sábado, 20 de junho de 2015

Após saída do UFC, Rodrigo Damm confirma aposentadoria do MMA

Capixaba estava sem lutar desde janeiro, quando sofreu sua 3ª derrota consecutiva no Ultimate, o que ocasionou sua demissão da franquia. Futuro é na marcenaria

Por Vila Velha, ES
Rodrigo Damm (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Lutador capixaba Rodrigo Damm se aposentou do MMA (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Uma grande carreira no esporte, laureada por títulos em diversas artes marciais, como luta olímpica e jiu-jítsu, se encerra neste ano de 2015. O lutador capixaba Rodrigo Damm, de 35 anos, confirmou o que já era cogitado desde o início do ano e resolveu se aposentar do MMA. 
Com um cartel de 12 vitórias e nove derrotas nas artes marciais mistas (3-4 no UFC), o brasileiro já havia afirmado que poderia "pendurar as luvas" caso fosse demitido do UFC, o que acabou acontecendo no final de janeiro, depois daderrota para Evan Dunham, no evento UFC 182, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Esse foi o 3º revés consecutivo de Rodrigo Damm na maior franquia de artes marciais mistas do planeta.
Em conversa com a reportagem doGloboEsporte.com, o agora ex-atleta revela que sua rotina está bem diferente da habitual, com poucos treinos e mais tempo dedicado aos seus familiares. A arte suave segue na vida de Rodrigo Damm, mas apenas como promoção de qualidade de vida, sem o compromisso das competições.
- Eu parei mesmo, me aposentei do MMA. Não estou treinando forte há algum tempo. Vou duas ou três vezes por semana na academia de jiu-jítsu, quando dá. Sigo fazendo atividades físicas, mas sem compromisso, só por lazer. Agora estou curtindo mais a minha família, minha esposa e os meus filhos. Passei muito tempo longe de casa, sempre viajando e agora vou poder vê-los crescer.
MMA Rodrigo Damm e Mizuto Horita (Foto: Agência Getty Images)Rodrigo Damm venceu o japonês Mizuto Hirota no UFC (Foto: Agência Getty Images)

Além do Ultimate, onde foi participante da 1ª edição do reality show de MMA "TUF Brasil - Em Busca de Campeões", Rodrigo Damm teve passagens por grandes eventos mundiais, como Strikeforce e Sengoku, além dos nacionais Jungle Fight e Shooto Brasil, durante os mais de 10 anos dedicados ao MMA. Tamanha dedicação ao esporte também tem suas desvantagens à longo prazo e outro dos motivos que fizeram o capixaba largar o ambiente competitivo foi para cuidar do próprio corpo, calejado com a desgastante rotina de lutador profissional.
- Sofri com muitas lesões ao longo da minha carreira e agora vou aproveitar para cuidar mais da minha saúde. Estou tratando uma lesão na cervical, na região lombar. O melhor é que agora eu posso comer, né, sem culpa. No momento estou parado, curtindo a família, mas devo investir no ramo da marcenaria com o meu pai, esse deve ser o meu futuro.
Rodrigo Damm é um dos 4 lutadores capixabas no UFC (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Rodrigo Damm representou o Espírito Santo e o Brasil no UFC (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Faixa-preta de jiu-jítsu, membro da Alliance e nos últimos tempos fazendo parte da equipe X-Gym, onde treinou com outros capixabas como Erick Silva, Marcelo Guimarães e Ronaldo Jacaré, Rodrigo Damm se sente com o senso de dever cumprido, após a longa carreira dedicada ao mundo das lutas. Conformado com sua decisão e considerando ter chegado ao topo, por ter participado do plantel de lutadores do UFC, o ex-peso-pena acredita que ter conquistado o respeito das pessoas foi o seu maior cinturão.
- Conquistei muitos títulos, fama, o respeito das pessoas, mas chegou a hora de parar. Sou realizado na minha carreira, sete vezes campeão de luta olímpica, fui campeão várias vezes no jiu-jítsu, e cheguei ao UFC, o maior evento do mundo. Talvez outros atletas passem a vida inteira lutando e não consigam chegar lá, mas eu consegui, então acho que tudo valeu à pena - finaliza.

No UFC, Rodrigo Damm venceu três lutas e perdeu quatro. Suas vitórias foram sobre os brasileiros Anistávio "Gasparzinho" Medeiros e Ivan "Batman" Jorge, além do japonês Mizuto Hirota. Seus combates mais notáveis foram contra Johil de Oliveira, Gilbert Melendez e Maximo Blanco. O atleta capixaba é irmão da também lutadora Carina Damm e cunhado do atleta peso-meio-médio do evento asiático One FC, Luís "Sapo" Santos.
Nascido em Afonso Cláudio, no Espírito Santo, Rodrigo Damm também já lutou em seu estado natal, quando venceu o peruano Ivan "Pitbull" Iberico, no Jungle Fight 17, que aconteceu em fevereiro de 2010, em Vila Velha. Sua estreia no MMA aconteceu no ano de 2004, no Shooto Brasil, e foi com derrota para Luciano Azevedo, que é o único algoz do campeão peso-pena do UFC, José Aldo.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, acesse www.globoesporte.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário