terça-feira, 5 de abril de 2011

Polvoilan! Libertadores e Copa do Brasil

ter, 05/04/11
por ilan |
categoria PolvoIlan

FOTO: corpo de Sondermann é velado e enterrado em cemitério paulista

Após forte acidente na curva do Café, em Interlagos, piloto teve morte cerebral; familiares, amigos e companheiros de profissão fizeram as últimas homenagens

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
velório do piloto Gustavo Sondermann em São Paulo (Foto: Futura Press)O piloto Gustavo Sondermann foi enterrado em São Paulo na tarde desta terça-feira. O paulista se envolveu em um acidente durante a etapa paulista da categoria de acesso à Stock Car. Por conta do forte impacto, o atleta acabou sofrendo morte cerebral e veio a falecer nesta manhã. Muitos pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro - como Daniel Serra, Luciano Burti, Popó Bueno e Thiago Camilo - estiveram presentes para fazer uma última homenagem ao companheiro de profissão e de autódromos. O enterro aconteceu no Cemitério Israelita de Butantã. (Foto: Futura Press)

'Jogador de xadrez', Mano afirma ter estratégia para aproveitar jovens

Técnico diz que Pato pode ser o camisa 9 da Seleção, não descarta time com três atacantes e afirma que não há pressão sobre peso de Ronaldo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Como um jogador de xadrez, o técnico Mano Menezes montou uma estratégia: unir um grupo de atletas experientes a revelações do futebol brasileiro para formar a Seleção que irá disputar a Copa do Mundo em casa em 2014. Em longa entrevista à Rádio Globo nesta terça-feira, o treinador elogiou a nova safra e disse que Ganso, Neymar, Lucas & cia. estão no caminho para uma longa vida com a camisa amarelinha.
- Não jogo pôquer, mas jogo xadrez. Uma boa estratégia é importante para aproveitar muito bem essa nova condição de talento que o futebol brasileiro nos brinda nesse momento. Temos uma grande condição de formar uma Seleção. Vai se juntando, a uma ideia inicial, de reunir jovens talentos com jogadores com uma maior trajetória na Seleção. Tem de saber conduzir para que as coisas não sejam atropeladas desnecessariamente. Penso que estamos no caminho, e eles vão ter uma grande trajetória na Seleção Brasileira.
Mano Menezes rádio o Globo (Foto: Site Oficial)Mano Menezes participa de programa na Rádio Globo, no Rio de Janeiro (Foto: Site da Rádio Globo)
Durante a entrevista, Mano elogiou ainda a boa fase de Alexandre Pato, que brilhou na vitória do Milan sobre o Inter de Milão no último sábado e se apresenta como principal favorito para ser dono da camisa 9. O técnico disse ainda que não descarta escalar a Seleção com três atacantes, tendo Neymar e Robinho juntos na frente, e que não haverá surpresas na convocação para a Copa América.
Brincando, o treinador chamou Ronaldo de "gordinho" e afirmou que não há pressão para o Fenômeno perder peso para a despedida no dia 7 de junho contra a Romênia. Confira abaixo alguns trechos da entrevista de Mano:
Nova geração
Não jogo pôquer, mas jogo xadrez. Uma boa estratégia é importante para aproveitar muito bem essa nova condição de talento que o futebol brasileiro nos brinda nesse momento. Temos uma grande condição de formar uma Seleção. Vai se juntando, a uma ideia inicial, de reunir jovens talentos com jogadores com uma maior trajetória na Seleção. Tem de saber conduzir para que as coisas não sejam atropeladas desnecessariamente. Penso que estamos no caminho, e eles vão ter uma grande trajetória na Seleção Brasileira.
Lucas e Ganso juntos?
Não consigo imaginar (os dois juntos com apenas um volante). Ainda não. Penso que, com essa formação, o Lucas teria de jogar um pouco mais à frente. Com dois volantes, será um meio de campo muito provável. A Seleção Brasileira vai ter essa postura, mas é claro que os nomes podem variar um pouquinho.
Olimpíadas
Nós temos uma geração que já vem se destacando muito e já vai ter idade para jogar em Londres. Neymar, Lucas, Ganso, Sandro... Temos uma grande oportunidade de fazer uma grande Seleção. No nosso planejamento, é uma das grandes prioridades. É exatamente no meio do trabalho, e a chance de conquistar uma medalha. Confirmando essa expectativa que se tem sobre eles, vão estar assinando uma possibilidade de estar na Copa de 2014.
Neymar e Lucas comemoram o títulodo Brasil sub 20 (Foto: Mowa Press)Campeões do Sul-Americano Sub-20, Lucas e Neymar já ganharam chance com Mano  (Foto: Mowa Press)
Diferença de pressão em clube e Seleção
(Em clubes) é mais desgastante porque precisa jogar duas vezes por semana e sempre apresentar bons resultados. A Seleção também precisa de resultados, mas tem condição de fazer um planejamento maior, com amistosos de 30 em 30 dias e o fato de poder escolher os jogadores adequados. A desvantagem é que não tem tempo para treinar para esses jogos. Na Seleção, só se consegue trabalhar detalhes quando reunir para uma competição de maior duração. Não posso reclamar dos meus últimos clubes (Grêmio e Corinthians). Foram três anos de trabalho em cada. Acompanhei a situação do Geninho, que já foi campeão pelo Atlético-PR, e não teve condições de trabalhar mais de 10 jogos. É certamente decepcionante

Despedida de Ronaldo
Nunca sofri pressão para colocar o gordinho para jogar (no Corinthians), até porque eu o colocava para jogar sempre. Também vou colocá-lo para jogar contra a Romênia. Quando a gente convida alguém para sua casa, tem de tratar bem. A Seleção também já foi a casa dele e vamos homenageá-lo. Agora não cabe cobrança sobre o peso.

Boa fase de Pato
Pato fez na Seleção na maioria dos jogos aquilo que ele tem feito no Milan, mas, claro, com um posicionamento um pouco diferente. O que deixou bem claro (a vitória do Milan sobre o Inter) é que o Pato pode ser o camisa 9 da Seleção. Discutiu-se muito apos o jogo contra a França, que ele não poderia ser o principal centroavante. Não é que o Pato não tenha essa condição de ser o principal atacante. Não peço a ele que jogue de costas. Até porque é difícil marcar gol de costas para o gol. O que me deixou feliz no jogo (Milan x Inter) é ver atacantes brasileiros assumindo essa condição de serem novamente protagonistas nos grandes jogos.

Marcelo bem no Real Madrid
Não sei a maneira como vou abordar isso, porque não tenho todos os dados e posso cometer uma injustiça. O Marcelo também não jogou pelo Real Madrid no final de semana. Existem jogadores que são mais sensíveis a essas condições. Existem jogadores que superam mais a dor. Isso é muito pessoal. Cabe ao técnico escolher. Nos ainda não temos na posição, depois da saída do Roberto Carlos, um nome de unanimidade na lateral. Foi uma condição de treinamento. Ele iria iniciar a partida, teria uma sequencia maior, assim como foi feito com o André Santos. Uns vão com uma condição maior de dor para o jogo, outros não. Você precisa analisar isso e escolher o que é melhor pra você.
adriano apresentação corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)No Corinthians, Adriano terá que conquistar Mano
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Adriano
Quando iniciamos o trabalho, fui bastante claro que não estava excluindo ninguém da Seleção. O que acho, é que temos que tomar um pouco de cuidado para não ficarmos batendo sempre nos mesmo nomes como possíveis soluções para a Seleção. Sempre se fala do Ronaldinho, do Kaká, do Adriano. O que estou fazendo de prático é encontrar novos nomes para a Seleção para serem comparados a esses nomes. O histórico mostra que a recuperação pode não acontecer e eles não voltarem à Seleção. Por isso, é importante escolher novos nomes para serem comparados. É preciso estabelecer prioridades nas etapas. Mais para frente, podemos comparar os jogadores e definir os nomes que vão fazer parte do grupo da Seleção principal. Todos os jogadores que estiveram bem tem chances na Seleção. Acredito nas pessoas. Depende dele. Não pode é viver no discurso, na promessa. Tem de encarar a realidade dura. E a realidade dura do futebol é trabalhar todos os dias, treinar. O considero um jogador diferenciado

Robinho
Eu tenho tido muito poucos problemas de relacionamento nesses sete anos, considerando o trabalho desde 2005, quando assumi pela primeira vez um clube de ponta. Porque minhas conversas são claras e objetivas. O jogador precisa entender o propósito que o técnico tem e entender o momento que ele está atravessando. Vai ser assim com o Robinho também. Não quer dizer que o Robinho será reserva. Aliás, ele está vindo de um grande jogo (contra o Inter de Milão). Nós o deixamos de fora realmente porque ele vinha de uma sequência grande de jogos. Penso nele para a Copa América, penso que ele é útil para a Seleção. A questão da titularidade vai depender da produção que ele tiver no momento, e da maneira que montarmos o time taticamente. Já montei o time com Neymar e Robinho juntos, contra os Estados Unidos. Pode ser que lá na frente eu tenha que optar por Neymar ou Robinho. Aí vamos escolher quem estiver melhor. A Seleção é muito maior que essa situação.
Kaká
O Kaká não vem sendo o jogador que vinha sendo, até porque nem sequer está jogando no Real Madrid. Ele tem uma noção muito clara porque tive uma conversa com ele e coloquei a minha posição e ouvi a dele. E as idéias convergem. Para ele estar na Seleção precisa estar muito bem. Não e um jogador que está recebendo uma oportunidade pela primeira vez.

Três atacantes
É possível jogar dessa maneira. No Campeonato Italiano, que é um dos mais disputados, você vê o Milan sendo montando muitas vezes com Pato, Ibrahimovic e o Robinho quase como armador. É preciso tem um jogador com característica um pouco maior de recomposição, mas é possível jogar desse jeito.

Derrotas para Argentina e França
Eu não tive dificuldades para dormir. Trabalho muito antes de cada jogo para fazer o melhor papel de técnico. O que me tira a condição de tranquilidade é o fato de perder quando se pode ganhar. Às vezes se perde porque o adversário foi melhor. O jogo contra a Argentina tinha acabado quando sofremos o gol. Não jogamos menos do que a Argentina. Aliás, jogamos mais do que eles no segundo tempo. Diante da França, o Brasil tinha o jogo absolutamente controlado até o Hernanes ser expulso no primeiro tempo. Fico chateado, porque sei que o resultado é uma parte importante do trabalho. Não se pode abrir mão de buscar a vitória. Estava ali uma oportunidade de desmanchar números negativos contra a França. O resultado vem sendo negativo, mas vem sendo jogado por jogadores diferentes, por outros grupos. O resultado é importante para conseguir o respeito dos adversários. Mas o Brasil não jogou menos contra esses dois adversários. Não me tirou o sono porque, pelo o que vi dentro do campo, nos dá uma condição melhor mais para a frente
Convocação da Copa América
Dificilmente terá um nome novo, totalmente novo. Provavelmente vão aqueles jogadores que fizeram parte do trabalho até aqui, com raríssimas exceções. Se não acontecer nada de extraordinário, vai ser esse grupo que vem jogando

Maicosuel usa colete como alvo
para chutes na ‘gaveta’

Cada vez mais perto da volta, meia permanece em campo após treino
para praticar chutes a gol

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Maicosuel treino Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Maicosuel não disputa uma partida há quase sete
meses (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
São quase sete meses sem disputar uma partida, e Maicosuel mostra que não falta energia acumulada. Depois do treinamento da tarde desta terça-feira, o meia permaneceu no campo de General Severiano por mais 20 minutos apenas praticando chutes a gol. E não foi preciso goleiro.
Debaixo de chuva, e ao lado do lateral Flávio Pará e do volante Lucas Zen, Maicosuel juntou algumas bolas fora da grande área. O Mago posicionou um colete verde no ângulo esquerdo da baliza, que tornou-se o alvo de seus chutes a gol.
A prática aconteceu depois de Maicosuel participar de um treinamento ao lado dos jogadores reservas do Botafogo. Durante a atividade, o meia mostrou habilidade, explosão e precisão nos chutes, mostrando que está muito perto de chegar à forma ideal. O atual trabalho do jogador é focado na recuperação física.

Maicosuel sofreu uma grave lesão nos ligamentos do joelho esquerdo em setembro do ano passado. A previsão de retorno estipulada pelos médicos do Botafogo é para o mês de maio. No entanto, acredita-se que há possibilidade de o meia antecipar em algumas semanas sua volta aos gramados.

Artilheiro dos gols difíceis, Eder Luis diz que os fáceis vão começar a sair

Atacante do Vasco vem perdendo algumas oportunidades mais claras e fazendo gols em situações bem mais complicadas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Um dos destaques do Vasco na goleada por 4 a 0 sobre o Bangu no último domingo, em São Januário, o atacante Eder Luis vive um momento curioso na carreira. O jogador tem aproveitado melhor as oportunidades mais complicadas do que as consideradas claras na hora de balançar a rede. Para se defender, ele diz que vem aparecendo nos confrontos mais importantes da equipe e garante que não falta treino de finalizações.
Confira no vídeo alguns lances perdidos e outros aproveitados pelo atacante
- Tenho treinado bastante e caprichado nas finalizações, mas há momentos em que a bola não entra e em outros acaba entrando. Em jogos mais difíceis, também acabo fazendo e sendo melhor para o time. Mas é algo que acontece com qualquer um, e nos últimos jogos tem acontecido comigo.
Uma das chances mais claras não aproveitada pelo atacante ocorreu no clássico diante do Fluminense, no dia 27 de março. Ele recebeu belo passe de Márcio Careca e entrou sozinho, na cara do goleiro Ricardo Berna. Chutou forte. Mas a bola saiu quase pela lateral. O gol fez falta: o Vasco ficou no empate por 0 a 0. Em outro clássico, contra o Botafogo, Eder Luis teve duas oportunidades frente a frente com Jefferson na primeira etapa e em ambas parou no goleiro. Após o intervalo, num lance plástico e difícil, ele acertou uma meia-bicicleta depois que Dedé desviou a bola de cabeça em cobrança de escanteio. Foi o segundo gol da vitória por 2 a 0.
Os gols fáceis também vão começar a sair"
Eder Luis
Contra o Bangu, a história se repetiu. O atacante teve duas chances claras no primeiro tempo - uma delas em uma arrancada de quase do meio-campo, passando por quatro adversários - e parou no goleiro Thiago Leal. No segundo tempo, recebeu um passe de Felipe na entrada da área e não precisou dominar a bola para acertar um chute certeiro.
- Nesse último gol, eu tive a oportunidade de acertar um belo chute, em que a visão do goleiro era ruim por ter muita gente na frente. Foi um gol difícil, mas pode ter certeza de que os gols fáceis também vão começar a sair - garantiu.

Inter confirmado com só dois volantes. Oscar enfrenta o Jaguares

Celso Roth muda de ideia, faz treino aberto e confirma escalação colorada para partida desta quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
Oscar Internacional (Foto: Edu Rickes / Globoesporte.com)Oscar começa o jogo contra o Jaguares nesta
quarta (Foto: Edu Rickes / Globoesporte.com)
Está confirmado o time do Inter para o jogo desta quarta-feira, contra o Jaguares, no México, pela penúltima rodada do Grupo 6 da Libertadores da América. O Colorado irá a campo com dois volantes e três meias, mantendo seu desenho habitual nas últimas partidas. Com isso, Oscar começa o jogo ao lado de D’Alessandro e Zé Roberto no setor de criação, com o volante Wilson Matias entre os reservas.
Celso Roth pretendia fazer um treino fechado em Tuxtla Gutierrez no final da tarde desta terça-feira, mas mudou de ideia. A imprensa teve acesso à atividade, que mostrou a escalação vermelha para a partida desta quarta. O Inter irá a campo com Lauro, Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Oscar, D’Alessandro e Zé Roberto; Leandro Damião.
A partida começa às 19h30m (horário de Brasília) desta quarta-feira. Um empate garante o Inter nas oitavas de final da Libertadores. Se vencer o jogo, o Colorado seguirá forte na briga pela melhor campanha geral da primeira fase da competição continental.

Peixe acerta com Muricy e promete
R$ 1,2 milhão pela Libertadores

Treinador assinou contrato por um ano, com opção de renovação por mais um. Chega apenas com dois auxiliares técnicos

Por Adilson Barros Santos, SP
Muricy (Foto: Ze Gonzalez / Globoesporte.com)Muricy se apresenta nesta quinta-feira no CT
(Foto: Ze Gonzalez / Globoesporte.com)
O Santos oficializou nesta terça-feira a contratação do técnico Muricy Ramalho. O treinador já havia dito de manhã que, mesmo ainda não tendo assinado, ele já poderia falar como treinador santista. O vínculo do treinador vale até abril de 2012, mas há a opção de renovação por mais um ano.
 - Gostei da postura da diretoria que mostrou transparência, seriedade e um bom planejamento, por isso chegamos a um acordo - disse Muricy, via assessoria de imprensa.
- O Muricy é um técnico vencedor e extremamente sério. Nossas conversas mostraram haver uma forte sinergia entre seu trabalho e nosso estilo de gestão - comentou o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.
Muricy, 55 anos, chega ao clube apenas com o auxiliares técnicos Mário Felipe Peres, o Tata, e Cláudio Grilo. Tata é seu fiel escudeiro e faz o  trabalho do dia a dia nos treinos. Cláudio Grilo filma treinos do time, jogos dos adversários e elabora estastísticas.
Muricy deixou o Fluminense reclamando da estrutura - falou até de ratos nas Laranjeiras. No Santos, porém, o técnico vai encontrar uma estrutura excelente para trabalhar.
Muricy vai aproveitar a comissão técnica fixa do Santos. Ele estará na Vila Belmiro nesta quarta-feira e assistirá, do camarote da presidência, à partida entre Santos e Colo Colo-CHI, pela Taça Libertadores. Antes do confronto, vai ao vestiário para conhecer os jogadores.
O novo treinador começará a trabalhar na quinta-feira e será apresentado após o treinamento tarde, marcado para as 16h, no CT Rei Pelé.
No Santos, Muricy receberá entre salários e parcelamento de luvas R$ 600 mil mensais. Há ainda premiações por metas. Pela conquista da Taça Libertadores, o Peixe promete pagar R$ 1,2 milhão. É um valor menor que os R$ 2 milhões pagos a Dorival Júnior pela conquista da Copa do Brasil no ano passado. No entanto, Dorival aceitou ganhar um salário abaixo do mercado em troca de premiações maiores. Muricy prefere ter remuneração mensal maior. A negociação entre clube e trienador só não foi mais rápida por causa desse detalhe.
O clube pagará ainda prêmios pelas seguintes metas: conquista do estadual, classificação para Libertadores 2012, título brasileiro. Há até premiação estipulada para a conquista do Mundial Interclubes (caso o Santos reaja e consiga levantar a Taça Libertadores).
Ficha técnica
Clubes como jogador: São Paulo e Puebla-MEX
Clubes como treinador: Fluminense, Palmeiras, São Paulo, Internacional, São Caetano, Portuguesa Santista, Figueirense, Náutico, Santa Cruz, Botafogo (SP), Ituano, Shanghai Shenhua (China), Guarani e Puebla (México).
Curiosidades: Foi eleito melhor treinador do Campeonato Brasileiro por cinco vezes – 2005, 2006, 2007, 2008 e 2010.
Títulos conquistados como técnico: Campeonato Brasileiro 2006, 2007, 2008 (São Paulo) e 2010 (Fluminense), Copa Conmebol 1994 (São Paulo), Copa da China 1998 (Shanghaï Shenhua), Campeonato Pernambucano 2001 e 2002 (Náutico), Campeonato Gaúcho 2003 e 2005 (Internacional) e Campeonato Paulista 2004 (São Caetano).
 

Mineiramente, Enderson mantém sono intacto e confiança em alta

Técnico do Flu adota a serenidade como trunfo para superar tensão na véspera de 'final' contra Nacional e quer equipe com mesmo comportamento

Por Cahê Mota Direto de Montevidéu
Emerson Moreira Fluminense (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)Enderson Moreira confia em bom resultado
(Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)
A inexperiência e o fato de ainda ser um desconhecido no mundo do futebol ficaram em segundo plano. Na véspera da partida mais importante de sua curta carreira como treinador, Enderson Moreira faz prevalecer o jeitinho mineiro para comandar o Fluminense diante do Nacional, nesta quarta, às 21h50m (de Brasília), no Centenário, em Montevidéu, pela quinta rodada do Grupo 3 da Libertadores.
Com voz mansa e serenidade, o paulista radicado ainda na infância em Minas Gerais em nada lembra o nervoso antecessor Muricy Ramalho e trata o confronto decisivo diante dos uruguaios como se fosse apenas mais um. Pelo menos no que diz respeito a rotina. A urgência da vitória, por exemplo, não é capaz de tirar seu sono ou fazê-lo apelar para gritos e feições sisudas. Comportamento que, segundo ele, é importante também para diminuir a tensão dos jogadores.
- Estou dormindo bem. Não adianta sofrer por antecipação. É preciso estar tranquilo, até para passar isso para os atletas. Temos que nos preocupar no que podemos fazer. A partir do momento que os jogadores entram em campo, é com eles. Eles que estão ali para tomar as decisões corretas. Estou ali para auxiliar. Durmo tranquilo. É algo que já me afetou e não afeta mais.
Ciente da responsabilidade do compromisso desta quarta, Enderson acredita que não são necessários fatores extracampo para que o Fluminense entra em campo em clima de decisão. Para o treinador, obrigação de vencer por si só já eleva a adrenalina.
- O jogo em si, pelo momento decisivo que vivemos, já faz com que todo mundo esteja concentrado e motivado para superar as dificuldades. É fundamental vencer para continuarmos vivos.
O comandante tricolor, por outro lado, faz questão de frisar que esta motivação natural não pode ser exagerada. Até mesmo por se tratar de uma partida contra uruguaios, famosos por fazerem uso da catimba e tirarem proveito que qualquer desequilíbrio psicológico dos adversários.
- O lado emocional é muito importante para o jogador. A experiência conta muito, mas é importante alertar para que estejamos somente concentrados em jogar futebol. Se a partida já é difícil, imagine com um problema de expulsão? Temos que viver o jogo com sabedoria e vontade. Tenho percebido os atletas muitos conscientes das responsabilidades e dificuldades.
E a resposta do elenco tem sido positiva neste quesito. Com a colaboração de jogadores experientes como Souza e Deco, Enderson vê a equipe com os nervos controlados.
- Há jogadores com um passado muito vitorioso. Todo mundo que conquista coisas na vida, passa por dificuldades, por pressão. Eles sabem o que esperar quarta-feira. E sabem o quanto é importante estarem tranquilos para executarem com precisão o que devem fazer.
Com cinco pontos, o Fluminense é o terceiro colocado da chave. Os uruguaios do Nacional estão na lanterna, com quatro. Os líderes são Argentinos Juniors, sete, e América do México, seis, que se enfrentam também nesta quarta, às 23h50m (de Brasília), no estádio Azteca, na capital mexicana.

CBV divulga pré-lista da Liga Mundial com nomes de Serginho e Gustavo

Números de atletas inscritos ainda diminuirá de 25 para 20. Central Henrique também retorna, mas levantador Ricardinho fica fora

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou nesta terça-feira a pré-lista dos jogadores que poderão defender a seleção brasileira masculina na disputa da Liga Mundial 2011. Por exigência do regulamento, 25 atletas foram inscritos, mas, até o fim de maio, este número cairá para 20. As principais novidades são a presença do líbero Serginho, que chegou a admitir a possibilidade de não defender mais a seleção, além dos retornos dos centrais Gustavo, do Pinheiros, e Henrique, do Minas. O levantador Ricardinho, do Vôlei Futuro, é a maior ausência.
No início de março, Serginho levantou a possibilidade de deixar a seleção brasileira, abrindo espaço para outros jogadores. Bernardinho rapidamente se manifestou dizendo contar com o líbero. O jogador, então, disse que iria conversar com o técnico antes de tomar a decisão final.
Gustavo se despediu da seleção nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, mas chegou a ser novamente convocado no ano seguinte. O meio de rede, porém, não chegou a fazer seu retorno por causa de uma lesão nas costas. Henrique, que foi cortado do grupo que ganhou a medalha de ouro em 2004, chegou a ser chamado por Bernardinho depois das Olimpíadas de Atenas, mas já não era lembrado pelo técnico há algum tempo.
Destaques da Superliga 2011, os opostos Wallace de Souza, do Cruzeiro, e Wallace Martins, do Sesi, também marcam presença na pré-lista.
De acordo com a CBV, a pré-lista não é definitiva e poderá sofrer alterações. Além disso, estes jogadores ainda não foram convocados e a primeira lista para treinamentos deve ser feita apenas no fim da próxima semana. A comissão técnica começará os treinos na segunda quinzena de abril, em Saquarema. A estreia na Liga Mundial acontece entre os dias 27 e 29 de maio, em Porto Rico.
Confira a pré-lista de inscritos para a Liga Mundial 2011:
Líberos:
Alan Barbosa - Londrina
Mário Júnior - Vôlei Futuro
Sérgio Santos (Serginho) - Sesi
Levantadores:
Bruno Rezende (Bruninho) – Florianópolis / Modena (Itália)
Marlon Yared – Minas
Raphael de Oliveira – Trentino (Itália)
Sandro Carvalho – Sesi
William Arjona – Cruzeiro
Ponteiros:
Dante Amaral – Dínamo Moscou (Rússia)
Gilberto Godoy Filho (Giba) – Pinheiros
João Paulo Bravo – Arkas Spor Kulubu (Turquia)
João Paulo Tavares – Florianópolis
Luiz Felipe Marques – Minas
Murilo Endres – Sesi
Thiago Alves – Sesi
Centrais:
Éder Carbonera – Florianópolis
Gustavo Endres – Pinheiros
Henrique Randow – Minas
Lucas Saatkamp (Lucão) - Vôlei Futuro
Rodrigo Santana (Rodrigão) – Siraat Bankasi (Turquia)
Sidnei dos Santos Jr (Sidão) – Sesi
Opostos:
Leandro Vissotto - Vôlei Futuro
Théo Lopes – Santory Sunbirds (Japão)
Wallace de Souza – Cruzeiro
Wallace Martins – Sesi

Real goleia Tottenham no retorno de Kaká e fica muito perto da semifinal

Adebayor (duas vezes), Di María e Cristiano Ronaldo marcam na vitória de
4 a 0 no Bernabéu. Decisão de vaga será na próxima semana em Londres

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Espantado o fantasma das oitavas de final da Liga dos Campeões, o Real Madrid está com um pé na semifinal do torneio desta temporada: com gols de Adebayor (dois), Di María e Cristiano Ronaldo, além de boa atuação de Marcelo e retorno de Kaká, o time de José Mourinho bateu o Tottenham por 4 a 0 nesta terça-feira, no Santiago Bernabéu, e abriu excelente vantagem para a partida de volta em Londres.
O Real, que em 2011 encerrou o tabu de seis anos sem passar das oitavas, busca o décimo título da Champions. A partida decisiva com os Spurs será no dia 13 (quarta-feira da próxima semana) no estádio White Hart Lane, às 15h45m (de Brasília), com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM. O vencedor deste confronto pegará quem sair de Barcelona x Shakhtar, o que pode gerar o clássico espanhol na decisão por um lugar na final de 28 de maio em Wembley.
Kaká na partida do Real Madrid contra o Tottenham (Foto: Reuters)Sandro tenta roubar a bola de Kaká: camisa 8 voltou aos gramados com barba (Foto: Reuters)
O GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo Barça x Shakhtar na quarta, às 15h45m (de Brasília)
No Bernabéu, o clube merengue contou com grande atuação de Marcelo, que fez o cruzamento perfeito para o segundo gol de Adebayor. Mourinho promoveu ainda a volta de Kaká - agora barbudo - aos gramados: com dores no joelho esquerdo, o camisa 8 não jogava desde 26 de fevereiro e deu o passe para Cristiano Ronaldo fechar a goleada. No Tottenham, o goleiro Gomes, que falhou no gol do português, e o volante Sandro foram titulares e atuaram os 90 minutos.
DÉCIO LOPES: Kaká ainda tem muita bola para jogar. Comente!
Adebayor marca para o Real, e Crouch é expulso no Tottenham
O jogo prometia forte emoções para o Real Madrid, que não chega a uma semifinal de Liga dos Campeões desde a temporada 2001-2002, quando se sagrou campeão. E antes mesmo do início, o técnico José Mourinho já cobrava atenção dos seus comandados. Na boca do túnel, minutos antes do confronto, o português orientava o posicionamento do lateral-esquerdo Marcelo, que tem sido um dos destaques do time na competição. E parece que as palavras pré-jogo surtiram efeito. O brasileiro foi um dos melhores em campo.
Peter Crouch deixa o campo após ser expulso contra o Real Madrid (Foto: AP)Com Mourinho ao fundo, Peter Crouch deixa o
campo após ter sido expulso (Foto: AP)
Logo aos quatro, o Real Madrid abriu o marcador após cobrança de escanteio da direita. Adebayor subiu mais do que Jenas na marca do pênalti e cabeceou com força. Gomes tocou na bola, que passou por baixo das pernas de Modric antes de entrar. Delírio no Santiago Bernabéu. Aos 15, Peter Crouch facilitou a vida dos merengues. Após ter levado cartão amarelo aos sete, o grandalhão inglês foi expulso após dar um carrinho desnecessário no campo de ataque em Marcelo.
O Real Madrid passou a tocar a bola, buscando envolver o Tottenham, que estava com um a menos em campo. O segundo gol quase pintou em uma tabela de Cristiano Ronaldo com Marcelo. Aos 21, o português recebeu dentro da área e chutou para boa defesa de Gomes. No minuto seguinte, o holandês Van der Vaart soltou a bomba de fora da área para intervenção segura de Casillas, que evitou o empate dos ingleses.
Mesmo com um jogador a menos, o Tottenham assustou o Real em uma jogada de Gareth Bale, aos 29. O galês avançou pela esquerda, ganhou na corrida de Sérgio Ramos, entrou na área e chutou na rede pelo lado de fora, assustando Casillas. Marcelo seguiu bem na partida e deu outro ótimo passe, desta vez para Sérgio Ramos. Pelo lado direito da pequena área, o espanhol cabeceou para a esquerda e por pouco Adebayor não marcou o segundo dos merengues.
Aos 41, lance duvidoso na área do Tottenham. Di María recebeu na meia-lua e soltou a bomba. Para se proteger, o zagueiro Dawson colocou as mãos à frente do rosto e acabou desviando a trajetória da bola. O árbitro alemão Felix Brych mandou a partida seguir normalmente.
jogadores do Real Madrid comemoram gol contra o Tottenham (Foto: Reuters)Pepe, Marcelo, Kaká e companheiros comemoram o primeiro gol de Adebayor no jogo  (Foto: Reuters)
Real mata o jogo, e Kaká volta a atuar com assistência
Na etapa final, o Real continuou dominando e chegou ao segundo gol aos 11 minutos, novamente com Adebayor: após cruzamento perfeito de Marcelo, o togolês tocou de cabeça sem defesa para Gomes. Aos 20, o goleiro brasileiro levou a melhor: Adebayor cabeceou bem, mas o ex-cruzeirense salvou o Tottenham.
O time de Mourinho "matou" a partida de vez aos 26: Di María recebeu no bico da grande área, pela esquerda, driblou Assou-Ekotto e soltou uma bomba de canhota no ângulo direito de Gomes. Golaço: 3 a 0.
Logo após o gol, o técnico português tirou Adebayor para a entrada de Higuaín, que havia retornado ao time contra o Gijón após cirurgia de hérnia de disco. Em seguida, Di María deu lugar a Kaká. Os autores dos gols saíram aplaudidos de pé pela torcida no Bernabéu.
Barbudo, Kaká procurou se movimentar e conseguiu uma boa jogada aos 42, quando acertou o cruzamento para Cristiano Ronaldo pegar um belo chute de primeira, que passou por baixo de Gomes: 4 a 0, goleada e vaga praticamente garantida para o Real na semifinal.
Di Maria comemora gol do Real Madrid contra o Tottenham (Foto: Reuters)Di María se joga no gramado após fazer golaço para o Real: time com um pé na semifinal (Foto: Reuters)
REAL MADRID 4 X 0 TOTTENHAM
Casillas, Sérgio Ramos, Ricardo Carvalho, Pepe e Marcelo; Khedira (Diarra), Xabi Alonso, Özil e Di María (Kaká); Cristiano Ronaldo e Adebayor (Higuaín). Gomes, Corluka (Bassong), Gallas, Dawson e Assou-Ekotto; Jenas, Sandro, Modric e Bale; Van der Vaart (Defoe); Crouch.
Técnico: José Mourinho Técnico: Harry Redknapp
Gols: Adebayor, aos quatro minutos do primeiro tempo e aos 11 minutos do segundo tempo; Di María, aos 26 do segundo tempo; Cristiano Ronaldo, aos 42 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Adebayor, Pepe (Real Madrid); Crouch, Van der Vaart (Tottenham)
Cartão vermelho: Peter Crouch (Tottenham)
Árbitro: Felix Brych (ALE)
Auxiliares: Thorsten Schiffner (ALE) e Mark Borsch (ALE)
Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha)

Com dois gols de brasileiro, Schalke goleia e joga Inter de Milão no buraco

Três dias após pesada derrota no clássico, italianos são atropelados pelos alemães em pleno Giuseppe Meazza: 5 a 2. Edu, ex-Guarani, se destaca

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
Os torcedores do Inter de Milão muito provavelmente já se esqueceram da pesada derrota no clássico de sábado, por 3 a 0, para o Milan, pelo Campeonato Italiano. Mas de uma maneira nada agradável. Por ora, o desespero está por conta da possível eliminação na principal competição do continente. Avassalador, o Schalke 04 aproveitou novas falhas da defesa italiana e atropelou os atuais campeões por incríveis 5 a 2, nesta terça-feira, em pleno estádio Giuseppe Meazza, pelo jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões.
O maior destaque dos alemães foi o brasileiro Edu, ex-Guarani, que marcou dois gols. Matip, Raúl e Ranocchia, contra, completaram para os visitantes. Stankovic, com um golaço do meio-campo, e Diego Milito fizeram para os donos da casa. No lado adversário, os brasileiros Julio César, Maicon e Thiago Motta, naturalizado italiano, foram titulares. Lúcio, suspenso, foi desfalque. Philippe Coutinho não foi relacionado.
Edu comemora gol do Schalke contra o Inter de Milão (Foto: AFP)Com dois gols, brasileiro Edu foi o destaque do Schalke na goleada por 5 a 2: duas mãos na vaga (Foto: AFP)
Confira todos os confrontos do mata-mata da Liga dos Campeões 2010/2011
GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo Barça x Shakhtar, nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília)
O duelo de volta está marcado para a próxima semana. Na quarta-feira, dia 14, o Schalke recebe o Internazionale em Gelsenkirchen com a vantagem de poder perder por 3 a 0 ou até 4 a 1. A repetição do placar a favor dos italianos leva o jogo para a prorrogação. Vitórias por 6 a 3 em diante classificam Eto'o, Sneijder & Cia para a semifinal.
As quartas de final terão sequência nesta quarta-feira. Às 15h45 (de Brasília), Barcelona e Shakhtar duelam no Camp Nou, em partida com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM. Em Londres, Chelsea e Manchester United fazem o clássico inglês.
Golaço do meio-campo aos 26 segundos
Dejan Stankovic comemora gol do Inter de Milão contra o Schalke (Foto: AFP)Aos 26 segundos, Stankovic acertou um chutaço do
meio-campo. Golaço abriu a goleada... contra (AFP)
O futebol é capaz de proporcionar coincidências daquelas que se faz parar para pensar. No sábado, um gol aos 43 segundos mudou toda a estrutura tática e emocional do Inter de Milão, que acabou derrotado por 3 a 0 para o Milan no clássico.
Nesta terça, a vantagem instantânea veio a favor com um golaço que poderia valer dois. Logo aos 26 segundos, Cambiasso lançou para Milito e obrigou Neuer a se antecipar e cortar de cabeça. Stankovic, do meio-campo, emendou de primeira. Obra-prima.
BRASIL MUNDIAL F.C.: assista ao primeiro golaço de Stankovic do meio-campo
A superioridade, no entanto, não causou maiores estragos ao Schalke, que respondeu aos quatro, em cabeçada perigosa de Raúl. Com facilidade para penetrar na defesa adversária, os alemães chegaram ao empate aos 15. Após cruzamento, Papadopoulou cabeceou, Julio César defendeu e, no rebote, Matip completou no meio da confusão.
Ofensivamente, o Inter de Milão seguia com boas opções, mas cedia espaços que o Schalke passou a aproveitar. Para piorar, Stankovic sentiu lesão depois de uma dividida e saiu para a entrada de um apagado Kharja. O jogo passou, então, a ficar concentrado nas duas áreas. Foram ao menos três boas chances para cada time até o fim do primeiro tempo. Saíram gols em duas delas.
Julio Cesar sofre gol na partida do Inter de Milão contra o Schalke (Foto: EFE)Sem culpa nos gols, Julio César lamenta a goleada em casa: goleiro ainda fez importantes defesas (EFE)
Aos 33, em boa trama de Zanetti, Sneijder e Cambiasso, Diego Milito completou livre na grande área após passe na medida do volante argentino com a cabeça. Sete minutos depois foi a vez de o brasileiro Edu novamente igualar em contra-ataque. O atacante chutou, a bola desviou em Chivu e Julio César se esticou para defender. Na sobra, o próprio Edu emendou para as redes.
No prejuízo, os italianos voltaram do intervalo com pressa. Com pouco mais de um minuto, Milito foi lançado do campo defensivo, mas concluiu para fora, sozinho na grande área. No lance seguinte, Eto’o cortou a marcação em lindo lance e, de canhota, chutou no alto. Neuer fez grande defesa.
Sem Lúcio, defesa do Inter vira presa fácil
Raul comemora gol do Schalke contra o Inter de Milão (Foto: AFP)Raúl González marcou o terceiro do Schalke: 70 gols
somente na Liga dos Campeões (Foto: AFP)
Mas o ditado diz que a mesma pressa é inimiga da perfeição. Ou, no caso do Internazionale, muito próxima do erro, de uma falha que poderia àquele momento custar muita dor de cabeça até o jogo de volta, na próxima semana. Aos 8, em um vacilo da zaga, Raúl recebeu de Farfán livre na grande área. O experiente atacante se livrou de Chivu e Ranocchia e tocou na saída de Julio César para marcar seu 70º gol somente Liga dos Campeões em 139 partidas.
Não houve nem tempo para os italianos lamentarem. Aos 11, o Schalke aprontou com Jurado, que disparou pela direita e cruzou rasteiro. Ranocchia, que vinha na corrida, acabou completando contra o próprio patrimônio: 4 a 2.
Completamente abatida, a equipe do brasileiro Leonardo teve a oportunidade de diminuir aos 13. Com espaço na grande área, Eto’o perdeu um gol daqueles que não perde. Chute cruzado, de canhota, para fora.
Assim como no clássico, Chivu ainda tornou-se o maior vilão ao conseguir ser expulso, aos 16. O romeno, que atuava na zaga no lugar do brasileiro Lucio, recebeu o segundo amarelo e o vermelho após falta em Edu. Caminho aberto para o Schalke atropelar.
Virtual classificado, os alemães não encontravam a menor resistência e foram para o ataque. Aos 19, Jurado pegou sobra da entrada da área e acertou a trave direita de Julio César. Os azuis reais precisaram de mais dez minutos para mexer no placar. Farfán recebeu na grande área, se atrapalhou com a saída de Julio César e acertou a trave. Na sequência, Edu aproveitou a bola solta na entrada da área e encaixou bela finalização à esquerda do goleiro brasileiro.
Atônito, Leonardo via o massacre adversário perplexo. A fúria da torcida do Milan, a goleada sofrida no clássico e a possível eliminação na principal competição do continente transformaram os últimos quatro dias em um pesadelo.
Leonardo na derrota do Inter de Milão para o Schalke (Foto: EFE)Leonardo viveu um pesadelo em quatro dias: defesa frágil e cinco gols nas costas para a volta (Foto: EFE)
inter de milão 2 x 5 schalke
Julio César, Maicon, Ranocchia, Chivu e Zanetti; Thiago Motta (Nagatomo), Cambiasso e Stankovic (Kharja) (Córdoba); Sneijder; Eto'o e Milito. Neuer, Uchida, Matip, Höwedes e Sarpei; Farfán, Papadopoulos, Jurado (Draxler) e Baumjohann (Schmitz); Edu e Raúl (Karimi).
Técnico: Leonardo. Técnico: Ralf Rangnick
Gols: Stankovic, aos 26 segundos, Matip, aos 16 minutos, Milito, aos 33, e Edu, aos 39 do primeiro tempo; Raúl, aos oito, Ranocchia, contra, aos 11, e Edu, aos 30 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Stankovic, Chivu (Inter de Milão); Farfán, Papadopoulos e Sarpei (Schalke). Cartão vemelho: Chivu (Inter de Milão).
Estádio: Giuseppe Meazza (Milão, Itália). Data: 05/04/2011. Árbitro: Martin Atkinson (ING). Assistentes: Michael Mullarkey (ING) e Peter Kirkup (ING).

Bruno César admite que reserva no Timão pesou para fechar com Benfica

Meia do Corinthians diz que, se estivesse em um bom momento, poderia ficar

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Bruno César com a camisa do Benfica (Foto: Divulgação / Site Oficial)Bruno César com a camisa do Benfica
(Foto: Divulgação / Site Oficial)
Bruno César dará adeus ao Corinthians no mês de julho. Vendido ao Benfica-POR, o jogador fará nas próximas semanas as últimas partidas com a camisa alvinegra. Reserva em praticamente toda a temporada 2011, o jogador admite que, se estivesse em um melhor momento no clube, poderia não aceitar o convite luso.
- Tinha que ver o momento. Se estivesse em um momento bom, acho que não daria para sair. Não sei. Independentemente de estar jogando ou não, foi uma boa proposta para ambas as partes – afirmou.

Revelação e artilheiro do Corinthians no último Campeonato Brasileiro, Bruno César caiu em desgraça na virada do ano. Com o Timão jogando mal e eliminado logo na fase prévia da Taça Libertadores, o jogador perdeu espaço com o técnico Tite e virou reserva. Neste período, reclamou da condição.
- Atribuo isso à má fase no começo da temporada. Você não tem resultado e começa a aparecer um monte de coisa. Meu comportamento é a mesma coisa. As pessoas confundem, falam que voltei acima do peso, que discuti com o Ronaldo, que estava muito estrela, que estava todo dia na noite. Meu comportamento é o mesmo, estando na reserva ou não – declarou.

Bruno César garante que não vem exagerando na badalação pela capital paulista e diz que sabe o momento certo de curtir a noite da cidade.
- Ninguém é de ferro, todo mundo sai. Claro que tem o momento certo de sair. Na minha folga, vou sair. Não adianta estar vindo de uma sequência de sete derrotas e querer sair. Isso atrapalha com certeza dentro de campo, mas sei momento certo de sair – completou.
 

Ronaldinho Gaúcho e Rodrigo Alvim: dupla imbatível no futevôlei

Jogadores do Flamengo se divertem em quadra molhada após treino tático

Por Richard Souza Direto de Atibaia, SP
Um dos passatempos prediletos de Ronaldinho Gaúcho no Rio é jogar futevôlei. Mesmo antes de acertar com o Flamengo, o craque praticava o esporte na Barra da Tijuca. Desde que chegou ao clube, em janeiro, esteve algumas vezes na praia para se divertir. Depois do treino tático da tarde desta terça-feira, em Atibaia (SP), o capitão reuniu alguns companheiros, ignorou a quadra de areia molhada e foi bater bola.
Futvôlei Flamengo Ronaldinho (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)Na areia molhada, Ronaldinho e Rodrigo Alvim (à esquerda) venceram todos os jogos (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)
R10, que usou uma tornozeleira como proteção - está com dores no tornozelo direito graças a uma lesão sentida na vitória por 2 a 1 sobre o Duque de Caxias -, teve Rodrigo Alvim como parceiro. A dupla esteve imbatível: venceu Deivid e Welinton mais de uma vez, superou Fernando e Egídio, além de Thiago Neves e Willians. Na outra quadra, os goleiros Marcelo Lomba e Vinícius enfrentaram Felipe e Paulo Victor.
Por conta da chuva, as poças atrapalharam os jogadores. Nada que o mecânico Rosan Augusto Oliveira não pudesse melhorar. Funcionário do resort há sete anos, ele escoou a água com um rodo para que a pelada não fosse interrompida. De Ronaldinho, ouviu um muito obrigado e um pedido de desculpa por ter tido trabalho.
- Ele foi muito legal. É fera, educado, simples. Ajudei com gosto. Não tem como não ser fã desse cara. Era difícil imaginar ele treinando aqui no hotel. Só faltou ganhar a camisa (risos) – disse o funcionário.
As partidas invadiram a noite, e os refletores tiveram de ser acesos. Ronaldinho foi um dos últimos a deixar o local. Alguns hóspedes e funcionários aproveitaram para observar a categoria do craque.

O Flamengo volta a treinar na tarde desta quarta-feira, às 16h. O time ficará em Atibaia até o próximo sábado, véspera do jogo contra o Botafogo, pela sétima rodada da Taça Rio.

RECANTO DAS AGUAS BREJETUBA E.S






Vagner Love adia volta à Rússia e visita o hotel do Flamengo

Visita alimenta rumores sobre negociação. Sem o Artilheiro do Amor, CSKA empatou no Campeonato Russo

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
O roteiro do astro brasileiro que adia o retorno à Europa para aproveitar mais alguns dias na cidade-natal é conhecido. Desta vez, em vez de Adriano, o personagem da trama é Vagner Love. O atacante voltaria à Rússia na última sexta-feira depois da pausa do campeonato local para os jogos das seleções. No entanto, com o consentimento do CSKA, ele prorrogou o período de estadia no Rio de Janeiro e nesta segunda visitou de surpresa os jogadores rubro-negros no hotel Windsor, na Barra da Tijuca. O lugar foi o ponto de encontro dos rubro-negros antes da viagem para Atibaia, no interior de São Paulo, marcada para a noite de segunda-feira.
A presença de Love novamente alimenta os indícios sobre a evolução da negociação para retornar ao Flamengo. Ele conversou com Luxemburgo e trocou telefones com o treinador. Apesar do interesse assumido, os rubro-negros são ponderados ao falar sobre o assunto.
- É assunto interno. Ele tem interesse em voltar ao Brasil e ao Flamengo. Isso ele deixou claro quando foi lá na Gávea negociar a dívida. Mas para isso se tornar realidade existe uma distância grande. Essa é a realidade hoje. Não tem mais nada do que isso - afirmou o técnico Vanderlei Luxemburgo.
Na semana passada, o atacante esteve na Gávea para equacionar uma dívida da passagem anterior e confirmou aos dirigentes que tem interesse em retornar ao Flamengo.
Sem Vagner Love, o CSKA empatou por 1 a 1 com o Krasnodar, em casa. A imprensa russa publicou que o retorno do atacante está previsto para "o meio desta semana" e que a ideia do treinador é escalá-lo na partida contra o campeão Zenit, dia 10 de abril, pela quarta rodada.

Neymar presta juramento à bandeira e está, enfim, liberado do Exército

Craque compareceu à Junta Militar de Santos, na sexta-feira passada, para a última etapa do processo de dispensa

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
O atacante santista Neymar compareceu na última sexta-feira à Junta do Serviço Militar de Santos para prestar o juramento à bandeira, última etapa do processo para sua dispensa do serviço militar obrigatório.
A estrela alvinegro já havia comparecido ao Forte dos Andradas, no Guarujá, no dia 24 de fevereiro, para obter a liberação. O jogador se alistou no ano passado, quando completou 18 anos (ele completou 19 no dia 5 de fevereiro).
Neymar jura bandeira quartel (Foto: Flickr do Santos)Neymar jura bandeira quartel (Foto: Flickr do Santos)

Romerito visita o Flu e aposta em Fred na 'final' no Uruguai

Autor do gol que deu o título brasileiro de 1984 ao clube, ex-atacante pede para o Tricolor não entrar na catimba do Nacional-URU

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Romerito Fluminense  (Foto: Edgard Sá / Globoesporte.com)Romerito visitou as Laranjeiras nesta segunda-feira
(Foto: Edgard Sá / Globoesporte.com)
O elenco tricolor recebeu uma visita ilustre nesta segunda-feira. Romerito, autor do gol que deu o título brasileiro de 1984 ao Fluminense, acompanhou o treinamento nas Laranjeiras e fez sua aposta para a partida desta quarta-feira, contra o Nacional-URU, às 21h50m (de Brasília), pela Taça Libertadores.
- Confio em duas vitórias nas partidas que faltam. O Nacional-URU e o Argentinos Juniors não são melhores do que o América-MEX. E acho que o Fred fará a diferença. Em 2010, foi o Conca, mas ele ainda se recupera de uma operação no joelho - apostou Romerito, que comentará o jogo entre Brasil e Paraguai pelo Campeonato Sul-Americano Sub 17 na próxima quarta-feira e por isso não poderá ir ao jogo do Fluminense.
Depois do treino, Romerito repetiu as palavras de apoio diretamente a Fred. Que ficou lisonjeado.
- Para mim é uma honra. Romerito fez história no Fluminense, e isso me motiva muito. Espero fazer metade do que ele fez. Temos uma decisão pela frente e sei a importância de fazer os gols e voltar vitorioso do Uruguai - disse o camisa 9.
Experiente, o ex-jogador ainda fez um alerta e pediu para que o Tricolor não entre na catimba do Nacional-URU durante a partida.
- Se não entramos nas provocações do Nacional-URU e evitarmos revidar as pancadas, teremos totais condições de vencer - disse o paraguaio, que veio ao Rio para participar do Mundialito de Futevôlei.
O Fluminense depende apenas de suas forças para avançar na Libertadores. Com cinco pontos em quatro jogos, o Tricolor ocupa a terceira posição do Grupo 3 da competição.

