terça-feira, 27 de março de 2012

André relembra estripulias ao lado de Neymar: 'A gente aprontava demais'

Atacante do Atlético-MG sente saudades das brincadeiras ao lado dos amigos do Santos e não perdoa o camisa 11: 'Neymar era o mais atentado'

Por SporTV.com Belo Horizonte
Revelado pelo Santos, o atacante André passou três anos no clube paulista. Ao lado de Neymar e Ganso desde a base, os três mantém a grande amizade até hoje. Agora no Atlético-MG, o artilheiro do clube revela que sente saudades e que sempre tenta visitar a Vila Belmiro para colocar o papo em dia. E as lembranças da época em que eram mais novos continuam vivas até hoje.
- Tenho muita saudade. De vez em quando fico vendo fotos, vídeos e bate a saudade direto. (...) Teve uma vez que gente pegou o carro do Arouca, ficou dando cavalo de pau no estacionamento, falava que ia colocar o carro dentro de campo. Passávamos creme no carro do diretor… A gente aprontava demais - revelou durante entrevista ao 'Tá na Área'.
André atlético-mg tá na área (Foto: Divulgação SporTV)André guarda uma foto ao lado do amigo e relembra momentos que viveram juntos (Foto: Divulgação SporTV)
Neymar era o 'comandante' do grupo e, até mesmo na concentração, André lembra que os dois davam um jeito de aprontar e brincar com o grupo.
- Neymar era o mais atentado. Uma vez comprou uma buzina, corneta, para acordar o pessoal de madrugada na concentração. A gente saía correndo e falava que ninguém ia dormir. E buzinava, invadia os quartos. Mas era uma brincadeira sadia.
neymar, andré e robinho fazem samba na seleção brasileira (Foto: Reprodução / Site da CBF)Neymar e André podem reviver a dupla na Seleção
(Foto: Reprodução / Site da CBF)
Hoje, ir ao shopping é muito difícil para os dois atacantes, que são reconhecidos por todos que passam. Quando eram jovens, André e o inseparável amigo é que iam atrás da fãs.
- A gente acabava o treino e ia para o shopping. Para ficar sendo parado, para ser reconhecido. (risos) Eu juro. E tinha vezes que a gente ia almoçar na base só para ver as meninas do time feminino.
Convocado na pré-lista do técnico Mano Menezes para as Olimpíadas de Londres, o jogador vê na Seleção a esperança de voltar a atuar ao lado de seus grandes amigos. A lista final com os 18 nomes sai no dia 6 de julho.
- Eu sonho em jogar nas Olimpíadas, fazer um gol e ajudar o Brasil a ganhar a medalha. Tenho vontade de voltar a jogar com o Ganso e o Neymar. Vamos ver se conseguimos.

Gol de letra deixa o Nacional-URU na briga por vaga no grupo do Vasco

Viudez faz golaço, time uruguaio bate o Alianza-PER, em Montevidéu, e fica a um ponto de Libertad-PAR e o time brasileiro no Grupo 5 da Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Montevidéu
Com um gol de letra marcado por Viudez, o Nacional-URU derrotou o Alianza Lima, por 1 a 0, nesta terça-feira, no estádio Centenário, em Montevidéu, e manteve suas chances de classificação no Grupo 5 da Taça Libertadores, o mesmo do Vasco. Com a vitória, a equipe uruguaia chegou a seis pontos e ficou a um de Libertad-URU e o time brasileiro. O time peruano se manteve em último lugar, com apenas três pontos.
Tabare Viudez gol Nacional (Foto: Reuters)Tabare Viudez abraça Sánchez na commoração de seu belo e decisivo gol (Foto: Reuters)

Na quinta rodada, o Nacional-URU enfrentará o Libertad-PAR, em Assunção, no dia 5 de abril, e o Alianza recebe o Vasco, na próxima terça-feira, dia 3.
Na primeira etapa, o time uruguaio não mostrou a força ofensiva que teve em São Januário, quando derrotou o Vasco por 2 a 1 na estreia de ambos na competição. No segundo tempo, aos 17 minutos, ocorreu um lance curioso, o árbitro argentino Néstor Pitana expulsou González, do Alianza Lima, por achar que o jogador já havia recebido o cartão amarelo. Quando percebeu que isso não havia acontecido, mostrou apenas o amarelo para González.
Mesmo sem um grande futebol, o time da casa insistia no ataque e, aos 23, conseguiu marcar. Após falha da zaga da equipe peruana, Viudez aproveitou passe de Sánchez e marcou um belo gol de letra. A equipe uruguaia ainda perdeu boas chances de fazer o segundo, mas a vitória simples a manteve com boas chances de lutar por uma vaga nas oitavas de final.

UFC tentou alugar estrutura usada pelo U2 para evento no Engenhão

Dana White revela, no entanto, que o Ultimate terá de montar sua própria composição. Dirigente espera entre 60 e 80 mil pessoas no estádio

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
O UFC já escolheu o Engenhão como palco do UFC 147, e agora os dirigentes quebram a cabeça para organizar pela primeira vez o evento num estádio de futebol. Assentos no gramado, telões para que todos possam assistir às lutas da melhor maneira possível, som da melhor qualidade... Tudo isso entra no pacote de medidas para o evento.
Até uma estrutura usada pelo U2 em seus shows, chamada de "The Claw" (A Garra) foi cogitada para fazer parte do evento no estádio carioca.
the claw u2 (Foto: Divulgação/Site Oficial U2)'The Claw' tem um telão gigante em cima do palco (Foto: Divulgação/Site Oficial U2)
- Nós estamos trabalhando nisso agora. Para fazer um equipamento de iluminação dentro de um daqueles lugares? Você viu o último show do U2? Tentamos alugar aquela garra - ou seja lá o que for aquela coisa. Tentamos alugar aquela coisa deles, mas não pudemos obtê-la porque não conseguiríamos usar lá (no Brasil). Por isso, estamos construindo a nossa própria versão da coisa. Há um monte de trabalho a se fazer para esse show - disse Dana White ao site "MMAjunkie".
A expectativa dos dirigentes do UFC é que o evento no Brasil seja o mais novo recordista de público de um evento da organização. O UFC 129, em Torono (CAN), é atualmente o que detém a marca, com 55.724 presentes.
- Teremos entre 60 e 80 mil pagantes (no Engenhão). O público do Rio vai bater o de Toronto - prometeu Dana White.
O UFC 147 será realizado no dia 23 de junho e terá como atração principal a disputa do cinturão dos médios entre Anderson Silva e Chael Sonnen. As duas finais do TUF e o duelo entre os treinadores do reality show, Vitor Belfort e Wanderlei Silva, também serão disputadas na mesma noite.

Com Nicole Bahls e Anamara, Vitória lança novo uniforme e loja oficial

Rubro-Negro deve estrear a nova camisa nesta quarta contra o Flu de Feira

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
Vitória novo uniforme (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)Novos uniformes foram apresentados nesta terça
(Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)
Na noite desta terça-feira, o Vitória lançou o seu novo uniforme para a temporada 2012. As estrelas do evento foram Nicole Bahls e Anamara Barreira. A modelo desfilou com o novo uniforme do clube, enquanto a ex-BBB marcou presença na festa.
O zagueiro Victor Ramos, namorado de Bahls, também fez uma ponta como modelo no evento do Rubro-Negro.
Além do novo uniforme, o Vitória também lançou a sua loja oficial. O estabelecimento fica na entrada do estádio Manoel Barradas, o Barradão.
Nesta quarta-feira, contra o Flu de Feira, o Vitória já deve entrar em campo com o seu novo uniforme. A camisa 1 mantém as listras horizontais em vermelho e preto. Enquanto a camisa 2, continua branca, mas ganhou novos detalhes em vermelho e preto na parte superior.
Vitória novo uniforme bahls e anamaram (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)Nicole Bahls e Anamara foram as estrelas do evento do Vitória (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)

Vasco busca regularidade e tenta combater 'síndrome do 1º tempo'

Grupo alerta sobre mau início das partidas nas últimas partidas e lembra necessidade de atuar todo o jogo em boa forma

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Mesmo apoiado por sua torcida, o Vasco teve atuação apagada no primeiro tempo de suas últimas duas partidas em São Januário. Contra o Libertad, pela Libertadores, houve tempo para reagir e vencer por 2 a 0. No último domingo, entretanto, a equipe ficou no empate em 1 a 1 com o Resende, pela Taça Rio, e o resultado acendeu o sinal de alerta. O consenso é de que o time precisa mostrar-se aceso desde o início dos jogos.
- Quando o time sai atrás, o desgaste é maior e o esforço também. Em determinadas partidas, a equipe vai bem mas faz escolhas erradas. Contra o Resende, por exemplo, insistimos em jogar pelo meio, quando uma boa saída seriam as laterais - afirmou o técnico Cristóvão Borges.
Após o jogo contra o Resende, ainda em São Januário, Felipe alertou para a necessidade de o Vasco mostrar toda a sua força desde início das partidas, evitando passar sufoco para conquistar o resultado dentro de sua casa.
- O Vasco precisa melhorar e jogar bem desde o início. No último jogo pela Libertadores também acordamos somente no segundo tempo. Para quem quer ser campeão, não pode ser assim. Precisamos evoluir em todos os aspectos - ressaltou o meia.
 

Treino na Colina marca volta de Carlos Alberto e adeus de Edmundo

Meio-campo passa a trabalhar com o grupo principal, e veterano faz última atividade antes de amistoso de despedida

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Chegadas e partidas: com esse clima o Vasco entrou em campo para o treino da manhã desta terça-feira. A atividade realizada em São Januário marcou a volta de Carlos Alberto, reintegrado ao elenco principal. Por outro lado, representou o último trabalho de Edmundo, que nesta quarta se despede oficialmente do futebol num amistoso contra o Barcelona de Guaiaquil.
Carlos Alberto e Edmundo no treino do vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Carlos Alberto e Edmundo treinam nesta terça-feira em São Januário (Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
O treino desta terça foi o primeiro de Carlos Alberto desde seu afastamento do Vasco, em janeiro de 2011, após discussão com Roberto Dinamite ao fim da partida contra o Boavista, pelo Campeonato Carioca. Depois do episódio, o jogador foi afastado, emprestado a Grêmio e Bahia e desde janeiro deste ano vinha mantendo a forma separadamente em São Januário. No último domingo, a diretoria confirmou o retorno do meia à equipe principal.
Carlos Alberto no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Carlos Alberto foi reintegrado ao elenco do Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Nesta terça, depois de uma atividade física de aquecimento, os jogadores do Vasco fizeram um treino recreativo. Edmundo e Carlos Alberto ficaram em equipes opostas, mostrando movimentação e muito bom humor. O meia se destacou por algumas jogadas de efeito, enquanto o ex-atacante mostrou precisão nos passes. Num deles, acertou um lançamento perfeito para Alecsandro, que marcou de cabeça. Por fim, a equipe de Edmundo venceu por 4 a 3.
Dedé, Fagner e Juninho Pernambucano não participaram do treino no campo. Os três fizeram treinamento específico na sala de musculação.

Cristóvão estuda opções para novo batedor de pênalti. Até Prass na lista

Depois de perder três pênaltis consecutivos, Alecsandro perde o posto. Além do goleiro, técnico cogita Nilton, Fagner, Diego Souza e Felipe

