quinta-feira, 9 de maio de 2013

Curtinhas: UFC divulga programação especial da semana de luta do Spider

Aos 37 anos de idade, o ex-campeão dos pesos-pesados do UFC, Tim Sylvia, confirma presença no ONE FC 9, nas Filipinas, contra Tony Johnson

Por SporTV.com Rio de Janeiro
A próxima defesa de cinturão de Anderson Silva acontece durante o feriadão do Dia da Independência dos EUA e, para comemorar, o UFC programou uma série de eventos especiais para seus fãs na semana da luta. Serão quatro dias de festas e ações especiais em Las Vegas.
Cartaz UFC 162 Fight Week (Foto: Reprodução/Twitter)Cartaz oficial do UFC 162 Fight Week, que acontece em julho em Las Vegas (Foto: Reprodução/Twitter)
A programação começa na quarta-feira dia 3 de julho, véspera do feriado, com o "Community Day", série de ações em prol da comunidade local. No próprio Dia da Independência, 4 de julho, os fãs poderão participar de uma festa na piscina com a presença de lutadores e das ring girls do evento, além de encontrar lutadores em sessões de autógrafos pelos bares da cidade. À noite, um show da banda Three Doors Down encerra a festa. Na sexta-feira, além da pesagem oficial, o UFC terá uma festa num dos lounges mais famosos da cidade, o Lagasse's Stadium, local que sediou a coletiva de imprensa da revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen. Também na sexta, começa a UFC Fan Expo, convenção para fãs que dura até sábado, 6 de julho, dia da luta.
Anderson Silva enfrenta Chris Weidman no UFC 162, em 6 de julho, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas.
Pascal Krauss se encanta pelo Brasil
Assim como Anthony Pettis, outro lutador do UFC vem aproveitando bem a estadia no Brasil para um período de treinos. Pettis divulgou nesta quarta-feira uma foto de Pascal Krauss com um berimbau. O americano brincou com a situação.
- Tem alguém que não quer sair do Brasil!! - escreveu Pettis no Twitter.
lutador Pascal Krauss berimbau capoeira (Foto: Reprodução / Twitter)Em estadia no Rio, Pascal Krauss toca berimbau (Foto: Reprodução / Twitter)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Tim Sylvia luta nas Filipinas
Aos 37 anos, o ex-campeão peso-pesado do UFC Tim Sylvia (31-8-0, 1NC) segue na ativa. Depois de um "no contest" (luta sem resultado) diante de Andrei Arlovski e uma derrota para o campeão olímpico de judô Satoshi Ishii, o americano voltará a lutar no dia 31 de maio no One FC 9. Seu adversário será Tony Johnson (6-1), derrotado apenas uma vez na carreira (por Daniel Cormier). O evento, que será disputado nas Filipinas, contará ainda com a disputa de cinturão interino do peso-galo entre Bibiano Fernandes e Koetsu Okazaki. Na luta principal da noite, Honorio Banario e Koji Oishi disputam o título do peso-pena.
UFC 159 ultrapassa os 500 mil pacotes de pay per view vendidos
O duelo entre Chael Sonnen e Jon Jones levou o UFC 159 a ser o segundo em número de pacotes de pay per view no ano de 2013. Segundo estimativas preliminares divulgadas pelo site "MMA Fighting", o número total pode ficar entre 520 mil e 550 mil pacotes comercializados. O evento no ano com maior número de vendas foi o UFC 158, que teve como luta principal Georges St-Pierre x Nick Diaz, com cerca de 800 mil. O número de comercializações do UFC 159 é 100 mil pacotes superior do que a média de vendas dos últimos três anos. Os números também colocam Chael Sonnen como o segundo lutador que mais vendeu pay per views lutando contra Jon Jones, só sendo superado por Rashad Evans.

Ranking Combate: Jon Jones volta a ameaçar Anderson Silva por liderança

Vitória sobre Chael Sonnen levanta questão sobre possível superluta entre 'Bones' e 'Spider'. Cormier assume terceira posição entre os pesos-pesados

Por SporTV.com Rio de Janeiro
166 comentários
A vitória de Jon Jones sobre Chael Sonnen no UFC 159, no último dia 27 de abril, trouxe à tona novamente a discussão em torno de uma superluta entre o atual campeão dos pesos-meio-pesados do UFC e o campeão dos pesos-médios, Anderson Silva. A facilidade com que "Bones" derrotou o "Gângster Americano", único homem que ameaçou o reinado de quase sete anos do "Spider" em sua categoria, fez muitos comentaristas questionarem se Jones não seria, de fato, o melhor lutador peso-por-peso do mundo. No Ranking Combate, o brasileiro segue em primeiro lugar, mas o americano encostou e já o ultrapassou na opinião de pelo menos um dos membros do painel eleitor.
Jon Jones UFC 159 (Foto: Getty Images)Domínio de Jon Jones sobre Chael Sonnen o aproximou de Spider no Ranking Combate (Foto: Getty Images)
No ranking com pontuação desenvolvido pelo jornalista Klima Pessanha, publicado mensalmente no blog UltiMMAto, Jones passou a ser o número 1. Esta classificação não é subjetiva e segue um sistema de pontos computados a cada luta nos últimos quatro anos, e o fato de Jones ter mais pontos que Anderson neste período de tempo demonstra sua ascensão no MMA. Para os demais membros do painel, o americano mostrou contra Sonnen uma peça-chave para uma superluta com o brasileiro: a capacidade de encurtar a distância e derrubar até um wrestler de alto nível, vice-campeão mundial universitário de luta greco-romana. Todavia, os feitos e  a longevidade do Spider ainda o tornam difícil de se tirar do topo da lista.
Além do mais, se o desempenho contra adversários em comum for o critério para determinar quem é melhor entre os dois, deve-se lembrar que Anderson Silva derrotou Vitor Belfort e Stephan Bonnar com facilidade, enquanto Jones quase perdeu para o primeiro e cansou em seu combate com o segundo. Apenas uma luta entre os dois poderia eliminar qualquer dúvida sobre qual deles é o melhor do mundo.
UFC Daniel Cormier chuta Frank Mir (Foto: Getty Images)Daniel Cormier chuta Frank Mir em sua vitória no
UFC: Henderson x Melendez (Foto: Getty Images)
Neste mês, houve poucas mudanças no Ranking Combate. Renan Barão passou Cain Velásquez no peso-por-peso e passou a ocupar a sexta posição, numa pequena flutuação gerada pela soma dos rankings dos membros do painel eleitor. Entre os pesos-pesados, Daniel Cormier assumiu a terceira posição após sua performance dominante contra o ex-campeão do UFC Frank Mir. Matt Brown, que vem de cinco vitórias consecutivas, entrou no Top 10 dos pesos-meio-médios, e Pat Healy, que derrotou Jim Miller no UFC 159, entrou na lista dos pesos-leves.
Entenda o Ranking Combate:
Para tentar chegar a um consenso sobre os melhores lutadores de MMA do mundo, o Combate juntou sua equipe para tentar eleger o Top 10 em cada categoria de peso e, claro, fez também uma lista peso por peso, na qual não importa o tamanho do lutador, mas sim sua categoria e habilidade nas artes marciais mistas. Foram levados em consideração os resultados, os oponentes batidos, a técnica e a supremacia dos atletas em seus combates. Lesões, suspensões e tempo afastado das lutas também afetam negativamente a colocação de um lutador. No painel de votação, foi incluído também o ranking com pontuação elaborado pelo jornalista Klima Pessanha, atualizado mensalmente no blog UltiMMAto.
Lutadores em transição de categoria e sem lutas na nova divisão são retirados da classificação. Por isso, Anthony Pettis não aparece nem entre os pesos-leves, onde fez sua última luta, nem entre os pesos-penas, categoria em que desafiará o atual campeão José Aldo em agosto.
O ranking Combate é atualizado mensalmente, sempre no começo do mês, levando em conta também os torneios realizados no período entre uma lista e outra. Como não há critérios objetivos de análise, as listas sempre gerarão polêmica e discussão. Confira abaixo:
Confira o Ranking Combate referente ao mês de abril abaixo:
ranking MMA UFC lutadores 08/05/2013 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

A 16 dias do UFC 160, Mark Hunt é impedido de deixar a Nova Zelândia

Adversário de Cigano sofre com problemas com a Justiça por conta de um episódio em 2002. Ele diz que tudo foi causado quando tentou ajudar um amigo

Por SporTV.com Rio de Janeiro
91 comentários
Pouco mais de duas semanas antes do UFC 160, Mark Hunt foi impedido de deixar a Nova Zelândia nesta quinta-feira. O lutador, adversário de Junior Cigano no evento, criou um mal-entendido no Twitter ao dizer que tinha sido preso e que por isso foi impedido de deixar o país. Entretanto, Hunt não explicou que o caso que está atrapalhando sua viagem foi em 2002, deixando no ar que o episódio teria sido recente.
- Graças a um amigo idiota eu fui preso. (Meu visto) Foi novamente negado no aeroporto, e nunca mais vou ajudar amigos idiotas. Isso é o que acontece quando você tem amigos que são idiotas. Essa foi a última vez que ajudo esses f... causadores de problemas - escreveu Hunt no Twitter.
junior cigano mark hunt mma ufc (Foto: Getty Images)Junior Cigano x Mark Hunt está marcado para ser o coevento principal do UFC 160 (Foto: Getty Images)
Nesta quinta à tarde, madrugada na Nova Zelândia, Hunt apagou a mensagem incompleta e que tinha gerado o mal-entendido, explicou a situação e garantiu que o UFC está sabendo da história. O neozelandês ainda disse que deve conseguir deixar o país na noite desta sexta-feira.
- Olha, eu tenho cometido meus erros como todo mundo, mas não tenho tido problemas com as autoridades por um bom tempo - postou Hunt.
O UFC ainda não se manifestou sobre o episódio. Caso Hunt não possa lutar, seria o segundo adversário de Junior Cigano a ficar fora do evento. Alistair Overeem, o rival inicialmente escolhido pelo Ultimate, se machucou e teve de ficar fora.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC 160
25 de maio de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Antônio Pezão
Junior Cigano x Mark Hunt
Glover Teixeira x James Te Huna
Gray Maynard x TJ Grant
Donald Cerrone x KJ Noons
CARD PRELIMINAR
Rick Story x Mike Pyle
Dennis Bermudez x Max Holloway
Colton Smith x Robert Whittaker
Khabib Nurmagomedov x Abel Trujillo
Stephen Thompson x Nah-Shon Burrell
Brian Bowles x George Roop
Jeremy Stephens x Estevan Payan

Comissão técnica da Seleção visita obras de reforma da Granja Comary

Acompanhado do presidente da CBF, José Maria Marin, e do coordenador de Seleções, Carlos Alberto Parreira, Felipão vê andamento das obras

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
5 comentários
Felipão visita obras Granja Comary (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Felipão visita obras na Granja Comary
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
O técnico Luiz Felipe Scolari visitou nesta quinta-feira a Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Acompanhado do coordenador de Seleções, Carlos Alberto Parreira, e do presidente da CBF, José Maria Marin, Felipão foi ao local para acompanhar as obras de reforma do centro de treinamento da entidade, que receberá a preparação do time canarinho para a Copa do Mundo de 2014.
O projeto foi finalizado no início de 2013 e aprovado por Marin. A entidade planeja melhorar as áreas de alimentação e hospedagem, dar mais conforto ao local e ainda construir uma piscina coberta. Atualmente, existem 22 quartos na sede. O projeto prevê o aumento para 34, um para cada jogador, com padrão mínimo de 4 estrelas.
A nova Granja Comary terá ainda uma sala de jogos eletrônicos, um cinema, uma sala para preleção e churrasqueira. Além disso, a sala médica e a academia serão modernizadas.
Nas últimas semanas, Felipão tem falado amplamente sobre a utilização da Granja Comary na preparação do time canarinho para o torneio de 2014. Nesta quinta-feira, o treinador se mostrou empolgado com o andamento das obras.
- A Granja Comary sempre foi a nossa casa. Com essa obra, que está passando por algumas adaptações, a Granja terá as condições ideais de conforto para os nossos jogadores.
José Maria Marin visita obras Granja Comary (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Locais onde ficarão os quartos dos jogadores já estão sendo reconstruídos (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Marin também fez questão de comentar os esforços feitos pela entidade para a sede em Teresópolis dar boas condições aos atletas.
- Quem determina a prioridade do que está sendo feito, as necessidades que a Seleção precisa, são os integrantes da comissão técnica. Por isso, fizemos questão de trazer o Felipão, o Parreira e o Murtosa para que dêem as suas impressões. Não temos pressa, nem queremos marcar prazos e datas. Até porque, é bom lembrar, estamos também em ritmo de outra obra importante, que é nossa sede na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que vai abrigar o Museu do Futebol
A intenção do ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, era construir um centro de treinamento mais moderno na Barra, enquanto a Granja Comary seria usada apenas pelas categorias de base e Seleção feminina.
Mas a CBF enfrentou vários problemas no terreno da Barra, como invasores e solo instável.A grande expansão imobiliária do bairro, porém, poderá dar lucros à entidade, já que o espaço valorizou nos últimos anos.
José Maria Marin visita obras Granja Comary (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Felipão observa todos os detalhes das obras de reforma da Granja Comary (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Mais um capítulo da novela Neymar


qui, 09/05/13
por meiodecampo |
Com o Barcelona eliminado na Liga dos Campeões e virtualmente campeão espanhol, as manchetes na Catalunha são praticamente todas sobre Neymar. A edição do “Mundo Deportivo” desta sexta-feira traz em sua capa uma informação que, em tese, promete abalar as estruturas do Santos.
Para o diário, Neymar teria confessado a seus companheiros que deixará o Peixe após a disputa da Copa das Confederações, em julho. A publicação ainda conta que o Barcelona resiste aos € 120 milhões supostamente oferecidos pelo arquirrival Real Madrid.

Corinthians afasta Jorge Henrique por ato de indisciplina

Atacante ficará treinando separado do restante do elenco alvinegro

Por Rodrigo Faber São Paulo
1225 comentários
Jorge Henrique Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)Jorge Henrique foi afastado por indisciplina
(Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
Às vésperas do primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, contra o Santos, no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu, a diretoria do Corinthians anunciou o afastamento do atacante Jorge Henrique do restante do elenco. Por um ato de indisciplina, a cúpula alvinegra optou pela retirada do jogador do grupo poucos dias antes de iniciar uma série de partidas decisivas pelo estadual e pela Taça Libertadores da América.
O próprio Jorge Henrique confirmou ter cometido um "erro" e disse já ter se desculpado com jogadores, diretores e membros da comissão técnica.
- Todos erramos. Errei e já me desculpei. Agora, meu futuro está nas mãos do clube. Vou aguardar a decisão - disse Jorge Henrique, através de sua assessoria de imprensa.
O diretor adjunto do clube, Duílio Monteiro Alves, preferiu não dar maiores detalhes sobre o caso. A decisão foi unânime, e acatada, inclusive, pelo técnico Tite. De acordo com o dirigente, ainda não há definição sobre a sequência do caso. O clube aguardará os dois jogos contra o Santos e o confronto com o Boca Juniors (dia 15, também no Pacaembu) para decidir qual será a resolução para o problema de Jorge Henrique.
– Achamos melhor afastá-lo. Depois dos jogos decisivos, vamos voltar a ver isso e tomar as decisões. A prioridade aqui é o grupo, o elenco. Temos de seguir. Trata-se de um ato que vamos tratar internamente, mas não foi legal. Consideramos grave, e nunca pensamos que precisaríamos chegar a esse ponto – afirmou Duílio.
O ato de indisciplina citado pela diretoria do Corinthians ocorreu na terça-feira. Jorge Henrique já não havia sido relacionado para o clássico contra o São Paulo, no último domingo, pela semifinal do Paulistão. Ele alegou problemas familiares – fato que já havia ocorrido anteriormente – e foi liberado pela comissão técnica.
Trata-se de um ato que vamos tratar internamente, mas não foi legal. Consideramos grave, e nunca pensamos que poderia chegar a esse ponto"
Duílio Alves, diretor adjunto
Foi a primeira vez que a atual administração do Corinthians, presidida por Mário Gobbi desde o início do ano passado, precisou tomar tal atitude. No início deste ano, Emerson Sheik se atrasou a dois treinos consecutivos, e foi punido com uma multa – de valor não divulgado – além de ter ficado fora do time por alguns jogos. Logo na sequência, porém, ele recuperou seu espaço e hoje é titular da equipe.
Jorge Henrique treinará separadamente por período indeterminado. Assim, ele está fora das duas partidas contra o Santos e também diante do Boca Juniors. Ainda não se sabe se ele será multado. Jorge Henrique não vinha tendo chances na equipe: titular na final do Mundial de Clubes, no fim do ano passado, ele perdeu espaço em 2013, especialmente para Renato Augusto, Romarinho e Alexandre Pato.
Com contrato até o fim de 2014, Jorge Henrique chegou ao Corinthians em 2009. Com 216 jogos acumulados e 30 gols marcados, o atacante foi campeão paulista, brasileiro, da Copa do Brasil, da Taça Libertadores da América e do Mundial de Clubes.

Tragédia em treino mata o campeão olímpico britânico Andrew Simpson

Velejador treinava com a equipe do AC72, quando caiu da embarcação de 72 pés e acabou preso debaixo do barco, na baía de São Francisco

Por GLOBOESPORTE.COM São Francisco, EUA
103 comentários
Andrew Simpson vela medalha (Foto: Reuters)Andrew Simpson com a medalha de ouro
em Pequim 2008 (Foto: Reuters)
O campeão olímpico de vela Andrew "Bart" Simpson, 36 anos, morreu nesta quinta-feira, num acidente durante um treino para a America's Cup, na Baía de São Francisco, nos Estados Unidos, a bordo do barco da equipe sueca AC72. Britânico, Simpson foi ouro em Pequim 2008 e prata em Londres 2012, na classe star, ao lado de Iain Percy. Ele deixa filho e esposa.
A tragédia aconteceu durante o treino. Segundo testemunhas, o vento estava acima do normal. Andrew, que havia se mudado por seis meses para os Estados Unidos para treinar, ficou preso - acredita-se que por cerca de dez minutos - sob o catamarã de 72 pés (quase 22 metros), que virou perto da Treasure Island, próximo a uma antiga estação naval, de acordo com a guarda costeira americana. Após o resgate, a equipe médica tentou reanimá-lo em terra, mas sem sucesso.
- É com imensa tristeza que a Artemis confirma a trágica morte do tripulante Andrew "Bart" Simpson hoje em São Francisco - disse um comunicado oficial do evento.
Ele era um dos 11 tripulantes do AC 72 Artemis. Todos os outros atletas foram resgatados com vida da baía de São Francisco pelo barco Oracle Racing e levados para a sua doca. Um deles teve ferimentos leves. Em 1999 Martin Wizner, do barco espanhol Spanish Challenge faleceu quase que instantaneamente quando foi atingido por um pedaço quebrado do barco.
Iain Percy e Andrew Simpson vela medalha (Foto: AP)O AC72 ficou completamente virado na Baía de São Francisco (Foto: AP)
O velejador conheceu o esporte aos seis anos, junto do pai. A parceria com Iain, diretor de vela da equipe na America's Cup, começou em 2007, quando foram campeões mundiais na classe star. Um ano depois, foram campeões olímpicos em uma regata dramática contra o brasileiro Robert Scheidt e Bruno Prada. No ano passado, em Londres, foram prata na classe star, em prova que Scheidt levou o bronze ao lado de Prada.
Ele tinha como ídolo o ex-jogador de críquete Ian Botham, de 57 anos. Quando garoto, foi jogador de futebol e era torcedor fanático do Tottenham Hotspur.
- Toda a equipe de corrida da Artemis ficou arrasada com o que aconteceu. Nossas condolências estão com a esposa e a família de Andrew - frisou o CEO da Artemis Paul Cayard.
Iain Percy e Andrew Simpson vela medalha (Foto: AP) Andrew Simpson levou a medalha de ouro em 2008, na classe star (Foto: AP)
robert scheidt e Prada, Vela (Foto: Agência Reuters)Andrew foi prata em 2012 e Scheidt e Prada levaram o bronze. Os suecos foram ouro (Foto: Agência Reuters)
No novo Barretão, Atlético-PR arrasa América-RN e leva a vaga de primeira
Furacão avança à terceira fase da Copa do Brasil em estádio com obras de última hora, parte da arquibancada fechada e infraestrutura incompleta
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
138 comentários
Na inauguração do Barretão, quem comandou a festa foi o visitante. Em um estádio que ainda recebia retoques horas antes do jogo - no fim da tarde, funcionários terminavam de instalar os bancos de reservas -, o Atlético-PR goleou o América-RN por 6 a 2, acabando com uma invencibilidade de 18 partidas do anfitrião, e avançou à terceira fase da Copa do Brasil sem a necessidade da segunda partida.
Ederson (duas vezes), Felipe, Cleberson, Manoel e Douglas Coutinho anotaram os gols rubro-negros, e Itamar e Daniel descontaram para o time potiguar. O Furacão agora aguarda o vencedor do confronto entre Paysandu e Naviraiense. O Papão venceu o primeiro duelo por 1 a 0 e tem a vantagem do empate na próxima quarta-feira, no Estádio da Curuzu.
Construído em Ceará-Mirim, a 28 km da capital Natal, o Barretão recebeu um jogo da Copa do Brasil ainda devendo em infraestrutura. Os refletores instalados na área de estacionamento não foram problema, mas o local onde os carros ficaram ainda é um terreno de areia batida, sem marcação de vagas.
Torcedores do América-RN encontraram problemas para entrar no estádio. Uma das duas bilheterias destinadas a ela estava fechada, e muitos não conseguiram assistir ao jogo, já que o setor destinado ao Mecão estava tomado. Os que garantiram acesso tiveram dificuldades para achar um local confortável. Do outro lado, a arquibancada destinada à torcida do Furacão, com capacidade para 3.500 pessoas, recebeu apenas 30.
Atlético-PR comemoração vitória América-RN (Foto: Alex Regis / Vipcomm)Ederson marca, e Furacão elimina o América-RN (Foto: Alex Regis/Vipcomm)
A saída dos vestiários não era diretamente no campo, e os jogadores tiveram de percorrer um trajeto improvisado para chegar ao gramado. Apesar dos problemas, os dois times protagonizaram um primeiro tempo movimentado, com seis gols. O 4 a 2 já era suficiente para os paranaenses, mas eles ampliaram o marcador numa etapa final que mostrou um desorganizado América-RN - estreando sua terceira camisa, laranja - diante de um já tranquilo Atlético-PR.
As equipes agora voltam as suas atenções para os estaduais. Campeão do primeiro turno, o América-RN faz a final do returno contra o Potiguar de Mossoró, domingo, às 17h (de Brasília), no Nogueirão. Se vencer, conquista o título de forma antecipada.
O Atlético-PR, que usa um time sub-23 no Campeonato Paranaense, decide o título contra o arquirrival Coritiba, também no domingo, mas às 15h50m. Os garotos do Furacão precisam vencer no Couto Pereira para levantar a taça.
Seis gols em 45 minutos
O Atlético-PR contava com um inédito quarteto ofensivo: Felipe, Everton, Marcelo e Ederson. Eles trocavam passes em velocidade, mudavam de posição constantemente e confundiam a marcação. E os gols não demoraram a sair. Logo no primeiro minuto, Ederson recebeu na entrada da área e chutou no canto do goleiro Dida: 1 a 0. Aos 13, Fabinho derrubou Everton na área, e o árbitro Wagner do Nascimento assinalou o pênalti. Felipe cobrou com categoria e ampliou o placar no Barretão.
Os mandantes só conseguiram colocar a bola no chão depois dos 15 minutos, e apostando nas jogadas de Renatinho, que atuava aberto pelo lado esquerdo, e Cascata. Porém, eles eram vigiados de perto por Léo e Deivid, respectivamente. Com isso, o América-RN tinha dificuldades para criar jogadas de ataque e, nervoso, abusava dos passes errados.
Antes do intervalo, o técnico do Furacão, Ricardo Drubscky, teve de promover a primeira mudança: Marcelo, machucado, saiu para a entrada de Douglas Coutinho, artilheiro do sub-23 com 11 gols. E os visitantes mantiveram a superioridade, com qualidade na saída do jogo, chegando ao ataque com tranquilidade. Aos 36, após cobrança de falta, Cleberson aproveitou falha da defesa potiguar e fez 3 a 0.
Foi aí que o América-RN acordou. Aos 40, Renatinho cruzou, e Itamar completou para o fundo das redes. Dois minutos depois, Renatinho - sempre ele - cobrou falta, e Daniel tocou com a ponta da chuteira para diminuir a vantagem adversária. O placar de 3 a 2 ao menos forçava o jogo do volta, mas a equipe potiguar voltou a falhar na saída de bola. Ederson recebeu de João Paulo, limpou a marcação e tocou rasteiro para fazer 4 a 2. O Furacão tinha mais uma vez a vaga direta nas mãos
Sem traumas, Rubro-Negro ratifica a classificação
Na volta para o segundo tempo, o comandante do América-RN, Roberto Fernandes, mexeu em dose dupla: Índio e Norberto foram substituídos por Ebinho e Netinho, mas a sorte não estava ao lado dos donos da casa. Nelinho caiu no gramado aos quatro minutos e precisou sair. Bruninho entrou em seu lugar.
O Atlético-PR administrava bem a bola, tinha o controle do jogo, enquanto ao América-RN restava partir para o ataque para conseguir o gol que evitaria a eliminação precoce. No lance mais perigoso, Itamar chutou cruzado, e Weverton defendeu. Com Marcão no lugar de Ederson, o Furacão resolveu colocar um pouco mais de ímpeto ofensivo. Aos 26, Cleberson subiu mais que Dida e cabeceou na trave. No rebote, Manoel chutou para colocar 5 a 2 no placar.
Na sequência, João Paulo bateu cruzado e quase ampliou. O América-RN havia sentido o golpe, e o Atlético-PR aproveitou para ampliar e assegurar uma classificação tranquila. Douglas Coutinho recebeu na área e soltou a bomba, aos 43, para dar números finais à partida e anotar o seu 12° gol na temporada.
 

Tardelli rebate reclamações do tricolor Wellington: 'Engraçado'

Atacante atleticano sai em defesa de Ronaldinho Gaúcho, criticado
pelo volante do São Paulo por ter 'feito graça' na goleada de 4ª feira

Por Léo Simonini Belo Horizonte
376 comentários
O alvo das críticas foi Ronaldinho Gaúcho, mas quem rebateu, por meio do Twitter, foi o atacante atleticano Diego Tardelli. No desembarque na capital paulista após a goleada por 4 a 1 sofrida pelo Tricolor, o volante são-paulino Wellington mostrou irritação com os dribles e jogadas de efeito feitas por Ronaldinho, além das críticas recebidas da imprensa. O jogador chegou a falar que quando se está vencendo “é fácil fazer graça”.
Na Cidade do Galo, CT atleticano, a reapresentação foi tranquila e R10 não se pronunciou sobre o assunto. Juntamente com os demais titulares, fez apenas um treino regenerativo. Mas quem respondeu, e por meio das redes sociais foi o atacante Diego Tardelli, cria do São Paulo, mas com total identificação com o Atlético-MG.
- Engraçado, quando estava 2 a 0 no Morumbi começaram a pedalar, torcida gritando olé e tudo mais!! Enfim... #vamugalo, postou o camisa 9.
Diego Tardelli twitter jogo São Paulo (Foto: Reprodução / Twitter)Diego Tardelli twitter jogo São Paulo (Foto: Reprodução / Twitter) 
O atacante se referiu ao duelo vencido pelo São Paulo na fase de grupos, quando o Tricolor jogou a vida contra o já classificado Atlético-MG. Na oportunidade, venceu por 2 a 0, resultado que colocou o time paulista novamente no caminho da equipe de Tardelli. O desfecho, já é de conhecimento de todos: 6 a 2 para o Galo no placar agregado.

UFC começa a desenvolver novas luvas para evitar dedadas nos olhos

No último evento, duas lutas terminaram antes do tempo regulamentar por causa de acidentes. Ideia é produzir acessório que deixa a mão curvada

Por SporTV.com Rio de Janeiro
18 comentários
No último evento do UFC, duas lutas tiveram de ser encerradas antes do previsto por conta de dedadas involuntárias de Ovince St-Preux e Michael Bisping respecitvamente contra Gian Villante e Alan Belcher. Acidentes como esses têm sido frequentes, já que os lutadores abrem as mãos e as esticam à frente para medir a distância ou manter um adversário afastado. Devido a esses acontecimentos, o UFC começou a pesquisar novos tipos de luvas para evitar que lutas terminem de uma forma que desagrade os fãs, os lutadores e o próprio UFC.
- Na verdade, já começamos a trabalhar em uma nova luva que realmente curvas sua mão. Seria uma luva curvado como um "U". Assim, você continua podendo abrir a sua mão, mas os dedos não apontariam diretamente para fora - explicou o presidente do UFC, Dana White, à rádio "ESPN LA".
Gian Villante x Ovince Saint Preux UFC 159 (Foto: Getty Images)Gian Villante (esq.) levou dedada no olho de Ovince Saint Preux no UFC 159 (Foto: Getty Images)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O dirigente não de uma previsão de quando o estudo será finalizado. Certo é que o evento de Jaraguá do Sul (SC), no dia 18 de maio, ainda terá as luvas que vêm sendo usadas ultimamente.

Spider deixa polêmica de lado e
afia o boxe com Erick Silva no Rio

Anderson está no Rio de Janeiro se preparando para disputa de título

Por SporTV.com Rio de Janeiro
52 comentários
O início de semana foi bastante complicado para Anderson Silva. Ele foi multado em US$ 50 mil pelo UFC por ter faltado a uma entrevista que daria para a imprensa americana. O Spider viajou para o Brasil e alegou que não sabia do evento. Em terras tupiniquins, o campeão peso-médio tratou de se manter concentrado na sua próxima luta e treinou forte nesta quarta-feira na Team Nogueira, no Rio de Janeiro.
Anderson Silva treino academia Team Nogueira (Foto: Divulgação)Erick Silva e Anderson Silva treinam boxe na Team Nogueira (Foto: Divulgação)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Anderson Silva treino academia Team Nogueira (Foto: Divulgação)Spider sua a camisa do Corinthians em treino no Rio (Foto: Divulgação)
Quem pagou o pato foi Erick Silva. O atleta do peso-meio-médio foi quem treinou com Anderson Silva, que teve o dia dedicado ao boxe. O Spider volta ao octógono no dia 6 de julho para defender o título dos médios contra Chris Weidman, em Las Vegas (EUA). Já Erick Silva luta no dia 8 de junho no TUF Brasil 2 contra Jason High.
Anderson Silva treino academia Team Nogueira (Foto: Divulgação)Anderson Silva recebe instruções do treinador Edelson Silva (Foto: Divulgação)

Ben Henderson e Efrain Escudero tiram visto e embarcam para o Brasil

Campeão do UFC acompanha seu amigo e colega de treinos ao país para luta contra Jorge Macaco no Max Sport 132, em São Paulo

Por SporTV.com São Paulo
6 comentários
Após descobrirem que precisariam de visto para vir ao Brasil, os lutadores Ben Henderson, campeão dos pesos-leves do UFC, e Efrain Escudero, ex-lutador do UFC e campeão da nona edição do reality show "The Ultimate Fighter" nos EUA, finalmente conseguiram embarcar para o Brasil, e chegam a São Paulo na manhã desta quinta-feira. Henderson acompanha Escudero, que lutará contra o brasileiro Jorge Patino "Macaco" no Max Sport 132 no próximo sábado, dia 11 de maio, na capital paulista. Escudero chegou a postar em sua conta no Twitter uma mensagem, direto de Nova York, para onde os lutadores tiveram que ir para expedir o visto de entrada no país.
Efrain Escudero twitter chegada Brasil (Foto: Reprodução / Twitter)Efrain Escudero posta no Twitter a retirada do visto para entrada no Brasil (Foto: Reprodução / Twitter)
O Max Sport 132 contará com dez lutas na programação, e terá como destaques Leonardo Mafra, o Macarrão, participante do TUF Brasil 1, Flávio Álvaro, um dos maiores lutadores do MMA nacional em todos os tempos, e Cláudia Gadelha, uma das maiores promessas brasileiras no MMA feminino. Confira o cartaz do evento abaixo:
cartaz Max Sport 132 (Foto: Divulgação)Cartaz oficial do Max Sport 132, que acontece dia 11 de maio, em São Paulo (Foto: Divulgação)
Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA

UFC anuncia demissão de mais seis lutadores apenas nesta quarta-feira

Reuben Duran, Kurt Holobaugh, Justin Lawrence, Sam Sicilia, Issei Tamura e Bart Palaszewski tiveram seus contratos rescindidos

Por SporTV.com Rio de Janeiro
30 comentários
Diego Nunes e Bart Palaszewski, Ufc EUA (Foto: Getty Images)Bart Palaszewski (dir.) é golpeado por Diego Nunes na
derrota no UFC: Browne x Pezão (Foto: Getty Images)
Quando Dana White anunciou que o ano de 2013 seria duro para os atletas no que se refere a manterem seus empregos no UFC, ele não estava brincando. Após as demissões de Antonio "Pato" Carvalho, Leonard Garcia e Pablo Garza, a organização anunciou oficialmente que mais seis atletas deixaram de fazer parte dos seus quadros: Reuben Duran, Kurt Holobaugh, Justin Lawrence, Sam Sicilia, Issei Tamura e Bart Palaszewski foram demitidos, fazendo subir para nove o número de cortes nesta semana.

Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA
Saiba um pouco mais sobre cada um deles:
Reuben Duran, cujo cartel no UFC era de uma vitória e três derrotas, perdeu a segunda luta seguida para George Roop no UFC 158, pelos pesos-galos. Antes, já havia sido batido pelo brasileiro Hugo Wolverine na final do TUF 16. Sua única vitória pela organização foi contra Francisco Rivera, na final do TUF 13, em junho de 2011, que lhe rendeu o prêmio de "Finalização da Noite". Lesões, no entanto, o mantiveram fora de ação pelos 18 meses seguintes a esse triunfo.
Kurt Holobaugh, que fez apenas uma luta no UFC, perdendo para Steven Siler nos pesos-penas no UFC 159, chegou à organização através da leva de atletas vindos do Strikeforce.
Justin Lawrence possuía uma vitória e duas derrotas pelo UFC, e foi membro do TUF 15. Sofreu duas derrotas seguidas, para Daniel Pineda na final do TUF 17, e para Max Holloway no UFC 150, quando estreou entre os penas, após lutar pelos pesos-leves.
Sam Sicilia possuía uma vitória e duas derrotas pelo UFC, e também foi membro do TUF 15. Vinha de duas derrotas seguidas, para Maximo Blanco na final do TUF 17, e para o brasileiro Rony Jason no UFC 153, no Rio de Janeiro. Sua única vitória aconteceu contra Cristiano Marcello na final do TUF 15, pelos pesos-leves.
Issei Tamura possuía uma vitória e duas derrotas pelo UFC, e vinha de duas derrotas seguidas, para TJ Dillashaw no UFC 158 e para o brasileiro Raphael Assunção no UFC Muñoz x Weidman. Sua única vitória aconteceu no UFC 144, no Japão, contra o chinês Tiequan Zhang.

Chael Sonnen dá ultimato a Wanderlei Silva e volta a provocar o brasileiro

Falastrão diz que curitibano tem 24 horas para aceitar lutar com ele, e faz brincadeira sobre qual seria a cidade do lutador, insinuando ser Las Vegas

Por SporTV.com Rio de Janeiro
57 comentários
Chael Sonnen realmente quer enfrentar Wanderlei Silva. A exemplo do que já havia feito contra anderson Silva e Jon Jones, o falastrão americano voltou à carga contra o "Cachorro Louco" e o provocou através de sua conta no Twitter:
Sonnen twitter Wanderlei Silva luta UFC (Foto: Reprodução / Twitter)Chael Sonnen posta mensagem no Twitter desafiando Wanderlei Silva a lutar (Foto: Reprodução / Twitter)
- Wand, você tem 24 horas para aceitar. Se o fizer, eu prometo doar 10% da minha bolsa para ajudar as escolas da sua cidade, Curitiba... quero dizer: VEGAS.
Sonnen costuma provocar os atletas brasileiros dizendo que eles renegaram o Brasil ao se mudarem para os Estados Unidos, estabelecendo suas vidas lá e esquecendo de onde vieram. Anderson Silva, Vitor Belfort e o próprio Wanderlei Silva já foram "acusados" por Sonnen anteriormente de serem mais americanos que brasileiros por terem estabelecido suas vidas nos EUA.

Shogun revela que estourou apêndice antes de luta por cinturão do UFC

No aniversário de três anos de conquista do título, lutador curitibano conta que passou por cirurgia durante treinos e que equipe tentou impedí-lo de lutar

Por SporTV.com Rio de Janeiro
69 comentários
Maurício Shogun Rua ufc mma (Foto: Divulgação/UFC)Maurício Shogun com o cinturão após a vitória sobre
Lyoto Machida (Foto: Divulgação/UFC)
O brasileiro Maurício Shogun comemora nesta quarta-feira, 8 de maio, três anos de aniversário da noite em que conquistou o cinturão dos pesos-meio-pesados do UFC, ao nocautear o compatriota Lyoto Machida no UFC 113, em Montreal, no Canadá. O curitibano se tornou apenas um de dois lutadores, ao lado de Mark Coleman, a conquistar um GP no Pride, extinto evento de MMA que foi o maior do mundo na primeira década do século XXI, e o cinturão do UFC - Rodrigo Minotauro é o único a deter cinturões de categorias das duas organizações.
No dia do aniversário da conquista, Shogun revelou, através de sua assessoria de imprensa, que quase foi forçado a desistir do duelo com Lyoto por causa de um problema de saúde sofrido durante sua preparação para a luta.
- Eu tinha estourado meu apêndice quando faltavam dois meses para a revanche contra o Lyoto. Lembro que minha equipe na época não queria que eu lutasse, queriam adiar a luta, mas eu disse que não. Fiquei quase um mês sem treinar para me recuperar direitinho. Tive que passar por cirurgia, mas consegui finalizar o camp de treinamento bem e o resultado foi ótimo - contou.
Não poderia ter sido melhor para Shogun: pouco mais de seis meses após perder a primeira luta para Lyoto numa controversa decisão unânime a favor do baiano, o curitibano não deixou o combate cair nas mãos dos jurados novamente e nocauteou o adversário aos 3m34s do primeiro round.
- Relembrar minhas glórias é maravilhoso, me faz bem, me dá mais vontade de viver aquilo tudo de novo. É uma sensação indescritível, ainda mais porque consegui realizar o sonho de qualquer lutador, que é ser campeão do UFC e do Pride - afirmou Shogun.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Maurício Shogun cinturões UFC Pride MMA (Foto: Divulgação) Shogun com cinturões do UFC e do GP do Pride: apenas Mark Coleman repetiu o feito (Foto: Divulgação)
O reinado do brasileiro na divisão meio-pesado, todavia, durou menos de um ano: em 19 de março de 2011, foi derrotado pela estrela em ascensão Jon Jones, que mantém o cinturão até hoje. Desde então, Shogun alternou vitórias e derrotas, e sofreu um revés contra o sueco Alexander Gustafsson em sua última luta, em dezembro do ano passado. No momento, o lutador curitibano não pensa em reconquistar o cinturão e está focado exclusivamente em voltar ao caminho das vitórias quando encarar Rogério Minotouro no UFC 161, no dia 15 de junho, em Winnipeg, no Canadá.
- Meu foco está 100% na nova luta contra o Minotouro, que está em excelente fase e é um grande atleta. Sigo minha preparação para o combate e tenho certeza de que faremos mais uma grande luta para os fãs - disse Shogun, que enfrentou Minotouro em 2005 pelo Pride e venceu por pontos.

Alemão, Vettel crava o seu favorito para a final da Liga dos Campeões

Torcedor do Eintracht Frankfurt, tricampeão mundial de Fórmula 1 diz que Bayern é o favorito, mas que o trabalho da equipe do Dortmund prevalecerá

Por GLOBOESPORTE.COM Berna
10 comentários
O domínio alemão na Fórmula 1, que vem de três títulos consecutivos de Sebastian Vettel, se repetirá neste ano no principal torneio continental de clubes do planeta, já que Borussia Dortmund e Bayern de Munique farão a grande final da Liga dos Campeões da UEFA, no dia 25 de maio. Jogo único será em solo britânico, no estádio de Wembley, na Inglaterra.
sebastian vettel rbr gp do bahrein (Foto: Agência Reuters)Líder do Mundial de F-1, Sebastian Vettel aposta que Dortmund ficará com a taça (Foto: Agência Reuters)
Com a opinião isenta de quem torce para o Eintracht Frankfurt, o tricampeão mundial de F-1 emitiu seu um palpite sobre quem vai ficar com a cobiçada taça europeia e, por tabela, com a honra de disputar o Mundial de Clubes da FIFA em dezembro.

- Em teoria, o Bayern é favorito. Mas, em Wembley, o Dortmund vai ser recompensado pelo excelente trabalho feito por sua jovem equipe nos últimos anos. Aposto em 2 x 1 para o Dortmund – apostou o piloto da RBR em entrevista ao site oficial da UEFA.
 Marco Reus e Robert Lewandowski comemoram Borussia Dortmund classificado contra Real Madrid (Foto: AFP) Marco Reus e Robert Lewandowski comemoram a classificação do Borussia Dortmund (Foto: AFP)
Pela primeira vez, dois clubes alemães chegam à final da Liga dos Campeões. O Bayern, que derrotou o Barcelona por 7 a 0 na soma dos dois jogos da semifinal, foi a última equipe do país a conquistar o título continental em 2001, e disputará a edição deste ano como Borussia Dortmund, que eliminou o Real Madrid na outra semifinal. Já a próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 será neste domingo em Barcelona, dando outra chance para um alemão brilhar diante da torcida espanhola. Com dua vitórias em quatro GPs, Vettel lidera o campeonato com 77 pontos, dez a mais que o finlandês Kimi Raikkonen.

Moreno se acerta com o Grêmio e chega quinta para assinar com o Fla

Boliviano entra em acordo para receber atrasados do clube gaúcho e será apresentado nesta semana. Atacante chega por empréstimo até fim do ano

Por Cahê Mota e Richard Souza Rio de Janeiro
180 comentários
Marcelo Moreno no treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)Marcelo Moreno chega ao Rio nesta quinta-feira
(Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)
Fim da novela. Marcelo Moreno acertou nesta quarta-feira as pendências financeiras com o Grêmio e desembarca no Rio na quinta-feira para assinar contrato de empréstimo com o Flamengo até o fim de 2013. O clube gaúcho já enviou os exames médicos do jogador para o Rubro-Negro. A apresentação oficial ainda não está marcada, mas sabe-se que acontecerá ainda em Pinheiral, onde a equipe realiza intertemporada, provavelmente na próxima sexta. A ideia do diretor Paulo Pelaipe é que um carro do clube receba o jogador no aeroporto e o leve direto para junto do grupo. O boliviano é o quinto reforço do Rubro-Negro para disputa do Brasileirão.
- Para alegria da nação, está chegando mais um rubro-negro - disse o empresário do jogador, Fabiano Farah.
O acordo entre Flamengo, Grêmio e Marcelo Moreno já estava praticamente decretado desde o início da semana passada. Detalhes burocráticos, como a redação do contrato, e, principalmente, a solução de uma dívida do clube gaúcho com o jogador adiaram a confirmação do negócio. O atacante é o quinto reforço do time carioca para o Brasileirão e o primeiro com destaque a nível nacional. Diego Silva e Paulinho, vindos do XV de Piracicaba, Bruninho, ex-Atlético Sorocaba, e Val, que estava no Mogi Mirim, foram os primeiros e são consideradas apostas após campanhas destacadas no Campeonato Paulista.
Marcelo Moreno não entra em campo pelo Grêmio desde 24 de fevereiro, na derrota por 2 a 1 para o Inter. Ele teve problemas com o técnico Vanderlei Luxemburgo. Na temporada passada, foi o artilheiro da equipe, com 22 gols marcados. As chegadas de nomes como Barcos e Vargas, para a disputa da Libertadores, no entanto, o fizeram perder espaço.
Mais dois reforços
Com dois atacantes e dois jogadores de meio-campo contratados, o Flamengo trabalha em busca de mais um zagueiro e um lateral-direito para ter seu elenco dado como definido para o Brasileirão. O defensor desejado é Roger Carvalho, do Bologna, da Itália, e que foi indicado por Jorginho. Reuniões têm acontecido durante a semana entre o empresário do jogador, Eduardo Uram, e a diretoria rubro-negra para que a negociação avance. Já o reserva de Léo Moura ainda é um mistério, e o clube busca opções em equipes de menor porte.

Misto do Cruzeiro vence o Villa Nova
e assegura a vaga na final do Mineiro

Após golear no jogo de ida, Raposa entra sem alguns titulares, mas faz
o dever de casa e decide título estadual contra o arquirrival Atlético-MG

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte
34 comentários
  • deu certo
    time misto
    Marcelo Oliveira poupou titulares já pensando na final do Mineiro. E o mistão deu certo. Não encheu os olhos da torcida, mas manteve a invencilidade da equipe.
  • deu errado
    Villa Nova
    A ideia era vencer para terminar bem no Mineiro. Mas o time de Nova Lima não conseguiu superar o time misto do Cruzeiro e acabou derrotado.
  • lance capital
    o gol
    Depois de um primeiro tempo ruim dos dois times, o Cruzeiro abriu o marcador aos 23 do segundo tempo, matando o Villa e confirmando a classificação.
Cruzeiro e Villa Nova cumpriram a formalidade de entrar em campo na noite desta quarta-feira, no Mineirão, para disputar a partida de volta pela semifinal do Campeonato Mineiro. Com a vitória celeste por 4 a 0 no primeiro jogo, só uma goleada por cinco ou mais gols de diferença daria a classificação ao Leão do Bonfim. A confiança dos anfitriões era tanta que o técnico Marcelo Oliveira resolveu lançar um mistão em campo, poupando titulares. E com um gol de falta de Egídio, a Raposa venceu por 1 a 0 e ratificou a classificação para decidir o título contra o arquirrival Atlético-MG.
Egidio comemora, Cruzeiro x Villa Nova (Foto: Vinnicius Silva/Agência Estado)Jogadores comemoram o gol de Egídio, que ratificou a vaga celeste (Foto: Vinnicius Silva/Agência Estado)
O público pagante - 10.965 torcedores, que proporcionaram uma renda de R$ 427.755 - não viu um bom jogo. O Cruzeiro apresentou futebol burocrático e lento, mas o suficiente para confirmar a 12ª vitória seguida na temporada.
A luta pelo 37° título mineiro começa neste domingo, às 16h (de Brasília), quando o Cruzeiro vai até o estádio Independência enfrentar o Galo. O segundo jogo está marcado para o outro domingo, dia 19, no Mineirão.

Partida lenta
Com uma equipe mista em campo, o Cruzeiro errava muitos passes e mostrava desentrosamento. Ciente da extrema dificuldade de cumprir o desafio que tinha, o Villa Nova fazia o papel de franco atirador: antes mesmo de a bola rolar, o meia Tchô afirmara que o Leão entraria em campo apenas para fazer uma boa partida. O tom já era de missão impossível.
Os lances de perigo no primeiro tempo foram raros. Se William Nobre, goleiro do Villa, teve pouco trabalho, Rafael, do Cruzeiro, foi um espectador de luxo. Diego Souza chegou a fazer um gol de cabeça, mas o árbitro anulou corretamente, apontando impedimento do meia cruzeirense.
Entre os 22 jogadores em campo, o mais interessado no jogo era o atacante Borges, que luta pela artilharia do Mineiro com Júnior Negão, do Tombense - seu rival tem um gol a mais (8 a 7). O cruzeirense mandou uma bola na trave, aos 35 minutos, além de ter se movimentado muito e dado opções aos companheiros, mas não conseguiu marcar pela oitava vez.
Gol solitário
A etapa final foi um pouco mais animada. O Cruzeiro demonstrou mais interesse no jogo, e o Villa soltou-se um pouco mais, ainda que não conseguisse criar jogadas que levassem perigo efetivo a Rafael. Os dois treinadores mexeram nos times, buscando mais dinamismo e velocidade. Marcelo Oliveira mandou a campo Ananias, Elber e Anselmo Ramon, e Alexandre Barroso colocou Renan e Michel Lucas.
Apesar da melhora na partida, os ataques de ambos os times permaneciam improdutivos, com as defesas levando a melhor em praticamente todos os lances. Assim sendo, só mesmo a bola parada para tirar o insistente zero do placar. Elber foi derrubado na entrada da área, e Egídio bateu com perfeição, aos 23, para fazer o gol da vitória.
Nos minutos finais, a torcida do Cruzeiro fazia a festa, cantando músicas de provocação ao Atlético-MG e comemorando a 15ª vitória em 16 partidas na temporada. Ao Villa Nova restou o consolo de terminar a competição com o título de campeão do interior e vagas na Série D deste ano e na Copa do Brasil de 2014.
Galo dá aula de talento e dedicação ao São Paulo, e segue na Libertadores
Contra um Tricolor apático, Galo humilha - faz 4 a 1, com show de dribles de Ronaldinho, e agora espera por Palmeiras ou Tijuana nas quartas
 
