sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Agente de lateral confirma contato
do Vasco, mas revela dificuldades

Nelson Augusto, de 29 anos, tem vínculo com espanhóis até junho. Clube pede que jogador pague multa para sair antes do final da temporada europeia

Por GLOBOESPORTE.COM Sevilha, Espanha
47 comentários
nelson augusto betis  (Foto: Agência Getty Images)Nelson Augusto pode trocar o Bétis, da Espanha
pelo Vasco da Gama (Foto: Agência Getty Images)
Ainda em busca de reforços para a temporada, o Vasco tem como alvo o lateral-direito Nelson Augusto, do Bétis (ESP). Português, de 29 anos, o jogador viria para suprir a lacuna deixada por Jonas, que não emplacou após a venda de Fagner, destaque entre 2010 e 2012, e vai rescindir seu contrato quando acertar com outro clube. Além dele, Auremir também saiu.
Apesar de não negar que o lateral foi procurado para conversar com os cruz-maltinos, o agente de Nelson, Ulises Santos, afirmou que tudo ainda não passa de um namoro, mas que caso o Vasco queira fechar o negócio alguns fatores deverão ser “solucionados” nos próximos dias.
- De qualquer forma ainda não há nada. É verdade que ouvimos algo, houve alguma aproximação, mas tudo está em sua fase inicial. Temos solucionar algumas coisas ainda - disse ao site espanhol “Estádio Deportivo”.
Os problemas ficam por conta atual acordo que o liga ao Bétis. Os europeus estariam dispostos a abrir mão do jogador desde que ele pague uma multa equivalente aos seus salários até o final da temporada europeia, em junho, quando acaba seu contrato. A possibilidade, então, não é vista com bons olhos. Outra dificuldade apontada seria a situação financeira do Vasco, que teria que arcar com o salário de Nelson, considerado alto para os padrões brasileiros.
Experiente, o lateral-direito nasceu em Cabo Verde, mas se naturalizou português em 2005, enquanto defendia um dos grandes times do país, o Benfica. Após se destacar pelas Águias, Nelson Augusto foi negociado com o Bétis por €6 milhões (R$ 16 milhões, em valores atuais), em 2008. O jogador também já vestiu a camisa da seleção lusa.
Para a posição, o Cruz-maltino tem apenas Elsinho, que veio do Figueirense, enquanto Max está fora dos planos e nem viajou para a preparação em Pinheiral (RJ). Ex-Inter, Nei ainda não foi descartado, mas as conversas com seus investidores travaram e o negócio pode melar. Para o lado esquerdo, Juan, ex-Fla e Santos e que está voltando ao São Paulo, é a opção que mais agrada, só que, novamente, os valores assustam o clube, em grave crise financeira.

Inter tenta a contratação de Fellipe Bastos, do Vasco, e recebe aval

Clube gaúcho prepara a proposta e pode envolver um jogador no negócio

Por Diego Guichard Gramado, RS
104 comentários
Fellipe Bastos no treino do Vasco (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)Fellipe Bastos em ação num treino do Vasco em
2012 (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Depois de Willians, o Inter tenta a contratação de um segundo volante. Trata-se de Fellipe Bastos, de 22 anos, do Vasco. A negociação poderia envolver algum jogador colorado. No final de 2012, o clube carioca especulou a contratação do meia argentino Dátolo, que, por enquanto, segue no Beira-Rio.
Bastos ainda conta com cinco anos de contrato com o Vasco, já que foi comprado ao Benfica em junho passado. De acordo com o empresário Márcio Bittencourt, nenhum dirigente gaúcho fez um contato oficial, mas as conversam já se intensificaram. Antes, o atacante Eder Luis também foi cogitado, mas a dívida com o mesmo time português inviabilizou.
- Até hoje nenhum dirigente do Inter entrou em contato comigo. Vamos ver o que pode ser isso, mas ninguém veio em mim - contou.
O Palmeiras já tentou a contratação do atleta, assim como outros clubes, mas o Vasco emperrou a negociação, apostando no retorno futuro. Desta vez, porém, houve o sinal de verde e as tratativas podem chegar a um acordo em breve. O meio-campista quase sempre foi reserva na equipe carioca e disputará a posição com Fillipe Souto e Sandro Silva para fazer dupla com Wendel, que surge como favorito na formação do técnico Gaúcho.
Nesta sexta-feira, o clube gaúcho anunciou Willians, da Udinese, que também interessava ao próprio Cruz-maltino. O jogador foi comprado junto ao clube italiano e desembarcará em Porto Alegre na segunda-feira. Com a saída de Guiñazu, o setor ficou carente de reforços.

