sábado, 18 de fevereiro de 2012

Com gols de R10 e Vagner Love, Flamengo avança para pegar o Vasco
Rubro-Negro sai perdendo, mas alcança virada no segundo tempo e se classifica para as semifinais da Taça Guanabara. Negueba também faz
 
CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Não é o melhor dos sambas. Não é a mais afinada das baterias. Mas o Flamengo pelo menos garantiu um pouco de paz no carnaval ao assegurar presença no desfile das campeãs da Taça Guanabara. Com virada de 3 a 1 sobre o Resende, neste sábado, em Volta Redonda, o time de Joel Santana avançou como segundo colocado para as semifinais do primeiro turno do Campeonato Carioca. Enfrentará o Vasco - provavelmente na quarta-feira.
Os gols que iniciaram a reviravolta foram de uma dupla que (assim esperam os rubro-negros) parece disposta a se entender. O primeiro foi de Ronaldinho. O segundo foi de Vágner Love. Ambos ocorreram na etapa final, depois de o Resende abrir o placar com Marcelo Régis - até agora, o único gol levado pelo Fla no Estadual. Negueba completou o placar. Neste sábado de carnaval, diferentemente de três anos atrás, o 3 a 1 foi para o Flamengo, e não para o Resende.
O líder do Grupo A foi o Botafogo, que bateu o Macaé por 3 a 0. Seu adversário será definido ainda neste sábado. O Flamengo fechou a fase de classificação com os mesmos 15 pontos do rival, mas com saldo inferior. O Resende, com 12, foi eliminado.
Primeiro tempo de eliminação
O Flamengo terminou o primeiro tempo eliminado. E não haveria razões para ser diferente: nem nos eventuais lances de brilho individual de Ronaldinho Gaúcho - um pouco de luz em uma atuação novamente apagada -, nem na falta de embocadura de Vagner Love, sempre um segundo atrás da jogada. Talvez, vá lá, por uma ou outra boa tentativa de Léo Moura. Mas o assustador para a torcida rubro-negra é que o Flamengo foi, nos 45 minutos iniciais, justamente aquilo que vem sendo na largada de 2012: um time sem sal, com jogadores que parecem estrangeiros uns aos outros.
A equipe de Joel Santana dominou o primeiro tempo. Seria muito esquisito se fosse diferente. Afinal, ao Resende o empate valia o ouro da classificação. Mas a predominância rubro-negra em Volta Redonda não foi exatamente rica. Boa parte da etapa morreu no limbo do meio-campo.
Ronaldinho esteve envolvido nos principais momentos flamenguistas. Teve vitória individual, na base da técnica, e discrição tática. Ele bateu duas faltas por cima do gol adversário. E deu dois bons passes. No primeiro, pela esquerda, buscou Deivid na área. A bola passou pelo atacante e caiu nos pés de Wellington. O chute foi cortado pela zaga. No segundo, na entrada da área, voltou a encontrar Deivid, que bateu colocado. O goleiro Mauro, bem na partida, defendeu.
Mas foi em um estalo de Léo Moura que o Flamengo mais se aproximou do gol. Ele rumou em diagonal na direção da área, aos dribles, e mandou o chute - travado na hora certa por Filipe Machado. A chance só não foi a melhor dos 45 minutos iniciais porque Marcel, logo com um minuto de jogo, mandou cabeceio no travessão defendido por Felipe. Faltaram milímetros para o Resende pular na frente.
Ronaldinho Gaúcho comemora gol do Flamengo contra o Resende (Foto: Fabio Castro / Ag. Estado)Ronaldinho Gaúcho comemora gol do Flamengo sobre o Resende (Foto: Fabio Castro / Ag. Estado)
Segundo tempo de classificação
O Flamengo, com Bottinelli no lugar de Luiz Antonio, começou o segundo tempo precisando de um gol, já que o Botafogo vencia o Macaé por 2 a 0. O gol saiu. Mas para o Resende. Aos dois minutos, Marcelo Régis, com um hectare de liberdade dentro da área rubro-negra, cabeceou para o fundo da rede de Felipe. Não foi acossado por ninguém. O curioso é que o lance havia sido ensaiado um minuto antes, com Iúri tão abandonado pelos marcadores quanto Marcelo Régis - mas desta vez Felipe conseguiu espalmar.
O Flamengo precisava agir. E precisava de Ronaldinho. Pouco depois do gol, ele tentou da entrada da área, sem perigo. E em seguida marcou. Em cruzamento de Bottinelli, o camisa 10 apareceu na área para um raro gol de cabeça. Parecia centroavante: conclusão firme, certeira, fora do raio de ação de Mauro.
O gol empolgou o Flamengo, que precisava de mais um. E conseguiu encontrá-lo. Léo Moura, da direita, mandou para a área. Vágner Love se antecipou à defesa, desviou a bola e determinou a virada. Era o renascimento rubro-negro, com a marca de seu reforço de peso - mal no primeiro tempo, decisivo no segundo.
Os ponteiros do relógio mudaram de cor. Passaram a correr a favor do Flamengo. E o time de Joel Santana foi competente. Soube controlar o jogo. Levou um susto quando Marcelo Régis chegou um segundo atrasado, quase em cima da linha, mas logo garantiu a vitória. Léo Moura fez lançamento às costas da zaga. Negueba arrancou, desviou de Mauro e fez o gol.
Aí foi deixar o tempo passar. O Resende não tinha forças para reagir. E o Flamengo, pelo menos por um fim de semana, poderá sambar em paz.
Com Adriano e reservas, Timão joga bem e vence o São Caetano no ABC
Willian marca e coloca o Corinthians com os mesmos 20 pontos do lider Palmeiras. Sem chances, Imperador atua até 30 minutos da etapa final
 
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari
Na estreia como titular de sua maior estrela, o Corinthians mostrou que o time de operários continua fazendo toda a diferença. Sem os titulares, de folga pela recente estreia na Taça Libertadores, os reservas tiveram uma boa atuação e venceram o São Caetano por 1 a 0, neste sábado, no estádio Anacleto Campanella, no ABC, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. Willian fez o gol que garantiu um carnaval mais tranquilo ao Alvinegro.
O Imperador mostrou que, aos poucos, vai evoluindo. Ainda não foi a empolgante atuação esperada por Tite e pela torcida, mas a melhora é nítida. Faltou ritmo e também contar com um setor de criação mais ativo. Foram dois chutes sem perigo contra o gol e um belo passe para Ramírez quase marcar. Aos 29 minutos do segundo tempo, ele deixou o gramado sob aplausos da Fiel.
O terceiro triunfo como visitante coloca o Timão na vice-liderança do estadual, com os mesmos 20 pontos do Palmeiras. A diferença a favor do rival está no saldo de gols: nove contra sete. Na próxima rodada, o Alvinegro enfrenta a Portuguesa, quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, em São Paulo, possivelmente com o retorno dos principais jogadores.
O São Caetano não consegue entrar no grupo dos oito melhores que avançarão à segunda fase. O Azulão permanece com 11 pontos. O time volta a jogar também na quarta-feira, diante do Mogi Mirim, às 17h, no estádio Romildo Ferreira.
Adriano no jogo co Corinthians contra o São Caetano (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Adriano se esforçou no jogo contra o São Caetano (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Só dá Timão no primeiro tempo
Apesar de jogar fora de casa e com sua equipe considerada reserva, o Corinthians controlou boa parte dos primeiros 45 minutos. Sobrou domínio para jogar quase o tempo todo no campo do adversário, mas faltou qualidade para conseguir a vantagem no placar em uma etapa inicial castigada pelo calor de mais de 30 graus no ABC paulista.
O São Caetano viveu seu melhor momento logo aos 30 segundos, em cruzamento da direita que Betinho finalizou e Danilo Fernandes espalmou para fora. Depois disso, o Azulão se preocupou com a defesa e não soube aproveitar os espaços dados pelo adversário, principalmente nas costas de Ramon.
Adriano foi discreto e voluntarioso. Estar mais magro não necessariamente significa atingir o ápice da forma física. O Imperador mostrou vontade, brigou em todos os lances, mas teve problemas com a falta de velocidade. Seguido de perto por Preto Costa e Jorge Luiz, o centroavante teve apenas uma finalização, prensada, para fora.
Ele também contou com a ajuda dos companheiros para receber a bola. Ramírez foi o mais lúcido na armação, dono da melhor chance, em desvio de cabeça pela linha de fundo. Ainda mais discreto que ele esteve Douglas, o novo “gordinho” do Timão. Acima do peso, o armador abusou dos passes errados e nada produziu para Adriano e Willian.
Ramirez, do Corinthians, no jogo contra o São Caetano (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Ramirez criou duas boas chances de gol (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)
Willian garante a vitória alvinegra
O domínio corintiano continuou no segundo tempo. Márcio Araújo tentou dar mais qualidade ao setor ofensivo do São Caetano com a entrada de Ailton no lugar de Geovane, mas não deu certo. Mesmo encurralando o rival, o Timão não conseguiu encontrar espaços perto da área. Willian, por exemplo, acertou a cabeça de Adriano em um perigoso chute de longa distância.
Mas era questão de tempo para o gol do Corinthians sair. Se a forma ainda não é das melhores, Douglas mostrou que a qualidade técnica ainda pode fazer a diferença. Aos 18 minutos, o meia deu bom passe e encontrou Willian na área. O atacante recebeu sem marcação e bateu forte, no canto direito de Luiz.
Galeria de Fotos: as imagens do jogo no Anacleto

