sexta-feira, 2 de março de 2012

Valcke perde a paciência e critica Brasil: ‘Não está funcionando’

Secretário-geral da Fifa critica demora da aprovação da Lei Geral:
‘Estão mais preocupados em ganhar do que organizar a Copa’

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Jerome Valcke, reunião da Copa do Mundo 2014 (Foto: Jorge William/Agência O Globo)Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa
(Foto: Jorge William/Agência O Globo)
A demora na aprovação da Lei Geral da Copa parece ter tirado de vez a Fifa do sério. Nesta sexta-feira, no encontro da International Board, em Bagshot, na Inglaterra, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, fez duras críticas ao andamento dos preparativos para o Mundial no Brasil em 2014.
- Lamento dizer, mas as coisas não estão funcionando no Brasil - disse o dirigente, à agência Reuters.
Valcke, que normalmente não costuma distribuir elogios gratuitos, foi mais duro do que o normal. Para o dirigente, os organizadores da Copa de 2014 deveriam receber “um empurrão nas costas", uma vez que “pouco está acontecendo no Brasil”.
As maiores preocupações da Fifa, segundo Valcke, dizem respeito a questões de transportes e hotelaria. Além, é claro, da demora para a aprovação da Lei Geral.
Não existe um 'plano B' para o Brasil. Nossa maior preocupação é preparar o Brasil para receber tanta gente, já que muitas pessoas querem ir ao país durante a Copa"
Jérôme Valcke
- Deveríamos ter recebido esses documentos assinados até 2007, e estamos em 2012. Não há hotéis suficientes. Apenas São Paulo e Rio de Janeiro têm quartos suficientes. Se pensarmos em Manaus, por exemplo, precisamos de mais quartos – frisou o dirigente, que também criticou o difícil acesso à Arena da Fonte Nova, em Salvador. Valcke esteve na cidade em janeiro.
Jérôme Valcke garantiu que os brasileiros não correm o risco de ficar sem a Copa do Mundo, uma vez que a Fifa não trabalha com uma segunda opção. Mas se mostrou preocupado com a situação dos torcedores de todo o mundo que pretendem vir ao Brasil durante o Mundial.
- Não existe um "plano B" para o Brasil. Nossa maior preocupação é preparar o Brasil para receber tanta gente, já que muitas pessoas querem ir ao país durante a Copa.
Por fim, o dirigente provocou mais uma vez a organização da Copa, comparando a preparação do Brasil com a da África do Sul e dizendo que os brasileiros estão mais preocupados em ganhar a Copa do que organizá-la.
- A prioridade da África do Sul foi organizar a Copa do Mundo, não ganhá-la. Parece que todos no Brasil só pensam em ganhar a Copa, e isso precisa mudar - disse o dirigente que, curiosamente, em janeiro, falou que a Copa do Mundo só seria perfeita para os brasileiros caso a Seleção Brasileira conquistasse o hexacampeonato.
As declarações de Jérôme Valcke se dão dois dias após a votação da Lei Geral ser adiada para a próxima semana. Em sua última visita ao país, em janeiro, o dirigente cobrou a rápida aprovação da lei. Procurado, o COL não quis se pronunciar, alegando que as críticas do secretário-geral foram direcionadas ao governo brasileiro e ao setor privado.
Valcke chega ao Brasil no dia 12 de março para a segunda de suas visitas bimestrais em 2012 às cidades-sede. No mesmo dia, irá a Recife visitar, ao lado dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo, a Arena Pernambuco, candidata a receber jogos da Copa das Confederações. No dia seguinte, a comitiva segue para Brasília para uma vistoria ao Estádio Nacional Mané Garrincha, palco da abertura da Copa das Confederações, em 2013.
Na dia 14, a comitiva da Fifa se reunirá na capital federal com membros do Comitê Organizador Local (COL) e com o ministro dos esportes, Aldo Rebelo, para avaliar os próximos passos na preparação para o Mundial. Encerrando a agenda, Valcke irá a Cuiabá conhecer a Arena Pantanal, no dia 15.

Leão descarta Luis Fabiano para o duelo contra o XV de Piracicaba

Atacante pode retornar ao time do São Paulo na estreia pela Copa do Brasil, mas provável reencontro deve ser contra a Lusa

Por Marcos Guerra São Paulo
O técnico Emerson Leão ainda tinha esperança de contar com Luis Fabiano para o jogo contra o XV de Piracicaba, no domingo, às 16h. No entanto, o retorno do atacante ao time do São Paulo terá de ser adiado. Depois de um treinamento específico com o jogador, o treinador considerou que ainda falta resistência ao Fabuloso, que se recupera de um estiramento na coxa direita.
- O Luis Fabiano não viaja para Piracicaba. Está quase preparado. O treino desta sexta foi uma repetição do de quarta, só que com mais intensidade. Ele passou em todos os quesitos, exceto em resistência - disse Leão.
Luis Fabiano e Leão no treino do São Paulo (Foto: João Neto / VIPCOMM)Luis Fabiano e Emerson Leão, em treino do São Paulo (Foto: João Neto / VIPCOMM)
O atacante está há pouco mais de um mês no estaleiro. No início desta semana, ele voltou a treinar com o restante do elenco, mas só realizou atividades leves. Na quarta e nesta sexta, Leão dedicou cerca de 25 minutos a Luis Fabiano para um treinamento que simula as funções de um centroavante em jogo, mas o Fabuloso cansou ao fim do exercício.
Leão ainda não descartou Luis Fabiano para a estreia na Copa do Brasil, na quarta, contra o Independente-PA, em Belém. No entanto, o provável reencontro do Fabuloso com a torcida são-paulina deve ficar mesmo para o próximo dia 11, quando o São Paulo mede forças com a Portuguesa, no Morumbi.
- Não estou nem dando chance a ele de pedir para jogar neste domingo. Não vamos bater recorde de preparação. Ele está bom, mas não excelente. Vamos ver se podemos levá-lo a Belém. Mas domingo, com certeza, ele estará em campo – disse Leão.
Para Luis Fabiano voltar à equipe tricolor, Leão deverá sacar Willian José, artilheiro do time na temporada com nove gols.

Com dores na perna direita, Ronaldinho não treina em Macaé

Craque levou pancada durante amistoso da Seleção e voltou para o hotel para fazer fisioterapia. Ele não deve ser problema para o jogo de domingo

Por Richard Souza Macaé, RJ
Ronaldinho chegou nesta sexta-feira a Macaé, onde o Flamengo está concentrado para o jogo deste domingo, contra o Duque de Caxias, pela Taça Rio. O craque acompanhou a delegação até o estádio Moacyrzão, mas não participou da atividade comandada por Joel Santana. R10 levou uma pancada na perna direita durante o amistoso da Seleção Brasileira contra a Bósnia, na última terça, e está com dores no local.
Ronaldinho Gaúcho no hotel do Flamengo (Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE.COM)Ronaldinho no hotel do Flamengo em Macaé (Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE.COM)
Enquanto os companheiros treinavam, Ronaldinho voltou ao hotel que hospeda o Flamengo e deu início a um trabalho de fisioterapia. O craque será reavaliado neste sábado, mas a tendência é de que ele não seja problema para a partida de domingo.
O médico Márcio Tannure confirmou que o problema de Ronaldinho não é sério.
- Não preocupa, ele reclamou de dor na tíbia (osso da canela). Foi mais por prevenção - disse o médico.
A bola rola para Duque de Caxias x Flamengo às 18h30m deste domingo, no estádio Moacyrzão, em Macaé.

Cristóvão Borges transforma lateral esquerda em enigma

Técnico diz que Abelairas não vai ser escalado na posição e deixa dúvida na ar: ‘Não pude contar com esse jogador na atividade’

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Como esperado, no treino desta sexta-feira, o técnico Cristóvão Borges escalou a equipe que enfrenta o Olaria com os jogadores reservas. Parecia que o time estava certo para a partida, mas Cristóvão deixou uma dúvida no ar minutos depois, durante a entrevista coletiva. Ele revelou que nem todos que estavam entre os 11 serão escalados para o duelo deste sábado, às 16h.
- Aquele é o time quase todo que vai jogar; 90% estava ali - disse.
Matías Abelairas no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Abelairas treina como lateral, mas será escalado como volante (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
A dúvida então ficou por conta de quem sairia do time e quem entraria em seu lugar. O técnico acabou por dar uma pista ao falar sobre a estreia do argentino Abelairas com a camisa do Vasco. O jogador foi improvisado na lateral esquerda durante o treino, mas não vai atuar por ali.
- Ele treinou na posição que não se sente mais à vontade, e eu pretendo utilizá-lo na posição que ele se sente melhor (como segundo volante). Vou procurar colocá-lo na maneira que ele fique mais à vontade possível para que possa fazer um bom jogo e começar a conquistar a torcida.
Abelairas deve jogar como segundo volante, na posição que foi ocupada por Diego Rosa durante o treino. O meio seria formado assim com o argentino, Fellipe Bastos, Chaparro e Felipe. O mistério passou a ser quem atuará na lateral esquerda.
Ele treinou na posição que não
se sente mais à vontade, e eu pretendo utilizá-lo na posição
que ele se sente melhor (como segundo volante)"
Cristóvão Borges
- Eu não pude contar com esse jogador nessa atividade de hoje (sexta). É ele quem vai para o jogo - disse Cristóvão, sem querer revelar o nome desse atleta.
Sem um jogador reserva para a posição, Thiago Feltri pode ser escalado para compor o time. A outra opção é escalar o zagueiro Jomar na esquerda e dar mais liberdade para Max na direita.
A equipe que treinou nesta sexta-feira teve Fernando Prass, Max, Douglas, Renato Silva e Abelairas, Diego Rosa, Fellipe Bastos, Chaparro e Felipe; Eder Luis e Tenorio.

O jogo contra o Olaria será disputado neste sábado, no estádio de Moça Bonita, em Bangu, pela segunda rodada da Taça Rio.

Ricardo Gomes marca retorno ao Vasco: ‘Em junho, no máximo julho’

Mesmo sem contrato, técnico, que se recupera de um AVC sofrido há seis meses, não cogita comandar outra equipe

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ricardo Gomes visita o elenco do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Ricardo Gomes está bem perto de retomar o
comando do time do Vasco (Foto: Marcelo Sadio)
Há seis meses longe dos gramados devido a um AVC (acidente vascular cerebral) sofrido no clássico com o Flamengo, dia 28 de agosto, no Engenhão, Ricardo Gomes está cada vez mais perto de retornar ao trabalho. Segundo o próprio treinador, em junho, ou “no máximo julho”, ele estará de volta ao banco cruz-maltino. Mesmo sem contrato, uma vez que seu compromisso com o clube terminou no fim do ano passado e não foi renovado por opção do próprio técnico, Gomes não cogita a possibilidade de comandar outra equipe.
- Volto em junho, no máximo em julho. E com certeza no Vasco. Tenho certeza de que isso vai acontecer. Não tenho pressa, mas não está muito longe - garantiu Ricardo Gomes em entrevista ao site Gazeta Esportes.
Apesar de distante das quatro linhas, Gomes sempre esteve presente nos momentos importantes do Vasco. Tanto que na noite do último sábado, véspera da final da Taça Guanabara, visitou o hotel que serve de concentração para o time, na Barra da Tijuca, e jantou com os jogadores. No dia 2 de fevereiro, ele completou um ano à frente do time, que comandou em 44 partidas, com 24 vitórias, sete derrotas e 13 empates.
Com um intenso trabalho de fisioterapia, o obstinado Ricardo Gomes recuperou os movimentos e a fala, que é pausada, mas completamente nítida. Às vezes, lhe foge uma palavra ou outra. Ele ainda tem certa limitação no lado direito do corpo. Mas faz tudo sozinho. Não depende sequer de uma pessoa para levá-lo à academia. O técnico participou ativamente do planejamento para o ano que marca o retorno do Vasco à Libertadores.

Lateral-esquerdo Julinho é o novo contratado pelo Sport

No último dia de inscrições para o Pernambucano, Rubro-negro anuncia a contratação de ex-vascaíno

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
julinho vasco atlético-mg (Foto: Douglas Magno / Agência Estado)Lateral-esquerdo Julinho, ex-Vasco, é o novo
contratado do Sport (Foto: Agência Estado)
'Aos 45 do segundo tempo', no último dia para inscrições de jogadores para o Campeonato Penrambucano, o Sport anunciou a contratação do último reforço a disputa da competição. Trata-se do lateral-esquerdo Julinho, que estava no Vasco, e chega à Ilha do Retiro por empréstimo até julho. Julinho, de 25 anos, destacou-se no Avaí, onde foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Catarinense do ano passado, e de lá se transferiu para o Vasco, onde atuou em apenas 13 partidas, sem marcar gols.
Julinho vinha sem espaço no clube carioca e acertou seu desligamento para acertar com o Sport. Ele já está no Recife e começa a trabalhar com o elenco rubro-negro na segunda-feira. A intenção da diretoria do Sport era anunciar a contratação de um meio-campo e um atacante, mas as negociações não evoluíram e o novos reforços só serão contratados para a disputa da Série A.

Antes da Libertadores, Eder Luis usa jogo contra Olaria para ‘perder medo’

Atacante admite receio de impacto em local de cirurgia, mas promete máximo de esforço para ajudar nas duas próximas partidas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Eder Luis no treino do Vasco  (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Eder Luis treina para voltar ao time do Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial Vasco da Gama)
Foram quase quatro meses sem disputar uma partida, e a espera tem data para acabar. Neste sábado, Eder Luis voltará a campo para defender o Vasco contra o Olaria após 105 dias se recuperando de uma fratura no pé esquerdo, sofrida em 19 de novembro do ano passado – na partida contra o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro. Mas sabe que precisará passar por um período de readapatação para tentar dar fim ao receio natural de sofrer impacto no local de uma cirurgia. No entanto, ele lembra a importância de jogar pelo estadual, nem que seja apenas alguns minutos, em nome do principal objetivo: a partida contra o Alianza Lima, na próxima terça-feira, pela segunda rodada da Libertadores.
- Em jogos de Libertadores é preciso estar 100%. Em campo precisam estar os melhores, e eu espero estar em condição de ser utilizado. No sábado vou tentar tirar um pouco do meu medo para estar melhor na terça - explicou o atacante.
Embora tenha iniciado os trabalhos com bola há mais de uma semana e tenha disputado alguns treinos nos quais há possibilidade de contato com outros jogadores, Eder Luis sabe que se trata de situações bem diferentes das de um jogo. Mesmo sabendo que precisa recuperar o ritmo, o atacante espera dar sua contribuição no tempo em que estiver no campo de Moça Bonita para enfrentar o Olaria, neste sábado.
- O ritmo ainda não é a ideal, mas a vontade de ajudar supera algumas dificuldades. Quero ficar à disposição do treinador e espero contribuir o máximo no tempo que for necessário - disse Eder Luis.
 

IFFHS: Vasco sobe duas posições, e Santos segue como melhor brasileiro

Cruz-maltino pula para a 25ª posição e supera o Inter, que agora é o 31º.
Peixe cai de 6º para 8º, e o Barcelona continua como o melhor do mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Alecsandro gol Vasco  (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Vasco só está atrás do Santos entre os brasileiros
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
A nova parcial do ranking dos melhores times do mundo, feita pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), manteve os cinco primeiros colocados da lista - Barcelona (ESP), Real Madrid (ESP), Vélez Sarsfield (ARG), Manchester United (ING) e Manchester City(ING), respectivamente -, mas apresentou novidades com relação às equipes brasileiras. O Vasco, vice-campeão nacional em 2011 e da Taça Guanabara desse ano - primeiro turno do Campeonato Carioca - subiu do 27º para o 25º lugar. Com isso, o Cruz-maltino superou o Internacional (agora em 31º) e só está atrás do Santos, que caiu de 6º para 8º, entre os brasileiros.
Na lista dos cem primeiros clubes, também aparecem o Fluminense (61º), o Flamengo (79º) e o Cruzeiro (98º). O Grêmio, que na última atualização do ranking ocupava a 73ª posição, caiu para o 138º lugar.
O ranking mundial de clubes da IFFHS é calculado mediante os resultados das equipes nos últimos 12 meses pelos campeonatos nacionais e em competições internacionais oficiais, como a Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Libertadores, Copa Sul-Americana e Liga Europa. O Brasil faz parte do grupo mais forte, ao lado de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Argentina. Porém, os times brasileiros têm a desvantagem de disputarem campeonato estaduais, que não são contemplados no ranking. A lista é atualizada todos os meses.
Pos. Time/país Pontos Pos. Time/país Pontos
1 Barcelona (ESP) 369 25 Vasco (BRA) 184
2 Real Madrid (ESP) 292 31 Internacional (BRA) 179
3 Vélez Sarsfield (ARG) 291 61 Fluminense (BRA) 146
4 Manchester United (ING) 255 79 Flamengo (BRA) 133
5 Manchester City (ING) 251 98 Cruzeiro (BRA) 121
6 Universidad de Chile (CHI) 245 111 Coritiba (BRA) 116
7 Universidad Católica (CHI) 232,5 135 Botafogo (BRA) 108
8 Santos (BRA) 231 138 Grêmio (BRA) 107
9 Schalke 04 (ALE) 230 147 Corinthians (BRA) 103
10 Libertad (PAR) 227,5 154 São Paulo (BRA) 102

Willians e Léo Moura evoluem, mas ainda são dúvidas contra o Emelec

Volante está em Macaé e faz tratamento intensivo para curar torção no tornozelo direito. No Rio, lateral está melhor e tem mais chance de jogar

Por Richard Souza Macaé, RJ
Em Macaé e no Rio, o departamento médico do Flamengo trabalha com intensidade para recuperar dois titulares de Joel Santana: Willians, que sofreu uma entorse no tornozelo direito na última quarta-feira, contra o Boavista, e Léo Moura, que machucou o joelho direito contra o Vasco, na semifinal da Taça Guanabara. Ambos não jogam contra o Duque de Caxias, neste domingo, pela segunda rodada da Taça Rio. A intenção é deixá-los em condições de enfrentar o Emelec, do Equador. O jogo será na quinta, pela segunda rodada do Grupo 2 da Libertadores, no Engenhão.
O volante continua com a delegação no Norte Fluminense e faz tratamento com fisioterapia em período integral na concentração. Segundo o médico Márcio Tannure, ele apresenta melhora, mas ainda é cedo para dizer se vai enfrentar os equatorianos.
- Ele tem evoluído muito bem. Agora, vamos tratar e aguardar. Cada um reage de uma maneira diferente. Tem diminuído o edema, mas ainda está com dor. Estamos tratando em período integral, está na concentração direto em tratamento.
Léo Moura treina com bola no ninho  (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)Léo Moura tem treinado no Rio. Ele tem mais chance de jogar quinta (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
Léo tem mais chances de estar em campo. O lateral-direito já voltou a treinar com bola, mas ainda precisa ganhar confiança. Na atividade de quinta-feira, no Ninho, em alguns momentos evitou passar e chutar com a perna direita. A lesão foi na parte externa do joelho.
- Léo continua trabalhando dentro daquilo que a gente programou. Tem ido bem e a cada dia que passa tem se sentido melhor, mais confiante. Está evoluindo. Não veio para o jogo de domingo, mas trabalhamos com a expectativa do retorno dele na quinta-feira. Também é cedo para afirmar, mas estamos fazendo esse esforço. Ele tem mais chances que o Willians.
Galhardo tem sido o substituto de Léo Moura. No meio, Maldonado entrou no lugar de Willians contra o Boavista, mas não foi bem. Para o jogo contra o Duque, Joel testou Muralha e Luiz Antonio no treino fechado desta sexta-feira. Airton, machucado, só volta em dois meses. Renato vai cumprir suspensão. O técnico observou Camacho na posição.

Clube da Segundona paulista se inspira no Palmeiras e faz 'vaquinha'

Penapolense quer arrecador fundos para conquistar o acesso no Paulista; presidente detona Verdão pela estratégia que ele mesmo copiou

Por Rafaela Gonçalves Penápolis, SP
O Palmeiras está fazendo escola. Após anunciar a campanha para arrecadar recursos financeiros para contratar o meia Wesley, o Verdão abriu margem para outros clubes seguirem o exemplo e pedirem dinheiro para os seus torcedores. E o primeiro "aluno" foi o Penapolense, time que disputa a Série A2 do Campeonato Paulista.
Nesta semana, o presidente Nilso Moreira abriu uma conta bancária para que os apaixonados pelo Penapolense possam depositar dinheiro.
diretor de futebol do Clube Atlático Penapolense - André dos Santos Garcia (Foto: Divulgação / Penapolense / Silas Reche)O diretor de futebol André Garcia deu exemplo e fez sua contribuição (Foto: Silas Reche/Penapolense)
- Não queremos esmola, queremos ajuda. A cidade sabe que temos poucos recursos para mantermos a equipe e, por isso, estamos pedindo essa colaboração. Não temos metas, o que vier está bom, até porque sabemos que Penápolis é pobre e vive de cana-de-açúcar. Nós sabemos do amor dos torcedores e eles estão vendo que o time está empenhado, por isso acreditamos que vamos conseguir uma boa quantia - disse o presidente.
Campeão da Série A3 em 2011, o clube faz boa e surpreendente campanha neste ano: é o vice-líder da A2, com 21 pontos. O presidente diz que pretende utilizar o dinheiro dos torcedores para pagar a premiação dos jogadores e também para arcar com as despesas das viagens.
- Nós pensamos em contratar reforços com esse dinheiro, mas o prazo de contratações está acabando e nós também temos outros tipos de gastos. Com essa verba, nós podemos pagar hospedagem e bicho aos atletas - explicou.
diretor de futebol do Penapolense - André dos Santos Garcia (Foto: Divulgação / Penapolense / Silas Reche)Diretor de futebol endossa pedido do presidente
por doações (Foto: Silas Reche/Penapolense)
A busca de dinheiro no Penapolense não é nova. Há duas semanas, ele ameaçou reajustar os preços dos ingressos nas partidas, mas até agora não adotou a medida. Com média de público de 641 pagantes por jogo, o Penapolense embolsou até agora exatos R$ 30.874,44 em renda líquida, nas cinco partidas em casa.
Apesar de seguir uma linha parecida com a do Palmeiras, o presidente do Penapolense, que há duas semanas pensou em reajustar o preço,  criticou a postura do Verdão, que tenta arrecadar cerca de R$ 21 milhões para contratar o meia Wesley., do Werder Bremen, da Alemanha.
- Um clube grande, que tem uma folha anual de R$200 milhões, não pode agir desta maneira. É uma vergonha. Isso é problema de gestão, da diretoria que não sabe administrar o clube. Mas aqui no Penapolense a história é diferente. Temos uma folha anual baixa, de apenas R$ 1 milhão, e nós nunca atrasamos salários dos jogadores, como fazem alguns clubes grandes, porque sabemos que os jogadores têm família, muitos mais de uma, e precisam do dinheiro. São trabalhadores.
Quem quiser contribuir com a "vaquinha" do clube do interior pode depositar qualquer quantidade na conta: Bradesco, agência 022-1, c/c 48172-6, em nome de Clube Atlético Penapolense.
A diretoria promete, inclusive, prestar contas aos torcedores de como o dinheiro está sendo usado.

Federação de Futebol do Rio planeja Estadual de MMA com os clubes

Entidade firmou convênio com a Confederação Brasileira de MMA para elaboração de regras para a criação do campeonato

Por SporTV.com Rio de Janeiro
José Aldo Jr no Aterro do Flamengo (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)José Aldo, campeão dos penas do UFC, é torcedor e
patrocinado pelo Flamengo (Foto: Adriano Albuquerque)
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e a Confederação Brasileira de MMA firmaram um convênio com o objetivo de criar o Campeonato Carioca de MMA. A ideia é ter atletas que representem os quatro principais clubes da cidade (Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo) disputando o campeonato, que teria regras próprias e buscaria aproximar o MMA do futebol.
- O MMA está crescendo muito, e nós vamos mostrar aos times que há vantagens financeiras, novos torcedores para fidelizar, exposição de marca, possibilidade de criar novos produtos, novas propriedades de patrocínio, ou seja, ‘n’ alternativas - afirma Otavio de Melo, diretor de marketing da Ferj.
A Ferj e a CBMMA buscarão, agora, o contato com os clubes, para saber se haveria interesse na proposta. O Flamengo, que já patrocina o campeão dos pesos-pena do UFC, José Aldo, tem maiores chances de aceitar a assciação, mesmo que o seu atleta não possa participar da competição, por ter contrato com o Ultimate Fighting Championship. O Fluminense, por outro lado, teria se mostrado avesso à associação, preferindo estudar com mais calma a iniciativa.
Assista a vídeos de lutas
- Hoje investimos em futebol e esportes olímpicos, até por estarmos em um ciclo olímpico, e podemos analisar a ideia, mas as nossas prioridades serão essas - pondera Idel Halfen, vice-presidente de marketing do Tricolor.

Grosjean lidera dobradinha francesa no segundo dia de testes na Espanha

Com 124 voltas completadas, uma a menos que Alonso, piloto da Lotus fecha o dia à frente de Vergne, da STR. Bruno Senna treina pit stops e é décimo

