domingo, 26 de maio de 2013

Lutadora supera preconceito da família e se torna 'pitbull' no MMA

Invicta, Bethe Correia, da Pitbull Brothers, tem luta marcada para o dia 1º de junho, no Amapá. Para esse ano, meta da atleta é ingressar no UFC

Por Jocaff Souza Natal
1 comentário
Bethe 'Pitbull' Correia, lutadora de MMA (Foto: Arquivo Pessoal)Bethe 'Pitbull' Correia, lutadora de MMA, supera
preconceito da família (Foto: Arquivo Pessoal)
A lutadora de MMA Bethe Correia está confirmada na 17ª edição do WCombat, marcado para o dia 1º de junho, na cidade de Santana, no Amapá. A adversária será a macapaense Juliete "Jupitbul". As atletas farão a única luta feminina da edição e, segundo Bethe, a ansiedade em disputar mais uma luta está sendo trabalhada com muito treino.
- Estou muito animada e treinando forte. A preparação está a mil, com exercícios de todas as modalidades e com um gás extra na parte física. Vou para a minha quinta luta no MMA e a vontade de vencer está muito grande - conta a lutadora ao GLOBOESPORTE.COM.
Sobre o estilo de luta da adversária, Bethe conta que sabe pouco, mas que pretende colocar em prática seus melhores golpes, aprendidos no boxe chinês, muay thai e luta livre, para conseguir mais um nocaute.
- Eu não sei muito o estilo dela, mas vou priorizar o meu jogo, que é o muay thai. Eu não gosto muito da luta amarrada, meu estilo é mais na trocação, em pé, partindo para cima e trabalhando bem os socos e chutes - explica Bethe.
Natural de Campina Grande, mas radicada em Natal, a "Pitbull" ganhou esse apelido na academia Pitbull Brothers, dos irmãos Patricio e Patricky Freire. A última vitória de Bethe foi sobre a sergipana Karol Mutante, com um nocaute na primeira edição do Bokum Fight, em Aracaju. Com um cartel de quatro lutas como atleta de MMA, Bethe se mantém invicta desde que iniciou no esporte, há pouco mais de um ano.
Karol Mutante perde no Bokum Fight (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)Bethe Correia venceu Karol Mutante na primeira edição do Bokum Fight, em Sergipe (Foto: João Áquila)
Contra o preconceito
As adversidades encontradas pela lutadora não foram somente no octógono. Bethe conta que, diariamente, sofre preconceito nas ruas, devido ao porte físico desenvolvido em decorrência dos treinos de musculação. Mesmo assim, ela supera as dificuldades e continua fazendo o que gosta, que, para ela, é "meter a porrada".
- Sinto um certo preconceito porque o corpo de um atleta muda muito devido à malhação. Muitos soltam piadinhas e acham ridículo. Eu nunca pensei em parar e até acho graça da ignorância das pessoas, porque não conhecem um atleta desse esporte e acabam falando bobagens. Dá até mais ânimo e vontade de lutar. Meu prazer é meter a mão - reclama a lutadora.
Bethe 'Pitbull' Correia, lutadora de MMA (Foto: Arquivo Pessoal)'Pitbull' fica com o rosto sangrando durante a luta
em Sergipe (Foto: Arquivo Pessoal)
O mesmo pensamento é compartilhado pela família da atleta. Segundo Bethe, eles são contrários à escolha que ela fez pelo MMA. Os pais nunca assistiram a uma luta e não aprovam a decisão da filha em ser lutadora de MMA.
- Minha família odeia. Meu pai me disse que nunca pensou que uma filha dele fosse lutadora, ainda mais porque sou a caçula, de quatro irmãs. Ninguém da minha família gosta. Quando sou convidada para uma luta ou demonstração de muay thai, eles falam que não querem assistir - lamenta.
Aos 29 anos, Bethe acredita que fez a melhor escolha da sua vida, deixando de lado um emprego de auxiliar administrativa para se tornar uma atleta de artes marciais. Atualmente, além dos patrocínios que conseguiu, Bethe recebe todo o apoio do marido, que custeia o material e os treinamentos da atleta.
- Meu marido é meu maior incentivador. Ele entende a minha escolha e me respeita por isso. Ele não pratica luta, mas está comigo em todas as batalhas na carreira. Deixei meu emprego para me dedicar ao esporte, porque ele me propôs esse conforto - explica Bethe.
Rotina de treinos
Bethe 'Pitbull' Correia, lutadora de MMA (Foto: Arquivo Pessoal)Bethe mostra as marcas nas mãos após um dia de treinamento (Foto: Arquivo Pessoal)
Como todo atleta de alto rendimento, a rotina de treinos da lutadora é puxada. De segunda a sexta-feira, Bethe realiza três atividades por dia, alternando entre exercícios físicos e séries de muay thai e luta livre, suas especialidades. Aos sábados, ela participa de treinamentos intensivos, sob a supervisão do treinador Mário Novaes, no tatame da academia. Nesses treinos, a única mulher é Bethe, mas ela diz que não se incomoda com o "clube de bolinha".
- Isso é natural do esporte. A maioria dos praticantes é formada por homens, por ser um esporte de muito contato. Mas como eu pratico, outras meninas também estão entrando no MMA, pela curiosidade ou mesmo por gostar - declara.
Quando surge uma folga, Bethe é rápida em responder que prefere uma praia e um bom filme para distrair a mente e aliviar o corpo.
- Por morar numa cidade tão bela como Natal, nada mais justo do que aproveitar uma boa praia quando estou de folga. Outra opção é assistir a um bom filme com o meu marido, de preferência com luta - brinca Bethe.
Cabeça no UFC
Para todo lutador, a grande vitrine do esporte é estar no seleto grupo de atletas que compõem o Ultimate Fighting Championship, evento que reúne os melhores e mais bem pagos do MMA. Atualmente, há uma crescente busca por lutadoras para ingressar na organização e essa procura agita o coração de Bethe. Iniciante no esporte, ela não esconde de ninguém o interesse em ingressar no UFC.
Bethe 'Pitbull' Correia, lutadora de MMA (Foto: Arquivo Pessoal)Bethe Correia mostra sua força ao vencer Daniela Silva, em primeira luta no MMA (Foto: Arquivo Pessoal)
Para tanto, Bethe passará por um período de treinos na academia Team Nogueira, no Rio de Janeiro, e pretende aperfeiçoar ainda mais a sua luta, ao lado dos irmãos Rodrigo e Rogério Minotauro.
- Desde a minha primeira luta, eu penso em ser campeã. Estou focada nesse projeto. Após essa luta em junho, vou participar de um período de treinos na Team Nogueira, no Rio de Janeiro. O meu empresário está viabilizando esse projeto e vamos trabalhar com muita dedicação para conseguir essa vaga. Será uma grande honra treinar ao lado dos irmãos Minotauro. Estou bastante confiante e tenho grandes chances de ser a mais nova lutadora do UFC - planeja Bethe.

Dana White anuncia a aposentadoria de Forrest Griffin, 1º campeão do TUF

Americano lutou no UFC desde a edição inaugural do programa, em 2005.
Ele chegou a ser campeão dos meio-pesados da organização em 2008

Por Las Vegas, EUA
34 comentários
Depois de ameaçar por algumas vezes, chegou a hora de Forrest Griffin se aposentar. O presidente do Ultimate aproveitou a coletiva de imprensa após o UFC 160 para anunciar que o primeiro campeão do TUF não lutará mais. Aos 33 anos, o americano vai continuar ligado ao Ultimate e ajudará a organização em projetos de caridade.
- Foram oito bons anos, eu acho. A maior coisa que aprendi é que, quando Dana White diz para você se aposentar, você tem que se aposentar, ou então vai ferrar seu joelho na próxima luta - brincou o lutador, também presente na coletiva.
Dana White e Forrest Griffin (Foto: Marcelo Russio)Dana White e Forrest Griffin na coletiva do UFC 160 (Foto: Marcelo Russio)
No ano passado, o presidente do UFC, Dana White, disse que estava chegando a hora de Griffin se aposentar. O lutador deu declarações afirmando que estava pensando em dar adeus ao MMA, mas decidiu continuar a carreira e estava escalado para enfrentar Phil Davis no UFC 155. Entretanto, o lutador sofreu um rompimento no ligamento colateral medial e uma distensão do ligamento cruzado anterior do joelho. A lesão apressou a decisão.
- Forrest Griffin foi ótimo para nós, sempre fez tudo que pedimos. Tomara que ele trabalhe mais do que Chuck Liddell (risos). Ele vai trabalhar com o UFC pelo menos até o resto da minha vida - prometeu Dana.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Forrest Griffin ganhou o cinturão quando venceu o seu compatriota Quinton "Rampage" Jackson na decisão unânime dos jurados, em julho de 2008. Na sua primeira defesa de cinturão, Griffin foi nocauteado por Rashad Evans e perdeu o título da categoria. O lutador fez um dos combates mais importantes da história do UFC e do MMA quando derrotou Stephan Bonnar na final da primeira temporada do reality show The Ultimate Fighter, que fez com que a maior organização do mundo atualmente, na época prestes a falir, voltasse a ter sucesso e ganhasse novo fôlego para continuar.
Griffin já venceu grandes nomes do MMA como Chael Sonnen, Maurício Shogun, Rampage Jackson, Tito Ortiz e Rich Franklin.

Dana White: 'Tyson é o Justin Bieber dos adultos que gostam de lutas'

Presidente do UFC fala sobre como o lendário ex-boxeador participou e
se divertiu no fim de semana do UFC 160, realizado em Las Vegas

Por Direto de Las Vegas, EUA
25 comentários
Dana White não escondia o sorriso ao responder perguntas sobre a presença de Mike Tyson no UFC 160. Fã do lendário ex-boxeador, o presidente do UFC revelou como o visitante decidiu qual seria o nocaute da noite, tirando de Junior Cigano e dando o prêmio de US$ 50 mil ao canadense TJ Grant.
- Sempre que acaba um evento eu recebo de Joe Silva um papel com as indicações dele de quais foram os prêmios daquela edição. Hoje foi a mesma coisa, e levei o papel para a minha sala para avaliar. Lá dizia que a luta da noite havia sido a de Junior Cigano contra Mark Hunt e o nocaute da noite iria para Junior Cigano. Mike Tyson estava do meu lado e disse: "O que? Não! O nocaute da noite não foi esse! Foi o de TJ Grant!" E eu só fiz que sim e concordei com ele. O que eu ia fazer? Dizer não a Mike Tyson?
O dirigente também falou do prazer que o ex-campeão mundial dos pesos-pesados de boxe teve de estar participando da pesagem do evento e da noite de lutas.
- Mike Tyson se divertiu muito nesse fim de semana. Ele é o Justin Bieber dos adultos que gostam de lutas. Todos que o veem ficam loucos. É divertido ver as lutas com ele por perto. Mike adora estar nas pesagens, no octógono. Infelizmente vocês não podem experimentar isso, mas seria uma ótima experiência para todos estar perto dele nas encaradas. A pesagem, para mim, é tão importante quanto o torneio. É ali que você vê os caras, em que forma eles estão, o que acontece nas encaradas. É o pontapé inicial para as lutas. E Tyson adora estar ali. Ele vibra com tudo o que acontece. É incrível.
Chuck Liddell, Royce Gracie, Mike Tyson, Dana White e Lorenzo Fertitta (Foto: Reprodução / Instagram)Chuck Liddell, Royce Gracie, Mike Tyson, Dana White e Lorenzo Fertitta (Foto: Reprodução / Instagram)
O presidente do UFC também falou sobre o incidente na pesagem, envolvendo Khabib Nurmagomedov e Abel Trujillo.
- Eu estava falando com algumas pessoas sobre o que acontece nas pesagens. A verdade é que os caras mais legais do mundo viram os piores no dia da pesagem. Na hora em que aconteceu a troca de empurrões entre Khabib Nurmagomedov e Abel Trujillo, eu mal consegui separá-los a tempo, mesmo estando a um passo de distância deles. Eu estava lá para isso, para garantir que a luta não acontecesse antes da hora. Esses caras são violentos. Esse tipo de coisa acontece. Contanto que não haja troca de socos, o restante é parte do jogo. Eu acho que Burt e Keith (funcionários que levaram os lutadores para fora do palco da pesagem) exageraram um pouco. Eles iriam se socar na cara na noite seguinte. Temos que dar um desconto a eles. Khabib não bateu o peso, estava chateado por isso e por ter perdido parte de sua bolsa para o rival... Tudo isso passa na cabeça do lutador naquele momento. Quando eu vou para lá, eu nem falo com eles. Eu os deixo em paz naquele dia, porque é o pior dia de todo o torneio. Ninguém vai ser multado ou punido por trocar empurrões na pesagem. É preciso realmente agredir alguém para haver uma punição.

Arrasador, Glover Teixeira finaliza Te Huna e é saudado até por Mike Tyson

Brasileiro encaixa guilhotina e derrota neozelandês aos 2m38s do primeiro round. Impressionado, ex-boxeador 'invade' octógono para cumprimentá-lo

Por Las Vegas, EUA
97 comentários
Glover Teixeira provou mais uma vez que chegou para abalar as estruturas da categoria meio-pesado do UFC. O mineiro de Sobrália encontrou um adversário duro pela frente no UFC 160, na noite deste sábado, em Las Vegas (EUA), mas impôs um jogo inteligente e finalizou o neozelandês James Te Huna com uma guilhotina no primeiro round. A performance dele foi tão impressionante que o ex-boxeador Mike Tyson, que já havia marcado presença na pesagem, "invadiu" o octógono após a luta para levantar o braço de Glover e mostra sua admiração por ele. O presidente do evento, Dana White, também se impressionou e foi só sorrisos para o brasileiro.
- Meu trabalho é chegar e terminar as lutas. Agradeço a oportunidade de lutar aqui. O Mike Tyson está aqui, não acredito ainda, estou quase chorando. Eu adoro ele, sempre assisto aos melhores momentos dele - disse, emocionado, no microfone do Ultimate.
Glover Teixeira e Mike Tyson UFC 160 (Foto: Getty Images)Glover Teixeira é cumprimentado por Mike Tyson no octógono (Foto: Getty Images)
Te Huna não se intimidou com Glover e encaixou duas boas esquerdas logo de cara. Glover acertou alguns golpes e um overhand poderoso que balançou o rival. O brasileiro conseguiu boa queda e ficou por cima. Ele disparou socos e cotoveladas, mas Te Huna se defendeu bem e se levantou. No entanto, o neozalandês deu brecha para Glover, que pegou o pescoço, encaixou a guilhotina, puxou para a guarda e o viu bater em sinal de desistência, aos 2m38s do primeiro round.
Glover Teixeira e James Te Huna UFC 160 (Foto: Getty Images)Glover Teixeira encaixa guilhotina em James Te Huna no UFC 160 (Foto: Getty Images)
Foi a 19ª vitória seguida de Glover, que tem 33 anos e um cartel de 21 triunfos e duas derrotas. No Ultimate, ele já havia batido Kyle Kingsbury (finalização), Fábio Maldonado (nocaute técnico) e Rampage Jackson (decisão unânime dos jurados). Já Te Huna, dois anos mais novo, sofreu o sexto revés em 24 lutas na carreira. Ele vinha de quatro vitórias consecutivas na organização.

Cigano ganha prêmio de melhor luta,
e Mike Tyson 'dá' nocaute a TJ Grant

Brasileiro ganharia também o 'Nocaute da Noite', mas pedido do ex-pugilista
a Dana White deixa Grant com o bônus. Glover leva prêmio por finalização

Por Las Vegas, EUA
51 comentários
Junior Cigano quase faturou dois prêmios no UFC 160. Após garantir a "Luta da Noite" contra Mark Hunt, o brasileiro ganharia também o de melhor nocautedo evento, mas, segundo o presidente Dana White, um pedido de Mike Tyson o fez mudar de ideia e repassar o bônus a TJ Grant, que nocauteou Gray Maynard e ganhou a preferência do ex-pugilista.
Junior Cigano e Mark Hunt UFC 160 (Foto: Getty Images)Junior Cigano levou prêmio de melhor luta, mas não o de melhor nocaute (Foto: Getty Images)
Além de Cigano, outro brasileiro saiu com o cheque extra. O meio-pesado Glover Teixeira faturou o prêmio de melhor finalização da noite por ter encaixado uma guilhotina em James Te Huna no primeiro round. Cigano, Hunt, TJ Grant e Glover levam para casa, cada um, uma quantia de US$ 50 mil (o equivalente a cerca de R$ 100 mil).

Dana White: 'Tyson é o Justin Bieber dos adultos que gostam de lutas'

Presidente do UFC fala sobre como o lendário ex-boxeador participou e
se divertiu no fim de semana do UFC 160, realizado em Las Vegas

Por Direto de Las Vegas, EUA
25 comentários
Dana White não escondia o sorriso ao responder perguntas sobre a presença de Mike Tyson no UFC 160. Fã do lendário ex-boxeador, o presidente do UFC revelou como o visitante decidiu qual seria o nocaute da noite, tirando de Junior Cigano e dando o prêmio de US$ 50 mil ao canadense TJ Grant.
- Sempre que acaba um evento eu recebo de Joe Silva um papel com as indicações dele de quais foram os prêmios daquela edição. Hoje foi a mesma coisa, e levei o papel para a minha sala para avaliar. Lá dizia que a luta da noite havia sido a de Junior Cigano contra Mark Hunt e o nocaute da noite iria para Junior Cigano. Mike Tyson estava do meu lado e disse: "O que? Não! O nocaute da noite não foi esse! Foi o de TJ Grant!" E eu só fiz que sim e concordei com ele. O que eu ia fazer? Dizer não a Mike Tyson?
O dirigente também falou do prazer que o ex-campeão mundial dos pesos-pesados de boxe teve de estar participando da pesagem do evento e da noite de lutas.
- Mike Tyson se divertiu muito nesse fim de semana. Ele é o Justin Bieber dos adultos que gostam de lutas. Todos que o veem ficam loucos. É divertido ver as lutas com ele por perto. Mike adora estar nas pesagens, no octógono. Infelizmente vocês não podem experimentar isso, mas seria uma ótima experiência para todos estar perto dele nas encaradas. A pesagem, para mim, é tão importante quanto o torneio. É ali que você vê os caras, em que forma eles estão, o que acontece nas encaradas. É o pontapé inicial para as lutas. E Tyson adora estar ali. Ele vibra com tudo o que acontece. É incrível.
Chuck Liddell, Royce Gracie, Mike Tyson, Dana White e Lorenzo Fertitta (Foto: Reprodução / Instagram)Chuck Liddell, Royce Gracie, Mike Tyson, Dana White e Lorenzo Fertitta (Foto: Reprodução / Instagram)
O presidente do UFC também falou sobre o incidente na pesagem, envolvendo Khabib Nurmagomedov e Abel Trujillo.
- Eu estava falando com algumas pessoas sobre o que acontece nas pesagens. A verdade é que os caras mais legais do mundo viram os piores no dia da pesagem. Na hora em que aconteceu a troca de empurrões entre Khabib Nurmagomedov e Abel Trujillo, eu mal consegui separá-los a tempo, mesmo estando a um passo de distância deles. Eu estava lá para isso, para garantir que a luta não acontecesse antes da hora. Esses caras são violentos. Esse tipo de coisa acontece. Contanto que não haja troca de socos, o restante é parte do jogo. Eu acho que Burt e Keith (funcionários que levaram os lutadores para fora do palco da pesagem) exageraram um pouco. Eles iriam se socar na cara na noite seguinte. Temos que dar um desconto a eles. Khabib não bateu o peso, estava chateado por isso e por ter perdido parte de sua bolsa para o rival... Tudo isso passa na cabeça do lutador naquele momento. Quando eu vou para lá, eu nem falo com eles. Eu os deixo em paz naquele dia, porque é o pior dia de todo o torneio. Ninguém vai ser multado ou punido por trocar empurrões na pesagem. É preciso realmente agredir alguém para haver uma punição.

Após derrota, Antônio Pezão aposta no título de Junior Cigano: 'Meu leão'

Último desafiante agradece ao carinho dado pelo amigo em Las Vegas

Por Las Vegas, EUA
40 comentários
Antônio Pezão falou ao COMBATE.COM na semana passada que ele ele e Junior Cigano se enfrentariam em uma disputa de título do UFC, mesmo sendo grandes amigos. Para isso, entretanto, era necessário que ambos vencessem suas lutas neste sábado, em Las Vegas. Cigano fez a sua parte ao nocautear Mark Hunt, mas Pezão foi derrotado pelo campeão Cain Velásquez e desceu alguns degraus na categoria.
Antônio Pezão e Junior Cigano após o UFC 160 (Foto: Marcelo Russio)Antônio Pezão recebe abraço carinhoso de Junior Cigano após o UFC 160 (Foto: Marcelo Russio)
Sem o título, Antônio Pezão terá que ser um expectador na próxima disputa do cinturão, que já foi anunciada pelo UFC: será a terceira luta entre Junior Cigano e Cain Velásquez. Pezão tem o seu favorito para o duelo.
 - Obrigado pelo carinho, meu amigo Junior Cigano. Vai na fé que esse cinturão será seu. Meu leão... - postou Pezão no Twitter.
+ Combate.com: confira as
últimas notícias do mundo do MMA

Durante a entrevista coletiva realizada após o UFC 160, Antônio Pezão e Junior Cigano sentaram lado a lado. Cigano confortou o amigo em alguns momentos, como mostra a imagem acima.

Fabuloso sorri, minimiza polêmica e elogia Juvenal: 'A gente se entende'

Sondado por outros clubes, centroavante diz que todos jogadores do Tricolor são negociáveis, mas indica permanência no clube

Por Carlos Augusto Ferrari Campinas, SP
52 comentários
 Luis Fabiano adotou um outro tom para falar sobre seu futuro no São Paulo, logo após a vitória sobre a Ponte Preta, por 2 a 0, neste domingo, em Campinas, na estreia do time no Campeonato Brasileiro. Depois de se mostrar chateado com as declarações do presidente Juvenal Juvêncio, de que poderia ser negociado, o atacante minimizou a confusão, mostrou interesse em continuar no Tricolor e até brincou sobre as semelhanças de temperamento com o dirigente.
- Aconteceu de ele falar, e aconteceu de chegarem algumas coisas (propostas). Eu gosto muito do Juvenal, ele está sempre conversando comigo, demonstrando interesse que eu continue. Vamos deixar as coisas acontecerem. Ele é meio parecido comigo, às vezes estoura, mas a gente se entende. O presidente tem de defender o clube, e eu defendo meu lado.
A turbulência começou depois da eliminação nas oitavas de final da Taça Libertadores. Na entrevista coletiva em que afastou sete jogadores, Juvenal disse que o Fabuloso poderia ser vendido caso o São Paulo recebesse uma boa proposta. O jogador não gostou das declarações e chegou a ser procurado por outras equipes. O Tricolor recusou todas as ofertas.
- Todo mundo é negociável. Todo mundo aqui está em evidência. O Lucas estourou e foi vendido. São coisas do futebol, acontece com qualquer um. Não é a primeira vez que eu recebo propostas – disse o centroavante, sem querer revelar quais clubes quiseram contratá-lo.
Luis Fabiano São Paulo x Ponte Preta  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Luis Fabiano teve atuação regular na partida contra a Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O jogador ganhou um aliado para ficar. Em reuniões com a diretoria, o técnico Ney Franco disse que não abriria mão do centroavante, titular absoluto do time. Neste período, o São Paulo sondou Vágner Love, do CSKA, da Rússia.
- Estou tranquilo, com a cabeça no lugar. Tenho contrato, espero cumprir e ajudar o São Paulo nos próximos jogos para a normalidade voltar e nós vivermos em paz.
Nos acréscimos, Coritiba vira e bate o time misto do Atlético-MG por 2 a 1
Tardelli abre o placar, mas Coxa supera atuação discreta de Alex e vence o Galo sem Ronaldinho Gaúcho graças a gol de Arthur aos 46 do segundo tempo
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • nome do jogo
    Arthur
    Atacante deixou o banco de reservas - entrou na vaga de Deivid - e fez, nos descontos, o gol que deu a vitória de virada do Coritiba em cima do Atlético-MG
  • deu errado
    Time misto
    A ideia do técnico Cuca de poupar jogadores não deu certo: o Galo não jogou bem, fez o único gol em falha do goleiro Vanderlei e acabou derrotado na estreia.
  • lance capital
    37' do 2º tempo
    O goleiro Vanderlei, que falhou no gol de Tardelli se redimiu com uma bela defesa, lance que poderia ter mudado a história do jogo caso a bola entrasse.
A CRÔNICA
por Fernando Martins Y Miguel
576 comentários
Na arquibancada do Couto Pereira, a ressaca pela eliminação na Copa do Brasil. Dentro de campo, um Alex discreto no papel de craque do time. Nesse cenário, com a noite fria na capital paranaense, o Coritiba caminhava para um empate com o mistão do Atlético-MG, sem Ronaldinho Gaúcho e Jô. Até os 46 minutos do segundo tempo. Foi aí que Arthur mudou a história da estreia da equipe no Brasileirão 2013. O atacante saiu do banco de reservas para virar herói e, nos acréscimos, fez o gol que decretou a vitória de virada por 2 a 1.
Diego Tardelli tinha aberto o placar aos 4 do segundo tempo para o Galo, que tinha um olho no Couto Pereira e o outro no Independência, palco do jogo de volta contra o Tijuana pela Libertadores no meio da semana. Deivid empatou quatro minutos após o gol de Tardelli, e Arthur decretou o triunfo dos mandantes no apagar das luzes.
Rever e Deivid Coritiba x Atlético-MG (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)Réver e Deivid durante disputa de bola neste domingo, no Couto Pereira (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)
A eliminação na Copa do Brasil para o Nacional (AM), no meio da semana, deixou a torcida do Coxa apreensiva. Depois de ter sofrido uma goleada por 4 a 1 em Manaus, na volta o Coritiba venceu por 1 a 0, resultado que deixou os paranaenses apenas com o Brasileiro pela frente. Os três pontos conquistados sobre o Galo levantam o ânimo para a segunda rodada, quarta-feira, às 21h (de Brasília), contra o Bahia, no Pituaçu.
O Atlético-MG, que no próximo domingo encara o São Paulo, às 18h30m (Brasília) no Independência, pelo Brasileiro, entrou em campo com o time modificado por conta da disputa da Libertadores. Na quinta-feira, o alvinegro decide uma vaga nas semifinais da competição continental contra o Tijuana (MEX). As principais ausências foram Jô e Ronaldinho Gaúcho, poupados pela comissão técnica.

Mesmo assim, o Galo tinha Tardelli, Bernard e Réver como principais nomes. Do outro lado, o experiente Alex, ídolo do Coritiba e destaque da equipe desde o retorno ao futebol brasileiro, após longa passagem pelo futebol turco.

Ainda assim, o primeiro tempo foi frio, fazendo jus à temperatura no Alto da Glória. Raros lances de perigo, com os goleiros Vanderlei e Victor sendo espectadores privilegiados em campo. Victor chegou a fazer uma boa defesa em chute de Junior Urso, mas o futebol demonstrado pelos dois times foi bem abaixo do esperado, com diversos passes errados.
Jogo esquenta após o intervalo
No segundo tempo, as coisas esquentaram. E foi logo no início. Sem R10, coube a Tardelli o papel de ser protagonista, e ele não titubeou. Cobrou falta para área, em direção ao gol, a bola passou por toda a defesa e até pelo goleiro Vanderlei, que não bloqueou um lance relativamente fácil e viu o Galo abrir o placar. Passou a ser vaiado no restante da partida.
O jogo pegou fogo mesmo quando Deivid empatou de cabeça quatro minutos depois. A partir daí a partida ganhou emoção a cada ataque do Coritiba, que exerceu uma certa pressão sobre o cansado time atleticano. As 20 horas de vôo do México até Curitiba visivelmente fizeram a equipe de Cuca sentir o desgaste.

Nos minutos finais, Vanderlei calou as vaias e se recuperou com uma brilhante defesa nos pés de Luan. Victor fez uma bela defesa no chute de Bottinelli, mas não conseguiu salvar o Atlético-MG quando, aos 46 minutos, Arthur deu a vitória ao time da casa. O atacante saiu do banco para fazer o gol do Coxa, completando cruzamento de Lincoln da esquerda. Fim de jogo e vitória do Coritiba, para a alegria dos pouco mais de 14 mil torcedores que presenciaram o duelo na fria noite curitibana.
1ª RODADA
Rafael Sobis e Samuel dão vitória aos reservas do Flu sobre o Atlético-PR
Desentrosado, Tricolor passa sufoco contra o Furacão, leva duas bolas na trave, mas segura triunfo apertado na estreia do Campeonato Brasileiro
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • deu certo
    Sobis e Samuel
    Com um time desentrosado, a dupla do Flu funcionou: além dos gols, Sobis deu assistência, e Samuel sofreu o pênalti convertido no primeiro tempo.
  • pontaria ruim
    Éderson
    O atacante foi quem mais deu trabalho ao Fluminense, mas faltou capricho nas finalizações. Em quatro arremates, acertou duas vezes a trave.
  • estatísticas
    domínio
    Apesar da derrota, o Furacão foi superior na casa do adversário. Teve 54% de posse de bola e finalizou mais que o dobro do Flu: 19 conclusões contra oito.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
269 comentários
O Fluminense poupou seu time principal para a Libertadores e apostou em seus desentrosados reservas. Foi o suficiente para superar a maior rodagem na temporada do Atlético-PR, que abdicou do estadual para levar os titulares para treinos e amistosos fora do país. O Tricolor viu o adversário ter uma atuação superior no Moacyrzão (em Macaé), mas ganhou por 2 a 1 na estreia pelo Campeonato Brasileiro, com ajuda providencial de Rafael Sobis e Samuel. A dupla participou dos dois gols da partida. Manoel descontou para uma equipe que pecou na pontaria e carimbou duas vezes o travessão.
Diante de um público de 2.386 pagantes (3.355 presentes), o Flu saiu no lucro ao estrear com o pé direito seu novo uniforme branco, aposentando oficialmente a antiga segunda camisa utilizada na conquista do Brasileirão do ano passado. O Furacão também debutou sua roupa nova, sem o mesmo sucesso. A renda da partida foi de R$ 36.410.
- Foi um jogo disputado pelo time considerado reserva, o que dá mais ritmo para a gente. Foi bom começar o campeonato com uma vitória importante sobre uma equipe forte e veloz, como a do Atlético - comemorou o volante Diguinho.
O planejamento do Furacão no ano, de preservar os titulares para as competições nacionais, não começou bem no Brasileiro. Na saída de campo, o meia Paulo Baier observou deficiências nos arremates da equipe, mas mira dois jogos em casa para a recuperação.
- Precisamos melhorar bastante. No segundo tempo, criamos bastante, demos sufoco, mas não fomos competentes para fazer os gols. Eles foram. Agora temos dois jogos em casa e esperamos, com o apoio do torcedor, vencer.
Na próxima rodada, o Atlético-PR recebe o Cruzeiro na quarta-feira, na Vila Olímpica do Boqueirão. Já o Fluminense teve seu jogo com a Portuguesa adiado por conta do duelo contra o Olimpia no Paraguai, pelas quartas de final da Libertadores, também na quarta-feira. Pelo Brasileiro, o time volta a campo só no dia 2 de junho, contra o Criciúma, novamente no Moacyrzão.
Rafael Sobis gol Fluminense x Atlético-PR (Foto: Ricardo Ayres / Photocâmera)Rafael Sobis e Samuel, com um gol cada, garantiram a vitória do Flu (Foto: Ricardo Ayres / Photocâmera)
Trave e pênalti salvam o Flu
A maior bagagem no ano dos titulares do Atlético-PR do que dos reservas do Fluminense deu aos visitantes melhores condições de jogo. Com um quarteto rápido na frente, o Rubro-Negro foi melhor desde o início, com direito a duas bolas na trave. A primeira, de Felipe para Éderson, de Éderson para o travessão. Na segunda, o atacante repetiu a dose e carimbou o poste após linda tabela e devolução de letra de Marcelo. Desentrosado, o Flu só teve três finalizações no primeiro tempo, mas em uma delas saiu o gol, em cobrança de um pênalti cometido de maneira desastrada por Cleberson em Samuel. Rafael Sobis converteu. E o time recuou.
A tática de jogar no erro do adversário não deu certo. Diguinho e Fábio Braga erravam passes bobos na defesa, e o Fluminense não teve um contra-ataque. Enquanto isso, o Atlético-PR continuava bombardeando a meta de Ricardo Berna. Foram dez arremates, chances claras de gol até o empate. Em falha coletiva da zaga tricolor, Manoel saiu de trás, entrou livre na área e fuzilou de cabeça. As oportunidades continuaram surgindo, e a virada só não aconteceu por capricho. Faltavam sorte ao Rubro-Negro e criação ao Tricolor.
Monzon Fluminense x Atlético-PR (Foto: Ricardo Ayres / Photocâmera)Monzón é marcado por Léo. Lateral começou de ala, mas pouco atacou (Foto: Ricardo Ayres/Photocâmera)
Samuel tira Flu do sufoco, e Berna salva
Abel Braga precisava mexer no time, mas foi obrigado a mudar por necessidade, já que Anderson sentiu um incômodo na coxa e pediu para sair. O técnico aproveitou e fez logo uma alteração tática ao colocar o meia Eduardo e passar o time de 3-5-2 para um 4-4-2. Com um homem a mais à frente, Sobis passou a ser mais acionado. Em jogada individual pela esquerda, o atacante serviu Samuel, que aproveitou o cochilo da zaga rubro-negra para recolocar o Flu na frente. O Atlético-PR foi aos poucos cansando, e o técnico Ricardo Drubscky tentou dar nova cara à equipe com Paulo Baier no lugar de Felipe, e Ciro, no de Éderson.
O Furacão ganhou em experiência, mas perdeu em velocidade. Passou a apostar nos chuveirinhos, o que já havia funcionado no primeiro tempo. Mas não deu certo no segundo. Aos trancos e barrancos, o Fluminense conseguiu se salvar nas 11 bolas levantadas que teve em sua área. Abel recuou ainda mais sua equipe ao sacar Sobis para pôr o volante Willian, e tentou colocar velocidade com seu único jogador titular relacionado, Rhayner. O atacante entrou no lugar de Felipe, mas ajudou mais na marcação. Gum chegou a balançar a rede, mas o juiz anulou marcando impedimento. No fim, Berna salvou uma pancada à queima-roupa de Paulo Baier, e a torcida tricolor voltou as atenções para a Libertadores, ao grito de "quarta-feira é guerra" contra o Olimpia, do Paraguai.
Sem piedade, Cruzeiro goleia o Goiás e larga bem no Campeonato Brasileiro
Time mineiro mostra futebol competente e ofensivo, não dá a menor chance aos adversários e impõe goleada por 5 a 0 na estreia da competição nacional
 
DESTAQUES DO JOGO
  • o nome do jogo
    Dagoberto
    Mesmo sem balançar as redes, Dagoberto jogou muito bem. O atacante se movimentou, chamou a responsabilidade e deu duas assistências para gols.
  • deu certo
    Bolas aéreas
    Dos cinco gols marcados, três foram praticamente iguais. Cobrança de escanteio da direita e cabeceio certeiro. Nilton (2) e Bruno Rodrigo marcaram.
  • decepção
    Goiás
    O time goiano, campeão brasileiro da Série B e campeão estadual, retornou muito mal à elite do futebol brasileiro. A equipe não conseguiu jogar.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
506 comentários
Mesmo com a perda do Campeonato Mineiro, o torcedor celeste manteve a confiança no Cruzeiro. A expectativa da realização de uma grande campanha no Brasileirão cresceu muito, principalmente após a vitória convincente sobre o Atlético-MG, no segundo jogo da decisão do Estadual, no Mineirão. E, na estreia da competição nacional, o time mineiro mostrou que a animação da torcida cruzeirense não era em vão. Neste domingo, no Independência, a Raposa atropelou o Goiás, por 5 a 0, e arrancou muito bem no torneio. Os gols foram marcados por Diego Souza, Bruno Rodrigo, Nilton (2) e Borges. Três deles saíram em cobranças de escanteio e foram praticamente iguais. Foi a segunda goleada seguida imposta pelo Cruzeiro. Na última quarta-feira, o time bateu o Resende, no Mineirão, pela Copa do Brasil, por 4 a 0.
Diego Souza gol Cruzeiro (Foto: Paulo Fonseca / Futura Press)Diego Souza comemora o primeiro gol do Cruzeiro (Foto: Paulo Fonseca / Futura Press)
Borges, a propósito, com o gol marcado, se tornou o segundo maior artilheiro da história dos Brasileiros de pontos corridos. Desde 2003, quando a competição passou a ter este regulamento, o atacante celeste já balançou as redes em 83 oportunidades, assim como Fred, do Fluminense. O principal goleador é Paulo Baier, do Atlético-PR, que já fez 91 gols.
Como o Mineirão já está fechado para a realização da Copa das Confederações, o Cruzeiro mandou a partida no Independência, local da única derrota da temporada, para o Galo, por 3 a 0, no primeiro jogo da final do Mineiro. Porém, a equipe celeste não sentiu falta do "Gigante da Pampulha" e foi soberano durante todo o jogo. A goleada somente não foi maior porque Harlei, goleiro do Goiás, fez defesas incríveis, embora tenha falhado no primeiro gol.
Além de Borges, outro destaque foi Dagoberto. Com muita movimentação, o atacante se tornou, na Raposa, um verdadeiro "garçom". Com duas assistências para gols, comandou o Cruzeiro na goleada. O Goiás, por sua vez, mostrou muitos problemas, principalmente na marcação no meio-campo. De volta da Série B, a estreia foi preocupante. Na segunda rodada, o time esmeraldino terá a oportunidade de se recuperar, mas o adversário será dos mais difíceis. Nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Serra Dourada, em Goiânia, enfrentará o Corinthians.
Já o Cruzeiro, também na quarta-feira, encara o Atlético-PR, na Vila Olímpica do Boqueirão, em Curitiba. Como o estádio não tem iluminação artificial, a partida será realizada à tarde, às 15h.
Goleada celeste
O Cruzeiro foi avassalador, desde o início. Embora o Goiás tenha tentado equilibrar a partida, não conseguiu. Tanto que o primeiro gol surgiu logo aos 5 minutos. Dagoberto cobrou falta da esquerda, e Diego Souza, após falha da zaga goiana, fuzilou contra o gol de Harlei.
A diferença de qualidade era visível. O Cruzeiro, insinuante, tinha uma chance após a outra. Éverton Ribeiro chegou a marcar, mas o auxiliar marcou impedimento, em um lance, no mínimo, muito duvidoso. Mas o segundo gol chegou, aos 30 minutos. Dagoberto, em cobrança de escanteio, colocou a bola na cabeça de Bruno Rodrigo, que aproveitou a falha de Harlei: 2 a 0.
E o terceiro gol não demorou a sair. E foi muito parecido com o segundo. Em outro escanteio, aos 40 minutos, Dagoberto, na terceira assistência para gol, encontrou Nilton. De cabeça, o volante balançou as redes de Harlei. Mas ainda tinha mais. Aos 42, Egídio encontrou Borges, na entrada da área. O atacante se enrolou um pouco para dominar a bola, mas girou e bateu com precisão, no canto esquerdo do goleiro do Goiás.
Domínio até o fim
O Cruzeiro diminuiu o ritmo na segunda etapa. Com a vantagem de quatro gols, passou a administrar. Assim, o Goiás, principalmente com Vitor, pela direita, começou a chegar, e Fábio, que passou o primeiro tempo inteiro sem trabalhar, teve que fazer algumas boas defesas.

Alguns jogadores celestes sentiram o físico. Dagoberto, por exemplo, cansado, teve de ser substituído. Marcelo Oliveira tentou mexer no time, para aumentar o ritmo celeste. Por outros motivos, Enderson Moreira alterou o Goiás, mas não conseguiu fazer com que a equipe tivesse uma presença mais efetiva no ataque.
Sem muito esforço o Cruzeiro chegou ao quinto gol. Lucca cobrou escanteio da direita, e Nilton, assim como no primeiro tempo, subiu muito e cabeceou para as redes, aos 34 minutos. O Cruzeiro levou o resultado até o fim e garantiu a primeira vitória no Campeonato Brasileiro.
 

Jatinho, agradecimentos e emoção:
o último dia de Neymar no Santos

Atacante chega em voo particular a Brasília e chora antes e depois do jogo contra o Flamengo, seu último antes da transferência para o Barcelona

Por Fernando Prandi Brasília, DF
125 comentários
O último dia de Neymar como jogador do Santos foi corrido, mas também chorado, emocionante. Teve viagem de jato particular, abraços, agradecimentos, choro, fotos, além de declarações de amizade, respeito e admiração dos "parças" de time, funcionários do clube e torcedores. Tudo bem que, dentro de campo, o camisa 11 teve que enfrentar algumas vaias e coros da torcida do Flamengo, que era ampla maioria no estádio Mané Garrincha, em Brasília - e o empate em 0 a 0 deixou a desejar (veja os melhores momentos no vídeo ao lado). Mas, para o mais novo jogador do Barcelona e para a torcida do Peixe, foi um dia inesquecível.
CLIQUE AQUI E VEJA GALERIA DE FOTOS DO ADEUS DE NEYMAR
O craque chegou à capital federal por volta do meio-dia, em um jato particular que saiu de Ubatuba, litoral norte de São Paulo – ele tinha sido liberado da viagem com a delegação para ser padrinho de Paulo Henrique Ganso no casamento do amigo, em Caraguatatuba, também no litoral paulista.
No aeroporto da capital federal, um dos seus assessores o esperava para levá-lo ao hotel, onde estavam hospedados seu pai, Neymar da Silva, e toda a delegação santista, além de alguns torcedores e jornalistas.
Neymar Santos x Flamengo (Foto: AP)Neymar, esgotado, durante seu último jogo pelo Santos, contra o Flamengo (Foto: AP)
No hotel, onde chegou às 12h30m, preferiu driblar os torcedores, inclusive flamenguistas, que o aguardavam na porta da frente, e entrou pelos fundos, direto para uma garagem no subsolo. Desceu da van e entrou, mas não sem antes posar para uma foto com um dos policiais que fizeram questão de tietar o agora jogador do Barça.
No hotel, Neymar encontrou fãs - e também foi atencioso, como sempre. Almoçou com os jogadores e ainda tirou mais fotos com algumas crianças.
Os últimos momentos com os parceiros de time e funcionários foram de muita emoção. Na saída para o estádio, o movimento de torcedores era grande, com cerca de 200 pessoas, e muitos gritavam o nome do jogador, enquanto ele entrava no ônibus que levou a delegação do Peixe para o Mané Garrincha.
No vestiário antes da partida, Neymar reuniu o grupo e fez um agradecimento a todos. Segundo relatos dos companheiros de time, ele não segurou o choro. Precisou parar, se recompor e continuar. Depois, mais fotos e abraços. Todos queriam aproveitar os últimos instantes perto do craque.
Neymar Santos x Flamengo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Neymar chorou muito durante o Hino Nacional (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
- Foi muito duro. O pessoal não estava aguentando. Todos estavam muito emocionados - disse o técnico Muricy Ramalho.
Foi muito duro. O pessoal não estava aguentando. Estavam emocionados"
Muricy Ramalho, técnico do Santos
O volante Arouca revelou que o clima era um misto de tristeza pela despedida e felicidade pelo novo desafio.
- Ele se emocionou, agradeceu aos jogadores e a quem mais faz parte do Santos. Ficamos felizes de ter passado esse momento com ele. Estamos muito tristes de ele sair, mas felizes de ele realizar esse sonho de jogar na Europa.
Em campo, Neymar tinha a missão de enfrentar a torcida do Flamengo. Quando o Hino Nacional tocou, o craque chorou. Com a bola rolando, foi obrigado a escutar vaias quando pegava na bola e coros provocativos dirigidos a ele.
Após o apito final, deu várias declarações no gramado, entrou ao vivo no ‘Domingão do Faustão’, e preferiu não dar nenhuma entrevista coletiva para os jornalistas presentes na sala de imprensa. Saiu do estádio com seu pai e assessores, enquanto os outros jogadores foram no ônibus do time. Neymar não é mais jogador do Peixe.
- Ele vai realizar o sonho dele. Vai ser feliz - disse Gabriel, 16 anos, que, por ironia do destino, fez sua estreia como profissional do Santos no dia do adeus de Neymar. Seria ele o substituto do craque?

Atuações: Neymar se despede sem brilho no empate entre Santos e Fla

Com defesas importantes, Rafael é o melhor da partida. No lado rubro-negro, destaque para González, Elias e o estreante Marcelo Moreno

Por Marcelo Prado e Thales Soares Brasília
180 comentários
Header SANTOS (Foto: Infoesporte)
RAFAEL - GOLEIRO
Sofreu com a instabilidade do seu sistema defensivo. No primeiro tempo, fez defesa à queima-roupa em chute de Rafinha. Na etapa complementar, evitou gol em chute rasteiro de Marcelo Moreno.
Nota: 7,0
GALHARDO - LATERAL-DIREITO
Defensivamente salvou um gol certo do Flamengo no fim do primeiro tempo. No ataque, deixou a desejar. Mostrou vontade, mas errou praticamente tudo que tentou.
Nota: 5,5
PATITO RODRÍGUEZ - MEIA
Entrou na vaga de Galhardo aos 40 minutos do segundo tempo e praticamente não pegou na bola.
Sem nota
EDU DRACENA - ZAGUEIRO
Foi a peça mais regular. Na base dos gritos, tentou organizar a equipe.
Nota 6,5
DURVAL - ZAGUEIRO
Esteve no nível do seu companheiro de zaga e ainda salvou gol de Gabriel em cima da linha.
Nota 6,5
LÉO - LATERAL-ESQUERDO
Sofreu com os avanços de Gabriel pelo seu setor. Por causa disso, praticamente não apoiou o ataque.
Nota 5,5
RENÊ JÚNIOR - VOLANTE
Fez a sua parte na marcação, mas foi muito deficiente nos passes na etapa inicial. Melhorou no segundo tempo.
Nota 6,0
AROUCA - VOLANTE
Teve liberdade e subiu ao ataque, mas pouco acrescentou a um time acéfalo ofensivamente.
Nota 5,5
CÍCERO - MEIA
Não foi notado em campo.
Nota 5,5
MONTILLO - MEIA
Ainda está procurando se encontrar dentro do time do Santos. Dispersivo, foi bem marcado e não levou o menor perigo.
Nota 5,5
FELIPE ANDERSON - MEIA
Titular na decisão do Paulista, entrou no lugar de Montillo. Jogou apenas dez minutos e pouco pôde acrescentar.
SEM NOTA
NEYMAR - ATACANTE
Sofreu com a falta de criatividade dos companheiros no jogo de despedida. Bem marcado, não estava com o pé calibrado nas finalizações.
Nota 6,0
HENRIQUE - ATACANTE
Como a bola simplesmente não chegou, foi uma figura decorativa em campo.
Nota 5,5
GABRIEL - ATACANTE
Entrou no lugar de Henrique para fazer a sua estreia pelo time profissional do Peixe e, nos 20 minutos que esteve em campo, pouco acrescentou.
Nota 5,5
Header Flamengo (Foto: Infoesporte)
FELIPE - GOLEIRO
Teve pouco trabalho com o ataque do Santos.
Nota 6,0
LÉO MOURA - LATERAL-DIREITO
Apoiou com segurança, preocupado com Neymar atuando pela sua faixa do campo.
Nota 6,0
RENATO SANTOS - ZAGUEIRO
Conteve bem as tentativas de passe para tabelas no ataque rival.
Nota 6,0
GONZÁLEZ - ZAGUEIRO
Bem no combate direto, conseguiu boas roubadas de bola em antecipações.
Nota 6,5
RAMON - LATERAL-ESQUERDO
Tentou ajudar o ataque, mas seus cruzamentos e chutes não levaram qualquer perigo.
Nota 5,5
LUIZ ANTONIO - VOLANTE
Saiu-se bem na marcação a jogadores de muitos recursos, mas se precipitou em jogadas de ataque.
Nota 6,0
CARLOS EDUARDO - MEIA
Entrou no lugar de Luiz Antonio. Tirou a velocidade das jogadas nas poucas vezes em que tocou na bola e ainda perdeu chance incrível.
Nota 4,5
ELIAS - VOLANTE
Válvula de escape do time na saída de bola, apareceu em todas as partes do campo para ajudar o ataque.
Nota 6,5
RENATO - MEIA
Armou bem o time no primeiro tempo, mas caiu no segundo. Faltou caprichar nas finalizações.
Nota 5,5
GABRIEL - MEIA
Usou bem sua velocidade, mas não conseguiu finalizar com qualidade. Errou em algumas decisões importantes no jogo.
Nota 6,0
PAULINHO - ATACANTE
Entrou no lugar de Gabriel e jogou pouco tempo.
Sem nota
RAFINHA - ATACANTE
Desarmou Neymar, perdeu uma chance incrível e tropeçou sozinho com a bola. Altos e baixos no jogo.
Nota 5,5
HERNANE - ATACANTE
Teve uma chance de finalizar, mas preferiu o passe. Sua presença na área despertou preocupação dos zagueiros.
Nota 5,5
MARCELO MORENO - ATACANTE
Entrou no lugar de Hernane. Sentiu a falta de entrosamento, mas mostrou disposição e deu um toque a mais de categoria.
Nota 6,5

'Será uma honra jogar com Messi', diz Neymar, sobre 'sonho de menino'

Atacante passa em branco na despedida do Santos, mas já se diz na expectativa de atuar ao lado dos craques do time catalão

Por Fernando Prandi Brasília, DF
163 comentários
A passagem de Neymar no Santos se encerrou neste domingo, após o empate sem gols entre Santos e Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília (DF), pelo Campeonato Brasileiro. Depois do jogo, o atacante não escondeu a expectativa pela estreia no Barcelona, clube pelo qual assinará contrato nesta segunda-feira.
- Será uma honra jogar com Messi, Xavi, Iniesta... O Dani Alves foi o cara que mais me encheu o saco, no bom sentido, para ir para lá (risos)... Será uma satisfação grandiosa - disse o craque.
- Toda criança tem um sonho, uns de ser jogador, outros de ser dentista, repórteres... Eu, como atleta profissional, conquistei o meu. Hoje o Barcelona está realizando um sonho de um menino com cara de homem, já que já sou pai de família. Só tenho a agredecer a todos, é um sonho realizado, um clube completamente lindo e maravilhoso - emendou, já durante participação no Domingão do Faustão, ainda no gramado do estádio de Brasília.
Neymar afirmou que a ficha "ainda não caiu", mas aproveitou os últimos momentos como jogador do Peixe para agradecer à torcida santista pelo apoio demonstrado desde 2009, quando estreou com a camisa do clube. Disse, ainda, que não se trata de um "adeus", mas de um "até logo".
- É uma grande honra ter passado por esse time maravilhoso. Fui muito feliz. A torcida do Santos é a única que realmente torceu de verdade por mim. O Santos representa tudo na minha vida. Por ter começado aqui, ter conquistado grandes títulos. Hoje fecho com chave de ouro minha primeira passagem pelo Santos. Pude honrar essa camisa. Queria dizer um até logo, e que logo mais estou de volta - declarou.
Neymar Santos x Flamengo (Foto: Adalberto Marques / Agif )Neymar chorou na despedida do Santos, contra o Flamengo (Foto: Adalberto Marques / Agif )
A novela
Na última sexta-feira, uma reunião na Vila Belmiro definiu a venda de Neymar. O encontro teve início com uma conversa entre Odílio Rodrigues, vice-presidente do Santos, e Neymar da Silva Santos, pai do craque. Pouco depois das 17h, o dirigente recebeu santista Raul Sanllehí, diretor do Barça, André Cury, represenante do clube europeu no Brasil, e o agente Marcos Malaquias.
A multa rescisória de Neymar estava estipulada em R$ 170,4 milhões, mas o Santos corria o risco de perder seu maior talento sem receber nada - o que levou a diretoria alvinegra a aceitar negociar o ídolo. Nas primeiras horas de sábado, o astro chegou à Vila Belmiro e conheceu as propostas do Barcelona e também de uma do Real Madrid, clubes nele interessados. O santista disse, à ocasião, que iria pensar nas ofertas. À noite, porém, ele anunciou a opção pelo Barça.
Os números ainda não confirmados da transferência seriam de aproximadamente 35 milhões de euros (R$ 92,9 milhões). O montante seria dividido entre Peixe (detentor de 55% dos direitos de Neymar), que ganharia 19 milhões de euros (R$ 50,4 milhões), DIS (que possui 40%) e a Terceira Estrela Investimentos S/A (dona dos 5% restantes).
Desta forma, Neymar receberia aproximadamente 7 milhões de euros anuais de salários (R$ 18,5 milhões), podendo manter os ganhos com publicidade, alavancados por 11 patrocinadores e acordos comerciais, fora o montante de luvas. O Barcelona também acertou com o Santos a preferência pela compra de jogadores da base alvinegra - a serem escolhidos pelos catalães. O acordo, separado da negociação, ocorreu para a DIS não receber por essa fatia.

Tito comemora chegada de Neymar e o elogia: ‘Vai se sair bem na Europa’

Técnico do Barcelona diz que atacante fez bem ao escolher um projeto esportivo e não econômico para sua carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona
70 comentários
Tito Vilanova barcelona coletiva (Foto: Reprodução / Facebook)Tito Vilanova em coletiva (Foto: Facebook)
O técnico Tito Vilanova, do Barcelona, comemorou muito a contratação de Neymar. Na tarde deste domingo, ele elogiou a postura do brasileiro ao escolher uma proposta que está voltada mais para o projeto esportivo do que econômico. Além disso, o comandante fez questão de expressar toda sua confiança em uma ótima passagem do atacante pelo futebol europeu.

- Parabéns para a diretoria pela contratação do Neymar e também para ele por ter escolhido um projeto esportivo e não um projeto econômico. Tenho confiança de que ele vai se sair bem na Europa e nos ajudar a ser maiores. Suas qualidades são bem conhecidas - disse ao jornal "AS", da Espanha.
Conhecido pelas jogadas individuais, Neymar chega à Europa com fama de driblador.

- Se eles dizem que Neymar é um jogador de 'Youtube' é uma coisa boa, porque faz grandes jogadas e escolheu o Barcelona. Agora tenho que encontrar a melhor maneira para que todos tenham seus espaços.

Outro que falou do brasileiro foi o presidente do clube, Sandro Rosell. O dirigente foi econômico nas palavras, mas disse que o jogador pode melhorar a qualidade do time.

- É uma equipe muito boa, mas cada ano tentamos melhorar. Pensamos que Neymar pode ajudar a melhorar nosso estilo de jogo e nossos resultados.

Mané Garrincha encanta técnicos, mas água fria em vestiário incomoda

Técnicos sofrem depois da partida no novo estádio de Brasília, que impressionou pela beleza. DF admite que arena não está pronta

Por Fabricio Marques e Thiago Dias Brasília
66 comentários
Antes do empate de 0 a 0 entre Santos e Flamengo, neste domingo, a torcida sofreu com longas filas para entrar no Estádio Mané Garrincha. Depois do apito final, foi a vez de os jogadores e técnicos das equipes passarem sufoco no palco da abertura da Copa das Confederações, em Brasília: os vestiários da moderna arena estavam com água fria nos chuveiros, o que gerou reclamação de Muricy Ramalho e Jorginho nas coletivas após a partida da primeira rodada do Brasileirão.
O novo estádio da capital federal deixou boa impressão nos treinadores. Muricy e Jorginho elogiaram bastante o Mané Garrincha, que está orçado em cerca de R$ 1,2 bilhão, mas o santista criticou as obras na arena. Apesar de já ter recebido duas partidas (no último final de semana sediou a final do Campeonato Brasiliense), o governo do Distrito Federal reconheceu neste domingo que o estádio está ainda com 97% de conclusão da obra.
- A gente percebe que ainda faltam umas coisinhas. Esse jogo é para isso, testar.  O chuveiro estava gelado! Lá fora, a gente percebe que não está acabado, que tem muito entulho. Mas o estádio é maravilhoso. Fazia tempo que a gente não jogava em um lugar tão bonito, com tanta gente. Parecia que estávamos na Copa do Mundo. Quem fez esse estádio está de parabéns - disse o técnico do Peixe.
mané garrincha flamengo x santos (Foto: Thiago Dias)Mané Garrincha antes do jogo entre Santos e Flamengo: mais um evento-teste para a Copa das Confederações (Foto: Thiago Dias)
Depois de Muricy, Jorginho entrou na sala de coletivas, inaugurada neste domingo, e mostrou-se surpreso com o amplo espaço do local. Em seguida, também reclamou da água fria, mas garantiu que o gramado recém-plantado não atrapalhou os jogadores do Flamengo na estreia do Brasileirão.
- Ninguém reclamou.  O campo não está excepcional, mas está em nom estado, bem melhor do que vários campos que jogamos.  O estádio é maravilhoso, meio alçapão. Só faltou água quente, tomei banho de água fria - contou.
Ao ser informado das reclamações dos treinadores, o secretário extraordinário da Copa no Distrito Federal, Cláudio Monteiro, afirmou que irá verificar o que aconteceu e garantiu que os vestiários do Mané Garrincha são do nível dos melhores estádios do mundo.
- Entregamos os vestiários com a melhor qualidade possível. Perguntem ao Jorginho  se, quando era jogador, usou um vestiário como esse no Brasil. Só no exterior, no Brasil, nunca. Se teve água fria, vamos averiguar.
Depois da partida, membros do governo do Distrito Federal e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo concederam uma coletiva para analisar o evento-teste. Segundo o CEO do COL, Ricardo Trade, o jogo foi importante para melhorar a qualidade dos serviços que serão prestados na Copa das Confederações.
- Pode ter um detalhe dali, outro daqui. É exatamente para isso que serve o evento-teste, para corrigir os problemas. Quando fazemos obra na nossa casa, podemos ter isso também. Faz parte.  O que podemos dizer de início é que foi um excelente teste. O estádio é maravilhoso, o público foi fantástico, tivemos ambiente de paz. É isso que queremos deixar como legado - disse Trade.
A maior reclamação do público presente foi com o acesso ao Mané Garrincha, já que filas quilométricas foram formadas na entrada por causa da revista de bolsas e checagem de ingressos antes dos portões. Na manhã de segunda-feira, o GLOBOESPORTE.COM publicará um balanço com tudo que aconteceu no estádio e as explicações do COL e do governo do Distrito Federal sobre os problemas.
Grêmio cumpre promessa, joga bem e vence Náutico pelo Brasileirão
Zé Roberto e Elano marcam nos 2 a 0, em Caxias do Sul, e Tricolor responde com vitória após críticas recebidas
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • Deu certo
    Atitude

    Diferentemente dos últimos jogos, o Grêmio pressionou desde o início e mostrou força coletiva para construir a vitória,
    até com facilidade.
  • nome do jogo
    Souza

    O volante não se restringiu à marcação. Ajudou na criação de jogadas e deu assistência aos dois gols da partida em Caxias do Sul.
  • Decepção
    Náutico

    Mal na marcação, o Náutico pouco produziu ofensivamente. Praticamente não levou perigo à defesa gremista durante os 90 minutos de partida.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
144 comentários
Eles prometeram mudar. Tinham em mente se recuperar de recentes eliminações. E, ao voltar a ganhar, dar novo rumo à temporada 2013. Pois só o Grêmio conseguiu colocar o plano em prática: derrotou o Náutico por 2 a 0, na tarde deste domingo, em Caxias do Sul, no estádio Alfredo Jaconi, e começou o Brasileirão com o pé direito.
Graças a uma boa atuação coletiva, algo raro nas quedas no Gauchão (não chegou a nenhuma final de turno) e na Libertadores (oitavas de final). E quem tem a força do grupo faz as individualidades aparecerem. Foram os casos, especialmente de Souza e Zé Roberto, este o autor do primeiro gol - Elano fez o segundo. O suficiente para espantar a crise e dar tranquilidade a Vanderlei Luxemburgo na nova caminhada.
- Estamos felizes. A vitória foi importante. Começamos com o pé dirieto - disse Elano.
Pior para o time visitante, que continua em má fase desde o Pernambucano, no qual nem chegou à final. Não ganha uma partida oficial, por exemplo, desde o dia 8 de maio. Vai seguir convivendo com a desconfiança.
- Temos de melhorar para os próximos jogos. Erramos muitos passes - lamentou Rodrigo Souto.

O Tricolor vai descansar até enfrentar o Santos, dia 1º de junho, na Vila Belmiro – a partida contra o Atlético-MG, pela segunda rodada, foi transferida para o dia 9. O Timbu recebe o Vitória, quarta-feira, nos Aflitos.
Zé Roberto marca contra o Náutico (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)Zé Roberto comemora primeiro gol do Grêmio em vitória sobre o Náutico (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Jogada coletiva, lindo gol
A promessa de mudança gremista começou pela escalação: Bressan e Alex Telles ganharam as vagas de Cris e André Santos, respectivamente. Mas foi a postura que mais chamou a atenção. Desde a comemoração por um desarme, a luta para retomar a bola – sem falta – até a criação de jogadas. Tudo era feito em equipe. Resultado: correu poucos riscos, atuou bem posicionado e, com triangulações e extrema velocidade, pressionou até marcar.
O gol saiu aos 15 minutos. Da maneira ensaiada. Barcos, desta vez posicionado mais à frente, recebeu na entrada da área. De costas, percebeu Souza entrando na área em velocidade. O serviu. O volante teve a percepção de ver Zé Roberto, livre, e fez o que tinha de fazer: o assistiu, e o camisa 10 só completou para as redes.
Não fosse a má pontaria, o placar seria maior. Vargas e Bressan, ambos de cabeça, perderam chances após cruzamentos. No Náutico, a estreia do zagueiro João Felipe e o retorno do atacante Elton pouco contribuíram. Sem articulação ofensiva, vivia de chutes de fora da área. Especialmente de Martinez.
Administração na etapa final
A volta ao segundo tempo revelou um Náutico mais disposto, com a partida mais truncada, feia, de dar sono. Não fossem as bolas levantadas à área de Dida, sem nenhum perigo, diga-se de passagem, e quase nada teria acontecido de importante. A verdade é que o Grêmio recuou. Administrou. E passou a atacar apenas a partir dos 20 minutos. E o Timbu não teve força nem qualidade para aproveitar.
Vargas até marcou, mas estava impedido. Coube a Elano, de cabeça, aos 25, após nova jogada coletiva, com passe de Pará e cruzamento de Souza, encaminhar a vitória, de cabeça: 2 a 0. Ainda deu tempo para Werley (Felipe defendeu cabeçada) e Barcos (chute rente ao travessão) quase transformarem o resultado em goleada.
Menos mal ao Náutico que escapou de ver uma promessa virar pesadelo. E o Grêmio saiu aliviado com a retomada da vitória e de um futebol que, se melhorar, pode dar esperança de algo melhor.

Reunião segunda deve selar saída de Dória. Cruzeiro é o provável destino

Grupo DIS levanta oito milhões de euros para comprar 100% dos direitos econômicos do zagueiro do Botafogo, de apenas 18 anos de idade

Por Marco Antônio Astoni e Thales Soares Belo Horizonte e Rio de Janeiro
252 comentários
Doria botafogo treino (Foto: Thales Soares)Dória é capitão da seleção brasileira sub-20
(Foto: Thales Soares)
O Botafogo caminha para vender o zagueiro Dória, de 18 anos. Nesta segunda-feira, o clube receberá o Grupo DIS para uma reunião que contará também com a presença dos representantes do jogador e pode selar a sua saída. O destino mais provável é o Cruzeiro.
Com 40% dos direitos econômicos do jogador, o Botafogo só aceita liberá-lo por oito milhões de euros (R$ 21 milhões). Os representantes de Dória são donos de outros 40% e o restante pertence ao BMG. O DIS conseguiu o valor para comprar 100%.
Dória está com a seleção brasileira sub-20 em Toulon, onde participará de um torneio. O jogador, que vem sendo capitão da equipe nos amistosos, não tem conhecimento da negociação. Ele já havia recebido propostas de Juventus-ITA e Udinese-ITA.
O Cruzeiro não confirma a negociação. Os dirigentes do Botafogo não foram encontrados para falar sobre o assunto.
- A única negociação do Cruzeiro no momento é o Souza (meia do Palmeiras). Falaram em Dória. Da mesma maneira que falaram do Dória, falaram do Henrique e do Arouca. O Dória é um bom jogador. O Cruzeiro está no caminho certo. É vitrine - disse Alexandre Mattos, diretor de futebol do Cruzeiro.

Tony Kanaan, enfim, realiza sonho e vence as 500 Milhas de Indianápolis

Após bater na trave no ano passado, brasileiro de 38 anos conquista a vitória em uma das mais importantes provas do automobilismo mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Indianápolis, Estados Unidos
302 comentários
Dono do título de 2004 da Fórmula Indy, Tony Kanaan nunca escondeu. Faltava um “detalhe” em sua vitoriosa carreira. Não sossegaria enquanto não conquistasse as tradicionais 500 Milhas de Indianápolis. Depois de bater na trave algumas vezes, neste domingo, 26 de maio, em sua 12ª tentativa, o grande dia chegou. Com uma atuação de gala, o brasileiro da KV Racing fez o sonho virar realidade e colocou seu nome na galeria de vencedores do palco sagrado do automobilismo mundial, pondo fim ao jejum que tanto lhe incomodava. Agora, o baiano de 38 anos pode enfim dizer que tomou o leite destinado aos vencedores da Indy 500 e colocar no dedo o tão cobiçado anel.

- É maravilhoso. A última volta foi mais longa da minha vida, mas felizmente chegou o meu dia. Vou colocar o meu rosto feio naquele troféu, e com nariz e tudo. Não tenho nem palavras para descrever isso, mas não tenho como traduzir a emoção de vencer aqui. Passa um filme na cabeça de todas as vezes que não consegui, toda vez que tive de recomeçar os treinos aqui e esperando chegar esse dia. Quando as pessoas me cobravam ganhar aqui, era porque elas gostavam de mim e queria me ver vencendo as 500 milhas. Eu já tinha até me conformado de não vencer, mas não achava justo com todo esse povo aqui fora. Então essa vitória não é só pelo trófeu e o título, e sim para todas essas pessoas que sempre torceram por mim sem quererem nada em troca.
Tony Kanaan Fórmula Indy 500 milhas de Indianápolis (Foto: Getty Images)Kanaan se banha com o tradicional leito dos vencedores das 500 Milhas de Indianápolis (Foto: Getty Images)
Após revezar na liderança ao longo das 200 voltas, Tony estava em segundo a sete voltas do fim, atrás do norte-americano Ryan Hunter-Reay  (Andretti Autosport) quando uma bandeira amarela interrompeu a corrida devido ao acidente de Graham Rahal (Rahal Letterman). Na relargada, Kanaan logo deu o bote no rival e assumiu a ponta. Foram poucos segundos sob bandeira verde. Dario Franchitti (Chip Ganassi) bateu e paralisou novamente a corrida. Não havia mais tempo para mais uma largada. Com o brasileiro na ponta, a prova foi completada com bandeira amarela, consagrando de vez o baiano de 38 anos. Em segundo lugar ficou o colombiano Carlos Muñoz (Andretti Autosport), seguido por Hunter-Reay e Marco Andretti (Andretti Autosport), principais rivais do brasileiro durante toda a prova.
- Maravilhoso! A última volta foi a mais longa da minha vida. Prometi ao meu filho um troféu e esse será um muito bom - celebrou.
Tony Kanaan Fórmula Indy 500 milhas de Indianápolis (Foto: AP)Baiano de 38 anos enfim venceu a cobiçada corrida (Foto: AP)
Resultado maravilhoso para Kanaan e também muito bom para os dois outros brasileiros da corrida, Helio Castroneves (Penske) e Bia Figueiredo (Dale Coyne Racing). Vencedor de três edições da Indy 500 e terceiro colocado no campeonato, Helinho completou a corrida em sexto e chegou aos 152 pontos, mantendo-se firme na briga pelo título. Já Bia terminou em 15º após largar em 18º, fazendo uma prova consistente para quem busca oportunidades para disputar a temporada integralmente. O novo líder do campeonato é Mario Andretti (168 pontos). Ele superou o japonês Takuma Sato, que chegou 13º e soma 157 pontos. Tony chegou aos 124 pontos e Bia possui 53.
Tony largou em 12º, mas logo mostrou que brigaria pela vitória ao pular para quinto na primeira das 200 voltas. Após a primeira bandeira amarela – em razão do acidente de J.R. Hildebrand -, o baiano emendou uma sequência de ultrapassagens para alcançar a liderança pela primeira vez. Como em uma prova tão longa, o mais importante é assumir a ponta nos momentos derradeiros, Kanaan procurou se manter no pelotão dianteiro. E foi ali, entre paradas nos boxes e bandeiras amarelas, que o brasileiro atravessou as 200 voltas da corrida. Até chegar no momento decisivo e dar o bote certeiro em Hunter-Reay.
Muito querido pela torcida americana – até mais que alguns pilotos da casa – Kanaan levou a lotada arquibancada do Indianapolis Motor Speedway. Depois, deu uma volta “olímpica” em carro aberto para saudar os fãs.
Uma vitória que não poderia ter vindo em um momento melhor. Semanas antes, Tony havia amargado a decepção de ver o triunfo diante da torcida brasileira na São Paulo Indy 300 escapar após abandonar por falta de combustível quando liderava.
Lauren Kanaan Tony Kanaan Fórmula Indy 500 milhas de Indianápolis (Foto: Reuters)Lauren Kanaan, esposa de Tony celebra a conquista do marido (Foto: Reuters)
Confira o resultado final das 500 Milhas de Indianápolis:
1 -  Tony Kanaan          KV/Chevy (200 voltas)
2 -  Carlos Munoz         Andretti/Chevy     + 0s1159
3 -  Ryan Hunter-Reay     Andretti/Chevy     + 0s2480
4 -  Marco Andretti       Andretti/Chevy     + 0s3634
5 -  Justin Wilson        Coyne/Honda        + 0s8138
6 -  Helio Castroneves    Penske/Chevy       + 3s0086
7 -  AJ Allmendinger      Penske/Chevy       + 4s0107
8 -  Simon Pagenaud       Schmidt/Honda      + 4s2609
9 -  Charlie Kimball      Ganassi/Honda      + 5s6864
10 -  Ed Carpenter         Carpenter/Chevy    + 6s8425
11 -  Oriol Servia         Panther DRR/Chevy  + 7s8633
12 -  Ryan Briscoe         Ganassi/Honda      + 8s9216
13 -  Takuma Sato          Foyt/Honda         + 10s2602
14 -  Scott Dixon          Ganassi/Honda      + 11s3858
15 -  Ana Beatriz          Coyne/Honda        + 12s2657
16 -  Tristan Vautier      Schmidt/Honda      + 15s3045
17 -  Simona De Silvestro  KV/Chevy           + 15s7201
18 -  EJ Viso              Andretti/Chevy     + 17s8056
19 -  Will Power           Penske/Chevy       + 22s5403
20 -  James Jakes          Rahal/Honda        + 1 volta
21 -  James Hinchcliffe    Andretti/Chevy     + 1 volta
22 -  Conor Daly           Foyt/Honda         + 2 voltas
23 -  Dario Franchitti     Ganassi/Honda      + 3 voltas*
24 -  Alex Tagliani        Herta/Honda        + 4 voltas
25 -  Graham Rahal         Rahal/Honda        + 7 voltas*
26 -  Katherine Legge      Schmidt/Honda      + 7 voltas
27 -  Townsend Bell        Panther/Chevy      + 8 voltas
28 -  Josef Newgarden      Fisher/Honda       + 9 voltas
Não completaram a prva:
    Sebastien Bourdais   Dragon/Chevy       178 voltas
    Pippa Mann           Coyne/Honda        46 voltas
    Buddy Lazier         Lazier/Chevy       44 voltas
    Sebastian Saavedra   Dragon/Chevy       34 voltas
    JR Hildebrand        Panther/Chevy      3 voltas