sexta-feira, 6 de abril de 2012

Juninho retoma os treinos neste sábado, mas volta é indefinida

Médico afirma que liberação do meia vai depender de reação ao trabalho no campo após cirurgia dentária

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Juninho Pernambucano no desembarque do Vasco em Macaé (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Juninho segue em recuperação de cirurgia
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)
Após ser submetido a uma cirugia dentária na última terça-feira, Juninho Pernambucano esteve em São Januário na manhã desta sexta para retomar os trabalhos físicos. O meia de 37 anos será desfalque no clássico contra o Flamengo, neste sábado, mas seu retorno ao time do Vasco vai depender de como reagir aos trabalhos no campo.
- O Juninho vai treinar neste sábado, e caso não haja qualquer reação ao esforço – como sangramento ou aumento do edema – a partir de domingo estará liberado para qualquer tipo de atividade - afirmou Clóvis Munhoz, chefe do departamento médico do Vasco.
Portanto, será difícil a participação do meia no jogo contra o Nacional, na próxima quinta-feira, em Montevidéu. A comissão técnica pode optar por utilizar Juninho nos confrontos da Taça Rio, em decisão a ser tomada em consenso com o jogador.
Antes da semifinal da Taça Rio, o Vasco ainda enfrentará o Nova Iguaçu, no dia 15 de abril, em Moça Bonita, na última partida da fase de classificação. Caso vença o clássico contra o Flamengo, neste sábado, no Engenhão, o time cruz-maltino garantirá uma vaga na semifinal do segundo turno do Campeonato Carioca.

Vasco celebra vaga, mas vai em
busca de liderança na Libertadores

Técnico Cristóvão Borges planeja escalar o que tem de melhor na
partida contra o Nacional-URU de olho em vantagem nas oitavas

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
cristóvão borges vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Técnico está de olho na liderança do Grupo 5 da
Libertadores (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
Na noite da última quinta-feira, o Vasco garantiu classificação antecipada para as oitavas de final da Libertadores, beneficiando-se da vitória do Libertad por 2 a 1 sobre o Nacional do Uruguai. Com a missão cumprida, a equipe trabalhou na manhã desta sexta em clima descontraído, apesar de tratar-se de véspera de clássico contra o Flamengo. Mas em São Januário, o grupo garante que o último compromisso – na próxima quinta, em Montevidéu –, tem um objetivo certo: confirmar a ponta do Grupo 5.
- Fizemos nosso papel na primeira fase e garantimos a classificação antecipada. O resultado de ontem nos ajudou e agora vamos buscar o primeiro lugar do grupo. Isso nos vai dar boa vantagem ao longo da Libertadores - ressaltou o zagueiro Renato Silva.
Atualmente o Vasco ocupa a primeira posição do Grupo 5 da Libertadores, com os mesmos dez pontos do Libertad. No entanto, leva vantagem por ter marcado mais gols fora de casa do que o time paraguaio (três contra dois). Na última rodada, o Libertad enfrenta o Alianza em Lima.
Cristóvão Borges também não escondeu a satisfação e o alívio pela vaga com uma rodada de antecência. No entanto, garantiu que na próxima terça-feira o Vasco viajará até Montevidéu com o que tem de melhor, já pensando no planejamento para a próxima fase da Libertadores. O mesmo será aplicado ao clássico contra o Flamengo, neste sábado, que pode valer a classificação para a semifinal da Taça Rio.
- Lógico que há jogadores que se desgastam mais e outros que demoram mais a se recuperar. Tudo isso nós levamos em consideração. O jogo de amanhã é importante pela possibilidade de classificação e por se tratar de um clássico. Contra o Nacional vai ser da mesma forma, apesar de já termos a vaga. Uma vitória nos dá vantagem, e vamos brigar por ela - destacou o treinador vascaíno.

Com edema, Dedé fica fora do Vasco por no mínimo três semanas

Exame detecta lesão na perna esquerda do zagueiro, que iniciará tratamento intensivo. Médico espera abreviar retorno

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
O Vasco vai perder por no mínimo três semanas um de seus principais jogadores. Com um edema na fíbula da perna esquerda, numa reação por estresse, Dedé está entregue ao departamento médico e desde já está em tratamento. Assim, corre o risco de perder a final da Taça Rio, caso a equipe se classifique, e deve voltar apenas nas oitavas de final da Libertadores.
De acordo com Clóvis Munhoz, chefe do departamento médico, o protocolo nesse caso é de quatro semanas de recuperação. No entanto, o médico tem a esperança de reduzir uma semana e contar com o zagueiro antes do previsto.
- A partir desta terça-feira ele passará a fazer bicicleta bicicleta ergométrica, fortalecimento muscular e natação em dois períodos. Como é um jogador forte e jovem, temos a esperança de abreviar a volta. Daqui a duas semanas ele será submetido a um novo exame de controle - explicou Clóvis Munhoz.
Ele ainda deixou claro que o fato de Dedé ter atuado contra o Alianza Lima, na última terça, mesmo ainda com dores, não causou agravamento da lesão.
- Ele foi liberado porque, depois de sofrer uma pancada no local, disputou a partida contra o Resende inteira e atuou 45 minutos na despedida do Edmundo, tudo sem qualquer reclamação. Então não havia como vetá-lo contra o Alianza. Num esporte de ponta sempre existe dor. Se ele não tivesse o mínimo de condições, não teria o rendimento que teve na terça. Não impusemos nada, ele disse que poderia atuar. Antes da viagem ao Peru o Dedé foi submetido a um exame que apontou um edema desprezível - frisou o médico.
O técnico Cristóvão Borges lamentou o desfalque de Dedé, mas garantiu confiar na capacidade de Douglas, Fabrício e Rodolfo.
- É uma grande perda. Dedé é um jogador de Seleção e que tem um espírito importante para a equipe - disse.

Barrada em treino do Vasco, torcida reclama na porta de São Januário

Fechado por causa do feriado da Sexta-Feira Santa, clube impede entrada de torcedores que queriam acompanhar último treino antes de clássico

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
A vontade era comemorar a classificação antecipada para as oitavas de final da Libertadores e incentivar a equipe no clássico contra o Flamengo, que acontece neste sábado, pela Taça Rio. Mas seguindo sua tradição, o Vasco fechou suas portas nesta Sexta-Feira Santa e, por isso, não permitiu a entrada dos cerca de 20 torcedores que estiveram na porta de São Januário para tentar assistir ao treinamento realizado na parte da manhã.
VASCO TREINO TORCIDA barrada (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Torcida fica fora de São Januário (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Composto de muitos turistas em passeio ao Rio de Janeiro durante o feriado da Semana Santa, o grupo protestou e pediu que os seguranças liberassem a entrada. Alguns se refugiaram na loja oficial do Vasco e espiaram o treinamento pela porta de vidro que dá acesso ao estádio.
No clube estiveram apenas funcionários do departamento de futebol, familiares de jogadores e jornalistas. Mas em campo não havia nada a esconder. A equipe realizou um treinamento recreativo e depois trabalhou finalizações. O clima era de muita descontração, principalmente por causa da classificação antecipada para a segunda fase da Libertadores, garantida na noite da última quinta-feira com a vitória do Libertad por 2 a 1 sobre o Nacional do Uruguai.
Juninho Pernambucano e Dedé, ainda sob os cuidados do departamento médico, não foram a campo. O primeiro recupera-se de uma cirurgia dentária e o segundo sente dores na panturrilha esquerda. Ambos estão fora do jogo contra o Flamengo.
 

