quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cataratas do Iguaçu serão cenário da pesagem oficial do Jungle Fight 56

Maior evento de MMA da América Latina realiza edição no Paraná, dia 24 de agosto, com disputa do cinturão dos galos e cinco estrangeiros no card

Por Rio de Janeiro
1 comentário
A edição número 56 do Jungle Fight, que será realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, dia 24 de agosto, promete novidades aos fãs de MMA. A organização presidida por Wallid Ismail inovou mais uma vez e fará sua pesagem oficial no Parque Nacional do Iguaçu, com as Cataratas como cenário de fundo, dia 23, às 13h. Em caso de chuva, o local será alterado. Na edição anterior, a organização do evento realizou a batalha dos lutadores contra a balança em um shopping, no Rio de Janeiro.
Jungle Fight 56 Cataratas (Foto: Divulgação )No Jungle Fight 55, a organização inovou ao fazer a pesagem oficial em um shopping no Rio (Foto: Divulgação)
A luta principal desta edição do evento será a disputa do cinturão dos pesos-galos (61kg) entre Reginaldo Vieira e Mário Israel. Maior nome de MMA na América Latina, o Jungle Fight continua buscando a internacionalização de sua marca e, por isso, contará nesta edição com cinco lutadores estrangeiros no card do evento. Entre os destaques estão as lutas entre o americano Mike “The Problem” Jackson contra o meio-médio Warley Alves, além do duelo latino-americano entre o mexicano “Niño El Demolidor” Lopez e o paraguaio Tulio Ivan Ortellando Benegas, válido pela categoria dos pesos-penas.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O Canal Combate transmite, com exclusividade, os três primeiros duelos da noite. As demais lutas que compõem o card poderão ser assistidas pelos canais Sportv e Combate, que farão a transmissão ao vivo para todo o Brasil.
Jungle Fight 56
Sábado, 24 de agosto de 2013 - Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, Foz do Iguaçu (PR)
Card oficial (sujeito a alterações)
Reginaldo Vieira x Mário Israel - disputa do cinturão dos pesos-galos (até 61kg)
Ivan "Nino Demoledor" Lopez  x Tulio Ivan Ortellando Benegas
Mike" The Problem" Jackson x Warlley Alves
Leandro Vasoncelos x Thiago Trator
Miller Nunes x Geraldo "Luan Santana"
Ronaldo Santana x Pedro Souza
Fabricio Dias x Aldo "El Coloso" Villalba
Nivanilson" Chapolin "Gonzaga x Cleiton "Predador" Silva
Giovani de  Lima x Miguel Delara
Richard Godoy x Willian Vogado

Após turbilhão de críticas, Anderson desabafa: 'Querem derrubar os ídolos'

Derrotado por Weidman em julho, Spider fala em 'mal cultural' do povo brasileiro nas situações de derrota: 'Depositam as frustrações'

Por Rio de Janeiro
943 comentários
A derrota para Chris Weidman e a perda do cinturão peso-médio do UFC serviram de grande aprendizado para Anderson Silva. Antes chamado de gênio, o Spider virou alvo fácil de críticas por causa de seu comportamento exageradamente provocador contra o americano (veja o vídeo ao lado), que culminou com um golpe certeiro no queixo e o revés por nocaute, algo até então impensável. Anderson ficou chateado com a repercussão negativa da luta e principalmente com os comentários de que o duelo teria sido "comprado", uma farsa com desfecho premeditado. Em entrevista ao "Fantástico" logo após o UFC 162, disse ter percebido que "os fãs não são tão fãs assim". E a decepção só aumentou. Um mês e meio depois do ocorrido, em entrevista exclusiva ao Combate.com, ele afirmou que os brasileiros não lidam bem com a derrota de um ídolo:
- Isso é um mal cultural dos brasileiros. Eles acreditam muito nos ídolos, mas depositam as frustrações neles. Quando eles não vão bem, querem derrubar os ídolos.
Anderson Silva x Chris Weidman UFC 162 (Foto: Getty Images)Anderson Silva abalado após derrota para Chris Weidman no UFC 162 (Foto: Getty Images)
Das muitas críticas que recebeu de lutadores e treinadores, a que pareceu mais cabível para Spider foi a de Cesar Gracie, brasileiro técnico de Nick Diaz, Nate Diaz, Gilbert Melendez, Jake Shields, entre outros. Cesar disse que a partir de agora vamos ver um Anderson Silva mais humano, errando mais e até perdendo mais. O ex-campeão vê da mesma forma:
Isso (as muitas críticas ao ídolo na hora da derrota) é um mal cultural dos brasileiros"
Anderson Silva
- Acho que, de todas as pessoas que falaram, ele foi o mais sensato. Sou um ser humano, estou suscetível a erros. Perder ou ganhar faz parte. É normal. Temos que encarar com naturalidade. Como eu falei, as pessoas criam expectativas em cima do ídolo e, quando esse ídolo não consegue desempenhar bem, as pessoas depositam as frustrações nele.
Anderson também mostrou respeito ao comentar as críticas que recebeu de Cesário Bezerra, que ele garante não ser seu treinador oficial há muito tempo. Ele falou ainda sobre a difícil relação com a fama, descartou nova luta contra Vitor Belfort, desconversou sobre enfrentar Ronaldo Jacaré e garantiu que não vai mudar seu estilo na revanche contra Weidman, marcada para 28 de dezembro, no UFC 168, em Las Vegas (EUA). A seguir, veja a entrevista na íntegra:
COMBATE.COM: Por tudo o que aconteceu, da maneira como aconteceu, dá para dizer que o Anderson Silva está mordido para essa revanche?
ANDERSON SILVA: Mordido não. Está tudo certo. Trabalho é trabalho. Às vezes você é bem-sucedido em alguma coisa, e às vezes não. Dessa vez eu não fui bem-sucedido. É assim que funciona o negócio.
Você teve tempo para digerir a derrota. Hoje, mais de um mês depois da luta, você acha que exagerou nas provocações?
Não. Eu não acho que exagerei em nada. O único erro meu nessa luta foi técnico. Eu tinha que ter dado um passo para trás. Mas é assim mesmo. A vida continua.
Anderson Silva x Chris Weidman UFC 162 (Foto: Getty Images)Anderson Silva é acertado por Chris Weidman: erro técnico, segundo ele (Foto: Getty Images)
Como você recebeu as reações negativas da torcida brasileira? Ficou surpreso? Você sentiu que tinha gente que só esperava um tropeço seu para te criticar?
Cara, é difícil falar. É aquela coisa. Isso é um mal cultural dos brasileiros. Eles acreditam muito nos ídolos, mas depositam as frustrações neles. Quando eles não vão bem, querem derrubar os ídolos. Mas o trabalho continua. Vamos tentar trazer o cinturão de volta para o Brasil. Isso já é página virada.
O que muda para essa revanche? Vai manter a equipe toda? Se não, quem sai?
Vai haver algumas mudanças. O que aconteceu foi um mal necessário para enxergarmos onde deveriam ser essas mudanças. Temos que estar sempre mudando.
As pessoas confundem as coisas. Acham que você tem sempre que estar bem disposto. Às vezes você acorda mal, com algum problema familiar, de saúde, e as pessoas acham que você tem sempre que parar de comer para tirar foto"
Anderson Silva
Você sentiu que havia muita gente aproveitadora ao seu redor? Se sentiu, eles já sumiram ou continuam por perto?
Quando se está numa posição onde as pessoas não conseguem te cobrar, fica difícil. Tem que ver algumas coisas. Tem que ver se as pessoas gostam de você pelo ser humano que você é ou não. É uma coisa natural, uma seleção natural. Quando acontece uma fatalidade como a que aconteceu, até acho muito importante para poder rever muitas coisas.
O sucesso mudou o Anderson Silva em alguma coisa? O assédio te incomoda? Você se sente cansado da fama?
Acho que a fama, o sucesso, tudo isso chega em algum momento da vida. É bom, importante, mas quando é demais acaba atrapalhando. Você perde sua vida particular, sua privacidade. As pessoas confundem as coisas. Acham que você tem sempre que estar bem disposto. Às vezes você acorda mal, com algum problema familiar, de saúde, e as pessoas acham que você tem sempre que parar de comer para tirar foto. Elas não entendem. Mas eu sei que é assim mesmo. Sei que isso faz parte do pacote.
Carrossel_ANDERSON-SILVA-03 (Foto: Infoesporte)Spider chora após a derrota (Foto: Reprodução)
O cinturão era um peso muito grande nas suas costas? Dá para dizer que você está se sentindo aliviado agora?
Sou muito dono de mim mesmo. Sempre lutei porque gosto. E sempre pude fazer o que faço com excelência. Nunca me preocupei com o cinturão. E eu consegui defender esse título por sete anos. Não senti alívio ou alguma coisa assim. É difícil. Você acaba tendo um pouco de pressão em relação a isso. Você tem que estar se autoafirmando o tempo todo.
Você recebeu muitas críticas por causa do seu estilo de luta contra o Weidman. É uma coisa que você vai mudar ou pretende fazer exatamente o mesmo na revanche para tentar provar que está certo?
Certo ninguém está, assim como ninguém está errado. Eu não vou mudar meu estilo de luta.
Aos 38 anos, você acha que vai fazer as dez lutas que estão no contrato?
Eu pretendo. Fizemos toda uma avaliação e todo um cronograma para que eu possa fazer essas dez lutas. Espero que eu consiga, e de preferência com vitórias.
As superlutas contra Jon Jones e Georges St-Pierre foram descartadas pelo Dana White após a derrota para o Weidman. Sua meta agora é recuperar o cinturão dos médios e seguir na categoria para acumular mais defesas de título?
Minha meta agora é focar no trabalho até começar o camp de treinos. Depois vou pensar na revanche, em fazer mais uma boa luta contra o Weidman e em dar espetáculo para todos os fãs do UFC.
Coletiva UFC 162 Anderson Silva Chris Weidman (Foto: Evelyn Rodrigues)Revanche está marcada para o dia 28 de dezembro, em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)
O treinador Cesar Gracie comentou que a partir de agora devemos ver um Anderson Silva mais humano, errando mais e talvez até perdendo mais. O que você acha disso?
Acho que, de todas as pessoas que falaram, ele foi o mais sensato. Sou um ser humano, estou suscetível a erros. Perder ou ganhar faz parte. É normal. Temos que encarar com naturalidade. Como eu falei, as pessoas criam expectativas em cima do ídolo e, quando esse ídolo não consegue desempenhar bem, as pessoas depositam as frustrações nele.
Já o Cesário Bezerra, que treina seu boxe na XGym, deu uma entrevista ao Combate.com dizendo que foram "três meses de trabalho jogados fora", que é difícil trabalhar em uma equipe com tanta gente que nem a sua e que tem que "acabar com a peruada". Como você recebeu essas críticas dele? Ele segue com você no time?
Fui treinar na XGym quando cheguei ao Rio de Janeiro, porque lá é a academia do meu mestre Rogério Camões, que cuida da minha preparação física. O mestre Cesário estava lá, e passei a treinar com ele. Tenho um carinho grande por ele. Ele tem muita experiência, sabe o que está falando. Acho normal ele se expressar. Há muito tempo o mestre Cesário não é meu treinador oficial de boxe. O da Team Nogueira é o (Luiz) Dórea, e o meu é o Edelson (Silva), que é aluno do Dórea. O mestre Cesário está sempre dando opinião por ter muita experiência, e acho que ele está credenciado para isso, porque me conhece muito bem.
Acho que não. O que tinha de ser feito já foi feito. Não vejo essa possibilidade."
Spider, sobre revanche contra Vitor Belfort
As pessoas sempre perguntam ao Ronaldo Jacaré sobre uma luta entre vocês, e ele sempre diz que não tem a intenção de te enfrentar. Agora ele está muito bem ranqueado na categoria, e o duelo vai ficando cada vez mais possível. Você considera essa luta impossível de acontecer?
Eu sou um cara que, se sou teu amigo, sou teu amigo, independentemente de grana e status. Para mim, a honra vale mais do que a própria vida. Luta é luta. Independentemente de ser o Jacaré ou outro, eu não gostaria de lutar contra um amigo meu. Mas é aquela coisa... Estou numa posição e nunca precisei tomar nada de ninguém para conquistar o que conquistei.
E a revanche contra o Vitor Belfort? Ele acha que em algum momento ela vai acabar acontecendo. E você? Também acha que ela vai acontecer um dia?
Acho que não. O que tinha de ser feito já foi feito. É claro que somos funcionários do UFC, deixo bem claro isso, mas eu não gosto de lutar contra brasileiro. Não vejo essa possibilidade.
O Anderson ainda é o melhor do mundo? Ou nunca foi? Como o Anderson Silva se descreveria hoje em dia?
Eu sou um cara normal. Não sou e nunca quis ser o melhor do mundo. Foram as pessoas que me deram esse título. Agradeço a elas por me acharem o melhor, mas eu nunca me achei o melhor peso-por-peso.
Anderson Silva, UFC RIO III (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Anderson comemora sua última vitória, sobre Stephan Bonnar, no Rio, em 2012 (Foto: André Durão / GE.com)
A decisão de não renovar o patrocínio do Corinthians foi da sua equipe. O que motivou isso? Foi o fato de não querer mais ser associado a um clube de futebol por causa das rivalidades?
Sou corintiano desde que nasci e vou morrer corintiano. O que houve foi um cruzamento de informações. O contrato venceu e não foi renovado, mas independentemente disso vou morrer conrintiano e vou estar sempre vestindo o manto.
Você participa do filme "Até que a sorte nos separe 2". Qual é o seu papel? E quais os planos para a sua carreira nesse sentido?
Faço o papel de um policial disfarçado. Estou indo para Las Vegas gravar. Pretendo continuar trabalhando e estudando para poder ganhar espaço também nesse meio.
E o que tem feito no tempo livre?
Tento ficar o máximo que posso com a minha família. Tenho o meu paintball, que é sagrado, e o videogame. Fora isso, é muito treino. Treinar é uma coisa que não consigo ficar sem fazer.

No Twitter, Phil Davis diz que quer lutar com Chael Sonnen pelo Brasil

Americano, carrasco de brasileiros e conhecido pela simpatia, quer enfrentar compatriota, disputado por Wanderlei Silva, Vitor Belfort e Lyoto Machida

Por Rio de Janeiro
96 comentários
Durante entrevista concedida aos jornalistas no treino aberto do UFC Rio 4, realizado no Circo Voador, Phil Davis afirmou se sentir um pouco carioca, fazendo um trocadilho entre o seu apelido – Mr. Wonderful (Senhor Maravilha, em inglês) e como o Rio de Janeiro é conhecido: Cidade Maravilhosa. Entretanto, pelo que parece, esta não foi uma declaração apenas para tentar amenizar os ânimos antes da luta contra Lyoto Machida. No mesmo evento, Phil Davis afirmou querer enfrentar um lutador estrangeiro como brasileiro, inclusive, pedindo ao público presente para escolher um adversário. Duas semanas depois, em sua conta no Twitter, o americano chamou Chael Sonnen para subir no octógono representando o Brasil , sendo mais um a entrar na discussão para decidir quem lutará com o falastrão. Após sua vitória sobre Maurício Shogun, no último sábado, Chael Sonnen, ainda dentro do octógono, chamou Wanderlei Silva para lutar. Não tardou e Vitor Belfort e Lyoto Machida se pronunciaram pedindo o combate contra o rival americano.
- Basta! Eu quero lutar com Chael Sonnen pelo Brasil. Escolha um lugar, uma data e traga sua cara – postou Phil Davis.
Reprodução twitter do Phil Davis (Foto: Reprodução / Twitter)Postagem de Phil Davis chamando Chael Sonnen para lutar (Foto: Reprodução / Twitter)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A postagem de Phil Davis do último domingo pode soar estranho, devido ao seu histórico de vitórias sobre lutadores brasileiros. Entretanto, a simpatia e jeito “gente boa” do americano, torna difícil qualquer tipo de irritação dos fãs nacionais, mesmo após vitória contestada sobre Lyoto Machida, no UFC Rio 4, no início de agosto. O meio-pesado de 28 anos tem um cartel de 12 vitórias, uma derrota e um No Contest (luta sem resultado), sendo que, das últimas seis lutas, cinco foram contra brasileiros. Foram quatro vitórias (Rogério Minotouro, Wagner Caldeirão, Vinny Magalhães e Lyoto Machida) e um NC (Wagner Caldeirão).

Em 2014, Ultimate fará eventos em Turquia, Escócia e Polônia pela 1ª vez

Organização anuncia planos na Europa para ano que vem e confirma retornos à Alemanha e à Irlanda, além de novos torneios na Inglaterra e Suécia

Por Rio de Janeiro
7 comentários
Wanderlei Silva x Rich Franklin UFC 99 (Foto: Getty Images)Wanderlei Silva e Rich Franklin duelaram na primeira
visita do UFC à Alemanha (Foto: Getty Images)
A feira Gamescon, em Colônia, Alemanha, incluiu uma apresentação do novo game do UFC. Na coletiva de imprensa da companhia que produz o jogo, o vice-presidente executivo das ações do Ultimate na Europa, Garry Cook, anunciou que a organização planeja visitar sete países no continente em 2014, incluindo três que nunca visitou: Polônia, Turquia e Escócia.
- Em 2014, o UFC irá à Inglaterra, Suécia, Polônia, Irlanda, Turquia, Escócia e Alemanha - disse Cook, de acordo com o perfil britânico do UFC no Twitter.
A organização tem feito visitas à Inglaterra regularmente desde 2007 - seu primeiro evento no país foi em 2002. Neste ano, a companhia já realizou um torneio em Londres em fevereiro e tem outro programado para Manchester em 26 de outubro. A Suécia também recebeu eventos em abril em 2012 e 2013.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Alemanha e Irlanda retornam à programação da franquia após alguns anos de ausência. O UFC não vai à Alemanha desde novembro de 2010, quando realizou o UFC 122 em Oberhausen. Antes disso, havia visitado o país em 2009, com o UFC 99, em Colônia, que teve a primeira luta entre o brasileiro Wanderlei Silva e o americano Rich Franklin no evento principal. Na Irlanda, o Ultimate fez apenas um torneio, em janeiro de 2009, em Dublin: o UFC 93, que teve Rich Franklin contra seu compatriota Dan Henderson na luta de destaque e Maurício Shogun x Mark Coleman no coevento principal.

Recuperado, Ronny Markes quer encarar Derek Brunson em outubro

Lutador sofreu um acidente de carro às vésperas do TUF Brasil 2 Finale, em Fortaleza. Segundo potiguar, luta deve ser em outubro, no UFC 166

Por Jocaff Souza Natal
1 comentário
Ronny Markes - projeto Lutando para Vencer (Foto: Jocaff Souza)Ronny Markes espera que a luta no UFC seja
contra Derek Brunson (Foto: Jocaff Souza)
Dois meses após ter a luta contra o americano Derek Brunson cancelada, depois de sofrer um acidente de trânsito às vésperas de participar do TUF Brasil 2 Finale, em Fortaleza, Ronny Markes não vê a hora de voltar a lutar pelo UFC. Segundo o lutador, Dana White já teria dito que pretende ter o potiguar na card da competição em outubro, mês em que acontece a revanche entre o brasileiro Júnior Cigano e o norte-americano Cain Velasquez, no UFC 166.
- Meus treinadores Dedé Pederneiras e Jair Lourenço estão articulando as conversas junto com o Dana (White) e eles me disseram que o chefe quer que eu lute em outubro. Fico feliz pelo reconhecimento e pelo prestígio. Agora é só treinar e realizar uma boa preparação para entrar no octógono com todo o gás - disse Ronny ao GLOBOESPORTE.COM.
A luta contra Derek Brunson, que estava agendada para junho deste ano, foi cancelada porque o potiguar havia sofrido uma concussão e também lesionado as costas e o pescoço. Ronny espera, enfim, encontrar o americano no octógono.
- Nada mais natural de que a luta seja marcada novamente contra o Derek (Brunson). Naquela ocasião, sofri o acidente que me deixou fora do card. Agora vamos tomar todos os cuidados para que não ocorra algum imprevisto - explica.
Ronny Markes tem 14 lutas na carreira e apenas uma derrota, em 2010. Pelo UFC, o potiguar segue invicto. Até agora foram três vitórias, diante do tcheco Karlos Vemola em 2011; e contra americanos Aaron Simpson, em 2012, e Andrew Craig, em janeiro deste ano.

Especialista em jiu-jítsu, Demian Maia
defende luta no chão: 'Não acho chata'

Brasileiro vai enfrentar outro craque no solo, Jake Shields, no dia 9 de
outubro, mas alerta: 'Às vezes a luta acaba sendo em pé'

Por São Paulo
14 comentários
No MMA não é incomum surgirem algumas vaias quando a luta fica por alguns segundos no chão sem que haja uma tentativa de finalização. Especialista em jiu-jítsu, Demian Maia defendeu a luta no solo e disse, entretanto, que muitas vezes o desenrolar de um combate depende muito de como o adversário se apresenta.
Demian Maia e Jake Shields ufc mma (Foto: Wander Roberto/UFC)Demian Maia e Jake Shields vão se enfrentar em outubro no Brasil (Foto: Wander Roberto/UFC)
No próximo dia 9 de outubro, por exemplo, Demian enfrenta outra fera no jogo de chão, Jake Shields, que jamais foi finalizado nas 36 lutas que fez e já derrotou dez rivais desta forma no MMA. O paulista lembra que lutar com um adversário assim pode fazer até que o duelo fique o tempo todo na trocação.
- Não acho a luta no chão chata. Mas às vezes o que acontece é que todo mundo espera que dois lutadores do chão só lutem dessa maneira. Não vamos chegar lá para lutar só jiu-jítsu. Às vezes acontece o oposto, pelo fato de os dois lutadores serem de chão a luta acabar sendo em pé - disse Demian nesta terça, em São Paulo.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Quarto colocado no ranking do peso-meio-médio, o brasileiro espera que uma vitória sobre o ex-campeão dos médios do Strikeforce o impulsione a um lugar que o deixe cada vez mais perto de uma disputa por título. Mas como nada disso vai acontecer se o resultado não for bom, o melhor é se concentrar em um passo de cada vez.
- Eu quero ganhar essa luta e poder disputar o cinturão. Não é uma luta fácil, não tem favorito. Mas não vou pensar nisso para não perder meu foco, tento abstrair isso da minha cabeça. Não tem negociação para isso (disputar o título) e acho bom que não haja negociações hipotéticas. Agora vou enfrentar o cara mais difícil. Será um trabalho bem difícil passar por ele. O Shields tem uma mão menos pesada que o Josh Koschek, mas é muito bom no jiu-jítsu.
O evento em Barueri-SP será apenas a segunda vez que Demian Maia vai fazer parte de um evento principal. A outra foi quando ele disputou o cinturão dos médios contra Anderson Silva, no UFC 112, em abril de 2010.
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro de 2013, em Barueri (SP)
CARD DO EVENTO
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Rony Jason x Jeremy Stephens
Rousimar Toquinho x Mike Pierce*
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Hacran Dias x Rodrigo Damm
Iliarde Santos x Chris Cariaso
* Luta não confirmada oficialmente

Com espírito de lutar por 'sangue e honra', Josh Barnett retorna ao UFC

Veterano do MMA, americano critica lutadores atuais, que sobem no octógono apenas para ter fama. Ele enfrenta Frank Mir, no UFC 164, dia 31 de agosto

Por Rio de Janeiro
22 comentários
Em seu retorno ao UFC, após mais de uma década afastado, o ex-campeão peso-pesado da organização, Josh Barnett, encontrará Frank Mir, outra lenda do MMA, dia 31 de agosto, no UFC 164, em Milwaukee, EUA. Após longo período ausente do maior evento de artes marciais mistas do mundo, o veterano começa a perceber brutais diferenças entre sua época e os tempos atuais. Para lutador de 35 anos, e 17 anos de carreira, seria impensável na época ter os benefícios que os atletas têm hoje em dia e, no mínimo, hilário imaginar em se apresentar para milhões de pessoas na TV de todo o planeta.
- Com certeza, eu sou o lutador mais antigo em atividade no UFC. Eu lutava quando não tinha dinheiro para as lutas, quando nós não podíamos comprar nosso material de treino em uma loja qualquer. Nós precisávamos fazer nosso proprio material. Nem usávamos luvas. Não tínhamos muita audiência, nem fama e éramos atacados por todos os lados. A única razão para você continuar fazendo isso era um desejo infinito de ir lá e se banhar de sangue - lembra o ex-campeão ao site "MMA Fighting".
Frank Mir e Josh Barnett MMA (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Veterano do MMA, Josh Barnett retorna ao UFC contra Frank Mir (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
Após passar anos lutando em diversas organizações como, K-1, Pride e Strikeforce, Josh Barnett sabe que hoje em dia, o lutador não vive apenas de suas atuações dentro do octógono. Com duelo marcado contra outro campeão da categoria mais pesada do UFC, o americano afirma que, apesar de bons atletas e melhores preparados, os lutadores de hoje pensam primeiro na fama, enquanto os de sua geração entravam para lutar por sangue e honra.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Hoje em dia, existem outras oportunidades e você pode fazer parte do negócio fora das lutas. Existe uma maior audiência e grande notoriedade. Agora, mesmo com bons lutadores, melhores preparados, verdadeiros atletas, eles não lutam pelas razões que nós lutávamos. Muitos só querem subir aqui pela fama, para fazer dinheiro. Eles lutam pela glória, enquanto nós lutávamos por sangue e honra - afirma Josh Barnett.
Dono de um cartel de 32 vitórias e seis derrotas, Josh Barnett vai enfrentar um lutador que estava indo para sua segunda luta quando ele se tornava campeão peso-pesado, em março de 2002. Com o espírito de lutar por sangue e honra de sempre, o americano pretende fazer o mesmo caminho de sua primeira passagem pelo UFC, com a diferença de que pode se tornar mais famoso do que anteriormente.
- Na primeira vez, eu cheguei ao topo, sendo campeão peso-pesado. E eu não espero nada diferente para esse retorno, apenas que vão me pagar melhor, ficarei mais famoso no mundo todo e, quem sabe, mais seguidores no Twitter - brincou Josh Barnett.

UFC anuncia preços de ingressos de evento em Barueri e nova luta no card

Iliarde Santos enfrenta Chris Cariaso pelos pesos-moscas. Entradas terão valores próximos ao do torneio em Belo Horizonte; mais barato custa R$ 75

Por São Paulo
43 comentários
O UFC anunciou nesta terça-feira os valores dos ingressos para seu evento de 9 de outubro, em Barueri, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa. Os preços são parecidos aos do UFC no Combate: Glover x Bader, evento do próximo dia 4 de setembro em Belo Horizonte, com a entrada mais barata, de arquibancada, saindo a R$ 150 (inteira) e R$ 75 (meia-entrada), e a mais cara, de Octógono premium, a R$ 950 (inteira) e R$ 475 (meia). A programação anunciada também inclui um novo combate, entre os pesos-moscas Iliarde Santos e Chris Cariaso, deixando o torneio com oito lutas confirmadas até aqui - os eventos do UFC têm tipicamente entre 11 e 13 lutas no card.
Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri. (Foto: Divulgação)Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri, sediará UFC de 9 de outubro (Foto: Divulgação)
Os ingressos mais baratos e mais caros têm preços semelhantes em Belo Horizonte e em Barueri. Os setores cadeira e octógono, todavia, têm valores diferentes nas duas cidades. Se em BH o ingresso de cadeira sai a R$ 300 (inteira) e o de octógono, a R$ 450, em Barueri ele custa R$ 350 para cadeira especial e R$ 750 para octógono. A venda de ingressos começa nesta quarta-feira, a partir de 10h (horário de Brasília), pelo site www.ticketsforfun.com.br.
Confira os valores dos ingressos do UFC de Barueri:
Arquibancada -  R$150 (inteira) / R$ 75 (meia-entrada)
Cadeira especial - R$ 350 (inteira) / R$ 175 (meia-entrada)
Octógono - R$ 750 (inteira) / R$ 375 (meia-entrada)
Octógono premium - R$ 950 (inteira) / R$ 475 (meia-entrada)
Setor destinado a pessoas com deficiências - R$ 75
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
MONTAGEM - lutadores Iliarde Santos e Chris Cariaso (Foto: Editoria de arte) Iliarde Santos (esq.) e Chris Cariaso se enfrentam em Barueri em outubro (Foto: Editoria de arte)
O combate entre Demian Maia e Jake Shields pelos pesos-meio-médios foi confirmado como evento principal, e a organização divulgou nova luta pelos pesos-moscas, entre o brasileiro Iliarde Santos e o americano Chris Cariaso. Ambos os lutadores vêm de duas derrotas consecutivas dentro do UFC: Iliarde perdeu para Iuri Marajó e Ian McCall, enquanto Cariaso foi superado por John Moraga e Jussier Formiga. O paraense tem 27 vitórias, oito derrotas, um empate e um "No Contest" (luta sem resultado), enquanto o americano conta com 14 vitórias e cinco derrotas.
Confira o card atualizado do torneio:
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro de 2013, em Barueri (SP)
CARD DO EVENTO
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Rony Jason x Jeremy Stephens
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Hacran Dias x Rodrigo Damm
Iliarde Santos x Chris Cariaso

Demian Maia comenta situação do São Paulo e critica 'mimo' no futebol

Torcedor do Tricolor, lutador do UFC diz que evento em Barueri, no qual fará luta principal contra Jake Shields, vai lotar mesmo em noite de Brasileirão

Por São Paulo
36 comentários
luis fabiano são paulo Demian Maia (Foto: Divulgação Site Oficial do São Paulo)Demian Maia já trocou camisa e luva com Luís
Fabiano (Foto:  Site Oficial do São Paulo)
Torcedor do São Paulo, que ocupa a 19ª colocação no Campeonato Brasileiro e que não vence há 12 jogos, o lutador Demian Maia criticou os rumos do futebol do clube no que chamou de "falta de direção do time".
- Acho futebol muito complicado, cheio de vício. Por um lado é profissional, do outro é amador. Como envolve muito dinheiro, os jogadores ganham demais, são muito mimados. É muito complexo convergir todo mundo para o mesmo propósito. Fazer todo mundo andar para o mesmo lado é uma arte. E o São Paulo não está tendo isso. Falta alguém para colocar o grupo em ordem - declarou o lutador, que está em preparação para a luta com Jake Shields, no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, no qual faz a luta principal, no dia 9 de outubro, na cidade de Barueri.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Nesta data, o Tricolor jogará fora de casa, contra o Cruzeiro, mas a tabela prevê três jogos no estado de São Paulo na data: Corinthians x Atlético-PR e Portuguesa x Goiás, na capital, e Ponte Preta x Atlético-MG, em Campinas. Apesar disso, Demian acredita que o público vai comparecer em peso ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri.
- Barueri é ao lado de São Paulo, por isso tem condições de lotar o ginásio. Mesmo se no dia tivesse clássico (no Brasileiro), UFC não tem toda hora. Por isso, acredito que vá lotar - defendeu.
A venda de ingressos para o UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields começa nesta quarta-feira pela internet. Confira o card atualizado:
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro de 2013, em Barueri (SP)
CARD DO EVENTO
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Rony Jason x Jeremy Stephens
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Hacran Dias x Rodrigo Damm
Iliarde Santos x Chris Cariaso

Erick Silva diz que pensa em vitória por nocaute aos 30s do primeiro round

Em Barueri para promover UFC na cidade, em outubro, meio-médio brasileiro não acredita em duelo de estilos contra o judoca canhoto Dong Hyum Kim

Por São Paulo
31 comentários
ERICK SILVA ufc mma (Foto: Thiago Braga/SporTV.com)Erick Silva está confiante na luta contra coreano e
em nocaute rápido (Foto: Thiago Braga/SporTV.com)
Em evento para promover o UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, dia 9 de outubro, em Barueri, São Paulo, o meio-médio Erick Silva falou sobre como anda sua preparação e o que espera para o combate contra o coreano Dong Hyum Kim. Na conversa com os jornalistas, o atleta da XGym/Team Nogueira afirmou que estuda bastante as características do seu adversário, que vem do judô, mas não acredita em um “duelo de estilos”.
- Não vejo essa luta como um duelo de estilos, porque todo mundo treina de tudo. Ele, apesar de ser um wrestler e um bom judoca, treina boxe, solta chutes altos. Por isso, intensifiquei meu treinamento em todos os aspectos. Ainda tenho que estudar todos os vídeos e montar uma estratégia (para a luta), mas vou lutar com velocidade, caminhando pelo octógono. Como ele é canhoto, estou dando uma atenção nos treinamentos de contragolpe, lutando na base contrária. Estou trabalhando com sparings do tamanho dele, e estou confiante na parte em pé. Vou partir para a trocação, sem medo de ele me levar para o chão. Acredito que vou vencer por nocaute com 30 segundos do primeiro round – disse, confiante, Erick Silva.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Ainda alternando bons e maus momentos no UFC, Erick Silva é visto por todos como um lutador de grande potencial, e por isso, o brasileiro acredita que uma boa vitória o deixará bem ranqueado no Ultimate. Para alcançar seus objetivos contra o coreano, Erick contou que conversou com Paulo Thiago, que perdeu para Dong Hyum Kim, em novembro do ano passado.
- Eu conversei com o Paulo Thiago que me disse: “Você é mais forte, tem a mão mais pesada. Ele tem um jogo chato de levar a luta para o chão”. Mas, ele só tem o plano A. Eu tenho o plano A, que é minha boa trocação, mas tenho o plano B e o C para ter um resultado positivo. E uma vitória em cima dele vai me deixar no Top 5 da categoria. Por isso, quero ganhar e me apresentar bem, em forma, para ter uma vitória boa, contundente e mostrar que estou vindo forte para disputar o título. Ainda não consegui mostrar nem 60% do meu potencial e isso me dá confiança – falou o meio-médio.
Aos 29 anos, Erick Silva tem um cartel de 15 vitórias e 3 derrotas, além de um No Contest (luta sem resultado). Ele vai para a luta contra Dong Hyum Kim após vencer Jason High, em junho, em fortaleza, no edição do TUF Brasil 2 finale.
Banner Combate (Foto: Combate)

Após suspensão, estreia de Toquinho nos meio-médios será contra Pierce

Duelo será no dia 9 de outubro, UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields

Por Rio de Janeiro
18 comentários
Toquinho cai diante do cubano Hector Lombard na Austrália (Foto: Getty Images)Toquinho cai diante do cubano Hector Lombard
na Austrália (Foto: Getty Images)
A angústia de ficar sem lutar por conta de uma suspensão chegou ao fim para Rousimar Toquinho. O mineiro, punido por ser flagrado em exame antidoping após sua derrota para Hector Lombard, em dezembro, vai voltar ao octógono do Ultimate no dia 9 de outubro, em Barueri-SP, no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields. E com uma novidade para a sequência da sua carreira: Toquinho confirmou sua mudança de categoria, saindo dos médios para encarar Mike Pierce nos meio-médios. A informação sobre a luta foi divulgada pelo LANCE!Net e ainda não foi confirmada oficialmente.
Toquinho (14-5) está no Ultimate desde maio de 2008. Na principal organização de MMA do mundo, disputou 11 combates, com sete vitórias e quatro derrotas. Como perdeu suas duas últimas, percebeu que era hora de tentar vida nova em outra categoria.
Durante a suspensão, o mineiro também mudou de equipe. Deixou a Brazilian Top Team e passou a trabalhar com a Team Nogueira.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Mike Pierce (17-5) está entre os lutadores que vêm de boa sequência de vitórias dos meio-médios. São triunfos consecutivos, e o americano, conhecido por provocar os lutadores brasileiros especialistas em jiu-jítsu, pode até entrar no top 10 da categoria com um triunfo convincente em Barueri.
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro de 2013, em Barueri (SP)
CARD DO EVENTO
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Rony Jason x Jeremy Stephens
Rousimar Toquinho x Mike Pierce*
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Hacran Dias x Rodrigo Damm
Iliarde Santos x Chris Cariaso
* Luta não confirmada oficialmente

'Recordista de público', Shields esnoba pressão em SP: 'Não será tão ruim'

Americano enfrentou o canadense Georges St-Pierre diante de 55 mil torcedores em Toronto. Em Barueri, capacidade máxima será de cinco mil

Por São Paulo
7 comentários
Jake Shields ufc mma (Foto: Wander Roberto/UFC)Jake Shields tem 3-2-0, 1NC no UFC e 28-6-1, 1NC
na carreira (Foto: Wander Roberto/UFC)
Lutar no Brasil tem sido um tormento para alguns lutadores estrangeiros. Muitos deles admitiram que a força da torcida tupiniquim tem feito diferença durante os combates e elogiaram a pressão exercida pelos fãs presentes nas arenas. No dia 9 de outubro, quem vai passar por essa experiência é Jake Shields, ex-campeão dos médios do Strikeforce. Mas se engana quem acha que ele está preocupado com os gritos e "Uh, vai morrer" ou com as vaias durante a luta contra Demian Maia. Isso porque ele já foi testado de forma avassaladora em abril de 2011. Na ocasião, ele disputou o cinturão meio-médio do Ultimate contra o canadense Georges St-Pierre na casa do adversário, em Toronto. O público presente foi de 55.724 pagantes, até hoje o recorde da história da organização. O americano perdeu a luta, mas ganhou uma experiência e tanto para situações como a que vai viver em Barueri, onde a capacidade máxima será de cinco mil.
- Eu conheço a plateia brasileira, eu treino com alguns brasileiros. Já lutei com o St-Pierre no Canadá, com 55 mil pessoas, no Japão contra japoneses, lá eles são mais calmos, não são tão agressivos. Aqui eu sei que a torcida vai gritar bastante e fazer pressão. Mas serei sempre eu e o Demian no octógono. Será difícil, mas você tem que abstrair isso.  Os canadenses são apaixonados também, então aqui, que serão cinco mil, não será tão ruim (risos) - disse o americano nesta terça, em São Paulo.
Demian Maia e Jake Shields ufc mma (Foto: Wander Roberto/UFC)Demian Maia e Jake Shields vão se enfrentar em Barueri (Foto: Wander Roberto/UFC)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para os cinco mil em Barueri, Jake Shields espera proporcionar um grande duelo contra Demian Maia, mesmo que a grande maioria esteja torcendo contra ele. Ambos são especialistas em jiu-jítsu, e é exatamente no chão que o americano quer enfrentar o brasileiro.
- Eu vou voltar para as minhas raízes, eu venho do jiu-jítsu brasileiro e do wrestling. Sou muito afortunado, sou parte de uma das melhores equipes de jiu-jítsu do mundo, temos Nick Diaz, Nate Diaz, Cesar Gracie, tenho muita sorte de poder treinar com eles. Acho que o Demian está ótimo desde que desceu para os meio-médios, é um fenômeno, duas vitórias rápidas, dominou completamente o Jon Fitch, está muito bem. Eu terei que fazer o meu melhor. Estou treinando duro, estou realmente animado para essa luta desde que eu lutei com o St-Pierre - revelou Shields.
O UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields terá outros nomes de peso do MMA brasileiro, como Erick Silva, Thiago Silva, Rony Jason e Rousimar Toquinho. Confira o card completo:
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro de 2013, em Barueri (SP)
CARD DO EVENTO
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Rony Jason x Jeremy Stephens
Rousimar Toquinho x Mike Pierce*
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Hacran Dias x Rodrigo Damm
Iliarde Santos x Chris Cariaso

CBF aperta calendário e divulga datas de jogos atrasados do Brasileirão

Atlético-MG, Inter, Náutico, Ponte, Santos e São Paulo terão que enfrentar pequenas maratonas de duas partidas com apenas um dia de descanso

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
237 comentários
A CBF divulgou nesta terça-feira as datas dos quatro jogos atrasados válidos pelas oitava, décima e 11ª rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro. Com as novas datas e o aperto do novo calendário, onde no meio da semana acontecem rodadas da fase final da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, outras quatro partidas tiveram que ter seus dias alterados. Assim, Atlético-MG, Internacional, Náutico, Ponte Preta e Santos terão que enfrentar pequenas maratonas de duas partidas com apenas um dia de descanso. O São Paulo terá quatro jogos em um espaço de oito dias, entre 1º e 8 de setembro - Botafogo e Náutico fora, Criciúma em casa, e Coritiba fora.
Os adiamentos aconteceram devido às participações de Atlético-MG na decisão da Taça Libertadores, e de Santos e São Paulo em excursão à Europa.
Veja as novas datas e os jogos entre as rodadas (horários de Brasília)
Sábado, 31 de agosto
18h30m Náutico x Atlético-PR - Arena Pernambuco (jogo alterado da 17ª rodada)
Domingo, 1º de setembro
16h Botafogo x São Paulo - local a definir (jogo da 17ª rodada)
Terça, 3 de setembro
21h Náutico x São Paulo - Arena Pernambuco (adiado da décima rodada)
Quinta, 5 de setembro
21h Náutico x Vasco - Arena Pernambuco (jogo da 18ª rodada)
21h São Paulo x Criciúma - Morumbi (jogo alterado da 18ª rodada)
Sábado, 7 de setembro
16h Ponte Preta x Internacional - Moises Lucarelli (jogo alterado da 19ª rodada)
18h30m Santos x Goiás - VIla Belmiro (jogo alterado da 19ª rodada)
Domingo, 8 de setembro
16h Coritiba x São Paulo - Couto Pereira (jogo da 19ª rodada)
Segunda, 9 de setembro
19h30m Internacional x Santos - Estádio do Vale (adiado da décima rodada)
Terça, 10 de setembro
21h Atlético-MG x Ponte Preta - Independência (adiado da oitava rodada)
Quinta, 12 de setembro (data a ser confirmada pela CBF)
Atlético-MG x Coritiba
São Paulo x Ponte Preta

Quarta, 2 de outubro (data a ser confirmada pela CBF)
Ponte Preta x Náutico
Santos x São Paulo

Sexta, 4 de outubro
21h Santos x Náutico - Vila Belmiro (adiado da 11ª rodada)

Vasco joga o suficiente para vencer e abre boa vantagem sobre o Nacional
Com gols de Tenorio, equipe cruz-maltina faz 2 a 0 em Manaus e fica em situação tranquila para chegar às quartas de final da Copa do Brasil
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • paredão
    Diogo Silva
    O contestado goleiro vascaíno teve uma boa atuação. Apareceu com belas defesas sempre que solicitado e garantiu a meta zerada na partida em Manaus.
  • personagem
    Morisco
    Ex-Vasco, o zagueiro não esteve numa boa noite. Inseguro, falhou em alguns lances e, no fim, acabou expulso após fazer pênalti em Eder Luis.
  • confusão
    gás de pimenta
    Pouco antes do jogo, torcedores forçavam a entrada do lado de fora. Policiais usaram spray de pimenta, que foi sentido inclusive dentro do estádio.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
138 comentários
Com saudade de ver o Vasco de perto, a torcida encheu o acanhado Estádio do Sesi, em Manaus, na noite desta terça-feira, e fez sua festa. Em campo, a equipe cruz-maltina, entretanto, teve uma exibição apenas suficiente para vencer por 2 a 0 o Nacional-AM, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, e levar uma vantagem confortável para o Rio de Janeiro. Os gols marcados por Tenorio, no fim de cada tempo, deixaram o time comandado por Dorival Júnior muito perto da classificação.
As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 29, em São Januário. O Vasco poderá até perder por um gol de diferença para se classificar para as quartas de final. O Nacional precisa vencer por dois gols de vantagem (com placar a partir de 3 a 1) ou mais para seguir na competição. Caso os amazonenses façam 2 a 0, a decisão será nos pênaltis. Antes disso, o Vasco vai a Brasília enfrentar o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, enquanto o Nacional recebe o Náutico-RR em Manaus, pela Série D do Brasileirão. Os dois jogos serão neste domingo.
- Sabíamos que seria difícil. É importante, o Nacional jogou bem, mas conseguimos a vitória para ficarmos mais tranquilos dentro de casa. Mata-mata fala tudo, você tem que ganhar. Se perder está fora. É bom também não ter tomado gol. O Nacional é um time de qualidade, brigador, mas mesmo estando mal em alguns minutos, conseguimos controlar - disse Tenorio, autor dos gols do jogo.
No lado do Nacional, o meia-atacante Marcinho lamentou as chances perdidas pela equipe.
- No primeiro tempo só deu o nosso time no jogo. Tivemos oportunidades e não fizemos, e sabemos que contra equipe grande é assim, tem que fazer. Eles fizeram, mas nós não deixamos de jogar o bom futebol que vínhamos jogando.
Vasco leva susto no início
O público que superlotou o acanhado estádio não deixou de ter emoção. Mesmo que o nível técnico tenha se mostrado baixo de ambos os lados, não faltaram oportunidades de gol para as duas equipes. E o Nacional, empenhado em mostrar serviço frente a um grande clube, levou perigo ao Vasco, que apresentou uma defesa desarrumada e frágil no combate, além de um meio-campo que deixou espaços ao adversário. Logo no início, Leonardo chegou a balançar a rede para os donos da casa, mas a arbitragem anulou o lance, assinalando impedimento.
Eder Luis Nacional-AM e Vasco (Foto: Arlesson Sicsu / Futura Press)Eder Luis disputa bola com Andrezinho: atacante sofreu pênalti que originou segundo gol do Vasco sobre o Nacional-AM (Foto: Arlesson Sicsu / Futura Press)
O goleiro Diogo Silva foi acionado em algumas oportunidades, e em outras faltou pontaria aos jogadores do Nacional. Do outro lado, Gilberto, camisa 1 do time da casa, brilhou numa sequência de defesas no início do primeiro tempo, mas pouco antes do intervalo foi traído por um companheiro de equipe. Após cobrança de escanteio aos 43 minutos, Tenorio subiu e cabeceou. A bola tomava a direção da linha de fundo, mas foi desviada pelo zagueiro Emerson e parou no fundo da rede. Assim o Vasco terminou a primeira etapa aliviado pela vantagem no placar.
Pênalti no fim sela vitória
O time carioca retornou para o segundo tempo com Yotún no lugar de Henrique, na lateral esquerda, mostrando a disposição de Dorival Júnior de ver sua equipe mais adiantada. Mesmo ainda sem jogar bem, o time cruz-maltino passou a ter maior controle da posse de bola e cadenciou a partida, com o Nacional buscando seu gol na base da vontade. Mesmo assim, exigiu pelo menos três boas defesas de Diogo Silva em chutes de fora da área.
Com alguns jogadores claramente sentindo desgaste físico, o Vasco colocou o pé no freio a partir da metade final do segundo tempo. Os cariocas priorizavam a defesa e tentavam sair nos contra-ataques, e o Nacional se mandava para frente em busca de um gol que amenizasse a desvantagem no jogo de volta. No entanto, foram os visitantes que balançaram a rede mais uma vez. Após erro na saída de bola, Eder Luis arrancou e, cara a cara com Gilberto, foi derrubado dentro da área por Rafael Morisco. Pênalti e cartão vermelho para o zagueiro do Nacional. Tenorio cobrou pênalti aos 45 e deu números finais ao placar a favor dos vascaínos.
Sport bate o Náutico por 2 a 0 e fica perto das oitavas da Sul-Americana
Superior do início ao fim no primeiro Clássico dos Clássicos internacional, Rubro-negro dá passo importante rumo à classificação no torneio continental
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
309 comentários
O equilíbrio previsto antes do confronto virou pó assim que a bola rolou na Ilha do Retiro. Enfim, o Sport venceu e convenceu. Logo diante do Náutico. Logo na Copa Sul-Americana, antigo sonho de consumo de rubro-negros e alvirrubros. A vitória por 2 a 0 foi um passo importantíssimo rumo à classificação às oitavas de final do torneio, quando se inicia a fase internacional para os times brasileiros. O fato de não ter tomado gol dentro de casa tem um significado e tanto. Na próxima quarta-feira, dia 28, na Arena Pernambuco, um gol do Sport obrigará o Náutico a marcar quatro.
Detalhe: na noite desta terça, o Leão não sentiu falta de seu principal jogador: Marcos Aurélio, artilheiro e maior referência da equipe na Série B. Lesionado, o baixinho foi muito bem substituído por Roger. Só faltou o gol para brindar a atuação do centroavante.

O resultado agrava a crise no Timbu, afundado na lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro, e embala o Leão. Firme no G-4 da Série B, o Rubro-Negro ganhou ainda mais tranquilidade para o jogo do próximo sábado, contra o Paraná, na Vila Capanema, pela 17ª rodada da Segundona. Já o Timbu vai a Salvador pressionado para encarar o Bahia, domingo, pela 16ª rodada da Série A. Foi apenas o segundo jogo do técnico Jorginho à frente do Alvirrubro. E a segunda derrota, após o revés para o Fluminense no último sábado.
Sport x Náutico (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Felipe Azevedo comemora o primeiro gol do Leão (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Domínio rubro-negro
Com duas grandes defesas, Ricardo Berna foi o grande personagem do Náutico no primeiro tempo. E quando o goleiro é o destaque do time mesmo com uma desvantagem de 2 a 0 no placar, significa quanto o adversário acabou sendo superior. O Sport dominou as ações em praticamente toda a primeira etapa. Além dos gols de Felipe Azevedo e Patric, o Leão chegou com perigo pelo menos em mais três ocasiões. Todas com Roger.
O atacante tão criticado nos últimos jogos destacou-se como um dos mais participativos em campo. Aos três minutos, exigiu excelente defesa de Berna numa cabeçada dentro da área. Aos 21, finalizou com o pé esquerdo, mas acabou frustrado por outra boa defesa do arqueiro alvirrubro. Minutos antes, sofreu e cobrou uma falta da entrada da área, que raspou na trave.
Sport x Náutico (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Lateral Patric acabou corado com gol após grande atuação (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
O gol ficou para Patric. Em dia inspirado, o lateral-direito foi premiado aos 42 minutos, após belo lançamento de Roger. O chute saiu seco, cruzado, indefensável. A dupla Roger e Patric já havia participado do primeiro gol, aos 4 minutos, quando o lateral cruzou na área, o centroante resvalou, e a bola sobrou para Felipe Azevedo, atento, empurrar para as redes. Foi o segundo gol do atacante em dois gols, que amargava um jejum de 11 partidas sem balançar a rede antes da vitória sobre o Atlético-GO.
As investidas do Náutico se resumiram aos chutes de longa distância. Tentaram Rogério, Elicarlos e Tiago Real. Magrão fez boas defesas. O meio-campo alvirrubro, com o trio de volantes Martinez, Elicarlos e Derley, se mostrou inoperante. Rogério e Maikon Leite ficaram distantes e isolados no ataque. Enquanto o Sport, organizado, mantinha a posse de bola e explorava bem as jogadas trabalhadas com os meias Lucas Lima e Camilo. Apesar da festa pelos 2 a 0 ao fim da primeira etapa, o torcedor rubro-negro sabia: um gol do Náutico no segundo tempo mudaria o cenário, até ali, confortável.
Frustração alvirrubra

O torcedor do Timbu assistiu ao segundo tempo frustrado, porque em nenhum momento o Náutico ameaçou mudar o panorama do jogo. Pelo contrário. O Sport é que esteve mais perto de marcar o terceiro gol. Roger, sempre ele, assustou Ricardo Berna mais duas vezes
antes de deixar o campo aplaudido pela torcida (que gritou seu nome) ao ser substituído pelo estreante Diego Maurício, ex-Flamengo, a 15 minutos do fim.
Jorginho tentou sem sucesso mudar a cara do Náutico. Nenhuma das três substituições surtiram o efeito esperado. Saíram Rogério, Maikon Leite e Tiago Real para as entradas de Hugo, Olivera e Peña. Dono do prior ataque da Série A, com apenas oito gols, o Alvirrubro só ameaçou a meta de Magrão uma única vez, com o venezuelano Peña, aos 37 minutos. Gabriel apareceu preciso para salvar o Sport.
O fato de não ter levado gol é raro para o time rubro-negro. Apesar da boa campanha na Série B, o Sport tem a quarta defesa mais vazada da competição, com 26 gols sofridos. Nesta terça, porém, o sistema defensivo do Leão esteve seguro. Foi uma noite perfeita para a torcida  rubro-negra. O sonho de desbravar a América, quatro anos depois da última participação na Libertadores, é cada vez mais real.

S.O.S. Adriano: empresário age e tenta adiar aposentadoria do Imperador

Sem jogar há 16 meses, atacante tem futuro incerto. Fabiano Farah procura médicos para tratar tendão e psicológico. Excessos e desleixo preocupam

Por Janir Júnior e Thales Soares Rio de Janeiro
764 comentários
Adriano deixa o CDPI depois da realiuzação dos exames (Foto: Thales Soares)Adriano faz sinal de positivo depois de exames
realizados para atuar no Inter (Foto: Thales Soares)
Sem atuar desde março de 2012, Adriano projetou seu retorno para algum clube no meio deste ano. Mas o atacante, 31 anos, blefou. Agora, uma última e decisiva cartada para tentar adiar o fim da carreira começa a ser dada. Fabiano Farah - empresário renomado no futebol que já trabalhou com Ronaldo, Roberto Carlos, entre outros – traçou metas para o jogador, consultou médicos para recuperação do problema no tendão do pé esquerdo e também para a problemática relação com o álcool. O futuro é incerto, o rótulo de ex-jogador começa a ganhar forma e o título de Imperador resume um império em ruínas e de difícil reconstrução.
Formado em administração de empresas, com mestrado em marketing, Fabiano Farah é um dos empresários mais bem relacionados no futebol. Sua “lei de trabalho” é ser discreto. Por isso, ele age em silêncio e evita comentários sobre a condução do caso Adriano. Mas o GLOBOESPORTE.COM destrinchou o mapeamento que Farah fez a favor do atacante.
Um dos contatos do empresário aconteceu com Sidnei Loureiro, gerente técnico do Botafogo e seu amigo de longa data. Farah o consultou sobre a indicação de um médico e recebeu o nome de Rodrigo Kaz, que presta serviços ao Alvinegro, para intensificar a recuperação da lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo do jogador.
Além da questão médica, Farah também demonstrou preocupação com a cabeça de Adriano, que tem um histórico em sua carreira de problemas com o álcool. Desta vez, recebeu o nome de uma clínica especializada, indicada por Chico Fonseca, vice-presidente de futebol do Botafogo.
Apesar do contato com dirigentes do Botafogo, ainda não há uma indicação de que Adriano volte a jogar futebol. No clube, a situação é tratada apenas como uma ajuda a um ser humano no âmbito social, nada relacionado ao esporte profissional ou a sua ida a General Severiano para utilizar as instalações. Pelo menos, por enquanto.
Excessos e descuido com forma física
Recentemente, Adriano deixou de lado o trabalho de condicionamento físico. Amigos e pessoas próximas relatam os abusos de sempre com bebidas alcoólicas, as costumeiras incursões em favelas - muitas delas não pacificadas - e excessos nas madrugadas do Rio. O atacante engordou, apresenta uma silhueta bem mais rechonchuda, o rosto inchado e, às vezes, manca por conta das operações no tendão.
O relacionamento com Renata, que está grávida de Adriano, também sofre abalos, apesar de a odontologista se esforçar e usar redes sociais para postar fotos e mensagens para garantir que está tudo bem.
Mas as incursões noturnas do jogador sem a noiva muitas vezes varam a madrugada, como recentemente, quando Adriano apareceu na praia do Leme em pleno domingo de sol, depois de uma noite de farra que, segundo pessoas presentes à festinha, teria custado R$ 12 mil e contado com presença de mulheres.
Ao chegar à areia de calça jeans e sem camisa por volta de 10h, o jogador bebeu uma lata de Brahma em apenas um gole, deitou numa espreguiçadeira e, quando foi alertado que poderia ser fotografado, disparou:
- Não devo satisfação a ninguém. Só à minha noiva.
Depois, dormiu por cerca de duas horas.
Resistência a tratamento psicológico
fabiano farah marta walid ismail (Foto: Reprodução)Fabiano Farah (à esquerda) junto à craque Marta
e o ex-lutador Wallid Ismail (Foto: Reprodução)
Em junho, o atacante esteve próximo de um acerto com o Internacional. Mas o clube recuou depois dos resultados dos exames médicos. Adriano realizou dois procedimentos cirúrgicos no tendão de Aquiles do pé esquerdo e, mesmo após as cirurgias, não respeitou restrições e prejudicou sua recuperação.
Adriano também recebeu propostas do mundo árabe.
Além da forma física e do problema no tendão do pé esquerdo, aqueles que conviveram ou que ainda estão próximos a Adriano são unânimes em dizer que, mais do que pé ou barriga saliente, o problema do jogador está na cabeça, com as alternâncias psicológicas que marcaram os últimos anos de sua carreira e a relação problemática com a bebida.
No ano passado, quando treinava no Flamengo e acumulou série de indisciplinas, Zinho, então diretor de futebol, condicionou a permanência de Adriano a um tratamento psicológico. O atacante disse que procuraria o médico indicado, o que nunca aconteceu. Ele teve seu contrato rescindido e deixou no ar um grande ponto de interrogação sobre o futuro de sua vida não só dentro, mas também fora das quatro linhas.