quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Reunião para acertar com Ricardo Gomes é marcada para esta sexta

Encontro servirá para definir moldes do retorno do treinador, que deve ter outro profissional a seu lado para ajudá-lo até se sentir seguro de novo

Por André Casado e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
3 comentários
ricardo gomes cristovão borges vasco treino (Foto: Marcos Alves / Agência O Globo)Gomes em momento de descontração no clube
após o AVC (Foto: Marcos Alves / Agência O Globo)
O fim de temporada aparentemente melancólico pode estar perto de ter um sopro de esperança para os vascaínos. Está previamente marcada para esta sexta-feira uma reunião da diretoria com Ricardo Gomes, que pode confirmar a volta do treinador a São Januário em 2013. O encontro dependia de confirmação do presidente Roberto Dinamite, que, no entanto, titubeou, evitou o assunto e deixou em aberto a data do possível acerto.
- Amanhã?... Não. Mas em algum momento vai ser - limitou-se a dizer, por telefone, questionando depois quem havia passado a informação à reportagem.
As duas partes já se mostraram dispostas a reatar defintivamente a parceria, desfeita em 28 de agosto de 2011, quando Ricardo Gomes sofreu um AVC durante o jogo contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, e se afastou do dia a dia do futebol. Desde então, o treinador se submete a intenso trabalho de recuperação para retomar suas atividades.
Gomes deve ser inicialmente confirmado como diretor técnico do Vasco. Assim, poderá ser contratado um auxiliar de peso, responsável pelo trabalho diário de treinos e por comandar a equipe do banco de reservas durante as primeiras partidas. Enquanto isso, ele seguiria sua recuperação até retomar plenamente o trabalho quando se julgar em condições.
René Simões, que recentemente deixou a coordenação das divisões de base do São Paulo, poderia ser o treinador que trabalharia com Ricardo Gomes num primeiro momento. Mas nenhum dos lados confirma a informação que circula na Colina. Cristóvão Borges até foi citado pelo amigo, mas parece improvável pela vontade dele de seguir carreira solo. Gaúcho, que orientará a equipe nas quatro últimas rodadas do Brasileirão, também é uma opção imediata para ser este braço direito durante o período que ainda não tem tempo determinado.
Os contatos de Gomes no mercado são vistos como fundamentais para o Vasco se reforçar para a nova temporada, mesmo em grave crise financeira. Sua ajuda, porém, não inviabiliza a procura por um novo diretor de futebol, que ficaria acima de Daniel Freitas, provavelmente deslocado para uma função a ser nomeada. Sondados, Felipe Ximenes, do Coritiba, Paulo Pelaipe, do Grêmio, e Anderson Barros, do Botafogo, surgem como alternativas.

Em alto volume na linguagem boleira, Gaúcho mostra estilo de comando

Técnico interino do Vasco enfatiza marcação em coletivo e tenta transmitir confiança aos jogadores antes de partida contra o Atlético-MG

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
10 comentários
Ao comandar o coletivo na manhã desta quinta-feira, no CFZ, o técnico interino Gaúcho enfatizou a marcação e mostrou qual será a cara do Vasco na partida contra o Atlético-MG, neste domingo. Além disso, apresentou um pouco de seu estilo de trabalho. O apelido revela apenas seu local de nascimento – Porto Alegre. Mas o jeito de falar e a linguagem “boleira” apresentam  a maneira carioca de se expressar ao se dirigir aos jogadores.
Ao contrário de Ricardo Gomes, Cristóvão Borges e Marcelo Oliveira – seus antecessores –, Gaúcho mostra um jeito expansivo de falar e não economiza no volume. No treinamento desta quinta-feira, o ex-zagueiro (que defendeu o Vasco nas décadas de 70 e 80) procurou transmitir confiança aos jogadores e enfatizou a importância da organização no momento de parar Ronaldinho Gaúcho e companhia.
felipe gaúcho vasco (Foto: Ivo Gonzalez/Globo)Gaúcho orienta Felipe em treino desta quinta-feira: instruções em voz alta e linguagem boleira (Foto: Ivo Gonzalez/Globo)
- Como a gente tem sete e não marca quatro deles? Como não encaixa? Se eles entrarem com oito aqui (apontando para o campo defensivo do Vasco), vão tomar dez gols da gente - disse Gaúcho aos jogadores durante o coletivo.
No treinamento, Gaúcho tentou mostrar ao time que o principal é aproveitar os espaços deixados pelo adversário e não dar brechas ao ataque do Atlético-MG. E resumiu a importância de um bom resultado no domingo.
- Temos que correr riscos, pela nossa grandeza e pela nossa qualidade - afirmou o técnico interino aos atletas no campo do CFZ.
Um dos jogadores mais experientes do grupo, o gaúcho Fernando Prass disse que o estilo de trabalho do atual técnico vascaíno é bem diferente daqueles que o antecederam recentemente.
- Ele tem essa personalidade expansiva. Foi criado no Vasco e tem esse jeito de falar usando as gírias do futebol. O nome é Gaúcho, mas é muito mais carioca do que gaúcho - brincou o goleiro.

Gaúcho barra Eder Luis e faz quatro mudanças para encarar o Atlético-MG

Técnico interino do Vasco conta com recuperação de Alecsandro e promove Felipe e Thiago Feltri à equipe titular para jogo deste domingo, na Colina

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
116 comentários
Alecsandro Juninho Pernambucano vasco treino (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Alecsandro voltou a treinar no gramado
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
No primeiro coletivo em sua nova passagem como técnico interino do Vasco, Gaúcho promoveu quatro modificações na equipe que enfrenta o Atlético-MG. Em relação à última escalação de Marcelo Oliveira - derrota por 3 a 0 para o Sport -, a principal mudança foi a barração de Eder Luis, que deu lugar a Felipe no meio-campo. Eduardo Costa substituiu Nilton, suspenso, e nas laterais, Jonas e Thiago Feltri entraram nas vagas de Auremir e William Matheus, respectivamente.
A boa notícia foi a volta de Alecsandro. Após dois dias em recuperação de dores na coxa direita, o centroavante retornou aos trabalhos no campo e participou do coletivo realizado no CFZ, na manhã desta quinta-feira, formando dupla com Carlos Tenorio. No entanto, após 40 minutos de treinamento a dupla de ataque passou em branco e o placar final foi 0 a 0.
O Vasco treinou com a seguinte formação: Fernando Prass, Jonas, Douglas, Renato Silva e Thiago Feltri; Eduardo Costa, Wendel, Juninho e Felipe; Tenorio e Alecsandro.
felipe gaúcho vasco (Foto: Ivo Gonzalez/Globo)Gaúcho orienta Felipe no treino do Vasco (Foto: Ivo Gonzalez/Globo)

Vasco descarta ‘entrega’ ao Atlético para prejudicar o rival Fluminense

Goleiro Fernando Prass afirma que atitude seria desrespeitosa, lembra do Carioca e afirma que desejo do time é vencer as quatro últimas rodadas

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
24 comentários
Fernando prass vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Fernando Prass ignora disputa de título e quer a
vitória (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Caso cumpra o objetivo de vencer o Palmeiras, neste domingo, em Presidente Prudente (SP), o Fluminense dependerá de uma derrota do Atlético-MG para sagrar-se campeão brasileiro por antecipação. Dessa forma, o Vasco, que enfrenta o Galo em São Januário, pode ser decisivo na conquista tricolor. No entanto, mesmo para um grupo sem grandes aspirações na competição, ajudar ou, principalmente, prejudicar o rival não está nos planos.
- Se o Fluminense for campeão no domingo, não será por causa do Vasco, mas pelo que ele fez nas 35 rodadas da competição. Não trabalhamos com essa possibilidade de entregar o jogo. Vamos buscar a vitória nas quatro partidas que faltam - afirmou o goleiro Fernando Prass, lembrando que o Vasco vem de seis derrotas seguidas no Brasileirão.
No primeiro semestre, o Vasco acabou por beneficiar o Fluminense no Campeonato Carioca. Com uma vitória por 1 a 0 sobre o Boavista, a equipe cruz-maltina colocou o Tricolor na semifinal da Taça Guanabara e depois foi derrotada pelo rival na decisão do primeiro turno.

- Se o Vasco perdesse, o Fluminense estava fora. Todo mundo achou que nosso time fosse afrouxar, mas não foi isso o que aconteceu. Se fosse assim, seria um desrespeito com todos os envolvidos no futebol - destacou Prass.
Com o interino Gaúcho no banco de reservas na reta final, a diretoria espera pela confirmação da volta de Ricardo Gomes para janeiro, após quase um ano e meio se recuperando de um AVC. Em sétimo lugar com 50 pontos, o clube tem chances quase nulas de ir à Libertadores de 2013. Além de vencer todos os jogos, precisaria que o São Paulo somasse só três em 12 pontos disputados e que Botafogo e Inter, neste cenário, empatassem pelo menos uma vez.

Vice-governador do Rio afirma que obra do Maracanã chegou aos 75%

Luiz Fernando Pezão diz que reforma também vai adequar o estádio às normas do Comitê Olímpico Internacional (COI) para 2016

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
19 comentários
A reforma do Maracanã para a Copa do  Mundo de 2014 chegou a 75% de sua conclusão. A informação foi divulgada pelo vice-governador do Rio de Janeiro e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, nesta quinta-feira em São Paulo, durante evento da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL), no Museu do Futebol, em que o estádio foi confirmado como uma das seis sedes da Copa das Confederações de 2013.
obras Maracanã Copa do Mundo 2014 (Foto: Marcelo Sayão / EFE)Obras de reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 segue avançada (Foto: Marcelo Sayão / EFE)
O índice também foi destacado pelo presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), órgão da Secretaria estadual de Obras, Ícaro Moreno Júnior, no Maracanã, ao fim do último treinamento dos 25 alpinistas profissionais que vão auxiliar na montagem da nova cobertura, a partir do final do mês.
- Nesses últimos três meses e 20 dias, vamos trabalhar em ritmo ainda mais intenso para cumprir esses últimos 25% das obras. Teremos de executar algo em torno de seis a sete por cento por mês e vamos fazer. Nesta etapa, sem dúvida alguma, o nosso maior desafio será o içamento e montagem da nova cobertura.
Pezão garantiu que o governo do estado está empenhado em cumprir todos os requisitos para tornar o Maracanã numa arena moderna, segura e confortável, de acordo com o padrão exigido pela Fifa.
- Além de atender às exigências da Fifa para a Copa do Mundo, a reforma vai adequar o estádio às normas do Comitê Olímpico Internacional (COI), para receber abertura e encerramento e competições das Olimpíadas de 2016. Tenho certeza de que o Maracanã será um dos estádios mais modernos e confortáveis do mundo.
obras cobertura Maracanã Copa 2014 (Foto: Gabriel de Paiva / Ag. O Globo)Alpinistas treinam para colocar a nova cobertura do
Maracanã (Foto: Gabriel de Paiva / Ag. O Globo)
Nos próximos dias, a estrutura metálica que vai sustentar a cobertura começará a ser içada. O processo deverá ser concluído em cerca de 20 dias. A partir daí, entra em ação uma equipe de 25 alpinistas especialmente treinada para, com o apoio de guindastes, ajudar no ajuste das peças dos cabos de aço nos pontos mais altos e críticos da estrutura metálica e na colocação da lona de teflon e fibra de vidro. A lona terá 68,4 metros de comprimento e vai cobrir cerca de 76 mil dos mais de 79 mil assentos.
Do total de alpinistas profissionais, 17 são operários - entre caldeireiros, montadores, mecânicos e pintores - capacitados especialmente para a função. Os demais já eram especialistas. Os alpinistas já estão em atividade no estádio. Trabalhando a cerca de 30 metros de altura, distância compreendida entre o solo e o teto do estádio, seguros por cordas e outros equipamentos de segurança, eles se consideram bem preparados para a missão, confiantes nas técnicas aprendidas e aperfeiçoadas em meses de treinamentos.
O presidente da Emop classifica como um desafio à engenharia brasileira o domínio da tecnologia de instalação de cobertura de lona tensionada em estádios de futebol.
- É uma coisa inédita no país. As peças são importadas e o método de montagem é alemão. Tivemos de agregar tudo isso, com a assistência de engenheiros alemães, evidentemente. Mas, sem dúvida, é uma grande aula de engenharia para nós, engenheiros brasileiros. Inclusive, estudantes de Faculdades de Engenharia vão vir no fim deste mês aqui para conhecer de perto esta tecnologia.
O diretor do consórcio executor da reforma, Claudio Casares, explicou que a decisão de usar alpinistas profissionais na montagem da cobertura levou em conta a complexidade operacional no Maracanã, onde a estrutura terá um vão coberto de 68,4 metros de extensão.
- Durante o planejamento da obra, vislumbramos a necessidade de ter este tipo de mão de obra especializada, devido à impossibilidade de ter dois guindastes ocupando o mesmo espaço. Por isso, contratamos profissionais experientes no mercado, mas, em razão da necessidade de um número maior desses especialistas, decidimos qualificar operários da própria obra que se adequassem ao tipo de serviço, fizemos uma seleção e formamos 17 pessoas que poderão exercer esta profissão pelo resto da vida - afirmou Casares.
Os alpinistas se dividem em três níveis: o 1 executa os serviços, o 2 fiscaliza as atividades e faz os relatórios das atuações de cada um e o 3 é exercido por um supervisor de acesso por cordas.
As informações são da Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro.

Torcida pede saída de Gilvan e Roth
e ainda tenta vetar Marcelo Oliveira

Cerca de 50 integrantes de uma torcida organizada estiveram na Toca II

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte
94 comentários
Cerca de 50 torcedores do Cruzeiro foram até a Toca da Raposa II na tarde desta quinta-feira e protestaram muito. Os principais alvos foram o presidente Gilvan de Pinho Tavares e o técnico Celso Roth. Sobrou até para Marcelo Oliveira, treinador cotado para substituir Roth ano que vem, que tem passado ligado ao arquirrival Atlético. Cinco viaturas da Polícia Militar acompanharam os torcedores de perto. Nenhum incidente ou ato de violência foi registrado.
Os cruzeirenses prometeram nova manifestação nesta sexta-feira, às 12h, desta vez no Barro Preto, em frente à sede administrativa do clube.
protesto da torcida do Cruzeiro na Toca da Raposa (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)Torcedores não estão satisfeitos com momento do clube (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)

Koff e Luxa se reúnem pela 1ª vez, e clima é de otimismo pela renovação

Presidente eleito e atual treinador do Grêmio tiveram primeiro contato na tarde desta quinta. Encontro durou cerca de três horas

Por Lucas Rizzatti Porto Alegre
3 comentários
Luxemburgo no treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)Luxa deve renovar com o Grêmio, diz assessor
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
O primeiro encontro entre Fábio Koff e Vanderlei Luxemburgo ocorreu na tarde desta quinta-feira, no escritório do presidente eleito do Grêmio, em Porto Alegre. O contrato ainda não foi firmado, mas tanto o dirigente quanto Luxa saíram otimistas. Segue, portanto, a tendência de renovação do treinador para 2013.
- A ideia é essa - resumiu o empresário de Luxa, Gilmar Veloz.
O encontro de mais de três horas de duração serviu, primeiramente, para Koff e Luxa se conhecerem melhor, numa espécie de conversa mais informal. Questionado se poderá haver algum anúncio nesta sexta-feira, Veloz se limitou a dizer que, provavelmente, o treinador se manifestará após o treino, marcado para as 16h30m.
- Ele (Luxa) deve dizer alguma coisa - cogitou o agente.
Apesar do mistério, é bem provável que Vanderlei Luxemburgo esteja à beira do gramado, diante do São Paulo, no domingo, já de contrato renovado com o Grêmio. Com expectativa positiva em relação ao acerto, o assessor de futebol da presidência da nova direção do clube, Omar Selaimen, crê que o desfecho da negociação ocorra até o final desta semana.
- A tendência é essa, de que acertemos antes de segunda. Pode ser até nesta sexta - disse o dirigente.
Luxa coleciona bons números
Em 60 jogos, Luxemburgo contabiliza 38 vitórias, 11 empates e apenas 11 derrotas. Apesar da eliminação na semifinal da Copa do Brasil, faz uma campanha sólida no Brasileiro - tanto que está alojado no G-4 há 26, sendo 24 delas de forma consecutiva. É terceiro colocado, com 63 pontos, apenas um atrás do Atlético-MG. Na próxima rodada, enfrenta o São Paulo, no domingo, e pode voltar à vice-liderança, bem como já garantir a sua vaga à pré-Libertadores com um empate.
Também está vivo na Sul-Americana, está nas quartas de final e com vantagem no confronto com o Millonarios. Venceu por 1 a 0 no Olímpico e, no dia 15, na Colômbia, pode empatar ou perder por um gol de diferença desde que faça gol.

Vanderlei Luxemburgo já deixou claro, em várias entrevistas, que quer permanecer no Grêmio. Chegou a emitir comunicado oficial, avisando que não iria pedir aumento para renovar o seu vínculo. A mesma boa vontade já foi externada por Fábio Koff, que também espera ver Luxa vestir o uniforme tricolor em 2013.  

Por nove votos a zero, STJD mantém resultado de Inter x Palmeiras

Auditores negam pedido de impugnação da vitória colorada por 2 a 1 em julgamento de duas horas. Verdão continua sob sério risco de rebaixamento

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Depois de uma sessão cansativa e que durou mais de duas horas, o STJD decidiu manter a vitória do Internacional por 2 a 1 sobre o Palmeiras, dia 27 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro. O Verdão entrou com pedido de impugnação da partida com a alegação de que um gol de mão de Barcos teria sido anulado com ajuda de recursos externos – algo proibido pela Fifa (assista ao vídeo). Por nove votos a zero, os auditores e o presidente Flávio Zveiter negaram o pedido dos palmeirenses.

A decisão tomada nesta quinta-feira não é passível de recurso, e por isso o clube paulista terá de acatar a definição dos tribunais. Dessa forma, a CBF vai retirar o asterisco que consta na tabela do Brasileirão. O Inter continua com 51 pontos, na sexta posição, enquanto o Palmeiras fica com 33, a sete de sair da zona de rebaixamento, faltando quatro rodadas para o término da disputa por pontos corridos.
Apesar de todos os esforços do Palmeiras, os auditores do STJD consideraram que não houve provas suficientes que mostrassem a interferência do delegado Gerson Baluta na anulação do gol. O clube paulista se baseava no depoimento de uma repórter, que teria sido interpelada por Baluta para falar se o gol tinha ou não sido irregular. Além disso, o Tribunal rejeitou todo o material reunido pelos advogados alviverdes - recortes de jornais e um vídeo com leitura labial do árbitro após o lance - alegando que tais provas foram apresentadas apenas nesta quinta-feira, o que poderia significar uma vantagem ao Verdão.
– Se essa partida for remarcada, quem vai apitar? Vai ser portão fechado? Porque vai dar morte. Anular a partida é um absurdo – afirmou o procurador Paulo Schmitt.
O árbitro Francisco Carlos Nascimento comemorou o desfecho da história.
– Feliz com o resultado. Agradeço a quem me deu apoio, como a Comissão de Arbitragem e meus familiares. Agradecer aos que não duvidaram da minha palavra.

O Verdão enviou uma comitiva ao Rio de Janeiro para acompanhar o julgamento. Além de Barcos, que deu seu depoimento sobre o lance, estavam presentes o presidente Arnaldo Tirone e o gerente de futebol César Sampaio. O Inter foi representado pelo advogado Daniel Cravo, que estava satisfeito com a manutenção do placar do jogo.
– É um resultado que já esperávamos, não trabalhávamos com outra hipótese. Acho que a presença dos árbitros foi determinante também. Não houve divergências. Não havia nenhuma prova para o que o Palmeiras alegava. Diziam que uma repórter havia falado com o delegado, e que isto, em efeito cascata, teria influenciado na decisão de anular o gol. Isso não foi provado.

O julgamento
Às 11h12m, o presidente Flávio Zveiter declarou aberta a sessão do Tribunal Pleno do STJD. Logo de cara, um baque para o Palmeiras: o relator Ronaldo Botelho indeferiu documentos apresentados de "última hora" como evidências alviverdes para tentar anular o jogo. Entre as provas indeferidas, está a leitura labial contratada pelo clube para desvendar o diálogo entre os árbitros. Sendo assim, apenas as testemunhas e os vídeos puderam ser usados.

O julgamento começou com os depoimentos das testemunhas. O advogado José Mauro do Couto, do Palmeiras, apresentou o vídeo com o lance polêmico, com imagens da TV Bandeirantes. Na transmissão, a repórter Taynah Espinoza disse que o delegado do jogo, Gerson Baluta, perguntou aos repórteres se o gol de Barcos foi ou não com a mão. O lance foi repetido à exaustão, também com imagens da TV Globo.
barcos julgamento palmeiras (Foto: Ralff Santos / Futura Press / Agência Estado)Barcos no julgamento, acompanhado de César Sampaio (Foto: Ralff Santos / Futura Press / Agência Estado)
Às 11h47m, Barcos foi chamado para dar seu depoimento. Ele admitiu que tocou com a mão na bola, mas só o fez porque foi puxado pelo zagueiro Índio e teria sofrido pênalti. Indagado pelo procurador Paulo Schmitt, o Pirata disse que não ouviu em campo qualquer comentário sobre a possível interferência externa para anular o gol – e ainda disse que comemorou o gol como sendo dele próprio, e não de Maurício Ramos, que também estava na jogada.
barcos julgamento palmeiras (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)Arbitragem também presente no STJD
(Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)
Logo depois, foi a vez de o árbitro Francisco Carlos Nascimento falar, em argumentação que já era esperada. Ele disse que realmente validou o gol de Barcos por achar que tinha sido de cabeça, mas que logo recebeu a comunicação do quarto árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima. E disse ter consciência de que os árbitros não podem receber informações externas. O longo tempo de paralisação, segundo ele, foi por causa das reclamações dos dois times.
– Acho que não demorou mais do que 12 segundos (o chamado do quarto árbitro). Acho que a partida ficou uns cinco minutos parada. Houve tumulto por causa da reclamação dos jogadores – disse Francisco Carlos Nascimento.

O juiz ainda sustentou que não deu cartão amarelo para Barcos porque o quarto árbitro não conseguiu ver com clareza quem havia tocado com a mão na bola. Nascimento questionou Jean Pierre sobre o autor da infração, mas ele não soube responder. Sobre a súmula, que relatou que "nada houve de anormal", os árbitros afirmaram que os lances técnicos não são registrados no documento, só casos disciplinares.

Na sequência, Jean Pierre e o delegado Gerson Baluta também deram depoimentos sustentando a tese de que o gol anulado não teve qualquer interferência externa . Baluta, inclusive, citou que jamais permitiu que um monitor de TV ficasse perto do campo – ele diz já ter retirado um aparelho em um jogo do Vasco, em São Januário. Já o quarto árbitro afirmou que viu um "jogador de branco" tocando com a mão na bola, e que a decisão da anulação foi exclusivamente dele (veja vídeo ao lado publicado pelo Esporte Espetacular do último domingo que simula a visão dos árbitros em campo).
Mais de uma hora após o início da sessão, às 12h35m, os advogados dos dois clubes fizeram suas defesas. Cada um teve 15 minutos de explanação – José Mauro do Couto, pelo Palmeiras, e Daniel Cravo, pelo Inter. Por fim, o procurador Paulo Schmitt deu seu depoimento com contundência. Para ele, anular o jogo seria um absurdo, já que o Palmeiras estaria pedindo a impugnação só por estar em situação complicada no Brasileirão.

– Se isso acontecer, tem de pegar o boné e ir embora – disse.

Passadas duas horas de julgamento, a votação começou. O relator Ronaldo Botelho disse que não havia como provar que o delegado teve interferência na anulação do gol, apesar de depoimentos sugerirem o contrário. Todos os outros auditores acompanharam o voto de Ronaldo, acabando com as esperanças palmeirenses. Flávio Zveiter deu o voto final, construindo o placar de nove a zero pela manutenção do resultado.

Coruja invade quadra, 'dribla' atletas e paralisa partida entre México e Itália

Ave aparece no ginásio e causa confusão em duelo que valeu a liderança da chave à seleção italiana. Goleiro mexicano Estrada leva 'olé' do animal

Por SporTV.com Bangcoc, Tailândia
Comente agora
Uma cena para lá de inusitada proporcionou muitas gargalhadas em quem acompanhou a rodada desta quinta-feira da Copa do Mundo de Futsal 2012. No primeiro tempo do jogo entre México e Itália, no Indoor Stadium Huamark, em Bangcoc, uma corjua invadiu a quadra de jogo, paralisando a partida por cerca de 10 minutos (assista à cena no vídeo ao lado).
A ave voou no meio dos jogadores, que fizeram de tudo para capturá-la, mas não conseguiram. O goleiro mexicano Estrada, chegou a pular para pegar o animal, mas acabou ludibriado pelo mesmo, para delírio da torcida presente ao ginásio. Após fracassadas todas tentativas de captura, a coruja acabou "colaborando" para o reinício da partida, indo embora do ginásio por livre e espontânea vontade.
Ex-jogador da seleção brasileira e comentarista do SporTV durante o Mundial, Fininho analisou o lance com bom humor.
- Já vi partida ser paralisada por vários motivos, mas por invasão de coruja é a primeira vez. No futsal é assim, quando a gente pensa que já viu tudo, vai e acontece alguma coisa inédita - divertiu-se.
Após o reinício da partida, a Itália tratou de homenagear a ilustre visitante com uma bela vitória por 5 a 2. Com o resultado, os italianos garantiram o primeiro lugar do grupo D, à frente da vice-líder Argentina, que também avançou para a próxima fase.
Coruja futsal (Foto: Getty Images/Fifa)Coruja assusta o brasileiro naturalizado italiano Saad Assis (Foto: Getty Images/Fifa)
Sobre a Copa do Mundo de Futsal Fifa 2012:
Sediado na Tailândia, nas cidades de Bangcoc e Korat, o Mundial de Futsal 2012 é disputado por 24 seleções, maior número de participantes da história da competição. As equipes estão divididas em seis grupos. Os dois primeiros de cada chave garantem vaga nas oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros colocados. Clique aqui e confira a tabela completa da competição, que vai até o dia 18 de novembro. Os jogos estão sendo disputados nas cidades de Bangcoc e Korat.
Jogos desta quinta-feira:
Grupo D - Austrália 1 x 7 Argentina
Grupo D - México 2 x 5 Itália
Grupo B - Irã 4 x 3 Panamá
Grupo B - Marrocos 1 x 5 Espanha

Maracanã: índios, estudantes e atletas protestam contra privatização

Audiência pública do edital de licitação do palco da final da Copa do Mundo é marcada por tumulto e protestos na zona portuária do Rio de Janeiro

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
15 comentários
A audiência pública do edital de licitação do Maracanã teve início no início da noite desta quinta-feira, mas já é marcada por mobilizações e tumulto. Pelos menos 500 pessoas estiveram no Galpão da Cidadania, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, protestando contra a privatização do estádio. Estudantes, índios, atletas e cidadãos comuns se manifestaram de forma pacífica, com gritos de arquibancadas como “o Maraca é nosso” e “vergonha”.
protesto Maracanã índios Licitação (Foto: Nelson Veiga / Globoesporte.com)Índios, estudantes e atletas fazem protesto (Foto: Nelson Veiga / Globoesporte.com)
Quando o relator do edital tentou começar a ler as regras da audiência, um dos líderes do movimento Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas, Gustavo Mehl, tomou a palavra e criticou a forma como a audiência pública do edital de licitação do Maracanã está sendo feita. Tudo sob os olhares da secretária de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Marcia Lins, e o secretário de estado da Casa Civil, Régis Fichtner.
- É um absurdo. Esse processo deveria ter começado em 2010. Uma audiência pública é feita para ouvir a população sobre o equipamento público. Está claro que esse processo já está com as cartas marcadas. Somos radicalmente contra a privatização. O Maracanã é um espaço símbolo da cidade do Rio de Janeiro, e os torcedores são seus verdadeiros donos. Essa audiência pública não é legítima. Não reconhecemos essa audiência e exigimos que ela seja cancelada. Exigimos que seja convocada uma nova audiência para discutimos se a gestão continuará pública ou será privatizada. É isso que tem que estar em debate. É fundamental que esse tema seja debatido com antecedência. O governo do Estado está fazendo dessa audiência uma farsa, um grande teatro – disse Gustavo, arrancado aplausos dos manifestantes.
Membros do governo encontram dificuldades para dar sequência à audiência, já que os manifestantes gritam e vaiam sem parar, impedindo que a audiência tenha prosseguimento. A audiência não tem horar para acabar na zona portuária.
Indígenas também marcaram presença no protesto. Eles são contra a demolição do Museu do Índio, que, de acordo com o edital, dará espaço ao novo Museu do Futebol. No local também está prevista a construção de um centro de entretenimento, com lojas e praça de alimentação.
- O Museu do Índio é um território indígena na cidade do Rio de Janeiro. Lá já foi a casa de Darcy Ribeiro e é o local onde foi criado o Dia do Índio no Brasil . O governo não está pensando nos brasileiros, e sim, em empresários – disse o índio Asahninka, morador do Museu do Índio.
Um dos índios, porém, passou dos limites. Ele pegou uma sacola plástica com fezes e atirou sobre a mesa onde estavam os representantes do governo. A bolsa estourou e acertou um segurança e alguns manifestantes que estavam próximos do local.
Licitação Maracanã índios (Foto: Nelson Veiga / Globoesporte.com)Segurança levou a pior com objeto atirado pelos
manifestantes (Nelson Veiga / Globoesporte.com)
Pais, alunos e professores da Escola Municipal Friedenreich, que deve ser demolida, de acordo com o edital, também estavam presentes na mobilização. As crianças utilizaram nariz de palhaço para protestar contra a privatização. Eles pretendem entregar a membros do governo do Rio de Janeiro um abaixo-assinado contra o projeto de concessão que já conta com o apoio de 13 mil pessoas. A Friedenreich é uma escola modelo e foi eleita recentemente uma das melhores da cidade.
Atletas profissionais e amadores também estão presentes na mobilização. Eles são contra as demolições do Parque Aquático Julio Delamare e do Estádio de Atletismo Célio de Barros. De acordo com o edital de licitação, eles darão espaço a dois estacionamentos com duas mil vagas para cada. A concessionária que vencer a licitação terá de construir dois novos centros de treinamentos próximos ao complexo do Maracanã.
Um grupo de sócios do Flamengo tentou apresentar seus questionamentos sobre o processo de licitação, mas desistiu devido ao tumulto. Eles garantem que o clube não jogará no Maracanã nos atuais moldes do edital e procurará outro local para mandar seus jogos, caso o processo de privatização seja concluído no modelo apresentado pelo governo do Rio de Janeiro.
Após 1h45m do início da audiência, os manifestantes deixaram o local revoltados, chutando cadeiras, e pedindo novamente pelo megafone o cancelamento do debate. A partir daí, os membros do governo começaram a dialogar com representantes da escola, dos índios e dos atletas, que tentavam mudar alguns itens do edital da licitação do Maracanã.
O deputado estadual Paulo Ramos (PDT-RJ) afirmou que a audiência pública não foi bem organizada pelo governo. Segundo ele, um novo passo será dado para que ocorra uma nova discussão entre os membros do governo e a população contra a privatização.
- Não aconteceu audiência. Isso aqui foi uma bagunça. O governo tentou esconder essa audiência e não se preparou para receber a população. Pelo menos, se uma audiência pública server para ouvir o povo, a população deixou a sua mensagem aqui hoje. Vamos entrar com uma ação civil no ministério público pedindo uma nova sessão para que possamos realmente discutir com povo essa privatização do Maracanã - afirmou o deputado.
A audiência pública desta quinta-feira, na zona portuária do Rio de Janeiro, é a última oportunidade de a população opinar sobre a privatização do Maracanã. O governo pretende divulgar em dez dias o edital definitivo da licitação.
No fim de outubro, durante a convocação para a audiência pública, o governo do Rio de Janeiro apresentou os moldes do edital. A concessionária que vencer irá administrar o complexo do Maracanã por 35 anos. Os clubes estão proibidos de participar da disputa. O investimento inicial previsto é de R$ 469 milhões. A empresa que assumir o complexo ainda terá que pagar cerca de R$ 7 milhões por ano ao governo por ano. Durante a Copa das Confederações, Copa do Mundo e as Olimpíadas, o estádio será exclusivo dos organizadores dos eventos (Fifa e COI). Vale lembrar também que os valores da concessão não irão quitar os gastos com as obras de reforma do estádio, que ficaram em torno de R$ 850 milhões.
Licitação Maracanã índios (Foto: Nelson Veiga / Globoesporte.com)Manifestantes chutaram cadeira antes de deixar galpão (Foto: Nelson Veiga / Globoesporte.com)
Entenda o processo de criação do edital de licitação
Obras estádio maracanã (Foto: Agência Reuters)Maracanã foi confirmado como uma das sedes
da Copa das Confederações (Foto: Reuters)
O processo para a criação do edital começou em janeiro deste ano, quando foi publicada a Manifestação de Iniciativa Privada (MIP) para a licitação do estádio. O objetivo era analisar a viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica dos interessados em administrar, operar e manter o complexo do Maracanã.
O estudo respeitou algumas normas, entre elas a manutenção do direito ao uso das atuais cadeiras perpétuas, além de construir um museu e um estacionamento com duas mil vagas. A única empresa a apresentar proposta de viabilidade econômica foi a IMX Holding AS, de propriedade do empresário Eike Batista.
Analisado pela Secretaria da Casa Civil e aprovado pelo Comitê de Parcerias Público-Privadas, o estudo da IMX foi usado na licitação de concessão.
Nesta quinta-feira, o governo do Rio de Janeiro anunciou que o Maracanã está com 75% das obras concluídas. A previsão é de que o estádio seja entregue à Fifa e ao COL em fevereiro de 2013, quatro meses antes da disputa da Copa das Confederações, que acontecerá de 15 a 30 de junho. O estádio será palco da decisão da competição, assim como da Copa do Mundo de 2014.

Processo contra o Guarani pode tirar o xodó Bruno Mendes do Botafogo

Justiça do Trabalho pede anulação do negócio, em favor de ação movida pelo ex-zagueiro Andrei, que penhorou os direitos econômicos do atacante

Por Edgard Maciel de Sá e Thales Soares Rio de Janeiro
78 comentários
Bruno Mendes no treino do Botafigo (Foto: Fernando Soutello / Agif)Bruno Mendes: futuro em risco no Botafogo
(Foto: Fernando Soutello / Agif)
O Botafogo pode sofrer a qualquer momento um duro golpe na Justiça do Trabalho, sem nem mesmo ser parte no processo, que culminaria na saída Bruno Mendes, de apenas 18 anos, novo xodó da torcida, autor de cinco gols em seis jogos no Campeonato Brasileiro. Tudo por causa de uma ação do ex-zagueiro Andrei contra o Guarani, clube que revelou o jovem atacante.
No processo iniciado em 2005, na 9ª Vara do Trabalho de Campinas, Andrei penhorou os direitos econômicos de Bruno Mendes, mas não recebeu qualquer montante relacionado à negociação com o grupo HAZ Sport Agency, no valor de R$ 7 milhões. Em decisão do dia 22 de outubro, o juiz Maurício Bearzotti de Souza determinou que a CBF cancele o registro do jogador. O Guarani deveria ter depositado R$ 516.563,19 em favor do ex-zagueiro.
- Declaro a fraude à execução e, consequentemente, anulo o negócio jurídico consistente na comercialização dos direitos econômicos do atleta Bruno Mendes. Aplico à Reclamada multa por ato atentatório à dignidade da Justiça, ora fixada em 10% do valor atualizado da execução. Determino que (a CBF) cancele o registro do atleta Bruno Mendes no Boletim Informativo Diário (BID), relativamente ao clube que adquiriu os respectivos direitos econômicos junto à Reclamada - escreveu o juiz.
Bruno Mendes foi registrado pelo grupo com contrato até setembro de 2017 no Macaé. Então, o Botafogo acertou o seu empréstimo até dezembro de 2013. O jogador teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF no dia 21 de setembro. Nove dias antes, já havia uma decisão da Justiça na qual o Guarani era intimidado a depositar o valor do processo.
Declaro a fraude à execução e, consequentemente, anulo o negócio jurídico consistente na comercialização dos direitos econômicos do atleta Bruno Mendes"
Decisão da Justiça
- O juiz deu várias chances para o Guarani resolver isso. Mesmo depois da decisão do dia 22 de outubro, ainda colocou um prazo de 24 horas para que o depósito fosse feito e isso não aconteceu. Não sei se a CBF já recebeu o ofício, mas assim que receber, terá 24 horas para cumprir a decisão - afirmou o advogado de Andrei, Daniel Calichio, ao GLOBOESPORTE.COM.
Na última terça-feira, o presidente do clube carioca, Maurício Assumpção, se reuniu com o agente Gustavo Arribas e ouviu que é interesse do grupo a permanência do atacante por mais tempo no Botafogo. Já há clubes europeus interessados na contratação do jogador, como o Juventus, da Itália, segundo um de seus observadores no Brasil afirmou.
Curiosamente, Andrei também tem um processo em curso contra o Botafogo na 4ª Vara do Trabalho de Niterói. A ação foi iniciada em 2002, um ano depois de o ex-jogador ter defendido o clube carioca, e está em fase de execução.
- É apenas uma enorme coincidência - afirmou o advogado, lembrando que o pedido da penhora dos direitos de Bruno Mendes aconteceu no dia 19 de julho, muito antes da ida do jogador para o Botafogo.

Por nove votos a zero, STJD mantém resultado de Inter x Palmeiras

Auditores negam pedido de impugnação da vitória colorada por 2 a 1 em julgamento de duas horas. Verdão continua sob sério risco de rebaixamento

Por Fred Huber Rio de Janeiro
1161 comentários
Depois de uma sessão cansativa e que durou mais de duas horas, o STJD decidiu manter a vitória do Internacional por 2 a 1 sobre o Palmeiras, dia 27 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro. O Verdão entrou com pedido de impugnação da partida com a alegação de que um gol de mão de Barcos teria sido anulado com ajuda de recursos externos – algo proibido pela Fifa (assista ao vídeo). Por nove votos a zero, os auditores e o presidente Flávio Zveiter negaram o pedido dos palmeirenses.

A decisão tomada nesta quinta-feira não é passível de recurso, e por isso o clube paulista terá de acatar a definição dos tribunais. Dessa forma, a CBF vai retirar o asterisco que consta na tabela do Brasileirão. O Inter continua com 51 pontos, na sexta posição, enquanto o Palmeiras fica com 33, a sete de sair da zona de rebaixamento, faltando quatro rodadas para o término da disputa por pontos corridos.
Apesar de todos os esforços do Palmeiras, os auditores do STJD consideraram que não houve provas suficientes que mostrassem a interferência do delegado Gerson Baluta na anulação do gol. O clube paulista se baseava no depoimento de uma repórter, que teria sido interpelada por Baluta para falar se o gol tinha ou não sido irregular. O árbitro Francisco Carlos Nascimento comemorou o desfecho da história.
- Feliz com o resultado. Agradeço a quem me deu apoio, como a Comissão de Arbitragem e meus familiares. Agradecer aos que não duvidaram da minha palavra.

O Verdão enviou uma comitiva ao Rio de Janeiro para acompanhar o julgamento. Além de Barcos, que deu seu depoimento sobre o lance, estavam presentes o presidente Arnaldo Tirone e o gerente de futebol César Sampaio. O Inter foi representado pelo advogado Daniel Cravo, que estava satisfeito com a manutenção do placar do jogo.
- É um resultado que já esperávamos, não trabalhávamos com outra hipótese. Acho que a presença dos árbitros foi determinante também. Não houve divergências. Não havia nenhuma prova para o que o Palmeiras alegava. Diziam que uma repórter havia falado com o delegado, e que isto, em efeito cascata, teria influenciado na decisão de anular o gol. Isso não foi provado.

O julgamento
Às 11h12m, o presidente Flávio Zveiter declarou aberta a sessão do Tribunal Pleno do STJD. Logo de cara, um baque para o Palmeiras: o relator Ronaldo Botelho indeferiu documentos apresentados de "última hora" como evidências alviverdes para tentar anular o jogo. Entre as provas indeferidas, está a leitura labial contratada pelo clube para desvendar o diálogo entre os árbitros. Sendo assim, apenas as testemunhas e os vídeos puderam ser usados.

O julgamento começou com os depoimentos das testemunhas. O advogado José Mauro do Couto, do Palmeiras, apresentou o vídeo com o lance polêmico, com imagens da TV Bandeirantes. Na transmissão, a repórter Taynah Espinoza disse que o delegado do jogo, Gerson Baluta, perguntou aos repórteres se o gol de Barcos foi ou não com a mão. O lance foi repetido à exaustão, também com imagens da TV Globo.
barcos julgamento palmeiras (Foto: Ralff Santos / Futura Press / Agência Estado)Barcos no julgamento, acompanhado de César Sampaio (Foto: Ralff Santos / Futura Press / Agência Estado)
Às 11h47m, Barcos foi chamado para dar seu depoimento. Ele admitiu que tocou com a mão na bola, mas só o fez porque foi puxado pelo zagueiro Índio e teria sofrido pênalti. Indagado pelo procurador Paulo Schmitt, o Pirata disse que não ouviu em campo qualquer comentário sobre a possível interferência externa para anular o gol – e ainda disse que comemorou o gol como sendo dele próprio, e não de Maurício Ramos, que também estava na jogada.
barcos julgamento palmeiras (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)Arbitragem também presente no STJD
(Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)
Logo depois, foi a vez de o árbitro Francisco Carlos Nascimento falar, em argumentação que já era esperada. Ele disse que realmente validou o gol de Barcos por achar que tinha sido de cabeça, mas que logo recebeu a comunicação do quarto árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima. E disse ter consciência de que os árbitros não podem receber informações externas. O longo tempo de paralisação, segundo ele, foi por causa das reclamações dos dois times.
- Acho que não demorou mais do que 12 segundos (o chamado do quarto árbitro). Acho que a partida ficou uns cinco minutos parada. Houve tumulto por causa da reclamação dos jogadores – disse Francisco Carlos Nascimento.

O juiz ainda sustentou que não deu cartão amarelo para Barcos porque o quarto árbitro não conseguiu ver com clareza quem havia tocado com a mão na bola. Nascimento questionou Jean Pierre sobre o autor da infração, mas ele não soube responder. Sobre a súmula, que relatou que "nada houve de anormal", os árbitros afirmaram que os lances técnicos não são registrados no documento, só casos disciplinares.

Na sequência, Jean Pierre e o delegado Gerson Baluta também deram depoimentos sustentando a tese de que o gol anulado não teve qualquer interferência externa. Baluta, inclusive, citou que jamais permitiu que um monitor de TV ficasse perto do campo – ele diz já ter retirado um aparelho em um jogo do Vasco, em São Januário. Já o quarto árbitro afirmou que viu um "jogador de branco" tocando com a mão na bola, e que a decisão da anulação foi exclusivamente dele.
Mais de uma hora após o início da sessão, às 12h35m, os advogados dos dois clubes fizeram suas defesas. Cada um teve 15 minutos de explanação – José Mauro do Couto, pelo Palmeiras, e Daniel Cravo, pelo Inter. Por fim, o procurador Paulo Schmitt deu seu depoimento com contundência. Para ele, anular o jogo seria um absurdo, já que o Palmeiras estaria pedindo a impugnação só por estar em situação complicada no Campeonato Brasileiro.

- Se isso acontecer, tem de pegar o boné e ir embora – disse.

Passadas duas horas de julgamento, a votação começou. O relator Ronaldo Botelho disse que não havia como provar que o delegado teve interferência na anulação do gol, apesar de depoimentos sugerirem o contrário. Todos os outros auditores acompanharam o voto de Ronaldo, acabando com as esperanças palmeirenses. Flávio Zveiter deu o voto final, construindo o placar de nove a zero pela manutenção do resultado.

'Não temos plano B', avisa Fifa sobre escolha das seis sedes para 2013

Diretor da entidade nega que decisão da inclusão de Recife tenha sido apenas política e exalta comprometimento do país para o torneio

Por Leandro Canônico São Paulo
7 comentários
O diretor de comunicações da Fifa, Walter de Gregorio, afirmou nesta quinta-feira que não há "plano B" para a realização da Copa das Confederações de 2013 no Brasil. Após revelar que as seis sedes (Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Recife) estão confirmadas, o dirigente disse que o país não tem mais tempo para atrasos.
Sem a certeza se Salvador e Recife estariam prontas até o ano que vem, a Fifa trabalhou com a hipótese de organizar o torneio com apenas quatro ou cinco sedes. A entidade criticou duramente os atrasos nesta terça, mas confirmou que Bahia e Pernambuco estarão no torneio-teste para a Copa do Mundo de 2014.
- Não temos plano B. Estamos convencidos que essa era a data. Se não estivéssemos convencidos que estariam prontos em 15 de abril, os estádios não seriam anunciados hoje. Não tem volta. É um ponto sem retorno - disse Walter.
Questionado se o fator político foi o mais importante para a inclusão da Arena Pernambuco, por exemplo, o diretor de comunicações da Fifa afirmou que teve peso sim, mas que isso não foi o único responsável pela confirmação das seis sedes.
- O fator político é importante, assim como o relatório técnico. Não posso dar uma porcentagem, mas não posso dizer que é só uma decisão política. O importante é o comprometimento. Dissemos isso hoje várias vezes, há um compromisso forte entre todos os envolvidos - afirmou o diretor, lembrando o discurso de aliança repetido por membros do governo federal, Comitê Organizador Local (COL) e Fifa.
Walter deixou claro ainda que a entidade trabalhou seriamente com a possibilidade de excluir uma das sedes, mas que as garantias que todos os estádios seriam testados até o dia 15 de abril convenceram a Fifa a adotar a tabela com seis cidades. Para o presidente do COL e da CBF, José Maria Marin, o Brasil tem que agradecer a Joseph Blatter e os dirigentes da entidade que organiza o futebol mundial.
- Devemos isso à boa vontade demonstrada pela Fifa. Em vez de anunciarmos hoje quatro sedes, estamos anunciando as seis, para muita alegria do Brasil inteiro - concluiu Marin.

Ronaldinho x Fla: processo é suspenso para tentativa de acordo

Meia do Galo cobra R$ 55 milhões do clube carioca. Em 15 dias, partes precisam informar se há acordo. Se não houver, juíza marca nova audiência

Por Vicente Seda Rio de Janeiro
446 comentários
A primeira audiência do litígio entre Ronaldinho Gaúcho e Flamengo chegou ao fim, na manhã desta quinta-feira, na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT-RJ) sem uma solução. A juíza da 9ª Vara do Trabalho, Adriana Leandro de Souza Freitas, suspendeu o processo e estipulou um prazo de 15 dias para que as partes cheguem a um acordo. Se não houver consenso, será marcada nova audiência. Não foi apresentada qualquer prova pelos advogados do clube e do jogador, o que só será permitido depois desse prazo. Os defensores do jogador reclamaram de xingamentos a Ronaldinho por parte de advogados impedidos de assistir à audiência.
Ronaldinho Gaúcho foi representado pela advogada Gislaine Nunes, que cuida da ação de R$ 40 milhões por rompimento dos contratos de trabalho e de cessão de imagem, e pelo advogado Sérgio Queiroz, responsável pela ação por danos morais com pedido de indenização de R$ 15 milhões. O clube foi representado por Marcos Motta e Bichara Neto. Indagado sobre o motivo da contratação de advogados de fora da Gávea, o diretor jurídico do Flamengo, Rafael De Piro, não respondeu se teve relação com o fato de ser especialista na área criminal. Através da assessoria do clube, informou somente que está fora do Rio a trabalho e que o Flamengo está bem representado pelos escritórios contratados. Ele disse ainda que está acompanhando todo o processo e a estratégia montada pelos advogados. Sobre a audiência, que durou 40 minutos, Motta esclareceu.
- O processo está suspenso por 15 dias para que as partes entrem em acordo. Dentro desses 15 dias as partes têm de informar à juíza (Adriana Leandro de Souza Freitas) se houve ou não acordo. Não havendo acordo, a juíza vai marcar outra audiência.
Ronaldinho julgamento Flamengo acordo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Ronaldinho causa alvoroço ao deixar o Tribunal (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Ronaldinho, que estava acompanhado do irmão e empresário Assis, além dos advogados Sérgio Queiroz e Gislaine Nunes, deixou o tribunal em meio a muita confusão. Advogados e partes de outros processos se misturavam a jornalistas e curiosos aglomerados na porta de saída da sala de audiências. Mesmo no balcão de atendimento da 9ª Vara do Trabalho houve tumulto quando o jogador apareceu, antes de se dirigir para a audência. As câmeras fizeram com que Ronaldinho buscasse rápido refúgio no banheiro, saindo minutos depois para o encontro com os representantes rubro-negros. O empurra-empurra na saída irritou Assis, mas provocou risos no meia-atacante do Atlético-MG.
- Estou tranquilo, a audiência foi bem tranquila. Por mim, tem acordo, mas vamos aguardar porque me pediram para ficar calado - limitou-se a dizer o jogador na saída do TRT-RJ, referindo-se ao segredo de Justiça do processo.
Estou tranquilo, a audiência foi bem tranquila. Por mim, tem acordo, mas vamos aguardar porque me pediram para ficar calado"
Ronaldinho
Porém, nem tudo correu em absoluta tranquilidade. De acordo com Beny Sendrovich, presidente da Associação de Advogados Desportivistas do Brasil (Aadebras), que acompanhou a audiência ao lado de Gislaine, Ronaldinho foi insultado por advogados que aguardavam do lado de fora e não tiveram acesso à 9ª Vara do Trabalho. Segundo Sendrovich, o jogador foi chamado de "mercenário" e "dentuço". O atleta teve oito seguranças particulares à disposição e contou com esquema especial para entrar no tribunal, pela garagem. Com receio do tumulto, Gislaine também levou quatro seguranças pessoais para garantir sua integridade. O advogado Aldo Giovani Kurle não faz mais parte da equipe que conduz o processo por parte do atleta.
- A audiência transcorre em segredo de Justiça. Mas foi em absoluta tranquilidade. O que ameaçou essa tranquilidade foi a quantidade de pessoas que apareceu, nunca vi aquele número de advogados. A juíza limitou o número de pessoas que poderiam ter acesso. Não houve nenhuma evolução, houve um adiamento da audiência - disse Sendrovich, que atendeu o celular de Gislaine e falou em nome da advogada.
'Tiro de canhão' permanece um mistério
ronaldinho gaúcho assis audiência flamengo (Foto: Vicente Seda / GLOBOESPORTE.COM)Assis também esteve presente ao TRT-RJ
(Foto: Vicente Seda / GLOBOESPORTE.COM)
Questionado sobre o "tiro de canhão" que o Flamengo afirmou ter logo após a rescisão unilateral obtida por Ronaldinho na Justiça do Trabalho, no dia 31 de maio, Sendrovich afirmou que desconhece o teor do material que o clube alega possuir. Explicou que, como houve um prazo para acordo, a juíza não aceitou que qualquer prova ou defesa fosse juntada ao processo neste momento, o que deverá acontecer se não houver consenso nos próximos 15 dias.
- Não houve ainda apresentação de nenhum dos documentos. A juíza por enquanto nem recebeu os documentos. Ninguém viu esse dossiê, ninguém teve acesso. Isso será juntado no dia em que for marcada a audiência. Ela suspendeu tudo para que as partes tentem compor.
Sendrovich falou ainda sobre os xingamentos a Ronaldinho e o esquema de segurança montado para a ida do jogador ao tribunal.
- A Gislaine se sentiu bastante ameaçada na saída da sala de audiência, com insultos, agressões, empurrões. E insultos não por pessoas leigas, por advogados. Foram direcionados ao jogador, empurrando, chamando de dentuço, de mercenário. Uma deselegância que não poderia partir de advogados. Esse é o papel da Aadebras. Ficamos muito chateados com o comportamento dos colegas. Pessoalmente, não ofenderam a Gislaine. Ela teve um grupo de quatro seguranças, o Ronaldinho veio com oito.
Os advogados de ambos os lados afirmaram que não chegaram a falar em valores para um possível acordo na audiência. Gislaine Nunes disse na quarta-feira que houve diversas tentativas de acordo antes do encontro no TRT, a última delas na semana passada, mas todas sem sucesso. Somadas, as duas ações movidas pelo jogador chegam a R$ 55 milhões (saiba mais sobre o caso). O processo com valor de R$ 40 milhões se refere à rescisão unilateral dos contratos de trabalho e de cessão da imagem do jogador, que cobra multa por quebra do acordo. A outra ação busca R$ 15 milhões por danos morais, em função de declarações dadas por dirigentes do clube e que o atleta considerou ofensivas à sua imagem após sua saída do Rubro-Negro.

Oscar revela ‘premonição’ no lance que originou golaço pela Champions

Meia diz que já sabia o que ia fazer ao ver goleiro do Shakhtar sair para cortar lançamento e celebra desempenho acima da média na Champions

Por Cahê Mota Londres, Inglatera
120 comentários
Uma das muitas teorias do futebol diz que craque é aquele jogador que antevê a jogada. Pois então, Oscar provou na prática na noite de quarta-feira, no Stamford Bridge, que é um jogador diferenciado. Aos 40 minutos do primeiro tempo da vitória por 3 a 2 sobre o Shakhtar Donetsk (assista ao lance e aos demais gols no vídeo), pela quarta rodada do Grupo E da Liga dos Campeões da Europa, o camisa 11 do Chelsea viu a bola cair em seu peito após rebatida de cabeça de Pyatov. Neste momento, só restava a execução: dominar e emendar de direita, para transformar em gol o que já havia pensado antes mesmo da trapalhada do goleiro ucraniano.
- Quando o goleiro cabeceou a bola, eu já sabia o que ia fazer. Depois que dominei e chutei, sabia que ia ser gol. Foi um dos mais bonitos na minha carreira, ao lado do que marquei contra o Juventus (quando driblou Pirlo e acertou o ângulo de Buffon). É minha primeira Champions, estou jogando bem e muito feliz.
Oscar, Chelsea e Shakthar (Foto: Agência AFP)Oscar vê o goleiro adiantado e bate de longe, marcando mais um belo gol pelo Chelsea (Foto: Agência AFP)
Aos 21 anos, o brasileiro tem deixado evidente na principal competição de clubes da Europa uma de suas principais qualidades: a personalidade. Sem se intimidar, Oscar marcou dois gols logo em sua estreia, contra o Juventus – com direito a outra obra-prima -, e juntamente com os marcados em cada confronto com o Shakhtar já tem quatro em quatro jogos na competição.
Os números o colocam atrás apenas de Cristiano Ronaldo, cinco, na tabela de artilheiros, e ao lado de Alan (Braga), Yilmaz (Galatasaray), Soldado (valencia) e Huntelaar (Schalke). Nos bastidores, o retrospecto tem gerado comentários otimistas dos companheiros.
- O pessoal até já brinca comigo dizendo que quando tem jogo da Champions vai ter gol (risos). Todos os meus gols pelo Chelsea saíram nessa competição, e fico feliz. Ainda não marquei na Premier League, mas na Champions estou bem.
O Chelsea volta a jogar pela Liga dos Campeões no dia 20, contra o Juventus, em Turim. Antes, porém, Oscar terá oportunidades de marcar seu primeiro gol no Campeonato Inglês. A primeira delas acontecerá domingo, às 14h (de Brasília), diante do Liverpool, no Stamford Bridge.

'Maior do Brasil', telão 'americano' vira atração na inauguração da Arena

Equipamento mede 96 m² e foi fabricado pela mesma empresa que produziu o maior telão do mundo em HD, localizado na cidade de Dallas

Por Lucas Rizzatti Porto Alegre
889 comentários
header arena do grêmio (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Para onde o torcedor do Grêmio vai direcionar o seu olhar na inauguração da Arena, dia 8 de dezembro, daqui a exato um mês? Obviamente, a tendência é de que mire o gramado, cheio de atrações artísticas e a partida amistosa contra o Hamburgo. No entanto, o campo terá um adversário de peso. Ou melhor dois. Em fase final de instalação, a dupla de telões vinda diretamente dos Estados Unidos promete ser um show à parte.
arena telão grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Telão da Arena do Grêmio foi finalizado na terça-feira (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
A fabricante é a mesma que produziu o maior telão do mundo em HD, localizado no estádio do Dallas Cowboys, na cidade de Dallas, onde o Brasil jogou amistoso com o México, em junho. A peça gigante nos Estados Unidos tem 1072 m². Cada um dos telões da Arena tem 96,4 m², espaço superior a alguns apartamentos, e pesa 5 toneladas. Estão sendo alojados atrás dos gols.
- Não tem igual no Brasil - explica Eduardo Martins, executivo da gerenciadora das obras.
O processo de montagem dos módulos começou há cerca de uma semana foi concluído nesta terça-feira. O "modus operandi" exigiu, inclusive, a construção de uma plataforma provisória de madeira nas arquibancadas para o içamento das 15 placas que compõem cada estrutura. A intenção é testar a imagem até quarta-feira. O aparelho só voltará a ser ligado novamente apenas no próximo dia 20.
arena grêmio telão montagem (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Montagem mostra etapas do içamento do telão (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
Mais do que impacto visual, o Grêmio planeja fazer de seus dois sofisticados telões potentes fontes de geração de receita. Já existem algumas ideias, embora o valor de arrecadação ainda não seja estimado.

Em uma das ações associadas aos telões, o torcedor poderá ir ao Memorial (que ocupará dois pisos do Setor Oeste) e brincar de fazer gols num Danrlei imaginário. O gremista que mais se destacar no game irá aparecer no aparelho gigante e ganhar prêmios. Ou seja, se ver no telão estimulará a ida ao Memorial, e vice-versa.
- É o conceito europeu do "matchday" - explica o presidente da Grêmio Empreendimentos Eduardo Antonini, sobre a ideia de fazer o fã curtir o dia inteiro da partida no estádio, indo antes para almoçar, consumir produtos, e não "apenas" assistir ao jogo.

Refletores prometem 'sombra zero'
arena grêmio galeria estádio arena do grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Refletores são instalados na Arena (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
Além do telão, outra novidade são os refletores. Saem as antigas torres de luz do Olímpico para dar lugar um conceito mais moderno de distribuir as lâmpadas. Ao todo, são 408, espalhadas na parte superior dos setores Leste e Oeste do estádio. Cada lâmpada, emite 2 mil watts. O plano é eliminar as sombras do gramado.
Por dentro dos telões

13,17m x 7,32m = 96,4 m²

Içado a 52 metros de altura

Alta resolução

Resolução de 648 x 360 pixels

Peso de 5.471 kg por painel

Consumo máximo 41.300 W
por painel (típico = 10.800 W)

Brilho 6.000 NITs
 
.- No Olímpico, temos apenas seis pontos de luz. Agora, teremos uniformidade - projeta Antonini.
Tanto a instalação do telão quanto a colocação dos refletores exigem trabalho especializado. Cerca de 30 alpinistas industriais se agarram às estruturas metálicas do estádio para montar as peças.

No total, 3,2 mil operários trabalham em dois turnos de oito horas cada para aprontar tudo para 8 de dezembro, dia da inauguração.
O evento de  abertura está estimado em aproximadamente R$ 20 milhões. A capacidade total da nova casa gremista será de 60.540 lugares. A Arena segue forte na sua contagem regressiva.
arena grêmio galeria estádio arena do grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Um dos telões, ao fundo, e as placas do outro sendo erguidas (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)

UFC está próximo de anunciar evento de 19 de janeiro no Ibirapuera, em SP

Jaraguá do Sul ainda é uma possibilidade, mas chances são bem remotas. Faltam só questões burocráticas para assinatura do contrato em São Paulo

Por Amanda Kestelman e Ivan Raupp São Paulo e Rio de Janeiro
Comente agora
Ainda não há qualquer garantia ou confirmação, mas é muito provável que o UFC anuncie nos próximos dias o ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, como sede do evento de 19 de janeiro, que terá a luta entre Vitor Belfort e o inglês Michael Bisping de atração principal. O SPORTV.COM já havia antecipado que o local estava pré-reservado para esta data e apurou nesta quinta-feira com fontes seguras, na capital paulista, que faltam apenas algumas questões burocráticas para a assinatura do contrato. A organização, inclusive, já até iniciou a checagem de diversos detalhes no ginásio, como os assentos para cadeirantes e o número de salas existentes.
Ibirapuera mma (Foto: Amanda Kestelman / GLOBOESPORTE.COM)Ibirapuera está montado para shows de Roberto Carlos (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)
Em contato com a reportagem na noite de quarta-feira, o secretário adjunto de Esportes de São Paulo, Thiago Lobo, preferiu ainda mostrar cautela quanto ao acerto definitivo:
- Que eu saiba não tem nada fechado, e eu que estou cuidando disso. O empenho está sendo todo feito. Eu teria uma reunião para falar disso, mas não houve. Vou ter uma reunião com o prefeito. Eu só posso anunciar quando tiver certeza absoluta - disse, por telefone.
Enquanto o acerto com São Paulo não acontece, o Ultimate ainda considera outra possibilidade, que é a cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, onde foi construída em 2007 a Arena Jaraguá. Como a cidade é pequena - tem cerca de 150 mil habitantes -, a organização poderia realizar por lá apenas o evento em si. Outras atividades, como o treino aberto, ocorreriam em Florianópolis, que fica a cerca de 180km de distância de Jaraguá do Sul. Só que, como São Paulo está bem à frente nessa disputa, as chances se tornaram muito remotas.

Interlagos ganha área de escape no 'S do Senna' para GP do Brasil de F-1

Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab realiza vistoria nesta quinta-feira para avaliar novidades no Autódromo. Obras custam R$ 22 milhões

Por Marcos Guerra São Paulo
4 comentários
A menos de um mês para o GP do Brasil, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, realizou uma vistoria técnica para conferir as novidades do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, palco do encerramento da temporada 2012 da Fórmula 1 no dia 25 de novembro. Dentre as principais novidades está a construção de uma área de escape asfaltada na saída do “S do Senna”, no lugar da grama e da caixa de brita que haviam no local. A obra tem como objetivo permitir que pilotos que saiam da pista naquele ponto retornem sem carregar detritos para o traçado. Além disso, foram implantadas calhas no setor para ajudar no escoamento da água em caso de chuva.
Novo escape do S do Sena (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Com escape asfaltado, 'S do Sena' terá cara nova no GP Brasil 2012 (Foto: Marcos Guerra)
Outra alteração é um gramado sintético colocado na reta oposta para impedir que os pilotos tomem proveito da área asfaltada para ganhar mais velocidade. A bordo de um carro de passeio, Kassab deu uma volta completa no circuito e parou nos dois pontos para avaliar as mudanças de perto. Foi feita também uma reforma nas arquibancadas, com a construção de passagens exclusivas para o público nos setores D e M. As obras custaram R$ 22 milhões à prefeitura de São Paulo.
- Temos uma somatória de pequenas intervenções cujo resultado é maior do que as grandes mudanças. Tivemos mais avanços de acordo com nosso plano diretor estabelecido. Pequenas intervenções ao longo do ano custaram 15 milhões enquanto as arquibancada custaram 7 milhões.
Kassab vistoria Interlagos (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com) Kassab acompanhou os organizadores do GP Brasil em vistoria (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)
Este será o 40º GP do Brasil de Fórmula 1, o 30º em Interlagos - outros dez foram disputados no Autódromo Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, desativado no fim do mês de outubro. Será a sétima etapa da categoria em São Paulo sob a prefeitura de Kassab.
Escape de Interlagos (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Gramado sintético evitará que os pilotes se
aproveitem da área de escape
- Saio com sentimento de missão cumprida, foram sete anos de avanços na Fórmula 1 - declarou o político, que termina seu mandato no fim do ano, dando lugar ao prefeito eleito Fernando Haddad a partir de 2013.
Ingressos à venda nas bilheterias
Os bilhetes restantes para o GP do Brasil foram colocados à venda nesta segunda-feira nas bilheterias do autódromo e poderão ser adquiridos até o dia da prova. A expectativa pela decisão do título fez a procura pela internet aumentar, e alguns setores já estão esgotados. Última corrida de 2012, o GP do Brasil promete um duelo histórico entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso pelo título do campeonato deste ano. A duas etapas do fim do campeonato, o alemão da RBR lidera com 255 pontos contra 245 do espanhol da Ferrari.

Copa das Confederações: entradas variam de R$ 28,50 (meia) a R$ 418

Fifa confirma categoria especial para brasileiros com direito a valor pela metade para estudantes, idosos e cadastrados no Bolsa Família

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
108 comentários
Os preços dos ingressos da Copa das Confederações de 2013 vão variar de R$ 28,50 a R$ 418, segundo as informações divulgadas pela Fifa nesta quinta-feira durante evento no Museu do Futebol, em São Paulo, para confirmar as seis sedes do torneio: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador e Recife.
O valor de R$ 28,50 será o preço pago pela meia-entrada por idosos (mais de 60 anos), estudantes e pessoas com direito à Bolsa Família na "categoria 4", que é a mais barata e destinada apenas a brasileiros. O ingresso mais caro da Copa das Confederações será o da "categoria 1" na final da Copa das Confederações, que será comercializado por R$ 418. Todo o processo de compra será feito no site da Fifa (www.fifa.com/ingressos).
A pré-venda das entradas começa no dia 21 de novembro, exclusiva para clientes da operadora de cartões de crédito que patrocina a entidade. A segunda fase terá início em 3 de dezembro, dois dias após o sorteio dos grupos da competição, aberta para todos os torcedores. Segundo Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, a compra é "quase uma loteria", já que a pessoa fará o cadastro e terá que ser sorteado para poder realmente levar o ingresso para casa. Esta fase acaba em 15 de janeiro.
Após a "loteria", a Fifa fará uma última fase de venda em bilheterias com as entradas que sobrarem, dando nova chance àqueles que não conseguiram nas primeiras tentativas. Um total de 485.541 ingressos serão destinado diretamente aos torcedores, sendo que 50 mil apenas para os brasileiros (categoria 4).
Estudantes, pessoas com mais de 60 anos de idade e beneficiários do programa Bolsa Família terão direito a um desconto de 50% sobre o valor dos ingressos da categoria 4. Quanto aos ingressos das categorias 1 a 3, apenas idosos (acima de 60 anos) residentes no Brasil terão direito a receber 50% de desconto. Além disso, uma certa quantidade de ingressos das categorias 1 a 3 será oferecida exclusivamente a portadores de cartões Visa em todo o mundo em uma fase de pré-venda de 21 a 30 de novembro de 2012.
Em linhas gerais, os torcedores poderão comprar até seis ingressos individuais para um máximo de dez jogos ou adquirir um máximo de seis carnês com vários jogos na mesma cidade. Como Brasília sediará apenas o jogo de abertura, não contará com um carnê de sede específica.
Além disso, de acordo com a legislação vigente no Brasil, pelo menos 1% da quantidade total de ingressos adquiríveis será disponibilizada para pessoas com deficiência. Eles terão o mesmo valor dos ingressos de categoria 3. Os clientes com deficiência de mobilidade também poderão solicitar um ingresso de cortesia para um acompanhante.
Confira todos os preços dos ingressos:
JOGOS CATEGORIA 1 CATEGORIA 2 CATEGORIA 3 CATEGORIA 4 PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (2 LUGARES) MEIA-ENTRADA
ABERTURA R$ 266 R$ 190 R$ 152 R$ 76 R$ 152 R$ 38
FASE DE GRUPOS R$ 228 R$ 143 R$ 114 R$ 57 R$ 114 R$ 28,50
SEMIFINAIS R$ 266 R$ 190 R$ 152 R$ 76 R$ 152 R$ 38
DISPUTA DO 3º LUGAR R$ 228 R$ 143 R$ 114 R$ 57 R$ 114 R$ 28,50
FINAL R$ 418 R$ 266 R$ 190 R$ 95 R$ 190 R$ 47,50