Eder Luis abraça a responsabilidade de ser peça única no elenco do Vasco

Atacante comemora evolução após quatro meses parado, e companheiro elogia união de velocidade e inteligência do camisa 7

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Eder Luis comemora gol do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Eder Luis comemora gol: peça única no Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial Vasco da Gama)
Rápido, inteligente, garçom, incansável, desafogo. Essas são algumas das qualidades atribuídas a Eder Luis por seus companheiros, jogadores ou integrantes da comissão técnica do Vasco. Mas seja qual adjetivo escolhido, é consenso que trata-se de alguém com uma característica única no elenco. Por isso, o grupo celebra o reencontro do camisa 7 com sua melhor forma, após quase quatro meses parado por causa de uma cirurgia no pé esquerdo. As atuações contra Macaé, pelo Campeonato Carioca, e Alianza Lima, pela Libertadores, mostraram que o time cruz-maltino voltou a contar verdadeiramente com seu Ligeirinho.
Rápido, sim, mas não somente. Parceiro de jogadas pela direita, Fagner classifica Eder Luis como alguém que consegue combinar sua velocidade com inteligência que o fazem uma peça considerada fundamental para o esquema tático do Vasco.
- Muitas vezes o jogador rápido não raciocina com a mesma velocidade. O Eder corre e pensa rapidamente, o que nos ajuda muito. Sabíamos que ele demoraria a pegar novamente o ritmo porque vinha de uma cirurgia. E agora felizmente está voltando ao que sempre foi - avaliou Fagner.
Em São Januário, ninguém escondeu que o desfalque de Eder Luis causou impacto, principalmente porque o Vasco não estava acostumado a jogar sem ele. Afinal, em 2011, o atacante foi o terceiro que mais disputou jogos pela equipe, ao lado de Dedé. Foram 61 partidas, ficando atrás apenas de Fernando Prass (75) e Romulo (62). Desde o retorno – na vitória por 2 a 0 sobre o Olaria, dia 3 de março – Eder Luis disputou sete jogos e marcou três gols, sete a menos do que em toda a última temporada.
Nos primeiros dois meses de 2012, quando Eder Luis vivia a reta final de sua recuperação, Cristóvão Borges apostou em Wiliam Barbio para substituir o titular e mudar o menos possível a cara do Vasco. No entanto, o treinador sempre deixou claro que a equipe não tinha um jogador com as características do camisa 7. Consciente de sua importância, ele garante lidar bem com a responsabilidade.
- Quando o Cristóvão apostou, o Barbio deu conta. Mas ele é um garoto e está no começo. No momento que você adquire experiência e amadurece, é uma pressão a mais. Eu gosto disso e estou preparado. Estou sempre à disposição para ajudar o Vasco. Senti nos últimos dois jogos que evoluí muito - disse Eder Luis.
À disposição também para enfrentar o Flamengo, neste sábado. Apesar de admitir o desgaste pela sequência de partidas, Eder Luis tem sempre em mente o longo período longe dos gramados – foram alguns meses sem sequer poder chutar uma bola – por causa da fratura no pé. Por isso, não pensa em ficar fora do clássico válido pela sétima rodada da Taça Rio.
- Fiquei quatro meses parado e estou bem descansado - brincou o atacante.
Felipe joga de goleiro em treino infantil em São Januário
'Time' mirim do Vasco na manhã desta sexta-feira foi formado por filhos do meia e de Diego Souza

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Na sexta-feira de feriado, véspera do clássico contra o Flamengo, o treino cruz-maltino teve a presença de algumas crianças, que entraram em campo para bater bola. Os filhos de Felipe, Diego Souza e do diretor de futebol Daniel Freitas se posicionaram para arriscar alguns chutes, e o meio-campo atuou como goleiro. Ao seu lado estava Fellipe Bastos, que de vez em quando auxiliava as crianças para marcar alguns gols.
Felipe treino Vasco com crianças em São Januário (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Felipe bate bola com seus filhos no gramado de São Januário nesta sexta-feira (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)

Vasco e Flamengo se enfrentam neste sábado, às 18h30m, no Engenhão, pela sétima rodada da Taça Rio. O clássico será transmitido em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

É Gol na memória: Bebeto e Romário decisivos em finais entre Fla e Vasco

Em 1986, Rubro-Negro se tornou campeão com gol de Bebeto. No ano seguinte, o Baixinho iniciou jogada que garantiu vitória do Gigante da Colina

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Líderes de seus grupos, Flamengo e Vasco se enfrentam neste sábado, pela 7ª rodada da Taça Rio. Em 216 duelos pelo Carioca, o Rubro-Negro leva a melhor com 85 triunfos. O Gigante da Colina vem logo atrás, com 73 vitórias.
O clássico carioca tenta acabar com um ‘jejum de gols’ de mais de trinta jogos. Nas últimas 31 partidas disputadas, apenas uma terminou com uma vitória por mais de dois gols de diferença. Este único duelo foi na vitória do Vasco por 3 x 0, no Carioca de 2007, com gols de Leandro Amaral, Abedi e Romário, que marcou seu gol número 999.
Bebeto Flamengo (Foto: Reprodução SporTV)Bebeto marcou o primeiro gol da vitória rubro-negra,
em 86 (Foto: Reprodução SporTV)
Nas finais do Estadual em 1986 e 1987 também não teve abundância de gols. Em 86, após empatar por 0 a 0 nos dois primeiros jogos da final, os times se enfrentaram mais uma vez no Maracanã. Desta vez, o jogo era decisivo. Após um primeiro tempo sem gols, Marquinhos cruzou para Bebeto, que abriu o placar. Aos 39 minutos da etapa final, Júlio César arriscou da entrada da área e o goleiro Acácio aceitou. Com a vitória, o Rubro-Negro se tornou campeão carioca pela 22ª vez.
Um ano depois, em 87, mais de 110 mil pessoas foram ao Maracanã para mais uma final entre as duas equipes. A torcida vascaína, que rezava por um resultado diferente do ano anterior, saiu do estádio feliz. Romário, ainda no início de carreira, iniciou a jogada do único gol vascaíno. Luiz Carlos recebeu do Baixinho e cruzou para Dinamite matar no peito. Roberto rolou para Tita, ex-Flamengo, que soltou a bomba que definiu a vitória do Gigante da Colina.
Informações das partidas:
Flamengo 2 x 0 Vasco
Data: 10/08/1986
Local: Estádio do Maracanã / Rio De Janeiro (RJ)
Árbitro: Roberto Costa
Público: 127.806
Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Guto, Aldair, Andrade, Ailton, Adilio, Bebeto, Vinicius (Júlio César) e Marquinho. Técnico : Sebastião Lazaroni
Vasco: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Morôni, Heitor, Vítor, Geovani (Claudinho), Mazinho, Mauricinho, Roberto Dinamite e Romário (Santos). Técnico : Antônio Lopes

Vasco 1 x 0 Flamengo
Data: 09/08/1987
Local: Estádio do Maracanã / Rio De Janeiro (RJ)
Árbitro: Pedro Carlos Bregalda
Público: 114.628
Vasco: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Fernando, Mazinho, Henrique, Luís Carlos (Vivinho), Geovani, Tita, Roberto Dinamite e Romário. Técnico : Sebastião Lazaroni
Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Aldair, Aírton, Andrade, Júlio César, Zico (Alcindo), Renato Gaúcho (Kita), Bebeto e Marquinho. Técnico : Antônio Lopes

Muricy diz ter sido 'castigado' por Juan Aurich x The Strongest

Técnico fica até tarde acordado para assistir a duelo que praticamente garantiu o Peixe nas oitavas da Libertadores. Resultado foi bom, já o jogo...

Por Fúlvio Feola TV Tribuna, Santos
Muricy Ramalho na coletiva do Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Muricy Ramalho diz que o jogo foi um 'castigo'
(Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)
O técnico Muricy Ramalho, do Santos, costuma dizer que é “viciado em futebol”. Assiste a todos os jogos que consegue. Muitas vezes, vai dormir tarde por causa das partidas. Mas até para ele há um limite. O treinador admite que ficar acordado para ver a vitória por 1 a 0 do Juan Aurich-PER sobre o The Strongest-BOL, na última quinta-feira, foi uma tortura.

O resultado foi ótimo para o Peixe, pois praticamente garantiu o time da Vila Belmiro nas oitavas de final da Taça Libertadores - o Alvinegro só será eliminado se perder por cinco gols de diferença para o The Strongest em casa, na última rodada.

Muricy criticou o nível da partida, afirmando que assistiu ao jogo por pura obrigação e salientou que, em alguns momentos, chegou a mudar de canal para ver o duelo entre Ponte Preta e Atlético-GO, pela Copa do Brasil.

- Foi horrível, um castigo, mas vi. Saí cansado, mas tive de assistir. São duas equipes jogando para não ganhar, um campo horrível, um vento impressionante. Mas o importante é que (a vitória do Juan Aurich) praticamente nos classifica pelo saldo de gols. Estávamos interessados em ver um jogo melhor. Teve momento em que coloquei em Ponte x Atlético para ver um pouco de futebol.

De seis cobranças de pênalti
em treino, chinês Zizao erra cinco

Meia-atacante, que ainda nem estreou, tem aproveitamento ruim durante treinamento desta sexta. Mas simpatia conquista Tite

Por Leandro Canônico São Paulo
PRIMEIRO TREINO ZIZAO NO CORINTHIANS (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Zizao com a bola no pé durante o treinamento no CT
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Contratado mais para ser uma jogada de marketing do que pelo seu valor técnico, o chinês Zizao já conquistou o elenco e a comissão técnica do Corinthians. Porém, com a bola no pé, o meia-atacante ainda mostra que precisa evoluir muito. Nesta sexta-feira, após treinamento no CT, ele arriscou seis cobranças de pênalti contra o goleiro Julio Cesar. E fez apenas um gol.
Tite é um dos fãs que o jogador tem no grupo alvinegro. Segundo o treinador, o garoto de 24 anos tem um carisma contagiante.

- A expectativa em cima do Zizao é grande. E ele é carismático. Passa isso para os outros – declarou o comandante da equipe corintiana.

Ainda não há uma previsão de quando o chinês poderá estrear pelo Corinthians. Houve um atraso na programação porque logo em um dos seus primeiros treinamentos ele sofreu uma luxação no ombro esquerdo. Já recuperado, Zizao treina fisicamente, mas ainda não participa das atividades com bola.

Na coletiva, Tite explicou um pouco como imagina Zizao em campo. E a vida do chinês não será das mais fáceis, já que seus concorrentes, segundo o treinador, são jogadores importantes para o time. E mais experientes.

- Ele joga mais aberto pelo lado direito. O imagino na posição do Danilo, por exemplo, ou do Willian, do Jorge Henrique, do Emerson, do Gilsinho... – finalizou.

Zizao tem dois anos de contrato com o Corinthians. Fora da Libertadores, o chinês vive a expectativa de ser utilizado no Campeonato Paulista, mas por conta da fase decisiva e de o time já está engrenado a disputa pode ser mais complicada. Seus primeiros passos com a camisa do Timão devem ficar mesmo para o Campeonato Brasileiro.
Zizao corinthians tite (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)O carisma de Zizao já conquistou o técnico Tite (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

Patricia cobra jogadores em reunião sem Joel; Deivid é porta-voz do grupo

Ronaldinho fica calado durante conversa de quase uma hora. Em discurso firme, presidente pede comprometimento e diretores se irritam com Willians

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro
O confinamento dos jogadores do Flamengo à espera do jogo contra o Vasco serviu para uma forte cobrança da presidente Patricia Amorim na tarde desta sexta-feira, no hotel onde o grupo se concentra, na Barra da Tijuca. Acompanhada por outros dirigentes, ela pediu a palavra e questionou os últimos resultados. Com uma folha de quase R$ 7 milhões, o Rubro-Negro está na lanterna do Grupo 2 da Libertadores – cinco pontos em cinco jogos – e só avança às oitavas se vencer o Lanús, quinta-feira, e Olimpia e Emelec empatarem no Paraguai.
Durante a reunião, Patricia exigiu maior comprometimento dos jogadores e reforçou o discurso da grandeza do Fla. Ela disse que o clube respira vitórias e que os jogadores precisam dar alegrias aos torcedores. O vice de futebol Paulo Coutinho e o vice jurídico Rafael de Piro também discursaram. O técnico Joel Santana não participou da conversa porque não foi convidado.
Ronaldinho permaneceu calado durante todo o tempo. O único que falou em nome do grupo foi o atacante Deivid. Ele disse que o elenco é unido, mas reconheceu os fracos resultados do ano.
- Estamos prontos para resolver essa situação. Não existe apenas um culpado, mas sim todo o grupo. Temos um compromisso com a torcida para mudar essa situação – disse o camisa 9 na frente de todos.
Segundo um dirigente que estava na reunião, o comportamento de um atleta irritou os comandantes: Willians. O volante se mostrou alheio ao papo e pode ser afastado do grupo após a partida contra o Lanús, quinta-feira.
- Ele é marrento e não respeita ninguém. Não se enquadra no que queremos daqui para frente – disse o dirigente.

O vice de relações externas, Walter Oaquim, rebateu o comentário:
- Quem passou essa informação está mentindo. O único que pode barrar o Willians é o técnico. Não existe nenhum movimento para afastá-lo.

Em enquete, Massaranduba tem a preferência de 34% dos fãs do TUF

Brasiliense ganha com folga dos demais companheiros do programa.
Ainda não votou? Clique no link abaixo e ecolha o seu lutador predileto

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O nocaute com apenas 14 segundos na primeira luta e o jeitão que mistura sinceridade e bom humor de Francisco Massaranduba parecem ter conquistado o público do TUF Brasil. O peso-médio brasiliense de 33 anos foi, até o momento, quem recebeu mais votos entre os 16 lutadores do reality show em enquete para descobrir quem é o mais popular da casa.
Francisco Massaranduba TUF Brasil (Foto: Divulgação - TUF Brasil)Francisco Massaranduba foi votado por 34% dos internautas (Foto: Divulgação - TUF Brasil)
Massaranduba recebeu 34% dos 16.010 votos, é o primeiro colocado disparado. O segundo, o peso-pena Marcus Vina, vem apenas com 14% dos votos.
Na sequência vem o vencedor do primeiro combate que aconteceu entre os integrantes da casa: Godofredo Pepey, com 12%. Depois aparecem Anistávio Gasparzinho (7%), Rony Jason (6%), Sergio Moraes (5%), Delson Pé de Chumbo (4%), Cezar Mutante (4%), Hugo Wlverine (3%), Wagner Galeto (2%), Leonardo Macarrã (2%), Thiago Bodão (2%), John Macapá (2%), Rodrigo Damm (1%) e Renée Forte (1%).

Japonesa põe Brasil como favorito em Londres: 'Tenho medo da Marta'

Maruyama, ex-funcionária da usina nuclear de Fukushima e autora do gol que eliminou a Alemanha da Copa, diz que Brasil é o time a ser batido

Por SporTV.com Japão
Ex-funcionária da usina nuclear de Fukushima, Karina Maruyama é considerada uma heroína pelos japoneses. A jogadora foi responsável pelo gol que eliminou a Alemanha nas quartas de final da Copa do Mundo feminina, em 2011. O feito abriu caminho para o inédito título mundial, conquistado apenas quatro meses após um terremoto seguido por um tsunami devastar a costa leste do país asiático. Hoje, ela está se preparando para tentar mais uma conquista inédita: o ouro nas Olimpíadas de Londres. Mas, para o sonho se tornar realidade, a seleção japonesa tem que derrotar o Brasil de Marta.
- Como ganhamos a Copa do Mundo, somos idolatradas aqui no Japão. Nenhum time de futebol feminino havia vencido uma Copa. O objetivo agora é a medalha olímpica. Mas a competição é grande e deve ficar entre Brasil, Japão e Estados Unidos. O Brasil tem a Marta, e eu tenho medo dela. Como vamos participar, queremos muito ganhar, mas tenho receio da Marta. Vamos fazer de tudo para conquistar - disse em entrevista exclusiva ao 'SporTV Repórter'.
Apesar de apostar no Brasil, a seleção japonesa goleou a equipe canarinho em amistoso realizado nesta quinta-feira. Sem a atacante Marta, que não viajou com a delegação, as brasileiras perderam por  4 a 1. O jogo serviu como preparação para as Olimpíadas de Londres.
Homare Sawa gol Japão futebol feminino (Foto: Reuters)Jogadoras japonesas comemoram gol durante a Copa do Mundo de futebol feminino (Foto: Reuters)

Natural de Fukushima, a atacante da seleção já trabalhou na usina nuclear. Atualmente, cerca de um ano depois da tragédia, a cidade vive sob o risco de contaminação nuclear após explosões nos reatores. Assim que voltou da Copa do Mundo realizada na Alemanha, a atleta visitou sua cidade natal e se espantou com o que viu.
- Quando eu morava em Fukushima, eu trabalhava na usina. Eu não imaginava que a cidade ficaria neste estado. Dentro de mim eu não acreditava. Eu tenho um apartamento lá, minhas coisas estavam lá. Coisas importantes. Depois do acidente, decidi buscá-las. Mas meu apartamento fica a quatro quilômetros do centro da radiação, em um lugar muito perigoso. Eu fui, fiquei muito triste com tudo e pude ficar muito pouco tempo lá dentro.
Marta, Brasil x Dinamarca, pelo Torneio Internacional Cidade de São Paulo (Foto: Fernando Pilatos)De olho na Marta: Maruyama diz que Brasil é favorito
ao ouro em Londres (Foto: Fernando Pilatos)
Ao acompanhar de perto o sofrimento de seus conterrâneos, Karina descobriu que é considerada uma heroína não só em Fukushima, mas em todo o Japão.
- No dia do jogo eu me empenhei muito em respeito ao povo japonês. Eu acho que consegui fazer aquele gol por causa do incentivo do povo japonês. Eu encontrei uma vovózinha e ela me disse: 'A vitória de vocês na Copa me deu muita força para aguentar tudo isso'. Eu fiquei muito lisonjeada e cheguei até a pensar: 'Como continuar jogando futebol se tem tanta gente no meu país sofrendo tanto?'. Mas, depois desta mensagem, eu conclui que o que eu preciso mesmo é jogar muito futebol, com mais empenho. E é assim que vou ajudar.
Hoje, Karina mora em Tóquio, cerca de 250 quilômetros de sua cidade natal. Apesar de estar longe, ela conhece de perto o preconceito que os funcionários da usina enfrentam. Ainda mais depois da possibilidade de contaminação nuclear.
- De um lado estão funcionários afetados pela radiação. De outro, a população que mora hoje em alojamentos por causa da Usina… Então, acho difícil opinar por um dos lados. Fukushima já não tem quase moradores por causa da radiação. Eu fico muito triste ao ver a cidade onde eu nasci e cresci assim.

Márcio vence ex-parceiros e arranca rumo às 1.500 vitórias, em Fortaleza

Ao lado de Pedro Solberg, cearense passou por duplas de Benjamin e de Ricardo e está a três jogos de alcançar a marca na carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza
Márcio e Pedro Solberg vôlei de praia (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Faltam três vitórias para Márcio alcançar a marca
de 1.500 na carreira (Foto: Mauricio Kaye / CBV)
A etapa de Fortaleza do Circuito Brasileiro começou de maneira especial para o cearense Márcio. O medalhista olímpico venceu as duas primeiras partidas na arena montada no Aterro da Iracema ao lado do parceiro Pedro Solberg (RJ), garantiu vaga nas quartas de final da quarta etapa do ano e aproximou-se da marca de 1.500 vitórias na carreira.
Márcio, que nunca venceu uma etapa do Circuito Brasileiro jogando no Ceará, totaliza agora 1.497 vitórias em sua trajetória no vôlei de praia. São 840 vitórias na competição nacional, 650 no Circuito Mundial e sete nos Jogos Olímpicos. Para conquistar as três que faltam na etapa cearense, o canhoto precisará ganhar em casa.
As duas primeiras vitórias do cearense e de Pedro Solberg na etapa de Fortaleza vieram diante dos dois últimos parceiros de Márcio: Benjamin e Ricardo. Primeiro, Pedro e ele superaram Benjamin e Álvaro Filho, por 2 sets a 0 (21/0 e 21/10). Depois, passaram pelo campeão olímpico Ricardo e pelo parceiro Pedro Cunha com duplo 21/17, assegurando a primeira posição do Grupo A.
- Foi uma grande coincidência ter enfrentado dois ex-parceiros. O mais importante foi termos demonstrado uma grande alegria de jogar e, no meu caso, a felicidade de estar em casa, perto da família. Vou trabalhar para buscar essa marca (de 1.500 vitórias), mas o objetivo maior é jogar bem, fazer um bom campeonato e sair daqui com a vitória - disse Márcio.
Márcio e Pedro Solberg vôlei de praia (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Márcio(E) abraça o parceiro Pedro Solberg(D) após um ponto ganho em Fortaleza (Foto: Mauricio Kaye / CBV)
Além de Márcio/Pedro Solberg, também garantiram vaga na segunda fase da etapa Bruno/Hevaldo, Alison/Emanuel, Moisés/Vitor Felipe, Fernandão/Rodrigo Saunders e Jorge/Renatão). As outras duas vagas serão definidas após os confrontos da rodada noturna: Benjamin/Álvaro Filho (MS/PB) x Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), às 19h, e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ) x Thiago/Ferramenta (SC/RJ), às 21h.
As quartas de final e semifinais serão realizadas neste sábado. A final e decisão do terceiro lugar encerrarão a etapa no domingo.

'Podemos concorrer com as equipes mais fortes', afirma Sebastian Vettel

Apesar do começo abaixo do esperado (segundo na Austrália e abandono
na Malásia), bicampeão da RBR diz que chances de título seguem intactas

Por Das agências de notícias Madri
1 comentário
Vettel nos boxes do GP da Malásia (Foto: Getty Images)Vettel diz que a RBR pode concorrer com as equipes
mais fortes da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)
O alemão Sebastian Vettel, bicampeão da Fórmula 1 mais jovem da história, falou sobre o seu rendimento com a RBR nas primeiras corridas da temporada. Vettel terminou em segundo na Austrália, na corrida de estreia, e abandonou a prova na Malásia. Ele disse que, apesar de um começo abaixo do esperado, as possibilidades de conseguir o terceiro título consecutivo ainda seguem intactas.

- Demonstramos que podemos concorrer com as equipes mais fortes. E isso é importante -  disse o piloto, sexto colocado no Mundial com 18 pontos, 17 a menos do que o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.
O atual bicampeão do mundo também lamentou a batida com o indiano Narain Karthikeyan na última corrida disputada no continente asiático.

- Quando acontece uma desgraça como a da Malásia, nós não podemos fazer nada. Mas assim é que funciona a Fórmula 1 - afirmou Vettel, em seu blog.
Sebastian Vettel também reiterou a confiança na conquista do tricampeonato e no bom rendimento de seu carro.
- Temos 18 corridas pela frente e faremos o que for possível para defender nossos títulos. Tenho 100% de fé na equipe, no carro e em mim mesmo. Ainda falta muita coisa para se fazer, mas juntos podemos conseguir qualquer objetivo - concluiu.