quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Defesa do Cruzeiro deixa para trás
as críticas da 'Era Adilson Batista'

Atual técnico Cuca já usou sete formações diferentes na equipe, e a Raposa levou apenas 26 gols em 29 rodadas. Edcarlos e Caçapa são os preferidos

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
Muro Zagueiros CruzeiroEdcarlos, Caçapa, Léo e Gil formam a muralha do
Cruzeiro (Foto: Montagem sobre fotos da Vipcomm)
Criticada nos tempos de Adilson Batista, a defesa do Cruzeiro tem se destacado pela firmeza e pela competência dos zagueiros escalados pelo técnico Cuca. A mudança de comportamento do setor mais contestado nos últimos anos contribuiu para que o time mineiro conseguisse a ótima campanha no Campeonato Brasileiro até o momento. Para se ter uma ideia, a Raposa não leva gols há quatro jogos (Fluminense, Goiás, Atlético-PR e Atlético-GO). Com Adilson, a dupla de zaga era formada por Leonardo Silva e Gil. Agora, com Cuca, Edcarlos e Caçapa são os mais utilizados.
A melhor defesa do campeonato levou somente 26 gols em 29 partidas, com uma boa média de apenas 0,89 gol sofrido por jogo. O time levou mais do que dois gols em apenas uma partida, na derrota para o Santos, por 4 a 1, em Barueri. O Internacional, com 27, e o Palmeiras, com 29, vêm em seguida com as metas menos vazadas.
O grupo conta com seis zagueiros, dos quais cinco estão à disposição do treinador - Leonardo Silva ainda está em fase final de recuperação de uma cirurgia no joelho direito. Com a chegada de Cuca, Edcarlos, Léo e Wellington foram contratados. O experiente Cláudio Caçapa e o jovem Gil foram mantidos no elenco. Já Thiago Heleno foi para o Corinthians, acompanhando Adilson Batista, que deixou o clube paulista no último domingo.
As várias mudanças parecem não ter atrapalhado o desempenho defensivo. Praticamente todos os zagueiros se revezaram na titularidade. Ora por cartões, ora por lesões. Por isso, o setor já teve dez formações. A dupla Edcarlos e Caçapa foi a que mais atuou. Foram oito vezes juntos, duas com a companhia de Gil, no esquema 3-5-2 (veja a tabela).
Formação Número de jogos
- Edcarlos e Caçapa 6 partidas
- Edcarlos e Léo 5 partidas
- Leonardo Silva e Gil 4 partidas
- Edcarlos e Gil
- Gil e Thiago Heleno
- Gil e Caçapa
3 partidas
- Gil, Caçapa e Edcarlos 2 partidas
- Gil e Léo
- Fabinho e Caçapa
- Gil, Léo e Edcarlos
1 partida
Para Léo, são vários os motivos para que o Cruzeiro tenha a melhor defesa da competição.
- Tem vários pontos. A qualidade de cada jogador. A experiência de cada um. A cobrança que o companheiro faz sobre o outro e sobre si mesmo. Além disso, tem a rotatividade, que faz com que o jogador sempre tenha foco e esteja preparado para ajudar o Cruzeiro e a manter o nível do companheiro que deixou a equipe.
O Cruzeiro conseguiu mesclar a experiência e a juventude para compor seu grupo de zagueiros atual. Edcarlos, por exemplo, chegou à Raposa com muita desconfiança do torcedor, devido ao fraco desempenho no Fluminense, em 2009. Porém, o jogador tem mostrado que pode ser o mesmo que conquistou o título mundial com o São Paulo, em 2005.
Cláudio Caçapa é outro exemplo de jogador rodado. O defensor começou a carreira no rival Atlético-MG e, aos 33 anos, já tem no currículo quatro títulos franceses com o Lyon, da França. Apesar de ter sofrido lesões no joelho e no tornozelo, Caçapa garantiu a titularidade com atuações seguras e um fôlego de garoto.
O jovem Gil, por sua vez, chegou ao clube com o status de revelação do Atlético-GO. Apesar de não ser titular absoluto, ele mantém o nível quando entra na equipe. Já o zagueiro Léo, que não vinha sendo aproveitado no Palmeiras, veio para a Raposa e reeditou o bom futebol dos tempos de Grêmio, quando formou dupla de zaga de sucesso com Réver, atual zagueiro do Galo.
No grupo, há ainda Wellington, que começou a carreira no próprio clube e foi emprestado ao Botafogo por dois anos. Ele retornou a pedido de Cuca, mas ainda não atuou. Porém, engana-se quem pensa que somente os zagueiros merecem os méritos pela defesa menos vazada.
- Aqui todo mundo se ajuda. A defesa é a menos vazada, e isso não vem só dos zagueiros, mas também do meio-campo, que ajuda bastante na marcação. Se ele não marcar sob pressão lá na frente, a gente sofre lá atrás - explicou o zagueiro Léo.
Contra o Grêmio, o setor será mais uma vez desafiado. O time gaúcho conta com Jonas, artilheiro disparado do Brasileirão, com 19 gols. Cuca deverá escalar Edcarlos e Caçapa, mas Léo, que cumpriu suspensão automática contra o Fluminense, ainda corre por fora.