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
O atacante Alecsandro não é mais o cobrador de pênaltis do Vasco. Depois de errar o terceiro consecutivo - perdeu dois contra o Alianza Lima-PER e um contra o Resende – o jogador será afastado dessa função. Quem garante isso é o próprio técnico Cristóvão Borges, que já conversou com seu atleta. Aliás, o próprio Alecsandro já tinha dito após o duelo do último domingo que iria ceder o posto a outro.
- Ele mesmo já disse que ia rever os conceitos. Se faz necessário depois de cobranças seguidas de insucesso parar. Faz parte do futebol. Mas ele vai parar agora e volta depois. Tenho confiança nele.
diego souza vasco (Foto: Marcelo Sadio/Site Oficial Vasco da Gama)Diego Souza é um dos candidatos a assumir o
posto (Foto: Marcelo Sadio/Site Oficial Vasco)
Cristóvão garante que ainda não definiu quem será o cobrador oficial. Mas diz que tem cinco bons nomes para a vaga. Entre eles, até o goleiro Fernando Prass que vem treinando e mostrando bom desempenho.
- Depende dos jogadores que eu tiver no jogo. Tem o Nilton, o Fagner, o Diego Souza, o Felipe e o Fernando Prass. Todos eles têm qualidade para isso.
A questão do cobrador de pênaltis não incomoda tanto Cristóvão quanto o planejamento do seu time. Em segundo lugar no Grupo B da Taça Rio, o treinador teme que um mau resultado contra o Macaé, neste sábado, prejudique a classificação cruz-maltina. Por outro lado, na terça-feira, o time entra em campo em Lima, para enfrentar o Alianza, em jogo importante da fase de grupos da Libertadores e o técnico não gostaria de cansar os titulares antes disso.
- O jogo de terça-feira é prioridade, mas o duelo de sábado se tornou importantíssimo. Eu vou ver. Minha ideia era levar um time misto para o jogo de sábado e, por enquanto, sigo com essa convicação.
 

Festa, apenas depois: Edmundo quer apagar má impressão na despedida

Jogador lembra frustração por viver rebaixamento do Vasco e espera
marcar gol de pênalti em amistoso contra o Barcelona de Guaiaquil

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
A torcida que deve encher São Januário quer recordar e viver. Mas o astro quer a vitória. Na última vez que entrou em campo como profissional, Edmundo sofreu com a derrota do Vasco por 2 a 0 para o Vitória, que determinou a queda para a Série B. Por isso, ele encara o amistoso desta quarta-feira, contra o Barcelona de Guaiaquil, como a chance de refazer a última página de sua história e sair de cena deixando, dessa vez, um sorriso no rosto dos torcedores.
- A festa vai ser no final. Durante o jogo é como se fosse para valer. Principalmente porque a ideia é apagar a imagem de 2008 e realmente fechar com chave de ouro: vitória, torcida contente e eu também. Seria frutrante para todos se o Vasco não conseguisse a vitória. Então será preciso jogar com vontade e disposição - disse.
EDMUNDO VASCO TREINO (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)Edmundo distribui autógrafos depois do treino em São Januário (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)
Por mais que diga fazer esforço para não deixar a emoção superar a razão, Edmundo admite que os últimos dias têm sido emotivos. Às 16h desta quarta-feira ele chegará à concentração do Vasco, junto dos demais jogadores, para viver pela última vez a rotina de uma partida. E embora garanta não fazer planos, tem planejado o gol ideal da última partida. Novamente uma maneira de minimizar falhas do passado.
- Se houvesse um pênalti, seria bom. Marquei muitos gols assim, mas perdi alguns importantes e fiquei marcado por esse motivo. Mas circunstâncias do jogo a gente não escolhe. Nós vamos deixar acontecer naturalmente. Espero contar com a ajuda dos companheiros, pois marcar qualquer gol já seria maravilhoso.
EDMUNDO VASCO TREINO (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)Edmundo espera muita emoção no jogo que marcará sua despedida (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)
A expectativa de Edmundo é deixar o gramado de São Januário durante o segundo tempo, recebendo aplausos da torcida. E antes que a torcida peça, o ex-atacante de 40 anos garante não ter qualquer pretensão de voltar aos gramados. Ele pretende, sim, é sentir ao máximo a sua despedida.
- É realmente apenas para apagar a imagem negativa que ficou, colocar uma imagem positiva na minha cabeça e das pessoas que gostam de mim. Nos últimos dias tem dado ansiedade. Amanhã a ficha vai cair ao chegar aqui, ver o ônibus passando no meio da torcida até chegar a São Januário. Ainda tem muita emoção por vir. Espero me conter enquanto estiver no campo para não deixar a emoção passar por cima da razão.

Construtora assina acordo para empregar ex-detentos em Itaquera

Odebrecht irá contratar também presos que cumprem pena em regime semiaberto. Empresa ainda não sabe a quantidade na Arena Corinthians

Por Leandro Canônico São Paulo
Arena Corinthians (Foto: DIVULGAÇÃO/ODEBRECHT)Obras da Arena Corinthians seguem a todo o vapor
(Foto: DIVULGAÇÃO/ODEBRECHT)
A Odebrecht, responsável pela construção da Arena do Corinthians, assinou na tarde desta terça-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, uma parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária. Assim, a empresa contratará presos do regime semiaberto e egressos (ex-detentos) para suas obras no estado de São Paulo.
São 12 meses de contrato, que podem ser prorrogados pelo mesmo período até completar no máximo 60 meses. Daqueles que cumprem pena em regime semiaberto serão contratados, no mínimo, 50 funcionários. Já dos egressos o número é bem maior: 300.
Embora já tenha assinado o acordo, a Odebrecht ainda não sabe dizer quantos desses irão trabalhar na Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. Tanto que no evento desta tarde, no Palácio dos Bandeirantes, nenhum membro da empresa quis dar entrevista sobre o assunto.
Por outro lado, o secretário da Administração Penitenciária de São Paulo, Lourival Gomes, exaltou a importância da obra do Corinthians para o projeto.
– É claro que a Odebrecht tem muitas outras obras no estado de São Paulo e esse projeto não é apenas para a obra do Corinthians, mas é verdade que a ida de presos para Itaquera faz com que outros empresários se interessem pelo programa – comentou o secretário estadual.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, acredita ainda que o mais importante nesse processo são as vagas para os egressos. Mais do que para aqueles que cumprem pena em regime semiaberto. Para esses, aliás, há uma redução da pena em um dia a cada três de trabalho fora da prisão.
– Nós temos atualmente 46 mil presos trabalhando e outros 16 mil estudando. Mas o que mais precisamos é de vagas para os egressos, porque se eles saem da prisão e não tem emprego, fica difícil a sobrevivência – declarou o governador paulista.
Assim que souber o número de funcionários a serem contratados nesse sistema, a Odebrecht vai divulgar. Iniciada no final de maio do ano passado, a Arena Corinthians tem previsão de ficar pronta em dezembro de 2013.
Construtora assina acordo para empregar ex-detentos (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Governador Geraldo Ackmin em evento nesta terça-feira (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

