quinta-feira, 17 de março de 2011

Argentina e Uruguai fazem acordo por candidantura para Copa de 2030

Governos assinam parceria para apresentar proposta conjunta à Fifa

Poster da copa de 1930 (Foto: AFP)Pôster da Copa de 1930: primeiro Mundial teve
Argentina e Uruguai na final  (Foto: AFP)
Os governos da Argentina e do Uruguai anunciaram formalmente nesta quarta-feira que impulsionarão a candidatura conjunta para receber a Copa do Mundo de 2030, que será apresentada no próximo mês.
O acordo foi selado durante uma reunião dos gabinetes de ministros de ambos os países, realizada nesta quarta, em Buenos Aires. O ministro argentino de Turismo, Enrique Meyer, disse que ambos os governos buscam com este comitê apoiar a iniciativa da Associação do Futebol Argentino (AFA) e da Associação Uruguaia de Futebol (AUF).
- A possibilidade é muito concreta se levarmos em conta que a Europa possa sediar em 2026 -  disse Meyer em entrevista coletiva.
Por sua vez, a vice-ministra de Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichián, disse que a criação desta comissão é "muito importante já que a Fifa está definindo muitas das sedes dos próximos mundiais" e que "trabalhar de forma conjunta pode nos permitir a concretização de um sonho".
Com a organização do Mundial de 2030, ambos os países pretendem comemorar a primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai em 1930, que contou com a final e a vitória histórica do Uruguai sobre a Argentina por 4 a 2.
- É muito forte a motivação do centenário daquele primeiro torneio e dos dois países que participaram da final do campeonato. Esse deveria ser um argumento incontestável - disse o ministro uruguaio Lescano.

'O Juninho está com vontade de jogar no Vasco', afirma procurador

Vinculado ao Al Gharafa até junho, Juninho Pernambucano quer primeiro terminar a temporada local para encerrar carreira no Brasil, diz José Fuentes

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
juninho pernambucano Al-Gharafa Yasser Al Qahtani Al-hilal (Foto: agência Reuters)Juninho Pernambucano deve voltar ao Vasco no
meio do ano (Foto: agência Reuters)
Sonho da torcida, Juninho Pernambucano, ao que parece, está cada vez mais próximo de voltar a vestir a camisa do Vasco antes de encerrar a carreira. De acordo com seu procurador, o ‘Reizinho da Colina’, caso retorne ao Brasil, será para jogar novamente no Gigante.
- Sem dúvida o carinho do torcedor influencia. Ele acompanha de perto tudo o que acontece no Brasil e particularmente no Vasco. Diria o seguinte: a proposta é muito boa, mas se a proposta for menos boa, o Juninho voltaria do mesmo jeito. É importante ressaltar que o Juninho está com vontade de jogar no Vasco – revelou José Fuentes à Rádio Brasil.
No entanto, a ansiedade pelo retorno do ídolo, que está com 36 anos, deve pairar em São Januário até junho. Juninho Pernambucano, apesar de deixar claro aos árabes do Al Gharafa que não vai renovar seu contrato – muito em função da demissão do técnico brasileiro Caio Júnior –  não pretende deixar o time antes do fim da temporada local.
- Outra coisa importante é que o Juninho, conhecendo ele, o sentido profissional do atleta, certamente não vai querer ser liberado e deixar os companheiros terminarem o campeonato (do Qatar) sem ele. Repito: Juninho é um atleta muito profissional, assume as responsabilidades. O Al Gharafa se comporta muito bem com ele e ele não gostaria de deixar o time quatro, cinco rodadas na mão – concluiu Fuentes.

Silvana Lima se despede, e tops passam às oitavas em Newcastle

Brasileira perde na etapa seis estrelas do WQS, a divisão de acesso

Por GLOBOESPORTE.COM Newcastle, Austrália
surfe Alana Blanchard WQS de Newcastle (Foto: Divulgação/ASP)Alana Blanchard no aquecimento em Newcastle
(Foto: Divulgação/ASP)
Última representante brasileira no WQS de Newcastle, na Austrália, Silvana Lima se despediu da competição nesta quinta-feira. Ela foi eliminada na terceira fase ao terminar em terceiro na bateria vencida pela americana Lakey Peterson. A também americana Courtney Conlogue levou a segunda vaga para as oitavas de final da etapa seis estrelas da divisão de acesso do surfe mundial.
Entre as 12 classificadas, apenas Lakey, a australiana Philippa Anderson e a neozelandesa Sarah Mason não fazem parte da elite mundial.
A maior soma do dia foi da havaiana Coco Ho: 18,17 pontos em 20 possíveis. A outra representante do arquipélago é Alana Blanchard, estreante no Mundial.
As outras brasileiras no WQS australiano foram Jacqueline Silva, Claudia Gonçalves, Bruna Schmitz e Suelen Naraísa. Todas se despediram na segunda fase.
Oitavas:
1. Alana Blanchard HAV, Sally Fitzgibbons AUS, Sarah Mason NZL
2. Paige Hareb NZL, Philippa Anderson AUS, Coco Ho HAV
3. Pauline Ado FRA, Lakey Peterson EUA, Rebecca Woods AUS
4. Tyler Wright AUS, Courtney Conlogue EUA e Sofia Mulanovich PER
 

Mau tempo cancela prova na Suíça, e Didier Cuche leva título do super-G

Campeã antecipada entre as mulheres, Lindsey Vonn lamenta perder sua melhor prova e não somar pontos na disputa geral da Copa do Mundo de esqui

Por GLOBOESPORTE.COM Lenzerheide, Suíça
Super-g (esqui) em Lenzerheide, na Suíça cancelado (Foto: Reuters)Mau tempo faz organização cancelar a disputa do
super-G, em Lenzerheide, na Suíça (Foto: Reuters)
Uma forte nevasca atrapalhou a realização do super-G, em Lenzerheide, na Suíça, nesta quinta-feira. Com o cancelamento da disputa, válida pela última etapa da Copa do Mundo de esqui, antes mesmo do início,  o suíço Didier Cuche ficou com o título da prova entre os homens. No feminino, a americana Lindsey Vonn já havia conquistado a taça há duas semanas.
Esta foi a primeira vez que Cuche venceu o super-G. Matematicamente, outros seis esportistas poderiam ter sido campeões. Mas, apesar de possível, a perda do título era pouco provável, já que o suíço só não levaria a taça se abandonasse a prova ou chegasse após a 15ª colocação.
Entre as mulheres, a alemã Maria Reisch, segunda colocada no ranking geral, foi, em teoria, beneficiada. Isso porque Lindsey Vonn, era favorita na disputa (acumulava quatro primeiros lugares e dois segundos) e, apesar de já ter sagrado-se campeã do super-G há duas semanas, somaria mais pontos na corrida pelo título da Copa do Mundo de esqui, liderada atualmente por ela.
- Claro que estou decepcionada. É a minha melhor prova, e cada ponto é importante para a Copa do Mundo – disse Vonn.
Caso o mau tempo não volte a atrapalhar, nesta sexta-feira as mulheres disputarão o slalom, e os homens, slalom gigante.

Em carta, Muhammad Ali pede ao Irã a libertação de alpinistas presos

Americanos acusados de espionagem estão no país desde 2009

Por Agências de notícias Louisville, EUA
Muhammad Ali (Foto: Getty Images)Muhammad Ali pede a libertação de dois alpinistas
americanos presos no Irã (Foto: Getty Images)
O ex-boxeador Muhammad Ali entrou em ação para tentar garantir a libertação de dois alpinistas americanos que estão presos no Irã desde 2009 acusados de espionagem. O campeão mundial divulgou o conteúdo de uma carta enviada aos líderes do país pedindo a liberação de seus compatriotas.
Ali mandou a carta ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, no mês passado. O ex-boxeador pediu a liberação de Josh Fattal e Shane Bauer, que foram presos durante uma caminhada no norte do Iraque, perto da fronteira iraniana.
A também alpinista Sarah Shourd chegou a ser presa, mas foi libertada em setembro do ano passado depois de pagar fiança. Na carta, o ex-boxeador pediu que o mesmo fosse feito com os outros dois americanos.
- Por favor, mostre ao mundo a compaixão que eu sei que você tem em seu coração - disse Muhammad, que se converteu ao islã há muitos anos e aproveitou o fato de seguir a mesma religião que Ali Khamenei para pedir piedade aos alpinistas.

Entrada de Diego Souza faz Gomes quebrar cabeça: veja opções táticas

Blog Olho Tático oferece três possibilidades para a nova formação, com a saída de um atacante, de um meia ofensivo e de um volante

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Ao que tudo indica a espera vai mesmo acabar no próximo domingo, às 18h30m, contra o Botafogo, no Engenhão. Diego Souza fará sua estreia como titular pelo Vasco. Agora, o técnico Ricardo Gomes tem três dias para quebrar a cabeça e pensar na melhor maneira de escalar seu camisa 10 em campo. Para ajudar o comandante vascaíno, o jornalista André Rocha, do blog Olho Tático, deu suas sugestões e você confere abaixo.
André armou o Vasco de três maneiras diferentes. Para ele, a mais viável - e que já foi testada por Ricardo Gomes - é a entrada de Deigo Souza na vaga de um dos atacantes. O sacado no treino foi Elton. André Rocha acredita que desta maneira o Vasco vai conseguir ter um equilíbrio maior entre defesa e ataque.
- É o mais viável. O time cruz-maltino se defenderia com nove homens e teria um trio de meias talentosos trabalhando para o único atacante, que atenderia a demanda do jogo: se precisar de velocidade, Eder Luis fica à frente; no caso de necessitar de força física, entra Elton - afirmou André.
O blogueiro cogitou ainda a entrada de Diego Souza no lugar de Felipe. Com isto, o meio-campo ficaria com maior força física, perdendo em talento e criatividade. A vantagem seria uma mudança praticamente nula na atual estrutura da equipe, que continuaria com dois volantes de marcação (Eduardo Costa e Romulo) além da dupla de ataque formada por Eder Luis e Elton.
A terceira opção seria sacar Romulo. Esta é considerada a proposta mais ousada, mas, para André Rocha, uma escalação difícil de ser usada em clássicos ou grandes jogos em função da perda de poder de marcação.
- Contra equipes mais modestas no estadual e na Copa do Brasil, é viável. Eduardo Costa fica mais plantado, Diego Souza e Felipe partem de trás qualificando a saída de bola, e Bernardo se aproxima da dupla de ataque. Arriscado, mas possivel - decretou o blogueiro.
Atual destaque do setor, Bernardo ainda não sabe como Ricardo Gomes vai armar o Vasco. No entanto, ele acredita que não terá de mudar sua maneira de jogar com a entrada de Diego Souza. Ele só espera ser mantido na equipe para ter oportunidade de jogar ao lado do camisa 10.
- Todas as opções já testadas pelo Ricardo Gomes são boas. Sua entrada não muda muito para mim. O Diego Souza é um jogador ofensivo, com bastante habilidade e que vai ajudar muito na armação das jogadas - garantiu.
A opção tática considerada mais viável pelo blogueiro do Olho Tático, ao que parece, é também a preferida da torcida. Enquete realizada na página do Vasco no GLOBOESPORTE.COM perguntava qual dos atuais integrantes do quarteto ofensivo deveria sair para a entrada de Diego Souza. Os dois atacantes foram os mais votados: Elton recebeu 45% das indicações, e Eder Luis, 31%. Felipe levou 12% dos votos, e Bernardo mostrou que está em alta com a torcida, ficando com apenas 5%. Dos 32.440 votos, 7% acham que Diego Souza deve ficar na reserva.

