sábado, 3 de dezembro de 2011

Lindsey vence mais uma no Canadá e assume a ponta da Copa do Mundo

Americana, que chegou à etapa na quinta colocação, leva a melhor no segundo dia e ultrapassa alemã. Americana sofre queda durante a prova

Por GLOBOESPORTE.COM Lake Louise, Canadá
esqui Lindsey Vonn Copa do Mundo de Lake Louise (Foto: Reuters)Lindsey Vonn assume a ponta do ranking da Copa
do Mundo de esqui (Foto: Reuters)
Duas provas, duas vitórias e a liderança do ranking. Lindsey Vonn chegou a Lake Louise, no Canadá, cabisbaixa, pedindo privacidade após o anúncio do divórcio. Neste domingo, sorriu pela segunda vez: depois de vencer no downhill no sábado, repetiu o feito no último dia da etapa e, com isso, assumiu a ponta no ranking geral da Copa do Mundo.
A competição teve de ser interrompida quando a americana Laurenne Ross se acidentou. Ela, machucada mas consciente, foi levada de helicóptero para um hospital.

Lindsey tinha marcado 1m53s19 no sábado. Neste domingo, acelerou ainda mais sobre a neve canadense: 1m51s35. A francesa Marie Marchand-Arvier ficou em segundo, com 1m53s03. A austríaca Elisabeth Goergl, com 1m53s26, terminou em terceiro.

A líder do ranking era a alemã Viktoria Rebensburgt. Ela, porém, repetiu a quarta colocação obtida na véspera (com 1m53s27) e caiu para segundo. A diferença de pontos entre elas era de apenas sete pontos. Agora, Lindsey tem 322, contra 280 da alemã.

Contra o Palmeiras, Tite diz que não pretende 'mudar o DNA do Timão'

Técnico diz que 'não adianta querer fórmula mágica em momento decisivo'

Por Leandro Canônico e Wagner Eufrosino São Paulo
O Corinthians precisa apenas de um empate diante do Palmeiras, domingo, no Pacaembu, para ser campeão brasileiro. Apesar disso, o técnico Tite não quer que sua equipe altere a maneira de jogar e busque a vitória sobre o rival.
– Tem de jogar do jeito que o Corinthians jogou até agora. Não tem a pretensão do técnico de mudar o DNA do time, é manter o que nos trouxe aqui até agora. Tem de ter naturalidade nesses momentos importantes. O técnico não muda, ele cobra, exibe, incentiva, busca sempre repetir o padrão – disse o treinador corintiano.
Tite valoriza cada momento que antecede a última partida do Campeonato Brasileiro, mas diz que faz questão de não inventar para não atrapalhar o grupo.
– Tudo é importante agora. Mas não adianta querer fórmula mágica em momento decisivo. É repetir o que fez durante os treinamentos e o jogos. O cara está condicionado – comentou o técnico.
O Corinthians pode ser campeão até perdendo para o Palmeiras - desde que o Vasco não vença o Flamengo no Engenhão. Dentre as armas que possui para tentar bater o adversário na última partida e não depender de ninguém, Tite quer o Timão combatendo o Palmeiras com a principal jogada do rival: a bola parada.
– Quero que repita uma condição de bola parada. Será um jogo decisivo que está mexendo com o emocional de cada um. Precisamos de equilíbrio. Tem de ter essa capacidade – avisou Tite.
Tite, técnico do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Tite, técnico do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)

Ricardo Gomes é recebido com festa na concentração antes da decisão

Jogadores cantam músicas para o treinador no hotel. Ídolo Geovani e presidente Roberto Dinamite também marcam presença

Por André Casado Rio de Janeiro
Na véspera da decisão ele não poderia ficar ausente. Como já virou rotina nos últimos 30 dias, o técnico Ricardo Gomes chegou à concentração do Vasco para jantar, pontualmente às 19h, e dar aquela força extra para o jogo que pode selar o quinto título brasileiro do clube, contra o Flamengo, neste domingo, às 17h, no Engenhão. O treinador foi recebido com festa pelos jogadores, que cantaram músicas em homenagem ao comandante. Ricardo Gomes também esteve com o time antes dos jogos contra Universitário, Avaí, Botafogo e Fluminense.
dinamite ricardo gomes cristovão borges vasco hotel concentração (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Ricardo Gomes ao lado de Dinamite e Cristóvão Borges (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Ricardo chegou em uma caminhonete branca, dirigida por seu filho Diego. O treinador preferiu evitar a exposição e seguiu direto para garagem do hotel, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Logo depois de Ricardo Gomes, o ídolo cruz-maltino Geovani também apareceu. O ex-meia ficou feliz em saber que acertara em cheio o horário de chegada do amigo Ricardo Gomes.
- Ele já está aí? Que bom, vou vê-lo. Estou confiante, vim dar uma força. É vitória do Vasco amanhã - disse Geovani.
geovani hotel concentração vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Geovani marca presença na concentração do
Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
O ex-jogador enfrentou Ricardo nos anos 80, quando o treinador era zagueiro do Fluminense. Os dois foram inclusive companheiros de quarto nos tempos de Seleção.
- Fiquei emocionado, pois só tinha encontrado com ele no hospital daquele jeito, e agora está bem, em forma. Faz mais bem ao próprio Ricardo do que ao grupo esse tipo de visita. Falei para ele não dar mais sustos na gente, e ele garantiu que está  tomando os remédios corretamente - contou Geovani
O diretor executivo Rodrigo Caetano chegou logo em seguida, sucedido pelo presidente Roberto Dinamite. Suspensos, Allan e Juninho Pernambucano também fizeram questão de comparecer.

Com trem-bala e gritos de campeão, Vasco fecha a preparação para 'final'

Jogadores deixam o gramado de São Januário acompanhando a festa dos cerca de 1.000 torcedores. Clima é de otimismo para o clássico com o Fla

Por André Casado Rio de Janeiro
Torcedores treino Vasco (Foto: Thiago Lavinas / Globoesporte.com)Torcida também fez alusão ao "trem-bala" na
arquibancada (Thiago Lavinas/Globoesporte.com)
"É campeão! É campeão!" Com o grito otimista dos torcedores, os jogadores do Vasco encerraram a preparação para o clássico contra o Flamengo, neste sábado, em São Januário. A euforia da arquibancada parece ter contagiado o elenco. Parte dos atletas foi para o vestiário em grupo, em um animado trem-bala e cantando o hit "Uh, vai pra cima, é o trem bala da Colina", o que normalmente é feito nas comemorações de gols e aconteceu no título da Copa do Brasil. Para a festa ficar completa, além da vitória, será preciso que o Palmeiras passe pelo Corinthians, no Pacaembu.
Motivadíssimo, o goleiro Fernando Prass admitiu que a energia dos torcedores tem sido fundamental para os jogadores neste momento decisivo.
- Depois de um ano como foi o nosso, ver que o torcedor está acreditando como está é muito bom. A gente sente que o torcedor está ainda mais conosco. Eles vieram para cá e apoiaram muito numa prova de que o clima é ótimo. Existe a cobrança quando tem de existir, mas na reta final, num clássico decisivo, é um orgulho vê-los aqui. É uma energia incrível nesta hora de decisão do campeonato - comentou.
treino Vasco São Januário (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Empolgados, parte dos jogadores deixa o campo e vai para o vestiário em um 'trem-bala de pura animação. Atacante Alecsandro e zagueiro Dedé puxam a fila (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
O treino durou cerca de 1h30. Foi um leve recreativo, algo que vem se repetindo nesta reta final de temporada. Nenhuma pista sobre o time que deve enfrentar o Flamengo. Juninho Pernambucano e Allan, suspensos, estão fora da partida. Assim como Eder Luis, machucado. Cristóvão Borges não revelou se começa o clássico com Bernardo ou Alecsandro no ataque. Outra possibilidade é Diego Souza jogar mais adiantado, com Nilton no meio. Assim, a escalação seria Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Fellipe Bastos Felipe e Diego Souza; Bernardo (Nilton) e Alecsandro.
Cerca de 1.000 torcedores acompanharam o treino do time. Com bandeiras, cartazes e cantos de incentivo, os cruz-maltinos mostraram estar confiantes para a rodada decisiva do Brasileirão. Na arquibancada, um trem-bala surgiu com dezenas de torcedores. Mais festa. Várias pessoas usavam a camisa do Palmeiras. O clube paulista foi lembrado algumas vezes com apoio.
Entre os torcedores estava Paulo Sérgio, um vascaíno que mostrava bem o espírito para este domingo. Com uma camisa do Palmeiras, ele exibe o amor pelo Vasco na pele: uma tatuagem da cruz de malta e a frase "O sentimento não para!".
- As duas torcidas agora são uma só. Vamos ver se eles ajudam, estamos dando uma força.
Tatuagem  Vasco Palmeiras (Foto: Thiago Lavinas / Globoesporte.com)Vascaíno mostra amor cravado na pele e não esquece Palmeiras (Foto: Thiago Lavinas / Globoesporte.com)
A torcida do Vasco esgotou sua cota de ingressos para o clássico contra o Flamengo, às 17h de domingo, no Engenhão. A expectativa é de cerca de 40 mil pessoas no palco que pode ver a volta olímpica da competição. Lá, no último domingo, o Gigante da Colina bateu o Flu, por 2 a 1.

Barça goleia Levante com atuação de gala, e Messi divide artilharia com CR7

Clube catalão ganha moral para o superclássico contra o Real Madrid

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
messi barcelona levante (Foto: Agência EFE)Messi em ação pelo Barça (Foto: Agência EFE)
Com uma exibição de gala e belos gols, o Barcelona massacrou o Levante por 5 a 0, neste sábado, em duelo válido pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol. Um dos destaques da partida, Lionel Messi balançou as redes uma vez e divide agora a artilharia do torneio com Cristiano Ronaldo (17 gols). De quebra, o argentino se tornou, ao lado do meia holandês Cocu, o estrangeiro que mais vezes atuou pelo clube catalão na história (292 partidas).
O resultado alcançado no Camp Nou deixou o Barça na segunda colocação, com 34 pontos, e aumentou o moral da equipe para o duelo contra Real Madrid, líder com 37 (mas com um jogo a menos), no superclássico do próximo dia 10.
Após esse confronto contra os merengues, o time de Pep Guardiola viaja ao Japão para disputa do Mundial de Clubes. A estreia é no dia 15 contra o vencedor de Al Sadd, do Qatar, e Espérance, da Tunísia. Se vencer, o Barcelona pode encarar o Santos na decisão, isso se a equipe de Neymar e companhia conseguir passar pelas semifinais da competição um dia antes.
Fábregas abre o placar
Com o chileno Alexis Sánchez e o jovem Cuenca como titulares nos lugares de Villa e Pedro, o Barcelona não demorou muito para inaugurar o marcador. Logos aos três minutos, após tabelinha entre Messi e Iniesta, Fábregas recebeu na entrada da grande área e chutou seco sem chances para o goleiro Munúa.
Aos 10, Cuenca, uma das novidades na lista do clube catalão para a disputa do Mundial de Clubes, quase fez o segundo, mas Munúa conseguiu evitar o pior para a equipe de Valência. Apesar de ser uma das surpresas da competição e fazendo uma boa campanha, o Levante não via a cor da bola. Messi, Iniesta, Fábregas e companhia não deixavam o adversário sequer passar do campo de defesa.
fabregas barcelona gol levante (Foto: Agência AP)Time do Barcelona comemora primeiro gol de Fábregas na partida (Foto: Agência AP)
Depois de várias chances criadas, o time de Pep Guardiola anotou o segundo. Fábregas deu uma de centroavante e, de cabeça, aproveitou com estilo um cruzamento de Xavi. Sétimo gol do ex-atleta do Arsenal no Campeonato Espanhol.
De pé em pé, outra vez...
Aos 37, o Barça voltou a mostrar seu magnífico toque de bola. Messi arrancou pelo meio, tocou para Iniesta que, sem olhar, rolou para Cuenca na entrada da área pela esquerda. A jovem revelação culé, com um lindo toque de primeira, bateu rasteiro no canto para fazer 3 a 0. Golaço.
messi iniesta fabregas barcelona gol levante (Foto: Agência EFE)Messi, Iniesta, Fábregas e Sánchez (ao fundo)
sorrindo de orelha a orelha (Foto: Agência EFE)
Com a tranquila vantagem, construída com uma posse de bola de 73% na primeira etapa, o Barça voltou do intervalo um pouco mais devagar.
Prova disso é que, aos sete, o Levante quase descontou. Após cobrança de escanteio, o goleiro Victor Valdés foi obrigado a se esticar todo para defender uma boa cabeçada do zagueiro Del Horno.
Messi marca, e Sánchez faz golaço
O lance despertou o Barcelona que voltou a colocar o pé no acelerador. Pior para o Levante. Daniel Alves deu passe açucarado para Messi no lado direito da grande área. O camisa 10 dominou e tocou no canto como estilo para anotar o quarto do Barça no Camp Nou aos dez. 17º gol do argentino, artilheiro do Espanhol ao lado de Cristiano Ronaldo.
Aos 15, em um contra-ataque puxado por Lionel Messi, Alexis Sánchez recebeu na área, deu um corte seco no marcador e, de cobertura, anotou um golaço. 5 a 0 para o Barcelona.
Apesar da larga vantagem, o Barcelona seguiu pressionando, mas abusou de perder gols e desperdiçou a chance de alcançar o arquirrival Real Madrid como ataque mais positivo. Os merengues balançaram as redes 49 vezes, enquanto os catalães, 47.
alexis sanches barcelona gol levante (Foto: Agência EFE)Alexis Sánchez celebra seu golaço na partida (Foto: Agência EFE)
Confira os resultados da 15ª rodada do Campeonato Espanhol
Sábado
Racing Santander 1 x 0 Villarreal
Sporting Gijon 0 x 3 Real Madrid
Barcelona 5 x 0 Levante
Valencia x Espanyol
Domingo
Atlético de Madri x Rayo Vallecano
Real Sociedad x Málaga
Osasuna x Real Bétis
Mallorca x Athletic Bilbao
Granada xl Zaragoza
Segunda-feira
Sevilla x Getafe

Com direito a gol de ombro de Balotelli, City atropela e segue bem

Italiano marca na goleada sobre o Norwich e não comemora. Citizens abrem boa vantagem na ponta da Premier League

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra
Balotelli gol de ombro  (Foto: Duvulgação / Site Oficial MCFC)De ombro, Balotelli deixa o seu na goleada do City.
Ele não celebrou (Divulgação / Site Oficial MCFC)
Balotelli voltou a aprontar das suas. Diante de sua torcida, o italiano marcou um gol de ombro na tranquila vitória do Manchester City por 5 a 1, resultado que consolida a equipe como líder do Campeonato Inglês. Para polemizar ainda mais, o atacante ficou de cara emburrada ao comemorar o lance - talvez por conta das recentes declarações do técnico Roberto Mancini sobre seu temperamento.
Os Citizens atingiram 38 pontos na classificação, cinco à frente do arquirrival Manchester United que, neste sábado, derrotou o Aston Villa por 1 a 0.
BRASIL MUNDIAL F.C.: assista ao gol de ombro do "marrento" Balotelli
O primeiro do City veio aos 31 minutos, com o argentino Agüero acertando o gol em meio a uma confusão na área. A equipe só ampliou aos cinco da etapa final, com Nasri cobrando falta e contando com a colaboração do goleiro Ruddy.
Sergio Aguero gol Manchester City (Foto: Reuters)Sergio Agüero comemora (Foto: Reuters)
Yayá Touré fez o terceiro aos 22, e Balotelli protagonizou o lance polêmico aos 43. O italiano virou alvo de críticas de Roberto Mancini por ter sido expulso na partida diante do Liverpool - segundo o treinador, o time teria condições de superar os Reds caso o jogador estivesse em campo, e ele deveria pensar um pouco mais antes de cair nas provocações dos rivais.
Morrison descontou para o Norwich, que tem 16 pontos na tabela e está em décimo lugar. Adam Johnson, nos acréscimos, fechou a tranquila goleada.
Balotelli faz gol de ombro (Foto: Reuters)Balotelli faz gol de ombro (Foto: Reuters)
Fora de casa, Arsenal se destaca
Mikel Arteta gol Arsenal (Foto: Reuters)Arteta fez um dos gols do Arsenal diante do Wigan,
na casa do adversário. Time vai bem (Reuters)
Outra equipe que se deu bem na rodada foi o Arsenal. Os Gunners comprovaram a boa fase em campo, visitaram o Wigan e golearam por 4 a 0, sem dificuldades.
Arteta, Vermaelen, Gervinho e o holandês Van Persie deixaram sua marca e ajudaram o time de Londres a chegar aos 26 pontos na classificação.
A equipe está a apenas um ponto do rival local Chelsea, que goleou o Newcastle por 3 a 0 também longe de sua torcida, no confronto que abriu a rodada.
Confira os jogos da 14ª rodada do Campeonato Inglês:
Sábado
Newcastle 0 x 3 Chelsea
Blackburn 4 x 2 Swansea
Queens Park Rangers 1 x 1 West Brom
Tottenham 3 x 0 Bolton
Wigan 0 x 4 Arsenal
Aston Villa 0 x 1 Manchester United
Domingo
Everton x Stoke
Wolverhampton x Sunderland
Segunda
Fulham x Liverpool

CR7 e Marcelo balançam as redes em mais uma vitória do líder Real Madrid

Sem trabalho e com bela atuação também de Di María, merengues derrotam o Gijón a uma semana do superclássico contra o Barcelona

Por GLOBOESPORTE.COM Gijón, Espanha
Cristiano ronaldo real madrid gol sporting gijon (Foto: Agência EFE)Cristiano Ronaldo comemora de forma esquisita.
Gajo é o artilheiro do C. Espanhol (Foto: EFE)
O Real Madrid segue com sua rotina de vitórias. Mesmo fora de casa, a equipe do técnico José Mourinho derrotou sem dificuldade alguma o Sporting Gijón por 3 a 0 na abertura da 15ª rodada do Campeonato Espanhol e chegou ao seu 14º triunfo consecutivo (contando também jogos da Liga dos Campeões). Di María, Cristiano Ronaldo e Marcelo anotaram os gols.
O resultado manteve o Real, que teve o retorno de Kaká após mais de um mês longe dos gramados, na liderança isolada da competição com 37 pontos, três à frente do arquirrival Barcelona, adversário do próximo final de semana no Santiago Bernabéu e que tem um jogo a mais.
marcelo josé mourinho real madrid sporting gijon (Foto: Agência EFE)Jogadores do Real comemoram o triunfo sobre o Gijón (Foto: Agência EFE)
Real pressiona
A uma semana do superclássico contra o Barça, o Real Madrid entrou em campo no estádio El Molinón disposto a manter uma boa diferença de pontos para a equipe de Messi e companhia. Com Higuaín no comando do ataque ao lado de Cristiano Ronaldo e Di María (Kaká e Benzema começaram no banco de reservas), os merengues encurralaram o Sporting Gijón que, mesmo atuando diante de sua torcida, só tentava se defender.
No entanto, apesar do domínio, a primeira boa chance do Real saiu somente aos 17 em um chute para fora de Cristiano Ronaldo.
di maria marcelo real madrid gol sporting gijon (Foto: Agência EFE)Di María celebra primeiro gol (Foto: Agência EFE)
Di María faz gol sem ângulo
Aos 34, quando tinha mais que o dobro de posse de bola que o rival, o time de José Mourinho inaugurou o marcador. O argentino Di María aproveitou uma bobeada do lateral uruguaio Damián e, mesmo sem ângulo, colocou a bola no fundo das redes.
Atrás do placar, o Gijón saiu mais para o jogo e, aos 44, deu seu primeiro chute com perigo por intermédio de Gregory.
Na volta do intervalo, a partida seguiu como no fim do primeiro tempo: Real com o controle amplo do confronto, e o Gijón tentando, a muito custo, incomodar a meta de Casillas.
CR7 marca, e Kaká entra
E nessa toada, não demorou para o time da capital ampliar. Aos 17, Di María, em dia inspirado, deu passe perfeito para Cristiano Ronaldo que, de carrinho e na saída do goleiro Juan Pablo, fez 2 a 0 para o Real e chegou aos 17 no Campeonato Espanhol (artilheiro do torneio ao lado de Messi). A jogada também marcou a 11ª assistência do meia argentino, maior “garçom” da competição.
kaká real madrid sporting gijon (Foto: Agência Getty Images)Kaká reclama do juiz (Foto: Agência Getty Images)
O detalhe é que o Gijón era um dos poucos times espanhóis que ainda não haviam sofrido gol de Cristiano Ronaldo. Na Primeira Divisão, o Bétis é o único que não foi vazado pelo gajo.
Com a vantagem mais larga e ainda aproveitando o fato do Gijón estar com um homem a menos (Eguren foi expulso aos 33), José Mourinho fez várias substituições, entre elas, promoveu a entrada de Kaká aos 35. O camisa 8 não jogava desde o dia 28 de outubro por conta de uma lesão na perna direita.
Nos acréscimos, o lateral-esquerdo brasileiro Marcelo, que só tinha aparecido para fazer um “dancinha” com Cristiano Ronaldo na comemoração do segundo gol, fechou o placar.
marcelo josé mourinho real madrid sporting gijon (Foto: Agência EFE)Marcelo recebe instruções de Mourinho antes de anotar o terceiro gol do Real (Foto: Agência EFE)
Confira os resultados da 15ª rodada do Campeonato Espanhol
Sábado
Racing Santander 1 x 0 Villarreal
Sporting Gijon 0 x 3 Real Madrid
Barcelona 5 x 0 Levante
Valencia x Espanyol
Domingo
Atlético de Madri x Rayo Vallecano
Real Sociedad x Málaga
Osasuna x Real Bétis
Mallorca x Athletic Bilbao
Granada xl Zaragoza
Segunda-feira
Sevilla x Getafe
 

Saideira? R10 treina pela última vez em 2011 sem saber se fica no Fla

Craque brinca com os companheiros e tem contato breve com a presidente Patricia Amorim

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Ronaldinho Patricia Amorim treino Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Ronaldinho: rápida conversa com Patricia  no CT
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
São quase quatro meses sem receber a maior parte do salário por conta de um imbróglio entre Flamengo e Traffic. Tempo e dinheiro (R$ 3 milhões) suficientes para transformar o futuro de Ronaldinho num gigantesco ponto de interrogação. A permanência do camisa 10 no Rubro-Negro na próxima temporada é incerta. Até mesmo em caso de classificação para a Libertadores. Após o jogo deste domingo, contra o Vasco, pela última rodada do Brasileirão, os parceiros na contratação do atacante terão 15 dias para chegar a um acordo. Caso contrário, o craque pode até não se reapresentar para os treinos nos primeiros dias de janeiro.
Na última atividade de 2011, Ronaldinho exibiu sorrisos no rachão, fez brincadeiras com os companheiros e treinou faltas e pênaltis. Contra o goleiro Paulo Victor, chegou a errar seis cobranças seguidas. A dupla costuma fazer desafios, e desta vez PV levou a melhor com boas defesas.
Na saída do gramado, trocou breves palavras com a presidente Patricia Amorim, que foi ao Ninho do Urubu pelo segundo dia seguido. O abraço e os sorrisos tradicionais do encontro desta vez não se repetiram. No caminho para o vestiário, o atacante posou para foto com um fã e conversou com ele por alguns minutos.
Ronaldinho treino Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Ronaldinho errou seis cobranças seguidas contra Paulo Victor (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Escalado para a entrevista coletiva do dia, o lateral-direito Léo Moura foi questionado sobre a possibilidade de Ronaldinho deixar o clube e respondeu com bom humor.
- Ele tem contrato mais longo do que o meu (risos). Estou aqui só até o fim do ano que vem. Demos um abraço só nos jogadores que estão saindo (Fernando e Ronaldo Angelim).
R10, que tem contrato até dezembro de 2014, chega ao fim de uma temporada marcada por oscilações. Foi brilhante em alguns momentos do Brasileirão, como na vitória épica sobre o Santos, por 5 a 4, e ouviu vaias da torcida por mais de uma vez, como no empate sem gols com o Figueirense, no Engenhão.
O irmão e empresário do jogador, Roberto Assis, tem recebido sondagens de clubes da Europa e não fecha portas. Patricia Amorim, por sua vez, disse em alguns momentos que ouviria ofertas. Um “dever” como presidente do Flamengo.
Neste domingo, o Gaúcho terá que conduzir o Fla na decisiva partida contra Vasco, às 17h (de Brasília), no Engenhão. O time só precisa de um ponto para assegurar a vaga na Libertadores. Com 60 pontos, o Rubro-Negro é o quarto.

Fla ironiza vices do Vasco, mas chegou mais vezes em segundo

Caso não leve a taça, time da Colina chegará em segundo lugar pela 36ª vez, contra 40 do rival. Rubro-negros levam vantagem no confronto direto

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Muitos torcedores do Flamengo que vão ao Engenhão neste domingo estão empolgados com a possibilidade de cantar "vice de novo" para os vascaínos. A melodia ecoa em estádios do Rio desde o tricampeonato estadual conquistado pelos rubro-negros sobre o time da Colina em 1999/2000/2001. O Vasco não vence o Flamengo em decisões desde o Carioca de 1988 (veja o vídeo), mas, na estatística geral, pode provocar o rival quando o assunto é o número de vices em todas as principais competições disputadas na história. O Flamengo já terminou em segundo lugar 40 vezes. O Vasco, 35.
No confronto direto, no entanto, a vantagem é do Flamengo. O time já foi 12 vezes campeão com o rival como vice. O Vasco já comemorou 11 vezes com o Flamengo em segundo.
No levantamento, não foram consideradas finais de turno do Campeonato Carioca. No estadual deste ano, por exemplo, o Flamengo deu a volta olímpica diante da torcida do Vasco na decisão da Taça Rio (veja o segundo vídeo), mas o vice da competição, contando toda a campanha, foi o Fluminense. Nesses critérios, a última vez que o Flamengo foi campeão sobre o Vasco foi na Copa do Brasil de 2006.
Em alguns anos, por conta do formato das competições, existe polêmica sobre quem foi o vice. No Torneio Rio-São Paulo de 1957, Flamengo e Vasco terminaram empatados na segunda colocação , com 11 pontos. O Rubro-Negro é considerado vice por ter melhor saldo de gols (8 contra 3). Porém, o Vasco aparece como vice em algumas publicações por ter vencido o Flamengo no confronto direto na competição (1 a 0, no dia 08/05/57).
Situação parecida acontece no estadual de 1961. Fla e Vasco terminaram na segunda
colocação com o mesmo número total de pontos (30), mas os rubro-negros tinham maior saldo de gols.
O meia Felipe, campeão carioca pelo Flamengo em cima da equipe cruz-maltina em 2004, não gosta quando os rubro-negros chamam o Vasco de vice.
- Para ser vice, tem que chegar à final. Se chegou, é porque tem mérito. Infelizmente, só um pode ganhar e na nossa cultura, o segundo lugar não serve. O Vasco é um time grande, e isso vem de berço. Essa é uma final diferente, porque só o Vasco está buscando o título, mas não depende só de nós.
INFO Vices Flamengo x Vasco (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Alex diz que Timão estará de olho no 'placar da torcida' e pede atenção

O meia do Corinthians sabe que o rival Palmeiras entrará em campo como se estivesse disputando título. Por isso, quer foco total na partida

Por Leandro Canônico São Paulo
alex corinthians   (Foto: Wagner Eufrosino/GLOBOESPORTE.COM)Alex será titular neste domingo, contra o Palmeiras
(Foto: Wagner Eufrosino/GLOBOESPORTE.COM)
Os jogadores do Corinthians estarão concentrados no jogo contra o Palmeiras, neste domingo, às 17h, no Pacaembu, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Mas os ouvidos estarão ligados nas reações da torcida para saber como anda o duelo entre Vasco e Flamengo, no mesmo horário, no Rio de Janeiro.
Segundo o meia Alex, não há como se desligar totalmente do que estiver acontecendo no Engenhão. Mesmo que o placar não anuncie nada.
– É impossível. Mesmo que o placar não diga nada, o torcedor vai estar com rádio, celular e vai ter suas reações. O que temos de fazer é manter a concentração no jogo, porque se não perdemos somos campeões. Precisamos fazer a nossa parte para não corrermos riscos – comentou o armador corintiano.
A conta é a seguinte: com 70 pontos, o Corinthians está dois à frente do Vasco, vice-líder e único capaz de tirar o título do Parque São Jorge. Portanto, o Timão precisa de mais um ponto para conquistar o pentacampeonato. Se perder, tem de torcer para que o Vasco não vença o Flamengo.
Maior rival do Corinthians, o Palmeiras já avisou que pretende ajudar o Vasco e estragar a festa alvinegra no Pacaembu. Alex está atento a isso.
– Eu acredito nessa concentração extra do Palmeiras para vencer o jogo e poder dar ao torcedor deles essa alegria. Estamos tratando o jogo como se o Palmeiras estivesse também brigando pelo título – acrescentou Alex.
A provável escalação do Corinthians para o duelo de domingo é: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Wallace, Paulinho e Alex; Willian, Liedson e Jorge Henrique. Estão suspensos Danilo, Emerson e Ralf.

Volta da Pampulha reúne famílias de corredores a atletas profissionais

A prova, que terá transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, terá 13 mil atletas em ação: uns em busca de bem-estar, outros atrás da vitória

Por Luisa Prochnik Belo Horizonte
Um encontro familiar diferente. Domingos Mendes é pai de Roberta Mendes, que é casada com Victor Carvalho. Eles vão disputar neste domingo a Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, evento de abertura do Verão Espetacular 2011/12. Os três arrumaram uma forma de juntar saúde e programa em família, compartilhando a paixão pela corrida. A aventura deles e dos outros 13 mil corredores da prova, recorde na competição, serão transmitidas ao vivo e na íntegra pelo GLOBOESPORTE.COM, a partir das 07h55m. E os melhores momentos serão exibidos no Esporte Espetacular, que começa às 09h30m, horário de Brasília.
corrida de rua Volta da Pampulha Família Unida (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Família sempre reunida nas corridas: Domingos, Roberta e Victor (Foto: arquivo pessoal)
Roberta foi quem arriscou as primeiras passadas. Aí foi a vez de o maridão se animar. E, naquele estilo bem família, em que um incentiva o outro, foi Victor que começou a aumentar a intensidade dos treinos, saindo das provas de 10km e pensando em distâncias maiores. Roberta logo se animou também e correr virou programa do casal:
Ano passado, eu e meu marido corremos a meia da Disney. Agora em outubro, a meia de Londres. Este ano, corremos as dez milhas em Vitória – contou ela.
Domingos Mendes, pai da Roberta, com 65 anos, estava chateado, às vezes um pouco depressivo. O casal corredor não pensou duas vezes, incentivou Domingos e hoje o esporte é essencial na vida dele.
- Eu sempre gostei de tudo relacionado ao esporte. Aí pensei que voltar a praticar exercício com seriedade ia me ajudar a viver melhor. Minha filha e meu genro me incentivaram e hoje é dedicação total ao esporte – disse ele, com voz animada.
Domingos não só passou a correr diversas provas ao lado de seus familiares como fez vários amigos desde que começou a correr, há dois anos. E, com orgulho na voz, ele disse que não há mais depressão em sua vida.
Será a terceira Volta da Pampulha de Domingos. Em 2009, sob forte chuva e, em 2010, com calor intenso. Em 2011, se pudesse escolher, ele ia preferir a chuva.
- Meus tempos em dia de chuva são melhores. Calor desgasta mais.
Mas se chover não dá preguiça para sair da cama?
- De jeito nenhum, chuva dá preguiça na Roberta – contou ele, que aí passa a ter o papel de incentivar a filha.
Neste domingo, a previsão é que os três enfrentem alta umidade, na casa dos 80%, e tempo nublado.
Atleta da elite na expectativa
Giovani dos Santos, atleta da elite, não vai correr em família, mas estará em seu estado natal. Mineiro da cidade de Natércia, a cerca de 370 quilômetros de Belo Horizonte, Giovani vai em busca da vitória. Para isso, tem que derrotar outros fortes brasileiros e, também, os temidos quenianos. Mas ele tem um jeito mineirinho de encarar seus desafios. Foi assim que conseguiu ser treinado pelo técnico Henrique Viana.
corrida de rua Giovani Pampulha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Giovani dos Santos: disputa a Volta da Pampulha pela terceira vez (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
- Ele veio pedir para treiná-lo. Pelos resultados, eu até pensei em dizer um não. Mas a forma como ele falou parecia uma súplica e isso me tocou. Percebi que ele tinha vontade. E vontade e determinação são fundamentais – contou Henrique.
O atleta da equipe Pé de Vento ganhou notoriedade, recentemente, com o bronze nos 10 mil metros dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara, e vai focar na vitória neste domingo.

Sócrates apresenta leve melhora. Período de observação é de 72 horas

Estado de saúde, porém, ainda é grave. Ex-jogador está sedado na UTI, respirando por aparelhos e passando por um processo de diálise

Por Renato Peters São Paulo
FRAME - Sócrates participa do É Gol (Foto: Reprodução SporTV) Sócrates participou há duas semanas do programa
"É Gol", do SporTV (Foto: Reprodução SporTV)
O quadro clínico de Sócrates apresentou leve melhora neste sábado, graças a um antibiótico mais potente, que fez regredir o quadro de infecção intestinal. O ex-jogador, internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, encontra-se estável, mas seu estado de saúde ainda é considerado grave.
Sócrates está sedado na UTI, respirando por aparelhos e passando por um processo de diálise – no entanto, seus rins não estariam prejudicados. O tratamento dialítico consiste na remoção do excesso de líquidos e substâncias prejudiciais acumuladas no organismo do paciente renal crônico. Ele ainda deverá permanecer em observação por pelo menos 72 horas.
O ex-jogador foi internado na noite de quinta-feira com uma infecção intestinal causada por uma bactéria. Ele começou a se sentir mal depois de comer estrogonofe no jantar. Não foi confirmado pelos médicos, porém, que tenha sido essa a causa da internação.
Esta é a terceira vez que Sócrates é internado nos últimos quatro meses. As duas internações anteriores foram para tratar de uma hemorragia digestiva, causada pelo consumo prolongado de álcool.
A última internação havia sido em setembro. Foram 17 dias no hospital. Com o fígado comprometido, a expectativa na época era de que ele precisaria se reabilitar em casa, seguindo uma dieta rigorosa, para entrar na fila por um transplante. Para isso, porém, era preciso que seu quadro clínico ficasse estável por alguns meses.
A primeira vez que ele foi hospitalizado ocorreu no dia 19 de agosto, quando sofreu uma hemorragia digestiva alta. Na ocasião, ele recebeu alta após nove dias.
Sócrates tem 57 anos e é pai de seis filhos.