Andrada se defende e jura não ter participado de mortes na ditadura

Exclusivo: SporTV News ouve arqueiro do gol 1.000 de Pelé, acusado de
envolvimento em duas mortes durante o regime militar argentino em 1983

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Ex-jogador do Vasco e ídolo do Rosário Central, Andrada teve a sua carreira marcada por ter sofrido o milésimo gol de Pelé, em 1969. Porém, os tempos de glória se foram, e hoje, aos 73 anos, ele vive um drama. "El Gato", como era conhecido, está sendo acusado de ter sido agente civil de inteligência do exército durante a ditadura militar na Argentina e participado da morte de dois militantes políticos. O SporTV foi até Rosário, cidade a cerca de 300km da capital Buenos Aires, e escutou com exclusividade o ex-goleiro, que pela primeira vez falou sobre as acusações para uma emissora de televisão brasileira. A matéria especial do repórter Fellipe Awi e do produtor Guilherme Oliveira vai ao ar nesta terça-feira no SporTV News a partir das 23h (de Brasília).
Andrada se tornou alvo do rancor da população, principalmente depois que a promotoria da província de Santa Fé o denunciou por, supostamente, ter participado da execução de dois militantes políticos em 1983. Osvaldo Cambiasso e Eduardo Pereira Rossi foram levados para um galpão onde foram torturados e assassinados. O ex-goleiro se diz inocente e garante ser vítima de calúnia e difamação.
- Me incomoda, sim, porque não é verdade. Mas não importa, tenho que esperar. A vida é assim. Quando você se descuida um pouquinho, o mundo desaba na sua cabeça. Eu sou inocente - disse Andrada.
Andrada SporTV News Ditadura 2 (Foto: Reprodução SporTV)Ex-goleiro Andrada nega as acusações em entrevista ao SporTV News (Foto: Reprodução SporTV)
A ditadura militar na Argentina foi uma das mais violentas da América Latina. Em oito anos, entre 1976 e 1983, deixou 30 mil mortos ou desaparecidos. Após a acusação, um cartaz com a foto de Andrada, o endereço do ex-goleiro e a suposta ligação com o grupo de inteligência do exército foi divulgado com a inscrição: "Castigo aos assassinos do povo!".
Eduardo Constanzo, torturador confesso do governo militar que vive em prisão domiciliar, foi quem acusou Andrada pela primeira vez. Por ter denunciado vários ex-companheiros, ele é ameaçado de morte e vive com proteção policial.
A produção do SporTV News teve acesso ao processo contra Edgardo Norberto Andrada. O documento confirma que ele se juntou ao grupo de inteligência do exército em 1981, dois anos antes de encerrar a carreira, e usava o pseudônimo de Eduardo Néstor Antelo. Na época, atuava pelo Colón. Aos 73 anos, com problemas para se locomover e enxergar, Andrada se sente injustiçado. Ele não entende por que o passado, que já lhe trouxe tantas glórias, hoje também o persegue.
- Pode levar o tempo que leve. Se tudo correr bem e a inocência prevalecer, eu estarei aqui - afirmou Andrada.
A matéria completa com o ex-goleiro do Vasco vai ao ar nesta terça-feira no SporTV News a partir das 23h (de Brasília).

Kaká deixa o banco, muda o jogo e comanda vitória do Real sobre Apoel

Brasileiro dá passe para gol de Benzema e faz após lindo lance de Marcelo nos 3 a 0 em Nicósia. Time pode até perder em casa que avançará à semi

Por GLOBOESPORTE.COM Nicósia, Chipre
Alguns poderão criticar José Mourinho por ter deixado Kaká no banco de reservas. Outros poderão exaltá-lo por ter colocado o brasileiro no "momento certo" em campo. Fato é que o camisa 8 foi o grande nome da vitória do Real Madrid sobre o Apoel, por 3 a 0, nesta terça-feira, no GSP Stadium, em Nicósia, pelo duelo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões.
Titular durante os 90 minutos no último sábado, pelo Campeonato Espanhol, Kaká começou a partida como suplente - Higuaín e Benzema foram os titulares, assim como Özil, que estava suspenso. Ele e o lateral-esquerdo Marcelo entraram aos 17 minutos do segundo tempo. Foi o suficiente para mudarem a cara do jogo, de truncado para resolvido: o meia deu assistência perfeita para Benzema abrir o placar, e fez o segundo após linda jogada do camisa 12. O atacante francês ainda completou o placar no fim e encaminhou a classificação.
kaka apoel x real madrid (Foto: Reuters)Jogadores comemoram o gol de Benzema, que teve passe na medida de Kaká (Foto: Reuters)
O time de José Mourinho poderá até ser derrotado por dois gols de diferença que avançará às semifinais da Champions. Uma improvável repetição do placar a favor dos cipriotas leva o confronto para a prorrogação. A partida de volta acontecerá na próxima quarta-feira, dia 4, no Santiago Bernabéu, às 15h45m (de Brasília).
Real cria pouco; Benzema erra por muito
O Real Madrid teve a bola em 70% do tempo, não foi ameaçado uma vez sequer, mas saiu de campo na etapa inicial sem ter a certeza de que havia jogado bem. Com Marcelo e Kaká no banco de reservas - e com Higuaín e Benzema no ataque -, os merengues encontraram dificuldades principalmente na criação das jogadas. E, por isso, contaram nos dedos as chances que tiveram para marcar o tão importante gol fora de casa nos confrontos de mata-mata.
O termômetro do time foi Nuri Sahin. Substituto de Xabi Alonso, suspenso, o turco foi o responsável por duas oportunidades daquelas dos visitantes. A primeira, no entanto, saiu dos pés de outro turco, mas com sotaque alemão: Özil. O camisa 10 obrigou Chiotis a realizar boa defesa, aos 11, aproveitando sobra de primeira.
A criatividade de Sahin foi importante aos 27. Ele deu ótimo passe para Cristiano Ronaldo, que chegou em velocidade e bateu com força. Chiotis espalmou. Aos 33, um lance incrível. O português devolveu a "caridade" ao turco, que cruzou à meia-altura para Benzema. Mas o francês não se entendeu com a bola e a isolou, lembrando jogadas dignas do quadro "Inacreditável F.C.".
O próprio Cristiano Ronaldo voltaria a incomodar os cipriotas antes do intervalo. Aos 43, Özil puxou contra-ataque pela direita e entregou ao camisa 7, que concluiu de primeira e viu a bola passar perto. Era pouco.
cristiano ronaldo Poursaitides apoel x real madrid (Foto: AP)Cristiano Ronaldo tentou, mas passou em branco no triunfo merengue em Nicósia (Foto: AP)
Brasileiros entram e decidem
A aplicação defensiva dos donos da casa se manteve no início do segundo tempo. O Real praticamente estagnou-se, chegava em jogadas esporádicas, sem sequer colocar o goleiro rival para trabalhar. Mourinho se viu obrigado a mexer, e colocou os brasileiros que tinha à disposição.
E as entradas de Kaká e Marcelo melhoraram o rendimento dos merengues. Aos 21, Cristiano Ronaldo cobrou falta na barreira, mas a bola quase sobrou para Sergio Ramos definir de calcanhar. O brasileiro William Boaventura afastou o perigo.
benzema apoel x real madrid (Foto: Reuters)Benzema marcou duas vezes no 2º tempo e foi um
dos destaques junto a Kaká e Marcelo (Reuters)
Na 18ª finalização veio o gol. Aos 28, quando já sufocava, os merengues abriram o placar: Marcelo iniciou a jogada pela esquerda e entregou para Kaká, que cruzou na medida para Benzema, dessa vez, não decepcionar. De cabeça, o camisa 9 mandou a bola para o fundo das redes.
Apesar da bonita reação por parte da torcida local, o Real Madrid comandou o jogo até o fim. Aos 30 e 32, Chiotis salvou gols certos de Cristiano Ronaldo e Benzema. Mas ele nada pôde fazer com o bombardeio na sequência: aos 37, Marcelo tabelou com o português, avançou e, mesmo após sofrer pênalti, cruzou para Kaká completar.
Kaká e Marcelo já eram os nomes do jogo, mas Benzema também resolveu entrar na lista no fim. Aos 44, Cristiano Ronaldo iniciou uma rápida trama, que terminou nos pés do atacante francês após bonito passe de Özil: 3 a 0 e a classificação nas mãos.
apoel 0 x 3 real madrid
Chiotis, Pouraitides, Oliveira (Kaká), Paulo Jorge e William; Nuno Morais e Helio Pinto (Solari); Charalambides, Trickovsky e Alexandrou (Hélder Sousa); Aílton. Casillas, Arbeloa, Sergio Ramos, Pepe e Coentrão (Marcelo); Sahin (Granero), Khedira e Özil; Cristiano Ronaldo, Benzema e Higuain (Kaká).
Técnico: Ivan Jovanovic. Técnico: José Mourinho.
Gols: Benzema, aos 28, Kaká, aos 32, e Benzema, aos 44 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: -
Estádio: GSP Stadium (Nicósia). Data: 27/03/2012. Árbitro: Felix Brych (ALE).

Caso Oscar: São Paulo se irrita com Inter e estuda novo ataque jurídico

Dirigentes do Tricolor não gostam de saber que meia voltou a treinar
no Beira-Rio, contrariando decisão judicial já acatada pela CBF

Por Marcelo Prado São Paulo
Oscar volta aos treinos no Inter (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)Oscar tem treinado normalmente no Internacional
(Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)
A diretoria do São Paulo ficou extremamente irritada com o fato de Oscar ter se reapresentado para treinar no Internacional, apesar de a decisão judicial da última semana ter restabelecido o seu vínculo na CBF com o Tricolor. Se antes a briga dos são-paulinos era apenas contra o jogador e seus representantes, agora o clube gaúcho também virou inimigo.
Uma reunião que envolverá todos os principais dirigentes são-paulinos vai definir qual será a estratégia que o clube tomará contra o Inter. A opinião corrente no Morumbi é de que o clube gaúcho, além de desrespeitar o que foi definido pela Justiça, está dando suporte jurídico para que o atleta não se reapresente no Tricolor. Até então, a briga era só entre Oscar e São Paulo.
Ninguém aqui aceitou bem o fato de o Oscar treinar no Inter. O departamento jurídico foi acionado para ver quais medidas poderão ser tomadas"
Jesus Lopes,
vice de futebol do São Paulo
– Posso dizer que ninguém aqui aceitou bem o fato de o Oscar treinar no Internacional. Existe uma decisão judicial que precisa ser respeitada. Nosso departamento jurídico foi acionado para ver quais medidas poderão ser tomadas – afirmou o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes.
A irritação da cúpula é porque o Inter não faz parte do processo que vem sendo discutido entre Oscar e o São Paulo desde o fim de 2009. A decisão tomada na semana passada restabeleceu o vínculo do atleta com o Tricolor até dezembro deste ano. Inicialmente, o clube tinha dado um prazo para que o atleta se reapresentasse no CT da Barra Funda. Mas, como já percebeu que isso dificilmente acontecerá, o Tricolor resolveu agir.
Do lado do jogador, o advogado de Oscar, André Ribeiro, deverá entrar nesta quarta-feira com duas ações. Em uma, no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, pede a reconsideração da decisão tomada na semana passada, que proibiu o jogador de pagar R$ 4,5 milhões em juízo, o que os representantes do atleta julgam ser o valor correto da rescisão. Caso o pedido seja aceito, ele poderia voltar a jogar pelo time gaúcho. Na outra ação, que será impetrada no Tribunal Superior do Trabalho em Brasília, Ribeiro busca um recurso para o que foi decidido no dia 21 de fevereiro, quando foi reestabelecido o vínculo do atleta com a equipe do Morumbi.
O valor da rescisão contratual é outro ponto de discórdia entre as partes. O contrato diz que o valor da rescisão é de R$ 9,5 milhões - valor calculado a partir do salário anul do meia em 2009. Oscar quer pagar metade porque teve 50% de seus direitos econômicos vendidos ao Internacional por € 3 milhões (R$ 6,9 milhões). O São Paulo diz que a lei sofreu uma modificação em 2010 e que o valor necessário para quebra de vínculo é muito maior, perto dos R$ 15 milhões.

Chelsea vence Benfica em Portugal e garante tranquilidade para a volta

Gol de Kalou deixa ingleses em vantagem na busca pela vaga nas semifinais

Por GLOBOESPORTE.COM Lisboa
Soberano defensivamente e iniciando o jogo sem figurões como Lampard, Drogba e Essien, o Chelsea segurou o ataque do Benfica e, aos 30 do segundo tempo, conseguiu garantir a vitória por 1 a 0 no Estádio da Luz, em jogo válido pela ida das quartas de final da Liga dos Campeões. As equipes voltarão a se enfrentar no dia 4 de abril em Londres. Quem avançar, enfrentrá o vencedor do duelo entre Milan e Barcelona.
O "departamento de espionagem" dos Blues, liderado por Ramires e David Luiz, que já vestiram a camisa do clube português, funcionou. O meia deitou e rolou sobre o lateral Emerson pelo lado direito do ataque, enquanto o zagueiro dominou as ações na defesa,conseguindo salvar um gol quase em cima da linha. O criticado atacante Fernando Torres não marcou, mas teve boa movimentação e deu o passe para o gol da vitória.
Benfica assusta, mas Chelsea mantém controle
O meia Bruno César teve participação nas principais oportunidades do Benfica no primeiro tempo. Aos 18 minutos, o brasileiro fez um ótimo lançamento para Cardozo, que dominou no peito de frente para o goleiro e chutou para fora. Aos 32, o ex-corinthiano arriscou de fora da área, mas Cech defendeu. O jogo estava bom para o Chelsea, que segurou o ataque rival sem sustos. Os donos da casa não conseguiam abrir espaços na defesa, até que os ingleses perceberam que poderiam ser mais ousados.
No fim do primeiro tempo, os Blues quase abriram o placar duas vezes. Torres, aos 38, conseguiu o chute apesar da forte marcação, mas a bola passou por cima do gol. Um minuto depois, o português Raul Meireles, da entrada da área, quase surpreendeu o goleiro Artur, que fez boa defesa espalmando a bola para o lado esquerdo.
Kalou - Benfica x chelsea (Foto: AFP)Kalou teve atuação discreta, mas foi premiado com o gol (Foto: AFP)
Ingleses aproveitam tensão portuguesa
Na segunda etapa, logo no primeiro minuto, Cardozo teve mais uma chance de ouro. O paraguaio aproveitou rebote, mas no meio do caminho estava David Luiz, que evitou a abertura do placar quase na linha do gol. Aos 10, o goleador do Benfica arriscou de fora da área, mas Cech defendeu.
Não era o dia do Benfica, o Chelsea voltou a atacar, e os portugeses sentiram a pressão. Aos 15 minutos, a defesa dos Encarnados falhou, e Mata ficou sozinho na área com a bola. O espanhol dirblou o goleiro, mas acertou a bola na trave. O gol dos Blues saiu de uma boa jogada do atacante Fernando Torres. O atacante avançou com surpreendente tranquilidade pela ponta direita e cruzou para Kalou mafrcar aos 30 minutos.
benfica 0 x 1 chelsea
Artur, Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Emerson; Javi García (Nolito), Bruno César (Rodrigo) e Aimar (Matic); Witsel, Gaitán e Cardozo. Cech, Ferreira (Bosingwa), David Luiz, Terry e Cole; Mikel, Maireles (Lampard), Ramires e Mata; Kalou (Sturridge) e Torres.
Técnico: Jorge Jesus. Técnico: Roberto Di Matteo.
Gols: Kalou, aos 30 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Bruno César e Luisão (Benfica); Meireles (Chelsea).
Estádio: da Luz (Lisboa). Data: 27/03/2012. Árbitro: Paolo Tagliavento (ITA).

Patrícia Amorim confia na volta do Imperador: 'Ele sempre será nosso'

Presidente do Flamengo acredita na recuperação física do jogador, que passará por uma cirurgia, para defender mais uma vez a camisa do clube

Por Thales Soares Rio de Janeiro
A presidente Patrícia Amorim costuma ter uma relação próxima com os jogadores que são ídolos do atual elenco. Assim é com Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love. Com Adriano, ela pretende fazer o mesmo e já começa a demonstrar confiança na recuperação do jogador em seu discurso.
Informada pelo médico José Luiz Runco de que Adriano vai precisar passar uma nova cirurgia no tendão de Aquiles, Patrícia manifestou seu apoio ao jogador. Ela ainda não conversou com o Imperador, mas mandou seu recado.
- Adriano é e sempre será nosso. Demos a mão a um ídolo do clube. Queremos que ele se recupere. (Walter) Oaquim e (Paulo César) Coutinho tiveram uma conversa olho no olho com ele. Não se falou em contrato - disse Patrícia.
Patricia Amorim   (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)A presidente Patricia Amorim: confiança na volta de Adriano (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
A expectativa é de que Adriano leve pelo menos dois meses para se recuperar de uma nova cirurgia. Até lá, o Flamengo não vai assinar qualquer contrato com o jogador, inicialmente. O Imperador fará sua recuperação toda com os profissionais do clube.
Adriano foi examinado por Runco na segunda-feira. Na manhã desta terça-feira, ele passou por exames clínicos e laboratoriais. O resultado só estará à disposição na próxima semana.

Deputados entram em acordo, e Lei Geral da Copa será votada na quarta

Anúncio foi feito no Twitter por líderes da base aliada ao governo e
da oposição. Votação dependia de decisão sobre o código florestal

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília
Manifestantes protestam contra Lei Geral da Copa em comissão da Câmara (Foto: Marcelo Parreira / Globoesporte.com)Manifestantes protestam contra a Lei Geral da Copa
em comissão da Câmara (Foto: Marcelo Parreira)
A Lei Geral da Copa será votada nesta quarta-feira. O anúncio foi feito no Twitter por líderes tanto de partidos da base aliada como da oposição. Foi o caso, por exemplo, de Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB.
- Marco Maia faz apelo a todos líderes para votar amanhã a Lei da Copa. Partidos concordaram, e a Casa vai cumprir seu dever!
O líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), também anunciou o acordo na rede social - e ironizou de leve a presidente Dilma Rousseff, que está em viagem oficial a Nova Déli.
- Como a crise viajou para a Índia, resolvemos a Lei Geral da Copa e o Código Florestal. A Câmara votará amanhã a Lei Geral da Copa e até o fim de abril concluirá a votação do Código Florestal. Acordo fechado. Bom para o Brasil!
Mais cedo, os líderes praticamente descartavam a possibilidade de votação da lei antes da Páscoa, devido à resistência do governo em marcar uma data para a votação do polêmico Código Florestal. A decisão foi anunciada após reuniões tanto da oposição como da base aliada com o presidente da Câmara, Marco Maia, que ocupa temporariamente a Presidência da República.

HOJE: Escobar lembra casos engraçados da vida profissional e canta com o sexteto no Programa do Jô


ter, 27/03/12
por Mizarela |
categoria Sem categoria
No ‘Programa do Jô’ que vai ao ar na noite de hoje, dia 27, o apresentador do ‘Globo Esporte’ do Rio de Janeiro Alex Escobar mostra que bom humor e espontaneidade sempre estiveram presentes na sua vida, mesmo antes de trabalhar em televisão. Na entrevista, Escobar conta casos curiosos de sua carreira como comissário de bordo, além de lembrar que foi exatamente o fato de torcer pelo América, um time carioca que não conquista um título relevante há pelo menos 30 anos, que fez com quem ele entrasse no tão desejado meio esportivo – primeiro no rádio, depois na TV.
Escobar lembra situações engraçadas de sua carreira na aviação comercial. “Quando comecei nem sabia se tinha medo de avião pois nunca tinha voado. Meu primeiro voo aconteceu no meu primeiro dia de trabalho como comissário”, conta. O apresentador, que sempre fazia as locuções dos voos em que trabalhava, conta ainda como trocou a vida de comissário pela de locutor de rádio. “Fui convidado para apresentar um programa esportivo em uma rádio durante a Copa de 2002. O programa já contava com um torcedor de cada um dos quatro grandes times cariocas e precisavam de alguém imparcial para atuar como mediador. Como torcedor do América, fui escolhido como o apresentador “imparcial”, lembra.  Do rádio para a televisão, foi um pulo.
Afinado, Escobar não perdeu a oportunidade de cantar com o Sexteto o hino do seu clube de coração. Composto por Lamartine Babo, que também era torcedor do clube tijucano, o hino do América é considerado por muitos brasileiros como um dos mais bonitos do país. Na mesma noite, Jô entrevistou Renato Rocha, o “Rochinha”,  que só vai aos estádios para ver jogosde futebol ruins.
O ‘Programa do Jô’ vai ao ar logo após ‘Jornal da Globo’. Não perca!

Ex de Cristiano Ronaldo assume namoro com outro jogador português


ter, 27/03/12
por Cíntia Barlem |
categoria Sem categoria
Nereida Gallardo assumiu publicamente seu novo relacionamento. A ex-namorada de Cristiano Ronaldo foi fotografada em um evento do jornal “O Gaiense” ao lado de Quinaz, que atua no Desportivo das Aves, clube da segunda divisão de Portugal. A modelo espanhola parece ter predileção por jogadores lusos…

Ex-goleiro do Vasco será titular do Olympique contra Bayern de Munique

Brasileiro Elinton Andrade assumirá o lugar de Steve Mandanda, suspenso

Por Agência de notícias Marselha, França
O brasileiro Elinton Andrade, que ocupa normalmente o posto de terceiro goleiro do Olympique de Marselha, vai defender o gol da equipe francesa, nesta quarta-feira, na partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões, contra o Bayern de Munique. Ex-jogador do Vasco, ele assumirá o lugar do suspenso Steve Mandanda, expulso contra o Internazionale de Milão.
O treinador Didier Deschamps havia insinuado na semana passada que Gennaro Bracigliano, reserva de Mandanda, seria titular contra os bávaros, mas nesta terça anunciou que tinha optado por Andrade. Contra Bracigliano teria pesado sua atuação ruim na eliminação do Olympique na Copa da França para o Quevilly (3 a 2 após a prorrogação, Olympique eliminado).
- Será efetivamente Andrade que jogará amanhã (quarta-feira) - afirmou Deschamps na entrevista coletiva à imprensa na véspera da partida, confirmando uma informação avançada pela imprensa francesa horas antes.
Elinton - Olympique de Marseille (Foto: Reprodução / Site oficial Olympique de Marselha)Elinton será titular do Olympique de Marselha (Foto: Reprodução / Site oficial Olympique de Marselha)

Altos custos provocam debandada brasileira no Mundial de bodyboard

Campeões mundiais Guilherme Tâmega e Uri Valadão, além de Éder Luciano e Roberto Bruno, desistem de etapa em Margaret River, na Austrália

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Atual campeão do Circuito Mundial, o francês Pierre Louis Costes mal conseguia acreditar: o nome de Guilherme Tâmega, seis vezes melhor do mundo no bodyboard, não está na chave da segunda etapa da temporada, em Margaret River, na Austrália. Nem o dele nem o do também campeão mundial Uri Valadão e de outros dois brasileiros: Éder Luciano e Roberto Bruno. O principal motivo é o alto custo da viagem.
- Triste por não ver o Tâmega na chave - escreveu Pierre em seu perfil em uma rede social.
Apenas Magno Oliveira, vice-campeão da etapa no ano passado, vai competir no pico The Box.
Guilherme Tâmega Mundial de Margaret River 2011 (Foto: Iba Tour /Divulgação)Guilherme Tâmega abriu mão da etapa de Margaret River (Foto: Iba Tour /Divulgação)
O campeão da etapa australiana neste ano ganhará US$ 6 mil. Na semana passada, o havaiano John John Florence faturou US$ 40 mil pelo título de um campeonato da divisão de acesso do surfe (WQS) na mesma Margaret River. Na elite do surfe, os campeões de cada etapa ganham em média US$ 75 mil.
Os bodyboarders pré-classificados do Mundial são obrigados a disputar seis das oito etapas da temporada. Como a perna sul-americana começa em maio, com quatro eventos, os brasileiros preferiram descartar a etapa da cara Margaret River.
Tem que chegar no mínimo às quartas para começar a sorrir"
Tâmega
Melhor brasileiro no ranking, Guilherme Tâmega está em nono, com 1000 pontos, metade do que tem o havaiano Jeff Hubbard, líder. Parou nas oitavas de final da etapa de abertura, em Pipeline, no Havaí, onde mora. Gasta cerca de US$ 2,5 mil em cada viagem.
O Circuito Mundial segue depois para Arica, no Chile, Niterói, no Brasil, Puerto Escondido, no México, Sintra, em Portugal, Isabella, em Porto Rico, e Frontón, nas Ilhas Canárias.
- Tem que chegar no mínimo às quartas para começar a sorrir - ri.
Mas, para Guilherme, não pesa apenas a questão financeira. Aos 39 anos, ele prefere aproveitar o máximo de tempo possível com a família, recarregando as energias. Em vez de disputar todo o circuito, desta vez traçou a estratégia de só ir às etapas de que mais gosta. Também vai abrir mão de Portugal.
- Vou disputar só as etapas de que eu realmente gosto. No ano passado fui a todas e foi demais para mim. Acabei não fazendo nada direito. Em termos de estratégia, não funcionou comigo.
 

