quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Seedorf ressurge, Botafogo vence o Náutico e encerra jejum no Brasileiro
Holandês cria jogada do primeiro gol e marca o segundo, em belo chute, na vitória por 3 a 1 na Arena Pernambuco, que deixa o time em terceiro lugar
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
1 comentário
A batuta de Seedorf estava pesada. O holandês passou 13 jogos sem fazer gols, vivendo o seu maior jejum com a camisa do Botafogo. Foram dias duros, com uma série de cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, que derrubaram o time da segunda para a quarta colocação. Mas o holandês despertou e liderou os companheiros na vitória por 3 a 1 sobre o Náutico, nesta quarta-feira, na Arena Pernambuco, garantindo a terceira colocação, com 46 pontos, dois atrás do Grêmio, e com um novo ânimo para o clássico com o Flamengo, domingo, no Maracanã, pela 28ª rodada da competição.
Para o Náutico, o poço segue cada vez mais fundo. Depois de uma série de três jogos sem perder, o time sofreu novamente duas derrotas seguidas, estacionou nos 17 pontos, ocupando a lanterna do Campeonato Brasileiro e terá pela frente o Internacional, em Caxias do Sul, no domingo.
O início do jogo ainda deu a impressão de que as últimas rodadas poderiam influenciar no desempenho dos times em campo. Logo aos oito minutos, Seedorf perdeu a bola para Elicarlos, o argentino Morales aproveitou passou para Maikon Leite chutar de fora da área e contar com uma falha do goleiro Renan para abrir o placar a favor do Náutico.
O Botafogo não conseguia impor o seu jogo e apostava em chutões para a frente na tentativa de aproveitar uma sobra de bola. Quando colocou a bola no chão, chegou ao empate. Aos 25 minutos, Seedorf fez boa jogada dentro da área e cruzou de esquerda, Elias dividiu com William Alves e Rafael Marques pegou o rebote com um belo chute de primeira para empatar o jogo.
Holandês assume o jogo
A partir daquele momento, Seedorf se transformou e começou a se apresentar mais para o jogo. Com a faixa de capitão, já que Jefferson está a serviço da seleção brasileira, ele carregou o time. O que não livrou o Botafogo de dois sustos. Renan se redimiu da falha no gol do Náutico e salvou o Botafogo em duas oportunidades, uma delas em cabeçada perigosa de William Alves, aos 30.
Seedor passou a calibrar o pé. Aos 31, arriscou chute de fora da área e Ricardo Berna fez uma defesa em dois tempos. Pouco depois, fez grande jogada pelo lado esquerdo e chutou forte para o goleiro do Náutico novamente aparecer. Até que, aos 39, Edílson cobrou escanteio do lado direito e encontrou o holandês livre na entrada da área para dominar a e acertar uma bomba, desta vez, sem defesa, marcando o gol da virada do Botafogo.
Mesmo com a saída do atacante Elias, machucado, no fim do primeiro tempo para a entrada de Henrique, o Botafogo não perdeu o ímpeto de ataque com a virada. Com apenas dois minutos jogados no segundo tempo, Bolívar, de cabeça, e Rafael Marques, em grande jogada de Seedorf, já haviam protagonizado boas chances de aumentar o placar.
Na função de Oswaldo de Oliveira, que não viajou para Recife por precaução depois de uma arritmia cardíaca, o auxiliar Luiz Alberto mexeu mais uma vez aos 11 minutos, colocando Hyuri no lugar de Octávio. No minuto seguinte, no entanto, quem levou perigo foi o Náutico. Morales fez um carnaval na defesa do Botafogo e Renan salvou.
O técnico Marcelo Martelotte também tentou melhorar o ataque do seu time. Aos 13, tirou Hugo para colocar o uruguaio Olivera, apostando em um atacante mais alto e de área. Pouco depois, tirou o volante Derley e colocou Marcos Vinícius, abrindo mais o Náutico na tentativa de empatar o jogo.
O Náutico começou a pressionar o Botafogo, aproveitando a ineficiência do contra-ataque do adversário. Aos 28 minutos, o auxiliar Luiz Alberto tentou consertar o time ao trocar Rafael Marques por Gegê. A resposta de Martelotte foi com a entrada de Jones Carioca no lugar de Morales.
Com a proximidade do fim do jogo, o Botafogo passou a trocar ainda mais passes para conter o adversário. Nos pés de Renato, o controle acontecia, e o time foi até mais perigoso. Hyuri teve a chance de fazer o terceiro, mas parou em Berna, aos 34. Henrique também teve a sua. No fim, Renato deu ótimo lançamento para Edílson, que tocou para Gegê bater com categoria e fechar com chave de ouro a vitória alvinegra por 3 a 1, marcando pela primeira vez como profissional.
 
São Paulo quebra invencibilidade do Cruzeiro no Mineirão e respira no Brasileiro
Paulistas marcam com Douglas e Reinaldo na segunda etapa. Cruzeiro ainda não havia perdido no Gigante da Pampulha desde a reinauguração
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
81 comentários
A série invicta do Cruzeiro no Mineirão chegou ao fim. Pela primeira vez em 2013, o time foi derrotado no estádio. O algoz foi o São Paulo, que, comandado por Paulo Henrique Ganso, fez 2 a 0, gols de Douglas e Reinaldo.
O resultado, no entanto, não altera a vantagem do Cruzeiro na liderança do Campeonato Brasileiro. A Raposa permanece com 59 pontos, 11 a mais que o Grêmio, que também perdeu na rodada. O São Paulo segue fora do Z-4, com 33 pontos, um a mais que o Vasco, primeiro na zona de rebaixamento.
Cruzeiro e São Paulo (Foto: Tarcísio Badaró)Com uma vitória por 2 a 0, o São Paulo tirou a invencibilidade do Cruzeiro no Mineirão (Foto: Tarcísio Badaró)

No próximo domingo, os dois times disputam clássicos regionais. O Cruzeiro tem o Atlético-MG pela frente, às 16h (de Brasília), no Estádio Independência. O São Paulo recebe o Corinthians, no mesmo horário, no Morumbi. As partidas serão válidas pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Aplicação tática
O São Paulo começou a partida marcando no campo de ataque, o que dificultou o jogo do Cruzeiro e mudou a forma da equipe mineira atuar. Como não conseguiu exercer a pressão dos últimos jogos, o time de Marcelo Oliveira precisou de paciência para romper o bloqueio armado por Muricy Ramalho.
Nos primeiros minutos, o jogo ficou concentrado entre as duas intermediárias, com poucas chances de gol de ambos os lados. Com o passar do tempo, porém, algumas oportunidades foram surgindo e tanto o Cruzeiro quanto o São Paulo estiveram perto de abrir o placar no Mineirão. Willian perdeu uma chance claríssima de gol, após rebote de Dênis em chute de Ricardo Goulart. As melhores chegadas do Tricolor foram com Paulo Henrique Ganso e Rodrigo Caio.
A aplicação tática do São Paulo foi premiada com o que poucos conseguiram no Mineirão, neste Brasileiro: o time paulista conseguiu descer para o vestiário, no intervalo, sem ter levado gols do Cruzeiro.
Vitória tricolor
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou fazendo o que não pôde fazer no primeiro. Pressionou e atacou o São Paulo, criando boas oportunidades de gol. Como os resultados da rodada mandavam o Tricolor de volta ao Z-4, não restava alternativa aos paulistas a não ser atacar também. Com isso, o jogo ficou aberto e muito movimentado, tecnicamente bem superior aos 45 minutos iniciais.
Insatisfeitos com o 0 a 0, os técnicos mexeram em seus times. Marcelo mandou Dagoberto para o jogo, e Muricy colocou Welliton. O volume de jogo do Cruzeiro continuou forte, mas o São Paulo tocava a bola com mais eficiência e vontade. Até que, de tanto acreditar, abriu o placar. Maicon tocou para Ademílson, que fez o trabalho de pivô e rolou para Douglas soltar a bomba, aos 30 minutos.
Quatro minutos depois, o São Paulo ampliou a vantagem. Ganso bateu falta na barreira, Ademílson pegou o rebote e cruzou na cabeça de Reinaldo, que, com o gol vazio, só teve o trabalho de empurrar para as redes.
No final da partida, o São Paulo administrou a vitória, construída com o talento de Paulo Henrique Ganso. O Cruzeiro tentou diminuir o placar, mas, de forma desordenada, pouco produziu.

Cachorro foge de casa nos EUA, corre meia maratona e ganha medalha

Labrador chamado Boogie completa quase 21 km de prova em cerca de 2h15m. Tempo o coloca acima de, pelo menos, metade dos participantes

Por Londres
8 comentários
cachorro Boogie que correu maratona em Evansville (Foto: Agência AP)Boogie correu maratona nos EUA
(Foto: Agência AP)
Os corredores da maratona de Evansville, no estado de Indiana, nos Estados Unidos, tiveram um concorrente bastante incomum neste sábado: um cão da raça labrador. Boogie, como é chamado, fugiu de casa, entrou na corrida e completou quase 21 km, passando pela linha de chegada. Ou seja, distância equivalente a uma meia maratona. Por isso, recebeu uma medalha, de acordo com o diário britânico "Metro".

O cão completou a prova em um tempo estimado de 2h15m, que o colocou acima de pelo menos metade dos participantes. Ele ficou lado a lado com a corredora Kim Arney, que perdeu seu parceiro no início do evento, mas ganhou um novo, no caso, Boogie.

- Eu perdi meu parceiro de corrida pelo quilômetro 6,4 ou 8 e ganhei um novo lá pelo 16 - brincou a atleta.

Essa é a quarta vez que Boogie escapa de sua residência nas últimas semanas. Ele fugiu na noite anterior à corrida. Depois da prova, a polícia fez uma postagem na internet e achou seu dono, Jerry Butts, agindo com bom humor em relação ao caso.

- Como não entrou oficialmente na corrida, não temos seu tempo oficial. Mas estamos certos de que ele bateu um novo recorde para um cão sozinho - relatou a postagem da polícia.
Coritiba encerra jejum de sete jogos e vence o Santos no Couto Pereira
Coxa mostra superioridade e, com gol de Julio César, evita o risco de entrar na zona do rebaixamento nesta rodada. Peixe vê o G-4 ainda mais longe
 
DESTAQUES DO JOGO
  • momento decisivo
    17 min
    O Peixe jogou tanto no contra-ataque que acabou tomando um gol através da sua própria arma. Resposta do Coxa, toque de Robinho e gol de Julio César
  • nome do jogo
    Julio César
    O atacante alviverde teve uma
    boa jornada no Couto Pereira, com três finalizações boas: uma parou no travessão, outra no goleiro Aranha, além do gol
  • como fica?
    Embolado
    Santos e Coritiba ficam com uma distância de apenas dois pontos. O Peixe continua com 36 pontos, enquanto o Coxa vai para 34, lutando contra a ZR
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
85 comentários
Com um jejum de sete jogos sem vencer, o Coritiba entrou pressionado na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira. Mas conseguiu quebrar a amarga rotina recente ao vencer o Santos por 1 a 0, gol do atacante Julio César no segundo tempo. O triunfo foi ainda mais importante porque evitou o risco de o time alviverde entrar na zona do rebaixamento nesta rodada.
Com a vitória, o clube paranaense chegou aos 34 pontos e aguarda o término da rodada para ver qual a atual distância para o grupo da degola. O Peixe continua entre os dez primeiros, com 36 pontos somados. O Coritiba volta a campo no sábado, às 18h30m (de Brasília), para encarar o Vitória, no Barradão. No mesmo dia, o Santos joga contra a Ponte Preta, às 21h.
Alex Coritiba e Santos (Foto: Giuliano Gomes / Agência estado)Coritiba, de Alex, conseguiu levar a melhor no Couto Pereira (Foto: Giuliano Gomes / Agência estado)
Coritiba pressiona, e Peixe só sai no contra-ataque
O Coritiba começou com mais poder ofensivo, fazendo valer o domínio no Couto Pereira. Mas o Peixe se fechou na defesa, só com o atacante Willian José no campo de ataque. A escalação do Santos contava com três atacantes, mas Everton Costa e Thiago Ribeiro voltavam para ajudar na marcação, principalmente para brecar as laterais. As únicas chances do Peixe aconteceram nos contra-ataques, com falhas na finalização.
No Coxa, o problema era o último passe. Com Alex bem marcado, Robinho e Geraldo abusaram dos erros e preciosismo nos lances. Quando Julio César ficou cara a cara com o goleiro Aranha, o atacante alviverde mandou uma bomba que explodiu no travessão.
Julio César marca e acaba com o jejum do Coxa
O Coxa voltou para a segunda etapa com jogadas mais agudas, por causa da necessidade da vitória. Em seis minutos, Geraldo chutou em cima de Aranha, e Alex apelou para uma bicicleta que foi para fora.
O Verdão era mais expressivo em campo, só que sem aproveitar. Para melhorar a transição do contra-ataque, o técnico Claudinei Oliveira apostou na velocidade de Neílton, tirando Everton Costa. Mas quem aproveitou um contra-golpe foi o Coxa. Robinho desceu em velocidade pela direita e cruzou. Julio César aproveitou para dar um toque de esquerda e abrir o placar, aos 17 minutos.
Mesmo depois do gol, o Coritiba ainda continuou como o dono do jogo. O goleiro Aranha salvou o Santos duas vezes. Primeiro na bomba de Julio César, depois na boa finalização do volante Júnior Urso - que entrou na vaga de Robinho. Sem força para reagir, o Santos não conseguiu empatar e fica mais longe do G-4.
 
Bahia supera traumas, derrota o Vitória e quebra tabu de dois anos
Com gols de Rafael Miranda e Fernandão, Tricolor vence Ba-Vi após longo jejum. Bahia se afasta da zona de rebaixamento e dificulta briga do Vitória pelo G-4
 
A CRÔNICA
por Raphael Carneiro
12 comentários
O ditado diz que, quem ri por último, ri melhor. Se ele for levado ao pé da letra, a torcida do Bahia ganhou, ao menos, um motivo para sorrir neste fim de 2013. No sexto Ba-Vi da temporada, o Tricolor, enfim, conseguiu o primeiro triunfo sobre o rival. Rafael Miranda e Fernandão, ambos no primeiro tempo, garantiram a festa tricolor em uma noite chuvosa e com mais de 30 mil pessoas na Arena Fonte Nova.
A vitória do Bahia não foi somente a primeira do ano marcado por duas goleadas sofridas: 5 a 1 e 7 a 3. O time de Cristóvão Borges conseguiu quebrar um tabu que já incomodava. Desde 1º de maio de 2011, o Bahia não conseguia derrotar o Vitória. Foram nove partidas de invencibilidade do Rubro-Negro. Na Fonte Nova, o jejum era ainda maior: 11 jogos sem que o Vitória perdesse.
Tabu quebrado e o fantasma do rebaixamento afastado. O Bahia chegou aos 36 pontos e se distanciou da turma do Z-4. De quebra, ainda freou a tentativa do rival. O Vitória, que precisava vencer para continuar na luta por uma vaga na Libertadores, estacionou nos 37 pontos.
A chance do Rubro-Negro de voltar a pensar nas quatro primeiras colocações será no sábado. O Vitória recebe o Coritiba, às 18h30m (de Brasília), no Barradão. Já o Bahia vai ao Serra Dourada para enfrentar o Goiás, no domingo, 18h30m (de Brasília).
Bahia e Vitória (Foto: Erik Salles / Agência estado)O Bahia, de Raul, foi superior ao Vitória de Marquinhos durante todo o jogo (Foto: Erik Salles / Agência estado)
Vitória atrasa, e o Bahia não perdoa
A euforia da torcida do Bahia no apito final do primeiro tempo era um sinal de que os clássicos do Campeonato Baiano já não incomodavam mais na memória. No primeiro Ba-Vi da nova diretoria do clube, o êxtase foi tricolor nos primeiros 45 minutos. Tudo graças à disciplina técnica, à marcação aplicada e à dupla Rafael Miranda e Fernandão.
O Bahia queria deixar uma boa impressão no último Ba-Vi do ano. A bonita festa na arquibancada – mesmo sem duas torcidas organizadas do clube – foi feita sem moderação. Teve início quando Rafael Miranda aproveitou a cobrança de escanteio e fez de cabeça, aos 16 minutos. Explodiu quando Fernandão chutou com toda raiva após um rebote de Wilson dentro da área, aos 25.
O Vitória não parecia nem sobra daquele que dava confiança ao torcedor pelos 5 a 1 e 7 a 3. O Rubro-Negro chegou atrasado ao estádio por conta do engarrafamento e proporcionou o atraso da partida em dez minutos. Demorou, também, a entrar no jogo. O time ficou preso na marcação do Bahia. Ney Franco ainda tentou inverter Marquinhos e Leílson, mas não adiantou. O sistema imposto por Cristóvão foi superior.
Feijão: o cão de guarda tricolor
Quando o segundo tempo teve início, o torcedor do Bahia não conseguia se recordar de quando torceu tanto para 45 minutos passarem em uma fração de segundo. Ney Franco colocou Alemão em campo no lugar de Leílson. O Vitória conseguiu ter mais o controle da bola. O Bahia, com uma calma inimaginável, apenas controlava o tempo.
Ney Franco tentou de todos os jeitos. Felipe entrou no lugar de Michel e William Henrique testou sua fama de talismã ao entrar na vaga de Renato Cajá. Nada adiantou. O Bahia permaneceu intransponível na defesa e ousado no ataque. Tudo comandado pelo volante Feijão, que na segunda-feira disse ter nojo e raiva do Vitória. Ao menos nesta quarta, o ídolo tricolor poderá dormir sem ódio no coração.
 
Ponte vence reservas do Atlético-MG e respira na luta contra rebaixamento
Macaca encerra jejum de nove anos sem bater o Galo, faz 2 a 0, e 'vinga' revés da semana passada. Galo poupa titulares de olho no rival Cruzeiro
 
CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
13 comentários
Uma semana após ser goleada pela Atlético-MG, por 4 a 0, em Belo Horizonte, a Ponte Preta provou que está viva na luta contra o rebaixamento no Campeonato  Brasileiro. Empurrada pela torcida, a Macaca deu o troco aproveitando que o Galo foi a campo sem seus titulares e com a vitória, por 2 a 0, no Moisés Lucarelli, resgatou o ânimo para seguir na disputa pela permanência na elite nacional na próxima temporada.
A vitória da Ponte encerra um jejum de nove anos no confronto - a última havia sido por 2 a 1 no dia 1º de maio de 2004. A equipe campineira, no entanto, permanece na penúltima colocação, mas agora com 26 pontos. O Galo continua com 39 pontos, na quinta colocação.
Com moral após voltar a vencer depois de três jogos, a Ponte tenta embalar diante do Santos, sábado, às 21h, no Pacaembu. O Galo, porém, tem pela frente o clássico mineiro contra o rival Cruzeiro, domingo, às 16h, no Independência.

Expulsão e Macaca em vantagem

Apesar de atuar com reservas, o Atlético-MG buscou o campo de ataque nos primeiros minutos. A equipe mineira teve até chance para abrir o placar com Alecsandro, mas a cobrança de falta passou ao lado da meta pontepretana. Sentindo a pressão por conta da necessidade de vencer, a Ponte demorou para acertar a marcação. Isso por causa da ausência do volante Fellipe Bastos, suspenso. Nem mesmo a presença de dois meias de criação, Elias e Adrianinho, foi suficiente para desafogar o meio de campo.
Após encaixar seu jogo, a Macaca abriu o placar no primeiro tempo. William foi derrubado dentro da área por Jemerson, o árbitro marcou o pênalti e expulsou o zagueiro do Atlético-MG. Na cobrança, o artilheiro mandou no canto esquerdo e comemorou seu 14º gol no Brasileirão. A noite do atacante poderia ter sido ainda melhor. Isso porque perdeu uma boa chance para ampliar. Uendel cobrou falta na medida, e o goleador testou à esquerda de Giovanni.

Contra-ataque e gol para definir

Com um jogador a mais, a Ponte Preta voltou para a etapa final para administrar o resultado. Com uma postura defensiva, a aposta de Jorginho foi explorar as jogadas de contra-ataque, principalmente com Rildo pelo lado esquerdo. E quase chegou ao segundo gol. Em velocidade, o atacante avançou, cortou Carlos César e bateu colocado. A bola foi à esquerda do gol atleticano.
A Macaca permaneceu encaixada na marcação e, sem deixar espaços, continuou apostando na velocidade. Em outra boa trama do ataque, a Ponte assustou o goleiro Giovanni. Com um toque de calcanhar, Rildo deixou William livre na entrada da área. O artilheiro chutou com força, mas tirou muito do gol e a bola foi pela linha de fundo do Galo. Em uma bola parada, porém, a Macaca fechou o placar. Elias cobrou falta pelo alto, a bola passou pelos atacantes e foi no canto direito da meta atleticana.

Ring girl do UFC acha que intimida:
'Os homens têm medo da gente'

Jhenny Andrade afirma que carinho do público masculino é maior do que
o assédio. Camila Oliveira diz nunca ter sido desrespeitada na balada

Por Barueri, SP
17 comentários
Nada de Arianny Celeste e Brittney Palmer. O Brasil também tem sua dupla de morena e loura que abala o coração do público masculino. A edição de Barueri-SP, nesta quarta-feira, será a sexta de Camila Oliveira e a terceira de Jehnny Andrade como ring girls do UFC. Desde que foram integradas ao time, as duas passaram a ser reconhecidas nas ruas, e o assédio dos homens, que já era grande, ficou maior. Mas de uma maneira diferente, e elas não costumam ganhar cantadas na balada, por exemplo. Pelo contrário. Para Jhenny, a fama intimida:
- Para te falar a verdade os homens têm medo da gente, eu acho (risos). O carinho deles é maior do que o assédio. São muito respeitosos com a gente. Pelo menos eu nunca tive um assédio que não gostasse. Sempre eles chegam e parabenizam, chegam como fãs, mais felizes do que a gente pelo nosso trabalho: "Nossa que legal o trabalho de vocês!". Ser uma figura da mídia intimida muito, intimida mesmo - disse a loura ao Combate.com.
Jhenny Andrade e Camila Oliveira UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)Jhenny Andrade e Camila Oliveira deram autógrafos em São Paulo no domingo (Foto: Rodrigo Malinverni)
Camila diz que ainda não teve uma experiência ruim com cantadas na noite. Ela até ri com algumas coisas que ouve dos homens mais desinibidos:
- Acho que o assédio aumenta, querendo ou não. Eu estou levando isso de forma tranquila. Ninguém me desrespeitou nem nada. Tem gente que fala "eu te amo", é muito gostoso. Tento responder a todos nas minhas redes sociais. Isso não me atrapalha em nada não. Na balada tem umas brincadeiras, me perguntam se sinto frio ou calor, mas só isso.
Tanto Jhenny quanto Camila dizem que a principal mudança do antes e depois do UFC foi em relação aos fãs que elas têm atualmente, de vários lugares do mundo:
Jhenny Andrade UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)A loura Jhenny Andrade vai para seu terceiro evento como ring girl do UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)
- Mudou bastante. Entrei no meio do ano, a Camila já fazia o trabalho. E mudou da noite para o dia, porque é uma projeção muito grande, não só aqui no Brasil, como no mundo inteiro. A gente passa a ter fãs, e o carinho deles é imenso. De qualquer lugar do mundo, de onde a gente menos possa imaginar, eles conhecem a gente e o UFC. Gostam do UFC e do nosso trabalho também, o que é muito gratificante - disse Jhenny.
- Mudou o carinho. Você passa a ser reconhecida, está na mídia. Recebo o carinho do pessoal do mundo inteiro, Guatemala, Bulgária, lugares que você nem imagina. É muito gostoso isso. É muito em relação a essa parte. Eu nunca imaginei ter fãs, e hoje tenho - afirmou Camila.
Das duas, só Camila pratica alguma arte marcial. A morena já fez aulas de boxe e agora treina muay thai. Perto dos eventos do UFC, no entanto, ela dá uma pausa para evitar que apareçam hematomas, já que trabalha de biquíni. Jhenny nunca praticou.
Camila Oliveira UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)Camila Oliveira vai para seu sexto evento com o Ultimate (Foto: Rodrigo Malinverni)
Com Camila e Jhenny de ring girls, o "UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields" ocorre nesta quarta-feira, a partir das 18h (de Brasília), em Barueri-SP. O canal Combate transmite o evento ao vivo, e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. O site também transmite ao vivo o primeiro duelo do card, entre os estreantes Alan Nuguette e Garett Witheley.
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro, em Barueri (SP)
CARD PRINCIPAL
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Rousimar Toquinho x Mike Pierce
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
CARD PRELIMINAR
Ildemar Marajó x Igor Araújo
Yan Cabral x David Mitchell
Iliarde Santos x Chris Cariaso
Alan Nuguette x Garett Whiteley

Jake Shields trava jiu-jítsu de Demian Maia e vence luta equilibrada no UFC

Americano mantém adversário sob controle no solo por boa parte de cinco rounds e esfria sonho do brasileiro de disputar o cinturão dos meio-médios


Por Barueri, SP
2 comentários
O brasileiro Demian Maia entrou no octógono do Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri, nesta quarta-feira com expectativas de disputar o cinturão dos pesos-meio-médios caso saísse com uma vitória. Porém, do outro lado, estava outro lutador que já desafiou o atual campeão da categoria: Jake Shields, que mostrou o antijogo perfeito para o jiu-jítsu do brasileiro. Ao final, uma luta muito equilibrada e sem momentos decisivos para nenhum dos lados terminou com o anúncio de uma vitória por decisão dividida do americano, que, na opinião de dois dos três jurados laterais, venceu três dos cinco rounds do evento principal do UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields.
Shields começou tentando manter Demian à distância com jabs e chutes baixos, mas não adiantou: logo, o brasileiro estava agarrado ao seu corpo, fazendo de tudo para derrubá-lo. Em menos de um minuto, o americano estava com as costas no chão. Shields manteve os dois ganchos por dentro das pernas de Demian para impedir que ele tomasse o domínio e conseguiu se levantar, mas o paulista voltou a levá-lo para o chão. O americano se levantou, Demian pegou suas costas e mochilou. Por um instante, parecia que encaixaria um mata-leão, mas Shields surpreendeu, inverteu a posição e ficou por cima do brasileiro no chão. Ele passou à meia-guarda e desferiu alguns socos no rosto, mas o lutador da casa conseguia impedir que o adversário tivesse muita efetividade.
No segundo round, os dois lutadores não hesitaram muito em tentar levar o combate para o chão. Shields não teve sucesso na primeira tentativa, nem Demian. O americano conseguiu a queda no seu segundo esforço e se manteve por cima, golpeando o brasileiro na cabeça e no corpo. O lutador local se esforçava para raspar e até tentou trabalhar em busca de um triângulo, mas foi sempre bem defendido pelo visitante. Jake Shields pontuou com cotoveladas e passadas de guarda, para desespero da torcida, que o vaiava.
O primeiro minuto do terceiro round foi de trocação, e Demian levou a melhor. O paulista acertou cruzados e chutes baixos, e Shields passou a buscar a queda. Desta vez, o lutador da casa defendeu bem, voltou à luta em pé e balançou o americano com um direto de direita. Demian foi para o chão, tentou pegar as costas, mas Shields mostrou explosão e conseguiu inverter a posição. A partir daí, o visitante apenas pesou sobre o brasileiro e acertou golpes quando o árbitro ameaçou recolocá-los de pé.
Os dois lutadores voltaram trocando no quarto round. Shields acertou um chute alto e Demian conectou um soco no corpo. O americano disparou numa tentativa de queda, mas o brasileiro defendeu, esgrimou e passou a ter o controle contra a grade. Após alguns minutos de luta agarrada sem ação, o árbitro Marc Godard separou os dois. Shields novamente tentou a catada de perna, mas o paulista defendeu e ficou em pé. Ele conseguiu inverter e botar o visitante no chão, mas não evoluiu para nenhuma posição e, após alguns segundos, Godard recolocou os dois em pé, onde os golpes dos dois lados também não surtiram muito efeito.
O último período foi novamente de ataques em câmera lenta na luta em pé. Shields arriscava chutes e socos e Demian apenas defendia. O americano voltou a catar a perna do brasileiro, que se manteve de pé, esgrimou e inverteu posição na grade. Ele acertou uma cotovelada de leve na cabeça e se desvencilhou, mas Shields parecia mais inteiro e acertava mais socos e chutes. Um direto de esquerda de Demian conectou bem, e o americano voltou a mergulhar nas pernas do paulista. Ele defendeu a queda de novo, e partiu para o ataque nos segundos finais, conectando overhands de esquerda.
- Foi uma das lutas mais duras da minha carreira, como as contra Georges St-Pierre e Dan Henderson. Ele é um fenômeno, um mestre no que faz. Foi uma luta muito dura. No quinto round, para mim, estava dois rounds para cada lado, muito próximo. A gente precisava mostrar tudo o que podia, eu estava cansado, mas acho que consegui mostrar mais - disse Jake Shields após a vitória.

Thiago Silva domina luta e vence Matt Hamill por decisão unânime

Brasileiro alcança segunda vitória consecutiva no UFC e se redime por ter ficado acima do peso no dia anterior e ter sido multado em 25% da bolsa

Por Barueri, SP
4 comentários
Apesar de não ter batido o peso para a categoria dos meio-médios (até 93kg) e por isso, ter perdido 25% da bolsa, o brasileiro Thiago Silva se redimiu com o Ultimate e venceu a luta diante do veterano Matt Hamill por decisão unânime dos juízes (30 a 27, 30 a 27 e 29 a 27), no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, em Barueri (SP), nesta quarta-feira. Com ambos os lutadores nitidamente fora de forma, e cansados no fim do combate, o público presente no ginásio em Barueri pôde ver uma boa luta, onde qualquer um poderia ter levado o outro ao nocaute, caso conseguisse alguma sequência mais contundente de golpes.
A luta, que foi realizada em peso-casado (94,3Kg) porque Thiago Silva ficou 900g acima do peso, começou com Matt Hamill mais agressivo, conseguindo uma boa sequência de socos de esquerda e direita, e em seguida, derrubando o brasileiro. Entretanto, o paulista que treina na Blackzilians se recuperou e conseguiu acertar um potente cruzado de direita, deixando o americano tonto. Apesar de não ter partido com tudo para encerrar o combate, Thiago Silva manteve o controle do confronto, mesmo que no final do round ambos os lutadores tenham ficado perto da vitória com uma boa trocação de cruzados e ganchos.
Thiago Silva x Matt Hamill UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)Thiago Silva domina combate e vence Matt Hamill por decisão unânime (Foto: Rodrigo Malinverni)
No intervalo, Matt Hamill contou com um intérprete para linguagens de sinais em função de ser deficiente auditivo e seguindo ordens do córner, partiu para cima do brasileiro, acertando um forte chute baixo, que chegou a derrubar Thiago Silva. Entretanto, o brasileiro  retrucou com novo cruzado de direita e apartir daí, mesmo já demonstrando cansaço, começou a acertar mais contundentemente os golpes, deixando claro o domínio sobre o americano. Ainda no segundo assalto, Thiago fez nova boa sequência de direita com um cruzado de esquerda, levando o americano ao chão.
Com muita raça e determinação, ambos os lutadores permanceram em pé no terceiro round, apesar de Matt Hamill já não oferecer resistência e perigo ao brasileiro. Com a luta interrompida após o brasileiro alegar um dedo no olho provocado pelo americano, ambos os atletas aproveitaram para respirar o suficiente para aguentar até o final do combate. Apartir daí, Thiago Silva passou a desferir potentes chutes na parte externa e interna de Hamill, que já não conseguia mais manter a guarda levantada e passou a ser alvo fácil do brasileiro, tendo novo knockdown, mas resistindo bravamente até o final da luta.

Dong Hyun Kim surpreende e 'apaga' Erick Silva com esquerda potente

Atuando em Barueri-SP, brasileiro toma cruzado certeiro no rosto quando
levava boa vantagem no segundo round e é nocauteado pela primeira vez

Por Barueri, SP
25 comentários
Erick Silva sofreu novo baque no UFC e viu passar boa oportunidade de entrar no top 10 da categoria dos meio-médios (até 77kg). Após um primeiro round com vantagem para Dong Hyun Kim, o capixaba da XGym era agressivo e fazia ótimo segundo assalto quando foi surpreendido por um cruzado de esquerda certeiro do sul-coreano e "apagou", decretando vitória do adversário por nocaute. O duelo foi o coevento principal do "UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields", na noite desta quarta-feira, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri-SP.
Erick Silva x Dong Hyun Kim UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni) Dong Hyun Kim acerta o cruzado de esquerda que nocauteou Erick Silva (Foto: Rodrigo Malinverni)
Foi a quarta derrota em 20 lutas na carreira de Erick Silva, a primeira por nocaute. O primeiro revés marcante foi para Jon Fitch, no fim do ano passado, por decisão unânime dos jurados. Ele vinha de belo triunfo por finalização sobre o americano Jason High. Já Hyun Kim conquistou a vitória de número 18 em 22 combates disputados até hoje, a sétima por nocaute ou nocaute técnico. O lutador asiático já vinha de triunfos sobre Paulo Thiago, companheiro de treinos de Erick, e Siyar Bahadurzada, e deve entrar no top 10 com o resultado desta quarta.
Para tentar ganhar a torcida brasileira assim como fez no treino aberto de segunda-feira, Kim entrou ao som de "Kuduro", mas os gritos ficaram mesmo só para o lado de Erick Silva. O capixaba tentou uma cotovelada giratória no início que passou de raspão. Na sequência, defendeu uma tentativa de queda do rival e saiu bonito de uma combinação. Erick atingiu Kim com uma joelhada no corpo, e o sul-coreano o pressionou contra a grade. Erick se esquivou de um direto, mas levou um knockdown com um golpe certeiro. O oponente botou a luta para baixo e ensaiou um katagatame, em vão. Ele montou, mas não teve muita ação por cima, uma vez que o capixaba o agarrou para se defender. Erick tentou achar uma finalização, mas Kim saiu tranquilamente e ainda encaixou dois bons diretos no rosto.
Erick Silva x Dong Hyun Kim UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)Inconsciente, Erick é atendido pela equipe médica do UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)
Erick Silva abriu o segundo round com tudo e encaixou uma sequência de socos potentes em Kim, que foi ao chão e logo se levantou. O sul-coreano manteve a luta na grade por alguns instantes. Os dois baixaram a guarda e mostraram algum cansaço. Erick achou um direto no rosto de Kim e depois acertou um gancho e algumas joelhadas. Ele pegou as costas, mas não chegou a botar para baixo. Mas foi aí que veio a definição do duelo. De maneira surpreendente, Dong Hyun Kim encaixou um potente cruzado de esquerda no rosto de Erick e "apagou" o brasileiro na hora, quando o relógio marcava 3m01s do segundo assalto. Ele ainda acertou mais um direto com Erick caído, mas o resultado já estava definido.

Com finalização relâmpago, Toquinho vence Pierce na volta após doping

Peso-meio-médio brasileiro não dá chance ao adversário americano e aplica uma chave de perna em começo arrasador na nova categoria

Por Barueri, SP
8 comentários
Agora peso-meio-médio do UFC, Rousimar "Toquinho" Palhares precisou de apenas 31s para finalizar Mike Pierce no primeiro round. O lutador que voltou de uma suspensão de nove meses após ser pego no doping por excesso de testosterona, já não escondia a emoção pelo momento no dia anterior, durante a pesagem oficial. Entretanto, através do olhar raivoso contra o adversário na véspera, o atleta já dava a entender que partiria com tudo para cima do americano dentro do octógono.
- Eu não sei explicar em palavras. Agradecer todo mundo que está aqui. Todo mundo sabe o quanto eu batalho para conseguir as vitórias. Essa energia que vem do céu, que Deus me dá e desse estádio aqui que me dá força. Eu não tenho palavras. Queria mandar um abraço pra minha esposa, Aline. Eu amo você e dedicar essa luta ao meu primo, que faleceu há 20 dias - disse Toquinho.
Toquinho x Mike Pierce UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)Rousimar Toquinho aplica chave de perna e finaliza Mike Pierce com apenas 31s de luta  (Foto: Rodrigo Malinverni)
O combate começou com Mike Pierce tentando alguns chutes e socos, mas em um contra-ataque, Toquinho conseguiu agarrar a perna do americano, quando tentou a primeira vez a chave de perna. Apesar de perder a posição, o brasileiro não desistiu, pegou novamente a perna do adversário para encerrar o combate com apenas 31s no primeiro round.

3º Encontro de Artes Marciais divulga card de atletas do evento

Competição terá GP de MMA valendo uma moto, com oito lutadores dividos em quatro chaves, além de lutas casadas de boxe, kickboxing e MMA

Por Rio Branco, AC
Comente agora
3º Encontro Artes Marciais Acre (Foto: Divulgação)3º Encontro Artes Marciais será em Rio Branco, no
dia 14 de dezembro(Foto: Divulgação)
O 3º Encontro de Artes Marciais, que será realizado no dia 14 de dezembro, em Rio Branco, capital do Acre, teve seu card completo divulgado na segunda-feira (7). O evento terá um Grande Prêmio (GP) em formato de eliminação com oito atletas dividios em quatro chaves. O vencedor leva uma motocicleta para casa.
Nivanor Oliveira e Chailton Menezes, que lutaram no último Selva MMA, se enfrentarão ainda na primeira rodada do GP. Janilson, campeão internacional de Kung Fu, também disputará o GP.
Além do Grande Prêmio, o evento também realizará lutas casadas de boxe, MMA e kickboxing feminino.
O atleta Cleicimar, que também participou do último selva lutando MMA, desta vez competirá no boxe contra o boxeador Emerson.
No kickboxing, as donzelas Lucinilda e Michele mostrarão que mulheres também sabem lutar.
O Grande Prêmio será no Ginásio Álvaro Dantas, também chamado de Ginásio Coberto, a partir das 19h. A venda de ingressos antecipados, segundo a organização do Encontro, será somente no mês do evento.

José Aldo quer enfrentar Anthony Pettis nos leves: 'Aí não perco peso'

Campeão dos penas diz que está esperando luta contra o americano e acha difícil que seja no TUF: 'Ele não fala português, e eu não falo inglês'

Por Barueri, SP
82 comentários
Anthony Pettis está na mira de José Aldo. O campeão dos penas (até 66kg) do UFC participou de uma sessão de perguntas e respostas com fãs na tarde desta terça-feira, antes da pesagem do evento em Barueri-SP, e deixou claro que quer fazer seu próximo duelo contra o americano, campeão dos leves (até 70kg) da organização. Questionado sobre sua preferência de categoria em que o combate seria realizado, Aldo afirmou que lutaria nas duas, mas o que ele quer mesmo é tentar tomar o cinturão de Pettis:
- Muitos fãs falaram, e a gente está esperando fazer essa superluta. Mas marcaram uma luta para ele (contra Josh Thomson, em dezembro). Por mim já tinha saído, em qualquer peso. Sou funcionário, não vejo problema nenhum. Eu queria nos leves, é lógico. Ele tem o cinturão dele e não pode roubar o meu (risos).
jose aldo mma ufc (Foto: Divulgação/Rodrigo Malinverni)José Aldo prefere lutar com Anthony Pettis na categoria peso-leve (Foto: Divulgação/Rodrigo Malinverni)
Sobre uma mudança definitiva para a categoria dos leves, Aldo disse que essa é a ideia, mas depende dos chefes:
- Muitos falaram em mudança de peso. Eu pedi isso. Mas o Dedé (Pederneiras, seu treinador e empresário) e o Dana (White, presidente do UFC) não acharam que era o momento certo. Cada vez fica mais próxima essa mudança de peso. Quando acharem que devo subir, vou subir sem problema algum.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Aldo disse estar 99% e espera voltar ao octógono no começo do ano que vem. O manauara ressaltou que nunca escolheu adversário, mas não resistiu ao falar de Pettis quando um fã lhe perguntou quem ele gostaria de enfrentar:
- Nunca fui de escolher lutador, mas um nome que posso falar agora é o Pettis, por toda a polêmica que rolou. Ele seria a pessoa certa para eu lutar hoje. No peso-leve, melhor ainda, que aí nao perco peso (risos).
O duelo contra Pettis, segundo José Aldo, no entanto, não deve ocorrer pelo The Ultimate Fighter, do qual os dois poderiam ser treinadores.
- Seria interessante, mas pelo TUF acho difícil. Ele não fala português, e eu não falo inglês. Mas se colocarem, não vejo problema algum.

Stefan Struve evolui em tratamento no coração e sonha com volta ao UFC

Vazamento de válvula diminui e médicos autorizam peso-pesado a treinar

Por Rio de Janeiro
12 comentários
Stefan Struve, UFC MMA (Foto: Reprodução)Stefan Struve é um dos atletas mais altos do UFC,
com 2,13m (Foto: Reprodução)
Após temer pelo fim de sua carreira ao descobrir que sofria de doenças cardíacas, o peso-pesado holandês Stefan Struve deu boas notícias aos seus fãs na noite de terça-feira. O tratamento a que o lutador vem se submetendo reduziu o tamanho de seu coração e ele foi orientado a voltar aos treinos, para que os médicos possam avaliar como ele vai responder nos próximos meses. Um retorno ao UFC ainda está distante, mas segue nos sonhos de Struve.
Em agosto, o peso-pesado anunciou que sofria um vazamento da válvula aórtica e um coração aumentado, o que fazia apenas 70% do sangue na artéria aorta ser bombeado para o resto do corpo. Dois meses depois, após ser observado por médicos, sua equipe revelou ao site "MMA Fighting" que o vazamento foi reduzido consideravelmente e que o seu coração, apesar de ainda aumentado, também diminuiu. Os doutores agora acreditam que Struve teve "Coração de Atleta", condição comum em atletas que treinam excessivamente, e que é considerada benigna.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O comunicado publicado no "MMA Fighting", assinado pelo empresário de Struve, Lex McMahon, ainda acrescenta que os médicos não recomendam mais cirurgia para o caso, e o holandês vai manter a medicação durante o retorno aos treinos. Ele segue focado em voltar a lutar no UFC.
Lutador de 25 anos, o gigante Stefan Struve, de 2,13m de altura, estreou no UFC em 2009, aos 21 anos de idade, numa derrota para Junior Cigano. Desde então, venceu nove de 12 lutas, e tinha uma sequência de quatro triunfos consecutivos antes de ser nocauteado por Mark Hunt em março passado, no UFC: Silva x Stann, no Japão.

Velásquez discorda de Cigano e acha que terceira luta será última entre eles

Campeão dos pesos-pesados diz que luta no UFC 166 vai resolver dúvidas entre os dois; brasileiro afirma que ambos se manterão no topo do ranking

Por Rio de Janeiro
25 comentários
Cain Velásquez e Junior Cigano fazem, no próximo dia 19 de outubro, a terceira luta da trilogia entre eles pelo título dos pesos-pesados do UFC. O brasileiro afirmou, em mais de uma ocasião, que acredita que os dois lutadores se encontrarão novamente no futuro, por estarem acima da média na categoria. O atual campeão, porém, discorda do adversário e disse nesta quarta-feira que o terceiro duelo será o último entre os dois.
- Acho que esta vai ser a última. A terceira luta resolve tudo, e haverá outros oponentes para se enfrentar - decretou Velásquez, durante teleconferência com a imprensa internacional nesta quarta-feira, em promoção do UFC 166, que acontece em Houston no dia 19 de outubro.
Junior Cigano e Cain Velazquez UFC Las Vegas (Foto: Getty Images)Junior Cigano e Cain Velásquez se enfrentarão pela terceira vez no UFC 166 (Foto: Getty Images)
Cigano, que venceu a primeira luta contra Velásquez por nocaute em 2011 e perdeu a segunda por decisão unânime em 2012, discordou imediatamente do rival.
- Acho que não, acho que não vai ser a última. Acho que vamos lutar novamente no futuro, mais cedo ou mais tarde. Acho que ele está muito confiante, porque está trabalhando duro. Ele acha que vai vencer desta vez, e venceu a segunda também. Acho que é por isso que ele acha que pode lutar com outros caras. Acho que vai ser diferente, que vamos nos enfrentar de novo, porque vou vencer agora. Ou (se não vencer) não importa, porque ambos vamos seguir no topo, e é um esporte, você tem que respeitar os rankings. Eu vou me manter por cima e nós vamos nos enfrentar de novo - analisou o brasileiro.
Apesar da confiança de que acabaria com qualquer dúvida nesta luta, Velásquez teve muitas palavras respeitosas a dizer sobre o seu adversário e afirmou que espera um combate ainda mais difícil no terceiro encontro.
- Para mim, (a motivação) sempre foi tentar melhorar. Estou esperando uma luta mais dura nessa terceira, então tudo o que posso fazer é melhorar, ver o vídeo (das duas primeiras lutas) e ver o que posso melhorar. Eu e Javier Mendez (técnico do americano) vimos o vídeo e descobrimos algumas coisas em que podemos melhorar aqui ou ali - disse Velásquez, que contou que assiste às lutas anteriores pelo menos uma vez por semana.
Cigano também disse ter assistido muitas vezes às fitas dos encontros anteriores, principalmente o segundo.
- Eu gosto de fazer isso, acho importante você estudar seu oponente, especialmente quando você já lutou com ele, e especialmente para mim a segunda luta, pois fiz muita coisa errada naquela luta. Eu assisti muito para aprender sobre ele e aprender também sobre mim - explicou.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Kyoji Horiguchi x Dustin Pague
Jeremy Larsen x Andre Fili

Maldonado provoca em portunhol: 'Vamos ver quem es más macho'

Apoiado pela torcida, paulista tentou intimidar Joey Beltran, que tem origem mexicana, na pesagem: 'Nem tu papá irá te reconhecer depois de la pelea'

Por Barueri, SP
27 comentários
Fábio Maldonado é um dos poucos no MMA que fogem do lugar comum na hora de dar entrevistas e no comportamento no dia a dia. O meio-pesado voltou a atrair atenção na pesagem do "UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields", onde tentou intimidar o adversário, Joey Beltran, no olhar e nas atitudes, como a de socar o próprio queixo. Na encarada, o "Capira de Aço" disse algumas palavras ao americano de origem mexicana. E o que saiu do lado dele foi uma mistura de português e espanhol, conforme o próprio revelou ao Combate.com:
- Ele (Beltran) estava estranho aqui no hotel. Passava perto de mim e gritava na hora em que a gente estava perdendo peso. Na hora em que a gente estava desidratando, suadão, ele passava por mim e gritava. Pensei: "Pô, o que esse maluco quer?". Depois, na pesagem, eu falei para ele assim em espanhol, já que tive dois treinadores que falavam a língua: "Hey chico, manãna vou te golpear duramente. Nem tu papá irá te reconhecer depois de la pelea. Vou te bater muito. Mañana, vamos ver quem es más macho" - contou Maldonado, rindo, em bom portunhol.
Maldonado x Beltran UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni) Beltran ri de provocação em 'portunhol' de Maldonado na pesagem (Foto: Rodrigo Malinverni)
Após a pesagem, por outro lado, Maldonado disse que a situação com Beltran ficou bem amigável, após um encontro dos dois no elevador do hotel onde o UFC está hospedado:
Hey chico, manãna vou te golpear duramente. Nem tu papá irá te reconhecer depois de la pelea. Vou te bater muito. Mañana, vamos ver quem es más macho"
Maldonado para Beltran na pesagem
- Ele é bonzinho, cara. Cheguei aqui depois no elevador e tiramos foto eu, meu filho e ele. Somos dois lutadores, e tudo pode acontecer. Esse é o brilho do MMA. Por isso é o esporte de luta mais lindo do mundo.
Natural de Sorocaba-SP, onde mora até hoje, Fábio Maldonado contou com muitos aplausos e gritos da torcida paulista, o que deve se repetir na luta desta quarta. E, segundo ele, Beltran pode esperar o pior:
- Sou correria, truta. Fui motoboy de Sorocaba (risos). É brincadeira, brincadeira. Lutei muitas vezes aqui. No Bitetti (Combat) eu lutei no mesmo ginásio que vou lutar agora em Barueri. Sou daqui, moro a 40 minutos daqui, e se eu for dormir em casa não vai dar nada. Para mim está tranquilo, estou feliz de estar aqui. O púbico me recebeu bem. Sei que torcida não ganha. Na hora seremos só eu, Beltran, e o juiz para separar na hora em que eu estiver batendo nele. E ele vai precisar muito do juiz, muito mais do que eu.
Fabio Maldonado UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)Fábio Maldonado tenta vencer a segunda seguida no UFC pela primeira vez (Foto: Rodrigo Malinverni)
O "UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields" será realizado nesta quarta-feira, a partir das 18h (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri-SP. O canal Combate transmite o evento ao vivo, e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. O site também transmite ao vivo o primeiro duelo do card preliminar , entre o estreante brasileiro Alan Nuguette e o americano também estreante Garett Witheley.
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro, em Barueri (SP)
CARD PRINCIPAL
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Rousimar Toquinho x Mike Pierce
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
CARD PRELIMINAR
Ildemar Marajó x Igor Araújo
Yan Cabral x David Mitchell
Iliarde Santos x Chris Cariaso
Alan Nuguette x Garett Whiteley

Demian Maia: 'Talvez St-Pierre seja o campeão mais difícil de ser derrotado'

Meio-médio brasileiro diz que canadense não se arrisca em suas lutas e o elege favorito contra Johny Hendricks na luta que acontece no UFC 167

Por Barueri, SP
90 comentários
Por mais que tente não passar a ideia de que está com a disputa do cinturão dos meio-médios na cabeça, é inegável que Demian Maia não consegue ficar muito longe deste pensamento. O brasileiro, que enfrenta Jake Shields na luta principal do "UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields" nesta quarta-feira, em Barueri-SP, sempre está às voltas com perguntas sobre uma eventual chance de lutar pelo título da categoria, ou sobre seu detentor, o canadense Georges St-Pierre.
UFC Demian Maia (Foto: Rodrigo Malinverni)Demian Maia está perto de disputar o cinturão até 77kg do UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)
Questionado sobre quem seria, entre Anderson Silva, Chris Weidman ou Georges St-Pierre, o mais difícil de ser vencido, o lutador elegeu o seu possível futuro rival:
- O St-Pierre é tão difícil quanto, ou mais, do que o Anderson e o Weidman. Já lutei contra os dois últimos, e o Chris e o Anderson se arriscam um pouco mais lutando. O GSP não se arrisca nem um pouco. O pessoal às vezes não gosta, acha a luta chata, mas ele é altamente tático e estratégico. Acho muito interessante ver, porque ele não sai da estratégia dele. Já o Anderson e o Weidman se arriscam um pouco mais, vide o que aconteceu na luta entre eles. Talvez o GSP seja o campeão mais difícil de ser derrotado.
O GSP não se arrisca nem um pouco. O pessoal às vezes não gosta, acha a luta chata, mas ele é altamente tático e estratégico"
Demian Maia
Para Demian, o canadense é o favorito na luta contra o americano Johny Hendricks, que vai acontecer no UFC 167, evento que marca os 20 anos da organização:
- Acho que ele (GSP) é favorito. O Hendricks tem condições de vencer, tem bom wrestling e uma mão bem pesada. Mas o St-Pierre é favorito, porque é difícil que ele saia da estratégia. Acho que ele vai tentar matar o que o Hendricks tem de melhor.
O brasileiro também acredita que vencer Jake Shields é dar um passo decisivo na direção da disputa do cinturão:
- Acredito que uma vitória me deixe em ótima situação porque, apesar de não estar ranqueado (no top 10) hoje em dia, ele é ex-campeão do Strikeforce e um cara que venceu, por exemplo, o Carlos Condit, que foi campeão interino do UFC. Essa coisa de ranking é muito volátil. É um parâmetro, lógico, e para mim é ótimo, porque estou em quarto. Acho que vou ter condições, até porque não vejo outro que lutaria pelo cinturão agora.
Demian Maia x Jake Shields UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)Para Demian, vencer Jake Shields é dar um passo decisivo rumo à disputa do título (Foto: Rodrigo Malinverni)
Mesmo achando que será o próximo desafiante ao cinturão dos meio-médios, Demian Maia diz que prefere não pensar no assunto no momento. Para ele, o que mais interessa é a luta desta quarta-feira:
- Não tem nada acertado. Existem rumores, as pessoas falam sobre esse assunto. Eu espero isso, mas não adianta pensar agora. Depois que acabar a gente fala.
O "UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields" será realizado nesta quarta-feira, a partir das 18h (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri-SP. O canal Combate transmite o evento ao vivo, e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. O site também transmite ao vivo o primeiro duelo do card preliminar, entre o estreante brasileiro Alan Nuguette e o também estreante americano Garett Witheley.
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro, em Barueri (SP)
CARD PRINCIPAL
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Rousimar Toquinho x Mike Pierce
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
CARD PRELIMINAR
Ildemar Marajó x Igor Araújo
Yan Cabral x David Mitchell
Iliarde Santos x Chris Cariaso
Alan Nuguette x Garett Whiteley

Léo Santos diz que lutou final do TUF 'baqueado' e espera voltar em janeiro

Lutador da Nova União conta que estava com joelho e mão machucados no duelo contra Patolino: 'Não poderia deixar oportunidade como aquela passar'

Por Barueri, SP
5 comentários
Após vencer a final do segundo The Ultimate Fighter Brasil, Léo Santos esperava retornar ao octógono no card de Goiânia, dia 9 de novembro, mas teve de adiar os planos por conta de algumas lesões. O atleta da Nova União, que substituiu o lesionado Santiago Ponzinibbio na decisão do reality show contra William Patolino, contou ter lutado com problemas no joelho e na mão e precisou de tempo para se recuperar. Por isso, a volta dele agora é esperada só para 2014:
- Eu estava vindo de uma lesão. Lutei a final do TUF baqueado, com a mão e o joelho machucados, mas não poderia deixar uma oportunidade como aquela passar. Consegui finalizar meu treinamento bem e fiz a final. Depois tive que consertar os defeitos, né? Fiquei dois meses parado por conta do joelho, sem poder treinar. No mês passado eu voltei a fazer os exercícios, fiz os testes e deu tudo certo. Agora estou voltando devagarzinho para não me lesionar, até porque acho que vou voltar a lutar só em janeiro ou no máximo em fevereiro, então vamos devagar.
Léo Santos UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)Léo Santos foi campeão do TUF Brasil 2 (Foto: Rodrigo Malinverni)
Léo confirmou que está mesmo baixando da categoria dos meio-médios (até 77kg) para os leves (até 70kg) e já conta com muito sofrimento para quando passar pela perda de peso:
- Vai ser a pior fase da minha vida (risos), mas se Deus quiser vou conseguir passar por isso.
Depois que o TUF Brasil terminou, Léo Santos ganhou patrocínio de uma marca esportiva e pôde melhorar sua situação financeira. Mas ainda falta muito para ficar do jeito que ele imagina:
- Deu uma melhorada, mas não é uma coisa que mudou minha vida. Ainda tenho que batalhar bastante dentro do octógono.

Alan Nuguette brilha e nocauteia Garett Whiteley na estreia pelo UFC

Ex-engraxate nocauteia americano invicto no primeiro round e se emociona

Por Barueri, SP
5 comentários
O ex-engraxate Alan "Nuguette" Patrick fez muitos sapatos brilharem durante sua infância nas ruas de Brasília e Manaus. Nesta quarta-feira, foi ele quem brilhou, em sua primeira luta no UFC. O lutador da equipe XGym nocauteou o americano Garett Whiteley aos 3m54s do primeiro round para abrir o UFC FIght Night no Combate: Maia x Shields.
- Não tenho palavras. Um garoto de rua, engraxei, mas é como a palavra do Senhor diz: "Olha o que ele fez comigo". Hoje estou no palco mais famoso do mundo! - vibrou Nuguette, que chorou, emocionado, ao deixar o octógono.
Alan Nuguete UFC Barueri São Paulo (Foto: Rodrigo Malinverni)Alan Nuguette corre para comemorar a vitória sobre Garett Whiteley (Foto: Rodrigo Malinverni)
Nuguette não mostrou nervosismo dentro do cage: rapidamente encurtou a distância e colocou o americano para baixo. Whiteley usou cotoveladas e socos para conseguir espaço e se levantar. Logo, os dois estavam de volta à trocação em pé. Ao tentar um chute, o brasileiro acabou acertando um golpe baixo, e o árbitro deu alguns minutos para que o americano se recuperasse. Nuguette voltou à luta acelerando o ritmo e acertou uma meia-lua. Whiteley tentou botar para baixo, mas o brasileiro surpreendeu com bons ganchos e uma cotovelada rodada.
O visitante parecia encontrar o tempo de ataque, com uma joelhada e alguns golpes. Porém, quando Whiteley armava um upper, Nuguette encaixou um certeiro cruzado de esquerda que o mandou à lona. O brasileiro partiu para as marretadas para encerrar o combate, até que o árbitro Marc Godard interrompeu e decretou sua vitória por nocaute técnico. Ao saltar sobre a grade para comemorar, quase caiu para fora do ringue. Depois, dançou dentro do octógono, sob o olhar de aprovação do announcer Bruce Buffer.
Foi a 11ª vitória de Nuguette na carreira no MMA, mas sua primeira no Ultimate. Whiteley, que também fez sua estreia na organização, perdeu pela primeira vez no esporte, após oito vitórias.
- Eu queria chegar com uma vitória para firmar meu contrato e garantir que o UFC soubesse que eu não estou de brincadeira. Estou pronto para a próxima, com fome de luta. Acho que ele não sabia que eu tenho mão também, ele deve ter visto vídeos meus com finalizações, mas nós treinamos muito boxe e eu tenho mão pesada - disse Nuguette mais tarde, através da assessoria de imprensa do UFC.

Cariaso 'vira' luta e impõe terceira derrota de Iliarde Santos no UFC

Brasileiro começa bem o combate, buscando levar adversário para o chão, mas 'se empolga' no segundo round e americano vence por nocaute técnico

Por Barueri, SP
2 comentários
Nesta quarta-feira, no UFC Fight Night: Maia x Shields, em Barueri (São Paulo), tanto Chris Cariaso quanto Iliarde Santos lutavam pela recuperação no Ultimate e até pelo emprego na organização. E após um bom primeiro round do brasileiro, o americano número oito do ranking oficial se aproveitou do excesso de confiança do adversário e conseguiu vencer o combate por nocaute técnico aos 4m31s do segundo round.
- Eu treinei muito, trouxe de volta o camp original, que me trouxe até o UFC.  Estou no caminho certo, foi uma ótima luta. No começo do segundo round eu peguei ele com um bom gancho, ele começou a desacelerar e a partir daí consegui fazer tudo encaixar - disse Chris Cariaso após o combate.
A luta começou com Chris Cariaso desferindo muitos chutes de esquerda no brasileiro, que conseguia fazer as defesas e buscava encurtar a distância para jogar para o chão e assim, trabalhar no jiu-jítsu. E foi justamente em um contra-ataque que Iliarde Santos defendeu um chute alto do adversário e quedou o americano. Trabalhando bem o ground and pound, o paraense chegou a castigar o adversário com bons socos no chão, antes de buscar uma chave de perna. Com ambos os atletas novamente de pé, o brasileiro se manteve a estratégia e conseguiu novamente uma queda, segundos antes do fim do primeiro round.
ufc IliardeSantos x Chris Cariaso MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)Chris Cariaso vence, e IliardeSantos perde a terceira seguida no UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)
Se na primeira etapa da luta tudo parecia permanecer como o planejado, no segundo round Iliarde Santos se perdeu no combate buscando mais a franca trocação, entrando no jogo do americano. Com ambos os lutadores alternando socos e chutes, Chris Cariaso acertou um bom direto, que deixou Iliarde tonto. Foi a chance do americano partir para cima e castigar o brasileiro com diretos e cruzados que não encontravam mais defesa. Com Iliarde Santos já sem resistência e com a guarda baixa, o árbitro resolveu interromper o combate aos 4m31s do segundo round, deixando o brasileiro em situação bem complicada no UFC com três derrotas.

Yan Cabral domina David Mitchell e estreia no UFC com vitória em Barueri

Ex-TUF Brasil mostra evolução na luta em pé e mantém invencibilidade
contra americano, mas fica sem a finalização pela primeira vez na carreira

Por Barueri, SP
2 comentários
O ex-TUF Brasil 2 Yan Cabral estreou com o pé direito no UFC. Nesta quarta-feira, o lutador carioca da Nova União dominou o veterano David Mitchell e venceu por decisão unânime a terceira luta do UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, em Barueri. Foi a 11ª vitória da carreira de Yan, embora tenha sido a primeira em que ele não conseguiu a finalização e sua primeira luta que passou do segundo round.
Yan Cabral x David Mitchel ufc (Foto: Rodrigo Malinverni)Yan Cabral ataca David Mitchell por cima: brasileiro quase conseguiu o nocaute (Foto: Rodrigo Malinverni)
- Estou muito feliz, aguardei muito tempo por essa oportunidade, só eu sei o que passei para chegar aqui. Passei muito tempo longe da minha família. Já esperava que essa luta fosse mais no chão, por David Mitchell ser muito duro no chão e por minha especialidade ser no jiu-jítsu, mas venho treinando muito boxe, e estou pronto para trocar com qualquer um - disse Yan Cabral após a vitória.
Mitchell começou andando para a frente, mas Yan acertou um chute baixo e rapidamente partiu para a luta agarrada. O carioca tomou as costas e quedou o adversário. Mitchell conseguiu girar, mas Yan montou. O americano mostrou boa defesa no chão e conseguiu impedir que o ex-TUF passasse ao kata-gatame, mas novamente cedeu as costas. O brasileiro se levantou e desferiu socos de cima para baixo. Logo, voltou à luta agarrada, e Mitchell usou uma omoplata para sair de baixo e se levantar, com pouco mais de um minuto restando no primeiro round. Yan buscou novamente a queda, mas, desta vez, seu adversário conseguiu se manter em pé.
Yan Cabral x David Mitchel ufc (Foto: Rodrigo Malinverni)Yan ameaçou várias finalizações, mas Mitchell se
defendeu bem (Foto: Rodrigo Malinverni)
O brasileiro surpreendeu no início do segundo assalto, com um direto de direita que derrubou Mitchell. O americano, porém, manteve-se alerta e impediu o nocaute técnico. Yan, então, voltou a usar seu jiu-jítsu. Ele passou a guarda e quase fechou o kata-gatame. O americano conseguiu se defender da posição e se recolocou em pé, onde passou a buscar a kimura. O próprio Mitchell levou o combate de volta ao chão para forçar o adversário a ceder o braço, mas Yan se defendeu e retornou à posição de comando, por cima. O americano, entretanto, se defendeu até o final.
Em desvantagem nos cartões de pontuação, Mitchell partiu para cima no início do terceiro round, mas Yan se defendeu bem. Logo em seguida, o brasileiro conseguiu nova queda. O americano ameaçou uma omoplata, mas o ex-TUF estava esperto e saiu da posição incômoda. Ele trabalhou em busca de uma chave de braço ou de um triângulo e, quando Mitchell girou, pegou as costas. O americano novamente mostrou ótima defesa, remontou a guarda e encaixou um triângulo. Yan sobreviveu, saiu da posição e quase conseguiu a finalização com o kata-gatame. Foi o suficiente para garantir a vitória por decisão unânime dos jurados.
- Tem sempre uma pressão extra na estreia, eu estava um pouco ansioso mas quando entrei no octógono me senti em casa. Cansei um pouco no terceiro round, mas isso é normal, agora vou voltar ainda melhor e mais treinado para dar um show ainda melhor - prometeu Yan.

Ingressos: a poucas horas do fim do prazo, Fifa recebeu 5,5 mi de pedidos

Cadastro para primeira fase de vendas termina nesta quinta-feira. Abertura, final e jogos do Brasil são os mais solicitados

Por Brasília
10 comentários
ingresso copa do mundo (Foto: Agência Estado)Busca por ingressos tem impressionado a Fifa
(Foto: Agência Estado)
A um dia do fim da primeira fase de pedidos de ingressos para a Copa do Mundo de 2014, a Fifa já recebeu cerca de 5,5 milhões de solicitações. De acordo com a entidade, a abertura, a final e os jogos do Brasil são os recordistas de pedidos. Nesta primeira fase, os torcedores se cadastram no site oficial (www.fifa.com/ingressos) e selecionam as partidas que desejam comprar ingressos. Esses pedidos podem ser feitos até 7h (de Brasília) desta quinta-feira.
Após o término das inscrições, a Fifa fará um sorteio (entre 11 de outubro e 4 de novembro) para definir quem poderá comprar as entradas. A pessoa que for selecionada terá o valor cobrado no cartão de crédito indicado no momento do cadastro. Depois da "loteria" da primeira fase, os torcedores terão a chance de compra direta de ingressos, entre os dias 5 e 28 de novembro, por ordem de chegada (com indicação automática se a entrada foi vendida ou não).
A segunda fase será realizada entre 8 de dezembro - após a definição da tabela - e 30 de janeiro. Mais uma vez, será por sorteio: após o pedido no site oficial, o torcedor saberá entre 31 de de janeiro e 25 de fevereiro se teve a solicitação atendida. Em seguida, de 26 de fevereiro a 1º de abril, a Fifa abrirá novamente a compra por ordem de chegada.
Por fim, há a a terceira fase, chamada de "venda de última hora". Ela será só por compras em ordem de chegada, a partir de 15 de abril, e as entradas poderão ser adquiridas pelo site oficial ou pelos Centros de Ingressos instalados nas 12 cidades-sedes (os endereços ainda não foram divulgados).

Três brasileiros entram na seleção da semana do FIFA World

Antônio Carlos, Maxwell e Neymar são premiados por boas atuações

Por Rio de Janeiro
38 comentários
Os brasileiros estão em alta nos games. Depois de boas atuações no mundo real, Neymar, do Barcelona, Maxwell, do PSG, e Antônio Carlos, do São Paulo, entraram na seleção da semana do FIFA World, jogo de futebol para computador. A seleção é formada com base nas atuações dos atletas por seus times em campeonatos reais, e os usuários podem desafiá-la com seus times criados  no modo Ultimate Team. Para se arriscar contra a forte equipe, basta acessar o beta do FIFA World que estará no ar a partir de 19h. O EA Sports FIFA World é gratuito.
Chave Fifa World (Foto: Divulgação)Seleção da semana no FIFA World tem três brasileiros (Foto: Divulgação)