terça-feira, 21 de agosto de 2012

Alecsandro lamenta maior jejum do ano: 'Falta um pouquinho de sorte'

Atacante, que não marca há seis rodadas afirma que jogadores estão cientes das cobranças, mas garante que todos estão incomodados

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
31 comentários
Alecsandro no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Alecsandro em treino: jejum de seis jogos
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial Vasco da Gama)
Com 23 gols em partidas oficiais, Alecsandro é o artilheiro do Vasco na temporada. Mas no último domingo completou a sexta partida sem balançar a rede, que representa seu maior jejum do ano. Segundo colocado na disputa dos goleadores do Campeonato Brasileiro, com oito gols – atrás de Fred e Vagner Love –, o atacante admite que o momento não é favorável, mas nem por isso se mostra menos confiante em voltar a cumprir o seu principal papel.
Alecsandro prefere não se estender nas justificativas pelo jejum. O atacante reconhece que não vem fazendo sua tarefa, mas a exemplo do que ocorreu em outras oportunidaes pelo Vasco, ele espera voltar a brilhar numa partida considerada importante – o clássico contra o Fluminense, neste sábado, no Engenhão.
- Quando as coisas não acontecem é preciso ter autocrítica, entender o seu primeio e não achar que o outro é quem está errado. Em alguns jogos tive poucas oportunidades de marcar, mas o que me deixa tranquilo é que não estou jogando mal. Tenho conseguido atacar e marcar. Falta um pouquinho mais de sorte. Tenho a consciência de que preciso voltar a fazer gols. Acho que para isso não preciso mudar nada. Quando passo tantas rodadas sem marcar, fico triste. Mas acredito que o Vasco vai voltar a ser feliz com uma vitória nesse jogo difícil de sábado - disse o atacante, que no ano passado chegou a ficar 12 partidas seguidas sem fazer gols.
A cobrança, entretanto, não é direcionada totalmente a Alecsandro. O mau aproveitamento do Vasco nas últimas cinco rodadas (33,3%) começa a gerar insatisfação por parte da torcida. O camisa 9 enxerga a situação como natural e garante que o grupo não vai fugir das suas responsabilidades no momento de buscar a recuperação.
- A gente não pode enganar o torcedor, que tem o papel de cobrar. Quando eu era torcedor, não queria saber se o salário estava atrasado ou se o time treinava no Cefan. Mas essas cobranças também são boas porque motivam esse grupo vencedor. Podem ter a certeza de que, com esses resultados, muita gente aqui não está conseguindo dormir. Temos de mostrar transparência e o conhecimento de 33% não é aproveitamento de time que vai ser campeão. O nosso aproveitamento geral é de 65%, de quem vai lutar pelo título - frisou.

Tenorio está liberado, mas Eder Luis é vetado de clássico contra o Flu

Com lesão na coxa esquerda, camisa 7 também deve ficar fora de partida contra o Grêmio, no próximo dia 29

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
18 comentários
Eder luis vasco ramon flamengo brasileirão (Foto: Luciano Belford / Agência Estado)Eder Luis se machucou em jogo contra o Fla
(Foto: Luciano Belford / Agência Estado)
Foi confirmado nesta terça-feira o desfalque de Eder Luis contra o Fluminense. Um exame constatou um edema na coxa esquerda que o impedirá de entrar em campo no clássico deste sábado, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante ainda corre o risco de também ficar fora da partida contra o Grêmio, em Porto Alegre, no próximo dia 29, pela 20ª rodada.
No entanto, o Vasco recebeu uma boa notícia. Carlos Tenorio treinou sem limitações na manhã desta terça-feira, no Cefan, e confirmou a recuperação das dores na perna direita que o afastaram das duas últimas rodadas. Assim, o equatoriano deve ficar como opção do técnico Cristóvão Borges para o clássico contra o Fluminense.
Eder Luis sentiu a dor muscular no segundo tempo da derrota por 1 a 0 para o Flamengo, no último domingo. O atacante havia acabado de se recuperar de uma lesão que o havia afastado do empate em 2 a 2 com o Coritiba.
- O exame mostrou que há uma lesão pequena. Não houve ruptura ou estiramento. Mas ele já começou o tratamento e a tendência é que volte contra a Portuguesa - afirmou Albino Pinto, médico do Vasco.

Após falha, Prass se compara a um cirurgião e avisa: 'Sei lidar com isso'

Goleiro diz que normalmente defende 29 das 30 bolas chutadas como a do lance do gol do Flamengo e ganha apoio de Germano: 'Já salvou o Vasco'

Por André Casado Rio de Janeiro
19 comentários
A derrota do Vasco para o Flamengo teve parcela importante na falha de Fernando Prass. Na jogada, o goleiro largou a bola nos pés de Vagner Love, após chute de fora da área. O lance manchou a regularidade do camisa 1, um dos destaques do time no Campeonato Brasileiro, mas não sua confiança para se recuperar. Ele, que havia lamentado o estado do campo do Engenhão, ainda durante o clássico, aposta na experiência e na compreensão de que a profissão é ingrata.
- Falei do gramado, mas prejudica para os dois lados, como aconteceu com o Léo Moura (que perdeu gol incrível posteriormente). Mas os lances são diferentes. Costumo comparar a posição de goleiro à de um cirurgião, que pode acertar 50 operações, mas, se errar uma, vai ser crucificado. Trabalhamos para minimizar esses erros. A bola deu o quique irregular, mas fiz o movimento certo, de encaixe. Ela fugiu, e o Vagner Love teve méritos de ter corrido na hora do chute do Ramon. No treino, seguro 29 de 30 daquelas. A cabeça está boa, tenho 34 anos e sei lidar com isso - avisou.
Mesmo assim, o crédito com os cruz-maltinos é extenso, até pelos números recentes. A ponto de levar cerca de 100 torcedores para uma tarde de autógrafos dele e do ídolo e preparador de goleiros, Carlos Germano, nesta terça-feira, dia do aniversário de 114 anos do clube.
Fernando Prass autógrafos loja Vasco aniversário (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Fernando Prass autografa camisa de torcedores (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
- Fiquei sete jogos sem levar gol, então o torcedor tem um respeito e um carinho muito grande, até pela história que tenho no Vasco. Não vai ser isso, mesmo contra o Flamengo, que vai abalar essa relação - ressaltou Prass, enaltecido por Germano, que conhece os percalços da camisa 1.
- Fernando é um dos ídolos do Vasco, virou referência após o clube passar por um momento de oscilação na posição. Desde o Fábio não havia um goleiro como ele. Trouxe tranquilidade e me ajudou muito também nessa caminhada. Por isso, vem sempre brigando entre os três melhores do Brasil. Conversamos sempre, sobre vários lances, mas era nítida a tristeza dele pela situação do gol. Ele é seguro nessa jogada, mas calhou de ter largado a bola. Nada que abale o nosso trabalho. Tem a confiança da torcida, a minha, porque em outras situações já salvou o Vasco - disse.

Trio de revelações passará a treinar com elenco profissional do Vasco

Meias John Cley e Marlone e atacante Romário passarão a ser observados diariamente por Cristóvão Borges e sua comissão técnica ainda em 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
30 comentários
Romário e Jhon Cley juniores do Vasco contra o Flamengo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Romário e Jhon Cley treinarão com profissionais
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Notório revelador de jogadores, o Vasco teve apenas Felipe como jogador formado na base entre os 18 relacionados para o clássico contra o Flamengo, no último domingo. No entanto, esse panorama pode mudar em breve. Após a participação da equipe na Taça BH de Juniores, na metade de setembro, os meias Jhon Cley e Marlone e o atacante Romário passarão a treinar com com o elenco profissional.
A decisão vai ao encontro da necessidade de mais opções no elenco. No caso de Jhon Cley e Marlone, a ideia é reforçar as opções do meio-campo ofensivo, que atualmente são consideradas escassas pela comissão técnica. A intenção é que o trio participe das atividades diárias e, eventualmente, componha o elenco nas partidas.
- Eles vão treinar com os profissionais para serem observados mais de perto pela nossa comissão técnica. Mas nada impede que ele reforcem os juniores quando for necessário - explicou Daniel Freitas, diretor de futebol do Vasco.
Os três jogadores têm contrato profissional com o clube. Jhon Cley, de 18 anos, tem vínculo até 21 de setembro de 2014, Romário, de 20 anos, recentemente renovou por mais três, e Marlone, também de 20 anos, é do Vasco até 25 de fevereiro de 2016. Os dois primeiros tiveram uma oportunidade cada no Campeonato Carioca sob o comando de Cristóvão Borges. O último, que assim como Romário está no último ano de juniores, ainda não teve uma chance.
Recentemente o Vasco promoveu o zagueiro Luan, de 19 anos, para a equipe profissional. O jogador já integrou o banco de reservas, mas ainda não fez a sua estreia. O lateral Dieyson fez sete partidas, mas voltou à base e será melhor preparado. Além deles, o lateral Max, o zagueiro Jomar, os volantes Diego Rosa e Renato Augusto e o atacante Jonathan estão sem espaço no elenco.
Em junho, houve um trabalho especial para nove apostas. Estiveram nesta leva o lateral Paulista, o meia Guilherme Costa e os atacantes Yago, Rodrigo Dinamite (filho do presidente Roberto) e Romarinho (filho do ex-atacante Romário), a exemplo de Luan, Jhon Cley, Marlone e Romário.

Aniversariante do dia, Vasco acorda com fogos e bolo em São Januário

Estádio amanhece com festividades pelos 114 anos do clube, dando início
à programação de aniversário que vai até a próxima segunda-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
243 comentários
vasco bolo festa (Foto:  Bryan Clem/Vasco.com.br)Bolo personalizado abriu as comemorações de
aniversário (Foto: Bryan Clem/Vasco.com.br)
No dia em que completa 114 anos, o Vasco acordou em festa. Na manhã desta terça-feira, por volta das 6h (de Brasília), o presidente Roberto Dinamite, conselheiros, vice-presidentes e torcedores começaram as comemorações com fogos e bolo no estádio. Ao som do hino do clube, a bandeira cruz-maltina foi hasteada ao lado das do Brasil, de Portugal e do Rio de Janeiro, dando início à programação festiva, divulgada pelo site oficial vascaíno e que vai até a próxima segunda-feira.
A diretoria ofereceu ainda um café da manhã no restaurante de São Januário para os torcedores presentes. Às 11h, acontecerá a missa de aniversário na Capela de Nossa Senhora das Vitórias, na Colina Histórica, e à noite, a partir das 20h, o clube fará uma sessão solene na sede náutica, na Lagoa, Zona Sul do Rio.
vasco festa (Foto:  Bryan Clem/Vasco.com.br)Alvorada com fogos às 6h da manhã acorda os vascaínos para a festa (Foto: Bryan Clem/Vasco.com.br)




missa de aniversário do Vasco da Gama Roberto Dinamite (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Roberto Dinamite na missa de aniversário na Colina (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)

Confira a programação completa do aniversário do Vasco:
21/08 - terça-feira:
Eventos:
6h: Alvorada pela celebração de aniversário
Locais: São Januário, sede do Calabouço e sede da Lagoa
11h: Missa em ação de graça
Local: Capela Nossa Senhora das Vitórias – São Januário
11h30: Manhã de autógrafos com Fernando Prass e Carlos Germano
Local: Loja Gigante da Colina do Norte Shopping
20h: Sessão Solene com entrega dos escudos de 50 anos de sócios
Local: Sede Náutica da Lagoa
Evento restrito a diretoria e convidados
24/08 - sexta-feira:
20h: Dia do Vasco e dos Vascaínos
Local: Câmara dos Vereadores - Praça Floriano, s/nº Cinelândia
25/08 - sábado:
11h: Entrega dos escudos de 25 anos de sócio e inauguração dos quadros dos presidentes
Local: Sala de Troféus – São Januário
18h30 - jogo: Vasco x Fluminense
Jogador escolhido no Facebook vestirá a camisa 114 na partida
Local: Engenhão
26/08 - domingo:
10h: Missa em ação de graças
Local: Igreja de São Jorge – Rua da Alfândega, em frente ao Campo de Santana
27/08 - segunda-feira:
9h às 17h: Festa de Confraternização dos Funcionários
Local: Quadra de São Januário

Novo camisa 10 do Vasco, Carlos Alberto ganha bênção de Dinamite

Meia se diz honrado por herdar número simbólico e histórico, e presidente dá seu aval e brinca com a responsabilidade: 'Agora precisa fazer gol'

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
45 comentários
Carlos Alberto Vasco x Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)Contra o Flamengo, Carlos Alberto usou a 10 pela
primeira vez (Foto: Cezar Loureiro / Ag. Globo)
No Vasco, a camisa 10 é sinônimo de ídolo e artilheiro. Desde a saída de Diego Souza, negociado com o Al Ittihad, da Arábia Saudita, o número estava vago. Mas no último domingo passou a ter novo dono. Carlos Alberto foi o escolhido, deixando de lado o 84, sua opção quando foi reintegrado ao elenco, no fim de março.
Carlos Alberto sabe que vestir a 10 significa uma grande responsabilidade. Mas, para aliviar o peso da camisa, conta com um aval de respeito. Roberto Dinamite, maior ídolo, artilheiro e atual presidente do clube deu a sua bênção e garante que o jogador tem o perfil para usar o número que é um ícone não apenas do Vasco, mas do futebol brasileiro.
- Hoje muitos jogadores preferem usar outros números, mas o 10 foi usado por grandes jogadores do futebol brasileiro. Com o Carlos Alberto a camisa está em boas mãos. Tem algo positivo e tenho certeza de que vai trazer isso com ele. Desejo que ele seja tão feliz quanto eu fui usando a camisa 10 do Vasco - afirmou Dinamite, que fez as pazes com o jogador nesse retorno ao Vasco, contornando o clima ruim gerado pela discussão e dispensa em 2011.
O atual presidente não foi o único a vestir a 10 e se consagrar como artilheiro no Vasco. Foi com ela que Edmundo fez 29 gols no Brasileiro de 1997, tornando-se na época o maior goleador da história da competição. Bebeto também usava a 10 quando marcou 18 vezes na edição de 1992.
Carlos Alberto foi o vencedor da enquete promovida pelo GLOBOESPORTE.COM na semana passada, perguntando quem o torcedor queria ver como o novo 10 do Vasco. Ele afirma que não tem muita afeição por números - o 19, com o qual foi campeão mundial pelo Porto, é o seu preferido e hoje pertence a Nilton - mas se diz honrado por usar a camisa que foi do maior ídolo do clube.
Esse assunto surgiu de forma natural numa conversa com o presidente. Achamos legal que eu usasse, e fiquei muito feliz por vestir a 10 do Vasco"
Carlos Alberto
- Esse assunto surgiu de forma natural numa conversa com o presidente. Achamos legal que eu usasse, e fiquei muito feliz por vestir a 10 do Vasco. É uma camisa com história e que a torcida identifica - disse o jogador.
Diretor de marketing do Vasco, Marcos Blanco admitiu que é importante comercialmente que o time tenha um jogador com a camisa 10.
- É significativo haver uma referência de camisa 10 dentro do clube, já que se trata de um número popular e de história no futebol - explicou Blanco, sobre o fato de a camisa ser a mais procurada pelos torcedores.
Na conversa que selou Carlos Alberto como o novo camisa 10 do Vasco, Roberto Dinamite revela ter feito apenas uma exigência, ainda não alcançada pelo meia no Brasileirão:
- Eu disse que, agora que ele usa a 10, precisa fazer gol - brincou o presidente.

Prass e Germano fazem a festa da torcida no dia do aniversário do Vasco

Cerca de 100 cruz-maltinos comparecem à tarde de autógrafos dos ídolos em evento comemorativo em uma das novas lojas oficiais do clube

Por André Casado Rio de Janeiro
34 comentários
torcida autógrafos loja Vasco aniversário (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Torcedores fazem fila para ter contato com Prass e
Germano (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
A comemoração pelos 114 anos de fundação do Vasco não passou em branco para cerca de 100 torcedores, que foram à loja oficial do clube do Norte Shopping, Zona Norte do Rio, para uma tarde de autógrafos com o ídolo e goleiro, Fernando Prass, e seu antecessor, Carlos Germano, hoje preparador dos jogadores da posição. Após o treino no Cefan, o camisa 1 passou cerca de uma hora no local, antes de seguir para São Januário para o tratar de dores musculares.
Contratado para disputar posição com Tiago à época, Prass se firmou, já está no Vasco há mais de três temporadas e relembrou com carinho as outras datas festivas das quais participou.
- Já estive na festa dos 111, 112, 113 e agora dos 114 anos. Sempre são datas especiais e cada ano simboliza um momento diferente do Vasco. No primeiro, estávamos na Série B, em busca de uma nova identidade. Depois, veio a consolidação e agora uma fase em que estamos há mais de 40 rodadas no G-4 do Campeonato Brasileiro. Fico feliz e honrado. Hoje temos muito mais a comemorar, mas, se estamos neste nível, é porque o trabalho lá atrás foi bem feito - afirmou.
Em seu site oficial, o clube promove uma eleição para saber da torcida quem deve vestir a camisa 114 no clássico contra o Fluminense, sábado, no Engenhão, que encerra o primeiro turno no Brasileirão. Segundo lugar, o rival está quatro pontos à frente. O ato simbólico vem se repetindo justamente desde a Série B e já teve Carlos Alberto, o próprio Prass e Dedé como vencedores.

O aniversário cruz-maltino ainda contou com pequenos eventos, como a Alvorada de fogos na sede náutica da Lagoa e em São Januário e a missa de Ação de Graças, na capela do estádio.
Fernando Prass autógrafos loja Vasco aniversário (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Fernando Prass assina camisa de um torcedor do Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Carlos Germano autógrafos loja Vasco aniversário (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Carlos Germano tira foto com torcedora cruz-maltina na loja (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

Vasco coloca em leilão a camisa 10
da despedida oficial de Edmundo

Uniforme usado pelo ídolo cruz-maltino no dia 28 de março, contra o
Barcelona de Guayaquil, está à venda nesta terça no site oficial do clube

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Leilão da camisa de despedida do Edmundo Vasco (Foto: Divulgação)Camisa de despedida de Edmundo homenageia
o ídolo no lado direito do peito (Foto: Divulgação)
Em meio à programação de aniversário do Vasco, que começou nesta terça-feira com fogos e bolo em São Januário, uma atração à parte: o clube colocou em leilão, em seu site oficial de arremate, a camisa 10 utilizada por Edmundo em seu jogo de despedida, na goleada por 9 a 1 sobre o Barcelona de Guayaquil, do Equador. Na ocasião, o Animal marcou dois gols.
O leilão está previsto para começar só às 20h (de Brasília), mas os lances já podem ser feitos no site do clube. No canto direito do peito, a camisa apresenta uma homenagem ao ídolo com uma imagem e a mensagem: 'Obrigado Edmundo'. Além disso, ainda há o escudo da CBF em referência ao título da Copa do Brasil de 2011.
Clique aqui para participar do leilão
Leilão da camisa de despedida do Edmundo Vasco (Foto: Reprodução)Camisa de Edmundo começou a ser leiloado por centavos no site oficial do clube (Foto: Reprodução)

Ministro ironiza Chelsea ao defender permanência de Neymar no Brasil

'Para jogar contra zagueiro alto é melhor enfrentar o Dedé, não precisa nem ir para a Europa', diz Aldo Rebelo. Mano também recebe apoio

Por Igor Christ Rio de Janeiro
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, pediu a permanência de Mano Menezes no comando da Seleção após a derrota na final das Olimpíadas e também criticou quem é a favor da saída de Neymar para a Europa. Durante evento na Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro, o político até ironizou o Chelsea, atual campeão europeu, para defender a presença do craque do Santos no futebol brasileiro.
- Às vezes me surpreendo com técnicos e jornalistas que acham que o Neymar deve jogar na Europa para aprender não sei o quê. É o espírito de jogo do Chelsea? Que é o atual campeão europeu com zagueiros altos. Para jogar contra zagueiro alto é melhor enfrentar o Dedé, não precisa nem ir para a Europa - disse Aldo.
aldo rebelo mangueira (Foto: Guito Moreto/Agência Globo)Aldo Rebelo durante a visita à Vila Olímpica da Mangueira (Foto: Guito Moreto/Agência Globo)
Sobre Mano, o ministro considerou que a derrota para o México na final dos Jogos de Londres surgiu por causa de um gol com menos de 30 segundos do primeiro tempo e que o resultado não pode atrapalhar o caminho da Seleção para a Copa do Mundo de 2014.
- Isso é do jogo, no futebol existe o imponderável, a sorte ou o azar. Óbvio que o nosso time é muito melhor que o México, mas levamos um gol praticamente antes de a bola rolar. Todo técnico vive sob pressão, até técnico de times de solteiros contra casados sofre pressão. Isso é natural, mas o Mano é competente e temos os melhores jogadores do mundo, incluindo até zagueiros, que são os que atuam nos principais times do planeta - analisou.
Aldo comentou também a situação dos estádios para 2014. Segundo o ministro, nenhuma das 12 obras está atrasada para o Mundial. A única preocupação é com Recife para a Copa das Confederações do ano que vem.
- Todos os estádios estão dentro do prazo para 2014. Não há nenhum problema que comprometa a entrega delas. Existe apenas o caso de Pernambuco, que junto com a Fifa vamos estudar uma definição até novembro. Mas o governo e o estado estão fazendo todos os esforços para entregá-la na Copa das Confederações. Estou muito otimista - concluiu.

Santos recusa primeira proposta do São Paulo por Ganso

Valor é de R$ 10,71 milhões pelos 45% dos direitos que pertencem ao Peixe, que pede mais que o dobro. Com ajuda do DIS, Tricolor promete não desistir

Por Adilson Barros, Alexandre Lozetti, Marcelo Hazan e Marcelo Prado São Paulo
258 comentários
Paulo Henrique Ganso no desembarque em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ganso está com o Santos no Chile para jogo da
Recopa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O São Paulo apresentou, no fim da tarde desta terça-feira, uma proposta de R$ 10,71 milhões ao Santos pelos 45% dos direitos econômicos de Paulo Henrique Ganso que pertencem ao clube praiano. A diretoria do Peixe considerou a oferta muito baixa e respondeu que não aceita a proposta.
-  Chegou (a proposta) no fim da tarde. A proposta aconteceu, mas nós não vamos entrar em valores. Recusamos - disse Odílio Rodrigues, vice-presidente do Santos, por telefone, pouco antes de a assessoria de imprensa do Peixe divulgar nota confirmando a recusa.
A ideia do São Paulo, porém, é ambiciosa: o clube quer ficar com 100% dos direitos de Ganso. Em paralelo, o Tricolor fez uma proposta ao DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, que detém os outros 55%. O valor, não revelado, agradou à empresa, que continuaria a ser representante de Ganso, mesmo deixando de ter direitos econômicos sobre ele.
Mas o DIS já avisou ao São Paulo que, primeiro, é preciso convencer o Santos a vender seus 45%. O salário que o Tricolor está disposto a oferecer a Ganso já foi comentado com os executivos do DIS, que gostaram da proposta. Falta, de fato, dobrar a diretoria santista, que não abre mão de receber R$ 23,8 milhões, quantia referente aos 45% dos direitos que pertencem ao clube praiano. Ou seja: a diferença entre o que o São Paulo oferece e o que o Santos pede é de mais que o dobro.
Ao ser informado da recusa pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, um dirigente são-paulino disse que "isso é normal numa negociação" e prometeu que o clube não vai desistir tão fácil e fará uma nova oferta por Ganso.
Os diretores santistas, no entanto, encaram a proposta do São Paulo apenas como uma forma de os rivais "darem uma satisfação" ao DIS, grupo de investidores com quem tentam reaproximação - e que são brigados com o próprio Peixe. O São Paulo já havia sido avisado que o Santos quer R$ 23,8 milhões por Ganso - e isso quem disse ao Tricolor foi o próprio presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, que admitiu ter tido, na semana passada, "uma conversa de chope" com um representante da diretoria rival.
A proposta do São Paulo para o Peixe envolve apenas a quantia de R$ 10,71 milhões - nenhum jogador foi envolvido na oferta. No primeiro contato do Tricolor com o Santos, Luis Alvaro respondeu que "só Luis Fabiano interessaria". A diretoria são-paulina, que acaba de recusar uma proposta de R$ 16 milhões de um clube árabe pelo Fabuloso, não cogita incluir o atacante na negociação.
No Morumbi, pouco antes do jogo entre São Paulo e Bahia, pela Copa Sul-Americana, o vice-presidente de futebol do Tricolor, João Paulo de Jesus Lopes, admitiu ter feito a proposta. Ele, no entanto, ainda desconhecia a resposta do Santos e se dizia otimista na contratação.
– Tivemos uma reunião hoje, eu, Juvenal (Juvêncio, presidente do São Paulo) e Adalberto (Baptista, diretor de futebol), e resolvemos investir, fazer uma proposta oficial pelos direitos do jogador. Acreditamos que é um grande jogador e que seria uma grande contratação – disse Jesus Lopes.
Com a venda de Lucas para o Paris Saint-Germain por R$ 108 milhões, valor recorde para o mercado brasileiro, o Tricolor ficou com R$ 81 milhões (o restante ficou com o jogador, que se apresenta ao clube francês em janeiro). A diretoria nunca escondeu que a prioridade era reforçar o time - e, também, investir na reforma do Morumbi. Nenhum dirigente falou abertamente sobre quais posições carecem de reforços, mas o setor de armação é um dos mais fracos da equipe, já que Jadson ainda não atingiu regularidade com a camisa são-paulina e sequer possui uma "sombra" no elenco.
Já o Santos não deverá se esforçar para segurar Ganso - o clube "apenas" pede sua parte na multa rescisória para liberar o meia, que vem recusando sistematicamente todas as propostas de renovação já há dois anos e, nesse período, nunca descartou que toparia defender um clube rival.
Ganso, 22 anos, tem três jogos pelo Santos no Campeonato Brasileiro e poderá fazer mais três antes de se transferir para outro clube da competição. Caso entre em campo pela sétima vez, não terá permissão para defender outra camisa até o fim do ano. Ele está com o Santos no Chile, para o primeiro jogo da Recopa contra La U, nesta quarta-feira - a partida de volta será no dia 26 de setembro, no Pacaembu.

Oficial: Adriano está de volta ao Fla. 'Contem comigo', diz o atacante

Imperador assina contrato com o Rubro-Negro até dezembro e vai treinar com os companheiros já nesta quarta-feira, no Ninho do Urubu

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Adriano oficializou nesta terça-feira o início de sua terceira passagem pelo Flamengo. Depois de seu empresário se reunir com dirigentes do clube pela manhã, no Ninho do Urubu, o Imperador analisou os detalhes do contrato que lhe foi oferecido e respondeu positivamente. O compromisso é válido até dezembro e a remuneração será por produtividade, confirmou o Flamengo em seu site oficial.
Frame, site do Flamengo, Adriano (Foto: Reprodução / Site oficial do Flamengo)Site oficial do Flamengo noticia: 'O Imperador voltou' (Foto: Reprodução / Site oficial do Flamengo)
Com 30 anos de idade, Adriano assina após se recuperar de uma segunda cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo. O atacante vai treinar já a partir desta quarta-feira no Ninho do Urubu. O Flamengo já até separou material de treinamento personalizado para o atacante. A exemplo do que aconteceu na última vez que defendeu o Rubro-Negro, em 2009 e 2010, Adriano vai vestir a camisa 10.
Uniforme Adriano flamengo (Foto: Reprodução Twitter)Material para Adriano já está separado no
Ninho do Urubu (Foto: Reprodução Twitter)
- Quero deixar aqui minha gratidão a todos que torceram por mim na superação de mais um obstáculo na minha vida. Agora é honrar a camisa da “casa” que sempre foi minha com muitos gols. Impossível descrever a alegria e emoção que estou sentindo nesse momento. Obrigado Deus, obrigado ao meu empresário Luca, que ficou ao meu lado esse tempo todo, obrigado meus amigos, minha família, aos profissionais que me ajudaram e, agradeço imensamente também, aos torcedores do Flamengo, que fizeram toda a diferença! As mensagens no Twitter me deram muita força nessa recuperação. Contem comigo - disse Adriano, por meio de sua assessoria de imprensa.
O Imperador não disputa uma partida desde o dia 4 de março, quando participou de 68 minutos da derrota do Corinthians por 1 a 0 para o Santos, pelo Campeonato Paulista.

Spider quer disputar Olimpíadas de 2016, no Rio, no boxe ou taekwondo

'Seria mais um desafio na minha carreira, e eu gostaria muito', afirma.
Lutador diz que vai ao Japão ver o Corinthians no Mundial de Clubes

Por Alexandre Lozetti e Sergio Gandolphi São Paulo
48 comentários
Anderson Silva, UFC (Foto: Sergio Gandolphi / Globoesporte.com)Anderson Silva durante entrevista: Rio 2016?
(Foto: Sergio Gandolphi / Globoesporte.com)
As Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, poderão ter um reforço e tanto na delegação brasileira: Anderson Silva. No lançamento da segunda edição de seu livro "O relato de um campeão nos ringues e na vida", em São Paulo, o campeão mundial dos pesos-médios do UFC revelou, em entrevista ao SPORTV.COM, que gostaria de disputar os Jogos Olímpicos no país e citou boxe e taekwondo como possibilidades.
Home Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

Nos 15 minutos em que conversou com a reportagem, antes de dar início à noite de autógrafos, o único momento em que abriu um largo sorriso foi ao falar das Olimpíadas. Anderson disse que treinou boxe por muito tempo junto com seus mestres, como Minotauro, e é faixa-preta em taekwondo.
- Seria mais um desafio na minha carreira, e eu gostaria muito. Participar de uma competição como essa é algo que realmente falta para mim, ser um atleta olímpico. Não sei se eu teria condição de me adaptar, a medalha seria como o cinturão, uma consequência, mas seria ótimo - afirmou o lutador.
Disputar as Olimpíadas seria o caminho inverso do que foi sugerido aos irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão, medalhistas de prata e bronze, respectivamente, nos Jogos de Londres. O técnico de Esquiva, inclusive, afirmou que seu pupilo poderia vencer Anderson no octógono. O campeão mundial abriu as portas da categoria para os irmãos, mas criticou a "moda" do MMA.
- Acho que qualquer lutador de artes marciais poderia participar do MMA, mas também virou moda, né? Todo mundo agora quer e acha que pode lutar MMA.
Uma meta de Anderson é ir ao Japão em dezembro para ver o Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa. Torcedor e patrocinado pelo clube, ele deverá estar no país asiático ao lado de Ronaldo, um dos sócios da 9ine, empresa que cuida da imagem do lutador. O Fenômeno tem dito a pessoas que trabalham com ele que está quase confirmada sua presença na competição.
- Estou com saudades do país, tenho amigos lá e vou como torcedor. Aproveito e mato dois coelhos com uma cajadada só - disse Anderson, que já lutou no Pride e no Shooto.

Rampage chama Brasil de 'Meca' do MMA e pede ring girls 'popozudas'

Principal atração estrangeira do UFC Rio III se diz encantado com o país e
mostra conhecer a língua portuguesa, com direito a expressão indiscreta

Por Adriano Albuquerque e Ivan Raupp Rio de Janeiro
6 comentários
Quinton "Rampage" Jackson é o nome mais conhecido entre os lutadores estrangeiros que estarão no UFC Rio III, em 13 de outubro, na Arena da Barra. Se o americano é a grande atração do evento, o país é a grande atração para o ex-campeão dos pesos-meio-pesados do Ultimate. Rampage afirmou que escolheu lutar no Brasil porque considera que seja a "Meca" do MMA, e desfilou simpatia pelos brasileiros nesta terça-feira, em entrevista à imprensa brasileira no Rio de Janeiro.
O veterano vai enfrentar o brasileiro Glover Teixeira, que treina a alguns quilômetros do local da luta e terá o apoio maciço da torcida. Todavia, mesmo com uma oferta para fazer o combate em seu país, Rampage preferiu vir ao Brasil, curioso para sentir a energia do público local, bastante diferente da típica audiência americana.
- É por isso que aceitei esta luta. O UFC me ofereceu enfrentar o Glover Teixeira em Las Vegas ou no Brasil, e eu escolhi o Brasil, pois sempre quis vir para cá. Não é um segredo, os americanos ainda não estão por dentro do MMA ainda, é uma novidade para eles. Sempre lutei no Japão, e os fãs japoneses sempre foram meus favoritos. Mas vejo na TV os brasileiros muito empolgados com as lutas, sempre quis experimentar isso. Os fãs americanos precisam aprender a respeitar mais os lutadores. Sinto que os fãs brasileiros entendem mais de luta que os americanos, e o Brasil é a Meca do MMA. Os EUA certamente não são - contou Jackson.
Quinton Rampage Jackson, UFC (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)Rampage posa em hotel no Rio: elogios às mulheres brasileiras (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)
Outro fator favorável para a opção por vir ao Brasil foi a fama de mulheres lindas que o país tem. Rampage elogiou as cariocas e se mostrou espantado que o Ultimate não tem ring girls brasileiras.
- Eles não têm brasileiras? O quê? Escute, o UFC precisa ter brasileiras "popozudas"! Se eu mandasse no UFC, as coisas seriam diferentes - afirmou o lutador.
Apesar de estar no país pela primeira vez, Rampage confessou saber algumas palavras da língua portuguesa, ensinadas pelo amigo Anderson Gonçalves, também lutador de MMA. O americano hesitou em falar algumas expressões, mas acabou abrindo o jogo, soltando inclusive uma frase indiscreta:
- Obrigado... Bom dia... Tudo bom, tudo bem... Beleza... Chupa meu p... - disse, caindo na gargalhada.

Loco Abreu: 'Aprendi a nadar na
água e aprendi a nadar na m...'

Atacante do Figueirense diz que vai continuar acreditando enquanto time
não for matematicamente rebaixado. Para ele, Sul-Americana dá moral

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis
18 comentários
Loco Abreu no Figueirense (Foto: Savio Hermano / Globoesporte.com)Loco Abreu está ansioso por jogo contra Atlético-GO
(Foto: Savio Hermano / Globoesporte.com)
Enquanto o Figueirense vive uma das piores crises dos últimos anos, Loco Abreu dá uma aula de liderança e não se abala com a fase da equipe. Líder dentro e fora das quatro linhas, o uruguaio pede calma ao time e diz que, enquanto houver chances matemáticas, não há razão para não acreditar na recuperação. Loco também afirma que o elenco de 45 jogadores é muito maior do que o que está acostumado, perto dos 25. Para ele, isso também dificulta criar uma identidade ao grupo.

Enquanto a empresa que participa da gestão do clube critica o conselho administrativo, e o conselho deliberativo discute questões políticas, o Figueirense segue na lanterna do Brasileirão. Principal estrela da equipe, o atacante uruguaio, de 35 anos, explica que já passou por situações difíceis e não vai desistir sem lutar até o fim.
... eu aprendi a nadar na água e aprendi a nadar na m... Eu não me assusto com nada."
Loco Abreu
— Para quem tem muito tempo de futebol, desculpe a palavra, eu aprendi a nadar na água e aprendi a nadar na m... Eu não me assusto com nada, vou até o fim. Acredito até a matemática falar o contrário. Acredito também que vai chegar uma hora que o time vai ter que encaixar, jogar futebol de time. Todos pensando no melhor para o coletivo e não no individual (...). Não adianta pensar em ganhar dez jogos. Não existe jogo que soma 30 pontos. Tem que ganhar o primeiro e aí pensar no outro — explica o camisa 13.

Loco Abreu destaca também que o elenco está muito grande: 45 jogadores são muito mais do que está acostumado a trabalhar, e isso pode ser um dos fatores que atrapalham ao grupo a ter um futebol mais entrosado.

— Essa não é a minha área, talvez eu não devesse falar isso, mas eu nunca trabalhei em um grupo com 45 atletas profissionais. Geralmente são 24 ou 25. Então, na hora de trabalhar é muito complicado. Acho que tem que começar a visualizar o grupo que está focado para esse tipo de desafio. Até porque vai ter xingamento e pressão. Claro, além de escolher os melhores jogadores fisicamente e futebolisticamente — afirmou Loco Abreu.
O atacante também explicou a ausência em alguns jogos. Ele diz que não é mais um garoto, que há um desgaste físico e está longe de conseguir longas sequências de jogos como o Neymar. Sobre as dores no joelho direito, o atleta disse que não é a pessoa mais qualificada para falar a respeito.

— Sobre a situação do joelho, é melhor vocês falarem com um médico. O importante é que não foi nada grave. Graças a Deus eu estou treinando com normalidade. Só o Neymar joga tanto. Ele não é desse mundo, é um extraterrestre, eu não. Eu tenho 35 anos, há um desgaste.
Loco abreu, Figueirense x Atlético-MG (Foto: Antônio Carlos Mafalda / Agência Estado)Atacante diz que nada o assusta (Foto: Antônio Carlos Mafalda / Agência Estado)


Loco Abreu está animado para o jogo de quinta-feira, contra o Atlético-GO, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. O Furacão do Estreito precisa de um empate sem gol ou de uma vitória simples para conseguir uma inédita classificação.

— Estou esperando com muita ansiedade o jogo desta quinta. Não é um título, mas seria a primeira vez que o Figueirense passaria de fase na Sul-Americana. Essa classificação pode ajudar a dar moral ao time nessa pedreira do Brasileiro — disse o atacante.

Marin admite insatisfação com arbitragem e quer novas providências

Presidente da CBF diz que apenas o afastamento do auxiliar Emerson Augusto de Carvalho não é o suficiente: ‘Precisamos dar exemplo’

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
549 comentários
Os três erros do árbitro assistente Emerson Augusto de Carvalho, que deixou de ver três impedimentos no mesmo lance e que resultaram no segundo gol do Santos no clássico contra o Corinthians, podem render mais do que o afastamento temporário do auxiliar.

Durante o anúncio do novo patrocinador da seleção brasileira, no Rio de Janeiro, o presidente da CBF, José Maria Marin, se mostrou bastante incomodado com os frenquentes erros de arbitragem e revelou que novas providências podem ser tomadas até o fim desta semana.
Marin e Del Nero, Cbf (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)José Maria Marín ao lado de Marco Polo Del Nero (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
- Já houve uma providência que foi afastar um auxiliar para fazer uma reciclagem, mas eu confesso que ainda não estou satisfeito. Vou analisar com frieza. Amadurecer, examinar todos os aspectos para tomar uma decisão. Confesso que não estou satisfeito só com essa medida. Temos de dar exemplo. A arbitragem não corresponde aos anseios dos clubes e dos torcedores. Vamos estudar um pouco mais esse problema. Peço que aguardem. Talvez eu tome outras providências em relação à arbitragem até o fim dessa semana – disse Marin.
 Uma das primeiras medidas de Marin à frente da CBF foi em relação à arbitragem. Em abril, o dirigente anunciou o ex-árbitro Edson Resende de Oliveira e o ex-auxiliar Aristeu Leonardo Tavares, como corregedor e ouvidor de arbitragem na entidade, respectivamente. Na ocasião, Marin disse que a ideia era reformular a estrutura da arbitragem brasileira, mas manteve Sérgio Correa como presidente da Comissão Nacional de Arbitragem.

Spider quer disputar Olimpíadas de 2016, no Rio, no boxe ou taekwondo

'Seria mais um desafio na minha carreira, e eu gostaria muito', afirma.
Lutador diz que vai ao Japão ver o Corinthians no Mundial de Clubes

Por Alexandre Lozetti e Sergio Gandolphi São Paulo
47 comentários
Anderson Silva, UFC (Foto: Sergio Gandolphi / Globoesporte.com)Anderson Silva durante entrevista: Rio 2016?
(Foto: Sergio Gandolphi / Globoesporte.com)
As Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, poderão ter um reforço e tanto na delegação brasileira: Anderson Silva. No lançamento da segunda edição de seu livro "O relato de um campeão nos ringues e na vida", em São Paulo, o campeão mundial dos pesos-médios do UFC revelou, em entrevista ao SPORTV.COM, que gostaria de disputar os Jogos Olímpicos no país e citou boxe e taekwondo como possibilidades.
Home Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

Nos 15 minutos em que conversou com a reportagem, antes de dar início à noite de autógrafos, o único momento em que abriu um largo sorriso foi ao falar das Olimpíadas. Anderson disse que treinou boxe por muito tempo junto com seus mestres, como Minotauro, e é faixa-preta em taekwondo.
- Seria mais um desafio na minha carreira, e eu gostaria muito. Participar de uma competição como essa é algo que realmente falta para mim, ser um atleta olímpico. Não sei se eu teria condição de me adaptar, a medalha seria como o cinturão, uma consequência, mas seria ótimo - afirmou o lutador.
Disputar as Olimpíadas seria o caminho inverso do que foi sugerido aos irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão, medalhistas de prata e bronze, respectivamente, nos Jogos de Londres. O técnico de Esquiva, inclusive, afirmou que seu pupilo poderia vencer Anderson no octógono. O campeão mundial abriu as portas da categoria para os irmãos, mas criticou a "moda" do MMA.
- Acho que qualquer lutador de artes marciais poderia participar do MMA, mas também virou moda, né? Todo mundo agora quer e acha que pode lutar MMA.
Uma meta de Anderson é ir ao Japão em dezembro para ver o Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa. Torcedor e patrocinado pelo clube, ele deverá estar no país asiático ao lado de Ronaldo, um dos sócios da 9ine, empresa que cuida da imagem do lutador. O Fenômeno tem dito a pessoas que trabalham com ele que está quase confirmada sua presença na competição.
- Estou com saudades do país, tenho amigos lá e vou como torcedor. Aproveito e mato dois coelhos com uma cajadada só - disse Anderson, que já lutou no Pride e no Shooto.

Renan Barão espera luta por cinturão unificado do UFC ainda neste ano

Lutador potiguar quer enfrentar Dominick Cruz pelo título definitivo dos pesos-galo até dezembro. Chefe do UFC, Dana White, ainda não confirmou

Por Bruno Araújo Natal
3 comentários
Renan Barão na coletiva do UFC (Foto: AP)Renan Barão aguarda definição do UFC (Foto: AP)
Invicto há 31 lutas e alvo de elogios do chefão do UFC, Dana White, o potiguar Renan Barão é hoje o maior nome do MMA do Rio Grande do Norte. Do bairro das Quintas, zona oeste de Natal, para o mundo, o lutador espera disputar ainda este ano o título definitivo dos pesos-galo contra Dominick Cruz, atual campeão linear, para unificar o cinturão.
Após a conquista do cinturão interino da categoria com a vitória por decisão unânime sobre Urijah Faber, no UFC 149, o potiguar projeta a próxima luta e promete aguardar Cruz, apesar de White afirmar que Barão deverá lutar antes disso. A recuperação de Dominick deve levar de seis a nove meses.
- Objetivo é lutar contra o Dominick e unificar o cinturão. Ele luta duro, será um grande oponente, mas vou estar preparado para isso -, avisa Barão que espera fazer o combate em dezembro deste ano.
Sobre as declarações de Dana White, Barão se mostrou lisonjeado e voltou a lembrar o longo tempo que precisou passar longe da família, na preparação para a luta do cinturão.
- Fiquei muito feliz e agradeço as palavras do chefão. É fruto do treinamento duro que tivemos. Foram três meses no Rio de Janeiro, longe de todo mundo, então tudo que fiz é fruto do trabalho. Espero mostrar que posso fazer mais nos próximos combates -, afirma Barão.

UFC divulga preços de ingressos do UFC Rio III, dia 13 de outubro

Valores vão de R$ 137,50 (para portadores de necessidades especiais e meia-
entrada para arquibancadas) a R$ 1.800. Venda começa no dia 23 de agosto

Por SporTV.com Rio de Janeiro
12 comentários
O UFC divulgou nesta terça-feira os preços dos ingressos para o UFC Rio III, que acontece dia 13 de outubro, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro. Os bilhetes custarão de R$ 137,50 - para portadores de necessidades especiais e meia-entrada para arquibancadas, a R$ 1.800, valor do ingresso sem desconto para as áreas Octógono Premier Norte, Octógono Premier Sul, Cadeira Premier Leste e Cadeira Premier Oeste. Para clientes do banco HSBC, será feita uma pré-venda na quarta, 22, às 18h, exclusivamente pela internet. A taxa de entrega é de R$ 45,00.

Lutadores do UFC Rio 3 posam nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro (Foto: Felipe Varanda / UFC)Lutadores do UFC Rio 3 posam nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro (Foto: Felipe Varanda / UFC)
Os preços dos ingressos são similares aos dos dois UFCs realizados no Rio de Janeiro anteriormente. No UFC Rio I, os bilhetes se esgotaram cerca de uma hora e vinte minutos após o início das vendas. Já no UFC Rio II, os bilhetes demoraram mais a ser vendidos, e a lotação só foi esgotada no dia do evento.
Confira os preços por setor:

Octógono Premier Norte - R$ 1.800 (meia-entrada a R$ 900)
Octógono Premier Sul - R$ 1.800 (meia-entrada a R$ 900)
Cadeira Premier Leste - R$ 1.800 (meia-entrada a R$ 900)
Cadeira Premier Oeste - R$ 1.800 (meia-entrada a R$ 900)
Cadeira Especial Norte - R$ 850 (meia-entrada a R$ 425)
Cadeira Especial Sul - R$ 850 (meia-entrada a R$ 425)
Arquibancada - R$ 275 (meia-entrada a R$ 137,50)
Portadores de Necessidades Especiais - R$ 137,50
Portadores de Necessidades Especiais Premier - R$ 900
Somente os compradores de bilhetes nos setores Octógono Premier, Cadeira Premier e Portadores de Necessidades Especiais Premier terão direito a lugar marcado.
Compra de ingressos por CPF e meia-entrada:
Haverá limite de quatro ingressos por CPF no ato da compra, com limitação de um ingresso de meia-entrada. O comprovante que dá direito à meia-entrada deve ser apresentado na retirada do ingresso e na entrada do evento.
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Erik Koch
Vitor Belfort x Alan Belcher
Quinton "Rampage" Jackson x Glover Teixeira
Jon Fitch x Erick Silva
Demian Maia x Rick Story
CARD PRELIMINAR
Rony Jason x Sam Sicilia
Gabriel “Napão” Gonzaga x Geronimo “Mondragon” dos Santos
Diego Brandão x Joey Gambino
Francisco "Massaranduba" x Gleison Tibau
Sergio Moraes x Reneé Forte
Luiz “Banha” Cane x Chris Camozzi
Cristiano Marcello x Reza Madadi

Vitor Belfort compra casa em Miami
e se muda de vez para a Blackzilians

Lutador inventa marketing com protetor de dedo na mão esquerda e fala
sobre planos de ser executivo: 'Só depende do Dana White e do Lorenzo'

Por Adriano Albuquerque e Ivan Raupp Rio de Janeiro
13 comentários
A Blackzilians agora faz parte de vez da rotina de Vitor Belfort. Após um período experimental de treinos, o lutador brasileiro acertou sua ida para a equipe americana de Boca Raton, da qual fazem parte Rashad Evans, Alistair Overeem, Thiago Silva, Anthony Johnson, Gesias Cavalcante, Guto Inocente, Tyron Spong, Cosmo Alexandre, entre outros. De acordo com a mãe de Vitor, Dona Jovita, ele já comprou uma casa em Miami, que é próxima à cidade, e até matriculou os filhos em uma escola de lá. O carioca, que vinha treinando no Rio de Janeiro, contou que a mudança se deveu a um ensinamento de seu falecido mestre Carlson Gracie.
- O Carlson me disse uma vez: "Se você quer ser campeão um dia, lembre-se que leão anda com leão, hiena com hiena e elefante com elefante. Eles não se misturam". Então, fui para um lugar cheio de leões, todos com vontade. O líder da equipe é o Glen (Robson), um empresário de sucesso e meu amigo. Eu vinha conversando com ele há bastante tempo, desde antes de enfrentar o Anthony Johnson. Eu fiquei de ir para lá, mas aconteceu de eu enfrentar um lutador deles (Johnson, em janeiro deste ano) e não fui. Os caras lá são muito bons. Lá tem grandes wrestlers, como o Rashad, e estava faltando essa parte no meu jogo. Fui muito bem recebido. Estou muito satisfeito. Se tudo der certo, vou permanecer lá. Estava fazendo falta para mim todo esse material humano. Todo dia eu aprendo uma coisa nova - disse ao SPORTV.COM.
Vitor Belfort UFC (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)Vitor Belfort e o protetor de dedo: 'Estou de olho em você' (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)
Vitor Belfort contou um pouco dos treinamentos em Miami e disse que não viu problema algum em ser companheiro de Overeem e Johnson, dois lutadores que já enfrentou. Essa, por sinal, é a ideia que ele sempre defendeu, de que não existe problema em dois amigos ou companheiros de treino se enfrentarem no MMA.
- Com o Overeem eu não treinei muito, porque ele é bem mais pesado. O Rashad tem me ajudado muito. Treinei com o Anthony Johnson outro dia também. Não tem esse negócio. É exatamente o que eu prego. Estou lá quebrando esses paradigmas. Existe muita gente boa lá.
O peso-médio esteve em um encontro com a imprensa nesta terça-feira e apareceu com um protetor de dedo no indicador da mão esquerda. Segundo ele, foi uma ideia inovadora que teve:
- Eu criei isso para o Ipad e o Iphone, para não sujar a tela com o dedo. É também uma forma de marketing. Estou de olho em você! Executei mais uma das minhas ideias - afirmou, fazendo referência a uma frase que diz em uma propaganda.
Vitor Belfort e Rashad Evans na Blackzilians (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Vitor Belfort e Rashad Evans na Blackzilians, em
Boca Raton (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
E essa ideia foi mais um sinal claro de que Vitor pretende mesmo se tornar um executivo do UFC após se aposentar das lutas, o que ele já afirmou que pretende fazer só daqui a cinco anos. O objetivo, segundo ele, é esse mesmo.
- Só depende do Dana White e do Lorenzo (Fertitta). Agora, de mim, meu amigo? Existem três tipos de pessoas no mundo: as que fazem as coisas acontecerem, as que veem as coisas acontecerem, e as que não sabem o que acontece. Qual tipo de pessoa é você? Eu faço as coisas acontecerem! E de vez em quando vejo as coisas acontecerem.
O adversário de Vitor Belfort no UFC Rio III, o americano Alan Belcher, não compareceu ao encontro com a imprensa devido a problemas pessoais. Se vencê-lo em 13 de outubro, o brasileiro tem grandes chances de se credenciar para disputar o cinturão. Perguntado se pensaria em subir de categoria caso Spider não aceite enfrentá-lo de novo, assim como está fazendo com Chris Weidman, ele brincou:
- Deixa o Anderson Silva para lá (risos). Estou pensando no Alan Belcher. Vamos competir, vamos lá. Quero ganhar dele, depois a gente fala de outras coisas. Este é o meu desejo (disputar o cinturão), mas nem sempre a gente consegue o que a gente pede.