domingo, 24 de julho de 2016

Musa confessa, empresária e futura juíza: Natália Gaudio no Selfie Olímpico

Com faculdade trancada pela Rio 2016, ginasta já sabe o que fará ao se aposentar. Fora do tablado, ela divide seu tempo entre séries, internet e ensaios fotográficos

Por São Paulo, SP

Natália Gaudio vai disputar em agosto sua primeira Olimpíada. A disputa pela vaga com a compatriota Angélica Kvieczynski foi decidida no detalhe: a atleta do Espírito Santo carimbou sua classificação no Mundial de ginástica rítmica na Alemanha por uma diferença de apenas 0,117 pontos (46,766 contra 46,649). Detalhista e perfeccionista, aliás, são adjetivos que descrevem bem a capixaba, convidada pelo GloboEsporte.com para participar da série especial Selfie Olímpico. A cada selfie, uma retocada de maquiagem, uma posição diferente, um aparelho na mão... Aos 22 anos, a ginasta que vai representar o Brasil no individual é decidida: iniciou um empreendimento próprio na internet, curte o rótulo de musa e estuda Direito no intuito de, no futuro, quando pendurar as sapatilhas, ter um cargo alto, como juíza ou até delegada.
Natália começou a praticar a ginástica rítmica com apenas seis anos. Ela diz não se lembrar de sua vida antes disso. Suas brincadeiras sempre foram com a fita, a bola, o arco... A capixaba sempre abdicou de muito pelo esporte e diz que sentiu mais na adolescência, quando os colegas iam para as festinhas ou passear à tarde no shopping, e ela ficava sozinha. Apesar de ter se afastado de algumas pessoas, a esportista sabe que fez uma escolha. 
Natália Gaudio no Mundial de Stuttgart (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Natália Gaudio será representante do Brasil no individual da GR (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)
Outra característica de Natália é a vaidade. O cuidado com o cabelo é meticuloso. O que mais a incomoda é o coque, que precisa ser feito tanto em competições quando nos treinamentos diários para não inviabilizar os movimentos. Segundo ela, fica "tudo seco". Por isso, a ginasta faz uso de muita hidratação para evitar que fique quebradiço. Aliás, a capixaba se preocupa muito com a aparência por ser um pré-requisito de sua própria modalidade. Musa? Ela gosta de ser chamada dessa forma. Quem não curte tanto é seu namorado Luiz Felipe, com quem tem um relacionamento que já dura três anos.
Natália Gaudio é agenciada pela Ford e faz ensaios fotográficos (Foto: Reprodução / Instagram)Natália Gaudio é agenciada pela Ford e faz ensaios fotográficos (Foto: Reprodução / Instagram)
- Eu adoro, porque todas as ginastas precisam entrar na quadra assim como princesas, como verdadeiras musas. A ginástica rítmica é um esporte totalmente feminino, então acho que tem tudo a ver. Algumas outras musas que eu admiro bastante são a Bia e Branca, do nado sincronizado, acho elas maravilhosas, sigo elas no Instagram, então me inspiro muito nelas tanto pela garra que elas têm como atletas, como musas. Acho elas incríveis. Tem outras ginastas também, da Rússia principalmente, que me inspiro bastante, estou sempre vendo o Instagram delas, seguindo a moda delas. Eu adoro, sabe, ficar sempre ligada na moda, até na roupa de treino que elas usam, então acho que a gente vai estar ali representando as musas das Olimpíadas - comentou.
Natália Gaudio praticava vários esportes, optou por seguir na GR (Foto: Reprodução / Instagram)Natália Gaudio praticava vários esportes, optou por seguir na GR (Foto: Reprodução / Instagram)
Agenciada pela Ford Model Sports, Natália faz ensaios fotográficos quando está fora do tablado. Alguns de seus hobbies são usar as redes sociais, que ela curte muito por serem canais de interação com seus fãs e uma maneira de mostrar um pouco mais de seu trabalho; ouvir música  (seu estilo preferido é o eletrônico, mas do tipo mais pop, com vocais, dos DJs David Guetta e Calvin Harris, por exemplo). E, claro, ela gosta de se distrair com séries de Netflix. Suas preferidas são "Pretty Little Liars" e "How to Get Away With Murder", essa última por ter a ver com o Direito. 
Natália Gaudio sonha um dia ser juíza ou promotora (Foto: Reprodução / Instagram)Natália Gaudio sonha um dia ser juíza ou delegada (Foto: Reprodução / Instagram)
Aliás, Natália Gaudio é estudante de Direito. Almeja, no futuro, ser uma juíza ou uma promotora de Justiça. No momento, com o foco total na Olimpíada, precisou trancar sua faculdade no quarto período. Mas ela já se arrisca em um outro ramo fora do tablado. A ginasta está se lançando como empresária da internet e tem uma loja virtual com uma marca própria de roupas especiais para a prática de sua modalidade.
- Direito tem tudo a ver comigo. Sempre que na escola eu participava de atividades de advocacia eu ganhava. Já ganhei até medalha de honra ao mérito por ter defendido Lamarck (naturalista francês que personificou as ideias pré-Darwin) uma vez e ter feito todo mundo acreditar na minha teoria, então tenho poder de argumentação e de convencimento muito boa. Não vejo a hora de voltar a estudar para terminar a faculdade. Gostaria de conquistar um cargo bem alto no Direito. Da mesma forma como na ginástica nunca sonhei pequeno não posso sonhar pequeno na minha profissão. Agora mesmo estou lançando um site, uma loja virtual com roupas e acessórios de treinos para ginástica rítmica. Eu tive essa ideia há um tempo, porque aqui é bem difícil conseguir - explicou. 
Natália Gaudio era usuária de óculos, mas passou a ficar só com as lentes de contato (Foto: Reprodução / Instagram)Natália Gaudio era usuária de óculos, mas passou a ficar só com as lentes de contato (Foto: Reprodução / Instagram)
Apesar do lançamento de sua loja virtual e da carreira no Direito que está em stand by, o foco de Natália é em sua performance esportiva no momento. Recentemente, ela ganhou aliadas nesse quesito: as lentes de contato. A capixaba tem miopia e sempre usou óculos, mas, nas competições, precisava retirá-los. Quando começou a usar as lentes, diz que sua vida mudou.
- Esse ano eu comecei a usar lente, antes eu usava só óculos, né, mas pra competir não podia usar, e depois que passei a usar lente eu vi o quanto mudou a minha vida, assim, fez muita diferença, antes parecia que eu estava numa televisão antiga e agora parece que estou vendo o mundo em HD. E para mim foi maravilhoso porque agora eu enxergo os aparelhos bem melhor, e tenho certeza que facilitou muito minha apresentação e vai ajudar muito nas Olimpíadas também. Eu acho que a lente de contato é uma invenção que veio pra mudar o mundo mesmo - brincou.
Antes da ginástica, Natália sempre praticou esportes: surfe, vôlei, handebol, basquete e handebol foram alguns deles. Futebol também, mas ela não é lá muito fã da modalidade. Quando precisou escolher o que fazer, optou pela ginástica rítmica. A partir desse momento, sempre teve uma aliada, a técnica Monica Queiroz, que está com ela até hoje. 
Natália Gaudio e a técnica Monika Queiroz acompanharam gravação de Dudu Nobre (Foto: Reprodução/Instagram)Natália Gaudio e a técnica Monika Queiroz na regravação do cantor Dudu Nobre de "Cidade Maravilhosa", que será sua trilha sonora na apresentação da Olimpíada (Foto: Reprodução/Instagram)

As duas viveram momentos bons e ruins, mas sempre foram amigas. O pior desses momentos foi um acidente em setembro de 2012 que vitimou a filha da comandante, a também ginasta Eduarda Queiroz. Natália estava no carro e sofreu apenas escoriações leves, mas levou uma marca que ficará para todo o sempre. A tragédia uniu a técnica e sua comandada.
- Eu e a Mônica somos praticamente inseparáveis. A gente passa a maioria do tempo juntos, passo mais tempo com ela que com minha família, meu namorado, e a gente já se entende com o olhar, acho que por tudo que já passamos juntas, pelos momentos ruins e bons, a gente soube superar todas as dificuldades e cada vez nossa amizade e a nossa parceria ficavam mais fortes. Eu sei que posso confiar nela de olhos fechados e ela também confia em mim muito. E esse é nosso segredo do sucesso porque estamos sempre juntas e uma dando força pra outra e isso é maravilhoso. Ela é como uma segunda mãe para mim, então em todos os momentos sei que ela vai estar ali do meu lado me dando forças e me ajudando.
Agora o momento das duas é de ainda mais união em prol dos Jogos Olímpicos. Se tiver um tempinho em sua recheada agenda, Natália pretende ver outros esportes. Se só puder ver um, escolherá o vôlei feminino. Apesar disso, gostaria de esbarrar na Vila dos Atletas com o jamaicano Usain Bolt, fera do atletismo, e com o nadador Michael Phelps, multicampeão olímpico. Além da experiência, de convivência com estrangeiros e compatriotas, de uma competição internacional e de todo o clima olímpico, Natália terá uma outra marca que ficará para toda a vida. Depois da Olimpíada, fará os arcos olímpicos em seu corpo.
Natalia Gaudio; ginástica rítimica; jogos pan-americanos (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Natália Gaudio é representante do individual. Brasil terá ainda conjunto (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)
- Vocês já devem ter visto que eu adoro tatuagem. Tenho três, mas tenho vontade de fazer outras, inclusive depois dos Jogos Olímpicos eu vou fazer os arcos olímpicos, acho que é clichê para um atleta, mas acho que não pode faltar. Além desse love no pulso, que significa pra mim que tudo na vida é feito com amor, eu tenho mais duas, uma aqui na costela, que significa: "a liberdade é o oxigênio da alma", e a outra na cintura, que significa: "a vida não é feita dos momentos em que respiramos, mas sim daqueles que tiraram nosso fôlego". São três frases bem marcantes, significativas para mim, tem um significado bem especial, e são todas escritas em inglês - finalizou.

Luis Henrique KLB se recupera no UFC com finalização sobre russo invicto

Peso-pesado vinha de derrota em sua estreia no Ultimate, mas dominou Smolyakov e conseguiu seu primeiro triunfo na organização, na abertura do card de Chicago (EUA)

Por Chicago, EUA
O "UFC: Holm x Shevchenko" começou bem para o Brasil. Na primeira luta do card de Chicago (EUA), o peso-pesado (até 120kg) Luis Henrique KLB finalizou Dmitry Smolyakov aos 3m58s do segundo assalto com um mata-leão, recuperando-se do revés sofrido em sua estreia na organização, quando foi nocauteado por Francis Ngannou. O russo, que lutou pela primeira vez no Ultimate, teve sua invencibilidade quebrada após bater seus primeiros oito oponentes na carreira.
Luis Henrique KLB x Dmitry Smolyakov UFC Chicago (Foto: Getty Images)Luis Henrique KLB comemora a vitória sobre Dmitry Smolyakov em Chicago (Foto: Getty Images)
KLB começou tomando a iniciativa e, com menos de dois minutos, acertou um duro overhand de esquerda que balançou o russo. Ele foi para cima e conectou mais alguns golpes, mas Smolyakov absorveu bem e, ao tentar o contragolpe, parou no clinche do brasileiro. Smolyakov respondeu pouco depois com uma dura direita, mas KLB entrou nas pernas, desistiu da pegada e pressionou o adversário na grade. O russo aparentava cansaço, e Luis Henrique se aproveitou disso para entrar com double leg, tirar seu oponente do solo e aplicar bonita queda. O brasileiro golpeou de forma dura no ground and pound de dentro da guarda de Smolyakov, que resistiu até o fim do assalto.

O segundo round iniciou com KLB mantendo a estratégia de pressionar na grade. Smolyakov não mostrou muita resistência e foi para o solo, cedendo as costas. O brasileiro apenas estabilizou a posição para conectar diversos socos na lateral da cabeça do russo, que apenas se defendia. Quando percebeu o espaço, Luis Henrique encaixou o mata-leão, e Smolyakov deu os três tapinhas rapidamente.
JASON KNIGHT BATE JIM ALERS POR DECISÃO DIVIDIDA
No segundo confronto do card de Chicago, Jason Knight venceu Jim Alers por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) em duelo empolgante, pautado pela trocação franca na maior parte do tempo, especialmente por causa de Knight, que buscou o confronto em pé o tempo todo. O lutador dominou os dois primeiros rounds e foi superado no terceiro, conseguindo seu primeiro triunfo no Ultimate, após estrear com derrota para Tatsuya Kawajiri. Alers perdeu pela segunda vez na organização. Ele também tem uma vitória e um "No Contest" (luta sem resultado) desde que chegou à companhia.
Jason Knight x Jim Alers UFC Chicago (Foto: Getty Images)Jason Knight e Jim Alers tiveram bons momentos de trocação franca (Foto: Getty Images)
UFC: Holm x Shevchenko
23 de julho de 2016, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Valentina Shevchenko venceu Holly Holm por decisão unânime (triplo 49-46)
Edson Barboza venceu Gilbert Melendez por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Francis Ngannou venceu Bojan Mihajlovic por nocaute técnico a 1m34s do R1 
Felice Herrig venceu Kailin Curran por finalização a 1m59s do R1
CARD PRELIMINAR:
Eddie Wineland venceu Frankie Saenz por nocaute técnico a 1m54s do R3
Darren Elkins venceu Godofredo Pepey por decisão unânime (29-27, 29-27 e 30-26)
Kamaru Usman venceu Alexander Yakovlev por decisão unânime (triplo 30-25)
Michel Trator venceu JC Cottrell por decisão unânime (30-26, 30-27 e 30-27)
Alex Cowboy venceu James Moontasri por decisão unânime (30-26, 30-26 e 30-25)
Jason Knight venceu Jim Alers por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Luis Henrique KLB venceu Dmitry Smolyakov por finalização aos 3m58s do R2

Cowboy tem atuação estratégica e domina Moontasri no UFC em Chicago

Brasileiro controla os três rounds e recupera-se da derrota sofrida contra Cerrone

Por Chicago, EUA
Com um plano de jogo seguido de forma exemplar, Alex Cowboy não deu chances para James Moontasri e venceu de maneira incontestável no "UFC: Holm x Shevchenko", neste sábado, em Chicago (EUA), pelo peso-meio-médio (até 77kg). Após dominar o rival durante os três rounds, ele saiu vitorioso por decisão unânime (30-26, 30-26 e 30-25), recuperando-se do revés sofrido diante de Donald Cerrone em seu último compromisso. Este foi o quarto triunfo do brasileiro em seis combates na organização. O americano, por sua vez, perdeu a terceira em cinco atuações na companhia.
Alex Cowboy x James Moontasri UFC Chicago (Foto: Getty Images)Alex Cowboy vibra após anúncio de vitória sobre James Moontasri (Foto: Getty Images)
A habilidade na trocação e a envergadura de 1,94m fazem Cowboy, normalmente, buscar o duelo em pé, mas, logo no início, o brasileiro buscou a queda, surpreendendo o rival. Os dois ficaram clinchados, mas a luta precisou ser interrompida após Moontasri ser atingido com uma joelhada na região genital. O americano demorou a se recuperar, mas voltou para o combate. Cowboy, novamente, encurtou a distância e pressionou na grade. Os dois disputaram a pegada, e o brasileiro teve mais tempo de domínio no clinche. Nos segundos finais, ele ainda conectou bons uppercuts e uma joelhada na linha de cintura.
O panorama se manteve no segundo assalto, com Cowboy evitando a trocação na distância e jogando no clinche. Após muita insistência, o brasileiro aplicou a queda com um double leg e ganhou a meia-guarda. Ele golpeou no no ground and pound e chegou perto da montada, mas não conseguiu, e o americano repôs a guarda. Cowboy fez postura, voltou para a meia-guarda e foi agressivo no ground and pound, variando golpes na cabeça e na linha de cintura de Moontasri, que apenas se defendia. No fim, o duelo voltou a ficar de pé, e Cowboy mais uma vez pressionou no clinche.
O terceiro round começou com Moontasri acertando um soco rodado. O brasileiro respondeu com alguns golpes e foi para a trocação franca, mas mostrou inteligência ao fingir ter sentido um soco do americano, que partiu com tudo para cima e acabou sofrendo uma queda de Cowboy, que aproveitou a passividade de Moontasri para golpear de dentro da guarda com muitos socos na linha de cintura e cabeça, garantindo uma vitória tranquila.
UFC: Holm x Shevchenko
23 de julho de 2016, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Valentina Shevchenko venceu Holly Holm por decisão unânime (triplo 49-46)
Edson Barboza venceu Gilbert Melendez por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Francis Ngannou venceu Bojan Mihajlovic por nocaute técnico a 1m34s do R1 
Felice Herrig venceu Kailin Curran por finalização a 1m59s do R1
CARD PRELIMINAR:
Eddie Wineland venceu Frankie Saenz por nocaute técnico a 1m54s do R3
Darren Elkins venceu Godofredo Pepey por decisão unânime (29-27, 29-27 e 30-26)
Kamaru Usman venceu Alexander Yakovlev por decisão unânime (triplo 30-25)
Michel Trator venceu JC Cottrell por decisão unânime (30-26, 30-27 e 30-27)
Alex Cowboy venceu James Moontasri por decisão unânime (30-26, 30-26 e 30-25)
Jason Knight venceu Jim Alers por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Luis Henrique KLB venceu Dmitry Smolyakov por finalização aos 3m58s do R2