terça-feira, 31 de maio de 2011

Sem controle, dívida da vela causa lamentos e já põe 2016 em risco

Débito com Governo bate R$ 100 milhões, impede novos patrocínios e ameaça evolução do esporte, que deu 16 medalhas olímpicas ao país

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Além de ver a iminente saída da classe Star da agenda olímpica no Rio-2016, a vela brasileira tem outro motivo ainda mais contundente para se preocupar: a Confederação Brasileira da modalidade acumula cerca de R$ 100 milhões em dívidas, especialmente com o Governo, e vem enfrentando dificuldades para angariar novos acordos de patrocínio.
Ex-presidente da entidade, o iatista Lars Grael, duas vezes medalhista de bronze em Olimpíadas, lamentou o cenário e resumiu o que tentou fazer há quatro anos.
Confira a matéria do SporTV News no vídeo acima!
- É um capítulo triste da vela brasileira. Um esporte com 16 medalhas olímpicas (seis de ouro) está com uma inadimplência permanente. Quando assumi, em 2007, constatei a dívida e fomos nos reunir. O valor era exorbitante, não havia meios para saná-lo. No dia seguinte, convocamos uma assembleia geral para começar as intervenções - disse.
Carlos Martins, atual mandatário da Confederação Brasileira de Vela, lembrou que o Comitê Olímpico Brasileiro está tentando equacionar o problema, para que exista autonomia em busca de investimentos. Mas a situação não é simples.
Veja mais informações do SporTV News clicando aqui
- Esse suporte é muito pouco, o COB tem interesses prioritários, é normal. E a Confederação de Vela está ligada às classes brasileiras. Principalmente as iniciais, como a Optimist, a Laser e a 420 - explicou Aldévio Leão, secretário da classe Optimist.
Embora já haja uma pré-definição da equipe que vai a Londres, no ano que vem, e o Brasil siga como um dos grandes favoritos, com Robert Scheidt, Torben Grael, Marcelo Ferreira e companhia, para as Olimpíadas de 2016 as novas gerações já estão correndo riscos. 

Entre amadores e profissionais do BMX, André Jesus vence o ProRad

Evento será exibido no domingo de 22 de maio, no Esporte Espetacular

Por Oscar Filho TV Gobo
No famoso e tradicional circuito de São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, cerca de 40 atletas, entre amadores e profissionais, apresentaram neste sábado as manobras mais radicais do Freestyle, em busca do ProRad Super Park de BMX. André Jesus foi quem levou a melhor na “bumerangue”, pista que ainda conta com um conjunto de bowls com diferentes raios, curvas, hips e até um spine.
André Jesus no campeonato de BMX em São Bernardo do Campo (Foto: Divulgação / A.C.Picon.)ProRad contou com diversas manobras dos competidores (Foto: Divulgação / A.C.Picon.)
Muitos amadores andaram de igual para igual com profissionais, deixando bastante acirrada a competição. A escolha da pista ajudou nas manobras de amplitude e velocidade, que ainda tiveram obstáculos extras. Loopings com variações, front flips, giros de 180º, 360º, 540º e 720º, múltiplos ”whips" e inúmeros "barspins" puderam ser vistos no local.
ProRad Super Park de BMX, mais um marco dos eventos de esportes de ação, será exibido no próximo domingo, dia 22 de maio, no Esporte Espetacular.
Rafael BM no BMX em São Paulo (Foto: Divulgação / A.C.Picon.)Escolha da pista facilitou nas manobras de amplitude e velocidade (Foto: Divulgação / A.C.Picon.)
 

Jovens vivem ansiedade do primeiro torneio internacional pelo Brasil

Cinco jogadores querem mostrar serviço para o técnico Marcos Sorato no Torneio da China, que começa nesta quarta. Seleção busca o bicampeonato

Por GLOBOESPORTE.COM Hangzhou (China)
Jackson Dyego seleção de futsal (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)Jackson e Dyego defenderão o Brasil pela primeira
vez no exterior  (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)
Atual campeã da competição, a seleção brasileira de futsal se prepara para a estreia no 2º Torneio da China contra o Irã, nesta quarta-feira (1º/06), às 10h (de Brasília). O goleiro Djony, o ala Dyego, o fixo Gadeia, o ala Jackson e o pivô Jé vão defender o time canarinho pela primeira vez num torneio no exterior.
Atleta mais jovem da equipe, com 21 anos, Jackson vem se destacando nos treinos e quer brigar por um lugar entre os titulares.
- Este é o meu primeiro objetivo, depois quero tentar marcar o meu primeiro gol - comentou o jogador.
Jackson acredita que o primeiro jogo da seleção deve ser encarado como uma decisão. Primeiro porque o Irã vem conseguindo bons resultados nos últimos torneios, segundo porque a competição é disputada em sistema de pontos corridos, com todos jogando contra todos em um único turno.
- É o primeiro campeonato que vou disputar pelo Brasil, por isso todo jogo para mim será decisivo. Será como uma Copa do Mundo, e quero me apresentar bem para me firmar no time - ressaltou o ala do Santos.
Jé, que marcou cinco gols em quatro jogos pela seleção, não esconde a ansiedade de defender o Brasil pela primeira vez fora do país.
- Mas este sentimento deve passar assim que o jogo começar. Será uma boa chance para mostrar meu trabalho para a comissão técnica e que tenho condições de permanecer no elenco - disse o pivô do Santos.
Além do Irã, a seleção ainda enfrenta a Romênia, o Japão e a China nos dias 3, 4 e 5 de junho.

Gresini notifica autoridades de ameaça a Simoncelli, que se desculpa

Diretor da equipe afirma que ameaças de morte vieram da Espanha. Preocupado com clima hostil, piloto italiano recua e admite erro em Le Mans

Por SporTV.com Barcelona
Em comunicado oficial emitido nesta terça-feira, Fausto Gresini, diretor da Honda Gresini, deu mais detalhes sobre as ameaças de morte recebidas pelo piloto italiano Marco Simoncelli, dias antes do GP da Catalunha, no próximo domingo. Na Espanha, o clima em torno do italiano, envolvido em um incidente com o espanhol Dani Pedrosa, é hostil. Para amenizar um pouco a situação, Simoncelli admitiu ter errado nas últimas provas e desejou melhoras a Pedrosa, em declaração publicada no site oficial da equipe.
Marco Simoncelli moto gp (Foto: Getty Images)Simoncelli admitiu estar errado em incidente no GP
da França (Foto: Getty Images)
De acordo com Gresini, as ameaças ao piloto italiano foram enviadas ao site oficial da Honda Gresini na noite de quinta-feira. O diretor repassou a ameaça às autoridades e aos organizadores da MotoGP.
- Notifiquei a Federação Internacional de Motociclismo porque a ameaça vem da Espanha. Foi usado o procedimento típico para quando um criminoso faz esse tipo de ameaça. Não podemos arriscar. Sobre o incidente, podem pensar o que quiser, mas quando se chega a este tipo de excesso, é que passaram do limite. O recente chamado da Direção de Corrida ao Simoncelli certamente não ajuda a amenizar os ânimos. Se posso dar minha opinião, esse chamado foi no mínimo tardio - declarou Fausto Gresini.
A imagem de Simoncelli já estava arranhada na Espanha mesmo antes do acidente no GP da França, em que o italiano fechou o espanhol Dani Pedrosa em uma curva e tocou rodas com o adversário, que capotou e fraturou a clavícula direita. Outro piloto espanhol, o líder do campeonato Jorge Lorenzo, o acusou de ser agressivo demais e colocar os demais pilotos em perigo. Mais tarde, os dois bateram boca em uma coletiva de imprensa antes do GP de Portugal. Nesta semana, o diário esportivo espanhol Marca publicou entrevista com outro piloto do país, Álvaro Bautista, que declarou que Simoncelli "não é um piloto nobre."
Leia mais notícias sobre a MotoGP
Mediante tamanha repercussão negativa, Simoncelli recuou em sua posição inicial, de que teria sido punido - cumpriu um "ride-through" (passagem obrigatória pela reta dos boxes) em Le Mans - por causa das reclamações de Lorenzo e outros pilotos nas semanas antecedentes ao GP da França. Em declaração publicada no site oficial da Honda Gresini, o italiano disse que pensou bastante sobre a prova nas últimas duas semanas e se disse decepcionado pelo que aconteceu com Pedrosa.
- Espero que ele tenha se recuperado de sua lesão a tempo do fim de semana. Também estou decepcionado porque a Honda não pôde celebrar ter quatro motos nas quatro primeiras posições no GP da França (no momento do acidente, Simoncelli e Pedrosa disputavam a segunda posição). Após reflexão, aprendi onde errei e no futuro vou tentar, em certas ocasiões, avaliar a situação melhor e ser um pouco mais cuidadoso. Sei que provavelmente não receberei uma ovação de pé em Barcelona, mas espero que se eu for criticado, que seja feito de maneira civilizada e não na forma como aconteceu em outros esportes no passado - disse Simoncelli.
Gresini ofereceu apoio ao seu piloto número 1.
- Marco tem que encarar este compromisso espanhol com completa serenidade, pois ele sabe que pode se sair bem e andar rápido naquela pista. Ele deve se sentir confortável com sua equipe e ficar próximo de pessoas que podem realmente ajudá-lo nesta viagem difícil - afirmou o diretor.
O SporTV exibe o GP da Catalunha ao vivo neste domingo, a partir das 6h (horário de Brasília).

Bolt vence, repete o tempo de 9s91, mas segue atrás no topo do ranking

Em Ostrava, na 2ª competição após 9 meses parado, jamaicano faz mesmo tempo de Roma, na semana passada, e bate o ainda líder dos 100m no ano

Por GLOBOESPORTE.COM Ostrava, República Tcheca
Ainda buscando o ritmo ideal, Usain Bolt venceu o Grande Prêmio Internacional de Atletismo, nesta terça-feira, em Ostrava, na República Tcheca. Ele garantiu a mesma marca da semana passada, 9s91, quando participou da terceira etapa da Diamond League, em Roma, depois de ficar nove meses longe das pistas. O jamaicano precisou fazer muita força, sobretudo no final da disputa, para ultrapassar o atual líder do ranking Steve Mullings. Apesar de superar o compatriota nesta terça, Bolt segue atrás dele no ranking mundial: o melhor tempo do ano é de Mullings, com 9s89.
Na prova desta terça, Mullings ficou em segundo lugar, com 9s97. O terceiro colocado foi Daniel Bailey, de Antígua, com 10s08.
No torneio, Bolt buscava  um resultado mais contundente do que o da semana passada, mas ainda está longe do ritmo esperado por conta do tempo afastado e do problema na coluna. A ideia é continuar trabalhando para chegar ao Mundial da Coreia, em agosto, pronto para dar show e surpreender ainda mais o mundo.
Como de costume, Bolt foi uma atração além da pista de corrida. Superfestejado pela torcida da República Tcheca, a estrela do atletismo mundial esbanjou simpatia e carisma antes e depois da corrida. Apesar de não melhorar o tempo da seamana passada, ele vibrou com sua participação.
- Foi interessante para mim. Corri melhor do que na semana passada. Fico muito feliz com o apoio que tive dessa torcida - disse Bolt, ainda na pista.
Bolt comemora vitória nos 100 metros (Foto: EFE)Bolt comemora vitória nos 100m no GP Internacional, na cidade tcheca de Ostrava  (Foto: EFE)
Invicto nesta temporada, com as vitórias em Roma e Ostrava, Bolt se disse insatisfeito com o tempo. Nas duas provas, correu em 9s91.
- Esse tempo (9s91) não é ruim, mas poderia ser melhor. Esperava um tempo mais rápido aqui - afirmou o jamaicano, que quebrou o recorde mundial dos 100m em três ocasiões, a última no Mundial de Berlim, em 2009, com 9s58.
Usain Bolt ainda segue em busca da melhor forma. Ele abreviou a última temporada em função de dores nas costas e problema no tendão de Aquiles. Bolt ficou nove meses sem competir, de agosto, na derrota para Tyson Gay na etapa de Estocolmo da Diamond League, até a semana passada, quando ganhou em Roma pelo mesmo circuito de 14 etapas.
- Estou voltando de lesão. É apenas minha segunda corrida em nove meses. É um passo de cada vez, uma prova por vez.
O próximo desafio do campeão olímpico e mundial será a etapa de Oslo da Diamond League, em 9 de junho.
- Se perdesse aqui, se perder na próxima semana, não é nada. O foco está no Mundial (de 27 de agosto a 4 de setembro, em Daegu, na Coreia do Sul). Tenho muito a fazer. Quero entrar em forma. Não me preocupo com recordes.
 

Faixas de campeão já são vendidas nos arredores de São Januário

Procura ainda é pequena, mas ambulantes estão confiantes de que venda será grande no dia do jogo. Produto com foto dos jogadores sai por R$ 15

Por Fred Huber e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Entre os jogadores e a diretoria não existe qualquer clima de já ganhou. Mas no lado de fora de São Januário, ambulantes fazem a festa com a empolgação da torcida. Entre bandeiras e camisas, faixas de campeão já são vendidas antes mesmo do primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Coritiba. O preço é R$ 15. Por enquanto, o vendedor, que preferiu não se identificar, afirmou que a procura não tem sido grande. No entanto, ele espera vender muitas faixas na próxima quarta-feira, dia da partida.
Em outros pontos da cidade, produtos também são vendidos. Nos sinais, ambulantes vendem bandeiras grandes e pequenas para colocar na janela dos carros. Os preços são variáveis: de R$10 a R$ 30 e a procura tem sido boa. O Vasco enfrenta o Coritiba nesta quarta-feira, às 21h50m, em São Januário. O jogo de volta será dia 8 de junho, no Couto Pereira, também às 21h50m.
Faixa vasco campeão (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Faixas de campeão já estão à disposição do torcedor em São Januário (Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)

Contratado pelo Botafogo, Renato chora em despedida do Sevilla

Meia ex-Santos é o novo reforço do Glorioso. Em coletiva, jogador não
se contém, chora e afirma: 'Meu coração sempre estará com o Sevilla".

Por GLOBOESPORTE.COM Sevilla, Espanha
Novo reforço do Botafogo para 2011, o meia brasileiro Renato se despediu oficialmente do Sevilla nesta terça-feira. Após sete temporadas no clube, o jogador afirmou que não será um "adeus", mas um "até logo".

- Jogar na Europa foi um sonho realizado. Agora, saio de um clube grande da Europa. Até no Brasil, meu coração sempre estará com o Sevilla - disse, visivelmente emocionado.
renato sevilla despedida (Foto: Agência EFE)Renato agora é do Botafogo, mas já tem saudades (Foto: Agência EFE)
O meia afirmou que não sabe se voltará quando terminar a carreira nos gramados. O presidente do Sevilla, José María del Nido, no entanto, lembrou que, antes da chegada do brasileiro, o clube estava há 58 anos sem ganhar títulos.

O dirignte presentou o atleta com a braçadeira de capitão. Segundo ele, o "maior símbolo que um jogador do Sevilla pode levar do clube".

- Para saber que será o eterno capitão do Sevilla. Não há jogador melhor em qualidade humana que o Renato neste elenco. É um exemplo para os jovens da casa - concluiu o dirigente.
renato sevilla despedida (Foto: Agência EFE)Meia se emociona com carinho do clube espanhol (Foto: Agência EFE)

Gremistas recepcionam com festa atacante argentino Miralles

Mais de 30 torcedores saúdam jogador, que se destacou no Colo Colo

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Assim que pisou no saguão de desembarque internacional do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre - pouco depois das 14h desta terça-feira - o atacante argentino Ezequiel Miralles percebeu o que sua chegada representa para os gremistas. Mais de 30 torcedores o esperavam, com cânticos que transformaram o local em uma sucursal do Estádio Olímpico.
Miralles chega a Porto Alegre (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Miralles, cercado por jornalistas e torcedores (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
De imediato, Miralles foi cercado, e enrolado em um cachecol em azul, preto e branco. O grupo de gremistas o escoltou até o carro, onde seguiu para o Hospital Mãe de Deus, acompanhado do segurança Fernandão e do assessor de imprensa Vitor Rodriguez, para realizar exames médicos.
Destaque do Colo Colo na Taça Libertadores, Miralles disse que pode atuar em qualquer função do ataque. Feliz com a recepção festiva, ele falou rapidamente:
- Escolhi o Grêmio por ser um grande clube brasileiro. Estou muito feliz.
Enquanto ele tentava conversar com os repórteres, quase fagocitado pela multidão, Miralles ouvia as manifestações como trilha sonora da entrevista improvisada.
- Miralles! Miralles!
Miralles chega em Porto Alegre (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Torcedores enrolaram um cachecol no jogador (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)

No campo onde surgiu, Casemiro vira astro e alegra 450 crianças

Volante ajuda a organizar torneio que envolve garotos entre 11 e 13 anos para revelar talentos e ainda ajudar entidades de caridade de São José

Por Marcelo Prado São José dos Campos, SP
O volante Casemiro voltou às origens no último domingo. Horas após ajudar o Tricolor a vencer o Figueirense por 1 a 0, no Morumbi, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o jogador fez a alegria de 450 crianças entre 11 e 13 anos que se inscreveram em um torneio de futebol amador em São José dos Campos (SP), sua cidade natal. A Copa Casemiro, além de buscar a revelação de novos talentos, serviu para arrecadar alimentos para as instituições de caridade locais. A inscrição só era aceita pelos organizadores com a doação de um quilo de alimento não perecível. No total, 482 quilos foram arrecadados. Um sucesso total
No momento em que o jogador chegou ao local, o gramado deixou de ser as atenções. Garotos de várias idades, participantes do torneio ou não, correram para ver o ídolo de perto. Centenas de máquinas fotográficas e celulares com câmera foram sacados. A meta era buscar um registro, um sorriso, uma lembrança.
casemiro são paulo (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)Jogador virou o astro da festa ao chegar na escolinha de futebol  (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)
O assédio foi realmente incrível. Casemiro precisou da ajuda dos seguranças para conseguir sair do carro e chegar a um palco montado na escola do Moreira, onde o volante iniciou o sonho de ser jogador de futebol e que é chefiada por seu primeiro treinador, Milton de Jesus Moreira.
Casemiro dá autógrafo para um garoto (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)João Vitor furou o bloqueio e conseguiu o autógrafo
(Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)
Um dos garotos, João Vitor Pozzato Greco, de 7 anos, conseguiu furar o bloqueio e teve a camisa autografada pelo ídolo.
- O Casemiro é um grande jogador e tenho certeza que dará muitas alegrias para o Brasil na Copa de 2014. Vou guardar esse autógrafo com muito carinho – afirmou o sorridente garoto, que faz parte de uma escolinha oficial do São Paulo em São José dos Campos.
Casemiro, claro, gostou do que viu.
- Sinceramente, não tem preço isso que acontece hoje. É como se passasse um filme na minha cabeça. Afinal, eu era um deles há cinco, seis anos. Era apenas um garoto que sonhava ser jogador profissional de um clube grande e defender a Seleção Brasileira. Lembro que, quando tinha 11 anos e já estava no São Paulo, vi o Luis Fabiano um dia na televisão. Disse que faria qualquer coisa para conseguir um autógrafo dele. E hoje tenho a alegria de tê-lo como companheiro. É uma alegria que só o futebol proporciona.
casemiro são paulo (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)Casemiro conversa com Moreira, seu primeiro treinador (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)
Em um determinado momento, o meio-campista aproveitou a presença de Milton Moreira e foi para o campo observar uma das partidas que estavam sendo realizadas. Até como uma forma de agradecimento, Casemiro sempre manda bolas e coletes para ajudar seu ex-treinador. Vale lembrar que os destaques da "Copa Casemiro" ganharão prêmios. Os dois melhores jogadores das categorias sub-11 e sub-13 ganharão kits completos do meio-campista. Os dois melhores goleiros de cada equipe receberão o material do goleiro e capitão Rogério Ceni. E os dez melhores ainda farão testes no CT de Cotia.
- Eu sei que, dos 450 que se inscreveram na competição, a chance de sair algum craque é pequena, mas não importa. Eu vou fazer o que puder para ajudar esses garotos.
Casemiro encara a fila da molecada em São José (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)Casemiro encara a fila da molecada em São José (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)
Antes de ir embora, uma boa dose de paciência. Casemiro, calmamente, atendeu a todas as crianças que queriam um autógrafo. Uns tiravam a própria camisa, outros sacavam a chuteira. Tudo para guardar a lembrança.
- Não tem problema. Esse carinho faz bem para qualquer um e comigo não é diferente. Eu poderia estar em casa dormindo, aproveitando o final de semana, mas fiz questão de vir prestigiar a competição, que também ajudará algumas instituições de caridade que estão precisando. Mudei de lado, ganhei responsabilidade e preciso dar exemplo.

Federer bate Monfils e transforma em pó as esperanças francesas em Paris

Suíço elimina último tenista da casa e marca duelo na semi com Djokovic

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
Como o vento que soprou forte em alguns momentos nesta terça-feira, Roger Federer varreu da quadra Philippe Chatrier as esperanças francesas de ver um campeão na chave masculina em Roland Garros. O suíço, que levantou o troféu do torneio em 2009, deu poucas chances a Gael Monfils e, por 6/4, 6/3 e 7/6(3), eliminou do Grand Slam parisiense o número 9 do mundo.
Gael Monfils tênis Roland Garros quartas (Foto: AP)Vento forte sopra o pó de tijolo da quadra Philippe Chatrier na direção de Gael Monfils (Foto: AP)
Federer agora duelará com Novak Djokovic por um lugar na decisão do torneio. Para o sérvio, atual vice-líder da lista da ATP, a partida também valerá o topo do ranking mundial. Caso vença, Nole ultrapassará Rafael Nadal e será confirmado como número 1 do mundo na próxima segunda-feira.
Suíço e sérvio já se enfrentaram três vezes este ano, e Djokovic, invicto há 43 partidas, venceu todas. Federer foi o último tenista a derrotá-lo, o que aconteceu nas semifinais do ATP Finals, no dia 27 de novembro, em Londres. Desde então, o sérvio conquistou sete títulos sem um revés.
No duelo desta terça-feira, Monfils quebrou o saque de Federer no terceiro game e começou a partida empolgando o público francês, mas não passou disso. A vantagem durou até o sexto game, quando o suíço chegou ao break point com um erro do francês e aproveitou a chance com um belo voleio. No nono game, sacando em 4/5 e pressionado para se manter no set, Monfils sucumbiu. Com uma direita para fora, o francês cedeu a quebra e o set.
Aproveitando o momento, Federer abriu o segundo set com uma quebra e chegou a vencer cinco games consecutivos para abrir 3/0. O tenista da casa ainda esboçou uma reação ao devolver a quebra no quinto game, mas o suíço nem deixou Monfils empatar o set. Em um nervoso sexto game, o número 3 do mundo voltou a quebrar e abriu 4/2. Sem permitir outra reação, Federer deslanchou desta vez até sacar para o set e fazer 6/3.
A terceira parcial também começou com Federer na frente, abrindo 2/0, mas Monfils devolveu a quebra no quarto game e manteve o público local com esperanças. O suíço não teve mais seu serviço ameaçado, enquanto o francês precisou escapar de chances de quebra no nono e no 11º games. Monfils escapou e forçou o tie-break, mas o número 3 do mundo foi preciso demais no game de desempate e fez 7/3.

Neymar chega ao Paraguai com um sonho: entrar de vez para a história

Peixe está a um empate da final da Taça Libertadores, e craque do time já vislumbra a conquista da América. 'Ficaríamos marcados para sempre'

Por Adilson Barros e Julyana Travaglia Direto de Assunção, Paraguai
Neymar no desembarque do Santos no Paraguai (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)Neymar acredita que Cerro dará espaços
(Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)
O atacante Neymar, do Santos, já é considerado por alguns críticos um dos melhores (talvez o melhor) jogadores santistas desde a era Pelé. Ele tem 19 anos. Há apenas duas temporadas está na equipe profissional. Mesmo assim, já conquistou dois Campeonatos Paulistas e uma Copa do Brasil, todos como protagonista, fazendo jogadas mirabolantes e muitos gols. Agora, persegue a tão sonhada Taça Libertadores para ficar marcado para sempre na história como um dos grandes craques alvinegros de todos os tempos.
Foi exatamente sobre isso que o craque alvinegro falou ao atender os jornalistas no desembarque da delegação santista em Assunção, nesta terça-feira. Na quarta, às 21h50m (horário de Brasília), Neymar estará em campo com o Santos para enfrentar o Cerro Porteño-PAR, pelas semifinais da Taça Libertadores. Ele foi o grande jogador da partida de ida, quarta-feira passada, vencida pelo Peixe por 1 a 0. Agora, o Alvinegro joga por um empate.
- É claro que isso (conquistar a Libertadores e entrar para a história) passa pela minha cabeça. Vencer esse campeonato nos deixaria marcados para sempre. Não apenas eu, mas todo o grupo - afirma o jogador.
Neymar diz que o Santos está crescendo, ganhando mais experiência a cada fase vencida. Por isso, acredita que essa ascensão tem tudo para culminar com o título da América. Antes, porém, é preciso passar pelo Cerro, se qualificar para as finais e, depois, bater o vencedor do confronto entre Peñarol e Vélez Sarsfield. No jogo de ida, em Montevidéu, deu Peñarol: 1 a 0.
- O Cerro é um time muito bom, que jogou de igual para igual em São Paulo. Mas estamos prontos para fazer um bom jogo.
Por fim, o craque alvinegro dá de ombros para a vantagem adquirida na primeira partida e avisa que o Santos vai jogar buscando gols.
- O gol que marcamos foi importante, mas vamos entrar para tentar dificultar ainda mais o lado deles. O Cerro virá para cima e acredito que teremos espaços para os contra-ataques.

Na estreia da era Mano no Brasil, Seleção vai para os braços do povo

Coronel Guerra, da Polícia Militar de Goiás, afirma que CBF pediu esquema de segurança para o desembarque dos jogadores pelo saguão do aeroporto

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Goiânia, GO
CORONEL AMARILDO GUERRA  COMANDADA NA POLÍCIA MILITAR DE GOIÂNIA (Foto: Marcio Iannaca/Globoesporte.com)Coronel Guerra: 'Seleção Brasileira é do povo'
(Foto: Márcio Iannaca/Globoesporte.com)
Em sua primeira aparição no Brasil na era Mano Menezes, a Seleção Brasileira deve dar um presente à população. Diferentemente do que acontece na maioria das situações, os jogadores convocados pelo treinador para o amistoso de sábado, contra a Holanda, no Serra Dourada, vão desembarcar no meio do povo.
Pelo menos é essa expectativa do coronel Amarildo Guerra, responsável pelo esquema de segurança da Seleção Brasileira em Goiânia. Segundo o oficial, a CBF passou para ele que os atletas começam a chegar à cidade na manhã desta quarta-feira, a partir das 9h. Cerca de 30 policiais estão envolvidos no processo.
- Estamos esperando em torno de mil pessoas no aeroporto Santa Genoveva. É como o pessoal da CBF me disse: essa Seleção Brasileira é do povo e vai sair pelo saguão. Estamos preparados para dar a segurança, não só na chegada e na saída, mas no transporte para os treinamentos também – falou o coronel Guerra.
Mais do que isso. Além de muito provavelmente passar pelo saguão do aeroporto, a Seleção Brasileira treinará com os portões abertos nesta quarta-feira, às 16h.
- Vamos ter um treino aberto, mas o torcedor tem de levar alimentos não perecíveis – explicou o chefe do policiamento. Neymar, por conta do jogo do Santos contra o Cerro Porteño, no Paraguai, pelas semifinais da Libertadores, deve se apresentar em Goiânia apenas na quinta.
Vamos ter um treino aberto, mas o torcedor tem de levar alimentos não perecíveis"
Coronel Guerra
Guerra ainda explicou que a segurança interna no dia do amistoso, no Serra Dourada, será realizada por uma empresa particular, seguindo exigências de padrão da Fifa. Mas a PM de Goiás estará do lado de fora com aproximadamente 30 homens e dez viaturas.
- É claro que se acontecer alguma coisa dentro do estádio a Polícia Militar está preparada para agir, já que vamos ter alguns postos por lá, mas em princípio será tudo feito pela empresa que ganhou a licitação.
A partida contra a Holanda está marcada para sábado, dia 4 de junho, às 16h10m, no estádio Serra Dourada. Logo depois, a delegação viaja para São Paulo, onde na terça-feira, às 21h50m, encara a Romênia, no estádio do Pacaembu. O duelo marcará a despedida de Ronaldo Fenômeno.
 

Blatter abre Congresso na Suíça e diz que futebol vive 'momento perigoso'

Presidente da Fifa é candidato único à reeleição que acontece nesta quarta-feira. Suíço compara futebol a malabarismo e adia explicações mais uma vez

Por GLOBOESPORTE.COM Zurique
joseph blatter, presidente da fifa (Foto: agência AP)Na coletiva de segunda, Blatter se apoiou no 'fair
play' e negou crise (Foto: agência AP)
O 61º Congresso da Fifa, em Zurique, na Suíça, começou com uma declaração do presidente Joseph Blatter. O dirigente comentou a crise vivida pela entidade, que envolve denúncias de compras de votos para a reeleição do suíço junto à Concacaf. Para Blatter, único candidato nas eleições para a presidência da entidade marcadas para esta quarta-feira, o momento do futebol é "perigoso".

- O mundo não está destruído por movimentos humanos, mas naturais. Vimos catástrofes no Haiti, Chile, Paquistão, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Se até a natureza está se revoltando, porque não os homens. Achei que estávamos vivendo um mundo de 'fair play' (jogo limpo) e disciplina. Este não é o caso. Porque nossa pirâmide da Fifa está insegura em alguns espaços e isto é perigoso.

Momentos antes das declarações de Blatter, um artista fez um show de malabarismo com pequenas bolas e depois, com as bolas utilizadas na Copa do Mundo. O presidente da Fifa fez uma analogia ao momento vivido pela Fifa e a atividade do malabarista.

- Vocês viram o show que o malabarista fez agora há pouco e como é fácil manejar pequenas bolas, mas é difícil fazer o mesmo com bolas de futebol. Nosso jogo não é fácil, mas é fascinante. Para manter essa fascinação, nós temos que manter o respeito. Todos têm a responsabilidade de proteger o esporte. Mas falarei sobre isso amanhã, hoje é um dia festivo.

O evento é marcado pela eleição presidencial da entidade, que acontece nesta quarta-feira. Após denúncias de suposta compra de voto para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, Mohamed Bin Hammam, presidente da Confederação Asiática de Futebol, decidiu retirar sua candidatura. Com isso, Blatter é candidato único. A Federação Inglesa de Futebol (FA), contudo, tenta conseguir o adiamento da votação. Outras autoridades já se manifestaram ao redor do mundo, como o presidente do Timor-Leste, que é contra a reeleição de Blatter.

O curioso é que, nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, havia afirmado que não havia crise, mas agora fala de um "momento perigoso" que a entidade e o futebol estariam passando.

Castán será investigado por disparo de arma de pressão em amigo

Zagueiro do Timão feriu amigo durante churrasco em Jaú, no interior de SP.
Disparo aconteceu quando o jogador foi passar para as mãos do colega

Por Do G1 São Paulo
leandro castan corinthians (Foto: Daniel Augusto JR / Agência Estado)Leandro Castán: investigação em Jaú
(Foto: Daniel Augusto JR / Agência Estado)
A Polícia Civil vai investigar o zagueiro do Corinthians Leandro Castán por lesão corporal grave depois que um disparo, acidental segundo ele, de espingarda de pressão atingiu o peito de um amigo durante um churrasco nesta segunda-feira (30), na casa do pai do jogador, em Jaú, a 287 km de São Paulo.
Segundo depoimento do próprio zagueiro à polícia, ele foi entregar a arma a Leonardo Miguel Calixto Pessuti, de 20 anos, durante uma brincadeira de tiro ao alvo quando ela disparou.
Leandro reuniu amigos de infância em um churrasco na casa de sua família para aproveitar a segunda-feira de folga. Após o incidente, ele e outros dois homens que estavam no local levaram Leonardo à Santa Casa de Jaú, onde ele permanecia internado em estado grave na manhã desta terça-feira (31).
A arma passou por perícia e foi apreendida pela polícia. Leandro e os outros envolvidos foram ouvidos e liberados por ter se tratado de um acidente.
Leandro Castán informou à diretoria do Corinthians sobre o problema e retornou à capital paulista para o treinamento desta terça-feira, pela manhã, no CT Joaquim Grava. A diretoria do Corinthians informou que se colocou à disposição para ajudar o jogador e a família do rapaz atingido.
O gerente de esporte do Corinthians, Edu Gaspar, afirmou que o clube “está à disposição do Leandro e do amigo”. Segundo Gaspar, o jogador demonstrou vontade de treinar e considerou que estar no grupo seria benéfico para aliviar um pouco a tensão que vem sentindo desde o acidente.

Palmeiras lança uniformes em homenagem ao título da Copa Rio

Evento foi realizado nesta terça-feira, no ginásio do CT do clube, e contou com a presença do goleiro Oberdan Cattani, campeão em 1951

Por Diego Ribeiro e Sergio Gandolphi São Paulo
O Palmeiras lançou nesta terça-feira, no ginásio do centro de treinamento, seus novos uniformes, em homenagem ao título da Copa Rio, em 1951. Veja ao lado o vídeo promocional lançado pela fornecedora de material esportivo.

A camisa número 1, toda verde, traz o escudo original do clube, apenas com o P estampado. A letra também aparece com destaque nos meiões. Já o uniforme reserva, predominantemente branco, tem tons de verde e vermelho, que remetem ao Palestra.
O uniforme verde está disponível na tecnologia Techfit - aquela que faz a camisa parecer "esticada" no corpo, dificultando o trabalho dos adversários que tentarem "prender" os palmeirenses em campo. No desfile, o modelo Techfit foi apresentado pelo atacante Kleber (veja foto abaixo).
O goleiro Oberdan Cattani, campeão da Copa Rio, foi homenageado durante o evento e subiu ao palco com a nova camisa de goleiro.
Além dele, vários jogadores do elenco atual estiveram presentes no evento e serviram de modelo: Deola, Bruno, Pierre, Marcos Assunção, Kleber, Wellington Paulista, Vinicius e o recém-promovido Patrik Vieira.

O Palmeiras ainda vai lançar o terceiro uniforme, previsto para setembro. O modelo ainda não é divulgado, mas a expectativa é de que a camisa seja listrada em verde e branco, semelhante à utilizada nos anos 90, época da parceria com a Parmalat.
 Novos uniformes palmeiras (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com) Oberdan Cattani, campeão da Copa Rio, se juntou ao elenco no palco (Foto:Diego Ribeiro/Globoesporte.com)