Brasileiros voltam ao Cubo D´Água dois anos após os Jogos de Pequim

Henrique Barbosa e Thiago Pereira disputam a segunda etapa da Copa do Mundo na China. Atleta do Corinthians se prepara para verdadeira maratona

Dois nadadores brasileiros irão matar as saudades do espírito olímpico. Palco das provas de natação nos Jogos de Pequim-2008, o Cubo D´Água receberá nesta terça e quarta-feira a segunda etapa da Copa do Mundo em piscina curta (25 metros). E lá estarão Henrique Barbosa e Thiago Pereira. O nadador do Flamengo recorda um momento que marcou o esporte brasileiro há dois anos na capital chinesa - a conquista da medalha de ouro de Cesar Cielo nos 50m livre.
Cubo D´Água de PequimCubo D´Água, em Pequim: brasileiros voltam dois anos depois para a Copa do Mundo (Foto: Reuters)
- Foi ótimo rever a piscina dos Jogos Olímpicos, sentir o espírito e relembrar o momento em que entramos pela primeira vez no Cubo. Eu me lembrei, vi onde estava exatamente quando o Cielo conquistou sua medalha de ouro, foi muito emocionante para todos os brasileiros - lembrou.
Em Pequim, Henrique irá disputar as provas de 50m e os 200m peito nesta terça, e os 100m peito nesta quarta. Retornando de um período de descanso após o Troféu José Finkel, o atleta sabe que terá dificuldades, principalmente nos 50m peito, no qual terá como adversários o campeão da Copa do Mundo no ano passado, Cameron Van der Burgh (recordista mundial dos 50m peito em curta) e o também sul-africano Roland Schoeman. Além deles, outros nadadores de ponta chegam nesta segunda à China, vindos dos Jogos da Comunidade Britânica, na Índia.
Thiago Pereira começa uma verdadeira maratona
Thiago Pereira na Copa do Mundo de nataçãoThiago Pereira na Copa do Mundo, etapa do Rio:
sequência de provas (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Se para Henrique Barbosa até o cheiro do local traz boas lembranças - como o próprio atleta afirmou - para Thiago Pereira a volta ao Cubo D´Água representa o início de uma verdadeira maratona. Essa será a primeira de seis etapas consecuvitvas que o brasileiro vai participar, todas em um espaço de tempo de apenas um mês, passando por dois continentes. Logo depois da China, ele embarca para Cingapura (16 e 17 de outubro) e Japão (20 e 21 de outubro), na Ásia. Na Europa, a competição começa na Alemanha (30 e 31 de outubro), depois irá para Rússia (2 e 3 de novembro) e terminará na Suécia (6 e 7 de novembro).
Para encarar a intensa sequência, Thiago deve competir apenas as provas de medley.
- Vou focar no medley, já que terei uma maratona de provas pela frente. Estou preparado para esta sequência de provas difíceis - afirmou o atleta, eleito o melhor da primeira etapa, no Rio de Janeiro, em setembro. Na cidade, ele conquistou quatro medalhas de ouro: 100m, 200m e 400m medley e 200m livre. Além disso, Thiago fez os melhores tempos do ano até agora nas provas de medley: 52s35 nos 100m, 1m52s72 nos 200m e 4m06s37 nos 400m.
Henrique Barbosa e Thiago Prereira terão as companhias de outros dois brasileiros na capital chinesa. Frederico Castro disputará as provas de nado borboleta, e Guilherme Guido, de costas.

Cielo bate o martelo e vai disputar o Mundial de piscina curta em Dubai

Nadador acredita que a competição vai lhe dar motivação para os treinos

Cesar Cielo comemora 100m livre nataçãoCielo também vai nadar o Open de natação no
fim deste ano (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Acabou a dúvida. Cesar Cielo anunciou nesta quarta-feira que vai disputar o Mundial de piscina curta em Dubai, de 15 a 19 de dezembro. Ele se classificou nas suas duas provas individuais, os 50m e os 100m livre, e deve nadar também o revezamento 4x00m livre. O campeão olímpico e mundial ainda não tinha batido o martelo sobre o planejamento para o fim do ano, e afirmou que a ideia é ganhar motivação para os treinamentos em 2011. Cielo ainda não sabe se voltará aos Estados Unidos ou continuará treinando no Brasil.
- Na verdade, estou pensando num ciclo mais longo, até os Jogos Olímpicos de 2012. Mas ter o Mundial como meta neste fim de ano é uma forma de eu me motivar para seguir com os treinamentos. Ao mesmo tempo, acho que o revezamento 4x100m do Brasil pode ter um time muito forte em Dubai, assim como o 4x100 m medley – afirmou Cielo nesta quarta, após 15 dias de descanso.
Cielo vai treinar em São Paulo nas próximas duas semanas e ainda ficará um tempo no Rio, sem data determinada, antes do Mundial. O nadador ainda compete no Open de Natação, em Guaratinguetá, de 30 de novembro a 5 de novembro, também em piscina curta
- No Open, vou nadar para marcar o máximo de pontos que eu puder para o Flamengo. E também servirá de preparação para o Mundial – explicou Cielo, que deve ter a companhia de Henrique Barbosa nos treinos para o Mundial.

O Que é Canyoning

     Canyoning é um desporto que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos.
Este desporto teve o seu nascimento no final da década de 70 na Europa, mais precisamente em França e em Espanha.
O desporto em Portugal está a crescer rapidamente, uma vez que este país tem diversos rios, que proporcionam esta prática desportiva.
A emoção e adrenalina é a maior atracção para os praticantes que se apaixonam pela exploração de canyons. Aquando do avanço progressivo do rio, os praticantes conseguem ser supreendidos por situações novas e inesperadas.
Ao contrário do que alguns pensam, o Canyoning é um desporto extremamente seguro, que utiliza equipamentos de alta tecnologia e desempenho. O facto de se estar em contacto permanente com a natureza consegue transmitir ao praticante do desporto uma sensação inexplicável de liberdade e harmonia.

O canyoning na Ilha da Madeira

O canyoning na Madeira começou em fins de 1989 por um grupo de franceses, liderados por Frederic Feu, ligado a uma empresa de nome Atalanta. Começou-se nesta altura a exploração de alguns cursos de água na Ilha da Madeira como o Ribeiro Frio, e posteriormente a Ribeira das Cales.
Esta modalidade continuou a ser praticada por alguns madeirenses, que contribuíram na exploração e equipamento de alguma ribeiras surgindo depois alguns continentais, e mais tarde um grupo de franceses dos quais destaco Antoine Florin. Algumas das ribeiras a serem exploradas posteriormente ás cales e ao Ribeiro Frio foram a parte superior da ribeira do inferno, a ribeira da hortelã entre outras. Desde o ano de 2000 os itinerários naturais nomeadamente as ribeiras foram exploradas por pessoas ligadas a Associação de Desportos de Aventura Desnível, que tem vindo a realizar alguns estágios de canyon acabando por equipar algumas ribeiras. De destacar é o trabalho feito por um grupo de franceses liderado por Antoine Florin ao qual acabaram também por se juntar alguns Madeirenses.
Antoine Florin acabou por equipar e reequipar desde Setembro do ano 2000 até à data cerca de 40 canyons, a maior parte equipada integralmente.
Desde Agosto de 2006 a Canyoning Madeira pelas mãos de Nuno Freitas foi pioneira na divulgação dos itinerários existentes na Ilha da Madeira, contribuído na divulgação e internacionalização destes ao publico em geral.     
   

Fifa pressiona, e Inter precisa de parceiro para sediar Copa de 2014

Clube tem reunião com Comitê Organizador e garante que Beira-Rio sediará o Mundial. Fifa exige que gramado seja rebaixado

retirada dos assentos do anel inferior do estádio Beira-RioEm meio à pressão da Fifa, Inter faz reformas no
estádio (Foto: Alexandre Alliatii / Globoesporte.com)
O Comitê Organizador Local da Fifa teve reunião com a diretoria do Inter nesta quarta-feira e fez novas exigências ao clube gaúcho. Para sediar a Copa do Mundo de 2014, o Colorado terá que apresentar parceiros que garantam a viabilidade financeira do projeto, orçado em R$ 150 milhões. A ideia de bancar toda a obra com recursos próprios não foi aceita pela entidade. Além disso, a Fifa pediu que o gramado do Beira-Rio seja rebaixado.
O Inter nega que esteja ameaçado de deixar de ser a sede da Copa. E assegura que tem parceiros para viabilizar o projeto.
- Apresentamos quatro modelos para eles. O que nos dava mais rentabilidade era aquele com recursos próprios, mas ele não atendeu às exigências da Fifa. Temos que apresentar uma carta de crédito ou garantias do BNDES. Podemos ter a parceria de uma empreiteira. Pelo que conversamos com o Comitê, essas alternativas serão aceitas – disse o vice-presidente do Inter e principal responsável pelo projeto de reformulação do Beira-Rio, Pedro Affatato.
O clube não quer rebaixar seu gramado. Alega que o Beira-Rio está construído, como diz seu nome, próximo a um rio, o que prejudica as obras. Mesmo assim, o clube terá que mexer no orçamento, ver quanto custará o novo item da obra. Reuniões na semana que vem redefinirão os custos. Quando a matemática estiver feita, os números serão apresentados à Fifa, já com a garantia financeira encontrada pelo clube.
- Podemos garantir que vamos ser a sede da Copa – afirmou Affatato.
O Inter, inicialmente, informa que não há motivos para temores. Mas o clube está preocupado com a pressão política para que a Arena, novo estádio do Grêmio, seja a sede do Mundial. Na visão da diretoria colorada, o Comitê Organizador Local segue interessado em ver o Beira-Rio como sede da Copa, mas a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 no Rio Grande do Sul preferiria o contrário. O coordenador da pasta é Eduardo Antonini, muito ligado a Paulo Odone, eleito presidente do Grêmio.
Dos R$ 150 milhões necessários para fazer a obra, o Inter tem R$ 65 milhões garantidos pela venda do Estádio dos Eucaliptos e pela negociação de suítes do Beira-Rio. Falta encontrar o restante. É aí que entrarão empresas parceiras, exigidas pela Fifa para a Copa efetivamente ser realizada no Gigante.
Enquanto isso, o estádio já passa por obras. Foi colocado um molde das futuras arquibancadas do Beira-Rio, mais altas e longas do que as atuais. Os assentos começaram a ser retirados na terça-feira. No pátio, é montada a estrutura onde ficarão os pilares que sustentarão a cobertura do estádio.

Brasil goleia a Argentina no Desafio Internacional de Futsal em Anápolis Seleção Brasileira não encontra dificuldades para vencer o rival por 6 a 1

      A Seleção Brasileira  fez a festa da torcida, na noite desta terça-feira, em Anápolis-GO, em mais um Desafio Internacional de Futsal. Os brasileiros enfrentaram a Argentina e venceram por 6 a 1, no ginásio Newton de Faria. O adversário tentou segurar o time verde-amarelo com uma forte marcação individual, mas acabou superado pelo talento da Seleção canarinho, que abusou dos toques e dribles rápidos. (confira os gols da partida no vídeo ao lado)
O Brasil tomou o controle da partida desde o começo, mas esbarrou no bom esquema defensivo da Argentina. Com a entrada do craque Falcão, a equipe comandada pelo técnico Marcos Sorato passou a se movimentar mais em quadra e conseguiu abrir o placar aos dez minutos, com o ala Murilo, após falha do goleiro Quevedo na saída de bola.
Três minutos depois, Murilo ampliou. Após lançamento pelo lado direito, o camisa 11 acertou um belo chute no ângulo. Com a vantagem no placar, o Brasil diminuiu o ritmo e começou a tocar mais a bola. Falcão marcou o terceiro completando o escanteio na área e assinalou seu gol de número 295 com a camisa verde-amarela.

Mais gols na etapa final
A Argentina voltou mais ligada para a segunda etapa e tentou pressionar o setor defensivo verde-amarelo. Mesmo assim, o Brasil não se assustou e tratou de fazer mais gols. Em rápida saída de contra-ataque, aos dois minutos, o ala Darlan fez fila, soltou uma bomba com a perna esquerda e marcou o quarto.
Um minuto depois, Lenísio recebeu passe de letra de Darlan, chutou, a bola desviou e enganou o goleiro: 5 a 0. A Argentina conseguiu diminuir com Barreto, que recebeu passe preciso do goleiro e empurrou para a rede. Mas foi só. Com o rival cansado em quadra, o Brasil administrou a partida e ainda fez mais um. No último minuto, Neto pegou de primeira no canto e selou a vitória por 6 a 1.
Preparação para o Grand Prix
A partida foi a última da equipe em solo brasileiro antes da realização do 6º Grand Prix de Futsal, que foi confirmado para Anápolis-GO, entre os dias 17 e 24 de outubro, com a presença de 16 seleções, entre elas Espanha, Itália e Rússia.
O Brasil terá dois amistosos diante da Romênia, na Europa, também como preparação para o GP de Futsal. Os confrontos contra os romenos estão previstos para os dias 21 e 22 de setembro. A convocação deve ser divulgada ainda nesta semana.

Clone do Boi Bandido herda jeito nervoso e coloca medo em peão

Daniel Mirone será desafiado pelo touro Zangão, primeiro animal de rodeio clonado no Brasil. Com apenas cinco anos, bicho pesa quase uma tonelada

Boi ZangãoZangão, o clone do Boi Bandido (Foto: Divulgação)
Ninguém brilhou mais na novela “América”, exibida pela TV Globo em 2005, do que um animal. Não teve para Tião, vivido por Murilo Benício, nem para Sol, personagem interpretada por Deborah Secco. O maior astro se chamava Bandido. E ele era um boi. Falecido 2009, o bicho deixou alguns sucessores. Além dos filhos, provenientes de cruzamentos com outros animais, três clones fazem sucesso no mundo rural. O maior deles se chama Zangão. Pelo nome, dá para perceber que não deve ser lá um bicho muito dócil. Mas há quem se arrisque a aceitar um desafio sobre ele.
Natural de Paulínia, no interior de São Paulo, o peão Daniel Mirone é o corajoso. Nesta segunda-feira, ele irá montar em Zangão, no encerramento de um rodeio na cidade paulista onde ele nasceu. Há um ano e meio sem competir por conta de uma lesão na coluna, Daniel confessa estar com um certo medo, mas ele promete concentração para tentar vencer o desafio sobre o bicho.
- Por enquanto eu não estou muito nervoso, mas quando for chegando a hora de montar, vou ficar com medo. Vai dar aquela apreensão, mas depois que começar, tenho que ficar calmo, concentrado. Acredito que passo de três segundos – afirmou o peão, se referindo ao tempo máximo que alguém já conseguiu ficar em cima de Zangão.
Bandido era 'incomparável'
Pesando cerca de 900kg, Zangão, que tem apenas cinco anos, é motivo de orgulho para seu dono, o empresário Paulo Emílio Marques. O animal foi o primeiro de rodeio a ser clonado no Brasil. Além dele, outros quatro clones do Boi Bandido foram fabricados, mas dois morreram. Os três que sobraram têm todos nomes bem sugestivos: Zangão, Matador e Carrancudo. Para Paulo Emílio, apesar de os “filhos” terem herdado as características de Bandido, o “pai” é incomparável.
Daniel Mirone peão zangãoDaniel Mirone em ação: desafio agora será mais
complicado para o peão (Foto: Divulgação)
- O Bandido já nasceu com uma índole, a alma dele era uma só. É que nem ter gêmeos que não são exatamente iguais. Mas todos puxaram muitas características do Bandido, são bem nervosos também. O Zangão foi o que mais pulou entre esses três, e a maior qualidade dele é, com certeza, ser clone do Bandido, que era um animal único. Mas lá na fazenda o pessoal tem muito medo do Zangão também – revelou o proprietário.
As características herdadas pelos clones garantem a Paulo Emílio uma boa fonte de investimento. Isso porque a genética dos bichos é a mesma de Bandido. No entanto, o empresário garante que não consegue nem mensurar o valor financeiro que tinha o animal. “De R$ 2 milhões para lá”, afirma. Montar em touros tão valorizados até assusta alguns peões, como contou Daniel Mirone. Mas será que ele nunca teve nem vontade de montar no Bandido?
- Não. A gente não podia ter confiança nele. Era muito agressivo, se ele só pulasse, tudo bem, mas ele caiu algumas vezes, era muito pesado, e isso assustava o competidor – contou o peão sobre Bandido, que pesava mais de uma tonelada.
Essa será a segunda vez que o touro Zangão será exibido para o público em uma arena de rodeio.

Ronaldinho Crazy Trick [by nitter]

Brasileirão 2010

tabela do campeonato



P J V E D GP GC SG %
1
Cruzeiro
54
29
15
9
5
39
26
13
62.1
2
Fluminense
52
29
15
7
7
49
31
18
59.8
3
Corinthians
49
28
14
7
7
52
36
16
58.3
4
Internacional
47
28
14
5
9
35
27
8
56
5
Santos
45
28
13
6
9
47
35
12
53.6
6
Botafogo
44
29
10
14
5
42
32
10
50.6
7
Atlético-PR
43
29
12
7
10
31
35
-4
49.4
8
Grêmio
43
29
11
10
8
48
36
12
49.4
9
Palmeiras
43
29
10
13
6
35
29
6
49.4
10
São Paulo
41
29
11
8
10
39
40
-1
47.1
11
Ceará
38
29
9
11
9
24
29
-5
43.7
12
Vasco
38
28
8
14
6
32
30
2
45.2
13
Guarani
34
29
8
10
11
31
43
-12
39.1
14
Flamengo
34
29
7
13
9
30
32
-2
39.1
15
Vitória
31
29
7
10
12
32
40
-8
35.6
16
Avaí
30
29
7
9
13
39
46
-7
34.5
17
Atlético-GO
29
29
8
5
16
39
47
-8
33.3
18
Atlético-MG
28
29
8
4
17
35
51
-16
32.2
19
Goiás
28
29
7
7
15
32
48
-16
32.2
20
Prudente
21
29
5
9
15
28
46
-18
27.6
Taça LibertadoresSul-americanaRebaixados
P pontos J jogos V vitórias E empates D derrotas GP gols pró GC gols contra SG saldo de gols (%) aproveitamento

'Robin Hood' da Série A, Atlético-GO coleciona zebras e aposta em bicho Time surpreendeu ao vencer Palmeiras e Corinthians no Pacaembu, além dos líderes Flu e Cruzeiro. Diretor exalta René Simões, e quer a renovação

Colecionador de resultados expressivos na temporada, como o título goiano e a semifinal da Copa do Brasil, o Atlético-GO não esperava passar pela dificuldade atual na principal competição do ano. Ainda assim, apesar da dura luta contra a queda, o Brasileirão já reservou momentos históricos ao clube. Foram vitórias sobre Cruzeiro e Fluminense, os dois primeiros colocados, além de festas em pleno Pacaembu em cima de Palmeiras e Corinthians (veja os gols do jogo de domingo ao lado) - esse foi batido duas vezes. Com isso, apelidos curiosos são mais falados que o próprio Dragão: "Robin Hood do Centro-Oeste", "Rei do Pacaembu"...
O primeiro citado é devido à fama de tirar pontos dos "grandes", mas entregá-los aos "pequenos", em alusão ao controverso heroi mítico inglês (que roubava dos ricos para dar aos pobres). No entanto, todas as vitórias têm sido tratadas com a mesma relevância pela diretoria. Há premiações fixas estabelecidas para cada uma delas, além de um bicho extra, que será pago em caso de fuga Série B. Hoje, o Rubro-Negro é o 17º, com 29 pontos. Um a menos que o Avaí, que está fora do Z-4.
- Sabemos que a carreira de jogador é curta e, por mais que paguemos em dia, o lado financeiro ajuda a motivar. É uma boa premiação, posso garantir, mas o valor dela é algo interno. Diria que é um 13º ou um 14º salário até (risos), que tranquilizaria muitos no fim do ano. A questão é que começamos o Brasileiro com o time reserva, por conta da Copa do Brasil, e o planejamento se complicou. Jogar sob muita pressão é ruim - reconheceu Adson Batista, diretor de futebol, que também lamentou os tropeços no caminho e diz não pensar em Série B.
Tem quem nos menospreze, olhando para baixo na tabela e achando que vencerá fácil. Tiramos muito proveito isso"
Robston, volante
Há essa brincadeira do Robin Hood, e encaramos com grande satisfação a notoriedade das vitórias importantes. Mas cair seria um baque muito grande, pela estruturação e pelo projeto que vem sendo construído nos últimos cinco anos. Estamos trabalhando 24 horas por dia. O Atlético-GO esteve até na Série B do Estado não faz muito tempo - lembrou.
No clube há cinco temporadas, o volante Robston destacou que, apesar do moral elevado por bater alguns dos principais times do país, ninguém se lembrará disso em caso de fracasso. E deu sua sincera opinião a respeito do estilo Robin Hood de ser.
- Contra os grandes, às vezes, pode ser mais fácil por ter espaço para jogar. Tem alguns jogadores que nos menosprezam, olham para baixo na tabela e acham que será fácil. E nós, diferentemente da maioria na Série A, ainda buscamos aparecer, precisamos ir bem em todas as partidas. Tiramos proveito disso, com empenho. Mas precisamos coroar esses feitos com a permanência. Ano que vem, o Atlético-GO estará mais experiente, com um time melhor.
Permanência de René
Se ainda restam concretas esperanças de não ser rebaixado, um dos responsáveis é René Simões, aponta Adson. Tanto que renovar o contrato do treinador é prioridade após o Brasileirão.
René SimõesRené tem agradado o Dragão (Foto: Reprodução)
- Se ele tivesse chegado antes, não estaríamos nessa situação. As formas de comunicação do René são fantásticas, ele tem nossa confiança. Sabemos que é um profissional com as finanças consolidadas, e pode se interessar em apostar em nossa estrutura por mais tempo. Vamos ver. Acho que ele gostaria de ficar - sinalizou o dirigente, que não deu bola para os reumores de demissão do comandante em razão das três derrotas seguidas antes do triunfo diante do Corinthians.
Os projetos do Dragão, aliás, são ambiciosos para as próximas temporadas. A tendência é deixar o Serra Dourada em breve, para mandar os jogos somente no novo estádio, que seria erguido após longa reforma do Antônio Acioly, atualmente com capacidade para 5 mil pessoas. A única dúvida é se o local virará um shopping.
- Valdívio (de Oliveira, presidente) é um apaixonado pelo clube, e resolveu montar um grupo para investir no Atlético, que há vinte anos sofria com dívidas e maus resultados. Tudo foi recuperado, conseguimos patrocínios e, hoje, estamos estabilizados, pagando em dia - explica.