segunda-feira, 21 de março de 2011

Confiante, Massa ressalta papel dos pneus: 'Veremos corridas diferentes'

Em entrevista à imprensa brasileira, piloto da Ferrari diz estar pronto para a temporada, embora reconheça favoritismo da RBR e de Sebastian Vettel

Por Rafael Lopes Rio de Janeiro
A pressão, ele diz, esteve sempre ali. Felipe Massa, no entanto, admite que precisará de ainda mais empenho para dar a volta por cima após uma temporada complicada em 2010. Antes de embarcar para Melbourne, na Austrália, local da estreia em 2011, na próxima semana, o piloto da Ferrari respondeu algumas perguntas da imprensa brasileira por e-mail. Sua maior preocupação é, mais uma vez, com os pneus. Massa afirma que, com os novos emborrachados da Pirelli, a torcida certamente verá uma Fórmula 1 diferente neste ano.
- É certo que veremos corridas bem diferentes daquelas do ano passado porque o desgaste dos pneus está muito mais acentuado e aumentou a aderência na primeira volta, o que de certa forma não me agrada levando em conta as dificuldades que encontrei em 2010, principalmente com os dianteiros.
Felipe Massa ferrari entrevista (Foto: Divulgação)Felipe Massa está confiante para a nova temporada da Fórmula 1 (Foto: Divulgação)
Ainda assim, Massa está confiante. O brasileiro garante estar pronto, assim como a Ferrari, para brigar pelo título em 2011, embora reconheça o favoritismo da RBR e do atual campeão, Sebastian Vettel.
- Sei que as coisas não deram tão certo no ano passado como desejávamos, tanto a equipe quanto eu, e que devemos melhorar em 2011. A certeza é que vamos fazer de tudo para que isso aconteça.
Confira a entrevista completa de Felipe Massa
GLOBOESPORTE.COM: O que já é possível dizer dos novos pneus e regras para 2011?
Felipe Massa: A principal novidade de 2011 são os novos pneus Pirelli. É certo que veremos corridas bem diferentes daquelas do ano passado porque o desgaste dos pneus está muito mais acentuado e aumentou a aderência na primeira volta, o que de certa forma não me agrada levando em conta as dificuldades que encontrei em 2010, principalmente com os dianteiros. Para as equipes e pilotos, a tarefa é clara: temos de nos adaptar o mais rapidamente possível à nova situação. Quanto ao regulamento técnico, a maior novidade é a asa traseira móvel que, combinada com a volta do KERS, deve favorecer as ultrapassagens. Até agora só pudemos experimentá-la nos testes, portanto nunca em condições de corrida. Em Melbourne veremos como se comporta.
Você sempre admitiu a dificuldade em aquecer devidamente os pneus dianteiros no ano passado. Os novos compostos da Pirelli confirmaram a sua expectativa? Você espera ser mais agressivo nos treinos classificatórios?
Pelo que vimos até agora, não acredito que volte a ter as dificuldades da última temporada.
Você tem afirmado se sentir mais confortável para atacar com os novos pneus Pirelli, cujos compostos são mais macios que os Bridgestone do ano passado. Como administrar um estilo mais agressivo de pilotagem com a rápida degradação dos pneus, principalmente com a versão mais mole? Isso será possível?
Esta será a chave da temporada, mas é preciso diferenciar os treinos classificatórios e a corrida. No qualifying o tempo virá logo na primeira volta, enquanto na prova será preciso muita atenção para administrar os pneus com cuidado.
Sempre tive companheiros de equipe muito fortes. É só lembrar que corri ao lado de quatro campeões mundiais: "
Felipe Massa
Você acha que o volante equipado com diversos novos botões vai complicar ainda mais a vida dos pilotos? Alguns pilotos têm alertado para o aumento do risco de acidentes. Você concorda com eles? Como isso pode interferir nas corridas?
Não acredito que mude tanto em relação ao que estávamos acostumados. Quando a eletrônica estava liberada tínhamos de cumprir várias funções com o volante durante uma volta. Mesmo no ano passado, por exemplo, tínhamos um "flap" dianteiro móvel e os dutos de ar. Como sempre, é só uma questão de costume.
As ordens de equipe estão liberadas a partir de agora. Qual é a sua opinião sobre esta questão?
A FIA tomou uma decisão lógica. Fórmula 1 é um esporte de equipe e as ordens internas sempre fizeram parte da história da categoria.
Fernando Alonso pode ser considerado o piloto mais duro que você já enfrentou nos bastidores?
Sempre tive companheiros de equipe muito fortes. É só lembrar que corri ao lado de quatro campeões mundiais: Alonso, Schumacher, Raikkonen e Villeneuve. Nem preciso falar das qualidades do Alonso, porque todos sabem.
Quais são suas impressões sobre a nova Ferrari 150º Italia?
Fizemos uma boa preparação, testando tudo que estava programado. O carro parece competitivo, mas acho que é impossível dizer onde estamos na comparação com os demais. A RBR parece estar muito bem, a Mercedes evoluiu no último teste em Barcelona, mas não devemos subestimar a McLaren nem descartar uma possível surpresa, como a Renault e a Williams.
Não há estreantes brasileiros em 2011 e, para piorar, o país perdeu Bruno Senna, hoje apenas um piloto de testes, e Lucas di Grassi. Você acha que as pequenas equipes viraram um balcão de negócios e seria melhor se as grandes equipes pudessem alinhar com três carros, uma posição defendida pelo presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo? Você realmente acredita que o Brasil não terá pilotos na Fórmula 1 a curto ou médio prazo, quando você e Barrichello estiverem aposentados?
Felipe Massa ferrari entrevista (Foto: Divulgação)Felipe Massa ba pré-temporada (Foto: Divulgação)
Com toda certeza, a possibilidade de existir uma terceira Ferrari ou McLaren - administrada por outra equipe, esta é a proposta do presidente Montezemolo - permitiria às equipes menores dispor de um carro mais competitivo sem investimentos tão pesados e atrair patrocinadores. Neste caso, não haveria necessidade de recorrer a pilotos que levam dinheiro para a equipe. Isso vale para todos, não apenas para os brasileiros. Lucas não está correndo neste ano porque não conseguiu dinheiro, o que é uma pena.
Como outros esportes, a Fórmula 1 tem conexões e negócios com países onde não existe democracia e liberdade de imprensa - China e Bahrein são bons exemplos. Você acha que os pilotos deveriam se posicionar a respeito dessas questões e pressionar Bernie Ecclestone contra as corridas em países com regimes políticos obscuros?
Acredito que os grandes eventos esportivos e o esporte em geral podem contribuir para melhorar as condições em certos países e torná-los mais abertos. Não acho que o certo seja dizer "não devemos correr aqui ou ali porque não gosto disso ou daquilo neste ou naquele país", até porque podemos iniciar uma série de distorções e terminar correndo apenas em casa.
A maioria das equipes, parece que todas as grandes, correrá com o KERS e as asas traseiras ajustáveis também poderão fazer diferença. Enfim, teremos mais ultrapassagens em 2011?
Sim, mas não só por causa do KERS e da asa traseira móvel. O que possivelmente facilitará as ultrapassagens será sobretudo a diferença no rendimento dos pneus.
Depois de tudo que aconteceu a você em 2010, acredita que a temporada que se inicia será ainda mais importante que a última?
Para mim, todas as temporadas, desde que iniciei a carreira, sempre foram fundamentais. Nunca encarei alguma delas como uma pausa. Sei que as coisas não deram tão certo no ano passado como desejávamos, tanto a equipe quanto eu, e que devemos melhorar em 2011. A certeza é que vamos fazer de tudo para que isso aconteça.
Alguns pilotos imaginam que o maior número de pit stops nas corridas não será bom para as grandes equipes. Concorda? Mais paradas nos boxes realmente reduzirão a vantagem delas ao mesmo tempo em que a estratégia ganhará importância?
O aumento dos pit stops poderá mesmo provocar algumas surpresas e, evidentemente, favorecerá as equipes pequenas que, talvez, possam se encontrar naquela condição de nada ter a perder e causar alguma coisa inesperada.
Massa faz testes com o novo carro da Ferrari (Foto: EFE)Massa faz testes com o novo carro da Ferrari (Foto: EFE)
A RBR brilhou na pré-temporada, mas outras equipes, como Mercedes e até STR, deixaram uma boa impressão. Quem estará na briga pela vitória em Melbourne?
A RBR é a atual campeã, foi muito bem nos testes de inverno e é claramente a favorita. Depois aparece um grupo de equipes - nós, McLaren, Mercedes, Renault - muito forte e não descarto nem uma surpresa que possa vir da Williams ou STR. Quem sabe? Vamos descobrir em Melbourne, mas para ter um quadro mais claro precisamos esperar ao menos pelas três primeiras etapas.
Sebastian Vettel apontou você como forte candidato ao título. Você se vê como favorito? Quem incluiria numa lista de potenciais campeões em 2011?
Todos os pilotos das equipes grandes têm condições de lutar pelo título. Mas, como sempre, o atual campeão, mantido numa equipe de ponta, tem de ser o preferido das apostas.
Cinco campeões - Schumacher, Alonso, Button, Hamilton e Vettel - estarão no grid, o que faz de 2011 uma temporada única. Isso também significa que ela será ainda mais difícil para você?
Não, não mais do que todas as anteriores.
  •  
calendário Fórmula 1 2011 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Veja a programação e a classificação do Mundialito de Futebol de Areia

TV Globo e SporTV transmitem a competição, disputada em São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
GRUPO A:
1º) Corinthians - 7 pontos
2º) Lokomotiv Moscou - 5 pontos
3º) Seatlle Sounders - 3 pontos
4º) Santos - 0 ponto
5º) Sporting Portugal - 0 ponto
GRUPO B:
1º) Barcelona - 6 pontos
2º) Vasco - 4 pontos
3º) Flamengo - 2 pontos
4º) Milan - 2 pontos
5º) Boca Juniors - 0 ponto
Sábado, dia 19/03
08h30m - Lokomotiv Moscou 3 x 2 Seattle Sounders
10h - Corinthians 4 x 3 Sporting Portugal
11h15m - Boca Juniors (9) 4 x 4 (10) Milan
12h30m - Vasco da Gama 4 x 5 Barcelona
Domingo, dia 20/03
08h30m - Lokomotiv Moscou 4 x 3 Santos
10h - Flamengo 3 x 2 Milan
11h15m - Vasco da Gama (3) 3 x 3 (2) Boca Juniors
12h30m - Corinthians (2) 2 x 2 (1) Seattle Sounders
Segunda, dia 21/03
13h - Seattle Sounders 4 x 0 Sporting Portugal
14h15m - FC Barcelona 7 x 2 Boca Juniors (SPORTV2)
15h30m - Vasco de Gama (2) 6 x 6 (1) Flamengo (SPORTV2)
16h45m - Santos (0) 8 x 8 (1) Corinthians (SPORTV)
Terça, dia 22/03
13h - Lokomotiv Moscou x Sporting Portugal (SPORTV2)
14h15m - FC Barcelona x Milan (SPORTV2)
15h30m - Santos x Seattle Sounders (SPORTV2)
16h45m - Flamengo x Boca Juniors (SPORTV)
Quarta, dia 23/03
13h - Vasco da Gama x Milan (SPORTV2)
14h15m - Santos x Sporting Portugal (SPORTV2)
15h30m - Lokomotiv Moscou x Corinthians (SPORTV2)
16h45m - Flamengo x Barcelona (SPORTV)
Quinta, dia 24/03
13h - quartas de final
14h15m - quartas de final
15h30m - quartas de final
16h45m - quartas de final
Sexta, dia 25/03
15h30m - semifinal
16h45m - semifinal
Sábado, dia 26/03
08h30m - disputa de 3º e 4º lugares
10h - final

Barcelona goleia o Boca Juniors e garante vaga nas quartas de final

Com três derrotas até agora, time argentino não pode mais passar a equipe catalã, que venceu por 7 a 2

Por Igor Christ São Paulo
Com uma goleada por 7 a 2 sobre o Boca Juniors, o Barcelona garantiu sua classificação para a segunda fase do Mundialito de Futebol de Areia, que está sendo disputado em São Paulo. O triunfo desta segunda-feira deixa a equipe catalã, que venceu seus dois compromissos na competição até agora, com seis pontos. Com poucas chances de avançar, o Boca, por sua vez, ainda está zerado e só pode chegar a três, já que tem apenas mais um jogo pela frente e não pode mais passar os catalães.
 Barcelona x Boca Juniors frame futebol de areia (Foto: Reprodução/Sportv) Barcelona garante vaga após vitória sobre o Boca Juniors (Foto: Reprodução/Sportv)
- Não esperávamos um vitória com o placar tão elástico, pois o campeonato está bastante equilibrado. O Boca deu espaço e conseguimos fazer os gols necessários. Estamos no caminho certo - disse o brasileiro Fred, pivô do Barça.
O próximo compromisso do Barcelona será nesta terça-feira, contra o Milan, que ainda está ameaçado de ser eliminado na primeira fase. No mesmo dia, o Boca, que precisa secar o time italiano, fecha sua participação na primeira fase contra o Flamengo. Dos cinco times de cada grupo, passam quatro para a segunda fase.
Barcelona vira com autoridade
Necessitando da vitória a qualquer custo, o Boca saiu na frente do marcador com Bruno Malias. O jogador brasileiro acertou um belo chute aos três minutos e deixou o time argentino em vantagem. Mas a festa sul-americana parou por aí. Ainda na etapa inicial, Juanma deixou tudo igual, para, logo em seguida, Javi Torres encaixar uma linda bicicleta quase do meio de campo para virar para os catalães. A virada deu tranquilidade à equipe espanhola que passou a administrar a posse de bola no segundo período. Com ampla superioridade, o Barça chegou ao terceiro pouco antes do intervalo, com Shishin.
A goleada, porém, foi ser consolidada no terceiro período. Primeiro, Rui Mota, de pênalti, marcou o quarto. Em seguida, Juanma anotou duas vezes, ampliando a diferença para 6 a 1. Shishin ainda fez o segundo dele no jogo e o sétimo do Barça, antes de Franceschini ganhar no alto do goleiro do time catalão e diminuir o prejuízo argentino: 7 a 2 placar final.

Sem Madjer, Sporting perde para o Seattle e fica em situação complicada

Time português é goleado por 4 a 0 e soma agora duas derrotas no Mundialito. Americanos conquistam primeiro triunfo e seguem com chances

Por Igor Christ São Paulo
Sem contar com o craque Madjer, que ainda se recupera de fratura no pé esquerdo, o Sporting-POR perdeu por 4 a 0 para o Seattle Sounders-EUA e ficou em situação difícil no Grupo A do Mundialito de Futebol de Areia, que é realizado em São Paulo. O time português acumula duas derrotas em dois jogos, enquanto a equipe americana possui três pontos em três jogos. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final. Os gols da partida foram marcados por Moreira (2) e Cati (2).
Seattle x Sporting   Mundialito de Futebol de Areia (Foto: João Pires/divulgação)Seattle goleia o Sporting pelo Mundialito de Futebol de Areia (Foto: João Pires/divulgação)
O Seattle começou com tudo e abriu o placar com o brasileiro Moreira, logo aos dois minutos. Após boa troca de passes pelo alto, ele só teve o trabalho de escorar de cabeça e tirar do goleiro. No lance seguinte, o mexicano Cati arriscou de longe e ampliou o marcador: 2 a 0 para o time americano.
No início do segundo período, Cati fez mais um, desta vez completando de cabeça após cobrança rápida de escanteio. Atrás no placar, o Sporting tentou diminuir, mas esbarrava na boa marcação do Seattle, que passou a jogar mais no contra-ataque e não dava chances para os portugueses finalizarem com precisão.
O time português voltou para a terceira etapa mais ligado e passou a pressionar o adversário. Mas, desta vez, quem brilhou foi o goleiro suíço Nico, que fez lindas defesas. No final, Moreira marcou mais um em cobrança de falta e garantiu a goleada do Seattle: 4 a 0. - Estamos muito felizes com esse resultado. Perdemos para o Corinthians nos pênaltis e hoje mostramos que estamos vivos na luta pela classificação - disse o brasileiro naturalizado americano Farberoff.
Na terça-feira, o Sporting mede forças com o Lokomotiv-RUS, às 13h, enquanto o Seattle encara o Santos, às 15h30m. O Corinthians e o time russo lideram a chave, com cinco pontos cada. O Santos ainda não pontuou.

Vasco bate Fla nos pênaltis e comemora com o trem-bala da Colina

Equipe cruz-maltina se classifica antecipadamente para as quartas de final. Já rubro-negros têm agora dois jogos para buscar a vaga e avança com um triunfo

Por Igor Christ São Paulo
O Vasco está classificado para as quartas de final do Mundialito de Futebol de Areia. Em um clássico dramático contra o Flamengo com direito a coreografia do trem-bala da Colina na comemoração, o time cruz-maltino levou a melhor por 2 a 1 nas cobranças cobranças de pênalti, nesta segunda-feira, após empate em 6 a 6 com a bola rolando (veja os gols no vídeo ao lado). O Fla, por sua vez, segue vivo na briga por um lugar na próxima fase. Anderson (três vezes), André (duas) e Duda marcaram para o Rubro-Negro, enquanto Bruno Xavier (duas vezes), Pampero, Bernardo, Villalobos e Rafinha deixaram tudo igual para o Vasco.
Com três partidas disputadas até agora na competição, o time da Colina, que soma agora quatro pontos, volta a jogar apenas na quarta-feira, em duelo contra o Milan que encerra a participação cruz-maltina na primeira fase. Já o Flamengo, com dois pontos, encara agora o Boca Juniors na terça.
O ex-jogador Assis, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, que chegara a afirmar que defenderia o Flamengo na competição, acabou ficando de fora do Mundialito. Segundo o treinador do Fla, Andrey Valério, a ideia de os clubes utilizarem atletas aposentados não vingou, já os demais times também não adotaram a proposta, causando a desistência rubro-negra.
comemoração flamengo x vasco futebol de areia (Foto: João Pires/divulgação)Vasco comemora vitória sobre o rival com o trem-bala da Colina (Foto: João Pires/divulgação)
Duelo equilibrado desde o início
O primeiro período foi bastante acirrado. O Flamengo, no entanto, conseguiu sair para o intervalo na frente numa jogada de bola parada. Em cobrança de falta quase do meio de campo, Anderson soltou um petardo que Salgueiro não segurou: 1 a 0.
Atrás no placar, o Vasco voltou para o segundo período mais ofensivo. A insistência resultou no gol de empate com pouco menos de cinco minutos: Bruno Xavier de cabeça. A virada vascaína saiu poucos segundos depois. O uruguaio Pampero aproveitou bola lançada na frente para pegar bonito de primeira e anotar o segundo da equipe. Anderson deixou tudo igual novamente logo em seguida: 2 a 2.
Ainda no segundo período, o Vasco voltou a ficar na frente, com Bernardo, de pênalti. O jogador vascaíno, porém, viraria vilão logo em seguida ao cometer penalidade em Anderson, que foi para a cobrança e fez seu terceiro gol no jogo, deixando tudo igual novamente: 3 a 3.
Logo no início da etapa final, após muita discussão entre jogadores e arbitragem, Villalobos fez, de pênalti, o quarto do Vasco. Pressionado no placar, o Flamengo partiu para cima e chegou novamente ao empate, com André em jogada individual. A estrela do camisa nove rubro-negro voltaria a brilhar pouco depois. O atacante aproveitou rebote do goleiro Salgueiro e deixou o Flamengo em vantagem: 5 a 4.
O Vasco ainda foi buscar o empate antes de o cronômetro zerar. E a persistência cruz-maltina deu resultado. Faltando menos de um minuto para o término do jogo, Rafinha fez o quinto e levou a disputa para a prorrogação. No tempo extra, Duda marcou um para o Fla, Bruno Xavier fez o do Vasco, e o jogo foi para os pênaltis. Nas cobranças, André marcou, enquanto Duda e Souza desperdiçaram para o Flamengo. Já pelo Vasco, Gabriel perdeu, mas Bruno Xavier e Betinho converteram, dando a vitória ao time de São Januário.
Na comemoração, os jogadores fizeram um 'trenzinho', repetindo a coreografia do trem-bala da Colina, que o time de futebol havia feito no domingo, na vitória contra o Botafogo, pelo Campeonato Carioca.
Gata da Stock Car - Etapa de Curitiba (Globoesporte.com)
Gata da Stock Car - Etapa de Curitiba
Vote na 'grid girl' mais bela da primeira etapa da temporada 2011 da categoria

Em clássico dramático, Timão bate o Santos e vai às quartas do Mundialito

Peixe empata faltando menos de um segundo para o cronômetro zerar, mas Corinthians leva a melhor nos pênaltis e mantém invencibilidade no torneio

Por Igor Christ São Paulo
corinthians x santos futebol de areia (Foto: Divulgação)Duelo entre Corinthians e Santos de futebol de
areia foi muito disputado (Foto: Divulgação)
Emoção foi a palavra de ordem no duelo entre Santos e Corinthians, nesta segunda-feira, pela terceira rodada do Grupo A do Mundialito de Futebol de Areia. O Peixe bem que brigou e ainda levou a partida para a disputa de pênaltis com um gol no último segundo da prorrogação. Mas na hora das cobranças, o Timão levou a melhor e venceu por 1 a 0, após empate em 8 a 8 com a bola rolando (veja os gols mais abaixo), e garantiu vaga na próxima fase da competição. Ao Santos restam duas partidas para buscar uma das quatro vagas da chave para as quartas.
O triunfo nos pênaltis deixa o invicto Corinthians na liderança do grupo, com sete pontos, à frente do Lokomotiv de Moscou, que tem cinco e um jogo a menos. Já o Santos acumula a sua segunda derrota e segue sem pontuar, assim como o Sporting. Como apenas uma equipe de cada chave fica de fora da próxima fase, o Peixe segue vivo na briga.
Após participar das três rodadas iniciais, o Corinthians descansa nesta terça-feira e fecha sua participação na primeira fase na quarta, contra o Lokomotiv. Já o Peixe tem dois confrontos para definir sua classificação. Primeiro, o time do técnico Guga encara o Seattle Sounders e, em seguida, terá o Sporting pela frente em duelo que pode valer a classificação.
Igualdade e emoção com a bola rolando
O duelo entre Santos e Corinthians de futebol de areia fez jus ao clássico dos gramados. Com alta dose emoção, a etapa inicial foi recheada de gols - três para cada lado. Dunga abriu o marcador para o Peixe, mas Buru e Juninho Alagoano trataram de virar para o Timão logo em seguida. Pouco depois, Kuman ainda marcaria duas vezes para a equipe da baixada santistas, e Buru ainda anotaria mais um para o time da capital paulista.
Corinthians   futebol de areia (Foto: João Pires/divulgação)Comemoração corintiana é inspirada na 'Liga da Justiça', que embalou o carnaval (João Pires/divulgação)
O Corinthians voltou melhor para o segundo período e rapidamente fez dois gols, assumindo provisoriamente a dianteira. Primeiro, o argentino Minici deixou sua marca, para Juninho Alagoano ampliar em seguida, anotando 5 a 3 para o Timão. Atrás no placar, a equipe santista buscou forças para reagir, e o goleiro Du Alves e o uruguaio Fabricio igualaram pouco depois. Ainda antes do intervalo, as equipes voltariam a marcar. Fabian acertou uma bela cobrança de falta, enquanto Kuman respondeu da mesma moeda: 6 a 6.
O ritmo das equipes caiu na etapa final, e os times, temendo sofrer um gol fatal, passaram a se estudar mais dentro de quadra. Só que, quando o cronômetro apontava menos de seis minutos para o término do jogo, o chileno Mena acertou o canto do goleiro Mão para virar a partida a favor do Santos. Sorte do Corinthians que o árbitro marcou pênalti para a equipe logo depois, e Juninho Alagoano tratou de deixar tudo igual novamente.
Para indignação dos santistas, o árbitro ainda marcou pênalti duvidoso para os corintianos, quando o cronômetro apontava menos de um minuto para o final da etapa final. Após muita reclamação, que inclusive resultou na expulsão de Wellington, o artilheiro Juninho Alagoano foi para a cobrança, mas mandou para fora.
Na prorrogação, o Corinthians se aproveitou da vantagem numérica e fez o oitavo com Juninho Alagoano, que foi expulso por se enroscar com o goleiro adversário na jogada. Como emoção pouca é bobagem, Mena ainda apareceu para deixar tudo igual faltando menos de um segundo para o cronômetro zerar e levar a partida para os pênaltis. Nas disputa de pênaltis, Kuman desperdiçou a única cobrança santista, e Mão fez a defesa. Em seguida, Fabian só precisava fazer o seu para dar a vitória ao Timão e não decepcionou, garantindo o triunfo corintiano por 1 a 0 nas penalidades.
 

Damião supera rejeição e ‘androides’: ‘Falavam que eu não vingaria’

Centroavante do Inter vibra com convocação para a Seleção Brasileira, lembra dificuldades e comemora superação

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
leandro damião coletiva internacional (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)Damião sorri: dia inesquecível na carreira dele
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
Leandro Damião, agora jogador de Seleção Brasileira, esteve perto de largar o futebol. Ele cansou das dificuldades, da luta que parecia em vão, do sonho que parecia impossível. Ao rumar para Santa Catarina em busca de uma chance no Atlético Ibirama e ser rejeitado em um teste, pensou em abandonar tudo, em trabalhar em outra área, em usar as chuteiras como mera diversão – não como instrumento de trabalho. Mas insistiu.
Nesta segunda-feira, ao ver premiados os 13 gols que marcou em nove jogos em 2011, Leandro Damião lembrou de tudo isso. Resgatou especialmente as convicções, saídas de bocas alheias, de que não daria certo como jogador de futebol.
- Foi complicado no Ibirama. Todos falavam que eu não vingaria. Saí de casa para ganhar R$ 30,00. Busquei fazer meu trabalho direito, ser um homem dentro e fora de campo. Foi complicado. Podia ter largado a bola, largado o futebol, ido trabalhar para ajudar minha família. Mas com o apoio da minha família e do clube, pude dar continuidade.
Damião ganhou nova chance no Ibirama. E foi aprovado. E acabou no Beira-Rio. E levou um susto...
- Quando cheguei no Inter, olhei pros caras do time júnior e disse que pareciam androides. Eles não erravam passe. Mas foquei no meu trabalho desde a base. Fechei os olhos e disse que agarraria essa oportunidade. Desde que cheguei, o time B me ajudou muito, a diretoria confiou em mim. Sempre trabalhei com humildade.
Damião teve ascensão muito rápida no Inter. Chegou em 2009, pintou no time B em 2010, foi integrado ao elenco principal, fez gol em final de Libertadores e, um ano depois, virou titular. Foi o caminho até alcançar a Seleção.
- Cheguei no Inter com o pensamento de buscar patamares maiores. Chegar na Seleção é o sonho de qualquer jogador. Quando meu pai me deu uma bola para brincar, pensei que era isso que eu queria. Chegar na Seleção não tem explicação. É uma vitória pessoal, com apoio da minha família.
Foi na tarde desta segunda-feira que Damião recebeu a melhor notícia da carreira. No meio do treino, Celso Roth reuniu o elenco no gramado e confirmou a convocação dele. O centroavante foi parabenizado pelos colegas.
- É uma felicidade muito forte. Fiquei sabendo pelo Celso, ali no meio do grupo. Não tenho palavras...
Leandro Damião deixa Porto Alegre na quarta-feira para se juntar à Seleção Brasileira, que no domingo disputa amistoso contra a Escócia em Londres. Ele desfalca o Inter contra o São José-Poa, nesta quarta, e diante do São Luiz, no sábado.
 

Artilheiro da bola rolando, Liedson afirma não saber bater pênaltis

Dono de nove gols no Paulistão, atacante diz que nem se arrisca nas penalidades por ter consciência de que seu aproveitamento é baixo

Por Leandro Canônico São Paulo
Na verdade eu nunca fui um bom batedor de pênalti. Já tive algumas experiências que não foram boas"
Liedson
Dos nove gols de Liedson pelo Corinthians, nenhum foi de pênalti. E pelo jeito nunca será. Artilheiro do Timão na temporada, o atacante admitiu nesta segunda-feira que não é um bom batedor de penalidades. Por isso, as cobranças ficaram sob a responsabilidade de Fábio Santos. E agora de Chicão, recuperado de lesão.
Normalmente, os atacantes gostam de cobrar pênaltis para aumentarem suas chances na briga pela artilharia da competição. Mas não é assim no caso de Liedson. O camisa 9 do Timão prefere arriscar apenas com a bola rolando, seja de cabeça ou com as pernas direita e esquerda.
- Na verdade eu nunca fui um bom batedor de pênalti. Já tive algumas experiências que não foram boas. Quero fazer gols, sim, mas com a bola rolando – falou o atacante, que em oito jogos pelo Corinthians balançou as redes nove vezes.
O técnico Tite tentou jogar a responsabilidade dos pênaltis para o seu principal jogador. Mas escutou um “não” como resposta. Conforme relatou o atacante, a conversa com o treinador foi bastante aberta e sincera. Até para que ele não assumisse uma função que não lhe cai bem.
- O Tite nos treinamentos veio falar para eu treinar, mas eu disse a ele que não bateria pênalti. Vou tentar marcar gols do meu jeito – explicou o camisa 9.
Liedson comemora gol do Corinthians (Foto: Ag. Estado)Liedson gosta de gols apenas com a bola rolando. Pênalti ele prefere não arriscar (Foto: Ag. Estado)
A palavra do treinador confirmou o que Liedson contou. Segundo o comandante alvinegro, o fato de não ter a confiança realmente atrapalha.
- Eu costumo sempre procurar os atacantes para bater os pênaltis. E durante um treinamento eu chamei Dentinho, Jorge Henrique e Liedson para avalia-los. Mas o Liedson se virou para mim e disse: ‘eu não professor’. Eu tenho de respeitar, porque se não há confiança não vai bem mesmo – opinou Tite.
Atualmente, com os seus nove gols, Liedson é o vice-artilheiro do Campeonato Paulista. Atrás apenas do santista Elano, que balançou as redes dez vezes. O Timão volta a campo pela 15ª rodada nesta quarta-feira, contra o Oeste, no Pacaembu.

Em tour da taça, Queen motiva Seleção feminina na busca pelo título

Brasileiras relembram pódio em 2007, quando ficaram com o segundo lugar. Alemão, presidente do comitê organizador, veste a camisa amarelinha

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
“We are the champions”. Foi com o refrão da música da banda inglesa Queen que a capitã da Seleção Brasileira feminina, Aline Pellegrino, do Santos, ficou frente a frente com a tão sonhada taça da Copa do Mundo. Em julho, a equipe canarinho vai em busca do inédito título da competição, que será disputada na Alemanha. E nesta segunda-feira, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro, além da zagueira, as atacantes Cristiane e Thais tiveram o gostinho de ficar próximas do cobiçado troféu durante o tour que está sendo feito pela Fifa e pelo comitê organizador do torneio.
- É um trauma do Mundial passado, quando ficamos com a segunda colocação. Lembro que estávamos atrás do pódio e a canção começou a tocar. Agora fico lembrando dela o tempo todo. Sempre que me recordo da última Copa do Mundo, essa música passa pela minha cabeça – disse a zagueira.
Evento seleção futebol feminino (Foto: Divulgação/ Mowa Press)Técnico Kleiton Lima, Aline Pellegrino, Cristiane e Thais ao lado da presidente do comitê organizador, a alemã Steffi Jones, que vestiu a camisa da Seleção Brasileiro no evento com a taça (Foto: Mowa Press)
Na cerimônia, além das jogadoras, também participaram o técnico da Seleção Brasileira feminina, Kleiton Lima, a presidente do comitê organizador da Copa, Steffi Jones, que já conquistou o torneio em 2003 defendendo a Alemanha, e representantes da Fifa. O evento durou cerca de duas horas.
No início da apresentação, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, parabenizou a Seleção Brasileira por ter conquistado a vaga entre as 16 equipes que vão disputar o Mundial. A mensagem foi enviada em vídeo. Segundo Steffi Jones, o time canarinho está no caminho certo para conquistar o torneio e relembrou como foi enfrentar a equipe em 2003.
- Foi uma grande honra enfrentar grandes jogadoras. As meninas me deixaram louca porque eram muito rápidas. Era difícil marcá-las. Posso dizer com certeza que já é um time merecedor de um título mundial – afirmou Jones.
O tour da taça da Copa do Mundo começou na Oceania e passou por Austrália e Nova Zelândia, em dezembro do ano passado. O Brasil é o décimo país a ver o troféu. A viagem se encerrará na Coreia do Norte. Apenas o Japão, também classificado para o torneio, não receberá a visita. Tudo por conta dos terremotos que ocorreram no país há duas semanas.
A abertura da competição será em Berlin, no dia 26 de junho. A Seleção Brasileira vai estrear no torneio no dia 29, contra a Austrália, em Mönchengladbach. Em seguida, no dia 3 de julho, o time vai encarar a Noruega, em Wolfsburg, e em 6 de julho, o adversário será a Guiné Equatorial, em Frankfurt.
No fim do evento, Steffi Jones ainda vestiu a camisa da Seleção Brasileira. Tudo para, ao lado das jogadoras brasileiras, encerrar a cerimônia da Fifa e do comitê organizador da Copa do Mundo de 2011.

Sesi passa sufoco em casa, mas vira contra o Campinas e larga na frente

Líderes da fase de classificação, Murilo & cia vencem o primeiro jogo da
série melhor de três e dão o primeiro passo rumo às semifinais da Superliga

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Era o líder da fase de classificação contra um time novato, que suou para garantir a última das oito vagas para as quartas de final da Superliga masculina. Com a vantagem de jogar casa, o Sesi - de Murilo, Serginho, Sidão e Thiago Alves - tinha tudo para vencer com tranquilidade, porém por pouco não tropeçou. Perdeu o primeiro set e arrancou uma virada suada contra o Campinas. Venceu por 3 a 1 (19/25, 25/23, 25/22 e 25/15) e abriu 1 a 0 na série melhor de três.
vôlei Superliga Murilo Sesi Franco Campinas (Foto: CBV)Murilo sobe no bloqueio, e Serginho (ao fundo) tenta segurar um ataque do Campinas (Foto: CBV)
O segundo jogo será na quinta, às 19h, em Campinas. Ainda nesta segunda, o Montes Claros recebe o Minas. Na terça, às 19h, o Cruzeiro joga em casa contra o Pinheiros. Às 21h30m, o atual campeão da Superliga, o Florianópolis, encara o Vôlei Futuro, em casa.

Campinas aposta nos saques em Murilo
Com seu quarteto da seleção brasileira, o Sesi chegou às quartas de final com apenas três derrotas em 28 jogos. O Campinas - projeto idealizado pelo ex-levantador Maurício - tinha como meta se classificar aos playoffs. Mas, na noite desta segunda, parecia querer mais.
Melhor jogador do Campeonato Mundial, Murilo teve uma noite complicada. Abriu o jogo com um saque na rede. E foi em uma bola em cima dele, quase fazendo-o cair sobre as placas de publicidade, que o Campinas abriu 4 a 1. O Sesi tentava reagir, mas esbarrava no bloqueio, principalmente de Gustavão.
vôlei Superliga Murilo Sesi Franco Campinas (Foto: CBV)Campinas abre 1 a 0 na série (Foto: CBV)
No tempo-técnico, André Heller, de volta ao time, ouvia atentamente as orientações de Cacá Bizzocchi. Dentro da quadra, comandava a equipe de Campinas. Um saque no peito de Murilo aumentou para seis a diferença. E ela subiu para sete, com Franco: 15 a 8.
Wallace, primeiro em um saque para fora e depois ao ser bloqueado por Gustavão, cedeu aos visitantes oito pontos de vantagem. O Sesi continuou cometendo erros bobos, principalmente no saque - sete nesse fundamento durante o set. Gelinski chegou ao set point (24 a 18) em um ataque pelo meio. Thiago Alves salvou um, mas Franco fechou.
O Sesi voltou para quadra com outra atitude, vibrando muito a cada ponto. O técnico Giovane Gávio, do lado de fora, reclamou em uma marcação de toque de rede de Sandro. Era a chance de abrir três pontos sobre Campinas. No tempo técnico, com 8 a 6 no placar, pedia calma a seus jogadores. Thiago Sens, em um ataque pela esquerda, botou o time de branco pela primeira vez à frente no set (12 a 11).
A estratégia de sacar em cima de Murilo parecia dar certo novamente. Em um erro de recepção, ele deixou a vantagem adversária subir para dois (14 a 12). Uma bola dividida na rede, com reclamação para os dois lados, fez os donos da casa voltarem à liderança. Abriram três pontos, e Murilo foi para o saque, mas errou de novo. Campinas chegou ao empate (19) em uma bola para fora de Wallace. Porém foi a vez de o time paulista se acertar: Sidão chegou ao set point com um bloqueio; um saque na rede garantiu ao Sesi a vitória no set, empatando o jogo.

Wallace e Murilo se superam e carregam o Sesi
O início da terceira parcial assustou o Campinas. Cacá viu os adversários abrirem 5 a 1 e logo parou o jogo. Pouco adiantou. No primeiro tempo-técnico, a desvantagem de seu time era de cinco pontos. Com Murilo e Wallace errando menos, não foi difícil manter a diferença e chegar ao set point. Jamelão entrou bem na defesa, mas não evitou a derrota: 25 a 22.

O oposto do Campinas permaneceu em quadra no início do quarto set, e o time foi farejando o empate. No tempo técnico, estava apenas dois pontos atrás. Teve a chance de igualar em um saque de Lukianetz, que acabou errando o lance e sentindo as costas. Murilo, em um belo bloqueio, sozinho, parou Jamelão, abrindo três pontos (10 a 7).

A jogada ligou o sinal de alerta do técnico Cacá. Mas, assim como na parcial anterior, ele pouco pôde fazer. O Sesi abriu seis pontos e deslanchou - chegou a aumentar a diferença para oito (20 a 12). O Campinas tentava cortá-la, mas não conseguia parar o agora inspirado Wallace, maior pontuador do campeonato. Foi vendo o sonho das semifinais ficar mais longe. Outra chance de voltar a sonhar, somente na quinta-feira.

- No primeiro set, eles conseguiram sacar muito bem, colocaram dificuldade na nossa recepção. E nós cometemos muitos erros - explicou o técnico Giovane.

Via rádio, presidente santista convida Muricy para treinar o Peixe

Luis Alvaro avisa que Martelotte não será efetivado e que a Vila Belmiro está de portas abertas para Muricy: 'Por mim, já começaria aqui hoje'

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
Muricy (Foto: Reprodução)Muricy aguarda conversa com caipirinha e camarão
para fechar com o Peixe (Foto: Reprodução)
O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, oficializou nesta segunda-feira à noite o convite para que Muricy Ramalho assuma o cargo de técnico da equipe. Os dois concederam entrevista à Rádio Globo, ao mesmo tempo, por telefone, e o dirigente alvinegro confirmou ao treinador que ele é o nome com o qual o Peixe trabalha, após decidir que Marcelo Martelotte, que vinha comandando a equipe interinamente, não será efetivado.

- Tomamos uma decisão, comunicamos ao Marcelo (Martelotte) e você (Muricy) é um nome mais do que óbvio. Sua liderança, seu comando é o que o Santos precisa. Tem toda a nossa confiança. Por mim, pode começar hoje - disse.

Luis Alvaro afirmou que esse estava sendo seu primeiro contato com Muricy Ramalho. Disse que nos próximos dias irá convidar o treinador para um almoço.

- Sei que está de férias, mas sei também que você tem uma casa no Guarujá. Podemos tomar uma caipirinha juntos, comer um camarãozinho...

Muricy respondeu lembrando que já morou em Santos (ele foi técnico da Portuguesa Santista, em 2001). Aproveitou para provocar o presidente e provável futuro chefe.

- Com o senhor pagando (a refeição), não tem problema nenhum. Só de ser lembrado para trabalhar em um time como o Santos, onde jogou o melhor do mundo (Pelé), fico muito orgulhoso.

Muricy ainda fez vários elogios à equipe alvinegra atual e à estrutura do clube.

- O Santos cresceu muito nos últimos anos e investiu em estrutura. Agora, está colhendo os frutos. (Sobre o time atual) continuo com a mesma opinião: o Santos é favorito na Libertadores. Saiu o Arouca, mas o time é o mesmo. Encaixando duas vitórias, tem tudo para dar muito trabalho - afirmou.

Por fim, o dirigente avisou a Muricy que a Vila Belmiro está de portas abertas para recebê-lo.
- Será recebido de braços abertos. Aqui, estão todos interessados em seu trabalho.

Falcão dá show e deixa fã Neymar boquiaberto: 'É de outro planeta'

Craque do futsal marca dois golaços na presença do camisa 11 do Peixe, que assistiu ao lado de Elano o triunfo por 5 a 2 sobre o Carlos Barbosa

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
O primeiro jogo do Santos em casa na Liga Futsal 2011 contou com a presença ilustre de Elano e Neymar na torcida. E, com os ídolos dos gramados nas arquibancadas, o show em quadra foi de Falcão, que marcou dois golaços do campo de defesa, por cobertura - os primeiros do craque no torneio - e foi decisivo para a vitória paulista por 5 a 2 sobre o Carlos Barbosa (RS), nesta segunda-feira, pela terceira rodada da competição. Além dos gols do camisa 12, que também criou jogadas e fez belas jogadas de efeito, marcaram para o Santos Valdin (duas vezes) e Jackson. Marcênio e Thiaguinho descontaram para a equipe gaúcha.
A atuação de Falcão encantou Neymar, que, ao ver o segundo gol, chegou a colocar a mão na boca, espantado com a habilidade do camisa 12. Em sua página no Twitter, o jovem atacante não escondeu a admiração pelo craque do futsal.
- Que isso. Os caras jogam muito. Falcão é de outro planeta. Sou fã dele - escreveu.
Falcão Futsal Santos (Foto: Ag. Estado)Com dois golaços, Falcão foi o centro das atenções na partida desta segunda-feira (Foto: Ag. Estado)
O Peixe soma três vitórias na competição, mantém 100% de aproveitamento e se isola momentaneamente na liderança, com nove pontos. Mas Orlândia e Umuarama têm um jogo a menos e podem alcançar o Santos na ponta. Já o time gaúcho perde a invencibilidade e só  aparece no meio da tabela.
Falcão dá show e marca golaços
A primeira etapa foi bastante movimentada e teve bons lances. O placar, no entanto, só foi ser inaugurado perto do intervalo. Após pouco mais de 16 minutos jogados, Valdin, quase sobre a linha da meta, desviou chute de Jackson para anotar o primeiro da equipe alvinegra. O Carlos Barbosa ainda tentou estragar a festa dos santistas em seguida, com Marcênio empatando a partida.
A alegria dos visitantes, porém, parou por aí. Ainda no primeiro tempo, Jackson fez boa jogada, driblou os marcadores e tirou do goleiro na finalização para deixar o Peixe em vantagem antes do intervalo.
Neymar Futsal Santos (Foto: Reprodução)Ao lado de Elano, Neymar fica espantado com o
golaço de Falcão (Foto: Reprodução)
O terceiro do Santos saiu logo no início da terceira etapa, com Valdin fazendo o seu segundo no jogo. Mas o melhor estava reservado para o final. Falcão, a grande estrela da companhia marcou dois golaços quase idênticos em um intervalo de um minuto. Em duas oportunidades, o craque, do campo de defesa, aproveitou o mau posicionamento do goleiro adversário para marcar duas vezes por cobertura: 5 a 1. Em seu dia de torcedor, Neymar ficou boquiaberto com as jogadas de Falcão.
Thiaguinho diminuiu a diferença para o Carlos Barbosa a menos de cinco minutos do fim, mas nada que atrapalhasse a festa da torcida. Agora, o Santos visita o Umuarama na quinta-feira, enquanto o Carlos Barbosa encara o Corinthians.
Corinthians vence a primeira
No outro jogo desta segunda-feira pela competição, o Corinthians bateu o Atlântico de Erechim por 2 a 1. Com o triunfo, o time paulista consegue sua primeira vitória na Liga Futsal, após ter empatado as duas primeiras. Já a equipe gaúcha acumula sua terceira derrota e é o último colocado entre os 23 participantes do torneio. Na terça, outros sete jogos movimentam a rodada.
Confira os jogos desta terça-feira:
Petrópolis x Minas - 20h
Macaé x Praia Clube - 20h
Londrina x São Paulo - 20h
Marechal Rondon x Orlândia - 20h
Brasília x Anápolis - 20h
Assoeva x Florianópolis - 20h
Joinville x Unisul - 20h15m
Twitter Neymar (Foto: Reprodução)No Twitter, Neymar se declarou fã de Falcão: 'É de outro planeta' (Foto: Reprodução)

Ribéry pede desculpas por liderar rebelião durante a Copa do Mundo

No retorno à seleção francesa, jogador do Bayern de Munique se mostra arrependido e espera iniciar novo ciclo em sua carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
ribery frança (Foto: agência Getty Images)Ribéry convive com lesões (Foto: Getty Images)
O meio de campo francês Ribéry, do Bayern de Munique, pediu desculpas por ter liderado uma rebelião contra o técnico Raymond Domenech durante a Copa do Mundo da África do Sul. O jogador, que foi afastado da seleção francesa e não era convocado desde o fim da campanha do Mundial de 2010, voltou a ser chamado e participará dos jogos contra Luxemburgo e Croácia, válidos pelas Eliminatórias para a Euro 2012.
- Está claro que eu tive um 2010 horrível em todos os sentidos. Meu comportamento ruim como jogador me fez seguir caminhos negativos e eu me perdi. Machuquei pessoas que sempre foram muito amáveis comigo, estou desapontado e gostaria de pedir desculpas - afirmou através de um comunicado divulgado pela Federação Francesa de Futebol.
Ribéry espera que a nova convocação marque uma nova fase em sua carreira.
- Felizmente eu nunca desisti. Agora que minha performance com o Bayern me trouxe o prazer e a honra de jogar pela seleção novamente, eu quero virar a página deste período negro - continuou o comunicado.

Madson dá uma voltinha com a namorada…


Ah o amor…não vê diferenças. A prova? Confiram a foto abaixo. Na imagem, Madson, do Atlético-PR, aparece ao lado de sua namorada. O jogador, para se ter uma ideia, tem 1m58 de altura.

E claro que as brincadeiras já começaram a rolar na internet…

Alecsandro vai ao Beira-Rio e se despede do ex-clube

Jogador do Vasco entra no vestiário e conversa com ex-colegas. Saída dele foi lamentada no clube

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Alecsandro Internacional (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)Alecsandro deixa o Beira-Rio: último ato onde atuou por dois anos (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
Alecsandro estacionou seu carro no pátio do Beira-Rio, como fez por mais de dois anos, e rumou para o vestiário, repetindo um gesto quase automático em sua vida nas últimas temporadas. De camisa vermelha, entrou lá, mas não para vestir o uniforme de treino e rumar para algum dos campos do Beira-Rio. Ele foi lá para se despedir.
Alecsandro agora é jogador do Vasco. Ele aproveitou o retorno a Porto Alegre para dar um abraço em jogadores que viraram ex-colegas com a confirmação da transferência. O atleta, acompanhado de seu filho, Yan, cumprimentou funcionários, bateu papo com amigos e logo deixou, em definitivo, o Beira-Rio.
A saída dele foi lamentada por colegas de clube. Alecsandro foi um jogador de bom relacionamento no Beira-Rio. A irritação da torcida com ele teve como contraste o respeito dos profissionais pelo atleta. Alecsandro fez 54 gols pelo Inter. Agora, tentará repetir a dose no Vasco.

Patricia manda recado a Adriano: 'Se ele fizer bem a ele, nos faz muito bem'

Presidente do Fla volta a dizer que 'neste momento' não há possibilidade de contratação. Nos bastidores, entrave maior é convencer Luxemburgo

Por Richard Souza Rio de Janeiro
patricia amorim flamengo (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)Patricia Amorim na chegada ao evento sobre gestão
do futebol (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
A presidente do Flamengo, Patricia Amorim, ministrou na noite desta segunda-feira uma palestra para aproximadamente 60 pessoas sobre gestão do futebol na Zona Sul do Rio e depois respondeu a perguntas de torcedores presentes. Ao chegar ao evento, a mandatária foi perguntada sobre novidades na situação de Adriano. No fim da última semana, o técnico Vanderlei Luxemburgo, que no início disse não querer o atleta por não se encaixar na filosofia de trabalho, já havia se mostrado mais maleável. Patricia também não fechou portas, mas deixou claro que não deve haver acerto antes do fim do Carioca.
- Em nenhum momento mudou (o panorama). Estive com o Vanderlei no sábado por muito tempo e nossa postura é a mesma. Não tem nada que possa alterar. Temos um campeonato em curso e estamos na final. Não é um jogador que possa estar em campo agora. Contamos com quem pode estar em campo agora. A única mudança que poderia acontecer era se ele estivesse em condição de jogo. Como não está, não tem nada o que discutir agora.
A presidente, entretanto, voltou a frisar que a decisão é de momento.
- Vou repetir o que disse no começo. Neste momento está encerrado. As coisas vão acontecendo e a gente vai acompanhando.
Por fim, ao ser indagada se o fato de Adriano ter iniciado a recuperação da lesão no ombro direito, recentemente operado, pode influenciar na possível contratação, Patricia aproveitou para mandar um recado ao Imperador:
- Pesa para todas as pessoas que gostam do jogador. Adriano é um jogador que deu um título ao Flamengo, é um jogador querido pela torcida. Se ele estiver fazendo bem a ele, nos faz muito bem, é o único recado que eu posso dar. A gente quer ver sempre este jogador bem. Se ele puder estar bem no Flamengo, um dia, quem sabe? Mas agora ele não está nesta posição, e o Flamengo tem que disputar uma final de campeonato. É simples.
O assunto continuou em pauta e ela recebeu como última pergunta, do mediador do debate, o jornalista Marcelo Barreto, do SporTV, se Adriano vai ou não para o Flamengo:
- Ele joga agora? Não. Está machucado. O melhor que podemos querer é que se recupere, que jogue bem, não dá para contratar alguém se não se sabe como entrará em campo. Não trabalho com "se", agora não tem condição. Não há situação financeira para trazer um jogador que não vai dar retorno num curto espaço. Ele cairia como uma luva se pudesse jogar agora. Ponto final neste assunto agora. Se outro clube levar e ele jogar como um jogador bom, vai interessar, mas agora não dá.
Em seguida, ela falou sobre a posição do técnico Vanderlei Luxemburgo com relação ao caso:
- Temos um treinador que, gostem ou não, vamos aos fatos: ele ajudou o clube na virada. É importante que nós demos força. Vivemos um tempo bom. O Adriano não fazia parte do projeto e resolveu voltar. Quando o treinador diz que ele tem um grupo é porque ele confia. Cortou um pouco o ambiente, fica desconfortável. Acho que o treinador foi mais enfático do que ele precisa ser. Ele não vetou, mas tem de ser prático, não estamos falando de um jogador que custa cinco mil reais. Aí vão perguntar dos que não entram em campo, mas que ganham salários altos, temos esses problemas sim para resolver. Desejo que ele queira voltar a ser o Adriano.
Apesar do discurso adotado pela presidente, o assunto continua em pauta no Flamengo. O principal entrave para a contratação é a resistência do técnico Vanderlei Luxemburgo. O Imperador tem outras propostas, em especial uma do Corinthians, mas tem a preferência em fechar com o Rubro-Negro. O jogador espera ao menos uma reunião com a diretoria do Fla para tomar uma decisão sobre seu futuro.

Ronaldinho Gaúcho é o sexto mais bem pago do mundo, afirma revista

‘France Football’ divulga as rendas dos jogadores com salários somados
aos contratos publicitários. Messi e Mourinho lideram em suas categorias

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
ronaldinho gaúcho flamengo (Foto: Fábio Borges/VIPCOMM)Ronaldinho com motivos para sorrir em 2011: R$
43,1 milhões na conta (Fábio Borges/VIPCOMM)
Ronaldinho Gaúcho voltou para o futebol brasileiro, mas continua sendo um dos jogadores mais bem pagos do mundo. Em lista divulgada pela revista francesa “France Football”, o craque do Flamengo aparece como o sexto com maior renda anual em 2011 somados salários e contratos publicitários, com € 18,3 milhões (R$ 43,1 milhões).
O primeiro lugar ao menos foi coerente com o aspecto técnico. Melhor do mundo em 2009 e 2010, o argentino Lionel Messi, do Barcelona, lidera com € 31 milhões (R$ 73,1 milhões). O português Cristiano Ronaldo (Real Madrid), com € 27,5 milhões (R$ 63,2 milhões) e o inglês Wayne Rooney (Manchester United), com € 20,7 milhões (R$ 47,61 milhões) completam o pódio.
Entre os técnicos, o mais vencedor também é o mais bem pago. O português José Mourinho, campeão da tríplice coroa com o Inter de Milão, e atualmente no Real Madrid, recebe € 13,5 milhões (R$ 31 milhões) no ano graças ao futebol. O espanhol Josep Guardiola, do Barcelona, é o segundo, com € 10,5 milhões (R$ 24,1 milhões). E, por incrível que pareça, o espanhol Rafael Benítez, demitido do Internazionale, receberá € 10,2 milhões (R$ 23,4 milhões) ao longo de 2011.
Em janeiro, a revista belga “Sport Foot Magazine” divulgou apenas os vencimentos dos clubes com os jogadores e o resultado foi um pouco diferente. Ronaldinho, por exemplo, não estava na lista dos dez maiores salários, e Messi tinha apenas o terceiro maior.
Confira os dez jogadores e quatro treinadores mais bem pagos em 2011:
*Valores em euro

Jogadores:
1) Lionel Messi (Barcelona) - € 31 milhões
2) Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - € 27,5 milhões
3) Wayne Rooney (Manchester United) - € 20,7 milhões
4) Kaká (Real Madrid) - € 19,3 milhões
5) David Beckham (Los Angeles Galaxy) - € 19 milhões
6) Ronaldinho (Flamengo) - € 18,3 milhões
7) Carlos Tevez (Manchester City) - € 15,4 milhões
8) Frank Lampard (Chelsea) - € 14,2 milhões
9) Fernando Torres (Chelsea) - € 14 milhões
10) Yaya Touré (Manchester City) - € 13,8 milhões

Treinadores:
1) José Mourinho (Real Madrid) - € 13,5 milhões
2) Josep Guardiola (Barcelona) - € 10,5 milhões
3) Rafael Benítez (desempregado) - € 10,2 milhões
4) Fabio Capello (Inglaterra) - € 8,5 milhões

Zico confirma acerto com candidato à presidência do Sporting

Eleições no clube português serão realizadas no próximo sábado. Galinho se esquiva sobre a polêmica entre Adriano e Flamengo

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
zico américa do méxico (Foto: Marcelo Baltar/Globoesporte.com)Zico e membros da comissão técnica do América
(Foto: Marcelo Baltar/Globoesporte.com)
O futuro profissional de Zico será decidido no próximo sábado. Fora do futebol desde outubro do ano passado, quando deixou o cargo de diretor de futebol do Flamengo, o Galinho está pronto para voltar a treinar uma equipe na Europa. Nesta segunda-feira, Zico confirmou que já acertou com Pedro Baltazar, candidato à presidência do Sporting, de Portugal. As eleições no clube de Lisboa serão realizadas no dia 26 deste mês.
- Está tudo acertado. Ele ganhando, eu vou – revelou o maior ídolo da história do Flamengo.
Zico não comanda uma equipe desde maio de 2010, quando deixou o Olympiakos, da Grécia.
Galinho recebe mexicanos
Nesta segunda-feira, Zico recebeu a delegação do América-MEX, que treinou no CFZ visando ao jogo contra o Fluminense, nesta quarta-feira, no Engenhão. Ele elogiou a equipe mexicana, que treina no local pela segunda vez.
Muito assediado, principalmente pelos membros da comissão técnica, o Galinho foi muito atencioso e bateu um longo papo com os mexicanos. O América-MEX foi responsável por um dos maiores vexames recentes do Flamengo, quando eliminou o Rubro-Negro da Libertadores de 2008, com uma vitória por 3 a 0, em pleno Maracanã. Nem por isso, Zico perdeu o espírito esportivo.
- Eles já treinaram aqui (no CFZ), gostaram e voltaram. Isso (a vitória sobre o Flamengo) não tem nada. Faz parte do jogo - disse.
Sobre a polêmica envolvendo Adriano e Flamengo, Zico preferiu se esquivar e ressaltou que isso é problema interno do clube.

Em exibição na Colômbia, Nadal dá o troco e derrota o invicto Djokovic

Um dia antes, espanhol foi derrotado pelo sérvio na final em Indian Wells

Por GLOBOESPORTE.COM Bogotá
tênis Nadal Colômbia (Foto: EFE)Vitória de Nadal sobre Djokovic na Colômbia teve
até golpes de efeito (Foto: EFE)
Não valeu pontos no ranking nem encerrou a série oficial de 20 vitórias seguidas de Novak Djokovic, mas Rafael Nadal derrotou o rival sérvio nesta segunda-feira, em uma exibição em Bogotá, na Colômbia. O espanhol, que perdeu a final do Masters 1.000 de Indian Wells para o mesmo rival um dia antes, fez 7/6(5) e 6/3 e saiu vitorioso na exibição.
Antes do jogo, Nadal e Djokovic já haviam ministrado uma clínica de tênis na capital colombiana. Os dois se divertiram e até dançaram em quadra com uma integrante da organização do evento. Não faltaram, tampouco, elogios mútuos. O sérvio, atual número 2 do mundo, disse que Nadal é o maior tenista de todos os tempos.
- (ser número 1 do mundo) É um objetivo que sempre tive na vida, mas sei que não será fácil porque Rafa é o maior jogador da história. Sei que ainda tenho tempo para seguir ganhando.
Nadal devolveu o comentário simpático afirmando que Djokovic o ameaça mais do que Federer na disputa pela liderança do ranking mundial.
- Por sorte, estou em ótimo estado físico e, com 24 anos, já alcancei muitos objetivos, mas sei que vem gente como Djokovic, que considero o maior candidato a ser número 1 do mundo.
tênis Djokovic Nadal Colômbia (Foto: EFE)Vestidos com roupas típicas, Novak Djokovic e Rafel Nadal se divertiram depois da exibição (Foto: EFE)

'Machucado' e 'sentido', Joel coloca em dúvida seu futuro no Botafogo

Treinador desabafa após vaias e críticas no clássico diante do Vasco. E afirma que tirou o Alvinegro 'do nada' em 2010

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Joel Santana na derrota do Botafogo para o Vasco (Foto: Fernando Maia / Agência O Gobo)Joel Santana cabisbaixo ao lado de Everton durante
o clássico (Foto: Fernando Maia / Agência O Gobo)
"Muito machucado". "Muito sentido". "Muito mal". Dessa forma, o treinador Joel Santana passou as 24 horas seguintes à derrota do Botafogo para o Vasco. Quando, além de assistir ao seu time perder o clássico no Engenhão por 2 a 0, ainda foi expulso de campo pelo árbitro Péricles Bassols e teve que ouvir vaias e pedidos de "expulsa" vindos do lado da torcida alvinegra. Em entrevistas às Rádios Globo e Tupi no fim da tarde desta segunda-feira, Joel deixou o seu futuro no clube em aberto. E desabafou.
- Não sei (sobre a permanência no clube). A gente não pode abandonar nosso conceito, mas fiquei muito mal. Fui cedo no Botafogo e conversei com meu supervisor (o gerente Anderson Barros), que é meu amigo. Não fui entregar o cargo, fui conversar o que eu estava sentindo. Estou muito sentido. Estou triste, muito machucado - afirmou.
Emocionado, com a voz embargada, Joel não escondeu a mágoa por ter recebido críticas vindas de torcedores do Botafogo durante o clássico.
- O que mais mexeu foi ser chamado de burro porque ia tirar o Somália. Mas o Everton pediu pra sair. Incentivaram minha expulsão e fui chamado de burro.
- Não foi a galera. Foi uma pessoa que estava me agredindo sem razão, sem motivo, desde o começo do jogo. Nós somos líderes, perdemos e continuamos lideres. Tenho maior respeito pelo Botafogo e pela torcida. Recusei várias propostas. Agora eu não consigo fazer mais nada. O Everton falou para mim: "Professor, eu não aguento mais. Estou com cãibras nas duas pernas". Eu falei: "Filho, então sai você". Aí sou vaiado. Quero botar o Somália, sou vaiado. Quero botar o Alessandro, sou vaiado. Quero botar o Fahel, não posso. Não consigo fazer mais nada - desabafou.
Joel relembrou que assumiu o clube em um momento delicado, após a goleada de 6 a 0 sofrida diante do próprio Vasco, na Taça Guanabara de 2010.

- Eu cheguei ontem (domingo) em casa muito sensível. Eu tirei o Botafogo do nada e fomos campeões (cariocas). Fizemos um grande Brasileiro. Estamos liderando o grupo no Carioca. Está todo mundo passando por problemas, o Vasco, o Fluminense. O Flamengo ontem (domingo) empatou com o penúltimo. Agora, tem que ter um pouco de paciência.
Joel lembrou que não está podendo contar com vários jogadores importantes do elenco.
- Eu estou sem seis jogadores (para o jogo contra o Boavista), para começar a brincadeira. Os três das seleções (Jefferson, Loco Abreu e Arévalo) e os que receberam cartões (Everton, Herrera e Rodrigo Mancha). Fora o Bruno, o Maicossuel. Ao todo, são dez jogadores. Assim, nem a Seleção Brasileira.
E admitiu que alguns jogadores contratados para a temporada ainda não apresentaram o rendimento esperado:
- Têm jogadores que ainda não entenderam o que é o Botafogo. O garoto lateral-esquerdo (Márcio Azevedo) ainda não mostrou o que pode. O Arévalo ainda não mostrou todo seu potencial. O Lucas é um menino, ainda não sentiu bem o que é jogar em um clube grande. O Everton também ainda não mostrou o que pode.

Kleina no Flu: os bastidores de um vexame anunciado em um parquinho

Desorganização marca busca do Tricolor por novo técnico. Após assessoria confirmar acerto com treinador da Ponte, clube recebe informação da recusa

Por Fred Huber e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
gilson kleina ponte preta (Foto: Agência Estado)Gilson Kleina: sim e depois não ao Fluminense
(Foto: Agência Estado)
O torcedor do Fluminense ainda tenta entender o que aconteceu no Fluminense nos últimos dias. Desde a saída de Muricy Ramalho, que saiu criticando duramente o clube, a diretoria se viu encurralada para buscar um novo treinador. A pressa para acertar com um comandante faz o clube ter atitudes difíceis de sua torcida entender.
O auge da confusão foi o anúncio de Gilson Kleina. A informação foi passada pela assessoria do clube no parquinho infantil que fica atrás do campo de futebol, às 16h45m. Três horas depois, a informação que dava conta que o treinador iria recusar o convite passou a circular nas Laranjeiras. Após “não” oficial, o clube não se manifestou oficialmente.
O que aconteceu é que a diretoria tricolor foi pega de surpresa com a decisão de Kleina. O tempo de contrato (três meses), um dos motivos apontados pelo treinador para recusar o contrato, já era de conhecimento do técnico antes de ele entrar em reunião com a Ponte Preta para acertar seu distrato com o clube paulista. O treinador, inclusive, já conversava com o clube carioca para marcar data e hora de sua apresentação e entrevista coletiva.
Em meio a tudo isso, os jogadores não deram entrevistas após o treinamento desta segunda-feira. Todos terminaram o treinamento e se dirigiram rapidamente para o vestiário. Havia a expectativa de que o presidente Peter Siemsen concedesse entrevista para explicar toda a situação do clube, mas o mandatário não apareceu na sala de imprensa.
Muitas negativas
levir culpi (Foto:  Globo)Levir não foi liberado por time japonês (Foto: Globo)
A negativa de Kleina e todo seu desenrolar é mais um reflexo da desorganização do clube em busca de um novo técnico. A diretoria se dividiu em dois tipos de tentativas: apostar na força financeira do patrocinador para tentar seduzir um técnico de ponta, ou correr atrás de um nome de menos peso, mas que fosse mais acessível. No fim das contas, a diretoria começou por uma estratégia e acabou em outra.
Oferecendo um salário bastante alto para os padrões nacionais (especula-se que o clube poderia chegar a R$ 1 milhão por mês), o clube foi atrás de Dorival Junior, Felipão e Cuca. Ouviu uma sucessão de respostas negativas. O técnico do Atlético-MG não foi liberado pelo seu clube e os outros dois não quiserem deixar suas equipes.
O quarto “não” foi dado por Levir Culpi, nesta segunda-feira. O técnico não foi liberado pelo Cerezo Osaka e decidiu ficar no Japão. A diretoria partiu, então, para nomes mais acessíveis no mercado. Adilson Batista, sem clube, recebeu proposta e recusou, alegando que gostaria de passar um tempo no exterior. Kleina foi a sexta negativa que a diretoria recebeu.
 Abel Braga, técnico (Foto: AFP) Abel Braga continua sendo o preferido (Foto: AFP)
A tentativa de contratar Kleina, entretanto, deixa claro que o clube já aceita esperar por Abel Braga, que está no Al Jazira (Emirados Árabes Unidos) e tem contrato até dia 30 de maio. Há no clube um temor de que a torcida não aceite a contratação de um interino durante a Libertadores, mas, diante do panorama atual, é o caminho que o Fluminense parece seguir. Nesta segunda, o clube contratou um auxiliar permanente, Ederson Moreira, que daqui para frente será o "quebra-galho" sempre que o time ficar sem comandante.
Em entrevista, Abel admite que já acertou todos os detalhes com Celso Barros, presidente da patrocinadora, para voltar às Laranjeiras em junho. Contudo, o acordo foi feito apenas de boca. Ainda sem técnico, o Fluminense encara o América-MEX nesta quarta-feira. O jogo pode determinar o futuro da equipe na Libertadores. Com dois pontos em três jogos, o time precisa vencer para seguir vivo na luta por uma vaga na próxima fase da competição.