quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cheio de mistério, Flu traça planejamento para 2011

Reunião entre Alcides Antunes, Muricy e Celso Barros define que equipe precisa de, no máximo, cinco peças e valoriza elenco do Brasileirão

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Washington no treino do FluminenseLiberado pelo cardiologista, Washington fica no
Fluminense para 2011 (Foto:Agência Photocâmera)
O Fluminense de 2011 está guardado a sete chaves na cabeça dos responsáveis pelo planejamento para disputa do Estadual do Rio, Brasileirão e, principalmente, Libertadores. Após longa reunião na quarta-feira, em São Paulo, Muricy Ramalho, Alcides Antunes e Celso Barros optaram pelo mistério e não comentam abertamente chegadas e saídas de jogadores para a próxima temporada. O que está mais do que definido, porém, é que a imensa maioria dos jogadores que conquistaram o título nacional há dez dias serão mantidos, com a contratação de, no máximo, cinco peças.
Como a maioria do grupo tricolor tem contrato longo, apenas as renovações de Washington e Ricardo Berna serão discutidas. E não devem haver dificuldades para serem seladas. A negociação com o Coração Valente, por sinal, já está adiantada. Liberado pelo cardiologista para seu último ano no futebol e com uma cláusula de ampliação automática do vínculo após 31 de dezembro, o atacante se aposentará nas Laranjeiras. Quanto ao goleiro, conversas devem acontecer no início da próxima semana e o desejo de continuidade é mútuo.
De saída, por enquanto, somente Cássio e Equi Gonzalez, que têm contratos encerrados. É possível que Fernando Henrique e Rafael também sigam outros rumos, mas tudo depende da chegada de propostas. Dos emprestados, apenas Adriano Michael Jackson será integrado ao grupo. João Paulo já foi repassado a Ponte Preta após defender o Figueirense, e a dupla Bruno Veiga e Leandro Teixeira, que disputou a Série B por Náutico e Duque de Caxias, respectivamente, retornam direto para o departamento médico para tratar de lesões e não estão nos planos.
Richarlyson no treino do São PauloRicharlyson é um dos nomes cogitados para
reforçar o elenco do Flu (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)
Apesar do mistério tricolor, sabe-se que as chegadas de um goleiro e um zagueiro são tratadas como prioridade, além do desejo de trazer um meia e um atacante. Jogadores polivalentes, como Richarlyson, que atua tanto como volante quanto como lateral-esquerdo, também serão olhados com carinho.
A reunião na tarde de quarta em São Paulo definiu caminhos para que clube e patrocinador entrem fortes no mercado já a partir desta sexta. O desejo tricolor é dar “tiros certeiros”, sem espaço para novelas, e fechar rapidamente o elenco que se reapresenta no próximo dia 4 e segue para pré-temporada em Mangaratiba (RJ) no dia seguinte.
- Serão pouquíssimas contratações, umas quatro, cinco peças para o grupo. Não há lista de dispensas. Começaremos a agir a partir desta sexta-feira. O objetivo é resolver todas as negociações rapidamente para começarmos a pré-temporada com o elenco fechado – disse o vice de futebol, Alcides Antunes.
Na lista tricolor estão presentes os nomes de Diego Cavalieri para o gol, Rodolfo para a defesa e Thiago Neves. O clube, porém, trabalha com outras opções, ainda sigilosas. A tendência é que sejam contratados jogadores com vínculo próximo do fim ou que sejam liberados por seus clubes, uma vez que o investimento grandioso em salários não será repetido para aquisição de atletas.
Atualmente, o elenco do Fluminense conta com 32 jogadores. Confira:
Goleiros: Ricardo Berna, Fernando Henrique, Rafael e Kléver.
Laterais: Mariano, Carlinhos, Julio Cesar, Gerson e Marquinhos.
Zagueiros: Gum, Leandro Euzébio, André Luis, Digão, Thiago Sales e Giovani.
Volantes: Diogo, Diguinho, Valencia, Thiaguinho e Fernando Bob.
Meias: Conca, Deco, Tartá, Belletti, Marquinho, Raphael Augusto e Willians.
Atacantes: Fred, Emerson, Rodriguinho, Washington e Mateus Carvalho.