Seguro, Schumacher afirma: 'Nunca me arrependi de voltar à Fórmula 1'

Piloto diz que está familiarizado com a Mercedes e que competirá para vencer

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha
Schumacher no teste da F1 (Foto: Getty Images)Michael Schumacher diz que nunca se arrependeu
de voltar à Fórmula 1(Foto: Getty Images)
Em sua segunda temporada na Mercedes depois de retornar à Fórmula 1, Michael Schumacher afirma que, apesar do fraco desempenho em 2010, não se arrepende de ter voltado a pilotar. O alemão, que recentemente teve a notícia de que poderá correr até os 50 anos, mostrou segurança ao definir algumas metas para encarar a sua 18ª temporada da carreira: competir pelo pódio e vencer. Depois de fazer o melhor tempo nos testes de pré-temporada, em Barcelona, Schumacher acredita que vai fazer um trabalho melhor no cockpit em 2011.
- No ano passado tudo era novo: o carro, a equipe, as estruturas... Foi emocionante, mas foi preciso me acostumar. Agora estou muito mais familiarizado com a equipe e nunca me arrependi da decisão de voltar - afirma Schumacher.
O piloto alemão conta que a Mercedes trabalhou duro durante o inverno para dar forma ao carro nas zonas nas quais tinha identificado a necessidade de melhorar. Nico Rosberg, seu companheiro de equipe, também se mostra otimista com o progresso da Mercedes.
- Nós não temos o carro mais rápido, mas estamos indo na direção certa. O tratamento é melhor, o carro tem mais aderência, e geralmente é mais divertido de conduzir. Estamos olhando certamente muito melhor este ano e nosso objetivo principal é melhorar as nossas performances do ano passado, temos uma boa plataforma para fazer isso - diz Rosberg à revista inglesa "Autosport".
 Michael Schumacher também se mostrou seguro quanto os polêmicos pneus Pirelli, de acordo com o jornal espanhol "As".
- Os pneus serão os mesmos para todos os pilotos e todos sabem como usá-los. A chave é encontrar a estratégia para fazermos eles renderem ao máximo - explicou

De casa nova, Allam Khodair afirma que boa comunicação será essencial

Piloto se transferiu da Full Time Sports e agora defenderá as cores da Vogel Motorsport. Paulista já correu ao lado de Tuka Rocha, seu novo companheiro

Por Rafael Honório Rio de Janeiro
Stock Car: Allam Khodair comemora com champagne (Foto: Fernanda Freixosa)Khodair espera repetir o desempenho da temporada
2010, quando ficou em terceiro(Foto:Fernanda Freixosa)
Ano novo, casa nova. É assim que 2011 começou para Allam Khodair, o "Japonês Voador". Após o terceiro lugar na temporada 2010 da Stock Car, o paulista anunciou a sua saída da equipe Full Time. Para este ano, acertou com a Vogel Motorsport, comandada por Mauro Vogel, e correrá ao lado de Tuka Rocha, um dos estreantes na categoria. Mesmo em fase de adaptação no novo time, Khodair está otimista e espera repetir os bons resultados conquistados em 2010.
- Acho que essa motivação é recíproca. Em uma casa nova, realmente é preciso um tempo de adaptação. É uma linguagem muito afinada que o piloto precisa ter com o chefe de equipe. Mas acho que isso não vai ser problema, porque o Mauro é um preparador muito competente, e eu estou num bom momento. Espero não precisar desse tempo, até porque isso pode prejudicar uma disputa de título. Vamos chegar em Curitiba já tentando disputar a corrida e conseguir um pódio, para já sair bem no campeonato - afirmou.
A parceria com Tuka Rocha não é uma novidade para Khodair. Os dois já correram juntos em categorias e circuitos da Europa. Antes de fechar com a Vogel Motorsport, os dois pilotos conversaram e combinaram de acertar com a mesma equipe para a temporada 2011. Segundo o "Japonês Voador", eles acertaram de correr juntos, não importando em qual equipe seria.
- Ele está com essa mentalidade de ter um companheiro de equipe mais experiente para crescer muito. Essa ideia, com a qual ele entra, com certeza vai ajudá-lo muito a evoluir. Não é aquele piloto que deseja entrar em um lugar querendo ser mais rápido que o companheiro. E com certeza vai dar trabalho muito rápido. Até o meio do ano estará disputando posições importantes no grid. Claro, se o carro estiver bom - comentou.
Stock Car: Allam Khodair vence em Santa Cruz do Sul (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Paulista continuará com o carro 18, mas agora defenderá as cores da Vogel Motorsport (Foto: Duda Bairros)
Sobre a mudança de equipe, Khodair se mostra tranquilo. O dono do carro 18 sabe que o acerto das equipes é diferente, mas ele afirma que isso não é o mais importante na relação entre piloto e time. Para o paulista de 29 anos, a comunicação será essencial na hora de disputar novos pódios e vitórias.
- Isso cria um bom relacionamento. Se o piloto falar uma informação errada para a equipe, ele pode acabar com o fim de semana. Com a experiência que tenho como piloto, preciso entender como o Mauro trabalha, e ele também precisa aprender como eu trabalho. Tomara que essa nova parceria flua - declarou.
piloto Allam Khodair e Marcos Gomes, da Stock Car (Foto: Luca Bassani / Stock car)Khodair e Marcos Gomes: ex-companheiros de
equipe e agora rivais pelo título (Foto: Luca Bassani)
Se Tuka é o novo parceiro de Allam, Marcos Gomes, que correu com ele na Full Time, será um dos adversários pelo título. Após correrem uma temporada juntos, os dois continuam amigos fora das pistas, mas agora são ainda mais rivais dentro delas. Khodair mostra muito carinho pelo ex-companheiro, no entanto, afirma que não dará "mole" para o carro 80.
- O respeito existe. Gosto muito do Marquinhos. Foi um companheiro excepcional e bastante competitivo, mas que usa muito o bom senso. Não tive nenhum problema com ele durante o ano, e vai continuar a rivalidade - disse.

Até o mais experiente pode morrer’, diz Maya, em estado de choque

Especialista em ondas grandes, surfista brasileira alerta para os riscos
e a necessidade de que o esporte tenha mais recursos para segurança

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Maya Gabeira (Foto: Arquivo pessoal)Maya Gabeira diz que, quanto menos recursos o
surfista tem, maior o risco (Foto: Arquivo pessoal)
Maya Gabeira foi uma das primeiras surfistas a receber a notícia da morte de Sion Milosky nas ondas de Mavericks, em Half Moon Bay, na Califórnia. Perto dali, em San Diego, ela não conseguiu dormir. Passou a noite em claro, pensando nos riscos que envolvem o esporte que pratica. Era fã de Sion, sempre o encontrava no Havaí, onde ele morava, ou em outros cantos do mundo.
- Estou chocada. É uma prova de que nosso esporte é realmente muito perigoso. Ninguém está livre. Até o mais experiente pode morrer - disse, por telefone.
Segundo surfistas que estavam no local, havia apenas um jet ski de resgate no fim da sessão em Mavericks, na tarde de quarta-feira. Sion, que já tinha surfado seis das melhores ondas do dia, foi atingido pelo lip de um paredão de cerca de dez metros. Apenas 20 minutos depois seu amigo Natan Fletcher percebeu que ele não tinha conseguido voltar ao outside e saiu à procura. Só o encontrou a um quilômetro de onde estavam.
Resgate Sion Malosky em Mavericks (Foto: Divulgação / Marcelo Ulysséa)Resgate de Sion Malosky em Mavericks
(Foto: Divulgação / Marcelo Ulysséa)
Maya alerta que o fim de tarde em Mavericks é sempre perigoso. E acredita que o fato de haver apenas um jet ski na água aumentou o risco.
- Nosso esporte ainda tem poucos recursos. E quem tem menos recursos, claro, está mais exposto a riscos.

A brasileira coleciona acidentes no mar. Em 2007, no Taiti, tomou a pior das vacas de sua carreira. As imagens foram peça importante na votação que deu a ela o primeiro de seus quatro prêmios XXL, o "Oscar" das ondas grandes. A rotina, no entanto, vira e mexe inclui pesadelos.
- Tenho pesadelos. Estou mal, não consegui dormir. Na primeira vez que fui a Mavericks, ele estava no quarto ao lado do meu. Eu o vi pegar as melhores ondas do swell. Conheço as filhinhas dele. Eu poderia estar ali surfando. Dá muito medo - disse.

Marcos espera treinar com bola na segunda e aceita reserva de Deola

Goleiro palmeirense, que faz trabalho especial de fortalecimento muscular, afirma que suplência não chega a ser um problema

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Marcos na reapresentação do Palmeiras (Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)Marcos espera voltar a treinar com o grupo na
segunda-feira (Foto: Julyana Travaglia / GE.COM)
Em fase de trabalhos especiais para fortalecimento muscular, Marcos espera poder voltar a treinar com os demais jogadores do Palmeiras na próxima segunda-feira. A intenção do atleta de 37 anos é estar à disposição do técnico Luiz Felipe Scolari para o jogo do próximo dia 26, quando o Alviverde enfrentará o Bragantino, no Pacaembu. O arqueiro, no entanto, procura ressaltar que não vê problemas em ficar na reserva de Deola.
- A minha intenção é voltar a treinar com bola na segunda, para ficar mesmo que seja no banco, para o fim de semana que vem. Não vejo problemas em ficar no banco. Já fiz isso com o Diego Cavalieri, de 2007 para 2008. É até bom voltar no banco para não falarem que estou com problemas - disse o camisa 12 palmeirense.
Marcos não joga desde o dia 6 de fevereiro, quando o Palmeiras foi derrotado pelo Corinthians no Pacaembu. A comissão técnica palmeirense já havia estipulado no início da temporada que o goleiro não faria todas as partidas, para evitar desgaste excessivo e novas lesões.
Enquanto o pentacampeão cuida para voltar ao time em boa forma, o gol palmeirense segue sendo defendido por Deola, goleiro formado nas categorias de base do clube. Na partida passada, contra o Uberaba (vitória por 4 a 0), o goleiro completou 50 partidas pelo time.

Com a leveza da liderança, Inter passa o dia voando e volta para casa

Delegação colorada tem voo tranquilo, de sorriso no rosto, e chega a Porto Alegre após quase dez horas de viagem

Por Alexandre Aliatti Porto Alegre
Guinazu e Nei no desembarque do Internacional (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Guinazu e Nei desembarcam em Porto Alegre
(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
As quase dez horas de viagem foram aceleradas pela leveza que envolveu o elenco do Inter após a solidez da vitória de 4 a 1 sobre o Jorge Wilstermann, na altitude de 2,5 mil metros de Cochabamba, na Bolívia. O resultado levou o time gaúcho à liderança do Grupo 6 da Libertadores da América e deixou os atletas, já habitualmente brincalhões, de humor ainda melhor. Às 18h30m, a delegação vermelha desembarcou em Porto Alegre, de onde saíra na manhã de segunda-feira.
Foi uma viagem longa, fragmentada, mas tranquila. O voo teve três trechos. Primeiro, de Cochabamba para Santa Cruz de la Sierra. A saída foi por volta de 9h30m, pelo horário brasileiro, e em menos de uma hora a delegação colorada chegou a seu primeiro destino. Lá, os atletas tiveram de tempo de tomar um café antes de encarar a segunda e mais longa perna da viagem.
Foram mais de três horas até a chegada a São Paulo, a última conexão antes do embarque para Porto Alegre. Na capital paulista, o elenco teve duas horas de espera. Os jogadores puderam circular pelo aeroporto de Guarulhos e se alimentar antes de finalmente rumar, às 16h45m, para Porto Alegre.
Durante toda a viagem, os atletas estiveram reunidos em grupos dentro das aeronaves, sentados quase todos juntos. Eles mataram o tempo ou dormindo, ou jogando conversa fora. Estava desenhada no rosto deles a tranquilidade depois da boa vitória sobre os bolivianos.
O elenco vermelho volta a treinar na manhã desta sexta-feira. No sábado, o Inter recebe o Novo Hamburgo pelo Campeonato Gaúcho. Celso Roth deve poupar titulares na partida. A tendência é de uma equipe mista ou reserva.

Joel Santana comanda coletivo e repete time que goleou o Americano

Marcelo Mattos, mais uma vez, é escalado entre os reservas. Antônio Carlos não participa e dificilmente terá condição de enfrentar o Vasco

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Joel Santana no treino do Botafogo (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)Joel Santana mantém o capitão Marcelo Mattos no
banco (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)
O técnico Joel Santana comandou na tarde desta quinta-feira, no campo anexo do Engenhão, um treino coletivo para fazer ajustes no time de olho no clássico com o Vasco, domingo, às 18h30m (de Brasília), no estádio João Havelange. O comandante alvinegro manteve a escalação do time que goleou o Americano por 4 a 0 na última rodada. No fim, os atletas ainda praticaram finalizações.
Apesar de recuperado do problema no pé direito que o tirou da equipe desde o dia 3 de fevereiro, Marcelo Mattos atuou na equipe reserva, assim como já vinha acontecendo anteriormente. Desta forma, a tendência é que ele fique como opção no clássico de domingo. Joel armou o time com: Jefferson, Lucas, João Filipe, Márcio Rosário e Marcio Azevedo; Rodrigo Mancha, Arévalo, Somália e Everton; Herrera e Loco Abreu.
O zagueiro Antônio Carlos, que está com dores na panturrilha esquerda, fez apenas uma atividade física. Dificilmente ele terá condições de ser relacionado para o clássico. O Botafogo é o líder do Grupo B da Taça Rio com nove pontos, dois a mais do que o Fluminense, segundo colocado.

Homens de preto

 

A Seleção Brasileira terá sua versão negra em 2011. Assim como na última coleção, a Nike lançou um modelo preto do novo uniforme do Brasil. Ele não será usado em jogos, mas estará à disposição dos torcedores nas lojas. A polêmica faixa no peito continua, mas dessa vez na cor cinza (assim como o escudo da CBF, o símbolo da patrocinadora e os números).



Alecsandro: 'Desde o primeiro contato eu disse sim ao Vasco'

Jogador é apresentado, e Roberto Dinamite diz que, agora, clube conseguiu montar o elenco mais forte desde que ele assumiu a presidência

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Após realizar todos os exames médicos e assinar contrato pelos próximos três anos, Alecsandro foi apresentado de maneira oficial como novo reforço do Vasco. A documentação do atacante já foi enviada e sua inscrição realizada a tempo de ele ter condições de disputar o Campeonato Carioca.
Sem chances pelo Internacional nesta temporada - foram apenas dois jogos disputados - Alecsandro espera reencontrar o seu melhor futebol no Vasco. Além disso, afirmou que desde o início sempre quis se transferir para o Vasco.
- Quero deixar claro que estou muito feliz. Desde o primeiro contato eu disse sim ao Vasco. Quem disse não foi o Internacional. A proposta sempre foi interessante pelo que o clube propôs em termos de conquistas. Gosto de desafios na carreira e estou pronto para brilhar, querendo retribuir o carinho de todos - afirmou.
O carinho citado por Alecsandro foi o fator preponderante para assinar com o Vasco. Ele revelou que a proposta financeira não foi a que ele esperava, o que arrancou um sorriso do diretor de futebol Rodrigo Caetano. Mas o atacante disse que a vontade de todos no clube em contratá-lo mexeu com seu ego.
- Você imagina só como é ter o presidente e ídolo maior do clube ligando diretamente para pedir para você aceitar a proposta. Foi isso que o Dinamite fez. Eu era fã dele. Além disso, o Rodrigo Caetano foi conversar comigo em Porto Alegre pessoalmente em duas oportunidades. Isso mexe. A proposta não foi a melhor, mas estou muito feliz com ela - brincou.
O presidente Roberto Dinamite retribuiu as palavras de carinho e acredita que, com a sua chegada, o Vasco conseguiu montar o elenco mais forte desde que ele assumiu o comando do clube.
- Para mim é motivo de orgulho fazer mais esta apresentação. Ele dará muitas alegrias aos torcedores do Vasco. É um grande goleador, grande artilheiro que vai nos ajudar a trazer muitas vitórias e muitas conquistas - afirmou Dinamite. O Vasco adquiriu 60% dos direitos econômicos do jogador. O restante ficou dividido de maneira igual entre ele próprio e o Internacional. O atacante retorna a Porto Alegre nesta sexta-feira para resolver as últimas pendências com o Internacional, além de agilizar detalhes da sua mudança para o Rio de Janeiro.
Alecsandro pretende se despedir dos ex-companheiros de clube. Ele irá se reapresentar ao Vasco já para dar início ao seu trabalho na próxima terça-feira. O jogador já está regularizado. O seu aparece no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e no Bira (Boletim Informativo de Registro de Atletas) da Federação de Futebol do Rio.

Inspirado em Kidiaba, Grêmio empata com León de Huánuco

Carlos Alberto marca e comemora com Gabriel imitando goleiro do Mazembe

por GLOBOESPORTE.COM
O Grêmio empatou com o León de Huánuco por 1 a 1, na tarde desta quinta-feira, pela quarta rodada do Grupo 2 da Taça Libertadores, conquistando um ponto importante para se consolidar na vice-liderança da chave. A partida foi disputada no Estádio Heráclio Tapia, em Huánuco, interior peruano. Ao final do primeiro tempo, Carlos Elias abriu o placar para o time da casa. No início da etapa final, Carlos Alberto empatou para o Grêmio. A comemoração teve provocação ao arquirrival Inter: ele e o lateral Gabriel parodiaram a dança do goleiro Kidiaba, do congolês Mazembe, equipe que derrotou o Colorado no Mundial de Clubes da Fifa - uma resposta ao centroavante colorado Leandro Damião.
Com sete pontos, o Grêmio segue na segunda colocação da chave. O León é o terceiro, com quatro. Às 23h45m desta quinta, Junior de Barranquilla e Oriente Petrolero completam a rodada, na Colômbia. O Junior lidera o Grupo 2, com nove pontos, enquanto os bolivianos são os lanternas, sem ponto.
Às 16h de domingo, o Grêmio volta a atuar, enfrentando o Porto Alegre no gramado sintético do Estádio Passo d'Areia, pela Taça Farroupilha - o segundo turno do Campeonato Gaúcho. Na Libertadores, a próxima partida do Grêmio será em 7 de abril, contra o colombiano Junior de Barranquilla - no Estádio Olímpico - pela quinta rodada do Grupo 2.
Carlos Alberto comemora gol do Grêmio  (Foto: Reuters)Carlos Alberto imita a comemoração de Kidiaba após o gol do Grêmio (Foto: Reuters)
Depois dos 40
Em Porto Alegre, na rodada passada, o Grêmio deparou-se com um León de Huánuco recuado e cauteloso. Sem espaços, conseguiu marcar apenas aos 41 do primeiro tempo, em complemento de cobrança de falta. Em Huánuco, novamente após os 40, um gol inscreveu-se na ficha técnica da partida, configurando a abertura do placar. Mas desta vez foi o León de Huánuco quem comemorou. Depois de cruzamento na área, assim como fizera André Lima no Olímpico, Carlos Elias cabeceou na área tricolor e marcou 1 a 0 para os peruanos, aos 43.
No sistema tático 4-2-3-1, o León havia criado as melhores chances até então. Ao Grêmio, no 4-4-2, com Carlos Alberto no ataque, coube uma posse de bola pouco agressiva, tendo controle, mas sem concluir. O ex-vascaíno chegou a marcar um gol, bem anulado por impedimento.
Por volta dos 30, Renato provocou uma variação: substituiu Fernando pelo atacante Júnior Viçosa, deixando Carlos Alberto como articulador ao lado de Douglas, e Lúcio em apoio a Fábio Rochemback na marcação.
Carlos 'Kidiaba' Alberto
Do ataque para o meio, certo é que Carlos Alberto não conseguia se destacar. Recebendo forte marcação, entrou em atrito com defensores em diversos lances de contato. Mas no segundo tempo, em combinação com Douglas, marcou seu primeiro gol com a camisa do Grêmio.
Foi aos nove. Ele recebeu do 'Maestro', de frente para o gol, invadiu a área, fintou o marcador e bateu com categoria na saída do goleiro Juan Flores: 1 a 1.
Na comemoração, um recado ao jogador colorado Leandro Damião, que ironizara os acréscimos concedidos na decisão da Taça Piratini - o Grêmio empatou com o Caxias aos 50 do segundo tempo, e foi campeão nos pênaltis.
Contra o mesmo Caxias, o centroavante do Inter celebrou um gol simulando o gesto do árbitro na sinalização dos acréscimos. Em resposta, Carlos Alberto e Gabriel imitaram a dança do goleiro Kidiaba, do Mazembe, algoz colorado no Mundial de Clubes em 2010.

Melhor em relação à etapa inicial, o Grêmio agregou ao controle da posse algumas conclusões. Aos 25, Borges recebeu livre, em nova assistência de Douglas, mas bateu para fora. Na sequência, Carlos Alberto deu lugar a Bruno Collaço.
O León adiantou-se nos minutos finais. Atrás na tabela, insistiu pela vitória. Em contra-ataques organizados por Douglas, o Grêmio devolvia o perigo - Borges novamente foi acionado, e de novo desperdiçou. Júnior Viçosa, Douglas e Gilson também tiveram oportunidades. Na área tricolor, Victor fez poucas defesas. E a igualdade em 1 a 1 persistiu até o final.
León de huánuco 1 x 1 grêmio
Juan Flores; Espinoza, Cambindo, Cardoza e Salas; Zegarra, Ferrari, Carlos Elías (Otálvaro), Céspedes (Peña) e  Orejuela (Rodriguez); Gonzáles Vigil. Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Gilson; Fábio Rochemback, Fernando (Júnior Viçosa), Lúcio e Douglas; Carlos Alberto (Bruno Collaço) e Borges (Diego Clementino).
Técnico: Franco Navarro. Técnico: Renato Gaúcho.
Data: 17 de março de 2011. Local: Estádio Heráclio Tapia, em Huánuco (Peru). Árbitro: Roberto García Orozco, auxiliado por Jose Luis Camargo e Alberto Morin (trio mexicano).
Gols: Carlos Elias (León), aos 43m do primeiro tempo; Carlos Alberto (Grêmio), aos 9m do segundo tempo.
Cartões amarelos: Cardoza, Ferrari (León); Rodolfo, Borges (Grêmio).

No voo do Fla, sessão de fotos e autógrafos de Ronaldinho

Na viagem de Fortaleza ao Rio, craque atrai a atenção dos passageiros e bate papo com pequeno torcedor do Fluminense

Por Richard Souza Rio de Janeiro
A poltrona 26E foi a atração do voo que levou a delegação do Flamengo de Fortaleza ao Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira. Antes de entrar no avião e durante a viagem, que durou três horas, pelo menos 30 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, deixaram seus lugares para ir até o assento. Motivos: ver, pedir autógrafo, posar para foto ou simplesmente conversar com Ronaldinho Gaúcho.
Ronaldinho Gaúcho tira fotos no avião do Flamengo (Foto: Richard Fausto / GLOBOESPORTE.COM)Ronaldinho posa com Egídio para fotos no avião (Foto: Richard Fausto / GLOBOESPORTE.COM)
Atencioso, o craque atendeu a todos pacientemente. Sentado entre o zagueiro Jean e o lateral-esquerdo Egídio, não se importou de interromper a conversa. Ronaldinho também se divertiu com um pequeno fã. Um garotinho esperto foi até o camisa 10 e puxou papo.
- Ronaldinho, Ronaldinho! Você é o Ronaldinho? – perguntou, correndo pelo corredor da aeronave.
- Sou. E você, qual o seu nome?
- Meu nome é Lucas e tenho cinco anos.
Depois de alguns minutos de conversa, Lucas foi buscar a mãe para tirar uma foto ao lado do jogador.
- Você vai fazer o meu filho mudar de time, rapaz – brincou.
- Qual o seu time? – questionou Ronaldinho.
Diante do silêncio do pequeno, a mãe tratou de responder.
- Você já contou para ele que é tricolor?
Boa parte dos jogadores aproveitou o voo tranquilo para descansar. O volante Willians, o zagueiro David e o meia Thiago Neves dormiram quase todo o tempo. Os chilenos Maldonado e Fierro assistiram a alguns vídeos no computador portátil.
Negueba fez o mesmo. O atacante começou com música. Fã de pagode, viu apresentações dos grupos Exaltasamba, Molejo e Bom Gosto. Depois, distraiu-se com um game e com algumas cenas do filme "Transformers". Religioso, o atacante Wanderley optou pela leitura da Bíblia. Assim como Ronaldinho, ele foi procurado por fãs. Solícito, posou com duas torcedoras e bateu fotos delas com Willians.
Como de costume, Vanderlei Luxemburgo e o diretor de futebol Luiz Augusto Veloso ocuparam as primeiras poltronas. O técnico foi até o fundo do avião e na passagem pelo corredor brincou com Negueba.
O gerente de futebol Isaías Tinoco aproveitou para dar o aviso sobre o próximo treino. Um a um, os atletas foram informados sobre o horário da reapresentação e da viagem a Macaé. O grupo volta ao trabalho na tarde desta sexta-feira, às 16h, no Ninho do Urubu. No sábado, a atividade será às 9h. Em seguida, a delegação viaja para a cidade do Norte Fluminense.
No trajeto entre pista até o saguão de desembarque do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, clima de descontração. Puxados por Ronaldinho, alguns jogadores cantaram a música "Superman, a Liga da Justiça", sucesso no carnaval baiano. Entre eles, David, Rodrigo Alvim, Diego Maurício e Egídio.
O Flamengo enfrenta o Cabofriense, domingo, às 16h (de Brasília), pela quarta rodada da Taça Rio. Suspensos, Ronaldinho e Thiago Neves não jogam. O Rubro-Negro lidera o Grupo A, com sete pontos.