Van der Sar exalta Dinamite e brinca: 'Talvez os goleiros não fossem bons'

Dirigente do Ajax visita São Januário, e presidente vascaíno admite que
clube pode se inspirar nos holandeses para a construção da nova arena

Por Fábio Lima Rio de Janeiro
126 comentários
Diretor esportivo do Ajax, o ex-goleiro Van der Sar esteve em São Januário na tarde desta sexta-feira para se encontrar com o presidente Roberto Dinamite e conhecer as instalações do Vasco, clube contra o qual os holandeses disputarão um amistoso no domingo, em evento que marcará a despedida do meia Pedrinho, que também participou da reunião. Bem humorado, o dirigente se impressionou com os 754 gols marcados pelo mandatário cruz-maltino na carreira como jogador, mas estava tão à vontade que se permitiu fazer uma provocação.
- Eu ouvi o número de gols que ele fez e é impressionante. Não sei, de repente foi a qualidade dos goleiros que não eram tão bons na época. Ele me deu um DVD com os gols e colocarei na TV para acompanhar os melhores momentos do presidente – divertiu-se.
Van der Sar com Roberto Dinamite no Vasco (Foto: Fabio Lima / Globoesporte.com)Van der Sar e Dinamite trocam de camisas (Foto: Fabio Lima / Globoesporte.com)
O Ajax já se encontra no Rio de Janeiro desde domingo para um período de intertemporada, mas Van der Sar chegou à cidade apenas nesta sexta-feira. Enquanto o técnico Frank de Boer exaltou a história do Vasco no início da semana, o diretor teve na camisa seu xodó. Na hora de posar para fotos para o GLOBOESPORTE.COM, Dinamite lhe ofereceu uma de goleiro, verde, mas o holandês “exigiu” a de jogo.
- É ótimo estar aqui no clube, tem muita tradição, o presidente Roberto me mostrou seu escritório e me contou sobre sua trajetória. Gostei da camisa do Vasco, relembra as memórias, é uma camisa icônica e talvez um pouco similar à do Ajax, com a faixa – disse.
Van der Vasco?
Após o encontro, Roberto Dinamite não descartou uma retribuição com a visita do Vasco à Holanda. O que poderá apressar o processo é a ideia de construção do novo estádio do clube. A Amsterdam Arena, do Ajax, deverá servir como inspiração.
- O papo foi inicial, mas acho que a possibilidade de outras coisas estarem acontecendo é viável e é um intercâmbio, uma porta que se abre tanto para eles quanto para o Vasco fora do Brasil. Buscamos fazer nossa arena, e a Holanda mostra que tem uma arena realmente fantástica.  Mas acho que essa integração é importante para o futebol brasileiro. Um clube da tradição do Ajax é sempre bom no início de temporada, para que possamos buscar e sonhar alto no ano de 2013 - concluiu.
A diretoria cruz-maltina tem a intenção de reformar São Januário, apesar do estádio não estar mais cotado para receber o rúgbi nas Olimpíadas de 2016. A princípio, o novo estádio seria inspirado no Stamford Bridge, do Chelsea.
Van der Sar com Roberto Dinamite no Vasco (Foto: Fábio Lima / Globoesporte.com)Ex-goleiro holandês passeia pelo gramado de São Januário (Foto: Fábio Lima / Globoesporte.com)
Roberto não deixou de devolver a provocação do rival e deixou no ar a questão: se jogassem na mesma época, quem levaria a melhor, Dinamite ou Van der Sar?
- Foi muito legal, ele conheceu um pouco da história do Vasco, do futebol brasileiro. Sabe o que representa o Vasco no cenário do nosso futebol. Eu estava brincando com ele, não sei quem deu mais sorte, ele ou eu. Ele é um grande goleiro, a minha trajetória também como jogador... O papo foi muito amistoso. Acho que esse jogo tem tudo para estreitar essa relação – garantiu.
Homenageado do amistoso, Pedrinho também esteve reunido com os dirigentes e elogiou a postura do visitante.
- Eu conheci jogadores holandeses ao longo da minha carreira, mas o Van der Sar foi a primeira vez.
Pedrinho no estádio do Vasco (Foto: Fábio Lima / Globoesporte.com)Pedrinho em São Januário (Foto: Fábio Lima / Globoesporte.com)

Vasco tem reforço de trio em treino tático antes de amistoso contra Ajax

Sandro Silva, Pedro Ken e Leonardo atuam no time reserva. Wendel é desfalque em atividade com bola desta sexta e Fellipe Bastos se destaca

Por Gustavo Rotstein Pinheiral, RJ
11 comentários
O Vasco realizou na tarde desta sexta-feira seu último treino tático antes do amistoso contra o Ajax, primeiro compromisso da temporada. Se não pôde contar com Wendel, poupado, o técnico Gaúcho ganhou o reforço dos três últimos reforços contratados. Sandro Silva, Pedro Ken e Leonardo atuaram entre os reservas. No fim, debaixo de muita chuva, vitória dos titulares com gols de Fellipe Bastos e Dieyson. Neste sábado, a delegação retorna ao Rio.
  •  
Carlos Alberto, Gaúcho e Pedro Ken, Vasco treino (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Ao lado do técnico Gaúcho (de boné), Carlos Alberto e Pedro Ken disputam coletivo nesta sexta-feira, em Pinheiral (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Wendel permaneceu na sala de musculação, mas vai disputar o amistoso deste domingo. Em seu lugar atuou Fillipe Soutto, que veio do Atlético-MG. Outro desfalque da atividade foi o zagueiro Renato Silva, que ficou na sala de fisioterapia por causa de dores no joelho direito.
Assim, o Vasco disputou o coletivo desta sexta com a seguinte formação: Alessandro, Elsinho, Dedé, Douglas e Dieyson; Abuda, Fillipe Soutto, Fellipe Bastos e Bernardo; Thiaguinho e Carlos Alberto. Eder Luis voltou a ser desfalque, já que viajou para Uberaba (MG) após o falecimento de um parente próximo na última quinta-feira. O atacante deve retornar aos treinamentos apenas na próxima segunda e, assim, não enfrentará o Ajax.

Após reunião, René garante que Tenorio permanece; Juan quase certo

Diretor de futebol diz que acertou uma prorrogação da dívida com grupo de investidores. Lateral-esquerdo, ex-Santos, deve fechar nesta sexta

Por Gustavo Rotstein Pinheiral, RJ
63 comentários
Carlos Tenório comemora gol do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Tenório rejeita o Qatar e permanece no Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Em uma reunião entre o diretor de futebol René Simões e o empresário de Carlos Tenorio, o Vasco conseguiu assegurar a permanência do atacante na Colina em 2013. O jogador rejeitou uma proposta do Qatar, e a diretoria acertou uma prorrogação da dívida que tem com o grupo de investidores que levou o atleta para São Januário.
- Nós acertamos a permanência. Ele rejeitou a proposta do Qatar, quer ficar no Vasco. Sobre a dívida, acertamos a prorrogação do pagamento - afirmou René Simões.
A previsão é de que Tenorio desembarque no Brasil neste sábado e se junte ao grupo em Pinheiral (RJ) na segunda-feira para a realização da pré-temporada. O jogador elogiou a postura de René Simões.
- Sério, honesto e ponta firme. Ele foi claro e brigou por mim. Na segunda chego ao Rio com fôlego renovado - afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa.
Mais cedo, o atacante havia afirmado que gostaria de permanecer porque tem uma dívida de gratidão com a torcida.
- Quero ficar no Vasco. Não passa pela minha cabeça outra coisa que não seja atuar no clube em 2013 e desejo já na próxima segunda-feira me reapresentar. Tenho uma dívida de gratidão com a torcida e o clube e quero pagá-la - disse através de sua assessoria de imprensa.
Juan santos  (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Juan deve ser o novo lateral-esquerdo do Vasco
(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)
Acerto com Juan mais próximo

René Simões afirmou ainda que o clube está muito próximo de acertar com o lateral-esquerdo Juan, que em 2012 defendeu o Santos. A expectativa é de que a confirmação possa acontecer ainda nesta sexta.
- Está tudo bem encaminhado, praticamente fechado. O acerto pode acontecer ainda hoje - disse o dirigente.
As negociações com Zé Love e Nei estão complicadas, e o clube já busca alternativas para reforçar o elenco.

Jobson chega ao São Caetano para
a disputa do Paulistão: 'Visibilidade'

Emprestado pelo Botafogo até o fim da temporada, atacante é apresentado
oficialmente e se diz empolgado para jogar o estadual: 'Sempre tive vontade'

Por GLOBOESPORTE.COM São Caetano do Sul, SP
37 comentários
Jobson apresentado no São Caetano (Foto: Alessandro Valle / Ag. Estado)Jobson é apresentado pelo São Caetano
(Foto: Alessandro Valle / Ag. Estado)
O atacante Jobson foi apresentado oficialmente, nesta sexta-feira, como reforço do São Caetano para a temporada 2013. O jogador, de 24 anos, pertence ao Botafogo e foi emprestado ao Azulão até o fim do ano.

Apesar de ter defendido o Grêmio Barueri em 2012, Jobson disputará pela primeira vez o Campeonato Paulista, pois chegou ao clube da Grande São Paulo depois do estadual.

- Sei que é uma competição forte e de grande visibilidade, e confesso que sempre tive vontade de jogar. Tenho certeza de que vou retribuir a confiança da diretoria - diz.

Jobson já vinha treinando deste terça-feira em Monte Sião, em Minas Gerais, onde o São Caetano fez a primeira parte de sua pré-temporada. O time retornou na quinta-feira noite ao ABC Paulista e estreia no Paulistão dia 19, contra o Atlético Sorocaba, em Sorocaba.

Felipão volta ao Chelsea! Brasil vai pegar a Rússia no estádio dos Blues

Treinador da equipe londrina entre 2008 e 2009, comandante retornará a Stamford Bridge com a Seleção. CBF vai confirmar duelo nos próximos dias

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
61 comentários
Felipão na coletiva da Seleção (Foto: Mowa Press)Felipão não terá jogo fácil em 2013. Treinador
volta ao estádio do Chelsea (Foto: Mowa Press)
A CBF vai confirmar nos próximos dias o amistoso entre Brasil e Rússia, no dia 25 de março, em Stamford Bridge, em Londres. O curioso é que a partida vai marcar o retorno de Luiz Felipe Scolari aos Blues. Entre 2008 e 2009, o atual comandante da Seleção trabalhou na equipe londrina. O duelo será o terceiro do treinador no comando do time canarinho.
O site da Fifa já confirmou a partida nos jogos de 2013 da seleção brasileira. Porém, sem o local defindo. No dia 21, o time canarinho vai encarar a Itália, em Genebra, na Suíça. Em fevereiro, o adversário do Brasil será a Inglaterra, no dia 6 de fevereiro, em Wembley, também em Londres.
Vale lembrar que o amistoso diante dos russos será o último antes da convocação final para a disputa da Copa das Confederações. Em seguida, Felipão divulgará o grupo que participará do torneio em junho de 2013. Como preparação, a equipe fará dois amistosos: contra a Inglaterra, no dia 2 de junho, no Maracanã, e diante da França, no dia 9, na Arena do Grêmio.
A primeira convocação de Felipão será no dia 22 de janeiro. A coletiva de imprensa acontecerá em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Ídolo 'desconhecido', Joaninha busca o hepta da Copa Brasil de Motocross

Principal nome brasileiro do FMX, mato-grossense de 32 anos é o favorito para conquistar o título neste domingo e manter o reinado na competição

Por GLOBOESPORTE.COM * Rio de Janeiro
Comente agora
Duas vidas em uma só. Em cima da moto, aplausos e reconhecimento. Fora dela, calma e tranquilidade. A rotina de Gilmar Flores, o Joaninha, varia de acordo com o dia, o evento e o traje que utiliza. Campeão de todas as edições da Copa Brasil de Motocross Freestyle, o piloto de 32 anos é um dos destaques da sétima edição da competição, que acontece neste domingo, no Rio de Janeiro. A disputa será transmitida ao vivo no Verão Espetacular, que faz parte do Esporte Espetacular.
Joaninha motocross (Foto: Fernando Soutello/AGIF)Joaninha tenta manter reinado invencível na Copa Brasil de Motocross (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Astro de um esporte em que o rosto das estrelas é escondido pelo capacete, Gilmar é o maior nome brasileiro do FMX na atualidade. Nascido no Mato Grosso do Sul, ganhou o apelido de "Joaninha" pela estatura na época em que trabalhava na oficina do mecânico Kleber "Besouro". Ídolo da região, o atleta fala com brilho nos olhos de sua vida na cidade de Sinop, que fica a cerca de 500km da capital Cuiabá.
- Lá a gente é bem conhecido, principalmente pela criançada. Por onde andamos, sempre somos reconhecidos. Aqui no Rio já é um pouco diferente. Quem conhece é quem vem assistir ao evento e quem já acompanha o esporte. Na rua, a gente consegue andar com tranquilidade. De vez em quando aparece um ou outro que sabe quem nós somos, mas é raro - revelou.
Sem o contato visual com o público por conta do capacete, o reconhecimento vem de seu desempenho nos saltos e nas suas manobras radicais. Cheio de títulos no currículo, o piloto escreveu seu nome na história ao ser o primeiro brasileiro a realizar o backflip (mortal para trás). Após, 2700km de viagem da terra onde nasceu para o Rio de Janeiro, Joaninha admite que cada ano que passa, o desafio e a responsabilidade só aumentam.
Pilotos no circuito da Copa Brasil de Motocross, na Sociedade Hípica Brasileira (Foto: Fernando Soutello/AGIF)Joaninha conversa com os adversários na Hípica,
que recebe o torneio (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
- Hoje é mais complicado se manter campeão. É preciso ter a consciência de sempre continuar treinando, que é o mais difícil hoje em dia. Por causa dos projetos da equipe que sempre costumo administrar junto com o pessoal, as vezes falta tempo.
O mato-grossense, dono de sua própria equipe de FMX, desembarcou na capital carioca ao lado de mais três pilotos de seu grupo. Assustado com o trânsito da cidade, Joaninha aos poucos foi se soltando e se mostrando à vontade, apesar da chuva fina que caía sobre a Sociedade Hípica Brasileira, local de disputa desta edição da Copa Brasil. Tímido, o multicampeão admitiu que preferia que a competição fosse realizada na praia, com o calor do público, como no ano passado, quando foi hexacampeão.
- O vento na praia atrapalha, realmente. Porém, nas finais, nunca chegou a ser um problema. O bom da praia é que tem muita gente vendo, da areia, do calçadão. Eu prefiro.
*Leandro Garrido, estagiário, sob supervisão de Eduardo Orgler

Lotação?! Massa dá carona de kart para dois: a mãe e o filho Felipinho

Em fim de semana festivo, brasileiro aproveita para dar voltinha com os familiares no Kartódromo Beto Carrero, palco do Desafio das Estrelas

Por Alexander Grünwald e Felipe Siqueira Penha, SC
Comente agora
Felipe Massa curte uma semana especial em suas férias da Fórmula 1. Organizador do Desafio das Estrelas, que reúne grandes nomes do automobilismo nacional e internacional, o brasileiro da Ferrari aproveita o clima de festividade e descontração com amigos e a família. Nesta sexta-feira, antes da primeira sessão de treinos livres, o piloto aproveitou para "lotar" o seu kart e dar uma carona no pequeno veículo para dois familiares: a mãe Ana Elena e o filho Felipinho, de 3 anos.
Em baixa velocidade, Massa deu uma voltinha em um kart de dois lugares na pista do Kartódromo Beto Carrero, em Penha, palco da competição. Enquanto a mãe foi no banco do carona, Felipinho foi no colo do pai. De luvas e capacete de Massa, o pequeno tratou de assumir o volante, mostrando que o automobilismo está no sangue.
Felipe Massa com a mãe Ana Elena e o filho Felipinho (Foto: Reprodução)Felipe Massa com a mãe Ana Elena e o filho Felipinho (Foto: Reprodução)
O edição de 2013 do Desafio contará com 26 pilotos, sendo que 14 desses correm ou já tiveram passagem pela Fórmula 1. O SporTV transmite o treino oficial no sábado às 18h. A primeira bateria será exibida no SporTV 3, no mesmo dia, às 21h30. Já a grande final será domingo, às 11h, e será transmitida dentro do Esporte Espetacular, na TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha os dois dias em Tempo Real com vídeos.
Programação:
Data: 11 a 13 de janeiro
Local: Kartódromo do Parque Beto Carrero World, em Penha/SC
Sábado - 12/01
18h00 – Treino classificatório (SporTV)
20h30 – 1ª bateria da Corrida dos Artistas
21h45 - 1ª bateria Desafio das Estrelas (SporTV 3)
Domingo - 13/01
11h00 - 2ª Bateria Desafio das Estrelas (TV Globo)