sábado, 3 de dezembro de 2011

Volta da Pampulha reúne famílias de corredores a atletas profissionais

A prova, que terá transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, terá 13 mil atletas em ação: uns em busca de bem-estar, outros atrás da vitória

Por Luisa Prochnik Belo Horizonte
Um encontro familiar diferente. Domingos Mendes é pai de Roberta Mendes, que é casada com Victor Carvalho. Eles vão disputar neste domingo a Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, evento de abertura do Verão Espetacular 2011/12. Os três arrumaram uma forma de juntar saúde e programa em família, compartilhando a paixão pela corrida. A aventura deles e dos outros 13 mil corredores da prova, recorde na competição, serão transmitidas ao vivo e na íntegra pelo GLOBOESPORTE.COM, a partir das 07h55m. E os melhores momentos serão exibidos no Esporte Espetacular, que começa às 09h30m, horário de Brasília.
corrida de rua Volta da Pampulha Família Unida (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Família sempre reunida nas corridas: Domingos, Roberta e Victor (Foto: arquivo pessoal)
Roberta foi quem arriscou as primeiras passadas. Aí foi a vez de o maridão se animar. E, naquele estilo bem família, em que um incentiva o outro, foi Victor que começou a aumentar a intensidade dos treinos, saindo das provas de 10km e pensando em distâncias maiores. Roberta logo se animou também e correr virou programa do casal:
Ano passado, eu e meu marido corremos a meia da Disney. Agora em outubro, a meia de Londres. Este ano, corremos as dez milhas em Vitória – contou ela.
Domingos Mendes, pai da Roberta, com 65 anos, estava chateado, às vezes um pouco depressivo. O casal corredor não pensou duas vezes, incentivou Domingos e hoje o esporte é essencial na vida dele.
- Eu sempre gostei de tudo relacionado ao esporte. Aí pensei que voltar a praticar exercício com seriedade ia me ajudar a viver melhor. Minha filha e meu genro me incentivaram e hoje é dedicação total ao esporte – disse ele, com voz animada.
Domingos não só passou a correr diversas provas ao lado de seus familiares como fez vários amigos desde que começou a correr, há dois anos. E, com orgulho na voz, ele disse que não há mais depressão em sua vida.
Será a terceira Volta da Pampulha de Domingos. Em 2009, sob forte chuva e, em 2010, com calor intenso. Em 2011, se pudesse escolher, ele ia preferir a chuva.
- Meus tempos em dia de chuva são melhores. Calor desgasta mais.
Mas se chover não dá preguiça para sair da cama?
- De jeito nenhum, chuva dá preguiça na Roberta – contou ele, que aí passa a ter o papel de incentivar a filha.
Neste domingo, a previsão é que os três enfrentem alta umidade, na casa dos 80%, e tempo nublado.
Atleta da elite na expectativa
Giovani dos Santos, atleta da elite, não vai correr em família, mas estará em seu estado natal. Mineiro da cidade de Natércia, a cerca de 370 quilômetros de Belo Horizonte, Giovani vai em busca da vitória. Para isso, tem que derrotar outros fortes brasileiros e, também, os temidos quenianos. Mas ele tem um jeito mineirinho de encarar seus desafios. Foi assim que conseguiu ser treinado pelo técnico Henrique Viana.
corrida de rua Giovani Pampulha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Giovani dos Santos: disputa a Volta da Pampulha pela terceira vez (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
- Ele veio pedir para treiná-lo. Pelos resultados, eu até pensei em dizer um não. Mas a forma como ele falou parecia uma súplica e isso me tocou. Percebi que ele tinha vontade. E vontade e determinação são fundamentais – contou Henrique.
O atleta da equipe Pé de Vento ganhou notoriedade, recentemente, com o bronze nos 10 mil metros dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara, e vai focar na vitória neste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário