sexta-feira, 18 de abril de 2014

Após pedido de impugnação, Vasco aguarda resposta até a próxima quinta

Feriados da semana devem atrasar em alguns dias o processo iniciado na última quarta. Clube já fez notificação na Justiça Comum contra a Ferj por perdas e danos

Por Rio de Janeiro
54 comentários
Depois de dar entrada no pedido de impugnação da segunda partida da final do Campeonato Carioca, o departamento jurídico do Vasco agora aguarda uma resposta. E a expectativa em São Januário é que o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) se manifeste sobre o caso até a próxima quinta-feira. Os feriados de Semana Santa devem atrasar o processo em alguns dias.
- Demos entrada no pedido na última quarta-feira. Pelo procedimento, o Flamengo tem dois dias para se pronunciar. Depois será a vez do TJD. Por isso achamos que a resposta deve sair na quinta-feira. Até porque a semana que vem terá dois feriados (segunda e quarta) - frisou o advogado vascaíno Marcello Macedo, responsável por defender o clube no caso.
O clube também já começou a tomar as outras medidas anunciadas na última segunda-feira, como entrar na Justiça Comum contra a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e o trio principal de arbitragem da decisão.
- Já fizemos essa notificação na Justiça Comum, mas as partes envolvidas ainda não devem ter sido comunicadas. A grande questão é: porque o TJD busca imagens de erros dos juízes ou ações de jogadores para aplicar uma punição pesteriormente e não pode fazer o mesmo quando o bandeirinha erra em um lance capital do jogo? O juiz por não enxergar uma falta desleal, um soco, uma cotovelada, mas apesar de não ter visto esse erro de fato o tribunal tem o poder de alterar a decisão e punir o jogador pelas imagens. O critério é rigorosamente o mesmo e deveria ser utilizar também para anular uma partida evidentemente influenciada por um erro capital.
vasco coletiva roberto dinamite (Foto: Marcelo Sadio / vasco.com.br)O advogado Marcello Macedo entre o vice-geral Antônio Peralta e o presidente Roberto Dinamite: expectativa de resposta do TJD-RJ para a próxima semana (Foto: Marcelo Sadio / vasco.com.br)

Dana coloca em dúvida o posto de Belfort como 1º da lista pelo cinturão

"Vitor tem que resolver um monte de coisas antes. Se ele ainda é o
desafiante número 1? Eu não sei, vamos ver o que acontece", afirma

Por Direto de Orlando, EUA
224 comentários
Após ter sido retirado pelo UFC do duelo contra Chris Weidman para poder se adaptar à proibição do tratamento de reposição de testosterona (TRT), Vitor Belfort afirmou que a organização lhe prometeu a disputa de cinturão contra o vencedor de Weidman x Lyoto Machida, que ocorre no dia 5 de julho. No entanto, Dana White parece não estar mais tão certo disso. Em bate-papo com a imprensa após a coletiva do "UFC: Werdum x Browne", em Orlando (EUA), o presidente do Ultimate se mostrou em dúvida quando à situação:
Vitor Belfort Pesagem UFC Goiânia (Foto: Rodrigo Malinverni)Vitor Belfort na pesagem em Goiânia, onde nocauteou Dan Henderson (Foto: Rodrigo Malinverni)
- Eu não falei mais com o Vitor desde que tudo aconteceu. Eu não sei se ainda vai acontecer este ano (Vitor disputar cinturão). Eu não ouvi nenhuma palavra dele. Vitor tem que resolver um monte de coisas antes. É ele quem tem que resolver isso, não a gente. Se ele ainda é o desafiante número 1? Eu não sei, vamos ver o que acontece.
Home do Combate.com - leia mais notícias e saiba tudo sobre o MMA
Nesta quinta-feira, Belfort reclamou publicamente do ranking do UFC, onde ele aparece na terceira posição na lista de desafiantes da categoria dos médios, atrás de Anderson Silva e Lyoto Machida - Weidman é o campeão. Ele era o segundo e, mesmo sem lutar, perdeu a posição para Lyoto. O carioca alegou falta de clareza no ranking.

WSOF negocia contratações de Cris Cyborg e Holly Holm, conta dirigente

Ali Abdelaziz afirma que ideia seria fazer um duelo entre as duas a longo prazo, mas reclama da parte empresarial que envolve a atleta brasileira

Por Direto de Orlando, EUA
24 comentários
Atleta do Invicta FC e campeã peso-pena (até 66kg) do evento, a brasileira Cris Cyborg pode mudar de ares em breve. O vice-presidente executivo e matchmaker do World Series of Fighting (WSOF), Ali Abdelaziz, revelou ao Combate.com que está em negociações com a lutadora. Ele também está trabalhando para contratar a americana Holly Holm, multicampeã no boxe e que agora detém o título dos galos (até 61kg) do Legacy FC. A ideia do dirigente é casar um duelo entre as duas - provavelmente nos galos, meta de Cyborg para o futuro -, mas não de forma imediata:
- Estou tentando assinar com a Holly Holm, com a Cris Cyborg, com todas essas garotas. Eu gostaria de fazer uma luta entre elas, mas acho que cada uma faria uma luta primeiro. As duas são grandes estrelas, e acho que elas só têm a ganhar se assinarem conosco.
MMA  - pesagem Lion Fight 14 - Cris Cyborg (Foto: Evelyn Rodrigues)Cris Cyborg está conversando com o WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)
Abdelaziz, por outro lado, afirmou que não é fácil negociar com Cyborg porque, segundo ele, a brasileira não está organizada o suficiente no sentido empresarial:
- Para ser honesto com você, ela tem um grande problema. Você não sabe com quem deve falar. Ela tem muita gente, muitos empresários, e você não sabe quem é o empresário dela. Ela está sob contrato com o Invicta, mas o evento não está dando lutas para ela.
Cyborg já reclamou algumas vezes que está difícil fazer lutas de MMA, já que as atletas não estão aceitando enfrentá-la por conta de seu alto nível. Segundo Abdelaziz, isso jamais seria problema no World Series of Fighting:
- Se a Cyborg assinar com a gente amanhã, vou ter alguém para lutar contra ela.
Holly Holm mma (Foto: Getty Images)Com cartel excelente no boxe, Holly Holm está invicta no MMA (Foto: Getty Images)
Aos 28 anos, Cris Cyborg tem um cartel de 12 vitórias, uma derrota e um "no contest" (luta sem resultado). Já Holly Holm, de 32 anos, tem sete triunfos em sete combates. No boxe, a americana fez 38 lutas, com 33 vitórias, duas derrotas e três empates.

"Costureiro do MMA", lutador enfrenta o preconceito e ganha destaque no esporte

Murilo Chacal tem 25 anos e deixou a máquina de costura para se dedicar às lutas

Por Santa Cruz do Capibaribe, PE
2 comentários
Murilo "Chacal", 25 anos. Lutador de MMA profissional, a história dele tinha tudo para se parecer com a de muitos outros atletas. A briga contra o preconceito, geralmente enfrentada por quem escolhe essa categoria, vai muito além do estigma da dor causada nos companheiros. Morador de Santa Cruz do Capibaribe, cidade do Agreste do estado situada no segundo maior polo têxtil do Brasil, ele tinha outra profissão: costureiro. Normal para a região, mas não para quem escolheu os ringues para seguir.
Costureiro do MMA Murilo Chacal (Foto: Reprodução / TV Asa Branca)Antes costureiro, Murilo Chacal ajudava a mãe em um fabrico na cidade (Foto: Reprodução / TV Asa Branca)

- Sempre há muito preconceito com quem pratica este tipo de luta. Tem a visão de que é uma coisa muito violenta, que só faz machucar o adversário, mas na verdade a gente faz com o máximo de profissionalismo possível. No começo todo mundo ficava me olhando torto porque sou costureiro, mas aprendi a levar numa boa.
Costureiro do MMA Murilo Chacal (Foto: Reprodução / TV Asa Branca)A máquina de costura deu lugar às luvas (Foto: Reprodução / TV Asa Branca)
A trajetória no MMA começou cedo. Ao se mudar para Santa Cruz, aos dois anos, viu o irmão começar a se interessar pela capoeira. Com o passar do tempo - e da idade - era levado pelo irmão aos treinos. Suficiente para despertar a inspiração do garoto.
- Me espelho muito na minha família. Ia com meu irmão aos treinos e fui me apaixonando pelo esporte. O que aprendi com meus familiares trago para a luta. Com eles conheci a costura, a luta e o comprometimento com o que eu faço. Só falto a um treino em casos extremos, como problemas de saúde.
Mas nem todos os membros da família aceitaram logo a ideia de trocar a máquina de costura pelas luvas. O pai e a mãe, principalmente. Tanto, que foram apelidados de "Turma da Tesoura". Não só pelo gancho da profissão, mas também pela tentativa de "cortar" a luta na vida do rapaz.
A primeira a não aceitar a "troca" foi dona Josefa Maria. Como mãe coruja, tentou proteger o filho do que ela considera 'perigoso'. Ela garante que aos poucos foi se adaptando, mas, pelo menos por enquanto, nada de assistir as lutas do filho.
- Eu tive muito medo, não gostava de jeito nenhum, achava que ele ia se machucar. Hoje estou mais acostumada. Tenho até vontade de ir para algum combate, mas na hora não dá coragem.
José Maria, pai do Murilo Chacal (Foto: Reprodução / TV Asa Branca)José Maria, pai do Chacal, não esconde o orgulho das conquistas (Foto: Reprodução / TV Asa Branca)
O paizão preferiu escolher outro discurso. Já fã do lutador, José Maria revela que até tentou tirar a ideia da cabeça de Murilo, mas foi em vão. Mesmo assim, não esconde o orgulho e as críticas que o rodeiam durante a carreira do filho.
- Enquanto eles são 'de menor', nós dominamos a opinião deles, mas depois que passa dos 18 anos, aí cada um faz o que quer da vida e segue sua estrada. O importante é respeitar o pai, ouvir o que ele pede e seguir o que tem vontade. O esporte é profissão e é valioso no Brasil e no mundo. Tenho orgulho de ter um filho profissional e campeão de lutas. Ouvi muitas críticas. A maioria que não entende o esporte não quer que os filhos sigam aquilo. É uma certa ignorância, porque não tem conhecimento. Se tivessem, eles mesmos colocavam os filhos. Fico nervoso durante as lutas, mas o remédio é ganhar, tira todo o stress, as medalhas resolvem tudo.
Para Chacal, o segredo do sucesso no MMA é uma base forte nos outros esportes. Na capoeira, ele foi campeão em torneios na Bahia e em Alagoas. No boxe, sua especialidade, trouxe um cinturão do Ceará. E não para por aí, ele também tem título no Muay Tay, foi campeão pernambucano.
Evandro Silva técnico Murilo Chacal (Foto: Reprodução / TV Asa Branca)Técnico Evandro Silva revela metas do lutador (Foto: Reprodução / TV Asa Branca)
Estas conquistas o colocaram como revelação das Artes Marciais Mistas no estado. Pelo menos é o que garante Evandro Silva, técnico do lutador, que afirma que as metas não são nada modestas.
- O Chacal é um cara que sempre se destacou, desde o início da carreira no boxe. Sempre acompanhei o trabalho dele no MMA e ele hoje é um lutador completo. Por ele ter vindo do boxe, acham que ele só é bom nisso, mas ele treina muito "chão", muito wrestling. Estamos trabalhando para levar ele, se Deus quiser, para o UFC.
Costureiro do MMA Murilo Chacal (Foto: Reprodução / TV Asa Branca)"Costureiro do MMA", Murilo Chacal quer dar um golpe no preconceito (Foto: Reprodução / TV Asa Branca)

Khabib se redime com jiu-jítsu e diz a receita do sucesso: "Treino com urso"

Russo invicto confirma que era ele em vídeo antigo de wrestling com um urso, defende autopromoção e posa com camisa da arte suave para fechar polêmica

