quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Brasileiros voltam ao Cubo D´Água dois anos após os Jogos de Pequim

Henrique Barbosa e Thiago Pereira disputam a segunda etapa da Copa do Mundo na China. Atleta do Corinthians se prepara para verdadeira maratona

Dois nadadores brasileiros irão matar as saudades do espírito olímpico. Palco das provas de natação nos Jogos de Pequim-2008, o Cubo D´Água receberá nesta terça e quarta-feira a segunda etapa da Copa do Mundo em piscina curta (25 metros). E lá estarão Henrique Barbosa e Thiago Pereira. O nadador do Flamengo recorda um momento que marcou o esporte brasileiro há dois anos na capital chinesa - a conquista da medalha de ouro de Cesar Cielo nos 50m livre.
Cubo D´Água de PequimCubo D´Água, em Pequim: brasileiros voltam dois anos depois para a Copa do Mundo (Foto: Reuters)
- Foi ótimo rever a piscina dos Jogos Olímpicos, sentir o espírito e relembrar o momento em que entramos pela primeira vez no Cubo. Eu me lembrei, vi onde estava exatamente quando o Cielo conquistou sua medalha de ouro, foi muito emocionante para todos os brasileiros - lembrou.
Em Pequim, Henrique irá disputar as provas de 50m e os 200m peito nesta terça, e os 100m peito nesta quarta. Retornando de um período de descanso após o Troféu José Finkel, o atleta sabe que terá dificuldades, principalmente nos 50m peito, no qual terá como adversários o campeão da Copa do Mundo no ano passado, Cameron Van der Burgh (recordista mundial dos 50m peito em curta) e o também sul-africano Roland Schoeman. Além deles, outros nadadores de ponta chegam nesta segunda à China, vindos dos Jogos da Comunidade Britânica, na Índia.
Thiago Pereira começa uma verdadeira maratona
Thiago Pereira na Copa do Mundo de nataçãoThiago Pereira na Copa do Mundo, etapa do Rio:
sequência de provas (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Se para Henrique Barbosa até o cheiro do local traz boas lembranças - como o próprio atleta afirmou - para Thiago Pereira a volta ao Cubo D´Água representa o início de uma verdadeira maratona. Essa será a primeira de seis etapas consecuvitvas que o brasileiro vai participar, todas em um espaço de tempo de apenas um mês, passando por dois continentes. Logo depois da China, ele embarca para Cingapura (16 e 17 de outubro) e Japão (20 e 21 de outubro), na Ásia. Na Europa, a competição começa na Alemanha (30 e 31 de outubro), depois irá para Rússia (2 e 3 de novembro) e terminará na Suécia (6 e 7 de novembro).
Para encarar a intensa sequência, Thiago deve competir apenas as provas de medley.
- Vou focar no medley, já que terei uma maratona de provas pela frente. Estou preparado para esta sequência de provas difíceis - afirmou o atleta, eleito o melhor da primeira etapa, no Rio de Janeiro, em setembro. Na cidade, ele conquistou quatro medalhas de ouro: 100m, 200m e 400m medley e 200m livre. Além disso, Thiago fez os melhores tempos do ano até agora nas provas de medley: 52s35 nos 100m, 1m52s72 nos 200m e 4m06s37 nos 400m.
Henrique Barbosa e Thiago Prereira terão as companhias de outros dois brasileiros na capital chinesa. Frederico Castro disputará as provas de nado borboleta, e Guilherme Guido, de costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário