segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Que é Canoagem

A canoagem é um desporto náutico, praticado com canoa ou caiaque, sendo modalidade Olímpica desde 1936.

História

As canoas foram desenvolvidas no transcurso de milhares de anos primeiramente pelos povos nativos da América do Norte. A palavra que conhecemos hoje (canoa) deriva da palavra Kenu, que significa dugout, um tipo de canoa feito de tronco de árvore. Por muitos anos (e até mesmo hoje), foi o meio de transporte mais usado na colonização da América do Norte, Amazonas e Polinésia.

Características dos caiaques e canoas

  • Caiaques com cascos com esta formatação tem grande estabilidade e suportam muito peso, são apropriados para principiantes.
  • Para descidas de rios com águas agitadas, os caiaques devem ter baixo volume casco de perfil arredondado e linha de quilha arqueada, que proporciona extrema maneabilidade.
  • Esta combinação de formato de casco com uma linha de quilha moderada proporciona aos caiaques estabilidade, velocidade e agilidade típica de embarcações destinadas a percorrer longos percursos nos mares e grandes rios. São caiaque fáceis de manobrar embora tenham grande comprimento.
  • Com um formato próximo ao piramidal invertido, esta configuração de casco aliada a uma linha de quilha recta é destinada a barcos para competições de velocidade. Requer do remador extrema habilidade pois a instabilidade do mesmo é muito grande, e qualquer descuido leva a uma capotada.
  • Para corridas em águas agitadas esta configuração é a mais adequada, em virtude da facilidade de se retornar a posição normal com facilidade mesmo estando o barco totalmente inclinado para a lateral.

Modalidades

Existem várias modalidades das quais se destacam o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade,Canoagem Slalom e por fim a canoagem de rapidos. As duas últimas modalidades olímpicas.

 Canoagem velocidade (Sprint)

A Canoagem Velocidade é a disciplina mais conhecida da canoagem. Esta modalidade da Canoagem desenrola-se normalmente em canais construídos artificialmente, com 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade, sendo todo o percurso de nove pistas balizado. As competições disputam-se em embarcações muito elegantes e rápidas, mas muito instáveis, denominadas de: Caiaque (K1, K2 e K4) e Canoa (C1 C2 e C4). Nas canoas apenas competem os homens. A partir de 2007 a Federação Internacional de Canoagem reconheceu a prática da mulher na Canoa. O continente americano é pioneiro nessa modalidade.
Nos Jogos Olímpicos, realizam-se competições nas distâncias de 500 e 1000 metros. Em campeonatos mundiais e campeonatos continentais além das distâncias olímpicas realizam-se ainda competições de 200 metros. A modalidade é praticada em embarcações de 1, 2 ou 4 pessoas. Sendo praticada em Caiaque denomina-se de K1, K2 e K4 conforme o número de tripulantes da embarcação, sendo em Canoa denomina-se de C1, C2 e C4 respectivamente.
Atletas medalhados em europeus e mundias de pista
  • António Brito
  • Rui Fernandes
  • António Monteiro
  • José Garcia
  • Emanuel Silva
  • Fernando Pimenta
  • Filipe Duarte
  • David Fernandes
  • Jorge Castro
  • João Ribeiro
  • Joana Vasconcelos
  • Teresa Portela
  • Helena Rodrigues
  • Beatriz Gomes
  • Pisco

Canoagem slalom

Modalidade olímpica desde 1992, a Canoagem Slalom é praticada com caiaques ou canoas em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 e 300 metros, definidos por "portas", que o canoeiro deve percorrer sem faltas e no menor tempo possível.
Pelas regras da modalidade, os canoistas devem passar por 18 a 25 "portas", penduradas por arames suspensos, seguindo a sequência numérica e o sentido indicado nelas – a favor ou contra a correnteza. O percurso deve ser percorrido duas vezes (com a soma dos tempos) e penalidades equivalem a um determinado número de pontos.
Cada ponto é igual a um segundo de acréscimo no tempo final. Tocar com o corpo, a embarcação ou o remo numa das balizas da porta ultrapassada, por exemplo, equivale a uma penalidade de dois pontos. Irregularidades mais graves como puxar a "porta" intencionalmente, cruzar a "porta" na direcção inversa, deixar de passar por uma "porta" ou ultrapassar uma "porta" de cabeça para baixo são punidas com 50 pontos, o que significa um acréscimo de 50 segundos no tempo final. Vence quem fizer o percurso em menos tempo, incluindo todas as penalidades.
Nas Olimpíadas, a modalidade é disputada nas categorias K1 (M/F), C1 e C2. Nos Campeonatos Mundiais, existem provas disputadas por equipe, com três barcos de cada categoria. Veja as características dos barcos da Canoagem Slalom:
K1 - Caiaque para uma pessoa. Comprimento mínimo: 3,50 m. Largura mínima: 0,60 m. Peso mínimo: 9 kg. C1 - Canoa para uma pessoa. Comprimento mínimo: 3,50 m. Largura mínima: 0,65 m. Peso mínimo: 10 kg. C2 - Canoa para duas pessoas. Comprimento mínimo: 4,10 m. Largura mínima: 0,75 m. Peso mínimo: 15 kg.

Freestyle / Rodéu

O Freestyle é uma das mais recentes variantes da canoagem. Foi oficialmente reconhecida pela Federação Internacional de Canoagem em Outubro de 2004. O objectivo da competição de Freestyle é realizar num determinado tempo várias manobras com a embarcação numa onda de rio, e obter uma pontuação com base na quantidade de movimentos e variedade de figuras conforme uma tabela preestabelecida.

Canoagem oceânica

A Canoagem Oceânica é uma disciplina da canoagem que consiste em realizar um determinado percurso no mar. São utilizadas embarcações específicas, devido às variadas condições que se pode encontrar ao decorrer da prova.

Caiaque-pólo

O Caiaque-Pólo é uma disciplina de canoagem que se disputa numa área de jogo de 35 por 23 metros, delimitada em piscinas, rios ou lagos, e cujo objectivo consiste na marcação do maior número de golos na baliza adversária, que tem com um por 1,5 metros e está suspensa a dois metros da superfície da água.
Os encontros têm duas partes de 10 minutos e são disputados por duas equipas de cinco elementos (três suplentes com substituições ilimitadas), podendo a bola ser jogada com a mão ou a pagaia.

Canoagem maratona

A Canoagem Maratona disputa-se com as mesmas embarcações da Canoagem Velocidade, apenas diferindo no facto de serem mais leves. As competições realizam-se em distâncias superiores a 15 km. Durante a competição, os atletas são obrigados a realizar um ou mais percursos em terra correndo com a embarcação na mão, percurso durante o qual aproveitam para se alimentar e hidratar.
Atletas medalhados em Mundias de Maratona
  • Miguel Gomes
  • Marcio Pinto
  • Rui Cancio
  • José Ramalho
  • José Sousa
  • Nuno Barros
  • Fernando Pimenta
  • Filipe Duarte
  • Beatriz Gomes
  • Joana Sousa

Turismo / Aventura

Turismo e aventura é uma especificidade da canoagem que não se enquadra nos padrões de desporto de competição. O objectivo principal desta variação é a aproximação do homem com a natureza favorecendo a compreensão da sua grandiosidade e consequentemente o respeito a mesma, transformando-os em agentes multiplicadores dessa acção. Ao mesmo tempo, na sua prática, não despreza os benefícios gerados pela actividade desportiva, pois nesta modalidade os envolvidos na grande maioria das vezes empregam seus esforços em "passeios" de longa distância que trazem enormes benefícios ao sistema cardio-pulmonar, requerendo dos praticantes que mantenham-se com um bom nível de aptidão física. Isso implica na manutenção de hábitos saudáveis de vida tanto no campo alimentar como em outras actividades físicas complementares que manterão seus níveis de força e capacidade cardio-pulmonar.
Os locais onde essa modalidade pode ser desenvolvida são os mais diversos: rios, represas, lagos, mares e oceanos (para os mais destemidos e experientes).
Deve-se escolher a embarcação mais adequada para a situação a ser enfrentada. Os caiaques do tipo oceânico são os mais propícios para remadas que envolvam longas distância, são rápidos e possuem compartimento de carga que permitem levar provisões. A canoa canadense, para águas abrigadas (rios, represas, lagos), são uma opção interessante, não são tão rápidas quanto os caiaques, mas possuem uma capacidade imensamente superior para o transporte de carga. Numa expedição que envolva vários dias, uma ou mais canoas canadenses são bem vindas, nelas poderão ser transportados equipamentos maiores além de acomodarem com conforto duas pessoas.

Canoagem onda

Modalidade que vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos. No Brasil, se divide em duas classes: Kayak Surf e Waveski. No Kayak Surf, o atleta surfa dentro de um caiaque especialmente produzido para isso. O Waveski é praticado sobre uma prancha desenvolvida para ter melhor flutuação e estabilidade na onda. O praticante usa um remo com duas pás e fica preso à prancha por um cinto, mantendo os pés encaixados numa pedaleira junto ao bico. Muitas vezes a expressão Canoagem Onda é usada para identificar apenas o Kayak Surf.  

Mineirinho vence de virada a prova de Skate Vertical do Jump Festival

Pentacampeão mundial começa atrás na classificação, mas consegue uma volta final perfeita e festeja o título da competição em São Bernardo do Campo

 

O pentacampeão mundial de skate vertical Sandro Dias é o favorito em qualquer competição que dispute. No Jump Festival, em São Bernardo do Campo, neste domingo, não foi diferente. Mas quem esperava que o fenômeno do skate tivesse facilidade na disputa se surpreendeu. Saindo atrás na classificação, Mineirinho, como Sandro é conhecido, precisou de toda a sua experiência para virar o placar na terceira e última volta e conseguir uma vitória esperada por todos. O segundo lugar ficou com Rony Gomes, e o terceiro foi Dan César. Todos conseguiram a nota 88, mas o critério de desempate do regulamento previa vantagem para quem conseguisse a segunda melhor nota.
A primeira volta foi dominada por Dan César, que conseguiu a nota 88 com uma volta segura, que só não foi melhor por causa de uma queda sofrida no fim. A segunda volta teve Rony Gomes com uma volta quase perfeita, na qual mesmo perdendo altura no backside, acabou acertando o Switch extense, festejando muito a volta e jogando o skate na pista. A nota foi a mesma de Dan César: 88.
Na oterceira volta, Sandro Dias, que havia obtido as notas 86 e 63 nas voltas anteriores, mostrou a razão pela qual é um dos principais nomes do skate em todos os tempos. Acertando todas as manobras que tentou, o pentacampeão mundial festejou ao fim da apresentação, parecendo não acreditar na conquista.
- Consegui fazer a volta que eu vim de casa querendo fazer. Graças a Deus deu certo. A emoção é maravilhosa. Nem acredito. Queria agradecer a toda a minha família. Os meninos deram trabalho pra caramba, não acreditei no que eles andaram. O Ítalo, que veio do amador e competiu com a gente, foi muito bem. Foi um título muito legal.
Citado por Mineirinho, Ítalo Penarrubia, o amador que teve a sorte de competir contra os profissionais, disse que sentiu a tensão de ter suas voltas transmitidas pela TV e por ter diante de si alguns de seus ídolos.
- A minha parte eu fiz. Consegui pegar o primeiro lugar entre os amadores, mas é muita pressão competir entre os profissionais. Estou bem cansado, mas estou muito feliz.
Confira o resultado final do skate vertical:
1º - Sandro Dias "Mineirinho" - 35 anos - São Bernardo do Campo (SP) - 88 (86)
2º - Rony Gomes - 18 anos - São Paulo (SP) - 88 (84,67)
3º - Dan César - 20 anos - Santo André (SP) - 88 (80,33)
4º - Edgar "Vovô" - 28 anos - São Bernardo do Campo (SP) - 83
5º - Ítalo Penarrubia - 19 anos - Santo André (SP) - 77
6º - Lincoln Ueda - 36 anos - Guarulhos (SP) - 75,67 Brinquedos - Submarino.com.br

Antes de pegar o Flu, Marcelo Mattos quer testar joelho machucado

Volante afirma que sentirá no coletivo durante a semana sua condição para disputar o clássico do próximo domingo


Marcelo Mattos durante coletiva do BotafogoMarcelo Mattos espera enfrentar o Fluminense
(Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE.COM)
A lesão está recuperada e o condicionamento físico, quase. Agora, falta a confiança. Um mês após ter sofrido uma torção no joelho esquerdo, Marcelo Mattos planeja retornar ao Botafogo no clássico contra o Fluminense, no próximo domingo. No entanto, lembra que antes precisa colocar seu corpo novamente à prova.
- Treinos físicos não são suficientes. Preciso experimentar. Por isso, vou participar de um coletivo durante a semana - afirmou o volante à Rádio Brasil.
Marcelo Mattos também espera nos próximos dias ser submetido a alguns exames para ter a certeza de que a lesão está totalmente curada. Segundo ele, esse fator será importante para que recupere a confiança de não fugir das divididas. Algo que, segundo ele, poderia ter acontecido se enfrentasse o Palmeiras, no último domingo.
- Seria impossível jogar, pois não estava confiante. Acabaria por tirar o pé em algumas jogadas por medo. Felizmente tenho toda a semana para melhorar e chegar 100% contra o Fluminense - explicou.
O volante se machucou no dia 12 de setembro, data da última vitória do Botafogo no Campeonato Brasileiro. Desde os 2 a 0 sobre o São Paulo, o Alvinegro disputou oito partidas, com uma derrota e sete empates.

Vettel queimou a largada no Japão?

Após a polêmica da posição de Felipe Massa em Spa-Francorchamps (veja aqui), um torcedor voltou a flagrar um lance polêmico em uma largada na Fórmula 1. Um fã japonês, que filmava das arquibancadas da reta dos boxes em Suzuka, pegou o momento do que seria a queimada de largada de Sebastian Vettel no GP do Japão. O alemão da RBR dá aquele tradicional “soquinho” antes da largada ser autorizada, o que deveria ter sido acusado pelo sensor colocado no carro e pelo receptor na posição do grid. Como o resultado oficial da corrida já foi publicado, ele não pode mais ser alterado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
O polonês Robert Kubica, da Renault, que largava atrás de Vettel reclamou com a equipe assim que chegou nos boxes de seu abandono. É outro problema em uma largada. A direção de prova da FIA precisa ficar atenta.

Sebastian Vettel queimou a largada em Suzuka?

W. Paulista: 'Sonhar não custa nada,
e nós vamos continuar sonhando'

Autor do gol que garantiu a liderança do Brasileirão ao Cruzeiro, atacante ficou fora dos campos por seis partidas e voltou a marcar após dois meses


wellington Paulista cruzeiro entrevistaWellington Paulista curte o grande momento
(Foto: Tarcisio Neto / Globoesporte.com)
Ele fez o gol que colocou o Cruzeiro na liderança do Campeonato Brasileiro. Depois de seis partidas em recuperação de uma lesão, Wellington Paulista voltou ao time e foi decisivo diante do Fluminense, domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Mesmo longe da condição física ideal, o atacante foi "iluminado" e usou de sorte e competência para balançar as redes, garantindo a vitória por 1 a 0.
- Um pouco de cada coisa. A gente sabe que o atacante tem que estar iluminado, tem que ter estrela para estar ali na hora certa. Tem que ter sorte, o atacante também tem que ter muita sorte. Mas acho que é mais trabalho do que as duas outras coisas. E eu venho trabalhando forte. Faço com muita determinação para que eu possa ir bem na hora do jogo - disse o atacante, que havia marcado pela última vez no empate em 2 a 2 com o São Paulo, dia 15 de agosto, no Morumbi.
O artilheiro sabe que o Cruzeiro tem grandes chances de se manter na ponta, embora considere ser uma empreitada mais difícil do que ter chegado ao primeiro lugar. A vitória de 1 a 0 sobre o Tricolor carioca desbancou o até então líder, que ficou 16 rodadas na ponta. Agora, restam nove rodadas para a Raposa levantar a taça.
- Eles ficaram dezeseis, e a gente poderia ficar essas nove agora. Vamos continuar trabalhando com a mesma humildade e determinação. Sonhar não custa nada, e nós vamos continuar sonhando para que possamos ser campeões no fim do ano.
A volta de Paulista pôs fim a um período de ansiedade. O atacante teve uma lesão muscular antes de enfrentar o Internacional, pela 20ª rodada, ficou dois jogos fora da equipe e retornou contra o Guarani. Ainda no primeiro tempo da partida diante do Bugre, o jogador voltou a sentir o mesmo problema e acabou substituído. Até o ultimo domingo, foram mais de 20 dias na posição de torcedor. Uma troca nada interessante, segundo o artilheiro.
- Para nós, é a pior parte. Estava acostumado a sempre estar jogando, e ter me machucado, ficar quase um mês parado, só vendo os jogos de fora é horrível, foi complicado. É muito ruim querer ajudar e só poder olhar e torcer. Mas graças a Deus eu consegui me recuperar rápido e voltar. E voltar bem para ajudar o Cruzeiro.