Por Direto de Orlando, EUA
54 comentários
Habilidade, agressividade e preparo físico em dia são características obrigatórias para ser um lutador de alto nível hoje em dia. Para fazer 21 lutas de forma invicta, sendo já cinco no UFC, é necessário ter algo mais. Pensamos que o diferencial era o sambô, mas o peso-leve russo Khabib Nurmagomedov foi além ao contar a receita do seu sucesso: os treinos de wrestling com ursos, como dá para ver em um vídeo que circula pela internet da época em que tinha apenas 9 anos e que até agora ainda tinha uma pontinha de mistério.
Blog UltiMMAto - assista ao vídeo de Nurmagomedov treinando com um urso
- Sim, era eu. Era um vídeo secreto e eu não sei como isso foi parar na internet. Aquilo foi há muito tempo, eu quase não me lembro, eu era um menino na época - confirmou o atleta de 25 anos, por meio de um tradutor, em entrevista ao Combate.com.
Khabib Nurmagomedov e a camisa do jiu-jítsu (Foto: Evelyn Rodrigues)Khabib Nurmagomedov e a camisa do jiu-jítsu: fim da polêmica (Foto: Evelyn Rodrigues)
A frieza russa fica com Nurmagomedov somente dentro do octógono. Fora, ele brinca, distribui sorrisos e vende sua imagem da maneira como acha válida: provocando. Numa dessas, arrumou um problemão com o pessoal de quimono ao dizer que "se sambô fosse fácil, se chamaria jiu-jítsu". Seu adversário deste sábado em Orlando (EUA), Rafael dos Anjos, usou isso como motivação, inclusive. Para provar que tratava-se apenas de uma brincadeira, ele posou para fotos segurando uma camisa da arte suave.
- Eu nunca quis desrespeitar ninguém e muito menos o jiu-jítsu. Eu treino jiu-jítsu todo dia e é um dos esportes fundamentais dentro do MMA. Um lutador que não conhece jiu-jítsu não pode lutar MMA. Aquilo foi uma brincadeira para chamar a atenção - declarou.
Eu nunca quis desrespeitar ninguém e muito menos o jiu-jítsu. Aquilo foi uma brincadeira para chamar a atenção"
Khabib Nurmagomedov
Esse "estilo Chael Sonnen" é defendido por Nurmagomedov, mas com ressalvas: ele diz que gosta do falastrão, porém só seria fã mesmo caso ele fosse um lutador melhor. Na sua caminhada rumo à disputa de cinturão, o russo publicou uma montagem do rosto de Rafael dos Anjos estampado na marca de um chocolate de nome parecido, com os dizeres "sabor: jiu-jítsu". Para Khabib, quem não é visto não é lembrado:
- Não se trata apenas de um esporte e sim de um showbusiness, e você tem que fazer essa parte de entretenimento porque assim as pessoas passam a te reconhecer e a saber quem você é. Há muitos lutadores no UFC que são bons, mas que as pessoas não conhecem porque eles não têm uma marca ou um estilo.
Na papo com a reportagem, Khabib Nurmagomedov falou ainda sobre ser treinado pelo pai, a possibilidade de ser o primeiro russo campeão do UFC, o duelo entre Anthony Pettis e Gilbert Melendez, marcado para o fim do ano, e revelou ser fã de futebol, da Seleção Brasileira e de Cristiano Ronaldo. A seguir, veja a entrevista na íntegra:
COMBATE.COM: Pouco tempo atrás, caiu um vídeo na internet de um garoto russo treinando wrestling com um urso. Disseram que era você. É verdade?
KHABIB NURMAGOMEDOV: Sim, era eu. Era um vídeo secreto e eu não sei como isso foi parar na internet. Aquilo foi há muito tempo, eu quase não me lembro, eu era um menino na época.
O que você espera desta luta contra o Rafael dos Anjos? Muita gente tem dito que o vencedor pode ser o próximo da fila ao cinturão. Você concorda?
Eu concordo. Acho que o vencedor desse duelo deveria disputar o cinturão, pois tanto eu quanto o Rafael teremos seis vitórias seguidas no UFC. Acho que seria justo se um de nós disputasse o título na sequência.
Khabib Nurmagomedov e seu tradutor (Foto: Evelyn Rodrigues)Nurmagomedov e seu tradutor durante a entrevista (Foto: Evelyn Rodrigues)
Antes desta luta ser anunciada, Rafael foi escalado para enfrentar o Khabilov, mas se confundiu e aceitou o duelo achando que se tratava de você.  O que achou disso?
Isso sempre acontece, é normal. Somos dois lutadores russos e o meu primeiro nome e o último nome dele são meio parecidos. As pessoas sempre confundem. Mas o Rafael, no fim das contas, vai acabar enfrentando o lutador que ele gostaria.
Você fez uma montagem com o rosto do Rafael numa foto de chocolate, e ele disse que você era bom em Photoshop e poderia até seguir outra carreira se quisesse…
Não se trata apenas de um esporte e sim de um showbusiness, e você tem que fazer essa parte de entretenimento porque assim as pessoas passam a te reconhecer e a saber quem você é. Há muitos lutadores no UFC que são bons, mas que as pessoas não conhecem porque eles não têm uma marca ou um estilo. Todo mundo me conhece pelo meu chapéu russo ou pelas camisetas. É o meu jeito de me promover.
MMA UFC Khabib Nurmagomedov 2013 (Foto: Marcos Ribolli)Camisa que usou na pesagem em SP, em 2013,
tinha provocação ao jiu-jítsu (Foto: Marcos Ribolli)
Então podemos dizer que você gosta do Chael Sonnen?
Sim, ele é um cara legal, mas se ele fosse um lutador melhor eu seria fã dele.
Muita gente no Brasil não gostou daquela camiseta que comparava que dizia que "se sambô fosse fácil, se chamaria jiu-jítsu". O que você acha disso?
Eu nunca quis desrespeitar ninguém e muito menos o jiu-jítsu. Eu treino jiu-jítsu todo dia e é um dos esportes fundamentais dentro do MMA. Um lutador que não conhece jiu-jítsu não pode lutar MMA. Aquilo foi uma brincadeira para chamar a atenção. Na minha família, meu pai me ensinou desde pequeno que você tem que respeitar todas as pessoas, todos os seus oponentes, independentemente de sua religião, nacionalidade ou o que for. Aquilo foi apenas uma brincadeira e nem vale a pena as pessoas se chatearem com isso, porque foram apenas negócios. Não é o que eu acho de verdade.
Você está invicto há 21 lutas na carreira e há cinco no UFC, e há muita expectativa sobre você. Algumas pessoas te apontam como o próximo Fedor. O que você acha disso? Essas comparações te trazem mais pressão ?
Não, eu não sinto pressão alguma por conta do meu cartel, eu nunca penso nisso. E quanto ao Fedor, ele é um grande lutador e eu sempre assisti às suas lutas. Eu tento me inspirar nele, na forma como ele se comportava. Mas nós somos dois atletas diferentes, ele é um peso-pesado e eu sou um peso-leve, e eu não estou tentando imitá-lo. Estou tentando construir o meu próprio legado.
Qual é o seu segredo para estar invicto há tanto tempo?
Treino com ursos (risos). Falando sério, não há segredos na minha preparação, mas eu sempre encaro cada luta como se fosse a última da minha carreira. Eu entro nisso como um profissional e tenho meus amigos e meu pai, que é meu treinador principal, sempre ao meu lado. Talvez essa seja a razão, mas é claro que Deus também ajuda.
E quanto a esse objetivo de se tornar o primeiro russo campeão do UFC?
Eu nunca pensei muito nesses detalhes, se eu vou ser o primeiro ou o segundo lutador russo. Eu tenho o meu próprio objetivo e estou tentando alcançá-lo degrau por degrau. Este ano vai ser difícil para que eu concretize esse objetivo, porque o Pettis vai enfrentar o Melendez só no final do ano, mas em 2015 eu vou tentar me tornar campeão.
MMA UFC - Khabib Nurmagomedov (Foto: Evelyn Rodrigues)Khabib enfrenta Rafael dos Anjos neste sábado, em Orlando (Foto: Evelyn Rodrigues)
Se você vencer o Rafael no sábado, toparia esperar até o ano que vem para enfrentar o campeão ou gostaria de lutar de novo ainda este ano?
Eu não quero fazer previsões agora, porque eu estou encarando o Rafael de uma forma muito séria. Ele é o meu adversário agora e o meu foco está nele. Mas eu acho que não vou esperar mais um ano. Certamente vou lutar antes.
Como você analisa o Rafael como lutador?
Ele é canhoto, é bom de trocação e tem mais experiência no MMA de uma forma geral do que eu. Eu sei que ele é um lutador universal e pode lutar bem no chão ou em pé. Sei que ele é um lutador duro e espero que esse duelo dure os três rounds. Claro que vai ser ótimo se eu puder terminar o duelo antes, mas eu acredito que será difícil de isso acontecer. E é por isso que me preparei para lutar por 15 minutos.
O que você acha que vai acontecer no duelo entre Pettis e Melendez?
Eu vou torcer pelo Melendez nessa luta. Não tenho nada contra o Pettis, mas tenho alguns amigos em comum com o Melendez, que dizem que ele é bem bacana. Mas se o Pettis vencer, eu também gostaria de enfrentá-lo.
Khabib Nurmagomedov Rafael dos Anjos UFC MMA (Foto: Reprodução/Facebook)Brincadeira de Khabib com Rafael dos Anjos nas
redes sociais (Foto: Reprodução / Facebook)
Conte-nos um pouco sobre como foi crescer treinando com seu pai.
Ele me treina desde que eu era criança. Foi meu professor e me acompanha desde sempre. Ele supervisiona todo o processo da minha preparação. Semanas antes da luta nós assistimos a vídeos do meu adversário, analisamos o duelo. Ele é o cara que sempre treinou comigo. É comum no meu país. Os lutadores ou treinadores sempre acabam sendo seguidos pelos filhos. A diferença é que, quando você não treina com seu pai, você vai para a academia, faz a sessão de sparring, ouve o que o treinador tem a dizer e, depois disso, vai para casa. Ele me acompanha em todos os momentos do dia, o que me faz ter mais e mais disciplina o tempo todo.
Se você pudesse deixar uma mensagem ao Rafael, o que você diria?
Eu vi algumas de suas entrevistas e ele sempre falou com respeito, eu só quero deixar claro que, da minha parte, não há desrespeito a ele como pessoa ou lutador e muito menos ao jiu-jítsu. Eu peço que ele não se apegue a isso e que se prepare para o duelo, pois vai ser uma guerra. Não há desrespeito ao jiu-jítsu, só que eu vim do sambô e essa é a minha escola. Na minha opinião, sambô é o melhor esporte do mundo, mas se atletas do jiu-jítsu, boxe ou kickboxing não concordam com isso, eles podem me desafiar e provar.
E é verdade que você é fã de futebol?
Desde criança eu sempre fui fã da Seleção Brasileira de futebol. Na Copa do Mundo, se a Rússia não for bem, vou torcer pelo Brasil, mas meu jogador favorito é o Cristiano Ronaldo. Sou fã do Liverpool (ING) e do Real Madrid (ESP). Na Rússia eu torço pelo Anzhi, onde o Roberto Carlos jogou.
Com Rafael dos Anjos x Khabib Nurmagomedov no card preliminar, o "UFC: Werdum x Browne" será realizado em Orlando (EUA), neste sábado. O canal Combate fará a transmissão ao vivo do evento, a partir das 16h20 (de Brasília), e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real. A pesagem ocorre nesta sexta-feira, com transmissão do Combate e do Combate.com às 17h.
UFC: Werdum x Browne
19 de abril de 2014, em Orlando (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Travis Browne
Peso-galo: Miesha Tate x Liz Carmouche
Peso-leve: Donald Cerrone x Edson Barboza
Peso-médio: Brad Tavares x Yoel Romero
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Rafael dos Anjos x Khabib Nurmagomedov
Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Seth Baczynski
Peso-leve: Jorge Masvidal x Pat Healy
Peso-pena: Estevan Payan x Alex White
Peso-médio: Caio Monstro x Luke Zachrich
Peso-meio-médio: Jordan Mein x Hernani Perpétuo
Peso-mosca: Dustin Ortiz x Ray Borg
Peso-pena: Mirsad Bektic x Chas Skelly
Peso-pesado: Derrick Lewis x Jack May

Após dois anos, Thiago Pitbull volta e vê divisão "muito mais fácil" sem GSP

Meio-médio afirma que desenvolveu o lado psicológico durante tempo
parado e que vai recomeçar escalada para chegar ao título da divisão

Por Direto de Orlando, EUA
9 comentários
Sem lutar desde março de 2012, quando foi finalizado por Martin Kampmann, Thiago "Pitbull" Alves está empolgado para voltar a pisar no octógono. Neste sábado, o brasileiro de 30 anos enfrenta o veterano Seth Baczynski no “UFC: Werdum x Browne”, que acontece em Orlando, nos EUA. Durante o tempo em que ficou afastado, Thiago acompanhou tudo com sofrimento, viu a categoria dos meio-médios (até 77kg) mudar bastante e, segundo ele, dar uma enfraquecida a partir da saída do canadense Georges St-Pierre, que está fora por tempo indeterminado - o atual campeão é o americano Johny Hendricks.
- A pior parte foi ficar parado. Eu ficava muito mal por não poder fazer o que eu gosto. Eu amo o que eu faço, luto desde os 13 anos, então foi difícil de lidar. Eu saí do Brasil, lá de Fortaleza, com 19 aos para ser campeão e essa ainda é a missão, nada mudou. Acho que a categoria, hoje, está muito mais fácil do que era antigamente. Os lutadores que estão no topo não são tão inteligentes como o Georges St-Pierre. Eles não têm a facilidade que ele tinha de seguir uma estratégia até o final, independentemente de estar ganhando ou perdendo. Quando eu enfrentei o GSP, senti que poderia fazer muito melhor, e eu estava treinando para chegar naquele patamar. É engraçado porque, hoje, ele está fora. A categoria está aberta e estou muito empolgado por essa oportunidade de voltar neste momento - disse, em entrevista ao Combate.com.
Thiago Pitbull Alves (Foto: Evelyn Rodrigues)Thiago Alves vai voltar ao octógono após dois anos parado por lesões (Foto: Evelyn Rodrigues)
O duelo deste sábado é encarado como uma oportunidade para o recomeço da carreira:
- Eu estou bem, estou animadão. Nesses dois anos parado pude ajeitar o meu lado pessoal, pois muita coisa estava fora do meu propósito, que é ser o melhor lutador do mundo, mas tive a chance de colocar tudo em ordem. Agora estou empolgado e sinto que é um novo começo, apesar de já lutar no UFC há anos.
O bom de ter passado dois anos sem lutar é que você tem muito tempo para pensar, para se preparar mentalmente. Isso foi uma das coisas que eu
trabalhei bastante"
Thiago Pitbull
Thiago chegou a ter duas lutas agendadas pelo Ultimate - contra Siyar Bahadurzada e Matt Brown -, mas acabou se lesionando durante a preparação de ambas. No total, foram quatro lesões.
- Acabei sofrendo quatro lesões na preparação para essas duas lutas e precisei passar por duas cirurgias em 2012, sendo uma no meu peito direito e outra no joelho esquerdo, e depois, passei por mais duas cirurgias em 2013, que foi quando operei o peito esquerdo e o bíceps esquerdo. Nesse tempo em que fiquei parado, acho que aprendi e amadureci muito. E continuo novo, pois tenho 30 anos só, então acho que é a hora perfeita. Tenho muita fé em Deus e acho que tudo acontece por uma razão. Justamente por isso, acho que agora é o momento de colocar em prática tudo o que eu aprendi nesse tempo - declarou.
De acordo com o atleta, não foram poucas as experiências de aprendizado no período, principalmente no que se refere ao aspecto psicológico. Quanto ao peso e ao corpo também:
- O bom de ter passado dois anos sem lutar é que você tem muito tempo para pensar, para se preparar mentalmente. Isso foi uma das coisas que eu trabalhei bastante. Como eu não podia trabalhar meu corpo, eu passei a trabalhar com um psicólogo para me ajudar, pois quando chegasse esse momento eu estaria apto a deixar todo o pensamento ruim para trás e só reagir e fazer o que eu tenho que fazer para vencer. Outra coisa boa foi que eu pude assumir o controle sobre o meu peso e, hoje, posso dizer que eu conheço muito mais o meu corpo do que eu conhecia há dois anos. Passei a trabalhar com o Mike Dolce (nutricionista) e, se antes o meu peso normal era 96,3 kg, hoje eu peso em torno de 88 kg. Eu nunca estive tão magrinho e tão leve, em todos os sentidos.
Thiago Pitbull Alves (Foto: Evelyn Rodrigues)Thiago conta que desenvolveu o psicológico durante tempo afastado (Foto: Evelyn Rodrigues)
Questionado sobre como acha que será o duelo contra Seth Baczynski, que vem de vitória sobre Neil Magny, Thiago Pitbull foi categórico:
- Estou esperando 15 minutos de guerra. Ele é um cara alto, duro e, apesar de ser bom em todas as áreas, não tem nenhuma especialidade. Mas estou bem preparado e vou para matar. Maturidade é algo essencial nessa nova fase da minha vida e, sabe aquela coisa de já saber o que quer, mas ter certeza do que não quer? Eu não quero ficar de fora da divisão ou do UFC,  quero dar 100% de mim e fazer tudo o que eu puder para concretizar meu objetivo. No sábado, graças a Deus, eu darei o primeiro passo da nova fase e vou começar a subir de novo os degraus da escalada ao título.
O "UFC: Werdum x Browne" será realizado em Orlando (EUA), neste sábado. O canal Combate fará a transmissão ao vivo do evento, a partir das 16h20 (de Brasília), e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real. A pesagem ocorre nesta sexta-feira, com transmissão do canal Combate e do Combate.com a partir das 17h.
UFC: Werdum x Browne
19 de abril de 2014, em Orlando (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Travis Browne
Peso-galo: Miesha Tate x Liz Carmouche
Peso-leve: Donald Cerrone x Edson Barboza
Peso-médio: Brad Tavares x Yoel Romero
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Rafael dos Anjos x Khabib Nurmagomedov
Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Seth Baczynski
Peso-leve: Jorge Masvidal x Pat Healy
Peso-pena: Estevan Payan x Alex White
Peso-médio: Caio Monstro x Luke Zachrich
Peso-meio-médio: Jordan Mein x Hernani Perpétuo
Peso-mosca: Dustin Ortiz x Ray Borg
Peso-pena: Mirsad Bektic x Chas Skelly
Peso-pesado: Derrick Lewis x Jack May

Para Dana White, luta contra Sonnen deve ser a última da carreira de Wand

Presidente do UFC diz que a campeã Ronda Rousey é o novo Chuck
Liddell: "Ela aceita enfrentar quem quer que seja, onde quer que seja"

Por Direto de Orlando, EUA
118 comentários
Após pedir a aposentadoria de Rodrigo Minotauro, Dana White mostrou que o peso-pesado não é o único brasileiro para quem ele vê o fim da linha se aproximando. Em bate-papo com a imprensa em Orlando (EUA), após a coletiva do "UFC: Werdum x Browne", nesta quinta, o presidente do UFC disse acreditar que Wanderlei Silva não vai demorar a pendurar as luvas:
- Última luta do Wanderlei? Provavelmente. Eu não posso falar por ele, mas eu acho que ele olha para esse duelo como se fosse o último de sua carreira.
Wanderlei Silva ufc (Foto: Adriano Albuquerque)Wanderlei Silva está perto de parar, na opinião de Dana White (Foto: Adriano Albuquerque)
Outro destaque da conversa ocorreu quando Dana falou sobre Ronda Rousey. Ele, que já a encheu de elogias diversas vezes, desta vez a comparou ao ex-lutador Chuck Liddell:
- Ronda Rousey é o novo Chuck Liddell. Ela não está nem aí. Ela aceita enfrentar quem quer que seja, onde quer que seja. Pedi para ela lutar de novo e ela topou, e ainda participou de dois filmes no intervalo. Eu não precisei convencê-la a lutar no card de julho, ela me ligou. Ela estava me pressionando até. Eu respeito isso. Nós gerindo negócios aqui, fazemos 94 lutas por mês e precisamos de lutadores que tenham iniciativa, e Ronda Rousey é a única que eu posso comparar a Chuck Liddell nesse aspecto.
Dana White também falou sobre Renan Barão, José Aldo, Jon Jones, Glover Teixeira, Maurício Shogun, Fabricio Werdum, entre outros assuntos.
A seguir, veja o restante do bate-papo com o dirigente por tópicos:
Vitória de Kennedy sobre Bisping
"Bisping foi anulado. Eu não esperava que Kennedy tivesse um bom jogo de chão e ele fez um bom trabalho com o jogo de quedas. Bisping não conseguia soltar seus golpes porque estava preocupado com a luta indo para o chão. Tim Kennedy o derrubou, controlou a luta no chão e dominou Bisping no chão. Todos os méritos ao Kennedy".
Dos Anjos x Nurmagomedov no card preliminar
"É o que nós sempre fazemos. Nós temos que fazer o card da forma como nós fazemos, seja o da TV aberta ou do pay per view. Nós fizemos uma luta importante para encerrar o card preliminar e aí começa o card principal. Todas essas lutas são boas, me diga qual dessas lutas não é boa?".
Wanderlei Silva x Chael Sonnen
"Todos nós sabíamos que essa luta teria que ser removida do card, especialmente pelos motivos que nos levaram a tirar a luta do Brasil. Muita gente disse que a briga foi ensaiada, que foi de mentira, não tem nada disso. Quisera eu que tivesse sido mentira".
fabricio werdum dana white travis browne ufc Orlando coletiva (Foto: Evelyn Rodrigues)Dana White entre Fabricio Werdum e Travis Browne (Foto: Evelyn Rodrigues)
Georges St-Pierre
"Eu não falei com o GSP, mas Lorenzo (Fertitta) falou. Eu ouvi deles que ele passaria por essa cirurgia. É difícil voltar. Eu entendo, abdicar do cinturão é algo maluco, e aí você tem um plano: “eu vou abdicar do cinturão, vou tirar um tempo de folga, vou resolver minhas coisas e vou voltar”. E aí você rompe um ligamento do joelho. É complicado quando a vida passa a jogar esses obstáculos, você nunca sabe o que pode acontecer. É como o caso do Werdum. Ele estava parado há tanto tempo e aí o Cain se machuca, então eu disse a ele que ele precisava lutar. Você não pode fazer isso, pois você nunca sabe o que pode acontecer. Eu não sei se ele (GSP) vai voltar. Eu não sei".
Jon Jones x Glover Teixeira
"Quando nós estávamos vindo para cá, eu estava falando sobre esse card. Eu acho que muita gente está de olho em Glover Teixeira, pois ele ainda não perdeu uma luta em mais de cinco anos e nocauteia os adversários. Se o Jones for lá e destruir o Glover Teixeira, Jon Jones… O que esse cara teve que fazer para vencer o cinturão e mantê-lo é maravilhoso. Ele lutou com cada um dos desafiantes, lutou de igual para igual com o Gustafsson, e ele ainda é tão jovem. Jones é "o cara". Eu sei que as pessoas não gostam de sua personalidade ou do que quer que seja, mas aquele garoto realmente conquistou muita coisa".
Comparação Renan Barão - Jon Jones
"Renan Barão, eu não ligo para o quão bom você é, todo mundo tem aquele dia em que levanta e não está bem. Mas veja o Barão, quantas lutas ele fez e há quanto tempo ele está invicto? As pessoas não lhe dão crédito suficiente pelo que ele já fez e pelo quão difícil é estar invicto no esporte. E ele ainda tem o cinturão e o defendeu quantas vezes já?".
"Jones também está invicto. Eu acho que (falando de nível de competição em suas respectivas categorias) é a mesma coisa que Jones. Renan Barão venceu os melhores dos melhores em sua divisão. E se você olhar os lutadores top peso porpeso, você se pergunta como esse cara se sairia se enfrentasse caras de outras divisões que são do mesmo tamanho? Barão é muito explosivo, ele finaliza lutas e, se você realmente olhar para o que o peso por peso significa, isso me deixa maluco de pensar que caras pesos-pesados ou pesos-meio-pesados são mais considerados nesse ranking. Mas essa é a minha opinião".
Minotauro ufc  (Foto: Reprodução / Instagram)Rodrigo Minotauro (Foto: Reprodução / Instagram)
Minotauro e a aposentadoria
"Eu acho que o Minotauro tem que se aposentar. Logo depois do duelo (derrota para Roy Nelson), ouvi que ele queria lutar de novo, e não estou interessado. Acho que ele teve grande carreira, conseguiu fazer bastante dinheiro. Não gosto dessa ideia de uma última luta no Brasil, mas vou sentar com ele e conversar".
Minotauro e o problema no voo
para Abu Dhabi
(clique e entenda)
"Eu ainda não falei com ele. Eu viajo muito e ele estava em Abu Dhabi e tal e, aliás, ouvi que ele teve uma má experiência no voo de ida, o que na verdade foi nossa culpa e não teve nada a ver com a empresa aérea. Nós cometemos aquele erro. Pobre Minotauro, teve que viajar na classe econômica o caminho inteiro para lá (risos). Agora ele vai dizer que nós estragamos o voo de ida e que eu devo a ele uma luta por causa disso".
José Aldo
"Aldo está machucado, ele está voltando… Espere. Não, ele teve algumas lesões menores mas tem que fazer uma espécie de terapia por causa de seu pescoço, e ele precisa fazer isso toda vez antes de começar a se preparar para lutar. Ele está fazendo esse tratamento agora e deve voltar por volta de setembro, não sei exatamente".
Werdum azarão nas bolas de apostas
"Eu entendo por que Werdum é o azarão. Se você olhar para as duas últimas lutas que o Travis teve, ele nocauteou o Alistair Overeem no começo daquela luta e aí nocauteia Barnett da forma como foi. Enquanto isso, o Werdum estava sumido. Eu falei para ele que ele precisava voltar a lutar. Ele estava fora há quase um ano e meio e as pessoas precisavam vê-lo. Eu não estou chocado que ele é o azarão".
Maurício Shogun
"Eu não falei com o Shogun depois daquela luta, mas eu gosto muito dele. Foi uma luta dura, ele estava vencendo de forma fácil e acabou sendo pego. Mas ele é um cara muito bom e duro".
Phil Davis
"Eu gosto do Phil, não quero jogá-lo contra o ônibus, mas ele precisa mudar essa mentalidade e sair da internet. Ele é um dos melhores pesos-meio-pesados do mundo, mas não chega até mim e pede o que quer. Ele fica lá, perto do número 4. Ele não é o cara que chega até mim e diz “eu quero esse cara, quero ser o campeão, quero isso”.
Brasil com menos ídolos no MMA em plena atividade
"Isso é um esporte de gente jovem. Os ídolos estão envelhecendo, você não pode fazer isso para sempre. É uma janela pequena para alguns desses caras, e veja lutadores como Minotauro, que estão lutando há quanto tempo e têm protagonizado verdadeiras guerras. Novos ídolos estão surgindo agora, os Aldos, os Barões. Esses são os que um dia serão os novos heróis no Brasil. Sempre haverá novos ídolos".
O "UFC: Werdum x Browne" será realizado em Orlando (EUA), neste sábado. O canal Combate fará a transmissão ao vivo do evento, a partir das 16h20 (de Brasília), e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real. A pesagem ocorre nesta sexta-feira, com transmissão do canal Combate e do Combate.com a partir das 17h.
UFC: Werdum x Browne
19 de abril de 2014, em Orlando (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Travis Browne
Peso-galo: Miesha Tate x Liz Carmouche
Peso-leve: Donald Cerrone x Edson Barboza
Peso-médio: Brad Tavares x Yoel Romero
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Rafael dos Anjos x Khabib Nurmagomedov
Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Seth Baczynski
Peso-leve: Jorge Masvidal x Pat Healy
Peso-pena: Estevan Payan x Alex White
Peso-médio: Caio Monstro x Luke Zachrich
Peso-meio-médio: Jordan Mein x Hernani Perpétuo
Peso-mosca: Dustin Ortiz x Ray Borg
Peso-pena: Mirsad Bektic x Chas Skelly
Peso-pesado: Derrick Lewis x Jack May

Frankie Edgar paga mico de barba postiça em quadro com os fãs

Lutador participa de um quadro de perguntas e respostas em Orlando
(EUA) antes da pesagem do “UFC: Werdum x Browne”

Por Direto de Orlando, EUA
2 comentários
O ex-campeão peso-leve Frankie Edgar, participou de um quadro de perguntas e respostas com os fãs no Amway Center, em Orlando, antes da pesagem do “UFC: Werdum x Browne", e passou por algumas situações engraçadas, para não dizer constrangedoras.
Logo no início do evento, um garoto de aproximadamente 11 anos de idade perguntou se o peso-pena aceitaria trocar socos com ele:
- Seria uma honra se você me desse um soco e eu puder devolver - disse o menino.
Frankie Edgar UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Frankie Edgar usa barba da torcida de Travis Browne (Foto: Evelyn Rodrigues)
O lutador pareceu meio incrédulo, mas depois trocou socos de mentirinha com o garoto, que saiu todo sorridente. Logo em seguida, outro torcedor vestindo uma barba postiça perguntou o que o lutador achava do estilo barbudo de Travis Browne e Jonny Hendricks e Frankie respondeu que sua mulher não gostaria de vê-lo barbudo. Não contente, o torcedor perguntou se ele poderia vestir a barba postiça para saber como ficaria seu visual. Descontraído, o atleta colocou o acessório e perguntou aos fãs:
- E aí, aprovado? - disse aos risos, antes de devolver a barba ao rapaz.
Questionado sobre o que achou da briga entre Chael Sonnen e Wanderlei Silva na academia do TUF Brasil 3, “The Answer” disse que assistiu a rixa pela internet:
- Eu assisti àquela briga que eles tiveram e aquela rivalidade é real. Eu acho que nunca passei por uma situação como essa com um adversário, pois sempre tento manter as coisas mais tranquilas, mas você terá que assistir ao TUF 20 para saber se acontece algo parecido comigo e com o BJ Penn - respondeu o atleta, que é um dos treinadores da edição 20 do reality show nos EUA ao lado do lutador havaiano.
Outro fã perguntou por que os shorts de Edgar têm sido cada vez mais curtos em suas apresentações e se aquilo era alguma superstição de boa sorte:
- Não, os shorts tem que ficar onde estão (risos). Eu tive que falar com a minha equipe, chamei meu treinador e perguntei quem estava diminuindo o tamanho dos meus shorts. O Dana estava pegando no meu pé, também. Eu acho que pode até significar boa sorte, mas não para mim.
Frankie Edgar UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Frankie Edgar é um dos técnicos do TUF 20 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Veja outras perguntas dos fãs que foram destaque:
Regras: Pride x UFC
"As regras do Pride eram mais reais. Eu amo as regras do Pride!"
Planos para quando se aposentar
"Acho que terei a minha própria escola ou algo assim… Quero fazer algo pelo esporte."
Participação de GSP no filme “Capitão América”
"Eu vi um pequeno clip e pareceu muito bom para mim. Georges é o meu garoto e achei que foi algo muito bacana."
Chance de lutar no peso-galo
"Acho que há uma chance maior de vocês me verem novamente lutando no peso-leve do que nos galos."
Provocações contínuas de BJ Penn
"O meu plano é esse. Eu já venci as duas lutas anteriores e o meu plano é continuar fazendo o BJ engolir as suas palavras. Se eu pudesse finalizá-lo, teria um gosto extra, mas ele realmente é um lutador muito duro e muito bom em jiu-jítsu. É algo que é difícil de conseguir, mas quem sabe."

Com clima tenso, Browne fica quase 6kg acima de Werdum na pesagem

Brasileiro pesa 105,5kg, americano marca 111,4kg, e encarada tem troca intensa de olhares. Nenhum atleta deixa de bater o peso para o torneio

Por Direto de Orlando, EUA
120 comentários
O ambiente de descontração da coletiva de quinta-feira deu lugar a um clima mais tenso entre Fabricio Werdum e Travis Browne na pesagem desta sexta, no Amway Center, em Orlando (EUA). O brasileiro bateu 105,5kg, mais leve do que nas vezes anteriores, e ficou quase 6kg abaixo do oponente, o americano Travis Browne, que marcou 111,4kg em cima da balança - o limite dos pesados é de 120kg. Na hora da encarada, os dois fecharam a cara e trocaram olhares intensos, de quem está faminto para disputar o cinturão do UFC contra o campeão Cain Velásquez. O duelo entre eles é a atração principal do card deste sábado, que foi inteiramente confirmado após todos os demais lutadores também baterem o peso de suas respectivas categorias, inclusive os brasileiros Edson Barboza, Rafael dos Anjos, Thiago "Pitbull" Alves, Caio Monstro e Hernani Perpétuo.
+ Clique e confira galeria de fotos da pesagem do UFC: Werdum x Browne
Fabricio Werdum x Travis Browne UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Fabricio Werdum e Travis Browne ficam sérios na encarada da pesagem (Foto: Evelyn Rodrigues)
No coevento principal, Miesha Tate e Liz Carmouche foram saudadas pelo público, com vantagem para a primeira. Miesha pesou 61,5kg, enquanto Liz ficou com 61,2kg. Na encarada, nenhuma polêmica. Já Edson Barboza bateu 70,7kg e ficou no limite para a categoria em lutas que não valem cinturão. O americano Donald Cerrone pesou meia libra a menos, ou seja, 70,5kg. Os dois também se respeitaram no cara a cara e sorriam.
Na luta de mais destaque do card preliminar, nada de camisa provocativa ao jiu-jítsu para Khabib Nurmagomedov. Ele entrou primeiro no palco, com seu tradicional chapéu que protege do frio russo, e bateu 70,5kg. Rafael dos Anjos pesou a mesma coisa, e os dois fizeram uma encarada pacífica. Na sequência, muito aplaudido pela torcida em seu retorno após dois anos, Thiago "Pitbull" Alves bateu 77,3kg e também foi "copiado" por seu rival, Seth Baczynski.
Miesha Tate pesagem UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Miesha Tate faz charme em cima da balança (Foto: Evelyn Rodrigues)
O primeiro brasileiro a subir na balança foi o meio-médio estreante Hernani Perpétuo. O atleta da Nova União pesou 77,3kg, mesma coisa que seu adversário, o canadense Jordan Mein. Caio Monstro, companheiro de equipe de Hernani, apareceu na sequência e pesou 84,1kg, enquanto o oponente Luke Zachrich também bateu essa marca. A encarada parecia tensa, até que Caio não resistiu e sorriu, antes de cumprimentar Zachrich.
A primeira encarada da pesagem já foi bem tensa, entre os pesos-pesados Derrick Lewis e Jack May, mas os dois ao menos se cumprimentaram no final. Logo depois, Chas Skelly brincou ao fingir que daria um double leg em Mirsad Bektic, que respondeu fazendo um movimendo de joelhada. Já os moscas Dustin Ortiz e Ray Borg fecharam a cara e nem se deram as mãos. Os demais confrontos foram bem tranquilos.
Rafaeldos Anjos x Khabib Nurmagomedov UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Rafaeldos Anjos e Khabib Nurmagomedov se encaram na pesagem (Foto: Evelyn Rodrigues)
O "UFC: Werdum x Browne" será realizado em Orlando (EUA), neste sábado. O canal Combate fará a transmissão ao vivo do evento, a partir das 16h20 (de Brasília), e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real. O site transmite em vídeo a primeira luta do card, entre os pesos-pesados Derrick Lewis e Jack May.
UFC: Werdum x Browne
19 de abril de 2014, em Orlando (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado (até 120,7kg): Fabrício Werdum (105,5kg) x Travis Browne (111,4kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Miesha Tate (61,5kg) x Liz Carmouche (61,2kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Donald Cerrone (70,5kg) x Edson Barboza (70,8kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Brad Tavares (83,9kg) x Yoel Romero (84,1kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-leve (até 70,8kg): Rafael dos Anjos (70,5kg) x Khabib Nurmagomedov (70,5kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Thiago Pitbull (77,3kg) x Seth Baczynski (77,3kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Jorge Masvidal (70,5kg) x Pat Healy (70,8kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Estevan Payan (66,2kg) x Alex White (66,2kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Caio Monstro (84,1kg) x Luke Zachrich (84,1kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Jordan Mein (77,3kg) x Hernani Perpétuo (77,3kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): Dustin Ortiz (56,9kg) x Ray Borg (56,9kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Mirsad Bektic (66,2kg) x Chas Skelly (65,8kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Derrick Lewis (116,1kg) x Jack May (114,5kg)

Exame de Everton Costa aponta inflamação no músculo cardíaco

Previsão de alta passou para a próxima terça, diz médico do Vasco. Clube contrata especialista para acompanhar o caso e promete mais explicações neste sábado

Por Rio de Janeiro
39 comentários
 
O atacante Everton Costa segue internado no hospital Quinta D'or, em São Cristóvão, após o susto da última quarta-feira. Durante a vitória sobre o Resende, por 1 a 0, o jogador sofreu uma convulsão com quadro de arritmia cardíaca e precisou deixar São Januário de ambulância (relembre no vídeo ao lado). Após uma série de exames, no entanto, o clube começa a entender o caso. Segundo nota oficial divulgada pelo cruz-maltino no início da noite desta sexta-feira, a ressonância magnética do miocárdio (coração) do jogador detectou uma miocardite (processo inflamatório do músculo cardíaco). Foi essa alteração que causou a arritmia.
O Vasco, aliás, contratou um especialista para acompanhar de perto o caso de Everton. O cardiologista Gustavo Gouvea e o diretor médico do clube, Clóvis Munhoz, vão conceder uma entrevista coletiva no próximo sábado, após a estreia do clube na Série B do Campeonato Brasileiro contra o América-MG, para dar mais explicações sobre o assunto.
Everton Costa Twitter Vasco (Foto: Twitter)"#ForçaEverton" ganha as redes sociais (Foto: Twitter)
Everton Costa se recupera bem e segue internado na unidade semi-intensiva do hospital. A expectativa inicial era que ele fosse liberado no próximo domingo, mas, segundo o médico Rômulo Teixeira, a previsão de alta passou para terça-feira. O quadro do atleta é estável.
- O prognóstico de alta a gente não dá certeza de uma data, mas a princípio se tem a proposta inicial não para domingo, mas para terça-feira. Vai depender como está a evolução. Evoluindo como está, há possibilidade de alta mais rápida - frisou Rômulo em entrevista à Rádio Globo.
Pelo Twitter, o perfil oficial do Vasco criou uma campanha de apoio para a recuperação do atacante com a hashtag #ForçaEverton e divulgou a imagem nas redes sociais.

Segundo o chefe do Departamento de Arritmias Cardíacas da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), Luiz Eduardo Camanho, Everton já poderia ter uma arritmia leve, já que os exames só constatam quando o quadro é mais "grosseiro". Vale lembrar que o atacante foi contratado pelo Vasco em janeiro e não apresentou nenhuma alteração em seus exames. Assim como também nada havia sido constatado pelo departamento médico das outras equipes que o atleta defendeu, como Bahia, Coritiba e Santos.

Portuguesa deixa gramado, e jogo contra o Joinville é interrompido

Presidente do clube paulista atende a determinação judicial e manda time sair com 16 minutos. CBF contesta ato apresentado ao delegado da partida

Por Jonville, SC
1821 comentários
 
A estreia da Portuguesa na Série B do Campeonato Brasileiro, contra o Joinville, foi paralisada por ordem judicial. Durante o primeiro tempo, com respaldo de uma liminar obtida por um torcedor na 3ª Vara Cível do Foro Regional da Penha, o delegado responsável pelo jogo interrompeu o jogo aos 16 minutos. 
Na última quinta-feira, essa decisão, uma tutela antecipada, determinou que fossem devolvidos os quatro pontos perdidos pela Lusa na Série A do ano passado pela escalação irregular do meia Héverton, na última rodada, contra o Grêmio. Isso livraria a equipe do rebaixamento que foi determinado em julgamento no STJD, em dezembro.
Durante o primeiro tempo, o filho do presidente da Portuguesa, Ilídio Lico, levou a liminar às mãos do delegado da partida, Laudir Zermiani. Minutos depois, ele interrompeu a partida. O técnico da equipe paulista, Argel Fucks, recebeu a notícia e, sem hesitar ou se surpreender, tirou imediatamente o time de campo.
- Por que começou o jogo, então? - perguntou um atleta do Joinville, ao saber que a liminar não havia sido cassada, para em seguida ouvir um pedido de calma de Argel.
Os jogadores da Lusa foram para o vestiário, o que revoltou os torcedores na arquibancada. Eles gritaram “vergonha!” e mostraram notas de dinheiro, cobrando pelo valor dos ingressos.
- Sou funcionário da Portuguesa. É uma decisão do presidente, do departamento de futebol, tenho que acatar - disse Argel.
Ao GloboEsporte.com, na última quinta, Ilídio Lico havia declarado que a equipe entraria em campo, mesmo com a liminar, caso a CBF não respondesse o pedido de adiamento do jogo. Disse que tinha respeito pelo público e pelo futebol. Porém, assim que a partida teve início, Lico foi notificado de que estava descumprindo uma ordem judicial e poderia responder criminalmente por isso. Imediatamente, entrou em contato com o filho, Marcos Lico, e pediu que o time saísse de campo.
Logo depois, o presidente do Joinville, Nereu Martinelli, afirmou que recebeu por meio do vice-presidente da CBF na região Sul, o catarinense Fábio Nogueira, o aviso de que a única pessoa capacitada para receber essa notificação seria o presidente da CBF, José Maria Marin.
Joinville x Portuguesa  (Foto: Karen Couto/RBS TV)Delegado da partida com a liminar que interrompe o jogo
(Foto: Karen Couto/RBS TV)
Martinelli procurou o delegado da partida, que foi ao vestiário da Portuguesa e deu alguns minutos para que o time paulista voltasse a campo. No entanto, prevaleceu a ordem vinda de São Paulo para que não houvesse jogo.
Quando o trio de arbitragem deixou o gramado, sob proteção policial, os torcedores também começaram a ir embora.
- Conversamos antes da partida com os diretores da Portuguesa, falamos para eles discutirem só na terça-feira a legitimidade da liminar. Até porque a Portuguesa é simpática, tem essa diretoria nova. Outras liminares já foram cassadas, e essa vai ser com certeza. Quem vai ser prejudicada é a Portuguesa - alertou o presidente do Joinville.
O árbitro da partida Marcos André Gomes da Penha (ES) disse que entregará a súmula da partida em branco para que a CBF resolva o que fazer. A entidade divulgou uma nota na noite desta sexta que diz que o ato apresentado ao delegado do jogo não tem eficácia jurídica e que a Portuguesa responderá por abandono no STJD.
A princípio, a rodada da Série A neste fim de semana não corre risco, já que uma liminar obtida na 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio, garante à CBF o direito de realizar os Brasileiros de primeira e segunda divisões de acordo com as tabelas já publicadas.
Vice jurídico pede demissão
A decisão do presidente Ilídio Lico de mandar o time da Portuguesa a campo causou o pedido de demissão do vice jurídico do clube, Orlando Cordeiro de Barros. Ele havia alertado que isso seria um descumprimento de uma ordem judicial.

- Há uma liminar da Justiça. Isso tem efeito de lei e tínhamos de cumpri-la. Se não fosse favorável a nós, eu também defenderia seu cumprimento. É uma questão de postura. A minha era irredutível e, como o presidente decidiu ir ao contrário, estou saindo do cargo - disse o vice em entrevista à “Folha de S. Paulo”.

Para estilista, uniforme do Botafogo é o melhor da Série A. Bahia é o pior

Júlio Rêgo também elogia camisas do Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Internacional, mas critica as da Chapecoense, Criciúma, Palmeiras e Vitória

Por Rio de Janeiro
703 comentários
O Campeonato Brasileiro começa neste sábado, e o "SporTV News" convidou nesta sexta-feira o estilista Júlio Rêgo para avaliar os uniformes dos 20 clubes que vão disputar este ano a principal competição do futebol brasileiro. Para ele, o Botafogo é o time mais bem vestido da primeira divisão nacional, enquanto a segunda camisa do Bahia é a pior entre as analisadas.
A tradição do uniforme "com a estrela solitária" do Alvinegro pesou para Júlio Rêgo escolher como o melhor da Série A do Brasileirão. Ele também colocou em seu top 5 os do Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Internacional.
Nova Camisa Botafogo 2014 (Foto: Divulgação)Camisa do Bota foi eleita a mais bonita
da Série A por Júlio Rêgo (Foto: Divulgação)
Já entre os piores, o estilista elegeu o segundo uniforme do Bahia por ser "muito colorido, com muita informação fora os anúncios de publicidade que tem na camisa". Na lista dos cinco mais feios, ele ainda colocou os uniformes da Chapecoense, Palmeiras, Criciúma e o segundo do Vitória. A crítica voltou a ser pelo excesso de informações.
- Infelizmente tem que ter, porque é patrocínio dos clubes, precisam disso, já que estão quase todos quebrados. Mas é muita informação. Sou do tempo que o uniforme não tinha informação nenhuma - apontou.
Júlio Rêgo ainda apontou o modelo perfeito de uniforme no futebol mundial atualmente, na sua visão.
- Acho o uniforme do Real Madrid o mais bonito do mundo. Não tem nenhuma informação, só aquele escudo maravilhoso, então acho o mais bonito - concluiu.

Para Dana White, luta contra Sonnen deve ser a última da carreira de Wand

Presidente do UFC diz que a campeã Ronda Rousey é o novo Chuck
Liddell: "Ela aceita enfrentar quem quer que seja, onde quer que seja"

Por Direto de Orlando, EUA
116 comentários
Após pedir a aposentadoria de Rodrigo Minotauro, Dana White mostrou que o peso-pesado não é o único brasileiro para quem ele vê o fim da linha se aproximando. Em bate-papo com a imprensa em Orlando (EUA), após a coletiva do "UFC: Werdum x Browne", nesta quinta, o presidente do UFC disse acreditar que Wanderlei Silva não vai demorar a pendurar as luvas:
- Última luta do Wanderlei? Provavelmente. Eu não posso falar por ele, mas eu acho que ele olha para esse duelo como se fosse o último de sua carreira.
Wanderlei Silva ufc (Foto: Adriano Albuquerque)Wanderlei Silva está perto de parar, na opinião de Dana White (Foto: Adriano Albuquerque)
Outro destaque da conversa ocorreu quando Dana falou sobre Ronda Rousey. Ele, que já a encheu de elogias diversas vezes, desta vez a comparou ao ex-lutador Chuck Liddell:
- Ronda Rousey é o novo Chuck Liddell. Ela não está nem aí. Ela aceita enfrentar quem quer que seja, onde quer que seja. Pedi para ela lutar de novo e ela topou, e ainda participou de dois filmes no intervalo. Eu não precisei convencê-la a lutar no card de julho, ela me ligou. Ela estava me pressionando até. Eu respeito isso. Nós gerindo negócios aqui, fazemos 94 lutas por mês e precisamos de lutadores que tenham iniciativa, e Ronda Rousey é a única que eu posso comparar a Chuck Liddell nesse aspecto.
Dana White também falou sobre Renan Barão, José Aldo, Jon Jones, Glover Teixeira, Maurício Shogun, Fabricio Werdum, entre outros assuntos.
A seguir, veja o restante do bate-papo com o dirigente por tópicos:
Vitória de Kennedy sobre Bisping
"Bisping foi anulado. Eu não esperava que Kennedy tivesse um bom jogo de chão e ele fez um bom trabalho com o jogo de quedas. Bisping não conseguia soltar seus golpes porque estava preocupado com a luta indo para o chão. Tim Kennedy o derrubou, controlou a luta no chão e dominou Bisping no chão. Todos os méritos ao Kennedy".
Dos Anjos x Nurmagomedov no card preliminar
"É o que nós sempre fazemos. Nós temos que fazer o card da forma como nós fazemos, seja o da TV aberta ou do pay per view. Nós fizemos uma luta importante para encerrar o card preliminar e aí começa o card principal. Todas essas lutas são boas, me diga qual dessas lutas não é boa?".
Wanderlei Silva x Chael Sonnen
"Todos nós sabíamos que essa luta teria que ser removida do card, especialmente pelos motivos que nos levaram a tirar a luta do Brasil. Muita gente disse que a briga foi ensaiada, que foi de mentira, não tem nada disso. Quisera eu que tivesse sido mentira".
fabricio werdum dana white travis browne ufc Orlando coletiva (Foto: Evelyn Rodrigues)Dana White entre Fabricio Werdum e Travis Browne (Foto: Evelyn Rodrigues)
Georges St-Pierre
"Eu não falei com o GSP, mas Lorenzo (Fertitta) falou. Eu ouvi deles que ele passaria por essa cirurgia. É difícil voltar. Eu entendo, abdicar do cinturão é algo maluco, e aí você tem um plano: “eu vou abdicar do cinturão, vou tirar um tempo de folga, vou resolver minhas coisas e vou voltar”. E aí você rompe um ligamento do joelho. É complicado quando a vida passa a jogar esses obstáculos, você nunca sabe o que pode acontecer. É como o caso do Werdum. Ele estava parado há tanto tempo e aí o Cain se machuca, então eu disse a ele que ele precisava lutar. Você não pode fazer isso, pois você nunca sabe o que pode acontecer. Eu não sei se ele (GSP) vai voltar. Eu não sei".
Jon Jones x Glover Teixeira
"Quando nós estávamos vindo para cá, eu estava falando sobre esse card. Eu acho que muita gente está de olho em Glover Teixeira, pois ele ainda não perdeu uma luta em mais de cinco anos e nocauteia os adversários. Se o Jones for lá e destruir o Glover Teixeira, Jon Jones… O que esse cara teve que fazer para vencer o cinturão e mantê-lo é maravilhoso. Ele lutou com cada um dos desafiantes, lutou de igual para igual com o Gustafsson, e ele ainda é tão jovem. Jones é "o cara". Eu sei que as pessoas não gostam de sua personalidade ou do que quer que seja, mas aquele garoto realmente conquistou muita coisa".
Comparação Renan Barão - Jon Jones
"Renan Barão, eu não ligo para o quão bom você é, todo mundo tem aquele dia em que levanta e não está bem. Mas veja o Barão, quantas lutas ele fez e há quanto tempo ele está invicto? As pessoas não lhe dão crédito suficiente pelo que ele já fez e pelo quão difícil é estar invicto no esporte. E ele ainda tem o cinturão e o defendeu quantas vezes já?".
"Jones também está invicto. Eu acho que (falando de nível de competição em suas respectivas categorias) é a mesma coisa que Jones. Renan Barão venceu os melhores dos melhores em sua divisão. E se você olhar os lutadores top peso porpeso, você se pergunta como esse cara se sairia se enfrentasse caras de outras divisões que são do mesmo tamanho? Barão é muito explosivo, ele finaliza lutas e, se você realmente olhar para o que o peso por peso significa, isso me deixa maluco de pensar que caras pesos-pesados ou pesos-meio-pesados são mais considerados nesse ranking. Mas essa é a minha opinião".
Minotauro ufc  (Foto: Reprodução / Instagram)Rodrigo Minotauro (Foto: Reprodução / Instagram)
Minotauro e a aposentadoria
"Eu acho que o Minotauro tem que se aposentar. Logo depois do duelo (derrota para Roy Nelson), ouvi que ele queria lutar de novo, e não estou interessado. Acho que ele teve grande carreira, conseguiu fazer bastante dinheiro. Não gosto dessa ideia de uma última luta no Brasil, mas vou sentar com ele e conversar".
Minotauro e o problema no voo
para Abu Dhabi
(clique e entenda)
"Eu ainda não falei com ele. Eu viajo muito e ele estava em Abu Dhabi e tal e, aliás, ouvi que ele teve uma má experiência no voo de ida, o que na verdade foi nossa culpa e não teve nada a ver com a empresa aérea. Nós cometemos aquele erro. Pobre Minotauro, teve que viajar na classe econômica o caminho inteiro para lá (risos). Agora ele vai dizer que nós estragamos o voo de ida e que eu devo a ele uma luta por causa disso".
José Aldo
"Aldo está machucado, ele está voltando… Espere. Não, ele teve algumas lesões menores mas tem que fazer uma espécie de terapia por causa de seu pescoço, e ele precisa fazer isso toda vez antes de começar a se preparar para lutar. Ele está fazendo esse tratamento agora e deve voltar por volta de setembro, não sei exatamente".
Werdum azarão nas bolas de apostas
"Eu entendo por que Werdum é o azarão. Se você olhar para as duas últimas lutas que o Travis teve, ele nocauteou o Alistair Overeem no começo daquela luta e aí nocauteia Barnett da forma como foi. Enquanto isso, o Werdum estava sumido. Eu falei para ele que ele precisava voltar a lutar. Ele estava fora há quase um ano e meio e as pessoas precisavam vê-lo. Eu não estou chocado que ele é o azarão".
Maurício Shogun
"Eu não falei com o Shogun depois daquela luta, mas eu gosto muito dele. Foi uma luta dura, ele estava vencendo de forma fácil e acabou sendo pego. Mas ele é um cara muito bom e duro".
Phil Davis
"Eu gosto do Phil, não quero jogá-lo contra o ônibus, mas ele precisa mudar essa mentalidade e sair da internet. Ele é um dos melhores pesos-meio-pesados do mundo, mas não chega até mim e pede o que quer. Ele fica lá, perto do número 4. Ele não é o cara que chega até mim e diz “eu quero esse cara, quero ser o campeão, quero isso”.
Brasil com menos ídolos no MMA em plena atividade
"Isso é um esporte de gente jovem. Os ídolos estão envelhecendo, você não pode fazer isso para sempre. É uma janela pequena para alguns desses caras, e veja lutadores como Minotauro, que estão lutando há quanto tempo e têm protagonizado verdadeiras guerras. Novos ídolos estão surgindo agora, os Aldos, os Barões. Esses são os que um dia serão os novos heróis no Brasil. Sempre haverá novos ídolos".
O "UFC: Werdum x Browne" será realizado em Orlando (EUA), neste sábado. O canal Combate fará a transmissão ao vivo do evento, a partir das 16h20 (de Brasília), e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real. A pesagem ocorre nesta sexta-feira, com transmissão do canal Combate e do Combate.com a partir das 17h.
UFC: Werdum x Browne
19 de abril de 2014, em Orlando (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Travis Browne
Peso-galo: Miesha Tate x Liz Carmouche
Peso-leve: Donald Cerrone x Edson Barboza
Peso-médio: Brad Tavares x Yoel Romero
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Rafael dos Anjos x Khabib Nurmagomedov
Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Seth Baczynski
Peso-leve: Jorge Masvidal x Pat Healy
Peso-pena: Estevan Payan x Alex White
Peso-médio: Caio Monstro x Luke Zachrich
Peso-meio-médio: Jordan Mein x Hernani Perpétuo
Peso-mosca: Dustin Ortiz x Ray Borg
Peso-pena: Mirsad Bektic x Chas Skelly
Peso-pesado: Derrick Lewis x Jack May