 
A CRÔNICA
por Alexandre Lozetti
166 comentários
Um dia o Atlético-MG vai perder no Independência. Um dia... Esse dia não chegou, e parece longe de chegar. O Galo encontrou no Horto seu refúgio, seu porto seguro, estádio de onde emana energia inexplicável que torna o Galo mais forte, e mais vingador. E quem caiu lá dessa vez foi o São Paulo. Caiu no Morumbi, na verdade, quando perdeu um jogo que tinha sob domínio. Não conseguiu se levantar, e foi massacrado.
Como se fosse Usain Bolt contra uma tartaruga, o Atlético-MG ignorou a existência do São Paulo. A vitória atleticana por 4 a 1 (6 a 2 na soma dos jogos) confirma a campanha avassaladora, a invencibilidade de 33 jogos em seu doce lar, e o favoritismo nas quartas de final, seja contra Palmeiras, seja contra Tijuana. O rival será conhecido no próximo dia 14, e o Verdão precisa de uma vitória no Pacaembu para ser mais um paulista entre o sonho do Galo e a taça da Libertadores. Sonho mais do que real.
Ronaldinho e Jô, Atlético-MG x São Paulo (Foto: AFP)Ronaldinho e Jô: pura diversão diante de um adversário apático (Foto: AFP)
São sete vitórias em oito jogos. Números que passam pela segurança de Victor e dos gigantes Réver e Leonardo Silva, substituído por Gilberto Silva neste jogo; o equilíbrio de Marcos Rocha e Richarlyson; a marcação ferrenha de Pierre e Leandro Donizete; o talento de Ronaldinho, Bernard, Jô e Diego Tardelli. Pelo trabalho de Cuca, que também superou o trauma pessoal de ser favorito, ter sempre tudo nas mãos, e morrer na praia. Mais um massacre marcado por inspiração e transpiração, receita infalível de sucesso.
O São Paulo está eliminado. Paga pela demora de seu técnico em encontrar a melhor formação, pela ineficiência da diretoria em achar um substituto para Lucas, por atitudes intempestivas de alguns de seus jogadores mais experientes, como Luis Fabiano e Lúcio, e até por certa dose de azar na fase de grupos. E mesmo com tudo isso, tem bom time e pode ser protagonista no Campeonato Brasileiro. Tempo para se preparar é o que não falta. O Tricolor só voltará a campo no dia 26 de maio, contra a Ponte Preta, já pela competição nacional.
Já o Galo terá o tradicional duelo com o Cruzeiro pela final do Campeonato Mineiro. Neste domingo o primeiro jogo. Na semana seguinte, assistirá de camarote ao jogo entre Palmeiras e Tijuana. Contra qualquer adversário, por ter a melhor campanha, fará o primeiro jogo das quartas de final fora de casa para decidir no Independência.
Ganso e Leando Donizete, Atlético-MG x São Paulo (Foto: AP)Ganso foi bem marcado por Leando Donizete (Foto: AP)
Vamos jogar videogame, São Paulo?
Sabe quando você chega em casa irritado e chama seu irmão mais novo para jogar futebol no videogame, só para relaxar os músculos? Foi mais ou menos assim que o Atlético-MG tratou o São Paulo no primeiro tempo. Para dar um simples passe lateral, os visitantes até suavam e mordiam a língua, tal qual a criança em frente à televisão. Já o Galo fazia de tudo com a maior naturalidade. Passes, dribles, chutes, desarmes....e gol.
Com menos de 20 segundos, Jô chutou por cima. Com dois minutos, Ronaldinho bateu falta no travessão de Rogério Ceni. Não é tempo de videogame, não. É tempo real, mesmo. Tempo que castigava os são-paulinos, que precisavam de dois gols, mas ainda não haviam descoberto como passar do meio-campo.
Luis Fabiano, Atlético-MG x São Paulo (Foto: EFE)Luis Fabiano e Pierre, em lance de jogo entre
Atlético-MG e São Paulo (Foto: EFE)
Como Pierre não tem o hábito de fazer gols, comemorou cada lateral como se fosse um chute no ângulo. Como se fosse um chute de Jô. No ataque do Atlético é assim. Todos podem estar em todas as posições. Tardelli, na direita, lançou Bernard, como centroavante. Toloi tentou desarmar, mas a bola sobrou para Jô, recuado, fuzilar e abrir o placar. Ou melhor. Fuzilar e fazer 3 a 1 no agregado para o Galo, que já vencia desde a semana passada.
A troca de posições no São Paulo era menos inteligente, menos empolgante. Era triste. Douglas, que é e já pediu para ser lateral-direito, foi escalado no ataque mais uma vez. Na esquerda! Após o gol, foi para a direita. E Ney Franco tinha três atacantes no banco: Wallyson, Ademilson e Silvinho. Além de Osvaldo, destaque do time no ano, vetado por dores no quadril.
Em 45 minutos, o Tricolor teve uma chance de gol. Ganso recebeu de Carleto e bateu de primeira, mas Victor saiu muito bem em seus pés e defendeu. Do outro lado... Era puro videogame! Jô e Tardelli ganharam de Rafael Toloi, em noite sofrível, mas pararam em Rogério Ceni e na falta de sorte. O zagueirão se recuperou em seguida ao salvar, em cima da linha, tal qual o lateral-esquerdo Ronaldo Luís fazia nos anos 90, um chute de Bernard. Mas era essa a única semelhança com aquele timaço de Telê Santana... E lá se foi o primeiro tempo, com dez finalizações do Galo, e duas do Tricolor. Estatísticas de videogame.
Massacre atleticano, vergonha tricolor
Há duas semanas, Silvinho treinava no Penapolense, à espera do milagre de vencer o São Paulo no Paulistão. Nesta noite, Silvinho estreou na Libertadores, à espera do milagre de virar o jogo contra o Atlético-MG. Como sua trajetória tão rápida é quase um milagre, por que não acreditar? Quando Luis Fabiano recebeu lançamento de Jadson na direita, Silvinho acreditou e correu para a área. A bola do Fabuloso passou pelas mãos de Victor e os pés de Ganso antes de chegar torta ao estreante, que não conseguiu finalizar.
Foi a grande chegada do Tricolor. A única. O cardápio do Galo era vasto. Aceita um Bernard? Vai um Tardelli? Que tal um Jô? Narrar lance por lance desse time regido por Cuca, porque mais parece uma orquestra a uma equipe de futebol, é desnecessário e tornaria este texto interminável e cheio de adjetivos. Principalmente quando o outro lado, em vez de combater, prefere se entregar.
Edson Silva quis fazer linha de impedimento e deixou Jô livre. Rafael Toloi, com as pernas trêmulas, tentou recuo para Rogério Ceni, e nem viu Diego Tardelli chegando. Wellington, o jovem Wellington, foi mole tal qual um senhor de idade na dividida com o veterano Ronaldinho. Três erros contra três talentos, e o que era para ser uma simples classificação virou uma humilhação sem precedentes na Libertadores para o São Paulo. Mais dois de Jô, mais um de Tardelli, os melhores em campo.
Precisou ficar 4 a 0 para Ney Franco decidir se preservar. Antes, havia improvisado Douglas, lançado o novato Silvinho e aberto ainda mais o time com Ademilson no lugar de Denilson. Isso que é gostar de andar na corda bamba...
Luis Fabiano aproveitou rebote de Victor em chute de Carleto, e fez um dos gols menos comemorados da história do São Paulo. E Ronaldinho, de olhares, passes e chutes imprevisíveis, não fez mais um gol que entraria para sua galeria de obras de arte. 4 a 1. De bom tamanho para a apatia tricolor, de ótimo tamanho para o passeio alvinegro.
Rever, Ronaldinho e Jô, Atlético-MG x São Paulo (Foto: AFP)Réver e Ronaldinho vibram com um dos três gols de Jô (Foto: AFP)