Na Copa do Brasil, o time aguarda o adversário das oitavas de final. Depois de vencer o Fortaleza por 3 a 0, no Ceará, nesta quarta-feira, o Fla vai enfrentar Horizonte-CE ou Guarani na próxima fase.

Gum diz que problemas do Flu não interferem no rendimento do time

Zagueiro revela que gostaria de já ter um novo treinador na partida desta quarta-feira, contra o América-MEX

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
gum fluminense treino (Foto: Wallace Teixeira / Photocamera)Gum espera que técnico chegue até quarta
(Foto: Wallace Teixeira / Photocamera)
O Fluminense vive um momento turbulento fora de campo. A diretoria tenta implementar uma nova estrutura de trabalho e, para isso, demitiu o vice presidente de futebol, Alcides Antunes, e está à procura de um nome para ser o novo diretor executivo. Internamente, outras mudanças também estão sendo implementadas. Mas, apesar dessas questões estarem diretamente ligadas ao futebol, Gum garante que não terão reflexos na performance da equipe.
- Não podemos nos preocupar com isso porque nosso trabalho é jogar futebol. Somos pagos para isso. Não temos que nos intrometer nas questões fora de campo. Até porque isso poderia atrapalhar dentro dele. Temos que pensar apenas em vencer nossos jogos – afirmou.
Apesar disso, Gum sabe que pelo menos uma das mudanças afeta diretamente o rendimento da equipe: a saída de Muricy Ramalho. O técnico pediu demissão na semana passada e desde então a diretoria tenta acertar com outro treinador. Gum espera que isso aconteça muito em breve.
- É importante que o novo técnico já esteja aqui no jogo de quarta, contra o América-MEX. É uma final para o Fluminense. É bom que ele esteja pela importância do jogo. Vai poder conhecer a equipe e colocar a sua filosofia de trabalho para já nos prepararmos para os dois jogos fora.
Na lanterna do Grupo 3 da Libertadores, o Tricolor precisa vencer seus últimos três jogos da primeira fase para não depender de ninguém para avançar às oitavas de final. O Fluminense encara o América-MEX nesta quarta, no Engenhão. Depois, enfrenta o Argentinos Juniors e o Nacional-URU fora de casa. Porém, antes do duelo decisivo contra a equipe mexicana, a equipe das Laranjeiras enfrenta o Boavista, no sábado, pela quarta rodada da Taça Rio.
 

Maracanã terá nova cobertura

Após inspeção nesta quinta-feira, ficou constatado que teto terá de ser demolido. Orlando Silva garante estádio na Copa das Confederações

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Fechado para obras desde setembro do ano passado, o Maracanã foi visitado por autoridades nesta quinta-feira. Entre elas, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que foi acompanhado do ministro dos Esportes, Orlando Silva, do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, do relator das Obras da Copa de 2014, Valmir Campelo, e do ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage Sobrinho. Durante a inspeção, foi constatado que o estádio realmente vai precisar de uma cobertura nova, o que não constava no projeto original.
obras Maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Maracanã está fechado desde setembro do ano passado (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
A estrutura do teto está comprometida e laudos técnicos condenaram a armação de concreto. O governador Sérgio Cabral defendeu o projeto.
- Tínhamos duas opções para o estádio, ou o deixávamos como estava, e ele se transformaria em uma espécie de Coliseu, ou continuávamos a gritar gol, a partir de sua modernização, mas mantendo as suas características – disse.
No projeto inicial, estava previsto que a reforma no Maracanã seria concluída em dezembro de 2012. No entanto, com a construção de uma nova cobertura, teme-se que os trabalhos se estendam, o que impediria que o estádio recebesse a Copa das Confederações, em julho de 2013. No entanto, Orlando Silva garantiu que não há esse risco.
- A reunião nos deu segurança de que o Maracanã estará pronto antes da Copa das Confederações.
Inicialmente, as obras de reforma do Maracanã estavam orçadas em R$ 705 milhões. Dessa quantia, o Governo do Rio de Janeiro vai arcar com R$ 305 milhões, enquanto o BNDES financiará o restante dos custos para o próprio Governo Estadual. A reforma foi licitada, e o Consórcio Maracanã Rio 2014, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Odebrecht e Delta, venceu.
- Espero que, em abril, maio, nós tenhamos mais novidades e que, finalmente, ocorra a liberação do financiamento, por parte do BNDES, para que a obra ganhe um ritmo ainda mais intenso – salientou o ministro.

Estimativa, com construção do novo teto, é que custo chegue a R$ 1 bilhão
.

Gum diz que problemas do Flu não interferem no rendimento do time

Zagueiro revela que gostaria de já ter um novo treinador na partida desta quarta-feira, contra o América-MEX

