sábado, 23 de fevereiro de 2013

Curado mostra respeito por Batman e diz: 'Vai ser um prazer enfrentá-lo'

Campeão peso-leve do Jungle Fight, que conquistou o cinturão ao vencer Sean Cubby, terá Ivan Batman como seu primeiro desafiante, sem data certa

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
Comente agora
Antes mesmo de ser conhecido o mais recente campeão peso-leve do Jungle Fight, o primeiro desafiante ao cinturão já estava definido: Ivan Batman. O atleta de Santa Catarina, de 32 anos, vai enfrentar Lúcio Curado, que derrotou o americano Sean Cubby na final do torneio da categoria no Jungle 49, ainda sem data e local definidos. O campeão, que tem somente 23 anos, mostrou respeito pelo adversário quase dez anos mais velho:
Lúcio Curado, jungle fight 49 (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Após vencer Sean Cubby e levar o cinturão no Jungle Fight 49, Curado terá Batman como primeiro deafiante
(Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
- Quando comecei a lutar MMA, o Ivan Batman já tinha várias lutas. Vai ser um prazer enfrentá-lo. Vamos ver qual vai ser meu destino. Agora só quero tirar uma semana de férias, descansar um pouco e comemorar. Eu me machuqei no segundo treino depois que fiquei sabendo que ia lutar no Rio. Fiz metade da minha preparação, um mês, treinando machucado, mancando. Graças a Deus consegui me recuperar aqui, e Papai do Céu me recompensou com uma vitória.
Com um cartel de 23 vitórias e três derrotas, contra seis triunfos e dois reveses de Lúcio Curado, Batman tem ótima luta de chão. Por isso, o pupilo de Popó já pensa em não deixar o duelo ir para baixo:
- Minha intenção é manter a luta em pé. Sei que ele (Batman) tem bom wrestling, bota bem para baixo, como já fez algumas vezes, e vou treinar mais. Agora sei que tem muita gente de olho em mim, querendo esse cinturão. Vou treinar duas vezes mais para mantê-lo.

Concurso Ring Girl Combate-Jungle Fight tem inscrições encerradas

Anúncio das 10 candidatas que passarão à segunda fase acontece na
próxima quinta. Confira mais fotos das participantes do concurso

Por SporTV.com Rio de Janeiro
14 comentários
O Concurso Ring Girl Combate-Jungle Fight encerrou suas inscrições nesta sexta-feira. Diversas beldades do Brasil enviaram fotos, vídeos e o questionário completo sobre MMA na primeira etapa do concurso, que dará à vencedora uma participação especial como ring girl em um evento do Jungle Fight, principal organização de MMA da América Latina.
Agora, as musas aguardam até o dia 28 de fevereiro, próxima quinta-feira, quando serão anunciadas as 10 candidatas que passarão à segunda fase. No mesmo dia, inicia-se a votação para escolher as quatro finalistas do concurso no SPORTV.COM.
montagem concurso combate-jungle fight concorrentes (Foto: Editoria de Arte)Fábia Paes, Suelen Carvalho, Karina Gibi e Syllvia Andrade estão entre as inscritas (Foto: Editoria de Arte)
Conheça algumas candidatas do Concurso Ring Girl Combate-Jungle Fight. Confira as fotos!
A segunda etapa termina no dia 15 de março, com o anúncio oficial das quatro finalistas. A partir daí, as beldades participam de um ensaio fotográfico e de matérias e chamadas do canal Combate. A votação final começa no dia primeiro de abril no SPORTV.COM e acaba no dia 19 do mesmo mês, quando será anunciado o nome da grande vencedora.
Geisa dá dicas para futura ring girl: 'Não pode ter nojo de sangue e suor'
Confira abaixo a programação das próximas etapas do Concurso Ring Girl Combate-Jungle Fight:
Segunda fase do concurso: enquete entre as dez candidatas selecionadas
Seleção das dez candidatas: 26/02
Anúncio das dez selecionadas: 28/02
Data do início da enquete: 28/02
Data de encerramento da enquete: 15/03
Terceira fase do concurso: final
Anúncio das quatro finalistas: 15/03
Ensaio fotográfico com as quatro finalistas: 18/03
Matérias com as quatro finalistas para o Combate: 18/03
Gravação de chamadas para a final: 18/03
Data de início da votação final: 01/04
Data de encerramento da votação e anúncio da vencedora: 19/04

Lúcio Curado frustra Sean Cubby e conquista cinturão do Jungle Fight

Aluno de Popó defende quedas do americano, conecta bons golpes em pé e impede que evento tenha seu primeiro campeão estrangeiro

Por SporTV.com Rio de Janeiro
15 comentários
O brasileiro Lúcio Curado conquistou o cinturão dos pesos-leves do Jungle Fight nesta sexta-feira, ao derrotar o americano Sean "Cubby" Peters por decisão unânime (triplo 29-28) no Jungle 49, no Rio de Janeiro. Atleta da equipe do ex-campeão mundial de boxe Acelino "Popó" Freitas frustrou o jogo e o sonho de Cubby, jovem de 18 anos que planejava ser o primeiro estrangeiro a deter um título da organização brasileira. Foi sua primeira derrota na carreira.
Cubby começou chutando alto, no vazio. Curado respondeu com dois chutes fortes na perna do americano. No segundo, o jovem de 18 anos mergulhou para tentar uma queda, mas o brasileiro se agarrou e fechou uma guilhotina. Cubby se defendeu e conseguiu evitar a finalização, mas o pupilo de Popó continuou melhor, com boa defesa de quedas e domínio por cima quando a luta ia para o chão. Cubby enfim conseguiu derrubar e cair por cima na meia-guarda com cerca de um minuto e meio restando, porém cedeu uma raspagem antes do final do round.
Lúcio Curado (em pé) e Sean Cubby (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Curado prepara ataque contra Cubby (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
Curado continuou impedindo as quedas do rival no assalto seguinte e, assim, foi desgastando Cubby. Antes da metade do round, o americano já demonstrava estar ofegante e lento em suas tentativas de cinturar e derrubar. O brasileiro, por sua vez, aproveitava e acertava potentes ganchos e uppers. Com cerca de dois minutos restando, porém, Cubby conseguiu levar a luta para o chão com um golpe de judô e caiu montado. Curado remontou a meia-guarda e, pacientemente, esperou o adversário atacar uma finalização - no caso, uma chave de braço - para raspar e se levantar. Nos segundos finais, o brasiliense ainda acertou uma joelhada e um direto de direita que balançaram o lutador da XGym.
No round final, Curado voltou a acertar golpes no corpo e passou raspando com uma joelhada. Ele aceitou uma queda de Cubby, todavia, por baixo, tentou um triângulo e conseguiu raspar. O americano ainda devolveu a raspagem e ficou por cima, mas fez pouco no ground and pound. O árbitro mandou os dois se levantarem, e o brasileiro apenas defendeu outra queda para garantir a vitória. Ele chorou e se jogou ao chão, com a bandeira do Brasil nas costas, ao ser anunciado o vencedor, e agradeceu a Popó pelo apoio.
- Isso me abriu portas muito grandes, desde que eu conheci o Popó e as artes marciais entraram na minha vida - disse Curado, que dedicou a vitória à ex-assessora de imprensa, que morreu uma semana antes do combate.
- O mérito é todo do Lúcio. Só consertamos algumas coisas. Ele é um cara muito disciplinado e o mérito é todo dele - elogiou Popó.
Ary Santos desafia divisão leve, e Abedi e Cabecinha protagonizam show
O evento teve grandes lutas desde o início, começando pela primeira luta, entre Ary Santos, vítima de Curado nas semifinais do torneio peso-leve, e Guilherme Sawaya. Ary não perdeu tempo e colocou o rival para baixo logo no começo. Após acertar alguns golpes fortes no chão, o campista deixou Sawaya se levantar, mas rapidamente o mochilou e quase fechou um mata-leão. Seu adversário, porém, se livrou da posição e se levantou. Sawaya ainda terminou o round por cima, castigando o adversário no ground and pound, mas Ary foi melhor no geral.
Ary Santos (esquerda) e Guilherme Sawaya (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Ary Santos (esquerda) finalizou e levou a melhor sobre Sawaya (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
No segundo round, Ary Santos novamente levou a luta para o chão e finalizou Sawaya rapidamente com um triângulo invertido, em menos de um minuto. Após a vitória, ele mandou um recado para o presidente do Jungle, Wallid Ismail.
- Eu perdi no GP, mas se tiver que me colocar à frente de alguém e me botar para lutar contra os mais duros da categoria, pode botar, que eu vou meter a porrada - garantiu o campista.
Na segunda luta, Salomão Ribeiro pregou Fábio Marongiu contra a grade e acertou uma série de joelhadas no corpo. O carioca, porém, respondeu com pisões no pé e socos na linha de cintura. Salomão enfim derrubou o adversário ao marcar um de seus chutes e tentar um single leg. No chão, o lutador da Team Nogueira fechou um kata-gatame e conseguiu a batida de desistência com 1m07s restando no primeiro round. Marongiu já havia entrado na arena com dois pontos a menos, por não ter batido o peso.
Salomão Ribeiro (por cima) e Fábio Marongiu (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Salomão Ribeiro (por cima) forçou a desistência de Fábio Marongiu (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
- Aceitei a luta porque já tinha treinado tanto para chegar aqui, não desistiria agora. Não sei por que ele não bateu o peso, todo mundo tem seus problemas, falta de apoio, não sei. Quero me colocar à disposição do professor Wallid para lutar mais e, quem sabe no futuro, estar disputando o cinturão - disse Salomão Ribeiro.
A luta entre Sidney "Junior Abedi" e Marcus Vinícius "Cabecinha" empolgou. Produtos do "Jungle Comunidade", os dois lutadores trocaram provocações e muitos golpes num combate muito movimentado, tanto em pé como no chão. Abedi, do Complexo do Alemão, saiu em desvantagem por não ter batido o limite de peso da categoria - perdeu dois pontos. Talvez por isso, o lutador entrou com muita vontade e esteve melhor nos dois primeiros rounds, e balançou Cabecinha no meio do segundo round com um direto de direita.
Quando a vitória parecia garantida para Abedi, o mangueirense encaixou um triângulo e parecia estar rumo a uma finalização. O lutador da Relma Team, porém, aguentou, saiu da posição e terminou a luta por cima. Junior Abedi recebeu a vitória por decisão majoritária (28-27, 28-27 e 28-28). Wallid Ismail, porém, prometeu manter ambos os lutadores no Jungle.
Confira os resultados completos:
JUNGLE FIGHT 49
22 de fevereiro de 2013, no Rio de Janeiro (RJ)