Tite tratou de dar mais velocidade ao setor ofensivo para jogar nos contra-ataques. Douglas e Adriano deram lugar a Vitor Júnior e Elton, respectivamente. Antes de sair, o Imperador ainda deu grande passe para Ramírez quase marcar na entrada da área. A bola passou muito próxima da trave direita.
O São Caetano só deixou a defesa nos minutos finais. Mesmo assim, sem assustar em nenhum momento. Coube ao Corinthians se proteger na defesa e administrar o placar para curtir o carnaval na cola do rival Palmeiras.
Willian comemora gol do Corinthians contra o São Caetano (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Willian comemora o gol do Corinthians contra o São Caetano (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)
 
Bloco do espanta-zebra: Botafogo bate o Macaé e se classifica em 1º
Herrera, Felipe Azevedo e Elkeson balançam as redes, Alvinegro faz 3 a 0, garante carnaval tranquilo e agora espera o rival na semifinal da Taça GB

A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
O Botafogo não teve maiores dificuldades neste sábado para vencer o Macaé, no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. Fez 3 a 0 e se classificou em primeiro lugar do Grupo A para as semifinais da Taça Guanabara, graças ao saldo de gols superior ao do Flamengo (13 a 9), segundo colocado. Substitutos de Loco Abreu e Andrezinho, que ficaram fora por lesão, Herrera e Felipe Azevedo marcaram os dois primeiros gols. Elkeson completou a vitória. Numa espécie de "bloco do espanta zebra", os alvinegros, que precisavam apenas do empate, animaram o carnaval da torcida e mostraram a boa fase do sistema ofensivo, que marcou 12 vezes nos últimos três jogos.
A notícia ruim fica por conta da suspensão de Maicosuel para a semifinal, contra adversário ainda indefinido - pode ser Boavista, Fluminense, Friburguense ou Volta Redonda. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo por reclamação, ainda no primeiro tempo. E deixou o gramado do Moacyrzão lesionado e talvez não tivesse condições de jogo mesmo que não fosse punido.
O Botafogo teve o domínio da partida desde o início. Com boa troca de passes e muita movimentação, virava o jogo com velocidade para buscar os espaços na fechada defesa do Macaé. Renato distribuía a bola com a tranquilidade que faltava a Maicosuel, afobado em muitas jogadas desperdiçadas.
As ultrapassagens de Elkeson foram uma boa arma botafoguense, mas faltava o precioso último passe para Herrera, que pouco tocava na bola. Como o time da casa pouco atacou, o Botafogo não conseguiu explorar os contra-ataques, um dos seus pontos fortes. A exceção aconteceu em forte investida de Elkeson que terminou em chute sem ângulo para a defesa de Luís Henrique.
Herrera comemora gol do Botafogo contra o Macaé (Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)Herrera observa a bola entrar no primeiro gol do Botafogo (Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)
