quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Via Facebook, Vasco faz promoção de olho no aniversário de 114 anos

Clube vai sortear prêmios, como celular, boneco e camisas, na rede social

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
9 comentários
Às vésperas de completar 114 anos, o Vasco se prepara para celebrar a data anunciando promoções para a torcida. Quem acessar e interagir na página do clube no Facebook vai concorrer a 14 produtos oficiais, como um celular, bonecos de Juninho e Fernando Prass e camisas - a personalizada de Dedé e também a de número 114 que um jogador a ser escolhido vai usar no clássico contra o Flamengo, 19 de agosto, dois dias antes da data de aniversário.
promoção 114 anos do Vasco (Foto: Reprodução / Facebook)Promoção dos 114 anos do Vasco com diversos prêmios (Foto: Reprodução / Facebook Vasco Oficial)
No ano passado, Juninho foi o eleito. No anterior, a honraria coube a Dedé. Quando este tipo de ação começou a ser realizada, em 2009, o meia Carlos Alberto usou a camisa 111.
Até então, o Vasco não divulgou nenhuma festa ou evento marcante, como a da temporada passada, em que realizou um show com a presença de ilustres cruz-maltinos.

Jon Jones aposta que Shogun e
Lyoto sairão vencedores no sábado

Atual campeão defende cinturão contra Hendo já sabendo quem terá pela frente em caso de vitória. Ao analisar os rivais, deixa escapar certa soberba

Por SporTV.com Rio de Janeiro
16 comentários
UFC 145 jon jones (Foto: Agência Getty Images) Jones: aposta nos brasileiros (Foto: Getty Images)
Do lado de fora, Jon Jones está só esperando para ver quem pode ser seu futuro adversário. Treinando para enfrentar o veterano Dan Henderson no UFC 151, em 1º de setembro, o atual campeão já saberá neste sábado contra quem fará uma revanche em caso de vitória sobre o compatriota. Isso porque, de acordo com Dana White, o desafiante será quem tiver a performance mais impressionante dentre Mauricio Shogun x Brandon Vera e Lyoto Machida x Ryan Bader. E, curiosamente, Jones já venceu todos os quatro.
O americano de 24 anos interagiu com os fãs nesta quinta-feira no Twitter e se arriscou nos palpites para as duas principais lutas do evento, que será realizado em Los Angeles. Os brasileiros estão bem no cinceito do campeão.
- Minha previsão: escolhi Shogun por decisão depois de uma luta predominantemente de trocação. Vera poderia tê-la deixado mais interessante se tivesse aplicado mais quedas. Uma coisa que Vera faz muito bem é lutar em dois estilos diferentes. É difícil se preparar quando você não sabe o que está por vir - escreveu Jones, para depois apostar em outro brasileiro:
- Posso ver Machida terminando a luta, batendo Bader com um bom trabalho em pé e ataques rápidos. Bader tem um overhand de direita rápido e poderoso. O mesmo soco com que Shogun venceu Lyoto (no UFC 113). Cara, no MMA nunca se sabe... Tem que amar muito isso.
Soberba ao analisar contra quem teve mais dificuldade
Logo depois, Jones fez uma análise geral dos quatro lutadores com um certo tom de soberba e afirmou que o mais difícil de se encarar foi Lyoto Machida, o último que venceu, no fim de 2011:
- Dos quatro, Lyoto foi o quebra-cabeça mais difícil, Brandon teve a maior boca (o maior falastrão, ao estilo Chael Sonnen), Bader foi quem se sentia mais forte, e Shogun durou mais tempo. LOL (sigla para "lot of laughs", em português "muitas risadas").
O "UFC: Shogun x Vera", que ocorre na noite deste sábado, nos Estados Unidos, terá transmissão ao vivo do canal Combate, a partir das 17h45m (horário de Brasília). Além de Shogun e Lyoto, outros dois brasileiros estão no card: Wagner Caldeirão estreia contra Phil Davis, e Rani Yahya pega Josh Grispi. O SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.
CARD PRINCIPALMauricio Shogun x Brandon Vera
Lyoto Machida x Ryan Bader
Joe Lauzon x Jamie Varner
Mike Swick x DaMarques Johnson
CARD PRELIMINAR
Nam Pham x Cole Miller
Phil Davis x Wagner Caldeirão
Josh Grispi x Rani Yahya
Oli Thompson x Phil De Fries
Manny Gamburyan x Michihiro Omigawa
Ulysses Gomez x John Moraga

Alecsandro diz que artilharia começa na defesa vascaína

Goleador do Campeonato Brasileiro destaca importância da consistência defensiva na criação das jogadas de ataque do Vasco

Por André Casado e Gustavo Rostein Rio de Janeiro
15 comentários
Alecsandro treino Vasco (Foto: MarceloSadio / Vasco.com.br)Alecsandro elogia sistema de marcação do Vasco
(Foto: MarceloSadio / Vasco.com.br)
O mesmo Vasco que tem o artilheiro do Campeonato Brasileiro está há cinco partidas sem sofrer gols. O segredo da eficiência ofensiva aliada à consistência defensiva é, segundo Alecsandro, a solidariedade. Embora seja o atacante mais efetivo da competição, o camisa 9 afirma que somente com a ajuda dos homens de defesa pôde atingir a sua marca.
- O Vasco mostra estrutura tática no momento de defender e atacar. Se tenho oito gols hoje, é porque lá atrás está tudo bem. A bola sai redonda desde a defesa e chega em condição de eu fazer o gol. Além disso, o atacante também tenta ajudar um pouco a marcação para a bola sair espirrada e dificultar a saída de bola do adversário - explicou.
A ajuda mútua de defensores e atacantes será fundamental neste domingo, quando o Vasco enfrenta o Corinthians, em São Januário, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo garantindo que a equipe não encara o duelo como uma decisão, Alecsandro lembrou a importância da vitória para que a equipe alcance a liderança.
- Não vamos levar para essa partida tudo o que passou o que o virá. Consideramos que é um jogo importante e que pode nos levar à liderança. O Corinthians é o atual campeão da Libertadores, e para vencermos será necessário fazermos uma grande partida. Temos que mostrar nossa força dentro de casa - destacou o camisa 9 vascaíno.

Concentrado no Vasco, Auremir diz que sai pouco e espera visita da mãe

Jogador chegou do Recife há 18 dias e único passeio que fez foi ir à praia

Por André Casado e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
15 comentários
Auremir Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Auremir espera se adaptar rapidamente para trazer
a família (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
O jeito recatado de Auremir, somada à concentração em deixar uma boa impressão em seu início no Vasco, tem feito com que o jogador não seja visto nas ruas cariocas com frequência. Passeio, basicamente só à praia. O volante e dublê de lateral ainda espera adquirir seu apartamento para receber a mãe, dona Aurinete, e o restante da família, que não conhecem o Rio e não o visitaram.
- Não estou saindo muito para conhecer a cidade, porque eu estou me adaptando. Cheguei há pouco tempo, ainda estou procurando apartamento e morando no hotel, mas vai ter muito tempo para tudo. Espero me adaptar bem e o mais rápido possível primeiro. Minha mãe me liga bastante e está me cobrando para vir (risos). Mas pedi paciência e, com certeza, até o fim do ano ela vai vir aqui para conhecer o Cristo Redentor e todas as belezas. Eles todos estão vendo os jogos lá do Recife. E aqui o grupo está fazendo com que eu não me sinta sozinho - afirmou Auremir, ex-Náutico, de apenas 20 anos.
Para deixar a Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e chegar a São Januário, o jogador garante que não tem dificuldade para pegar carona com algum dos companheiro.
- Venho para o treino com o Eder Luis, às vezes com o Thiago Feltri... o Abuda e o Wendel também moram perto. Quando não combino, sempre tem alguém para ajudar. Todos me acolheram e falaram que aquilo que eu precisasse era só ligar - contou.
Em sua apresentação como reforço, em julho, Auremir chorou ao lembrar do pai, que faleceu em 2009 devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral). A conquista de atingir um clube grande, segundo suas palavras, faz com que o sonho de seu Claudemir tenha sido realizado. No domingo, ele entrará em campo para enfrentar o Corinthians, em São Januário. Depois, terá a concorrência de Jonas, ex-Coritiba, e o trabalho para se manter entre os titulares será maior.
O Vasco é o vice-líder da competição, dois pontos atrás do Atlético-MG.

Médico é otimista com Douglas, mas prefere cautela pela volta de Tenorio

Zagueiro será reavaliado nesta sexta-feira, após participação no coletivo desta manhã, e atacante deve ter que esperar pelo menos uma semana

Por André Casado e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
28 comentários
Carlos Tenório no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Tenorio está prestes a retornar ao time do Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Antes das entrevistas coletivas dos jogadores do Vasco, o médico Alexandre Campello falou sobre a situação física de Douglas e Tenorio, que, nesta quinta-feira, participaram do coletivo em São Januário com desenvoltura. Segundo ele, o zagueiro, que havia levado uma pancada na coxa contra o Inter, respondeu positivamente ao esforço e será reavaliado na sexta. Se não reclamar de dores, estará liberado para enfrentar o Corinthians, domingo, em casa.
- O exame não mostrou lesão, só um edema discreto. No jogo, pareceu estiramento, mas foi só trauma, o que é mais favorável. Douglas fez alguns trabalhos no campo e o liberamos para os treinos com bola. Foi feito com recomendações e, embora ainda se sentisse um pouco inseguro, foi muito bem. A tendência é vermos a evolução na sexta e no sábado para darmos uma posição final. Mas estamos bastante otimistas - afirmou Campello.
Douglas deverá ter a companhia de Fabrício, com quem formou dupla no treino. Dedé está suspenso, Renato Silva não está regularizado e Rodolfo se recupera de uma cirurgia no joelho. Este último voltou a correr ao redor do gramado, após alguns dias de retrocesso na recuperação por ter sentido dores no joelho direito, que não foi operado.
Tenorio: cautela, elogios e opiniões diversas
O destaque do trabalho desta manhã, porém, foi o atacante Tenorio. Em seu primeiro coletivo, o equatoriano marcou dois gols. Ainda assim, já que ele retorna de uma operação no tendão de Aquiles, a previsão é mais cautelosa. São cinco meses de afastamento.
Mais uma ou duas semanas para o Tenorio acho que é o prazo, mas a avaliação física e técnica é com a comissão técnica"
Médico Alexandre Campello
- É prematuro (ser relacionado para domingo), vem de cirugia, a evolução foi fantástica, mas temos de levar em consideração que vem de uma ruptura de tendão. Mas para readquirir a força necessária leva um tempo. E isso não está em nossas mãos. Embora com quatro meses ele já quisesse jogar, achasse que tinha condição, seria arriscado. Mais uma ou duas semanas para o Tenorio acho que é o prazo, mas a avaliação física e técnica é com a comissão técnica - relatou o médico, que o operou e agora vibra com a rápida recuperação.
- É gratificante. No dia em que aconteceu a lesão, ele ficou muito assustado. Levei o Tenorio no meu carro de Bangu até o hospital. A minha abordagem é diferente da feita por muitos médicos. Eu procuro fazer uma cirurgia menos invasiva possível. Em outros casos, deixa-se imobilizado, mas eu sugiro um calçado alto no calcanhar para o local ficar relaxado e facilitar o impacto.
O preparador físico do clube, Rodrigo Poletto, no entanto, crê que o Demolidor já poderia começar a ganhar ritmo de jogo diante do Corinthians, se o técnico  Cristóvão Borges quiser.
- Pelo que ele tem apresentado até agora está precisando apenas da parte final, de ritmo de jogo para ele voltar a atuar, mas pelo o que ele vem apresentando até agora, já pode até ficar à disposição para entrar em partes do jogo, 20, 30 minutos - afirmou, à Rádio Brasil.

Fabrício ganha sua chance entre os titulares, mas quem brilha é Tenorio

Zagueiro atua com Douglas em coletivo do Vasco, antes de encarar o Corinthians, e atacante equatoriano se destaca cinco meses após cirurgia

Por André Casado e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
122 comentários
fabricio douglas vasco treino (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Fabrício lado a lado com Douglas no treinamento
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Na manhã desta quinta-feira, sob sol forte, o Vasco realizou um coletivo visando à partida contra o Corinthians, domingo, em São Januário, e apresentou uma mudança. Fabrício ganhou uma oportunidade entre os titulares, formando dupla com Douglas, que mostrou-se recuperado de uma pancada na coxa direita.

Dedé, que cumpre suspensão automática neste domingo, realizou um treinamento à parte com outros jogadores. Renato Silva, que ainda não teve seu novo contrato regularizado, participou do coletivo entre os reservas. Dificilmente ele será inscrito a tempo de enfrentar o Timão.

Fora a volta de Nilton e Juninho, que cumpriram suspensão automática, o restante da equipe foi o mesmo que empatou em 0 a 0 com o Internacional, no último sábado e manteve o Vasco na vice-liderança: Fernando Prass, Auremir, Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Carlos Alberto; Eder Luis e Alecsandro.

No entanto, o destaque do treinamento foi Carlos Tenorio. Atuando entre os reservas, o atacante equatoriano mostrou-se totalmente recuperado da ruptura do tendão de Aquiles do pé direito, sofrida há cinco meses. Ele foi um perigo constante para a zaga titular e marcou dois gols. No fim da movimentação, somente o Demolidor balançou as redes. O meia Felipe deixou o campo e os trabalhos mais cedo, mas não aparentou ter sofrido lesão.
Logo depois, Alecsandro, Juninho, Carlos Alberto, entre outros, por tempo mais curto, cobraram faltas e pênaltis. Enquanto isso, Fabrício reforçava a prática de bolas aéreas ao lado do jovem Luan. Será o segundo jogo do zagueiro neste Campeonato Brasileiro.
Clique e veja vídeos do Vasco
carlos tenorio douglas vasco treino (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Tenório parte em busca da bola: equatoriano arrebentou (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Vasco confirma a apresentação de Jonas para manhã desta sexta-feira

Lateral-direito é esperado no Rio de Janeiro ainda nesta quinta, dia em que clube espera resolver a questão do pagamento com o Coritiba

Por André Casado e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
26 comentários
Jonas com a camisa do Vasco (Foto: Gustavo Guimarães / Site Oficial do Vasco)Jonas posou com a camisa do Vasco
(Foto: Gustavo Guimarães / Vasco.com.br)
O Vasco confirmou para esta sexta-feira a apresentação do lateral-direito Jonas. A ideia inicial era de que ela ocorresse na última quarta, mas o clube não havia feito ao Coritiba o pagamento referente aos 50% dos direitos econômicos do jogador. No entanto, a expectativa é de que o procedimento seja finalizado nesta quinta.
Jonas, de 25 anos, ainda está em Curitiba e tem chegada ao Rio de Janeiro prevista para a tarde desta quinta-feira. Existe a possibilidade de o lateral participar do treinamento que será realizado na manhã desta sexta, no Cefan.
O lateral-direito assinou contrato com o Vasco até 31 de dezembro de 2015. Ele chega com a missão de suprir a ausência de Fagner, recentemente negociado com o Wolfsburg, da Alemanha. Atualmente, o titular da posição é Auremir, volante de origem.

Audax vai à elite após campanhas sólidas e ajuda de ex-flamenguistas

Com seis anos de idade, clube de São João do Meriti tem boas colocações na Série B desde 2009. Léo Inácio e Nélio são figuras mais conhecidas

Por Fred Huber Rio de Janeiro
30 comentários
leo inacio audax (Foto: Divulgação/Audax)Léo Inácio é o maior artilheiro da história do
Audax: 43 gols (Foto: Divulgação/Audax)
A inédita classificação do Audax Rio para a elite do Campeonato Carioca passa por campanhas consistentes e dois ex-flamenguistas. Léo Inácio, maior artilheiro da história do clube de São João do Meriti, veste o uniforme laranja há três anos. E nesta temporada ele teve a companhia de Nélio, que já foi visto como grande promessa na Gávea e está com 28 anos.
A ascensão do Audax foi se consolidando ao longo dos últimos anos. Em sua primeira participação profissional, em 2007, conquistou o título da Série C. Em 2010,  levantou a taça da Copa Rio e disputou a Quarta Divisão do Brasileiro - foi nesta época que trocou de nome, passando de Sendas para Audax (a matriz está em São Paulo).
Desde 2009, vem se mantendo entre os seis primeiros da Série B. No último sábado, conseguiu a vaga na Série A ao bater o São João da Barra, ficando atrás apenas do Quissamã na classificação.
DESEMPENHO DO AUDAX RIO
ANO COLOCAÇÃO
2007 campeão da Série C
2008 11º colocado da Série B
2009 5º colocado da Série B
2010 6º colocado da Série B
2011 4º colocado da Série B
2012 2º colocado da Série B
 - Batemos na trave algumas vezes e agora conseguimos subir. Ficamos sempre entre os cinco primeiros. Ainda estamos na fase de comemoração da ida para Série A, mas vamos planejar tudo. Sabemos que nossa responsabilidade vai aumentar, e a competitividade também. Mas a perspectiva é a melhor possível. Temos que dar um "upgrade". Não queremos só fazer número - avisou o coordenador Michel Cravo.
Comparado a Zico na base rubro-negra, Nélio não viu sua carreira decolar. A chance de estar em uma grande vitrine em 2013 anima o jogador, que está satisfeito com as condições de trabalho que encontrou.
- O clube merecia ir para a Primeira Divisão. Nada mais justo. Até se compararmos com os grandes, não deve em nada na estrutura. Com os pequenos, nem se fala. Nosso time sempre foi superior, mas às vezes os campos ruins na Série B igualam os jogos. No ano que vem, estaremos na vitrine - afirmou Nélio, que tem contrato até o próximo 12 de dezembro, mas acha que ficará no clube. - Eu fiquei muito tempo fora do Rio, então para mim é uma satisfação especial. Se não subisse, poderia ficar marcado. Felizmente fiz muitas partidas boas.
Outro revelado nas divisões de base do Flamengo, Léo Inácio, de 35 anos, deve se aposentar antes de jogar a Primeira Divisão novamente. O que seduz o jogador agora é atuar na área de gestão. Em três anos no Audax, ele se tornou o principal artilheiro da história do clube, com 43 gols.
Nélio Audax Rio (Foto: Divulgação)Nélio, aos 28 anos: "Clube não deve em nada
em estrutura" (Foto: Divulgação)
- A decisão ainda não está totalmente tomada, mas é quase certo de eu parar. Meu projeto era ajudar o clube a chegar à elite. Está na hora de abrir espaço para outros jogadores. Fiz um curso de gestão, estou estudando inglês e gostaria de trabalhar nesta área (dirigente). Se o clube me der uma oportunidade... Mas como treinador eu não tenho vontade, não.
O desafio do Audax agora é aumentar sua receita e tentar competir em melhores condições na elite. O clube tem como principal patrocinador uma rede de supermercados, mas o contrato não prevê o aumento da cota no caso da ida para Série A. A aposta é que a maior visibilidade atraia novos investidores, além de atletas.
- Precisamos aumentar o investimento como um todo, não apenas na folha salarial. Ainda vamos ver mais para frente como faremos. Não temos problemas com atraso de salário, e todos os atletas recebem benefícios completos. Aqui, o jogador só se preocupa em atuar no campo - disse o coordenador Michel Cravo.
Em sua origem, o Audax tinha um caráter mais social e dava ênfase às divisões de base. O clube, campeão carioca de juniores na Série B em 2009, orgulha-se de oferecer aos jovens boas condições - não só dentro de campo - de desenvolvimento na carreira. E já revelou alguns atletas que hoje estão em grandes clubes, como os zagueiros Rafael Donato, do Cruzeiro, e João Filipe, do São Paulo.
- A primeira peneira chegou a ter 33 mil jogadores. Escolhemos 72. Começamos com estes atletas e fomos até o profissional. Aí demos um caráter mais de competição. Aqui, todos os garotos são obrigados a estudar e apresentar o boletim. Damos ajuda de custo e oferecemos aulas de inglês também - comenta o coordenador.
Apesar da estrutura que oferece a seus jogadores, o Audax não tem um estádio que possa receber partidas na Primeira Divisão, mesmo contra os pequenos. A diretoria ainda não tem uma definição de onde vai mandar seus jogos.
- Temos que conversar com a Federação e alguns clubes. Estamos analisando umas três ou quatro opções e vamos decidir em breve - disse Cravo.
 audax estádio (Foto: Divulgação/Audax) Audax não poderá mandar partidas em seu estádio (Foto: Divulgação/Audax)
 audax estádio (Foto: Divulgação/Audax) Estrutura do Audax é considerada uma das melhores do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Audax)

Agora titular, Carlos Alberto vai em busca de outra meta nobre: o gol

Meia tem passado perto de balançar a rede pelo Vasco no Brasileirão, mas mantém a tranquilidade ao perseguir o objetivo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
26 comentários
Carlos Alberto Vasco x Internacional (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)Carlos Alberto em ação pelo Vasco: titular
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)
Carlos Alberto alcançou a sonhada estabilidade como titular do Vasco. Desde a saída de Diego Souza, o meia se consolidou na equipe planejada por Cristóvão Borges e vem recebendo elogios do comandante. Mas depois de uma etapa cumprida, há outra tarefa a perseguir: o gol. Ele tem passado perto nas últimas partidas e admite que a ansiedade é grande.
Nas partidas contra São Paulo e Internacional, a bola passou perto. No clássico contra o Botafogo, o chute acertou a trave (assista ao vídeo). Mas Carlos Alberto não desanima e acredita estar perto de marcar o sonhado gol.
- Prefiro dar os passes, mas tenho chegado de trás com boas oportunidades. Estou fazendo tudo direito, e agora é torcer para que a bola entre. Às vezes a gente faz tudo e o gol não sai. Mas não tenho que reclamar de nada, porque a sorte já sorriu para mim - afirmou Carlos Alberto.
Desde que foi reintegrado ao elenco principal do Vasco, no fim de março, Carlos Alberto disputou 19 partidas e marcou um gol – na derrota por 3 a 1 para o Botafogo, pela final da Taça Rio. Foram cinco jogos como titular e em apenas dois esteve em campo nos 90 minutos. Segundo ele, as boas atuações são resultado da preparação e da continuidade na equipe.
- Qualquer jogador que tiver uma sequência vai fazer boas boas partidas. Estou numa crescente boa e com o apoio de todo o grupo exercendo uma função diferente da qual estou acostumado.

Flamengo acerta a contratação de Liedson até fim de 2013

Atacante estava sem contrato desde que deixou o Corinthians, na terça

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
180 comentários
Liedson assina contrato com o Flamengo (Foto: Divulgação)Liedson assina contrato com o Flamengo
(Foto: Divulgação)
O Flamengo acertou nesta quinta-feira a contratação do atacante Liedson, que ficou sem contrato e deixou o Corinthians na terça. Ele assina contrato até o fim do ano que vem. Depois de seguindos fracassos, a diretoria do clube rubro-negro trabalhou em sigilo e se mobilizou para sacramentar o acordo com o atleta, que já havia entrado na pauta do Flamengo em outras ocasiões. O diretor de futebol do Flamengo, Zinho, sequer foi ao treino no Ninho do Urubu para finalizar o negócio.

Via Twitter, a Think Ball & Sports Consulting, empresa que gerencia a carreira de Liedson, confirmou o destino do jogador, que tinha ofertas de outros clubes brasileiros. Liedson fez seis jogos pelo Timão neste Brasileiro e está dentro do limite que permite a um atleta defender um outro clube na mesma edição da competição. Ele chegou a ficar fora das partidas contra Botafogo e Náutico, nas últimas rodadas, para não estourar a cota.
Antes mesmo do acerto, o lateral-direito Léo Moura já garantia a boa recepção ao novo reforço do Flamengo:
- É um jogador que tem qualidade, onde passou foi bem. Será recebido de braços abertos e terá a ajuda de todo mundo

O jogador, 34 anos, teve uma passagem pelo Flamengo em 2002. Na época, o time não foi bem e chegou a ficar ameaçado de rebaixamento, mas Liedson se destacou: foram 15 gols em 29 jogos. No ano seguinte, teve sua primeira passagem pelo Corinthians e acabou vendido ao Sporting, de Portugal, clube que defendeu até o ano passado. Chamado de Levezinho pelos portugueses, Liedson se naturalizou e defendeu a seleção lusitana na Copa do Mundo de 2010.

O retorno ao Corinthians se deu em 2011. Liedson foi peça importante na conquista do título brasileiro. Em 2012, entretanto, o jogador perdeu espaço e passou a coadjuvante no time que acabou campeão da Libertadores. O Timão optou por não renovar o contrato do atleta, que se despediu do clube dizendo estar "de cabeça erguida". Foram 23 gols na segunda passagem pelo Corinthians.

Ficha do jogador:

Nome: Liedson da Silva Muniz
Idade: 34 anos
Local de nascimento: Cairu-BA
Principais clubes: Coritiba, Flamengo, Corinthians, Sporting Lisboa e Corinthians
Seleção: Portugal

Timão figura entre os 10 melhores em lista da IFFHS liderada pelo Barça

Instituto divulga lista dos 400 melhores do mundo com 17 equipes brasileiras

Por GLOBOESPORTE.COM Berlim
928 comentários
Alessandro Corinthians comemorando, Libertadores Campeao (Foto: Agência EFE)Campeão da Libertadores, Corinthians torna-se o
melhor brasileiro da lista (Foto: Agência EFE)
O título da Libertadores deixou o Corinthians entre os 10 primeiros colocados no ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês), divulgado nesta quarta-feira. Agora, o clube paulista salta três posições e é o nono da lista, liderada pelo Barcelona novamente.
As três primeiras posições não se alteraram em relação ao ranking divulgado no mês passado, e a Universidad de Chile segue em segundo, enquanto o Real Madrid se mantém em terceiro. A novidade é o Bayern, na quarta posição. O Boca, vice-campeão da Libertadores, vem em sétimo, e o Chelsea, que faturou a última Liga dos Campeões, surge na modesta oitava colocação.
O brasileiro mais bem colocado após o Corinthians é o Vasco, em 11º após perder uma posição. Além destes dois, outros 15 clubes do país apareceram na lista, que selecionou 400 equipes. Destaques para Fluminense, Santos e Inter, entre os 50 melhores do mundo, segundo a lista.
Confira abaixo o ranking (entre parênteses a posição na lista anterior):
1º (1) Barcelona (Espanha)
2º (2) Universidad de Chile (Chile)
3º (3) Real Madrid (Espanha)
4º (5) Bayern Munique (Alemanha)
5º (4) At. Madri (Espanha)
6º (6) Boca Juniors (Argentina)
7º (7) Chelsea (Inglaterra)
8º (8) Libertad (Paraguai)
9º (12) Corinthians
10º (9) Velez Sarsfield (Argentina)
12º (11) Vasco
22º (23) Fluminense
25º (26) Santos
34º (42) Internacional
59º (55) Flamengo
102º (109) Coritiba
102º (128) Palmeiras
118º (143) Grêmio
122º (128) São Paulo
131º (143) Botafogo
164º (258) Atlético-MG
261º (258) Atlético-GO
293º (258) Figueirense
315º (296) Bahia
383º (276) Atlético-PR
383º (361) Cruzeiro

Íbis reencontra caminho das vitórias
depois de mais de quatro anos

Na Segunda Divisão do Campeonato Pernambucano, Pássaro Preto
busca, no entanto, seguir a sua sina de derrotas na elite do Estadual

Por Terni Castro Recife
21 comentários
O vestiário está cheio, afinal, é dia de jogo importante. O treinador está na preleção. A ordem do dia é motivar. Nunca o objetivo de vencer foi pregado com tanta força: "Hoje é o nosso dia, é a hora de vencer. Essa é a primeira (vitória) de muitas que virão." As palavras são bem assimiladas pelos atletas, que demonstram estar preparados. São jogadores de uma das equipes mais conhecidas do futebol brasileiro, aquele que conquistou fama internacional não pelos seus grandes feitos, mas sim pela ausência deles. Eles vestem a camisa do Íbis, o pior time do mundo.
Neste ano, o Pássaro Preto segue firme em sua trajetória de insucessos. A noite nublada de quarta-feira em Paulista, cidade da Região Metropolitana do Recife, era como tantas outras para o Íbis. Sem conseguir vencer uma partida sequer na Série A2 do Campeonato Pernambucano (até então, cinco derrotas e três empates que colocavam o time em penúltimo na tabela), o Íbis entrava em campo diante do Jaguar, de Jaboatão dos Guararapes, para tentar espantar a "glória" de não conseguir um triunfo há mais de quatro anos - há 50 meses, para ser mais exato.
Jogando em casa, o Íbis bateu o adversário  por 3 a 2  Será o início da ascensão do Pássaro Preto? Nem tanto. Ele quer subir de divisão, de preferência sem ser campeão, mas não tomar gosto pelas vitórias. Tornar-se um time vencedor definitivamente não faz parte dos planos.
Time do Íbis perfilado (Foto: Terni Castro/Globoesporte.com)Time do Íbis perfilado para mais um jogo do Pernambucano da Série A-2
(Foto: Terni Castro/Globoesporte.com)
O Íbis está "atolado" na Série A-2 do Pernambucano há quase uma década. Nas últimas cinco edições, deixou de participar de duas (2009 e 2011) por não reunir condições financeiras suficientes para a disputa. Neste ano, juntou os cacos e conseguiu voltar aos gramados. O presidente do clube, Ozi Ramos, e o treinador do time nesta temporada, Marcos Costa, não escondem que o objetivo é voltar aos tempos áureos de Primeira Divisão. Mas, curiosamente, ao mesmo tempo, ratificam que não querem perder a alcunha que deixou o time conhecido internacionalmente.
- A situação que passamos não é difícil. O Íbis perder é algo normal para a mídia - brinca Marcos.
A opinião é compartilhada pelo presidente.
- Nosso objetivo é mais alto. Mas se continuarmos perdendo e mantivermos o título (de pior do mundo), vai ser bom também, porque continuarão falando da gente. É aquela coisa, falem bem ou falem mal, mas falem de Íbis - diz Ozí.
Ozir Ramos, presidente do Íbis (Foto: Terni Castro/Globoesporte.com)Ozí Ramos, presidente do Íbis (Foto: Terni Castro/Globoesporte.com)
O Poço em que o Íbis se encontra parece sem fundo. O treinador trabalha com um elenco de 40 atletas, porque existe a divisão do grupo entre os compromissos profissionais e o futebol. O clube mantém em seu elenco jogadores com dupla função. De advogado a técnico em radiologia compõem o elenco rubro-negro. Mas as adversidades não impedem os comandantes de projetarem um horizonte melhor para o time.
- Hoje o Íbis não é mais como antigamente. Agora somos organizados, fizemos um planejamento de um ano e meio. Montamos uma equipe e, mesmo com esses jogadores trabalhadores, conseguimos trazer atletas de outros estados. Temos outra estrutura, mesmo com pouco dinheiro. Estamos passando por um momento normal (no campeonato), e acredito que, quando vencermos a primeira, vamos deslanchar - acredita o treinador.
A possibilidade de uma vitória não assustava o mandatário do clube. Ozí sabe que um "tropeço" ou outro na história do Íbis não vai abalar o marketing rubro-negro.
- Veja, nós nem somos os piores. Se você for ver, hoje o pior é o Ferroviário (time do Cabo de Santo Agostinho que amarga a lanterna do campeonato). Se estivermos ganhando, vão falar que o pior está dando a volta por cima. Se continuarmos perdendo, continuaremos sendo o Pior. É audiência do mesmo jeito - brinca.
Íbismania
Pensando em associar o amor ao Pássaro Preto à própria marca icônica do Íbis e sua alcunha de "Pior do Mundo", o jornalista Israel Leal criou um movimento na Internet para deixar o Rubro-Negro mais conhecido do que já é por suas derrotas. O Íbismania foi criado em 2010 com objetivo de somar mais fãs ao time. E deu certo.
- Na verdade, fiz meu trabalho de conclusão de curso sobre o Íbis, e ele virou até livro. Depois disso, por conta da Copa do Mundo de 2010, queria chamar a atenção para o clube e criei o movimento. Hoje temos mais de 10.800 fãs em nossa página virtual, além de redes sociais, e viramos a mídia oficial do Íbis - contou Israel.
Uma das caracerísticas do projeto Íbismania é o humor ácido com a situação do próprio Pássaro Preto e com os outros times. Sobrou até para a seleção brasileira e para a Argentina.
- Quando Brasil e Argentina foram eliminados da Copa do Mundo (de 2010), colocamos imediatamente a notícia de que o Íbis estaria negociando para trazer Maradona ou Dunga para técnico. O povo riu, gostou, e a partir daí bombamos na Internet com essas brincadeiras - disse, brincalhão, o comandante do Íbismania.
Mascote trapalhão
Um dos integrantes do Íbismania, o publicitário Nilsinho Filho decidiu de alguma forma ajudar financeiramente o Íbis. No início deste ano, foi participar da tradicional corrida de Bonecos Gigantes de Olinda, na categoria mascotes de times de futebol, para arrematar o prêmio em dinheiro e dar ao clube. Trajado de Pássaro Preto, o então "alteta" estava ganhando a prova quando aconteceu algo inusitado.
- Faltavam poucos metros para chegar em primeiro lugar quando decidi dar uma olhada para ver quem estava atrás. A máscara rodou na minha cabeça e tapou minha vista. Não consegui ver nada e acabei caindo de cara no chão - conta Nelsinho, sem guardar o riso. - O pessoal achava que eu tinha feito de propósito, por sermos o Pior Time do Mundo. Mas não, caí mesmo e fiquei todo machucado. Quando terminou a prova e eu cheguei em segundo, todos os repórteres vieram me abraçar. Foi engraçado, porque ficou aquela história: nem na corrida a gente ganha.
Torcida 'fiel'
Torcedores do Íbis (Foto: Terni Castro/Globoesporte.com)Lucas e família unida pelo Íbis
(Foto: Terni Castro/Globoesporte.com)
Mesmo encostado nas últimas posições da competição, o Íbis pode se orgulhar de ter uma torcida fiel. Na verdade, a maioria é de simpatizantes do Pássaro Preto, que está mandando seus jogos no Estádio Ademir Cunha e cativando adeptos.
Mas os torcedores de coração estão presentes. É o caso do vendedor Rodrigues Costa. Torcedor há mais de 20 anos, ele tem explicação para esse amor "curioso" pelo time rubro-negro.
- Acompanho o Íbis desde a década de 90, quando chegou a jogar a Primeira Divisão. Fui ver a história de Pior Time do Mundo e acabei gostando. Apesar de só perder, o time está jogando bem. Quero ver o Íbis na Primeira Divisão, jogando contra o Sport, na Ilha do Retiro. Imagine só como seria? - sonha o vendedor, que passou a paixão para o filho, Lucas Matias, de dez anos.
- Tenho amor por dois rubro-negros, Íbis e Sport. Não é porque o Íbis só faz perder que eu vou deixar de torcer - ressalta o garoto.

Após exaltar Neymar pelo Twitter, Spider vai ver o Brasil em Londres

Lutador, que estava assistindo aos Jogos Olímpicos durante suas férias em Los Angeles, desembarca nesta quinta-feira na capital inglesa

Por SporTV.com Rio de Janeiro
31 comentários
Anderson Silva comemora vitória do Corinthians na final da Libertadores (Foto: Rodrigo Bocardi)Anderson Silva assistirá ao Brasil em Londres
(Foto: Rodrigo Bocardi)
Campeão dos pesos-médios do UFC, Anderson Silva desembarca nesta quinta-feira em Londres. O lutador vai acompanhar os jogos da seleção brasileira de futebol nos Jogos Olímpicos. Spider acompanhará o jogo deste sábado, quando o time de Neymar e companhia enfrentará a seleção de Honduras.
O brasileiro estava acompanhando as competições em Londres diretamente de Los Angeles, onde passa férias desde sua última luta, pelo UFC 148, quando manteve o cinturão após vencer o falastrão Chael Sonnen.
Anderson Silva tem acompanhado todos os jogos da seleção brasileira, e em um deles, após a vitória por 3 a 1 sobre a Bielorrússia, exaltou a atuação de Neymar, que na ocasião marcou um gol e deu passes para os outros dois.
Anderson Silva e Neymar são agenciados pela 9ine, empresa que tem Ronaldo como um dos sócios. Ambos têm o mesmo patrocinador esportivo.

Ultimate anuncia vários combates e Charles do Bronx lutará no UFC 152

UFC confirmou também mais duas lutas para o UFC 154, em Montreal, dia 17 de novembro. Evento pode marcar o retorno de Georges St. Pierre

Por SporTV.com Rio de Janeiro
1 comentário
Charles do Bronx, UFC BH (Foto: Johnny Duarte / Integralmédica / Divulgação)Charles do Bronx estará no UFC 152
(Foto: Johnny Duarte / Integralmédica / Divulgação)
O Ultimate anunciou nesta quinta-feira mais duas lutas para o card do UFC 152, dia 22 de setembro, em Toronto, no Canadá. O brasileiro Charles do Bronx enfrentará Cub Swanson, pelos pesos-penas, e Dan Miller subirá ao octógono contra Sean Pierson, pelos meio-médios. A luta principal do evento será a disputa do cinturão dos pesos-moscas, entre Joseph Benavidez e Demetrious Johnson.
Do Bronx afirmou que ainda não assinou o contrato, mas que a luta é muito boa para ele.
- Ainda não assinei nada, mas recebi algumas ligações comentando sobre esta possível luta. Ele é um lutador bem duro e, caso a luta ocorra realmente será muito bom para mim – disse o lutador.
O UFC confirmou também mais duas lutas para o UFC 154, em Montreal, dia 17 de novembro. Pelos pesos-pena, Pablo Garza enfrentará Mark Hominick. Pelos pesos-médios, Tom Lawlor enfrentará Francis Carmont. O evento pode marcar também o retorno de Georges St. Pierre aos octógonos, contra Carlos Condit.

Dana prevê problemas para escolher desafiante meio-pesado no sábado

Quem vencer de forma mais impressionante entre Shogun x Vera e Lyoto x Bader ganhará a oportunidade. Chance de haver dois nocautes é grande

Por SporTV.com Los Angeles, EUA
10 comentários
mauricio Shogun x Vera mma coletiva (Foto: Reprodução/Twitter)Dana White (amarelo) na coletiva desta
quinta-feira (Foto: Reprodução/Twitter)
Mauricio Shogun, Brandon Vera, Lyoto Machida e Ryan Bader. Quatro dos principais nocauteadores do meio-pesado do UFC vão disputar no próximo sábado, em Los Angeles (EUA), a chance de lutar pelo cinturão da categoria. O presidente do Ultimate, Dana White, revelou que quem vencer de forma mais impressionante será o escolhido. Mas tendo quatro caras com forte poder de nocaute, a chance de as duas lutas terminarem com nocautes é grande. Se isso acontecer, como agir?
- Esse é um problema que eu tenho - disse Dana White, rindo, em resposta a uma pergunta da plateia.
Dana White também se divertiu com um torcedor brasileiro vestido com a camisa do Flamengo. O rubro-negro pediu para que o UFC fizesse uma luta de Jon Jones contra Shogun ou Lyoto no Brasil e arrancou sorrisos do dirigente.
Mengão gigante no UFC (Foto: Reprodução/Youtube)Torcedor do Flamengo pediu luta de Jon Jones no Brasil (Foto: Reprodução/Youtube)
Outro assunto abordado por Dana White foi a concorrência que o evento de sábado terá com os Jogos Olímpicos. O presidente do UFC reconheceu o UFC: Shogun x Vera pode perder um pouco da audiência que teria.
- Definitivamente estamos cientes de que teremos uma concorrência dura no sábado à noite.
O UFC: Shogun x Vera será disputado no próximo sábado, e o SPORTV.COM acompanha todos as lutas em Tempo Real a partir de 17h45m. O canal Combate transmite o evento ao vivo.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC: Shogun x Vera
4 de agosto de 2012, em Los Angeles (EUA)
CARD PRINCIPAL
Mauricio Shogun x Brandon Vera
Lyoto Machida x Ryan Bader
Joe Lauzon x Jamie Varner
Mike Swick x DaMarques Johnson
CARD PRELIMINAR
Cole Miller x Nam Pham
Phil Davis x Wagner Caldeirão
Josh Grispi x Rani Yahya
Phil De Fries x Oli Thompson
Manny Gamburyan x Michihiro Omigawa
Ulysses Gomez x John Moraga

Artista nas horas vagas, Brittney Palmer pinta quadro de BJ Penn

Beldade largou o UFC para ser pintora, mas acabou voltando atrás

Por SporTV.com Rio de Janeiro
4 comentários
Fotos da ring girl do UFC Brittney Palmer. (Foto: TheChive.com)
Ex-ring girl do WEC, Brittney Palmer migrou para o UFC junto do extinto evento. Ela apareceu pela primeira vez na nova casa no dia 1º de janeiro do ano passado, no UFC 125, mas, após seis meses, deixou a organização e se mudou de Las Vegas para Los Angeles para tentar realizar o sonho de ingressar em uma escola de artes.
A ideia não foi para frente, e Brittney voltou a figurar como ring girl do Ultimate, mas não por falta de talento como pintora. Em uma coletânea de fotos publicada pelo site "The Chive", a beldade aparece com vários quadros que já pintou (foto abaixo), dentre eles um do lutador e ex-campeão BJ Penn (foto acima), que encara Rory MacDonald no UFC 152, em setembro.
Fotos da ring girl do UFC Brittney Palmer (Foto: TheChive.com)

Em coletiva, Shogun e Machida
reafirmam desejo de tira-teima

Os dois se enfrentaram em duas ocasiões. Em 2009, Lyoto levou a
melhor. Em 2010, foi a ver de o curitibano sair com a vitória

Por SporTV.com Los Angeles, EUA
33 comentários
mauricio Shogun x Vera mma coletiva (Foto: Reprodução/Twitter)Lyoto, Shogun e Dana White, na coletiva do
UFC: Shogun x Vera (Foto: Reprodução/Twitter)
O tira-teima entre Lyoto Machida e Mauricio Shogun parece estar cada dia mais próximo. Os dois entram no octógono neste sábado, pelo UFC: Shogun x Vera, em Los Angeles. Machida enfrentará Ryan Bader, enquanto Shogun encara Brandon Vera. Os dois sentaram lado a lado na coletiva de imprensa do evento, nesta quinta-feira, em Los Angeles (EUA), e ambos disseram que adorariam uma terceira luta entre eles.
- Acho que seria uma grande oportunidade para nós dois termos esta "trilogia" - disse Lyoto Machida, que bateu Shogun no UFC 104, em 2009.
Shogun, que deu o troco e venceu Machida em 2010, no UFC 113, sonha com o desempate e afirmou que ficaria muito feliz se o duelo fizesse parte da segunda temporada do TUF Brasil.
- Lyoto é um grande atleta. Ele é novo e eu também. Vai acontecer um dia e espero que seja no TUF. Tenho esse sonho - disse o curitibano.
Apesar da vontade mútua, ambos demonstraram bastante cordialidade um com o outro. Sentados lado a lado, eles conversaram mais de uma vez enquanto repórteres faziam perguntas para Brandon Vera e Ryan Bader.
Lioto Machida e Mauricio Shogun, em coletiva (Foto: Reprodução/Youtube)Lioto Machida e Mauricio Shogun, em coletiva (Foto: Reprodução/Youtube)
O "UFC: Shogun x Vera" ocorre na noite deste sábado, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Mauricio Shogun encara Brandon Vera na luta principal, e Lyoto Machida pega Ryan Bader. O evento terá transmissão ao vivo do canal Combate, a partir das 17h45m (horário de Brasília). O SPORTV.COM acompanha todas as lutas em Tempo Real.
UFC: Shogun x Vera
4 de agosto de 2012, em Los Angeles (EUA)
CARD PRINCIPAL
Mauricio Shogun x Brandon Vera
Lyoto Machida x Ryan Bader
Joe Lauzon x Jamie Varner
Mike Swick x DaMarques Johnson
CARD PRELIMINAR
Nam Pham x Cole Miller
Phil Davis x Wagner Caldeirão
Josh Grispi x Rani Yahya
Oli Thompson x Phil De Fries
Manny Gamburyan x Michihiro Omigawa
Ulysses Gomez x John Moraga