terça-feira, 28 de setembro de 2010

Circuito nacional de rodeio coroa jovem peão de 20 anos em Barretos

Enéias Barbosa Alves ainda garante vaga no Barretos International Rodeo

Enéias Barbosa, campeão Circuito Barretos. Rodeio 2010Enéias Barbosa, o campeão Circuito Barretos
de Rodeio 2010 (Foto: Leandro Nascimento)
Ele tem apenas 20 anos. Mas já leva consigo experiência de gente grande. Campeão do Circuito Barretos de Rodeio - que consagra na cidade o vencedor do circuito nacional - o jovem peão Enéias Barbosa Alves quer mais. Neste domingo, ele conquistou o título em uma disputa acirrada, mas já está de olho no Barretos International Rodeo, de grande prestígio, que começa nesta quinta-feira.
Com a vitória, Neiinha, como é conhecido no meio, garantiu vaga no torneio que pode levá-lo aos Estados Unidos - objetivo do peão. Além disso, ele embolsou R$ 30 mil e já visa levar os US$ 100 mil em disputa no rodeio internacional. Apesar da pouca idade, ele já ganhou mais de um milhão de reais e 11 motos na carreira.
Com 433 pontos, Enéias, natural de Sales (SP), escreveu seu nome na galeria de campeões de Barretos ao lado do seu animal, Marraquechi. Na segunda posição ficou o competidor de Pérola (PR) Fabiano Vieira, com 423,50 pontos, seguido pelo representante de Casa Branca (SP) Adriano Cordeiro. Os 20 competidores que participaram do Circuito Barretos de Rodeio já foram automaticamente classificados para o rodeio internacional que acontece a partir de quinta-feira.
Nas outras competições, novos títulos. Daiane Sudário ganhou na Associação Nacional dos Três Tambores. Na modalidade bulldog, Renato Finazzi Júnior conquistou os campeonatos da associação nacional e da Copa Barretos. O trio vencedor do team penning é de Ribeirão Preto: Afrísio Lima Figueiredo, Joselano Araújo de Souza e Antônio César Cumiero.

Futebol de Afonso claudio


Aconteceu no ultimo domingo ( 04 de julho ) a grande final do campeonato municipal  de Futebol de Afonso Cláudio. As equipes se enfrentaram  em um grande jogo  no estádio união gramense,  localizado no bairro da grama e que pertence ao cuba ( comunidade unida buscando amor). Foi um show de bola, com casa cheia e uma grande torcida para as equipes   finalistas da  Grama X Vila Nova. A equipe da Grama que se sagrou campeã  de 2010, vencendo o Vila Nova na primeira partida por 2x0 e podendo perder no segundo jogo por até um gol de diferença, e foi o que aconteceu, aproveitando do regulamento, a equipe da grama perdeu na segunda partida por 2x1 para o Vila Nova e mesmo assim se manteve como campeã municipal.  A equipe da grama em campo demonstrou unida  e  com garra de uma comunidade. No aspirante a equipe da casa, a grama, também se sagrou campeã municipal, vencendo o a equipe do oriente de Fazenda Guandu na cobrança de pênaltis, uma vês que persistiu o empate nas duas partidas, ficando o placar na partida final de Grama 1X1 Oriente no tempo normal e nos pênaltis Grama 5X4 Oriente. Nossos parabéns à diretoria da grama pelo trabalho desenvolvido durante o campeonato de 2010, mostrando mai uma vez que a união de uma comunidade fez a diferença. Agradecemos também a todas as equipes participantes, e aos colaboradores deste grande evento no município, o Campeonato Municipal foi realizado pela liga desportiva Afonsoclaudense com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes , secretário Altamiro Cassiano Junior.

Piloto de parapente tenta recorde de maior salto de montanha no Brasil

Carioca vai encarar os quase 3 mil metros de altura da Pedra da Mina

Sandro Cardoso ParapenteSandro Cardoso se prepara para saltar, no Rio de
Janeiro (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)
Se não bastasse a adrenalina de escalar perigosas montanhas pelo Brasil, o aventureiro Sandro Cardoso resolveu passar a saltar delas de parapente depois de atingir o cume. O carioca de 35 anos gostou tanto desta sensação que agora quer ir além. No próximo dia 30, ele decolará da quarta maior montanha do Brasil, a Pedra da Mina, na Serra da Mantiqueira, com 2.798 metros de altitude e de difícil acesso.
- A Pedra da Minha é um lugar que ninguém nunca voou. Eu vou ser o primeiro a decolar de lá e vai ser a decolagem mais alta realizada aqui dentro do nosso país. Vai ser uma quebra de recorde – explicou Sandro, que também trabalha como ator.
O desafio estava programado para esta quarta-feira, mas as condições ruins do tempo na região acabaram obrigando Sandro Cardoso a adiá-lo para o próximo dia 30.
A paixão pela natureza e pelas aventuras começou ainda pequeno, quando era escoteiro. Mas foi depois de uma viagem de bicicleta pela costa da Bahia que Sandro Cardoso decidiu se dedicar para valer aos esportes ao ar livre. O carioca praticou windsurfe, mergulho, rafting... Mas foi o alpinismo que mais lhe chamou a atenção. E das escaladas para o voo livre foi um pulo.
- Quando você começa a escalar é meio que natural tomar gosto pelo voo livre. Para subir em uma montanha escalando, você leva muito tempo, é uma complicação muito grande para alcançar o cume. Quando consegue chegar ao cume, precisa fazer rapel do dobro do que você escalou. Então, todo o escalador pensa: “Por que a gente não pode escalar e descer voando?”
Confira uma galeria de fotos com decolagens de Sandro Cardoso!
Sandro Cardoso ParapenteSandro Cardoso em uma de suas decolagens de parapente, em Jaraguá (Foto: Fernando Pradi / Divulgação)
Foi assim que Sandro passou a ficar cada vez mais instigado a praticar o voo livre após escalar as montanhas. O aventureiro, porém, logo se deparou com um problema: ficaria muito pesado escalar as altas montanhas com todos os equipamentos para a decolagem nas costas. Mas a vontade de saltar de picos cada vez mais altos fez o carioca desenvolver um material bem mais leve. Os usados hoje no Brasil têm entre 25 e 30kg, enquanto este tem apenas cerca de 11kg.
Retirado, literalmente, o peso das costas, Sandro está preocupado agora com as condições climáticas para o maior desafio de sua carreira.
- A Pedra da Mina me assusta um pouco porque próximo a ela, na base, não tem pouso. Ou seja, vou ter que ver isso lá de cima. Isso dá uma certa ansiedade porque eu quero realizar. Mas não depende só de mim. Depende da mãe natureza, ela tem que me ajudar. Tem que ter uma condição de vento boa, não pode ter nuvem em volta, o tempo tem que estar aberto - afirmou o piloto, que chegará ao cume escalando.
Com o sucesso deste salto, o piloto de parapente pretende dar início a uma série de saltos arriscados em diversas localidades, como Pico da Neblina (2993m – a maior do Brasil), Aconcágua (6997m - a maior do mundo fora da Ásia), Kilimanjaro (a maior da África) e Salto Angel (Venezuela)