sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sandro Dias na expectativa pelo Jump Festival: 'Será um show de manobras'

Em São Bernardo do Campo (SP), o skate vertical vai ser uma das atrações. Final da modalidade será exibida no Pro Rad, dentro do Esporte Espetacular

skate sandro diasSandro Dias será uma das estrelas do Jump Festival,
em São Bernardo do Campo-SP (Foto:Helge Tscharn)
A quinta edição do Jump Festival, em São Bernardo do Campo (SP), vai reunir atletas de elite como Sandro Dias, Lincoln Ueda, Edgard Vovô, Sérgio Negão, Eugênio Amaral e Lécio Batista, e outros novatos, como Dan Cezar e Roni Gomes estão confirmados. Um skatista amador ainda terá vaga garantida na disputa do skate vertical profissional. Ele será definido durante a programação, após a realização da SuperFinal, que reunirá dez competidores. Cinco deles já se garantiram na quarta edição do Jump Festival, em São Caetano do Sul (SP), e os demais serão conhecidos em São Bernardo do Campo (SP). O evento vai ser realizado de 07 a 10 de outubro, no bairro Anchieta.
- A estrutura montada em São Bernardo do Campo (SP) é realmente de impressionar e não fica devendo nada para as competições que disputamos fora do Brasil. É muito legal ver tudo isso acontecendo aqui no Brasil e mostra que os esportes de ação estão cada vez mais fortes e organizados. É muito legal participar do primeiro Jump Festival que abrirá espaço para skatistas profissionais. Com os nomes confirmados, certamente teremos um campeonato com um nível alto. Certamente vai ver um show de manobras - comentou Sandro Dias, pentacampeão mundial de skate vertical.


RBR domina sexta-feira, e Vettel bate Webber nos treinos livres em Suzuka

Equipe austríaca faz dobradinha nas duas sessões. Alonso é o quarto, uma posição à frente de Massa, o melhor brasileiro do dia. Rubinho fica em 14º

Por GLOBOESPORTE.COM Suzuka, Japão

O primeiro dia de treinos para o GP do Japão, em Suzuka, terminou sem surpresas, com o amplo domínio da RBR nas duas sessões. O alemão Sebastian Vettel, quarto no Mundial de Pilotos, foi o melhor em ambas, com o tempo de 1m31s465, 395 milésimos à frente do companheiro australiano Mark Webber, segundo colocado do dia e líder do campeonato. A equipe austríaca teve mais de sete décimos de vantagem sobre o terceiro, o polonês Robert Kubica, da Renault.
Vice-líder do Mundial de Pilotos, 11 pontos atrás de Webber, Fernando Alonso foi o quarto colocado, quase nove décimos mais lento que Vettel nesta sexta-feira. Em busca do tricampeonato da Fórmula 1, o  espanhol ficou uma posição à frente do companheiro Felipe Massa, quinto colocado no acumulado das duas sessões. O brasileiro ficou mais de um segundo atrás do líder do dia.
Lewis Hamilton McLaren acidente treino livre GP do Japão SuzukaMcLaren é retirada após batida (Foto: Getty Images)
Quem não conseguiu um bom desempenho foi a McLaren, que teve uma sexta-feira cheia de problemas. O inglês Jenson Button ficou apenas em sexto, atrás das duplas de RBR e Ferrari. O atual campeão do mundo não conseguiu andar no mesmo ritmo dos rivais em nenhuma das duas sessões. Já Lewis Hamilton teve o dia comprometido por um erro no treino da manhã, quando acertou a zebra da curva Degner, errou a freada, saiu da pista e acertou a barreira de pneus. A equipe conseguiu consertar o carro a dez minutos do fim, mas ele ficou só em 13º.
Após uma boa sexta posição de Rubens Barrichello no treino da manhã, a Williams não conseguiu manter o bom ritmo à tarde, quando os tempos melhoraram muito. O veterano brasileiro ficou apenas com a 14ª posição, mais de dois segundos atrás de Vettel. O alemão Nico Hulkenberg, seu companheiro, ficou quatro postos à frente, em décimo lugar nesta sexta-feira.
Após não andar pela manhã, quando cedeu seu lugar ao belga Jerome D'Ambrosio, Lucas di Grassi teve um bom desempenho à tarde. O brasileiro da VRT ficou na 21ª posição do dia, dois décimos mais rápido que o experiente companheiro Timo Glock. Bruno Senna, outro piloto do país na categoria, ficou na 23ª e penúltima posição, à frente apenas do japonês Sakon Yamamoto, seu colega na Hispania. Ambos ficaram muito atrás dos rivais nesta sexta-feira em Suzuka.
Veja os melhores tempos da sexta-feira de treinos livres para o GP do Japão:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m31s465 (54 voltas)
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m31s860 (52)
3 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m32s200 (55)
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m32s362 (57)
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m32s519 (60)
6 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m32s533 (47)
7 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m32s703 (57)
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m32s831 (47)
9 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m32s842 (39)
10 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m32s851 (50)
11 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m32s880 (35)
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m33s471 (50)
13 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m33s481 (17)
14 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m33s564 (37)
15 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m33s697 (56)
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m34s005 (58)
17 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m34s055 (59)
18 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m34s310 (54)
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m36s095 (62)
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m36s333 (56)
21 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m36s630 (28)22 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m36s834 (45)
23 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m37s352 (61)24 - Jerome D'Ambrosio (BEL/VRT-Cosworth) - 1m37s778 (23)
25 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - 1m37s831 (60)

Brasileirão 2010

PC Gusmão e Renato Gaúcho: semelhanças e bom rendimento

Vasco e Grêmio passaram por mudanças drásticas com a chegada dos dois

Os dois mudaram a história de Vasco e Grêmio no Brasileirão
Os dois mudaram a história de Vasco e Grêmio no Brasileirão

PC Gusmão e Renato Gaúcho podem ser considerados técnicos de sucesso da nova geração do futebol brasileiro. Prova disso é o momento tranquilo que Vasco e Grêmio atravessam na tabela do Brasileirão. A situação das equipes era bem diferente antes dos dois assumirem o comando.
As semelhanças entre os treinadores não esbarram apenas no passado dentro dos gramados. Além de terem tirado Vasco e Grêmio da zona de rebaixamento este ano, ambos têm grande identificação com o Rio de Janeiro. PC atuou pelo pela equipe de São Januário e já treinou os quatro grandes clubes da cidade. Renato Gaúcho, por sua vez, jogou por Fla e Flu e comandou o Gigante da Colina e o Tricolor das Laranjeiras.
Grandes motivadores, além de conquistarem a torcida com facilidade, os dois treinadores sempre tiveram o apoio de todos os jogadores por onde passaram.
Até o início de ano dos técnicos têm lá suas semelhanças. PC e Renato treinavam times de menor expressão, do Nordeste, antes de assumirem Vasco e Grêmio. O técnico do Gigante da Colina fez ótima campanha com o Ceará nas sete primeiras rodadas do Brasileirão, deixando o Vozão na segunda posição na tabela. Já Renato fez trabalho razoável com o Bahia na Série B.
A mudança pelas quais as duas equipes passaram é tão evidente que PC Gusmão e Renato Gaúcho já atingiram marcas importantes neste campeonato. O técnico vascaíno bateu o recorde de Muricy Ramalho e se transformou no técnico mais tempo invicto na era dos pontos corridos, com 19 partidas sem perder.
Já Renato Gaúcho colocou o Grêmio na liderança do segundo turno do Brasileirão, com 19 pontos ganhos.
O treinador vascaíno faz questão de elogiar a fase da equipe do rival deste sábado, em São Januário.
- Tenho que dar parabéns ao Renato pelo trabalho que ele vem fazendo. Pegou o Grêmio em uma situação ruim e está fazendo belo trabalho. A nossa situação não é diferente. Também pensamos apenas na vitória, esperamos que a torcida jogue junto. São dois jogos em casa e temos de vencer - disse.
Segundo PC, a necessidade de se afirmar para um treinador é diária.
- Somos jovens e estamos buscando nosso espaço a cada dia. Temos de mostrar que temos capacidade a cada jogo. Ele viveu a vida toda no futebol e, assim como eu, está acostumado com a pressão - afirmou.

Antes da chegada de PC Gusmão e Renato Gaúcho:


Vasco
Grêmio
Vitórias
1
2
Empates
3
6
Derrotas
4
5
Gols marcados
5
15
Gols sofridos
12
19
Aproveitamento de pontos
25%
30%

Depois da chegada de PC Gusmão e Renato Gaúcho:


Vasco
Grêmio
Vitórias
7
9
Empates
11
3
Derrotas
2
3
Gols marcados
24
30
Gols sofridos
15
14
Aproveitamento de pontos
53%
62%

O Que é Bodyboard

Bodyboard é um desporto onde o praticante desce a onda deitado ou de joelhos em uma prancha, que tem medidas (médias) de 39 polegadas a 42 polegadas (podendo haver maior ou menor. Para auxílio da prática do desporto, utilizam-se pés de pato - nadadeiras - que servem para auxiliar na entrada da onda e na execução de manobras.
O desporto que deu origem ao Bodyboard era conhecido no Havaí como paipo-board. No fundo é um bodyboard mais erudito fabricado de madeira. O paipo é a prancha reportada como a mais antiga para apanhar ondas, pelo menos que esteja registado, mas é algo que surge como senso comum se pensarmos que é a forma mais obvia de andar nas ondas, e uma evolução natural ao bodysurf. Mais tarde os reis havaianos, e apenas eles construiram pranchas maiores, autênticos troncos, para andar "de pé" nas ondas, uma forma de se distanciarem da plebe. Os nativos em geral continuaram a usar o paipo para se divertirem, algo que veio até aos nossos dias até à invenção da prancha de surf.
O paipo esteve na obscuridade durante algumas décadas, até que o engenheiro químico e surfista americano Tom Morey foi quem deu cara nova ao esporte. Aperfeiçoando a idéia dos nativos, Morey, que morava no Havaí, re-criou um paipo usando a primeira prancha de espuma de polietileno. Chamou-lhe bodyboard.
Ao mudar-se para a Califórnia, em 1974, começou com uma pequena produção de fundo de quintal. No ano seguinte, uma multinacional americana comprou os direitos de produção e passou a fabricá-la em grande escala.
O resto da história é sobejamente conhecida, o bodyboard rapidamente ganhou milhares de praticantes, dentro e fora do mundo "surf", por ser um meio mais seguro, divertido e acessível, mas teve um crescimento tal que chegou a assustar a já estabelecida na altura industria do surfwear, que através de um boicote geral criou a primeira crise da história do bodyboard. Foi durante esta crise que se deram os primeiros passos para o estabelecimento de marcas 100% bodyboard.
A nível desportivo a performance do bodyboard chegou a píncaros nunca sonhados por Tom Morey, que apenas tinha planejado um desporto mais acessível a todos, em conformidade com o espírito paipo. No entanto as possibilidades desta prancha revelaram-se imensas, chegando a ser o desporto nr. 1 no que toca a desempenhos nas ondas mais perigosas do planeta. Nos picos mais desafiantes do planeta como pipeline, teahupoo, sharkisland, el fronton ou cyclops os limites foram e são ditados pelo que os bodyboarders conseguem fazer.
Esta mudança de atitude, ou revelação das possibilidades do bodyboard, mudaram radicalmente a natureza do mesmo, e se ainda é utilizado como meio de lazer pelas famílias em condições suaves, é também o desporto aquatico mais agressivo e técnico da actualidade, exigindo uma preparação física intensa aos seus praticantes mais sérios, especialmente ao nível lombar. A quantidade de manobras que se fazem num bodyboard é imensa, e cada vez com mais grau de dificuldade, não sendo uma comparação fútil colocar este desporto como os ginastas do mar.

Manobras

Abaixo uma listagem das principais evoluções do Bodyboard.
  • Drop Knee: andar com um dos pés e o joelho oposto apoiados na prancha em vez de andar deitado.
  • Tubo: ficar, durante alguns instantes, totalmente encoberto pela onda, no espaço formado pela parede da onda e a projeção de sua crista, quando a mesma se quebra.
  • 360: girar num eixo perpendicular ao solo e no sentido do corte da onda (se estamos descendo uma onda para a esquerda, a rotação é feita para a esquerda), esta manobra pode ser feita em diversas seções da onda.
  • 360 invertido: girar no sentido contrário (para a direita numa onda para a esquerda), contra a força natural da onda. É mais difícil que o 360 convencional, pontuando melhor em campeonatos (no Brasil pode ser chamado apenas de "invertido").
  • El rollo: pode ser ou não uma manobra aérea, bater contra a crista da onda, girar num eixo paralelo ao solo em torno de si e retornar a base dela mesma. Somente é considerada aérea caso o executor se separe da crista da onda, verticalmente, durante a realização da manobra.
  • Aerial: virar junto com a prancha contra a crista da onda, levantar vôo, e retornar a alguma parte da mesma.
  • ARS: Air Roll Spinner (literalmente o El Rollo 360 Aéreo) manobra aérea, onde se executa um El Rollo e, ainda no ar, inicia-se um 360, podendo completá-lo antes ou depois de aterrizar na onda novamente. Foi inventada pelo australiano Michael Eppelstun link
  • Backflip: manobra aérea, inicia-se como um El Rollo ou Aerial, batendo-se contra a crista da onda e projetando-se no ar, executando um giro num eixo perpendicular ao solo (diferentemente do eixo paralelo seguido pelo El Rollo e ARS). Manobra muito arriscada devido à possibilidade de dano cervical..
  • Frontflip: manobra aérea, inicia-se como um Out Of The Lip ou Aerial, batendo-se a favor da crista da onda e projetando-se no ar, executando um giro frontal num eixo perpendicular ao solo.
  • 360 aerial: manobra aérea, bater contra a crista da onda e girar 360 graus, num eixo horizontal, ainda no ar, voltando a aterrar em alguma parte da onda (quando feito no sentido contrário ao corte da onda é chamado 360 aéreo invertido, ou ainda, no Brasil, invertido aéreo).
  • Invertido aéreo: manobra executada quando o praticante vai em direção ao lip da onda, saindo totalmente da mesma executando um 360 invertido no ar, totalmente fora da onda.