Antes do Gre-Nal, Grêmio tem apoio de Kleber e vê mais provocação a R10

Gladiador prestigiou o último trabalho antes do clássico. Já a torcida levou faixa que chegou a ser proibida pela polícia em outubro

Por Lucas Rizzatti Porto Alegre
Kleber Grêmio (Foto: Lucas Rizzatti / Globoesporte.com)Kleber prestigia último treino do Grêmio no ano (Foto: Lucas Rizzatti / Globoesporte.com)
Mesmo sem pretensões no Brasileirão, o Grêmio contou com visitantes ilustres no último treino antes do Gre-Nal de domingo, válido pela última rodada do campeonato e que pode render a vaga à Libertadores ao grande rival. Um deles, remete ao passado. O outro, ao futuro. A torcida compareceu em bom número na manhã deste sábado, cerca de 200 pessoas, e levou a faixa em que compara Ronaldinho a Judas, antes proibida pela polícia na vitória por 4 a 2 sobre o Flamengo, no fim de outubro. Além do apoio ruidoso dos fãs para o time,  com cantos e instrumentos musicais, Kleber, principal contratação para 2012, chamou a atenção ao comparecer no gramado principal do Olímpico.
Sentado no banco de reservas, o atacante, que faz treinos físicos em separado, assistiu ao trabalho físico e ao bate-bola entre os jogadores. Entre um lance e outro, espichava o pescoço para conferir a festa da torcida atrás da goleira. Pôde ver de perto a paródia da Santa Ceia. Além de cutucar o desafeto Ronaldinho, a faixa traz à tona o último triunfo do Grêmio no Brasileirão, justamente no treino que encerra as atividades no Olímpico em 2012, em mais uma temporada sem títulos e poucos feitos a comemorar. O presidente Paulo Odone também esteve presente no treino, mostrando que o Grêmio se importa, sim, com o Gre-Nal. Afinal, tirar o rival da principal competição continental surge como um prêmio de consolação.
Faixa Grêmio Ronaldinho Judas (Foto: Lucas Rizzatti / Globoesporte.com)Proibida contra o Flamengo, faixa contra R10 voltou ao Olímpico (Foto: Lucas Rizzatti / Globoesporte.com)

Antes do descontraído "rachão" da manhã, Roth havia fechado os treinos de quinta e sexta. Rafael Marques não treinou neste sábado e nem concentra com o grupo, está com dores musculares.
A equipe provável para o Gre-Nal tem: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Vilson (Rodolfo) e Julio Cesar; Fabio Rochemback, Fernando, Marquinhos, Douglas e Escudero; André Lima (Miralles). Cogita-se, ainda, de uma equipe sem atacantes de ofício e com três volantes: Victor, Mário, Vilson (Rodolfo) , Saimon e Julio Cesar; Rochemback, Fernando, Willian Magrão, Marquinhos, Douglas e Escudero.

O clássico ocorre às 17h de domingo, no Beira-Rio.

Julio César defende pênalti, mas Inter de Milão perde em casa para Udinese

Atacante Pazzini tem a chance de empatar o jogo no fim do segundo tempo, mas desperdiça penalidade ao chutar ‘nas nuvens’

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
diego milito internazionale de milão udinese (Foto: Agência AP)Diego Milito lamenta mais um revés do Inter (AP)
A fase do Internazionale anda tão ruim que, mesmo com Julio César defendendo pênalti do matador Di Natale, a equipe não consegue vencer. Em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Italiano, neste sábado, a equipe de Milão foi derrotada por 1 a 0 pelo Udinese.
O time nerazzurro teve até a chance de conseguir o empate aos 44 do segundo tempo em uma penalidade. No entanto, o atacante Pazzini, de forma bisonha, escorregou na hora do chute e mandou longe do gol, numa cobrança que lembrou a de alguns jogadores da Seleção Brasileira nas quartas de final da última Copa América diante do Paraguai.
Com o resultado, o Inter de Milão segue apenas com 14 pontos, na 15ª posição, e muito próximo da zona de rebaixamento. Já o Udinese chegou aos 27 e assumiu o segundo lugar, com a mesma pontuação do Milan, que leva vantagem nos critérios de desempate.
julio cesar internazionale de milão gabriel torje udinese (Foto: Agência AFP)Julio César fez sua parte, mas, mesmo assim, Inter perdeu mais uma (Foto: Agência AFP)
O gol do triunfo da equipe de Udine saiu aos 27 do segundo tempo. Após rápido contra-ataque iniciado por Di Natale, Floro Flores recebeu na entrada da área e rolou na medida para o chileno Isla bater sem chances para Julio César que, aos 42, evitou que o placar fosse mais elástico ao defender um pênalti do atacante Di Natale, vice-artilheiro do Calcio com nove gols.
Napoli vence
lavezzi napoli gol lecce (Foto: Agência AP)Lavezzi comemora (Foto: Agência AP)
Em outro jogo deste sábado, o Napoli recebeu o Lecce no estádio San Paolo e venceu por 4 a 2.
O uruguaio Cavani, com dois gols, e o argentino Lavezzi, com um, foram os destaques do triunfo da equipe do sul da Velha Bota, que ocupa agora o quinto lugar no Calcio com 20 pontos.


Confira os resultados da 14ª rodada do Campeonato Italiano

Sexta-feira
Genoa 0 x 2 Milan
Sábado
Inter 0 x 1 Udinese
Napoli 4 x 2 Lecce
Domingo
Catania x Cagliari
Bologna x Siena
Chievo x Atalanta
Fiorentina x Roma
Juventus x Cesena
Parma x Palermo
Segunda
Lazio x Novara