Lúcio Curado venceu Sean Cubby por decisão unânime
Alexandre Capitão venceu Talison Soares por finalização (esgana-galo) no primeiro round
Allan Nuguete venceu Murilo Filho por nocaute técnico (interrupção médica) no primeiro round
Sidney Abedi venceu Marcos Vinícius Cabecinha por decisão majoritária
Ederson Lion venceu Rodolfo Buda por finalização (mata-leão) no primeiro round
Salomão Ribeiro venceu Fábio Cesar Marongiu por finalização (kata-gatame) no primeiro round
Ary Santos venceu Guilherme Sawaya por finalização (triângulo invertido) no segundo round

Revista coloca Sarah, Spider e Neymar como 'brasileiros para ficar de olho'

Publicação britânica 'Financial Times' destaca personalidades do país

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
13 comentários
A mais recente edição revista britânica Financial Times elegeu alguns brasileiros ilustres que o mundo precisa ''estar de olho''. Três atletas foram citados ao lado de personalidades como Joaquim Barbosa, Gisele Bündchen e Aldo Rebelo. São eles: a judoca Sarah Menezes, o lutador de MMA Anderson Silva e o jogador de futebol Neymar.
Anderson Silva, Sarah Menezes e Neymar (Foto: Editoria de Arte)Neymar, Sarah e Anderson Silva: brasileiros para ''ficar de olho'' (Foto: Editoria de Arte)
Sobre Sarah Menezes, a publicação lembrou o fato de a judoca ter conquistado o primeiro ouro feminino do Brasil na modalidade, em Londres 2012. A jovem do Piauí foi classificada pela edição como uma das maiores esperanças do país para os Jogos Olímpicos de 2016.
Campeão dos pesos-médios do UFC, Anderson Silva é apontado como um atleta de arte marcial de popularidade similar aos jogadores de futebol do Brasil. De acordo com o Financial Times, ele foi capaz de transformar o MMA em febre nacional.
No caso de Neymar, foram destacados os muitos patrocínios e contratos comerciais que o jovem de apenas 21 anos ostenta. O jogador do Santos é apontado como o principal nome da Seleção às vésperas do Copa do Mundo do Brasil. Seus penteados também foram ressaltados.

Após virada incrível, Abedi pede revanche contra Arinaldo pelo título

Lutador começou duelo com dois pontos a menos por não ter batido o peso, mas venceu mesmo assim. Ele garante que o 'descuido' não vai se repetir

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
Como não bateu o peso limite dos moscas (57,2kg) na pesagem oficial do Jungle Fight 49, Sidney Abedi começou a luta contra Marcos Vinícius Cabecinha com dois pontos a menos, seguindo o regulamento da organização. Mas o atleta da Vila Cruzeiro conseguiu inventer a situação de forma incrível e venceu os três rounds, na opinião da maioria dos jurados, virando o placar do duelo. Ele creditou a performance ao fato de ter seguido a estratégia o tempo todo:
- Eu montei uma estratégia. Todo grande profissional tem que estar concentrado no que vai fazer. Graças a Deus mais uma vez tive uma boa estratégia. Eu sabia que ele não ia buscar a trocação comigo, é um atleta do grappling (luta agarrada). Mais uma vez falo: toda vez que assistirem ao Abedi lutando, podem ter certeza que está entrando um gladiador lá dentro. Me entrego de coração nas minhas lutas, isso é o que motiva o público.
abedi Marcos Vinícius Cabecinha mma (Foto: Ivan Raupp)Sidney Abedi se emociona com vitóra no Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)
Antes dessa luta, Abedi havia disputado a final do torneio peso-mosca em Porto Alegre, no fim do ano passado, mas perdeu por finalização para Arinaldo da Silva, que ficou com o cinturão da divisão. Confiante, o aluno do treinador Robson Relma pediu a revanche e "cavou" uma vaga no UFC:
- Eu quero ser mais um até 57kg a segurar essa categoria no UFC. Tenho mérito para estar lá, e vou mostrar isso para muita gente. Não estou com pressa, tudo tem o seu momento certo. Enquanto isso, vou fazendo fila aqui no Brasil. Quero buscar essa oportunidade e também provar que mereço mais uma vez lutar pelo cinturão do Jungle.
Naquela ocasião, Abedi ficou sabendo um dia antes que a esposa grávida havia sido atropelada. Ela teve várias fraturas no corpo, mas felizmente está bem, assim como a filha que já nasceu. O lutador admite que ficou abalado emocionalmente:
- Tive meus problemas familiares na primeira luta. Agradeço à minha esposa, que me acompanha na rotina mesmo com todo o sofrimento por que passou. Dedico essa vitória a ela. Aquilo me prejudicou muito. Quando eu soube do estado da minha esposa, fiquei muito preocupado.
abedi Marcos Vinícius Cabecinha mma (Foto: Ivan Raupp)Abedi levou a melgor diante do adversário Marcos Vinícius Cabecinha (Foto: Ivan Raupp)
Abedi, que levou uma bronca da organização do Jungle por não ter batido o peso, aproveitou para dar sua palavra que isso não vai mais se repetir:
- Com certeza. Sempre lutei nos 57kg. Vou provar para eles que bato 57kg, como já fiz outras vezes. Aconteceu um descuido, não foi tudo perfeito na minha dieta. Mas não faltou profissionalismo da minha parte de aceitar lutar com menos dois pontos.

Conheça as pioneiras que abriram as portas do MMA para as mulheres

Muito antes de Ronda Rousey, Liz Carmouche e Gina Carano, americanas e brasileiras lutavam pelo mundo sem reconhecimento do UFC e da mídia

Por Ana Hissa Rio de Janeiro
4 comentários
Ex-campeã do EliteXC e atual atriz de cinema, Gina Carano é considerada a grande responsável pela popularização do MMA feminino. Mas, muito antes da americana fazer sua estreia na modalidade, em 2006, outras guerreiras já acumulavam lutas no cartel nas artes marciais mistas. Neste sábado, Ronda Rousey e Liz Carmouche entram para a história ao se tornarem as primeiras profissionais a lutarem no octógono mais famoso do mundo, do UFC. Conheça algumas das pioneiras que construíram a história do esporte.
Debi Purcell, pioneira do MMA feminino (Foto: Reprodução/Site oficial)Debi Purcell foi aluna de Marco Ruas
(Foto: Reprodução/Site oficial)
Debi Purcell
Quando adolescente, Purcell era cheerleader e se dedicava em competições de dança e ginástica artística. Aos 17 anos, começou a praticar taekwondo e logo se envolveu com kickboxing, boxe e jiu-jítsu. A americana conheceu então o brasileiro Marco Ruas, campeão do torneio do UFC 7, e passou a representar a equipe do "Rei das Ruas". Faixa-preta na "Arte suave" e no taekwondo, sua estreia no MMA foi com vitória em cima de Amber Mosely, em 2001, por nocaute técnico. Possui um cartel de seis vitórias e duas derrotas, com a última luta em 2008, pelo Elite XC. Criou um site chamado Fightergirls.com e uma liga chamada WMAA (Women's Martial Arts Association). Atualmente, além de estar envolvida ativamente com as mulheres no MMA, possui uma empresa de ar condicionados e uma loja de roupas especializada em artigos vintage. É casada com o brasileiro faixa-preta de jiu-jítsu Ronald Assunção.
Olga Bakalopoulos
A canadense, atualmente radicada em Los Angeles, teve como treinadores Bas Rutten e Marco Ruas no início da carreira. Começou treinando wrestling e, logo depois, foi introduzida na "Arte Suave" pelo brasileiro Marcos Vinicius. Começou a treinar MMA em 2000 e fez sua estreia no mesmo ano. O cartel é de três vitórias, todas por finalização. Hoje com 35 anos, a lutadora, que usava como nome de guerra "A sensação grega", pelos anos que morou na Grécia, se aposentou do mundo das lutas em 2005.
Becky Levy
Becky começou a carreira treinando submission e judô no Arizona. Treinada por Don Frye, chegou a fazer parte do córner do americano nos UFCs 8, 9 e 10. Fez sua estreia no MMA em 1996, no Japão, engatando uma série de sete vitórias até 2000, quando, na última luta da sua carreira, foi finalizada com uma chave de braço voadora por Marloes Coenen. Atualmente, é responsável pela parte de fitness e co-diretora da academia Spiece Fitness, em Indiana.
montagem mulheres  pioneiras do MMA  (Foto: Divulgação)Em sentido horário, a partir do canto superior esquerdo: Shelby Walker, Olga Bakalopoulos, Amanda Buckner, Jacqueline Andrade, Debi Purcell, Jennifer Howe e Becky Levy (Foto: Divulgação)
Jennifer Howe
Já foi considerada a melhor lutadora de MMA do mundo, com relatos que muitas lutadoras a temiam e recusaram lutas contra a americana. Começou a treinar jiu-jítsu em 1995, com Walt Bayless. Em 2000, se mudou para o Team Extreme, equipe que contou com diversos lutadores do UFC como Jens Pulver, Matt Hughes e Dave Menne. Fez sua estreia em 1998, tendo acumulado 13 vitórias em 15 lutas. Hoje em dia, a lutadora, que também é formada em artes, administra a carreira do ex-lutador do UFC Jeremy Horn, com quem é casada.
Amanda Buckner
Começou a treinar jiu-jítsu em 1998, quando conheceu o marido Jay Jack. Quando viu o companheiro competir em MMA, soube imediatamente que era o que queria fazer da vida. Começou a competir em 2002, acumulando um cartel de 11 vitórias e cinco derrotas. Depois do último combate, em 2008, sofreu uma lesão no joelho e, durante a recuperação, passou a se dedicar a dar aulas de MMA para mulheres. Voltando aos treinamentos, espera convite de um evento para voltar à ativa.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Jacqueline Andrade
Quando Ronda Rousey ainda devia dar seus primeiros passos no tatame, uma brasileira já colecionava braços no MMA. Faixa-preta de jiu-jítsu de André Pederneiras, Jacqueline Andrade tem no cartel duas lutas pelo extinto IFC, duas finalizações por chave de braço, em 2002 e 2003. Hoje em dia, ainda participa de competições com e sem quimono.
Michelle Tavares lutadora MMA (Foto: Arquivo pessoal)Michelle Tavares (Foto: Arquivo pessoal)
Michelle Tavares
Vinda da mesma escola de Renan Barão, campeão interino dos pesos-galos do UFC, Michelle Tavares foi uma das primeiras brasileiras a lutar MMA no exterior. Faixa-preta da Kimura Nova União, a potiguar possui um cartel de sete vitórias e duas derrotas, com todas as vitórias por finalização. Morando no Rio de Janeiro, Michelle hoje ministra aulas de jiu-jítsu na equipe e, depois de um tempo afastada das artes marciais mistas, se prepara novamente para a volta ao MMA.
Shelby Walker
A texana foi lutadora profissional de boxe e MMA. Depois de cinco anos como reservista nas Forças Armadas dos EUA, ingressou no MMA em 2001, acumulando três vitórias e três derrotas. Possui o recorde de nocaute mais rápido na história da modalidade feminina, com um golpe desferido em cinco segundos contra Angela Wilson no Ring Of Fury 3.  Em 2006, foi encontrada morta por overdose de analgésicos.
O Combate transmite neste sábado, a partir de 20h30m (de Brasília), o UFC 157 na íntegra e com exclusividade. O SporTV 2 exibe o card preliminar. O SPORTV.COM fará o acompanhamento do torneio na íntegra em Tempo Real.

Após inovar no UFC, Barão pode
entrar com um novo hit a cada luta

Campeão interino dos galos no UFC, lutador potiguar pode fechar parceria com banda de forró para repetir repercussão da música 'Tô Topando Tudo'

Por Matheus Magalhães Natal
12 comentários
"Olha me diz aí, novinha, o que você vai querer, que hoje eu tô topando tudo". Foi com esses versos que o lutador potiguar Renan Barão entrou no octógono do UFC Londres no último dia 16, minutos antes de finalizar o americano Michael McDonald e se manter como campeão interino dos galos. A música "Tô Topando Tudo" repercutiu mundo afora, e, agora, a banda Forró da Pegação quer firmar uma parceria para que a cada evento o campeão entre com um novo hit. O campeão disse ao GLOBOESPORTE.COM que tem interesse.
Renan Barão derrota Michael McDonald no UFC Londres (Foto: Divulgação/UFC)Renan Barão entrou no octógono ao som de "Tô Topando Tudo" (Foto: Divulgação/UFC)
- Se é isso que eles querem, não vejo problema em firmar essa parceria. Na semana que vem vamos sentar para conversar. Só sei que quando eu saí da luta, foi todo mundo me perguntando que música era aquela - declarou Barão, que neste domingo participa do Domingão do Faustão.
Jair me mostrou a música, eu dei valor e ficou massa a entrada!"
Renan Barão, lutador de MMA
Os proprietários da banda norte-rio-grandense, Léo Martins e Alex Padang, disseram que só não formalizaram a proposta ainda porque o lutador vai ao Rio de Janeiro neste fim de semana, e não teria tempo para uma conversa.
- Por mim, em toda luta ele entra com uma música nossa, é lógico. Já sabemos que ele se interessa, mas a reunião não deu certo por causa da ida ao Rio. Na próxima semana vamos conversar. Em todo CD 'estoura' pelo menos duas músicas, ele escolheria uma - disse Léo.
Padang, que também é presidente do América-RN, ratificou o interesse na parceria.
- O retorno foi muito grande. Dos Estados Unidos até rádios do interior do estado queriam saber o que a gente achou, que música era aquela... Queremos estudar o prolongamento para essa parceria - declarou Padang.
Renan Barão em Londres mma ufc (Foto: Divulgação/ UFC)Proposta é que Barão divulgue um novo hit a cada
luta (Foto: Divulgação/ UFC)
Alguns integrantes do grupo e da produtora foram pegos completamente de surpresa. Antes da luta, Léo Martins ouviu o boato que Barão era fã da banda e que iria prestar essa homenagem descontraída, mas não sabia se era verdade. Aí precisou ver para crer.
Renan Barão revelou que esse é seu estilo musical favorito, mas não conhecia "Tô Topando Tudo". O treinador Jair Lourenço foi quem apresentou.
- Eu já estava pensando em fazer algo diferente. Jair me mostrou a música, eu dei valor e ficou massa a entrada! - lembra o campeão dos pesos-galos.
A repercussão foi a melhor possível. Além da procura da imprensa internacional, a entrada do lutador, que arriscou até alguns passos enquanto aquecia, foi destaque nas redes sociais e a música ganhou notoriedade pelo Brasil.
- Como a música já estava 'estourada' aqui na região, a mudança que sentimos foi mais nacional. Houve um reconhecimento grande. E agora até uma dupla sertaneja de renome já ligou querendo regravar nosso sucesso - finalizou Léo.

Acidente na última curva assusta em
Daytona. Nelsinho completa em 11º

Tony Stewart escapa ileso e vence a prova inaugural da Nationwide em 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Daytona, EUA
44 comentários
Um líder que perdeu o controle do carro a metros da linha de chegada, um carro cuja dianteira atravessou o alambrado e foi parar na arquibancada, e um punhado de veículos que cruzaram a linha final no meio de um acidente (assista à confusão no blog Voando Baixo). No confuso fim de prova em Daytona, na etapa inaugural da Nationwide Series - espécie de segunda divisão da Nascar, Tony Stewart escapou da confusão e saiu com a vitória. Nelsinho Piquet, que vinha atrás do acidente, também foi envolvido, mas ganhou quatro posições no tumulto e terminou no 11º posto, apenas 1s355 atrás do vencedor.
Kyle Larson Nascar Nationwide acidente (Foto: Getty Images)Na última curva, Kyle Larson decola e vai parar no alambrado (Foto: Getty Images)
Atrás de Stewart, no meio da confusão, completaram a prova Sam Hornish Jr., Alex Bowman, Dale Earnhardt Jr., Parker Kligerman, Brian Scott, Justin Allgaier, Eric McClure, Robert Richardson Jr. e Travis Pastrana. Danica Patrick só foi até a 32ª volta e abandonou com problemas mecânicos.
Confira mais imagens do acidente
O acidente que marcou o fim de prova começou quando Regan Smith, que liderava, foi tocado por Brad Keselowski na última curva e perdeu o controle do carro, indo parar no muro. Tony Stewart, que vinha em terceiro, desvencilhou-se de ambos e cruzou a linha de chegada intacto. A imagem mais marcante foi a do carro de Kyle Larson, que decolou, bateu no alambrado e foi partido ao meio. A dianteira cruzou a divisória que separa a pista dos fãs e foi parar além da grade. Alguns fãs foram retirados de maca da arquibancada.
Mosaico - Acidente Nascar Daytona (Foto: Editoria de Arte)Fotos: ( Reuters, Getty Images e AP)
Dos dez pilotos que se envolveram no acidente, somente Michel Annett foi levado ao Halifax Health Medical Center, onde passará a noite sob observação. Os outros foram examinados no centro médico do circuito e liberados depois.
Por causa dos destroços e de um dos pneus do carro de Larson, alguns fãs foram atingidos e precisaram ser retirados de maca da arquibancada. De acordo com a imprensa americana, não há um número oficial de feridos, mas informações dão conta de que 17 pessoas foram encaminhadas para um hospital local com ferimentos graves e leves.  Um homem teve que ser submetido a uma cirurgia devido a um trauma na cabeça.
- Houve obviamente uma invasão (do carro) na cerca e, felizmente, do jeito que o evento está equipado, havia uma grande equipe de emergência pronta e que regiu muito rapidamente - ressaltou o presidente da Nascar, Mike Helton.
Nascar fã maca acidente (Foto: Getty Images)Ao fim da prova, houve fãs retirados de maca (Foto: Getty Images)

Em dia de Kaká, Real vira sobre lanterna antes de clássicos com Barça

Titular, brasileiro marca um e inicia jogada da virada sobre o La Coruña. Cristiano Ronaldo começa no banco e melhora a equipe no segundo tempo

Por GLOBOESPORTE.COM La Coruña, Espanha
193 comentários
Em seu 1.000º dia como técnico do Real Madrid, José Mourinho ganhou presente de Kaká e Cristiano Ronaldo. A dupla liderou o time merengue na vitória de virada por 2 a 1 sobre o La Coruña, no Riazor, pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol, com um gol do brasileiro.
O camisa 8 ficou em campo os 90 minutos e pouco apareceu até marcar aos 27 da etapa final, com um chute de longe. Depois, brilhou ao iniciar o lance do gol da virada aos 42 minutos, quando achou Cristiano Ronaldo na área e o português serviu Higuaín para fazer o segundo.
De olho nos dois clássicos que terá seguidos contra o Barcelona, Mourinho deixou Cristiano Ronaldo no banco. Sem o craque no gramado, o Deportivo dominou e abriu 1 a 0 com Riki aos 34 da etapa inicial. O camisa 7 só entrou aos 12 do segundo tempo e fez o Real subir de produção.
Kaká comemora gol do Real Madrid sobre o Deportivo La Coruna (Foto: EFE)Kaká comemora o primeiro gol pelo Real Madrid: craque não marcava desde 4 de dezembro  (Foto: EFE)

O resultado deixou o time de Mourinho com 52 pontos na terceira posição, ainda atrás de Barcelona (68) e Atlético de Madri (53). O Deportivo segue na última colocação, com apenas 17.
Na próxima terça, o Real visita o Barcelona no Camp Nou pela partida de volta das semifinais da Copa do Rei. Na ida, no Santiago Bernabéu, houve empate de 1 a 1. Depois, no fim de semana, recebe o maior rival pela 26ª rodada do Espanhol. Preocupado com os clássicos, Mourinho escalou o time merengue assim: Diego López; Arbeloa, Pepe, Carvalho, Marcelo; Essien, Modric; Callejón, Kaká, Di María e Higuaín.
Os donos da casa marcaram aos 34 do primeiro tempo, quando Riki entrou pela esquerda, nas costas de Pepe, e bateu no canto direito do goleiro Diego López, que aceitou. Três minutos depois, o Real respondeu com Kaká, que invadiu a área após toque de Di María e bateu mal, para fora.
A zaga do time de Mourinho falhava seguidas vezes e sofreu com o ataque do Deportivo. Aos 40, Pizzi quase fez um golaço: depois de driblar Pepe e Ricardo Carvalho na área, o camisa 9 chutou colocado por cima de Diego López, mas Marcelo cortou de cabeça em cima da linha e salvou o Real.
Aos 43, foi a vez de Riki entrar com perigo pela direita, passou por Ricardo Carvalho com facilidade e bateu cruzado, mas a bola foi para fora. A última chance do primeiro tempo também foi do Deportivo, com Bruno Gama, aos 45, para defesa do goleiro do Real.
Na etapa final, Mourinho fez três substituições aos 12: deixaram o campo Marcelo, Essien e Modric para as entradas de Cristiano Ronaldo, Khedira e Özil. A troca deu certo e o time de Madri cresceu na partida. Um minuto depois, Kaká - zagueiro da equipe de La Coruña - saiu machucado.
Mourinho fala com Cristiano Ronaldo, Deportivo La Coruna x Real Madrid (Foto: EFE)Mourinho orienta Cristiano Ronaldo antes da entrada do português no segundo tempo  (Foto: EFE)
Cristiano Ronaldo chegou a balançar a rede aos 29, mas o árbitro anulou a jogada por impedimento. A pressão continuou e o empate saiu aos 27: Di María rolou para Kaká fora da área, o brasileiro pegou de direita e acertou o canto esquerdo do goleiro Aranzubia. O camisa 8 não marcava desde 4 de dezembro do ano passado, quando fez um no 4 a 1 sobre o Ajax pela Liga dos Campeões.
Querendo recuperar o tempo perdido no banco de reservas na etapa inicial, Cristiano Ronaldo teve duas grandes chances seguidas, aos 32 e aos 34. Primeiro, fez bela jogada na área, pela esquerda, pedalou e chutou cruzado, mas o goleiro colocou para escanteio. Em seguida, o português subiu bem de cabeça depois de cruzamento e tocou rente à trave esquerda do Deportivo.
O gol da virada saiu aos 42, em jogada da dupla Kaká-Cristiano Ronaldo. O brasileiro acertou belo passe para o português na área, pelas costas da zaga, o camisa 7 cruzou rasteiro e Higuaín só teve o trabalho de marcar o 2 a 1 no placar. Nos acréscimos, Di María ainda foi expulso por receber dois cartões amarelos e não pegará o Barça pela 26ª rodada do Espanhol.

Ronaldinho Gaúcho chora ao
revelar cura de dona Miguelina

Meia, craque do Atlético-MG, se emociona ao falar que a mãe, que luta
contra um câncer desde 2012, está totalmente recuperada da doença

Por Valeska Silva Belo Horizonte
114 comentários
Ronaldinho Gaúcho está mais feliz que nunca. Além do boa fase que vive no Atlético-MG, a mãe do jogador, dona Miguelina, está curada do câncer que tratava desde 2012. O meia do Galo chorou ao revelar que a mãe ainda fará mais quatro sessões de quimioterapia, mas comemorou o fato de que não existem mais vestígios da doença. O câncer de dona Miguelina foi diagnosticado entre abril e maio, mas o local do tumor não foi revelado pela família.
Ao falar da alegria de saber que a mãe está curada, Ronaldinho comentou que chegou a pensar em abandonar a carreira para cuidar da mãe. Dona Miguelina, que está em Porto Alegre, onde mora, chegou a ser homenageada pela torcida do Atlético-MG. Na partida contra o Grêmio, no dia 23 de setembro, pelo Campeonato Brasileiro, torcedores estenderam uma faixa no estádio Independência, com uma foto dela ao lado do filho famoso. Na ocasião, Ronaldinho chorou e agradeceu, ainda em campo, o apoio.
Ronaldinho Gaúcho chora ao falar de dona Miguelina (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)Ronaldinho Gaúcho chora ao falar de dona Miguelina (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)
- Me arrepio só de lembrar o que fizeram. Não tenho palavras para agradecer o apoio da torcida do Atlético-MG. Minha mãe está curada! Estou muito feliz!
A reportagem completa sobre a emoção de Ronaldinho Gaúcho será exibida neste domingo, no Esporte Espetacular.