Fernando Prass: 'Em casa, o Vasco sempre será favorito'

Goleiro diz que time, em São Januário, precisa confirmar o bom momento na temporada, mas prega respeito ao ABC

Por Fred Huber e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Fernando Prass treino Vasco (Foto: Flickr do Vasco)Prass elogia o ABC, mas diz que o Vasco é favorito
no jogo de quarta (Foto: Flickr do Vasco)
Geralmente favoritismo é um assunto tratado com cautela por jogadores e treinadores para evitar qualquer tipo de interpretação e acabar dando armas para os adversários. Mas Fernando Prass foi direto ao assumir que o Vasco é sim o favorito no confronto diante do ABC, na quarta-feira, que vale vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Segundo o camisa 1, qualquer jogo disputado em São Januário a responsabilidade maior é do Vasco, independentemente de quem seja o adversário.
- Nunca entrei em um jogo do Vasco em casa no qual não fossemos os favoritos. É obrigatório vencer sempre diante da nossa torcida. E, para nos classificarmos, é isso que temos de fazer, já que o empate com gols é deles - afirmou.
Apesar da declaração, Prass fez questão de demonstrar respeito total pela equipe do Rio Grande do Norte. Em nenhum momento, o camisa 1 quis demonstrar algum tipo de desprezo. A intenção é evitar ser mal interpretado como foi o caso do zagueiro Dedé na véspera do primeiro confronto. Na ocasião, o defensor disse que não tinha como hábito tomar conhecimento dos rivais do Vasco. Ele preferia esperar as informações passadas pela comissão técnica e disse que sempre entra em campo para atropelar os rivais e vencer.
É obrigatório vencer sempre diante da nossa torcida.
Fernando Prass
O atacante Leandrão, do ABC, encarou a declaração como falta de respeito e no dia da partida foi criado um clima de guerra. As declarações, inclusive, teriam sido expostas para os outros jogadores no vestiário da partida, acirrando ainda mais os ânimos. Prass disse ter conversado com Dedé e ouvido dele que nunca quis menosprezar ninguém.
- Foi criado um clima artificial, e o ambiente acabou sendo hostil. Até mesmo para a torcida do ABC. Não queremos isso aqui. O ideal é que nossa torcida apenas nos incentive do início ao fim. E nós em campo precisamos saber que vamos encontrar um adversário motivado e que vai lutar pela classificação. O time deles tem qualidade e não podemos bobear. Sabemos que se trata de um jogo totalmente diferene do Campeonato Carioca - disse.
Segunda-feira é de treino leve para os titulares
Nesta segunda, os titulares do Vasco fizeram apenas um leve trabalho na sala de musculação de São Januário. Alguns, como Eder Luis, Romulo e Allan chegaram a ir para o campo, mas apenas de chinelos. Os reservas, no entanto, participaram de um treino técnico em campo reduzido e, posteriormente, praticaram finalizações. O lateral-direito Irrazábal, que estava com um problema muscular, treinou normalmente. Fagner, o titular da posição, segue no departamento médico por causa de um estiramento do ligamento do joelho direito. O volante Allan tem sido o escolhido para a vaga.

Com bandeira amarela na Curva do Café, Interlagos terá vistoria da FIA

Confederação Brasileira de Automobilismo solicita nova inspeção no circuito; Em provas nacionais, ultrapassagens estão proibidas no trecho do acidente

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Um dia após o acidente fatal de Gustavo Sondermann em prova da categoria de acesso à Stock Car, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) solicitou à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) uma nova vistoria no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Enquanto a inspeção não ocorre, todas as corridas nacionais no circuito paulista serão disputadas com bandeiras amarelas no trecho em que houve o acidente. Desse modo, as ultrapassagens estão proibidas na Curva do Café.
Acesse o site do Jornal Nacional
Nesta segunda-feira, os pilotos e especialistas em automobilismo demonstraram preocupação com a segurança das corridas em Interlagos. Para Cacá Bueno, a Curva do Café é mais perigosa para um carro de Stock Car do que para um de Fórmula 1.
- O stock car e veículos de categorias similares não têm a aderência de um F-1. Para um F-1, aquela parte é uma reta, e poucos acidente acontecem numa reta. Para os pilotos da Stock, é uma curva de 200km/h sem área de escape - afirmou o vencedor da etapa de São Paulo do último fim de semana.
Para Luciano Burti, comentarista de automobilismo da TV Globo, a utilização do 'softwall' (parede com camadas de espuma que minimiza o impacto da batida) na Curva do Café não é suficiente para evitar acidentes.
- A função daquele muro é absorver o impacto. Ele tem uma certa mobilidade que permite que o impacto seja um pouco menor. Mas o problema é que, mesmo batendo no 'softwall', o carro volta. O que a curva precisa é de uma área de escape.
Gerente do Autódromo de Interlagos, o engenheiro Octavio Guazzelli falou sobre a segurança da pista.
- Nas inspeções da FIA, entidade à qual a CBA está afiliada, essas análises de risco foram feitas e não se considerou uma intervenção necessária até agora - explicou.
Como foi o acidente
Gustavo Sondermann entrava na Curva do Café do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, quando foi atingido e rodou na pista. O carro 48 acabou sendo acertado por vários veículos, mas o pior deles foi com Pedro Boesel, dono do carro 11. Após a colisão violenta, Sondermann foi retirado do carro pela equipe médica da categoria. O piloto teve uma parada cardiorrespiratória, mas acabou sendo reanimado pelo dr. Dino Altmann, responsável pelo atendimento médico da categoria. O paulista foi encaminhado para o centro médico de Interlagos, teve seu quadro estabilizado e depois foi levado para o Hospital São Luiz na capital paulista

Grupo A

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Vasco
13
6
4
1
1
15
7
8
72.2
2
Flamengo
12
6
3
3
0
10
6
4
66.7
3
Americano
11
6
3
2
1
7
8
-1
61.1
4
Boavista
10
6
3
1
2
9
6
3
55.6
5
Resende
7
6
2
1
3
10
9
1
38.9
6
Volta Redonda
7
6
2
1
3
9
11
-2
38.9
7
Nova Iguaçu
6
6
2
0
4
6
10
-4
33.3
8
América-RJ
3
6
1
0
5
5
11
-6
16.7

Grupo B

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Olaria
13
6
4
1
1
9
4
5
72.2
2
Botafogo
11
6
3
2
1
10
5
5
61.1
3
Fluminense
11
6
3
2
1
7
5
2
61.1
4
Duque de Caxias
8
6
2
2
2
8
10
-2
44.4
5
Madureira
7
6
2
1
3
13
13
0
38.9
6
Macaé
6
6
2
0
4
9
12
-3
33.3
7
Bangu
6
6
2
0
4
7
12
-5
33.3
8
Cabofriense
4
6
1
1
4
5
10
-5
22.2

Jogos

  • Sab 09/04/2011 - 15h30 Laranjão
    Nova Iguaçu
    NOV
    BAN
    Bangu
  • Sab 09/04/2011 - 15h30 Raulino de Oliveira
    Volta Redonda
    VOL
    OLA
    Olaria
  • Sab 09/04/2011 - 15h30 Conselheiro Galvão
    Madureira
    MAD
    BVT
    Boavista
  • Sab 09/04/2011 - 15h30 Cláudio Moacyr
    Macaé
    MAC
    AME
    América-RJ
  • Sab 09/04/2011 - 18h30 São Januário
    Vasco
    VAS
    CAB
    Cabofriense
  • Dom 10/04/2011 - 15h30 Los Larios
    Duque de Caxias
    DUQ
    RES
    Resende
  • Dom 10/04/2011 - 16h00 Cláudio Moacyr
    Americano
    AMN
    FLU
    Fluminense
  • Dom 10/04/2011 - 18h30 Engenhão
    Botafogo
    BOT
    FLA
    Flamengo
Semifinalistas - Taça RioSemifinalistas do CA Torres
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento