domingo, 17 de abril de 2011

Átila Abreu repete o desempenho de 2010 e fatura prova de Ribeirão Preto

Em corrida com muitos acidentes, piloto da AMG Motorsport conseguiu sua segunda vitória da carreira; paulista agora é terceiro colocado na temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Ribeirão Preto, SP
Sob forte calor, Átila Abreu venceu novamente em Ribeirão Preto. Campeão da prova em 2010, o sorocabano conseguiu a sua segunda vitória no travado circuito de rua do interior paulista. O piloto da AMG Motorsport ganhou a primeira posição, que era de Burti, com uma melhor parada para reabastecimento e não deixou mais a vitória escapar. Max Wilson e Cacá Bueno completaram o pódio. Com o triunfo, Átila chegou aos 46 pontos é o terceiro colocado na classificação geral, ao lado de Cacá Bueno. O líder é Max Wilson com 52, seguido por Thiago Camilo que está com 47 .
- Eu tenho muito carinho por Ribeirão (Preto). Eu também sou do interior, sou de Sorocaba, e, desde o primeiro dia, tive uma química muito grande com esse circuito de rua - comemorou.
Luciano Burti largou muito bem e conseguiu manter a primeira posição no início da prova. Na terceira volta, Átila Abreu ultrapassou Cacá Bueno utilizando o botão de ultrapassagem e conquistou a segunda posição. Na quinta volta, Allam Khodair também ultrapassou o piloto da RBR, que caiu para o quarto lugar.
Na nona volta, Burti parou para fazer o reabastecimento e errou o trajeto na entrada nos boxes. Além de perder a posição na pista para Átila Abreu, o piloto da Boettger Competições foi penalizado e teve que cumprir drive uma passagem extra pelos boxes.
 - Eu estava suando muito, o suor entrava no meu olho e estava ardendo. Na hora que entrei no boxe, tentei limpar e, por isso, perdi a linha certa. É um erro imperdoável. Mas as vezes o cérebro desliga um pouco e a gente faz esse tipo de bobagem - disse Burti.
Stock Car: Átila Abreu acelera na pista (Foto: Fernanda Freixosa)Átila acelerou fundo no circuito de rua e conquistou a segunda vitória na categoria (Foto: Fernanda Freixosa)
Na 12ª volta, Antônio Pizzonia bateu e provocou bandeira amarela por cinco voltas. Na relargada os cinco primeiros eram: Átila Abreu, Allam Khodair, Max Wilson, Cacá Bueno e Marcos Gomes.
Mesmo com problemas na caixa de direção, Cacá Bueno partiu para cima de Max Wilson, mas o travado circuito de Ribeirão Preto não facilitava a ultrapassagem. Na ponta, Átila Abreu conseguia se desgarrar do pelotão.
Nonô Figueredo foi mais um a encontrar o muro e dar adeus a corrida, desta vez na 22ª volta. Após a relargada as primeiras posições não sofreram alterações. Em vão, Khodair pressionava Átila em busca da liderança. Luciano Burti e Daniel Serra abandonaram a prova com problemas no carro.
Stock Car: Átila Abreu comemora vitória com a prefeita de Ribeirão Preto (Foto: Duda Bairros)Sorocabano comemora a vitória com a prefeita de
Ribeirão Preto, Dárcy Vera (Foto: Duda Bairros)
A sete voltas do fim, Tuka Rocha e Rodrigo Navarro bateram na mesma curva e provocaram mais uma bandeira amarela, que durou três voltas. Na relargada, Allam Khodair cochilou e Max Wilson "roubou" a segunda posição do piloto da Vogel Motorsport. Na sequência, Cacá Bueno também ultrapassou o carro 18 e alcançou o terceiro lugar no pódio. Nas voltas finais, Átila Abreu conseguiu se manter na frente garantiu a sua segunda vitória na Stock Car e no circuito de rua de Ribeirão Preto.

Confira a classificação final da etapa de Ribeirão Preto (SP)
1 - Átila Abreu
2 - Max Wilson
3 - Cacá Bueno
4 - Allam Khodair
5 - Ricardo Maurício
6 - Marcos Gomes
7 - Xandinho Negrão
8 - Thiago Camilo
9 - Júlio Campos
10 - Popó Bueno
11 - Felipe Maluhy
12 - Giuliano Losacco
13 - Eduardo Leite
14 - Duda Pamplona
15 - Valdeno Brito
16 - Lico Kaesemodel
17 - Cláudio Ricci
18 - Diego Nunes
19 - Alan Hellmeister
20 - David Muffato
21 - Rodrigo Navarro
22 - Rodrigo Sperafico
23 - Tuka Rocha
24 - Daniel Serra
25 - Luciano Burti
26 - Nonô Figueiredo
27 - Alceu Feldmann
28 - Alberto Valério
29 - Antonio Pizzonia
30 - Antonio Jorge Neto
31 - Ricardo Zonta
32 - Denis Navarro

Massa festeja desempenho na China: 'Foi minha melhor corrida neste ano'

Brasileiro lamenta apenas escolha da tática, que o fez perder o segundo lugar

Por GLOBOESPORTE.COM Xangai, China
Após o sexto lugar no GP da China, Felipe Massa acredita que teve seu melhor desempenho em algum tempo na Fórmula 1. O brasileiro chegou a liderar momentaneamente a prova e ficou em segundo durante boa parte da corrida, mas deu azar com o desgaste excessivo de seus pneus. Ele andou no mesmo ritmo do companheiro Fernando Alonso em todos os treinos e superou o espanhol com boa folga na prova deste domingo em Xangai.
- Estou muito, muito feliz com meu desempenho. Foi minha melhor corrida neste ano e uma das melhores se comparada ao ano passado também. Foi uma pena porque poderíamos ter chegado à frente, mas não foi possível. Terminamos a corrida. Fiz o melhor, mas não foi o suficiente para deixar todos felizes, não apenas eu - diz Massa, em entrevista à rede de TV inglesa BBC.
Apesar do bom desempenho, Massa admitiu que uma tática de três paradas poderia ter sido melhor que a de duas usada por ele na China. Segundo ele, o ritmo de pneus macios estava bom.
- No fim do dia, os carros na minha frente escolheram a melhor estratégia, não apenas Lewis. Todos eles me passaram de forma tranquila. Mesmo o cara que dominou a corrida, que foi Vettel, não conseguiu a vitória por causa das paradas. Meu ritmo com os pneus macios estava bom, parecido com o de Sebastian. Infelizmente, nossa decisão não funcionou como esperávamos.
felipe massa alonso ferrari gp da china (Foto: agência EFE)Massa anda à frente de Fernando Alonso durante o GP da China, neste domingo (Foto: agência EFE)

Em má fase, Sheik desabafa: 'Rezo todos os dias para meu pé melhorar'

Emerson revela ainda sentir dores no tornozelo esquerdo, lesionado em outubro de 2010, e diz que não vê a hora de voltar a jogar como antes

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Emerson Fluminense (Foto: Caio Amy/Photocamera)Emerson domina a bola durante treinamento
(Foto: Caio Amy/Photocamera)
O edema ósseo aconteceu no dia 17 de outubro de 2010. Inicialmente, tirou Emerson um mês dos gramados. À base de injeções no local, o atacante conseguiu participar dos dois últimos jogos do Fluminense na campanha do tricampeonato brasileiro. Mas a conta a se pagar seria grande. Após o fim da competição, o Sheik precisou de quatro meses para voltar a jogar. Desde então, disputou oito jogos, marcou apenas um gol e apresentou um futebol bem abaixo do esperado pela torcida tricolor. Emerson sabe disso. E diz não vê a hora de seu tornozelo ficar 100% outra vez.
- Primeiro quero que meu pé fique bom. Isso é o mais importante. É a única coisa que peço todos os dias quando acordo. Quando isso acontecer, tenho certeza de que o velho Emerson voltará - disse o atacante.
O início foi arrasador. Nos oito primeiros jogos que fez com a camisa do Fluminense, Emerson anotou sete gols. Veio então a primeira lesão, na coxa esquerda, diante do Guarani. Graças a ela, o atacante ficou fora da equipe por dez partidas. No retorno diante do Botafogo, em 17 de outubro, nova baixa. Do último problema até hoje, já se vão exatos seis meses. E ainda assim a dor na hora do chute permanece.
- Incomoda um pouco. Não tenho ideia de quando estarei 100%, mas acho que estou perto. É até normal para a gravidade do problema. Doi ainda quando chuta - explicou.
Emerson ainda não sabe se será titular neste domingo. Ele disputa vaga com Araújo para a partida diante do Nova Iguaçu, às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela última rodada da fase de classificação da Taça Rio. Basta um empate para o Fluminense avançar à semifinal.

Corrida da Ponte: de mãos dadas, brasucas empatam e vencem a prova

Atletas da mesma equipe, Giovane dos Santos e Damião Alcelmo de Sousa cruzam a linha de chegada juntos. Tanzaniano Kipkemei Mutai é o terceiro

Por Lucas Loos Rio de Janeiro
Giovane dos Santos e Damião Alcelmo de Sousa vencem Corrida da Ponte. (Foto: Lucas Loos/Globoesporte.com)Giovane dos Santos e Damião Alcelmo de Sousa
vencem juntos (Lucas Loos/Globoesporte.com)
Os brasileiros fizeram bonito neste domingo na Corrida da Ponte, prova que voltou a acontecer após 25 anos fora do calendário nacional. Companheiros na equipe Pé de Vento, de Petrópolis, Giovane dos Santos e Damião Alcelmo de Sousa cruzaram a linha de chegada empatados na primeira colocação de mãos dadas, com o tempo de 1h06m10s. O tanzaniano Kipkemei Mutai chegou em terceiro, após completar os 21km entre Niterói e Rio de Janeiro em 1h08m11s.
- Nós treinamos juntos e não importa tanto quem vai levar a melhor no final. Perto da chegada, um pegou na mão do outro, sem nem ter combinado nada antes. Foi muito legal – disse o mineiro Giovane dos Santos, de 31 anos.
O trio emplacou na dianteira logo no início, e os brasileiros começaram a abrir diferença do atleta africano a partir do quilômetro 14. A quarta colocação ficou com o brasuca Cosme Anselmo de Souza, enquanto Edilson Vieira da Silva cruzou a linha de chagada logo em seguida.
corrida da ponte  (Foto: Alexandre Cassiano/O Globo)Cerca de oito mil atletas passaram pela Corrida da Ponte neste domingo (Foto: Alexandre Cassiano/O Globo)
Brasuca vence no feminino
Marily dos Santos completou a prova em 01h19m04s e foi a campeã entre as mulheres. A tanzaniana Jackline Suma Sakilu chegou logo em seguida, conquistando a segunda colocação, enquanto a queniana Ednah Muicwana foi a terceira.

Ypiranga x Grêmio: com titulares, para se recuperar em Erechim

Renato Gaúcho escala a força máxima possível na partida deste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Erechim, RS
lance do jogo entre ypiranga-rs e grêmio (Foto: Futura Press)Grêmio e Ypiranga já se enfrentaram duas vezes
(Foto: Futura Press)
Perder para o então lanterna Oriente Petrolero por 3 a 0, na Bolívia, fechando a fase classificatória da Taça Libertadores, provocou várias reações no grupo do Grêmio. O presidente Paulo Odone considerou a atuação tricolor um 'desastre total', Renato Gaúcho chamou a derrota de 'baque', e o vice de futebol Antônio Vicente Martins também não acobertou o mau desempenho.
Mas o resultado, que manteve o Grêmio na segunda colocação do Grupo 2 da competição continental, serviu de parâmetro para mobilizar o grupo gremista. A ambição é recuperar-se imediatamente, e a oportunidade se apresenta às 16h deste domingo: no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, o Grêmio enfrenta o Ypiranga, pelas quartas de final da Taça Farroupilha.
Em jogo único, quem vencer passa à semifinal. Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. Campeão da Taça Piratini, o Grêmio esmera-se em erguer também o troféu do segundo turno do estadual, que lhe garantira o título antecipado do Campeonato Gaúcho.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances dessa partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. Leandro Vuaden será o árbitro, auxiliado por Paulo Ricardo Conceição e João Lúcio Júnior.header o que esta em jogoYpiranga: é a única chance de se manter na disputa pelo título estadual.
Grêmio: recuperar-se da derrota na Bolívia, e seguir com chances de conquistar antecipadamente o Gauchão.header as escalações 2Ypiranga: Agenor Piccinin deve escalar Luiz Carlos; João Paulo, Frede, Mateus e Branco; Saulo, Clayton, Cassiano e Geovani; Rodrigo e Pereira.
Grêmio: Renato Gaúcho não confirmou a escalação. O time provável tem Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Neuton; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Leandro e Borges.header fique de olho 2Ypiranga: Mateus é um zagueiro de imposição física na marcação, qualificado também nas cobranças de faltas.
Grêmio: Leandro, 17 anos, volta ao time com a perspectiva de em breve ser inscrito na Taça Libertadores.
header o que eles disseramAgenor Piccinin, técnico do Ypiranga: "Com certeza o Grêmio não vai encontrar a mesma situação vivida nas quartas de final do primeiro turno."
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio: "Bom que a oportunidade de nos recuperarmos da derrota na Bolívia já está aí, três dias depois."
header números e curiosidades* Este é o terceiro confronto entre Grêmio e Ypiranga neste Gauchão. Nos dois primeiros, houve um empate e uma vitória tricolor.
* O Ypiranga participou da Copa do Brasil neste ano, e foi eliminado pelo Coritiba, com duas derrotas.
No dia 20 de fevereiro, pelas quartas de final da Taça Piratini, o Grêmio goleou o Ypiranga no Estádio Olímpico.
André Lima - duas vezes - Borges, Douglas e Leandro marcaram na vitória de 5 a 0, que classificou o Grêmio.
O jogo marcou a estreia de Leandro no grupo profissional.
Ele ingressou no segundo tempo, substituindo o volante Fábio Rochemback, e marcou o gol final da partida nos acréscimos.

Falcão não quer espetáculo nem firulas no Inter sob seu comando

Técnico afirma que prefere futebol vertical, buscando o gol sem correr riscos

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
leandro damião  internacional x santa cruz (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)Inter venceu o Santa Cruz por 1 a 0 no Beira-Rio
(Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)
Falcão apresentou-se ao grupo do Inter pregando ideias modernas de futebol. Se, enquanto cronista esportivo, criticava a falta de criatividade dos treinadores de forma geral, colocava-se no desafio de inovar.
Mas, para o treinador colorado, criar ou recriar não podem ser sinônimos para 'espetáculo', ou 'firula'.
Falcão não abrirá mão da objetividade, da disciplina tática, e do comprometimento defensivo na elaboração do sistema tático e da estratégia da equipe.
Foi o que se viu na vitória de 1 a 0 sobre o Santa Cruz, neste sábado, em partida que marcou a reestreia dele como técnico do clube no qual tornou-se o maior ídolo dos torcedores. No 4-4-2 em duas linhas, ele apresentou uma equipe compacta, com jogadores próximos, buscando as trocas de passes curtos e bloqueando os espaços adversários - o Inter criou 19 oportunidades, contra apenas uma.
- Falei isso na palestra. Muita gente diz que futebol é espetáculo. Não quero futebol espetáculo. Quando falo que eu quero um time mais leve, quero que eles trabalhem para que no movimento dos jogadores se veja o espetáculo. Não gosto de firula, gosto da jogada verticalizada, mais toque de bola. Não gosto de firula. Quero um futebol com marcação, com pressão, jogadas de dois ou três toques, como no lance do gol. Quero um futebol rápido, consistente, e sem correr riscos - explicou.
Foram mais de trinta minutos conversando com os jogadores antes da partida, na palestra de preparação. Falcão enfatizou aspectos táticos, para compensar o pouco tempo de trabalho - apenas quatro dias desde sua chegada. Ao final, disse que a equipe superou as expectativas.
- A palestra foi em cima daquilo que poderíamos fazer. Conversei muitas coisas com eles porque não deu tempo de treinar. Durou 32 minutos a palestra - afirmou.
Segundo o meia Andrezinho, um dos destaques da vitória do Inter, Falcão encontrou espaço na palestra para descontrair. E o próprio jogador entrou na brincadeira:
- Na preleção ele brincou, porque na semana fizemos vários treinos de bola parada, e ele disse que perto do gol ele de dez guardava nove. Eu comecei a rir e ele perguntou o que era. E eu disse que de dez eu guardo dez (risos).
Para Falcão, os treinos fechados realizados durante a semana serviram para isto: aproximá-lo mais dos jogadores.
- Fechei os treinos porque precisava criar essa relação com eles - concluiu.

Com time reserva e de olho na ponta, São Paulo enfrenta o Oeste em Mogi

Time terá apenas três titulares em campo e, para terminar em primeiro, tem que ganhar a sua partida e torcer para o Palmeiras empatar com a Ponte

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Lucas no treino do Sâo Paulo (Foto: João Neto / VIPCOMM)Lucas comandará o time reserva do São Paulo na
partida de Mogi Mirim (Foto: João Neto / VIPCOMM)
Já garantido nas quartas de final do Campeonato Paulista, o São Paulo prioriza todas as suas fichas do momento na Copa do Brasil. Por isso, neste domingo, o técnico Paulo César Carpegiani mandará um time reserva a campo para enfrentar o Oeste, às 16h, em Mogi Mirim, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista. Comandado pelo garoto Lucas, suspenso na Copa do Brasil, o Tricolor entrará em campo sonhando com a liderança geral do estadual, que dará ao clube a vantagem de decidir em casa todas as fases da competição até o final. Já o Oeste, que também já carimbou seu passaporte na fase de mata-mata, quer surpreender para subir ainda mais na tabela de classificação.
Vale lembrar que a partida será disputada no estádio Romildo Gomes Ferreira, em Mogi Mirim, porque o clube do Morumbi foi punido com dois jogos de gancho pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol pelos incidentes registrados no clássico contra o Corinthians, realizado no dia 27 de março, na Arena Barueri.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em tempo real, a partir das 16h. O canal Premiére, através do sistema pay-per-view, transmitirá a partida para todo o país. Aurélio Sant'anna Martins será o juiz do jogo. Ele será auxiliado por Reinaldo Rodrigues dos Santos e Osny Antonio Silveira.
header o que esta em jogo
São Paulo: para o time do Morumbi, ainda existe a possibilidade de terminar a fase de classificação com a melhor campanha entre os 20 participantes do Paulistão. Para isso ocorrer, os comandados de Paulo César Carpegiani precisam vencer o Oeste e ainda torcer para que o Palmeiras, que hoje ocupa a liderança e tem um ponto de vantagem, não vença a Ponte Preta no duelo que será realizado em Campinas.
Oeste: já classificado, o time de Itápolis, que faz excelente campanha, quer surpreender o favorito Tricolor para garantir a quinta colocação na tabela de classificação, o que lhe daria a melhor performance entre os times do Interior. Se perder, a equipe poderá cair para a sétima colocação.
header as escalações 2
São Paulo: mais preocupado com o jogo da próxima quarta, contra o Goiás, pela Copa do Brasil, Paulo César Carpegiani mandará apenas três titulares a campo: Rogério Ceni, Rhodolfo e Lucas. Este último só vai jogar porque está suspenso do duelo contra os goianos.  A partida contra o Oeste será uma ótima oportunidade para jogadores que estavam sem espaço, como o lateral-direito Edson Ramos, que fará sua estreia, e o volante Cleber Santana, que não disputava uma partida como titular desde o dia 22 de janeiro. O time deve ser formado por Rogério Ceni; Xandão, Rodrigo Souto e Rhodolfo; Edson Ramos, Wellington, Cleber Santana, Rivaldo e Junior Cesar; Lucas e Willian José.
Oeste: o técnico Nenê Belarmino não poderá contar com o goleiro Fábio e com o atacante Fábio Santos, que estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Além deles, o atacante Anselmo Ramon não será utilizado. O jogador será preservado pela comissão técnica para recuperar sua melhor forma física. A equipe entrará em campo com: Gabriel; Dedê, Caldeira, Paulo Miranda e Fernandinho; Adriano, Dionísio, Marino, Márcio Passos e Roger; Reinaldo.
header fique de olho 2
São Paulo: após ter cumprido suspensão na goleada sobre o Noroeste, o garoto Lucas está de volta ao time com a responsabilidade de comandar o ataque, que irá poupar suas principais peças.
Oeste: sem poder contar com seus dois principais atacantes, o técnico Nenê Belarmino apostará suas fichas no experiente Reinaldo que, em 2009 e 2010, teve passagens por Grêmio e Botafogo. Ele será o único homem de ataque do esquema 4-5-1.
header o que eles disseram
Paulo César Carpegiani, técnico do São Paulo: 'Independentemente da formação, temos a obrigação de entrar em campo e buscar o resultado. Confio na minha equipe e acredito que o time manterá o padrão de jogo, apesar de ter mudado as peças"
Dionísio, volante do Oeste: "Nossa posição na tabela nos permite sonhar com uma vitória sobre o São Paulo. Um resultado positivo seria importante para dar confiança ao time para a próxima fase da competição".
header números e curiosidades
* A partida deste domingo, em Mogi Mirim, mostrará um duelo interessante, já que de um lado está o São Paulo, que tem o melhor ataque do Campeonato Paulista, com 38 gols, contra o Oeste, que tem a quarta melhor defesa da competição, com 15 gols sofridos.
* Na história do estadual, o Tricolor já disputou 16 partidas em Mogi Mirim, palco da partida desta tarde, contra o Oeste. O desempenho é satisfatório: seis vitórias, oito empates e duas derrotas, o que dá o aproveitamento de 56,1% dos pontos conquistados.
* O time do Morumbi disputará a sua décima partida como mandante no Paulistão-2011. Até agora, a equipe comandada por Carpegiani teve sete vitórias, um empate e sofreu duas derrotas. Já a equipe de Itápolis fará o seu nono jogo como visitante na competição. Até agora, foram três vitórias, dois empates e três derrotas.
São Paulo e Oeste se enfrentaram pela última vez no Paulistão do ano passado. A partida foi realizada no estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, no dia 3 de março e terminou empatada por 0 a 0 (veja no vídeo os melhores momentos da partida)
 


No vestibular de Tite, Corinthians enfrenta o 'reprovado' Santo André

Diante de adversário já rebaixado, técnico quer dar ritmo aos reservas e decidir quem sai para a disputa do Campeonato Brasileiro, em maio


Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Tite no treino do Corinthians (Foto: Ag. Estado)Professor Tite comanda última "prova" antes das
decisões no Paulistão (Foto: Ag. Estado)
O “ano escolar” do Corinthians chega ao fim neste domingo. O professor, longe de ser um sargentão, foi bonzinho com alguns alunos. Quem não teve um rendimento satisfatório ao longo de quatro meses terá mais uma oportunidade de mostrar que é capacitado. A última prova, marcada para este domingo, às 16h, no estádio Bruno José Daniel, não é das mais complicadas. Enquanto os mais aplicados curtem momentos de lazer à espera das finais, os outros, diante do rebaixado Santo André, terão de convencer o chefe que poderão ser úteis no futuro.
Com 35 pontos, o Timão luta apenas para manter o terceiro lugar. O sonho de ser líder, como Tite tanto falou, chegou ao fim na rodada passada, ao perder por 2 a 1 para o São Caetano, no Pacaembu. Pior: foi o terceiro tropeço consecutivo do Alvinegro, rendimento que preocupa a torcida para os momentos mais importantes. Quartas e semifinais serão decididas em apenas um jogo. Um vacilo pode custar o fim da linha em mais um torneio.
O Santo André apenas cumpre tabela. O clube da Grande São Paulo, vice-campeão estadual em 2010, já está rebaixado depois de uma campanha tenebrosa: duas vitórias, nove empates e sete derrotas. Em meio a isso, o Ramalhão tenta se apegar às remotas chances de avançar na Copa do Brasil. Em casa, perdeu para o Palmeiras por 2 a 1 e agora precisa de uma vitória no jogo da volta, no Pacaembu.
Aurélio Sant’Anna Martins será o árbitro da partida. Ele será auxiliado por Reinaldo Rodrigues dos Santos e Osny Antonio Silveira. A Rede Globo transmite a partida somente para a região de Campinas. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.
header o que esta em jogo
Santo André: no Paulistão, nada. Mas na Copa do Brasil, tudo. O Ramalhão vai usar este jogo para testar a melhor formação para enfrentar o Palmeiras no jogo de volta das oitavas de final da competição nacional, na quinta-feira. Já rebaixado no Paulistão, o time do ABC joga sua última chance de sucesso contra o time alviverde.
Corinthians: Tite quer dar ritmo aos jogadores que não estão sendo muito aproveitados no Paulistão. Além disso, é a chance de alguns mostrarem que podem continuar no elenco para o Campeonato Brasileiro, casos do lateral-direito Moacir, do lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, do meia Danilo e do atacante Edno. O Timão tenta também manter o terceiro lugar. Neste momento, a vantagem sobre o Santos é de apenas dois gols de saldo (19 a 17)..

header as escalações 2
Santo André: o técnico Sandro Gaúcho testou 20 jogadores na equipe titular no último treino. Ele deve promover um time mais ousado em relação àquele que perdeu para o Palmeiras. A intenção é já testar um esquema mais ofensivo no domingo, pois na Copa do Brasil a equipe precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar. Borebi e Celio Codó devem ser os titulares no ataque. O time: Neneca, Iran, Anderson, João Paulo e Dênis; Wallax, Magno, Juan Felipe e Borebi; Richely e Célio Codó.
Corinthians: o treinador alvinegro mexeu em todos os setores. Da rodada passada, permanecem apenas o volante Moradei, o meia Ramírez e o atacante Willian. A grande novidade é a presença do zagueiro Paulo André, afastado dos gramados desde novembro por causa de uma cirurgia no joelho esquerdo. A equipe terá: Rafael Santos, Moacir, Wallace, Paulo André e Marcelo Oliveira; Moradei, Ramírez, Danilo e Bruno César; Willian e Edno.

header fique de olho 2
Santo André: mesmo com o time rebaixado, o goleiro Neneca é o grande destaque. Ele participou de todos os jogos na temporada e vem de bela partida contra o Palmeiras. Apesar de ter levado dois gols, o camisa 1 defendeu dois pênaltis cobrados por Kleber. Qualidade, Neneca possui.
Corinthians: Bruno César prometeu voltar com tudo ao time titular. Depois de perder a posição e cair para quarta opção do setor, o meia recuperou a confiança de Tite. Mesmo negociado com o Benfica, clube no qual se apresentará somente em julho, o “Chuta-Chuta” garante que está focado apenas em se despedir com um título.
header o que eles disseram
Sandro Gaúcho, técnico do Santo André:A gente vai modificar algumas situações pensando na quinta-feira. Se der certo, se o time se postar bem, será mantido. Queremos sair da competição de cabeça erguida, com honra, e vamos fazer o melhor”.
Tite, técnico do Corinthians:Estamos buscando um melhor momento. Vejo que é importante a preparação de todos. É importante ter um atleta que está com sequência”.
header números e curiosidades
* Na história do Campeonato Paulista, o retrospecto do Corinthians é amplamente favorável. Em 26 jogos pelo estadual, o Timão perdeu apenas três. No mais, são 14 vitórias e nove empates contra a equipe do ABC.
* A última vitória do Santo André no confronto ocorreu há 22 anos. Pelo Paulistão de 1989, o time venceu o Corinthians por 1 a 0 no Pacaembu, gol de Edvaldo. De lá para cá, os times se encontraram 16 vezes, com dez vitórias corintianas e seis empates.
* Pelo Paulistão, o Corinthians nunca perdeu jogando no Bruno José Daniel contra o Santo André. Das três derrotas que teve, duas foram no Pacaembu e uma em Mauá.
* O ano mais significativo que envolveu o confronto foi 2008, quando o Timão disputou a Série B do Campeonato Brasileiro. Em dois jogos pela competição, as equipes empataram por 1 a 1 e 2 a 2. No fim, o Corinthians foi campeão, e o Santo André, vice. Ambos subiram para a elite no ano seguinte.
Em 14 de março de 2010, o Corinthians recebeu o Santo André na Arena Barueri e resolveu o jogo logo no início. O resultado final foi 2 a 1 para o Timão, que já tinha dois gols de diferença aos 11 do primeiro tempo. Dentinho abriu o placar aos 3, enquanto Roberto Carlos ampliou com um petardo da entrada da área. Ricardo Conceição, aos 41 do primeiro tempo, diminuiu. Ronaldo não fez gol, mas participou das duas jogadas.

Fla x Macaé: jogo para cumprir tabela, mas sem esquecer a liderança

Vice-líder do Grupo A da Taça Rio, time precisa vencer e torcer por tropeço do Vasco para ser primeiro. Luxa pensa em poupar R10 e Thiago Neves

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A última rodada da fase de classificação da Taça Rio pode até parecer mera formalidade para o Flamengo, classificado para as semifinais por antecipação. Vanderlei Luxemburgo e o grupo de jogadores não pensam assim. O time tem bons motivos para buscar a vitória contra o Macaé, neste domingo, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 16h (de Brasília). Primeiro: terminar o Grupo A na liderança - o que pode representar um caminho teoricamente mais fácil na próxima fase; segundo: chegar a 22 jogos de invencibilidade.
Será um Flamengo diferente. O treinador fará quatro mudanças, por suspensão e para preservar atletas penduras com cartões. Existe ainda a possibilidade de preservar Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves e deixar a dupla no banco de reservas.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o Brasil. O árbitro será Philip Georg Bennett, auxiliado por Luiz Cláudio Regazone e Diogo Carvalho Silva.
Luxemburgo treino Flamengo (Foto: Vipcom)Vanderlei Luxemburgo quer manter o ambiente tranquilo no Flamengo (Foto: Vipcom)

header o que esta em jogo
Flamengo: o primeiro lugar do Grupo A da Taça Rio. Com 15 pontos, o Rubro-Negro precisa vencer e torcer por um tropeço do Vasco no Olaria para terminar a fase classificatória do returno em primeiro. A equipe também se preocupa em manter a invencibilidade de 21 jogos (incluindo o último jogo do Brasileirão passado). 
Macaé: livre do rebaixamento e sem maiores aspirações no Carioca, o Macaé se despede da competição neste domingo. A partida será especial para dois jogadores do Alvianil Praiano. O volante Gedeil e o meia André Gomes, dois dos principais líderes do elenco, fazem o centésimo jogo pelo clube. Com sete pontos no Grupo B, o time tem remotas chances de disputar o Troféu Carlos Alberto Torres. Para isso, tem de ganhar do Flamengo e torcer por uma derrota do Madureira em Resende. Será preciso também tirar uma diferença no saldo de gols, que hoje é de três negativos contra um positivo do Madureira. Porém, a vaga só virá caso o Olaria seja um dos semifinalistas da Taça Rio.
header as escalações 2
Flamengo: Vanderlei Luxemburgo promove pelo menos quatro mudanças na equipe. O zagueiro David Braz estão supenso e será substituído por Ronaldo Angelim. Pendurados com dois cartões amarelos, Welinton, Léo Moura e Willians, que não foi ao treino de sábado, estão fora. Jean, Galhardo e Fierro, respectivamente, ganham uma chance. Na frente, o técnico estuda a possibilidade de poupar Ronaldinho e Thiago Neves. Ambos, ou pelo menos um deles, ficariam no banco de reservas. Bottinelli e Diego Maurício seriam os substitutos. Escalação: Felipe, Galhardo, Jean, Angelim e Rodrigo Alvim; Maldonado, Fierro, Renato e Thiago Neves (Bottinelli); Ronaldinho (Diego Maurício) e Deivid.
Macaé: o técnico Toninho Andrade vai armar a equipe da seguinte forma: Everton, Johnatan, Eduardo Luiz, Ciro e Bill; Gedeil, Osmar, André Gomes e Danilo; Robson e Bruno Luiz.
.
header fique de olho 2
Flamengo: a dupla de zaga do Flamengo "estreia" na temporada. Será a primeira vez que Ronaldo Angelim e Jean começam uma partida juntos em 2011. Angelim jogou dez partidas na temporada e chegou a ser improvisado na lateral esquerda. Jean, por sua vez, não começa um jogo há mais de dois meses.
Macaé: no Macaé desde 2008, André Gomes foi contratado com volante, mas passou a jogar como armador e tornou-se o principal articulardor da equipe. Aos 35 anos, é o jogador mais experiente do grupo. O jogador reencontra o Flamengo, clube que defendeu nas temporadas de 2002 e 2003.
header o que eles disseram
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo: “Não quero bobear. Se perdermos para o Macaé, só vem pancada na segunda-feira. Na quarta-feira, teremos o primeiro jogo da Copa do Brasil contra o Horizonte. Depois, as finais da Taça Rio”.
André Gomes, meia do Macaé: “Temos a chance de encerrar o Carioca em uma melhor colocação. Nosso time não era para ter brigado apenas para escapar do rebaixamento. Mas, infelizmente, as coisas nem sempre acontecem da maneira que a gente quer. O importante é que conseguimos manter o clube na Primeira Divisão”.
header números e curiosidades
* Flamengo e Macaé se enfrentaram três vezes pelo Campeonato Carioca. O Rubro-Negro venceu todas, fez sete gols e sofreu dois.
* O Flamengo já disputou 20 jogos na temporada e ainda não perdeu. A última vez que teve um início de ano semelhante sem derrotas foi em 1996, sob o comando de Joel Santana. Naquela temporada, sofreu a primeira derrota apenas em sua 26ª partida (3 a 2 para o Internacional pela Copa do Brasil). Em seus 25 primeiros jogos em 96, foram 17 vitórias e 8 empates.
* Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo é o único time sem derrotas neste Campeonato Carioca. Em 16 jogos, foram 12 vitórias e 4 empates, 28 gols marcados e 11 sofridos. O próprio Flamengo foi o último campeão carioca invicto, título conquistado em 1996, com uma campanha de 18 vitórias e quatro empates.
O Flamengo goleou o Macaé da última vez em que os times se enfrentaram. Coincidentemente, a partida foi disputada em Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. Em 27 de fevereiro do ano passado, o Rubro-Negro venceu por 4 a 1. Vagner Love e Vinícius Pacheco, duas vezes cada, fizeram os gols do Fla. Laio descontou. 

Vasco não pensa nos outros e quer ser líder com vitória sobre o Olaria

Gigante da Colina vai a Macaé e não se preocupa com situação do Botafogo, que depende diretamente do seu resultado para se classificar

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Ricardo Gomes Vasco (Foto: Fotocom)Ricardo Gomes mira a liderança do Vasco
no Grupo A da Taça Rio (Foto: Fotocom)
Vasco e Olaria entram em campo neste domingo, às 16h, no Moacyrzão, em Macaé, no jogo que talvez desperte mais atenção na última rodada da Taça Rio. Para os vascaínos, a situação pode ser considerada confortável, já que o clube tem a classificação para as semifinais garantida. Em jogo apenas a liderança do Grupo A. No entanto, os outros clubes estarão de olho na partida, principalmente o Botafogo. Um empate ou uma vitória do Olaria automaticamente eliminam o rival e, dependendo de outras combinações, alteram a composição das outras semifinais.
Mas se algum rival está preocupado com a possibilidade de o Vasco entregar os pontos com a intenção de prejudicar terceiros pode ficar tranquilo. Em São Januário, a vitória  e a liderança do grupo são consideradas fundamentais. Independentemente de quem vier na semifinal, o técnico Ricardo Gomes não quer que o time diminua a pegada mostrada nos últimos jogos e mantenha o alto padrão que fez com que o Vasco ficasse nove jogos sem perder.
O pensamento do treinador se estendeu aos seus jogadores. O volante Romulo, por exemplo, nem quer pensar em derrota. Ele se recorda de como o grupo ficou abalado com a péssima campanha e a eliminação na Taça Guanabara.
- Temos uma liderança em jogo, algo que ficou muito longe no primeiro turno. Sofremos muitas críticas, colocaram em dúvida nossa capacidade. Temos de provar que podemos terminar na liderança e, se Deus quiser, com o título - afirmou.
A Rede Globo transmite a partida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro será Felipe Gomes da Silva auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Wendel de Paiva Gouvea.
header o que esta em jogo
Vasco: Já classificado para as semifinais, o Vasco luta pela liderança do Grupo A. Com um ponto a mais do que o Flamengo, basta ao Gigante da Colina vencer para não depender de qualquer outro resultado. Em caso de empate ou derrota, o rival Flamengo teria de tropeçar diante do Macaé, em Volta Redonda. Além da liderança, o Vasco quer a vitória para manter o bom momento e chegar ainda mais embalado nas semifinais.
Olaria: Diferentemente do Vasco, o Olaria não tem a classificação para as semifinais garantida. Mas para conseguir o feito basta apenas empatar ou vencer o Vasco. De quebra, o clube ainda eliminaria o Botafogo. Para animar aos torcedores, ano passado, o clube da Rua Bariri quebrou uma escrita de 39 anos sem vencer o rival.
header as escalações 2
Vasco: O Vasco vai ter os desfalques de Ramon e Alecsandro. Os dois estão pendurados e um novo cartão amarelo os deixaria de fora da semifinal. Na esquerda, Marcio Careca, substituto direto de Ramon, entra no time. Já na frente, Leandro será o companheiro de Eder Luis no ataque. O restante do time não será poupado. O Vasco entra em campo com: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Marcio Careca; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.
Olaria: Sem qualquer problema de suspensão ou departamento médico, o técnico do Olaria, Cleimar Rocha, vai escalar o time que vem fazendo grande campanha no Carioca. O Olaria vai entrar com o mesmo time que enfrentou o Volta Redonda semana passada: Henrique, Ivan, Thiago Eleutério, Rafael e Amarildo; David, Danilo, Renan Silva e Felipe; Victor e Waldir.
header fique de olho 2
Vasco: Como Alecsandro está fora por ter dois cartões amarelos e correr o risco de perder a semifinal por suspensão, Leandro vai receber sua primeira oportunidade como titular desde que chegou ao Vasco. O atacante é experiente, tem entrado bem e já recebeu diversos elogios do técnico Ricardo Gomes. Outro que merece atenção é Allan. O lateral-direito improvisado vem subindo de procução e no jogo contra o Náutico fez sua melhor atuação pelo Vasco.
Olaria: O apoiador Renan Silva segue sendo o destaque do time. O apoiador teve passagens por Flamengo e Bahia. Canhoto e habilidoso, Renan Silva já marcou seis gols neste Campeonato Carioca e divide a artilharia da equipe com Felipe. Waldir é outro atacante que costumar dar trabalho para as equipes adversárias.
header o que eles disseram
Ricardo Gomes, técnico do Vasco: '"A derrota só vai nos prejudicar. Nossa principal meta é terminar em primeiro lugar. Temos de entrar com ânimo e disposição nas semifinais e uma derrota pode minar o ambiente. Me perguntam sempre sobre quem pode ser nosso rival nas semifinais, que o Vasco pode escolher o adversário... Mas aqui nos preparamos a cada jogo, então temos de estar prontos para quem quer que apareça."
Henrique, goleiro do Olaria: "Este jogo contra o Vasco é o jogo da minha vida. Vale uma classificação histórica para nós e para o clube. Todos temos de jogar como nunca jogamos antes. Só assim vamos conseguir o resultado que precisamos diante de uma grande equipe como a do Vasco."
header números e curiosidades
* Na classificação geral do Carioca, o Olaria aparece à frente do Vasco, com 24 pontos contra 23 da equipe de São Januário. Vale lembrar que o Vasco somou apenas sete pontos na Taça Guanabara enquanto o time da Rua Bariri terminou em terceiro de seu grupo com 10 pontos.
* Ano passado, o Olaria derrotou o Vasco por 1x0 em Volta Redonda, quebrando um tabu de 39 anos sem vitórias sobre o time de São Januário. Nos últimos 51 jogos entre as duas equipes pelo Campeonato Carioca, houve 39 vitórias do Vasco, 11 empates e apenas uma vitória do Olaria.
* Das 127 partidas entre Vasco e Olaria, computando todas as competições, apenas dez terminaram empatadas em 0x0. O último empate sem gols entre as duas equipes aconteceu há 22 anos (ou 27 jogos), no dia 05/03/89 na Rua Bariri pelo Campeonato Carioca.
O último confronto etre Vasco e Olaria não traz boas recordações para o Vasco. Jogando no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Vasco, então comandado pelo técnico Vagner Mancini, saiu derrotado por 1 a 0 (veja o gol ao lado). O gol foi marcado por Cacá. O Vasco entrou em campo com: Fernando Prass, Gustavo (Souza), Fernando e Gian; Élder Granja, Paulinho (Geovane Maranhão), Rafael Carioca, Jéfferson (Dodô) e Márcio Careca; Philippe Coutinho e Rafael Coelho.

Hernanes marca de novo, e Lazio goleia o Catania fora de casa

Ex-são-paulino mostra oportunismo na vitória de 4 a 1 do time de Roma, que continua na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões

Por GLOBOESPORTE.COM Catânia, Itália
O meia Hernanes mostrou oportunismo neste domingo, marcou no segundo jogo seguido e ajudou o Lazio a vencer o Catania por 4 a 1, fora de casa, pela 33ª rodada do Campeonato Italiano. O resultado mantém o time de Roma na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões.
O ex-são-paulino, que há uma semana balançou a rede no 2 a 0 sobre o Parma, abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo: Lichtsteiner cruzou da direita, a bola passou por toda a área e Hernanes, quase em cima da linha, fez o gol.
O Catania empatou logo no primeiro minuto da etapa final com Schelotto, que aproveitou rebote do goleiro Muslera dentro da área. O segundo gol dos visitantes saiu aos 11: Zárate driblou três na área e bateu cruzado para Mauri tocar dentro da área e garantir o 2 a 1. O terceiro foi de Floccari, após boa jogada de Hernanes aos 33, e Zárate fechou a goleada aos 45.
Agora o Lazio soma 60 pontos na quarta posição, atrás de Milan (71), Napoli (65) e Inter de Milão (60). O vice-líder ainda entra em campo neste domingo contra o Udinese, que tem 56 e briga com o Lazio pela última vaga do Italiano na próxima Champions.
Em Gênova, o Genoa bateu o Brescia por 3 a 0 com um gol de cabeça do lateral-direito brasileiro Rafinha (os outros foram de Berardi, contra, e Antonelli). O time da casa foi a 42 pontos e está em 11º, enquanto o visitante tem 30 e está na zona de rebaixamento.
 Hernanes lazio x catania (Foto: AFP)Hernanes abriu o placar para o Lazio contra o Catania neste domingo, fora de casa (Foto: AFP)
Confira a 33ª rodada completa:
SábadoRoma 2 x 3 Palermo
Parma 2 x 0 Inter de Milão
Milan 3 x 0 Sampdoria
Domingo
Genoa 3 x 0 Brescia
Chievo 2 x 0 Bologna
Lecce 3 x 3 Cagliari
Cesena 1 x 0 Bari
Catania 1 x 4 Lazio
Fiorentina 0 x 0 Juventus
15h45m Napoli x Udinese

Classificados, Ponte e Palmeiras fazem 'aquecimento' para fase final

Equipes podem até se enfrentar nas quartas de final com uma combinação de resultados neste domingo. Verdão vai sem Valdivia, mas com Kleber

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
kleber palmeiras treino (Foto: Ernesto Rodrigues / Agência Estado)Kleber vai para o jogo no Moisés Lucarelli: sem
folga (Foto: Ernesto Rodrigues / Agência Estado)
O Moisés Lucarelli vai receber um "amistoso" que pode ser para valer na segunda fase do Campeonato Paulista. Neste domingo, às 16h (de Brasília), Ponte Preta e Palmeiras apenas brigam por melhores colocações na tabela, já que estão classificados desde a rodada passada. O jogo também serve para os times se acertarem para a fase de mata-mata. No entanto, uma combinação de resultados pode colocar a dupla novamente frente a frente já no próximo domingo, em jogo único das quartas de final.
Para isso acontecer, várias combinações são possíveis. A mais simples delas é um empate no Majestoso, e vitória do São Paulo sobre o Oeste, no Morumbi. Assim, o Verdão ficaria em segundo lugar, e a Macaca em sétimo, promovendo o cruzamento. Caso o Palmeiras vença e mantenha a liderança, a Ponte pode ficar em oitavo se o São Caetano bater o Linense por uma diferença de mais de três gols.
Hoje, o Verdão é o líder com 41 pontos. A Ponte, em sétimo, tem 29. Do lado alviverde, Luiz Felipe Scolari só deu descanso a Márcio Araújo, único que havia atuado em todos os jogos da temporada. Valdivia, com dores no pé direito, também foi poupado. Pelo time campineiro, são dez os desfalques do técnico Gilson Kleina - maioria formada por suspensos que zeraram seus cartões para a fase final.
Sálvio Spínola Fagundes Filho será o árbitro da partida. Ele será auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Anderson Jose de Moraes Coelho. A Rede Globo transmite a partida para os estados de SP (exceto Campinas), MS e TO. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM, a partir das 16h.
header o que esta em jogo
Ponte Preta: uma melhor posição na tabela. Hoje em sétimo lugar, a Ponte pode ficar até em quinto se Oeste e Mirassol tropeçarem contra São Paulo e Botafogo, respectivamente. De qualquer forma, a Macaca enfrenta um dos quatro grandes nas quartas de final.
Palmeiras: a manutenção da liderança e a vantagem de jogar em casa até a decisão, ainda que o time esteja sem o Palestra Itália. Felipão quer usar a vitória para aumentar ainda mais a confiança e chegar a 16 jogos de invencibilidade.
header as escalações 2
Ponte Preta: o técnico Gilson Kleina tem nada menos que dez desfalques para o jogo: João Paulo, Gil, Xaves e Ricardinho estão suspensos. Já o departamento médico está cheio, com Amaral, Válber, Mancuso, Ricardo de Jesus, Gerson e Leandro Silva. A Ponte com cara de mistão deve ser a seguinte: Bruno. Eduardo Arroz, Wellington, Ferron e Uendel. Guilherme, Josimar, Lucas e Márcio Diogo, Renatinho e Tiago Luis
Palmeiras: apenas Márcio Araújo e Valdivia foram poupados. Além deles, o suspenso Gabriel Silva e o desgastado Lincoln estão fora. O camisa 99 segue fazendo reforço muscular para estar bem na fase final. O provável time: Deola, Cicinho, Danilo, Thiago Heleno e Rivaldo; Chico, Marcos Assunção, Tinga e Luan; Adriano e Kleber.

header fique de olho 2
Ponte Preta: com quatro gols e um futebol dinâmico, o meia-atacante Renatinho é o principal jogador nessa boa campanha da Ponte no Paulistão. Ele já chamou a atenção até de Luiz Felipe Scolari, que citou a técnica do jogador em recente entrevista coletiva.
Palmeiras: 13 gols em 18 jogos: é assim que Kleber se apresenta para o duelo deste domingo. Em uma temporada mais goleadora do que as outras, o Gladiador já avisou que sonha em alcançar o Top 10 de artilheiros da história do clube. Com 35, ele ainda está longe da lista, mas quer começar a se aproximar logo.
header o que eles disseram
Gilson Kleina, técnico da Ponte Preta:O Palmeiras é um time muito arrumado, com a cara do Felipão. Os jogadores estão jogando pelo técnico. O setor defensivo deles é impressionante. Levou apenas seis gols em 18 partidas no Paulistão até o momento. Então, é uma equipe muito difícil de ser batida”.
Tinga, meia do Palmeiras:Já joguei na Ponte, e sei a diferença que o Moisés Lucarelli faz. Será complicado, mas vamos lutar para manter a liderança e a vantagem nas próximas fases”.
header números e curiosidades
* Ponte e Palmeiras já se enfrentaram 112 vezes, com ampla vantagem alviverde. São 57 vitórias, contra 26 do time de Campinas e mais 29 empates. O Verdão marcou 191 gols, e a Macaca, 119.
* A Ponte Preta atua melhor fora de casa neste Paulistão. Longe do Majestoso, o time conquistou 18 dos seus 29 pontos. Em casa, o time só venceu duas vezes, contra Botafogo e Americana.
* Em contrapartida, o Palmeiras é o melhor visitante do campeonato e chega credenciado ao Moisés Lucarelli. São seis vitórias e três empates nos nove jogos na casa do adversário. A única derrota no ano foi como mandante: 1 a 0 para o Corinthians.
Em 20 de março de 2010, o Palmeiras foi surpreendido pela Ponte dentro do Palestra Itália. Ainda sob o comando de Antônio Carlos Zago, o time foi muito mal no duelo e perdeu por 2 a 0. Diego, aos 32, e Finazzi, aos 38 do segundo tempo, foram os algozes alviverdes. Nenhuma das equipes se classificou para a segunda fase do Paulistão daquele ano.

Botafogo coloca calculadora debaixo do braço para buscar classificação

Clube tem que vencer, torcer por derrota de Olaria ou Fluminense e ainda tirar diferença no saldo de gols

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Caio Junior Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Caio quer que seu time esqueça outros jogos e pense
só no América (Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
O Botafogo tem uma missão nada fácil neste domingo. O time alvinegro precisa não só vencer o América, como também torcer contra Fluminense e Olaria para buscar uma das vagas na semifinal da Taça Rio. Além disso, a equipe tem que fazer contas para superar um dos rivais também no saldo de gols. Por isso, o clube vai jogar com a calculadora nas mãos.

Atualmente, o Glorioso tem 11 pontos e está na terceira posição do Grupo B, com saldo de gols 3. O Tricolor é o líder da chave, com 14 pontos e saldo 6. Com o mesmo número de pontos da equipe das Laranjeiras, mas um gol a menos no saldo, o Olaria ocupa a segunda posição.
Para superar o Fluminense, o Botafogo tem que vencer o América por três gols de diferença. Assim, o Nova Iguaçu só precisaria derrotar o Tricolor por 1 a 0. Caso o time da Baixada vença por dois gols, a equipe alvinegra também só teria que marcar dois a mais que o Diabo no confronto deste domingo.
Em relação ao Olaria, a situação é um pouco menos complicada. Se o rival perder para o Vasco, o Botafogo garante a classificação caso vença o América por dois gols de diferença. A diferença mínima também pode levar o clube à semifinal desde que marque tantos gols em seu jogo quanto o Olaria no dele (por exemplo: Botafogo 2 x 1 América e Vasco 3 x 2 Olaria). Assim, superaria o adversário no critério de gols marcados (até o momento, o Glorioso marcou 10 contra 9 do adversário).
Matematicamente, o Duque de Caxias, quarto colocado, com 11 pontos, também tem chance de se classificar. Contudo, para isso acontecer, teria que golear o Boavista, em Bacaxá, e torcer por tropeços de dois de seus concorrentes.

- Acho melhor que o placar nem fique mostrando os resultados dos jogos. A gente tem que entrar em campo pensando só em vencer o América e fazer o nosso. Depois, a gente vê. Espero que dê tudo certo - disse o lateral-esquerdo do Botafogo Guilherme.

Todas as partidas que envolvem times que ainda brigam por vagas na semifinal da Taça Rio têm início às 16h (horário de Brasília).

Hamilton supera problema, ultrapassa Vettel e quebra hegemonia do alemão

Vitória do inglês da McLaren é consolidada a cinco voltas do fim. Com tática ousada, Massa faz boa corrida, supera Alonso novamente e chega em sexto

Por GLOBOESPORTE.COM Xangai, China
Após o treino classificatório do GP da China, poucos apostavam no fim do domínio de Sebastian Vettel, sete décimos mais rápido que a concorrência. Só que Lewis Hamilton resolveu aparecer na história. O início foi complicado, por causa de um vazamento de combustível descoberto a poucos minutos da largada e que quase o tirou da corrida. Só que os mecânicos da McLaren conseguiram sanar o problema já no grid e ele conseguiu alinhar. Após uma prova inteligente com a tática de três paradas, Hamilton superou Vettel a cinco voltas do fim, quebrou a hegemonia do alemão e venceu em Xangai. O líder do campeonato, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), foi o segundo. Após boa recuperação, Mark Webber completou o pódio.
Em uma corrida recheada de disputas e ultrapassagens, com seis líderes diferentes, Felipe Massa acabou como o melhor brasileiro na China, na sexta posição. Ele apostou em uma tática ousada, de apenas duas paradas, assim como Vettel e Fernando Alonso. O vice-campeão de 2008 acabou chegando bem à frente do companheiro espanhol, sétimo colocado, que teve muitas dificuldades com o desgaste excessivo dos pneus Pirelli durante a corrida em Xangai. A dupla da Ferrari acabou atrás de Jenson Button, da McLaren, o quarto, e Nico Rosberg, da Mercedes, o quinto.
lewis hamilton mclaren gp da china pódio (Foto: agência AP)Lewis Hamilton comemora sua primeira vitória em 2011, no GP da China, em Xangai (Foto: agência AP)
Rubens Barrichello, o outro brasileiro na prova, teve um mais um domingo complicado, mas conseguiu completar sua primeira corrida em 2011. O piloto da Williams chegou na 13ª posição, após travar boas disputas com os rivais no meio do pelotão. Ele acabou chegando pouco mais de 1m30s atrás de Hamilton, o vencedor do GP da China. Maldonado, seu companheiro, foi o 18º
A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 será o GP da Turquia, no dia 8 de maio. Com 68 pontos, Vettel chega ao circuito de Istambul ainda em primeiro mas sem os 100% de aproveitamento, 21 à frente de Hamilton, novo segundo, com 47. Massa é o sexto, com 24, dois atrás de Alonso, o quinto.
A corrida
 O GP da China já começou de forma diferente antes mesmo da largada. Com um vazamento de combustível em seu carro, Hamilton ficou ameaçado de precisar largar dos boxes. Os mecânicos e engenheiros trabalharam freneticamente para resolver o problema e o liberaram a 30 segundos do fechamento dos boxes. Finalmente, já no grid, a falha foi sanada antes da volta de apresentação.
Na largada, com sol e temperatura de 22ºC, Vettel teve problemas no acionamento do Kers e acabou superado pelos dois carros da McLaren, com Button em primeiro e Hamilton em segundo. Rosberg se manteve em quarto e Massa assumiu a quinta posição, superando mais uma vez o companheiro Alonso na largada, assim como aconteceu nos GPs da Austrália e da Malásia.
button hamilton gp da china (Foto: agência Getty Images)Jenson Button e Lewis Hamilton superam Sebastian Vettel na largada em Xangai (Foto: Getty Images)
O primeiro trecho da corrida teve Button, Hamilton e Vettel disputando a primeira posição separados por menos de dois segundos. Um pouco mais atrás, Rosberg segurava o ritmo das duas Ferrari, com Massa à frente de Alonso. Enquanto isso, Webber, que havia largado na 18ª posição, estava começando sua recuperação e assumiu o 15º posto na quinta volta ao superar Barrichello.
A primeira rodada de pit stops começou na décima volta. Rosberg acabou parando cedo, na 13ª, mas o trabalho rápido da Mercedes acabaria lhe dando a liderança após os trabalhos de boxes. O alemão ficou à frente de Vettel, o segundo; Massa, o terceiro; Button, o quarto; e Hamilton, o quinto. Alonso demorou um pouco em seu pit stop e perdeu posições, indo para trás de Schumacher.
A corrida ficou mais animada após a primeira rodada de pit stops. Vettel, Massa e Alonso acabaram apostando em uma arriscada tática de duas paradas, enquanto os rivais partiram para três. Enquanto Hamilton, Button e Rosberg entravam nos boxes pela segunda vez para colocar os macios, o piloto da RBR e a dupla da Ferrari se mantinha na pista, nas três primeiras posições.
Com a segunda parada já feita, Rosberg começou a se aproximar de Alonso e assumiu a terceira posição na 29ª. O espanhol começou a perder desempenho e acabou superado rapidamente por Button e Hamilton. Na frente, Vettel fez novo pit stop na 31ª, duas antes do espanhol da Ferrari e três antes de Massa. Os três voltariam para as primeiras posições a partir da 38ª volta, quando a janela de parada da tática de três pit stops foi aberta e a dupla da McLaren entrou.
felipe massa alonso ferrari gp da china (Foto: agência EFE)Felipe Massa se manteve à frente de Fernando Alonso durante toda a corrida em Xangai (Foto: agência EFE)
Vettel em primeiro e Massa em segundo começaram a perder rendimento em relação a Hamilton e Button. O brasileiro até tentou brigar contra o campeão de 2008, mas acabou sendo ultrapassado com facilidade. A história se repetiu com Button, Rosberg e Webber. Ele caiu para a sexta posição, à frente de Alonso, que também sofria com o desempenho dos pneus duros.
Na frente, Vettel começou a ser ameaçado por Hamilton e segurou a posição por algumas voltas. Mas o alemão não resistiu à pressão e acabou cedendo a ponta na 52ª volta da corrida. O inglês abriu rapidamente 5s2 e caminhou com tranquilidade para a vitória. Vettel chegou em segundo e Webber, em terceiro, após uma bela corrida de recuperação e de passar Button na penúltima volta.
Confira o resultado final do GP da China (305,066 quilômetros):
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 56 voltas em 1h36m58s226
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 5s198
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 7s555
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 10s000
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 13s448
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 15s8407 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 30s622
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 31s206
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 57s404
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m03s273
11 - Paul di Resta (ITA/Force India-Mercedes) - a 1m08s757
12 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 1m12s739
13 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1m30s18914 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1m30s671
15 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 1 volta
17 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
18 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 1 volta
20 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
22 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
Não completou:Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) - a 47 voltas/roda
Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m38s993, na 42ª