quinta-feira, 7 de junho de 2018

Gadelha relembra "viagem dos sonhos" com os pais e desejo de levá-los para Vegas

Peso-palha do UFC revela intenção de levar seu Luís Carlos e dona Ivaneide para morar com ela nos EUA: "Por último os trouxe para Las Vegas, e por incrível que pareça foi o lugar que mais gostaram"

Por Adriano Albuquerque, Ana Hissa, Evelyn Rodrigues e Zeca Azevedo, Direto de Chicago, EUA
 
Logo após a derrota para Jéssica Bate-Estaca em setembro do ano passado, no Japão, Cláudia Gadelha tomou uma decisão: tirar um período de férias, afastada para valer das artes marciais, num tempo que seria dedicado à família e aos amigos. E assim a peso-palha (até 52kg) do Ultimate fez, realizando também o sonho de levar os pais, seu Luís Carlos e dona Ivaneide, para conhecer os Estados Unidos, onde mora a lutadora.
Depois de três lutas num período de dez meses, somando vitórias contra Cortney Casey e Karolina Kowalkiewicz e a derrota para Bate-Estaca, Gadelha refletiu sobre o tempo que havia perdido do lado de fora do cage. No próximo sábado, no UFC 225, em Chicago, ela volta à ação contra Carla Esparza.
- Estava sentindo que precisava de um descanso, mas estava muito empolgada com o que estava acontecendo com a minha carreira. Mudei de país, mudei de time, comecei a evoluir bastante e queria lutar de todo jeito, a todo o custo. Fiz três lutas em dez meses e acho que isso me prejudicou um pouco, até pela perda de peso seguidas vezes. Isso me afetou bastante. Foi uma coisa que decidi depois da luta (com a Jéssica), senti que eu dava muito para o esporte e deixava de aproveitar a minha família e os meus amigos, o tempo estava passando e não estava conseguindo aproveitar a minha jornada - afirmou a lutadora em entrevista ao Combate.
Decidida a ficar longe dos tatames e octógonos por um tempo, Gadelha embarcou numa viagem dos sonhos ao lado dos pais. Vindos de Natal, onde moram, seu Luís Carlos e dona Ivaneide conheceram o país onde a filha morava. À época, Gadelha ainda estava em Albuquerque, no Novo México.
- A viagem com meus pais sempre foi um sonho que eu tinha. Saí do interior do Rio Grande do Norte, de Mossoró, e vim para os EUA e comecei a conhecer vários lugares que jamais esperava. E meus pais também nunca tiveram a oportunidade de conhecer. Me senti na responsabilidade de dar isso de volta, trazê-los para fora e mostrar a eles o que têm nesse mundão. E mostrar que eles também podiam conhecer. Planejei tudo logo depois da luta. Pensei em ir para o Nordeste ficar um pouco com eles, mas queria que viessem para cá (para os EUA) e vissem tudo isso.
Ao lado dos pais durante dois meses, Gadelha investiu num “tour” que foi de uma costa a outra nos Estados Unidos.
- Os levei para o Rio de Janeiro, ficamos um pouco lá e depois fomos para São Paulo, lugares que eu também que levei as primeiras vezes. E depois fomos para Nova York. Mostrei a cidade a eles e fiquei muito feliz de ver meus pais com 70 anos conhecendo a neve. Foi muito gratificante. Depois ficamos um tempo em New Jersey, onde tenho uma academia, e depois fomos para Albuquerque, onde estava morando. E por último os trouxe para Las Vegas, e por incrível que pareça foi o lugar que eles mais gostaram.
Como toda grande viagem como essa em família, histórias engraçadas não faltam. Gadelha contou que dona Ivaneide não acreditou quando a filha lhe disse para não andar tão preocupada com a segurança como faz no Brasil.
- Minha mãe tem muito medo de andar com o celular no Brasil. E disse a ela: nos EUA pode andar com o celular, falar no telefone, ninguém vai tomar seu telefone. E ela não acreditou. Mas imaginei que quando ela chegasse iria ver, mas sempre que a gente saía ela não estava com o telefone. Ela chegou a se perder de mim um dia no supermercado e eu tentando ligar para ela no celular que deixou em casa.
A viagem serviu ainda para aproximar mais os pais da lutadora da ideia de que possam morar em breve todos juntos nos Estados Unidos. Lá, Cláudia Gadelha acredita que possa dar uma vida bem mais confortável do que a que levam em Natal.
- Tento convencê-los o tempo inteiro a se mudar para os EUA. Lembro que quando os levei para Albuquerque, disseram: “Ah, não, aqui não”. Mas quando viram Vegas, disseram: “Vegas sim, em Vegas eu moro”. A gente está conversando e quero trazer meus pais. Minha mãe ainda fica receosa, talvez com medo de ficar longe das outras filhas. Mas é um objetivo que eu tenho: trazer meus pais para morar comigo e que aproveitem uma vida que nunca tiveram antes. É meu próximo objetivo.
Gadelha também avisa que a “viagem dos sonhos” terá parte 2 em outro continente. Antes disso, quer definir a ida dos pais para os EUA.
- Quero levar meus pais na Europa ainda, tenho esse sonho, mas agora meu objetivo é trazê-los para os EUA e ter eles aqui comigo - concluiu.
Combate transmite o UFC 225 neste sábado ao vivo, na íntegra e com exclusividade a partir das 19h (de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo, e acompanha o restante do evento em Tempo Real. Você pode assistir a esse evento pelo Combate na TV ou no Combate Play via internet e aplicativo. Acesse assinecombate.globo.com e saiba mais.
UFC 225
9 de junho de 2018, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-médio: Robert Whittaker x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Rafael dos Anjos x Colby Covington
Peso-pena: Holly Holm x Megan Anderson
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Tai Tuivasa
Peso-meio-médio: Mike Jackson x CM Punk
CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):
Peso-pesado: Alistair Overeem x Curtis Blaydes
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Carla Esparza
Peso-pena: Ricardo Lamas x Mirsad Bektic
Peso-pesado: Rashad Coulter x Chris de la Rocha
Peso-meio-pesado: Rashad Evans x Anthony Smith
Peso-mosca: Joseph Benavidez x Sergio Pettis
Peso-leve: Clay Guida x Charles do Bronx
Peso-pena: Mike Santiago x Dan Ige

Dos Anjos é o brasileiro mais testado pela USADA no UFC em 2018; confira a lista

Às vésperas de disputar cinturão interino no meio-médio, lutador relata visitas da Agência Antidoping dos EUA ainda antes de acordar: "Às 6h da manhã para me deixar mais de mau humor ainda"

Por Zeca Azevedo, Rio de Janeiro
 
A Agência Antidoping dos EUA (USADA) já testou 80 lutadores brasileiros em 2018 em seu programa em parceria como UFC, alguns nomes que inclusive já deixaram a companhia, como Francimar Bodão. Ao analisar a lista completa que a agência disponibiliza em seu site, o Combate verificou que neste ano o lutador brasileiro mais testado é o mesmo que no próximo sábado luta pelo cinturão interino do peso-meio-médio (até 77kg). Rafael dos Anjos, que enfrentará Colby Covington, já foi testado seis vezes em 2018.
Em entrevista exclusiva ao Combate, Dos Anjos relatou que os exames costumam ser feitos numa hora bem inconveniente para ele. Apesar dos seguidos pedidos para não o incomodar tão cedo, a USADA costuma tocar a campainha com todos ainda na cama.
- Na maioria das vezes é em casa (quem fazem o exame), às 6h da manhã para me deixar mais de mau humor ainda. Já até falei com os caras: ligo meu telefone às 7h, não me liga antes das 7h. Aí eles batem na minha casa 6h30, tocam a campainha, aí é complicado. Mas é porque tem uma galera nova, mas o Emilio, que é um cara mais antigo, sabe que só atendo o telefone depois das 7h. Mas é parte do trabalho, é importante para estar com o esporte limpo e ninguém ter vantagem.
Lutadores brasileiros do UFC testados pela USADA em 2018
LutadoresExames realizados
Rafael dos Anjos6
Amanda Nunes5
Cris Cyborg5
Edson Barboza5
Fabrício Werdum5
Paulo Borrachinha5
Ronaldo Jacaré5
Demian Maia4
Lyoto Machida4
Thomas Almeida4
Alberto Miná3
Antônio Cara de Sapato3
Cláudia Gadelha3
Davi Ramos3
Deiveson Alcântara3
Gleison Tibau3
Jussier Formiga3
Ketlen Vieira3
Marlon Moraes3
Maurício Shogun3
Pedro Munhoz3
Serginho Moraes3
Vitor Belfort3
Warlley Alves3
Wilson Reis3
Augusto Tanquinho2
Cezar Mutante2
Cláudio Hannibal2
Dhiego Lima2
Elizeu Capoeira2
Felipe Silva2
Francimar Bodão2
Glover Teixeira2
Iuri Marajó2
John Lineker2
José Aldo2
Ju Thai2
Júnior Albini2
Júnior Cigano2
Leo Santos2
Lívia Renata2
Luan Chagas2
Marcelo Golm2
Michel Trator2
Poliana Botelho2
Rani Yahya2
Raoni Barcelos2
Raphael Assunção2
Renato Moicano2
Ricardo Carcacinha2
Rogério Minotouro2
Thiago Alves2
Thiago Marreta2
Vicente Luque2
Alexandre Pantoja1
Amanda Lemos1
Amanda Ribas1
Antonio Braga Neto1
Bethe Correia1
Carlos Diego Ferreira1
Douglas Silva1
Felipe Sertanejo1
Francisco Massaranduba1
Godofredo Pepey1
Jéssica Bate-Estaca1
Johnny Eduardo1
Kalindra Faria1
Luis Henrique KLB1
Marcel Fortuna1
Marcelo Guimarães1
Marcos Pezão1
Matheus Nicolau1
Neto BJJ1
Polyana Viana1
Priscila Pedrita1
Renan Barão1
Shemon Moraes1
Talita Bernardo1
Thales Leites1
Viviance Sucuri1
Na última oportunidade, no mês passado, Dos Anjos ganhou uma camisa da USADA após a marca de 25 testes limpos.
- Foi maneiro, perdi até a conta e nem sabia que tinham sido 25 vezes já (...). Tenho o contato dos caras, e falo: não vem cedo aqui em casa, não vem antes das 7h, que é a hora que acordo para levar as crianças na escola.
Seis outros lutadores brasileiros dividem a posição seguinte entre os mais testados, com cinco vezes cada: Amanda Nunes, Cris Cyborg, Edson Barboza, Fabrício Werdum, Paulo Borrachinha e Ronaldo Jacaré. No caso de Werdum, o lutador gaúcho é um dos dois únicos brasileiros que testaram positivo em testes feitos em 2018. Augusto Tanquinho foi o outro.
Werdum testou positivo num exame feito no dia 25 de abril, fora do período de competição. A USADA não informou a substância, e o lutador e ex-campeão peso-pesado negou o doping de forma deliberada. No caso de Tanquinho, a amostra foi coletada no dia 7 de março, e indicou “resultados suspeitos”. A USADA investiga o caso antes de impor alguma sanção.
Demian Maia, Lyoto Machida e Thomas Almeida foram testados quatro vezes cada em 2018 pela agência americana. Na sequência, muitos lutadores aparecem com um a três exames feitos neste primeiro semestre do ano.
Combate transmite o UFC 225 neste sábado ao vivo, na íntegra e com exclusividade a partir das 19h (de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo, e acompanha o restante do evento em Tempo Real. Você pode assistir a esse evento pelo Combate na TV ou no Combate Play via internet e aplicativo. Acesse assinecombate.globo.com e saiba mais.
UFC 225
9 de junho de 2018, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-médio: Robert Whittaker x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Rafael dos Anjos x Colby Covington
Peso-pena: Holly Holm x Megan Anderson
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Tai Tuivasa
Peso-meio-médio: Mike Jackson x CM Punk
CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):
Peso-pesado: Alistair Overeem x Curtis Blaydes
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Carla Esparza
Peso-pena: Ricardo Lamas x Mirsad Bektic
Peso-pesado: Rashad Coulter x Chris de la Rocha
Peso-meio-pesado: Rashad Evans x Anthony Smith
Peso-mosca: Joseph Benavidez x Sergio Pettis
Peso-leve: Clay Guida x Charles do Bronx
Peso-pena: Mike Santiago x Dan Ige