal - 886
5. França - 883
6. Alemanha - 880
7. Itália - 873
8. Argentina - 840
9. Holanda - 791,5.
10. Chile - 741,5

Com elogios, chefe da Ferrari fala sobre 'poder de superação' de Massa

Em tradicional evento da escuderia italiana, Stefano Domenicali defende brasileiro e se diz confiante em reação do piloto para a temporada 2012

Por Agência de notícias e GLOBOESPORTE.COM Madonna di Campiglio, Itália
Stefano Domenicali ferrari (Foto: agência Getty Images)Domenicali elogia 'poder de superação' de Massa
(Foto: agência Getty Images)
O italiano Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, saiu em defesa de Felipe Massa nesta quarta-feira, durante entrevista no tradicional evento de inverno da escuderia. O dirigente destacou a capacidade do brasileiro de se "superar quando está sob pressão". Assim como Luca di Montezemolo, presidente da escuderia, Domenicali disse que a temporada 2012 será crucial para o futuro de Massa na categoria, mas demonstra confiança em um Felipe mais competitivo, com reação forte nas pistas.
- Este ano é muito importante para Felipe e esperamos muito dele. Ele está consciente de que esta temporada é crucial para ele e para o seu futuro. Eu sou otimista e estou convencido de que ele vai dar o máximo de si, porque seu potencial é muito grande - garantiu Domenicali, afirmando também que a contratação de Robert Kubica não está nos planos da Ferrari para o futuro.
O dirigente também comentou sobre o desempenho de Fernando Alonso. Em meio a elogios, Domenicali reconheceu que não pode pedir ao espanhol mais do que o time de Maranello dá a ele.
- Em meus 20 anos na escuderia, é o piloto que mais tempo tem passado trabalhando com a equipe. Fernando está muito bem integrado e confiante. Não podemos esperar mais dele, seu nível foi incrível. Cabe a nós agora dar a ele um carro que lhe permita ir adiante - declarou o dirigente, de acordo com o jornal espanhol "Marca".

Williams anuncia parceria com o medalhista olímpico Michael Johnson

Empresa comandada por ex-velocista promete melhorar desempenho atlético dos mecânicos da escuderia 'até décimos de segundo nos pit stops'

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
Barrichello tira foto com Michael Johnson no Qatar (Foto: Reprodução / Twitter)Barrichello tira foto com Michael Johnson
no Qatar, em 2010 (Foto: Reprodução / Twitter)
A Williams anunciou nesta quarta-feira parceria com o programa de desenvolvimento de atletas criado pela lenda das pistas de atletismo Michael Johnson. O ex-velocista americano, dono de quatro ouros olímpicos, treina profissionais de areas onde o preparo físico necessite de treinamentos similares aos feitos pelos pilotos de Fórmula 1.
De acordo com comunicado distrubuído pela equipe, a parceria visa “trazer esse conhecimento e princípios para várias áreas da Williams, já que o time visa melhorar todos os aspectos de sua performance na próxima temporada.” A empresa proverá, principalmente, treinamento para os mecânicos, incluindo avaliações
Johnson fundou a "Michael Johnson Performance" (MJP) em 2007. O logotipo da MJP será exibido nas mangas dos macacões e uniformes dos membros da equipe inglesa. Sobre o acordo, o chefe da escuderia, Frank Williams, mostrou entusiasmo com a possibilidade de ver melhora no desempenho atlético dos mecânicos da equipe inglesa.
- Quando nos encontramos recentemente, Michael me disse que tinha fundado uma empresa especializada em melhorar a performance atlética e fiquei muito interessado em como isso poderia nos ajudar - afirmou o dirigente.
Michael Jonhson acrescentou:
- Com o conhecimento de biomecânica do nosso pessoal do MJP, que beneficiou muitos jogadores de futebol americano, jogadores do Campeonato Inglês e federações olímpicas, também pode ajudar os macânicos da Williams a melhorar centésimos e até décimos de segundo nos pit stops.