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
gum fluminense treino (Foto: Wallace Teixeira / Photocamera)Gum espera que técnico chegue até quarta
(Foto: Wallace Teixeira / Photocamera)
O Fluminense vive um momento turbulento fora de campo. A diretoria tenta implementar uma nova estrutura de trabalho e, para isso, demitiu o vice presidente de futebol, Alcides Antunes, e está à procura de um nome para ser o novo diretor executivo. Internamente, outras mudanças também estão sendo implementadas. Mas, apesar dessas questões estarem diretamente ligadas ao futebol, Gum garante que não terão reflexos na performance da equipe.
- Não podemos nos preocupar com isso porque nosso trabalho é jogar futebol. Somos pagos para isso. Não temos que nos intrometer nas questões fora de campo. Até porque isso poderia atrapalhar dentro dele. Temos que pensar apenas em vencer nossos jogos – afirmou.
Apesar disso, Gum sabe que pelo menos uma das mudanças afeta diretamente o rendimento da equipe: a saída de Muricy Ramalho. O técnico pediu demissão na semana passada e desde então a diretoria tenta acertar com outro treinador. Gum espera que isso aconteça muito em breve.
- É importante que o novo técnico já esteja aqui no jogo de quarta, contra o América-MEX. É uma final para o Fluminense. É bom que ele esteja pela importância do jogo. Vai poder conhecer a equipe e colocar a sua filosofia de trabalho para já nos prepararmos para os dois jogos fora.
Na lanterna do Grupo 3 da Libertadores, o Tricolor precisa vencer seus últimos três jogos da primeira fase para não depender de ninguém para avançar às oitavas de final. O Fluminense encara o América-MEX nesta quarta, no Engenhão. Depois, enfrenta o Argentinos Juniors e o Nacional-URU fora de casa. Porém, antes do duelo decisivo contra a equipe mexicana, a equipe das Laranjeiras enfrenta o Boavista, no sábado, pela quarta rodada da Taça Rio.

Adriano cuida da forma e sonha jogar com Gaúcho: 'Imaginou como seria?'

Mesmo lamentando o veto de Vanderlei Luxemburgo na sua volta, atacante sonha com a dupla com Ronaldinho no Flamengo

Por Janir Júnior e Thiago Lavinas Rio de Janeiro
Ainda sem decidir o futuro, Adriano começou a fazer exercícios para manter a forma física. O atacante passou a frequentar uma academia da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, o Imperador chegou ao local às 16h. Ficou cerca de duas horas e 15 minutos. Fez trabalho no ombro direito - que foi operado recentemente - e depois atividades aeróbicas.
Adriano na academia no Rio de Janeiro (Foto: Reyes de Sá Viana do Castelo / APPROACH)Adriano faz bicicleta em uma na academia no Rio (Foto: Reyes de Sá Viana do Castelo / APPROACH)
Adriano já escutou a proposta do Corinthians. Sabe do interesse do Atlético-MG. Mas queria mesmo voltar ao Flamengo, clube pelo qual conquistou o hexacampeonato brasileiro em 2009. Ao ser questionado sobre uma possível dupla com Ronaldinho Gaúcho no Flamengo, Adriano devolveu com uma pergunta:
- Já imaginou como seria? - disse.
Adriano chama Ronaldinho de "Dente". Mas a dupla está difícil de sair da imaginação e virar realidade. O técnico Vanderlei Luxemburgo já vetou publicamente a contratação do Imperador. O atacante lamentou a decisão do comandante rubro-negro em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM na noite de quarta-feira.
O Flamengo, porém, tem uma dívida pendente da passagem do Imperador entre 2009 e 2010. O valor, referente a pagamento de luvas e rescisão contratual, não é consensual. O departamento financeiro do Flamengo informa que a pendência é de R$ 500 mil. Para os representantes de Adriano, o número é superior e beira R$ 1 milhão.
Adriano na academia no Rio de Janeiro (Foto: Reyes de Sá Viana do Castelo / APPROACH)Adriano na academia no Rio de Janeiro (Foto: Reyes de Sá Viana do Castelo / APPROACH)
Adriano faz um trabalho ao lado do fisioterapeuta Tom Freitas. O profissional garante que o jogador está em boa forma física apesar da inatividade.
- Me surpreendeu a estrutura física do Adriano. No geral, ele está muito bem e em pouco tempo estará plenas condições de jogo - disse.
Adriano lamentou o assédio de fotógrafos nesta sua volta ao Brasil após a rescindir contrato com o Roma. O atacante foi clicado ao lado de Amanda Souza, que foi logo chamada de nova namorada. Mas o Imperador garante que se trata apenas de uma amiga de infância.
Adriano na academia no Rio de Janeiro (Foto: Reyes de Sá Viana do Castelo / APPROACH)Adriano na academia no Rio de Janeiro (Foto: Reyes de Sá Viana do Castelo / APPROACH)
AFP
Provocando o Inter, Carlos Alberto comemora como o goleiro Kidiaba, do Mazembe
17/03/2011 - 19h26

Carlos Alberto responde provocação de Leandro Damião e comemora como Kidiaba

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
Ao marcar o gol de empate do Grêmio contra o León de Huánuco, nesta quinta-feira, o meia Carlos Alberto respondeu a provocação feita por Leandro Damião, do Internacional, no jogo do time vermelho com o Caxias. Damião, ao comemorar um de seus gols, sinalizou o tempo, ironizando o acréscimo dado na final do 1º turno do Estadual, entre Caxias e Grêmio. A resposta veio ao estilo Kidiaba, goleiro do Mazembe, que venceu o Inter no Mundial.
Veja as fotos da Libertadores
Veja Álbum de fotos

Ao lado de Carlos Alberto esteve Gabriel. Ambos sentaram no campo e pularam, como fazia o goleiro da equipe africana a cada gol marcado por seu time no Mundial do ano passado.
"Isso é muito comum no Rio de Janeiro, é uma provocação, respondi a ele. Não há violência, é somente uma brincadeira", disse Carlos Alberto, confirmando a "alfinetada" ao rival.
"Foi uma felicidade o gol e a boa partida. Sempre todos me apoiaram, e isso me deixou muito feliz. É uma brincadeira normal, não tem nada demais. Eu não desaprovei o Damião. As pessoas têm que analisar o que se fala. Não gosto que se ponha na minha boca coisas que eu não falei. É uma brincadeira, nada mais que isso", completou o meia.

O fato gerou discussão via Twitter na última semana. O tom de brincadeira não foi utilizado por Carlos Alberto, que pediu respeito ao centroavante do Internacional. Depois, uma discussão foi formada por torcedores, xingando os atletas. O meia gremista usou seu site oficial, no dia segunite, para pedir desculpas.
"Eu nem vi a comemoração do Carlos Alberto. Eu comemorei com o banco, depois ele veio me abraçar. Mas ele é que pode falar sobre isso", disse Renato Gaúcho.

Aparentemente, o pedido não se dirigiu ao camisa 9 do Inter, já que a resposta veio ao comemorar seu primeiro gol com a camisa gremista. O empate em 1 a 1 com o León adiou a classificação gremista para as oitavas de final da Libertadores. O time não foi bem com a nova formação, e precisou trocar de esquema para não perder.