O Macaé ameaçava apenas em chutes de longa distância. Foi assim com Wagner e Valdir, mas Jefferson mostrou boa colocação. O Botafogo, marcando cada vez mais na frente, fez um grande bloqueio na saída de bola macaense. Numa das roubadas de bola, Márcio Azevedo arriscou de fora da área e levou perigo. O Botafogo enfim conseguiu tirar o zero do placar aos 27 minutos, numa jogada em que Herrera aliou velocidade e técnica. Substituto de Loco Abreu nesta partida, ele aproveitou chutão longo de Marcelo Mattos, esperou a bola quicar e tocou por cima do goleiro Luis Henrique. 1 a 0.
O gol não serviu apenas para deixar o Botafogo em vantagem. Foi fundamental para tirar o Macaé de trás. O time da casa foi obrigado e sair para o jogo e, consequentemente, dar espaços. O Alvinegro aproveitou e começou o seu arsenal de contra-ataques, criando uma chance atrás da outra. Numa delas, Maicosuel passou voando pela esquerda, foi acionado por Elkeson e cruzou para Felipe Menezes concluir de letra e fazer mais um belo gol para ampliar a contagem: 2 a 0.
Elkeson do Botafogo no jogo contra o Macaé (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)Elkeson teve boa atuação contra o Macaé (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)
Elkeson tem boa atuação e marca o terceiro
O Botafogo voltou com a mesma empolgação para a segunda etapa, levando a zaga do Macaé à loucura com as jogadas de Elkeson, sempre muito insinuante. Herrera teve um gol anulado logo nos primeiros instantes - o árbitro alegou toque de mão de Antônio Carlos no início do lance - e perdeu outra chance incrível pouco depois, finalizando na mão do goleiro Luís Henrique.
Em boa vantagem no placar, o Botafogo diminuiu um pouco o ritmo, mas continuou criando chances. Elkeson quase marcou em chute de pé esquerdo. O Macaé era praticamente inofensivo, o que acabou determinando aos poucos o relaxamento aos alvinegros. A troca de passes ficou mais lenta, assim como o ritmo de subida para o ataque.
Para dar números finais à partida, Elkeson deixou o seu aos 42, em cabeçada que contou com a colaboração do goleiro Luís Henrique. No sábado de carnaval, o Botafogo fez a sua parte para evitar surpresas. No bloco espanta-zebra, o Alvinegro deixou a ressaca para outra hora. Agora é pensar na semifinal.
Inter vence com dois gols de Jô e termina em primeiro do Grupo 1
Com os reservas, equipe de Dorival Júnior faz 3 a 1 no Pelotas na tarde deste sábado no Beira-Rio. Na quarta, Colorado pega o Grêmio
 
A CRÔNICA
por Tomás Hammes
Não teve Pelotas, calor e falta de entrosamento. O Inter, mesmo com os reservas, venceu o time do técnico Beto Almeida por 3 a 1 na tarde deste sábado no Beira-Rio, pela última rodada da Taça Piratini – 1º turno do Gauchão -, e confirmou a primeira colocação no Grupo 1, com 16 pontos. Jô, duas vezes, e Elton fizeram os gols da partida para os colorados. Guly, irmão de Cavani, descontou.
A equipe de Dorival Júnior não se importou com a temperatura que apontava quase 40°C, imprimiu um ritmo forte, amassou o adversário durante todo o confronto e quase não foi ameaçada. Na próxima quarta-feira, o Inter enfrenta o Grêmio, pelas quartas de final, de novo no Beira-Rio.

O jogo
Apesar do calor de 41,6°C que marcava no gramado do Beira-Rio, o Inter iniciou a partida tentando matar o jogo. Nos primeiros minutos, o time trocava passes. Aos quatro minutos de jogo, João Paulo cruzou escanteio fechado. O goleiro Bruno afastou o perigo. Aos oito, o Pelotas arriscou de fora da área. Danilo Portugal chutou fraco. Sem dificuldades, Renan ficou com a bola.

O primeiro lance de perigo ocorreu aos 11 minutos da primeira etapa. João Paulo cobrou escanteio na cabeça de Fabrício. Bruno demonstrou que seria o grande adversário colorado, fazendo bela defesa e colocando para escanteio. Após a cobrança, o goleiro tirou. Gilberto arriscou e o camisa 1 do Pelotas voltou a salvar. O Inter seguiu na pressão. Em outro escanteio, Fabrício finalizou, mas Bruno, mais uma vez, evitou.
Aos 16, Gilberto cobrou falta perigosa. Principal nome da partida até então, o goleiro do Lobão mandou para escanteio. Mas em seguida, não conseguiu impedir o gol colorado. João Paulo bateu e a bola caiu no pé esquerdo de Jô. O atacante dominou e chutou forte, no canto esquerdo do camisa 1, abrindo o placar aos 17 minutos.
  •  
Jô comemora gol do Internacional contra o Pelotas (Foto: Wesley Santos / FuturaPress)Tão criticado pela torcida colorada, Jô marcou duas vezes e teve boa atuação contra o Pelotas (Foto: Wesley Santos / FuturaPress)
O Pelotas não demonstrava reação. O Inter trocava passes, gastando o tempo. Renan era um mero espectador. Aos 30, o time vermelho quase ampliou. Fred saiu em velocidade mas, na hora do arremate, chutou fraco.
O calor não arrefeceu a ambição do Inter. Aos 32, Gilberto arriscou de fora da área. Bruno defendeu no susto. No rebote, Jô tentou, mas o goleiro do Lobão brilhou e tocou para escanteio. João Paulo passou para Fabrício. O lateral cruzou e Elton cabeceou. O camisa 1 evitou. E, na cobrança, acabou vencido. João Paulo colocou na cabeça de Elton, que não desperdiçou: 2 a 0.
Vaga sem sustos
O início do segundo tempo pareceu uma repetição da primeira etapa. Logo aos seis minutos, o Inter fez o terceiro. Em bela troca de passes, Gilberto tocou para Fred. O garoto lançou Jô. Com tranquilidade, o centroavante deslocou Bruno e mandou para o fundo das redes.

Aos 11, Jô quase marcou o seu terceiro. Fabrício cobrou falta na cabeça do centroavante, que colocou no travessão. No rebote, o camisa 9 tocou para fora. O Pelotas só foi incomodar Renan aos 19 minutos. E quase marcou. Odair cobrou falta da intermediária. A bola passou pelo goleiro colorado e explodiu no travessão.
Com a vitória assegurada, o Inter começou a administrar o resultado. Dorival modificou a equipe. Colocou Marcos Aurélio no lugar de Gilberto. Pouco depois, tirou Sandro Silva para a entrada de Fransérgio. Ainda sacou Fred e deu uma oportunidade para Zé Mário. Os colorados trocavam passes sem pressa.
Aos 30, Josimar, sem marcação, tentou o arremate. O chute saiu rasteiro, no canto direito do goleiro Bruno. Dois minutos depois, após inversão de jogada, Elton recebeu na entrada da área. O lateral arriscou, mas a bola saiu por cima. No minuto seguinte, Jô mandou uma bomba, que também foi para fora.
O Pelotas tentou o gol de honra. Aos 35, Foguinho pegou forte na bola e acertou a trave. Um minuto depois, ele mesmo, após receber passe de calcanhar de Guly, arriscou. Renan fez grande defesa.

Aos 41, conseguiu. Guly chutou forte. O goleiro colorado salvou. No rebote, Foguinho foi derrubado por Josimar dentro da área. Fabrício Neves Corrêa não teve dúvidas e marcou pênalti. Na cobrança, Guly deslocou Renan e anotou.

Mas não houve tempo para mais nada. O Inter ficou tocando a bola até o árbitro encerrar a partida.
 

Romário: ‘Vou tentar levar meu filho para jogar no Barça. Falarei com Pep’

Em entrevista ao jornal espanhol ‘El País’, deputado federal confirma intenção de ‘exportar’ Romarinho, do Vasco, e diz que ‘é quem é’ graças ao Barcelona

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
frame - romario e romarinho pelada de final de ano (Foto: reprodução Rede Globo)Romário e o filho (Foto: reprodução Rede Globo)
Considerado o clube modelo em todo o mundo, o Barcelona também tem o carinho de Romário. E para lá de especial. Em entrevista ao jornal “El País”, o ex-centroavante e atual deputado federal (PSB-RJ) confirmou a intenção de aumentar a história da família no time que, segundo o próprio, “abriu as portas para ser o melhor do mundo”. Ele quer levar o filho Romarinho, que disputou a última Copa São Paulo de Juniores pelo Vasco, para ser comandado por Guardiola.
– Se eu voltasse a jogar futebol, eu não pensaria duas vezes: seria no Barcelona. Vou tentar levar o meu filho para jogar no Barça. Esta semana falarei com o presidente e com Pep (Guardiola) – disse.
O Baixinho exaltou o período em que atuou com a camisa azul-grená.
– Sem falar na Seleção Brasileira, no futebol, o Barcelona significou muito para mim. Sou quem eu sou graças ao Barcelona. Abriu as portas para ser o melhor jogador do mundo e melhor jogador da Europa. Ganhar a Bola de Ouro, ser o artilheiro da Liga espanhol, campeão espanhol... Lembro de Cruyff, Stoichkov, Guardiola. Realmente sempre me dei bem com quase todos, ainda que também tive problemas com quase todos. Mas todos foram resolvidos, porque os meus problemas não eram por falar por trás, e sim às vezes não ir treinar ou não fazer o que mandavam – afirmou o camisa 11, que também não esqueceu de elogiar o Barça de Messi & Cia.
– O time de agora demonstra a cada dia que está em um posto que nenhum outro clube do mundo chegará.
romarinho copa são paulo (Foto: Futura Press)Romarinho defendeu o Vasco na última Copa São Paulo de Juniores (Foto: Futura Press)

Flamengo e Corinthians-STA decidem a I Copa do Brasil de Futebol de Areia

Rubro-Negro bate o Madureira por 7 a 4 e chega à decisão de forma invicta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Flamengo é finalista da I Copa do Copa do Brasil de Futebol de Areia. Sob o comando do capitão Benjamin, o Rubro-Negro carioca derrotou o Madureira por 7 a 4, neste sábado, e agora vai enfrentar o Corinthians de Santo André-SP na decisão. Mosca (2), Casé (2), Daniel, Toinho e Diego fizeram os gols dos anfitriões, enquanto Caô, Pitbull, Luquinhas e Diego descontaram para o time suburbano (confira no vídeo). A final da competição, que está sendo disputada na nova arena construída na sede rubro-negra da Gávea, será às 12h deste domingo e terá transmissão ao vivo do SporTV.
- O jogo foi em um horário muito complicado (12h45), com muito calor e areia quente. Mas temos que estar preparados para isso, e domingo não vai ser diferente. Por chegar na final e ter buscado uma grande virada, o Corinthians já mostrou que é um time merecedor. Ele tem vários jogadores de seleção e uma garotada com muita vontade. Vai ser difícil, mas a nossa torcida vai fazer a diferença na Gávea - garantiu Benjamin, que, pela primeira vez em três jogos pelo Flamengo, não marcou gol, mas colaborou com boas assistências.
Os primeiros 12 minutos de jogo foram equilibrados. Após bela jogada de Benjamin, Mosca abriu o placar para o Rubro-Negro. O empate tricolor veio com Caô, só que durou poucos segundos: na saída do meio de campo, Daniel acertou um chute que bateu no travessão, antes de a bola entrar - os jogadores do Madureira reclamaram que a bola não cruzou a linha do gol. Pitbull voltou a deixar tudo igual para o time suburbano, mas Toinho, após lançamento do goleiro Robertinho, garantiu a vitória parcial para o Flamengo ao fim do primeiro tempo: 3 a 2.
A partir daí, o Rubro-Negro tomou conta do jogo. Casé, Mosca e Diego ampliaram para o time da Gávea, antes de Diego descontar para o Madureira no fim da segunda parcial: 6 a 3. No último período, o Flamengo usou a experiência para fechar o jogo em 7 a 4 e assegurar a classificação para a final, com 100% de aproveitamento em cinco jogos.
Mais cedo, no duelo entre as duas equipes que vieram do Grupo 2, o Corinthians-STA derrotou o América-RJ por 6 a 4 e também manteve a invencibilidade no torneio. Dino Tambaú (2), Ayrton (2), Dieguinho e Anderson marcaram os gols da equipe paulista, enquanto Demais (2), Chinês e Leandrão descontaram para os cariocas (confira no vídeo ao lado). Na fase de grupos, o time de Santo André já havia vencido a equipe rubra por 3 a 1.

Convocação de Assembleia Geral na CBF causa racha entre federações

Por receio de saída de Teixeira e 'domínio paulista', alguns filiados querem esclarecer rumores e cogitam eleição caso mandatário deixe o cargo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ricardo Teixeira presidente da CBF (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Ricardo Teixeira retornar às atividades na CBF após
o Carnaval (Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
A convocação de uma assembleia no próximo dia 29 por parte de sete federações filiadas à CBF causou um grande mal estar na relação de algumas delas com o presidente da entidade, Ricardo Teixeira. Por conta dos rumores de um possível pedido de renuncia do mandatário, os antigos parceiros se mobilizaram para evitar o que foi chamado de um “domínio paulista” na entidade, já que José Maria Marin, ex-governador de São Paulo, seria empossado no cargo por ser o vice-presidente mais velho aos 79 anos.
Os rumores de que, junto com a ascensão de Marin, o atual presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero, seria elevado ao cargo de secretário-geral da CBF colaboraram para o temor. Assim, Teixeira teria tentado usar a pressão por sua renúncia para "ler" seus apoios - e tentar entender quem estava esperando sua queda. Apesar de sete federações terem entrado com a convocação da assembleia, apenas quatro delas teriam caído em desgraça com Teixeira. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná saíram chamuscados. Foram as únicas que Teixeira não procurou telefonicamente desde que começou a crise.
- Não temos informação e não temos nada contra o Ricardo Teixeira. Ele telefonou para praticamente todas as federações antes de viajar, menos para três ou quatro (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná) – confirmou o presidente da Federação Gaúcha, Francisco Novelleto.
Segundo Novelleto, tais filiadas da CBF não podem ser vistas como “inimigas” de Ricardo Teixeira. O dirigente explicou que a convocação de uma assembleia para o próximo dia 29 se deve ao fato de que nenhuma explicação sobre os rumores da saída do presidente da entidade foi dada de forma oficial ou por pessoas próximas ao cartola. E é justamente o mal entendido que Novelleto espera que seja esclarecido após o Carnaval.
- A assembléia pode até nem acontecer caso tudo seja esclarecido – afirmou Novelleto, revelando que as federações paranaense, catarinense, mineira, carioca, baiana, gaúcha e do Distrito Federal querem explicações sobre a saída ou não de Teixeira.
corinthians dirigente medalha copa são paulo (Foto: Reprodução/Sportv)José Maria Marin no episódio da medalha na Copa São Paulo de juniores (Foto: Reprodução/Sportv)
O dirigente gaúcho disse que questão contra Marin não é pessoal:
- Não temos nada contra o Marin. Mas o mandato na CBF terminaria agora em dezembro de 2011. Foi prorrogado para o Ricardo Teixeira e não para outra pessoa ser beneficiada. Uma emissora me deu cinco nomes para eu escolher como novo presidente, mas o meu voto é pela permanência do Ricardo Teixeira – finalizou Novelleto, explicando que mandato foi estendido para atender um pedido da Fifa não ter um novo mandatário na CBf no período de preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014.
Antes de embarcar para Miami, Ricardo Teixeira trabalhou para evitar a realização da Assembleia - conversando com vários dirigentes. O presidente em exercício da Federação do Distrito Federal, Miguel Oliveira, confirmou isso:
- Ele consultou, a abordagem talvez tenha sido sobre a assembleia convocada. Foi uma questão de desarticulação da assembleia. Abordagem que eu tenho certeza de que foi feita foi no sentido de abortar a assembleia. Mas me parece que isso não foi possível - disse.
Marin e os outros quatro vice-presidentes da CBF foram eleitos juntos com Teixeira em 2006 e tiveram seus mandatos prorrogados até 2014. De acordo com o estatuto da entidade - o presidente e os vices só podem ser destituídos pela Assembléia Geral. Com carreira política em São Paulo, Marin já foi vereador, deputado estadual e chegou a governador do estado entre 1982 e 1983, pois era vice de Paulo Maluf. Recentemente, ficou famoso no meio do futebol por ter colocado no bolso uma das medalhas que deveria ser entregue ao Corinthians na cerimônia de premiação da Copa São Paulo de Juniores.
O preferido das sete federações seria Weber Magalhães. Um dirigente que preferiu se manter anônimo afirmou que o vice-presidente da entidade é o mais “neutro” dos candidatos e que a intenção é evitar uma paulistização da entidade:
- Com o José Maria Marin no comando, o Marco Pólo, e o Andrés, a sede da CBF se mudaria para São Paulo em menos de um mês. Já temos muitos paulistas nos poderes da CBF. Não queremos mais um.
Ricardo Teixeira  (Foto: Márcio Iannaca / Globoesporte.com)Na última quinta-feira, Ricardo Teixeira se encontrou com Marco Polo Del Nero, José Maria Marin, Reinaldo Carneiro de Bastos e Wagner Abrahão (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)
As federações do Nordeste estão indecisas. Estão à espera de uma informação oficial para participar ou não da assembleia.
- Eu sou contra essa história de eleição. Temos que cumprir a legalidade e o que está no estatuto. Não sou a favor de qualquer golpe das federações, pois o que está fora da legalidade para mim ganha esse status de golpe. Agora, se a direção da CBF quiser acatar, aí eu apoio um colégio eleitoral – afirmou o presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho.
Para que haja nova eleição, a Assembleia Geral - composta por todas as federações e pelos 20 clubes da Série A - teria que ser convocada e decidir destituir por justa causa a "presidência" atual (composta de presidentes e cinco vice-presidentes). Uma Assembléia Geral da entidade só pode ser convocada de duas maneiras: pelo presidente ou por 1/5 das entidades afiliadas. Para ser realizada, a Assembléia precisa da presença de 2/3 das filiadas.
Em caso de nova eleição, votam os presidentes das 27 federações estaduais e os presidentes dos 20 clubes da Série A.
Na noite da última sexta-feira, o site oficial da CBF divulgou através de um comunicado que o presidente Ricardo Teixeira retornará normalmente aos trabalhos logo após o Carnaval. O dirigente embarcou para Miami ao lado do empresário, Wagner Abrahão, que é dono da agência de turismo Pallas (prestadora de serviços para a CBF) e presidente do Grupo Águia, escolhido pela Fifa para comercializar pacotes de viagens, hospedagem em hotéis e ingressos em espaços VIP do Mundial de 2014.

Gêmeas do nado sincronizado curtem Salvador


sáb, 18/02/12
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
O tempo é de Carnaval e algumas personalidades esportivas não fogem da folia. As gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca Feres curtiram um camarote em Salvador nesta sexta.