Morte de jogador italiano segue sem resposta; funeral será nesta quarta

Após a realização da autópsia, peritos preferem o silêncio e terão até noventa dias para dar o laudo; corpo de Bovolenta será enterrado em sua cidade natal

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Vigor Bovolenta vôlei (Foto: Getty Images)Vigor Bovolenta foi vice-campeão olímpico em
Atlanta-96 (Foto: Getty Images)
A expectiva era grande, mas a resposta sobre a causa da morte de Vigor Bovolenta não foi dada. Nesta terça-feira, após a realização da autópsia no corpo do jogador italiano, no hospital de Macerata, os peritos preferiram manter o silêncio. De acordo com jornais do país, o legista disse que não poderia revelar a causa antes da conclusão do inquérito. A previsão é de que o laudo seja dado no período de 90 dias.
No último sábado, o vice-campeão olímpico em Atlanta-96 estava em quadra e, antes de cair inconsciente durante o terceiro set da partida entre o Forli e o Lube Macerata pela série B2, disse que a sua cabeça estava girando e pediu ajuda. Apesar do rápido atendimento médico (quatro minutos após a chamada) e dos esforços para reanimá-lo, Bovolenta não resistiu. Querido por todos, sua morte chocou compatriotas e brasileiros que jogaram na Itália. Em meados da década de 90, ele teve de ficar afastado das quadras por quatro meses para tratar uma arritmia cardíaca.
Reprodução il Rest del Carlino - vôlei Bovolenta atendimento médico (Foto: Reprodução il Rest del Carlino)Bovolenta foi atendido ainda na quadra
(Foto: Reprodução il Rest del Carlino)
O funeral do central de 37 anos está marcado para esta quarta-feira, em Taglio di Po, província de Rovigo, cidade natal do jogador. Para ajudar a mulher e os quatro filhos, uma parte da renda da última rodada da série A1 foi destinada à família. Está sendo estudada também a criação de um fundo de solidariedade. 

Sharapova faz pazes com o saque, aplica pneu e vai à semi em Miami

Russa número 2 do mundo encerra série de quatro derrotas diante de Na Li

Por GLOBOESPORTE.COM Miami
Maria Sharapova tênis Miami quartas (Foto: Getty Images)Maria Sharapova não vencia Na Li desde 2009
(Foto: Getty Images)
Um dia depois de cometer 11 duplas faltas, Maria Sharapova reencontrou seu saque. Conseguiu 70% de aproveitamento de primeiro serviço e não deu nenhum ponto de graça no fundamento. Inspirada, a número 2 do mundo atropelou a chinesa Na Li por 6/3 e 6/0 e conquistou uma vaga nas semifinais do WTA de Miami, nos Estados Unidos.
A vitória sobre a rival chinesa foi a primeira de Sharapova dede 2009. Nos últimos quatro encontros, Li havia triunfado - todas vezes em sets diretos. A russa ainda leva vantagem em confrontos diretos, com seis vitórias em dez jogos.
- Eu perdi para ela nas últimas vezes, então estava animada para voltar a jogar e mudar isso. Quando você perde uns jogos em seguida para o mesmo adversário, você quer fazer o possível para derrotá-lo. Estou bastante empolgada por estar nas semifinais - disse Sharapova.
Ex-número 1 do mundo, Sharapova espera a vencedora do duelo entre outras duas ex-líderes do ranking: Serena Williams (11 do mundo) e Caroline Wozniacki (6).

Jogadoras de vôlei de praia poderão usar shorts e mangas em Londres

FIVB muda regras para respeitar exigências religiosas e culturais

Por Agências de notícias Londres
Espanhola no evento-teste de vôlei de praia em Londres (Foto: Getty)Espanhola usa biquíni de lacinho no evento-teste
para os Jogos de Londres (Foto: Getty)
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) permitiu que as atletas de vôlei de praia usem, em vez de biquínis, shorts e tops com mangas durante as Olimpíadas de Londres-2012. A medida foi tomada para respeitar diferentes culturas e religiões dos países que se classificarem aos Jogos.
As regras entram em vigor já nas seletivas continentais, envolvendo 142 países, divididos em: África, Ásia e Oceania, Europa, América do Sul e Norte, e América Central e Caribe.
- Muitos desses países têm exigências religiosas e culturais, então precisávamos ser flexíveis nos uniformes - disse o porta-voz da FIVB, Richard Baker, à agência AP.
Mesmo antes da mudança, as atletas tinham opção de usar calças e blusas de manga por baixo do biquíni. O traje costumava ser usado em etapas disputadas em baixas temperaturas. A regra, agora, permite short com no mínimo três centímetros acima do joelho; os biquínis, largura máxima de sete centímetros.
Juliana e Larissa na etapa de Haia no Circuito Mundial de vôlei de praia (Foto: AP)De calças e mangas, Juliana e Larissa vão ao topo do pódio da etapa de Haia, na Holanda (Foto: AP)