sexta-feira, 1 de abril de 2011

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Aracruz
22
10
6
4
0
22
12
10
73.3
2
Rio Branco-ES
19
10
6
1
3
17
17
0
63.3
3
São Mateus
17
10
5
2
3
22
13
9
56.7
4
Linhares
16
10
5
1
4
17
16
1
53.3
5
Vitória-ES
15
10
5
0
5
16
12
4
50
6
Colatina
11
10
3
2
5
10
16
-6
36.7
7
Espírito Santo
8
10
2
2
6
13
25
-12
26.7
8
Serra
5
10
1
2
7
10
16
-6
16.7
  • Sab 02/04/2011 - 15h00 Salvador Costa
    Rio Branco-ES
    Linhares
  • Sab 02/04/2011 - 15h00 Estiva
    Serra
    Aracruz
  • Sab 02/04/2011 - 18h00 Sernamby
    São Mateus
    Espírito Santo
  • Seg 04/04/2011 - 20h15 Justiniano Silva
    Colatina
    Vitória-ES
ClassificadosRebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

McLaren acredita que GP da Malásia mostrará real desempenho das rivais

Para equipe, um circuito como o de Sepang, em que as curvas são grandes, é onde as diferenças entre os carros começam a aparecer

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha
Lewis Hamilton e Jenson Button, pilotos da McLaren (Foto: Getty Images) Lewis Hamilton e Jenson Button(Foto: Getty Images)
Depois de terminar em segundo lugar no GP da Austrália, Lewis Hamilton, da McLaren, afirma que a próxima etapa do calendário, o GP da Malásia, dará uma boa noção do verdadeiro potencial que as equipes rivais vão ter na temporada. Para o piloto inglês, as características do circuito de Sepang mostrarão melhor o desempenho dos carros em relação à prova em Albert Park.
- Depois da velocidade que mostramos em Melbourne, acho que teremos uma boa prova na Malásia. Albert Park foi um bom ponto de partida, principalmente porque nunca tinha pensado ser tão forte neste início de temporada. Um circuito como o de Sepang é onde as diferenças entre os carros começam a aparecer - analisa Hamilton, que projeta utilizar o KERS.
O chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, concorda com o fato da RBR não ter mostrado sua real força, mas acredita em uma melhora do seu time já na próxima etapa do campeonato.
- Não achamos que a prova em Melbourne tenha nos mostrado o máximo de velocidade de nossos rivais, então isso nos deixa mais motivados a trazer o máximo de melhora possível - explica.
Jenson Button, companheiro de Hamilton na equipe, destaca que esta será a corrida mais difícil do ano, em função do cansaço físico a que os pilotos são submetidos. Além disso, o piloto diz que a pista castiga os contrutores.
- Esta é uma pista onde você precisa de um carro eficiente, as curvas são grandes e punirá qualquer carro que não tenha muita pressão aerodinâmica. Depois de Melbourne, eu senti que tinha um carro muito sólido, vamos ver como ele se adapta ao circuito - diz o piloto, que ficou em sexto lugar na corrida em Melbourne.
Otimista, Button diz que a escuderia está mais próxima de vencer em comparação com a mesma época do ano passado.
- Eu acho que estamos definitivamente na briga. Mas não podemos esquecer da Ferrari. Seu ritmo de corrida foi bom, assim, haverá dois adversários difíceis - prevê Button, de acordo com o jornal espanhol "As".
Guia da Fórmula 1: fique por dentro dos detalhes da temporada 2011.

Com 11 etapas, Circuito Nacional vai começar com calendário renovado

Em sua oitava edição, a principal competição do gênero no Brasil chega a mais uma cidade nesta temporada: Recife. Primeira prova será em maio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
atletismo Valdir Sérgio de Oliveira maratona corrida de rua (Foto: Luiz Doro / adorofoto)Valdir Oliveira foi primeiro colocado do ranking
brasileiro em 2010 (Foto: Luiz Doro/adorofoto)
A temporada 2011 será de crescimento para o Circuito Nacional de Corridas de Rua. Em sua oitava edição, a principal competição do gênero no Brasil chega a mais uma cidade, Recife-PE, somando 11 etapas - nas últimas temporadas foram dez.  A abertura do evento será dia 15 de maio, em Goiânia. Em sete anos de existência, o Circuito reuniu 78.300 corredores. No ano passado, Valdir Oliveira e Edielza Guimarães foram os melhores atletas do ranking brasileiro.
- O Circuito tem tido um crescimento anual de 10% em cada etapa, mesmo com a concorrência acirrada de outras competições. A corrida de rua se tornou uma febre no Brasil, atraiu o interesse de muitas empresas, mas temos um público diferenciado - acredita Hélio Takai, organizador do evento.
Entre as novidades da temporada, ganha destaque também o calendário renovado. Quase todas as provas tiveram suas datas alteradas para proporcionar melhores condições aos atletas, mantendo a infraestrutura de ponta que caracteriza o evento.
A prova de abertura será realizada em Goiânia, em 15 de maio. Na sequência, o circuito segue para Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MT), Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Uberlândia (MG), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e Porto Alegre (RS). Brasília mantém-se como sede do encerramento do circuito, em 6 de novembro.
- Também queremos agilizar toda a comunicação com os atletas, fornecendo os resultados das provas por SMS, por exemplo. E vamos incrementar nossos canais no Twitter e no Facebook, onde os corredores estão mais presentes - explica Hélio.
Confira o calendário de 2011:
Goiânia - 15 de maio
Belo Horizonte - 29 de maio
Campo Grande - 7 de agosto
Fortaleza - 14 de agosto
Recife - 28 de agosto
Curitiba - a definir
Uberlândia - 18 de setembro
São Paulo - 2 de outubro
Ribeirão Preto - 16 de outubro
Porto Alegre - 30 de outubro
Brasília - 6 de novembro

Bruninho é apresentado pelo Modena e pode estrear já neste domingo

Levantador disputará os playoffs do Campeonato Italiano pela equipe

Por GLOBOESPORTE.COM Modena, Itália
Contratado para disputar a fase final do Campeonato Italiano de Vôlei, Bruninho foi oficialmente apresentado pelo Modena nesta sexta-feira. O brasileiro substituirá o finlandês Mikko Esko, que sofreu uma grave lesão e está fora dos playoffs.
bruninho modena vôlei (Foto: Divulgação/Site Oficial)Bruninho é apresentado pelo Modena: camisa 6 no time italiano  (Foto: Divulgação/Site Oficial)
- Para mim é uma honra voltar a Modena para defender um clube de tanta história. Eu morei aqui quando tinha seis anos e lembro de brincar nos corredores desse ginásio. Voltar depois de quase 20 anos como atleta é uma grande emoção - disse o jogador, referindo-se ao período em que seu pai, o técnico Bernardinho, comandou a equipe.
A estreia de Bruninho, que jogará com a camisa número seis, pode acontecer já neste fim de semana. No domingo, o Modena enfrenta o Acqua Paradiso Monza pela última rodada da fase de classificação. A equipe comandada por Daniele Bagnoli ocupa o quarto lugar na classificação.

Luxa diz que Fla tem intenção de contratar Vagner Love

Atacante, no entanto, voltou à Rússia nesta sexta-feira sem receber proposta do clube. Técnico confirma freio em Negueba

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
patricia amorim luxemburgo  flamengo (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)Luxa se reuniu com a presidente Patricia Amorim
nesta sexta (Richard Souza / Globoesporte.com)
Vagner Love retornou à Rússia nesta sexta-feira sem qualquer proposta do Flamengo na mala. Na terça, um encontro do atacante com dirigentes do clube reacendeu na torcida a expectativa de ver o Artilheiro do Amor novamente com a camisa rubro-negra. A passagem dele pela Gávea, no entanto, teve como tema principal o acerto do pagamento da dívida de R$ 700 mil do Rubro-Negro referente ao primeiro semestre do ano passado. Love, que tem contrato até 2014 com o CSKA, negou mais uma vez que estivesse negociando com o Flamengo.
O técnico Vanderlei Luxemburgo confirmou que o clube tem a intenção de contratar o atacante, mas reforçou as palavras do jogador.
- Neste momento não se falou de contrato, a não ser a intenção dele de voltar ao Brasil e do Flamengo de contratar. A situação é diferente da do Adriano, que era algo concreto. Adriano tinha deixado o Roma e estava sem clube. Vagner Love tem contrato - disse, em entrevista à "Rádio Globo".
Luxa desejou sorte ao Imperador, apresentado nesta quinta pelo Corinthians. O técnico também comentou o comportamento de Negueba. Ele considera que o garoto se deslumbrou com a fama repentina e decidiu segurá-lo momentaneamente. Negueba não ficou no banco de reservas no empate por 3 a 3 com o Madureira, em Macaé, continua treinando entre os profissionais, mas deve disputar algumas partidas do Carioca sub-20.
- Ele estava entrando bem, mas em dois jogos que coloquei, ele deixou de jogar para a equipe e quis dar drible para a galera. Eu peguei e disse, "garoto, você vai ficar fora da equipe para saber o que estamos fazendo".
Confira outros trechos da entrevista:
Fla 2010 x Fla 2011
Houve mudança radical. A minha maior dificuldade como técnico é encaixar Ronaldinho e Thiago Neves na mesma equipe. Não tenho como colocar dois volantes, os dois e mais dois atacantes, porque fico com o setor de meio fraco. A melhor maneira é colocar eles dois como meia e atacante, e um atacante mais por dentro. Monto a equipe buscando o melhor com o que tenho no elenco. Diego Maurício pode até jogar, mas ele e Ronaldinho fazem lado de campo. O Negueba funciona mais como meia-atacante, mas com velocidade de campo diferente. Dentro do esquema com Ronaldinho e Thiago tenho que ter um cara mais próximo, Wanderley ou Deivid. Posso jogar com Deivid e Ronaldo e encaixar o Thiago Neves como número 1; o meio campo que eu gosto, tecnicamente falando não, mas o que me dá alternativa é Maldonado, Willians e Renato. Aí posso deixar o Ronaldinho mais solto.
Projeto do Flamengo
O projeto do Flamengo é fazer uma equipe forte. O clube tem que entrar nas competições para ganhar. No Carioca, a gente tem a obrigação de entrar na semifinal. Depois, se vai ganhar ou perder, é diferente, mas tem obrigação de brigar. O projeto é levar o Flamengo para grandes disputas. A outra é estrutura. Sem isso não adianta, é um castelo de areia. Semana que vamos fazer o lançamento das instalações provisórias do Ninho do Urubu e dar o start na construção permanente. Ano que vem o time tem que estar na Libertadores. Com a receita que vai ter, ano que vem o Flamengo não pode ficar fora das maiores competições da América do Sul. Esse projeto mexe ainda com as categorias de base. Desde que cheguei abri uma janela para os meninos. A partir do ano que vem, esses meninos que ganharam a Copa São Paulo de Juniores vão passar a ser mais aproveitas. O clube vai poder fazer a base do elenco com esses meninos.
A minha maior dificuldade como técnico é encaixar Ronaldinho e Thiago Neves na mesma equipe. Não tenho como colocar dois volantes, os dois e mais dois atacantes, porque fico com o setor de meio fraco. A melhor maneira é colocar eles dois como meia e atacante, e um atacante mais por dentro"
Vanderlei Luxemburgo
Cobrança da torcida
Essa coisa é a adrenalina do futebol. Sem isso, o futebol não existe. Se começarmos a fazer gol e a ganhar, voltar à rotinha de vitórias, o torcedor vai com a gente. Eu não tenho nenhuma dúvida de que o Flamengo está no caminho certo. Esta discussão faz parte do futebol. É assim que você cresce. A torcida do Flamengo não pode ser meia dúzia que foi ali para trás (do banco de reservas no empate com o Madureira, em Macaé).
Negueba
Todos os jogadores têm tendência a crescimento mudam de comportamento. Então a gente tem que chegar e puxar de novo. Hoje em dia um menino tem assessor, advogado, procurador. Ele estava entrando bem, mas em dois jogos que coloquei, ele deixou de jogar para a equipe e quis dar drible para a galera. Eu peguei e disse, "garoto, você vai ficar fora da equipe para saber o que estamos fazendo". Ele tem que jogar para a equipe.
Maior rival no Rio
No processo crescente, o Vasco está ocupando um espaço muito rápido, está num momento emocional muito bom. O Vasco está crescendo. O Fluminense é o campeão brasileiro, e agora depois do jogo da Libertadores, contra o América-MÉX, também cresceu, está motivado de novo. Jogando no Centenário, tem totais condições de bater o Nacional. E o Botafogo é o atual campeão carioca.
Adriano vai brilhar no Corinthians?
Espero que contra a gente não. Mas que ele tenha sucesso, não tenho que torcer contra. Que ele volte a ser um grande jogador.
Semana de treinos em Atibaia-SP
Estamos indo para Atibaia para uma semana de trabalho, é reta decisiva do Carioca e da Copa do Brasil.

Tática de confronto em coletivas
A gente vai aprendendo com o tempo. Quando o cara vem com aquela pergunta dura, você vai no peito dele para ele recuar, e os outros caras vão junto, já não vêm tão duros.

Felipão revela acerto com zagueiro, mas mantém mistério sobre nome

Técnico diz que já tem substituto para Danilo, que sai no meio do ano para o Udinese-ITA. Gustavo Bastos, do Mirassol, é o nome mais cotado

Por Diego Ribeiro São Paulo
Felipão no treino do Palmeiras (Foto: Ag. Estado)Felipão admite que já tem acerto encaminhado
com zagueiro para vaga de Danilo (Foto: Ag.Estado)
O Palmeiras se mexe para fechar seu elenco e cobrir perdas inevitáveis no meio do ano. Nesta sexta-feira, o técnico Luiz Felipe Scolari definiu que só precisa de mais um atacante para completar seu time ideal, o camisa 9 tão procurado desde o início do ano. Isso porque já terá a chegada de Maikon Leite, em julho, e está quase acertado com um zagueiro para ocupar o lugar de Danilo, negociado com a Udinese-ITA.
- Quanto ao zagueiro eu já computei na minha lista. Tenho alguma coisa tratada com um, já não me preocupa. Apenas preciso buscar mais uma alternativa de jogador de ataque para ser opção ao Kleber. Depois vamos receber o Maikon Leite e minha preocupação acaba – afirmou o técnico.
Mas e o nome do tal zagueiro, Felipão?
- Temos essa situação quase que definida. É o Pedro (risos). Procurem Pedro aí no Youtube (site especializado em vídeos) – despistou o técnico.
Não é Pedro, mas pode ser Gustavo. Gustavo Bastos, defensor do Mirassol, já vem sendo observado pela diretoria desde o início do Campeonato Paulista. Ele tem se destacado pelo clube do interior, que faz boa campanha no torneio. O vice-presidente Roberto Frizzo confirmou que o Palmeiras considera com muito carinho a contratação do jogador.
Para o ataque, o nome de Jobson voltou à tona depois que o atacante deixou o Atlético-MG. O Palmeiras cogitou o jogador no início do ano, mas desistiu do negócio. Ele ainda pertence ao Botafogo, mas o clube carioca não deve reintegrá-lo ao grupo.
- Nunca mais falamos em Jobson desde janeiro de 2011. Alguém está plantando isso porque é interesse, mas nunca mais falamos. Quando falamos, ficaram cheios de pernas. Que aguentem as pernas agora – decretou o comandante.

