quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O Que é Futebol de areia

 

O futebol de praia (português europeu) ou futebol de areia (português brasileiro) é um tipo de futebol jogado na areia. É bastante recente enquanto, como esporte organizado, datando de 1992 a sua institucionalização em sua forma atual, mas já é praticada há muitas décadas como variante de lazer do futebol.
O esporte organizado pratica-se num campo com no mínimo 40cm de profundidade, e entre 35 e 37 m de comprimento por entre 26 e 28 m de largura. Os gols tem 2,20m de altura por 5,5m de extensão.
A linha do meio de campo é demarcada por dois postes com bandeiras vermelhas. A nove metros de distância da linha do gol, uma linha imaginária, marcada desta vez por postes com bandeiras amarelas, indicam a área de penalty e portanto a marca onde as penalidades devem ser cobradas (na parte central desta linha).
E, assim como no futsal, existe uma área para substituições ao longo da linha lateral.
Apesar de ter uma circunferência idêntica a uma bola de futebol normal (entre 68 e 70 cm), uma bola de futebol de praia é consideravelmente mais leve. Pesando de 400 a 440 gramas, é inflada no começo do jogo com uma pressão entre 0.375 e 0.8 bars.
Uma partida de futebol de areia é jogada entre dois times de cinco jogadores de linha, e um goleiro. Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Como no futsal, um número ilimitado de substituições (incluindo os goleiros) pode ser realizado em qualquer momento do jogo. Aos jogadores de futebol de praia não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado. Eles devem estar descalços.
O goleiro pode agarrar a bola dentro de sua área e tem permissão de usar luvas e traje adequado.
Cada partida tem dois juízes, ambos com igual autoridade para aplicar as leis do jogo. Em adição, um terceiro juiz e um responsável pela marcação do tempo ficam sentados na mesa de tempo, que fica na linha de meio de campo, ao mesmo lado da área de substituição.
Partidas são jogadas em três períodos iguais de 12 minutos de bola rolando. O tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto, ou quando um time tenta fazer cera (do ponto de vista dos juizes). Há um intervalo de 3 minutos entre cada período.
No caso de um empate, prorrogação de três minutos deve ser disputada, seguida de uma disputa por penaltyes, caso necessário.
A bola deve ser colocada de volta em jogo seja por arremesso ou por chute a um companheiro de time. Goleiros podem apenas recomeçar o jogo com as mãos.
Não existem tiros indiretos no futebol de areia. Todos os tiros livres são diretos e chutados do lugar onde a falta foi cometida, ou da linha de meio-campo (para certas ofensas como cera na área, um 2º atraso para o goleiro na mesma jogada, um goleiro recomeçar o jogo chutando a bola, etc.). Um penalty é marcado se a falta é cometida dentro da área de penalty.
Barreiras não são permitidas nos tiros diretos. O Tiro livre é sempre batido pelo jogador que sofreu a falta, exceto se este estiver lesionado. Se se verificar uma das ofensas atrás referidas, a equipe pode escolher um jogador para marcar o livre. Na falta que for cometida em seu próprio campo, todos os outros jogadores que não o cobrador devem permanecer pelo menos a cinco metros da bola, mas não diretamente entre a bola e o gol. Se a falta foi cometida no campo de ataque, todos os jogadores deve permanecer atrás da bola.
Para faltas duras, um jogador deve receber um cartão amarelo. Por faltas graves ou após um segundo cartão amarelo, o jogador será punido com um cartão vermelho e deve retornar ao vestiário imediatamente. Após dois minutos de inferioridade numérica, o time desse jogador pode colocar um novo jogador.

História


Um campo de futebol de areia, em Belo Horizonte.
O Futebol de Areia,em sua forma atual, começou a ser disputado em 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado . Em uma versão onze contra onze, com as regras usuais, ele era praticado nas praias brasileiras, pelo menos desde o anos 30. Na década de 60 chegou a haver campeonatos organizados em Santos e no Rio de Janeiro, e mesmo um campeonato brasileiro de seleções, como contam Arnaldo Cezar Coelho em seu livro "A regra é clara" e o professor Leoni Nascimento, em seu blog http://leoninascimentobr.wordpress.com/
Em 1993, foi organizado o primeiro campeonato profissional em Miami Beach, com as equipes de Brasil, EUA, Itália e Argentina. O Brasil saiu vencedor
Em Abril de 1994, em Copacabana, no Rio de Janeiro, o primeiro evento de futebol de praia a ser transmitido pela televisão. No ano seguinte, a primeira Campeonato Mundial que foi sediado no mesmo local. O campeão foi o Brasil, país-sede, que se tornou o primeiro campeão mundial de futebol de areia. Com o sucesso do evento, os organizadores desenvolveram o jogo e se preocuparam então em divulgá-lo mundo afora. Foi criada assim a Pro Beach Soccer Tour, com 60 jogos em dois anos pela América do Sul, Europa, Ásia e nos EUA, atraindo grandes nomes para a areia. O interesse gerado pelo tour na Europa levou à criação da Liga Européia Profissional de Futebol de Areia.
a Liga Européia e a Taça da Europa fluoresceram. A primeira edição da Liga Européia foi conquistada pela Alemanha, enquanto Portugal venceu a primeira Taça da Europa. As seleções que mais se destacaram nessas competições foram Portugal, Espanha, França e Itália, mas nos últimos anos têm surgido novas seleções, muito fortes, como a Suíça, a Polonia, a Ucrania ou a Rússia.
Os quatro anos seguintes viram o crescimento consolidado por maiores progressos dentro e fora de campo. Em 2004, a FIFA, vendo o crescimento e potencial do esporte, acabou decidindo que seria o órgão internacional responsável pelo Futebol de Areia, e, em Maio de 2005 organiza a primeira Copa do Mundo de Futebol de Areia sob sua responsabilidade com sede mais uma vez na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que acabou com o triunfo da França.
Atualmente, o Futebol de Areia continua crescendo, continuando a surgir e desenvolver novas seleções e competições pelo mundo afora.


Crianças jogando futebol de areia





Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Educação a Distância

Olha quem a cegonh.. Digo, o urubu trouxe!

Santos se movimenta para garantir a Neymar salário de nível europeu

Jogador vai assinar contrato com a Red Bull. Acordo com a Seara está perto de ser renovado. E pelo menos mais duas empresas estão a caminho

Por Adilson Barros Santos, SP
O atacante Neymar, do Santos, vai voltar da Seleção Brasileira sub-20 com mais dinheiro no bolso. Como parte do projeto de carreira que foi acertado entre o clube e o jogador em agosto do ano passado, que fez com que o craque recusasse uma proposta do Chelsea, o Peixe tem funcionado como uma agência de publicidade para Neymar. Com isso, o clube tem a possibilidade de proporcionar ao jogador um ganho que se equivale ao que ele receberia na Inglaterra. A primeira empresa desse acordo foi a Seara, que usa a imagem do garoto e ajuda a incrementar os salários de Neymar. O contrato terminou em dezembro, mas está em vias de ser renovado. Quando o garoto voltar do Campeonato Sul-Americano sub-20, ele irá assinar contrato com a Red Bull.
Neymar jogador do Santos - especialGraças a receitas de marketing, Neymar tem salário 'europeu' (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)
E existem mais empresas procurando o Santos interessadas em atrelar a imagem do atleta a seus produtos. Essa foi a forma encontrada de segurar Neymar na Vila Belmiro. O Santos fica responsável por pagar R$ 160 mil mensais ao jogador, valor que está dentro do teto salarial do clube. No entanto, no acordo assinado em agosto do ano passado, o Alvinegro se comprometeu a aumentar muito esse valor com receitas de Marketing. A meta é fechar com pelo menos mais dois contratos para garantir a Neymar salários de cerca de R$ 500 mil. Valor que pode até ser extrapolado caso novos acordos venham a ser fechados.
A ideia do Departamento de Marketing do Santos é usar bem a imagem do jogador. O clube está aberto a propostas, mas tudo será estudado. Existe uma preocupação para não exagerar na dose para não haver risco de superexposição.
- Não há um limite e tudo depende das propostas que recebermos. Vamos trabalhar para conseguir algo que seja suficiente para dar ao Neymar um bom salário - explica o gerente de novos negócios do Departamento de Marketing santista, Eduardo Musa, que também cuida do gerenciamento da carreira do atleta. Além de Seara e Red Bull, o Santos deverá fechar com mais duas empresas, cujos nomes ainda serão definidos.
Mas não é só Neymar quem ganha com esses contratos de propaganda. Por contrato, o Santos tem direito a ficar com 30% das receitas arrecadadas com a imagem do atleta, que fica com o restante.
- Nossa ideia não é vender o jogador, mas o espetáculo. É possível gerar receita mantendo as nossas estrelas. Acho que temos de acabar com essa história de formar jogadores para o futebol europeu – afirma o presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.

Ronaldo inicia ano do adeus com presença certa no jogo de estreia

Depois de precisar de mais tempo para recuperar a forma nos dois últimos anos, Fenômeno confirma presença contra a Portuguesa, neste domingo

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Ronaldo durante coletiva do CorinthiansRonaldo durante coletiva do Corinthians
(Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)
Ronaldo não quer fazer feio em sua última temporada como jogador profissional. Nesta quinta-feira, em sua primeira entrevista coletiva de 2011, o Fenômeno se colocou à disposição do técnico Tite para atuar já na estreia do Campeonato Paulista, contra a Portuguesa, domingo, às 17h, no Pacaembu. Será a chance de a Fiel ver o craque em campo desde o primeiro jogo do ano, fato que até agora não havia ocorrido.
- Eu quero jogar sempre, prefiro jogar do que treinar. Não é novidade. Estarei à disposição do Tite no domingo. Quanto ao jogo da pré-Libertadores, com certeza estarei melhor fisicamente porque aproveitei bem a semana em Itu, fiz trabalho com musculação, fortalecimento. Desde domingo já venho treinando com bola - disse.
Em 2009, ano em que chegou ao Parque São Jorge, Ronaldo precisou de um longo período para recuperar a forma. Ele estreou apenas no dia 5 de março, contra o Itumbiara-GO, pela Copa do Brasil. Já em 2010, o craque evoluiu. O primeiro jogo foi disputado em 20 de janeiro, logo na segunda rodada do Paulistão, contra o Bragantino, no Pacaembu.
Mais do que começar a atuar antes, Ronaldo sonha também com uma temporada sem problemas físicos. No ano passado, o jogador conviveu com diversas lesões e se ausentou de partidas importantes, principalmente no segundo semestre, período em que o Corinthians chegou a brigar pelo título brasileiro.
- Espero só que esse ano seja um ano sem lesões e que eu possa estar à disposição do Corintihans para jogar a maior parte dos jogos. Ano passado foi bem complicado, consegui fazer uma reta final boa. Agora, estamos na pré-temporada fazendo um grande sacrifício para estar bem o ano todo - disse.
O maior desejo do camisa 9 é chegar em boas condições físicas para disputar a Libertadores. E ele precisa correr. O Timão estreia na pré contra o Tolima-COL, dia 26 de janeiro, em São Paulo. O segundo duelo será em 2 de fevereiro, na Colômbia.
- Nós temos que planejar bem para chegar bem fisicamente nesse jogo da Libertadores, que é nosso principal objetivo. Vamos nos reunir com o Tite e falar sobre isso. Jogando vou adquirir ritmo. Não vai haver problema algum - completou.

Homem morre após batida com carro do Rally Dakar na Argentina

Piloto Eduardo Amor pediu socorro, mas motorista não resistiu

Por Agências de notícias Chilecito, Argentina
Acidente deixa vítima no Rally DakarCarro de homem de 42 anos fica destruído
(Foto: Reprodução / Larazon)
Um homem de 42 anos morreu nesta quinta-feira após chocar o seu veículo de passeio com o automóvel do piloto argentino Eduardo Amor, que se dirigia ao acampamento do Rally Dakar em Chilecito. Eduardo participava da décima etapa da competição.
O acidente aconteceu às 6h10 (hora local, 7h10 de Brasília) na entrada de Tinogasta, na província de Catamarca, no noroeste da Argentina. O piloto envolvido no acidente avisou imediatamente à direção de corrida, que enviou uma ambulância e um helicóptero ao local. O homem identificado como Marcelo Reales foi levado ao hospital em Tinogasta, mas não resistiu aos ferimentos.
- Tivemos que usar uma pá para tentar soltar as barras de ferro da parte inferior do corpo - disse um policial no local.
Os organizadores do Dakar 2011 informaram que a Justiça da província de Catamarca já está investigando o caso.
Acidente deixa vítima no Rally DakarEstado do automóvel de Eduardo Amor após a colisão (Foto: Reprodução)

De saída para o Cruzeiro, Guerreiro chora: 'Botafogo ganha um torcedor'

Volante não segura as lágrimas na despedida de General Severiano e enaltece carinho pelo clube

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
A felicidade de uma transferência financeiramente compensadora ficou de lado. No momento de se despedir do Botafogo após quatro anos, a emoção falou mais alto para Leandro Guerreiro. Antes de assinar com o Cruzeiro, o volante falou sobre sua passagem por General Severiano e não conteve as lágrimas, também compartilhadas pela filha Manuela, de 7 anos.
- Eu queria que ele ficasse no Botafogo, porque foi onde o papai jogou mais tempo. Mas eu vou ser botafoguense para sempre. Para sempre mesmo - disse ela, chorando.
Leandro Guerreiro durante coletiva de despedidaGuerreiro chora com Manuela, "botafoguense para sempre" (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
Leandro Guerreiro disse que a afinidade com o técnico Cuca, que o levou para o Botafogo em 2007, somada à proposta financeira e à oportunidade de disputar sua primeira Libertadores foram os fatores que mais pesaram no momento de acertar sua transferência. No entanto, garantiu que o Alvinegro seguirá no seu pensamento.
- O Botafogo ganha mais um torcedor. Nunca escondi de ninguém que hoje sou Botafogo. Conquistei muitas coisas aqui e vou levar para sempre esse carinho, esse aconchego desse clube que sempre me apoiou.
Saída
Pensei que essa hora não chegaria (começa a chorar). Minha identificação com o clube é muito grande, mas minha família depende de mim.
Cruzeiro
Sou profissional, e o lado financeiro pesou mais nessa hora. Se não fosse bom para o Botafogo, não sairia. Seria injusto da minha parte fazer isso com o clube. Foi o Cuca quem me descobriu e tenho grande carinho e respeito por ele. Isso também pesou. Além disso, o Cruzeiro é um clube grande, que disputará a Libertadores e quem tem uma torcida tão grande quanto a do Botafogo. É um novo desafio, e não poderia perder a oportunidade. Ainda posso crescer um pouco na minha carreira, e espero chegar lá dando o sangue, assim como sempre fiz aqui. Não tenho a vida feita. Se tivesse, não sairia. Ainda preciso correr muito atrás para dar sustento à minha família.
Lembranças do Botafogo
O que mais vou sentir falta é da amizade. Conheço desde a tia que arruma os quartos, passando pelo rapaz que nos serve nas refeições até o presidente (começa a chorar). O carinho dessas pessoas vai fazer falta. O momento mais marcante foi o título estadual do ano passado. Saíamos de uma derrota feia num clássico e quando ninguém acreditava, ganhamos o título antecipadamente. Entramos para a história.
Despedida dos companheiros
Foi complicado. Fui comunicado ontem à noite que a negociação estava finalizada, mas fiz questão de jantar com os atletas. Quando fui no quarto pegar minha roupa, os jogadores entraram no meu quarto e balançaram as camisetas cantando meu nome (chora muito). Foi dolorido... Ali senti que minha passagem pelo Botafogo valeu a pena.
Vaias da torcida do Botafogo no jogo contra o Internacional
Foi um jogo atípico, no qual entrei em campo no sacrifício, com o pé infiltrado, para ajudar a equipe. Se fosse pelas minhas forças, não jogava. Talvez o errado tenha sido eu por me sacrificar. Mas não me arrependo de nada. O importante é estar bem comigo e com a minha família. Sempre fiz o melhor para ajudar. Dei meu máximo pelo Botafogo, embora saiba que tenha prejudicado a equipe algumas vezes. Na hora, fiquei sentido com as vaias, porque foi a primeira vez em quatro anos, mas depois esqueci. Só tenho a agradecer aos torcedores.
Jogo entre Botafogo e Cruzeiro
Vai ser muito difícil, mas vou defender o Cruzeiro com toda a determinação possível. Vou honrar a camisa, independentemente do adversário. Quem vai dar meu sustento é o Cruzeiro.
Braçadeira de capitão
O Jefferson tem o perfil, pois é um cara centrado, de cabeça boa e tranquilo dentro de campo. Além disso, sabe ler o jogo e orienta bem os companheiros. Vai ser um belo capitão também.
Futuro
Espero voltar um dia ao Botafogo. Não como jogador, porque minha idade está um pouco avançada, mas como dirigente. Quero ajudar o clube a crescer ainda mais. O Botafogo me fez gostar do Rio de Janeiro e fixar residência. Quando parar de jogar, vou morar aqui.
 

Gaúcho faz a alegria dos fãs e já treina sob forte chuva no CT em Londrina

Ao contrário do que era esperado, jogador acena para a dezenas de pessoas no aeroporto. Ele e Thiago Neves fazem exercícios físicos

Por Richard Souza e Thiago Fernandes Direto de Londrina, PR
Thiago Neves Ronaldinho Flamengo LondrinaThiago Neves e Ronaldinho correm na chuva
(Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
O roteiro estava traçado: Ronaldinho e Thiago Neves chegariam a Londrina em um voo particular e sairiam de dentro da pista direto para o CT onde treina o restante do time do Flamengo. Um ônibus com vidros escuros esperava os dois dentro do aeroporto para que não houvesse contato com ninguém de fora da delegação rubro-negra. A segurança estava reforçada para evitar problemas. Mas Ronaldinho quebrou o protocolo. Assim que o ônibus deixou o aeroporto, por volta de 17h20m (horário de Brasília), foi cercado por dezenas de fãs que esperavam o craque desde a manhã desta quinta.

O meia colocou uma das mãos para fora da janela, o que já foi um motivo de delírio para os torcedores. Porém, vendo que o ambiente era tranquilo, Ronaldinho pediu para que o motorista parasse o veículo e decidiu sair. Mas esse momento durou apenas alguns segundos, já que foi imediatamente agarrado por uma fã e a segurança pediu para que voltasse ao interior do ônibus.
Simpático, ainda foi até o vidro da frente para acenar por alguns minutos para os torcedores que gritavam sem parar. “O Gaúcho é nosso” e “Ronaldinho, cadê você? Eu vim aqui só para te ver” foram as frases mais repetidas.
Ronaldinho e Thiago Neves já se juntaram ao restante do elenco, mas nesta quinta fizeram apenas musculação e corrida. Assim que chegaram, ambos vestiram o uniforme de treino, foram ao campo cumprimentar o técnico Vanderlei Luxemburgo e se encaminharam para a academia do CT. Pouco depois, sob forte chuva, foram correr ao redor do gramado. Em um determinado momento, uma bola sobrou, e o Gaúcho aproveitou para brincar um pouco fazendo embaixadinhas.
-  A ideia de trazê-los imediatamente foi para tirar um pouco daquela euforia e começar a trabalhar - explicou a presidente Patricia Amorim.

Federação Paulista divulga datas da segunda fase da Copinha

Cruzeiro x Flamengo é o único jogo desta sexta-feira, às 19h30m

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
A Federação Paulista divulgou nesta quinta-feira as datas e os horários dos 16 jogos da segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O único confronto marcado para esta sexta-feira é Cruzeiro x Flamengo, que será disputado às 19h30m, em Araras. Confira abaixo todas as partidas:
Sexta-feira (dia 14)19h30m - Cruzeiro x Flamengo (SporTV transmite), em Araras
Sábado (dia 15)
10h - Fluminense x Grêmio Prudente (Sportv transmite)
14h - Vasco x Paulista (Sportv transmite), em São Bernardo do Campo
15h - Paec x Figueirense, em Louveira
15h - Atlético-MG x Coritiba, em São José do Rio Preto
15h - Santos x América-RN, em São Carlos
16h - Mogi Mirim x Atlético-PR, em em São José dos Campos
16h - América-MG x Juventus, em Taboão da Serra
16h - Rio Preto x Juventude-RS, em Paulínia
20h - São Paulo x Olé Brasil (Sportv transmite), em Limeira
Domingo (dia 16)
10h - Grêmio x Ponte Preta (Sportv transmite), em Leme
10h - Internacional x Primeira Camisa, em Araras
10h - Portuguesa x Bahia, em São Paulo
15h - Palmeiras x Nacional (Sportv transmite), em Jaguariúna
16h - Vitória-BA x Barueri, em Guarulhos
20h - Corinthians x Desportivo Brasil (Sportv transmite), em Barueri

Palmeiras acerta com lateral-direito Cicinho, ex-Santo André

Vice-campeão do Paulista de 2010, atleta acertou por um ano com time palestrino e é o terceiro reforço da temporada

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Cicinho Santo André bragantinoCicinho (à esquerda) em ação pelo Santo André
(Foto: Luis Moura / Gazeta Press)
O Palmeiras anunciou na manhã desta quinta-feira mais um reforço para a temporada 2010. O lateral-direito Cicinho, que foi vice-campeão do Paulista passado com o Santo André, acertou com o time do Palestra Itália empréstimo por um ano. Ele treinará com o elenco alviverde na tarde desta quinta, na Academia de Futebol.
Aos 24 anos, Cicinho chega para suprir um setor carente do Palmeiras. Apesar de contar com Vitor e Márcio Araújo, que joga improvisado na posição, o time não se acertou com nenhum dos dois atletas.
Além de Cicinho, o Palmeiras já acertou com o zagueiro Thiago Heleno, que assinou por dois anos com o clube, e o atacante Adriano Michael Jackson, moeda de troca do Fluminense na negociação com o volante Edinho.

Confira a ficha do atleta:
Nome completo: Alex Sandro Mendonça dos Santos
Apelido: Cicinho
Natural de: Jundiaí-SP
Idade: 24 anos (04/08/1986)
Altura: 1m73
Clubes: Ituano (2007), Oeste (2008) e Santo André (desde a Série B do Brasileiro de 2008).

Reunião aproxima Rochemback e Gabriel de renovações com o Grêmio

Jogadores negociam permanência no Estádio Olímpico além desta temporada

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
gabriel grêmio treinoGabriel (com a bola) negocia permanência
(Foto: Eduardo Cecconi / Globoesporte.com)
Titulares importantes, Gabriel e Fábio Rochemback têm contratos próximos do encerramento. O lateral-direito, vinculado ao Panathinaikos, fica no Grêmio até junho. E o volante, capitão da equipe, assinou até agosto - seus direitos econômicos são divididos entre ele, o clube gaúcho, e o português Sporting.
No final da tarde da última quarta-feira, o empresário Gerson Oldenburg - que representa ambos - reuniu-se com dirigentes tricolores. Participaram do encontro o vice de futebol Antônio Vicente Martins, e os assessores César Cidade Dias e José Simões.
Na conversa, as renovações foram encaminhadas. Oldenburg apresentou as pedidas salariais de Gabriel e Rochemback, ouviu dos dirigentes as possibilidades, e agora vai repassar o resultado do encontro aos jogadores.
- Saí da reunião otimista, estamos próximos de um acerto. Os dirigentes sabem da importância desses jogadores e querem a permanência deles no Grêmio - explicou Oldenburg.
Como no caso de Gabriel há o Panathinaikos envolvido, o empresário pode viajar à Grécia ou enviar um representante para negociar a prorrogação do empréstimo do lateral-direito.

Perrella confirma contratação de Ortigoza e diz que WP9 deve sair

Presidente do Cruzeiro fala que clube não está em dificuldades financeiras

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Zezé Perrella CruzeiroZezé Perrella anuncia a terceira contratação do dia
(Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)
O presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, em entrevista coletiva na Toca da Raposa II, anunciou a contratação do atacante paraguaio Ortigoza, ex-jogador do Palmeiras. Mais cedo, a diretoria do clube celeste confirmou a contratação do também atacante André Dias, ex-Vasco, e do zagueiro Fabrício, ex-Palmeiras. O dirigente comemorou as contratações.
- Contratamos o Ortigoza, o André Dias, o Fabrício, o Leandro Guerreiro e o Geovane. Todos os jogadores que vieram foram aprovados por nosso treinador. O Ortigoza veio por empréstimo, com passe fixado. André é dono do próprio passe. Fabrício veio sem custo, com parte dos direitos fixados. O Leandro Guerreiro joga em qualquer grande clube do Brasil. Tirando o Flamengo, com o Ronaldinho Gaúcho, não vi nenhum time com grandes contratações. Foi com essa política de pé no chão que chegamos à quarta Taça Libertadores consecutiva.
Zezé Perrella ainda prometeu mais um jogador de área, apesar de agir com cautela.
- Quando o mercado se assentar, jogador que está pedindo ‘x’ vai baixar. Temos que ter calma. Se aparecer um grande camisa 9, o Cruzeiro espera contratar.
Em contrapartida, o atacante Wellington Paulista, bastante criticado pela torcida no fim do Campeonato Brasileiro do ano passado, está de saída. O jogador deverá assinar contrato com um clube do Qatar.
- Houve uma sondagem de empresários. Ficaram de nos procurar. Pedimos um valor, e esse clube ficou de mandar uma contraproposta. Ano passado, apareceu, e ele não quis ir. Neste ano, ele falou que queria ir. É o clube do Paulo Autuori (Al-Rayyan).
Dirigentes do Al-Rayyan ficaram de dar uma resposta à diretoria celeste na segunda-feira. O clube conta com o atacante brasileiro Afonso Alves, que começou no Atlético-MG e passou pela Seleção Brasileira. Recentemente ele machucou o joelho, deve ficar parado por seis meses e esse seria o motivo do interesse da equipe do Qatar em contratar um jogador da posição.
Saúde financeira
Zezé Perrella aproveitou para desmentir que o clube esteja em dificuldades financeiras. Segundo o dirigente, o Cruzeiro fechou o ano com R$ 2 milhões de lucro e que não deve absolutamente nada a ninguém.
- Só não trouxe (jogador) até agora porque entendia que o clube tinha o melhor elenco do Brasil. Ano passado, falaram que o Cruzeiro não contratava. Terminou em vice. Tem que ter respeito ao clube. Na minha gestão, o Cruzeiro nunca atrasou salários. Não vou permitir onda. Em 2010, devemos fechar com R$ 100 milhões de arrecadação. O balanço será publicado até abril.
Sobre a possibilidade de fazer uma contratação do nível da de Ronaldinho Gaúcho, Zezé Perrella foi enfático.
- No dia em que eu fizer um negócio desses, podem me internar. Com esse dinheiro, você monta um belo time. Por mais que ele jogue, é difícil ter retorno. Soube que o Ronaldo vem ganhando mais do que ganhava no Milan.
Ficha do atleta
Nome completo: José Maria Ortigoza Ortiz
Data de nascimento: 1/4/1987 (23 anos)
Local de nascimento:
Assunção-PAR
Posição: atacante
Altura: 1,78m
Peso: 76 kg
Clubes: Sol de América-PAR (2007/2009), Palmeiras-SP (2009) e Ulsan Hyundai-COR (2010)

Grupo A

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Argentina
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Chile
0
0
0
0
0
0
0
0
0
3
Peru
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Uruguai
0
0
0
0
0
0
0
0
0
5
Venezuela
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Dom 16/01/2011 - 18h00 Arequipa
    Argentina
    Uruguai
  • Dom 16/01/2011 - 20h10 Arequipa
    Peru
    Chile

Grupo B

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Bolívia
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Brasil
0
0
0
0
0
0
0
0
0
3
Colômbia
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Equador
0
0
0
0
0
0
0
0
0
5
Paraguai
0
0
0
0
0
0
0
0
0
  • Seg 17/01/2011 - 22h00 Tacna
    Colômbia
    Equador
  • Ter 18/01/2011 - 00h10 Tacna
    Brasil
    Paraguai
Classificados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

Seleção sub-20 inicia viagem para buscar vaga olímpica no Peru

Garotada embarca para Sul-Americano e deve chegar a Tacna na sexta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Enbarque Seleção Sub-20Alex Sandro, Neymar e Willian no embarque da
Seleção sub-20 no Rio (Foto: Divulgação / CBF)
A Seleção Brasileira sub-20 deixou a Granja Comary nesta quinta-feira e iniciou a viagem para chegar ao Peru na busca pela vaga olímpica no Sul-Americano da categoria. A equipe de Ney Franco embarcou nesta tarde e só deverá chegar em Tacna, cidade da estreia, na manhã de sexta.
Após um mês de treino em Teresópolis, a garotada seguiu do Rio de Janeiro para São Paulo de avião. Às 20h25m (de Brasília), a delegação segue para Lima, capital do Peru. A viagem para Tacna está marcada para 6h05m (de Brasília) de sexta e a Seleção deve chegar à cidade às 7h50m (de Brasíli).
O Brasil estreia no Sul-Americano na madrugada de segunda para terça (0h10m, de Brasília) contra o Paraguai. No mesmo horário, de quinta para sexta, o time de Ney pega o Colômbia. Depois, a Seleção encara Bolívia e Equador pelo Grupo B.
Os três primeiros das duas chaves passam para hexagonal final. O campeão e o vice garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, enquanto os quatro primeiros colocados estarão no Mundial Sub-20 neste ano.

O triste fim de careira do coração valente

Entre lágrimas, Washington confirma o fim da carreira: ‘Vou parar de jogar’

Atacante anuncia aposentadoria durante entrevista coletiva em Mangaratiba

Por Cahê Mota Direto de Mangaratiba, RJ
Washington chorando durante coletiva de despedidaFred conversa com o emocionado Washington na
coletiva do Tricolor (Foto: Agência Photocâmera)
A emoção se fez presente desde os primeiros minutos. Com lágrimas nos olhos, Washington chegou acompanhado de Alcides Antunes, vice de futebol, e Celso Barros, presidente do patrocinador, sentou no centro da mesa localizada na sala improvisada no hotel onde o Fluminense faz pré-temporada, em Mangaratiba, e com lenço e microfone nas mãos anunciou:
- As coisas foram um pouco antecipadas, a notícia saiu antes. E...(pausa emocionada) quero comunicar a todos que estou deixando o futebol. É difícil dizer. É uma decisão que tomamos em conjunto. Foi difícil. Estava me preparando para jogar mais esse ano, mas conversamos nesses últimos dois dias, repensamos e decidi realmente parar. É um momento difícil demais, é uma coisa que mexe com a gente, mas um dia ia parar. Um dia a profissão acaba e é importante ter hombridade e humildade para saber que nada vai apagar o que dei ao futebol e o que o futebol deu para mim.
Entre lágrimas, o atacante de 35 anos agradeceu a todos que fizeram parte dos seus 17 de carreira como jogador profissional e desabou novamente em emoção.
- Realizei o sonho de ser jogador de futebol. Dentro deste sonho conquistei título, amigos... É duro dizer alguma coisa neste momento. Quero agradecer a Deus, minha família, amigos, companheiros, treinadores, clubes onde marquei minha história. Desculpem a emoção, é até meio chato, mas não agüento. Só quero agradecer.
Washington chorando durante coletiva de despedidaCoração Valente chora durante sua entrevista de despedida (Foto: Agência Photocâmera)
Também muito emocionado, o vice-presidente de futebol, Alcides Antunes, tomou a palavra e agradece ao Coração Valente.
- Só temos a agradecer ao Washington. Conversamos, ele tomou a decisão e esperamos ter o Washington conosco. O casamento não foi desfeito. Ele é uma grande pessoa e continuará por muito tempo no futebol. Só podemos agradecer por tudo que fez pelo Fluminense e desejo toda sorte daqui em diante.
Médico e presidente da patrocinadora do clube, Celso Barros foi outro a falar sobre o caso de Washington. Ele confirmou que houve um novo problema médico, no caso, a hiperglicemia, que resultou na conversa e na decisão do atacante.
- É um momento complicado na vida do profissional. Mas conversamos, analisamos várias situações que existem e todos têm conhecimento para tomarmos essa decisão. Tenho um carinho enorme pelo Washington, que foi um cara fundamental na conquista do Brasileiro. Ele fez oito gols quando o Fred se machucou, depois participou da jogada do gol do título. Certamente ele para de jogar futebol e vai estar ao nosso lado. Hoje temos a tristeza do momento, mas a melhor decisão para ele é em relação à saúde e à vida.
Como se não bastasse a emoção da aposentadoria, a coletiva foi recheada de surpresas para Washington. Além da esposa, que o acompanhou em todo o momento, o Coração Valente foi surpreendido pela chegada de surpresa das filhas Ana Carolina, de 8 anos, e Catarina, de 3, que interromperam a entrevista para darem um beijo no pai. A irmã, o pai e a sobrinha também deixaram as férias em Aracaju para prestigiar o agora ex-jogador.
Próximo do fim da entrevista, foi a vez de os jogadores invadirem a sala para uma despedida. Marquinho, Leandro Euzébio, Tartá, Ricardo Berna e Rafael abraçaram o “Xitão”. O capitão pegou o microfone e disse:
- Como capitão, só tenho que agradecer por tudo que você fez. Pela passagem em 2008, pelo ano passado em que foi importante. Além de admirador do seu futebol desde a época de Ponte, Atlético-PR... Como pessoa, você é exemplo. Está guardado no nosso coração, na torcida tricolor. Está saindo do futebol, mas esperamos que não deixe o Fluminense nunca.
Washington revelou que pretende seguir ligado ao futebol, mas que vai se dedicar aos estudos e família nos próximos meses. O atacante, que aposenta como maior artilheiro de uma edição do Brasileirão, 34 gols em 2004, recebeu ainda o convite para ser o embaixador do Flu na Libertadores e aceitou de imediato.

Confira toda a entrevista de despedida de Washington

Problemas de saúde
"Quero deixar claro que não estou deixando o futebol por problemas de saúde. Fiz os exames com o doutor Constantino em dezembro e eu estava liberado por ele para jogar. Como ainda estou. Claro que tenho os problemas que devem ser administrados. A decisão da parada foi nossa. Pensamos que estava bom. Não seria um ano que faria a diferença na minha vida. Tenho outros projetos para o futuro. Tenho que respeitar. Já estou chegando aos 36 anos e de repente não vale a pena o esforço. Vou curtir a vida e criar minhas filhas".

Lembranças da carreira
"O filmezinho começa a passar. Desde a saída de Brasília, passando pelo Caxias, por clubes importantes fora do país, aqui dentro, o retorno ao futebol após praticamente encerrar a carreira. Agradeço ao Doutor Constantini, que comprou a briga e me deixou em condição de voltar ao futebol. Essa última parte da minha história foi por Deus e porque ele existiu na minha vida. Lembro esses momentos importantes e inesquecíveis. Pude marcar minha história no futebol".

Exemplo de vida

"Um dos meus maiores orgulhos é saber que fui exemplo de vida para algumas pessoas. Que seja uma, mas que dei o exemplo. Muitos mandam mensagem e dizem que o que fiz fez com que a pessoa superasse o problema. Esse é o maior legado que levo".
Libertadores
"Todos me falam isso, que eu podia ficar um pouco mais para essa Libertadores importante. Mas isso não mudaria muita coisa na minha vida como a decisão que estou tendo agora. Isso pode mudar. Fico triste, mas vou seguir torcendo pelo Fluminense de alguma forma".

O que faltou?
"Não me faltou nada. Fica a sensação de ter perdido aquela Libertadores. Mas não faltou nada. Nunca vi na minha vida uma festa tão linda como a torcida do Fluminense naquela competição. Resgatamos o carinho, o amor, a paixão da torcida. Dizem que perdemos a competição, mas, não, ganhamos uma grande torcida. Só agradeço por tudo que consegui no futebol".
Jogo de despedida no Carioca
"Eu gostaria, mas não sei. Depende do Alcides, do Muricy, do futebol do Fluminense. Claro que gostaria de me apresentar novamente para a torcida, fazer uma grande despedida. Vamos amadurecer alguma coisa. Não gostaria de sair sem ao menos dar um tchau".

Torcida do Flu
"É difícil dizer alguma coisa. Só posso agradecer toda torcida do Fluminense. Recebi carinho de muita gente, até de clubes em que não joguei. Mas aqui me senti em casa, consegui dar uma grande alegria e só posso dizer: 'Obrigado, torcida tricolor'".

Futuro
"Estou começando a me especializar, a estudar, para dar algo ao futebol sem ser dentro de campo. Vou curtir um pouco mais, estarei mais próximos das minhas filhas e vou procurar trabalhar para ajudar o futebol".
Despedida do elenco
"É até difícil olhar para eles. São amigos, companheiros, e não vou aguentar. Vou chorar muito. Sei que cada um tem uma palavra de conforto, de força, e só vou ter boas lembranças com eles".

Carreira de treinador
"Não estou preparado ainda para administrar ou treinar. Tenho mais jeito para empresariar. Vejo o Muricy aí sofrendo para caramba".

Jogar mais um ano em outro clube
"Não me vejo vestindo a camisa de outra equipe que não seja o Fluminense. Nesse momento da carreira, se não fosse aqui, não seria em lugar nenhum".
No fim da tarde, o jogador divulgou uma carta de agradecimento e despedida. Confira a íntegra da carta abaixo (e no vídeo ao lado os melhores momentos da carreira do atacante):
"Dedicação, força de vontade, disciplina, alegria, algumas tristezas, vitórias, derrotas, gols feitos, gols perdidos, torcida, estádio lotado, amizade... Se eu fosse listar todos os sentimentos e fatos que aconteceram ao longo de quase 20 anos de carreira, teria a certeza absoluta de que ainda me esqueceria de muitas outras!
"Mais do que a natural tristeza de hoje estar me despedindo oficialmente do futebol, ficará para a minha vida a felicidade por tudo o que passei dentro de campo e fora dele. Terei saudades de ouvir meu nome gritado nas arquibancadas, da própria paixão por jogar futebol e fazer deste esporte minha profissão, do convívio com os companheiros e até mesmo das temidas concentrações!
"Estou aqui para agradecer a todos que contribuíram para que eu pudesse construir uma bonita carreira, desde o começo lá no Caxias. O apoio incondicional de minha mulher, Andréa, e o conforto que tinha quando via o sorriso das minhas filhas (Ana Carolina e Catarina) após chegar em casa depois de vários dias viajando. Não dá para descrever o quanto isso sempre me deu a força necessária para prosseguir nos momentos difíceis e de dúvida.
"Desde 2008 com o Fluminense na minha vida, tive emoções que nunca pensei em ter. Aquele Maracanã lindo e lotado na final da Libertadores e as festas que nosso torcedor fizeram no ano passado ficarão marcadas em todos os atletas. O competente comando do professor Muricy, um amigo que fiz no futebol. A inteligência do doutor Celso Barros, uma pessoa que aprendi a respeitar e admirar.
"Sou um cara pra cima, de alto astral, gosto de fazer amigos. Olho para trás e só consigo agradecer a Deus pela oportunidade que me deu. Não tenho a intenção de ser exemplo de vida para ninguém, mas digo com muito orgulho que nunca desisti de nada. Quanto mais espinhoso era o caminho, mais crescia minha vontade de superar os obstáculos. É com o sentimento de dever cumprido que me despeço de vocês hoje, deixando um MUITO OBRIGADO.
"Não estava preparado para dizer ‘adeus’ agora. Admito. Nem posso negar que terei ainda de me acostumar com este fato novo. Porém, tenho certeza de que encontrarei justamente na minha família e nos amigos a força necessária para seguir em frente, cada vez mais confiante.
"Deixo o futebol jogando no clube que passei a amar. Encerro minha carreira sendo campeão brasileiro. Penduro as chuteiras com uma gratidão imensa a todos que me ajudaram e estão ao meu lado.
"Para finalizar, desejo todo o sucesso que este grupo do Fluminense merece, pois vejo nele a capacidade de ganhar muitos títulos. Foi bom demais viver este sonho. OBRIGADO.
Washington Stecanela Cerqueira."

Taça Guanabara

Grupo A

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
América-RJ
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Americano
0
0
0
0
0
0
0
0
0
3
Boavista
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Flamengo
0
0
0
0
0
0
0
0
0
5
Nova Iguaçu
0
0
0
0
0
0
0
0
0
6
Resende
0
0
0
0
0
0
0
0
0
7
Vasco
0
0
0
0
0
0
0
0
0
8
Volta Redonda
0
0
0
0
0
0
0
0
0

Grupo B

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Bangu
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Botafogo
0
0
0
0
0
0
0
0
0
3
Cabofriense
0
0
0
0
0
0
0
0
0
4
Duque de Caxias
0
0
0
0
0
0
0
0
0
5
Fluminense
0
0
0
0
0
0
0
0
0
6
Macaé
0
0
0
0
0
0
0
0
0
7
Madureira
0
0
0
0
0
0
0
0
0
8
Olaria
0
0
0
0
0
0
0
0
0
 
Semifinalistas Taça GuanabaraSemifinalistas do W. Rodrigues
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento
 
1ª rodada
  • Qua 19/01/2011 - 17h00 Bacaxá
    Boavista
    América-RJ
  • Qua 19/01/2011 - 19h30 São Januário
    Vasco
    Resende
  • Qua 19/01/2011 - 22h00 Engenhão
    Flamengo
    Volta Redonda
  • Qui 20/01/2011 - 17h00 Godofredo Cruz
    Americano
     
    Nova Iguaçu
     
    1ª rodada
    • Qui 20/01/2011 - 17h00 Rua Bariri
      Olaria
      Madureira
    • Qui 20/01/2011 - 17h00 Engenhão
      Botafogo
      Duque de Caxias
    • Qui 20/01/2011 - 19h30 Engenhão
      Bangu
      Fluminense
    • Qui 20/01/2011 - 19h30 Cláudio Moacyr
      Macaé
       
      Cabofriense