Romário pede filho entre titulares
e dispara contra técnico: 'É burro'

Márcio Fernandes foge de polêmica e é defendido por Romarinho, que diz que pai deve ter 'falado na raiva' após vitória do Brasiliense sobre o Ceilandense

Por Fabrício Marques Taguatinga, DF
39 comentários
Após ver a estreia de Romarinho pelo Brasiliense, em janeiro, o tetracampeão Romário voltou ao estádio Serejão neste sábado para acompanhar a vitória do Jacaré por 1 a 0 em cima do Ceilandense, pelo Candangão 2013. Ao seu melhor estilo, o Baixinho critou duramente o técnico do time e cobrou mais oportunidades para o filho.
- Como um cara que jogou por vinte e poucos anos, eu acho que o Romarinho teria tranquilamente vaga no time e poderia estar servindo o Brasiliense muito mais do que vem fazendo. Mas eu também já tive treinador assim, burro, que não conhece futebol e não coloca aqueles jogadores que são os melhores. É claro que as pessoas vão falar que estou dizendo isso só porque sou pai, mas, na minha opinião, agora, como torcedor, o treinador é burro e não conhece futebol - disparou o Baixinho.
Romário assiste jogo do Brasiliense (Foto: Fabricio Marques)Nas tribunas do estádio Serejão, Romário disparou contra técnico do Brasiliense (Foto: Fabricio Marques)
A partida contra o Ceilandense foi a sexta do Brasiliense desde a chegada de Romarinho, que ainda não ganhou nenhuma oportunidade no time titular. Como no jogo de estreia, que também teve Romário nas tribunas, o atacante foi colocado pelo técnico em campo na volta do intervalo. Em outras duas oportunidades, Romarinho entrou aos 31 e aos 41 minutos do segundo tempo. Em um jogo ficou os 90 minutos no banco e foi cortado de outra partida por conta de uma inflamação na garganta.
- Com o tempo que ele vem jogando, infelizmente, não dá para chegar a uma conclusão (se está bem ou não). Amanhã, acaba o contrato do Romarinho e ninguém vai poder dizer se ele foi bem ou não no Brasiliense, porque o treinador não está dando oportunidade para ele - completou Romário.
O discurso é bem diferente do que o Baixinho fez na apresentação de Romarinho no Brasiliense, em dezembro de 2012. Na ocasião, Romário chegou a cobrar oportunidades para o filho, mas em tom de brincadeira, e elogiando o técnico Márcio Fernandes.
- Respeito a opinião dele, mesmo não concordando. Mas acho que não tem o conhecimento de futebol que eu achava que ele tinha. Não é nem por causa do meu filho, mas como ele escala o time - continuou criticando Romário neste sábado. O tetracampeão ainda disse que não pensa em voltar a ser técnico, mas, tem certeza que faria um trabalho melhor que o de Márcio Fernandes.
Márcio Fernandes foge de polêmica e Romarinho elogia o treinador
marcio fernandes técnico brasiliense (Foto: Cláudio Bispo / Divulgação)Técnico do Brasiliense preferiu fugir de polêmica
com o Baixinho (Foto: Cláudio Bispo / Divulgação)
Ao saber das declarações de Romário, o técnico Márcio Fernandes preferiu se esquivar.
- Não posso falar nada. Não vou entrar em polêmica. Ele fala o que ele achar que tem que falar, e eu faço meu trabalho, do jeito que eu achar que tenho que fazer - afirmou o técnico.
Com 10 anos de experiência como treinador nas categorias de base do Santos, Márcio Fernandes elogiou Romarinho, de 19 anos, e disse que é preciso ir colocando o atacante aos poucos no time.
- O Romarinho é um jogador que temos que ter calma para ir colocando. Hoje eu tinha outros dois como opção, o Washington e o Tiuí. Quando achei que tinhamos condição de colocar o Romarinho, ele entrou... Nós temos atacantes muito bons, como o Romarinho e outros. Eu tenho muita experiência nesse tipo de jovens. Muitos jogadores já passaram pela minha mão e chegaram em alto nível, como Neymar, Paulo Henrique (Ganso), Diego, Robinho. Não foram poucos não - afirmou o treinador.
No centro da polêmica, Romarinho evitou fazer coro às cobranças de Romário por uma chance no time titular e elogiou Márcio Fernandes.
- Meu pai deve ter falado na raiva, porque o time não estava muito bem em campo. Mas ele é meio impulsivo mesmo. O Márcio é um ótimo treinador e o time está só melhorando. Eu estou buscando meu espaço e, se for para ganhar uma oportunidade (de titular), é porque estou merecendo. Sempre que entrar nos jogos, vou dar meu máximo - afirmou Romarinho.
Romarinho, Brasiliense x Ceilandense (Foto: Claudio Bispo/Divulgação)Romarinho disse que pai criticou o técinco de cabeça quente e elogiou Márcio Fernandes (Foto: Claudio Bispo)

Garota do selinho no atacante
Fred tem proposta para posar nua

Assustada com a repercussão do vídeo do beijo no jogador do Fluminense, Izabela Araújo afirma que não tem intenção de entrar com ação na Justiça

Por Rodrigo Fuscaldi e Maurício Paulucci Belo Horizonte
394 comentários
Foi apenas um selinho. Apenas? Izabela Araújo, estudante de Radiologia, garante que não. Nesta semana, um vídeo divulgado na internet mostrou o atacante Fred beijando uma garota em pleno trânsito de Belo Horizonte. A garota em questão é Izabela, de 23 anos. O vídeo , que foi gravado em 2012, tomou repercussão nacional e espalhou a fama de pegador do camisa 9 do Fluminense.
Izabela Araújo, estudante de radiologia, que deu um beijo no Fred do Fluminense (Foto:  Maurício Paulucci)Izabela Araújo, estudante de Radiologia, que deu um beijo em Fred, do Fluminense (Foto: Maurício Paulucci)
Se a vida de Fred não mudou muito com o episódio, a de Izabela deu guinada com a exposição causada pela divulgação do vídeo. Assustada, a garota contratou um escritório de advocacia para prestar auxílio jurídico no caso, mas deixou claro que não pretende processar o atacante do Tricolor Carioca.
O vídeo já atingiu mais de um milhão e meio de visualizações, e a estudante contou que a repercussão foi muito maior do que ela poderia imaginar. Izabela não quis falar sobre o que aconteceu naquele dia, muito menos sobre o namorado. A garota contou que tem se preservado até para sair de casa e disse ter procurado o escritório de advocacia para ter uma orientação sobre o caso.
- Minha vida mudou completamente, o assédio na rua foi demais, e fiquei muito assustada e abalada com isso tudo. Não imaginava que isso poderia repercutir tanto. Com isso, procurei um advogado para me orientar sobre o caso.
Izabela afirmou que recebeu propostas, que ela considera absurdas, até para posar para ensaios sensuais.
- A imprensa está atrás de mim. Tive, inclusive, algumas propostas de trabalhos absurdas. Com isso tudo, estou muito assustada. Tenho me resguardado demais, não esperava isso tudo.
Pedido a Fred
Izabela Araújo, estudante de radiologia, que deu um beijo no Fred do Fluminense (Foto:  Maurício Paulucci)Estudante não tem intenção de processar Fred
(Foto: Maurício Paulucci / Globoesporte.com)
No vídeo, Izabela, além do selinho, pediu ao atacante para que ele, um dia, volte a jogar no Cruzeiro. O pedido só evidencia a paixão da estudante pelo clube celeste. Ela considera Fred um grande ídolo e, também por isso, afirmou que não pretende entrar com uma ação judicial contra o jogador.
- Sempre fui cruzeirense. Desde a época em que Fred jogava no Cruzeiro, sempre fui fã dele. Por ele ser meu ídolo, jamais tive intenção de prejudicá-lo. Ainda mais processá-lo. Jamais vou fazer isso.
O advogado Marcos Padilha, do escritório contratado por Izabela, confirmou que a estudante não tem intenção de processar o atleta. Segundo ele, como o caso teve uma repercussão muito grande, o contato foi feito apenas para prestar auxílio jurídico.
- A Izabela não tem a intenção de propor nenhuma ação contra ninguém, muito menos contra o Fred. O que tem sido feito é um estudo do caso, a fim de tomar a decisão plausível em relação a essa exposição que ela teve na mídia, explicou o advogado, que contou, também, que solicitar a retirada dos vídeos da internet e impedir a veiculação da imagem da estudante poderá ser uma mediada tomada, mas no futuro.

Embaixador chega a Oruro neste domingo para ajudar corintianos

Marcel Fortuna Biato estava ocupado com outras funções na embaixada, mas vai tentar ajudar a acelerar julgamento de recurso dos 12 corintianos

Por Diego Ribeiro Oruro, Bolívia
121 comentários
O embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Fortuna Biato, chega a Oruro neste domingo para tentar auxiliar os 12 corintianos presos após a morte de um garoto de 14 anos durante o jogo entre San José e Corinthians, quarta-feira, na Bolívia. A intenção é tentar acelerar o julgamento do recurso que foi pedido pelos advogados dos torcedores para que eles possam responder em liberdade à acusação de homicídio – um sinalizador lançado pelos alvinegros matou o boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada. O corpo de Kevin Beltrán Espada foi enterrado neste sábado, em Cochabamba.
Quem representou a Embaixada nos últimos dias foi o ministro conselheiro Eduardo Saboia, segundo na hierarquia da instituição. Marcel não pôde comparecer antes porque estava em Guayaramerín, na divisa com o Brasil, onde participa da reativação de um consulado na região.
- Ele tinha esses compromissos, mas agora vai a Oruro ajudar nessa questão. Eu estarei com ele, nossos advogados também acompanham o caso com extrema atenção – afirmou Saboia.
O ministro conselheiro teve de voltar para La Paz na tarde de sexta, por causa de outros compromissos com a Embaixada. No entanto, desmarcou alguns agendamentos para poder retornar e tentar ajudar os corintianos presos.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM teve acesso ao inquérito policial que revela os nomes dos dois torcedores indiciados como autores do homicídio. O documento de sete páginas também aponta que o disparo foi premeditado, o que pode complicar bastante a situação da dupla.
Os torcedores estão na penitenciária de San Pedro. As duas celas que recebem os corintianos são isoladas dos presos bolivianos e sequer há contato visual entre eles, segundo o coronel Carlos Coritza, responsável pela penitenciária. De acordo com a mulher de um dos presos, no entanto, é possível ouvir os bolivianos, que gritaram "San José, San José" na chegada dos brasileiros, na sexta-feira. Ela considerou o clima hostil e "assustador".
- Temos de cumprir a lei, mas creio que nem todos ficarão por tanto tempo. A questão é mais preventiva, pois eles podem fugir se responderem ao processo em liberdade. Vamos obedecer à decisão do juiz cautelar, mas não sei se era necessário prender todos eles – disse o coronel.
Segundo Carlos Coritza, a ocupação da penitenciária está acima de sua capacidade: o local comporta 300 presos e atualmente tem 500 encarcerados.
Cárcere de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia (Foto: globoesporte.com (com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google))Vista aérea da penitenciária de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia, e do estádio Jesús Bermúdez (globoesporte.com, com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google)

Após cortejo com centenas de pessoas, garoto boliviano é enterrado

Kevin Espada morreu ao ser atingido no olho por um sinalizador marítimo disparado do setor ocupado pela torcida do Corinthians

Por Giuliana Girardi Cochabamba, Bolívia
568 comentários
O corpo do boliviano Kevin Beltrán Espada foi enterrado neste sábado no cemitério Parque de las Memorias, em Cochabamba, a cerca de 210 km de Oruro, cidade onde o garoto morreu ao ser atingido por um sinalizador marítimo disparado pela torcida do Corinthians durante o jogo contra o San José, na última quarta-feira, pela Taça Libertadores. Kevin tinha 14 anos e realizava o sonho de ver pela primeira vez o San José atuando em casa, no estádio Jesús Bermúdez, em Oruro.
Depois do velório realizado na casa do avô de Kevin, um cortejo seguido por centenas de pessoas passou em frente ao colégio onde ele estudava. No local, os presentes fizeram uma oração para o jovem torcedor antes de seguirem para o cemitério. (Acompanhe a cobertura completa do enterro no Fantástico deste domingo).
Dirigentes do San José presentes no enterro se pronunciaram sobre a tragédia e decretaram o dia 20 de fevereiro em Ouro como o "dia do torcedor santo".
enterro kevin bolivia (Foto: EFE)Corpo de Kevin Beltrán Espada é enterrado em cemitério em Cochabamba (Foto: EFE)
A tragédia envolvendo Kevin  causou grande comoção na Bolívia. O presidente Evo Morales anunciou que dará apoio total à família, e o governo promete punir os culpados. Na última sexta-feira, o juiz cautelar Julio Huarachi Pozo decretou a prisão preventiva dos 12 torcedores corintianos que foram indiciados por homicídio. O GLOBOESPORTE.COM teve acesso ao inquérito que revela os nomes dos indiciados como autores do homicídio e que trata o disparo como premeditado.
O grupo de brasileiros foi transferido ainda na sexta-feira para a penitenciária San Pedro, a cerca de 200 metros do estádio Jesús Bermúdez, palco da tragédia. Lá, eles aguardarão o julgamento do caso.
Os 12 torcedores estão divididos em duas celas isoladas dos presos bolivianos. Sequer há contato visual entre eles, segundo o coronel Carlos Coritza, responsável pela penitenciária. De acordo com a mulher de um dos presos, no entanto, é possível ouvir os bolivianos, que gritaram "San José, San José" na chegada dos brasileiros. Ela considerou o clima hostil e "assustador".
Cárcere de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia (Foto: globoesporte.com (com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google))Vista aérea da penitenciária de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia, e do estádio Jesús Bermúdez (globoesporte.com, com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google)
 

Contra punição, Corinthians admite possibilidade de sair da Libertadores

Clube aguarda resultado do recurso, mas não descarta deixar a competição continental caso Conmebol mantenha decisão sobre veto à torcida alvinegra

Por Rodrigo Faber São Paulo
1143 comentários
A decisão da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) de impedir a presença de torcedores do Corinthians nos jogos da Taça Libertadores da América devido à morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada no jogo contra o San José, em Oruro, irritou a diretoria do clube. Os dirigentes alvinegros, que entraram com recurso para reverter a decisão da entidade, esperam receber uma resposta até segunda-feira à noite. Caso o pedido do Timão seja negado, até mesmo a possibilidade de o clube deixar a competição continental não está descartada.
Time do Corinthians posado para enfrentar o San Jose (Foto: AFP)Atual campeão da Libertadores, Corinthians pode deixar o torneio (Foto: AFP)
O diretor jurídico do clube, Luiz Alberto Bussab, já havia classificado a decisão da Conmebol como “indevida, abusiva e intempestiva”. A ideia do representante corintiano é ponderar todos os interesses do clube e definir o que é mais atrativo para o Timão neste momento, independentemente do fato de a equipe ser a atual campeã da Libertadores e de possíveis punições posteriores. Na visão de Bussab, o Tribunal de Disciplina deveria ser mais comedido e apurar melhor o acontecimento de Oruro.
– Todas as possibilidades serão analisadas, sem exceção. Com a decisão da Conmebol, vamos nos reunir e observar o melhor para o Corinthians. Esperamos receber o parecer deles até segunda-feira à noite e, no mesmo dia, fazermos nossa escolha decisiva – afirmou o diretor, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
A principal reivindicação do Corinthians é de direito à defesa e investigação dos envolvidos na morte de Kevin. A maneira com que a Conmebol tratou o caso incomodou a diretoria, que não aceita se curvar à punição sem provar que o clube não tem qualquer parcela de culpa no disparo do sinalizador marítimo que vitimou o jovem, ainda que este tenha partido do setor da arquibancada destinado aos alvinegros no estádio Jesús Bermúdez.
Luiz Alberto Bussab, diretor jurídico do Corinthians (Foto: Reprodução SporTV)Luiz Alberto Bussab, diretor jurídico, diz que Timão
pode sair do torneio (Foto: Reprodução SporTV)
Aproximadamente 85 mil ingressos já haviam sido vendidos de forma antecipada através do sistema Fiel Torcedor para os jogos contra Millonarios (da Colômbia), Tijuana (do México) e San José, cerca de 30 mil deles para a primeira partida do Corinthians no estádio do Pacaembu na Libertadores 2013. No ano passado, somente na fase de grupos, o clube arrecadou R$ 5,3 milhões em bilheteria.
O clube tem plena confiança na reversão da decisão. Tanto é que o departamento jurídico sequer estudou uma possível logística para devolver o dinheiro pago pelos torcedores. Caso a Fiel seja impedida de comparecer aos jogos no Pacaembu, a diretoria já tranquilizou os alvinegros: todos os sócios serão ressarcidos.
A partida contra o Bragantino, neste domingo, pelo Campeonato Paulista, foi assunto praticamente deixado de lado no CT Joaquim Grava. As bandeiras a meio-mastro no local mostravam o clima de luto, assim como a postura séria do presidente Mário Gobbi, do gerente de futebol Edu Gaspar e dos diretores Roberto Andrade e Duílio Monteiro Alves, que compareceram ao treino deste sábado.
Convicto de que, independentemente das punições impostas pela Conmebol, o maior prejudicado será o Corinthians enquanto instituição, Luiz Alberto Bussab promete agilidade e bom senso na decisão da diretoria.
– É um caso muito delicado para fazermos decisões imediatas e ausentes de razão. É preciso rever tudo o que aconteceu. O Corinthians não pode sair prejudicado desta maneira. Com o posicionamento da Conmebol, vamos nos reunir sob o comando do nosso presidente e anunciar o que acontecerá na sequência – completou.
Cientes de que podem ficar sem acompanhar o Timão de perto na primeira fase da Libertadores, torcedores já organizam, por meio de redes sociais, maneiras de apoiar a equipe mesmo do lado de fora do estádio. Campanhas pedindo telões na Praça Charles Muller, em frente ao Pacaembu, e invasão da torcida nos arredores do local da partida são veiculadas desde a decisão da Conmebol.

Sinalizadores, querosene e protestos: o palco da tragédia três dias depois

Estádio Jesús Bermudez continua com lembranças do jogo entre Timão e San José. Polícia reconhece falha na revista para vetar artigos pirotécnicos

Por Diego Ribeiro Oruro, Bolívia
137 comentários
Corinthians - Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin (Foto: Diego Ribeiro)Galão de querosene ainda não foi retirado do Estádio
Jesús Bermudez, em Oruro (Foto: Diego Ribeiro)
Três dias após a tragédia que matou o garoto Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, o Estádio Jesús Bermudez parece ter parado no tempo. Sujeira, restos de sinalizadores, panos e até um galão que ainda cheira a querosene foram encontrados pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM em visita ao local na tarde deste sábado. O único acesso aberto foi ao setor de arquibancada atrás de um dos gols, onde costuma ficar a “La Temible”, torcida organizada do San José.
Alguns restos de artefatos pirotécnicos foram encontrados, mas um deles chamou a atenção por estar quase intacto. Um sinalizador descartável, bem menos potente do que o utilizado pela torcida do Corinthians, tinha as inscrições “Football Torch” (Tocha para futebol), deixando bem claro qual seria a indicação de uso do objeto.
Apesar de oferecer bem menos perigo do que os modelos utilizados pelos corintianos, a entrada de diversos sinalizadores vai de encontro ao que dizia a polícia boliviana – que a revista foi muito bem feita, e que a entrada desse tipo de objeto se deu por acidente. O major Antenor Mendrano, da Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen, reconheceu que houve falha na fiscalização.
Corinthians - Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin (Foto: Diego Ribeiro)Grade do estádio que recebeu pirotecnica da 'La Temible', torcida do San José (Foto: Diego Ribeiro)
– Se tantas bengalas (nome dado aos sinalizadores na Bolívia) entraram, algo estava errado. Isso está sendo investigado, o motivo de a revista não ter sido bem feita. Estamos fazendo de tudo para que isso não ocorra mais. Não queremos mais esse tipo de artefato nos estádios – disse Mendrano.
O major também lamentou a presença do galão de querosene, que serviu para acender o mosaico da “La Temible”, que pegou fogo durante quase 10 minutos. O procedimento utilizado foi simples: o nome da torcida foi formado com pedaços de jeans e molhado com o querosene, altamente inflamável. Bastou um fósforo para acionar o mosaico.
Corinthians - Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin (Foto: Diego Ribeiro)Parte de sinalizador foi encontrado nas dependências
do estádio neste sábado (Foto: Diego Ribeiro)
– Isso é grave, mas às vezes não há controle. Precisamos aumentar esse tipo de fiscalização – explicou o major.
Além dos objetos pirotécnicos, havia muita sujeira nas arquibancadas. Entre os artigos mais curiosos, dois cartazes de protesto à mudança de nome do aeroporto local, que agora se chama Evo Morales, atual presidente da Bolívia. A população de Oruro quer que o nome original seja reutilizado: Juan Mendoza, responsável pelo início da aviação na Bolívia.
Durante a manhã, o San José treinou no estádio. No entanto, o palco parece abandonado após a tragédia. Curiosamente, o local mais limpo é justamente aquele onde se encontrava a torcida do Corinthians – e de onde saiu o disparo do sinalizador que matou Kevin Beltrán Espada.
Corinthians - Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin (Foto: Diego Ribeiro)Parte de artefato pirotécnico utilizado pela torcida do San José, no jogo contra o Corinthians (Foto: Diego Ribeiro)
Corinthians - Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin (Foto: Diego Ribeiro)Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin, apresenta muita sujeira (Foto: Diego Ribeiro)
O retorno de Renato: camisa 11 faz dois e dá vitória ao Fla sobre o Olaria
Meia assume número de Rafinha e lugar de xodó por um dia para a torcida. Carlos Eduardo dá assistência, e Gabriel e Alex Silva têm estreias discretas
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • o nome do jogo
    Renato
    O meia voltou ao time titular,
    pediu para usar a camisa 11 que estava com Rafinha e mostrou que ainda pode ser útil, especialmente na bola parada
  • estreia
    Gabriel
    A tão esperada estreia do meia
    -atacante, enfim, aconteceu. Em campo, foram só 30 minutos, mas ele demonstrou muita velocidade e movimentação.
  • a decepção
    Hernane
    O artilheiro do Carioca teve uma atuação abaixo da média. O camisa 9 só teve uma chance de gol em todo o jogo: bateu fraco e em cima do goleiro.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
198 comentários
A camisa 11 do Flamengo voltou a brilhar na noite deste sábado, mas desta vez não foi com Rafinha. Como não há numeração fixa neste início de temporada, o novo xodó da torcida cedeu o número que vinha usando para Renato, o antigo dono. De volta ao time titular na vaga de Elias, o meia retornou inspirado e, em lances de bola parada, fez os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Olaria, em Volta Redonda. O primeiro teve assistência de Carlos Eduardo, que cobrou falta em direção à área - e se mostrou melhor fisicamente em seu segundo jogo. O outro saiu em uma bela cobrança de falta, com muito efeito.
A partida, que nada valia para o Flamengo em termos de classificação, teve a estreia de Gabriel e Alex Silva. Ambos entraram no segundo tempo para atuar diante de 4.712 pagantes (6.653 presentes) no Raulino de Oliveira - a renda foi de R$ 60.840. O meia-atacante, que passou por um longo trabalho de reforço muscular, movimentou-se bastante, mas não teve chance de gol. Já o zagueiro, de volta ao clube depois de passar por uma séria lesão no Cruzeiro, jogou ao lado de Wallace, mas ainda demonstra falta de ritmo e entrosamento.
- A gente consegue corresponder àquilo que o treinador pede. E, ainda mais com dois gols, é maravilhoso. Sei que o Elias vai voltar à equipe. Acho que dá (para jogar junto com Elias), mas o técnico é que sabe a melhor formação para a equipe. Se puder jogar 90 minutos, ou 15 minutos, ou dar uma palavra no vestiário, quero ajudar. Pude contribuir e fico feliz. Sei que posso sempre dar mais. É bom saber que, quando entra, pode corresponder - comemorou Renato.
Já classificado com a melhor campanha do turno para a semifinal da Taça Guanabara, o Flamengo chegou a 22 pontos e agora aguarda a conclusão da rodada neste domingo para saber seu adversário no mata-mata. O Olaria, por sua vez, é o oposto do Rubro-Negro até agora: tem a pior campanha entre os 16 participantes Soma três pontos e terá o segundo turno para lutar contra o risco de rebaixamento. O primeiro adversário na Taça Rio será o Madureira, no dia 17 de março, às 16h (de Brasília), na Rua Bariri.
- Ainda temos sete jogos. Vamos agora para uma intertemporada com o professor Luiz Antônio. Perdemos o jogo com duas bolas paradas. Tivemos chances de empatar, mas perdemos as oportunidades - observou Calisto, ex-Vasco, lateral-esquerdo do Olaria.
Renato Abreu comemora gol do Flamengo sobre o Olaria (Foto: Ernesto Carriço/Agência Estado)Renato teve seu nome gritado pela torcida e uma noite de herói (Foto: Ernesto Carriço/Agência Estado)
Renato assume papel de Rafinha, tem nome gritado e vira destaque
A troca dos números não confundiu a torcida, que ovacionou o camisa 8 Rafinha logo em seu primeiro toqure na bola. Arisco como de costume, o atacante caiu pelos dois lados do campo, tabelou, mas sofreu com uma marcação mais forte, principalmente do lateral-esquerdo Calisto. Em compensação, sobrava mais espaço para Carlos Eduardo. Melhor fisicamente, o meia-atacante voltava para marcar no campo de defesa e apertava a saída de bola dos zagueiros adversários. Em uma delas, aproveitou falha de Cleberson e arriscou seu primeiro chute, defendido por Moreno.
Se na finalização o meia-atacante não teve sucesso, ele mostrou qualidade no passe. Aos 21 minutos, cobrou falta e cruzou na medida para Renato cabecear por baixo do goleiro, abrindo o placar numa conclusão atípica do camisa 11. Três minutos depois, o meia repetiu a dose, mas agora em sua especialidade: a cobrança de falta. Relembrando os velhos tempos, teve o nome gritado pela torcida, soltou uma pancada e colocou a bola no ângulo esquerdo de Moreno. O goleiro, que com a exceção dos dois gols não foi muito exigido no primeiro tempo, impediu a única chance que teve o artilheiro Hernane no jogo, na pequena área, após tabela de calcanhar de Rafinha e João Paulo.
Carlos Eduardo, Flamengo x Olaria (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Em seu segundo jogo, CE10 foi melhor e deu uma assistência (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Olaria para em Felipe e na trave. Gabriel e Alex Silva estreiam
O Flamengo voltou do intervalo com Alex Silva no lugar de González, promovendo a reestreia do zagueiro que voltou ao clube para esta temporada. O Olaria retornou com mudança de postura e aproveitou o desentrosamento da zaga do Fla. A equipe, que na etapa inicial teve oportunidade de marcar apenas num chute de Leozinho - que Felipe defendeu com o pé - e numa finalização com perigo de Waldir para fora, criou duas chances claras logo de início. E sempre nas costas de João Paulo, que dava espaços na marcação. Sorte do lateral que Felipe estava inspirado. O goleiro fez uma defesa incrível no chute de Lenine, no cantinho da trave, e saiu no abafa para dividir com Leozinho no mano a mano e salvar o Fla.
O Rubro-Negro demorou 15 minutos para acordar. Em dois chutes cruzados de Rafinha e Ibson, da direita, quase saiu o terceiro gol. Dorival, então, promoveu a estreia de Gabriel no lugar de um já exausto Carlos Eduardo. E logo depois colocou Igor Sartori na vaga de um apagado Hernane. A nova dupla de ataque aumentou a movimentação, mas com poucas chances de conclusão. A bola parada continuou sendo a melhor arma do Fla, mas Moreno impediu que Renato fizesse o seu terceiro. O Olaria, que ainda viu um cruzamento de Emílio carimbar a trave direita de Felipe, já não tinha mais forças para nada.
São Paulo derruba Elefante e curte o sábado na liderança do Paulistão
Jadson, Osvaldo e Luis Fabiano colocam o Tricolor em primeiro e passam a secar a Ponte Preta. Linense perde a invencibilidade no torneio
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    17 do 2º tempo

    Osvaldo, em jogada com Luis Fabiano, faz o segundo gol do São Paulo e afasta qualquer possibilidade de zebra no Morumbi.
  • nome do jogo
    Jadson

    Mais uma vez, foi o melhor do São Paulo. Preciso na armação e nos passes, o meio-campista ainda fez o primeiro gol da equipe são-paulina.
  • azar
    Linense

    O time do interior poderia ter complicado o jogo se o chute de Lenílson, ainda com o placar 0 a 0, não tivesse carimbado a trave de Ceni.
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari
135 comentários
O Campeonato Paulista tem um novo líder - ao menos, provisório. No encontro entre os clubes que dividiam a segunda colocação, o São Paulo levou a melhor. Com gols de Jadson, Osvaldo e Fábio Lima contra, pressionado por Luis Fabiano, o Tricolor venceu por 3 a 0 o Linense, neste sábado, no Morumbi. Foi a primeira derrota do Elefante na competição.
O resultado poderia ter sido ainda mais tranquilo se o Fabuloso estivesse em uma noite inspirada. O camisa 9 desperdiçou várias oportunidades de marcar, mas contou com a ajuda dos dois melhores jogadores do São Paulo na temporada para chegar à quarta vitória consecutiva no torneio.
O triunfo coloca os são-paulinos com 19 pontos, um acima da Ponte Preta. O clube da capital torce agora por um tropeço da Macaca para permanecer na ponta da classificação. Os campineiros recebem o São Bernardo, neste domingo, às 18h30m, no estádio Moisés Lucarelli. O Tricolor volta a jogar na quinta, diante do The Strongest, às 21h30m, na capital paulista, pela Taça Libertadores.
O Linense perdeu a invencibilidade e a terceira colocação para o Mogi Mirim e caiu para quarto, com 16 pontos. Mesmo assim, segue com boas chances de se classificar entre os oito melhores que avançam à segunda fase. No próximo sábado, recebe a Ponte Preta, às 18h30m, no Gilbertão, em Lins.
Osvaldo, São Paulo x Linense (Foto: Miguel Schincariol/Agência Estado)Osvaldo, na partida do São Paulo contra o Linense (Foto: Miguel Schincariol/Agência Estado)
Chances criadas, falhas na defesa
O São Paulo não precisou de uma grande atuação para abrir vantagem no primeiro tempo. Chances de gols não faltaram para o Tricolor construir um placar ainda maior, mas o esquema 4-4-2, com três jogadores de criação e apenas um volante, voltou a apresentar falhas, principalmente na defesa, confusa em momentos que resultaram em lances de perigo do Linense.
Luis Fabiano foi o maior responsável pelo placar de apenas 1 a 0. O centroavante teve liberdade, escapou facilmente da marcação dos zagueiros Bruno Perone e Fábio Lima, mas pecou nas finalizações. E muito. Foram três chances claras desperdiçadas. Jadson, o melhor em campo, resolveu o problema aos 28 minutos ao finalizar rasteiro no canto direito de Leandro Santos um cruzamento de Douglas. O camisa 10 ainda acertou uma bola na trave.
Apesar da vantagem, o Tricolor ainda não convenceu atuando com seu losango no meio de campo. Enquanto Jadson brilha, Ganso permanece apagado. O ex-santista teve mais uma atuação pouco produtiva, sobretudo na criação. Lento, foi uma presa fácil para a marcação do Elefante. Diferentemente de Osvaldo que, aberto pela esquerda, deu ritmo ao ataque.
A presença solitária de Wellington na marcação deu espaços para o Linense também chegar e até assustar. O ex-são-paulino Lenílson, posicionado nas costas de Douglas, foi quem mais deu trabalho, ao acertar um chute de longa distância na trave esquerda do goleiro Rogério Ceni.
Jadson comemora gol do São Paulo sobre o Linense (Foto: Léo Pinheiro/Agência Estado)Jadson comemora gol do São Paulo, com Maicon e Osvaldo (Foto: Léo Pinheiro/Agência Estado)
Vitória tranquila
Ney Franco optou por voltar ao esquema 4-2-3-1 no segundo tempo. O treinador sacou Paulo Henrique Ganso e colocou o atacante Aloísio para atuar aberto pelo lado direito. A primeira boa chance, porém, foi do Linense, com Gilsinho chutando forte e forçando bela defesa de Rogério Ceni. Os espaços dados fizeram o Tricolor mexer de novo, com Fabrício na vaga de Maicon para fechar a defesa.
Com Aloísio e Douglas pela direita, os são-paulinos ganharam uma forte opção para atacar. A equipe voltou a levar perigo por aquele lado. No entanto, nada que fizesse Luis Fabiano se redimir. Leandro Santos defendeu chute à queima-roupa de Jadson. No rebote na área, o Fabuloso bateu, mas a bola desviou em um marcador e saiu pela linha de fundo.
O São Paulo ficou ainda mais próximo da vitória com um gol de outro jogador que brilha em 2013. Osvaldo arrancou pela esquerda, tabelou com Luis Fabiano e tocou alto na saída do goleiro. O Linense quase reagiu imediatamente em cobrança de falta de Fernandinho, mas parou em Ceni novamente.
Com a partida controlada, o São Paulo diminuiu o ritmo e passou a explorar mais os contra-ataques. O Fabuloso continuou não se entendendo com a bola no ataque. E não precisou. Em disparada de Osvaldo pela esquerda, Fábio Lima tentou impedir que a bola chegasse ao camisa 9 e fez contra o terceiro gol.
Luis Fabiano, São Paulo x Linense (Foto: Levi Bianco/Agência Estado)Luis Fabiano teve muitas chances para marcar (Foto: Levi Bianco/Agência Estado)