Muricy celebra fim de maratona: ‘Vai melhorar o futebol’ Após cerca de dois meses com rodadas no meio de semana, treinador terá tempo para preparar equipe para o clássico de domingo, contra o Botafogo

O Fluminense não é mais líder do Brasileirão, a derrota por 1 a 0 (assista aos melhores momentos) para o Cruzeiro, domingo, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 29ª rodada, custou a posição, mas Muricy Ramalho acordou nesta segunda-feira feliz. Se a colocação na tabela não é mais a ideal, o treinador ao menos terá tempo para fazer nos próximos dois meses o que mais gosta: trabalhar.

Depois de muito reclamar da maratona de jogos dos últimos dois meses, que causou inúmeras lesões musculares em seus jogadores, Muricy Ramalho terá uma semana para preparar a equipe para o clássico com o Botafogo, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, e assim será em quase todas as partidas até o fim da competição.

Animado, o treinador garante que o Flu brigará pelo título até o dia 5 de dezembro e aposta em uma melhora até mesmo da qualidade do futebol apresentado no Brasileirão.

- Essa semana é importante demais. Não só para mim, mas para todos os times. Os jogadores estão em uma maratona incrível. Dava para perceber alguns, até do próprio Cruzeiro, muitos cansados no fim do jogo. Não é fácil. São temperaturas altíssimas, viagens... Certamente esses dias para trabalhar serão importantes. Vai melhorar o futebol. Vejo uma reta final muito boa e com o Fluminense brigando pelo título.

Com 52 pontos, o Fluminense é o segundo colocado, atrás do Cruzeiro, que tem 54, e na frente do Corinthians, que tem 49 e um jogo a menos.
 
CDs - Submarino.com.br

Fernando Prass está perto de assinar com o Vasco por mais três anos

Clube e jogador chegam a um acordo, que ainda não foi oficializado

Fernando prass vasco treinoFernando Prass no treinamento do Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Falta só assinar. O Vasco está muito próximo de oficializar a renovação de contrato com Fernando Prass por mais três temporadas. O diretor de futebol do clube, Rodrigo Caetano, já se reuniu com o empresário do goleiro, Paulo Roberto, e com o próprio atleta e deixou tudo acordado. Agora falta colocar tudo no papel para garantir o camisa 1, de 32 anos, na Colina.
- Estamos bem avançados, tanto da nossa parte quando da do Fernando. Agora vou conversar com o Roberto (Dinamite) e com o Mandarino - disse Caetano.
Depois de renovar com Prass, a próxima meta da diretoria cruzmaltina é resolver a situação de Dedé, que pertence ao Vila Rio, e Romulo, que é vinculado ao Porto, de Caruaru. O Vasco já avisou que vai exercer seu direito de compra sobre estes jogadores.
 

Andrés despista sobre Parreira: 'Para ouvir não, não vamos procurar'

Presidente do Corinthians se esquiva sobre interesse no treinador, que tem a intenção de não trabalhar mais como técnico de futebol. Timão insiste

Por Diego Ribeiro e Leandro Canônico São Paulo
Andres SanchesAndrés Sanches na coletiva desta segunda-feira
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
Depois de preferir o silêncio no domingo, após a demissão do técnico Adilson Batista, o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, deu uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, no Parque Ecológico do Tietê. Diante das especulações sobre o nome de Carlos Alberto Parreira para a vaga, ele foi categórico.
- Eu estive com o Parreira há 15, 20 dias em uma festa e o convidei para assumir um cargo de gerência no CT, para o ano que vem. Ele me disse que gostaria de descansar e não queria saber de nada. Sobre ser treinador, ele me disse na Copa que não queria mais. E para ouvir não, não vamos procurar – disse o presidente.
Parece descarte, mas é despiste. A diretoria do Timão vai insistir mais um pouco na contratação de Parreira, tetracampeão com a Seleção Brasileira em 1994 e campeão do Rio-São Paulo e da Copa do Brasil pelo Corinthians em 2002. Andrés Sanches viaja para o Rio de Janeiro esta noite, mas assegura que é para compromissos particulares.
- Eu adoraria dizer o que vou fazer lá, porque faz muito tempo que não faço. Mas não posso – declarou o mandatário, insinuando que vai namorar.
Sobre ser treinador, ele me disse na Copa que não queria mais"
Sanches
Parreira está passando o fim de semana prolongado em Angra dos Reis, mas já teria conversado, via um intermediário, com a diretoria alvinegra. A resposta? Não. De qualquer maneira,
- Impossível – disse Andrés Sanches ao ser questionado se poderia haver uma manchete nos próximos dias com a contratação de Parreira.
O Corinthians tem mais dez jogos no Campeonato Brasileiro. Nenhum outro nome, além do de Parreira, foi citado nos bastidores do clube. A equipe está na terceira colocação, com um jogo a menos, e a cinco pontos do líder Cruzeiro.

Roda que salvou corrida de Webber em Cingapura será presente de Natal

RBR transformará peça que ficou danificada após toque com Hamilton.
Pneu ficou a 5mm de se soltar, mas resistiu até o fim da corrida noturna

Christian Horner, chefe da RBR, já decidiu o que a equipe dará a Mark Webber, atual líder do campeonato, de Natal neste ano. O time austríaco guardou a roda do australiano no GP de Cingapura, danificada após o toque com Lewis Hamilton, da McLaren, na 36ª volta. De acordo com a Bridgestone, fornecedora de pneus da F-1, ele ficou a apenas cinco milímetros de abandonar.
montagem Mark Webber detalhe rodaNo detalhe, a roda danificada de Mark Webber no GP de Cingapura após toque com Hamilton (Foto: AFP)
De acordo com Horner, a roda é a evidência perfeita do tipo de boa sorte que Webber está tendo neste ano e uma compensação pelo azar nas partes iniciais de sua carreira. O dirigente revelou que os mecânicos guardaram a peça para presenteá-lo no dia 25 de dezembro.
- Vamos transformá-la em uma mesinha de café e dar a ele. Como o pneu ficou naquele pneu foi realmente impressionante - diz Horner.

Brasil bate a Ucrânia, e Mano quebra escrita de 18 anos na Seleção

Técnico consegue terceira vitória em três jogos e é o primeiro desde Parreira, em 1992, a atingir o feito. Daniel Alves e Pato voltam a marcar

O Brasil subiu mais um degrau na renovação implantada pelo técnico Mano Menezes. Nesta segunda-feira, a Seleção venceu a Ucrânia por 2 a 0, em Derby, na Inglaterra, e manteve 100% de aproveitamento sob o comando do treinador, que assumiu logo após o fracasso da equipe de Dunga na Copa do Mundo. Os gols foram marcados por Daniel Alves e Alexandre Pato. Com o resultado, o atual comandante chegou à terceira vitória nos três primeiros jogos, quebrando uma escrita que durava mais de 18 anos.
Entre outubro de 1991 e fevereiro de 1992, Carlos Alberto Parreira estreou com uma sequencia de vitórias sobre Iugoslávia (3 a 1), Tchecoslováquia (2 a 1) e os Estados Unidos (3 a 0). Na era Mano Menezes, além da Ucrânia, o time canarinho também derrotou os americanos (2 a 0) e o Irã (3 a 0), na última quinta-feira, em Abu Dhabi. A equipe de Mano ainda tem outro ponto positivo a seu favor: não sofreu nenhum gol até agora.
A Seleção Brasileira voltará a campo apenas em novembro para o seu compromisso mais complicado sob o comando de Mano: dia 17, a equipe encara a Argentina, no Qatar. E já pensando no confronto com os hermanos, o treinador vai permanecer na Europa após a vitória sobre a Ucrânia para ver jogos de Real Madrid (Marcelo), Tottenham (Sandro e Gomes), Milan (Thiago Silva, Robinho, Pato e Ronaldinho Gaúcho) e Inter de Milão (Julio César, Lúcio, Thiago Motta, Mancini, Maicon e Philippe Coutinho).
VEJA GALERIA DE FOTOS DA VITÓRIA BRASILEIRA NA INGLATERRA
alexandre pato brasil gol ucrâniaPato comemora seu terceiro gol com a Seleção sob o comando de Mano: artilheiro (Foto: Getty Images)
Contra os ucranianos, que não contaram com o ídolo Shevchenko, Mano escalou o volante Elias como titular e deixou Philippe Coutinho no banco. A Seleção começou melhor a partida, tomando a iniciativa do jogo. A entrada de Elias na vaga de Philippe Coutinho surtiu efeito, e o time dominava as ações. Além do jogador do Corinthians, os laterais Daniel Alves e André Santos e os volantes Lucas e Ramires apareciam com destaque na partida. Carlos Eduardo, escalado como referência do meio-campo, não tinha uma boa atuação.
E foi em uma boa jogada de Elias que o Brasil abriu o marcador aos 24 minutos do primeiro tempo. O volante roubou a bola no meio-campo e tocou para Robinho. O Rei das Pedaladas tabelou com Alexandre Pato e recebeu pelo lado esquerdo da grande área. De canhota, o ex-santista de canhota cruzou e Daniel Alves acertou um belo chute de primeira para fazer 1 a 0 para a Seleção Brasileira. Um golaço.
Após sofrer o gol, a Ucrânia acordou para o jogo. A equipe europeia passou a trabalhar mais no campo ofensivo, tentando pressionar o Brasil. Mas foi justamente ao tentar controlar o jogo que a equipe quase levou o segundo gol. Tymoshuk errou o passe e deixou Alexandre Pato no mano a mano com um defensor. O camisa 9 balançou o corpo para se livrar do zagueiro, ficou de frente para o goleiro e chutou na trave. Na sobra, com o gol vazio, Carlos Eduardo finalizou por cima do travessão.
Mesmo melhor, o Brasil quase sofreu o gol de empate já no fim do primeiro tempo. Aos 42, Gusev passou por André Santos pelo lado esquerdo, se enrolou com Lucas e cruzou para área. Aliyev recebeu o passe e soltou a bomba para empatar. O árbitro assinalou falta no primeiro lance e anulou o gol de forma equivocada. Curiosamente, na vitória brasileira sobre o Irã por 3 a 0, na última quinta-feira, os rivais da Seleção também tiveram um gol mal anulado pelo trio de arbitragem.
Logo com cinco minutos do segundo tempo, a Ucrânia assustou Victor novamente: Rotan arriscou de fora da área, a bola tocou em Ramires e bateu na trave direita do goleiro brasileiro. A resposta do time de Mano veio aos 13, com Robinho. O camisa 7 driblou pela direita na área e bateu cruzado, mas a bola saiu sem perigo.
O segundo gol do Brasil saiu aos 18: Carlos Eduardo cruzou da direita, Pato dominou na área, rodou com a bola dominada e bateu sem chance para Dykan. Belo gol do artilheiro da era Mano Menezes com três em três jogos.
Logo após o gol, o treinador tirou Carlos Eduardo, que havia melhorado na etapa final, e Ramires para as entradas de Giuliano e Sandro. Aos 32, Giuliano fez boa jogada na entrada da área e foi derrubado por Tymoshuk, quase na linha. Daniel Alves cobrou colocado e a bola passou rente o travessão. Em seguida, Mano fez mais mudanças (apenas Victor, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Lucas atuaram os 90 minutos) e a equipe criou menos chances.

BRASIL 2 X 0 UCRÂNIA
Victor, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos (Adriano); Lucas, Ramires (Sandro), Elias (Wesley) e Carlos Eduardo (Giuliano); Robinho (André) e Alexandre Pato (Nilmar) Dykan, Kucher, Mandziuk, Fedetskiy e Romanchuk; Tymoshuk, Rotan, Polovyi (Gay), Gusiev (Khudobyak) e Aliyev; Milevski (Seleznyov)
Técnico: Mano Menezes Técnico: Yuri Kalitvintsev
Gols: Daniel Alves, aos 24 minutos do primeiro tempo; Alexandre Pato, aos 18 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Ramires (Brasil); Tymoshuk, Kusher (Ucrânia)
Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra). Auxiliares: Simon Beck (Inglaterra) e Steve Child (Inglaterra)