sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Com sede de bola, Juninho nem pensa em sair do time do Vasco

Meia garante que não está fisicamente abaixo dos demais e não vê problema em jogar ao lado do amigo Felipe

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Juninho no jogo do Vasco contra o Palmeiras (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)Juninho durante o jogo contra o Palmeiras
(Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
Nas últimas semanas, um dos assuntos mais discutidos em São Januário era o aproveitamento de Felipe e Juninho Pernambucano juntos. Segundo Ricardo Gomes, as escalações são definidas em função do desgaste nos jogos. Na última quinta-feira, Felipe entrou no segundo tempo, enquanto Juninho atuou durante os 90 minutos. Seria natural, seguindo a lógica, que o camisa 8 ficasse no banco e o camisa 6 voltasse ao time. Mas, no que depender da sede do Reizinho, ele estará em campo novamente.
Para Juninho, a grande preocupação não é o jogo em si e sim a recuperação entre um e outro. Ele acredita que em nenhum momento se sentiu abaixo dos companheiros em questões físicas, inclusive os mais jovens. E, por isso, espera poder entrar em campo no domingo.
- Não quero ficar pensando antes dos jogos no que posso fazer ou em como vou fazer. Em campo não estou mostrando nada diferente dos outros em relação ao condicionamento físico. A preocupação maior com quem tem mais idade como eu é a recuperação. Mas já joguei depois de três dias, inclusive aqui no meu retorno. Pela minha vontade quero estar em campo, mas a palavra final é do Ricardo Gomes - afirmou.
Juninho diz ser muito fácil atuar ao lado de Felipe:
- Ele tem muita qualidade, uma grande leitura de jogo, além de conseguir passes precisos e dribles curtos. Não seria justo com dois jogadores que fizeram tanto pelo clube criar rótulos de não poder jogar junto. A definição sai em função do panorama de cada jogo. Até agora está dando tudo certo.
Segundo Juninho, a vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras na última quinta-feira não pode servir de parâmetro para o confronto contra o mesmo rival no próximo domingo, às 16h (de Brasília), também em São Januário. Por ser um confronto entre adversários diretos na tabela do Campeonato Brasileiro, a tendência é ser um jogo muito mais disputado.
- Vai ser mais difícil. Os dois clubes estão com a mesma pontuação e vão brigar pela vitória. O Palmeiras virá com mais marcação, mais força. Até acharmos o primeiro gol, o jogo estava equilibrado. Depois fomos mais eficazes, mas tudo isso muda no domingo. Espero que possamos melhorar ainda mais e vencermos outra - finalizou.

Brasil confirma o favoritismo e é campeão do Mundialito de Portimão

Apesar da derrota por 4 a 2 para Portugal, seleção brasileira conquista o título no critério de saldo de gols e ganha confiança para a Copa do Mundo, na Itália

Por SporTV.com Portimão, Portugal
No duelo de maior rivalidade no futebol de areia, o Brasil conquistou o 12º título Munidalito de Portimão, nas areias da praia do Rocha, em Portugal, mesmo perdendo do time da casa por 4 a 2, num jogo nervoso. Com a volta do goleiro Mão, a seleção brasileira podia perder dos lusos por uma diferença de quatro gols para levantar a taça. Coimbra, Madjer, Belchior e Jordan marcaram para os portugueses, enquanto Benjamin e André diminuíram o placar. O arqueiro português Graça foi eleito o melhor do torneio. Com cinco gols, o seu compatriota Belchior foi o artilheiro e o melhor jogador da competição. (Confira os gols no vídeo)
- Não fizemos um bom primeiro tempo, mas acertamos a marcação na segunda etapa e jogamos dois períodos de bom futebol, criando oportunidades, pressionando Portugal, mas o Graça estava numa tarde inspirada. Lutamos pela vitória, que não veio, mas alcançamos o objetivo, o título do Mundialito, e agora seguimos com a nossa preparação para a Copa do Mundo da Itália – afirmou o atacante Jorginho.
brasil x portugal futebol de areia (Foto: EFE)Brasileiros comemoram o 12o  título do Mundialito
de Portimão, na praia do Rocha, Portugal(Foto:EFE)
Em partida equilibrada, os portugueses foram os primeiros a balançar a rede. Após uma bicicleta de Belchior, Coimbra cabeceou e abriu o placar no primeiro minuto de jogo: 1 a 0. Num lançamento de Sidney, André quase empatou num chute forte, mas a bola passou por cima da meta. Oportunista, Belchior percebeu Mão adiantado, chutou por cobertura, mas a bola espirrou no travessão. Aos três minutos, Madjer, em cobrança de falta, bateu forte e rasteiro no canto, e a bola passou por baixo do arqueiro canarinho: 2 a 0. O Brasil, bem marcado, tinha dificuldades para encontrar espaços e finalizar. No fim do primeiro período, Bruno Malias, pela direita, inverteu para Buru, que bateu forte, mas Graça espalmou para escanteio. Em seguida, Buru acelerou, lançou para Malias para Betinho isolar a bola. No último minuto, Torres quase ampliou para os rivais de bicicleta.
No segundo período, o Brasil entrou mais concentrado, com marcação forte, velocidade e belas jogadas. Portugal era perigoso nos contra-ataques, principalmente com Belchior, mas o arqueiro Mão fechou o gol. A sorte não estava ajudando os brasileiros, com muitas bolas na trave e Graça parecia uma muralha em quadra. Nos minutos finais, Bruno Malias quase diminuiu após cabeçada na trave.
brasil x portugal futebol de areia betinho (Foto: EFE)Betinho disputa a bola, na final do Mundialito de Portimão, na praia do Rocha, em Portugal (Foto: EFE)
O terceiro período foi emocionante. O Brasil dominou, mas Portugal lutou muito parar marcar os quatro gols de diferença, que lhe dariam o título. Num cruzamento pela esquerda para Madjer, a bola acabou sobrando para Belchior, que chutou cruzado, sem dó nem piedade, marcando o terceiro, aos dois minutos. Os donos da casa só precisavam de mais um gol para sagrar-se campeão do torneio. Foi aí que a experiência entrou em ação. André quase diminuiu num chute no canto, Graça espalmou, mas no rebote, Benjamin bateu rasteiro e diminuiu: 3 a 1. Num apagão português, André roubou a bola e marcou o segundo, jogando um balde de água fria nos donos da casa e na torcida. Nos quatro minutos finais, Portugal partiu para o 'tudo ou nada' e anotou o quarto, na cobrança de falta de Jordan, que chutou rasteiro e a bola desviou na areia, sem chances para Mão. Fim de jogo: 4 a 2.
A partida contra Portugal foi o principal jogo antes do Mundial, que será disputado de 1º a 11 de setembro, em Ravenna, na Itália. A seleção estreia contra a Ucrânia, no dia 2 de setembro, em busca do pentacampeonato.
Tabela do Mundialito de Portimão:
Quarta-feira (Dia 10)
Brasil 6 x 2 México
França 2 x 6 Portugal
Quinta-feira (Dia 11)
Brasil 7 x 4 França
Portugal 3 x 5 México
Sexta-feira (Dia 12)
México 7 x 4 França
Portugal 4 x 2 Brasil

Brasileiro que testou Ferrari pode ser obrigado a interromper a carreira

Atual campeão da F-3 Italiana, Cesar Ramos tem temporada ameaçada por falta de patrocínio e corre o risco de abandonar a World Series

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Cesar Ramos piloto Ferrari (Foto: Divulgação)Cesar Ramos durante seu teste na equipe Ferrari,
em dezembro de 2010 (Foto: Divulgação)
Apontado como um dos principais nomes da nova geração de brasileiros que buscam um lugar na Fórmula 1, Cesar Ramos está com sua carreira ameaçada. Não pelo desempenho nas pistas, que tem agradado bastante o staff da Fortec Motorspots, sua equipe na World Series - categoria que já revelou talentos como Sebastian Vettel, Kamui Kobayashi e Robert Kubica. O problema do gaúcho está no combustível financeiro necessário para dar sequência ao trabalho nesta temporada, que está chegando ao fim.
O piloto de 22 anos teve seu primeiro contato com um F-1 em dezembro, quando a Ferrari lhe concedeu um teste com o modelo guiado por Felipe Massa em 2008. A sessão foi um prêmio pelo título da Fórmula 3 Italiana, o primeiro conquistado por um brasileiro nesta categoria. Mesmo com o bom retrospecto, Cesar corre o risco de não disputar as próximas etapas por falta de patrocínio.
- O Cesar é um dos grandes talentos do automobilismo nacional atual e uma das promessas com capacidade para representar bem o Brasil na Fórmula 1 num futuro breve. Mas, infelizmente, seu título não se reverteu em patrocínios e apoios. Temos pouco tempo até a próxima etapa, mas vamos fazer o possível e o impossível para que ele continue seu caminho no automobilismo europeu - revelou o empresário Gastão Fráguas, que cuida da carreira de Cesar, e que nos seus tempos de piloto também viveu a experiência de abandonar as pistas quando tentava a sorte no exterior.
Nesta semana, Cesar fechou uma sessão de testes privados de sua equipe na World Series com o melhor tempo entre os cinco pilotos que foram à pista de Snetterton, na Inglaterra. O treino com o carro de 480 cavalos de potência foi uma preparação para a próxima etapa da temporada, marcada para os dias 20 e 21 de agosto em Silverstone, também na Inglaterra.
Cesar Ramos piloto Ferrari (Foto: Divulgação)Campeão da Fórmula 3 Italiana, Ramos está na World Series e testou uma Ferrari em 2010 (Foto: Divulgação)

Fábio Santos passa por cirurgia e recebe alta na manhã deste sábado

Com fratura na clavícula esquerda, lateral do Timão só vai retornar aos gramados daqui 60 dias. Ramon deve ser seu substituto no time

Por Leandro Canônico São Paulo
Fabio Santos deixa o campo lesionado (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Fabio Santos deixa o campo lesionado em jogo com
Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A cirurgia na clavícula esquerda de Fábio Santos, nesta sexta-feira, correu dentro do esperado e foi considerada um sucesso pelo departamento médico do Corinthians. Na última quarta-feira, no empate por 0 a 0 com o Santos, o lateral-esquerdo sofreu uma fratura após choque com Arouca, ainda no primeiro tempo.
O processo cirúrgico terminou no final da tarde desta sexta-feira e o jogador já foi liberado para o quarto no Hospital São Luiz do Morumbi, na Zona Sul da capital paulista. A previsão de alta é para a manhã deste sábado.
Conforme já havia sido anunciado durante a semana, o período de recuperação para Fábio Santos é de 60 dias. Até lá, Ramon deve ter uma chance como titular. Na quarta-feira, o lateral-direito Weldinho foi improvisado, mas justamente porque Ramon não foi levado pelo comandante ao banco de reservas.
Para o jogo deste domingo, contra o Ceará, às 16h, no estádio do Pacaembu, o técnico Tite poderá contar com os retornos do goleiro Julio Cesar e do atacante Liedson. Além disso, Jorge Henrique está disponível após cumprir suspensão.

Jorginho: 'Hoje todo mundo quer tirar uma casquinha do Flamengo'

Técnico alvinegro fecha o treino no CFT do Cambirela para dar tranquilidade aos jogadores

Por ClicRBS Florianópolis
jorginho figueirense (Foto: Carlos Amorim/Site Oficial)Jorginho não quer marcação individual a
Ronadlinho (Foto: Carlos Amorim/Site Oficial)
Enfrentar o único time invicto do Campeonato Brasileiro, no caso o Flamengo, traz uma motivação extra para qualquer equioe, e com o Figueirense não é diferente. O próxiprio técnico Jorginho, ex-lateral do Rubro-Negro, diz que todos querem tirar uma casquinha e tentar fazer o que nenhuma outra equipe conseguiu nesta competição.
- Não tenho mais ligação com o Flamengo e quero ganhar a partida. Todo mundo quer tirar essa casquinha hoje. Quem não quer ganhar do único invicto no campeonato? Vai ser difícil, mas vamos dar o nosso coração para isso - afirmou o treinador alvinegro.
Por tudo o que envolve a partida contra o Flamengo, nesta sexta-feira o Figueirense treinou sem a presença da imprensa no CFT do Cambirela. Jorginho explicou a medida argumentando que ela dá mais tranquilidade para os jogadores treinarem.
- Para a gente ter um pouco mais de tranquilidade para trabalhar, não ficar preocupado se alguém está vendo alguma movimentação que a gente faça. Eu também mando alguém dar uma olhada no treino do adversário e pode acontecer por parte do Flamego também - explicou o técnico, ex-jogador do time rubro-negro.
Jorginho destaca a importância e a fase que Ronaldinho Gaúcho está passando no Flamengo, mas descarta uma marcação individual em cima do artilheiro do Campeonato Brasileiro:
- Não é só o Ronaldinho, a equipe do Flamengo tem outros grandes jogadores, nem precisa citar os nomes, porque são vários. Claro que ele é fora de série, acho que ele está no melhor momento desde 2005, por isso requer uma atenção dentro do jogo, mas não uma marcação individual.

Troca-troca no futebol goiano: Hélio dos Anjos é o novo técnico do Dragão

Treinador, que se demitiu do Vila Nova na última quarta, acertou com o Atlético-GO até o final do ano. Comandante deve acompanhar jogo com Santos

Por Daniel Mundim Goiânia
Hélio dos Anjos admite que está insatisfeito com situação do Vila Nova (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Hélio acertou com o Atlético-GO até o final de 2011
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A dança dos técnicos no futebol goiano tem sido bastante movimentada nesta semana. Nesta quinta-feira o Vila Nova anunciou Artur Neto, que já treinou os três grandes clubes de Goiânia, como o substituto de Hélio dos Anjos no comando do clube. O ex-treinador colorado, por sua vez, não demorou para assinar com um novo time. Hélio dos Anjos mudará de equipe, mas não de endereço. O técnico foi anunciado como o novo comandante do Atlético-GO.
Após a saída de Hélio do Vila Nova, o nome do treinador ganhou força na equipe rubro-negra. À medida em que o acerto entre o clube e o treinador parecia cada vez mais próximo, as duas partes insistiam em negar. Entretanto, o presidente do clube, Valdivino de Oliveira, e o diretor de futebol rubro-negro, Adson Batista, anunciaram oficialmente nesta sexta-feira o acerto com o novo técnico.
O Dragão trabalhava com outros três nomes, Gilson Kleina, que tem uma multa de R$ 300 mil na Ponte Preta, Toninho Cecílio, que está no Americana /SP, e Sérgio Soares, que estava sem clube desde que deixou o Grêmio Barueri. Em contato por telefone nesta sexta-feira, Hélio dos Anjos se limitou a dizer que está tudo certo com o Dragão, e que aguardava o anúncio oficial para dar mais detalhes.
Segundo o técnico, o contrato firmado é até o final da temporada. O técnico estará presente no Serra Dourada já neste sábado, na partida contra o Santos, às 18h30, pela 16ª rodada do Brasileirão. Na próxima segunda-feira Hélio dos Anjos assumirá o Atlético-GO em definitivo. Nesta sexta-feira o comandante se encontrou com Sizenando Ferro, presidente da New Ville Sports, empresa que gerencia o futebol do Vila Nova, para acertar a rescisão de contrato com a equipe colorada.
Treinador experiente no futebol goiano
Será a primeira vez que Hélio dos Anjos comandará o Dragão. O treinador é bastante conhecido do torcedor goiano, com quatro passagens no Goiás, e três pelo Vila Nova. O comandante treinou o time esmeraldino nos anos de 1995, 1999/2000, 2001/02 e 2008/10, conquistando três títulos goianos, e Série B de 1999. Em 2011 Hélio passou pelo Vila Nova por duas vezes, uma no início do ano, e outra recentemente. Além do Tigre, o comandante foi vice-campeão pernambucano com o Sport.
Perfil linha-dura
O nome de Hélio dos Anjos se encaixa no estilo procurado pela diretoria atleticana, desde a saída de PC Gusmão. O clube buscava um treinador mais enérgico, e com pulso firme junto aos jogadores, e dê mais disposição aos atletas. Segundo o diretor de futebol da equipe, Adson Batista, o novo comandante atleticano é um exemplo deste perfil.
- Ele tem uma linha que nos agrada muito. Não adianta termos um 'treinador light'. Time pequeno, como o nosso, tem que ter um treinador que mexa com o grupo, que tire o máximo de cada jogador - ressaltou o diretor.
Jairo Araújo, que treinou o time em cinco partidas até agora, ainda estará no banco de reservas na partida deste sábado contra o Santos. O interino esteve à frente do Atlético-GO durante cinco partidas, com uma vitória, dois empates e duas derrotas, um aproveitamento de 33,3%.

Cuca prevê recuperação efetiva do Galo na segunda metade do Brasileiro

Treinador vai usar os quatro últimos jogos desta primeira fase da
competição para fazer os ajustes necessários para o Atlético-MG embalar

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Com três dias de “casa nova”, o técnico Cuca, do Atlético-MG, já conseguiu fazer algumas análises para entender os motivos da má fase do time. Ciente dos problemas da equipe, Cuca prevê que, uma recuperação efetiva da equipe ficará, provavelmente, apenas para o segundo turno da competição. Mesmo faltando quatro jogos para o fim da primeira metade do Brasileiro, Cuca afirma que a falta de um time já estruturado é o deixa o Galo atrás dos concorrentes.
cuca  Atlético-MG (Foto: Lucas Catta Prêta/Globoesporte.com)Atrás do gol: Cuca (de preto, agachado) conversa com os jogadores (Foto: Lucas Catta Prêta/Globoesporte.com)
- Claro que preocupa (o time estar em formação). É um atraso que outras equipes não têm, por isso elas estão na parte de cima da tabela. Faltam quatro jogos para terminar o turno e temos 33% de aproveitamento. Não estamos na zona do rebaixamento por pouca coisa. Coritiba, Botafogo, Corinthians e Cruzeiro (próxima sequência de jogos do Atlético-MG): qual desses é mais difícil? Todos eles. Podemos fazer 12 pontos, seis, mas são todos jogos duros. Por isso temos que ajustar rapidamente essa equipe, para fazer um segundo turno preciso.

Cuca busca não iludir a torcida, e reforça, da mesma forma que disse ao chegar no time, que apenas com tempo será possível melhorar a situação.

- É só imaginar: se as coisas estivessem ajeitadinhas, elas não estariam assim, seria outra situação. Então, é com o tempo para que as coisas sigam outro pensamento e outra filosofia.

O próximo adversário do Atlético-MG será o Coritiba, neste domingo, em Curitiba, às 16h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real e com vídeos exclusivos, a partir das 15h30m.
 

Top 5: os filmes de super-heróis prediletos de Bruno ‘Wolverine’ Uvini

Avesso às novelas na concentração, zagueiro e capitão da Seleção Brasileira sub-20 revela apelido que ganhou quando colocou placa

Por Victor Canedo Direto de Pereira, Colômbia
bruno uvini top 5 (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Bruno Uvini gosta do Hulk (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Bruno Uvini foge do senso comum quando diz que não é nada apegado às novelas. Mas o que o zagueiro e capitão da Seleção Brasileira sub-20 faz, então, durante as noites de concentração, especialmente no Mundial da Colômbia? Assiste a filmes. Muitos.

Viciado em longas-metragens também de super-heróis, o defensor atendeu ao pedido do GLOBOESPORTE.COM e elegeu os seus cinco prediletos. De quebra, revelou um apelido que recebeu após operar a tíbia e fíbula da perna direita, que fraturou durante a disputa do Sul-Americano, em fevereiro.

– A galera começou a me chamar de Wolverine e encarnava, pois ele também tem o poder de recuperação – disse Uvini.

O jogador do São Paulo ainda brincou com o volante e amigo Casemiro.
– Aqui eu assisto a um filme por dia. Já vi "A origem", "Meu malvado favorito", "Gente grande", "Um parto de viagem"... Muitas vezes com o Romário. Mas no São Paulo não é muito diferente. Ainda bem que o Casemiro não é tão chegado a novela, senão ia dar briga (risos).

Confira os cinco filmes de super-heróis escolhidos por Bruno Uvini:
ilustração Uvini Wolverine (Foto: ArteEsporte / Cláudio Roberto)Uvini é chamado pelos colegas de Wolverine, um dos heróis favoritos (Foto: ArteEsporte / Cláudio Roberto)


Batman (Begins e Cavaleiro das Trevas)- É um personagem que não tem superpoderes, é uma pessoa normal, mas diferenciada por alguma coisa. É rico, tem o seu cinto de utilidades, mas consegue proteger as pessoas sem ter nada. Ainda gostei muito do Coringa (interpretado pelo ator Heath Ledger, que morreu em 2008).

Homem de Ferro (1 e 2)- O Tony Stark é muito inteligente e um pouco engraçado. Tem vários defeitos, mas consegue ter graça. É um cara que mostra muita personalidade para aguentar tudo, vai contra o governo dos Estados Unidos, que são uma superpotência, e desafia todo mundo. Gosto disso.

Homem Aranha (1, 2 e 3)- O Peter Parker já é aquele cara que era sacaneado no colégio, um nerd que não ficava com ninguém (risos). E de repente ele vira um super-herói, uma pessoa popular, e começa a ajudar as pessoas. Como foi um dos primeiros que saiu, foi o que eu mais gostei.

X-Men Origens: Wolverine- A história do Wolverine é muito boa, e também ele tem o poder de recuperação que acabou rendendo um apelido para mim. Quando eu coloquei a plaquinha de ferro na operação, a galera encarnava dizendo que eu era o Wolverine. Até curti (risos). Minha recuperação foi excelente, mas por estar com o ferro disseram que também fiquei mais forte, como o Logan.

Incrível Hulk- O Hulk é legal, pois é também o nome do barbeiro que trabalha no São Paulo. Pela cor não dá muito certo por ser do rival, mas é um super-herói que ajuda as pessoas e se defende de tudo. Só não pode ficar muito nervoso (risos). O Giba (barbeiro) ainda me chama de Hulkzinho quando estou com o cabelo bagunçado.

São Paulo x Furacão: melhor e pior
na média de finalizações a cada gol

Enquanto paulistas marcam a cada 6,5 finalizações, paranaenses precisam arriscar 15,6 vezes até balançar as redes. Equipes se enfrentam no sábado

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro
Os 19 pontos que separam as duas equipes na tabela do Campeonato Brasileiro indicam a grande diferença entre São Paulo e Atlético-PR. Terceiro colocado com 31 conquistados, o Tricolor está a apenas dois do líder Corinthians. Enquanto isso, na parte de baixo da tabela, o Furacão é o penúltimo colocado com 12, um a mais que o lanterna América-MG. Mas se a pontuação já indica a grande diferença das equipes na competição, a média de finalizações a cada gol marcado confirma o abismo entre os adversários desse sábado.
dagoberto gilberto atlético-pr são paulo montagem (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Dagoberto e Morro garcia se enfrentam neste sábado, no Morumbi (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Em seis rodadas deste ano, o Atlético-PR já havia atingido a pior marca ofensiva na era dos pontos corridos, tendo marcado apenas uma vez. Atualmente, segue na lanterna quando o critério é o número de gols marcados: 13 em 15 rodadas. E não é por falta de tentativa. Com 203 finalizações, a equipe paranaense tem média de 15,6 arremates (em chutes ou cabeceios) a cada gol marcado, a pior entre os clubes da Série A.
O meia Marcinho, no entanto, não acredita que o fato de o time estar mal na tabela e a pressão exercida prejudiquem o ataque.
- Não acho que atrapalhe. Nosso momento agora é bem melhor do que há quatro rodadas. Existe mais confiança de arriscar as jogadas, os chutes e tentar algo diferente. Isto já é fruto do trabalho que o Renato (Gaúcho, treinador) vem fazendo. Acredito que a pressão não vá nos atrapalhar - acredita.
Enquanto isso, o São Paulo, dono do segundo melhor ataque da competição - perde apenas para o Flamengo -, com 25 gols marcados em 163 finalizações, tem a melhor média, com 6,5 a cada gol marcado. Dagoberto, com 38, é o que mais arrisca.
- É fácil quando temos jogadores talentosos, como o Lucas, o Dagoberto, o Fernandinho... O Cícero também vem ganhando espaço e eu procuro ajudar. O São Paulo tem por filosofia jogar para cima e, com isso, cria muitas oportunidades de gol - analisou Rivaldo.
São Paulo e Atlético-PR se enfrentam às 18h30m (horário de Brasília) deste sábado, no Morumbi, pela 16ª rodada. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em tempo real, com vídeos.
Veja as melhores médias de finalização a cada gol marcado:
Time Finalizações Gols Média
São Paulo 163 25 6,5
Flamengo 204 28 7,2
Internacional 187 23 8,1
**Santos 131 16 8,1
Coritiba 214 25 8,5
Corinthians 205 24 8.5
Vasco 199 22 9
Avaí 164 18 9,1
Botafogo 188 20 9,4
Atlético-GO 185 19 9,7
Bahia 188 18 10,4
Palmeiras 234 21 11,1
Ceará 218 19 11,4
América-MG 187 16 11,6
Atlético-MG 238 20 11,9
Cruzeiro 204 17 12
*Grêmio 173 14 12,3
*Fluminense 192 15 12,8
Figueirense 204 15 13,6
Atlético-PR 203 13 15
* Fluminense e Grêmio têm um jogo menos que as demais equipes, exceto o Santos
** O Santos tem dois jogos menos que a maioria dos clubes e um a menos que Flu e Grêmio

Muricy não crê em saída precoce de Mano e pede continuidade na Seleção

Favorito da CBF após a Copa de 2010, técnico santista pede apoio ao trabalho do colega Mano Menezes: 'É preciso manter o combinado'

Por Adilson Barros Santos, SP
Muricy Ramalho durante entrevista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Muricy apoia o técnico da Seleção, Mano Menezes
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, não consegue ter uma sequência de bons resultados. Após a derrota por 3 a 2 para a Alemanha, quarta-feira passada, amistoso disputado em Stuttgart, o trabalho do treinador voltou a ser bastante questionado. Foi o primeiro compromisso da equipe canarinho após o fracasso na Copa América. O técnico Muricy Ramalho, do Santos, porém, não acredita que a CBF vá fazer mudanças no comando da Seleção.
Antes de fechar com Mano, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, procurou Muricy para assumir a vaga aberta com a demissão de Dunga, após a Copa do Mundo do ano passado. O atual técnico santista, porém, não conseguiu se desvencilhar de seu contrato com o Fluminense e não pôde atender ao chamado da CBF. Muricy explica que ouviu de Teixeira a garantia de que o treinador contratado seria mantido até a Copa de 2014.
- Eu ficaria surpreso (se Mano fosse demitido) porque eu sei o que o presidente da CBF pensa com relação a isso. Ele tem um projeto para a Copa. Foi o que me foi passado na reunião que tivemos. É preciso manter o combinado. Acredito nisso - disse Muricy, após o treino do Santos no CT Rei Pelé, nesta sexta-feira (12).
O técnico santista, aliás, não vê nenhum motivo para questionamentos ao trabalho de Mano Menezes. Afirma que, num trabalho de renovação, é normal que haja dificuldades e que as coisas só vão entrar nos trilhos com tempo e continuidade. Em 13 jogos sob o comando de Mano, o Brasil venceu seis vezes, empatou quatro e perdeu três.
- As coisas devem seguir como foram combinadas. É um trabalho de renovação e, no início, isso é sempre difícil. O Mano está achando um time. Há tempo para adquirir experiência. É preciso ter calma - disse Muricy.
- Sei que é difícil pedir calma a torcedor, mas não tem jeito. Nosso grande objetivo é a Copa de 2014. Temos excelentes jogadores, que vão estar muito bem até lá. Mas é preciso que o treinador tenha calma e respaldo para seguir o seu trabalho. O caminho é esse mesmo - emendou.

Muricy não crê em saída precoce de Mano e pede continuidade na Seleção

Favorito da CBF após a Copa de 2010, técnico santista pede apoio ao trabalho do colega Mano Menezes: 'É preciso manter o combinado'

Por Adilson Barros Santos, SP
Muricy Ramalho durante entrevista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Muricy apoia o técnico da Seleção, Mano Menezes
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, não consegue ter uma sequência de bons resultados. Após a derrota por 3 a 2 para a Alemanha, quarta-feira passada, amistoso disputado em Stuttgart, o trabalho do treinador voltou a ser bastante questionado. Foi o primeiro compromisso da equipe canarinho após o fracasso na Copa América. O técnico Muricy Ramalho, do Santos, porém, não acredita que a CBF vá fazer mudanças no comando da Seleção.
Antes de fechar com Mano, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, procurou Muricy para assumir a vaga aberta com a demissão de Dunga, após a Copa do Mundo do ano passado. O atual técnico santista, porém, não conseguiu se desvencilhar de seu contrato com o Fluminense e não pôde atender ao chamado da CBF. Muricy explica que ouviu de Teixeira a garantia de que o treinador contratado seria mantido até a Copa de 2014.
- Eu ficaria surpreso (se Mano fosse demitido) porque eu sei o que o presidente da CBF pensa com relação a isso. Ele tem um projeto para a Copa. Foi o que me foi passado na reunião que tivemos. É preciso manter o combinado. Acredito nisso - disse Muricy, após o treino do Santos no CT Rei Pelé, nesta sexta-feira (12).
O técnico santista, aliás, não vê nenhum motivo para questionamentos ao trabalho de Mano Menezes. Afirma que, num trabalho de renovação, é normal que haja dificuldades e que as coisas só vão entrar nos trilhos com tempo e continuidade. Em 13 jogos sob o comando de Mano, o Brasil venceu seis vezes, empatou quatro e perdeu três.
- As coisas devem seguir como foram combinadas. É um trabalho de renovação e, no início, isso é sempre difícil. O Mano está achando um time. Há tempo para adquirir experiência. É preciso ter calma - disse Muricy.
- Sei que é difícil pedir calma a torcedor, mas não tem jeito. Nosso grande objetivo é a Copa de 2014. Temos excelentes jogadores, que vão estar muito bem até lá. Mas é preciso que o treinador tenha calma e respaldo para seguir o seu trabalho. O caminho é esse mesmo - emendou.

Dia do fico: Fred anuncia que vai permanecer no Fluminense

Jogador critica informações divulgadas sobre o episódio em que se envolveu com torcedores. Ele está confirmado para enfrentar o Grêmio, no domingo

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Fred durante coletiva no Fluminense (Foto: Photocâmera )Fred anuncia que segue no Fluminense em
coletiva de imprensa (Foto: Photocâmera )
O mistério acabou: Fred fica no Fluminense. E volta ao time já no domingo, contra o Grêmio. Vestindo uniforme de treino, o atacante reapareceu nas Laranjeiras na manhã desta sexta-feira, conversou no gramado com o técnico Abel Braga e com o vice de futebol do clube, Sandro Lima, mas não participou da atividade. Antes mesmo de o treinamento acabar, concedeu uma coletiva de imprensa para anunciar a decisão de ficar no Tricolor, após polêmica em que acusou torcedores do Flu de o terem ameaçado em um bar de Ipanema.
- Foram alguns dias de dificuldade. Conversei bastante com a família e reparei alguns gestos. Cheguei à conclusão de que tenho que ficar no Fluminense. Por tudo que aconteceu, vi que não estava sozinho. Pessoas boas do meu lado. A Polícia, o Ministério Público, que entraram para apurar o caso... Vi o clube, o Sindicato dos Atletas. Os próprios jogadores. Quero ficar e ficar bem. Vou fazer de tudo para fazer os gols que o Fluminense precisa - disse o camisa 9.
O jogador criticou as informações que foram divulgadas na imprensa sobre o episódio e levou em mãos a conta do bar para mostrar aos jornalistas presentes. Ele cogitou a possibilidade de andar com seguranças, mas afirmou que não deixará de sair por causa do ocorrido:
- Meus advogados buscaram a conta no bar em que eu estava. Divulgaram 60 drinks. Tinham 27 (a conta mostra 28). Não é para dar satisfação. Não tenho que fazer isso. Tinha falado que tomei três bebidas. Divulgaram uma mentira, aí os tocedores colocaram em xeque meu profissionalismo. Eu tinha que fazer alguma coisa desta vez. Acho que fiz a coisa certa. Estão querendo me colocar como baladeiro, cachaceiro, e isso não tem. Sou muito profissional. Acho que vou andar com seguranças. Se eu saio três vezes por mês, vão dizer que sou baladeiro. Sair, jantar, tudo isso é normal para qualquer pessoa. Eu vou fazer, mesmo que tenha que ser com seguranças.
Fred durante coletiva no Fluminense (Foto: Photocâmera )Fred mostra a conta do bar para os jornalistas: 'Divulgaram uma mentira'  (Foto: Photocâmera )
Fred revelou que recebeu o apoio de vários jogadores de outros clubes e garantiu que não desistirá do caso:
- Vou com este caso até o fim. Estou disponível a qualquer momento para a Polícia e para o que for preciso. Quero agradecer aos jogadores dos outros clubes que foram solidários. Tenho cinco anos de contrato. Só tomei a decisão por causa dessas pessoas do bem. Senti que tem muita gente do meu lado. Vou passar por cima deste problema mais fortalecido. Na Seleção, todo mundo me apoiou muito.
Fora da equipe há duas partidas, Fred, que esteve com a Seleção Brasileira na derrota para a Alemanha, na quarta, colocou-se à disposição de Abel para o jogo contra o Grêmio, neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Olímpico. Logo depois, o treinador confirmou a escalação de seu principal artilheiro.
- Estou à disposição do Abel. Alguns torcedores ficaram chateados por eu não ter jogado. Quando o time perdeu, colocaram na minha conta. Eu não estava bem, pedi a compreensão de todos. Quando eu entro em campo, dou a minha vida. Tive uma viagem desgastante, por isso não treinei nesta sexta. No sábado, participo normalmente. O Abel sabia de tudo. Estão todos contando comigo. Fiquei contente com o respaldo que tive.
fred  fluminense (Foto: Ivan Raupp / GLOBOESPORTE.COM)Atacante conversa com Abel e Sandrão durante treino desta sexta (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)
Entenda o caso:
Fred está fora do time desde que afirmou ter sido ameaçado por torcedores. O atacante deixou a concentração tricolor antes do duelo com o Internacional, quinta-feira passada, e foi para uma delegacia prestar queixa contra os mesmos torcedores, que ainda o teriam perseguido de carro. Segundo o jornal "Extra" e o colunista Ancelmo Gois, do Jornal "O Globo", Fred e Rafael Moura teriam sido flagrados consumindo mais de 50 "caipisaquês" no Bar Astor, em Ipanema, na companhia de alguns amigos. Alegando não ter condições psicológicas, o camisa 9 também não enfrentou o América-MG, no último domingo. Dois torcedores, Leandro Carvalho e Piero Martins, membros da principal torcida organizada do Fluminense, foram indiciados, mas negaram as acusações.

Dorival Júnior fecha com o Inter

Site oficial colorado confirma a contratação do novo treinador

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
dorival junior fernandão internacional (Foto: GUTO KUERTEN /Click RBS) Fernandão e Dorival Júnior: acordo selado em
Florianópolis (Foto: Guto Kuerten/ClicRBS)
O Inter confirmou em seu site oficial que Dorival Júnior ocupará o cargo vago desde que Falcão deixou o clube, em 18 de julho. O novo treinador, que assinou contrato até dezembro de 2012, será apresentado na próxima terça-feira, véspera do jogo contra o Botafogo no Beira-Rio. Antes, o sétimo colocado do Brasileirão enfrenta o Bahia no domingo, às 18h30m, em Pituaçu, ainda sob o comando do interino Osmar Loss.
O acerto em Florianópolis - onde o presidente Giovanni Luigi e o diretor técnico Fernandão  se reuniram com o técnico - acontece poucos dias depois de Dorival sair do Atlético-MG. O treinador chegou ao clube mineiro no fim de setembro do ano passado. Naquele momento, faltavam 14 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, e o Galo estava na zona de rebaixamento. Com um aproveitamento de 57% dos pontos, Dorival teve sete vitórias, três empates e quatro derrotas, números que livraram o time da degola e ainda deram vaga na Copa Sul-Americana de 2011.
Neste ano, no entanto, o desempenho caiu. O Galo foi eliminado na Copa do Brasil pelo Grêmio Prudente (atual Grêmio Barueri) e perdeu a final do Mineiro para o rival Cruzeiro. No Brasileirão, o é o 13º colocado, após 15 rodadas. A queda se deu depois da derrota por 2 a 1 para o Figueirense no último sábado. No total, Dorival Júnior comandou o Atlético-MG em 50 jogos, com 25 vitórias, dez empates e 15 derrotas.
Antes do Atlético-MG, Dorival comandou o Santos na conquista da Copa do Brasil do ano passado. O treinador deixou o clube depois de um desentendimento com Neymar. Em 2009, o treinador ajudou a reconduzir o Vasco à Série A do Brasileiro.

Patricia, sobre a possível convocação de Ronaldinho: ‘Mas logo agora?’

Presidente quer o craque na Seleção, mas acha momento inoportuno. Luxa pede bom senso. Amistoso contra Egito é na véspera do jogo contra o Timão

Por Diego Ribeiro, Marcelo Baltar e Richard Souza Rio de Janeiro
A confirmação do amistoso da Seleção Brasileira contra o Egito, no dia 6 de setembro, causou calafrios nos rubro-negros. Vivendo seu melhor momento desde que retornou ao futebol brasileiro, Ronaldinho voltou a ser cogitado para o time de Mano Menezes. A questão é que a partida será realizada na véspera do jogo contra o Corinthians, que pode valer a liderança do Campeonato Brasileiro.

Preocupada com a possível perda de seu camisa 10 para o confronto contra o time paulista, caso jogadores do futebol brasileiro sejam chamados, Patricia Amorim pede bom senso, apesar de torcer por Ronaldinho na Seleção.
Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Nina Lima / Vipcomm)Artilheiro do Brasileirão, R10 volta a ser apontado como nome forte para a Seleção (Foto: Nina Lima / Vipcomm)
- É claro que o Flamengo torce pelo Ronaldinho na Seleção Brasileira. Mas já tiveram tantas outras oportunidades e vão convocá-lo, mas logo agora? Será um grande jogo contra o Corinthians. Nesse sistema de pontos corridos, será como uma final. Essa partida gera muita expectativa. As torcidas querem os times completos. Minha expectativa é que o Flamengo esteja completo – frisou Patricia.

O técnico Vanderlei Luxemburgo também falou sobre o assunto nesta sexta-feira, mostrou-se preocupado e sugeriu que a rodada seja adiada.
É claro que o Flamengo torce pelo Ronaldinho na Seleção Brasileira. Mas já tiveram tantas outras oportunidades e vão convocá-lo logo agora? Será um grande jogo contra o Corinthians. Nesse sistema de pontos corridos, será como uma final. Essa partida gera muita expectativa".
Patricia Amorim
- Preocupa não só a mim, mas os clubes que têm jogadores em condições de Seleção Brasileira. Acho que num campeonato tão difícil como esse não se pode dar privilégio a um clube e a outro não. Acho que o bom senso seria o adiamento da rodada para que ninguém possa se sentir prejudicado. Já que o Internacional teve jogos adiados para disputar um torneio na Alemanha, o Santos teve jogos adiados porque tinha um número de jogadores na Seleção Brasileira. Para que o Vanderlei não saia reclamando do Mano, para que o Corinthians não saia reclamando, o bom senso seria adiar a rodada para não prejudicar a competição, que está muito boa. Isso na minha cabeça. Se vai acontecer ou não, aí não sei.

Mano Menezes convocará a Seleção Brasileira para o amistoso contra o Egito na próxima quinta-feira. Ainda em setembro, o Brasil terá dois confrontos com a Argentina, válidos pelo Superclássico das Américas, apenas com jogadores que atuam nos campeonatos nacionais: em 14 de setembro, na Argentina, e 28 de setembro, em Belém.

A seleção argentina, aliás, foi a última adversária de Ronaldinho com a camisa do Brasil. Em novembro do ano passado, o jogador do Flamengo esteve em campo na derrota por 1 a 0, no Qatar, e foi discreto. Essa foi a única vez que R10 esteve na Seleção com Mano Menezes.
Vasco bate o Palmeiras na Colina e conquista boa vantagem: 2 a 0
Equipe cruz-maltina pode até perder por um gol de diferença que se classifica para a próxima fase da Sul-Americana
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Eficiente, o Vasco venceu o Palmeiras por 2 a 0 nesta quinta-feira, em São Januário, na estreia das equipes na Copa Sul-Americana. O jogo não foi dos mais empolgantes, mas os cruz-maltinos foram premiados pela eficiência. Diego Souza e Elton marcaram e colocaram o time da Colina mais perto da vaga para a próxima fase. Apenas 1.707 torcedores pagaram ingresso para a partida (renda de R$ 44.635,00)
A equipe alviverde, que entrou com seus titulares, não esteve bem e não conseguiu ser um adversário perigoso para os donos casa. Para seguir na competição, o time terá que inverter a vantagem vascaína no jogo de volta, em São Paulo, dia 25 de agosto.
Antes, porém, os times voltam a se enfrentar, mas pelo Brasileiro. A partida será neste domingo, às 16h (de Brasília), novamente em São Januário.
Diego Souza marca e coloca o Vasco na frente
O equilíbrio marcou a partida no primeiro tempo. O Vasco tentava chegar na base do toque de bola e da inspiração dos seus meis, enquanto o Palmeiras apostava na velocidade de Maikon Leite e Kleber, seus homens de frente. Apesar da grande quantidade de erros de ambos os lados, as chances começaram a aparecer, principalmente por causa dos cochilos das defesas.
O Palmeiras teve boas oportunidades com chutes de Kleber e Thiago Heleno, mas Fernando Prass estava atento. Apesar da ausência de quatro titulares, o Vasco não deu muitos indícios de desentrosamento. Elton e Bernardo, dois dos que receberam chance, estiveram perto de marcar em finalizações de média distância.
Diego Souza comemora gol do Vasco contra o Palmeiras (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)Diego Souza comemora gol do Vasco contra o Palmeiras (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
Mas o gol cruz-maltino só saiu aos 42 minutos, e de uma forma inusitada. Bernardo cobrou escanteio, a bola passou pela zaga e bateu meio no peito meio no pescoço de Diego Souza e foi para o fundo da rede: 1 a 0. O gol "sem querer" do ex-palmeirense fez o time da casa ir para o vestiário em vantagem.

Elton marca e confirma a vitória vascaína

A segunda etapa começou com os dois times explorando bastante as bolas aéreas. Nos primeiros minutos, Elton conseguiu finalizar após três cruzamentos. Depois foi a vez de Kléber mandar de cabeça e assustar Fernando Prass. O Palmeiras, apesar da postura mais ofensiva, tinha dificuldades na hora do último passe.
 Os técnicos tentaram modificar o panorama da partida com alterações. Ricardo Gomes deu mais qualidade no passe com a entrada de Felipe no lugar de Jumar. Felipão tentou dar mais gás ao time com a substituição de Maikon Leite por Dinei. E foi ele que teve a melhor chance do Palmeiras, mas, e cara com o gol, chutou em cima de Prass.
Elton no jogo do Vasco contra o Palmeiras (Foto: Nina Lima / Fotocom.net)O zagueiro palmeirense Henrique marca de perto o atacante Elton (Foto: Nina Lima / Fotocom.net)
Pouco depois, Dinei até marcou de cabeça, mas o árbitro anulou porque julgou que o atacante estava impedido. Aos 30 minutos, Ricardo Gomes tirou o meia-atacante Diego Souza e colocou um terceiro zagueiro, Victor Ramos, para fechar mais o time.
Apesar de defensivo, o time matou o jogo com um rápido contra-ataque, aos 34 minutos. Leandro foi lançado na direita e cruzou para Elton, que, de cabeça, venceu o goleiro Marcos: 2 a 0. O Palmeiras bem que tentou e esteve perto de marcar com Kleber e Luan, mas Fernando Prass não permitiu e o placar não foi mais alterado.

Demora angustia o Inter, e Dorival pode ser anunciado nesta sexta

Treinador volta a ser alternativa forte depois do insucesso da tentativa com Autuori. Diretoria admite que é a opção derradeira

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
Técnico Dorival Júnior, de saída do Atlético-MG (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Técnico Dorival Júnior deixou o Atlético-MG no
domingo (Foto: Lucas C. Prêta / Globoesporte.com)
Lá se vai quase um mês. Se a demora do Inter em anunciar um substituto para Paulo Roberto Falcão incomoda a torcida, o processo é ainda mais forte na diretoria. O resultado da equação é a iminência de um acerto com Dorival Júnior, que voltou a ser nome muito forte depois do insucesso na tentativa de contratar Paulo Autuori. Deve acontecer nesta sexta-feira. O clube já admite que ele é a opção derradeira.
- Não tem mais nenhuma - disse Cuca Lima, assessor de futebol do Inter, para a Rádio Gaúcha.
A diretoria admite que Dorival jamais saiu de pauta. O Inter ligou para o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, quando o treinador estava na corda bamba por lá. Não houve abertura para negociações, e o clube gaúcho partiu para novas alternativas, incluindo Autuori. Quando as negociações começavam a avançar, veio a surpresa: Dorival estava fora do Galo.
O Inter reconheceu que a presença do treinador no mercado modificou o cenário. Mas disse que manteria a convicção do momento. Dorival, porém, cresceu na parada. E agora é o grande favorito a assumir o cargo. A diretoria, nesta quinta-feira, admitiu que ele é, sim, um dos nomes que interessam.
O presidente do Inter, Giovanni Luigi, o vice-presidente de futebol do clube gaúcho, Luís Anápio Gomes, e o diretor técnico, Fernandão, passaram a noite em contato. Querem chegar a um acordo o quanto antes. A expectativa é de que o anúncio ocorra já nesta sexta-feira, para que ele fique de olho na equipe contra o Bahia, no domingo, e possa estrear na quarta-feira, contra o Botafogo.
Ainda não existe um acerto entre o clube e Dorival. O salário é um empecilho. Da mesma forma que não queria pagar por uma rescisão contratual, o Inter não topa bancar um salário acima do que está acostumado. A pedida inicial do treinador, informada à diretoria, causou desagrado. A ideia é diminuir as cifras para o Inter, enfim, ter um novo comandante.
O curioso é que o clube se aproxima do acerto com um treinador que não foi unanimidade nas conversas da diretoria. Quem realmente alcançou esse status foi Cuca, mas a rejeição da torcida impediu a contratação, e ele acabou indo para o Atlético-MG – curiosamente, para o lugar de Dorival Júnior.

Conselho Deliberativo aprova novo patrocinador master do Flamengo

Clube já vai estampar as marcas da P&G na partida contra o Figueirense, no domingo. Rubro-Negro receberá R$ 6,6 mi por contrato até o fim do ano

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Desde o fim de janeiro sem patrocinador master, o Flamengo aprovou na noite desta quinta-feira, por unanimidade no Conselho Deliberativo, o novo contrato de patrocínio com as marcas da P&G - Duracell e Gillette.
Com um investimento de R$ 6,6 milhões, o contrato, com vigência até dezembro de 2011, dá direito à presença das logomarcas nos uniformes de jogo, de treino, no backdrop do clube e em placas de publicidade no Centro de Treinamento. O time já usará a nova camisa na partida deste domingo contra o Figueirense, às 16h, em Florianópolis.
A negociação com a P&G foi intermediada pela agência 9ine, que tem Ronaldo Fenômeno como sócio. Do valor total, 15% irão para a empresa do Fenômeno como comissão, e R$ 5,6 mi ficarão com o clube.
Patrícia Amorim, presidente do Flamengo (Foto: Márcia Feitosa / Vipcomm)Após sete meses de busca, o Flamengo terá um patrocinador principal (Foto: Márcia Feitosa / Vipcomm)
- Estamos dando mais um passo importante na valorização da marca Flamengo. É o início de uma grande parceria que tem tudo para ser duradoura. Teremos em nossa camisa mais uma marca com o tamanho e com a grandeza que o Flamengo merece - disse a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, via comunicado oficial do clube.

Com o acerto com a Procter & Gamble, o Flamengo contabiliza R$ 16,6 milhões em patrocínios (já possui R$ 8 milhões do BMG nas mangas e R$ 2 milhões da TIM no número da camisa).
Foram sete meses sem um patrocínio master, o que gerou mal-estar e questionamentos internos. Inicialmente, o Flamengo pedia cerca de R$ 30 milhões para o patrocinador principal. Diante da dificuldade em encontrar interessados, o departamento demorou, mas passou a trabalhar com a ideia de “fatiar” o uniforme. Alguns poderes do clube, em especial do Conselho Fiscal, condenaram a intenção sob justificativa de que a camisa seria transformada em macacão de Fórmula 1. O que só gerou indecisão, perda de tempo e de dinheiro. No primeiro semestre, o clube rejeitou uma proposta de R$ 16 milhões até o fim do ano de uma montadora de carros. O prazo para fechar com uma empresa chegou a ser estipulado para o fim de março, o que não ocorreu.
Parceira do clube na contratação de Ronaldinho Gaúcho, a Traffic decidiu monitorar as negociações com a P&G  de perto. A preocupação da empresa se explica. O retorno da parceria com o Flamengo por R10 é totalmente baseado na geração de receitas do departamento de marketing. Não há no contrato, por exemplo, garantias que envolvam percentuais de direitos econômicos de atletas do clube.
No entanto, a negociação com a P&G não passou pela Traffic. Do valor que irá entrar nos cofres do Rubro-Negro com o novo contrato, nenhum centavo irá para a conta da empresa. O contrato entre as partes considera como ponto de partida os R$ 30 milhões recebidos no ano passado (soma dos contratos com Batavo - R$ 22 milhões - e BMG – R$ 8 milhões) e prevê a divisão da quantia excedente da seguinte forma: 50% para Ronaldinho; 30% para o Flamengo e 20% para a Traffic, que também pode trabalhar como intermediária na captação de patrocinadores e faturar 15% de comissão de agência.

Alto valor de comissão veta o Felicidade Urbana

Também estava prevista para a reunião desta quinta a votação da proposta de patrocínio do site de compras coletivas Felicidade Urbana, no valor de R$ 5,2 milhões por 12 meses. O contrato, no entanto, saiu da pauta por decisão da presidente Patricia Amorim. Os principais entraves para o acerto foram a forma de pagamento - duas parcelas de R$ 100 mil e outras dez de R$ 500 mil - e o alto valor da comissão a ser paga à agência que intermediou a negociação. Esse valor seria de um total de R$ 800 mil divididos em duas parcelas, com os pagamentos sendo feitos no início da vigência do contrato. Para se ter uma ideia, a comissão paga sobre o contrato com a Batavo, em 2010, de R$ 22 milhões, não passou de R$ 700 mil.