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Romain Grosjean Lotus testes Barcelona Fórmula 1 (Foto: Divulgação)Romain Grosjean liderou os testes da Fórmula 1
em Barcelona na sexta-feira (Foto: Divulgação)
Os franceses continuam mostrando serviço em Barcelona. No segundo dia de testes coletivos da Fórmula 1 na pista catalã nesta semana, Romain Grosjean repetiu o que havia feito na quinta-feira e foi o mais rápido da sessão. O piloto da Lotus deu 124 voltas e marcou seu melhor tempo – 1m22s614 – nos últimos minutos, usando pneus macios. Desta forma, ele superou o compatriota Jean-Eric Vergne, que havia cravado a melhor marca no período da manhã. Bruno Senna, que não havia treinado mais cedo, assumiu a Williams usada por seu companheiro Pastor Maldonado e ficou com o décimo tempo, logo à frente do venezuelano.
Quem mais andou nesta sexta foi o espanhol Fernando Alonso, que fez uma simulação de corrida na parte da tarde e terminou o dia com 125 voltas completadas com a Ferrari e o quarto tempo no geral. Para Grosjean, a tarefa de tirar o melhor tempo das mãos de Vergne foi facilitada pelo fato de que o piloto da STR testou paradas de box durante boa parte da tarde. Além do francês da Lotus, que superou a marca de Vergne em meio segundo e a sua própria em quase um segundo, três pilotos melhoraram seus tempos em relação à manhã: Sebastian Vettel, da RBR, Kamui Kobayashi, da Sauber, e Michael Schumacher, da Mercedes. O atual bicampeão mundial foi o terceiro mais rápido, 0s7 atrás do francês.
Alonso no treino da Ferrari em Barcelona (Foto: AP)Fazendo uma simulação de corrida com a Ferrari, Fernando Alonso foi quem mais andou no dia (Foto: AP)
Único brasileiro na pista, Bruno Senna substituiu Pastor Maldonado no cockpit da Williams, dando 48 voltas, 28 a mais do que o venezuelano havia completado pela manhã. Ele marcou um tempo quase um segundo mais rápido que o companheiro, e ficou na décima posição. No entanto, o tempo de volta foi o que menos importou para a equipe inglesa nesta sexta-feira, já que os trabalhos foram concentrados no treinamento de pit stops. Bruno fez ao todo 31 simulações de trocas de pneus durante a tarde. O brasileiro será o responsável pelo desenvolvimento do carro nos treinos deste sábado.
Confira os melhores tempos do dia na sexta-feira em Barcelona:
1 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m22s614 (124 voltas)
2 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m23s126 (31)
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m23s361 (85)
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m23s447 (125)
5 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m23s828 (104)
6 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m23s836 (77)
7 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m23s893 (33)
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m23s978 (79)
9 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s111 (65)
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m24s925 (48)
11 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m25s801 (20)

Ronda Rousey aparece mais magra e com corpo definido antes de pesagem

Americana encara Miesha Tate na luta principal do Strikeforce deste sábado

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Rouda Rousey antes da pesagem (Foto: Reprodução / Twitter)Foto desta sexta-feira (Foto: Reprodução / Twitter)
Os dias antes da pesagem oficial não devem ter sido dos mais agradáveis para Ronda Rousey em relação à alimentação. A bela lutadora americana apareceu com uma silhueta bem mais magra e definida para bater o peso da categoria peso-galo, que é de 61,2kg, pouco antes da pesagem, que ocorre nesta sexta-feira. No noite de sábado, em evento do Strikeforce, ela disputa o cinturão da categoria contra a compatriota e também beldade Miesha Tate, a atual campeã.
Rousey tem quatro lutas como profissional e mais três como amadora no MMA, e ainda não conhece a derrota. Ela venceu todos os duelos por finalização com menos de 1m do primeiro round. Já Tate tem 12 vitórias e duas derrotas na carreira e vem de uma sequência de seis triunfos consecutivos.
Assista a vídeos de lutas
O card deste sábado, em Columbus, nos EUA, conta ainda com outros bons nomes. O brasileiro Ronaldo Jacaré, ex-campeão dos médios da organização, enfrenta o americano Bristol Marunde. Já Paul Daley, ex-UFC, encara o japonês Kazuo Misaki pelos meio-médios. E destaque também para Ryan Couture, filho do veterano do UFC Randy Couture, que pega Conor Heun.
Ronda Rousey (Foto: Getty Images)Rousey  em foto de 2011 (Foto: Getty Images)
CARD PRINCIPAL
Miesha Tate x Ronda Rousey
K.J. Noons x Josh Thomson
Paul Daley x Kazuo Misaki
Ronaldo Jacaré Souza x Bristol Marunde
Lumumba Sayers x Scott Smith
CARD PRELIMINAR
Alexis Davis x Sarah Kaufman
Caros Fodor x Pat Healy
Ryan Couture x Conor Heun
Roger Bowling x Brandon Saling