Dois gols marcados para cada um sofrido: é o estilo ofensivo do Grêmio

Em 2011 foram 48 gols feitos, contra 24 dos adversários em 22 jogos

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Douglas gol Grêmio (Foto: Ag. Estado)Grêmio comemorou 48 vezes (Foto: Ag. Estado)
Renato Gaúcho faz valer no Grêmio a máxima mais lógica do futebol: sairá vencedor de uma partida aquele que marcar mais gols.
Mesmo assumindo riscos, a equipe tem se destacado pelo bom aproveitamento na frente. Após 22 jogos nesta temporada, foram marcados 48 gols, contra 24 sofridos. Exatamente o dobro.
Embora reconheça que é preciso realizar ajustes no sistema defensivo, o treinador valoriza esta filosofia ofensiva de fazer futebol.
- O Grêmio é uma equipe que se expõe, é uma equipe que ataca. Tem o dobro de gols marcados sobre os sofridos. No momento que você ataca o adversário é óbvio que abre um pouco o sistema defensivo. O importante é que temos o dobro de gols feitos, e essa média ali atrás nós ainda precisamos melhorar. Da maneira que eu gosto de jogar, para frente, a gente se expõe um pouco ali atrás - afirmou.
Para Renato, não faz sentido jogar pelo empate em 0 a 0 apenas para justificar um comportamento mais defensivo:
- Tem jogos e jogos. Claro que temos de diminuir o número de gols que estamos tomando. Mas a gente se expõe, e deixa um pouquinho mais de espaço. Seria muito fácil colocar três volantes, e empatar em 0 a 0. Quando mais próximo do gol adversário você está, mas próxima está a vitória. Mas não estamos nos descuidando da parte defensiva. Temos um ataque muito bom.
Segundo o zagueiro Rodolfo, este é o pensamento no Grêmio, apesar da maior exposição oferecida aos adversários.
- A gente vem fazendo bastante gols também. Tem que se levar em consideração, independentemente se você leva gol, o mais importante que é a vitória. Às vezes nas partidas têm coisas que você não consegue controlar - disse o jogador.

Tite aprova Adriano em São Paulo com família: 'O mais rápido possível'

Treinador acha fundamental o papel dos familiares na recuperação do atleta e, no primeiro contato, aprova animação dele em voltar a jogar em alto nível

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
adriano apresentação corinthians (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Adriano na apresentação oficial no Corinthians
(Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
Pelo menos no discurso, Adriano deixou Tite animado sobre o que poderá apresentar no Corinthians. O treinador teve na quinta-feira o primeiro contato com o Imperador e gostou da disposição dele em recuperar a carreira. Para isso, o comandante alvinegro conta com a mudança imediata dele para São Paulo e com o apoio da família, que também passará a morar na capital paulista nas próximas semanas.
- A base familiar é importante, fundamental. É o grande passo. Que bom que a mãe dele está junto. Quando acaba o treino, às vezes, você está chateando e para aonde vai? Para a esposa, a namorada, a irmã. É assim, com todos nós – disse.
Adriano faria na clínica de Ronaldo, no Rio de Janeiro, a parte final da recuperação pela cirurgia no ombro direito. Entretanto, por ordem do médico Joaquim Grava, chefe do corpo clínico alvinegro, passará a fazer fisioterapia no clube. A previsão é de que ele esteja liberado para os treinos físicos em 20 dias.

- O mais rápido possível. E esse mais rápido é o tempo que terá para se assentar com sua família – disse o comandante.

Adriano e Corinthians já procuram uma casa ou apartamento na cidade. Ele virá com a mãe Rosilda, a avó Wanda e o irmão Thiago. Assim que o imóvel for encontrado, ele se mudará com os familiares.
Tite ainda teve pouco contato com o Imperador, mas mostrou empolgação pelo desejo dele em voltar a atuar em alto nível. Assim como na semana passada, o treinador ressaltou que não se importará com o passado do goleador e fará uma análise independente do que ele apresentar nos treinos e jogos do Timão.
- Conversei com o Adriano na minha sala. A palavra final foi marcante: “professor, pode contar comigo”. O que me faz acreditar nele? É acreditar nas pessoas, que podem errar e que podem olhar para frente e se redirecionar. É não ficar pré-julgando alguém. Prefiro fazer meu próprio julgamento. Quero ver o comportamento dele, o trabalho dele. Com os outros treinadores eu não sei o que aconteceu. Acredito que ele possa se recuperar como atleta e como pessoa. Acredito nessa vontade – destacou.
O Corinthians, porém, ainda não tem uma previsão para a estreia de Adriano. Assim que for liberado para os trabalhos físicos, ele será submetido a uma intensa bateria de treinos para recuperar a forma. O Timão estreia no Brasileirão dia 22 de maio, contra o Grêmio, em Porto Alegre.
- É difícil colocar uma data específica. Vai depender da evolução, os estágios que possa passar. Não dá para dar uma data, um tempo exato – completou Tite.

Seis jogos depois do retorno, Emerson avisa: 'Dor está diminuindo'

Jogador tranquiliza a torcida tricolor e diz que incômodo no tornozelo já quase não existe mais. Gramado de Volta Redonda, no entanto, preocupa

Por Cahê Mota e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
emerson ricardo berna fluminense (Foto: Wallace Teixeira/Photocamera)Emerson em treino do Fluminense
(Foto: Wallace Teixeira/Photocamera)
Foram três meses longe dos gramados. Depois de marcar o gol que garantiu o título brasileiro ao Fluminense em dezembro de 2010 a base de injeções no tornozelo esquerdo, Emerson encarou uma longa recuperação no departamento médico. O retorno só aconteceu no último dia 5 de março, contra o Resende, na estreia da Taça Rio. As dores, no entanto, ainda existiam. Seis jogos depois, o atacante ainda não reencontrou o caminho das redes. Mas pelo menos já se diz quase 100% outra vez.
- A ideia inicial era voltar e não sentir dor no tornozelo. Esse era o objetivo. E a dor está diminuindo, o que é importante para mim. A agonia era grande pelo período fora. As pessoas que estão fora não sabem do planejamento, mas um golzinho é muito bem-vindo - disse o atacante.
Jogar com dores, no entanto, é considerado normal pelo Sheik tricolor.
- Não temos outra escolha. Precisamos entrar em campo do jeito que está e, com os jogos, buscar a melhor forma. As pessoas têm que entender isso. O Deco ficou um tempo parado, o Fred, eu tive meu problema, o Conca operou... Tem que ter paciência. As partidas também fazem parte dos treinamentos. As coisas vão acontecer na hora certa - garantiu.
O gramado do Estádio Raulino de Oliveira, onde o Tricolor enfrenta o Volta Redonda, neste sábado, às 16h, é um fator a mais de preocupação para o jogador:
- As pessoas falam muito do departamento médico e não sabem do nosso dia a dia. O campo é um fator negativo. Toda hora há o impacto e muitas vezes ninguém aguenta. Mas é a nossa profissão e temos que encarar - explicou.
Com oito pontos em cinco jogos, o Fluminense ocupa a terceira posição do grupo B da Taça Rio.

Na tranquila Mooresville, Nelsinho descobre novo modo de vida nos EUA

Piloto da Nascar Truck Series mora longe da agitação das grandes cidades e busca adaptação rápida à categoria, de estilo bem diferente da Europa

Por Rafael Lopes Direto de Mooresville, EUA
A mudança foi das mais radicais. Na Europa, sua residência era em Mônaco, no meio do glamour do principado. Nos Estados Unidos desde que saiu da Fórmula 1, primeiro foi para a movimentada Flórida e, agora, para a tranquilidade de uma casa às margens do Lago Norman, em Mooresville, nos arredores de Charlotte, na Carolina do Norte. Esta é a nova realidade de Nelsinho Piquet, que disputa sua primeira temporada completa na Nascar, a Stock Car americana, em 2011.
casa nelsinho piquet estados unidos (Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)Nelsinho Piquet em sua casa nos Estados Unidos (Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)
Sem grades em nenhuma das casas, Mooresville impressiona pela tranquilidade. Lá, Nelsinho divide espaço com Pablo, piloto de seu avião - praticamente um "faz-tudo". Recebe visitas regulares de sua namorada e vai ao Brasil, principalmente para sua casa em Brasília, nas poucas folgas do longo calendário de 25 corridas da Nascar Truck Series. Relaxado e longe de toda a pressão do automobilismo europeu, descobriu um novo modo de vida nos EUA.
- Não tinha a ideia de que os Estados Unidos eram um lugar tão bom para morar e tão correto. É fácil de conseguir as coisas, tudo funciona. Não tem confusão. É um país muito organizado. Viajo muito para as corridas, não paro muito em casa. Preciso estar em um lugar que seja confortável, perto do aeroporto e que eu goste. E estou próximo de Charlotte, que já tem voos diretos para o Brasil todos os dias. Estou mais do que satisfeito aqui - diz Nelsinho.
O automobilismo americano, especialmente a Nascar, também é muito diferente. Além dos poucos segredos entre as equipes, que trabalham lado a lado nos boxes, sem divisórias, o fã também é incentivado a se aproximar dos pilotos. Durante um fim de semana de corrida, os torcedores andam pelos mesmos lugares de seus ídolos e podem usar até usar o mesmo banheiro que eles.
- É mais um esporte. Qualquer público pode frequentar as corridas, desde um caminhoneiro até um fazendeiro. Mesmo as pessoas mais simples, que compram os ingressos mais baratos, têm interação com os pilotos. É muito importante para a categoria e é bem legal.
casa nelsinho piquet estados unidos (Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)Casa de Nelsinho em Mooresville: tranquilidade
nos EUA (Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)
Nelsinho está tentando se adaptar a outras realidades. A temporada da Nascar deixa poucos fins de semana de folga. As carreiras também são muito mais longas, e alguns pilotos chegam a correr até mais de 50 anos. O brasileiro confessa que ainda não tem domínio total do carro, muito mais pesado que os monopostos a que estava acostumado.
- Aqui se corre o dobro do tempo que os da Fórmula 1 correm. Além disso, vários deles participam de duas, três divisões (a Nascar tem três principais). Você vê a paixão dos pilotos pelo automobilismo. Não sei quantos pilotos de lá aguentariam este número de fins de semana de corridas. Eu mesmo não sei se aguentaria fazer isso por 20, 30 anos. Talvez depois que eu pegue a mão do carro, fique apaixonado. Ainda estou aprendendo, estou um pouco perdido. Não faço as coisas de olhos fechados, como nos karts e nos fórmulas. Metade do cérebro ainda se concentra em não fazer algo errado, não atrapalhar também. Mas é bem legal.
Neste fim de semana, Nelsinho disputa a etapa de Martinsville da Truck Series, uma das mais complicadas da temporada. Apelidado de "o clipe de papel" ("The paperclip", por seu formato), o circuito é um dos mais diferentes do ano: com meia milha de extensão, duas retas de asfalto e dois cotovelos de concreto nas extremidades, que exigem fortes freadas. Para completar, o brasileiro ainda torceu o pé esquerdo em um acidente doméstico na última semana. Mas ele não acha que isto irá atrapalhar.
- É o tipo de prova em que pode acontecer qualquer coisa. É estar no lugar certo e na hora certa, não se envolver na confusão. Tive um treino bom em uma pista parecida. Deveremos classificar entre os dez primeiros e tentar ficar ali, sem cair para o bolo de trás. Foi isso que aconteceu em Darlington. Nunca tinha torcido o pé antes e não sei se demora para recuperar. Estou tentando me recuperar, não me pareceu doer muito quando testei na sede da equipe. Não parece que será um incômodo.
 

Romário e cia. derrotam hermanos e agora pegam time de Renato na semi

Líderes de seus respectivos grupos, as duas equipes brasileiras vão se enfrentar em duelo que vale vaga na decisão do Mundial de Futevôlei

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
romário futevôlei (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Com vitórias desta sexta-feira, Romário vai encarar
rival Renato (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Confirmando as expectativas, o Brasil de Romário bateu a Argentina por 25 a 17, nesta sexta-feira, e conseguiu sua terceira vitória na fase de classificação do Mundial de Futevôlei, que está sendo disputado na Praia de Ipanema, assegurando assim 100% de aproveitamento. Classificada, a equipe liderada pelo Baixinho vai fazer o aguardado duelo contra o time de Renato Gaúcho nas semifinais, neste sábado, em duelo que o SporTV vai transmitir ao vivo.
- Vou procurar o Renato para fazer uma aposta com ele. Tem tudo para ser o grande jogo, estamos preparados e viemos para o campeonato para sair com o título – disse o Baixinho.
Antes de superar os argentinos, o Brasil 2 venceu a Espanha de Donato por 25 a 10, em duelo que o Baixinho Romário chegou em cima da hora e por pouco não perdeu o início da partida. Já o time de Renato Gaúcho bateu Portugal pela maior diferença de pontos até agora no torneio (25 a 6), em duelo que não durou 20 minutos.
Tanto o time de Renato como o de Romário ficaram com a primeira colocação de seus respectivos grupos. Mas as duas equipes brasileiras no torneio terão que se enfrentar por conta de uma determinação do regulamento. A outra semifinal será entre Itália e Paraguai, que venceu a Espanha por 25 a 12.
Dentro de quadra, Romário teve uma boa atuação em seus dois jogos no dia. O Baixinho, no entanto, teve que se contentar com a função de coadjuvante da equipe no duelo contra a Argentina. Isso porque o destaque do time foi Helinho. Além disso, o bloqueio de cabeça de Papel, jogada inédita até o momento na competição, levantou o público, que mais cedo pediu Romário para presidente.
Diferentemente do habitual nas competições de futevôlei, que são disputadas em duplas, o Mundial tem times de quatro atletas em cada lado. Além disso, a rede é mais baixa, com 2m de altura, enquanto nos demais torneios têm 2,20m.
As semifinais e a final serão disputadas neste sábado, em série melhor três sets de 25 pontos cada. Itália e Espanha se enfrentam primeiro, às 18h20, enquanto os times brasileiros duelam em seguida, às 19h.
Confira os jogos do torneio nesta sexta-feira:
Brasil (1) 25 x 6 Portugal
Paraguai 25 x 14 Argentina
Brasil (2) 25 x 10 Espanha
Itália 25 x 17 França
Brasil (2) 25 x 17 Argentina
Paraguai 25 x 12 Espanha

Ronaldo e o velho problema

sex, 01/04/11
por thiago lavinas |

Ronaldo no encontro com Mano Menezes
A condição física de Ronaldo assustou a comissão técnica da seleção brasileira no encontro em Londres antes do amistoso contra a Escócia, no último fim de semana. Todos ficaram impressionados como o Fenômeno ganhou peso um mês e meio após ter encerrado a carreira.
A dúvida na comissão técnica passou a ser se Ronaldo conseguiria ficar muito tempo em campo na despedida oficial pela seleção brasileira. O jogo, confirmado pela CBF, vai ser no dia 7 de junho, contra a Romênia, no Pacaembu.
Pensando na despedida, Ronaldo vai voltar a treinar no Corinthians um mês antes do amistoso para recuperar um pouco a parte física. Assim, o Fenômeno espera perder peso e jogar, pelo menos, 45 minutos.

Pega na mentira! O futebol e casos famosos dignos de 1º de abril

Washington tem uma ligação com o folclórico dia. O ex-atacante completa 36 anos nesta sexta-feira: 'Como jogador já contei muitas mentiras'

Por Luma Dantas Rio de Janeiro
No futebol, contar uma mentirinha inocente está longe de ser pecado. Dirigentes, jogadores, empresários fazem isso com certa frequência para despistar a imprensa, ficar bem com a torcida, enganar os adversários, buscar as vitórias nas partidas. Quantas vezes não se ouve a frase “o treinador está prestigiado e confiamos no seu trabalho” na boca de um dirigente após uma derrota, mas no dia seguinte o técnico é demitido. Ou um jogador que jura de pé junto que “não foi procurado por ninguém, que só ouviu o interesse do clube pela imprensa”, e dias depois aparece em uma foto vestindo a camisa de outro time. Primeiro de abril ficou conhecido como o Dia da Mentira muito antes do surgimento do futebol. Mas bem que o esporte poderia ser usado um pouco como inspiração para a criação da data.
Washington, ex-atacante do Fluminense, nasceu justamente no dia 1º de abril. Ao longo da carreira, o Coração Valente foi vítima de brincadeiras. Mas leva a situação com bom humor.
- Até gosto que o meu aniversário seja dia primeiro de abril, porque é uma data que ninguém
esquece – garante Washinton, que nasceu em 1975 e admite que honrou a data comemorativa quando jogava futebol. - Como jogador já contei muitas mentiras.
Fingi que tinha me machucado. Na época, o treinador era o Celso Roth. A gente simulou uma
lesão para eu me preparar melhor, para ter preparo físico."
Washington
Washington confessa já ter inventado histórias durante a carreira. O atacante lembra que em 1997, quando estava no Internacional, chegou a inventar uma contusão.
- Fingi que tinha me machucado. Na época, o treinador era o Celso Roth. A gente simulou uma lesão para eu para ficar com melhor preparo físico.
Quando uma negociação se torna pública, começa o jogo do "não sei de nada". Adriano no Corinthians? Todo mundo parecia saber das conversas e dos encontros do atacante com a diretoria. Menos o presidente Andrés Sanchez.
- Nunca conversei com ele. Não tem nada certo. Mas nada impede que daqui a um mês, dois meses, seis meses ou cinco dias ele seja contratado. Uma parceria para um jogador como este requer tempo, não acontece assim da noite para o dia – disse o presidente corintiano na quarta-feira, dia 23, antes do jogo contra o Oeste. Poucos dias depois, Adriano assinava contrato. E na quinta-feira foi apresentado como o novo camisa 10 do Timão.
Uma das “jogadas” mais famosas do futebol ocorreu em 1989, quando o Vasco conseguiu tirar Bebeto do Flamengo. Antônio Soares Calçada garantia em público que não tinha interesse no atacante, que estava em litígio com o rival. Falou, inclusive, com o então presidente rubro-negro Gilberto Cardoso Filho que este não precisava se preocupar. Mas foi o Flamengo fixar o valor do passe do jogador na Federação do Rio que, no mesmo dia, o Vasco chegou com o dinheiro e comprou o passe do atacante. Bebeto chegou ao clube da Colina fazendo juras de amor, disse que havia sido torcedor do Vasco na sua infância, na Bahia, e que, inclusive, o seu avô se chamava Vasco da Gama. Anos depois, quando se aposentou, o atacante voltou a falar que “tem um carinho especial pelo Flamengo”.
E o peso de Ronaldo? O assunto movimentou o noticiário por mais de cinco anos. Desde que o Fenômeno chegou acima do peso para a preparação da Copa do Mundo de 2006. Mas para a comissão técnica, o atacante estava bem e tinha ganhado "muita massa muscular" ao longo dos anos por causa dos problemas no joelho. Após a eliminação da seleção para a França veio a verdade: Ronaldo havia se apresentado oito quilos acima do ideal.
Ronaldo capa de jornal DJ (Foto: Thiago Lavinas / GLOBOESPORTE.COM)Reprodução do jornal suíço de 2006 com os
jogadores brasileiros na boate em Lucerna
Aliás, a preparação para a Copa de 2006 gerou outra história famosa. Após uma folga, Roberto Carlos deu uma entrevista falando que tinha ficado na concentração descansando junto com os outros jogadores. Mas um dia depois o jornal suíço "Blick" divulgou fotos de Ronaldo, Roberto Carlos, Adriano, Emerson e outros jogadores curtindo a noite de Lucerna, uma boêmia cidade suíça localizada a 30 minutos da concentração.
E no país das maravilhas de Túlio, a contagem de gols rumo ao milésimo é cheia de pontos curiosos. Há superfaturamento de gols em muitos clubes. Ao que parece, chegar ao gol 1.000 não é uma ciência exata.
- É como pesquisa de eleição: 2% para mais, 2% para menos - disse Túlio, que alega ter cerca de 957 gols, mas segundo os clubes em que ele jogou a conta não chegaria a 600.
Em campo, jogador gosta de usar a "malandragem". Há aquelas que de tão forçadas chegam a ter graça, como na Copa do Mundo de 2002: Rivaldo simulou uma bolada no rosto. O Brasil ganhava por 2 a 1 quando o zagueiro da Turquia, Hakan Unsal, chutou a bola na direção do brasileiro, que esperava para cobrar um escanteio. A bola bateu nas pernas de Rivaldo, e ele imediatamente levou as mãos ao rosto, caindo no chão. Unsal foi expulso. A CBF teve que pagar uma multa de 11.500 francos suíços pela simulação, cerca de R$ 19 mil na época.
Mas há casos que extrapolam o universo da bola e chegam a envolver investigações policiais. Foi o que aconteceu com Somália, volante do Botafogo, em janeiro deste ano. O jogador se atrasou para a reapresentação do time e, para não ser punido pelo clube, inventou ter sido vítima de um sequestro-relâmpago. Após investigar o caso, a polícia descobriu que Somália havia
inventado a história. O volante teve que pagar o equivalente a 50 salários mínimos (R$ 22 mil) em cestas básicas e foi multado pelo time em 40% do salário.
Frases não não significam exatamente o que deveriam...
Sejam criativas, sejam tradicionais, o que não faltam no futebol são frases, digamos, nem tão sinceras. Fizemos uma lista com os dez clichês mais usados por treinadores, jogadores e
dirigentes. E que, na maioria das vezes, não significam o que deveriam.
Fernando Henrique e suas histórias
O goleiro Fernando Henrique diverte os companheiros com suas histórias. O jogador do Ceará não faz aniversário no dia da mentira, como Washington, porém costuma ouvir dos amigos que este é o seu dia.
- Saí muito cedo de casa, então tenho muita coisa para contar, e o pessoal acha que estou mentindo - explica.
Como a vez em que um lobisomen entrou em sua casa.
- Eu era pequeno. Numa noite, eu e minha mãe acordamos com um barulho. Fomos ver o que
era, e um lobisomen tinha entrado na nossa casa. Ficamos com medo de ir lá fora e deixamos
para ver o estrago que ele tinha causado no dia seguinte.
Fernando Henrique diz que evita mentir no trabalho, mas confessa que há momentos em que
reprime alguns comentários.
- Vivo mais tempo com os outros atletas do que com a minha família, então procuro não mentir.
Mas se for falar tudo o que penso, sai briga.
Entre as histórias folclóricas do goleiro, há casos mais fáceis de acreditar. FH lembra a vez em
que ele e outros jogadores do Fluminense marcaram um churrasco para comemorar uma recente vitória sobre o Flamengo.
- Foi em 2004. Iríamos fazer um churrasco, estava tudo certo. O técnico (Alexandre Gama)
descobriu e marcou um treino surpresa na hora do churrasco. Ele reuniu todo mundo e falou
que sabia do churrasco, mas a gente negou. Ele não se convenceu, deu o treino e não teve
comemoração.
Se Fernando Henrique achava que ao sair do Fluminense conseguiria fugir da fama de
mentiroso, estava enganado. Ele mesmo conta que, depois de escutarem algumas de suas
lendas, os jogadores do Ceará já começam a chamá-lo da mesma forma.

Nadal passa por cima de Federer e vai à decisão contra Djokovic em Miami

Suíço erra demais, e atual número 1 derrota rival pela 15ª vez em 23 jogos

Por GLOBOESPORTE.COM Miami
Na última vez que Rafael Nadal e Roger Federer se encontraram oficialmente, o suíço deu um show e conquistou o título do ATP Finals. Nesta sexta, nas semifinais do Masters 1.000 de Miami, os papéis se inverteram. O número 1 do mundo esteve quase perfeito do começo ao fim e derrotou o velho rival como se estivesse superando um top 50 qualquer: 6/3 e 6/2 em 1h18m.
Rafael Nadal tênis Miami semifinais (Foto: Getty Image)Rafael Nadal esteve concentrado e preciso do começo ao fim do jogo nesta sexta (Foto: Getty Image)
Além de computar sua 15ª vitória em 23 jogos contra Federer, Nadal marcou um duelo com Novak Djokovic, atual número 2 do ranking e invicto na atual temporada. A final em Miami será uma repetição da decisão de Indian Wells, há duas semanas, quando o sérvio triunfou de virada. O espanhol, vice-campeão em 2005 e 2008, ainda tenta seu primeiro título na Flórida.
O duelo
Federer começou a partida agredindo e confirmando o saque no primeiro game do jogo, mas foi Nadal quem deu o tom do jogo. O número 1 do mundo, como sempre, buscou direcionar seus golpes para a esquerda do adversário, e a estratégia deu certo nesta sexta. Sem o golpe calibradíssimo, Federer passou e cometer vários erros. Logo no terceiro game, com quatro erros não forçados, o número 3 cedeu a primeira quebra do jogo.
Roger Federer tênis Miami semifinais (Foto: Getty Image)Roger Federer pareceu sem opções durante boa
parte do duelo (Foto: Getty Image)
Nadal, por sua vez, foi quase perfeito com o saque. O número 1 do mundo perdeu apenas dois pontos com o fundamento em todo o set e não deu chances para uma reação do oponente. No nono game, Federer voltou a vacilar. Com duas direitas erradas consecutivas, perdeu o serviço mais uma vez e viu Nadal comemorar a vitória no set inicial.
O primeiro game da segunda parcial foi animador para o suíço, que conquistou seu primeiro break point no jogo. Nadal, porém, foi implacável. Dominou o ponto e, com um smash que tocou na fita e dificultou a vida de Federer, se salvou. O momento era mesmo do espanhol, que aproveitou o embalo. Com um backhand na paralela, conquistou mais um break point. Em seguida, viu Federer jogar uma direita não forçada na rede e perder o saque.
O número 1 abriu 3/0 no set e chegou a cinco games vencidos de forma consecutiva. Quando Federer salvou um break point no quarto game e saiu do zero, a torcida tentou empurrá-lo com gritos de "Roger, Roger!", mas nada adiantou. Nadal continuou sólido e errando menos. No oitavo game, o número 3 mais uma vez mandou duas direitas para fora e deu um match point ao rival. Outra direita, seu 38º erro não forçado na partida, encerrou o jogo.

Negociações com Muricy avançam, e Peixe prevê acordo semana que vem

Salário e premiação por metas alcançadas estão alinhavados. Últimos detalhes serão decididos em reunião com a presença do técnico

Por Adilson Barros Santos, SP
Muricy (Foto: Ze Gonzalez / Globoesporte.com)Muricy está descansando com a família
(Foto: Ze Gonzalez / Globoesporte.com)
As conversas durante a semana entre Santos e o representante do técnico Muricy Ramalho, Márcio Rivellino, foram proveitosas. Houve avanços em diversos pontos (inclusive no que se refere a salários) e a tendência é que o martelo seja batido no início da próxima semana, segunda ou terça-feira. O técnico, que pediu demissão do Fluminense no último dia 13, irá ganhar um salário fixo no Peixe e mais premiação por metas conquistadas.
Muricy destacou Rivellino para conversar com o Santos e se recolheu em seu sítio em Ibiúna, no interior de São Paulo com seus familiares. Embora dê carta branca ao agente para falar em seu nome, o treinador deixou claro para o Peixe que o acordo só será fechado com sua presença. A diretoria do clube espera que o treinador encerre sua quarentena neste fim de semana.
- O Muricy pediu esse tempo para descansar, mas as conversas continuam com o seu representante. Assim que ele der essa respirada, sentamos para tentar fechar o acordo. Possivelmente na próxima semana - afirmou o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, explicando que Muricy é o único nome com o qual o clube trabalha no momento.
Luis Alvaro tem feito vários elogios a Muricy e vê o treinador como o nome ideal para comandar o Peixe.
- É um profissional trabalhador, vencedor, experiente. Será recebido de braços abertos.
No clássico contra o Palmeiras, domingo, na Vila Belmiro, o Santos será mais uma vez comandando pelo interino Marcelo Martelotte.