sábado, 20 de junho de 2015

Após saída do UFC, Rodrigo Damm confirma aposentadoria do MMA

Capixaba estava sem lutar desde janeiro, quando sofreu sua 3ª derrota consecutiva no Ultimate, o que ocasionou sua demissão da franquia. Futuro é na marcenaria

Por Vila Velha, ES
Rodrigo Damm (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Lutador capixaba Rodrigo Damm se aposentou do MMA (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Uma grande carreira no esporte, laureada por títulos em diversas artes marciais, como luta olímpica e jiu-jítsu, se encerra neste ano de 2015. O lutador capixaba Rodrigo Damm, de 35 anos, confirmou o que já era cogitado desde o início do ano e resolveu se aposentar do MMA. 
Com um cartel de 12 vitórias e nove derrotas nas artes marciais mistas (3-4 no UFC), o brasileiro já havia afirmado que poderia "pendurar as luvas" caso fosse demitido do UFC, o que acabou acontecendo no final de janeiro, depois daderrota para Evan Dunham, no evento UFC 182, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Esse foi o 3º revés consecutivo de Rodrigo Damm na maior franquia de artes marciais mistas do planeta.
Em conversa com a reportagem doGloboEsporte.com, o agora ex-atleta revela que sua rotina está bem diferente da habitual, com poucos treinos e mais tempo dedicado aos seus familiares. A arte suave segue na vida de Rodrigo Damm, mas apenas como promoção de qualidade de vida, sem o compromisso das competições.
- Eu parei mesmo, me aposentei do MMA. Não estou treinando forte há algum tempo. Vou duas ou três vezes por semana na academia de jiu-jítsu, quando dá. Sigo fazendo atividades físicas, mas sem compromisso, só por lazer. Agora estou curtindo mais a minha família, minha esposa e os meus filhos. Passei muito tempo longe de casa, sempre viajando e agora vou poder vê-los crescer.
MMA Rodrigo Damm e Mizuto Horita (Foto: Agência Getty Images)Rodrigo Damm venceu o japonês Mizuto Hirota no UFC (Foto: Agência Getty Images)

Além do Ultimate, onde foi participante da 1ª edição do reality show de MMA "TUF Brasil - Em Busca de Campeões", Rodrigo Damm teve passagens por grandes eventos mundiais, como Strikeforce e Sengoku, além dos nacionais Jungle Fight e Shooto Brasil, durante os mais de 10 anos dedicados ao MMA. Tamanha dedicação ao esporte também tem suas desvantagens à longo prazo e outro dos motivos que fizeram o capixaba largar o ambiente competitivo foi para cuidar do próprio corpo, calejado com a desgastante rotina de lutador profissional.
- Sofri com muitas lesões ao longo da minha carreira e agora vou aproveitar para cuidar mais da minha saúde. Estou tratando uma lesão na cervical, na região lombar. O melhor é que agora eu posso comer, né, sem culpa. No momento estou parado, curtindo a família, mas devo investir no ramo da marcenaria com o meu pai, esse deve ser o meu futuro.
Rodrigo Damm é um dos 4 lutadores capixabas no UFC (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Rodrigo Damm representou o Espírito Santo e o Brasil no UFC (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Faixa-preta de jiu-jítsu, membro da Alliance e nos últimos tempos fazendo parte da equipe X-Gym, onde treinou com outros capixabas como Erick Silva, Marcelo Guimarães e Ronaldo Jacaré, Rodrigo Damm se sente com o senso de dever cumprido, após a longa carreira dedicada ao mundo das lutas. Conformado com sua decisão e considerando ter chegado ao topo, por ter participado do plantel de lutadores do UFC, o ex-peso-pena acredita que ter conquistado o respeito das pessoas foi o seu maior cinturão.
- Conquistei muitos títulos, fama, o respeito das pessoas, mas chegou a hora de parar. Sou realizado na minha carreira, sete vezes campeão de luta olímpica, fui campeão várias vezes no jiu-jítsu, e cheguei ao UFC, o maior evento do mundo. Talvez outros atletas passem a vida inteira lutando e não consigam chegar lá, mas eu consegui, então acho que tudo valeu à pena - finaliza.

No UFC, Rodrigo Damm venceu três lutas e perdeu quatro. Suas vitórias foram sobre os brasileiros Anistávio "Gasparzinho" Medeiros e Ivan "Batman" Jorge, além do japonês Mizuto Hirota. Seus combates mais notáveis foram contra Johil de Oliveira, Gilbert Melendez e Maximo Blanco. O atleta capixaba é irmão da também lutadora Carina Damm e cunhado do atleta peso-meio-médio do evento asiático One FC, Luís "Sapo" Santos.
Nascido em Afonso Cláudio, no Espírito Santo, Rodrigo Damm também já lutou em seu estado natal, quando venceu o peruano Ivan "Pitbull" Iberico, no Jungle Fight 17, que aconteceu em fevereiro de 2010, em Vila Velha. Sua estreia no MMA aconteceu no ano de 2004, no Shooto Brasil, e foi com derrota para Luciano Azevedo, que é o único algoz do campeão peso-pena do UFC, José Aldo.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, acesse www.globoesporte.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Após mais de um ano em compasso de espera pela disputa do cinturão peso-médio do UFC, Vitor Belfort vai enfim ter um tempo livre para passar com a família. O lutador carioca apareceu em foto publicada pela sua esposa, Joana Prado, nas redes sociais nesta sexta-feira, levando a família para viajar e aproveitar as férias.

"Finalmente féeeeeeeerias! Depois de mais de 1 ano de muito treinamento com muuuitos cancelamentos e adiamentos, aqui estamos nós, Familia Belfort como sempre unida, curtindo mais um momento!! Acredite na família e invista nela, afinal é a base de tudo!! #amomeumarido #amomeusfilhos", escreveu Joana Prado no Instagram.


Vitor Belfort Joana Prado e família em férias

UFC confirma adiamento de finais do TUF Brasil e novas lutas na Flórida

Coluta principal será confronto entre Santiago Ponzinibbio e Lorenz Larkin. Combate de Rani Yahya é adiado para julho. Organização oferece reembolso por ingressos

Por Rio de Janeiro
O UFC confirmou oficialmente as mudanças ao card do próximo dia 27 em Hollywood, Flórida (EUA) na tarde desta sexta-feira. Conforme o Combate.com adiantou pela manhã, as finais do TUF Brasil 4 foram transferidas para o UFC 190, no Rio de Janeiro, no dia 1º de agosto. A luta entre Erick Silva e Rick Story, que seria o coevento principal, foi retirada do card, e a organização avalia as opções para os dois lutadores. Em seu lugar como segunda luta de destaque, entra outro confronto de pesos-meio-médios, entre o americano Lorenz Larkin e o argentino Santiago Ponzinibbio.
Montagem Lorenz Larkin x Santiago Ponzinibbio (Foto: Montagem sobre foto de Divulgação)Larkin x Ponzinibbio é o novo coevento principal do UFC Hollywood (Foto: Montagem sobre foto de Divulgação)
Outra luta que estava no card e foi adiada é a entre os pesos-galos Rani Yahya e Masanori Kanehara, que passou ao torneio do dia 15 de julho, "UFC: Mir x Duffee", em San Diego. O Combate.com apurou ainda que a luta entre os pesos-médios Marcos Pezão e Nikita Krylov está oficialmente fora do evento de 27 de junho. No comunicado, a organização não lista o combate entre Viscardi Andrade e Andreas Stahl, que havia sido fechada também para esta data.
O UFC confirmou as novas lutas marcadas para Alex Cowboy e Leandro Buscapé, e acrescentou mais um confronto de estreantes na organização, pelo peso-meio-médio: Steve Montgomery, americano da American Top Team, contra Tony Sims, americano da High Altitude MMA. A companhia ainda prometeu mais uma luta, a ser anunciada nos próximos dias. O comunicado oficial também atesta que há reembolso disponível para quem comprou ingresso antes das mudanças.
O UFC foi forçado a mudar os planos para o evento do próximo dia 27 por causa de um problema mundial na emissão de vistos de entrada nos EUA. Vários lutadores brasileiros que se apresentariam no torneio estão com os passaportes retidos no consulado americano no país. De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, o problema só deve ser resolvido na próxima semana.
Confira os cards atualizados dos eventos afetados:
UFC: Machida x Romero
27 de junho, em Hollywood (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-médio: Lyoto Machida x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Lorenz Larkin x Santiago Ponzinibbio
Peso-médio: Antônio Carlos Cara de Sapato x Eddie Gordon
Peso-meio-médio: Alex Cowboy x Joe Merritt
Peso-leve: Leandro Buscapé x Lewis Gonzalez
Peso-médio: Thiago Marreta x Steve Bosse 
Peso-pena: Hacran Dias x Levan Makashvili
Peso-meio-médio: Steve Montgomery x Tony Sims
UFC: Mir x Duffee
15 de julho, em San Diego (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-pesado: Todd Duffee x Frank Mir
Peso-leve: Al Iaquinta x Gilbert Melendez
Peso-leve: Josh Thomson x Tony Ferguson
Peso-meio-médio: Alan Jouban x Matt Dwyer
Peso-meio-médio: Igor Araújo x Sean Strickland
Peso-galo: Scott Jorgensen x Manny Gamburyan
Peso-médio: Andrew Craig x Edgar Garcia
Peso-galo: Jéssica Bate-Estaca x Sarah Moras
Peso-médio: Ildemar Marajó x Kevin Casey
Peso-galo: Rani Yahya x Masanori Kanehara
UFC 190
1 de agosto, no Rio de Janeiro
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-galo: Ronda Rousey x Bethe Correia
Peso-meio-pesado: Rogério Minotouro x Mauricio Shogun
Peso-pesado: Rodrigo Minotauro x Stefan Struve
Final do TUF Brasil 4 peso-leve
Final do TUF Brasil 4 peso-galo
Peso-pesado: Antônio Pezão x Soa Palelei
Peso-meio-pesado: Rafael Feijão x Patrick Cummins
Peso-médio: Vitor Miranda x Clint Hester
Peso-meio-médio: Demian Maia x Neil Magny
Peso-galo: Hugo Wolverine x Guido Cannetti
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Jessica Aguilar
Peso-galo: Iuri Marajó x Leandro Brodinho

Patrício Pitbull é salvo pelo gongo, vira luta e mantém cinturão com nocautaço

Brasileiro quase é nocauteado por Daniel Weichel no primeiro round, mas acerta contragolpe no segundo e segue campeão do Bellator. Kimbo Slice vence Shamrock

Por St. Louis, EUA
Patrício Pitbull Daniel Weichel Bellator MMA (Foto: Reprodução/Twitter)Patrício Pitbull comemora após nocautear Daniel Weichel no Bellator 138: virada surpreendente (Foto: Reprodução/Twitter)
Por um momento, o cinturão dos pesos-penas do Bellator estava pronto para ser embalado e enviado para a Alemanha, país de Daniel Weichel. O desafiante número 1 chegou muito perto de nocautear o brasileiro Patrício "Pitbull" Freire no final do primeiro round da luta entre os dois, no coevento principal do Bellator 138, nesta sexta-feira, em St. Louis (EUA). O lutador potiguar foi salvo pelo soar do gongo que encerrou o assalto, e não desperdiçou a nova oportunidade. Após um minuto de descanso, voltou para o segundo round, suportou nova pressão e encaixou um golpe perfeito que nocauteou Weichel instantaneamente. Mandem o pacote voltar; o cinturão permanece no Brasil.

- Eu estou aqui, posso fazer guerras. Vocês querem meu cinturão? Estou aqui. Podem vir - desafiou Patrício após a vitória, afirmando que vai ser preciso uma apresentação infalível para destroná-lo.

Durante a semana, Pitbull havia afirmado que vingaria o fatídico 7 a 1 sofrido pela seleção brasileira de futebol frente à Alemanha, país de nascença de Dan Weichel. Quando entrou na arena circular do Bellator, contudo, o lutador potiguar foi cauteloso nos primeiros minutos. Em desvantagem de altura e envergadura, tentou entrar e sair, trocou de base algumas vezes. Ele enfim conectou em cheio com um upper e direto, cerca de dois minutos corridos na luta. Pitbull foi ganhando confiança e acertou outra boa sequência de jab e direto. Porém, Weichel não era um "bobo" qualquer. O alemão conectou bons golpes e conseguiu uma queda ao marcar um chute do potiguar. Nos segundos finais do primeiro round, Weichel acertou um direto, uma série de golpes e uma joelhada que derrubaram o campeão. Ele parecia próximo do nocaute técnico, mas foi salvo pelo gongo. O alemão reclamou; achou que havia conseguido a vitória, mas Pitbull ainda estava consciente e em capacidade de se defender, apesar de estar visivelmente abalado.

Weichel sentiu que a vitória estava próxima e foi para cima nos segundos iniciais. Ele encurralou o brasileiro na grade e jogava jabs e diretos. Pitbull, porém, se cobriu e jogou um contragolpe de esquerda perfeito no queixo. Weichel caiu duro, apagado, e o árbitro John McCarthy encerrou a luta imediatamente, decretando o nocaute aos 32s do segundo round.
KIMBO SLICE NOCAUTEIA KEN SHAMROCK
A luta principal do evento teve o veterano do MMA Ken Shamrock, aos 51 anos, enfrentando o popular brigador de rua Kevin Ferguson, ou, como é mais conhecido, Kimbo Slice, de 41, e também teve uma virada incrível. O ex-campeão do UFC se aproveitou da antiga deficiência de Slice na luta agarrada, o derrubou duas vezes e obteve suas costas, fechando um mata-leão. O estrangulamento parecia apertado, mas Slice suportou, conseguiu se livrar e se levantar. Em pé, rapidamente nocauteou Shamrock com um gancho de direita.
- Eu já passei por isso antes, treinei minha defesa no chão, e bater não era uma opção - disse Ferguson, que foi cumprimentado pelo rival após a luta.
Em outra luta do card principal, o ex-campeão dos pesos-penas e último adversário de Patrício Pitbull, Daniel Straus, venceu o americano de raízes mexicanas Henry Corrales numa apresentação dominante. No primeiro round, conseguiu seu primeiro knockdown, teve vantagem de 28 a 1 em golpes significantes e quase finalizou nos segundos finais. No segundo round, Straus novamente derrubou o adversário com um uppercut e, desta vez, não desperdiçou a oportunidade: encaixou um triângulo de mão que encerrou a luta aos 3m47s. Após a luta, ele deixou claro que quer disputar o título novamente.

- Quem quer que vença esta luta, vou te encher de porrada, e quem mais estiver na divisão, vou encher de porrada também - disparou Straus.

O ex-campeão dos pesos-leves Michael Chandler encerrou o jejum de três lutas sem vencer com uma vitória enfática contra Derek Campos na abertura do card principal. O lutador de Missouri, atuando em seu estado natal, abalou o adversário com um direto de direita ainda no primeiro minuto. Campos sobreviveu à pressão dos golpes, e Chandler partiu para a luta de solo, onde transitou para um mata-leão e finalizou aos 2m17s do primeiro round.

Bellator 138
19 de junho de 2015, em St. Louis (EUA)
CARD PRINCIPAL
Kimbo Slice venceu Ken Shamrock por nocaute aos 2m22s do R1
Patrício Pitbull venceu Dan Weichel por nocaute aos 32s do R2
Bobby Lashley venceu Dan Charles por nocaute técnico aos 4m14s do R2
Daniel Straus venceu Henry Corrales por finalização aos 3m47s do R2
Michael Chandler venceu Derek Campos por finalização aos 2m17s do R1
CARD PRELIMINAR
Justin Guthrie venceu Steven Mann por finalização a 1m09s do R2
Justin Lawrence venceu Sean Wilson por nocaute técnico aos 4m56s do R1
Chris Heatherly venceu Garrett Gross por decisão unânime
Kyle Kurtz venceu Adam Cella por finalização aos 4m13s do R2
Hugh Pulley venceu Eric Irvin por decisão dividida
Miles McDonald venceu Dan O'Connor por finalização aos 4m30s do R3

Em evento com cage e ringue, Bellator terá Tito Ortiz e GP de meio-pesados

Organização de MMA vai realizar evento misto em parceria com o Glory, no dia 19 
de setembro, em San Jose, que contará com lutas de kickboxing ainda não reveladas

Por Rio de Janeiro
Bellator e Glory (Foto: divulgação)Bellator e Glory farão evento com lutas de MMA e kickboxing, 
no dia 19 de setembro, nos Estados Unidos (Foto: divulgação)
O dia 19 de setembro promete entrar para a história do Bellator. Presidente do evento, Scott Coker anunciou, nesta sexta-feira, que fará um mega-evento, em parceria com o Glory, na cidade de San Jose. O show vai contar com um cage, onde acontecerão as lutas de MMA, e, ao lado, um ringue irá abrigar três duelos de kickboxing.

O cage do Bellator vai sediar um grand prix com lutadores do peso-meio-pesado: King Mo, Emanuel Newton, Phil Davis e Linton Vassell serão os integrantes - e o vencedor será conhecido na mesma noite. O campeão enfrentará - em uma outra data - o vencedor do combate entre o campeão Liam McGeary e o desafiante Tito Ortiz, embate que acontece no dia 19.
- Scott me deu a luta que eu pedi, que eu implorei. Estou honrado por lutar contra Liam - declarou Ortiz, ex-campeão do UFC e desde 2014 no Bellator.
Scott Coker explicou que o GP terá dois rounds de cinco minutos, porém, na decisão, haverá três assaltos de cinco minutos. Nenhum duelo reserva foi anunciado pela companhia.

Em relação ao kickboxing, nenhuma luta foi anunciada pela organização, entretanto, dois nomes estarão no card: Paul Daley e Joe Schilling.
pôster evento misto Bellator Glory MMA (Foto: Reprodução/Twitter)Evento misto do Bellator e do Glory vai colocar cage e ringue lado a lado (Foto: Reprodução/Twitter)